segunda-feira, 29 de junho de 2020

8ºANOS FINAIS SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 29 DE JUNHO  A 03  DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFºDENIS


Eletiva Grana no Bolso   

                                                  Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

2º Bim- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à  03.07




          Olhando a imagem acima com a definição dos perfis de investidor e assistindo o Link abaixo: <https://www.youtube.com/watch?v=iF87l_ppZdc>,
Vocês saberiam dizer qual o seu perfil e de seus familiares? Colete essas informações e envie para o professor no e-mail abaixo.

Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;       Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


ELETIVAS/PROFªJOBIANE
E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 29/06/2020 A 03/07/2020.

 ELETIVA - ESPORTE E LAZER - 8º ANO
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

AULA 1 - TEMA: RACISMO


Ø  ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o documentário sobre Afrobatuques

AULA 2 - TEMA: RACISMO


ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE Pesquisar sobre a origem das danças e enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com em documento Word ou PDF da foto do caderno.
Ø  Capoeira,
Ø  Carimbó,
Ø  Ciranda,
Ø  Congada e

Ø  Folia de Reis
ELETIVAS/PROFªDAYANE
ESPORTE E LAZER
              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ DIA 08/07/2020

CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos, games e tv;
ATIVIDADES

·       Leitura de texto: Qual a diferença entre jogo e esporte?

O jogo é definido como uma atividade de caráter lúdico com normas livremente estabelecidas pelos participantes.
O esporte, por sua vez, tem regras preestabelecidas pelas diferentes instituições que regem cada modalidade esportiva, sejam ligas, federações, confederações ou comitês olímpicos. A busca pela vitória e competividade também está presente.
Na maior parte das vezes, o esporte requer esforço físico dos participantes, mas isso não é regra. Um exemplo é o xadrez, jogo que também é reconhecido como esporte. Na sala de aula, tanto as atividades esportivas como os jogos são importantes, pois ajudam no desenvolvimento integral de crianças e jovens, contribuindo nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais.
Consultoria Larissa Rafaela Galatti, pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (Gepesp) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

·       Descrever quais jogos você já praticou na escola e no seu lazer;
·       Descrever quais esportes que você já praticou na escola e no seu lazer?
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 08/07/2020


ELETIVAS/PROFªLUCILENE
Alimentação Saudável
E. E. Salim Farah Maluf
SEMANA DE 29/06 À 03/07
Disciplina: Alimentação Saudável
Turma: 8ºD 2 aulas semanais
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema:
Alimentos reguladores
Recomendações:
Pesquisar os sites: www. tuasaude.com.br >alimentos-reguladores ; minutos saudável; viva assim..com.br. e responda as questões a seguir
1) O que são alimentos reguladores?
2) Qual é a origem dos alimentos reguladores?
3) Quais são os alimentos reguladores que nós consumimos? Faça uma tabela dividindo-os em três grupos.
4) Além de reguladores, qual é a outra função que estes alimentos desempenham?
5) Para que servem os alimentos reguladores?
6) Por que é importante o consumo de alimentos reguladores?
7) Quais são os benefícios dos alimentos reguladores?
8) Quais são os alimentos reguladores que contem altas concentrações de vitaminas? E qual função desempenham no organismo?
9) As fibras são muito importantes no grupo dos alimentos reguladores. Por quê? Quais são estes alimentos?
10) O que são verduras. Legumes e frutas? Por que devemos come-los?
Resolva as questões e as envie para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com , no assunto você devera colocar o nome completo, ano e turma e a semana que a atividade foi proposta.
Plantão de duvidas é na quarta-feira das 8:50 as 9:35 horas da manhã.
Fique bem!!!!!
Mas fique em casa.

Saudades

8ºA /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira (frevo, Masaka boys dancing viva a África, dança indígena “Canto Sagrado da Mãe Terra e dança contemporânea: Karup ou a questão do índio) e observar nas danças e anotar as seguintes questões:
1. Há materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços, ou objetos vocês observaram?
2. A dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?
3.Como são os movimentos da dança? Os movimentos são de torção, de dobrar ou de esticar?
4. De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais? Os movimentos são duros ou flexíveis?
5. O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápidos ou longo? As formas dos movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?
6. Onde foi realizada a apresentação? Como era o espaço de atuação?
7. A fluência de movimento corporal é livre ou controlada?

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__





CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
CIÊNCIAS FÌSICAS E BIOLÒGICAS
E. E. Salim Farah Maluf
SEMANA DE 29/06 À 03/07
Turmas: 8ºA e 8ºB 4 aulas semanais
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema:
Variação da população de seres vivos
Desenvolvimento:
Fazer a leitura do texto no caderno do aluno página 13.
Fazer a leitura do texto no livro didático nas páginas 106 e 107.
Responder as 06 questões da página 108 e as 06 questões da página 109 e me enviar via e-mail.
Retorne ao caderno do aluno e responda as 04 questões da página 14 a partir de uma pesquisa no departamento de zoonoses do seu município, e envie as para o e-mail.
Ao resolver suas atividades você devera encaminha-las para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com , no assunto devera conter nome completo, ano e série não esqueça de colocar a semana que a atividade foi postada.

Plantão de duvidas será na quarta-feira das 8:00 as 8:45 horas da manhã.
ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

Aula I: Agora tente realizar a outra atividade em dupla, ambos estando na posição em pé, no qual utilizando uma peça de roupa pendurada na parte de trás do corpo, marque um espaço delimitado no qual a dupla não pode ultrapassar. O objetivo é pegar essa peça do adversário sem que ele retire a sua, quem fizer primeiro vence.

Após fazer a atividade, reflita e responda as questões a seguir: 

1. Quais foram os principais movimentos presentes nas atividades? 
2. As atividades propostas podem ser associadas a algum tipo de luta? Qual? 
3. Quais foram as principais estratégias utilizadas para “atacar” ou “defender”? 
4. Nas vivências, algumas regras devem ser cumpridas? Por quê?
5. O respeito na prática das lutas é importantíssimo. Por quê? 
6. Quais procedimentos de segurança precisam ser considerados para garantir a integridade de todos?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Aula II: Assista ao vídeo através do link:


Faça a atividade:
Utilize um colchão e tente realizar alguns dos movimentos de amortecimento de quedas em sua casa, faça os movimentos partindo da posição sentada, não fique em pé ao tentar fazer esses exercícios devido a sua segurança.

Leia a descrição dos principais amortecimentos de quedas:

USHIRO UKEMI - sente-se no colchonete, estenda seus pés e braços e mantenha sua coluna ereta. Na primeira fase de movimento desta queda, você deve deitar no chão com suas costas, mantendo as pernas e braços estendidos para cima, sem encostar sua cabeça no chão. Na segunda fase, você deverá bater seus braços e palmas das mãos no colchonete.   
MAE UKEMI - na primeira fase do movimento desta queda, você deve ajoelhar-se no colchonete e manter a coluna ereta e os braços juntos ao corpo, com a palma das mãos e antebraços virados para frente. Na segunda fase você deverá bater braços e palmas das mãos no colchonete, sem encostar o tronco no chão, conforme figura ao lado.     
YOKO UKEMI - deite-se no colchonete de forma a ficar de lado, estenda a perna e braço, a palma da mão mais próxima ao chão, a outra perna fica flexionada, e o outro braço fica flexionado sobre o tronco. Na primeira fase do movimento, você deve trocar o lado em que está deitado, estender a perna que está flexionada e bater no colchonete o braço que estava sobre o tronco.

Agora escreva como foi sua experiência ao realizar essa atividade prática.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 29/06 á 03/07/2020





GEOGRAFIA / PROFº DJAIR.

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 29 do 06 a  03 do 07 de 2020.                                                                                               
Série: 8º Anos : A,B –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Analisar , Refletir o nosso papel em relação a sociedade , a nossa família e a escola EAD.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades:  Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque ou estresse.
 GEOGRAFIA :  Esta é uma atividade livre, não é necessário enviar respostas ou qualquer comprovante da realização desta atividade.
No entanto faça no caderno um registro do tema e da data.
A proposta é parar, refletir e analisar as muitas dificuldades que enfrentamos nesses dias.
Infelizmente são tempos difíceis para todos. Estamos atravessando um momento incerto em que precisamos evitar a rua e o contato humano para garantir o controle da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, mas não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes.
É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão. Enquanto isso, vamos buscar encontrar no nosso lar - aquele canto que escolhemos como nosso - um conforto e uma segurança. Vamos ligar para as pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como é importante que todas se cuidem.
Logo tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.
A ideia é trazer palavras de conforto para vocês. Força, juntos vamos passar por isto!

“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
Dalai Lama

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King

“Bom dia! Enquanto não melhora lá fora, vamos fazer o possível para melhorar nossa casa.”           ( Aqui dentro! )
Disponível em : < https://www.pensador.com/frases_de_motivacao_em_tempos_dificeis/  > acesso em 23/06/2020.

Faça no caderno um registro do tema e da data.
HISTÓRIA/PROFºWILSON
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 29 de junho a 03 de julho

TEMA: Tráfico de escravos

HABILIDADES: (EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.



          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.



1)    Fazer a atividade 8 do Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53 conforme segue.
Primeiro faça a leitura do gráfico, depois leia o texto, faça as anotações que considere necessárias para o entendimento e por último responda às  cinco questões propostas.
     
       


  




Fontes: Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 29/06/20 a 03/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade:
1)    Para falarmos em gastronomia, vamos inicialmente fazer uma pesquisa sobre alguns pratos típicos dos seguintes países: México, Estados Unidos e Portugal.

2)    Agora, pergunte aos seus pais ou familiares quais comidas eles costumavam comer quando eram crianças, o que eles mais gostavam de comer, se havia algum alimento que eles não gostavam, mas que tinham que comer, etc. Quais eram os pratos mais comuns nas festas que eles frequentavam quando eram crianças? Enfim, você pode criar suas próprias perguntas.

- Anote as perguntas e as respostas no caderno para as aulas da próxima semana.

Obs.: Essa pesquisa não precisa enviar.





LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
Composição
Na aula  anterior (22 a 26 de junho) vimos que a composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação.
 Veremos com mais detalhes nesta aula.
A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio.
Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor). Podemos verificar que a palavra é composta pelo verbo 'beijar' e pelo substantivo 'flor', as quais, juntas, formam o nome de um pássaro que se alimenta do néctar das flores. Desse modo, é formado um substantivo cujo significado é distinto das duas palavras que o compõem. Essa formação pode ocorrer com o sem o auxílio do hífen.
A criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de composição. As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio) e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
Os processos de Composição podem ocorrer de duas formas. Observe:
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos:
·         Para-raios
·         Passatempo
·         Pé de moleque
·         Segunda-feira
·         Guarda-roupa
·         Girassol
·         Audiovisual
·         Paraquedas
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos:
·         Pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada)
·         Planalto (plano + alto)
·         Aguardente (água + ardente)
·         Vinagre (vinho + acre)
·         Pernalta (perna + alta)
·         Boquiaberto (boca + aberta)
Além das palavras compostas, há em Português palavras primitivas, palavras derivadas e palavras simples.
·         Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor.
·         Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.
·         Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Clique no link e assista a vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema abordado: https://youtu.be/6XhwSMBs188

Transcreva esse texto em seu caderno, assista a vídeo aula no CMSP e faça as anotações pertinentes, pois iremos retomar essa lição nas aulas “presenciais”.

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682

Recados importantes:
Ø  Aproveita essa semana com mais tempo disponível por questão de pouca exigência do conteúdo, coloque as atividades do 1º Bimestre em dia, pois as mesmas são os documentos para registro de notas e frequência.
Ø  Caso já tenha enviado as atividades no e-mail anterior, por gentileza, reenviá-las nos contatos atualizados (acima).

Ø  Foram feitos grupos de estudos no Whatsapp de todos 8º anos para facilitar a interação entre professores e os alunos. 
MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 29/06 a 03/07 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA:   - Sequências recursivas e não recursivas (Retomada do conteúdo)      
                       - Dízimas periódicas: fração geratriz (Retomada do conteúdo)
                  
                     
Competências e habilidades/Objetivos

- (EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

-(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números seguintes.
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Fazer novamente a leitura/análise da resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas 65,66 e 67 e da Continuação da resolução exercícios da Situação de Aprendizagem 2, no caderno volume 2 São Paulo faz Escola Pág: 62,63 e 64.

Se preciso rever novamente os vídeos abaixo:



Resolver e entregar os exercícios abaixo:

1)    Na sequência dos números quadrados perfeitos positivos, vimos que a cada termo pode ser associada uma figura composta de pontos/quadradinhos.
a)    Explique a relação entre um número dessa sequência e a figura correspondente.
b)    Qual é o 7º termo dessa sequência e a figura correspondente.
c)     O número 150 faz parte dessa sequência? Explique por quê.

2) Dada a dízima periódica, diga de qual é a fração:
a) 0,44444...
b) 0,12525...
c) 0,54545...
d) 0, 04777...

