segunda-feira, 22 de junho de 2020

2º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 22 A 27 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 22 a 27 DE JUNHO
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2ºTA/NOTURNO



ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte        2ºTA, TB

CONTEÚDOS:

            O desenho de animação

1º aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;






2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima,descreva em um texto autoral para que, e como é utilizado o desenho animado.




Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 22/06/2020 a 26/06/2020.

BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.
2º Termo A e 2º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
  • Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula;
  • Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA;
  • Elaborar esquemas explicativos do processo de duplicação do DNA;
  • Reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA
  •  Relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas
Atividades:
1)    Elabore um resumo sobre Ácidos Nucleicos – DNA e RNA contendo as seguintes informações:
• Estrutura química do DNA
 • Modelo de duplicação do DNA e história de sua descoberta
 • RNA – a tradução da mensagem
 • Código genético e fabricação de proteínas
OBS: Os vídeos abaixo servem para complementar a pesquisa.

Tempo para realização: Uma semana.       De 22/06 até 27/06 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos























Atividade Semana 22/06 à 27/06

DNA – A receita da vida e seu código O DNA em ação – estrutura e atuação
• Estrutura química do DNA •
Modelo de duplicação do DNA e história de sua descoberta
 • RNA – a tradução da mensagem
 • Código genético e fabricação de proteínas
Vídeos:
Ácidos Nucleicos/ DNA – Profº Jubilut
Ácidos Nucléicos – RNA – Compostos Orgânicos – Profº Jubilut
Enviar o resumo para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO FILOSÓFICO DE LIVRE-ARBÍTRIO.


Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc.
O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.
Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.

Livre Arbítrio na Bíblia
A expressão "livre arbítrio" não está na Bíblia, no entanto, em diversas passagens podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano.
Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas. Também é possível ver na Bíblia que cada pessoa vai prestar contas da forma como usa o livre arbítrio, ou seja, vai ser responsabilizada pelos seus atos.
A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.
Para algumas pessoas isso é um conflito, porque dizem que se uma pessoa foi predestinada a fazer alguma coisa, não tem vontade própria. Apesar disso, a Bíblia diz que apesar de ter escolhido algumas pessoas, isso não interfere com o seu livre arbítrio, a escolha da pessoa é livre, mas Deus sabe previamente o que a pessoa vai escolher.

Muitas vezes a expressão livre arbítrio, tem o mesmo significado que a expressão liberdade. No entanto, o Filósofo Santo Agostinho diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, depende sempre de como usa essa característica. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade. Porém, uma distinção entre os dois é que a vontade é um ato ou ação, enquanto que o livre arbítrio é uma faculdade.

Livre Arbítrio na Filosofia
No âmbito da filosofia, o livre arbítrio se opõe ao determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para o determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas e por isso não o ser humano não pode ser responsabilizado pelos seus atos.
Para a filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes à sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.



OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Com base na atividade da semana passada, pedi uma reflexão sobre o que e desigualdade de gênero ;
A seguir, responda as seguintes questões.

 Questões

1-    O que desigualdade de gênero? Explique!
2-    Em sua opinião, existe desigualdade de gênero no Brasil? Explique!
3-    Cite situações, que demonstre desigualdade de gênero?
4-    Em seu ponto de vista, o que pode ser feito para minimizar esta desigualdade de gênero no Brasil? Explique!




Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFªPATRICIA



Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TA 
Conteúdo: O calor também é energia
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre O calor também é energia
 Acessar o Site: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/o-calor-tambem-energia.html/,   interpretar o texto proposto e assistir a video aula, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.


QUIMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane – Química (Turma: 2º Termos A e B)
Massa molecular  
As moléculas são constituídas por átomos unidos através de ligações que podem ser covalentes e iônicas. A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
Cálculo da Massa Molecular:
Calcular a massa atômica da substancia abaixo:
C5H10           
  C:12u   e H:1u (dados extraídos da Tabela Periódica)
 Cálculo: 5x12 + 10x1=   60 + 10 = 70u
MM= 70u

Calcule as massas moleculares das substancias abaixo:
H2SO4
H4P2O7
Al2(SO4)3
Ca3N2
NaCl
Massas atômicas dos elementos;
H=1u, S=32u, O=16u, P=31u, Al=27u, Ca=40u, N=14u, Na= 23u e Cl= 35,5u


Observação: Atividade apenas para constar no caderno como conteúdo de aula. Não entregar para o professor.

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Segunda parte da atividade:
Fazer releitura do texto/notícia para responderem os questionamentos abaixo.

Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
5. Cite dois nomes de senadores (as) que votaram contra, e dois que votaram a favor da PEC do Teto.
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6. Conforme estudos de pesquisadores do IPEA e de técnicos da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, qual a projeção de perdas paras a Saúde e Educação?
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7. Em sua opinião, quais medidas seriam necessárias para que o SUS não entre em “colapso,” nos próximos vinte anos (vigência da PEC do Teto)?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTORIA /PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

América Colonial Espanhola, Francesa, Inglesa e Holandesa
Atividade para a semana de 22 a 27 de junho.

Turmas: 2A ensino médio - manhã

              2B ensino médio – manhã

             2TA – EJA

Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

Quantidade de aulas: 2 aulas

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.

OBSERVE O MAPA ABAIXO SOBRE A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA. PODEMOS PERCEBER QUE DIFERENTES NAÇÕES EUROPEIAS OCUPARAM, EXPLORARAM E POVOARAM A AMÉRICA.
A PARTIR DA OBSERVAÇÃO RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2 e 3.





1.      Qual nação possuía o maior número de colônias na América e como era possível manter esses territórios dominados?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      O que aconteceu com os povos que habitavam e eram os donos desses territórios?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      A maioria das colônias tornaram-se independentes no começo do século XIX e passados aproximadamente 200 anos, podemos dizer que esses países são independentes de fato?  Justifique sua resposta.

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INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
25 e 26/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             

CONTEÚDOS:
Pronomes possessivos
Sempre que nos referimos a posse de alguma coisa usamos pronomes possessivos, eles estão presentes em quase todas as falas, veja abaixo a tabela com os pronomes adjetivos possessivos em inglês e suas traduções:
I
my
meu(s), minha(s)
you
your
teu(s), tua(s), seu(s), sua(s)
he
his
seu(s), dele
she
her
sua(s), dela
it
its
seu(s), sua(s), dele, dela
we
our
nosso(s), nossa(s)
you
your
vosso(s), vossa(s), seu(s), sua(s)
they
their
seu(s), sua(s), deles, delas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1.      Marque, dentre as alternativas abaixo, qual o pronome possessivo adjetivo que substitui corretamente "Joana" na frase: Joana's bus is leaving at 4 o'clock.
a) his bus is leaving at 4 o'clock.
b) your bus is leaving at 4 o'clock.
c) her bus is leaving at 4 o'clock.
d) hers bus is leaving at 4 o'clock.
e) our bus is leaving at 4 o'clock.

2.      Complete o espaço com o pronome possessivo correto, utilizando a forma em inglês da que consta no parêntese, por exemplo:
You are her best friend. (dela)

a)     Peter is _________________ teacher (meu)
b)     Amanda is _______________ student (teu)
c)      It is _____________ car (dele)
d)     ___________ house is black (dela)
e)     ______________ dog is on the table (nosso)
f)       This is ________________ house (deles)


3.      Escolha qualquer sujeito (I, You, He, She, It, We, You, They) e forme duas frases com os possessivos correspondentes, veja alguns adjetivos e substantivos para te ajudar, você pode usar outros que conheça:
Substantivos: House, car, cat, dog, son, mother, school, computer, cellphone, television, friend, hands, family, book.
Adjetivos: old, new, beautiful, ugly, terrible, black, white, nice, closed, opened, broken, good, bad, rich, cleaned.
Verbo ser/estar: am, is, are (estou, está, estão)
Exemplo: My school is closed.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_



MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
27/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             

CONTEÚDOS:
Pronomes possessivos
Sempre que nos referimos a posse de alguma coisa usamos pronomes possessivos, eles estão presentes em quase todas as falas, veja abaixo a tabela com os pronomes adjetivos possessivos em inglês e suas traduções:
I
my
meu(s), minha(s)
you
your
teu(s), tua(s), seu(s), sua(s)
he
his
seu(s), dele
she
her
sua(s), dela
it
its
seu(s), sua(s), dele, dela
we
our
nosso(s), nossa(s)
you
your
vosso(s), vossa(s), seu(s), sua(s)
they
their
seu(s), sua(s), deles, delas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1.       Leia o texto e responda V para verdadeiro e F para false:
My cousin Mike is twenty-nine years old and lives in the USA. He has a car and his car is yellow. Mike is married and has one son. His wife is called Louise and her nickname is Lisa. They are a happy family from the USA. Their favorite TV program is Everybody hates Chris, which they watch every week. Mike and Lisa are doctors and they work at a large hospital.
a)      Mike and Lisa are brothers
b)      Mike is twenty-nine years old
c)      Lisa has a yellow car.
d)      They are a happy family from the USA
e)      They are doctors.
2.      Destaque no texto os pronomes possessivos.
3.      Responda em inglês com a frases complete, não só o nome da fruta: What is your favorite fruit?


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_



  
LINGUA PORTUGUESA
1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: Uma semana.
    22/06 até 27/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
  




 Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.



QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO

“Quem conta um conto,

Aumenta um ponto”

Dizia minha avó

Quando ouvia de nós

Qualquer coscuvilhice

Eu não compreendia

O que minha avó dizia

Algum tempo passou

E a vivência mostrou

O seu significado

Eu inocente pensava

Que na história contada

Alguém um detalhe inventava

E ninguém com isso ganhava

Depois rápido aprendi

Que pleitos por aqui

Se vencem aumentando um ponto

Que depois vira um conto

A coscuvilhice modernizou

Em fake news se transformou

O conto virou $ E o • virou bordão

Se minha avó viva estivesse

Eu logo explicaria

Que um conto não é uma história

E o ponto não é uma mentira.

 

 

1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?

 

2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?

 

3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?

 

4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?

 

5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.

 

6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?

 

   

 

 

MUITOS ALUNOS DESTA SALA NÃO TEM PARTICIPADO DAS ATIVIDADES.


MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com

1) Quais operações matemáticas podem ser realizadas com as matrizes ? Dê um exemplo de cada situação.

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2ºTB/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte        2ºTA, TB

CONTEÚDOS:

            O desenho de animação

1º aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;






2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima,descreva em um texto autoral para que, e como é utilizado o desenho animado.




Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 22/06/2020 a 27/06/2020.

BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.
2º Termo A e 2º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
  • Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula;
  • Reconhecer o significado da repetição de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA;
  • Elaborar esquemas explicativos do processo de duplicação do DNA;
  • Reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA
  •  Relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas
Atividades:
1)    Elabore um resumo sobre Ácidos Nucleicos – DNA e RNA contendo as seguintes informações:
• Estrutura química do DNA
 • Modelo de duplicação do DNA e história de sua descoberta
 • RNA – a tradução da mensagem
 • Código genético e fabricação de proteínas
OBS: Os vídeos abaixo servem para complementar a pesquisa.

Tempo para realização: Uma semana.       De 22/06 até 27/06 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos























Atividade Semana 22/06 à 27/06

DNA – A receita da vida e seu código O DNA em ação – estrutura e atuação
• Estrutura química do DNA •
Modelo de duplicação do DNA e história de sua descoberta
 • RNA – a tradução da mensagem
 • Código genético e fabricação de proteínas
Vídeos:
Ácidos Nucleicos/ DNA – Profº Jubilut
Ácidos Nucléicos – RNA – Compostos Orgânicos – Profº Jubilut
Enviar o resumo para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO FILOSÓFICO DE LIVRE-ARBÍTRIO.


Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc.
O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.
Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.

Livre Arbítrio na Bíblia
A expressão "livre arbítrio" não está na Bíblia, no entanto, em diversas passagens podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano.
Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas. Também é possível ver na Bíblia que cada pessoa vai prestar contas da forma como usa o livre arbítrio, ou seja, vai ser responsabilizada pelos seus atos.
A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.
Para algumas pessoas isso é um conflito, porque dizem que se uma pessoa foi predestinada a fazer alguma coisa, não tem vontade própria. Apesar disso, a Bíblia diz que apesar de ter escolhido algumas pessoas, isso não interfere com o seu livre arbítrio, a escolha da pessoa é livre, mas Deus sabe previamente o que a pessoa vai escolher.

Muitas vezes a expressão livre arbítrio, tem o mesmo significado que a expressão liberdade. No entanto, o Filósofo Santo Agostinho diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, depende sempre de como usa essa característica. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade. Porém, uma distinção entre os dois é que a vontade é um ato ou ação, enquanto que o livre arbítrio é uma faculdade.

Livre Arbítrio na Filosofia
No âmbito da filosofia, o livre arbítrio se opõe ao determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para o determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas e por isso não o ser humano não pode ser responsabilizado pelos seus atos.
Para a filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes à sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.



OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.
SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIM FARAH MALUF PROFESSOR
PROFESSOR  NANCIO

Plano de Aula Semanal e Blog da Escola – 2° BIMESTRE

Turma Ano ou Séria: 2° ANOS EJA: 2TB
Disciplina: SOCIOLOGIA
Quantidade de aulas semanais: 01 aulas  de 45 minutos
Período de: 22/06/20 A 27/06/2020 – Período  da  Noite
Email  para entrega do Trabalho:  nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br     
                                                     pastornancio@gmail.com
Conteúdo Aplicado:
Construção da identidade pelos jovens

Habilidades e Competências Necessárias:
Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a
produção de cultura
Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de
massa na produção da identidade juvenil

Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O aluno poderá usar os recursos que mais estiver a sua disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais, Links e outros, para complementação  do seu trabalho. O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do próprio punho em folha de papel comum e sua identificação: nome completo, sala e disciplina. sendo que o trabalho deverá ter capa e deverá ser enviado para o  E-mail  do Professor. 

Sistema de Avalição e Acompanhamento:
As avaliações é Predominantes de trabalhos e Pesquisas feitos com conteúdos baseados no Curriculo Paulista, Centro de Midia, Livros e outros recursos que os alunos obtenham.
.
Professor:                                                                  Professor Coordenador:
Nancio                                                                                     Robson                                                                                  
Email  para entrega do Trabalho:  nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br     
             pastornancio@gmail.com




FISICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2°TB
Conteúdo: O calor também é energia
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre O calor também é energia
 Acessar o Site: https://alunosonline.uol.com.br/fisica/o-calor-tambem-energia.html/,   interpretar o texto proposto e assistir a video aula, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.



QUIMICA/PROFªEDJANE
Professora Edjane – Química (Turma: 2º Termos A e B)
Massa molecular  
As moléculas são constituídas por átomos unidos através de ligações que podem ser covalentes e iônicas. A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
Cálculo da Massa Molecular:
Calcular a massa atômica da substancia abaixo:
C5H10           
  C:12u   e H:1u (dados extraídos da Tabela Periódica)
 Cálculo: 5x12 + 10x1=   60 + 10 = 70u
MM= 70u

Calcule as massas moleculares das substancias abaixo:
H2SO4
H4P2O7
Al2(SO4)3
Ca3N2
NaCl
Massas atômicas dos elementos;
H=1u, S=32u, O=16u, P=31u, Al=27u, Ca=40u, N=14u, Na= 23u e Cl= 35,5u


Observação: Atividade apenas para constar no caderno como conteúdo de aula. Não entregar para o professor.

GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos dos 2º anos do EJA do 2º Termo B
E-mail do professor Edivaldo Liberato: ediliberato@hotamail.com
Atividades sobre os três poderes e sobre o fake new
1ª questão: escreva os nomes dos chefes dos:
Executivo Federal:
Executivo Estadual:
Executivo Municipal:
2º questão; quem determina os direitos e deveres do povo e dos governantes de cada poder?
3º questão: O Poder Legislativo da União:
A)     (  ) é integrado por deputados Federais, eleitos pelo sistemas majoritário.
B)     (  ) desempenha legislaturas com duração de quatro anos, pelo fato de os mandatos dos deputados Federais e senadores terem esse período de duração.
C)      (  ) recebe a denominação de Assembléia Legislativas e sua estrutura é unicameral.
D)     (  ) pode instituir comissões parlamentares de inquérito com  poderes de investigação próprios das autoridades judiciais.
E)      (  ) representa a vontade do povo por meio do senado Federal
4º questão: O Poder Executivo, através de decreto, declara desnecessária a existência de determinado cargo público, atingindo servidor estável. Face à Constituição Federal:
A)     (  ) O Poder Executivo, por meio de decreto,  não pode extinguir cargos
B)      (  ) O Poder Executivo, pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o Servidor estável em cargo de melhor vencimento
C)      (  ) O Poder Executivo, pode, através de decreto, extinguir cargo, aproveitando o servidor estável em função de melhor vencimento
D)      ( ) somente por lei poderão ser extinto cargos pertencentes ao Poder Executivo, ficando o servidor público em disponibilidade remunerada.
5º questão: O Ministério da Aeronáutica é convocado para prestar, perante o Senado Federal, informações sobre a Escola de Especialistas da Aeronáutica, em Guaratinguetá. Tal deliberação foi adotada pela maioria dos Senadores em sessão plenária, mas, sem justificativa, o convocado deixar de comparecer.
Nesse caso:
A)     (  ) O ministro da Aeronáutica agiu erroneamente, pois, como ministro militar, tem obrigação de comparecer.
B)     (  ) somente comissões permanentes e temporárias do congresso Nacional e suas casas têm competências para convocar ministros do Estado.
C)      (  ) os Senadores não podem deliberar sobre o assunto.

D)     (  ) a convocação somente poderá ser feita pela Câmara dos Deputados.


HISTORIA/PROFºVANILDO
Segunda parte da atividade:
Fazer releitura do texto/notícia para responderem os questionamentos abaixo.

Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
5. Cite dois nomes de senadores (as) que votaram contra, e dois que votaram a favor da PEC do Teto.
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6. Conforme estudos de pesquisadores do IPEA e de técnicos da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, qual a projeção de perdas paras a Saúde e Educação?
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7. Em sua opinião, quais medidas seriam necessárias para que o SUS não entre em “colapso,” nos próximos vinte anos (vigência da PEC do Teto)?
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EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
25 e 26/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             

CONTEÚDOS:
Pronomes possessivos
Sempre que nos referimos a posse de alguma coisa usamos pronomes possessivos, eles estão presentes em quase todas as falas, veja abaixo a tabela com os pronomes adjetivos possessivos em inglês e suas traduções:
I
my
meu(s), minha(s)
you
your
teu(s), tua(s), seu(s), sua(s)
he
his
seu(s), dele
she
her
sua(s), dela
it
its
seu(s), sua(s), dele, dela
we
our
nosso(s), nossa(s)
you
your
vosso(s), vossa(s), seu(s), sua(s)
they
their
seu(s), sua(s), deles, delas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1.      Marque, dentre as alternativas abaixo, qual o pronome possessivo adjetivo que substitui corretamente "Joana" na frase: Joana's bus is leaving at 4 o'clock.
a) his bus is leaving at 4 o'clock.
b) your bus is leaving at 4 o'clock.
c) her bus is leaving at 4 o'clock.
d) hers bus is leaving at 4 o'clock.
e) our bus is leaving at 4 o'clock.

2.      Complete o espaço com o pronome possessivo correto, utilizando a forma em inglês da que consta no parêntese, por exemplo:
You are her best friend. (dela)

a)     Peter is _________________ teacher (meu)
b)     Amanda is _______________ student (teu)
c)      It is _____________ car (dele)
d)     ___________ house is black (dela)
e)     ______________ dog is on the table (nosso)
f)       This is ________________ house (deles)


3.      Escolha qualquer sujeito (I, You, He, She, It, We, You, They) e forme duas frases com os possessivos correspondentes, veja alguns adjetivos e substantivos para te ajudar, você pode usar outros que conheça:
Substantivos: House, car, cat, dog, son, mother, school, computer, cellphone, television, friend, hands, family, book.
Adjetivos: old, new, beautiful, ugly, terrible, black, white, nice, closed, opened, broken, good, bad, rich, cleaned.
Verbo ser/estar: am, is, are (estou, está, estão)
Exemplo: My school is closed.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
27/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             

CONTEÚDOS:
Pronomes possessivos
Sempre que nos referimos a posse de alguma coisa usamos pronomes possessivos, eles estão presentes em quase todas as falas, veja abaixo a tabela com os pronomes adjetivos possessivos em inglês e suas traduções:
I
my
meu(s), minha(s)
you
your
teu(s), tua(s), seu(s), sua(s)
he
his
seu(s), dele
she
her
sua(s), dela
it
its
seu(s), sua(s), dele, dela
we
our
nosso(s), nossa(s)
you
your
vosso(s), vossa(s), seu(s), sua(s)
they
their
seu(s), sua(s), deles, delas

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1.       Leia o texto e responda V para verdadeiro e F para false:
My cousin Mike is twenty-nine years old and lives in the USA. He has a car and his car is yellow. Mike is married and has one son. His wife is called Louise and her nickname is Lisa. They are a happy family from the USA. Their favorite TV program is Everybody hates Chris, which they watch every week. Mike and Lisa are doctors and they work at a large hospital.
a)      Mike and Lisa are brothers
b)      Mike is twenty-nine years old
c)      Lisa has a yellow car.
d)      They are a happy family from the USA
e)      They are doctors.
2.      Destaque no texto os pronomes possessivos.
3.      Responda em inglês com a frases complete, não só o nome da fruta: What is your favorite fruit?


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_






LINGUA PORTUGUESA
1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: Uma semana.
    22/06 até 27/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
  




 Entregar a atividade por email, não se esqueça de colocar nome e série.



QUEM CONTA UM PONTO, AUMENTA UM CONTO

“Quem conta um conto,

Aumenta um ponto”

Dizia minha avó

Quando ouvia de nós

Qualquer coscuvilhice

Eu não compreendia

O que minha avó dizia

Algum tempo passou

E a vivência mostrou

O seu significado

Eu inocente pensava

Que na história contada

Alguém um detalhe inventava

E ninguém com isso ganhava

Depois rápido aprendi

Que pleitos por aqui

Se vencem aumentando um ponto

Que depois vira um conto

A coscuvilhice modernizou

Em fake news se transformou

O conto virou $ E o • virou bordão

Se minha avó viva estivesse

Eu logo explicaria

Que um conto não é uma história

E o ponto não é uma mentira.

 

 

1-No verso “A coscuvilhice modernizou“, qual o significado da palavra “coscuvilhice”?

 

2-“Quem conta um conto, aumenta um ponto” Que reflexão filosófica esse provérbio convoca?

 

3-Ele pode causar dano à vida em sociedade? Por que e em quais situações?

 

4-Você concorda ou discorda desse provérbio? Por quê?

 

5-Qual é o sentido da afirmação “ninguém com isso ganhava”, no contexto do poema? Esse sentido também se aplica à vida das pessoas? Comente.

 

6-De que forma esses conhecimentos podem auxiliá-lo em sua convivência social?

 

   

 

 

MUITOS ALUNOS DESTA SALA NÃO TEM PARTICIPADO DAS ATIVIDADES.

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com

1) Quais operações matemáticas podem ser realizadas com as matrizes ? Dê um exemplo de cada situação.

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2ºTC/NOTURNO

ARTE/PROFªIRACI

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

DISCIPLINA/TURMA: Arte      
CONTEÚDOS:

            O desenho de animação

1º aula

Assista aos vídeos dos link’s abaixo;






2ª aula

Após assistir aos vídeos indicados acima,descreva em um texto autoral para que, e como é utilizado o desenho animado.




Obs.: Anotar as atividades no caderno, apresentar no retorno.

BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

2°Tc – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Elabore 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior,  grupos Sanguíneos (Sistema ABO).
Tempo para realização: Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)
   






    
 ANO LETÍVO 2020 – 2° Bi – 22/06/2020 a 27/06/2020.
                                    
                                             Atividade
 
  Elabore 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior, grupos Sanguíneos sistema ABO.                                            

  Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
FILOSOFIA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO FILOSÓFICO DE LIVRE-ARBÍTRIO.


Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, que caminho quer seguir. A expressão é utilizada por diversas religiões, como o cristianismo, o espiritismo, o budismo etc.
O real significado de livre arbítrio tem sentidos religiosos, psicológicos, morais e científicos. Para algumas pessoas o livre arbítrio significa ter liberdade, e muitas vezes confundem com desrespeito e falta de educação.
Cada um realmente tem direito de fazer o que quiser com sua vida e escolher qual caminho quer seguir, desde que não prejudique ninguém.

Livre Arbítrio na Bíblia
A expressão "livre arbítrio" não está na Bíblia, no entanto, em diversas passagens podemos ver que Deus dá o poder de escolha ao ser humano.
Segundo a Bíblia, a vontade de Deus é que as pessoas sigam os seus mandamentos e façam coisas boas. Também é possível ver na Bíblia que cada pessoa vai prestar contas da forma como usa o livre arbítrio, ou seja, vai ser responsabilizada pelos seus atos.
A Bíblia também fala em predestinação, onde algumas pessoas são escolhidas mesmo antes de nascerem, e são predestinadas a seguirem o caminho de Deus.
Para algumas pessoas isso é um conflito, porque dizem que se uma pessoa foi predestinada a fazer alguma coisa, não tem vontade própria. Apesar disso, a Bíblia diz que apesar de ter escolhido algumas pessoas, isso não interfere com o seu livre arbítrio, a escolha da pessoa é livre, mas Deus sabe previamente o que a pessoa vai escolher.

Muitas vezes a expressão livre arbítrio, tem o mesmo significado que a expressão liberdade. No entanto, o Filósofo Santo Agostinho diferenciou claramente esses dois conceitos. O livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal; enquanto que a liberdade é o bom uso do livre arbítrio. Isso significa que nem sempre o homem é livre quando põe em uso o livre arbítrio, depende sempre de como usa essa característica. Assim, o livre arbítrio está mais relacionado com a vontade. Porém, uma distinção entre os dois é que a vontade é um ato ou ação, enquanto que o livre arbítrio é uma faculdade.

Livre Arbítrio na Filosofia
No âmbito da filosofia, o livre arbítrio se opõe ao determinismo, que defende que todos os acontecimentos são causados por fatos anteriores. Para o determinismo, as ações do Homem são determinadas por leis da natureza ou por outras causas e por isso não o ser humano não pode ser responsabilizado pelos seus atos.
Para a filosofia, o indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer, seus atos são inerentes à sua vontade, e ocorrem com a força de outras causas, internas ou externas.



OBS: Próximas aulas faremos questões sobre este tema abordado.

SOCIOLOGIA/PROFºALASON
SALA DE AULA INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER

Sociologia

Nome do Professor: Alason Santos Silva

Disciplina: Sociologia

Turma envolvida: 2TC

Atividade e Conteúdo

Título: Consumismo e Comunicação de Massa
Objetivo: Analisar, pesquisar, conversar e refletir sobre as relações e os significados de consumismo e comunicação em massa, que são características das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.

Explicação do Professor: Procurar entender a diferença entre consumismo e comunicação de massa, fazendo uma reflexão do quanto estão ligados as nossas vidas

Atividade do Aluno (Tarefa): Pesquisar e responder as seguintes questões abaixo:

O que é consumismo?

O que é comunicação de massa?


Link para ajudar no entendimento da atividade:



Encaminhar respostas das atividades ou para tirar duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

              prof2012alason@gmail.com



Materiais para Realização da Tarefa: Aparelho eletrônico que tenha conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1

Período da realização da atividade:_22_/_06_/2020 a _27_/_06_/2020
QUIMICA/PROFªROSIANE


MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

2° Termo - C
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, química

4.     CONTEÚDOS:

           Modelo de Dalton.
5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos h27.


6.     RECURSOS UTILIZADOS:

1-    A teoria atômica de Dalton foi fundamental para o desenvolvimento do conhecimento atômico por quê?
2-    O que é um elemento químico/
3-    Substância químicas diferentes são formadas pelo que?
4-    Faça uma representação do modelo atômico de Dalton?
5-    Como Dalton nomeou seu modelo atômico?

Obs: Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 19hs às 20hs.

7.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

8.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
9.     PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

22 a 27/06/2020
10.  PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão
11.  VALIDADO EM
22/06/2020


FISICA/PROFºJOSE ARMANDO
Nesta semana é para leitura, compreensão e resolução de atividade que ainda será enviado
Acústica
Espectro audível e inaudível


·       Estes valores podem variar de uma pessoa para outra, ou ainda para uma pessoa no decorrer da vida.
    Som: São perturbações ondulatórias no meio que variam de 20 Hz a 20KHz. O ouvido humano é sensível nesta faixa de frequência, podendo variar entre uma pessoa e outra.
     Infrassom: são perturbações ondulatória no meio e são inferiores a 20Hz. O ser humano não pode ouvir
     Ultrassom: são perturbações ondulatória no meio e são superiores a 20KHz. Pode ser ouvido por alguns animais e as faixas mais altas são utilizados pela medicina de diagnóstico.
Quanto a altura do som.
·       Som alto, é um som agudo, com maior frequência
·       Som baixo, é um som grave, com menor frequência
Quanto ao timbre.
·       É um composto harmônico que nos permite distingui as diferentes fontes de emissão (notas musicais).
Quanto a intensidade (I)
·       É a concentração da energia emitida pela fonte e é medida em W/m2.
 Para uma onda esférica: I = P  P
                                              S    4pd2
P = potência emitida por uma fonte de ondas
S = superfície sobre a qual a energia é distribuída
d = distância da fonte a um ponto da superfície a ser considerada.
Lei de Weber
    A lei de Weber trata da variação da intensidade sonora que tem como unidade de medida os decibéis (dB).
DN: N2 – N1 = 10 * log (I2/I1)
Onde:
DN: variação do nível de intensidade sonora
N2 e N1: níveis de intensidade sonoras correspondentes a I2 e I1.
N e DN: medidos em decibéis (dB)
·       O linear da dor está próximo de 120 dB. Onde pode ocorrer danos ou perda da audição. Observação os danos a audição humana começa em 30 dB.
Efeito doppler
     O efeito doppler ocorre quando a uma movimentação entre quem ouve e a fonte de emissão do som, que pode ser de aproximação ou de afastamento.
·       Efeito: alteração na frequência das ondas recebidas pelo observador
·       Causa: a movimentação entre a fonte e o observador

Interferencias de ondas
·       Sobreposição de ondas em concordancia de fase: ondas construtivas



·       Sobreposição de onda em oposição de fase: ondas parcialmente destrutivas.
·       Sobreposição de ondas em oposição de fase: interferência totalmente destrutiva.
Condições para interferências de ondas:
·       As ondas têm que ter a mesma natureza e frequência (fontes coerentes).
·       As diferenças percorridas pelas ondas devem ser múltiplas de meio comprimento de onda
·       As fontes devem estar em fase ou em oposição de fase
Ondas estacionarias
     Sobreposição de ondas idênticas se propagando em sentido contrário. Onda resultante:
·       Velocidade de propagação nula, pontos sem vibração: nós
·       Pontos com amplitude máxima: ventres

Onde:
N é os nós: pontos sem vibração ou interferência destrutiva

V são os ventres: pontos de interferência construtiva

GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
Leitura do texto e responder as questões.
Enviar as respostas para email ricardosantosgeo@gmail.com


Os dados que mostram a desigualdade entre brancos e pretos no Brasil

Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes

O Brasil é reconhecidamente um dos países mais desiguais do planeta, e uma das dimensões dessa desigualdade é racial.

Quando se comparam os dados de brasileiros brancos com os de pretos e pardos, o cenário que emerge é de dois países completamente distintos.

É o que se vê nos dados de campos diversos como trabalho, renda, educação, crime e participação política.

A maior parte dos dados nessa matéria são das pesquisas PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística):

Trabalho e renda

A PNAD Contínua de 2017 mostra que há forte desigualdade na renda média do trabalho: R$ 1.570 para negros, R$ 1.606 para pardos e R$ 2.814 para brancos.

O desemprego também é fator de desigualdade: a PNAD Contínua do 3º trimestre de 2018 registrou um desemprego mais alto entre pardos (13,8%) e pretos (14,6%) do que na média da população (11,9%).

Dados também da PNAD só que mais antigos, de 2015, mostram que apesar dos negros e pardos representarem 54% da população na época, a sua participação no grupo dos 10% mais pobres era muito maior: 75%.

Já no grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de negros e pardos era de apenas 17,8%. Veja no gráfico:




Educação

A taxa de analfabetismo é mais que o dobro entre pretos e pardos (9,9%) do que entre brancos (4,2%), de acordo com a PNAD Contínua de 2016.

Quando se fala no acesso ao ensino superior, a coisa se inverte: de acordo com a PNAD Contínua de 2017, a porcentagem de brancos com 25 anos ou mais que tem ensino superior completo é de 22,9%. É mais que o dobro da porcentagem de pretos e pardos com diploma: 9,3%.

Já a média de anos de estudo para pessoas de 15 anos ou mais é de 8,7 anos para pretos e pardos e de 10,3 anos para brancos

Crime

Em 2016, a taxa de homicídios de negros foi duas vezes e meia superior à de não negros e a taxa de homicídios de mulheres negras foi 71% superior à de mulheres não negras;

Em um período de uma década, entre 2006 e 2016, a taxa de homicídios de negros cresceu 23,1%. No mesmo período, a taxa entre os não negros caiu 6,8%.

Os dados são do Atlas da Violência 2018, estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“É como se, em relação à violência letal, negros e não negros vivessem em países completamente distintos”, diz o texto do relatório.

Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública analisou 5.896 boletins de ocorrência de mortes decorrentes de intervenções policiais entre 2015 e 2016. Isso representa 78% do universo das mortes no período.

Ao descontar as vítimas cuja informação de raça/cor não estava disponível, identificou que 76,2% das vítimas de atuação da polícia são negras.

Questões

1 O racismo no Brasil é velado mais com a pesquisa mostra uma clara diferença entre brancos e pretos e pardos. Faça uma análise nos dados, aponte as principais diferença entre brancos pretos e pardos
2 As cotas raciais é um dos caminhos para diminuir o abismo entre brancos, pretos e pardos, comente sobre elas usando os dados da educação.



HISTORIA/PROFºEVERTON
Atividade
Professor Everton – História
2º Bimestre
2ªTC
· Realizar pesquisa sobre o Iluminismo
· Utilizar sites para pesquisas que sejam confiáveis.
· Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

· Não esquecer de colocar Nome, número e série.
INGLÊS/PROFºRENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 01/06/2020 A 05/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
2º TERMO C - LÍNGUA INGLESA  - EJA - NOITE

Neologismo

            Derivadas de palavras já existentes


O neologismo é criado a partir de processos já existentes na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação. 
Podemos classificar como neologismo todas as palavras que não existiam e passaram a existir, independentemente do tempo de vida. Ele pode ser percebido na representação dos sons, por exemplo: puf!, crum!, miar, piar, tibum, chuá, cataplaft, etc. Já na linguagem da internet temos: blza, flw, qq,vc, ker, xau, bju, dentre outros.

Classificação do neologismo


Chamamos de neologismo novas palavras ou expressões da língua que surgem com o papel de completar os espaços transitórios, permanentes ou momentâneos a respeito de um novo conceito.
Momentâneo: os neologismos momentâneos podem surgir no decorrer de uma conversa entre colegas. Eles podem até obter uma grande repercussão, mas são esquecidos com o tempo. Exemplo: somatoriar (somar itens)
Transitório: nasce em um grupo e acaba sendo usado em outros. Esse termo pode se integrar o vocabulário ou pode ser esquecido. Exemplo: mensalão (ato de corrupção)
Permanente: os neologismos permanentes aparecem rapidamente e fixa-se no idioma se tornando parte do dicionário. Exemplo: deletar (exluir),

Como são formados os neologismos?

Os neologismos são constituídos da mesma maneira de formação dos vocabulários da língua portuguesa. As principais maneiras são: composição - por aglutinação e por justaposição - e derivação - prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e imprópria. Todavia, a abreviação, combinação, intensificação, hibridismo e reduplicação também são maneiras de formação dos vocabulários.


Diferença entre estrangeirismos e neologismos
Saber diferenciar estrangeirismos de neologismos é essencial para compreender melhor a Língua, sendo este conteúdo muito cobrado em provas. Os neologismos são adaptações e/ou criações de palavras para a língua, sem considerar se isso ocorre ou não a partir de um empréstimo linguístico. Já os estrangeirismos (vimos na aula anterior) são reconhecidos pela inserção de uma determinada palavra ou expressão de outro idioma no vocabulário da língua portuguesa. Pouco a pouco essas palavras estão sendo colocados no léxico da língua portuguesa. 

Exercise
1-      Pesquise 10 exemplos de neologismos vindo da língua inglesa para a língua portuguesa palavras:

rene.c.c.cruz@gmail.com
Whatsapp -11976991682

 Olá pessoal... Alguns alunos relataram que enviaram as atividades pelo  email e não receberam a  devolutiva. Verifiquei que há um problema no e-mail inconstitucional disponibilizado para os professores, não recebe mensagens. Portanto, passarei o meu e-mail pessoal junto com o meu Whatsapp.

Quem já enviou as atividades, por gentileza, reenviá-las para novos contatos.


LINGUA PORTUGUESA/PROFªSANDRA
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 2º Termo C
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 23, 25, 26/06 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
O estatuto do poeta
Hoje em dia é super complicado se dizer poeta... As pessoas geralmente não curtem literatura... Poesia, então? Nem se fala! Muitos afirmam preferir formas mais fáceis de comunicação... Alegam que não gostam de ler poesia porque não entendem, o porque os textos são melosos, esquisitos demais... Enfim, ser poeta, para mim, é uma missão meio ingrata. E vocês, o que pensam? Qual é o estatuto do poeta hoje, na sociedade?
Escrito por Aline em seu Blog.
Responda as questões
a) Pesquise o termo estatuto em um dicionário (o site confiável da internet).
b) Em que sentido Aline usou o termo ‘’estatuto’’?
c) Suponha que você seja uma amiga de Aline e que vai responder as perguntas que ela colocou no blog. Para você, qual é o estatuto do poeta hoje na sociedade.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
MATEMÁTICA/PROFºMANOEL
E.E.Salim Farah Maluf.
Professor: Manoel J. Silva.
Matéria: Matemática.
Série: 2°Termo C
Conteúdo: Circunferência.
Aulas Referentes: 2
Aula 1: de 23/06 de /2020
1)   Qual o raio de uma Circunferência de diâmetros abaixo.
a)    5 Quilômetros
b)  2,5 decímetros
Aula 2:  23/06 de2020.
1)    Qual o diâmetro de uma Circunferência cujo o raio é dado abaixo.
a)   5 metrôs
b)  1 milímetro
Aula 3 : 25/06 de2020.
1)   Calcule o  comprimento da Circunferência.
Use a fórmula ( C= 2πr ).
a)   R=  3 dm
Aula 4: 25/06/2020.
a)   R= 7 cm






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