7º ANO/ ANOS FINAIS SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA ELETIVA

JIU - JITSU



MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA:

              ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE
CONTEÚDOS:

MOVIMENTOS E TÉCNICAS DO JIU JITSU

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

IDENTIFICAR DE FORMA CRÍTICA E TÉCNICA MOVIMENTOS DA MODALIDADE
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Pesquise o nome de 30 golpes do Jiu Jitsu brasileiro.

Acesse o link abaixo e leia o artigo completo:


Tempo para realização da atividade: 90 minutos

RECURSOS:

Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Enviar a pesquisa com os nomes dos golpes por email, caso não tenha acesso, deverá registrar a pesquisa no próprio Caderno.

No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:




DATA:




Eletiva Inteligência Emocional                          Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries:  7º anos
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05


Desde 23 de março estamos em isolamento, sabe-se lá quando sairemos dessa situação. Refletindo ai no aconchego do seu lar o que você está colaborando com a sua família no isolamento no sentido emocional? Vocês se entendem ou estão entrando em conflito a todo o momento?
Acredita que possa melhorar esses desencadeadores de conflito? Como você faz para melhorar?



Aulas previstas: 2 aulas

Habilidades envolvidas: (EF69LP14) Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP03A) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010



Jornalismo 
E. E. Salim Fara Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 7º 
Eletivas
Período 15/05 Duração de 90 minutos
Jornalismo
1. Pesquise como uma noticia é apresentada:
· No jornal impresso.
· No jornal digital.
· Na TV.
· No rádio.

· Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

7ºA

CIÊNCIAS
Avaliação de Ciências
Atividade referente a semana do 18  A 22 de maio
Disciplina: Ciências
Professor: Mário José
Turmas: 7º A
Para entregar até dia 22/05  por e-mail: mj.araujo2708@gmail.com
1) O que é energia?
2) Quais são os tipos de energias que você conhece?
3) O que é energia solar?

4) O que é energia eólica?
EDUCAÇÃO FÍSICA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE- SEMANA 18 Á 22/05/2020


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 7° A,

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

          LUTAS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         ((EF67EF14) Recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais).
·         (EF67EF21) Recriar as práticas corporais de aventura, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
·         (EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno (Apostila).  Páginas 209, 210, 211,212.

Caso precise pesquisar algum conteúdo, você deve registrar o resumo do caderno.

Tempo para realização da atividade: 90 minutos

RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno do Aluno (Apostila) nos campos indicados, e as questões e pesquisas deverão ser realizadas no caderno.
Em caso de dúvidas, enviar para o endereço de email:



DATA:




GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES
ricardosantosgeo@gmail.com
Professor Ricardo José dos Santos
SÉRIE 7 ano A
Tipos de biomas no Brasil
. Bioma Amazônia
O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.
Fauna e Flora
Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.
Hidrografia
O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.
Clima
Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.
Vegetação
A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.
Solo
O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.
O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro.
Bioma Cerrado
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.
Fauna e flora
O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.
Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
Hidrografia
O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.
Clima
O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.
Vegetação
O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.
Solo
Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.
Questões
1 Quais são os países, que a floresta amazônica pega em seu território.
2 Quais são as características do bioma amazônico.
3 Quais são as características do cerrado.

4 Quais estado do Brasil o cerrado ocupa.
HISTÓRIA
PLANO DE AULA DE HISTÓRIA
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PROFESSORA SUELI                           04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                SÉRIE 7º ANO A
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. 
PESQUISE QUAL O SIGNIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? 
QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO?
O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                                REALIZAR NA 1ª e 2ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA, RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDERO PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL BRASILEIRA
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISAR NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PEQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

 CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                               REALIZAR NA 3ª e 4ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E POR FIM ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA NO GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA ANOTAR AS PESQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DE PESQUISA.
REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

SÃO PAULO, 15 DE MAIO DE 2020.
INGLÊS
Professora: IRNA
Período: ( 18 até 22 de maio).
Disciplina: Língua Inglesa
Turma: 7 A
Conteúdo: Produção de texto
Habilidade: EF07LI13
Desenvolvimento: Criar um texto pequeno de 6 parágrafos com o mesmo tema utilizado na atividade de Língua Portuguesa (Meu mundo ideal).Escrever em Inglês.
Utilize o dicionário para auxiliar na produção do texto.
Coloque um título.
Recursos: caderno, caneta, internet, dicionário.
Avaliação: Para que a atividade seja avaliada produza manuscrito ou digitada, tire foto e envie no Whatsapp do grupo ou no e-mail : professorairna@gmail.com
Não esqueça de colocar nome completo e turma.
Referência: Base Nacional Comum Curricular

Bons estudos!


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: IRNA
Período: ( 18 até 22 de maio)
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 7A 
Conteúdo: Produção de texto
Habilidades: EF69LP44 – EF69LP08 – EF07LP31A – EF67LP07B – EF67LP11
Desenvolvimento: Criar um texto dissertativo argumentativo de no mínimo 15 linhas com o tema ( Meu mundo ideal ).
Meu mundo ideal é o tema, invente um título para seu texto.
Recursos: caderno, caneta, internet.
Avaliação: Para que a atividade seja avaliada produza o texto manuscrito ou digitado tire uma foto e envie no Whatsapp da sala ou envie para o e-mail : professorairna@gmail.com.
Não esqueça de colocar nome completo e turma na atividade.
Referência: Base Nacional Comum Curricular.
Procure não estudar muito nas vésperas das avaliações e sim um pouco todos os dias. Essa é a chave para o aprendizado.

Bons estudos!
MATEMÁTICA

PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 18/05 á 22/05/2020
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
7º A 
             

CONTEÚDOS:

·       Representação Fracionária e decimal;
·       Operações com decimais e frações;
·       Razão e Porcentagem;


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       H30 – Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade,escala, velocidade, porcentagem e etc.

·       (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • https://youtu.be/FFV4w_rWQM8(Razão e proporção);
  • Assistir as aulas da semana do dia 15 á22/05/20202 no CMSP e TV Educação.


RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno SP Faz Escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no Aprender Sempre páginas 8 á 11.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e também anotar as dúvidas para depois conversarmos.
  • Faça um relato sobre as aulas dadas no CMSP do dia 15/05 á 22/05/2020 e coloque suas dúvidas.
  • Envie para rfscardelato@bol.com.br



D Data:   /     /     


PROJETO DE VIDA


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 7° A

             PROJETO DE VIDA
CONTEÚDOS:

PLANEJAMENTO, RESPONSABILIDADE E ORGANIZAÇÃO.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Competências socioemocionais em foco: empatia, respeito, iniciativa social e organização.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade aula I: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno (Apostila) das páginas 59, 60,61 e 62.

Caso precise pesquisar algum conteúdo, você deve registrar o resumo do caderno.

Tempo para realização da atividade: 90 minutos

RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno do Aluno (Apostila) nos campos indicados, e as questões e pesquisas deverão ser realizadas no caderno.
Em caso de dúvidas, enviar para o endereço de email:




DATA:



TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


  PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

7º anos A


Período para realização das atividades 18/05/2020 á 22/05/2020

Atividade
No caderno do aluno na pagina 46 e 47
Temos a atividade Memes  ok!
Vocês sabem o que é meme!
Com certeza  sim !
Agora para quem não tem o conhecimento, meme é uma imagem, vídeo ,GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela internet .
No caderno do aluno a atividade é desenvolvida em grupo ,mas vamos fazer diferente ,já que nossas aulas não são presenciais ok!
A criação de seu meme vai ser a partir de como você esta se organizando com os estudos  Ok!
Exemplo:





Vou inserir o link do aplicativo que utilizei, mas vocês podem utilizar outros okkk


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7ºB

CIÊNCIAS
Avaliação de Ciências
Atividade referente a semana do 18  A 22 de maio
Disciplina: Ciências
Professor: Mário José
Turmas: 7º B
Para entregar até dia 22/05  por e-mail: mj.araujo2708@gmail.com
1) O que é energia?
2) Quais são os tipos de energias que você conhece?
3) O que é energia solar?


4) O que é energia eólica?
EDUCAÇÃO FÍSICA


EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turma: 7º Ano B
Aulas Previstas: 02

                                   1º Bimestre        -      Semana   18   á  22/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF07EF02) Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em função dos avanços das tecnologias.
(EF07EF22*) Praticar um ou mais jogos de tabuleiro, utilizando diversas habilidades técnicos-táticas.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
Pesquise sobre o Xadrez, suas peças, o tabuleiro,os movimentos de cada peça.
Construa um jogo de Xadrez, utilizando material reciclável
Tempo para atividade: minutos.
2ª Atividade
No Caderno do Aluno ler e responder
Página: 206.
Tempo para atividades: minutos. 
Recursos:
Caderno do Aluno, Centro de Midias de SP, cartolina, papelão, tampinhas de garrafas pets, Internet.
Avaliação/Sistematização
Registro no caderno, a 2ª Atividade enviar para o email:
                         doniz6@hotmail.com
Observação: Se identificar no email, NOME COMPLETO, ANO e TURMA


GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES

ricardosantosgeo@gmail.com
Professor Ricardo José dos Santos
SERIE 7 ano B
Tipos de biomas no Brasil
. Bioma Amazônia
O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.
Fauna e Flora
Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.
Hidrografia
O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.
Clima
Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.
Vegetação
A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.
Solo
O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.
O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro.
Bioma Cerrado
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.
Fauna e flora
O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.
Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
Hidrografia
O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.
Clima
O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.
Vegetação
O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.
Solo
Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.
Questões
1 Quais são os países, que a floresta amazônica pega em seu território.
2 Quais são as características do bioma amazônico.
3 Quais são as características do cerrado.

4 Quais estado do Brasil o cerrado ocupa.
HISTÓRIA
PLANO DE AULA DE HISTÓRIA
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PROFESSORA SUELI                           04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                SÉRIE 7º ANO B
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. 
PESQUISE QUAL O SIGNIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? 
QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO?
O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                                REALIZAR NA 1ª e 2ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA, RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDERO PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL BRASILEIRA
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISAR NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PEQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

 CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                               REALIZAR NA 3ª e 4ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E POR FIM ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA NO GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA ANOTAR AS PESQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DE PESQUISA.
REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.


SÃO PAULO, 15 DE MAIO DE 2020.
INGLÊS

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS
SEMANA 18  a 22/05

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 7° B
          

CONTEÚDOS:  WEATHER & DAYS OF THE WEEK


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
Aprender vocabulário sobre vestuário (weather and days of the week ), descrição de clima para compreensão oral em língua inglesa.
Utilizar varias linguagens (oral e escrita), corporal, visual, sonora e digital.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:



1ª Atividade: Realize a leitura do vocabulário days of the week ( dias da semana) , em seguida acesse o link 1 e 2. Veja os vídeos para relembrar. Ao assistir o vídeo repetir a pronúncia do vocabulário. Ouça quantas vezes achar necessário.



2ª Atividade: nesta atividade você deverá acessar o Link 3 para relembrar o vocabulário,  depois realize as atividades  ligando  as imagens as palavras  de acordo com o vocabulário aprendido.
    

3ª Atividade: Complete com a opção adequada de acordo com as imagens.


Exemplo:  on Monday it was cold and windy.
a) On Tuesday it was____________________and_________________.
b) On Wednesday it was_________________and_________________.
c) Thursday it was______________________and_________________.
d) Friday it was________________________and_________________.
e) Saturday it was______________________and_________________.
f) Sunday it was_______________________and__________________.
g) Today it’s__________________________and___________________.


RECURSOS:
Pesquisa na internet, videos  e tradutor on-line

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL: prof.francielen@gmail.com  WhatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 7º ano A ou B, atividade da semana do dia 18 a 22 de Maio, Days of the week.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 22 DE MAIO.




DATA: 18/05/2020
__


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: IRNA
Período: ( 18 até 22 de maio)
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas:  7B 
Conteúdo: Produção de texto
Habilidades: EF69LP44 – EF69LP08 – EF07LP31A – EF67LP07B – EF67LP11
Desenvolvimento: Criar um texto dissertativo argumentativo de no mínimo 15 linhas com o tema ( Meu mundo ideal ).
Meu mundo ideal é o tema, invente um título para seu texto.
Recursos: caderno, caneta, internet.
Avaliação: Para que a atividade seja avaliada produza o texto manuscrito ou digitado tire uma foto e envie no Whatsapp da sala ou envie para o e-mail : professorairna@gmail.com.
Não esqueça de colocar nome completo e turma na atividade.
Referência: Base Nacional Comum Curricular.
Procure não estudar muito nas vésperas das avaliações e sim um pouco todos os dias. Essa é a chave para o aprendizado.

Bons estudos!
MATEMÁTICA

PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 18/05 á 22/05/2020
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
7º B
             

CONTEÚDOS:

·       Representação Fracionária e decimal;
·       Operações com decimais e frações;
·       Razão e Porcentagem;


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       H30 – Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade,escala, velocidade, porcentagem e etc.

·       (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • https://youtu.be/FFV4w_rWQM8(Razão e proporção);
  • Assistir as aulas da semana do dia 15 á22/05/20202 no CMSP e TV Educação.


RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno SP Faz Escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no Aprender Sempre páginas 8 á 11.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e também anotar as dúvidas para depois conversarmos.
  • Faça um relato sobre as aulas dadas no CMSP do dia 15/05 á 22/05/2020 e coloque suas dúvidas.
  • Envie para rfscardelato@bol.com.br



D Data:   /     /     

PROJETO DE VIDA

Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries:  7ºB
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05





FOCO e CONCENTRAÇÃO
            Vocês perceberam que nesta quarentena, ficamos com a sensação ruim, preocupados, não conseguimos nos concentrar e focar nas coisas essenciais. Não pense que nos professores somos diferentes, somos humanos também. Segue algumas dicas para focar nos estudos:
            Reserve um momento de pelo menos 30 minutos para meditar, coloque uma música calma, pense em coisas boas elas vão ajudar você a se preparar para o dia que virá. Experimente essa sensação e descreva como foi?

  
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


  PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

7º anos  B 

Período para realização das atividades 18/05/2020 á 22/05/2020

Atividade
No caderno do aluno na pagina 46 e 47
Temos a atividade Memes  ok!
Vocês sabem o que é meme!
Com certeza  sim !
Agora para quem não tem o conhecimento, meme é uma imagem, vídeo ,GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela internet .
No caderno do aluno a atividade é desenvolvida em grupo ,mas vamos fazer diferente ,já que nossas aulas não são presenciais ok!
A criação de seu meme vai ser a partir de como você esta se organizando com os estudos  Ok!
Exemplo:





Vou inserir o link do aplicativo que utilizei, mas vocês podem utilizar outros okkk


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7ºC
CIÊNCIAS
Avaliação de Ciências
Atividade referente a semana do 18  A 22 de maio
Disciplina: Ciências
Professor: Mário José
Turmas: 7º C
Para entregar até dia 22/05  por e-mail: mj.araujo2708@gmail.com
1) O que é energia?
2) Quais são os tipos de energias que você conhece?
3) O que é energia solar?


4) O que é energia eólica?
EDUCAÇÃO FÍSICA


DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE- SEMANA 18 Á 22/05/2020


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA:  7°C.

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

          LUTAS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         ((EF67EF14) Recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais).
·         (EF67EF21) Recriar as práticas corporais de aventura, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
·         (EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno (Apostila).  Páginas 209, 210, 211,212.

Caso precise pesquisar algum conteúdo, você deve registrar o resumo do caderno.

Tempo para realização da atividade: 90 minutos

RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno do Aluno (Apostila) nos campos indicados, e as questões e pesquisas deverão ser realizadas no caderno.
Em caso de dúvidas, enviar para o endereço de email:



DATA:





GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES

ricardosantosgeo@gmail.com
Professor Ricardo José dos Santos 
SERIE 7 ano C
Tipos de biomas no Brasil
. Bioma Amazônia
O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.
Fauna e Flora
Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.
Hidrografia
O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.
Clima
Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.
Vegetação
A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.
Solo
O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.
O bioma Amazônia representa um conjunto de diferentes ecossistemas e ocupa grande parte do território brasileiro.
Bioma Cerrado
O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América Latina e do Brasil. Conhecido como savana brasileira, apresenta grande biodiversidade e compreende uma área de elevado potencial aquífero. Esse bioma caracteriza-se por apresentar diversas fitofisionomias em virtude dos vários contatos geográficos que possui com outros biomas. Ao norte, limita-se com o bioma Amazônia; a leste e ao nordeste, com a Caatinga; ao sudoeste, com o Pantanal; e a sudeste, com a Mata Atlântica.
Fauna e flora
O Cerrado possui uma grande variedade biológica. Apresenta cerca de 837 espécies de aves, 185 espécies de répteis, 194 espécies de mamíferos e 150 anfíbios. Os principais representantes da fauna do Cerrado são tucano, tamanduá-bandeira, lobo-guará, onça-parda, veado-campeiro, entre outros. Apesar da grande variedade, a fauna do Cerrado não é totalmente conhecida, principalmente em relação ao grupo de invertebrados.
Em relação à flora, estudiosos estimam que há cerca de dez mil espécies de vegetais que já passaram por identificação. Muitas espécies são usadas para fins medicinais e para alimentação. São representantes da flora do Cerrado: ipê, cagaita, angico, jatobá, pequi, barbatimão, entre outros.
Hidrografia
O Cerrado abriga nascentes dos principais rios brasileiros, compreendendo, segundo o IBGE, nove das doze bacias hidrográficas existentes no Brasil. Além de abrigar tantas bacias hidrográficas, o Cerrado localiza-se numa região em que existem grandes aquíferos, como o Guarani e o Bambuí. Por isso, esse bioma é considerado berço das águas.
Clima
O clima do bioma Cerrado é predominantemente tropical sazonal, apresentando duas estações bem definidas: invernos secos e verões chuvosos. O período de seca tem início no mês de maio e termina no mês de setembro. Já o período chuvoso inicia-se em outubro e finaliza-se em abril. A média pluviométrica é de 1500 mm, e a temperatura média anual é de 22ºC, variando ao longo desses períodos.
Vegetação
O Cerrado apresenta vegetações distribuídas em formações savânicas, formações florestais e formações campestres. As espécies variam entre plantas arbóreas, herbáceas, arbustivas e cipós, distribuindo-se entre estrato lenhoso e estrato herbáceo. Além das árvores de troncos tortuosos, que podem apresentar até 20 metros, há também cactos e orquídeas no Cerrado. A vegetação desse bioma apresenta tonalidades de verde, amarelo e tons amarronzados ocasionados pela descoloração causada pela incidência solar.
Solo
Os solos do Cerrado são antigos (Período Terciário) e caracterizam-se, principalmente, pela profundidade e drenagem. São bastante porosos e permeáveis, propiciando o processo de lixiviação (processo erosivo provocado a partir da lavagem da camada superficial do solo). Apresentam cores avermelhadas e dividem-se em latossolos e podzólicos. Os latossolos são avermelhados, possuem acidez e são pobres em nutrientes. Já os podzólicos ou argissolos apresentam coloração mais escura e são propícios a sofrer processos erosivos.
Questões
1 Quais são os países, que a floresta amazônica pega em seu território.
2 Quais são as características do bioma amazônico.
3 Quais são as características do cerrado.

4 Quais estado do Brasil o cerrado ocupa.
HISTÓRIA
PLANO DE AULA DE HISTÓRIA
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PROFESSORA SUELI                           04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                SÉRIE 7º ANO C
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. 
PESQUISE QUAL O SIGNIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? 
QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO?
O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                                REALIZAR NA 1ª e 2ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA, RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDERO PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL BRASILEIRA
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISAR NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PEQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

 CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                               REALIZAR NA 3ª e 4ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E POR FIM ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA NO GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA ANOTAR AS PESQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DE PESQUISA.
REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.


SÃO PAULO, 15 DE MAIO DE 2020.
INGLÊS

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS
SEMANA 18  a 22/05

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 7° C
          

CONTEÚDOS:  WEATHER & DAYS OF THE WEEK


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa
(EF06LI03) Solicitar esclarecimentos em língua inglesa sobre o que não entendeu e o significado de palavras ou expressões desconhecidas.
Aprender vocabulário sobre vestuário (weather and days of the week ), descrição de clima para compreensão oral em língua inglesa.
Utilizar varias linguagens (oral e escrita), corporal, visual, sonora e digital.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:



1ª Atividade: Realize a leitura do vocabulário days of the week ( dias da semana) , em seguida acesse o link 1 e 2. Veja os vídeos para relembrar. Ao assistir o vídeo repetir a pronúncia do vocabulário. Ouça quantas vezes achar necessário.



2ª Atividade: nesta atividade você deverá acessar o Link 3 para relembrar o vocabulário,  depois realize as atividades  ligando  as imagens as palavras  de acordo com o vocabulário aprendido.
    

3ª Atividade: Complete com a opção adequada de acordo com as imagens.


Exemplo:  on Monday it was cold and windy.
a) On Tuesday it was____________________and_________________.
b) On Wednesday it was_________________and_________________.
c) Thursday it was______________________and_________________.
d) Friday it was________________________and_________________.
e) Saturday it was______________________and_________________.
f) Sunday it was_______________________and__________________.
g) Today it’s__________________________and___________________.


RECURSOS:
Pesquisa na internet, videos  e tradutor on-line

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL: prof.francielen@gmail.com  WhatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 7º ano A ou B, atividade da semana do dia 18 a 22 de Maio, Days of the week.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 22 DE MAIO.




DATA: 18/05/2020
__


LÍNGUA PORTUGUESA
Professora: IRNA
Período: ( 18 até 22 de maio)
Disciplina: Língua Portuguesa
Turmas: 7C
Conteúdo: Produção de texto
Habilidades: EF69LP44 – EF69LP08 – EF07LP31A – EF67LP07B – EF67LP11
Desenvolvimento: Criar um texto dissertativo argumentativo de no mínimo 15 linhas com o tema ( Meu mundo ideal ).
Meu mundo ideal é o tema, invente um título para seu texto.
Recursos: caderno, caneta, internet.
Avaliação: Para que a atividade seja avaliada produza o texto manuscrito ou digitado tire uma foto e envie no Whatsapp da sala ou envie para o e-mail : professorairna@gmail.com.
Não esqueça de colocar nome completo e turma na atividade.
Referência: Base Nacional Comum Curricular.
Procure não estudar muito nas vésperas das avaliações e sim um pouco todos os dias. Essa é a chave para o aprendizado.

Bons estudos!
MATEMÁTICA


PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
6 AULAS

SEMANA 18/05 á 22/05/2020
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
7º  C
             

CONTEÚDOS:

·       Representação Fracionária e decimal;
·       Operações com decimais e frações;
·       Razão e Porcentagem;


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       H30 – Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade,escala, velocidade, porcentagem e etc.

·       (EF07MA12) Resolver e elaborar problemas que envolvam as operações com números racionais

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • https://youtu.be/FFV4w_rWQM8(Razão e proporção);
  • Assistir as aulas da semana do dia 15 á22/05/20202 no CMSP e TV Educação.


RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídias e Caderno do Aluno SP Faz Escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Realizar as atividades no Aprender Sempre páginas 8 á 11.
  • Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e também anotar as dúvidas para depois conversarmos.
  • Faça um relato sobre as aulas dadas no CMSP do dia 15/05 á 22/05/2020 e coloque suas dúvidas.
  • Envie para rfscardelato@bol.com.br



D Data:   /     /     

PROJETO DE VIDA



Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 7ºC
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05





FOCO e CONCENTRAÇÃO
            Vocês perceberam que nesta quarentena, ficamos com a sensação ruim, preocupados, não conseguimos nos concentrar e focar nas coisas essenciais. Não pense que nos professores somos diferentes, somos humanos também. Segue algumas dicas para focar nos estudos:
            Reserve um momento de pelo menos 30 minutos para meditar, coloque uma música calma, pense em coisas boas elas vão ajudar você a se preparar para o dia que virá. Experimente essa sensação e descreva como foi?

  
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.


TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


  PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

7º anos  C


Período para realização das atividades 18/05/2020 á 22/05/2020

Atividade
No caderno do aluno na pagina 46 e 47
Temos a atividade Memes  ok!
Vocês sabem o que é meme!
Com certeza  sim !
Agora para quem não tem o conhecimento, meme é uma imagem, vídeo ,GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela internet .
No caderno do aluno a atividade é desenvolvida em grupo ,mas vamos fazer diferente ,já que nossas aulas não são presenciais ok!
A criação de seu meme vai ser a partir de como você esta se organizando com os estudos  Ok!
Exemplo:





Vou inserir o link do aplicativo que utilizei, mas vocês podem utilizar outros okkk


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.





Nenhum comentário:

Postar um comentário