3) Calcule a dízima periódica e diga se ela é simples ou composta:
a) 5/9
b) 7/3
c) 1/36
d) 5/11
e) 1/3


·       RECURSOS

- blog                          - internet
- e-mail                        - Google Classroom        - Whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS:Entregar os exercícios por meio do e-mail, whatsapp ou Classroom.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à 03.07

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

ü  6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem MEMÓRIAS E HISTÓRIAS, em seguida respondam  em seus Diários de  práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares  sua história é muito importante.  Em seguida envie para o professor por e-mail;

ü  7º Ano:
Leia Atividade 4: Como Será? no caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  8º Ano: 
Leia a Atividade 4: Conhecendo o território da comunidade, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  Ano: 
Baseado nas situações de aprendizagem 4, 5 e 6, entenda o conceito de “Árvore genealógica” em seguida construa uma que represente você em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  1º EM:
Leia a As marcas que recebo e deixo responda as questões da Atividade 4  do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Respeito; Confiança; Empatia; Imaginação criativa; Foco; Responsabilidade; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para prender; Determinação; Persistência



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TEC.E INOVAÇÃO /PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades 29/06/2020 a 03/062020
8º ano: A, B & C
CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA  61
   ATIVIDADE 3 – INFLUENCIADORES DIGITAIS
A atividade está sugerindo o seu desenvolvimento em grupo, porem sabemos que não será possível, vamos realizar individualmente discutiremos no grupo do Watts.
Quem são e o que fazem? Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e
até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em especial nas últimas
décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes
sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.

Pesquisar o que faz um influenciador digital e um Youtuber.
1-Redijam um relato para divulgar o resultado de sua pesquisa.
2. Refletir sobre sua produção textual assistindo ao vídeo “Influenciadores Digitais em debate no Mídia em Foco”.
Fonte: Influenciadores digitais em debate no Mídia em Foco. TV Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE> Acesso em 17 dez. 2019
segunda-feira
quarta-feira
8ºano A
8ºanoB
8ºano c
*********
Estou colocando nossas aulas na tabela acima, para vocês reverem e ajustar suas rotinas de estudo, lembrando que temos apenas 1 aula semanal!!!

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ºB /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira (frevo, Masaka boys dancing viva a África, dança indígena “Canto Sagrado da Mãe Terra e dança contemporânea: Karup ou a questão do índio) e observar nas danças e anotar as seguintes questões:
1. Há materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços, ou objetos vocês observaram?
2. A dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?
3.Como são os movimentos da dança? Os movimentos são de torção, de dobrar ou de esticar?
4. De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais? Os movimentos são duros ou flexíveis?
5. O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápidos ou longo? As formas dos movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?
6. Onde foi realizada a apresentação? Como era o espaço de atuação?
7. A fluência de movimento corporal é livre ou controlada?

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__

CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
CIÊNCIAS FÌSICAS E BIOLÒGICAS
E. E. Salim Farah Maluf
SEMANA DE 29/06 À 03/07
Turmas: 8ºA e 8ºB 4 aulas semanais
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema:
Variação da população de seres vivos
Desenvolvimento:
Fazer a leitura do texto no caderno do aluno página 13.
Fazer a leitura do texto no livro didático nas páginas 106 e 107.
Responder as 06 questões da página 108 e as 06 questões da página 109 e me enviar via e-mail.
Retorne ao caderno do aluno e responda as 04 questões da página 14 a partir de uma pesquisa no departamento de zoonoses do seu município, e envie as para o e-mail.
Ao resolver suas atividades você devera encaminha-las para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com , no assunto devera conter nome completo, ano e série não esqueça de colocar a semana que a atividade foi postada.

Plantão de duvidas será na quarta-feira das 8:00 as 8:45 horas da manhã.

ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D. 

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

Aula I: Agora tente realizar a outra atividade em dupla, ambos estando na posição em pé, no qual utilizando uma peça de roupa pendurada na parte de trás do corpo, marque um espaço delimitado no qual a dupla não pode ultrapassar. O objetivo é pegar essa peça do adversário sem que ele retire a sua, quem fizer primeiro vence.

Após fazer a atividade, reflita e responda as questões a seguir: 

1. Quais foram os principais movimentos presentes nas atividades? 
2. As atividades propostas podem ser associadas a algum tipo de luta? Qual? 
3. Quais foram as principais estratégias utilizadas para “atacar” ou “defender”? 
4. Nas vivências, algumas regras devem ser cumpridas? Por quê?
5. O respeito na prática das lutas é importantíssimo. Por quê? 
6. Quais procedimentos de segurança precisam ser considerados para garantir a integridade de todos?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Aula II: Assista ao vídeo através do link:


Faça a atividade:
Utilize um colchão e tente realizar alguns dos movimentos de amortecimento de quedas em sua casa, faça os movimentos partindo da posição sentada, não fique em pé ao tentar fazer esses exercícios devido a sua segurança.

Leia a descrição dos principais amortecimentos de quedas:

USHIRO UKEMI - sente-se no colchonete, estenda seus pés e braços e mantenha sua coluna ereta. Na primeira fase de movimento desta queda, você deve deitar no chão com suas costas, mantendo as pernas e braços estendidos para cima, sem encostar sua cabeça no chão. Na segunda fase, você deverá bater seus braços e palmas das mãos no colchonete.   
MAE UKEMI - na primeira fase do movimento desta queda, você deve ajoelhar-se no colchonete e manter a coluna ereta e os braços juntos ao corpo, com a palma das mãos e antebraços virados para frente. Na segunda fase você deverá bater braços e palmas das mãos no colchonete, sem encostar o tronco no chão, conforme figura ao lado.     
YOKO UKEMI - deite-se no colchonete de forma a ficar de lado, estenda a perna e braço, a palma da mão mais próxima ao chão, a outra perna fica flexionada, e o outro braço fica flexionado sobre o tronco. Na primeira fase do movimento, você deve trocar o lado em que está deitado, estender a perna que está flexionada e bater no colchonete o braço que estava sobre o tronco.

Agora escreva como foi sua experiência ao realizar essa atividade prática.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 29/06 á 03/07/2020



GEOGRAFIA / PROFº DJAIR.

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 29 do 06 a  03 do 07 de 2020.                                                                                               
Série: 8º Anos : A,B –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Analisar , Refletir o nosso papel em relação a sociedade , a nossa família e a escola EAD.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades:  Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque ou estresse.
 GEOGRAFIA :  Esta é uma atividade livre, não é necessário enviar respostas ou qualquer comprovante da realização desta atividade.
No entanto faça no caderno um registro do tema e da data.
A proposta é parar, refletir e analisar as muitas dificuldades que enfrentamos nesses dias.
Infelizmente são tempos difíceis para todos. Estamos atravessando um momento incerto em que precisamos evitar a rua e o contato humano para garantir o controle da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, mas não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes.
É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão. Enquanto isso, vamos buscar encontrar no nosso lar - aquele canto que escolhemos como nosso - um conforto e uma segurança. Vamos ligar para as pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como é importante que todas se cuidem.
Logo tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.
A ideia é trazer palavras de conforto para vocês. Força, juntos vamos passar por isto!

“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
Dalai Lama

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King

“Bom dia! Enquanto não melhora lá fora, vamos fazer o possível para melhorar nossa casa.”           ( Aqui dentro! )
Disponível em : < https://www.pensador.com/frases_de_motivacao_em_tempos_dificeis/  > acesso em 23/06/2020.

Faça no caderno um registro do tema e da data.
HISTÓRIA/PROFºWILSON
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 29 de junho a 03 de julho

TEMA: Tráfico de escravos

HABILIDADES: (EF08HI14Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.



          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.



1)    Fazer a atividade 8 do Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53 conforme segue.
Primeiro faça a leitura do gráfico, depois leia o texto, faça as anotações que considere necessárias para o entendimento e por último responda às  cinco questões propostas.
     
       


  





Fontes: Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 29/06/20 a 03/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade:
1)    Para falarmos em gastronomia, vamos inicialmente fazer uma pesquisa sobre alguns pratos típicos dos seguintes países: México, Estados Unidos e Portugal.

2)    Agora, pergunte aos seus pais ou familiares quais comidas eles costumavam comer quando eram crianças, o que eles mais gostavam de comer, se havia algum alimento que eles não gostavam, mas que tinham que comer, etc. Quais eram os pratos mais comuns nas festas que eles frequentavam quando eram crianças? Enfim, você pode criar suas próprias perguntas.

- Anote as perguntas e as respostas no caderno para as aulas da próxima semana.

Obs.: Essa pesquisa não precisa enviar.

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 29/06 a 03/07 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA:   - Sequências recursivas e não recursivas (Retomada do conteúdo)      
                       - Dízimas periódicas: fração geratriz (Retomada do conteúdo)
                  
                     
Competências e habilidades/Objetivos

- (EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

-(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números seguintes.
Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Fazer novamente a leitura/análise da resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas 65,66 e 67 e da Continuação da resolução exercícios da Situação de Aprendizagem 2, no caderno volume 2 São Paulo faz Escola Pág: 62,63 e 64.

Se preciso rever novamente os vídeos abaixo:



Resolver e entregar os exercícios abaixo:

1)    Na sequência dos números quadrados perfeitos positivos, vimos que a cada termo pode ser associada uma figura composta de pontos/quadradinhos.
a)    Explique a relação entre um número dessa sequência e a figura correspondente.
b)    Qual é o 7º termo dessa sequência e a figura correspondente.
c)     O número 150 faz parte dessa sequência? Explique por quê.

2) Dada a dízima periódica, diga de qual é a fração:
a) 0,44444...
b) 0,12525...
c) 0,54545...
d) 0, 04777...

3) Calcule a dízima periódica e diga se ela é simples ou composta:
a) 5/9
b) 7/3
c) 1/36
d) 5/11
e) 1/3


·       RECURSOS

- blog                          - internet
- e-mail                        - Google Classroom        - Whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS:Entregar os exercícios por meio do e-mail, whatsapp ou Classroom.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
Composição
Na aula  anterior (22 a 26 de junho) vimos que a composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação.
 Veremos com mais detalhes nesta aula.
A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio.
Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor). Podemos verificar que a palavra é composta pelo verbo 'beijar' e pelo substantivo 'flor', as quais, juntas, formam o nome de um pássaro que se alimenta do néctar das flores. Desse modo, é formado um substantivo cujo significado é distinto das duas palavras que o compõem. Essa formação pode ocorrer com o sem o auxílio do hífen.
A criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de composição. As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio) e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
Os processos de Composição podem ocorrer de duas formas. Observe:
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos:
·         Para-raios
·         Passatempo
·         Pé de moleque
·         Segunda-feira
·         Guarda-roupa
·         Girassol
·         Audiovisual
·         Paraquedas
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos:
·         Pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada)
·         Planalto (plano + alto)
·         Aguardente (água + ardente)
·         Vinagre (vinho + acre)
·         Pernalta (perna + alta)
·         Boquiaberto (boca + aberta)
Além das palavras compostas, há em Português palavras primitivas, palavras derivadas e palavras simples.
·         Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor.
·         Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.
·         Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Clique no link e assista a vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema abordado: https://youtu.be/6XhwSMBs188

Transcreva esse texto em seu caderno, assista a vídeo aula no CMSP e faça as anotações pertinentes, pois iremos retomar essa lição nas aulas “presenciais”.

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682

Recados importantes:
Ø  Aproveita essa semana com mais tempo disponível por questão de pouca exigência do conteúdo, coloque as atividades do 1º Bimestre em dia, pois as mesmas são os documentos para registro de notas e frequência.
Ø  Caso já tenha enviado as atividades no e-mail anterior, por gentileza, reenviá-las nos contatos atualizados (acima).


Ø  Foram feitos grupos de estudos no Whatsapp de todos 8º anos para facilitar a interação entre professores e os alunos. 

PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à 03.07

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

ü  6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem MEMÓRIAS E HISTÓRIAS, em seguida respondam  em seus Diários de  práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares  sua história é muito importante.  Em seguida envie para o professor por e-mail;

ü  7º Ano:
Leia Atividade 4: Como Será? no caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  8º Ano: 
Leia a Atividade 4: Conhecendo o território da comunidade, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  Ano: 
Baseado nas situações de aprendizagem 4, 5 e 6, entenda o conceito de “Árvore genealógica” em seguida construa uma que represente você em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  1º EM:
Leia a As marcas que recebo e deixo responda as questões da Atividade 4  do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Respeito; Confiança; Empatia; Imaginação criativa; Foco; Responsabilidade; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para prender; Determinação; Persistência



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TEC. E INOVAÇÃO /PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades 29/06/2020 a 03/062020
8º ano: A, B & C
CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA  61
   ATIVIDADE 3 – INFLUENCIADORES DIGITAIS
A atividade está sugerindo o seu desenvolvimento em grupo, porem sabemos que não será possível, vamos realizar individualmente discutiremos no grupo do Watts.
Quem são e o que fazem? Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e
até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em especial nas últimas
décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes
sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.

Pesquisar o que faz um influenciador digital e um Youtuber.
1-Redijam um relato para divulgar o resultado de sua pesquisa.
2. Refletir sobre sua produção textual assistindo ao vídeo “Influenciadores Digitais em debate no Mídia em Foco”.
Fonte: Influenciadores digitais em debate no Mídia em Foco. TV Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE> Acesso em 17 dez. 2019
segunda-feira
quarta-feira
8ºano A
8ºanoB
8ºano c
*********
Estou colocando nossas aulas na tabela acima, para vocês reverem e ajustar suas rotinas de estudo, lembrando que temos apenas 1 aula semanal!!!

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ºC /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira (frevo, Masaka boys dancing viva a África, dança indígena “Canto Sagrado da Mãe Terra e dança contemporânea: Karup ou a questão do índio) e observar nas danças e anotar as seguintes questões:
1. Há materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços, ou objetos vocês observaram?
2. A dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?
3.Como são os movimentos da dança? Os movimentos são de torção, de dobrar ou de esticar?
4. De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais? Os movimentos são duros ou flexíveis?
5. O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápidos ou longo? As formas dos movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?
6. Onde foi realizada a apresentação? Como era o espaço de atuação?
7. A fluência de movimento corporal é livre ou controlada?

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__

CIÊNCIAS - ANA PAULA


E E Salim Farah Maluf

Diretoria de Ensino Leste 3


Atividades de ciências Naturais
 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

Período: 29/06/2020 à 03/07/2020

Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.



Atividade:
Ler o texto e fazer um relatório do seu entendimento e responda as questões:
1-    Descreva a importância da reprodução:
2-    De acordo com o texto, qual a diferença de reprodução sexuada e assexuada:

Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie.[1]

Todos os (organismos) vivos resultam da reprodução a partir de organismos vivos pré-existentes, ao contrário do postulado pela teoria da geração espontânea. Os métodos conhecidos de reprodução podem agrupar-se, genericamente, em dois tipos: reprodução assexuada e reprodução sexuada. No primeiro caso, um indivíduo reproduz-se sem que exista a necessidade de qualquer partilha de material genético entre organismos. A divisão de uma célula em duas é um exemplo comum, ainda que o processo não se limite a organismos unicelulares. A maior parte das plantas tem a capacidade de se reproduzir assexuadamente, tal como alguns animais (ainda que seja menos comum). A reprodução sexuada implica a partilha de material genético, geralmente providenciado por organismos da mesma espécie classificados geralmente de "macho" e "fêmea". Em várias espécies, fêmeas possuem estratégias para controlar a inseminação do óvulo.   entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br



ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D. 

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

Aula I: Agora tente realizar a outra atividade em dupla, ambos estando na posição em pé, no qual utilizando uma peça de roupa pendurada na parte de trás do corpo, marque um espaço delimitado no qual a dupla não pode ultrapassar. O objetivo é pegar essa peça do adversário sem que ele retire a sua, quem fizer primeiro vence.

Após fazer a atividade, reflita e responda as questões a seguir: 

1. Quais foram os principais movimentos presentes nas atividades? 
2. As atividades propostas podem ser associadas a algum tipo de luta? Qual? 
3. Quais foram as principais estratégias utilizadas para “atacar” ou “defender”? 
4. Nas vivências, algumas regras devem ser cumpridas? Por quê?
5. O respeito na prática das lutas é importantíssimo. Por quê? 
6. Quais procedimentos de segurança precisam ser considerados para garantir a integridade de todos?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Aula II: Assista ao vídeo através do link:


Faça a atividade:
Utilize um colchão e tente realizar alguns dos movimentos de amortecimento de quedas em sua casa, faça os movimentos partindo da posição sentada, não fique em pé ao tentar fazer esses exercícios devido a sua segurança.

Leia a descrição dos principais amortecimentos de quedas:

USHIRO UKEMI - sente-se no colchonete, estenda seus pés e braços e mantenha sua coluna ereta. Na primeira fase de movimento desta queda, você deve deitar no chão com suas costas, mantendo as pernas e braços estendidos para cima, sem encostar sua cabeça no chão. Na segunda fase, você deverá bater seus braços e palmas das mãos no colchonete.   
MAE UKEMI - na primeira fase do movimento desta queda, você deve ajoelhar-se no colchonete e manter a coluna ereta e os braços juntos ao corpo, com a palma das mãos e antebraços virados para frente. Na segunda fase você deverá bater braços e palmas das mãos no colchonete, sem encostar o tronco no chão, conforme figura ao lado.     
YOKO UKEMI - deite-se no colchonete de forma a ficar de lado, estenda a perna e braço, a palma da mão mais próxima ao chão, a outra perna fica flexionada, e o outro braço fica flexionado sobre o tronco. Na primeira fase do movimento, você deve trocar o lado em que está deitado, estender a perna que está flexionada e bater no colchonete o braço que estava sobre o tronco.

Agora escreva como foi sua experiência ao realizar essa atividade prática.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 29/06 á 03/07/2020



GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
ATIVIDADE interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC, 8C, 8D,  2° TA, História 9C, 2°TB  Prof° VANILDO   E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).                                                                                       
Recentemente os meios de comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco Mundial, mas, o que é o Banco Mundial?  Leia o texto e responda as questões:
Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-guerra.
A estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia. Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque na agenda da instituição.
A estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010, o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros, obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25 membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em qual contexto surgiu o Banco Mundial?
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas atribuições?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.  Além do Brasil, quais são os outros países que integram a mesma diretória?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial      OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFºWILSON
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 29 de junho a 03 de julho

TEMA: Tráfico de escravos

HABILIDADES: (EF08HI14Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.



          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.



1)    Fazer a atividade 8 do Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53 conforme segue.
Primeiro faça a leitura do gráfico, depois leia o texto, faça as anotações que considere necessárias para o entendimento e por último responda às  cinco questões propostas.
     
       


  





Fontes: Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 29/06/20 a 03/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade:
1)    Para falarmos em gastronomia, vamos inicialmente fazer uma pesquisa sobre alguns pratos típicos dos seguintes países: México, Estados Unidos e Portugal.

2)    Agora, pergunte aos seus pais ou familiares quais comidas eles costumavam comer quando eram crianças, o que eles mais gostavam de comer, se havia algum alimento que eles não gostavam, mas que tinham que comer, etc. Quais eram os pratos mais comuns nas festas que eles frequentavam quando eram crianças? Enfim, você pode criar suas próprias perguntas.

- Anote as perguntas e as respostas no caderno para as aulas da próxima semana.

Obs.: Essa pesquisa não precisa enviar.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
Composição
Na aula  anterior (22 a 26 de junho) vimos que a composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação.
 Veremos com mais detalhes nesta aula.
A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio.
Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor). Podemos verificar que a palavra é composta pelo verbo 'beijar' e pelo substantivo 'flor', as quais, juntas, formam o nome de um pássaro que se alimenta do néctar das flores. Desse modo, é formado um substantivo cujo significado é distinto das duas palavras que o compõem. Essa formação pode ocorrer com o sem o auxílio do hífen.
A criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de composição. As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio) e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
Os processos de Composição podem ocorrer de duas formas. Observe:
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos:
·         Para-raios
·         Passatempo
·         Pé de moleque
·         Segunda-feira
·         Guarda-roupa
·         Girassol
·         Audiovisual
·         Paraquedas
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos:
·         Pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada)
·         Planalto (plano + alto)
·         Aguardente (água + ardente)
·         Vinagre (vinho + acre)
·         Pernalta (perna + alta)
·         Boquiaberto (boca + aberta)
Além das palavras compostas, há em Português palavras primitivas, palavras derivadas e palavras simples.
·         Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor.
·         Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.
·         Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Clique no link e assista a vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema abordado: https://youtu.be/6XhwSMBs188

Transcreva esse texto em seu caderno, assista a vídeo aula no CMSP e faça as anotações pertinentes, pois iremos retomar essa lição nas aulas “presenciais”.

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682

Recados importantes:
Ø  Aproveita essa semana com mais tempo disponível por questão de pouca exigência do conteúdo, coloque as atividades do 1º Bimestre em dia, pois as mesmas são os documentos para registro de notas e frequência.
Ø  Caso já tenha enviado as atividades no e-mail anterior, por gentileza, reenviá-las nos contatos atualizados (acima).

Ø  Foram feitos grupos de estudos no Whatsapp de todos 8º anos para facilitar a interação entre professores e os alunos. 
MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN

                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana de 29/06 a 03/07 .
Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA:   - Sequências recursivas e não recursivas (Retomada do conteúdo)      
                       - Dízimas periódicas: fração geratriz (Retomada do conteúdo)
                  
                     
Competências e habilidades/Objetivos

- (EF08MA05) Reconhecer e utilizar procedimentos para a obtenção de uma fração geratriz para uma dízima periódica.

-(EF08MA10) Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

(EF08MA11) Identificar a regularidade de uma sequência numérica recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números seguintes.
Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Fazer novamente a leitura/análise da resolução dos exercícios do caderno SP Faz Escola, páginas 65,66 e 67 e da Continuação da resolução exercícios da Situação de Aprendizagem 2, no caderno volume 2 São Paulo faz Escola Pág: 62,63 e 64.

Se preciso rever novamente os vídeos abaixo:



Resolver e entregar os exercícios abaixo:

1)    Na sequência dos números quadrados perfeitos positivos, vimos que a cada termo pode ser associada uma figura composta de pontos/quadradinhos.
a)    Explique a relação entre um número dessa sequência e a figura correspondente.
b)    Qual é o 7º termo dessa sequência e a figura correspondente.
c)     O número 150 faz parte dessa sequência? Explique por quê.

2) Dada a dízima periódica, diga de qual é a fração:
a) 0,44444...
b) 0,12525...
c) 0,54545...
d) 0, 04777...

3) Calcule a dízima periódica e diga se ela é simples ou composta:
a) 5/9
b) 7/3
c) 1/36
d) 5/11
e) 1/3


·       RECURSOS

- blog                          - internet
- e-mail                        - Google Classroom        - Whatsapp

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS:Entregar os exercícios por meio do e-mail, whatsapp ou Classroom.

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à 03.07

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTES:

ü  6º Ano:
Baseado na situação de aprendizagem MEMÓRIAS E HISTÓRIAS, em seguida respondam  em seus Diários de  práticas e vivências sobre a sua memória familiar e trajetória até o dias de hoje pergunte aos familiares  sua história é muito importante.  Em seguida envie para o professor por e-mail;

ü  7º Ano:
Leia Atividade 4: Como Será? no caderno do estudante, em seguida responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  8º Ano: 
Leia a Atividade 4: Conhecendo o território da comunidade, em seguida respondam nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  Ano: 
Baseado nas situações de aprendizagem 4, 5 e 6, entenda o conceito de “Árvore genealógica” em seguida construa uma que represente você em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  1º EM:
Leia a As marcas que recebo e deixo responda as questões da Atividade 4  do Caderno do estudante, em seguida nos seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Respeito; Confiança; Empatia; Imaginação criativa; Foco; Responsabilidade; Assertividade; Iniciativa social; Curiosidade para prender; Determinação; Persistência



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TEC. E INOVAÇÃO /PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Período para realização das atividades 29/06/2020 a 03/062020
8º ano: A, B & C
CADERNO DO ALUNO  2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA  61
   ATIVIDADE 3 – INFLUENCIADORES DIGITAIS
A atividade está sugerindo o seu desenvolvimento em grupo, porem sabemos que não será possível, vamos realizar individualmente discutiremos no grupo do Watts.
Quem são e o que fazem? Com o advento das redes sociais e sua popularização, mais pessoas puderam ter acesso e
até mesmo desenvolver conteúdos autorais na internet. Neste cenário, em especial nas últimas
décadas, surgiram os influenciadores digitais. Essas pessoas criam canais e contas em redes
sociais (Instagram, Youtube, Facebook etc.) para discutir temas variados e são acompanhados por muitos seguidores.

Pesquisar o que faz um influenciador digital e um Youtuber.
1-Redijam um relato para divulgar o resultado de sua pesquisa.
2. Refletir sobre sua produção textual assistindo ao vídeo “Influenciadores Digitais em debate no Mídia em Foco”.
Fonte: Influenciadores digitais em debate no Mídia em Foco. TV Brasil. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kAHadD-ClQE> Acesso em 17 dez. 2019
segunda-feira
quarta-feira
8ºano A
8ºanoB
8ºano c
*********
Estou colocando nossas aulas na tabela acima, para vocês reverem e ajustar suas rotinas de estudo, lembrando que temos apenas 1 aula semanal!!!

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.

TUDO PASSA!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8ºD /MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação de danças de matriz indígena, africana e afro-brasileira, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas e brasileiros de diferentes épocas.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar danças de matrizes indígenas, africanas e afro-brasileira (frevo, Masaka boys dancing viva a África, dança indígena “Canto Sagrado da Mãe Terra e dança contemporânea: Karup ou a questão do índio) e observar nas danças e anotar as seguintes questões:
1. Há materiais cênicos nas apresentações? Quais adereços, ou objetos vocês observaram?
2. A dança foi realizada por profissionais? O grupo é nacional ou internacional?
3.Como são os movimentos da dança? Os movimentos são de torção, de dobrar ou de esticar?
4. De que forma os corpos se movimentam? Usam todo o corpo ou somente algumas partes? Quais? Os movimentos são duros ou flexíveis?
5. O ritmo das ações corporais apresentadas é lento, rápidos ou longo? As formas dos movimentos são mais retas ou mais sinuosas no espaço?
6. Onde foi realizada a apresentação? Como era o espaço de atuação?
7. A fluência de movimento corporal é livre ou controlada?

RECURSOS:
Caderno para anotações, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__

CIÊNCIAS - ANA PAULA


E E Salim Farah Maluf

Diretoria de Ensino Leste 3


Atividades de ciências Naturais
 Turma: - 8º C  e 8º D

Professora :  Ana Paula

Período: 29/06/2020 à 03/07/2020

Habilidades: Identificar e comparar diferentes processos reprodutivos em vegetais e animais em relação aos mecanismos adaptativos e evolutivos.



Atividade:
Ler o texto e fazer um relatório do seu entendimento e responda as questões:
1-    Descreva a importância da reprodução:
2-    De acordo com o texto, qual a diferença de reprodução sexuada e assexuada:

Reprodução, em biologia, refere-se à função através da qual os seres vivos produzem descendentes, dando continuidade à sua espécie.[1]

Todos os (organismos) vivos resultam da reprodução a partir de organismos vivos pré-existentes, ao contrário do postulado pela teoria da geração espontânea. Os métodos conhecidos de reprodução podem agrupar-se, genericamente, em dois tipos: reprodução assexuada e reprodução sexuada. No primeiro caso, um indivíduo reproduz-se sem que exista a necessidade de qualquer partilha de material genético entre organismos. A divisão de uma célula em duas é um exemplo comum, ainda que o processo não se limite a organismos unicelulares. A maior parte das plantas tem a capacidade de se reproduzir assexuadamente, tal como alguns animais (ainda que seja menos comum). A reprodução sexuada implica a partilha de material genético, geralmente providenciado por organismos da mesma espécie classificados geralmente de "macho" e "fêmea". Em várias espécies, fêmeas possuem estratégias para controlar a inseminação do óvulo.   entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br



ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D. 

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

               LUTAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·          (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

Aula I: Agora tente realizar a outra atividade em dupla, ambos estando na posição em pé, no qual utilizando uma peça de roupa pendurada na parte de trás do corpo, marque um espaço delimitado no qual a dupla não pode ultrapassar. O objetivo é pegar essa peça do adversário sem que ele retire a sua, quem fizer primeiro vence.

Após fazer a atividade, reflita e responda as questões a seguir: 

1. Quais foram os principais movimentos presentes nas atividades? 
2. As atividades propostas podem ser associadas a algum tipo de luta? Qual? 
3. Quais foram as principais estratégias utilizadas para “atacar” ou “defender”? 
4. Nas vivências, algumas regras devem ser cumpridas? Por quê?
5. O respeito na prática das lutas é importantíssimo. Por quê? 
6. Quais procedimentos de segurança precisam ser considerados para garantir a integridade de todos?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Aula II: Assista ao vídeo através do link:


Faça a atividade:
Utilize um colchão e tente realizar alguns dos movimentos de amortecimento de quedas em sua casa, faça os movimentos partindo da posição sentada, não fique em pé ao tentar fazer esses exercícios devido a sua segurança.

Leia a descrição dos principais amortecimentos de quedas:

USHIRO UKEMI - sente-se no colchonete, estenda seus pés e braços e mantenha sua coluna ereta. Na primeira fase de movimento desta queda, você deve deitar no chão com suas costas, mantendo as pernas e braços estendidos para cima, sem encostar sua cabeça no chão. Na segunda fase, você deverá bater seus braços e palmas das mãos no colchonete.   
MAE UKEMI - na primeira fase do movimento desta queda, você deve ajoelhar-se no colchonete e manter a coluna ereta e os braços juntos ao corpo, com a palma das mãos e antebraços virados para frente. Na segunda fase você deverá bater braços e palmas das mãos no colchonete, sem encostar o tronco no chão, conforme figura ao lado.     
YOKO UKEMI - deite-se no colchonete de forma a ficar de lado, estenda a perna e braço, a palma da mão mais próxima ao chão, a outra perna fica flexionada, e o outro braço fica flexionado sobre o tronco. Na primeira fase do movimento, você deve trocar o lado em que está deitado, estender a perna que está flexionada e bater no colchonete o braço que estava sobre o tronco.

Agora escreva como foi sua experiência ao realizar essa atividade prática.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 8°A: hezgfmt
Código da turma no Google Classroom: 8°B: qvu5t24
Código da turma no Google Classroom: 8°C: j3hzd4b
Código da turma no Google Classroom: 8°D: dwapobj


DATA: 29/06 á 03/07/2020




GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
ATIVIDADE interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC, 8C, 8D,  2° TA, História 9C, 2°TB  Prof° VANILDO   E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).                                                                                       
Recentemente os meios de comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco Mundial, mas, o que é o Banco Mundial?  Leia o texto e responda as questões:
Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-guerra.
A estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia. Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque na agenda da instituição.
A estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010, o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros, obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25 membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em qual contexto surgiu o Banco Mundial?
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas atribuições?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.  Além do Brasil, quais são os outros países que integram a mesma diretória?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial      OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.


HISTÓRIA/PROFºWILSON
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 29 de junho a 03 de julho

TEMA: Tráfico de escravos

HABILIDADES: (EF08HI14Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.



          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br          

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM,  MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.



1)    Fazer a atividade 8 do Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53 conforme segue.
Primeiro faça a leitura do gráfico, depois leia o texto, faça as anotações que considere necessárias para o entendimento e por último responda às  cinco questões propostas.
     
       


  





Fontes: Caderno do Aluno, Volume 2, páginas 52 e 53
INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal: 29/06/20 a 03/07/20

TEMA DA AULA: WORLD CUISINE – COZINHA MUNDIAL

Alimentação saudável e consumo sustentável

Orientação da atividade:
1)    Para falarmos em gastronomia, vamos inicialmente fazer uma pesquisa sobre alguns pratos típicos dos seguintes países: México, Estados Unidos e Portugal.

2)    Agora, pergunte aos seus pais ou familiares quais comidas eles costumavam comer quando eram crianças, o que eles mais gostavam de comer, se havia algum alimento que eles não gostavam, mas que tinham que comer, etc. Quais eram os pratos mais comuns nas festas que eles frequentavam quando eram crianças? Enfim, você pode criar suas próprias perguntas.

- Anote as perguntas e as respostas no caderno para as aulas da próxima semana.

Obs.: Essa pesquisa não precisa enviar.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
Composição
Na aula  anterior (22 a 26 de junho) vimos que a composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação.
 Veremos com mais detalhes nesta aula.
A composição é um dos processos de formação de novas palavras. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio.
Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor). Podemos verificar que a palavra é composta pelo verbo 'beijar' e pelo substantivo 'flor', as quais, juntas, formam o nome de um pássaro que se alimenta do néctar das flores. Desse modo, é formado um substantivo cujo significado é distinto das duas palavras que o compõem. Essa formação pode ocorrer com o sem o auxílio do hífen.
A criação de novas palavras para denominar novos objetos, conceitos ou ocupações é a principal função dos processos de composição. As composições podem ocorrer de modo descritivo, ou seja, dão nomes a objetos por meio de suas características mais relevantes (lava-louças, papel-alumínio) e também de forma metafórica, ou seja, que resultam do uso figurado da linguagem (louva-a-deus, arranha-céu).
Os processos de Composição podem ocorrer de duas formas. Observe:
Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos:
·         Para-raios
·         Passatempo
·         Pé de moleque
·         Segunda-feira
·         Guarda-roupa
·         Girassol
·         Audiovisual
·         Paraquedas
Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos:
·         Pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada)
·         Planalto (plano + alto)
·         Aguardente (água + ardente)
·         Vinagre (vinho + acre)
·         Pernalta (perna + alta)
·         Boquiaberto (boca + aberta)
Além das palavras compostas, há em Português palavras primitivas, palavras derivadas e palavras simples.
·         Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor.
·         Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.
·         Palavras simples: aquelas que possuem um só radical. Ex.: azeite, cavalo.

Clique no link e assista a vídeo aula do Centro de Mídias sobre o tema abordado: https://youtu.be/6XhwSMBs188

Transcreva esse texto em seu caderno, assista a vídeo aula no CMSP e faça as anotações pertinentes, pois iremos retomar essa lição nas aulas “presenciais”.

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682

Recados importantes:
Ø  Aproveita essa semana com mais tempo disponível por questão de pouca exigência do conteúdo, coloque as atividades do 1º Bimestre em dia, pois as mesmas são os documentos para registro de notas e frequência.
Ø  Caso já tenha enviado as atividades no e-mail anterior, por gentileza, reenviá-las nos contatos atualizados (acima).

Ø  Foram feitos grupos de estudos no Whatsapp de todos 8º anos para facilitar a interação entre professores e os alunos. 
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Atividades proposta para o período de 30/06/2020 / a 03/07/2020 (6 aulas)
terça-feira
quarta-feira
sexta-feira
8ºano D
8ºano D
8ºano D
8ºano D
8ºano D
8ºano D
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 (4aulas)

Caderno do aluno 2º Bimestre

ATIVIDADE 3 – TRABALHANDO COM NÚMEROS GRANDES E PEQUENOS

Para início de conversa vocês já ouviram falar de pixels?
Com certeza sim!
Algum momento em sua infância você se aproximou da tela de sua TV e observou que as imagens eram formadas por muito, mas muito pontinhos coloridos brilhantes!
Agora se não teve essa curiosidade bora lá observar!
Mas é somente na TV que podemos observar isso?

MÃO NA MASSA (registre em seu caderno).
                 Elencar outras situações onde as imagens são formadas pixels.

Agora vamos para o caderno do aluno página 59 atividades 3.
1º realizar a leitura sobre pixel e pesquisar sobre como calcular a quantidade de pixel de uma imagem digital 
      2º resolver as atividades propostas 3.1;3.2
                    Atenção! não se esqueçam de colocar as datas no caderno

                                                            RECUPERAÇÃO (1AULA)
                                                            ATIVIDADE – PARA PRATICAR

1)    O uso das potências na escrita em notação científica é muito comum em textos
científicos, como nos exemplos a seguir:
Compare as igualdades. Qual é a diferença entre a escrita dos resultados?



2)Complete as colunas com a escrita utilizando todos os algarismos.


Aula de leitura (1 aula)

Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan


Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:

                               Para essa aula vocês vão escutar o capítulo: 6  26:30 min                                        

Nome do conto:_________________________

Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.


Programação das aulas de matemática para os dias:

29/junho
SEG
8º ano do EF II
09:45
10:30
Duração da aula 45m
Matemática
30/junho
TER
8º ano do EF II
09:45
10:30
Duração da aula 45m
Matemática
01/Julho
QUA
8º ano do EF II
10:30
11 :15
Duração da aula 45m
Matemática


Pessoal já formei nossas turmas no google sala de aula vou colocar o código de nossa turma aqui para vocês acessarem.

8º ano D código xs6dr4o

Atenção: Aqueles alunos que não têm acesso ao Watts vão realizando as atividades no caderno e se possível encaminhar as atividades avaliativas para meu e-mail.
Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA




PROJETO DE VIDA/PROFªROSIANE
MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

8° ANO - D
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, projeto de vida.

4.     CONTEÚDOS:
Conhecendo o território da comunidade.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Assertividade, iniciativa social, curiosidade para aprender.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Neste momento vocês irão observar a comunidade onde está inserido e assim refletir o que há de positivo e negativo nela.
1-    Liste os tipos de serviços que sua comunidade oferece seja público ou privado?
2-    O que você acha que falta em sua comunidade pensando na lista que você fez?
3-    Faça um desenho de sua comunidade e aponte nele quais os pontos positivos e negativos.


OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.


7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram utilizar o caderno.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
29/06/2020 a 03/03/2020
11.  PROFESSOR

Rosiane
12.  VALIDADO EM:
   29/06/2020


TEC. E INOVAÇÃO /PROFºDENIS
Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 4- Semana Quarentena 29.06 à 03.07
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

Continuando o Jogo “Faça sua Escolha” desenvolva mais uma parte de seu jogo e faça a atividade 4 do Caderno do Aluno, em seguida envie um e-mail para o professor.


Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidasAutoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010




Nenhum comentário:

Postar um comentário