7º ANOS FINAIS SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS

JIU JITSU A ARTE SUAVE



DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE- SEMANA 26 á 29/05/2020
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 7°

              ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE

CONTEÚDOS:

MOVIMENTOS E TÉCNICAS DO JIU JITSU


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

IDENTIFICAR DE FORMA CRÍTICA E TÉCNICA MOVIMENTOS DA MODALIDADE

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Revisão dos conteúdos: Vídeos e explicações sobre os golpes comuns no Jiu Jitsu e discussão sobre os benefícios da prática dessa modalidade por meio de um artigo.

Tempo para realização da atividade: 90 minutos


RECURSOS:

Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Enviar por email, caso não tenha acesso, deverá registrar a pesquisa no próprio Caderno.





DATA:



7ºA

EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE- SEMANA 26 á 29/05/2020
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 7° A

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

          LUTAS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       ((EF67EF14) Recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais).
·       (EF67EF21) Recriar as práticas corporais de aventura, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
·       (EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Revisão dos conteúdos: Leitura das modalidades de lutas e suas manifestações, Caderno do Aluno (Apostila).  Páginas 209, 210, 211,212.


Tempo para realização da atividade: 90 minutos


RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno do Aluno (Apostila) nos campos indicados, e as questões e pesquisas deverão ser realizadas no caderno.
Email:





DATA:





GEOGRAFIA
Professor Ricardo José dos Santos geografia
SÉRIE: 7 ano A

 Bioma Caatinga



O bioma Caatinga compreende cerca de 11% do território brasileiro, ocupando boa parte da Região Nordeste até a porção norte de Minas Gerais. O nome dado a esse bioma tem origem indígena e significa “floresta branca”, denominação que remete às características dessa vegetação ao longo da estação seca. Considerado o bioma mais seco, a Caatinga apresenta baixos índices pluviométricos.

Fauna e flora

Segundo alguns estudiosos, a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso, a maioria das suas espécies é endêmica (ocorre somente numa determinada área). Entre os biomas brasileiros, é o que possui a botânica menos conhecida. As espécies mais características da sua flora são mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, entre outras. A flora varia de acordo com características locais, como índice pluviométrico e particularidades do solo.

A fauna da Caatinga é rica em biodiversidade, contando com cerca de 178 mamíferos, 591 aves, 177 espécies de répteis, 79 anfíbios, 241 peixes e 221 espécies de abelhas. Os principais representantes desse bioma são jacaré-do-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, cágado e soldadinho-do-araripe.

Hidrografia

A Caatinga é caracterizada por ter rios intermitentes, ou seja, rios que secam durante um período do ano. Se comparados aos intermitentes, são poucos os rios perenes nesse bioma. Um exemplo deles é o São Francisco. Os rios da Caatinga nascem nas cabeceiras das serras e chapadas. O lençol freático da região abrangida por esse bioma possui baixo nível de água em virtude da escassez de chuvas e do solo pouco permeável.

Clima

O bioma Caatinga compreende a região em que predomina o clima semiárido, o qual define as principais características desse bioma. Os níveis pluviométricos atingem cerca de 800 mm ao ano. O clima semiárido possui dois períodos, um de chuva e um de seca. Nos períodos chuvosos, os níveis pluviométricos alcançam os 1000 mm por ano. Já nos períodos de seca, esse índice cai para 200 mm por ano. A temperatura média anual fica entre 25º C e 30º C. Nessa região, ao longo do período de seca, algumas áreas são castigadas pela forte insolação.

Vegetação

A vegetação desse bioma apresenta características específicas, como queda das folhas durante o período de seca. Geralmente, as árvores são baixas e tortuosas, e a paisagem é composta por arbustos e cactos. Entre as principais características está o xeromorfismo, ou seja, adaptação das plantas para sobrevivência em regiões com pouca disponibilidade de água e clima seco por meio, por exemplo, de mecanismos de armazenamento de água. As raízes da vegetação, normalmente, cobrem o solo para conseguirem captar o maior volume de água possível.

