9º ANOS FINAIS SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 a 12 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS /PROFºDENIS


Eletiva Grana no Bolso                                                     Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries:  9º EF 
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

2º Bim- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06


Fontes de Renda- Tudo aquilo que gera receitas:

q Salário
Geralmente é gerado por um emprego onde vendemos nosso tempo em troca de um valor financeiro;
q Freelances
Geralmente é gerado quando fazemos bicos em algo que temos habilidade;
q Empreendimento
Geralmente é gerado quando criamos um negócio;
q Renda Passiva
Geralmente é gerado botamos o $ para trabalhar;
q Imóveis
Geralmente é gerado quando locamos imóveis.

Das categorias de fontes renda mencionadas acima citadas dê um exemplo de cada que encontrarem.


Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;       Saber digital; Empreendedorismo.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


ELETIVAS/PROFªDENISE


PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA:  9°

              ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE

CONTEÚDOS:

JIU JITSU COMO TREINAMENTO FÍSICO


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • Identificar as capacidades físicas envolvidas na modalidade esportiva Jiu Jitsu.

·       Reconhecer os fatores do treinamento físico nas Lutas


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Aula I: Realize uma pesquisa sobre as capacidades físicas, descrevendo o conceito de cada uma e explique a importância de desenvolvê-las nos treinos.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
___________________________________________________________________________
Aula II: Elabore um texto e explique a relação das capacidades físicas com o jiu jitsu esportivo.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Enviar por email, caso não tenha acesso, deverá registrar no próprio Caderno.





DATA: 08 á 12/06/2020




ELETIVAS/PROFªDAYANE


ESPORTE E LAZER

              


CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Conhecimento sobre lazer e criatividade;
·       Concientização da prática esportiva;

ATIVIDADES
·       Montar um caça palavras com tema de esportes olimpicos e opções de lazer;(ex: Natação no esporte, Pipa no lazer);
·       Realizar alguma atividade esportiva em casa;
·       (jogar bola no quintal, jogar vídeo-game com movimento, jogos com competitividade);
·       Descrever o que contribuiu essas atividades para o seu desenvolvimento

E-mail para devolutiva


Data de entrega até: 12/06/2020


9ºA

ARTE/PROFª ADRIANA


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º A

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade Situação de Aprendizagem IV atividade de Apreciação página 136, observe as imagens e responda as questões você entrará em contado com paisagem sonora, observe e escreva no caderno quais os sons que existem em cada um desses ambientes representados nas imagens e em seguida responder as questões.


RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12 /06

__





CIÊNCIAS/PROFªANA PAULA


E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências :9ºA , 9ºB e 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:08/06/2020 à 12/06/2020
Habilidades :Compreender a natureza e as principais características das ondas.
Atividades:
1- Cite dois tipos de ondas :
2- Quais as principais características das ondas.
3- O que são ondas eletromagnéticas.
4- As Ondas tem capacidade de transmitir: __________________________

entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDAYANE


Dayane de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas: Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
Data de entrega até: 12/06/2020
E-mail para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com

DISCIPLINA/TURMA:

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA 
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

·       Unidade Temática: Práticas Corporais;
·       Práticas Corporais de Aventura e Danças;
ATIVIDADES
·       Atividade 3 – Onde estou? (página: 196);
·       1º Parte: prática
·       2 (relógio analógico); (Pg; 197);


E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 12/06/20


GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 9º Anos : A  – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou iconografias, situações nas quais os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por diferentes segmentos da sociedade.
GEOGRAFIA : Indicador de desemprego / Charge.
Charge é um estilo de ilustração, que usa o meio da caricatura para satirizar um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra Charge tem é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.
Indicador de desemprego.
Atividade: Em relação ao mercado de trabalho, faça a interpretação da charge, relacionando-a com o tema.
Produza um artigo de opinião de no mínimo 10 dez linhas, ponderando sobre as diversidades do tema.
Responda no caderno e guarde as questões e o tema.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

HISTÓRIA/PROFºSILVIO


Atividade para a semana de 08 a 12 de junho de 2020
Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã
Duração da atividade: Quatro aulas
Habilidades envolvidas: Construção dos conceitos de cidadania, democracia e política participativa.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com


ATIVIDADE 4 – HISTÓRIA

TORTURA E DITADURA

DA CELA, A MÃE OUVIU O MARIDO SER TORTURADO ATÉ A MORTE

“‘De quem é esse presunto?’, pergunta um policial. O outro responde: ‘Esse era o Roque’.
Roque era o nome de guerra do metalúrgico Joaquim Alencar Seixas, pai de Ivan Seixas, futuro jornalista. Ivan foi preso junto com o pai em 16 de Abril de 1971. (...) Tinha 16 anos. Foram levados para a Oban e torturados juntos, ‘na mesma sala’. Foi torturado madrugada adentro e, na manhã do dia 17, levado pelos policiais para uma mata. (...) Simulariam um fuzilamento, para fazê-lo falar. ‘No caminho, os caras pararam para tomar café e me deixaram algemado no porta-malas da C-14, de onde vi a manchete da Folha da Tarde dizendo que meu pai tinha morrido ao resistir à prisão. Tinha a foto dele e tudo mais.’
Ao voltar para a Oban para mais tortura, Ivan reencontrou o pai ainda vivo. Joaquim Seixas seria assassinado pouco depois, por volta das 7 da noite. A mãe de Ivan, presa também, estava logo abaixo da sala de torturas. E ouviu Joaquim ser torturado até a morte. Soube que o marido estava morto quando ouviu aquele diálogo entre os dois policiais”.

Fonte: Coleções Caros Amigos. A ditadura militar no Brasil. Fascículo 7 – Governo Médici
– A tortura. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2007, p. 216.






RESPONDA

          1.    O que é uma ditadura?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.    O que é tortura?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. O que é democracia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA 


INGLÊS /PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 08 A 12

Orientação da atividade
1ª aula
1)      Leia atentamente o texto abaixo. Faça a tradução se for necessário.

Título: That is my day.

In the morning I study,
In the afternoon I word,
 In the evening I play.

That is my day
That is my day

At night I dream
At night I sleep
At night, at night

I know tomorrow will be alright

During the day
At night
I’ll be ok
I’ll be alright

Orientação para a 2ª aula
1)    Crie um texto seguindo o exemplo da aula anterior. Faça esse texto como se fosse para ser publicado em um blog. Só depende da sua criatividade. O texto deve ter o tema: That is my day.

Faça no caderno de inglês, tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:



LÍNGUA PORTUGUESA/ PROFª JOBIANE
E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020.

AULA 1, 2 E 3 - TEMA: FAKE NEWS

- LÍNGUA PORTUGUESA  - 9º A
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.


v  ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: REGISTRAR OU IMPRIMIR E COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.

Como funcionam as fake news?

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016.Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.
Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
Como os responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso, essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan houses que não exigem identificação.


Exemplos e consequências de fake news

 

Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.
Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.
Outro boato que tomou conta das redes e influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.
Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto.
Em época de eleições, é comum candidatos ou eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos.
Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.

Como combater as fake news?

Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.
Veja algumas páginas de fact-checking no Brasil:



ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:  LOCALIZAR UMA FAKE NEWS DA INTERNET E COLAR NO CADERNO, LOGO APÓS REGISTRAR O MOTIVO DA DIVULGAÇÃO DA NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS.


AULA 4, 5 E 6 - TEMA: FAKE NEWS


ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE MARK ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com





MATEMÁTICA/PROFªMARCELA


PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANO A
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 a 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 (Devolutiva das atividades)
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
Tempo para realização (1 aula)
 Atividade 1.1
Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real está em metros, para representar foi utilizada uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
 Resolução:
O comprimento da cozinha, em centímetros, é de 4 cm. Interpretando a escala, cada centímetro na planta
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
b) O pedreiro estava correto em seus cálculos? Justifique.
Resposta :Não, pelo enunciado a soma área da cozinha mais a área da sala resulta 45 m² ok!
           E fazendo o cálculo da área da cozinha mais a área da sala temos:
          Lembrando que para calcular a área de uma figura retangular multiplicamos a base pela altura daí temos:
Comprimento da sala 6cm
Largura da sala 3 cm
Temos que: B x H =6 x 3 = 18 cm², utilizando a escala dada 18 m²
Comprimento da cozinha 4cm
Largura da cozinha 3 cm
Temos que: B x H =4 x 3 = 12 cm², utilizando a escala dada 12 m²
Somando as duas áreas temos:
18+12= 30
Portanto o pedreiro se enganou, pois, 30 m² é diferente de 45 m²
Observação :As medidas utilizadas foram retiradas das medidas da planta baixa dada na atividade com auxílio de uma régua.
Atividades de Recuperação Tempo (1 aula)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 7 e 8.
   d. Complete o “Relato do que fiz hoje”.
   e. Em relação ao “Relato do que fiz hoje”, analise a situação e escreva a grandeza correspondente.
 10.Indique a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
 Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Para essa aula vocês vão escutar os  capítulos: 1 0:05 /2 1:53/ 3 6:37 
Capítulo 1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo 3 Conto
Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
 
                       Situação de Aprendizagem 6 (página 31 do caderno do aluno 1ºbimestre)
(2 aulas)

Objetivo: resolver o problema por meio de estratégias pessoais: cálculo, estimativa ou por meio de desenho.
Atividade 1- Especulando Medida.
Comanda para realizar essa atividade.

1º passo: Ao fazer a leitura da situação, relacionando com as imagens ok!  
                                                         

                                                               
   Sua resposata será por estimativa mas lembre procure justificar !

Atividade 2 – Familiarizando-se com razão entre segmentos apoiado em projeto de vida.
Responder: 2.1 e 2.2
A atividade 2.3, pede se para realizar em dupla ok! Sabemos que não será possível nesse momento, porem vocês vão elaborar essa situação problema e posteriormente iremos utiliza lá  ok!
Atividade 3- Aprofundando o conhecimento: Razão entre segmentos

       Fique Ligado :Próxima semana teremos uma atividade avaliativa.
Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas em meu e-mail e disponibilizando meu Watts.



PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries:  9ºA
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06

ü  Ano:  Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
ÁRVORE GENEALÓGICA respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;




Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental 
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO/PROFº DENIS


Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries:  9ºA
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

ATIVIDADE 1 – FAKE NEWS Página 59 do Caderno do Aluno
Objetivo: diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de informação.

Saiba mais: Frias, Otavio Filho. O que é falso sobre fake news. Revista USP: São Paulo, n. 116, p. 39-44, janeiro/fevereiro/março 2018. Disponível em: . Acesso em: 27.dez. 2019.
Após fazer atividade 1 proposta defina como você sabe que uma informação é Fake News? Envie por e-mail do professor.




Aulas previstas: 1 aula
Público: 8º D e 9º A do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºB
ARTE/PROFªADRIANA


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º  B 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade Situação de Aprendizagem IV atividade de Apreciação página 136, observe as imagens e responda as questões você entrará em contado com paisagem sonora, observe e escreva no caderno quais os sons que existem em cada um desses ambientes representados nas imagens e em seguida responder as questões.


RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12 /06

__



CIÊNCIAS/PROFª ANA PAULA


E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências :9ºA , 9ºB e 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:08/06/2020 à 12/06/2020
Habilidades :Compreender a natureza e as principais características das ondas.
Atividades:
1- Cite dois tipos de ondas :
2- Quais as principais características das ondas.
3- O que são ondas eletromagnéticas.
4- As Ondas tem capacidade de transmitir: __________________________

entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFª DAYANE
Dayane de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas: Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
Data de entrega até: 12/06/2020
E-mail para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com

DISCIPLINA/TURMA:

              EDUCAÇÃO FÍSICA/  9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

·       Unidade Temática: Práticas Corporais;
·       Práticas Corporais de Aventura e Danças;
ATIVIDADES
·       Atividade 3 – Onde estou? (página: 196);
·       1º Parte: prática
·       2 (relógio analógico); (Pg; 197);


E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 12/06/20


GEOGRAFIA/PROFº DJAIR
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 9º Anos : B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou iconografias, situações nas quais os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por diferentes segmentos da sociedade.
GEOGRAFIA : Indicador de desemprego / Charge.
Charge é um estilo de ilustração, que usa o meio da caricatura para satirizar um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra Charge tem é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.
Indicador de desemprego.
Atividade: Em relação ao mercado de trabalho, faça a interpretação da charge, relacionando-a com o tema.
Produza um artigo de opinião de no mínimo 10 dez linhas, ponderando sobre as diversidades do tema.
Responda no caderno e guarde as questões e o tema.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

HISTÓRIA/PROFº WILSON


E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – 9º Ano
Professor: Wilson de Oliveira

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12 de junho


HABILIDADES: (EF07HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br   

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

Faça a leitura dos textos que seguem:

Participação indígena nas construções de políticas públicas
(...)





  Fonte: SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo;SERIACOPI,  Reinaldo. Inspire história: 9° ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50 

1)      O Brasil procurou instituir uma política de proteção aos nativos da terra (índios do Brasil) ao longo de mais de um século.
              Constantemente jornais e revistas publicam matérias sobre as situações dos indígenas.
              Faça uma análise de 10 a 12 linhas sobre a situação dos povos indígenas na atualidade.

  

Referências:

Participação indígena nas construções de políticas públicas
Acessado em 28/05/2020.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo; SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50




INGLÊS /PROFª MONICA

Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 08 A 12

Orientação da atividade
1ª aula
1)      Leia atentamente o texto abaixo. Faça a tradução se for necessário.

Título: That is my day.

In the morning I study,
In the afternoon I word,
 In the evening I play.

That is my day
That is my day

At night I dream
At night I sleep
At night, at night

I know tomorrow will be alright

During the day
At night
I’ll be ok
I’ll be alright

Orientação para a 2ª aula
1)    Crie um texto seguindo o exemplo da aula anterior. Faça esse texto como se fosse para ser publicado em um blog. Só depende da sua criatividade. O texto deve ter o tema: That is my day.

Faça no caderno de inglês, tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:





LÍNGUA PORTUGUESA/PROFª JOBIANE

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020.

AULA 1, 2 E 3 - TEMA: FAKE NEWS

- LÍNGUA PORTUGUESA  - 9º B
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.


v  ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: REGISTRAR OU IMPRIMIR E COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.

Como funcionam as fake news?

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016.Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.
Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
Como os responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso, essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan houses que não exigem identificação.


Exemplos e consequências de fake news

 

Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.
Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.
Outro boato que tomou conta das redes e influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.
Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto.
Em época de eleições, é comum candidatos ou eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos.
Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.

Como combater as fake news?

Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.
Veja algumas páginas de fact-checking no Brasil:



ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:  LOCALIZAR UMA FAKE NEWS DA INTERNET E COLAR NO CADERNO, LOGO APÓS REGISTRAR O MOTIVO DA DIVULGAÇÃO DA NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS.


AULA 4, 5 E 6 - TEMA: FAKE NEWS


ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE MARK ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com




MATEMÁTICA/PROFª MARCELA


PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANO B 
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 a 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 (Devolutiva das atividades)
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
Tempo para realização (1 aula)
 Atividade 1.1
Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real está em metros, para representar foi utilizada uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
 Resolução:
O comprimento da cozinha, em centímetros, é de 4 cm. Interpretando a escala, cada centímetro na planta
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
b) O pedreiro estava correto em seus cálculos? Justifique.
Resposta :Não, pelo enunciado a soma área da cozinha mais a área da sala resulta 45 m² ok!
           E fazendo o cálculo da área da cozinha mais a área da sala temos:
          Lembrando que para calcular a área de uma figura retangular multiplicamos a base pela altura daí temos:
Comprimento da sala 6cm
Largura da sala 3 cm
Temos que: B x H =6 x 3 = 18 cm², utilizando a escala dada 18 m²
Comprimento da cozinha 4cm
Largura da cozinha 3 cm
Temos que: B x H =4 x 3 = 12 cm², utilizando a escala dada 12 m²
Somando as duas áreas temos:
18+12= 30 
Portanto o pedreiro se enganou, pois, 30 m² é diferente de 45 m²
Observação :As medidas utilizadas foram retiradas das medidas da planta baixa dada na atividade com auxílio de uma régua.
Atividades de Recuperação Tempo (1 aula)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 7 e 8.
   d. Complete o “Relato do que fiz hoje”.
   e. Em relação ao “Relato do que fiz hoje”, analise a situação e escreva a grandeza correspondente.
 10.Indique a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
 Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Para essa aula vocês vão escutar os  capítulos: 1 0:05 /2 1:53/ 3 6:37 
Capítulo 1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo 3 Conto
Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

                       Situação de Aprendizagem 6 (página 31 do caderno do aluno 1ºbimestre)
(2 aulas)

Objetivo: resolver o problema por meio de estratégias pessoais: cálculo, estimativa ou por meio de desenho.
Atividade 1- Especulando Medida.
Comanda para realizar essa atividade.

1º passo: Ao fazer a leitura da situação, relacionando com as imagens ok!  
                                                         

                                                               
   Sua resposata será por estimativa mas lembre procure justificar !

Atividade 2 – Familiarizando-se com razão entre segmentos apoiado em projeto de vida.
Responder: 2.1 e 2.2
A atividade 2.3, pede se para realizar em dupla ok! Sabemos que não será possível nesse momento, porem vocês vão elaborar essa situação problema e posteriormente iremos utiliza lá  ok!
Atividade 3- Aprofundando o conhecimento: Razão entre segmentos

       Fique Ligado :Próxima semana teremos uma atividade avaliativa.
Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas em meu e-mail e disponibilizando meu 
Watts.
PROJETO DE VIDA/PROFª ROSIANE


MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

9° ANO - B
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, Projeto de vida

4.     CONTEÚDOS:
Mapa mental.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Foco leitura e interpretação.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Os alunos deverão fazer um mapa mental dos sentimentos que estão sentindo, neste momento de pandemia.

Obs: As atividades anteriores, estão com a paginação erradas, os alunos deve levar em conta os temas e não a paginação, pois a paginação da apostila do professor é diferente da apostila do aluno. Desde já peço desculpas pelo transtorno, deixo registrado que vocês não serão prejudicados e que aceitarei as atividades, daqueles que ainda não fizeram devido a esse transtorno.
Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs as 11hs.

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram utilizar o caderno.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
08/06/2020 a 12/06/2020
11.  PROFESSOR

Rosiane
12.  VALIDADO EM:
 08/06/2020



TEC. E INOVAÇÃO/PROFª SANDRA


E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º B
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 12/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. 1. Para frear o avanço do novo coronavírus (Covid – 19), as instituições de ensino têm suspendido as aulas presenciais e adotado modelos de educação á distância (EAD).
Porém, não são todos os alunos que têm acesso á internet.
a) Como você está estudando em sua casa?
b) Você tem acesso a internet?
c) Você tem reservado um tempo para estudar?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE/PROFª ADRIANA


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º  C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Apreciação

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade Situação de Aprendizagem IV atividade de Apreciação página 136, observe as imagens e responda as questões você entrará em contado com paisagem sonora, observe e escreva no caderno quais os sons que existem em cada um desses ambientes representados nas imagens e em seguida responder as questões.


RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12 /06

__



CIÊNCIAS/PROFª ANA PAULA

E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências :9ºA , 9ºB e 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:08/06/2020 à 12/06/2020
Habilidades :Compreender a natureza e as principais características das ondas.
Atividades:
1- Cite dois tipos de ondas :
2- Quais as principais características das ondas.
3- O que são ondas eletromagnéticas.
4- As Ondas tem capacidade de transmitir: __________________________
entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br


EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFº DONIZETE

 EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turma: 9º Ano C
Aulas Previstas: 02
                                     2º Bimestre      -   Semana    08  Á  12/06/2020
Unidades Temáticas: Práticas Corporais de Aventura
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
(EF09EF21) Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
DIA DO DESAFIO
No dia 2705/2020 (última quarta-feira do mês de maio) aconteceu a 26ª edição do Dia do Desafio que tem como slogan : Mantenha-se ativo! Todos #JuntosNoDiaDoDesafio
Elabore cinco atividades práticas que podemos realizar em casa, nesse tempo de pandemia.
Tempo para atividade: 45 minutos.
2ª Atividade
Ler e responder Caderno do Aluno
Página:   205.
Tempo para atividade: 45 minutos.
Recursos:
Internet; Central de Mídias de SP; Caderno do Aluno; Blog da Escola
Sugestão
Flexão Simples: https/youtu.be/cvqINV3ggwE
Avaliação/Sistematização
Registro das atividades no seu caderno, vídeo da atividade prática, atividade escrita se possível enviar para o e-mail abaixo
                                doniz6@hotmail.com


GEOGRAFIA


ATIVIDADE DE GEOGRAFIA   (08 a 12/6)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA:9C
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após leitura, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual.

Semana de Estudos intensivos:

De acordo com as atividades anteriores, faça um breve resumo sobre seu entendimento a respeito dos temas que foram abordados:

1)   DIVERSIDADE REGIONAL BRASILEIRA:



2)   IMPACTOS AMBIENTAIS:

HISTÓRIA/PROFº WILSON


E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – 9º Ano
Professor: Wilson de Oliveira

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12 de junho


HABILIDADES: (EF07HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.

.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br   

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

Faça a leitura dos textos que seguem:

Participação indígena nas construções de políticas públicas
(...)





  Fonte: SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo;SERIACOPI,  Reinaldo. Inspire história: 9° ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50 

1)      O Brasil procurou instituir uma política de proteção aos nativos da terra (índios do Brasil) ao longo de mais de um século.
              Constantemente jornais e revistas publicam matérias sobre as situações dos indígenas.
              Faça uma análise de 10 a 12 linhas sobre a situação dos povos indígenas na atualidade.

  

Referências:

Participação indígena nas construções de políticas públicas
Acessado em 28/05/2020.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo; SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50


INGLÊS

Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 08 A 12

Orientação da atividade
1ª aula
1)      Leia atentamente o texto abaixo. Faça a tradução se for necessário.

Título: That is my day.

In the morning I study,
In the afternoon I word,
 In the evening I play.

That is my day
That is my day

At night I dream
At night I sleep
At night, at night

I know tomorrow will be alright

During the day
At night
I’ll be ok
I’ll be alright

Orientação para a 2ª aula
1)    Crie um texto seguindo o exemplo da aula anterior. Faça esse texto como se fosse para ser publicado em um blog. Só depende da sua criatividade. O texto deve ter o tema: That is my day.

Faça no caderno de inglês, tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020.

AULA 1, 2 E 3 - TEMA: FAKE NEWS

- LÍNGUA PORTUGUESA  - 9º C
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.


v  ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: REGISTRAR OU IMPRIMIR E COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.

Como funcionam as fake news?

Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016.Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.
Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
Como os responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso, essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan houses que não exigem identificação.


Exemplos e consequências de fake news

 

Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.
Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.
Outro boato que tomou conta das redes e influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.
Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto.
Em época de eleições, é comum candidatos ou eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos.
Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.

Como combater as fake news?

Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.
Veja algumas páginas de fact-checking no Brasil:



ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE:  LOCALIZAR UMA FAKE NEWS DA INTERNET E COLAR NO CADERNO, LOGO APÓS REGISTRAR O MOTIVO DA DIVULGAÇÃO DA NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS.


AULA 4, 5 E 6 - TEMA: FAKE NEWS


ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE MARK ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com



MATEMÁTICA/PROFª MARCELA


PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANO C
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 a 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 (Devolutiva das atividades)
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
Tempo para realização (1 aula)
 Atividade 1.1
Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real está em metros, para representar foi utilizada uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
 Resolução:
O comprimento da cozinha, em centímetros, é de 4 cm. Interpretando a escala, cada centímetro na planta
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
b) O pedreiro estava correto em seus cálculos? Justifique.
Resposta :Não, pelo enunciado a soma área da cozinha mais a área da sala resulta 45 m² ok!
           E fazendo o cálculo da área da cozinha mais a área da sala temos:
          Lembrando que para calcular a área de uma figura retangular multiplicamos a base pela altura daí temos:
Comprimento da sala 6cm
Largura da sala 3 cm
Temos que: B x H =6 x 3 = 18 cm², utilizando a escala dada 18 m²
Comprimento da cozinha 4cm
Largura da cozinha 3 cm
Temos que: B x H =4 x 3 = 12 cm², utilizando a escala dada 12 m²
Somando as duas áreas temos:
18+12= 30 
Portanto o pedreiro se enganou, pois, 30 m² é diferente de 45 m²
Observação :As medidas utilizadas foram retiradas das medidas da planta baixa dada na atividade com auxílio de uma régua.
Atividades de Recuperação Tempo (1 aula)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 7 e 8.
   d. Complete o “Relato do que fiz hoje”.
   e. Em relação ao “Relato do que fiz hoje”, analise a situação e escreva a grandeza correspondente.
 10.Indique a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
 Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Para essa aula vocês vão escutar os  capítulos: 1 0:05 /2 1:53/ 3 6:37 
Capítulo 1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo 3 Conto
Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

                       Situação de Aprendizagem 6 (página 31 do caderno do aluno 1ºbimestre)
(2 aulas)

Objetivo: resolver o problema por meio de estratégias pessoais: cálculo, estimativa ou por meio de desenho.
Atividade 1- Especulando Medida.
Comanda para realizar essa atividade.

1º passo: Ao fazer a leitura da situação, relacionando com as imagens ok!  
                                                         

                                                               
   Sua resposata será por estimativa mas lembre procure justificar !

Atividade 2 – Familiarizando-se com razão entre segmentos apoiado em projeto de vida.
Responder: 2.1 e 2.2
A atividade 2.3, pede se para realizar em dupla ok! Sabemos que não será possível nesse momento, porem vocês vão elaborar essa situação problema e posteriormente iremos utiliza lá  ok!
Atividade 3- Aprofundando o conhecimento: Razão entre segmentos

       Fique Ligado :Próxima semana teremos uma atividade avaliativa.
Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas em meu e-mail e disponibilizando meu Watts.

PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 9ºC
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06

ü  Ano:  Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
ÁRVORE GENEALÓGICA respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;




Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental 
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO/PROFª SANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º C
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 11/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Para frear o avanço do novo coronavírus (Covid – 19), as instituições de ensino têm suspendido as aulas presenciais e adotado modelos de educação á distância (EAD).
Porém, não são todos os alunos que têm acesso á internet.
a) Como você está estudando em sua casa?
b) Você tem acesso a internet?
c) Você tem reservado um tempo para estudar?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário