ATIVIDADES DA SEMANA DE 11 a 15 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA ELETIVA
ELETIVA (ESPORTE E LAZER) 8ºANO
PROFESSORA DAYANE
9º A
ARTE
CIÊNCIAS
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
Leia o texto abaixo e observe a
imagem.
INGLÊS
LINGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
9º B
ARTE
CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO FÍSICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
INGLÊS
LINGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE
CIÊNCIAS
EDUCAÇÃO FISICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
INGLÊS
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 9º
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
Vendo a imagem acima você acham que o brasileiro está preparado para o COVID19? De que forma a educação financeira poderia ajudar no combate e enfrentamento dessa Pandemia?
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
| ||||
DISCIPLINA/TURMA: 7°
ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE
| |||||
CONTEÚDOS:
MOVIMENTOS E TÉCNICAS DO JIU JITSU
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
IDENTIFICAR DE FORMA CRÍTICA E TÉCNICA MOVIMENTOS DA MODALIDADE
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade aula I: Assista aos vídeos através dos links:
Tempo previsto para realização da atividade: 40 minutos
________________________________________________________________________________
Atividade aula II: Responda em seu caderno:
Quais foram as primeiras impressões sobre esta modalidade esportiva?
O que você identifica em um atleta de Jiu Jitsu?
Quais as capacidades físicas você acredita que esta modalidade trabalhe?
O que você identifica em comum com outros esportes?
O que você acredita que é possível aprender no Jiu Jitsu que você levará para toda sua vida?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
| |||||
RECURSOS:
Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Youtube e Blog da escola.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:
| |||||
DATA: 11/05/2020
| |||||
PROFESSORA DAYANE
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)8º
OBS: PRAZO DE ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 22/05/2020
CONTEÚDOS:
Como utilizar o tempo de lazer;
ATIVIDADES
QUESTIONÁRIO
· Qual o significado de Lazer?
· Escrever quais as opções de lazer em seu bairro, e qual área de lazer deveria ser mais investido em seu bairro?
· Sugestão de prática: fazer um planejamento da sua semana que tenha um tipo de lazer no seu dia no isolamento, (ex: jogar vídeo game, ver tv, ler livro, jogos eletrônicos com movimento);
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 22/05/2020
9º A
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Música
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música
popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço,
de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 3 Ação Expressiva 1do caderno aluno volume 1 página 131, o objetivo
que o aluno pesquise e anote no caderno diferentes estilos de músicas e
gêneros musicais começando pelo ano 1900 até os dias de hoje, a pesquisa será
utilizada na próxima semana.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, internet, caderno para anotações.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 11/05 a 15 /05
__
|
|||||
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de
Ciências :9ºA
Professora: Ana Paula
Período:11/05/2020 à 15/05/2020
Habilidades: Comparar quantidades
de reagentes e produtos envolvido em transformações químicas, estabelecendo a
proporção entre as suas massas.
Atividade:
1- Pesquisar
na internet ou no livro didático de ciências a tabela periódica com os
elementos químicos e fazer um relatório como estão divididos os elementos
químicos na tabela.
2- Descreva
cinco elementos utilizados no nosso dia a dia:
3- Consulte
na tabela e escreva os nomes dos seguintes elementos químicos:
CL:
H:
O:
Fe:
Na:
Ag:
Zn:
Al:
Entregar as atividades no email:
paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.brAltG
EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte
·
Práticas
corporais de aventura na natureza;
ATIVIDADES
Questionário
·
Quais
esportes radicais na natureza você conhece?
·
Qual
equipamento é importante para sua prática?
·
Relacionado
com a aula no Centro de Mídias compare a Escalada e o Rapel?
·
Quais
os equipamentos de segurança?
·
Quais
os tipos de escalada?
·
Qual
a diferença entre Downhil e Mountain Bike?
· Sugestão de prática:
escalar parede de casa como o professor ensinou na aula do Centro de Mídias,
depois relatar quais foram as sensações;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 22/05/2020
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF.
Atividades da semana de 11 a 15
do 05 de 2020.
Série: 9º Anos : A . – Professor:
Djair Santos. Disciplina:
Geografia.
Atividade: Leitura e
interpretação de texto, mapas e outros seguida de pesquisa e resposta as
questões.
Quantidade de aulas: 4
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por
meio de textos e/ou mapas, características do processo de globalização e/ou regionalização.
GEOGRAFIA :
Globalização e Regionalização do Mundo.
A
globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo
processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível
global. Esse processo é consequência, principalmente, da expansão dos sistemas
de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior
parte dos setores de produção e de serviços, através da internet.
A globalização constitui o estágio
máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os
lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes.
Alguns pesquisadores consideram que a globalização teve início com as grandes
navegações nos séculos XV e XVI, pois nesse período o colonizador europeu
entrou em contato com povos de outros continentes, mantendo relações sociais,
culturais e comerciais.
Porém, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na
Europa e a abertura econômica realizada na China, ambos na década de 1980. As
empresas transnacionais, que possuem matriz em um país, mas atuam com filiais
em outros, expandindo seu mercado consumidor, são aos grandes marcos da
globalização. Pois a abertura econômica realizada por esses países proporcionou
que essas empresas expandissem seu foco de atuação.
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas
transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de
telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais
para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
Empresas transnacionais
Os aspectos culturais também sofrem
influência por esse processo, pois há uma mudança de alguns hábitos, através de
programas de televisão de outros países, instalação de fast food, acesso à rede
mundial de computadores (internet), entre outros fatores. No entanto, aspectos
locais continuam fortemente presentes na população, diferenciando as culturas.
Uma característica marcante do processo de globalização é a diferença do
desenvolvimento tecnológico entre os países emergentes e os desenvolvidos, onde
os países em desenvolvimento não conseguem acompanhar os avanços da tecnologia,
o que reflete em suas economias. As principais diferenças remetem ao tipo de
produção entre os países ricos e pobres, o primeiro é exportador de tecnologias
enquanto que, o segundo é produtor primário.
Portanto, a globalização através do
aparato tecnológico desenvolvido, proporciona maior instantaneidade aos fluxos
de transporte, informação, mercadorias, pessoas, capital , etc...
Por: Wagner de Cerqueira e Francisco - Exercícios Sobre
Globalização.
A Globalização é o sistema de
internacionalização da integração política, econômica, social e cultural
mundial.
Agora
responda as questões a seguir:
Questão 1
- Observe a
Charge a seguir:
(Millôr Fernandes. Retirado de:
VESENTINI, José William. Geografia: o mundo
em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A
ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso,
ela faz referência:
a) à
visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à
visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à
forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização
no Brasil
d) à
Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são
dependentes do Norte desenvolvido.
e) à
influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação
brasileira.
Questão 2
“A globalização constitui o
estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos
os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.
Os “graus
diferentes” citados no texto referem-se:
a) às
diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem
de homogeneização cultural;
b) à
resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema
capitalista em escala mundial.
c) à
forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e
política.
d) à
impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
e) à
incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.
Questão 3
- (UNIOESTE)
“A globalização é, de certa
forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...]
No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de
técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um
papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico
uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse
novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a
emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos
políticos atualmente eficazes.”
SANTOS, Milton. Por uma outra
globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro:
Record, 2000, p. 23-24.
Considerando
o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade
contemporânea, assinale a alternativa correta.
a) A
globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas
técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão
e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de
1990.
b) Entre
as características próprias da globalização temos a alteração profunda na
divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas
tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados
Unidos e do Japão.
c) Sobre
as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se
referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende
o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos
mercados – industrial, comercial e financeiro.
d)
Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios
de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do
trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências
das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
e) As
estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando
a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas
como características marcantes do processo de globalização.
Questão 4
- (IFBA)
“Embora tenha suas origens mais
imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução
técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo
processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE,
Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São
Paulo: Scipione, 2002.p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do
capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os
Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir
da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como
elementos dinamizadores de suas economias.
b) A
constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da
América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas
economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os
setores primário, secundário e terciário.
c) A
chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo
intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior
grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de
substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo
real.
d) Com a crise da economia americana, o valor
das commodities agrícolas tem baixado seguidamente,
contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
e) A
crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as
relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China
passou a ser credora dos EUA.
Questão 5
Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de
globalização:
a) A
difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.
b) A
formação de blocos econômicos regionais.
c) A
propagação do inglês como idioma universal.
d) O
“encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e
transporte entre as diferentes regiões do planeta.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO
DO SUCESSO ! ’
EE SALIM FARAH MALUF
HISTÓRIA PROFESSOR SILVIO
9A - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 11 a 15/05/20
Atividades relativas às aulas
apresentadas pelo Centro de Mídias e Televisão Educativa
Habilidades: Habilidades: Desenvolvimento de posições
políticas acerca do período compreendido entre 1889 e 1930. Construção de senso
crítico sobre a importância do voto e participação ativa na vida política do
país. Desenvolvimento de noções de pertencimento e protagonismo juvenil,
interagindo com os acontecimentos mais atuais. Capacidade de posicionamento no
tempo histórico e contextualização de fatos. Trabalho a partir da ideia de
mudanças e permanências.
ATIVIDADE CORRESPONDENTE A 04 AULAS.
COM
IDENTIFICAÇÃO COMPLETA – NOME, NÚMERO E TURMA
ATIVIDADE DE HISTÓRIA
O VOTO NA
PRIMEIRA REPÚBLICA
Leia o texto abaixo e observe a
imagem.
“(...) O voto não era secreto e a maioria dos
eleitores estava sujeita à pressão dos chefes políticos, a quem tratava também
de agradar”. Como se isso não bastasse, havia a fraude eleitoral através da
falsificação de atas, do voto dos mortos, dos estrangeiros etc.
(...) Do ponto de vista eleitoral,
o ‘coronel’ controlava os votantes em sua área de influência. Trocava votos de
candidatos por ele indicados por favores tão variados como um par de sapatos,
uma vaga no hospital ou um emprego de professora.” (Fonte: Adaptado de Boris
Fausto. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo,
2009, p. 262 e 263).
VAMOS PRATICAR!
a)
Quem é o
autor do texto?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)
Durante a
Primeira República, diversos problemas ocorriam durante as eleições. Que
problemas são esses, segundo o autor? Justifique sua resposta.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)
Atualmente,
o voto é secreto, o que torna mais difícil o controle do eleitor por chefes
políticos. No entanto, ainda existem diversos relatos de troca de votos por
favores, mercadorias ou dinheiro. Em sua opinião, por quais motivos a compra e
venda de votos continua acontecendo e o que poderia ser feito para que isso
acabasse?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d)
Que relação
pode ser estabelecida entre o texto e a imagem?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Professor
Silvio – História
DEFENDER O SUS É DEFENDER A VIDA
Maio de 2020
INGLÊS
ATIVIDADE A DISTÂNCIA
|
||||
Profa. Monica Santana
|
TURMAS: 9º A
Fund. II
|
|||
DISCIPLINA: Inglês
Atividade semanal de 11/05 a 15/05/2020
|
||||
CONTEÚDO: Leitura de textos jornalísticos de páginas da
internet.
|
||||
HABILIDADES E COMPETENCIAS GERAIS: Explorar ambientes virtuais de informação e
socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATEGIAS:
1-Faça
uma pesquisa em alguns sites da internet sobre o novo corona vírus: faça uma
leitura atenta. Observe se as informações são de acordo com a OMS –
Organização Mundial da Saúde – e se são baseadas em estudos científicos.
2-Escreva
o que você achou de interessante nos textos que leu, se achou alguma
informação que não era baseada em estudos científicos ou se as informações
eram falsas.
|
||||
RECURSOS UTILIZADOS:
Textos de sites da internet
sobre o Covid-19.
|
||||
AVALIAÇÃO/ SISTEMATIZAÇÃO:
Será avaliada a produção textual, bem como a escrita e a coerência das
ideias.
|
||||
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
|
Observação: esta atividade é continuação da aula da semana passada.
|
|||
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
11/05/2020 A 15/05/2020
LÍNGUA
PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL:
jobiane.reis@hotmail.com
9º ANOS A,
B e C - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ
(6 AULAS
SEMANAIS).
v
ORIENTAÇÃO: Os textos
devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio
do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações
de cada atividade.
Aula 1
e 2
TEMA: INDICAÇÃO DE
FILME: Escritores da liberdade.
Orientação
de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar
para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e
escola.
Aula 3
e 4
Orientação
de atividade: Registrar e responder as atividades no caderno.
1-) Onde se passa a história narrada pelo filme?
2-) Quando ela acontece?
3-) Quem são as personagens envolvidas?
4-) Qual é a história narrada pelo filme?
5-) O que a personagem principal faz?
6-) Quais são os complicadores apresentados na
história?
7-) Qual o nome da professora personagem
principal do filme?
8-) O que aumenta ainda mais a tensão entre os
alunos?
9-) Que etnias foram representadas nos grupos de
alunos?
10-) Há acontecimentos que comprovam que os
alunos são preconceituosos entre si?
Aula 5
e 6
Orientação
de atividade: : Pesquisar sobre a professora Erin Gruwell (personagem principal do filme
Escritores da Liberdade) e Freedom
Writes Foudation na sua história real, enviar para o email
jobiane.reis@hotmail.com.
MATEMÁTICA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA:
9 º ANO A
Atividades
proposta para o período de 11/05/2020 / á 15/05/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
Caderno do aluno 1ºBimestre
Para
resolver os exercícios você devera consultar o livro didático A conquista da Matemática, capitulo1 paginas
120,121,122,123,124125,126127 (lembre-se
não é para copiar )
ATIVIDADE
1-Relações
entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas pela reta transversal.
Atividade
1.1
Atividade
1.2
ATIVIDADE
2 - Demonstrando
algumas propriedades
Atividade
2.1
Atividade
2.2
ATIVIDADE
2-Descobrindo
o “X DA QUESTÃO”
No
caderno aluno a proposta seria resolver com um colega como sabemos não será possível,
portanto realize individualmente
Lembrando
que !!! Logo estaremos juntos,TUDO PASSA
Para
nossa aula de Leitura :
Vamos
realizar uma atividade avaliativa dos dois contos anteriores Lembram!!
1º conto : O padre pulava um número pg 42
(1 aula)
2º
conto: Ultimo prato pg 160
Façam
um Glossário em ordem alfabética das palavras cujos o significados vocês
desconhecem .
Exemplo: a palavra Mortificação
A mortificação é
vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ' pôr à morte ' o pecado na
vida de um crente. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar
um sacrifício físico e, portanto, como meio de participação na Redenção.
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento
das aulas do centro de mídias.
Atenção : Peço desculpas a todos ,pois meu
email estava errado vocês podem encaminhar as atividades anteriores, juntamente
com essas atividades propostas para essa semana .
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 9ºA
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
Como foi orientado na apostila do 1º Bimestre e mencionado nas aulas de Projeto de Vida, sobre o diário de projeto de vida de vocês é um documento muito importante neste momento de pandemia, pois neles vocês poderão escrever suas emoções, rotinas, tarefas e afazeres do lar.
Conte-nos como está o seu diário? Quais habilidades desenvolveram? Quais seus planos ao sair da quarentena?
Não desanimem tudo vai passar e voltar ao normal.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries:9ºA
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
No caderno do aluno disponibilizado no link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/02/caderno-do-aluno-tecnologia-e-inovacao.pdf na página 46 e 47 na atividade sobre MEMES. leia com atenção e crie um meme passando uma mensagem engraçada que traga alegria para esses tempos tão difíceis.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------9º B
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º B
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Música
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música
popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço,
de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 3 Ação Expressiva 1do caderno aluno volume 1 página 131, o objetivo
que o aluno pesquise e anote no caderno diferentes estilos de músicas e
gêneros musicais começando pelo ano 1900 até os dias de hoje, a pesquisa será
utilizada na próxima semana.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, internet, caderno para anotações.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 11/05 a 15 /05
__
|
|||||
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências 9ºB
Professora: Ana Paula
Período:11/05/2020 à 15/05/2020
Habilidades: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvido em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Atividade:
1- Pesquisar na internet ou no livro didático de ciências a tabela periódica com os elementos químicos e fazer um relatório como estão divididos os elementos químicos na tabela.
2- Descreva cinco elementos utilizados no nosso dia a dia:
3- Consulte na tabela e escreva os nomes dos seguintes elementos químicos:
CL:
H:
O:
Fe:
Na:
Ag:
Zn:
Al:
Entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.brAltG
EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9º B
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte
·
Práticas
corporais de aventura na natureza;
ATIVIDADES
Questionário
·
Quais
esportes radicais na natureza você conhece?
·
Qual
equipamento é importante para sua prática?
·
Relacionado
com a aula no Centro de Mídias compare a Escalada e o Rapel?
·
Quais
os equipamentos de segurança?
·
Quais
os tipos de escalada?
·
Qual
a diferença entre Downhil e Mountain Bike?
· Sugestão de prática:
escalar parede de casa como o professor ensinou na aula do Centro de Mídias,
depois relatar quais foram as sensações;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 22/05/2020
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 11 a 15 do 05 de 2020.
Série: 9º Anos : B . – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de texto, mapas e outros seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos e/ou mapas, características do processo de globalização e/ou regionalização.
GEOGRAFIA : Globalização e Regionalização do Mundo.
A globalização ou mundialização do espaço geográfico é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Esse processo é consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet.
A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes.
Alguns pesquisadores consideram que a globalização teve início com as grandes navegações nos séculos XV e XVI, pois nesse período o colonizador europeu entrou em contato com povos de outros continentes, mantendo relações sociais, culturais e comerciais.
Porém, esse processo se intensificou com a queda dos regimes comunistas na Europa e a abertura econômica realizada na China, ambos na década de 1980. As empresas transnacionais, que possuem matriz em um país, mas atuam com filiais em outros, expandindo seu mercado consumidor, são aos grandes marcos da globalização. Pois a abertura econômica realizada por esses países proporcionou que essas empresas expandissem seu foco de atuação.
A globalização é de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, investimentos, entre outros, fatores essenciais para realização eficaz das atividades econômicas em escala planetária.
Empresas transnacionais
Os aspectos culturais também sofrem influência por esse processo, pois há uma mudança de alguns hábitos, através de programas de televisão de outros países, instalação de fast food, acesso à rede mundial de computadores (internet), entre outros fatores. No entanto, aspectos locais continuam fortemente presentes na população, diferenciando as culturas.
Uma característica marcante do processo de globalização é a diferença do desenvolvimento tecnológico entre os países emergentes e os desenvolvidos, onde os países em desenvolvimento não conseguem acompanhar os avanços da tecnologia, o que reflete em suas economias. As principais diferenças remetem ao tipo de produção entre os países ricos e pobres, o primeiro é exportador de tecnologias enquanto que, o segundo é produtor primário.
Portanto, a globalização através do aparato tecnológico desenvolvido, proporciona maior instantaneidade aos fluxos de transporte, informação, mercadorias, pessoas, capital , etc...
Por: Wagner de Cerqueira e Francisco - Exercícios Sobre Globalização.
A Globalização é o sistema de internacionalização da integração política, econômica, social e cultural mundial.
Agora responda as questões a seguir:
Questão 1 - Observe a Charge a seguir:
(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.
Questão 2
“A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.
Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:
a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.
Questão 3 - (UNIOESTE)
“A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.
Questão 4 - (IFBA)
“Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
c) A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
e) A crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.
Questão 5
Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:
a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.
b) A formação de blocos econômicos regionais.
c) A propagação do inglês como idioma universal.
d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’
HISTÓRIA
EE
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS
INICIAIS
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
|
2.
TURMA
9º B
|
|||
3.
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Primeira República: dominação e resistência.
Produção
cultural.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
HABILIDADES: (EF09HI02)
Caracterizar e compreender os ciclos da história republicana, identificando particularidades da história local e
regional até 1954.
HABILIDADES: (EF09HI05 Identificar os
processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar
suas contradições e impactos na região em que vive.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Continuando os
estudos sobre acontecimentos da República Velha, destacamos dois eventos que
de diferentes maneiras marcaram a vida brasileira, negativa e positivamente.
1) Faça
uma pesquisa sobre “A Guerra de contestado” destacando o papel das lideranças populares,
papel do Estado e interesses empresariais e dos coronéis locais.
2) Fazendo
uso do livro didático História sociedade¨& cidadania: 9º ano, página 37 e
38, faça a leitura do texto “O modernismo” e responda as seguintes perguntas:
a) Qual
era o objetivo dos modernistas?
b) Quando
e onde ocorreu a Semana de Arte Moderna?
c) Onde
a arte modernista buscava inspiração?
d) Relacione
o nome de quatro representantes da Semana de Arte Moderna e suas áreas de
atuação.
e) Quais
foram os dois momentos do modernismo?
f) Quais
foram os autores destacados no modernismo a partir de 1924 e as obras que
produziram?
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Livro didático História
sociedade¨& cidadania: 8º ano, páginas 37 e 38;
- Celular, notebook, tablet ou
computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lápis;
- Borracha.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avalição será através
dos registros escrito no caderno que o aluno deverá fotografar e enviar
por e-mail.
ENVIAR ATIVIDADES PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
04
|
10.
PERÍODO REALIZAÇÃO
11/05/2020 a 15/05//2020
|
11.
PROFESSOR
Wilson
de Oliveira
|
12. VALIDADO EM__/
_/2020
|
|
ATIVIDADE A DISTÂNCIA
|
||||
Profa. Monica Santana
|
TURMAS: 9º B
Fund. II
|
|||
DISCIPLINA: Inglês
Atividade semanal de 11/05 a 15/05/2020
|
||||
CONTEÚDO: Leitura de textos jornalísticos de páginas da
internet.
|
||||
HABILIDADES E COMPETENCIAS GERAIS: Explorar ambientes virtuais de informação e
socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATEGIAS:
1-Faça
uma pesquisa em alguns sites da internet sobre o novo corona vírus: faça uma
leitura atenta. Observe se as informações são de acordo com a OMS –
Organização Mundial da Saúde – e se são baseadas em estudos científicos.
2-Escreva
o que você achou de interessante nos textos que leu, se achou alguma
informação que não era baseada em estudos científicos ou se as informações
eram falsas.
|
||||
RECURSOS UTILIZADOS:
Textos de sites da internet
sobre o Covid-19.
|
||||
AVALIAÇÃO/ SISTEMATIZAÇÃO:
Será avaliada a produção textual, bem como a escrita e a coerência das
ideias.
|
||||
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
|
Observação: esta atividade é continuação da aula da semana passada.
|
|||
LINGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 11/05/2020 A 15/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com
9º ANOS A, B e C - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ
(6 AULAS SEMANAIS).
v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.
Aula 1 e 2
TEMA: INDICAÇÃO DE FILME: Escritores da liberdade.
Orientação de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.
Aula 3 e 4
Orientação de atividade: Registrar e responder as atividades no caderno.
1-) Onde se passa a história narrada pelo filme?
2-) Quando ela acontece?
3-) Quem são as personagens envolvidas?
4-) Qual é a história narrada pelo filme?
5-) O que a personagem principal faz?
6-) Quais são os complicadores apresentados na história?
7-) Qual o nome da professora personagem principal do filme?
8-) O que aumenta ainda mais a tensão entre os alunos?
9-) Que etnias foram representadas nos grupos de alunos?
10-) Há acontecimentos que comprovam que os alunos são preconceituosos entre si?
Aula 5 e 6
Orientação de atividade: : Pesquisar sobre a professora Erin Gruwell (personagem principal do filme Escritores da Liberdade) e Freedom Writes Foudation na sua história real, enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com.
MATEMÁTICA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA:
9 º ANO B
Atividades
proposta para o período de 11/05/2020 / á 15/05/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
Caderno do aluno 1ºBimestre
Para
resolver os exercícios você devera consultar o livro didático A conquista da Matemática, capitulo1 paginas
120,121,122,123,124125,126127 (lembre-se
não é para copiar )
ATIVIDADE
1-Relações
entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas pela reta transversal.
Atividade
1.1
Atividade
1.2
ATIVIDADE
2 - Demonstrando
algumas propriedades
Atividade
2.1
Atividade
2.2
ATIVIDADE
2-Descobrindo
o “X DA QUESTÃO”
No
caderno aluno a proposta seria resolver com um colega como sabemos não será possível,
portanto realize individualmente
Lembrando
que !!! Logo estaremos juntos,TUDO PASSA
Para
nossa aula de Leitura :
Vamos
realizar uma atividade avaliativa dos dois contos anteriores Lembram!!
1º conto : O padre pulava um número pg 42
(1 aula)
2º
conto: Ultimo prato pg 160
Façam
um Glossário em ordem alfabética das palavras cujos o significados vocês
desconhecem .
Exemplo: a palavra Mortificação
A mortificação é
vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ' pôr à morte ' o pecado na
vida de um crente. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar
um sacrifício físico e, portanto, como meio de participação na Redenção.
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento
das aulas do centro de mídias.
Atenção : Peço desculpas a todos ,pois meu
email estava errado vocês podem encaminhar as atividades anteriores, juntamente
com essas atividades propostas para essa semana .
PROJETO DE VIDA
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão
|
2.
TURMA
9° ANO - B
|
|||
3.
DISCIPLINA:
Professor especialista,
Projeto de vida
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Minha evolução na linha
do tempo
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Empatia, foco e
imaginação criativa, H27
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão
fazer a leitura da apostila, nas seguintes páginas, 271 e 272, os mesmos
deverão preencher as tabelas e responder o questionário, as respostas deverão
ser dissertativas e pessoal.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
11
a 15/05/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão
|
12. VALIDADO EM:
11/05/2020
|
|
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º B
Matéria de Tecnologia e Inovação
Atividade do período 14/05 Duração 45 minutos
1. Ler e Responder as questões referentes ao Mundo Digital do caderno do aluno, atividades 1 e 2.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Música
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR19)
Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música
popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço,
de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 3 Ação Expressiva 1do caderno aluno volume 1 página 131, o objetivo
que o aluno pesquise e anote no caderno diferentes estilos de músicas e
gêneros musicais começando pelo ano 1900 até os dias de hoje, a pesquisa será
utilizada na próxima semana.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, internet, caderno para anotações.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 11/05 a 15 /05
__
|
|||||
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:11/05/2020 à 15/05/2020
Habilidades: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvido em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas.
Atividade:
1- Pesquisar na internet ou no livro didático de ciências a tabela periódica com os elementos químicos e fazer um relatório como estão divididos os elementos químicos na tabela.
2- Descreva cinco elementos utilizados no nosso dia a dia:
3- Consulte na tabela e escreva os nomes dos seguintes elementos químicos:
CL:
H:
O:
Fe:
Na:
Ag:
Zn:
Al:
Entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.brAltG
EDUCAÇÃO FISICA
EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turma: 9º Ano C
Aulas Previstas: 02
1º
Bimestre - Semana
12 á 150/05/2020
Unidades Temáticas: Práticas Corporais de Aventura
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de
aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os
impactos de degradação ambiental.
(EF09EF21) Identificar as características (equipamentos
de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais
de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
Ler e responder as Atividades no Caderno do Aluno.
Páginas: 193 – 194 – 195.
Tempo para atividade: 45 minutos
2ª Atividade
Ler e responder as Atividades no Caderno do Aluno.
Página: 196.
Realizar esta atividade individual. Enviar via
email.(endereço abaixo)
Tempo para atividade: 45 minutos.
Recursos:
Utilizar Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Blog
da Escola, Email.
Avaliação/Sistematização
Realização das atividades do Caderno do Aluno, Registro
escrito, envio por email.
Obs: Enviar 2ª Atividade por email, com NOME COMPLETO,
TURMA e ANO
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA
( 11 a 15/5)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9C
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após leitura, identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão
textual.
GEOGRAFIA DO BRASIL
A população do Brasil migrou do campo para as
cidades ocasionando a urbanização brasileira, que provocou muitas
transformações sociespaciais Hoje, no Brasil, existem muitas cidades e a população da zona urbana é
muito maior do que a população da zona rural. Para se ter uma ideia, no Censo do IBGE¹ de 2010, o país
possuía uma população de aproximadamente 191 milhões de habitantes, desses,
cerca de 161 milhões viviam nas zonas urbanas, enquanto que apenas 29 milhões
viviam na zona rural.
Mas nem sempre foi assim, até a década de 1960, a
maioria da população morava no campo e a quantidade de cidades era bem menor do
que a atual. Nesse período, as cidades existiam para atender às necessidades
das atividades desenvolvidas no espaço agrário e das atividades mineradoras,
principalmente da cana-de-açúcar, do ouro e do café.
Na década de 1970 o número de habitantes morando
nas cidades foi, pela primeira vez, maior do que a população que vivia na zona
rural. Esse crescimento do meio urbano proporcionalmente maior do que o do meio
rural recebe o nome de Urbanização e no Brasil se iniciou no século
XIX, intensificando-se a partir de 1920, motivados, principalmente, pela:
- Implantação de indústrias nas cidades brasileiras, que atraiu
muitas pessoas da zona rural para a urbana em busca de trabalho e melhores
condições de vida, provocando assim o êxodo rural brasileiro.
- Implantação de máquinas nas atividades do meio agrário, que substituíram a mão de obra
assalariada, que sem trabalho migrou para as grandes cidades.
A urbanização do
Brasil provocou muitas mudanças na organização socioespacial do
país, dentre elas se destacam:
·
O crescimento da quantidade de cidades;
·
O desenvolvimento das redes de transporte e comunicação, que
passaram a interligar todas as regiões do Brasil;
·
O crescimento desordenado do meio urbano, que crescia sem nenhum
planejamento, provocando diversos problemas ambientais e estruturais;
·
A formação de favelas, nas quais a população de baixa renda se
fixava em razão da baixa valorização dos terrenos;
·
A acentuação das desigualdades sociais nos centros urbanos, pois
muitas pessoas que chegavam às cidades não possuíam escolaridade e acabavam
ficando desempregadas, aumentando, assim, os índices de pobreza e violência nos
centros urbanos.
Responda
O
intenso processo de urbanização ocorrido no Brasil, principalmente a partir da
década de 1950, gerou uma série de problemas, pois a urbanização brasileira não
teve o devido planejamento. Quais os principais problemas detectados nas
cidades do Brasil?
ATIVIDADE DE HISTÓRIA: 9°C PROFESSOR: VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Assistam aos vídeos aula https://youtu.be/Vw4HGHDWMjs?t=721 https://youtu.be/XT8KLGmjqaA?t=365 para responderem as questões:
1. O que foi o Encilhamento? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais foram as revoltas que aconteceram na República velha? E quais foram consideradas revoltas urbanas? ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Quais foram os motivos que levaram os marinheiros a se rebelarem na revolta da chibata? Quem foi o líder dessa revolta? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. O que você entendeu por Federalismo? --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Ler a charge • A imagem abaixo é uma crítica ou um elogio ao trabalho de Oswaldo Cruz? Justifique sua resposta com elementos da imagem.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATIVIDADE A DISTÂNCIA
|
||||
Profa. Monica Santana
|
TURMAS: 9º C
Fund. II
|
|||
DISCIPLINA: Inglês
Atividade semanal de 11/05 a 15/05/2020
|
||||
CONTEÚDO: Leitura de textos jornalísticos de páginas da
internet.
|
||||
HABILIDADES E COMPETENCIAS GERAIS: Explorar ambientes virtuais de informação e
socialização, analisando a qualidade e a validade das informações veiculadas.
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATEGIAS:
1-Faça
uma pesquisa em alguns sites da internet sobre o novo corona vírus: faça uma
leitura atenta. Observe se as informações são de acordo com a OMS –
Organização Mundial da Saúde – e se são baseadas em estudos científicos.
2-Escreva
o que você achou de interessante nos textos que leu, se achou alguma
informação que não era baseada em estudos científicos ou se as informações
eram falsas.
|
||||
RECURSOS UTILIZADOS:
Textos de sites da internet
sobre o Covid-19.
|
||||
AVALIAÇÃO/ SISTEMATIZAÇÃO:
Será avaliada a produção textual, bem como a escrita e a coerência das
ideias.
|
||||
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
|
Observação: esta atividade é continuação da aula da semana passada.
|
|||
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 11/05/2020 A 15/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com
9º ANOS A, B e C - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ
(6 AULAS SEMANAIS).
v ORIENTAÇÃO: Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno, as pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio do aluno para verificação no retorno das aulas, por gentileza, seguir as orientações de cada atividade.
Aula 1 e 2
TEMA: INDICAÇÃO DE FILME: Escritores da liberdade.
Orientação de atividade: Escrever relatório sobre as principais ideias do filme, enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com; colocar nome completo, número, sala e escola.
Aula 3 e 4
Orientação de atividade: Registrar e responder as atividades no caderno.
1-) Onde se passa a história narrada pelo filme?
2-) Quando ela acontece?
3-) Quem são as personagens envolvidas?
4-) Qual é a história narrada pelo filme?
5-) O que a personagem principal faz?
6-) Quais são os complicadores apresentados na história?
7-) Qual o nome da professora personagem principal do filme?
8-) O que aumenta ainda mais a tensão entre os alunos?
9-) Que etnias foram representadas nos grupos de alunos?
10-) Há acontecimentos que comprovam que os alunos são preconceituosos entre si?
Aula 5 e 6
Orientação de atividade: : Pesquisar sobre a professora Erin Gruwell (personagem principal do filme Escritores da Liberdade) e Freedom Writes Foudation na sua história real, enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com.
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA:
9 º ANO C
Atividades
proposta para o período de 11/05/2020 / á 15/05/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5
Caderno do aluno 1ºBimestre
Para
resolver os exercícios você devera consultar o livro didático A conquista da Matemática, capitulo1 paginas
120,121,122,123,124125,126127 (lembre-se
não é para copiar )
ATIVIDADE
1-Relações
entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas pela reta transversal.
Atividade
1.1
Atividade
1.2
ATIVIDADE
2 - Demonstrando
algumas propriedades
Atividade
2.1
Atividade
2.2
ATIVIDADE
2-Descobrindo
o “X DA QUESTÃO”
No
caderno aluno a proposta seria resolver com um colega como sabemos não será possível,
portanto realize individualmente
Lembrando
que !!! Logo estaremos juntos,TUDO PASSA
Para
nossa aula de Leitura :
Vamos
realizar uma atividade avaliativa dos dois contos anteriores Lembram!!
1º conto : O padre pulava um número pg 42
(1 aula)
2º
conto: Ultimo prato pg 160
Façam
um Glossário em ordem alfabética das palavras cujos o significados vocês
desconhecem .
Exemplo: a palavra Mortificação
A mortificação é
vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ' pôr à morte ' o pecado na
vida de um crente. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar
um sacrifício físico e, portanto, como meio de participação na Redenção.
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento
das aulas do centro de mídias.
Atenção : Peço desculpas a todos ,pois meu
email estava errado vocês podem encaminhar as atividades anteriores, juntamente
com essas atividades propostas para essa semana .
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 9ºC
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
Como foi orientado na apostila do 1º Bimestre e mencionado nas aulas de Projeto de Vida, sobre o diário de projeto de vida de vocês é um documento muito importante neste momento de pandemia, pois neles vocês poderão escrever suas emoções, rotinas, tarefas e afazeres do lar.
Conte-nos como está o seu diário? Quais habilidades desenvolveram? Quais seus planos ao sair da quarentena?
Não desanimem tudo vai passar e voltar ao normal.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º C
Matéria de Tecnologia e Inovação
Atividade do período 14/05 Duração 45 minutos
1. Ler e Responder as questões referentes ao Mundo Digital do caderno do aluno, atividades 1 e 2.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhh!
ResponderExcluirodeio aula à distância ;-;
concordo
ResponderExcluir