segunda-feira, 22 de junho de 2020

1º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 22 A 27 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 22 a 27 DE JUNHO
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1ºTA/NOTURNO



ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte        1ª TA, 1ºTB,  1ºTC

CONTEÚDOS:
Suporte em arte
1ªe 2ª Aula:




Nestas duas aulas você poderá dar continuidade ou retocaro trabalho artístico que começou a desenvolver na aula passada.

Após concluí-la, envie uma foto com ela, e descreva o processo criativo da obra, ou seja, como você fez.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 22/06/2020 a 26/06/2020

BIOLOGIA/PROFªBENE


E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
Reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil.

Atividade:  Faça uma pesquisa dos tópicos abaixo e elabore um resumo sobre “Saúde individual, coletiva e ambiental”.
OBS: Os links dos vídeos estarão disponíveis para complementar o resumo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 22/06 até 26/06 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos















Atividade Semana 22/06 `a 27/06

Tema: Saúde individual, coletiva e ambiental
O que é saúde?
  • Concepções de saúde ao longo da História
  • A saúde como bem-estar físico, mental e social, suas determinantes e condicionantes (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.)
Vídeos
A história da saúde pública no Brasil – 500 anos na busca de soluções. https://www.youtube.com/watch?v=7ouSg6oNMe8
O que significa saúde?
Conheça os 5 principais pilares da qualidade de vida

Expectativa de vida no Brasil • IBGE Explica


Enviar a atividade   para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.



FILOSOFIA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO DE ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

Etnocentrismo e o Relativismo Cultural são duas formas diferentes e opostas de olhar para outra cultura. Para entender, imagine que você está, neste momento, em um lugar muito diferente de onde você nasceu. Uma sociedade com hábitos, costumes e crenças que você não compartilha e, para ser honesto, sequer entende completamente.
Pode ser qualquer cultura. Pode ser a Índia e seus casamentos arranjados. Pode ser a Arábia Saudita e o uso obrigatório da burca. Pode ser uma tribo nômade na Mongólia ou uma tribo indígena no interior do Pará que permite relações poligâmicas e incestuosas.
Vamos imaginar que alguns desses costumes e crenças dão um nó na sua cabeça. Entram em confronto com tudo o que você acredita no mundo. Você se pergunta “Como essas pessoas podem viver assim?” Ou afirma para si mesmo “Isso que eles fazem é moralmente errado” e “Essa é uma de sociedade ultrapassada”. Esse tipo de pensamento, que utiliza a sua própria cultura como régua para medir as outras, é o que chamamos etnocentrismo.
O que é Etnocentrismo?
Etnocentrismo é um conceito que vem lá da Antropologia. É essa sensação que grupos de pessoas que compartilham os mesmos hábitos e caráter social – em geral, grupos que ocupam uma posição de poder ou privilégio – podem criar seres superiores, mais desenvolvidos, civilizados e iluminados que outros grupos.
Eu citei os exemplos de culturas distantes, muitas vezes consideradas “primitivas” ou atrasadas. Mas o etnocentrismo pode ocorrer até dentro de uma mesma sociedade, entre diferentes grupos ou classes sociais. É o que acontece quando os membros de uma elite, por exemplo, julgam os gostos estéticos, a forma de vestir e a produção cultural das camadas mais populares, por não considerem esses aspectos tão sofisticados e dignos quanto os seus próprios.
Ao contrário do racismo, que se utiliza de critérios supostamente biológicos e pseudocientíficos para construir seus argumentos discriminatórios, o etnocentrismo é pautado na desvalorização das manifestações culturais e sociais de diferentes povos. É aquilo que surge quando classificamos os hábitos dos outros de imorais, selvagens e absurdos.
Relativismo cultural: o contraponto ao etnocentrismo
O problema da lógica etnocêntrica é que ela parte do lugar errado.
É como se eu pegasse toda a minha bagagem cultural, o meu sistema de crenças e valores para avaliar os hábitos e a cultura de gente que não compartilha esses sistemas comigo, para julgar costumes que cresceram com base em crenças e valores que não são os meus. E a pergunta que a gente deve sempre fazer é:
“Por que o que eu acredito é superior ou mais correto que a crença do outro?”
Em um mundo no qual existe uma pluralidade enorme de culturas, como dizer qual delas é a melhor ou a mais correta? A nossa forma de viver é apenas uma entre muitas. E mesmo para a nossa própria sociedade, não é definitiva, uma vez que ela se transforma ao longo do tempo e que dentro dela há subgrupos com suas características culturais próprias.
Relativismo cultural é justamente o método utilizado pelos antropólogos para entender os sistemas de costumes de outros grupos sociais ou povos de uma forma, digamos, mais isenta. Mas nós, meros viajantes e observadores do mundo, podemos enriquecer muito nossas interpretações das culturas se entendermos o que esses dois conceitos querem dizer.
A grosso modo, o relativismo cultural consiste em buscar conhecer e entender o sistema de valores e crenças de uma sociedade para interpretar os costumes dentro de seu próprio contexto. Toda cultura tem seu sistema de crenças, suas próprias leis e regras de convívio que só podem ser entendidas se analisadas a partir daquela cultura.




OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.



SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades:  Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: Respeito Mutuo
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Atividade
Com base na ultima atividade, onde foi pedido para realizar uma reflexão, sobre o tema Respeito Mutuo, segue as seguintes perguntas:

Responda:


1-     O que é respeito Mutuo para você? Explique!


2-     Onde inicia o respeito? Explique!

3-     Em sua opinião, por que é difícil as pessoas respeitarem esse Direito, explique com suas palavras a dificuldade, o que impede a compreensão da palavra respeito?


Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.

FISICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)
CONTEÚDOS: ENERGIA MECÂNICA

ATIVIDADES
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.

O que significa energia mecânica?

A energia mecânica é a capacidade de um corpo realizar algum trabalho. Ou seja, a capacidade de entrar em movimento, seja por meio da propulsão de uma mola, do efeito da gravidade ou de uma outra força exercida sobre esse objeto.
Quando essa aptidão para realizar um trabalho está relacionada ao movimento, chamamos de energia cinética (ou energia atual). Se esse trabalho estiver relacionado com a posição do corpo, chamamos de energia potencial.
A energia potencial, por sua vez, pode ser dividida em dois tipos: a energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Vamos ver com um pouco mais de detalhes cada uma delas.

 

Tipos de energia mecânica

Como já falamos, existem três tipos de energia mecânica: a energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.
A primeira delas, a energia cinética, é o resultado da transferência de energia de um sistema que é capaz de movimentar um corpo. O carro, por exemplo, depende da energia gerada em seu motor ser transferida para as rodas, dando início ao movimento. Dá-se o nome de energia cinética essa capacidade do carro se movimentar.
A fórmula para calcular a energia cinética leva em consideração a massa do corpo e a velocidade de movimento. Portanto, para calculá-la, utilizamos a seguinte fórmula:

Ecin=m.v^2/2
Lembrando que: m = massa/ v = velocidade

Princípios da conservação da energia mecânica

Já sabemos que é impossível “criar” um tipo de energia. Sabemos que as energias são transferidas de um corpo para o outro, como o Sol que transfere sua energia por meio da luz e do calor. Assim, uma planta, por exemplo, consegue absorver a energia solar e transformá-la a seu favor.

O princípio da conservação da energia mecânica fala que os corpos permanecem apenas com forças conservativas em um sistema isolado. Ou seja, um corpo em queda livre perderá sua energia potencial gravitacional mas ganha velocidade, de maneira a aumentar sua energia cinética.

Em casos em que não há atritos, a perda de energia potencial gravitacional será igual ao aumento da energia cinética. Da mesma forma, se um objeto for lançado para o alto, o ganho de energia potencial gravitacional entre dois pontos é o mesmo que a diminuição cinética.

 

Dispositivos que convertem energia mecânica em energia elétrica

Como dissemos, um tipo de energia pode ser transformado em outro tipo. Assim, é possível transformar energia mecânica em energia elétrica. Isso é bastante comum nos geradores elétricos utilizados para suprir a demanda de eletricidade quando a companhia de luz apresenta falhas na rede elétrica ou quando não há a prestação desse serviço, por exemplo.

O tipo mais comum de gerador elétrico é o dínamo. Ele tem esse nome graças à palavra grega “dynamis”, que significa força. Esse objeto é capaz de transformar a energia mecânica em elétrica. O dínamo utiliza basicamente um ímã fixo e um ímã móvel, rodeado por uma bobina elétrica (geralmente um fio de cobre enrolado em espiral) sem que a bobina tenha contato com o ímã.

Esse mecanismo converte a energia mecânica presente na rotação de seu eixo, que utiliza a intensidade eletromagnética produzida pelos ímãs para atravessar a bobina que, ao ser conectada às cargas, promove a circulação de correntes elétricas pelos fios.

 

RESPONDA:

1) Qualquer corpo em movimento possui energia cinética?

2) Qual a unidade de medida da energia cinética

3) Uma pessoa em cima de um escorregador tem energia potencial gravitacional ou cinética?


·                 PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.


ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: 1 TERMO A + LUCAS SANTOS + SEMANA 22 A 27.06

QUIMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane – Química ( Turmas: 1º TA, TB e TC)

Classificação das reações químicas
O que é uma reação química?
Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias.
A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química. A transformação física é quando não se altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início.
Por outro lado, uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada. Nesse caso, as partículas iniciais (que podem ser moléculas, átomos, aglomerados iônicos, íons etc.) são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química.
Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar. Isso significa que ele está sofrendo uma reação química com o oxigênio do ar (O2) e mudará sua composição, deixando de ser etanol (C2H6O), e o oxigênio também deixará de ter sua composição inicial, originando novas substâncias, que são o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
Nas reações químicas, as substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as finais de produtos, e as reações são representadas por meio de equações químicas, que seguem a seguinte estrutura geral:

REAGENTES → PRODUTOS

Considerando o exemplo anterior da reação de combustão completa do álcool (etanol), temos a seguinte equação química:
Etanol + Gás oxigênio → Dióxido de carbono + Água
          (Reagentes)              ( Produtos)
Essa reação química é representada abaixo por meio de átomos de acordo com o modelo de Dalton, na forma de simples esferas:



Observe que as ligações iniciais entre os átomos foram quebradas e eles formaram novas ligações, surgindo novas substâncias.
Assim, as equações químicas são escritas utilizando-se fórmulas e símbolos que melhor representem o esquema acima. No caso considerado (reação de combustão do etanol), temos que a equação química é expressa assim:

C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(v)

Existem alguns fatores visuais que indicam que houve uma reação química, que são:
* Desprendimento de gás;
* Mudança de cor;
* Formação de precipitado;
* Aparecimento de chama ou luminosidade.
Importantes processos que ocorrem em nosso organismo, na natureza e em indústrias, tais como a produção de medicamentos e alimentos industrializados, são reações químicas. Por isso, elas são extremamente importantes para o surgimento e para a manutenção da vida.
Reações exotérmicas:
São reações químicas que ocorrem com liberação de calor ou energia. Exemplo: Vela acesa
Reações endotérmicas:
Ocorrem quando a reação tem que absorver energia do meio para acontecer. Exemplo: Cozinhar um alimento.

Reversibilidade das reações químicas:
A reversibilidade é uma característica da reação e está associada a condições como: temperatura, pressão e concentração dos reagentes. Algumas reações só são reversíveis sob condições especificas.
a) Reação reversível
A decomposição da água por eletrólise produz os gases oxigênio e hidrogênio, como consequência da passagem de corrente elétrica por água levemente acidificada. Uma vez separados os gases hidrogênio e oxigênio liberados na eletrólise, se misturados podem reagir explosivamente, caso haja o fornecimento de energia para iniciar o processo, produzindo novamente água. É importante notar que as propriedades dos gases isolados, hidrogênio e oxigênio gasosos, são totalmente diferentes das da substância água.  
EX.:   2H2(g) + 1O2(g)  ↔2H2O (g)
b) Reação Irreversível
Reações irreversíveis são aquelas que ocorrem por completo, ou seja, até que pelo menos um dos reagentes seja completamente consumido. Um exemplo claro é o da queima do papel, a combustão ocorre até que o fogo consuma toda a folha de papel, daí então só restam as cinzas. O papel não volta ao estado inicial.
 Velocidade das reações químicas
 As reações químicas podem também classificadas quanto ao tempo de ocorrência.
a) Reações lentas ou não instantâneas: Ocorrem quando necessitam de um certo tempo para ocorrer. Exemplo: Amadurecimento de uma fruta.
b) Reações rápidas ou instantâneas: Ocorrem imediatamente.
 Exemplo: Explosão de uma bombinha quando o fogo entra em contato com a pólvora






Observação: Atividade somente para leitura. Não entregar.

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Segunda parte da atividade:
Fazer releitura do texto/notícia para responderem os questionamentos abaixo.

Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
5. Cite dois nomes de senadores (as) que votaram contra, e dois que votaram a favor da PEC do Teto.
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6. Conforme estudos de pesquisadores do IPEA e de técnicos da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, qual a projeção de perdas paras a Saúde e Educação?
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7. Em sua opinião, quais medidas seriam necessárias para que o SUS não entre em “colapso,” nos próximos vinte anos (vigência da PEC do Teto)?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTORIA/PROFºSERGIO
          Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC (EJA) - Prof.: Sérgio - noite

  Para responder às questões faça uma pesquisa sobre: “O império de Alexandre Magno e a fusão cultural do oriente com o ocidente”; “Período Helenístico”.

1. (UNIFOR CE) Culturalmente, o resultado das campanhas de Alexandre foi a fusão da cultura grega com a oriental, transformando uma e outra numa nova expressão, que se denominou helenismo.
Sobre a cultura helenística pode-se afirmar que:
a) manteve e consolidou os ideais grego de beleza, equilíbrio e harmonia retratado nas obras clássicas de escultura, pintura e arquitetura.
b) deixou como legado a ideia de leis e princípios universais regulando a natureza, as quais podem ser conhecidas pelo pensamento humano.
c) desenvolveu o monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo, abandonando a concepção clássica de que o “homem é a medida de todas as coisas”.
d) tratou a história com espírito científico, separando as lendas dos fatos, buscando suas causas e seu fim, na tentativa de fazer uma análise equilibrada dos fatos.
e) baseou-se nos princípios do cristianismo, influenciando as ideias religiosas dos povos conquistados.

2. (UFTM MG) O rei Filipe II, da Macedônia, conquistou as enfraquecidas cidades gregas. Foi, porém, seu filho Alexandre Magno quem ampliou os domínios e formou o Império Helenístico, cujo legado cultural manifestou-se na
a) helenização da Ásia e na criação do primeiro alfabeto fonético.
b) expansão da democracia grega na Ásia e na anulação do antropocentrismo.
c) difusão do helenismo na Ásia e na sua mistura com costumes orientais.
d) criação das primeiras leis escritas e na fundação de cidades gregas.
e) invenção da arquitetura utilitarista e na fusão da cultura grega com a oriental.

3. (ESPM) Nascido em Estagira (norte da Grécia) no ano de 384 a.C., aos 18 anos passa a frequentar a Academia, acompanhando as lições de Platão durante duas décadas. Possuidor de grande fortuna, cercou-se dos livros dos grandes filósofos e poetas de seu tempo, sendo chamado de O Leitor por Platão. Aos 41 anos é convidado por Felipe para ser educador de Alexandre.
Com a ascensão de Alexandre ao trono, em 336 a.C., retorna para Atenas e funda o Liceu, ginásio localizado na parte leste da cidade. Sua escola foi chamada de peripatética, de passeadores, por ser comum dar aulas passeando pelos jardins”.
                                        (Antonio Carlos Wolkmer. Introdução à História do Pensamento Político)
O texto refere-se ao pensador grego:
a) Protágoras.
b) Anaxágoras.
c) Sócrates.
d) Aristóteles.
e) Heráclito.

4. (UFRR) As pequenas cidades-estados gregas, embora celebradas por seus artistas, poetas, filósofos, produziram guerreiros que lutavam de modo tão feroz entre si quanto contra o inimigo comum, representado pela Pérsia. Escolha a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.
a) Unidos no século IV a.C. sob os reis guerreiros da Macedônia, Felipe II e seu filho Alexandre Magno, os soldados gregos percorreram uma rota de glória do Mediterrâneo ao rio Indo, e do Cáucaso ao Mar Vermelho.
b) Os soldados gregos unidos aos assírios, lançando flechas com precisão devastadora, dominaram toda a Ásia central no século IV a.C.
c) Tanto militar quanto politicamente os gregos, no ano 250a.C conquistaram quatro continentes e seus temíveis guerreiros ganharam o título de soldados mais bem treinados da história.
d) Foi no começo do século V a.C. que os soldados gregos procuraram aumentar suas terras e riquezas, defendendo reis da África, Ásia, Europa e Oriente Médio.
e) A vida grega ficou mais perigosa no ano 420a.C, com a introdução de armas versáteis criadas pelos artistas: machados e marretas.

5. (FUVEST SP) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo.”
                                                                                Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender
a) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

                                Sugestão de sites para pesquisa:


Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFªMªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 22 à 27 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 1o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo:Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais

Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva
"newspaper about international student interchange". Escolha um dos itens; passe os olhos no texto; escreva
em seu caderno o nome do site, o título do texto, quem escreveu, as palavras inglesas semelhantes à língua 
portuguesa e qual a sua opinião sobre o texto.

Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
LINGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: Uma semana.
    22/06 até 27/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
  




 Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.



QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO

“Quem conta um conto,

Aumenta um ponto”

Dizia minha avó

Quando ouvia de nós

Qualquer coscuvilhice

Eu não compreendia

O que minha avó dizia

Algum tempo passou

E a vivência mostrou

O seu significado

Eu inocente pensava

Que na história contada

Alguém um detalhe inventava

E ninguém com isso ganhava

Depois rápido aprendi

Que pleitos por aqui

Se vencem aumentando um ponto

Que depois vira um conto

A coscuvilhice modernizou

Em fake news se transformou

O conto virou $ E o • virou bordão

Se minha avó viva estivesse

Eu logo explicaria

Que um conto não é uma história

E o ponto não é uma mentira.

 

 

1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?

 

2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?

 

3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?

 

4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?

 

5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.

 

6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?

 

   

 

 

MUITOS ALUNOS DESTA SALA NÃO TEM PARTICIPADO DAS ATIVIDADES.


MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Periodo 22 a 26 de junho.
Atividades Matemática
1- Realize um pequeno resumo sobre o conceito de Progressões Aritméticas.
Cálculo do termos de uma PA
Cálculo da Soma dos Termos de uma PA

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

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1ºTB/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte        1ª TA, 1ºTB,  1ºTC

CONTEÚDOS:
Suporte em arte
1ªe 2ª Aula:




Nestas duas aulas você poderá dar continuidade ou retocaro trabalho artístico que começou a desenvolver na aula passada.

Após concluí-la, envie uma foto com ela, e descreva o processo criativo da obra, ou seja, como você fez.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 22/06/2020 a 26/06/2020

BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
Reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil.

Atividade:  Faça uma pesquisa dos tópicos abaixo e elabore um resumo sobre “Saúde individual, coletiva e ambiental”.
OBS: Os links dos vídeos estarão disponíveis para complementar o resumo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 22/06 até 26/06 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos















Atividade Semana 22/06 `a 27/06

Tema: Saúde individual, coletiva e ambiental
O que é saúde?
  • Concepções de saúde ao longo da História
  • A saúde como bem-estar físico, mental e social, suas determinantes e condicionantes (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.)
Vídeos
A história da saúde pública no Brasil – 500 anos na busca de soluções. https://www.youtube.com/watch?v=7ouSg6oNMe8
O que significa saúde?
Conheça os 5 principais pilares da qualidade de vida

Expectativa de vida no Brasil • IBGE Explica


Enviar a atividade   para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO DE ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

Etnocentrismo e o Relativismo Cultural são duas formas diferentes e opostas de olhar para outra cultura. Para entender, imagine que você está, neste momento, em um lugar muito diferente de onde você nasceu. Uma sociedade com hábitos, costumes e crenças que você não compartilha e, para ser honesto, sequer entende completamente.
Pode ser qualquer cultura. Pode ser a Índia e seus casamentos arranjados. Pode ser a Arábia Saudita e o uso obrigatório da burca. Pode ser uma tribo nômade na Mongólia ou uma tribo indígena no interior do Pará que permite relações poligâmicas e incestuosas.
Vamos imaginar que alguns desses costumes e crenças dão um nó na sua cabeça. Entram em confronto com tudo o que você acredita no mundo. Você se pergunta “Como essas pessoas podem viver assim?” Ou afirma para si mesmo “Isso que eles fazem é moralmente errado” e “Essa é uma de sociedade ultrapassada”. Esse tipo de pensamento, que utiliza a sua própria cultura como régua para medir as outras, é o que chamamos etnocentrismo.
O que é Etnocentrismo?
Etnocentrismo é um conceito que vem lá da Antropologia. É essa sensação que grupos de pessoas que compartilham os mesmos hábitos e caráter social – em geral, grupos que ocupam uma posição de poder ou privilégio – podem criar seres superiores, mais desenvolvidos, civilizados e iluminados que outros grupos.
Eu citei os exemplos de culturas distantes, muitas vezes consideradas “primitivas” ou atrasadas. Mas o etnocentrismo pode ocorrer até dentro de uma mesma sociedade, entre diferentes grupos ou classes sociais. É o que acontece quando os membros de uma elite, por exemplo, julgam os gostos estéticos, a forma de vestir e a produção cultural das camadas mais populares, por não considerem esses aspectos tão sofisticados e dignos quanto os seus próprios.
Ao contrário do racismo, que se utiliza de critérios supostamente biológicos e pseudocientíficos para construir seus argumentos discriminatórios, o etnocentrismo é pautado na desvalorização das manifestações culturais e sociais de diferentes povos. É aquilo que surge quando classificamos os hábitos dos outros de imorais, selvagens e absurdos.
Relativismo cultural: o contraponto ao etnocentrismo
O problema da lógica etnocêntrica é que ela parte do lugar errado.
É como se eu pegasse toda a minha bagagem cultural, o meu sistema de crenças e valores para avaliar os hábitos e a cultura de gente que não compartilha esses sistemas comigo, para julgar costumes que cresceram com base em crenças e valores que não são os meus. E a pergunta que a gente deve sempre fazer é:
“Por que o que eu acredito é superior ou mais correto que a crença do outro?”
Em um mundo no qual existe uma pluralidade enorme de culturas, como dizer qual delas é a melhor ou a mais correta? A nossa forma de viver é apenas uma entre muitas. E mesmo para a nossa própria sociedade, não é definitiva, uma vez que ela se transforma ao longo do tempo e que dentro dela há subgrupos com suas características culturais próprias.
Relativismo cultural é justamente o método utilizado pelos antropólogos para entender os sistemas de costumes de outros grupos sociais ou povos de uma forma, digamos, mais isenta. Mas nós, meros viajantes e observadores do mundo, podemos enriquecer muito nossas interpretações das culturas se entendermos o que esses dois conceitos querem dizer.
A grosso modo, o relativismo cultural consiste em buscar conhecer e entender o sistema de valores e crenças de uma sociedade para interpretar os costumes dentro de seu próprio contexto. Toda cultura tem seu sistema de crenças, suas próprias leis e regras de convívio que só podem ser entendidas se analisadas a partir daquela cultura.




OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.



SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades:  Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: Respeito Mutuo
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Atividade
Com base na ultima atividade, onde foi pedido para realizar uma reflexão, sobre o tema Respeito Mutuo, segue as seguintes perguntas:

Responda:


1-     O que é respeito Mutuo para você? Explique!


2-     Onde inicia o respeito? Explique!

3-     Em sua opinião, por que é difícil as pessoas respeitarem esse Direito, explique com suas palavras a dificuldade, o que impede a compreensão da palavra respeito?



Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.
FISICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)
CONTEÚDOS: ENERGIA MECÂNICA

ATIVIDADES
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.

O que significa energia mecânica?

A energia mecânica é a capacidade de um corpo realizar algum trabalho. Ou seja, a capacidade de entrar em movimento, seja por meio da propulsão de uma mola, do efeito da gravidade ou de uma outra força exercida sobre esse objeto.
Quando essa aptidão para realizar um trabalho está relacionada ao movimento, chamamos de energia cinética (ou energia atual). Se esse trabalho estiver relacionado com a posição do corpo, chamamos de energia potencial.
A energia potencial, por sua vez, pode ser dividida em dois tipos: a energia potencial gravitacional e energia potencial elástica. Vamos ver com um pouco mais de detalhes cada uma delas.

 

Tipos de energia mecânica

Como já falamos, existem três tipos de energia mecânica: a energia cinética, a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.
A primeira delas, a energia cinética, é o resultado da transferência de energia de um sistema que é capaz de movimentar um corpo. O carro, por exemplo, depende da energia gerada em seu motor ser transferida para as rodas, dando início ao movimento. Dá-se o nome de energia cinética essa capacidade do carro se movimentar.
A fórmula para calcular a energia cinética leva em consideração a massa do corpo e a velocidade de movimento. Portanto, para calculá-la, utilizamos a seguinte fórmula:

Ecin=m.v^2/2
Lembrando que: m = massa/ v = velocidade

Princípios da conservação da energia mecânica

Já sabemos que é impossível “criar” um tipo de energia. Sabemos que as energias são transferidas de um corpo para o outro, como o Sol que transfere sua energia por meio da luz e do calor. Assim, uma planta, por exemplo, consegue absorver a energia solar e transformá-la a seu favor.

O princípio da conservação da energia mecânica fala que os corpos permanecem apenas com forças conservativas em um sistema isolado. Ou seja, um corpo em queda livre perderá sua energia potencial gravitacional mas ganha velocidade, de maneira a aumentar sua energia cinética.

Em casos em que não há atritos, a perda de energia potencial gravitacional será igual ao aumento da energia cinética. Da mesma forma, se um objeto for lançado para o alto, o ganho de energia potencial gravitacional entre dois pontos é o mesmo que a diminuição cinética.

 

Dispositivos que convertem energia mecânica em energia elétrica

Como dissemos, um tipo de energia pode ser transformado em outro tipo. Assim, é possível transformar energia mecânica em energia elétrica. Isso é bastante comum nos geradores elétricos utilizados para suprir a demanda de eletricidade quando a companhia de luz apresenta falhas na rede elétrica ou quando não há a prestação desse serviço, por exemplo.

O tipo mais comum de gerador elétrico é o dínamo. Ele tem esse nome graças à palavra grega “dynamis”, que significa força. Esse objeto é capaz de transformar a energia mecânica em elétrica. O dínamo utiliza basicamente um ímã fixo e um ímã móvel, rodeado por uma bobina elétrica (geralmente um fio de cobre enrolado em espiral) sem que a bobina tenha contato com o ímã.

Esse mecanismo converte a energia mecânica presente na rotação de seu eixo, que utiliza a intensidade eletromagnética produzida pelos ímãs para atravessar a bobina que, ao ser conectada às cargas, promove a circulação de correntes elétricas pelos fios.

 

RESPONDA:

1) Qualquer corpo em movimento possui energia cinética?

2) Qual a unidade de medida da energia cinética

3) Uma pessoa em cima de um escorregador tem energia potencial gravitacional ou cinética?


·                 PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.


ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: 1 TERMO A + LUCAS SANTOS + SEMANA 22 A 27.06

QUIMICA/PROFªEDJANE

Professora Edjane – Química ( Turmas: 1º TA, TB e TC)

Classificação das reações químicas
O que é uma reação química?
Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias.
A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química. A transformação física é quando não se altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início.
Por outro lado, uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada. Nesse caso, as partículas iniciais (que podem ser moléculas, átomos, aglomerados iônicos, íons etc.) são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química.
Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar. Isso significa que ele está sofrendo uma reação química com o oxigênio do ar (O2) e mudará sua composição, deixando de ser etanol (C2H6O), e o oxigênio também deixará de ter sua composição inicial, originando novas substâncias, que são o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
Nas reações químicas, as substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as finais de produtos, e as reações são representadas por meio de equações químicas, que seguem a seguinte estrutura geral:

REAGENTES → PRODUTOS

Considerando o exemplo anterior da reação de combustão completa do álcool (etanol), temos a seguinte equação química:
Etanol + Gás oxigênio → Dióxido de carbono + Água
          (Reagentes)              ( Produtos)
Essa reação química é representada abaixo por meio de átomos de acordo com o modelo de Dalton, na forma de simples esferas:



Observe que as ligações iniciais entre os átomos foram quebradas e eles formaram novas ligações, surgindo novas substâncias.
Assim, as equações químicas são escritas utilizando-se fórmulas e símbolos que melhor representem o esquema acima. No caso considerado (reação de combustão do etanol), temos que a equação química é expressa assim:

C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(v)

Existem alguns fatores visuais que indicam que houve uma reação química, que são:
* Desprendimento de gás;
* Mudança de cor;
* Formação de precipitado;
* Aparecimento de chama ou luminosidade.
Importantes processos que ocorrem em nosso organismo, na natureza e em indústrias, tais como a produção de medicamentos e alimentos industrializados, são reações químicas. Por isso, elas são extremamente importantes para o surgimento e para a manutenção da vida.
Reações exotérmicas:
São reações químicas que ocorrem com liberação de calor ou energia. Exemplo: Vela acesa
Reações endotérmicas:
Ocorrem quando a reação tem que absorver energia do meio para acontecer. Exemplo: Cozinhar um alimento.

Reversibilidade das reações químicas:
A reversibilidade é uma característica da reação e está associada a condições como: temperatura, pressão e concentração dos reagentes. Algumas reações só são reversíveis sob condições especificas.
a) Reação reversível
A decomposição da água por eletrólise produz os gases oxigênio e hidrogênio, como consequência da passagem de corrente elétrica por água levemente acidificada. Uma vez separados os gases hidrogênio e oxigênio liberados na eletrólise, se misturados podem reagir explosivamente, caso haja o fornecimento de energia para iniciar o processo, produzindo novamente água. É importante notar que as propriedades dos gases isolados, hidrogênio e oxigênio gasosos, são totalmente diferentes das da substância água.  
EX.:   2H2(g) + 1O2(g)  ↔2H2O (g)
b) Reação Irreversível
Reações irreversíveis são aquelas que ocorrem por completo, ou seja, até que pelo menos um dos reagentes seja completamente consumido. Um exemplo claro é o da queima do papel, a combustão ocorre até que o fogo consuma toda a folha de papel, daí então só restam as cinzas. O papel não volta ao estado inicial.
 Velocidade das reações químicas
 As reações químicas podem também classificadas quanto ao tempo de ocorrência.
a) Reações lentas ou não instantâneas: Ocorrem quando necessitam de um certo tempo para ocorrer. Exemplo: Amadurecimento de uma fruta.
b) Reações rápidas ou instantâneas: Ocorrem imediatamente.
 Exemplo: Explosão de uma bombinha quando o fogo entra em contato com a pólvora







Observação: Atividade somente para leitura. Não entregar.
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Segunda parte da atividade:
Fazer releitura do texto/notícia para responderem os questionamentos abaixo.

Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
5. Cite dois nomes de senadores (as) que votaram contra, e dois que votaram a favor da PEC do Teto.
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6. Conforme estudos de pesquisadores do IPEA e de técnicos da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, qual a projeção de perdas paras a Saúde e Educação?
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7. Em sua opinião, quais medidas seriam necessárias para que o SUS não entre em “colapso,” nos próximos vinte anos (vigência da PEC do Teto)?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTORIA/PROFºSERGIO
          Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC (EJA) - Prof.: Sérgio - noite

  Para responder às questões faça uma pesquisa sobre: “O império de Alexandre Magno e a fusão cultural do oriente com o ocidente”; “Período Helenístico”.

1. (UNIFOR CE) Culturalmente, o resultado das campanhas de Alexandre foi a fusão da cultura grega com a oriental, transformando uma e outra numa nova expressão, que se denominou helenismo.
Sobre a cultura helenística pode-se afirmar que:
a) manteve e consolidou os ideais grego de beleza, equilíbrio e harmonia retratado nas obras clássicas de escultura, pintura e arquitetura.
b) deixou como legado a ideia de leis e princípios universais regulando a natureza, as quais podem ser conhecidas pelo pensamento humano.
c) desenvolveu o monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo, abandonando a concepção clássica de que o “homem é a medida de todas as coisas”.
d) tratou a história com espírito científico, separando as lendas dos fatos, buscando suas causas e seu fim, na tentativa de fazer uma análise equilibrada dos fatos.
e) baseou-se nos princípios do cristianismo, influenciando as ideias religiosas dos povos conquistados.

2. (UFTM MG) O rei Filipe II, da Macedônia, conquistou as enfraquecidas cidades gregas. Foi, porém, seu filho Alexandre Magno quem ampliou os domínios e formou o Império Helenístico, cujo legado cultural manifestou-se na
a) helenização da Ásia e na criação do primeiro alfabeto fonético.
b) expansão da democracia grega na Ásia e na anulação do antropocentrismo.
c) difusão do helenismo na Ásia e na sua mistura com costumes orientais.
d) criação das primeiras leis escritas e na fundação de cidades gregas.
e) invenção da arquitetura utilitarista e na fusão da cultura grega com a oriental.

3. (ESPM) Nascido em Estagira (norte da Grécia) no ano de 384 a.C., aos 18 anos passa a frequentar a Academia, acompanhando as lições de Platão durante duas décadas. Possuidor de grande fortuna, cercou-se dos livros dos grandes filósofos e poetas de seu tempo, sendo chamado de O Leitor por Platão. Aos 41 anos é convidado por Felipe para ser educador de Alexandre.
Com a ascensão de Alexandre ao trono, em 336 a.C., retorna para Atenas e funda o Liceu, ginásio localizado na parte leste da cidade. Sua escola foi chamada de peripatética, de passeadores, por ser comum dar aulas passeando pelos jardins”.
                                        (Antonio Carlos Wolkmer. Introdução à História do Pensamento Político)
O texto refere-se ao pensador grego:
a) Protágoras.
b) Anaxágoras.
c) Sócrates.
d) Aristóteles.
e) Heráclito.

4. (UFRR) As pequenas cidades-estados gregas, embora celebradas por seus artistas, poetas, filósofos, produziram guerreiros que lutavam de modo tão feroz entre si quanto contra o inimigo comum, representado pela Pérsia. Escolha a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.
a) Unidos no século IV a.C. sob os reis guerreiros da Macedônia, Felipe II e seu filho Alexandre Magno, os soldados gregos percorreram uma rota de glória do Mediterrâneo ao rio Indo, e do Cáucaso ao Mar Vermelho.
b) Os soldados gregos unidos aos assírios, lançando flechas com precisão devastadora, dominaram toda a Ásia central no século IV a.C.
c) Tanto militar quanto politicamente os gregos, no ano 250a.C conquistaram quatro continentes e seus temíveis guerreiros ganharam o título de soldados mais bem treinados da história.
d) Foi no começo do século V a.C. que os soldados gregos procuraram aumentar suas terras e riquezas, defendendo reis da África, Ásia, Europa e Oriente Médio.
e) A vida grega ficou mais perigosa no ano 420a.C, com a introdução de armas versáteis criadas pelos artistas: machados e marretas.

5. (FUVEST SP) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo.”
                                                                                Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender
a) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

                                Sugestão de sites para pesquisa:


Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFªMªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 22 à 27 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 1o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo:Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais

Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva
"newspaper about international student interchange". Escolha um dos itens; passe os olhos no texto; escreva
em seu caderno o nome do site, o título do texto, quem escreveu, as palavras inglesas semelhantes à língua 
portuguesa e qual a sua opinião sobre o texto.

Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LINGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO
1º TERMO B e C  – Professor THIAGO.  Disciplina: Língua Portuguesa.            
E-MAIL – thiagomhz@gmail.com

Tempo para realização: Uma semana.
    22/06 até 27/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
 




Dois rios inteiros

O céu está no chão
O céu não cai do alto
É o claro, é a escuridão
O céu que toca o chão
E o céu que vai no alto
Dois lados deram as mãos
Como eu fiz também
Só pra poder conhecer
O que a voz da vida vem dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêm
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
O sol é o pé e a mão
O sol é a mão e o pai
Dissolve a escuridão
O sol se põe se vai
E após se por o sol renasce no japão
Eu vi também
Só pra poder entender
Na voz a vida ouvi dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêm
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
E o meu lugar é esse ao lado seu, meu corpo inteiro
Dou o meu lugar, pois o seu lugar
É o meu amor primeiro
O dia e a noite, as quatro estações
O céu está no chão
O céu não cai do alto
É o claro, é a escuridão
O céu que toca o chão
E o céu que vai no alto
Dois lados deram as mãos
E o meu lugar é esse ao lado seu, no corpo inteiro
Dou o meu lugar, pois o seu lugar
É o meu amor primeiro
O dia e a noite, as quatro estações
Que os braços sentem
E os olhos vêem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
Fonte: LyricFind
Compositores: Salomao Borges Filho / Samuel Rosa De Alvarenga / Jose Fernando Gomes Reis

 

Questões Interpretação

 

1 – A letra da canção apresenta várias relações binárias, isto é, partes de elementos que se aproximam ou se opõem. Identifique no texto:
a) elementos que estejam em oposição;
b) elementos que formem um tipo de relação binária diferente.

2 – A linguagem da canção apresenta bastante sonoridade. É o caso, por exemplo, da sonoridade criada pela repetição do som /s/ (lê-se cê) das palavras céu, só, sol, dissolve, se, após, renasce, braços e sentem, entre outras. Com base na 5ª e 6ª estrofes, identifique outras repetições sonoras.

3 – A letra da canção faz uso da conotação em diferentes situações. É o caso, por exemplo, da caracterização do sol feita na 4ª e na 5ª estrofe. Dê interpretações coerentes a esses versos.

4 – A expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e constitui um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
a) O que ou quem representa os dois rios?
b) A relação existente entre os dois rios pode ser compreendida a partir das outras relações binárias mencionadas na canção, como céu e chão, claro e escuridão? Explique por quê.

 

 

 


Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.

MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Periodo 22 a 26 de junho.
Atividades Matemática
1- Realize um pequeno resumo sobre o conceito de Progressões Aritméticas.
Cálculo do termos de uma PA
Cálculo da Soma dos Termos de uma PA

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br

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1ºTC/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte        1ª TA, 1ºTB,  1ºTC

CONTEÚDOS:
Suporte em arte
1ªe 2ª Aula:




Nestas duas aulas você poderá dar continuidade ou retocaro trabalho artístico que começou a desenvolver na aula passada.

Após concluí-la, envie uma foto com ela, e descreva o processo criativo da obra, ou seja, como você fez.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 22/06/2020 a 26/06/2020

BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A   ,   1º TERMO B e 1º Termo C      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
Reconhecer os fatores que influenciam a saúde no Brasil.

Atividade:  Faça uma pesquisa dos tópicos abaixo e elabore um resumo sobre “Saúde individual, coletiva e ambiental”.
OBS: Os links dos vídeos estarão disponíveis para complementar o resumo.

Tempo para realização: Uma semana.       De 22/06 até 26/06 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos















Atividade Semana 22/06 `a 27/06

Tema: Saúde individual, coletiva e ambiental
O que é saúde?
  • Concepções de saúde ao longo da História
  • A saúde como bem-estar físico, mental e social, suas determinantes e condicionantes (alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educação, transporte, lazer etc.)
Vídeos
A história da saúde pública no Brasil – 500 anos na busca de soluções. https://www.youtube.com/watch?v=7ouSg6oNMe8
O que significa saúde?
Conheça os 5 principais pilares da qualidade de vida

Expectativa de vida no Brasil • IBGE Explica


Enviar a atividade   para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO DE ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO CULTURAL

Etnocentrismo e o Relativismo Cultural são duas formas diferentes e opostas de olhar para outra cultura. Para entender, imagine que você está, neste momento, em um lugar muito diferente de onde você nasceu. Uma sociedade com hábitos, costumes e crenças que você não compartilha e, para ser honesto, sequer entende completamente.
Pode ser qualquer cultura. Pode ser a Índia e seus casamentos arranjados. Pode ser a Arábia Saudita e o uso obrigatório da burca. Pode ser uma tribo nômade na Mongólia ou uma tribo indígena no interior do Pará que permite relações poligâmicas e incestuosas.
Vamos imaginar que alguns desses costumes e crenças dão um nó na sua cabeça. Entram em confronto com tudo o que você acredita no mundo. Você se pergunta “Como essas pessoas podem viver assim?” Ou afirma para si mesmo “Isso que eles fazem é moralmente errado” e “Essa é uma de sociedade ultrapassada”. Esse tipo de pensamento, que utiliza a sua própria cultura como régua para medir as outras, é o que chamamos etnocentrismo.
O que é Etnocentrismo?
Etnocentrismo é um conceito que vem lá da Antropologia. É essa sensação que grupos de pessoas que compartilham os mesmos hábitos e caráter social – em geral, grupos que ocupam uma posição de poder ou privilégio – podem criar seres superiores, mais desenvolvidos, civilizados e iluminados que outros grupos.
Eu citei os exemplos de culturas distantes, muitas vezes consideradas “primitivas” ou atrasadas. Mas o etnocentrismo pode ocorrer até dentro de uma mesma sociedade, entre diferentes grupos ou classes sociais. É o que acontece quando os membros de uma elite, por exemplo, julgam os gostos estéticos, a forma de vestir e a produção cultural das camadas mais populares, por não considerem esses aspectos tão sofisticados e dignos quanto os seus próprios.
Ao contrário do racismo, que se utiliza de critérios supostamente biológicos e pseudocientíficos para construir seus argumentos discriminatórios, o etnocentrismo é pautado na desvalorização das manifestações culturais e sociais de diferentes povos. É aquilo que surge quando classificamos os hábitos dos outros de imorais, selvagens e absurdos.
Relativismo cultural: o contraponto ao etnocentrismo
O problema da lógica etnocêntrica é que ela parte do lugar errado.
É como se eu pegasse toda a minha bagagem cultural, o meu sistema de crenças e valores para avaliar os hábitos e a cultura de gente que não compartilha esses sistemas comigo, para julgar costumes que cresceram com base em crenças e valores que não são os meus. E a pergunta que a gente deve sempre fazer é:
“Por que o que eu acredito é superior ou mais correto que a crença do outro?”
Em um mundo no qual existe uma pluralidade enorme de culturas, como dizer qual delas é a melhor ou a mais correta? A nossa forma de viver é apenas uma entre muitas. E mesmo para a nossa própria sociedade, não é definitiva, uma vez que ela se transforma ao longo do tempo e que dentro dela há subgrupos com suas características culturais próprias.
Relativismo cultural é justamente o método utilizado pelos antropólogos para entender os sistemas de costumes de outros grupos sociais ou povos de uma forma, digamos, mais isenta. Mas nós, meros viajantes e observadores do mundo, podemos enriquecer muito nossas interpretações das culturas se entendermos o que esses dois conceitos querem dizer.
A grosso modo, o relativismo cultural consiste em buscar conhecer e entender o sistema de valores e crenças de uma sociedade para interpretar os costumes dentro de seu próprio contexto. Toda cultura tem seu sistema de crenças, suas próprias leis e regras de convívio que só podem ser entendidas se analisadas a partir daquela cultura.




OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.



SOCIOLOGIA/PROFº NANCIO


EE SALIM FARAH MALUF PROFESSOR
PROFESSOR  NANCIO

Plano de Aula Semanal e Blog da Escola - 2° BIMESTRE

Turma Ano ou Séria: 1° ANOS EJA: 1TC
Disciplina: SOCIOLOGIA
Quantidade de aulas semanais: 02 aulas  de 45 minutos
Período de: 22/06/20 A 27/06/2020 – Período  da  Noite
Email  para entrega do Trabalho:  nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br     
                                                    pastornancio@gmail.com
Conteúdo Aplicado:
Família, escola, vizinhança, trabalho

Habilidades e Competências Necessárias:
Desenvolver a concepção de onde, quando e como vivemos: a noção de comportamento
e sociabilidade.
Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção identitária

Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O aluno poderá usar os recursos que mais estiver a sua disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais, Links e outros, para complementação  do seu trabalho. O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do próprio punho em folha de papel comum e sua identificação: nome completo, sala e disciplina. sendo que o trabalho deverá ter capa e deverá ser enviado para o  E-mail  do Professor. 

Sistema de Avalição e Acompanhamento:
As avaliações é Predominantes de trabalhos e Pesquisas feitos com conteúdos baseados no Curriculo Paulista, Centro de Midia, Livros e outros recursos que os alunos obtenham.


Professor:                                                                  Professor Coordenador:
Nancio                                                                                     Robson                                                                                  
Email  para entrega do Trabalho:  nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br     
              pastornancio@gmail.com







FISICA/PROFºCARLOS

Faça uma pesquisa sobre MUV(movimento uniforme variado)


Responda as questões abaixo sobre a pesquisa feita.

1) Qual é a unidade da velocidade no MUV?

2) Quando definimos que o movimento de um corpo é variável?

3)Quais as grandezas necessárias no MUV?

4)relacione as colunas abaixo.
(1) velocidade.   (  )Segundo s
(2) tempo.           (  )metro. m
(3)espaço.           (  )metros/segundos
                                                 m/s.


QUIMICA/PROFªEDJANE

Professora Edjane – Química ( Turmas: 1º TA, TB e TC)

Classificação das reações químicas
O que é uma reação química?
Uma reação química ocorre quando um material passa por uma transformação em que sua constituição muda, ou seja, seus átomos se rearranjam para formar novas substâncias.
A matéria pode sofrer dois tipos de transformações principais, a física e a química. A transformação física é quando não se altera a natureza da matéria, ou seja, a sua composição. Por exemplo, quando cortamos um pedaço de madeira, ela sofreu uma transformação, mas foi um fenômeno físico, porque ainda continua sendo madeira, a sua constituição é a mesma do início.
Por outro lado, uma transformação ou fenômeno químico ocorre quando a natureza ou composição da matéria é alterada. Nesse caso, as partículas iniciais (que podem ser moléculas, átomos, aglomerados iônicos, íons etc.) são como que desmontadas e seus átomos se rearranjam, montando novas moléculas, aglomerados, átomos, íons etc., isto é, novas substâncias. Isso é uma reação química.
Por exemplo, imagine que aproximemos um palito de fósforo aceso do álcool etílico. Sabemos o que vai acontecer: o álcool começará a queimar. Isso significa que ele está sofrendo uma reação química com o oxigênio do ar (O2) e mudará sua composição, deixando de ser etanol (C2H6O), e o oxigênio também deixará de ter sua composição inicial, originando novas substâncias, que são o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O).
Nas reações químicas, as substâncias iniciais são chamadas de reagentes e as finais de produtos, e as reações são representadas por meio de equações químicas, que seguem a seguinte estrutura geral:

REAGENTES → PRODUTOS

Considerando o exemplo anterior da reação de combustão completa do álcool (etanol), temos a seguinte equação química:
Etanol + Gás oxigênio → Dióxido de carbono + Água
          (Reagentes)              ( Produtos)
Essa reação química é representada abaixo por meio de átomos de acordo com o modelo de Dalton, na forma de simples esferas:



Observe que as ligações iniciais entre os átomos foram quebradas e eles formaram novas ligações, surgindo novas substâncias.
Assim, as equações químicas são escritas utilizando-se fórmulas e símbolos que melhor representem o esquema acima. No caso considerado (reação de combustão do etanol), temos que a equação química é expressa assim:

C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(v)

Existem alguns fatores visuais que indicam que houve uma reação química, que são:
* Desprendimento de gás;
* Mudança de cor;
* Formação de precipitado;
* Aparecimento de chama ou luminosidade.
Importantes processos que ocorrem em nosso organismo, na natureza e em indústrias, tais como a produção de medicamentos e alimentos industrializados, são reações químicas. Por isso, elas são extremamente importantes para o surgimento e para a manutenção da vida.
Reações exotérmicas:
São reações químicas que ocorrem com liberação de calor ou energia. Exemplo: Vela acesa
Reações endotérmicas:
Ocorrem quando a reação tem que absorver energia do meio para acontecer. Exemplo: Cozinhar um alimento.

Reversibilidade das reações químicas:
A reversibilidade é uma característica da reação e está associada a condições como: temperatura, pressão e concentração dos reagentes. Algumas reações só são reversíveis sob condições especificas.
a) Reação reversível
A decomposição da água por eletrólise produz os gases oxigênio e hidrogênio, como consequência da passagem de corrente elétrica por água levemente acidificada. Uma vez separados os gases hidrogênio e oxigênio liberados na eletrólise, se misturados podem reagir explosivamente, caso haja o fornecimento de energia para iniciar o processo, produzindo novamente água. É importante notar que as propriedades dos gases isolados, hidrogênio e oxigênio gasosos, são totalmente diferentes das da substância água.  
EX.:   2H2(g) + 1O2(g)  ↔2H2O (g)
b) Reação Irreversível
Reações irreversíveis são aquelas que ocorrem por completo, ou seja, até que pelo menos um dos reagentes seja completamente consumido. Um exemplo claro é o da queima do papel, a combustão ocorre até que o fogo consuma toda a folha de papel, daí então só restam as cinzas. O papel não volta ao estado inicial.
 Velocidade das reações químicas
 As reações químicas podem também classificadas quanto ao tempo de ocorrência.
a) Reações lentas ou não instantâneas: Ocorrem quando necessitam de um certo tempo para ocorrer. Exemplo: Amadurecimento de uma fruta.
b) Reações rápidas ou instantâneas: Ocorrem imediatamente.
 Exemplo: Explosão de uma bombinha quando o fogo entra em contato com a pólvora






Observação: Atividade somente para leitura. Não entregar.
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Segunda parte da atividade:
Fazer releitura do texto/notícia para responderem os questionamentos abaixo.

Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
5. Cite dois nomes de senadores (as) que votaram contra, e dois que votaram a favor da PEC do Teto.
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6. Conforme estudos de pesquisadores do IPEA e de técnicos da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, qual a projeção de perdas paras a Saúde e Educação?
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7. Em sua opinião, quais medidas seriam necessárias para que o SUS não entre em “colapso,” nos próximos vinte anos (vigência da PEC do Teto)?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTORIA/PROFºSERGIO
          Atividade de História - 1ºs TA, TB, TC (EJA) - Prof.: Sérgio - noite

  Para responder às questões faça uma pesquisa sobre: “O império de Alexandre Magno e a fusão cultural do oriente com o ocidente”; “Período Helenístico”.

1. (UNIFOR CE) Culturalmente, o resultado das campanhas de Alexandre foi a fusão da cultura grega com a oriental, transformando uma e outra numa nova expressão, que se denominou helenismo.
Sobre a cultura helenística pode-se afirmar que:
a) manteve e consolidou os ideais grego de beleza, equilíbrio e harmonia retratado nas obras clássicas de escultura, pintura e arquitetura.
b) deixou como legado a ideia de leis e princípios universais regulando a natureza, as quais podem ser conhecidas pelo pensamento humano.
c) desenvolveu o monumentalismo, pessimismo, negativismo e relativismo, abandonando a concepção clássica de que o “homem é a medida de todas as coisas”.
d) tratou a história com espírito científico, separando as lendas dos fatos, buscando suas causas e seu fim, na tentativa de fazer uma análise equilibrada dos fatos.
e) baseou-se nos princípios do cristianismo, influenciando as ideias religiosas dos povos conquistados.

2. (UFTM MG) O rei Filipe II, da Macedônia, conquistou as enfraquecidas cidades gregas. Foi, porém, seu filho Alexandre Magno quem ampliou os domínios e formou o Império Helenístico, cujo legado cultural manifestou-se na
a) helenização da Ásia e na criação do primeiro alfabeto fonético.
b) expansão da democracia grega na Ásia e na anulação do antropocentrismo.
c) difusão do helenismo na Ásia e na sua mistura com costumes orientais.
d) criação das primeiras leis escritas e na fundação de cidades gregas.
e) invenção da arquitetura utilitarista e na fusão da cultura grega com a oriental.

3. (ESPM) Nascido em Estagira (norte da Grécia) no ano de 384 a.C., aos 18 anos passa a frequentar a Academia, acompanhando as lições de Platão durante duas décadas. Possuidor de grande fortuna, cercou-se dos livros dos grandes filósofos e poetas de seu tempo, sendo chamado de O Leitor por Platão. Aos 41 anos é convidado por Felipe para ser educador de Alexandre.
Com a ascensão de Alexandre ao trono, em 336 a.C., retorna para Atenas e funda o Liceu, ginásio localizado na parte leste da cidade. Sua escola foi chamada de peripatética, de passeadores, por ser comum dar aulas passeando pelos jardins”.
                                        (Antonio Carlos Wolkmer. Introdução à História do Pensamento Político)
O texto refere-se ao pensador grego:
a) Protágoras.
b) Anaxágoras.
c) Sócrates.
d) Aristóteles.
e) Heráclito.

4. (UFRR) As pequenas cidades-estados gregas, embora celebradas por seus artistas, poetas, filósofos, produziram guerreiros que lutavam de modo tão feroz entre si quanto contra o inimigo comum, representado pela Pérsia. Escolha a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.
a) Unidos no século IV a.C. sob os reis guerreiros da Macedônia, Felipe II e seu filho Alexandre Magno, os soldados gregos percorreram uma rota de glória do Mediterrâneo ao rio Indo, e do Cáucaso ao Mar Vermelho.
b) Os soldados gregos unidos aos assírios, lançando flechas com precisão devastadora, dominaram toda a Ásia central no século IV a.C.
c) Tanto militar quanto politicamente os gregos, no ano 250a.C conquistaram quatro continentes e seus temíveis guerreiros ganharam o título de soldados mais bem treinados da história.
d) Foi no começo do século V a.C. que os soldados gregos procuraram aumentar suas terras e riquezas, defendendo reis da África, Ásia, Europa e Oriente Médio.
e) A vida grega ficou mais perigosa no ano 420a.C, com a introdução de armas versáteis criadas pelos artistas: machados e marretas.

5. (FUVEST SP) “Alexandre desembarca lá onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mãos à obra fez com que ele próprio traçasse o plano da cidade, o local da Ágora, dos santuários da deusa egípcia Ísis, dos deuses gregos e do muro externo.”
                                                                                Flávio Arriano. Anabasis Alexandri (séc. I d.C.).
Desse trecho de Arriano, sobre a fundação de Alexandria, é possível depreender
a) o significado do helenismo, caracterizado pela fusão da cultura grega com a egípcia e as do Oriente Médio.
b) a incorporação do processo de urbanização egípcio, para efetivar o domínio de Alexandre na região.
c) a implantação dos princípios fundamentais da democracia ateniense e do helenismo no Egito.
d) a permanência da racionalidade urbana egípcia na organização de cidades no Império helênico.
e) o impacto da arquitetura e da religião dos egípcios, na Grécia, após as conquistas de Alexandre.

                                Sugestão de sites para pesquisa:


Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/PROFªMªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 22 à 27 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 1o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo:Jornal

Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais

Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva
"newspaper about international student interchange". Escolha um dos itens; passe os olhos no texto; escreva
em seu caderno o nome do site, o título do texto, quem escreveu, as palavras inglesas semelhantes à língua 
portuguesa e qual a sua opinião sobre o texto.

Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LINGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO
1º TERMO B e C  – Professor THIAGO.  Disciplina: Língua Portuguesa.            
E-MAIL – thiagomhz@gmail.com

Tempo para realização: Uma semana.
    22/06 até 27/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
 




Dois rios inteiros

O céu está no chão
O céu não cai do alto
É o claro, é a escuridão
O céu que toca o chão
E o céu que vai no alto
Dois lados deram as mãos
Como eu fiz também
Só pra poder conhecer
O que a voz da vida vem dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêm
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
O sol é o pé e a mão
O sol é a mão e o pai
Dissolve a escuridão
O sol se põe se vai
E após se por o sol renasce no japão
Eu vi também
Só pra poder entender
Na voz a vida ouvi dizer
Que os braços sentem
E os olhos vêm
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
E o meu lugar é esse ao lado seu, meu corpo inteiro
Dou o meu lugar, pois o seu lugar
É o meu amor primeiro
O dia e a noite, as quatro estações
O céu está no chão
O céu não cai do alto
É o claro, é a escuridão
O céu que toca o chão
E o céu que vai no alto
Dois lados deram as mãos
E o meu lugar é esse ao lado seu, no corpo inteiro
Dou o meu lugar, pois o seu lugar
É o meu amor primeiro
O dia e a noite, as quatro estações
Que os braços sentem
E os olhos vêem
Que os lábios sejam
Dois rios inteiros
Sem direção
Que os braços sentem
E os olhos vêem
E os lábios beijam
Dois rios inteiros
Sem direção
Fonte: LyricFind
Compositores: Salomao Borges Filho / Samuel Rosa De Alvarenga / Jose Fernando Gomes Reis

 

Questões Interpretação

 

1 – A letra da canção apresenta várias relações binárias, isto é, partes de elementos que se aproximam ou se opõem. Identifique no texto:
a) elementos que estejam em oposição;
b) elementos que formem um tipo de relação binária diferente.

2 – A linguagem da canção apresenta bastante sonoridade. É o caso, por exemplo, da sonoridade criada pela repetição do som /s/ (lê-se cê) das palavras céu, só, sol, dissolve, se, após, renasce, braços e sentem, entre outras. Com base na 5ª e 6ª estrofes, identifique outras repetições sonoras.

3 – A letra da canção faz uso da conotação em diferentes situações. É o caso, por exemplo, da caracterização do sol feita na 4ª e na 5ª estrofe. Dê interpretações coerentes a esses versos.

4 – A expressão “dois rios inteiros” também foi empregada conotativamente e constitui um dos elementos básicos para a interpretação da letra.
a) O que ou quem representa os dois rios?
b) A relação existente entre os dois rios pode ser compreendida a partir das outras relações binárias mencionadas na canção, como céu e chão, claro e escuridão? Explique por quê.

 

 

 


Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.

MATEMÁTICA/PROFºADILSON
Adilson Velonisqui Rodrigues
1° termo A , B e C – Periodo 22 a 26 de junho.
Atividades Matemática
1- Realize um pequeno resumo sobre o conceito de Progressões Aritméticas.
Cálculo do termos de uma PA
Cálculo da Soma dos Termos de uma PA

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


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