quarta-feira, 17 de junho de 2020

1º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
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1ºTA/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE


PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS
2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA:
Arte 1ºTA, 1ºTB, 1ºTC
CONTEÚDOS:
Intervenção artística
1º aula
Leia o Texto:
Intervenções artísticas, são manifestações por meio da arte. Sendo urbanas em sua maioria, por isso muitas vezes também são chamadas de “intervenção urbana”, são realizadas principalmente no centro das grandes cidades. O maior motivo para essa tendência é a visibilidade que buscam alcançar ou a relação com o tema abordado, mas nada impede que o artista ou grupo artístico realizem suas manifestações em outras localidades.
Podem ser realizadas de vários modos, como o grafite, cartazes, encenações teatrais ao ar livre, entre várias outras maneiras, o fator principal é a criatividade do artista. O objetivo independentemente do modo de realização, consiste na utilização da arte para evidenciar algum objeto ou situação cotidiana, gerando questionamentos, comentários e transformações sobre o tema tratado.
O processo de criação, se resume a identificar um assunto que é válido ser debatido, depois escolher um local e por fim planejar o ato artístico que será realizado. Por exemplo: uma intervenção que poderia chamar a atenção das pessoas para pensarem um pouco sobre a correria do dia-a-dia.
Essa manifestação poderia ser feita ao escrever um poema em uma estação de metrô, fora de ordem, com palavras embaralhadas. O poema abordaria esse assunto e teria palavras relacionadas, assim quem passasse pelo local ficaria primeiramente curioso e consequentemente pararia um pouco, para questionar sobre isso.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10817861#readmore
Observação: Amplie o conhecimento pesquisando no YouTube algumas formas de intervenção artísticas.
2ª aula
Após ter lido o texto na primeira aula: Crie um projeto de intervenção artística, podendo ser relacionada as artes visuais, dança, teatro ou música, podendo haver a mistura destas linguagens.
Obs. Nesta atividade você poderá descrever um projeto de intervenção (relatar), ou fazer um desenho desta intervenção que irá criar.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020
BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades: Localizar as informações nos textos e  imagens.
Atividade: Questões (foco: leitura, interpretação de textos e imagens)

Tempo para realização: Uma semana.       De 11/05 até 15/05(Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos














 

Cadeias e Teias alimentares

Observem os esquemas a seguir e responda às questões:


1. Qual o significado das setas?
 2. Quais são os produtores representados na cadeia e na teia?
3. Qual o papel dos decompositores? Eles devem ser inseridos na cadeia alimentar? Comente.
 4. Cite exemplos de consumidores presentes nos esquemas, classificando em primários, secundários e terciários.

Faça uma pesquisa sobre “Relações Ecológicas”
Após a pesquisa sobre relações ecológicas, observe as imagens abaixo e responda às questões:

1)    Que tipo de relação as imagens representam?
2)    Você conhece outros tipos de relações entre os seres vivos além das observadas nas imagens? Dê exemplos.
3)    Indique, para cada uma das relações, se estão envolvidos indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes.
4)     É possível verificar se as relações observadas são ou não benéficas para os envolvidos?
5)    Faça um breve resumo sobre a pesquisa  de Relações Ecológicas:

OBSERVAÇÂO: Entregar as respostas via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, ano e nome da escola.
Pessoal não façam as respostas a lápis. Recebi algumas atividades onde os alunos fizeram e depois me encaminharam a foto e ficou ilegível para ler.






FILOSOFIA


ATIVIDADE DE FILOSOFIA   (15 a 19 de junho)

DISCIPLINA: FILOSOFIA
FAZER  A ATIVIDADE DE FILOSOFIA NO CADERNO ,MOSTRAR NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão Crítica.
As origens do pensamento político: a pólis grega

A política surge na Grécia clássica, no século VI a. C., um período em que o homem abandona a mitologia e o simbolismo, e passa a explicar racionalmente a sua existência no mundo que o circunda. É nesse período que nasce a pólis grega, acontecimento decisivo que provocou grandes alterações na vida social e política dos homens.
 Nesse contexto, a democracia surge como uma possibilidade de se resolverem as diferenças por meio do entendimento mútuo e de leis que primassem pela isonomia entre todos; leis estas que pudessem refletir os anseios do interesse comum dos cidadãos.
A originalidade das cidades gregas se centra justamente na possibilidade de se debaterem os problemas de interesse comum em reuniões de cidadãos chamadas de “assembleias”, que aconteciam em um espaço público conhecido como “ágora”.
Isso significa que as decisões passaram a ser tomadas por consenso, o que acarreta persuadir, convencer, justificar e explicar, não se dispondo mais da força, dos privilégios e da autoridade de origem divina, diferentemente do que ocorria antes, em que a imposição, a violência, a obediência, o privilégio, a tradição e o medo eram as formas de exercício do poder.

A linguagem, por meio do diálogo e da discussão, passa a ocupar um papel primordial para conviver-se na pólis, pois por meio dela se rompe com a violência, com o uso da força e do medo, na medida em que, em princípio, todos os falantes têm no diálogo os mesmos direitos: interrogar, questionar, contra argumentar, etc. A razão passa a se sobrepor à força, tornando-se uma forma de controlar o exercício do poder.

É a expressão da individualidade, por meio do debate, que faz nascer a política, libertando o homem dos exclusivos desígnios divinos, e permitindo a ele mesmo tecer seu destino em praça pública. Por conseguinte, podemos dizer que o cidadão da pólis participava dos destinos da cidade por meio do uso da palavra em praça pública.


ATIVIDADES

1)    Na Grécia Antiga, o que era Política?


2)    Atualmente as mulheres brasileiras tem direitos políticos? Dê exemplos da participação das mulheres na Política?

3)    As pessoas da Comunidade em que você vive participam das decisões a respeito de melhorias no bairro?



4)    Cite duas formas de participação política?

SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE


ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: O poder da Observação
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão – Opinião
Atividade
Com continuidade da ultima atividade, faça uma reflexão por escrito, o que é para você, respeito mutuo.
Quando ele deve estar presente?
Segue texto pra leitura e reflexão sobre o tema:
https://www.meusdicionarios.com.br/respeito-mutuo
Fazer por escrito sua reflexão e enviar para o e-mail abaixo.
.
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.

FISICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)

CONTEÚDOS: ENERGIA MECÂNICA

ATIVIDADES
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.

O que significa energia mecânica?

A energia mecânica é a capacidade de um corpo realizar algum trabalho. Ou seja, a capacidade de entrar em movimento, seja por meio da propulsão de uma mola, do efeito da gravidade ou de uma outra força exercida sobre esse objeto.
Quando essa aptidão para realizar um trabalho está relacionada ao movimento, chamamos de energia cinética (ou energia atual). Se esse trabalho estiver relacionado com a posição do corpo, chamamos de energia potencial.
A energia potencial, por sua vez, pode ser dividida em dois tipos: a energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Vamos ver com um pouco mais de detalhes cada uma delas.

 

Tipos de energia mecânica

Como já falamos, existem três tipos de energia mecânica: a energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.
A primeira delas, a energia cinética, é o resultado da transferência de energia de um sistema que é capaz de movimentar um corpo. O carro, por exemplo, depende da energia gerada em seu motor ser transferida para as rodas, dando início ao movimento. Dá-se o nome de energia cinética essa capacidade do carro se movimentar.
A fórmula para calcular a energia cinética leva em consideração a massa do corpo e a velocidade de movimento. Portanto, para calculá-la, utilizamos a seguinte fórmula:

Ecin=m.v^2/2
Lembrando que: m = massa/ v = velocidade

Princípios da conservação da energia mecânica

Já sabemos que é impossível “criar” um tipo de energia. Sabemos que as energias são transferidas de um corpo para o outro, como o Sol que transfere sua energia por meio da luz e do calor. Assim, uma planta, por exemplo, consegue absorver a energia solar e transformá-la a seu favor.

O princípio da conservação da energia mecânica fala que os corpos permanecem apenas com forças conservativas em um sistema isolado. Ou seja, um corpo em queda livre perderá sua energia potencial gravitacional mas ganha velocidade, de maneira a aumentar sua energia cinética.

Em casos em que não há atritos, a perda de energia potencial gravitacional será igual ao aumento da energia cinética. Da mesma forma, se um objeto for lançado para o alto, o ganho de energia potencial gravitacional entre dois pontos é o mesmo que a diminuição cinética.

 

Dispositivos que convertem energia mecânica em energia elétrica

Como dissemos, um tipo de energia pode ser transformado em outro tipo. Assim, é possível transformar energia mecânica em energia elétrica. Isso é bastante comum nos geradores elétricos utilizados para suprir a demanda de eletricidade quando a companhia de luz apresenta falhas na rede elétrica ou quando não há a prestação desse serviço, por exemplo.

O tipo mais comum de gerador elétrico é o dínamo. Ele tem esse nome graças à palavra grega “dynamis”, que significa força. Esse objeto é capaz de transformar a energia mecânica em elétrica. O dínamo utiliza basicamente um ímã fixo e um ímã móvel, rodeado por uma bobina elétrica (geralmente um fio de cobre enrolado em espiral) sem que a bobina tenha contato com o ímã.

Esse mecanismo converte a energia mecânica presente na rotação de seu eixo, que utiliza a intensidade eletromagnética produzida pelos ímãs para atravessar a bobina que, ao ser conectada às cargas, promove a circulação de correntes elétricas pelos fios.


·                 PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 1 TERMO A + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM
QUIMICA/PROFªEDJANE
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 1ºTemo A , B e C     e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas

Com base no texto responda as questões:
Leia o seguinte texto:




De acordo com a aula sobre fenômenos químicos e físicos do dia 08 de junho, no Centro de Mídias SP, responda as questões abaixo com base no texto “O homem que descozinhou um ovo”:

1- O texto apresenta as tentativas de um cozinheiro ao preparar um suflê de queijo. Se você conhece esse prato, explique como ele é; caso não o conheça, procure sua receita na internet e faça o preparo desse prato, como uma atividade prática, relatando como foi o preparo do prato, se vc gostou ou não.
2- Qual o procedimento adotado pelo cozinheiro é responsável pela transformação química do ovo cru em ovo frito ou cozido?
3- Segundo o texto, qual a temperatura é considerada ideal para fritar ou cozinhar um ovo? Por quê?
4- Explique as dificuldades enfrentadas por uma pessoa para cozinhar um ovo na temperatura adequada em um fogão doméstico, considerando também os recursos de que se dispõe em uma cozinha.
5- “O que realmente importa é a temperatura em que se faz o ovo, e não o tempo de cozimento.” De que forma essa afirmação pode ser relacionada com o estudo das transformações da matéria?
6- Explique por que os alimentos crus são, geralmente, mais nutritivos que os cozidos.

7- Você acha que as pessoas deveriam mudar os hábitos alimentares e consumir mais alimentos crus? Justifique.
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO

Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
1.    A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
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2.    Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
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3.    Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
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4.    Qual é a definição para a sigla PIB?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.






HISTÓRIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC – EJA – Prof.: Sérgio - noite – semana: de 15 a 19/06/2020
             TEMA: A CONDIÇÃO DAS MULHERES GREGAS NA SOCIEDADE

Proposta: Realize uma pesquisa sobre a condição da mulher na Grécia Antiga, seu papel na vida privada e na sociedade, e identifique as suas contribuições nesse período.
O texto abaixo pode ajudá-lo nessa reflexão:
A posição da mulher na Grécia.
 Eis os conselhos que um bom marido faz à sua mulher: “É mais honesto para a mulher ficar em casa do que estar sempre saindo; e é mais vergonhoso para o homem ficar em casa do que fora, tratando de negócios. Portanto, deverás permanecer em casa, mandar acompanhar teus servos encarregados dos trabalhos externos e fiscalizar pessoalmente aqueles que trabalham dentro de casa. Deverás receber o que for trazido e distribuir os mantimentos que devem ser usados; com relação ao dispensável, tu deverás zelar para que não se gaste num mês o que estiver destinado ao ano inteiro. Quando te trouxerem lã, tu mandarás fiar e tecer vestuário para aqueles que deles estiverem necessitando; igualmente, terás que zelar para que os alimentos secos estejam bons para comer. Entretanto, uma das tuas funções que, talvez, te agradará menos: se algum de teus escravos ficar doente, deverás cuidar dele até sua cura completa.
                                                                                                   XENOFONTE, Econômico. (Tradução livre). Disponível em: Acesso em 04 dez.2019.
a) Citando um trecho do texto, destaque a importância da mulher para a economia das Cidades Estado (pólis) gregas.

                               O HOMEM GREGO E A PÓLIS
  Leia o fragmento da obra “A Política”, do filósofo grego Aristóteles (384 a.E.C - 322 a.E.C.), para responder a atividade proposta em seu caderno.
  Fica claro, portanto, que a cidade participa das coisas da natureza, que o homem é um animal político, por natureza, que tem que viver em sociedade, e que aquele que, por instinto e não por inibição de qualquer conjuntura, deixa de participar de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem. Esse indivíduo é merecedor, segundo Homero, da censura de um sem-família, sem leis e sem lar. Pois ele tem sede de combates, não é capaz de se submeter a nenhuma obediência.                                                             Fonte: ARISTÓTELES. A Política. (Tradução livre). Disponível em: Acesso em 05 dez. 2019.
a) Com base no fragmento acima, e também em suas pesquisas, explique qual é a importância que o filósofo grego atribui à relação entre o homem e a cidade, ao afirmar que somos um animal político.
b) A Cidade Estado, ou pólis, é a forma clássica de como as cidades gregas se organizavam politicamente. Explique o conceito de Cidade Estado e diferencie-o do conceito político de cidade contemporânea adotado no Brasil.
c) Conforme a afirmação de Aristóteles, o homem é um animal naturalmente político que habita e se faz feliz na cidade. Ao refletirmos sobre democracia grega ateniense, podemos afirmar que ela foi um lugar de participação de todos que habitavam a pólis? Justifique sua resposta.

Sugestões de sites para pesquisa: www.mundovestibular.com.br; www.mundoeducacao.uol.com.br; www.brasilescola.uol.com.br.

Enviar as atividades para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
INGLÊS/PROFªMªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 15 à 19 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 1o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo: Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre EXPRESSÕES COM PREPOSIÇÕES
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA


1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: Uma semana.
    15/06 até 19/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
 




Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.



PRÁTICA DE LEITURA, ESCRITA E ANÁLISE LINGUÍSTICA



I-             Relacione o enunciado abaixo com o texto da atividade anterior (de 08/06 até 12/06), reflita e escreva o que você entendeu.



 “A internet facilitou a informação, mas restringiu a capacidade de reflexão e de algumas relações humanas”.


MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Periodo 15 a 19 de junho.


Atividades Matemática
1-      Realize um pequeno resumo sobre o conceito de par ordenado e seu contexto na construção de gráficos.




2-      Realize uma pesquisa sobre plano cartesiano e o uso para a construção de gráficos para função do primeiro grau. Cite exemplos.





CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br






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1ºTB/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE


PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS
2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA:
Arte 1ºTA, 1ºTB, 1ºTC
CONTEÚDOS:
Intervenção artística
1º aula
Leia o Texto:
Intervenções artísticas, são manifestações por meio da arte. Sendo urbanas em sua maioria, por isso muitas vezes também são chamadas de “intervenção urbana”, são realizadas principalmente no centro das grandes cidades. O maior motivo para essa tendência é a visibilidade que buscam alcançar ou a relação com o tema abordado, mas nada impede que o artista ou grupo artístico realizem suas manifestações em outras localidades.
Podem ser realizadas de vários modos, como o grafite, cartazes, encenações teatrais ao ar livre, entre várias outras maneiras, o fator principal é a criatividade do artista. O objetivo independentemente do modo de realização, consiste na utilização da arte para evidenciar algum objeto ou situação cotidiana, gerando questionamentos, comentários e transformações sobre o tema tratado.
O processo de criação, se resume a identificar um assunto que é válido ser debatido, depois escolher um local e por fim planejar o ato artístico que será realizado. Por exemplo: uma intervenção que poderia chamar a atenção das pessoas para pensarem um pouco sobre a correria do dia-a-dia.
Essa manifestação poderia ser feita ao escrever um poema em uma estação de metrô, fora de ordem, com palavras embaralhadas. O poema abordaria esse assunto e teria palavras relacionadas, assim quem passasse pelo local ficaria primeiramente curioso e consequentemente pararia um pouco, para questionar sobre isso.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10817861#readmore
Observação: Amplie o conhecimento pesquisando no YouTube algumas formas de intervenção artísticas.
2ª aula
Após ter lido o texto na primeira aula: Crie um projeto de intervenção artística, podendo ser relacionada as artes visuais, dança, teatro ou música, podendo haver a mistura destas linguagens.
Obs. Nesta atividade você poderá descrever um projeto de intervenção (relatar), ou fazer um desenho desta intervenção que irá criar.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020

BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades: Localizar as informações nos textos e  imagens.
Atividade: Questões (foco: leitura, interpretação de textos e imagens)

Tempo para realização: Uma semana.       De 11/05 até 15/05(Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
















Cadeias e Teias alimentares

Observem os esquemas a seguir e responda às questões:


1. Qual o significado das setas?
 2. Quais são os produtores representados na cadeia e na teia?
3. Qual o papel dos decompositores? Eles devem ser inseridos na cadeia alimentar? Comente.
 4. Cite exemplos de consumidores presentes nos esquemas, classificando em primários, secundários e terciários.

Faça uma pesquisa sobre “Relações Ecológicas”
Após a pesquisa sobre relações ecológicas, observe as imagens abaixo e responda às questões:

1)    Que tipo de relação as imagens representam?
2)    Você conhece outros tipos de relações entre os seres vivos além das observadas nas imagens? Dê exemplos.
3)    Indique, para cada uma das relações, se estão envolvidos indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes.
4)     É possível verificar se as relações observadas são ou não benéficas para os envolvidos?
5)    Faça um breve resumo sobre a pesquisa  de Relações Ecológicas:

OBSERVAÇÂO: Entregar as respostas via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, ano e nome da escola.
Pessoal não façam as respostas a lápis. Recebi algumas atividades onde os alunos fizeram e depois me encaminharam a foto e ficou ilegível para ler.


FILOSOFIA


ATIVIDADE DE FILOSOFIA   (15 a 19 de junho)

DISCIPLINA: FILOSOFIA
FAZER  A ATIVIDADE DE FILOSOFIA NO CADERNO ,MOSTRAR NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão Crítica.
As origens do pensamento político: a pólis grega

A política surge na Grécia clássica, no século VI a. C., um período em que o homem abandona a mitologia e o simbolismo, e passa a explicar racionalmente a sua existência no mundo que o circunda. É nesse período que nasce a pólis grega, acontecimento decisivo que provocou grandes alterações na vida social e política dos homens.
 Nesse contexto, a democracia surge como uma possibilidade de se resolverem as diferenças por meio do entendimento mútuo e de leis que primassem pela isonomia entre todos; leis estas que pudessem refletir os anseios do interesse comum dos cidadãos.
A originalidade das cidades gregas se centra justamente na possibilidade de se debaterem os problemas de interesse comum em reuniões de cidadãos chamadas de “assembleias”, que aconteciam em um espaço público conhecido como “ágora”.
Isso significa que as decisões passaram a ser tomadas por consenso, o que acarreta persuadir, convencer, justificar e explicar, não se dispondo mais da força, dos privilégios e da autoridade de origem divina, diferentemente do que ocorria antes, em que a imposição, a violência, a obediência, o privilégio, a tradição e o medo eram as formas de exercício do poder.

A linguagem, por meio do diálogo e da discussão, passa a ocupar um papel primordial para conviver-se na pólis, pois por meio dela se rompe com a violência, com o uso da força e do medo, na medida em que, em princípio, todos os falantes têm no diálogo os mesmos direitos: interrogar, questionar, contra argumentar, etc. A razão passa a se sobrepor à força, tornando-se uma forma de controlar o exercício do poder.

É a expressão da individualidade, por meio do debate, que faz nascer a política, libertando o homem dos exclusivos desígnios divinos, e permitindo a ele mesmo tecer seu destino em praça pública. Por conseguinte, podemos dizer que o cidadão da pólis participava dos destinos da cidade por meio do uso da palavra em praça pública.


ATIVIDADES

1)    Na Grécia Antiga, o que era Política?


2)    Atualmente as mulheres brasileiras tem direitos políticos? Dê exemplos da participação das mulheres na Política?

3)    As pessoas da Comunidade em que você vive participam das decisões a respeito de melhorias no bairro?


4)    Cite duas formas de participação política?

SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE


ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: O poder da Observação
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão – Opinião
Atividade
Com continuidade da ultima atividade, faça uma reflexão por escrito, o que é para você, respeito mutuo.
Quando ele deve estar presente?
Segue texto pra leitura e reflexão sobre o tema:
https://www.meusdicionarios.com.br/respeito-mutuo
Fazer por escrito sua reflexão e enviar para o e-mail abaixo.
.
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.

FISICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)

CONTEÚDOS: ENERGIA MECÂNICA

ATIVIDADES
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.

O que significa energia mecânica?

A energia mecânica é a capacidade de um corpo realizar algum trabalho. Ou seja, a capacidade de entrar em movimento, seja por meio da propulsão de uma mola, do efeito da gravidade ou de uma outra força exercida sobre esse objeto.
Quando essa aptidão para realizar um trabalho está relacionada ao movimento, chamamos de energia cinética (ou energia atual). Se esse trabalho estiver relacionado com a posição do corpo, chamamos de energia potencial.
A energia potencial, por sua vez, pode ser dividida em dois tipos: a energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Vamos ver com um pouco mais de detalhes cada uma delas.

 

Tipos de energia mecânica

Como já falamos, existem três tipos de energia mecânica: a energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.
A primeira delas, a energia cinética, é o resultado da transferência de energia de um sistema que é capaz de movimentar um corpo. O carro, por exemplo, depende da energia gerada em seu motor ser transferida para as rodas, dando início ao movimento. Dá-se o nome de energia cinética essa capacidade do carro se movimentar.
A fórmula para calcular a energia cinética leva em consideração a massa do corpo e a velocidade de movimento. Portanto, para calculá-la, utilizamos a seguinte fórmula:

Ecin=m.v^2/2
Lembrando que: m = massa/ v = velocidade

Princípios da conservação da energia mecânica

Já sabemos que é impossível “criar” um tipo de energia. Sabemos que as energias são transferidas de um corpo para o outro, como o Sol que transfere sua energia por meio da luz e do calor. Assim, uma planta, por exemplo, consegue absorver a energia solar e transformá-la a seu favor.

O princípio da conservação da energia mecânica fala que os corpos permanecem apenas com forças conservativas em um sistema isolado. Ou seja, um corpo em queda livre perderá sua energia potencial gravitacional mas ganha velocidade, de maneira a aumentar sua energia cinética.

Em casos em que não há atritos, a perda de energia potencial gravitacional será igual ao aumento da energia cinética. Da mesma forma, se um objeto for lançado para o alto, o ganho de energia potencial gravitacional entre dois pontos é o mesmo que a diminuição cinética.

 

Dispositivos que convertem energia mecânica em energia elétrica

Como dissemos, um tipo de energia pode ser transformado em outro tipo. Assim, é possível transformar energia mecânica em energia elétrica. Isso é bastante comum nos geradores elétricos utilizados para suprir a demanda de eletricidade quando a companhia de luz apresenta falhas na rede elétrica ou quando não há a prestação desse serviço, por exemplo.

O tipo mais comum de gerador elétrico é o dínamo. Ele tem esse nome graças à palavra grega “dynamis”, que significa força. Esse objeto é capaz de transformar a energia mecânica em elétrica. O dínamo utiliza basicamente um ímã fixo e um ímã móvel, rodeado por uma bobina elétrica (geralmente um fio de cobre enrolado em espiral) sem que a bobina tenha contato com o ímã.

Esse mecanismo converte a energia mecânica presente na rotação de seu eixo, que utiliza a intensidade eletromagnética produzida pelos ímãs para atravessar a bobina que, ao ser conectada às cargas, promove a circulação de correntes elétricas pelos fios.


·                 PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.

ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 1 TERMO A + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM
QUIMICA/PROFªEDJANE
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 1ºTemo A , B e C     e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas

Com base no texto responda as questões:
Leia o seguinte texto:




De acordo com a aula sobre fenômenos químicos e físicos do dia 08 de junho, no Centro de Mídias SP, responda as questões abaixo com base no texto “O homem que descozinhou um ovo”:

1- O texto apresenta as tentativas de um cozinheiro ao preparar um suflê de queijo. Se você conhece esse prato, explique como ele é; caso não o conheça, procure sua receita na internet e faça o preparo desse prato, como uma atividade prática, relatando como foi o preparo do prato, se vc gostou ou não.
2- Qual o procedimento adotado pelo cozinheiro é responsável pela transformação química do ovo cru em ovo frito ou cozido?
3- Segundo o texto, qual a temperatura é considerada ideal para fritar ou cozinhar um ovo? Por quê?
4- Explique as dificuldades enfrentadas por uma pessoa para cozinhar um ovo na temperatura adequada em um fogão doméstico, considerando também os recursos de que se dispõe em uma cozinha.
5- “O que realmente importa é a temperatura em que se faz o ovo, e não o tempo de cozimento.” De que forma essa afirmação pode ser relacionada com o estudo das transformações da matéria?
6- Explique por que os alimentos crus são, geralmente, mais nutritivos que os cozidos.

7- Você acha que as pessoas deveriam mudar os hábitos alimentares e consumir mais alimentos crus? Justifique.
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
1.    A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
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2.    Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
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3.    Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
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4.    Qual é a definição para a sigla PIB?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.





HISTÓRIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC – EJA – Prof.: Sérgio - noite – semana: de 15 a 19/06/2020
             TEMA: A CONDIÇÃO DAS MULHERES GREGAS NA SOCIEDADE

Proposta: Realize uma pesquisa sobre a condição da mulher na Grécia Antiga, seu papel na vida privada e na sociedade, e identifique as suas contribuições nesse período.
O texto abaixo pode ajudá-lo nessa reflexão:
A posição da mulher na Grécia.
 Eis os conselhos que um bom marido faz à sua mulher: “É mais honesto para a mulher ficar em casa do que estar sempre saindo; e é mais vergonhoso para o homem ficar em casa do que fora, tratando de negócios. Portanto, deverás permanecer em casa, mandar acompanhar teus servos encarregados dos trabalhos externos e fiscalizar pessoalmente aqueles que trabalham dentro de casa. Deverás receber o que for trazido e distribuir os mantimentos que devem ser usados; com relação ao dispensável, tu deverás zelar para que não se gaste num mês o que estiver destinado ao ano inteiro. Quando te trouxerem lã, tu mandarás fiar e tecer vestuário para aqueles que deles estiverem necessitando; igualmente, terás que zelar para que os alimentos secos estejam bons para comer. Entretanto, uma das tuas funções que, talvez, te agradará menos: se algum de teus escravos ficar doente, deverás cuidar dele até sua cura completa.
                                                                                                   XENOFONTE, Econômico. (Tradução livre). Disponível em: Acesso em 04 dez.2019.
a) Citando um trecho do texto, destaque a importância da mulher para a economia das Cidades Estado (pólis) gregas.

                               O HOMEM GREGO E A PÓLIS
  Leia o fragmento da obra “A Política”, do filósofo grego Aristóteles (384 a.E.C - 322 a.E.C.), para responder a atividade proposta em seu caderno.
  Fica claro, portanto, que a cidade participa das coisas da natureza, que o homem é um animal político, por natureza, que tem que viver em sociedade, e que aquele que, por instinto e não por inibição de qualquer conjuntura, deixa de participar de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem. Esse indivíduo é merecedor, segundo Homero, da censura de um sem-família, sem leis e sem lar. Pois ele tem sede de combates, não é capaz de se submeter a nenhuma obediência.                                                             Fonte: ARISTÓTELES. A Política. (Tradução livre). Disponível em: Acesso em 05 dez. 2019.
a) Com base no fragmento acima, e também em suas pesquisas, explique qual é a importância que o filósofo grego atribui à relação entre o homem e a cidade, ao afirmar que somos um animal político.
b) A Cidade Estado, ou pólis, é a forma clássica de como as cidades gregas se organizavam politicamente. Explique o conceito de Cidade Estado e diferencie-o do conceito político de cidade contemporânea adotado no Brasil.
c) Conforme a afirmação de Aristóteles, o homem é um animal naturalmente político que habita e se faz feliz na cidade. Ao refletirmos sobre democracia grega ateniense, podemos afirmar que ela foi um lugar de participação de todos que habitavam a pólis? Justifique sua resposta.

Sugestões de sites para pesquisa: www.mundovestibular.com.br; www.mundoeducacao.uol.com.br; www.brasilescola.uol.com.br.

Enviar as atividades para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFªMªANTONIA


Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 15 à 19 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 1o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo: Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre EXPRESSÕES COM PREPOSIÇÕES
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO


1º E/ F – 1º TB/TC – Professor THIAGO.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: thiagomhz@gmail.com

Tempo para realização: Uma semana.
    15/06 até 19/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
 





 Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.



PRÁTICA DE LEITURA e ESCRITA



I-                Relacione o enunciado abaixo com o texto da atividade anterior (de 08/06 até 12/06), reflita e escreva o que você entendeu.



 “A internet facilitou a informação, mas restringiu a capacidade de reflexão e de algumas relações humanas”.

MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Periodo 15 a 19 de junho.


Atividades Matemática
1-      Realize um pequeno resumo sobre o conceito de par ordenado e seu contexto na construção de gráficos.




2-      Realize uma pesquisa sobre plano cartesiano e o uso para a construção de gráficos para função do primeiro grau. Cite exemplos.





CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br






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1ºTC/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE


PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS
2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA:
Arte 1ºTA, 1ºTB, 1ºTC
CONTEÚDOS:
Intervenção artística
1º aula
Leia o Texto:
Intervenções artísticas, são manifestações por meio da arte. Sendo urbanas em sua maioria, por isso muitas vezes também são chamadas de “intervenção urbana”, são realizadas principalmente no centro das grandes cidades. O maior motivo para essa tendência é a visibilidade que buscam alcançar ou a relação com o tema abordado, mas nada impede que o artista ou grupo artístico realizem suas manifestações em outras localidades.
Podem ser realizadas de vários modos, como o grafite, cartazes, encenações teatrais ao ar livre, entre várias outras maneiras, o fator principal é a criatividade do artista. O objetivo independentemente do modo de realização, consiste na utilização da arte para evidenciar algum objeto ou situação cotidiana, gerando questionamentos, comentários e transformações sobre o tema tratado.
O processo de criação, se resume a identificar um assunto que é válido ser debatido, depois escolher um local e por fim planejar o ato artístico que será realizado. Por exemplo: uma intervenção que poderia chamar a atenção das pessoas para pensarem um pouco sobre a correria do dia-a-dia.
Essa manifestação poderia ser feita ao escrever um poema em uma estação de metrô, fora de ordem, com palavras embaralhadas. O poema abordaria esse assunto e teria palavras relacionadas, assim quem passasse pelo local ficaria primeiramente curioso e consequentemente pararia um pouco, para questionar sobre isso.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/10817861#readmore
Observação: Amplie o conhecimento pesquisando no YouTube algumas formas de intervenção artísticas.
2ª aula
Após ter lido o texto na primeira aula: Crie um projeto de intervenção artística, podendo ser relacionada as artes visuais, dança, teatro ou música, podendo haver a mistura destas linguagens.
Obs. Nesta atividade você poderá descrever um projeto de intervenção (relatar), ou fazer um desenho desta intervenção que irá criar.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020
BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades: Localizar as informações nos textos e  imagens.
Atividade: Questões (foco: leitura, interpretação de textos e imagens)

Tempo para realização: Uma semana.       De 11/05 até 15/05(Quatro aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
















Cadeias e Teias alimentares

Observem os esquemas a seguir e responda às questões:


1. Qual o significado das setas?
 2. Quais são os produtores representados na cadeia e na teia?
3. Qual o papel dos decompositores? Eles devem ser inseridos na cadeia alimentar? Comente.
 4. Cite exemplos de consumidores presentes nos esquemas, classificando em primários, secundários e terciários.

Faça uma pesquisa sobre “Relações Ecológicas”
Após a pesquisa sobre relações ecológicas, observe as imagens abaixo e responda às questões:

1)    Que tipo de relação as imagens representam?
2)    Você conhece outros tipos de relações entre os seres vivos além das observadas nas imagens? Dê exemplos.
3)    Indique, para cada uma das relações, se estão envolvidos indivíduos da mesma espécie ou de espécies diferentes.
4)     É possível verificar se as relações observadas são ou não benéficas para os envolvidos?
5)    Faça um breve resumo sobre a pesquisa  de Relações Ecológicas:

OBSERVAÇÂO: Entregar as respostas via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, ano e nome da escola.
Pessoal não façam as respostas a lápis. Recebi algumas atividades onde os alunos fizeram e depois me encaminharam a foto e ficou ilegível para ler.



FILOSOFIA


ATIVIDADE DE FILOSOFIA   (15 a 19 de junho)

DISCIPLINA: FILOSOFIA
FAZER  A ATIVIDADE DE FILOSOFIA NO CADERNO ,MOSTRAR NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão Crítica.
As origens do pensamento político: a pólis grega

A política surge na Grécia clássica, no século VI a. C., um período em que o homem abandona a mitologia e o simbolismo, e passa a explicar racionalmente a sua existência no mundo que o circunda. É nesse período que nasce a pólis grega, acontecimento decisivo que provocou grandes alterações na vida social e política dos homens.
 Nesse contexto, a democracia surge como uma possibilidade de se resolverem as diferenças por meio do entendimento mútuo e de leis que primassem pela isonomia entre todos; leis estas que pudessem refletir os anseios do interesse comum dos cidadãos.
A originalidade das cidades gregas se centra justamente na possibilidade de se debaterem os problemas de interesse comum em reuniões de cidadãos chamadas de “assembleias”, que aconteciam em um espaço público conhecido como “ágora”.
Isso significa que as decisões passaram a ser tomadas por consenso, o que acarreta persuadir, convencer, justificar e explicar, não se dispondo mais da força, dos privilégios e da autoridade de origem divina, diferentemente do que ocorria antes, em que a imposição, a violência, a obediência, o privilégio, a tradição e o medo eram as formas de exercício do poder.

A linguagem, por meio do diálogo e da discussão, passa a ocupar um papel primordial para conviver-se na pólis, pois por meio dela se rompe com a violência, com o uso da força e do medo, na medida em que, em princípio, todos os falantes têm no diálogo os mesmos direitos: interrogar, questionar, contra argumentar, etc. A razão passa a se sobrepor à força, tornando-se uma forma de controlar o exercício do poder.

É a expressão da individualidade, por meio do debate, que faz nascer a política, libertando o homem dos exclusivos desígnios divinos, e permitindo a ele mesmo tecer seu destino em praça pública. Por conseguinte, podemos dizer que o cidadão da pólis participava dos destinos da cidade por meio do uso da palavra em praça pública.


ATIVIDADES

1)    Na Grécia Antiga, o que era Política?


2)    Atualmente as mulheres brasileiras tem direitos políticos? Dê exemplos da participação das mulheres na Política?

3)    As pessoas da Comunidade em que você vive participam das decisões a respeito de melhorias no bairro?


4)    Cite duas formas de participação política?

SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIN FARAH MALUF PROFESSOR
PROFESSOR NANCIO
Plano de Aula Semanal e Blog da Escola - 2° BIMESTRE
Turma Ano ou Séria: 1° ANOS EJA: 1TC
Disciplina: SOCIOLOGIA Links: www.Google.com.br
Quantidade de aulas semanais: 02 aulas de 45 minutos
Período de: 15/06/20 A 19/06/2020 – Período da Noite
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
Conteúdo Aplicado:
Família, escola, vizinhança, trabalho
Habilidades e Competências Necessárias:
Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de comportamento e sociabilidade. Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção identitária
Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O aluno poderá usar os recursos que mais estiver a sua disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais, Links e outros, para complementação do seu trabalho. O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do próprio punho em folha de papel comum e sua identificação: nome completo, sala e disciplina. sendo que o trabalho deverá ter capa e deverá ser enviado para o E-mail do Professor.
Sistema de Avalição e Acompanhamento:
As avaliações é Predominantes de trabalhos e Pesquisas feitos com conteúdos baseados no Curriculo Paulista, Centro de Midia, Livros e outros recursos que os alunos obtenham.
Professor: Professor Coordenador:
Nancio Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br

pastornancio@gmail.com
FISICA/PROFºCARLOS
QUIMICA/PROFªEDJANE
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 1ºTemo A , B e C     e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas

Com base no texto responda as questões:
Leia o seguinte texto:




De acordo com a aula sobre fenômenos químicos e físicos do dia 08 de junho, no Centro de Mídias SP, responda as questões abaixo com base no texto “O homem que descozinhou um ovo”:

1- O texto apresenta as tentativas de um cozinheiro ao preparar um suflê de queijo. Se você conhece esse prato, explique como ele é; caso não o conheça, procure sua receita na internet e faça o preparo desse prato, como uma atividade prática, relatando como foi o preparo do prato, se vc gostou ou não.
2- Qual o procedimento adotado pelo cozinheiro é responsável pela transformação química do ovo cru em ovo frito ou cozido?
3- Segundo o texto, qual a temperatura é considerada ideal para fritar ou cozinhar um ovo? Por quê?
4- Explique as dificuldades enfrentadas por uma pessoa para cozinhar um ovo na temperatura adequada em um fogão doméstico, considerando também os recursos de que se dispõe em uma cozinha.
5- “O que realmente importa é a temperatura em que se faz o ovo, e não o tempo de cozimento.” De que forma essa afirmação pode ser relacionada com o estudo das transformações da matéria?
6- Explique por que os alimentos crus são, geralmente, mais nutritivos que os cozidos.

7- Você acha que as pessoas deveriam mudar os hábitos alimentares e consumir mais alimentos crus? Justifique.
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
1.    A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
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2.    Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
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3.    Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
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4.    Qual é a definição para a sigla PIB?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.





HISTÓRIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC – EJA – Prof.: Sérgio - noite – semana: de 15 a 19/06/2020
             TEMA: A CONDIÇÃO DAS MULHERES GREGAS NA SOCIEDADE

Proposta: Realize uma pesquisa sobre a condição da mulher na Grécia Antiga, seu papel na vida privada e na sociedade, e identifique as suas contribuições nesse período.
O texto abaixo pode ajudá-lo nessa reflexão:
A posição da mulher na Grécia.
 Eis os conselhos que um bom marido faz à sua mulher: “É mais honesto para a mulher ficar em casa do que estar sempre saindo; e é mais vergonhoso para o homem ficar em casa do que fora, tratando de negócios. Portanto, deverás permanecer em casa, mandar acompanhar teus servos encarregados dos trabalhos externos e fiscalizar pessoalmente aqueles que trabalham dentro de casa. Deverás receber o que for trazido e distribuir os mantimentos que devem ser usados; com relação ao dispensável, tu deverás zelar para que não se gaste num mês o que estiver destinado ao ano inteiro. Quando te trouxerem lã, tu mandarás fiar e tecer vestuário para aqueles que deles estiverem necessitando; igualmente, terás que zelar para que os alimentos secos estejam bons para comer. Entretanto, uma das tuas funções que, talvez, te agradará menos: se algum de teus escravos ficar doente, deverás cuidar dele até sua cura completa.
                                                                                                   XENOFONTE, Econômico. (Tradução livre). Disponível em: Acesso em 04 dez.2019.
a) Citando um trecho do texto, destaque a importância da mulher para a economia das Cidades Estado (pólis) gregas.

                               O HOMEM GREGO E A PÓLIS
  Leia o fragmento da obra “A Política”, do filósofo grego Aristóteles (384 a.E.C - 322 a.E.C.), para responder a atividade proposta em seu caderno.
  Fica claro, portanto, que a cidade participa das coisas da natureza, que o homem é um animal político, por natureza, que tem que viver em sociedade, e que aquele que, por instinto e não por inibição de qualquer conjuntura, deixa de participar de uma cidade, é um ser vil ou superior ao homem. Esse indivíduo é merecedor, segundo Homero, da censura de um sem-família, sem leis e sem lar. Pois ele tem sede de combates, não é capaz de se submeter a nenhuma obediência.                                                             Fonte: ARISTÓTELES. A Política. (Tradução livre). Disponível em: Acesso em 05 dez. 2019.
a) Com base no fragmento acima, e também em suas pesquisas, explique qual é a importância que o filósofo grego atribui à relação entre o homem e a cidade, ao afirmar que somos um animal político.
b) A Cidade Estado, ou pólis, é a forma clássica de como as cidades gregas se organizavam politicamente. Explique o conceito de Cidade Estado e diferencie-o do conceito político de cidade contemporânea adotado no Brasil.
c) Conforme a afirmação de Aristóteles, o homem é um animal naturalmente político que habita e se faz feliz na cidade. Ao refletirmos sobre democracia grega ateniense, podemos afirmar que ela foi um lugar de participação de todos que habitavam a pólis? Justifique sua resposta.

Sugestões de sites para pesquisa: www.mundovestibular.com.br; www.mundoeducacao.uol.com.br; www.brasilescola.uol.com.br.

Enviar as atividades para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br


INGLÊS/PROFªMªANTONIA


Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 15 à 19 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 1o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo: Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre EXPRESSÕES COM PREPOSIÇÕES
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO


1º E/ F – 1º TB/TC – Professor THIAGO.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
E-mail: thiagomhz@gmail.com

Tempo para realização: Uma semana.
    15/06 até 19/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
 





Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.



PRÁTICA DE LEITURA e ESCRITA



I-                Relacione o enunciado abaixo com o texto da atividade anterior (de 08/06 até 12/06), reflita e escreva o que você entendeu.



 “A internet facilitou a informação, mas restringiu a capacidade de reflexão e de algumas relações humanas”.

MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Periodo 15 a 19 de junho.


Atividades Matemática
1-      Realize um pequeno resumo sobre o conceito de par ordenado e seu contexto na construção de gráficos.




2-      Realize uma pesquisa sobre plano cartesiano e o uso para a construção de gráficos para função do primeiro grau. Cite exemplos.





CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br








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