ATIVIDADES DA SEMANA DE 22 a 27 DE JUNHO
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2ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
BIOLOGIA/PROFªBENE
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TA
Conteúdo: O calor também é energia
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre O calor também é energia
Acessar o Site: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/o-calor-tambem-energia.html/, interpretar o texto proposto e assistir a video aula, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
QUIMICA/PROFªEDJANE
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
LINGUA PORTUGUESA
QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO
“Quem conta um conto,
Aumenta um ponto”
Dizia minha avó
Quando ouvia de nós
Qualquer coscuvilhice
Eu não compreendia
O que minha avó dizia
Algum tempo passou
E a vivência mostrou
O seu significado
Eu inocente pensava
Que na história contada
Alguém um detalhe inventava
E ninguém com isso ganhava
Depois rápido aprendi
Que pleitos por aqui
Se vencem aumentando um ponto
Que depois vira um conto
A coscuvilhice modernizou
Em fake news se transformou
O conto virou $ E o • virou bordão
Se minha avó viva estivesse
Eu logo explicaria
Que um conto não é uma história
E o ponto não é uma mentira.
1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?
2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?
3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?
4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?
5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.
6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
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2ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
BIOLOGIA/PROFªBENE
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
FISICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TB
Conteúdo: O calor também é energia
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre O calor também é energia
Acessar o Site: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/o-calor-tambem-energia.html/, interpretar o texto proposto e assistir a video aula, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
QUIMICA/PROFªEDJANE
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
HISTORIA/PROFºVANILDO
LINGUA PORTUGUESA
QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO
“Quem conta um conto,
Aumenta um ponto”
Dizia minha avó
Quando ouvia de nós
Qualquer coscuvilhice
Eu não compreendia
O que minha avó dizia
Algum tempo passou
E a vivência mostrou
O seu significado
Eu inocente pensava
Que na história contada
Alguém um detalhe inventava
E ninguém com isso ganhava
Depois rápido aprendi
Que pleitos por aqui
Se vencem aumentando um ponto
Que depois vira um conto
A coscuvilhice modernizou
Em fake news se transformou
O conto virou $ E o • virou bordão
Se minha avó viva estivesse
Eu logo explicaria
Que um conto não é uma história
E o ponto não é uma mentira.
1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?
2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?
3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?
4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?
5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.
6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?
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2ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
SOCIOLOGIA/PROFºALASON
FISICA/PROFºJOSE ARMANDO
GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
HISTORIA/PROFºEVERTON
Neologismo
Derivadas de palavras já existentes
Classificação do neologismo
Como são formados os
neologismos?
Os neologismos são constituídos da mesma
maneira de formação dos vocabulários da língua portuguesa. As
principais maneiras são: composição - por aglutinação e
por justaposição - e derivação - prefixal, sufixal,
parassintética, regressiva e imprópria. Todavia, a abreviação, combinação,
intensificação, hibridismo e reduplicação também são maneiras de formação dos
vocabulários.
LINGUA PORTUGUESA/PROFªSANDRA
2ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ºTA, TB
CONTEÚDOS:
O desenho de animação
1º
aula
Assista
aos vídeos dos link’s abaixo;
2ª aula
Após assistir aos vídeos
indicados acima,descreva em um texto autoral para que, e como é utilizado o
desenho animado.
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 22/06/2020 a 26/06/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2º
Termo A e 2º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades:
|
Atividades:
1)
Elabore um resumo sobre Ácidos Nucleicos – DNA e RNA
contendo as seguintes informações:
•
Estrutura química do DNA
• Modelo de duplicação do DNA e história de
sua descoberta
• RNA – a tradução da mensagem
• Código genético e fabricação de proteínas
OBS: Os vídeos abaixo servem para complementar
a pesquisa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 22/06 até 27/06 (Duas
aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 22/06 à 27/06
DNA
– A receita da vida e seu código O DNA em ação – estrutura e atuação
•
Estrutura química do DNA •
Modelo
de duplicação do DNA e história de sua descoberta
• RNA – a tradução da mensagem
• Código genético e fabricação de proteínas
Vídeos:
Ácidos
Nucleicos/ DNA – Profº Jubilut
Ácidos
Nucléicos – RNA – Compostos Orgânicos – Profº Jubilut
Enviar
o resumo para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.
CONCEITO FILOSÓFICO DE LIVRE-ARBÍTRIO.
Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc.
O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.
Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.
Livre Arbítrio na Bíblia
A expressão "livre arbítrio" não está na Bíblia, no entanto, em diversas passagens podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano.
Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas. Também é possível ver na Bíblia que cada pessoa vai prestar contas da forma como usa o livre arbítrio, ou seja, vai ser responsabilizada pelos seus atos.
A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.
Para algumas pessoas isso é um conflito, porque dizem que se uma pessoa foi predestinada a fazer alguma coisa, não tem vontade própria. Apesar disso, a Bíblia diz que apesar de ter escolhido algumas pessoas, isso não interfere com o seu livre arbítrio, a escolha da pessoa é livre, mas Deus sabe previamente o que a pessoa vai escolher.
Muitas vezes a expressão livre arbítrio, tem o mesmo significado que a expressão liberdade. No entanto, o Filósofo Santo Agostinho diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, depende sempre de como usa essa característica. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade. Porém, uma distinção entre os dois é que a vontade é um ato ou ação, enquanto que o livre arbítrio é uma faculdade.
Livre Arbítrio na Filosofia
No âmbito da filosofia, o livre arbítrio se opõe ao determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para o determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas e por isso não o ser humano não pode ser responsabilizado pelos seus atos.
Para a filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes à sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.
OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Com base na atividade da semana passada, pedi uma reflexão sobre o que e desigualdade de gênero ;
A seguir, responda as seguintes questões.
Questões
1- O que desigualdade de gênero? Explique!
2- Em sua opinião, existe desigualdade de gênero no Brasil? Explique!
3- Cite situações, que demonstre desigualdade de gênero?
4- Em seu ponto de vista, o que pode ser feito para minimizar esta desigualdade de gênero no Brasil? Explique!
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFªPATRICIAProf.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TA
Conteúdo: O calor também é energia
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre O calor também é energia
Acessar o Site: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/o-calor-tambem-energia.html/, interpretar o texto proposto e assistir a video aula, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
QUIMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane – Química (Turma: 2º
Termos A e B)
Massa molecular
As moléculas
são constituídas por átomos unidos através de ligações que podem ser covalentes
e iônicas. A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo
assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os
átomos contidos na fórmula das substâncias.
Cálculo da
Massa Molecular:
Calcular a
massa atômica da substancia abaixo:
C5H10
C:12u
e H:1u (dados extraídos da Tabela Periódica)
Cálculo: 5x12 + 10x1= 60 + 10 = 70u
MM= 70u
Calcule as
massas moleculares das substancias abaixo:
H2SO4
H4P2O7
Al2(SO4)3
Ca3N2
NaCl
Massas
atômicas dos elementos;
H=1u, S=32u,
O=16u, P=31u, Al=27u, Ca=40u, N=14u, Na= 23u e Cl= 35,5u
Observação: Atividade apenas para constar no caderno como conteúdo de
aula. Não entregar para o professor.
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
Entenda a PEC
A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
Saúde e educação
Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado.
A Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do Teto, PEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
Fonte: undefined - iG @ https://economia.ig.com.br/2020-03-21/cortes-no-sus-e-teto-de-gastos-sao-desafios-no-combate-ao-coronavirus.html
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)
Leia o texto e responda:
5. Cite dois nomes de senadores (as) que votaram contra, e dois que votaram a favor da PEC do Teto.
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6. Conforme estudos de pesquisadores do IPEA e de técnicos da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, qual a projeção de perdas paras a Saúde e Educação?
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7. Em sua opinião, quais medidas seriam necessárias para que o SUS não entre em “colapso,” nos próximos vinte anos (vigência da PEC do Teto)?
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OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTORIA /PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
América Colonial Espanhola, Francesa, Inglesa e Holandesa
Atividade para a semana de 22 a 27 de junho.
Turmas: 2A ensino médio - manhã
2B ensino médio – manhã
2TA – EJA
Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.
Quantidade de aulas: 2 aulas
Avaliação: Atividade proposta ao final do texto
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
OBSERVE O MAPA ABAIXO SOBRE A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA. PODEMOS PERCEBER QUE DIFERENTES NAÇÕES EUROPEIAS OCUPARAM, EXPLORARAM E POVOARAM A AMÉRICA.
A PARTIR DA OBSERVAÇÃO RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2 e 3.
1. Qual nação possuía o maior número de colônias na América e como era possível manter esses territórios dominados?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O que aconteceu com os povos que habitavam e eram os donos desses territórios?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. A maioria das colônias tornaram-se independentes no começo do século XIX e passados aproximadamente 200 anos, podemos dizer que esses países são independentes de fato? Justifique sua resposta.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR:
Josineide
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AULAS PREVISTAS: 2
25 e 26/06/2020
Aluno: Coloque seu nome
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DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 2º Termos A e
B
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CONTEÚDOS:
Pronomes possessivos
Sempre
que nos referimos a posse de alguma coisa usamos pronomes possessivos, eles
estão presentes em quase todas as falas, veja abaixo a tabela com os pronomes
adjetivos possessivos em inglês e suas traduções:
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização
textual, palavras cognatas
|
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
|
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RECURSOS:
Computador,
celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os
canais disponíveis ao aluno:
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota.
A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
|
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DATA: ___/__/_
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MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR:
Josineide
|
AULAS PREVISTAS: 2
27/06/2020
Aluno: Coloque seu nome
|
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DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 2º Termos A e
B
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CONTEÚDOS:
Pronomes possessivos
Sempre
que nos referimos a posse de alguma coisa usamos pronomes possessivos, eles
estão presentes em quase todas as falas, veja abaixo a tabela com os pronomes
adjetivos possessivos em inglês e suas traduções:
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização
textual, palavras cognatas
|
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1.
Leia o texto e responda V para verdadeiro e F
para false:
My cousin Mike is twenty-nine years old and lives
in the USA.
He has a car and his car is yellow. Mike is married
and has one son. His wife is
called Louise and her nickname
is Lisa. They are a happy family from the USA. Their favorite TV program is Everybody hates
Chris, which they watch every week. Mike and Lisa are doctors and they work
at a large hospital.
a)
Mike and Lisa are brothers
b)
Mike is twenty-nine
years old
c)
Lisa has a yellow
car.
d)
They are a happy family
from the USA
e)
They are doctors.
2. Destaque no texto os pronomes possessivos.
3. Responda em inglês com a frases complete, não só o
nome da fruta: What is your favorite fruit?
|
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RECURSOS:
Computador,
celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os
canais disponíveis ao aluno:
|
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota.
A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
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DATA: ___/__/_
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1º TERMO A – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
|
Tempo para realização: Uma semana.
22/06 até 27/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
|
Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.
QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO
“Quem conta um conto,
Aumenta um ponto”
Dizia minha avó
Quando ouvia de nós
Qualquer coscuvilhice
Eu não compreendia
O que minha avó dizia
Algum tempo passou
E a vivência mostrou
O seu significado
Eu inocente pensava
Que na história contada
Alguém um detalhe inventava
E ninguém com isso ganhava
Depois rápido aprendi
Que pleitos por aqui
Se vencem aumentando um ponto
Que depois vira um conto
A coscuvilhice modernizou
Em fake news se transformou
O conto virou $ E o • virou bordão
Se minha avó viva estivesse
Eu logo explicaria
Que um conto não é uma história
E o ponto não é uma mentira.
1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?
2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?
3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?
4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?
5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.
6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?
MUITOS ALUNOS DESTA SALA NÃO TEM PARTICIPADO DAS ATIVIDADES.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Quais operações matemáticas podem ser realizadas com as matrizes ? Dê um exemplo de cada situação.
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2ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2ºTA, TB
CONTEÚDOS:
O desenho de animação
1º
aula
Assista
aos vídeos dos link’s abaixo;
2ª aula
Após assistir aos vídeos
indicados acima,descreva em um texto autoral para que, e como é utilizado o
desenho animado.
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 22/06/2020 a 27/06/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2º
Termo A e 2º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades:
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Atividades:
1)
Elabore um resumo sobre Ácidos Nucleicos – DNA e RNA
contendo as seguintes informações:
•
Estrutura química do DNA
• Modelo de duplicação do DNA e história de
sua descoberta
• RNA – a tradução da mensagem
• Código genético e fabricação de proteínas
OBS: Os vídeos abaixo servem para complementar
a pesquisa.
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Tempo
para realização:
Uma semana. De 22/06 até 27/06 (Duas
aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
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Atividade Semana 22/06 à 27/06
DNA
– A receita da vida e seu código O DNA em ação – estrutura e atuação
•
Estrutura química do DNA •
Modelo
de duplicação do DNA e história de sua descoberta
• RNA – a tradução da mensagem
• Código genético e fabricação de proteínas
Vídeos:
Ácidos
Nucleicos/ DNA – Profº Jubilut
Ácidos
Nucléicos – RNA – Compostos Orgânicos – Profº Jubilut
Enviar
o resumo para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIAATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.
CONCEITO FILOSÓFICO DE LIVRE-ARBÍTRIO.
Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc.
O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.
Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.
Livre Arbítrio na Bíblia
A expressão "livre arbítrio" não está na Bíblia, no entanto, em diversas passagens podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano.
Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas. Também é possível ver na Bíblia que cada pessoa vai prestar contas da forma como usa o livre arbítrio, ou seja, vai ser responsabilizada pelos seus atos.
A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.
Para algumas pessoas isso é um conflito, porque dizem que se uma pessoa foi predestinada a fazer alguma coisa, não tem vontade própria. Apesar disso, a Bíblia diz que apesar de ter escolhido algumas pessoas, isso não interfere com o seu livre arbítrio, a escolha da pessoa é livre, mas Deus sabe previamente o que a pessoa vai escolher.
Muitas vezes a expressão livre arbítrio, tem o mesmo significado que a expressão liberdade. No entanto, o Filósofo Santo Agostinho diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, depende sempre de como usa essa característica. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade. Porém, uma distinção entre os dois é que a vontade é um ato ou ação, enquanto que o livre arbítrio é uma faculdade.
Livre Arbítrio na Filosofia
No âmbito da filosofia, o livre arbítrio se opõe ao determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para o determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas e por isso não o ser humano não pode ser responsabilizado pelos seus atos.
Para a filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes à sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.
OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.
SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIM FARAH
MALUF PROFESSOR
PROFESSOR NANCIO
Plano
de Aula Semanal e Blog da Escola – 2° BIMESTRE
Turma Ano ou
Séria: 2° ANOS EJA: 2TB
Disciplina: SOCIOLOGIA
Quantidade de
aulas semanais: 01 aulas de 45 minutos
Período de: 22/06/20 A 27/06/2020 – Período da
Noite
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
Conteúdo Aplicado:
Construção
da identidade pelos jovens
Habilidades e
Competências Necessárias:
Compreender
de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a
produção de cultura
Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de
massa na produção da identidade juvenil
produção de cultura
Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de
massa na produção da identidade juvenil
Materiais
Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O aluno poderá usar os recursos que mais estiver a sua
disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas,
jornais, Links e outros, para complementação
do seu trabalho. O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do
próprio punho em folha de papel comum e sua identificação: nome completo, sala e
disciplina. sendo que o trabalho deverá ter capa e deverá ser enviado para o E-mail
do Professor.
Sistema de
Avalição e Acompanhamento:
As
avaliações é Predominantes de trabalhos e Pesquisas feitos com conteúdos
baseados no Curriculo Paulista, Centro de Midia, Livros e outros recursos que
os alunos obtenham.
.
Professor:
Professor Coordenador:
Nancio
Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
FISICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TB
Conteúdo: O calor também é energia
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre O calor também é energia
Acessar o Site: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/o-calor-tambem-energia.html/, interpretar o texto proposto e assistir a video aula, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
QUIMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane – Química (Turma: 2º
Termos A e B)
Massa molecular
As moléculas
são constituídas por átomos unidos através de ligações que podem ser covalentes
e iônicas. A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo
assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os
átomos contidos na fórmula das substâncias.
Cálculo da
Massa Molecular:
Calcular a
massa atômica da substancia abaixo:
C5H10
C:12u
e H:1u (dados extraídos da Tabela Periódica)
Cálculo: 5x12 + 10x1= 60 + 10 = 70u
MM= 70u
Calcule as
massas moleculares das substancias abaixo:
H2SO4
H4P2O7
Al2(SO4)3
Ca3N2
NaCl
Massas
atômicas dos elementos;
H=1u, S=32u,
O=16u, P=31u, Al=27u, Ca=40u, N=14u, Na= 23u e Cl= 35,5u
Observação: Atividade apenas para constar no caderno como conteúdo de
aula. Não entregar para o professor.
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos dos 2º anos do EJA do 2º Termo B
E-mail do professor Edivaldo Liberato: ediliberato@hotamail.com
Atividades sobre os três poderes e sobre o fake new
1ª questão: escreva os nomes dos chefes dos:
Executivo Federal:
Executivo Estadual:
Executivo Municipal:
2º questão; quem determina os direitos e deveres do povo e dos governantes de cada poder?
3º questão: O Poder Legislativo da União:
A) ( ) é integrado por deputados Federais, eleitos pelo sistemas majoritário.
B) ( ) desempenha legislaturas com duração de quatro anos, pelo fato de os mandatos dos deputados Federais e senadores terem esse período de duração.
C) ( ) recebe a denominação de Assembléia Legislativas e sua estrutura é unicameral.
D) ( ) pode instituir comissões parlamentares de inquérito com poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.
E) ( ) representa a vontade do povo por meio do senado Federal
4º questão: O Poder Executivo, através de decreto, declara desnecessária a existência de determinado cargo público, atingindo servidor estável. Face à Constituição Federal:
A) ( ) O Poder Executivo, por meio de decreto, não pode extinguir cargos
B) ( ) O Poder Executivo, pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o Servidor estável em cargo de melhor vencimento
C) ( ) O Poder Executivo, pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o servidor estável em função de melhor vencimento
D) ( ) somente por lei poderão ser extinto cargos pertencentes ao Poder Executivo, ficando o servidor público em disponibilidade remunerada.
5º questão: O Ministério da Aeronáutica é convocado para prestar, perante o Senado Federal, informações sobre a Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá. Tal deliberação foi adotada pela maioria dos Senadores em sessão plenária, mas, sem justificativa, o convocado deixar de comparecer.
Nesse caso:
A) ( ) O ministro da Aeronáutica agiu erroneamente, pois, como ministro militar, tem obrigação de comparecer.
B) ( ) somente comissões permanentes e temporárias do congresso Nacional e suas casas têm competências para convocar ministros do Estado.
C) ( ) os Senadores não podem deliberar sobre o assunto.
D) ( ) a convocação somente poderá ser feita pela Câmara dos Deputados.
HISTORIA/PROFºVANILDO
PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
Entenda a PEC
A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
Saúde e educação
Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado.
A Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do Teto, PEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
Fonte: undefined - iG @ https://economia.ig.com.br/2020-03-21/cortes-no-sus-e-teto-de-gastos-sao-desafios-no-combate-ao-coronavirus.html
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)
Leia o texto e responda:
5. Cite dois nomes de senadores (as) que votaram contra, e dois que votaram a favor da PEC do Teto.
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6. Conforme estudos de pesquisadores do IPEA e de técnicos da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, qual a projeção de perdas paras a Saúde e Educação?
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7. Em sua opinião, quais medidas seriam necessárias para que o SUS não entre em “colapso,” nos próximos vinte anos (vigência da PEC do Teto)?
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OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR:
Josineide
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AULAS PREVISTAS: 2
25 e 26/06/2020
Aluno: Coloque seu nome
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DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 2º Termos A e
B
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CONTEÚDOS:
Pronomes possessivos
Sempre
que nos referimos a posse de alguma coisa usamos pronomes possessivos, eles
estão presentes em quase todas as falas, veja abaixo a tabela com os pronomes
adjetivos possessivos em inglês e suas traduções:
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização
textual, palavras cognatas
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
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RECURSOS:
Computador,
celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os
canais disponíveis ao aluno:
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota.
A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
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DATA: ___/__/_
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1º TERMO A – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
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Tempo para realização: Uma semana.
22/06 até 27/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
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Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.
QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO
“Quem conta um conto,
Aumenta um ponto”
Dizia minha avó
Quando ouvia de nós
Qualquer coscuvilhice
Eu não compreendia
O que minha avó dizia
Algum tempo passou
E a vivência mostrou
O seu significado
Eu inocente pensava
Que na história contada
Alguém um detalhe inventava
E ninguém com isso ganhava
Depois rápido aprendi
Que pleitos por aqui
Se vencem aumentando um ponto
Que depois vira um conto
A coscuvilhice modernizou
Em fake news se transformou
O conto virou $ E o • virou bordão
Se minha avó viva estivesse
Eu logo explicaria
Que um conto não é uma história
E o ponto não é uma mentira.
1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?
2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?
3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?
4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?
5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.
6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?
MUITOS ALUNOS DESTA SALA NÃO TEM PARTICIPADO DAS ATIVIDADES.
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Quais operações matemáticas podem ser realizadas com as matrizes ? Dê um exemplo de cada situação.
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2ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
CONTEÚDOS:
O desenho de animação
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima,descreva em um texto autoral para que, e como é utilizado o desenho animado.
Obs.: Anotar as atividades no caderno, apresentar no retorno.
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah
Maluf.
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2°Tc – Professor Ismael. Disciplina:
Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
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Atividade: Elabore 03 questões
com respostas sobre o tema da aula anterior, grupos Sanguíneos (Sistema ABO).
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Tempo
para realização:
Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)
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ANO LETÍVO 2020 – 2° Bi – 22/06/2020 a 27/06/2020.
Atividade
Elabore 03 questões com respostas sobre o
tema da aula anterior, grupos Sanguíneos sistema ABO.
Entregar
as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número,
série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
FILOSOFIAATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.
CONCEITO FILOSÓFICO DE LIVRE-ARBÍTRIO.
Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc.
O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.
Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.
Livre Arbítrio na Bíblia
A expressão "livre arbítrio" não está na Bíblia, no entanto, em diversas passagens podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano.
Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas. Também é possível ver na Bíblia que cada pessoa vai prestar contas da forma como usa o livre arbítrio, ou seja, vai ser responsabilizada pelos seus atos.
A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.
Para algumas pessoas isso é um conflito, porque dizem que se uma pessoa foi predestinada a fazer alguma coisa, não tem vontade própria. Apesar disso, a Bíblia diz que apesar de ter escolhido algumas pessoas, isso não interfere com o seu livre arbítrio, a escolha da pessoa é livre, mas Deus sabe previamente o que a pessoa vai escolher.
Muitas vezes a expressão livre arbítrio, tem o mesmo significado que a expressão liberdade. No entanto, o Filósofo Santo Agostinho diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, depende sempre de como usa essa característica. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade. Porém, uma distinção entre os dois é que a vontade é um ato ou ação, enquanto que o livre arbítrio é uma faculdade.
Livre Arbítrio na Filosofia
No âmbito da filosofia, o livre arbítrio se opõe ao determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para o determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas e por isso não o ser humano não pode ser responsabilizado pelos seus atos.
Para a filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes à sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.
OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.
SOCIOLOGIA/PROFºALASON
SALA DE AULA
INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER
Sociologia
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: Sociologia
Turma envolvida: 2TC
Atividade e Conteúdo
Título: Consumismo
e Comunicação de Massa
Objetivo: Analisar, pesquisar, conversar e refletir sobre as
relações e os significados de consumismo e
comunicação em massa, que são características das sociedades modernas
capitalistas e da expansão da globalização.
Explicação
do Professor: Procurar entender a diferença entre
consumismo e comunicação de massa, fazendo uma reflexão do quanto estão ligados
as nossas vidas
Atividade do Aluno (Tarefa): Pesquisar e responder as seguintes questões
abaixo:
O que é consumismo?
O que é comunicação de massa?
Link para ajudar no
entendimento da atividade:
Encaminhar respostas das atividades ou para tirar
duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa: Aparelho
eletrônico que tenha conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila
do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1
Período da
realização da atividade:_22_/_06_/2020 a _27_/_06_/2020
QUIMICA/PROFªROSIANE
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
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1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão
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2.
TURMA
2° Termo - C
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3.
DISCIPLINA:
Professor
especialista, química
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Modelo de Dalton.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Entender métodos e
procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes
contextos h27.
|
||||
6. RECURSOS UTILIZADOS:
1-
A teoria atômica de Dalton foi fundamental para o desenvolvimento
do conhecimento atômico por quê?
2-
O que é um elemento químico/
3-
Substância químicas diferentes são formadas pelo que?
4-
Faça uma representação do modelo atômico de Dalton?
5-
Como Dalton nomeou seu modelo atômico?
Obs: Gostaria de ressaltar que todas as
segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas,
via whatsapp das 19hs às 20hs.
|
||||
7. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
8.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
9.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
22 a 27/06/2020
|
10.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias
Quintão
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11. VALIDADO EM
22/06/2020
|
|
Nesta semana é para leitura,
compreensão e resolução de atividade que ainda será enviado
Acústica
Espectro audível e inaudível
· Estes
valores podem variar de uma pessoa para outra, ou ainda para uma pessoa no
decorrer da vida.
Som: São perturbações ondulatórias no
meio que variam de 20 Hz a 20KHz. O ouvido humano é sensível nesta faixa de
frequência, podendo variar entre uma pessoa e outra.
Infrassom: são perturbações
ondulatória no meio e são inferiores a 20Hz. O ser humano não pode ouvir
Ultrassom: são perturbações
ondulatória no meio e são superiores a 20KHz. Pode ser ouvido por alguns
animais e as faixas mais altas são utilizados pela medicina de diagnóstico.
Quanto
a altura do som.
· Som
alto, é um som agudo, com maior frequência
· Som
baixo, é um som grave, com menor frequência
Quanto
ao timbre.
·
É um composto harmônico que nos permite
distingui as diferentes fontes de emissão (notas musicais).
Quanto
a intensidade (I)
·
É a concentração da energia emitida pela fonte
e é medida em W/m2.
Para uma onda esférica: I = P = P
S 4pd2
P = potência emitida por uma fonte de
ondas
S = superfície sobre a qual a energia é
distribuída
d = distância da fonte a um ponto da
superfície a ser considerada.
Lei de
Weber
A lei de Weber trata da variação da
intensidade sonora que tem como unidade de medida os decibéis (dB).
DN: N2 – N1
= 10 * log
(I2/I1)
Onde:
DN: variação do nível de
intensidade sonora
N2
e N1: níveis de intensidade sonoras correspondentes a I2
e I1.
N e DN: medidos em decibéis (dB)
· O
linear da dor está próximo de 120 dB. Onde pode ocorrer danos ou perda da
audição. Observação os danos a audição humana começa em 30 dB.
Efeito
doppler
O efeito doppler ocorre quando a uma
movimentação entre quem ouve e a fonte de emissão do som, que pode ser de
aproximação ou de afastamento.
·
Efeito: alteração na
frequência das ondas recebidas pelo observador
·
Causa: a movimentação entre
a fonte e o observador
Interferencias de ondas
·
Sobreposição de ondas em
concordancia de fase: ondas construtivas
· Sobreposição
de onda em oposição de fase: ondas parcialmente destrutivas.
· Sobreposição
de ondas em oposição de fase: interferência totalmente destrutiva.
Condições
para interferências de ondas:
· As
ondas têm que ter a mesma natureza e frequência (fontes coerentes).
· As
diferenças percorridas pelas ondas devem ser múltiplas de meio comprimento de
onda
·
As fontes devem estar em fase ou em oposição de
fase
Ondas estacionarias
Sobreposição de ondas idênticas se
propagando em sentido contrário. Onda resultante:
·
Velocidade de propagação nula, pontos sem
vibração: nós
· Pontos
com amplitude máxima: ventres
Onde:
N é os
nós: pontos sem vibração ou interferência destrutiva
V são
os ventres: pontos de interferência construtiva
GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
Leitura do texto e responder as questões.
Enviar as respostas para email ricardosantosgeo@gmail.com
Os dados que
mostram a desigualdade entre brancos e pretos no Brasil
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe,
brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
O Brasil é reconhecidamente um dos países mais desiguais do
planeta, e uma das dimensões dessa desigualdade é racial.
Quando se comparam os dados de brasileiros brancos com os de
pretos e pardos, o cenário que emerge é de dois países completamente distintos.
É o que se vê nos dados de campos diversos como trabalho,
renda, educação, crime e participação política.
A maior parte dos dados nessa matéria são das pesquisas PNAD
(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizadas pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística):
Trabalho e renda
A PNAD Contínua de 2017 mostra que há forte desigualdade na
renda média do trabalho: R$ 1.570 para negros, R$ 1.606 para pardos e R$ 2.814
para brancos.
O desemprego também é fator de desigualdade: a PNAD Contínua
do 3º trimestre de 2018 registrou um desemprego mais alto entre pardos (13,8%)
e pretos (14,6%) do que na média da população (11,9%).
Dados também da PNAD só que mais antigos, de 2015, mostram
que apesar dos negros e pardos representarem 54% da população na época, a sua
participação no grupo dos 10% mais pobres era muito maior: 75%.
Já no grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de
negros e pardos era de apenas 17,8%. Veja no gráfico:
Educação
A taxa de analfabetismo é mais que o dobro entre pretos e
pardos (9,9%) do que entre brancos (4,2%), de acordo com a PNAD Contínua de
2016.
Quando se fala no acesso ao ensino superior, a coisa se
inverte: de acordo com a PNAD Contínua de 2017, a porcentagem de brancos com 25
anos ou mais que tem ensino superior completo é de 22,9%. É mais que o dobro da
porcentagem de pretos e pardos com diploma: 9,3%.
Já a média de anos de estudo para pessoas de 15 anos ou mais
é de 8,7 anos para pretos e pardos e de 10,3 anos para brancos
Crime
Em 2016, a taxa de homicídios de negros foi duas vezes e
meia superior à de não negros e a taxa de homicídios de mulheres negras foi 71%
superior à de mulheres não negras;
Em um período de uma década, entre 2006 e 2016, a taxa de
homicídios de negros cresceu 23,1%. No mesmo período, a taxa entre os não
negros caiu 6,8%.
Os dados são do Atlas da Violência 2018, estudo elaborado
pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de
Segurança Pública.
“É como se, em relação à violência letal, negros e não
negros vivessem em países completamente distintos”, diz o texto do relatório.
Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública analisou 5.896
boletins de ocorrência de mortes decorrentes de intervenções policiais entre
2015 e 2016. Isso representa 78% do universo das mortes no período.
Ao descontar as vítimas cuja informação de raça/cor não estava
disponível, identificou que 76,2% das vítimas de atuação da polícia são negras.
Questões
1 O racismo no Brasil é velado mais com a pesquisa mostra
uma clara diferença entre brancos e pretos e pardos. Faça uma análise nos
dados, aponte as principais diferença entre brancos pretos e pardos
2 As cotas raciais é um dos caminhos para diminuir o abismo
entre brancos, pretos e pardos, comente sobre elas usando os dados da educação.
Atividade
Professor Everton – História
2º Bimestre
2ªTC
· Realizar pesquisa sobre o Iluminismo
· Utilizar sites para pesquisas que sejam confiáveis.
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
INGLÊS/PROFºRENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 01/06/2020 A 05/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
2º TERMO C - LÍNGUA INGLESA - EJA - NOITE
Neologismo
Derivadas de palavras já existentes
O neologismo é criado a
partir de processos já existentes na língua: justaposição, prefixação,
aglutinação e sufixação.
Podemos classificar como neologismo todas as
palavras que não existiam e passaram a existir, independentemente do tempo de
vida. Ele pode ser percebido na representação dos sons, por exemplo: puf!,
crum!, miar, piar, tibum, chuá, cataplaft, etc. Já na linguagem da internet
temos: blza, flw, qq,vc, ker, xau, bju, dentre outros.
Classificação do neologismo
Chamamos de neologismo novas palavras ou expressões
da língua que surgem com o papel de completar os espaços transitórios,
permanentes ou momentâneos a respeito de um novo conceito.
Momentâneo:
os neologismos momentâneos podem surgir no decorrer de uma conversa entre
colegas. Eles podem até obter uma grande repercussão, mas são
esquecidos com o tempo. Exemplo: somatoriar (somar itens)
Transitório:
nasce em um grupo e acaba sendo usado em outros. Esse termo pode se integrar o
vocabulário ou pode ser esquecido. Exemplo: mensalão (ato de corrupção)
Permanente:
os neologismos permanentes aparecem rapidamente e fixa-se no idioma se tornando
parte do dicionário. Exemplo: deletar (exluir),
Como são formados os
neologismos?
Os neologismos são constituídos da mesma
maneira de formação dos vocabulários da língua portuguesa. As
principais maneiras são: composição - por aglutinação e
por justaposição - e derivação - prefixal, sufixal,
parassintética, regressiva e imprópria. Todavia, a abreviação, combinação,
intensificação, hibridismo e reduplicação também são maneiras de formação dos
vocabulários.
Diferença entre estrangeirismos
e neologismos
Saber diferenciar estrangeirismos de
neologismos é essencial para compreender melhor a Língua, sendo este conteúdo
muito cobrado em provas. Os neologismos são adaptações e/ou criações de
palavras para a língua, sem considerar se isso ocorre ou não a partir de um
empréstimo linguístico. Já os estrangeirismos (vimos na aula anterior) são
reconhecidos pela inserção de uma determinada palavra ou expressão de outro
idioma no vocabulário da língua portuguesa. Pouco a pouco essas palavras estão
sendo colocados no léxico da língua portuguesa.
Exercise
1-
Pesquise 10 exemplos de
neologismos vindo da língua inglesa para a língua portuguesa palavras:
rene.c.c.cruz@gmail.com
Whatsapp -11976991682
Olá pessoal... Alguns alunos relataram que
enviaram as atividades pelo email e não
receberam a devolutiva. Verifiquei que
há um problema no e-mail inconstitucional disponibilizado para os professores,
não recebe mensagens. Portanto, passarei o meu e-mail pessoal junto com o meu
Whatsapp.
Quem
já enviou as atividades, por gentileza, reenviá-las para novos contatos.
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 2º Termo C
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 23, 25, 26/06 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
O estatuto do poeta
Hoje em dia é super complicado se dizer poeta... As pessoas geralmente não curtem literatura... Poesia, então? Nem se fala! Muitos afirmam preferir formas mais fáceis de comunicação... Alegam que não gostam de ler poesia porque não entendem, o porque os textos são melosos, esquisitos demais... Enfim, ser poeta, para mim, é uma missão meio ingrata. E vocês, o que pensam? Qual é o estatuto do poeta hoje, na sociedade?
Escrito por Aline em seu Blog.
Responda as questões
a) Pesquise o termo estatuto em um dicionário (o site confiável da internet).
b) Em que sentido Aline usou o termo ‘’estatuto’’?
c) Suponha que você seja uma amiga de Aline e que vai responder as perguntas que ela colocou no blog. Para você, qual é o estatuto do poeta hoje na sociedade.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
MATEMÁTICA/PROFºMANOEL
E.E.Salim
Farah Maluf.
Professor:
Manoel J. Silva.
Matéria:
Matemática.
Série: 2°Termo
C
Conteúdo: Circunferência.
Aulas Referentes:
2
Aula 1: de 23/06
de /2020
1)
Qual
o raio de uma Circunferência de diâmetros abaixo.
a)
5 Quilômetros
b)
2,5
decímetros
Aula 2: 23/06 de2020.
1)
Qual o diâmetro de uma Circunferência cujo o
raio é dado abaixo.
a)
5
metrôs
b)
1
milímetro
Aula 3 : 25/06
de2020.
1)
Calcule
o comprimento da Circunferência.
Use a fórmula ( C= 2πr ).
a)
R=
3 dm
Aula 4: 25/06/2020.
a)
R=
7 cm
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