Solo

Os solos da Caatinga variam de rasos a moderadamente profundos. São pouco férteis e, geralmente, ricos em minerais, porém pobres em matéria orgânica. São também arenosos e pedregosos, retendo pouca água. A coloração varia de tons de vermelho à cor cinza.




A vegetação da Caatinga caracteriza-se pela perda das folhas no período de seca.

Bioma Mata Atlântica

O bioma Mata Atlântica ocupa cerca de 13% do território brasileiro e compreende a região costeira do Brasil, indo dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Esse bioma é composto por variados ecossistemas florestais e por uma biodiversidade semelhante à do bioma Amazônia. Hoje resta menos de 10% da mata nativa, que sofre com o intenso desmatamento, responsável pela extinção de diversas espécies desse bioma.

Fauna e flora

A fauna do bioma Mata Atlântica é semelhante à do bioma Amazônia, contando com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes. Cerca de 39% dos mamíferos desse bioma são endêmicos. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros.

A flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região. Cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não arbóreas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma. Considerada uma das florestas com maior biodiversidade, a Mata Atlântica conta com o recorde de plantas lenhosas.

Hidrografia

A Mata Atlântica compreende a região onde se localizam sete bacias hidrográficas que se alimentam dos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Paraná, entre outros. As águas dessa região abastecem cerca de 110 milhões de brasileiros.

Clima

O clima da Mata Atlântica é o tropical úmido. Apresenta temperaturas elevadas, altos índices pluviométricos e elevada umidade do ar, com escassez de períodos de estiagem. Em virtude de sua extensão, esse bioma também apresenta climas como tropical de altitude (Região Sudeste) e subtropical (Região Sul).

Vegetação

A vegetação do bioma Mata Atlântica é diversificada em decorrência de sua extensão. Apresenta vegetações ombrófilas (vegetações de folhas largas e perenes) e estacionais. É composta por árvores de médio e grande porte, cujas copas tocam-se, caracterizando uma formação contínua de florestas que podem alcançar até 60 metros de altura.

Solo

Os solos que compõem a Mata Atlântica são geralmente rasos e ácidos, extremamente úmidos e pobres em decorrência da pouca incidência solar, que é impedida de alcançar a superfície em virtude do estrato arbóreo que compõe esse bioma. A pouca profundidade do solo e os altos níveis pluviométricos propiciam processos erosivos e deslizamentos nas partes mais altas.



A vegetação da Mata Atlântica é composta por árvores de médio e grande porte, que formam uma floresta contínua.

Questões

1 Quais são as características da fauna e vegetação da caatinga.
2 Quais os Estados do Brasil, a caatinga pega seu território.
3 Qual a características climática da região da caatinga.
4 A mata Atlântica ocupa quais Estados do Brasil.

5 Quais são as  características climáticas da mata Atlântica.

HISTÓRIA
                                          PLANO DE AULA
PROFESSORA SUELI                                   04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                SÉRIE 7º ANO A
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. PESQUISE QUAL O SIGINIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO?O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                                                                   1ª AULA.       
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA, RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL BRASILEIRA

CONTEÚDO
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. PESQUISE QUAL O SIGNIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO? O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                2ª AULA, CONTINUAÇÃO DA 1ª AULA.
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA., RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREEDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
                                 CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                                                            3ª AULA.
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E POR FIM ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                    4ª AULA, CONTINUAÇÃO DA 3ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E PO FIM ABOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISAR NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA NO GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA ANOTAR AS PESQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DAS PESQUISAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
SÃO PAULO,19 DE MAIO DE 2020.

         

PROJETO DE VIDA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE- SEMANA 26 á 29/05/2020
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 7° A

             PROJETO DE VIDA

CONTEÚDOS:

PLANEJAMENTO, RESPONSABILIDADE E ORGANIZAÇÃO.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Competências socioemocionais em foco: empatia, respeito, iniciativa social e organização.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Revisão dos conteúdos: As influências e inspirações que tornam o Eu e Pensamentos sobre o futuro. Leitura do Caderno do Aluno (Apostila) das páginas 59, 60,61 e 62.


Tempo para realização da atividade: 90 minutos


RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno do Aluno (Apostila) nos campos indicados, e as questões e pesquisas deverão ser realizadas no caderno.
Email:





DATA:




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7ºB


GEOGRAFIA
Professor Ricardo José dos Santos geografia
SÉRIE: 7 ano B

 Bioma Caatinga



O bioma Caatinga compreende cerca de 11% do território brasileiro, ocupando boa parte da Região Nordeste até a porção norte de Minas Gerais. O nome dado a esse bioma tem origem indígena e significa “floresta branca”, denominação que remete às características dessa vegetação ao longo da estação seca. Considerado o bioma mais seco, a Caatinga apresenta baixos índices pluviométricos.

Fauna e flora

Segundo alguns estudiosos, a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso, a maioria das suas espécies é endêmica (ocorre somente numa determinada área). Entre os biomas brasileiros, é o que possui a botânica menos conhecida. As espécies mais características da sua flora são mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, entre outras. A flora varia de acordo com características locais, como índice pluviométrico e particularidades do solo.

A fauna da Caatinga é rica em biodiversidade, contando com cerca de 178 mamíferos, 591 aves, 177 espécies de répteis, 79 anfíbios, 241 peixes e 221 espécies de abelhas. Os principais representantes desse bioma são jacaré-do-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, cágado e soldadinho-do-araripe.

Hidrografia

A Caatinga é caracterizada por ter rios intermitentes, ou seja, rios que secam durante um período do ano. Se comparados aos intermitentes, são poucos os rios perenes nesse bioma. Um exemplo deles é o São Francisco. Os rios da Caatinga nascem nas cabeceiras das serras e chapadas. O lençol freático da região abrangida por esse bioma possui baixo nível de água em virtude da escassez de chuvas e do solo pouco permeável.

Clima

O bioma Caatinga compreende a região em que predomina o clima semiárido, o qual define as principais características desse bioma. Os níveis pluviométricos atingem cerca de 800 mm ao ano. O clima semiárido possui dois períodos, um de chuva e um de seca. Nos períodos chuvosos, os níveis pluviométricos alcançam os 1000 mm por ano. Já nos períodos de seca, esse índice cai para 200 mm por ano. A temperatura média anual fica entre 25º C e 30º C. Nessa região, ao longo do período de seca, algumas áreas são castigadas pela forte insolação.

Vegetação

A vegetação desse bioma apresenta características específicas, como queda das folhas durante o período de seca. Geralmente, as árvores são baixas e tortuosas, e a paisagem é composta por arbustos e cactos. Entre as principais características está o xeromorfismo, ou seja, adaptação das plantas para sobrevivência em regiões com pouca disponibilidade de água e clima seco por meio, por exemplo, de mecanismos de armazenamento de água. As raízes da vegetação, normalmente, cobrem o solo para conseguirem captar o maior volume de água possível.

Solo

Os solos da Caatinga variam de rasos a moderadamente profundos. São pouco férteis e, geralmente, ricos em minerais, porém pobres em matéria orgânica. São também arenosos e pedregosos, retendo pouca água. A coloração varia de tons de vermelho à cor cinza.




A vegetação da Caatinga caracteriza-se pela perda das folhas no período de seca.

Bioma Mata Atlântica

O bioma Mata Atlântica ocupa cerca de 13% do território brasileiro e compreende a região costeira do Brasil, indo dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Esse bioma é composto por variados ecossistemas florestais e por uma biodiversidade semelhante à do bioma Amazônia. Hoje resta menos de 10% da mata nativa, que sofre com o intenso desmatamento, responsável pela extinção de diversas espécies desse bioma.

Fauna e flora

A fauna do bioma Mata Atlântica é semelhante à do bioma Amazônia, contando com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes. Cerca de 39% dos mamíferos desse bioma são endêmicos. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros.

A flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região. Cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não arbóreas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma. Considerada uma das florestas com maior biodiversidade, a Mata Atlântica conta com o recorde de plantas lenhosas.

Hidrografia

A Mata Atlântica compreende a região onde se localizam sete bacias hidrográficas que se alimentam dos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Paraná, entre outros. As águas dessa região abastecem cerca de 110 milhões de brasileiros.

Clima

O clima da Mata Atlântica é o tropical úmido. Apresenta temperaturas elevadas, altos índices pluviométricos e elevada umidade do ar, com escassez de períodos de estiagem. Em virtude de sua extensão, esse bioma também apresenta climas como tropical de altitude (Região Sudeste) e subtropical (Região Sul).

Vegetação

A vegetação do bioma Mata Atlântica é diversificada em decorrência de sua extensão. Apresenta vegetações ombrófilas (vegetações de folhas largas e perenes) e estacionais. É composta por árvores de médio e grande porte, cujas copas tocam-se, caracterizando uma formação contínua de florestas que podem alcançar até 60 metros de altura.

Solo

Os solos que compõem a Mata Atlântica são geralmente rasos e ácidos, extremamente úmidos e pobres em decorrência da pouca incidência solar, que é impedida de alcançar a superfície em virtude do estrato arbóreo que compõe esse bioma. A pouca profundidade do solo e os altos níveis pluviométricos propiciam processos erosivos e deslizamentos nas partes mais altas.



A vegetação da Mata Atlântica é composta por árvores de médio e grande porte, que formam uma floresta contínua.

Questões

1 Quais são as características da fauna e vegetação da caatinga.
2 Quais os Estados do Brasil, a caatinga pega seu território.
3 Qual a características climática da região da caatinga.
4 A mata Atlântica ocupa quais Estados do Brasil.

5 Quais são as  características climáticas da mata Atlântica.
HISTÓRIA
                                          PLANO DE AULA
PROFESSORA SUELI                                   04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                SÉRIE 7º ANO B
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. PESQUISE QUAL O SIGINIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO?O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                                                                   1ª AULA.       
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA, RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL BRASILEIRA

CONTEÚDO
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. PESQUISE QUAL O SIGNIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO? O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                2ª AULA, CONTINUAÇÃO DA 1ª AULA.
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA., RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREEDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
                                 CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                                                            3ª AULA.
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E POR FIM ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                    4ª AULA, CONTINUAÇÃO DA 3ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E PO FIM ABOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISAR NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA NO GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA ANOTAR AS PESQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DAS PESQUISAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
SÃO PAULO,19 DE MAIO DE 2020.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7ºC


EDUCAÇÃO FÍSICA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE- SEMANA 26 á 29/05/2020
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA:  7°C.

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

          LUTAS

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       ((EF67EF14) Recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais).
·       (EF67EF21) Recriar as práticas corporais de aventura, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
·       (EF67EF17) Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Revisão dos conteúdos: Leitura das modalidades de lutas e suas manifestações, Caderno do Aluno (Apostila).  Páginas 209, 210, 211,212.


Tempo para realização da atividade: 90 minutos


RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro no Caderno do Aluno (Apostila) nos campos indicados, e as questões e pesquisas deverão ser realizadas no caderno.
Email:





DATA:





GEOGRAFIA
Professor Ricardo José dos Santos geografia
SÉRIE: 7 ano C

 Bioma Caatinga



O bioma Caatinga compreende cerca de 11% do território brasileiro, ocupando boa parte da Região Nordeste até a porção norte de Minas Gerais. O nome dado a esse bioma tem origem indígena e significa “floresta branca”, denominação que remete às características dessa vegetação ao longo da estação seca. Considerado o bioma mais seco, a Caatinga apresenta baixos índices pluviométricos.

Fauna e flora

Segundo alguns estudiosos, a Caatinga é um bioma exclusivo do Brasil, por isso, a maioria das suas espécies é endêmica (ocorre somente numa determinada área). Entre os biomas brasileiros, é o que possui a botânica menos conhecida. As espécies mais características da sua flora são mandacaru, juazeiro, umbu, xiquexique, entre outras. A flora varia de acordo com características locais, como índice pluviométrico e particularidades do solo.

A fauna da Caatinga é rica em biodiversidade, contando com cerca de 178 mamíferos, 591 aves, 177 espécies de répteis, 79 anfíbios, 241 peixes e 221 espécies de abelhas. Os principais representantes desse bioma são jacaré-do-papo-amarelo, jiboia, ararinha-azul, cágado e soldadinho-do-araripe.

Hidrografia

A Caatinga é caracterizada por ter rios intermitentes, ou seja, rios que secam durante um período do ano. Se comparados aos intermitentes, são poucos os rios perenes nesse bioma. Um exemplo deles é o São Francisco. Os rios da Caatinga nascem nas cabeceiras das serras e chapadas. O lençol freático da região abrangida por esse bioma possui baixo nível de água em virtude da escassez de chuvas e do solo pouco permeável.

Clima

O bioma Caatinga compreende a região em que predomina o clima semiárido, o qual define as principais características desse bioma. Os níveis pluviométricos atingem cerca de 800 mm ao ano. O clima semiárido possui dois períodos, um de chuva e um de seca. Nos períodos chuvosos, os níveis pluviométricos alcançam os 1000 mm por ano. Já nos períodos de seca, esse índice cai para 200 mm por ano. A temperatura média anual fica entre 25º C e 30º C. Nessa região, ao longo do período de seca, algumas áreas são castigadas pela forte insolação.

Vegetação

A vegetação desse bioma apresenta características específicas, como queda das folhas durante o período de seca. Geralmente, as árvores são baixas e tortuosas, e a paisagem é composta por arbustos e cactos. Entre as principais características está o xeromorfismo, ou seja, adaptação das plantas para sobrevivência em regiões com pouca disponibilidade de água e clima seco por meio, por exemplo, de mecanismos de armazenamento de água. As raízes da vegetação, normalmente, cobrem o solo para conseguirem captar o maior volume de água possível.

Solo

Os solos da Caatinga variam de rasos a moderadamente profundos. São pouco férteis e, geralmente, ricos em minerais, porém pobres em matéria orgânica. São também arenosos e pedregosos, retendo pouca água. A coloração varia de tons de vermelho à cor cinza.




A vegetação da Caatinga caracteriza-se pela perda das folhas no período de seca.

Bioma Mata Atlântica

O bioma Mata Atlântica ocupa cerca de 13% do território brasileiro e compreende a região costeira do Brasil, indo dos estados do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Esse bioma é composto por variados ecossistemas florestais e por uma biodiversidade semelhante à do bioma Amazônia. Hoje resta menos de 10% da mata nativa, que sofre com o intenso desmatamento, responsável pela extinção de diversas espécies desse bioma.

Fauna e flora

A fauna do bioma Mata Atlântica é semelhante à do bioma Amazônia, contando com aproximadamente 850 espécies de aves, 370 espécies de anfíbios, 200 espécies de répteis, 270 espécies de mamíferos e 350 espécies de peixes. Cerca de 39% dos mamíferos desse bioma são endêmicos. Os principais representantes da fauna são micos, tamanduás, tucanos, jaguatiricas, rãs, onças-pintadas, bichos-preguiça, entre outros.

A flora da Mata Atlântica conta com aproximadamente 20 mil espécies de vegetais, das quais 8 mil existem apenas nessa região. Cerca de 55% das espécies arbóreas e 40% das espécies não arbóreas são endêmicas, existindo apenas nesse bioma. Considerada uma das florestas com maior biodiversidade, a Mata Atlântica conta com o recorde de plantas lenhosas.

Hidrografia

A Mata Atlântica compreende a região onde se localizam sete bacias hidrográficas que se alimentam dos rios São Francisco, Paraíba do Sul, Paraná, entre outros. As águas dessa região abastecem cerca de 110 milhões de brasileiros.

Clima

O clima da Mata Atlântica é o tropical úmido. Apresenta temperaturas elevadas, altos índices pluviométricos e elevada umidade do ar, com escassez de períodos de estiagem. Em virtude de sua extensão, esse bioma também apresenta climas como tropical de altitude (Região Sudeste) e subtropical (Região Sul).

Vegetação

A vegetação do bioma Mata Atlântica é diversificada em decorrência de sua extensão. Apresenta vegetações ombrófilas (vegetações de folhas largas e perenes) e estacionais. É composta por árvores de médio e grande porte, cujas copas tocam-se, caracterizando uma formação contínua de florestas que podem alcançar até 60 metros de altura.

Solo

Os solos que compõem a Mata Atlântica são geralmente rasos e ácidos, extremamente úmidos e pobres em decorrência da pouca incidência solar, que é impedida de alcançar a superfície em virtude do estrato arbóreo que compõe esse bioma. A pouca profundidade do solo e os altos níveis pluviométricos propiciam processos erosivos e deslizamentos nas partes mais altas.



A vegetação da Mata Atlântica é composta por árvores de médio e grande porte, que formam uma floresta contínua.

Questões

1 Quais são as características da fauna e vegetação da caatinga.
2 Quais os Estados do Brasil, a caatinga pega seu território.
3 Qual a características climática da região da caatinga.
4 A mata Atlântica ocupa quais Estados do Brasil.


5 Quais são as  características climáticas da mata Atlântica.
HISTÓRIA
                                          PLANO DE AULA
PROFESSORA SUELI                                   04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                SÉRIE 7º ANO C
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. PESQUISE QUAL O SIGINIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO?O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                                                                   1ª AULA.       
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA, RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL BRASILEIRA

CONTEÚDO
NO MÊS DE MAIO TEMOS ALGUMAS DATAS IMPORTANTES, UMA DELAS É 13 DE MAIO DE 1888. PESQUISE QUAL O SIGNIFICADO DESTA DATA NO BRASIL? QUAIS FORAM AS PESSOAS ENVOLVIDAS NESSE FATO HISTÓRICO? O QUE FOI CONCLUÍDO?
                                                2ª AULA, CONTINUAÇÃO DA 1ª AULA.
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE. FAZER UMA LEITURA., RETIRAR DO TEXTO AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO E ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL DO BRASIL. E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREEDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
                                 CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                                                            3ª AULA.
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E POR FIM ANOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
EF09HI03
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
CONTEÚDOS
O QUE O RACISMO TEM HAVER COM AS CONSEQUÊNCIAS PÓS-ABOLIÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL?
                                                    4ª AULA, CONTINUAÇÃO DA 3ª AULA
NESTA ATIVIDADE O ALUNO DEVERÁ PESQUISAR NO LIVRO DIDÁTICO OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E RETIRAR AS INFORMAÇÕES, CONFORME A QUESTÃO. E PO FIM ABOTAR NO CADERNO AS INFORMAÇÕES.
HABILIDADES
DISCUTIR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NA FORMAÇÃO ECONÔMICA, POLÍTICA E SOCIAL NO BRASIL E AVALIAR SEUS RESULTADOS PÓS-ABOLIÇÃO ATÉ OS DIAS ATUAIS.
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER O PROCESSO DE ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL, E SUAS TRANSFORMAÇÕES PÓS-ABOLIÇÃO E AS PERMANÊNCIAS NA SOCIEDADE ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISAR NO GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA NO LIVRO DIDÁTICO.
PESQUISA NO GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA ANOTAR AS PESQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTRO NO CADERNO DAS PESQUISAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
SÃO PAULO,19 DE MAIO DE 2020.



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário