ATIVIDADES DA SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFºDENIS
ELETIVAS/PROFªDENISE
ELETIVAS/PROFªDAYANE
· Leitura de texto: Qual a diferença entre jogo e esporte?
9ºA /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS - ANA PAULA
ED.FISICA/PROFªDAYANE
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
Poema negro – Augusto dos Anjos
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS
TEC. E INOVAÇÃO /PROFºDENIS
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºB /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS - ANA PAULA
ED.FISICA/PROFªDAYANE
HISTÓRIA/PROFºWILSON
Poema negro – Augusto dos Anjos
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROJETO DE VIDA/PROFªROSIANE
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS - ANA PAULA
ED.FISICA/PROFºDONIZETI
GEOGRAFIA/PROFªHOSANA
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
Poema negro – Augusto dos Anjos
MATEMÁTICA/PROFºMARCELA
PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS
TEC. E INOVAÇÃO /PROFªSANDRA
ELETIVAS/PROFºDENIS
Eletiva Grana no Bolso
Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
2º Bim- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à 03.07
Olhando a imagem acima com a definição dos perfis de investidor e assistindo o Link abaixo: <https://www.youtube.com/watch?v=iF87l_ppZdc>,
Vocês saberiam dizer qual o seu perfil e de seus familiares? Colete essas informações e envie para o professor no e-mail abaixo.
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
JIU JITSU
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
| ||
DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.
ELETIVA: JIU JITSU
| |||
CONTEÚDOS:
JIU JITSU – DEFESA PESSOAL
| |||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· Identificar a participação de mulheres nas lutas e a importância do Jiu Jitsu para a defesa pessoal de mulheres
| |||
Aula I: Faça um texto com o tema: a importância da Defesa pessoal.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Assista ao vídeo através do link:
Agora escreva qual o principal objetivo do Vídeo e explique o seu conteúdo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
| |||
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Google, Youtube e Blog da escola.
| |||
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.
Código da turma no Google Classroom: 7°Anos: uvqfwhj
Código da turma no Google Classroom: 9°Anos: e6m4yd4
Código da turma no Google Classroom: 1°Anos (manhã): dyoenjy
DATA: 29/06 á 03/07/2020
| |||
ELETIVAS/PROFªDAYANE
ESPORTE E LAZER
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6º/8º/ 9º
OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 08/07/2020
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
· ACESSO AO LINK: https://www.educacaofisica.com.br/escolas/educacao-fisica-escolar/qual-a-diferenca-entre-jogo-e-esporte/
· Leitura de texto: Qual a diferença entre jogo e esporte?
O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes.
O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente.
Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Na sala de aula, tanto as atividades esportivas como os jogos são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Consultoria Larissa Rafaela Galatti, pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (Gepesp) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
· Descrever quais jogos você já praticou na escola e no seu lazer;
· Descrever quais esportes que você já praticou na escola e no seu lazer?
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 08/07/2020
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Pesquisar Origem
da dança contemporânea e artistas de dança contemporânea.
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR09)Pesquisar e analisar
diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança
contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias
digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos
e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar: Origem da dança contemporânea
e artistas individuais da dança contemporânea, grupos e coletivos paulistas
da dança contemporânea, e como utilizam a iluminação e projeções digitais e
responder:
Título do vídeo, nome da companhia ou
grupo de dança e a origem (cidade ou estado).
Qual é o tema principal da dança?
Analise criticamente e registre as
diferentes formas de abordagem dos temas pela dança contemporânea.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 29/06 a 03/07
__
|
|||||
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 29/06/2020
à 03/07 /2020
Habilidades: Investigar
como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao
acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos,
imagens entre outros).
Atividade: Leia o texto abaixo:
Cite alguns exemplos da radiação no nosso cotidiano :
Radiação é
a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes
naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos
construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.
A
radiação é caracterizada pela emissão
e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas
eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. Todos os dias, estamos
expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o
contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada.
Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação
infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
ED.FISICA/PROFªDAYANE
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade
Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;
ATIVIDADE
· Atividade
1-Assistir a Coletiva de Impressa: Anuncios do Governo de SP- 17/06/2020; (parte
Futebol inicia em 10:25);
· Atividade 2-
Descrever qual a sua opinião da retomada dos treinos de Futebol Profissional, e
pela a lei quais serão os protócolos;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:09/07/2020
GEOGRAFIA / PROFº DJAIR.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 29 do 06 a 03 do 07
de 2020.
Série: 9º Anos : A, B – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Analisar , Refletir o nosso papel em relação
a sociedade , a nossa família e a escola EAD.
Quantidade
de aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
Resiliência é a capacidade de o indivíduo
lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à
pressão de situações adversas – choque ou estresse.
GEOGRAFIA : Esta
é uma atividade livre, não é necessário enviar respostas ou qualquer
comprovante da realização desta atividade.
No entanto faça no caderno um registro
do tema e da data.
A proposta é parar, refletir e analisar as muitas
dificuldades que enfrentamos nesses dias.
Infelizmente
são tempos difíceis para todos. Estamos atravessando um momento incerto em que
precisamos evitar a rua e o contato humano para garantir o controle da pandemia do Coronavírus
(Covid-19). Ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, mas
não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes.
É
tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão.
Enquanto isso, vamos buscar encontrar no nosso lar - aquele canto que
escolhemos como nosso - um conforto e uma segurança. Vamos ligar para as
pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como
é importante que todas se cuidem.
Logo
tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas
gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós
mesmos.
A ideia é trazer palavras de conforto para vocês. Força, juntos vamos
passar por isto!
“Determinação, coragem e autoconfiança são
fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável
determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias,
devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
Dalai Lama
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é
necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King
“Bom
dia! Enquanto não melhora lá fora, vamos fazer o possível para melhorar nossa
casa.” ( Aqui dentro! )
Disponível em : < https://www.pensador.com/frases_de_motivacao_em_tempos_dificeis/ > acesso em 23/06/2020.
Faça no caderno um registro do tema e
da data.
Atividade para a semana de 29/03 a 03/07 2020
Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã
IMPORTANTE: E A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA DE 22 A
27, POIS MUITOS ALUNOS AINDA NÃO ENTREGARAM
Duração da atividade: Quatro aulas
Habilidades envolvidas: Reconhecimento do populismo,
importância da construção do conceito de trabalho. Utilização da música como
ferramenta de estudos.
OBSERVAÇÃO: ATIVIDADES ANTERIORES AINDA PODEM SER
ENTREGUES
ATIVIDADE 3 – Samba e trabalho
Leia as músicas e o texto abaixo:
Lenço no
Pescoço - (Wilson Batista, 1933)
Meu chapéu do lado
Tamanco arrastando
Lenço no pescoço
Navalha no bolso
Eu passo gingando
Provoco e desafio
Eu tenho orgulho
Em ser tão vadio
Sei que eles falam
Deste meu proceder
Eu vejo quem trabalha
Andar no miserê
Eu sou vadio
Porque tive inclinação
Eu me lembro, era criança
Tirava samba-canção
Comigo não
Eu quero ver quem tem razão
E eles tocam
E você canta
E eu não dou
O bonde São
Januário - (Wilson Batista)
Quem trabalha é que tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
Quem trabalha é que tem razão
Eu digo e não tenho medo de errar
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
O bonde São Januário
Leva mais um operário
Sou eu que vou trabalhar
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês
Sou feliz vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém, é
Vivo bem
Antigamente eu não tinha juízo
Mas resolvi garantir meu futuro
Vejam vocês
Sou feliz vivo muito bem
A boemia não dá camisa a ninguém, é
Muito bem!
Trabalhismo
“Entre 1930
e 1945, a Era Vargas empreendeu um programa de valorização do trabalho e do
trabalhador, que envolveu a criação de instituições governamentais do porte do Ministério
do Trabalho, Indústria e Comércio, ainda em 1930, e da promulgação de um
conjunto de leis trabalhistas e da Lei da Sindicalização, buscando a formulação
de uma identidade social aos trabalhadores, controlada pelo Estado. No
corporativismo, sindicatos estavam diretamente ligados ao Ministério e o Estado
passava a regular as relações entre patrão e empregado. A ideologia do Homem
Novo, trabalhador nacional, foi amplamente difundida pelo DIP [Departamento de
Imprensa e Propaganda] e Vargas tornou-se um mito, verdadeiro “pai dos pobres”.
Durante o Estado Novo, o pacto trabalhista foi reforçado e, após o fim da
ditadura, aquilo que era chamado de varguismo e depois, melhor expresso no
queremismo, acabou virando programa partidário: o trabalhismo do Partido
Trabalhista Brasileiro”.
(Fonte: Andréa Casa
Nova Maia. Trabalhismo. Disponível em: https://anpuh.org.br/index. php/mais-rj/anpuh-rio-em-foco/item/4068-trabalhismo
Acesso em 01/04/2020)
VAMOS PRATICAR!
a)
Os sambas “Lenço no pescoço” e “Bonde de São Januário”
foram compostos pela mesma pessoa, o sambista Wilson Batista. É possível dizer
que o sambista defende as mesmas ideias nos dois sambas? Justifique sua
resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Relacione o texto sobre o trabalhismo com as mudanças
nas músicas de Wilson Batista.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Você acredita que o trabalho é valorizado pelos
artistas hoje em dia? Justifique sua resposta com trechos de músicas que você
conhece.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Na década de 1930, o samba conquistou o rádio, principal
meio de difusão de músicas e notícias. Embora ainda popular, o rádio perdeu
terreno nas últimas décadas para outros meios de transmissão, como a televisão
e, mais recentemente, a internet. Quais meios de transmissão você mais utiliza
para conhecer novas músicas hoje em dia? Que diferenças existem entre esses meios
e o rádio?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
História – Professor Silvio
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª
Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade
semanal: 29/06/20 a 03/07/20
TEMA
DA AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade:
1)
Faça uma pesquisa sobre obras de arte (quadros) de
diferentes artistas estrangeiros.
2)
Agora
faça outra pesquisa sobre a biografia do pintor ou da pintora do quadro que
você mais gostou ou que achou mais interessante
- Copie
a pesquisa no caderno para as aulas da próxima semana. Não precisa enviar essa
pesquisa.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
29/06/2020 A 03/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA - 9º A, B E C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
AULA
1, 2 E 3 - TEMA: RACISMO
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE; Registrar no caderno o poema abaixo no
caderno.
Poema negro – Augusto dos Anjos
A Santos Neto
Para
iludir minha desgraça, estudo.
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!
A
passagem dos séculos me assombra.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
— Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
— Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.
Em
vão com o grito do meu peito impreco!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!
É
a Morte — esta carnívora assanhada —
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come…
— Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come…
— Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!
Nesta
sombria análise das cousas,
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!
Surpreendo-me,
sozinho, numa cova.
Então meu desvario se renova…
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!
Então meu desvario se renova…
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!
E
quando vi que aquilo vinha vindo
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio!
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio!
Chegou
a tua vez, oh! Natureza!
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam…
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam…
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.
Tu
não és minha mãe, velha nefasta!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes…
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes…
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!
Semeadora
terrível de defuntos,
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!
Pois
bem! Chegou minha hora de vingança.
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede…
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede…
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!
Súbito
outra visão negra me espanta!
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.
Como
as estalactites da caverna,
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos…
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos…
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!
Não
há ninguém na estrada da Ripetta.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas…
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas…
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas.
A
desagregação da minha idéia
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!
Não!
Jesus não morreu! Vive na serra
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo… Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo… Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.
Na
agonia de tantos pesadelos
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!
Dorme
a casa. O céu dorme. A árvore dorme.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.
Meu
coração, como um cristal, se quebre
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!
Ao
terminar este sentido poema
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos…
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos…
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.
AULA
4,5 E 6 - TEMA: RACISMO
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE; Assistir
o documentário sobre Augusto dos Anjos e registrar as informações mais
relevantes no caderno.
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADECriar
uma poesia com quatro estrofes baseada no poema de Augusto dos Anjos e enviar
para o email jobiane.reis@hotmail.com
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B
e C
Atividades proposta para o período de 29/06/2020
a 03/07/2020 (6 aulas)
Situação de
Aprendizagem 2 (4 aulas)
Dando a continuidade a
aula anterior, onde a comanda era fazer a leitura dos temas abordados no
caderno do aluno com o apoio do livro didático resolver as atividades proposta
e entrar em contato com a professora para esclarecer dúvidas.
Estou aguardando!!!
Agora vamos resolver as
atividades do livro didático.
Página 67 atividades 1,2,
3 e 8
Atividade de
verificação
Nome:______________________________
9º ano____ data 03/07/2020
Em uma folha parte resolva
as atividades
1)
Bruno realizou a multiplicação: (2x + 3) (2x +
3) = + 9. Observando o que Bruno fez em seu
caderno, responda:
a) Ele
acertou a multiplicação de polinômios?
b) Tente entender e escreva o que ele fez.
2) (IMNEC – 2004) A diferença entre o quadrado da soma e o quadrado
da diferença entre dois números reais é igual a:
a) a diferença dos quadrados dos dois
números.
b) a soma dos quadrados dos dois
números.
c) a diferença dos dois números.
d) ao dobro do produto dos números.
e) ao quádruplo do produto dos números.
Aula de leitura (1 aula)
Audiolivro
''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem
esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Nome
do Conto:___________________
Vocês
devem fazer o registro do conto descrevendo e relacionado qual o conhecimento
matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do
conto.
Livro didático A conquista da
matemática aula
e recuperação (1 aula)
Página 33
Atividade 5
Observação: Estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias
fiquem atentos com a participação!
Programação das aulas no centro de mídias
29junho
|
segunda-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:00
|
00:14:45
|
Duração 45min
|
Matemática
|
30junho
|
terça-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:00
|
00:14:45
|
Duração 45min
|
Matemática
|
01/julho
|
quarta-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:45
|
00:15:30
|
Duração 45min
|
Matemática
|
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e
disponibilizando meu Watts.
Estou implantando o
google sala de aula
Nossa turma de
matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores
informações em nosso grupo do Watts
Turma
|
Código
|
9º ano A
|
6pdwcxx
|
9º ano B
|
25equ6b
|
9º ano C
|
3euxje6
|
PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à 03.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:
ü 6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem MEMÓRIAS E HISTÓRIAS, em seguida respondam em seus Diários de práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares sua história é muito importante. Em seguida envie para o professor por e-mail;
ü 7º Ano:
Leia Atividade 4: Como Será? no caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 8º Ano:
Leia a Atividade 4: Conhecendo o território da comunidade, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 9 Ano:
Baseado nas situações de aprendizagem 4, 5 e 6, entenda o conceito de “Árvore genealógica” em seguida construa uma que represente você em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 1º EM:
Leia a As marcas que recebo e deixo responda as questões da Atividade 4 do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Respeito; Confiança; Empatia; Imaginação criativa; Foco; Responsabilidade; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para prender; Determinação; Persistência
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºB /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Pesquisar Origem
da dança contemporânea e artistas de dança contemporânea.
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR09)Pesquisar e analisar
diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança
contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias
digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos
e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar: Origem da dança contemporânea
e artistas individuais da dança contemporânea, grupos e coletivos paulistas
da dança contemporânea, e como utilizam a iluminação e projeções digitais e
responder:
Título do vídeo, nome da companhia ou
grupo de dança e a origem (cidade ou estado).
Qual é o tema principal da dança?
Analise criticamente e registre as
diferentes formas de abordagem dos temas pela dança contemporânea.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 29/06 a 03/07
__
|
|||||
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 29/06/2020 à 03/07 /2020
Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).
Atividade: Leia o texto abaixo:
Cite alguns exemplos da radiação no nosso cotidiano :
Radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.
A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
ED.FISICA/PROFªDAYANE
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;
ATIVIDADE
· Atividade 1-Assistir a Coletiva de Impressa: Anuncios do Governo de SP- 17/06/2020; (parte Futebol inicia em 10:25);
· Atividade 2- Descrever qual a sua opinião da retomada dos treinos de Futebol Profissional, e pela a lei quais serão os protócolos;
E-mail para devolutiva
Data de entrega até:09/07/2020
GEOGRAFIA / PROFº DJAIR.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 29 do 06 a 03 do 07
de 2020.
Série: 9º Anos : A, B – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Analisar , Refletir o nosso papel em relação
a sociedade , a nossa família e a escola EAD.
Quantidade
de aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
Resiliência é a capacidade de o indivíduo
lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à
pressão de situações adversas – choque ou estresse.
GEOGRAFIA : Esta
é uma atividade livre, não é necessário enviar respostas ou qualquer
comprovante da realização desta atividade.
No entanto faça no caderno um registro
do tema e da data.
A proposta é parar, refletir e analisar as muitas
dificuldades que enfrentamos nesses dias.
Infelizmente
são tempos difíceis para todos. Estamos atravessando um momento incerto em que
precisamos evitar a rua e o contato humano para garantir o controle da pandemia do Coronavírus
(Covid-19). Ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, mas
não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes.
É
tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão.
Enquanto isso, vamos buscar encontrar no nosso lar - aquele canto que
escolhemos como nosso - um conforto e uma segurança. Vamos ligar para as
pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como
é importante que todas se cuidem.
Logo
tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas
gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós
mesmos.
A ideia é trazer palavras de conforto para vocês. Força, juntos vamos
passar por isto!
“Determinação, coragem e autoconfiança são
fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável
determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias,
devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
Dalai Lama
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é
necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King
“Bom
dia! Enquanto não melhora lá fora, vamos fazer o possível para melhorar nossa
casa.” ( Aqui dentro! )
Disponível em : < https://www.pensador.com/frases_de_motivacao_em_tempos_dificeis/ > acesso em 23/06/2020.
Faça no caderno um registro do tema e
da data.
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 29 de junho a 03 de julho
TEMA: Totalitarismo e conflitos mundiais
HABILIDADES:
(EF09HI10) Identificar e relacionar as dinâmicas
do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais, os conflitos
vivenciados na Europa e as relações de poder entre as nações.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS
PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS
O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Atividades desenvolvidas neste período
deverão ser apresentadas ao professor quando retornar as aulas presenciais.
A aula do dia 17/06/2020 do Centro de
Mídias SP, focalizou o neocolonialismo e a Primeira Guerra Mundial.
Retomando o tema faça a leitura do
livro didático História Sociedade & Cidadania, 9º ano,
Capítulo 5, A Primeira Guerra Mundial, da página 77 a 79 e responda as
perguntas abaixo:
1)
Após a
Unificação da Alemanha em 1871, qual foi a estratégia e objetivo de Otto von
Bismark?
2)
Quais eram
os países participantes da Triplice Aliança?
3)
No período
que antecede a Primeira Guerra Mundial a preocupação da França?
4)
Quais países
formavam a Tríplice Entente?
5)
Qual era o
objetivo da Servia?
6)
Qual foi o
fato que deu início à Primeira guerra Mundial?
7)
Quais foram
as fases da Primeira Guerra Mundial
Fonte: BOULOS
JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino
fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 5, p. 77 a 81.
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 29/06/20 a 03/07/20
TEMA DA AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade:
1) Faça uma pesquisa sobre obras de arte (quadros) de diferentes artistas estrangeiros.
2) Agora faça outra pesquisa sobre a biografia do pintor ou da pintora do quadro que você mais gostou ou que achou mais interessante
- Copie a pesquisa no caderno para as aulas da próxima semana. Não precisa enviar essa pesquisa.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 29/06/2020 A 03/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA - 9º A, B E C
PROFESSORA: JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;
v As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;
POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
AULA 1, 2 E 3 - TEMA: RACISMO
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE; Registrar no caderno o poema abaixo no caderno.
Poema negro – Augusto dos Anjos
A Santos Neto
Para iludir minha desgraça, estudo.
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!
A passagem dos séculos me assombra.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
— Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
— Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.
Em vão com o grito do meu peito impreco!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!
É a Morte — esta carnívora assanhada —
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come…
— Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come…
— Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!
Nesta sombria análise das cousas,
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!
Surpreendo-me, sozinho, numa cova.
Então meu desvario se renova…
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!
Então meu desvario se renova…
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!
E quando vi que aquilo vinha vindo
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio!
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio!
Chegou a tua vez, oh! Natureza!
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam…
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam…
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.
Tu não és minha mãe, velha nefasta!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes…
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes…
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!
Semeadora terrível de defuntos,
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!
Pois bem! Chegou minha hora de vingança.
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede…
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede…
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!
Súbito outra visão negra me espanta!
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.
Como as estalactites da caverna,
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos…
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos…
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!
Não há ninguém na estrada da Ripetta.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas…
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas…
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas.
A desagregação da minha idéia
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!
Não! Jesus não morreu! Vive na serra
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo… Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo… Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.
Na agonia de tantos pesadelos
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!
Dorme a casa. O céu dorme. A árvore dorme.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.
Meu coração, como um cristal, se quebre
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!
Ao terminar este sentido poema
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos…
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos…
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.
AULA 4,5 E 6 - TEMA: RACISMO
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE; Assistir o documentário sobre Augusto dos Anjos e registrar as informações mais relevantes no caderno.
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADECriar uma poesia com quatro estrofes baseada no poema de Augusto dos Anjos e enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
Atividades proposta para o período de 29/06/2020 a 03/07/2020 (6 aulas)
Situação de Aprendizagem 2 (4 aulas)
Dando a continuidade a aula anterior, onde a comanda era fazer a leitura dos temas abordados no caderno do aluno com o apoio do livro didático resolver as atividades proposta e entrar em contato com a professora para esclarecer dúvidas.
Estou aguardando!!!
Agora vamos resolver as atividades do livro didático.
Página 67 atividades 1,2, 3 e 8
Atividade de verificação
Nome:______________________________ 9º ano____ data 03/07/2020
Em uma folha parte resolva as atividades
1) Bruno realizou a multiplicação: (2x + 3) (2x + 3) = + 9. Observando o que Bruno fez em seu caderno, responda:
a) Ele acertou a multiplicação de polinômios?
b) Tente entender e escreva o que ele fez.
2) (IMNEC – 2004) A diferença entre o quadrado da soma e o quadrado da diferença entre dois números reais é igual a:
a) a diferença dos quadrados dos dois números.
b) a soma dos quadrados dos dois números.
c) a diferença dos dois números.
d) ao dobro do produto dos números.
e) ao quádruplo do produto dos números.
Aula de leitura (1 aula)
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Nome do Conto:___________________
Vocês devem fazer o registro do conto descrevendo e relacionado qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
Livro didático A conquista da matemática aula e recuperação (1 aula)
Página 33
Atividade 5
Observação: Estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Programação das aulas no centro de mídias
29junho
|
segunda-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:00
|
00:14:45
|
Duração 45min
|
Matemática
|
30junho
|
terça-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:00
|
00:14:45
|
Duração 45min
|
Matemática
|
01/julho
|
quarta-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:45
|
00:15:30
|
Duração 45min
|
Matemática
|
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.
Estou implantando o google sala de aula
Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts
Turma
|
Código
|
9º ano A
|
6pdwcxx
|
9º ano B
|
25equ6b
|
9º ano C
|
3euxje6
|
PROJETO DE VIDA/PROFªROSIANE
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias
Quintão
|
2.
TURMA
9° ANO - B
|
|||
3.
DISCIPLINA:
Professor especialista,
Projeto de vida
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Quem sou eu na rede.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Imaginação criativa,
organização, foco.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1-
O que são digital influencers?
2-
Por que ter um canal no you tube, Instagram ou criar
blogs?
3-
Qual a finalidade de ter o desejo de influenciar as
crianças ou a opinião de outras pessoas?
OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas
feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via
whatsapp das 10hs as 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
29
a 03/07/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão
|
12. VALIDADO EM:
29/06/2020
|
|
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º C
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 02/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise como funciona o Home Office.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação. --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Pesquisar Origem
da dança contemporânea e artistas de dança contemporânea.
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR09)Pesquisar e analisar
diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança
contemporânea, incluindo aquelas que envolvem recursos de tecnologias
digitais, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos
e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar: Origem da dança contemporânea
e artistas individuais da dança contemporânea, grupos e coletivos paulistas
da dança contemporânea, e como utilizam a iluminação e projeções digitais e
responder:
Título do vídeo, nome da companhia ou
grupo de dança e a origem (cidade ou estado).
Qual é o tema principal da dança?
Analise criticamente e registre as
diferentes formas de abordagem dos temas pela dança contemporânea.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 29/06 a 03/07
__
|
|||||
E E Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 29/06/2020 à 03/07 /2020
Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros).
Atividade: Leia o texto abaixo:
Cite alguns exemplos da radiação no nosso cotidiano :
Radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.
A radiação é caracterizada pela emissão e deslocamento de energia na forma de partículas ou ondas eletromagnéticas, seja no vácuo, seja em outro meio. Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
ED.FISICA/PROFºDONIZETI
|
GEOGRAFIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA ( 27/6 a 03/07)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a produção de um texto argumentativo destacando os aspectos mais relevantes das questões abordadas na atividade da semana passada.
No formato de um texto, descreva o que se entende por:
- Espaço Geográfico.
- Paisagem Natural e Paisagem Humana.
- Território.
HISTÓRIA/PROFºVANIDO
ATIVIDADE
interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC,
8C, 8D, 2° TA, História
9C, 2°TB Prof°
VANILDO E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades
para correção).
Recentemente os meios de
comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco
Mundial, mas, o que é o Banco Mundial? Leia o texto e responda as questões:
O Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de
Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da
reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial
da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para
Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou
a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou
gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se
tornaram nações independentes no pós-guerra.
A
estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras
instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir
demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira
Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento
privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da
Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a
concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições
para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em
desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro
Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a
Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas
respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o
investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco
Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos
relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de
críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou
desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus
procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia.
Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de
assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito
econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de
financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a
reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a
proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque
na agenda da instituição.
A
estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma
Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a
participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de
inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito
a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também
representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti,
República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010,
o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em
desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados
Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e
Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros,
obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são
discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível
ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25
membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em
qual contexto surgiu o Banco Mundial?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais
são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas
atribuições?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Além do Brasil, quais são os outros países que
integram a mesma diretória?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás
20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 29/06/20 a 03/07/20
TEMA DA AULA: The Power of Art – O Poder da Arte
Orientação da atividade:
1) Faça uma pesquisa sobre obras de arte (quadros) de diferentes artistas estrangeiros.
2) Agora faça outra pesquisa sobre a biografia do pintor ou da pintora do quadro que você mais gostou ou que achou mais interessante
- Copie a pesquisa no caderno para as aulas da próxima semana. Não precisa enviar essa pesquisa.
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 29/06/2020 A 03/07/2020.
LÍNGUA PORTUGUESA - 9º A, B E C
PROFESSORA: JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;
v As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;
POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
AULA 1, 2 E 3 - TEMA: RACISMO
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE; Registrar no caderno o poema abaixo no caderno.
Poema negro – Augusto dos Anjos
A Santos Neto
Para iludir minha desgraça, estudo.
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!
Intimamente sei que não me iludo.
Para onde vou (o mundo inteiro o nota)
Nos meus olhares fúnebres, carrego
A indiferença estúpida de um cego
E o ar indolente de um chinês idiota!
A passagem dos séculos me assombra.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
— Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.
Para onde irá correndo minha sombra
Nesse cavalo de eletricidade?!
Caminho, e a mim pergunto, na vertigem:
— Quem sou? Para onde vou? Qual minha origem?
E parece-me um sonho a realidade.
Em vão com o grito do meu peito impreco!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!
Dos brados meus ouvindo apenas o eco,
Eu torço os braços numa angústia douda
E muita vez, à meia-noite, rio
Sinistramente, vendo o verme frio
Que há de comer a minha carne toda!
É a Morte — esta carnívora assanhada —
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come…
— Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!
Serpente má de língua envenenada
Que tudo que acha no caminho, come…
— Faminta e atra mulher que, a 1 de janeiro,
Sai para assassinar o mundo inteiro,
E o mundo inteiro não lhe mata a fome!
Nesta sombria análise das cousas,
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!
Corro. Arranco os cadáveres das lousas
E as suas partes podres examino. . .
Mas de repente, ouvindo um grande estrondo,
Na podridão daquele embrulho hediondo
Reconheço assombrado o meu Destino!
Surpreendo-me, sozinho, numa cova.
Então meu desvario se renova…
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!
Então meu desvario se renova…
Como que, abrindo todos os jazigos,
A Morte, em trajos pretos e amarelos,
Levanta contra mim grandes cutelos
E as baionetas dos dragões antigos!
E quando vi que aquilo vinha vindo
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio!
Eu fui caindo como um sol caindo
De declínio em declínio; e de declínio
Em declínio, com a gula de uma fera,
Quis ver o que era, e quando vi o que era,
Vi que era pó, vi que era esterquilínio!
Chegou a tua vez, oh! Natureza!
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam…
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.
Eu desafio agora essa grandeza,
Perante a qual meus olhos se extasiam…
Eu desafio, desta cova escura,
No histerismo danado da tortura
Todos os monstros que os teus peitos criam.
Tu não és minha mãe, velha nefasta!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes…
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!
Com o teu chicote frio de madrasta
Tu me açoitaste vinte e duas vezes…
Por tua causa apodreci nas cruzes,
Em que pregas os filhos que produzes
Durante os desgraçados nove meses!
Semeadora terrível de defuntos,
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!
Contra a agressão dos teus contrastes juntos
A besta, que em mim dorme, acorda em berros
Acorda, e após gritar a última injúria,
Chocalha os dentes com medonha fúria
Como se fosse o atrito de dois ferros!
Pois bem! Chegou minha hora de vingança.
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede…
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!
Tu mataste o meu tempo de criança
E de segunda-feira até domingo,
Amarrado no horror de tua rede,
Deste-me fogo quando eu tinha sede…
Deixa-te estar, canalha, que eu me vingo!
Súbito outra visão negra me espanta!
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.
Estou em Roma. É Sexta-feira Santa.
A treva invade o obscuro orbe terrestre.
No Vaticano, em grupos prosternados,
Com as longas fardas rubras, os soldados
Guardam o corpo do Divino Mestre.
Como as estalactites da caverna,
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos…
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!
Cai no silêncio da Cidade Eterna
A água da chuva em largos fios grossos…
De Jesus Cristo resta unicamente
Um esqueleto; e a gente, vendo-o, a gente
Sente vontade de abraçar-lhe os ossos!
Não há ninguém na estrada da Ripetta.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas…
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas.
Dentro da Igreja de São Pedro, quieta,
As luzes funerais arquejam fracas…
O vento entoa cânticos de morte.
Roma estremece! Além, num rumor forte,
Recomeça o barulho das matracas.
A desagregação da minha idéia
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!
Aumenta. Como as chagas da morféa
O medo, o desalento e o desconforto
Paralisam-se os círculos motores.
Na Eternidade, os ventos gemedores
Estão dizendo que Jesus é morto!
Não! Jesus não morreu! Vive na serra
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo… Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.
Da Borborema, no ar de minha terra,
Na molécula e no átomo… Resume
A espiritualidade da matéria
E ele é que embala o corpo da miséria
E faz da cloaca uma urna de perfume.
Na agonia de tantos pesadelos
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!
Uma dor bruta puxa-me os cabelos,
Desperto. É tão vazia a minha vida!
No pensamento desconexo e falho
Trago as cartas confusas de um baralho
E um pedaço de cera derretida!
Dorme a casa. O céu dorme. A árvore dorme.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.
Eu, somente eu, com a minha dor enorme
Os olhos ensangüento na vigília!
E observo, enquanto o horror me corta a fala,
O aspecto sepulcral da austera sala
E a impassibilidade da mobília.
Meu coração, como um cristal, se quebre
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!
O termômetro negue minha febre,
Torne-se gelo o sangue que me abrasa,
E eu me converta na cegonha triste
Que das ruínas duma casa assiste
Ao desmoronamento de outra casa!
Ao terminar este sentido poema
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos…
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.
Onde vazei a minha dor suprema
Tenho os olhos em lágrimas imersos…
Rola-me na cabeça o cérebro oco.
Por ventura, meu Deus, estarei louco?!
Daqui por diante não farei mais versos.
AULA 4,5 E 6 - TEMA: RACISMO
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE; Assistir o documentário sobre Augusto dos Anjos e registrar as informações mais relevantes no caderno.
Ø ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADECriar uma poesia com quatro estrofes baseada no poema de Augusto dos Anjos e enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
Atividades proposta para o período de 29/06/2020 a 03/07/2020 (6 aulas)
Situação de Aprendizagem 2 (4 aulas)
Dando a continuidade a aula anterior, onde a comanda era fazer a leitura dos temas abordados no caderno do aluno com o apoio do livro didático resolver as atividades proposta e entrar em contato com a professora para esclarecer dúvidas.
Estou aguardando!!!
Agora vamos resolver as atividades do livro didático.
Página 67 atividades 1,2, 3 e 8
Atividade de verificação
Nome:______________________________ 9º ano____ data 03/07/2020
Em uma folha parte resolva as atividades
1) Bruno realizou a multiplicação: (2x + 3) (2x + 3) = + 9. Observando o que Bruno fez em seu caderno, responda:
a) Ele acertou a multiplicação de polinômios?
b) Tente entender e escreva o que ele fez.
2) (IMNEC – 2004) A diferença entre o quadrado da soma e o quadrado da diferença entre dois números reais é igual a:
a) a diferença dos quadrados dos dois números.
b) a soma dos quadrados dos dois números.
c) a diferença dos dois números.
d) ao dobro do produto dos números.
e) ao quádruplo do produto dos números.
Aula de leitura (1 aula)
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Nome do Conto:___________________
Vocês devem fazer o registro do conto descrevendo e relacionado qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
Livro didático A conquista da matemática aula e recuperação (1 aula)
Página 33
Atividade 5
Observação: Estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Programação das aulas no centro de mídias
29junho
|
segunda-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:00
|
00:14:45
|
Duração 45min
|
Matemática
|
30junho
|
terça-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:00
|
00:14:45
|
Duração 45min
|
Matemática
|
01/julho
|
quarta-feira
|
9º ano do EF II
|
00:14:45
|
00:15:30
|
Duração 45min
|
Matemática
|
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.
Estou implantando o google sala de aula
Nossa turma de matemática já está formada as atividades estão sendo publicadas lá, maiores informações em nosso grupo do Watts
Turma
|
Código
|
9º ano A
|
6pdwcxx
|
9º ano B
|
25equ6b
|
9º ano C
|
3euxje6
|
PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à 03.07
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:
ü 6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem MEMÓRIAS E HISTÓRIAS, em seguida respondam em seus Diários de práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares sua história é muito importante. Em seguida envie para o professor por e-mail;
ü 7º Ano:
Leia Atividade 4: Como Será? no caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 8º Ano:
Leia a Atividade 4: Conhecendo o território da comunidade, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 9 Ano:
Baseado nas situações de aprendizagem 4, 5 e 6, entenda o conceito de “Árvore genealógica” em seguida construa uma que represente você em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 1º EM:
Leia a As marcas que recebo e deixo responda as questões da Atividade 4 do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Respeito; Confiança; Empatia; Imaginação criativa; Foco; Responsabilidade; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para prender; Determinação; Persistência
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º C
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 02/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise como funciona o Home Office.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário