ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 a 12 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS /PROFºDENIS
ELETIVAS/PROFªDENISE
ELETIVAS/PROFªDAYANE
9ºA
ARTE/PROFª ADRIANA
CIÊNCIAS/PROFªANA PAULA
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDAYANE
GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
INGLÊS /PROFªMONICA
LÍNGUA PORTUGUESA/ PROFª JOBIANE
Exemplos e consequências de fake news
ORIENTAÇÃO DA
ATIVIDADE: PESQUISAR
A BIOGRAFIA DE MARK
ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE
TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS
INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO/PROFº DENIS
Tecnologias Professor Denis Maimoni
9ºB
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS/PROFª ANA PAULA
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFª DAYANE
GEOGRAFIA/PROFº DJAIR
HISTÓRIA/PROFº WILSON
INGLÊS /PROFª MONICA
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFª JOBIANE
Exemplos e consequências de fake news
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE MARK ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com
MATEMÁTICA/PROFª MARCELA
Watts.
PROJETO DE VIDA/PROFª ROSIANE
TEC. E INOVAÇÃO/PROFª SANDRA
9ºC
ARTE/PROFª ADRIANA
CIÊNCIAS/PROFª ANA PAULA
E.E.Salim Farah Maluf
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFº DONIZETE
GEOGRAFIA
INGLÊS
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
Exemplos e consequências de fake news
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE MARK ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com
TEC. E INOVAÇÃO/PROFª SANDRA
ELETIVAS /PROFºDENIS
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 9º EF
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
2º Bim- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06
à 12.06
Fontes
de Renda- Tudo aquilo que gera receitas:
q Salário
Geralmente é
gerado por um emprego onde vendemos nosso tempo em troca de um valor financeiro;
q Freelances
Geralmente é
gerado quando fazemos bicos em algo que temos habilidade;
q Empreendimento
Geralmente é
gerado quando criamos um negócio;
q Renda
Passiva
Geralmente é
gerado botamos o $ para trabalhar;
q Imóveis
Geralmente é
gerado quando locamos imóveis.
Das categorias de fontes renda mencionadas
acima citadas dê um exemplo de cada que encontrarem.
Aulas Previstas: 2
Aulas
Público: 8º ao
9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento
crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber
digital; Empreendedorismo.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
| ||||
DISCIPLINA/TURMA: 9°
ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE
| |||||
CONTEÚDOS:
JIU JITSU COMO TREINAMENTO FÍSICO
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· Reconhecer os fatores do treinamento físico nas Lutas
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula I: Realize uma pesquisa sobre as capacidades físicas, descrevendo o conceito de cada uma e explique a importância de desenvolvê-las nos treinos.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
___________________________________________________________________________
Aula II: Elabore um texto e explique a relação das capacidades físicas com o jiu jitsu esportivo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
| |||||
RECURSOS:
Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Enviar por email, caso não tenha acesso, deverá registrar no próprio Caderno.
| |||||
DATA: 08 á 12/06/2020
| |||||
ESPORTE E LAZER
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Conhecimento sobre lazer e criatividade;
· Concientização da prática esportiva;
ATIVIDADES
· Montar um caça palavras com tema de esportes olimpicos e opções de lazer;(ex: Natação no esporte, Pipa no lazer);
· Realizar alguma atividade esportiva em casa;
· (jogar bola no quintal, jogar vídeo-game com movimento, jogos com competitividade);
· Descrever o que contribuiu essas atividades para o seu desenvolvimento
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 12/06/2020
9ºA
ARTE/PROFª ADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Apreciação
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF09AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos utilizando vozes, sons corporais,
instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais,
outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade Situação de Aprendizagem IV atividade de Apreciação página 136,
observe as imagens e responda as questões você entrará em contado com
paisagem sonora, observe e escreva no caderno quais os sons que existem em
cada um desses ambientes representados nas imagens e em seguida responder as
questões.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante,
cartolina,tesoura, linha.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 08/06 a 12 /06
__
|
|||||
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências :9ºA , 9ºB e 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:08/06/2020 à 12/06/2020
Habilidades :Compreender a natureza e as principais características das ondas.
Atividades:
1- Cite dois tipos de ondas :
2- Quais as principais características das ondas.
3- O que são ondas eletromagnéticas.
4- As Ondas tem capacidade de transmitir: __________________________
entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas:
Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
Data
de entrega até: 12/06/2020
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade
Temática: Práticas Corporais;
· Práticas Corporais de
Aventura e Danças;
ATIVIDADES
·
Atividade 3 –
Onde estou? (página: 196);
·
1º Parte:
prática
·
2 (relógio
analógico); (Pg; 197);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 12/06/20
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 9º Anos : A – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou iconografias, situações nas quais os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por diferentes segmentos da sociedade.
GEOGRAFIA : Indicador de desemprego / Charge.
Charge é um estilo de ilustração, que usa o meio da caricatura para satirizar um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra Charge tem é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.
Indicador de desemprego.
Atividade: Em relação ao mercado de trabalho, faça a interpretação da charge, relacionando-a com o tema.
Produza um artigo de opinião de no mínimo 10 dez linhas, ponderando sobre as diversidades do tema.
Responda no caderno e guarde as questões e o tema.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Atividade para a semana de 08 a 12 de junho de 2020
Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã
Duração da atividade: Quatro aulas
Habilidades envolvidas: Construção dos conceitos de
cidadania, democracia e política participativa.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
ATIVIDADE 4 – HISTÓRIA
TORTURA E DITADURA
DA CELA, A MÃE OUVIU O MARIDO SER
TORTURADO ATÉ A MORTE
“‘De quem é esse presunto?’, pergunta um policial. O outro responde:
‘Esse era o Roque’.
Roque era o nome de guerra do metalúrgico Joaquim Alencar Seixas, pai de
Ivan Seixas, futuro jornalista. Ivan foi preso junto com o pai em 16 de Abril
de 1971. (...) Tinha 16 anos. Foram levados para a Oban e torturados juntos,
‘na mesma sala’. Foi torturado madrugada adentro e, na manhã do dia 17, levado
pelos policiais para uma mata. (...) Simulariam um fuzilamento, para fazê-lo
falar. ‘No caminho, os caras pararam para tomar café e me deixaram algemado no
porta-malas da C-14, de onde vi a manchete da Folha da Tarde dizendo que meu
pai tinha morrido ao resistir à prisão. Tinha a foto dele e tudo mais.’
Ao voltar para a Oban para mais tortura, Ivan reencontrou o pai ainda
vivo. Joaquim Seixas seria assassinado pouco depois, por volta das 7 da noite.
A mãe de Ivan, presa também, estava logo abaixo da sala de torturas. E ouviu
Joaquim ser torturado até a morte. Soube que o marido estava morto quando ouviu
aquele diálogo entre os dois policiais”.
Fonte: Coleções Caros Amigos. A ditadura militar no Brasil. Fascículo 7
– Governo Médici
– A tortura. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2007, p. 216.
RESPONDA
1. O
que é uma ditadura?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O
que é tortura?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. O que é
democracia?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 08 A 12
Orientação
da atividade
1ª aula
1) Leia atentamente o texto abaixo. Faça
a tradução se for necessário.
Título: That
is my day.
In the
morning I study,
In the
afternoon I word,
In the evening I play.
That is
my day
That is
my day
At night
I dream
At night
I sleep
At night,
at night
I know
tomorrow will be alright
During
the day
At night
I’ll be
ok
I’ll be
alright
Orientação
para a 2ª aula
1) Crie um texto seguindo o exemplo da
aula anterior. Faça esse texto como se fosse para ser publicado em um blog. Só
depende da sua criatividade. O texto deve ter o tema: That is my day.
Faça no
caderno de inglês, tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
08/06/2020 A 12/06/2020.
AULA 1, 2 E 3 - TEMA: FAKE NEWS
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9º A
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: REGISTRAR OU IMPRIMIR E COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
Como funcionam
as fake news?
Os
motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos,
os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos
sites e, assim, faturar com a publicidade digital.No entanto, além da
finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas
apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da
disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns,
celebridades, políticos e empresas.É isso o que acontece, por exemplo, durante
períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são
disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O
Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que
elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as
eleições norte-americanas de 2016.Existem grupos específicos que trabalham
espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam
nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma
parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao
grande público.
Para
disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado
pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é
mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada
dois segundos, o que é humanamente impossível.
Com
tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake
news e acabam
compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras
com pessoas reais.
Como os
responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos
usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso,
essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan
houses que não exigem
identificação.
Exemplos e consequências de fake news
Qualquer tipo de informação falsa, da mais
simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia
contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente
nessas situações que estão escondidos os perigos das fake
news, e suas
consequências podem ser desastrosas.
Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo
foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido
espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em
2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma
rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças
para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e
acabou linchada por moradores.
Outro boato que tomou conta das redes e
influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas
vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão
grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era
considerado livre, voltaram a acometer crianças.
Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que
durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou
desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram
tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se
em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até
mesmo a falta do produto.
Em época de eleições, é comum candidatos ou
eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos
eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de
uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos.
Um dado grave que foi constatado pelos
pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados
Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente
maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se
que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de
republicar uma notícia verdadeira.
Como combater as fake
news?
Para as autoridades, identificar e punir os
autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a
legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet,
cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam
endereços e layouts parecidos
com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são
páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos
das fake news é
cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de
que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros
veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em
checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns
grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de
informações.
Veja algumas páginas de fact-checking no
Brasil:
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: LOCALIZAR UMA FAKE NEWS DA
INTERNET E COLAR NO CADERNO, LOGO APÓS REGISTRAR O MOTIVO DA DIVULGAÇÃO DA
NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS.
AULA 4, 5 E 6 - TEMA: FAKE NEWS
ORIENTAÇÃO DA
ATIVIDADE: PESQUISAR
A BIOGRAFIA DE MARK
ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE
TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS
INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANO A
Atividades proposta para o período de
08/06/2020 a 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 4 (Devolutiva das atividades)
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
Tempo para realização (1
aula)
Atividade
1.1
Nessa
atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real está em metros,
para representar foi utilizada uma escala de 1:100 afinal o que significa você
pode responder!
Resolução:
O comprimento
da cozinha, em centímetros, é de 4 cm. Interpretando a escala, cada centímetro
na planta
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
b) O pedreiro estava correto em seus cálculos? Justifique.
Resposta
:Não, pelo enunciado a soma área da cozinha mais a área da sala resulta 45 m² ok!
E fazendo o cálculo da área da cozinha mais a área da sala temos:
Lembrando que para calcular a área de uma figura retangular
multiplicamos a base pela altura daí temos:
Comprimento da sala 6cm
Largura da sala 3 cm
Temos que: B x H =6 x 3 = 18 cm², utilizando a escala dada 18 m²
Comprimento da cozinha 4cm
Largura da cozinha 3 cm
Temos que: B x H =4 x 3 = 12 cm², utilizando a escala dada 12 m²
Somando as duas áreas temos:
18+12= 30 m²
Portanto o pedreiro se enganou, pois, 30 m² é diferente de 45 m²
Observação :As medidas utilizadas foram
retiradas das medidas da planta baixa dada na atividade com auxílio de uma
régua.
Atividades de Recuperação Tempo (1 aula)
Atividades
proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 7 e 8.
d. Complete o “Relato do que fiz hoje”.
e. Em relação ao “Relato do que fiz hoje”,
analise a situação e escreva a grandeza correspondente.
10.Indique a
unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse
audiolivro para nossas aulas de leitura:
Capítulo
1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo
3 Conto
Vocês
deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático
empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
Situação de Aprendizagem
6 (página 31 do caderno do aluno 1ºbimestre)
(2 aulas)
Objetivo: resolver o problema
por meio de estratégias pessoais: cálculo, estimativa ou por meio de desenho.
Atividade
1- Especulando Medida.
Comanda
para realizar essa atividade.
1º
passo: Ao fazer a leitura da situação, relacionando com as imagens ok!
Sua resposata será
por estimativa mas lembre procure justificar !
Atividade 2 –
Familiarizando-se com razão entre segmentos apoiado em projeto de vida.
Responder: 2.1 e 2.2
A
atividade 2.3, pede se para realizar em dupla ok! Sabemos que não será possível
nesse momento, porem vocês vão elaborar essa situação problema e posteriormente
iremos utiliza lá ok!
Atividade
3- Aprofundando o conhecimento: Razão entre segmentos
Fique Ligado :Próxima semana
teremos uma atividade avaliativa.
Observação
estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a
participação!
Lembrando
que!!!! Estou esclarecendo dúvidas em meu e-mail e disponibilizando meu Watts.
PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 9ºA
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06
ü 9 Ano: Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
ÁRVORE GENEALÓGICA respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO/PROFº DENIS
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 9ºA
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana
Quarentena 08.06 à 12.06
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
ATIVIDADE
1 – FAKE NEWS Página 59 do Caderno do Aluno
Objetivo: diferenciar fake news a partir
de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes
perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de
informação.
Saiba mais:
Frias, Otavio Filho. O que é falso sobre fake news. Revista USP: São Paulo, n.
116, p. 39-44, janeiro/fevereiro/março 2018. Disponível em: . Acesso em:
27.dez. 2019.
Após
fazer atividade 1 proposta defina como você sabe que uma informação é Fake
News? Envie por e-mail do professor.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8º D e 9º A do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo;
Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------9ºB
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º B
| ||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
| |||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Apreciação
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital.
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A atividade Situação de Aprendizagem IV atividade de Apreciação página 136, observe as imagens e responda as questões você entrará em contado com paisagem sonora, observe e escreva no caderno quais os sons que existem em cada um desses ambientes representados nas imagens e em seguida responder as questões.
| |||||
RECURSOS:
Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| |||||
DATA 08/06 a 12 /06
__
|
CIÊNCIAS/PROFª ANA PAULA
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências :9ºA , 9ºB e 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:08/06/2020 à 12/06/2020
Habilidades :Compreender a natureza e as principais características das ondas.
Atividades:
1- Cite dois tipos de ondas :
2- Quais as principais características das ondas.
3- O que são ondas eletromagnéticas.
4- As Ondas tem capacidade de transmitir: __________________________
entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Dayane
de Araújo Arruda Rojas
Disciplinas:
Ed. Física, Projeto de Vida e Eletiva (Esporte e Lazer)
Data
de entrega até: 12/06/2020
E-mail
para devolutiva
parceiradavida@hotmail.com
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade
Temática: Práticas Corporais;
· Práticas Corporais de
Aventura e Danças;
ATIVIDADES
·
Atividade 3 –
Onde estou? (página: 196);
·
1º Parte:
prática
·
2 (relógio
analógico); (Pg; 197);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 12/06/20
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 9º Anos : B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Identificar, por meio de textos e/ ou iconografias, situações nas quais os direitos básicos dos cidadãos não são usufruídos por diferentes segmentos da sociedade.
GEOGRAFIA : Indicador de desemprego / Charge.
Charge é um estilo de ilustração, que usa o meio da caricatura para satirizar um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra Charge tem é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.
Indicador de desemprego.
Atividade: Em relação ao mercado de trabalho, faça a interpretação da charge, relacionando-a com o tema.
Produza um artigo de opinião de no mínimo 10 dez linhas, ponderando sobre as diversidades do tema.
Responda no caderno e guarde as questões e o tema.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – 9º Ano
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12 de junho
HABILIDADES: (EF07HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.
Faça a leitura dos textos que seguem:
Participação indígena nas construções de políticas públicas
(...)
Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/participacao-indigena-na-construcao-de-politicas-publicas?limitstart=0#. Acesso em: 28/05/2020
Fonte: SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo;SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9° ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50
1) O Brasil procurou instituir uma política de proteção aos nativos da terra (índios do Brasil) ao longo de mais de um século.
Constantemente jornais e revistas publicam matérias sobre as situações dos indígenas.
Faça uma análise de 10 a 12 linhas sobre a situação dos povos indígenas na atualidade.
Referências:
Participação indígena nas construções de políticas públicas
Disponível em: < http://www.funai.gov.br/index.php/participacao-indigena-na-construcao-de-politicas-publicas?limitstart=0# >
Acessado em 28/05/2020.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo; SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50
INGLÊS /PROFª MONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 08 A 12
Orientação da atividade
1ª aula
1) Leia atentamente o texto abaixo. Faça a tradução se for necessário.
Título: That is my day.
In the morning I study,
In the afternoon I word,
In the evening I play.
That is my day
That is my day
At night I dream
At night I sleep
At night, at night
I know tomorrow will be alright
During the day
At night
I’ll be ok
I’ll be alright
Orientação para a 2ª aula
1) Crie um texto seguindo o exemplo da aula anterior. Faça esse texto como se fosse para ser publicado em um blog. Só depende da sua criatividade. O texto deve ter o tema: That is my day.
Faça no caderno de inglês, tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFª JOBIANE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020.
AULA 1, 2 E 3 - TEMA: FAKE NEWS
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9º B
PROFESSORA: JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;
v As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;
POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: REGISTRAR OU IMPRIMIR E COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
Como funcionam as fake news?
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016.Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.
Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
Como os responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso, essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan houses que não exigem identificação.
Exemplos e consequências de fake news
Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.
Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.
Outro boato que tomou conta das redes e influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.
Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto.
Em época de eleições, é comum candidatos ou eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos.
Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.
Como combater as fake news?
Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.
Veja algumas páginas de fact-checking no Brasil:
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: LOCALIZAR UMA FAKE NEWS DA INTERNET E COLAR NO CADERNO, LOGO APÓS REGISTRAR O MOTIVO DA DIVULGAÇÃO DA NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS.
AULA 4, 5 E 6 - TEMA: FAKE NEWS
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE MARK ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com
MATEMÁTICA/PROFª MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANO B
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 a 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 (Devolutiva das atividades)
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
Tempo para realização (1 aula)
Atividade 1.1
Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real está em metros, para representar foi utilizada uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
Resolução:
O comprimento da cozinha, em centímetros, é de 4 cm. Interpretando a escala, cada centímetro na planta
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
b) O pedreiro estava correto em seus cálculos? Justifique.
Resposta :Não, pelo enunciado a soma área da cozinha mais a área da sala resulta 45 m² ok!
E fazendo o cálculo da área da cozinha mais a área da sala temos:
Lembrando que para calcular a área de uma figura retangular multiplicamos a base pela altura daí temos:
Comprimento da sala 6cm
Largura da sala 3 cm
Temos que: B x H =6 x 3 = 18 cm², utilizando a escala dada 18 m²
Comprimento da cozinha 4cm
Largura da cozinha 3 cm
Temos que: B x H =4 x 3 = 12 cm², utilizando a escala dada 12 m²
Somando as duas áreas temos:
18+12= 30 m²
Portanto o pedreiro se enganou, pois, 30 m² é diferente de 45 m²
Observação :As medidas utilizadas foram retiradas das medidas da planta baixa dada na atividade com auxílio de uma régua.
Atividades de Recuperação Tempo (1 aula)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 7 e 8.
d. Complete o “Relato do que fiz hoje”.
e. Em relação ao “Relato do que fiz hoje”, analise a situação e escreva a grandeza correspondente.
10.Indique a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Capítulo 1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo 3 Conto
Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
Situação de Aprendizagem 6 (página 31 do caderno do aluno 1ºbimestre)
(2 aulas)
Objetivo: resolver o problema por meio de estratégias pessoais: cálculo, estimativa ou por meio de desenho.
Atividade 1- Especulando Medida.
Comanda para realizar essa atividade.
1º passo: Ao fazer a leitura da situação, relacionando com as imagens ok!
Sua resposata será por estimativa mas lembre procure justificar !
Atividade 2 – Familiarizando-se com razão entre segmentos apoiado em projeto de vida.
Responder: 2.1 e 2.2
A atividade 2.3, pede se para realizar em dupla ok! Sabemos que não será possível nesse momento, porem vocês vão elaborar essa situação problema e posteriormente iremos utiliza lá ok!
Atividade 3- Aprofundando o conhecimento: Razão entre segmentos
Fique Ligado :Próxima semana teremos uma atividade avaliativa.
Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas em meu e-mail e disponibilizando meu Watts.
PROJETO DE VIDA/PROFª ROSIANE
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias
Quintão
|
2.
TURMA
9° ANO - B
|
|||
3.
DISCIPLINA:
Professor especialista,
Projeto de vida
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Mapa mental.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Foco leitura e interpretação.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão
fazer um mapa mental dos sentimentos que estão sentindo, neste momento de
pandemia.
Obs: As atividades
anteriores, estão com a paginação erradas, os alunos deve levar em conta os
temas e não a paginação, pois a paginação da apostila do professor é diferente
da apostila do aluno. Desde já peço desculpas pelo transtorno, deixo
registrado que vocês não serão prejudicados e que aceitarei as atividades,
daqueles que ainda não fizeram devido a esse transtorno.
Gostaria de ressaltar
que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão
de dúvidas, via whatsapp das 10hs as 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram utilizar
o caderno.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
08/06/2020 a 12/06/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane
|
12. VALIDADO EM:
08/06/2020
|
|
TEC. E INOVAÇÃO/PROFª SANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º B
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 12/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. 1. Para frear o avanço do novo coronavírus (Covid – 19), as instituições de ensino têm suspendido as aulas presenciais e adotado modelos de educação á distância (EAD).
Porém, não são todos os alunos que têm acesso á internet.
a) Como você está estudando em sua casa?
b) Você tem acesso a internet?
c) Você tem reservado um tempo para estudar?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------9ºC
ARTE/PROFª ADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º C
| ||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
| |||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Apreciação
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
EF09AR19) Identificar e analisar diferentes estilos utilizando vozes, sons corporais, instrumentos acústicos ou eletrônicos, convencionais ou não convencionais, outros materiais sonoros e/ou recursos da tecnologia digital.
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A atividade Situação de Aprendizagem IV atividade de Apreciação página 136, observe as imagens e responda as questões você entrará em contado com paisagem sonora, observe e escreva no caderno quais os sons que existem em cada um desses ambientes representados nas imagens e em seguida responder as questões.
| |||||
RECURSOS:
Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
| |||||
DATA 08/06 a 12 /06
__
|
CIÊNCIAS/PROFª ANA PAULA
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências :9ºA , 9ºB e 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:08/06/2020 à 12/06/2020
Habilidades :Compreender a natureza e as principais características das ondas.
Atividades:
1- Cite dois tipos de ondas :
2- Quais as principais características das ondas.
3- O que são ondas eletromagnéticas.
4- As Ondas tem capacidade de transmitir: __________________________
entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFº DONIZETE
EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turma: 9º Ano C
Aulas Previstas: 02
2º
Bimestre - Semana
08 Á 12/06/2020
Unidades Temáticas: Práticas Corporais de Aventura
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de
aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os
impactos de degradação ambiental.
(EF09EF21) Identificar as características (equipamentos de
segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de
aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
DIA DO DESAFIO
No dia 2705/2020 (última quarta-feira do mês de maio)
aconteceu a 26ª edição do Dia do Desafio que tem como slogan : Mantenha-se
ativo! Todos #JuntosNoDiaDoDesafio
Elabore cinco atividades práticas que podemos realizar em
casa, nesse tempo de pandemia.
Tempo para atividade: 45 minutos.
2ª Atividade
Ler e responder Caderno do Aluno
Página: 205.
Tempo para atividade: 45 minutos.
Recursos:
Internet; Central de Mídias de SP; Caderno do Aluno; Blog
da Escola
Sugestão
Flexão Simples: https/youtu.be/cvqINV3ggwE
Avaliação/Sistematização
Registro das atividades no seu caderno, vídeo da atividade
prática, atividade escrita se possível enviar para o e-mail abaixo
doniz6@hotmail.com
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
(08 a 12/6)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA:9C
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após leitura, identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual.
Semana
de Estudos intensivos:
De acordo com as atividades anteriores, faça um breve
resumo sobre seu entendimento a respeito dos temas que foram abordados:
1) DIVERSIDADE
REGIONAL BRASILEIRA:
2) IMPACTOS
AMBIENTAIS:
HISTÓRIA/PROFº WILSON
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – 9º Ano
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12 de junho
HABILIDADES: (EF07HI01) Descrever e contextualizar os principais aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos da emergência da República no Brasil.
.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.
Faça a leitura dos textos que seguem:
Participação indígena nas construções de políticas públicas
(...)
Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/participacao-indigena-na-construcao-de-politicas-publicas?limitstart=0#. Acesso em: 28/05/2020
Fonte: SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo;SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9° ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50
1) O Brasil procurou instituir uma política de proteção aos nativos da terra (índios do Brasil) ao longo de mais de um século.
Constantemente jornais e revistas publicam matérias sobre as situações dos indígenas.
Faça uma análise de 10 a 12 linhas sobre a situação dos povos indígenas na atualidade.
Referências:
Participação indígena nas construções de políticas públicas
Disponível em: < http://www.funai.gov.br/index.php/participacao-indigena-na-construcao-de-politicas-publicas?limitstart=0# >
Acessado em 28/05/2020.
SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo; SERIACOPI, Reinaldo. Inspire história: 9ano: ensino fundamental: anos finais. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.p.50
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 08 A 12
Orientação da atividade
1ª aula
1) Leia atentamente o texto abaixo. Faça a tradução se for necessário.
Título: That is my day.
In the morning I study,
In the afternoon I word,
In the evening I play.
That is my day
That is my day
At night I dream
At night I sleep
At night, at night
I know tomorrow will be alright
During the day
At night
I’ll be ok
I’ll be alright
Orientação para a 2ª aula
1) Crie um texto seguindo o exemplo da aula anterior. Faça esse texto como se fosse para ser publicado em um blog. Só depende da sua criatividade. O texto deve ter o tema: That is my day.
Faça no caderno de inglês, tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020.
AULA 1, 2 E 3 - TEMA: FAKE NEWS
- LÍNGUA PORTUGUESA - 9º C
PROFESSORA: JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;
v As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;
POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: REGISTRAR OU IMPRIMIR E COLAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
Como funcionam as fake news?
Os motivos para que sejam criadas notícias falsas são diversos. Em alguns casos, os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio. Dessa maneira, prejudicam-se pessoas comuns, celebridades, políticos e empresas.É isso o que acontece, por exemplo, durante períodos eleitorais, nos quais empresas especializadas criam boatos, que são disseminados em grande escala na rede, alcançando milhões de usuários. O Departamento de Justiça Americano denunciou três agências russas, afirmando que elas teriam espalhado informações falsas na internet e influenciarem as eleições norte-americanas de 2016.Existem grupos específicos que trabalham espalhando boatos. No entanto, não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois elas operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
Para disseminar informações falsas, é criada uma página na internet. Um robô criado pelos programadores desses grupos é o responsável por disseminar o link nas redes. Quanto mais o assunto é mencionado nas redes, mais o robô atua, chegando a disparar informações a cada dois segundos, o que é humanamente impossível.
Com tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais.
Como os responsáveis pelas fake news atuam, geralmente, em uma região da web que é oculta para a grande maioria dos usuários, não é fácil identificá-los e, consequentemente, puni-los. Além disso, essas pessoas usam servidores de fora do país, em lan houses que não exigem identificação.
Exemplos e consequências de fake news
Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. Em vários casos, a notícia contém uma informação falsa cercada de outras verdadeiras. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news, e suas consequências podem ser desastrosas.
Um caso que ficou conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.
Outro boato que tomou conta das redes e influenciou diretamente o calendário de vacinação infantil foi o de que algumas vacinas seriam mortais e teriam matado milhares de crianças. O impacto foi tão grande que doenças como o sarampo, do qual o Brasil era considerado livre, voltaram a acometer crianças.
Depois da greve dos caminhoneiros em 2018, que durou 11 dias, fechou rodovias de norte a sul do país e provocou desabastecimento de diversos produtos, alguns boatos de uma nova greve geraram tumulto nas grandes cidades. Em alguns municípios, filas de carros formaram-se em postos de combustíveis, pois as pessoas temiam o aumento do preço e até mesmo a falta do produto.
Em época de eleições, é comum candidatos ou eleitores usarem mentiras para levar vantagem. Com a presença de tantos eleitores nas redes sociais, uma mentira bem plantada pode alterar os rumos de uma eleição, como no caso das eleições de 2016 nos Estados Unidos.
Um dado grave que foi constatado pelos pesquisadores do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), nos Estados Unidos, é que a chance de uma notícia falsa ser repassada é consideravelmente maior que a de uma verdadeira. Foram analisadas 126 mil notícias, e percebeu-se que a probabilidade de republicar uma informação falsa é 70% maior do que a de republicar uma notícia verdadeira.
Como combater as fake news?
Para as autoridades, identificar e punir os autores de boatos na rede é uma tarefa muito difícil. No caso do Brasil, a legislação que prevê punição para esse tipo de crime não fala sobre internet, cita apenas rádio e televisão.
Alguns sites de fake news usam endereços e layouts parecidos com os de grandes portais de notícias, induzindo o internauta a pensar que são páginas de credibilidade. Por isso, todo cuidado é pouco na internet.
A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos, especialmente nos conhecidos como grande mídia.
No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações.
Veja algumas páginas de fact-checking no Brasil:
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: LOCALIZAR UMA FAKE NEWS DA INTERNET E COLAR NO CADERNO, LOGO APÓS REGISTRAR O MOTIVO DA DIVULGAÇÃO DA NOTÍCIA NAS REDES SOCIAIS.
AULA 4, 5 E 6 - TEMA: FAKE NEWS
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: PESQUISAR A BIOGRAFIA DE MARK ZUCKERBERG. ANEXAR A PESQUISA NO PORTFÓLIO (PASTA DE TRABALHOS) PARA VERIFICAÇÃO NO RETORNO DAS AULAS, ENVIAR AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES DA BIOGRAFIA PARA O EMAIL jobiane.reis@hotmail.com
MATEMÁTICA/PROFª MARCELA
PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANO C
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 a 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 (Devolutiva das atividades)
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
Tempo para realização (1 aula)
Atividade 1.1
Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real está em metros, para representar foi utilizada uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
Resolução:
O comprimento da cozinha, em centímetros, é de 4 cm. Interpretando a escala, cada centímetro na planta
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de 400 cm, ou, conforme o solicitado, 4 m. O comprimento da sala, em centímetros, é de 6 cm. Como, segundo a escala, cada
centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala,
no real, é de 600 cm, ou, conforme o solicitado, 6 m.
b) O pedreiro estava correto em seus cálculos? Justifique.
Resposta :Não, pelo enunciado a soma área da cozinha mais a área da sala resulta 45 m² ok!
E fazendo o cálculo da área da cozinha mais a área da sala temos:
Lembrando que para calcular a área de uma figura retangular multiplicamos a base pela altura daí temos:
Comprimento da sala 6cm
Largura da sala 3 cm
Temos que: B x H =6 x 3 = 18 cm², utilizando a escala dada 18 m²
Comprimento da cozinha 4cm
Largura da cozinha 3 cm
Temos que: B x H =4 x 3 = 12 cm², utilizando a escala dada 12 m²
Somando as duas áreas temos:
18+12= 30 m²
Portanto o pedreiro se enganou, pois, 30 m² é diferente de 45 m²
Observação :As medidas utilizadas foram retiradas das medidas da planta baixa dada na atividade com auxílio de uma régua.
Atividades de Recuperação Tempo (1 aula)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 7 e 8.
d. Complete o “Relato do que fiz hoje”.
e. Em relação ao “Relato do que fiz hoje”, analise a situação e escreva a grandeza correspondente.
10.Indique a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a seguir.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Capítulo 1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo 3 Conto
Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
Situação de Aprendizagem 6 (página 31 do caderno do aluno 1ºbimestre)
(2 aulas)
Objetivo: resolver o problema por meio de estratégias pessoais: cálculo, estimativa ou por meio de desenho.
Atividade 1- Especulando Medida.
Comanda para realizar essa atividade.
1º passo: Ao fazer a leitura da situação, relacionando com as imagens ok!
Sua resposata será por estimativa mas lembre procure justificar !
Atividade 2 – Familiarizando-se com razão entre segmentos apoiado em projeto de vida.
Responder: 2.1 e 2.2
A atividade 2.3, pede se para realizar em dupla ok! Sabemos que não será possível nesse momento, porem vocês vão elaborar essa situação problema e posteriormente iremos utiliza lá ok!
Atividade 3- Aprofundando o conhecimento: Razão entre segmentos
Fique Ligado :Próxima semana teremos uma atividade avaliativa.
Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas em meu e-mail e disponibilizando meu Watts.
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 9ºC
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06
ü 9 Ano: Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
ÁRVORE GENEALÓGICA respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º C
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 11/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Para frear o avanço do novo coronavírus (Covid – 19), as instituições de ensino têm suspendido as aulas presenciais e adotado modelos de educação á distância (EAD).
Porém, não são todos os alunos que têm acesso á internet.
a) Como você está estudando em sua casa?
b) Você tem acesso a internet?
c) Você tem reservado um tempo para estudar?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário