3º ENSINO MÉDIO e EJA SEMANA DE 26 A 29 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS
3ºA / MANHA

QUÍMICA

Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química -Turma:3ºA 2 aulas semanais
Conteúdo: Atmosfera como fonte de materiais para uso humano; Variáveis que podem interferir na rapidez das transformações; Processo químico em sistemas naturais e produtivos.
Habilidades e competências
Reconhecer que transformações químicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a presença de vários outros gases poluentes advento da indústria, da tecnologia e a ação nociva do ser humano, se misturam ao ar atmosférico causando alterações, afetando a saúde de todos os seres vivos.
Desenvolvimento
1ºpasso: Leitura do texto- Histórico de medição de qualidade do ar em São Paulo.
2ºpasso: Assista ao vídeo- “Mudanças climáticas” disponíveis em: https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqVSIMho
3ºpasso: Assista ao vídeo ambientais globais”.
4ºpasso: Registrar os pontos mais importantes do texto e dos vídeos.
5ºpasso: Resolva as questões e envie para o e-mail
1) Explique quais fatores de mudanças se deram em relação ao monitoramento da qualidade do ar nos anos de 1972 e 1981.
2) Qual o significado da sigla PROCONVE?
3) Explique como ocorreu a evolução do monitoramento por meio da CETESB?
4) Quais as consequências se não houvesse um monitoramento da qualidade do ar?
5) Por que devemos nos preocupar com a qualidade do ar?
6) Há benefícios no efeito estufa? Explique.
7) As mudanças climáticas podem ser causadas por ações humanas? Quais ações contribuem para estas mudanças?
8) Quais impactos o aquecimento global pode causar? E quais as ações importantes que você pode passar adiante?
9) O que são mudanças climáticas? Onde estão associadas ao homem?
10) Como é o ar que respiramos? Ele pode ser usado na indústria?
11) Como o ar atmosférico pode ser utilizado, além da respiração dos seres vivos?
Recursos
CMSP, blog da escola, vídeos, pesquisa na internet.
Avaliação
Registro dos pontos mais importantes no caderno e a resolução das questões para a entrega no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com

Não se esqueça de colocar o nome completo, serie e turma.




GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF.    
Série: 3º Anos : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura, assistência e interpretação de textos, mapas infográficos e fatos narrados no vídeo, em seguida responda as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar as características socioeconômicas, politicas e/ou étnico-religiosas da nova ordem mundial como forma de compreender as diferentes propostas de regionalização do espaço mundial.
 GEOGRAFIA : Globalização e regionalização econômica X Coronavirús.
Coronavírus escancara pobreza no Brasil e expõe a ausência de políticas públicas eficazes.


A crise provocada pelo coronavírus no Brasil escancarou as mazelas sociais e, o pior, tem aumentado a desigualdade em todas as regiões, principalmente naquelas que já apresentavam um histórico de pobreza extrema. A doença atinge em cheio a periferia do país e o aumento no número de contágio e de mortes demonstra o quanto o Brasil está despreparado para conter pandemia.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços públicos são precários para mais de 75% da população. O sistema de saúde é insuficiente e começa a entrar em colapso em alguns estados. A falta de saneamento básico ainda assola o país e 35 milhões de pessoas não têm acesso à água.
As regiões Norte e Nordeste são uma( duas ) das que mais sofrem com o enfrentamento à doença. Porém, não precisamos sair de São Paulo para constatar essa a realidade que nos assusta. Segundo o mapa epidemiológico da prefeitura da capital paulista, os bairros da zona sul apresentaram um substancial aumento no número de mortos, de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus, com incremento de 79% no registro de óbitos em menos de quinze dias.
O bairro com maior crescimento percentual no número de mortes na cidade, nos últimos quinze dias foi, Parelheiros, onde as vítimas fatais passaram de 24 para 58, registrando alta de 141%. Mesmo com esse salto na zona sul, a zona Leste continua sendo a região com maior registro de mortes pela covid-19. Já a Brasilândia, na Zona Norte, é o bairro com mais óbitos.
Esses dados evidenciam o que muita gente tenta ignorar: a pobreza no Brasil. Um quadro que não é de hoje, mas que a doença tem escancarado o quanto somos desiguais. Enquanto a classe média se protege em suas casas, compram pela internet e fazem home office, os mais pobres são obrigados a irem para as ruas para buscar o sustento de suas famílias. São mais de 38 milhões de brasileiros invisíveis ao Estado, que vivem na informalidade e não conseguem dela sair.
Sem falarmos das condições das moradias, que são indignas para grande parte da população. São famílias que muitas vezes têm apenas um ou dois cômodos onde chegam a viver até 10 pessoas. Como exigir isolamento social a estas pessoas? Além disso, muitos desses moradores não conseguem sequer manter a higiene básica, muito menos cumprir os protocolos que reduzem o risco de contaminação.
Reduzir a desigualdade de renda e social
A pandemia desnudou as mazelas do Brasil. E isso colocou em xeque nossas políticas públicas adotadas há muitos anos por diferentes governos. Mesmo as medidas emergenciais aprovadas pelo Congresso Nacional não são capazes de atenuar a situação. Até porque, como o próprio nome diz, são emergenciais. O país necessita com urgência de programas de médio e longo prazos, com a finalidade de reduzir a extrema pobreza e valorizar o nosso sistema público de saúde.
Em um vídeo que publiquei nas minhas redes sociais no final do ano passado, foquei bem essa necessidade de pensarmos em priorizar a redução da desigualdade social. Isso se faz com educação de qualidade, cursos de qualificação profissional para jovens e adultos, incentivo ao primeiro emprego e o estímulo ao trabalho formal. Com salários melhores e com garantias de recebimento, a população mais pobre pode se organizar melhor, aumentar o consumo em suas cidades, ou seja, dinamizar a economia.
No Congresso Nacional há muitos projetos importantes que visam a melhoria do país. Muitos deles estão ligados à ampliação do saneamento básico e à melhoria no SUS. São iniciativas importantíssimas para impulsionar o desenvolvimento do país. Temos também “PLs” que visam o incentivo fiscal às empresas, incentivando-as na criação de vagas formais. Além disso, demos início às discussões em torno das reformas tributária e administrativa. São reformas importantíssimas que devemos priorizar se quisermos tirar o Brasil da estagnação econômica e de uma recessão.
Infelizmente, por conta da pandemia, alguns debates foram adiados para votarmos medidas emergenciais e que ajudam retirar os brasileiros do sufoco inesperado, causado pelo coronavírus. O Congresso Nacional está fazendo de tudo para ajudar os brasileiros e, logo, voltaremos a discutir as agendas de crescimento econômico. Por ora, o mais importante, é contermos o avanço ainda maior da desigualdade. Do contrário, sofreremos as consequências por muitos e muitos anos.
Por:  Paulinho da Força / Deputado federal por São Paulo.
 Em 24 de maio de 2020.
Dados adicionais:
Não se esqueça de considerar que o governo, empresas e até ONGs, estão oferecendo ajuda e mesmo assim muitas pessoas, estão conseguindo fazer alguns trabalhos alternativos, exemplo: marmitex, bolos, pães caseiros, bolos e doces que contribuem para a sua renda mensal.
Será que as nossas vidas voltarem a sua rotina normal é mais importante que, preservar a saúde ou a própria vida, podemos obter um ganho adicional e ao mesmo tempo ariscar a vida dos nossos familiares.
Estatísticas anunciadas pelas prefeituras de 15 cidades da Grande São Paulo mostram número 35% maior de casos confirmados e 44% superior de mortes por coronavírus do que os dados oficiais apontam.
Assista ao vídeo disponível em:
< https://globoplay.globo.com/v/8496098/ >    Acesso em 25 / 05 / 2020.
Por SP2  —  São Paulo -- 20/04/2020 20h56  Atualizado há um mês.

Após assistir ao vídeo responda as questões:

1)      A pandemia do Coronavirús, tem mostrado aos brasileiros e ao governo um problema ainda maior da população brasileira. Qual é esse problema e como ele afeta a milhões de brasileiros, explique.

2)      Que ações são necessárias para reduzir as desigualdades social e de renda?


3)      Quais regiões na cidade tem maior número de infectados com o Coronavirús: contagiados e mortos.

4)      Segundo a reportagem o número real de casos do Coronavirús é, maior do  o governo estadual tem divulgado.

a)    Quão maior  é esse número?

b)    Quais são as formas de contagio e quais são os meios de autoproteção individual e prevenção ao contagio?        

Responda no caderno e aguarde orientações para o envio ou entrega.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome acima de cada página com número e série.
Envie para: djairsantos@prof.educação.sp.gov.br
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’

HISTORIA

COMUNICADO IMPORTANTE


ALUNOS DO  3A

HISTÓRIA PROFESSOR SILVIO

Os alunos que não finalizaram e enviaram as atividades ainda dá tempo de fazer e enviar para o seguinte endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com

LLEMBREM-SE DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE






INGLÊS
3ª A - Prof.ª Silvana Língua Inglesa – e-mail Silvana.ingles34@yahoo.com
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da atividade: 25/05 à 29/05/2020.
Habilidades: Ler, Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar dicionário para tradução do texto e responder às questões propostas




Read the text below to answer activities (Leia o texto abaixo para responder à atividade).
Malala Yousafzai − Nobel lecture
In my own village, there is still no secondary school for girls. And it is my wish and my commitment, and now my challenge to build one so that my friends and my sisters can go there to school and get quality education and to get this opportunity to fulfil their dreams.
This is where I will begin, but it is not where I will stop. I will continue this fight until I see every child, every child in school. [...] My great hope is that this will be the last time, this will be the last time we must fight for education.
Available at: <https://www.nobelprize.org/prizes/peace/2014/yousafzai/26074-malala-yousafzai-nobel-lecture-2014/>.

1. According to the text, which of the alternatives below is a true statement?
a) Malala fights for boys to be more educated than girls.
b) Malala fights for equal opportunities in education for boys and girls.
c) There is no need to fight because girls already go to secondary schools.
d) There are no necessary fights because girls and boys are equally educated.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºB / NOTURNO

Língua Portuguesa

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B; 3º ano C

Período: 28 e 29/05.

As dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Considerando a SEI (Semana de Estudos Intensivos) a proposta é que os educandos revisem os conteúdos anteriores ou realizem alguma atividade que, porventura não tenha sido realizada ainda. Além disso, sugere-se que os estudantes continuem acompanhando as aulas ministradas pelo App Centro de Mídias, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3ºC / NOTURNO

Língua Portuguesa


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B; 3º ano C

Período: 28 e 29/05.

As dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Considerando a SEI (Semana de Estudos Intensivos) a proposta é que os educandos revisem os conteúdos anteriores ou realizem alguma atividade que, porventura não tenha sido realizada ainda. Além disso, sugere-se que os estudantes continuem acompanhando as aulas ministradas pelo App Centro de Mídias, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos.







--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTA /NOTURNO

INGLÊS

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
28 e 29/05/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês3ºs Termos A, 
             

CONTEÚDOS:






HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas e compreensão auditiva (listenig)


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.      Qual é o sonho da Mônica?
2.      Quais são os países citados na história?
3.      Em um dicionário online, pode ser o Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR ou um de sua preferência, busque o significado das palavras: samples, leans, side, layers, snacking e yummy
4.      No mesmo dicionário você consegue ouvir as palavras, ouça cada uma individualmente e escreva como entende
Samples:
Leans:
Side:
Layers:
Snacking:
Yummy:

Aula 2
1.      Responda T (true) ou F (false)
a)      Magali quer conhecer a Disney. True (   ) False (   )
b)      O sonho da Monica é conhecer a Europa. True (   ) False (   )
c)      Magali não gosta de ir ao Toddy’s Bake Shop. True (   ) False (   )
2.      Faça um resumo do que entendeu da historinha, pode ser em Inglês ou Português

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula



DATA: ___/__/_



HISTORIA

COMUNICADO IMPORTANTE


ALUNOS DO 3TA

HISTÓRIA PROFESSOR SILVIO

Os alunos que não finalizaram e enviaram as atividades ainda dá tempo de fazer e enviar para o seguinte endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com

LLEMBREM-SE DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE



BIOLOGIA


E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO A      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  Auto avaliação

Atividade:  Relato Pessoal

Tempo para realização: Uma semana.       De 26/05 até 29/05 ( Duas aulas de 45   minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos














Atividade-Semana de Recuperação Intensiva
Após realizar as atividades proposta durante a pandemia do COVID-19, faça um relato pessoal dos pontos positivos e negativos sobre o seu processo de aprendizagem à distância. (Atividade para todos)

Neste período de 26/05 à 29/05 serão aceitas as atividades anteriores, caso não tenham sido enviadas nas datas corretas. (APENAS QUEM NÃO ENVIOU)
OBSERVAÇÂO: Entregar o relato e as atividades pendentes  via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, ano e nome da escola.
Pessoal não façam nada  a lápis. Recebi algumas atividades onde os alunos fizeram e depois me encaminharam a foto e ficou ilegível para ler.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTB / NOTURNO

INGLÊS



MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
28 e 29/05/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3ºs Termos  B 
             

CONTEÚDOS:






HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas e compreensão auditiva (listenig)


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.      Qual é o sonho da Mônica?
2.      Quais são os países citados na história?
3.      Em um dicionário online, pode ser o Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR ou um de sua preferência, busque o significado das palavras: samples, leans, side, layers, snacking e yummy
4.      No mesmo dicionário você consegue ouvir as palavras, ouça cada uma individualmente e escreva como entende
Samples:
Leans:
Side:
Layers:
Snacking:
Yummy:

Aula 2
1.      Responda T (true) ou F (false)
a)      Magali quer conhecer a Disney. True (   ) False (   )
b)      O sonho da Monica é conhecer a Europa. True (   ) False (   )
c)      Magali não gosta de ir ao Toddy’s Bake Shop. True (   ) False (   )
2.      Faça um resumo do que entendeu da historinha, pode ser em Inglês ou Português

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula



DATA: ___/__/_


HISTORIA

COMUNICADO IMPORTANTE


ALUNOS DO  3TB

HISTÓRIA PROFESSOR SILVIO

Os alunos que não finalizaram e enviaram as atividades ainda dá tempo de fazer e enviar para o seguinte endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com

LLEMBREM-SE DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE

BIOLOGIA


E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  Auto avaliação

Atividade:  Relato Pessoal

Tempo para realização: Uma semana.       De 26/05 até 29/05 ( Duas aulas de 45   minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos














Atividade-Semana de Recuperação Intensiva
Após realizar as atividades proposta durante a pandemia do COVID-19, faça um relato pessoal dos pontos positivos e negativos sobre o seu processo de aprendizagem à distância. (Atividade para todos)

Neste período de 26/05 à 29/05 serão aceitas as atividades anteriores, caso não tenham sido enviadas nas datas corretas. (APENAS QUEM NÃO ENVIOU)
OBSERVAÇÂO: Entregar o relato e as atividades pendentes  via e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, ano e nome da escola.
Pessoal não façam nada  a lápis. Recebi algumas atividades onde os alunos fizeram e depois me encaminharam a foto e ficou ilegível para ler.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTC / NOTURNO

INGLÊS


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
28 e 29/05/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3ºs Termos C
             

CONTEÚDOS:






HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas e compreensão auditiva (listenig)


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.      Qual é o sonho da Mônica?
2.      Quais são os países citados na história?
3.      Em um dicionário online, pode ser o Google tradutor https://translate.google.com.br/?hl=pt-BR ou um de sua preferência, busque o significado das palavras: samples, leans, side, layers, snacking e yummy
4.      No mesmo dicionário você consegue ouvir as palavras, ouça cada uma individualmente e escreva como entende
Samples:
Leans:
Side:
Layers:
Snacking:
Yummy:

Aula 2
1.      Responda T (true) ou F (false)
a)      Magali quer conhecer a Disney. True (   ) False (   )
b)      O sonho da Monica é conhecer a Europa. True (   ) False (   )
c)      Magali não gosta de ir ao Toddy’s Bake Shop. True (   ) False (   )
2.      Faça um resumo do que entendeu da historinha, pode ser em Inglês ou Português

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula



DATA: ___/__/_

HISTORIA

COMUNICADO IMPORTANTE


ALUNOS DO 3TC

HISTÓRIA PROFESSOR SILVIO

Os alunos que não finalizaram e enviaram as atividades ainda dá tempo de fazer e enviar para o seguinte endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com

LLEMBREM-SE DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTD / NOTURNO
HISTORIA

COMUNICADO IMPORTANTE


ALUNOS DO  3TD

HISTÓRIA PROFESSOR SILVIO

Os alunos que não finalizaram e enviaram as atividades ainda dá tempo de fazer e enviar para o seguinte endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com

LLEMBREM-SE DE COLOCAR NOME COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE





Nenhum comentário:

Postar um comentário