terça-feira, 16 de junho de 2020

3º SERIE - ENSINO MÉDIO SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ELETIVAS/PROFªSANDRA


EMPREENDEDORISMO

E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:                                                                                           Série: 3º A
Matéria de Eletivas
2º Bimestre
Atividade do período 16/06 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.     Fale sobre o Empreendedorismo no Brasil.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
3ºA/MANHA
ARTE/PROFªEDLENNE


                      Artes

                  Atividade

              Tarsila do Amaral







PRF: EDLENNE CRISTINA
Ensino médio
Turma 3ªA
ARTES 


SP 2020



Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 em Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai, herdadas do avô que era milionário. A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.
    Sua ligação com a arte veio ainda na adolescência, em Barcelona, quando estudava num colégio interno e produziu a obra Sagrado Coração de Jesus.
    Ela estudou arte em Paris, na Academia Julian e na Émile Renard. Também conheceu Pablo Picasso, aproximando-se do artista Fernand Légere, com quem aprendeu várias técnicas de pintura.
    Em 1922, Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista brasileiro: além dela própria, o grupo era formado por Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
    Foi em 1924, durante uma viagem a Minas Gerais, que Tarsila descobriu as cores vivas, as paisagens brasileiras e, assim, iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil.
    Em outubro de 1926 ela se casou com Oswald de Andrade, e em 1928 ela pintou o icônico Abaporu, que significa “o homem que come”, dado de presente ao seu marido.
    Tarsila teve a sua primeira exposição individual no Brasil em 1929, no Rio de Janeiro. Foi declarada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no Brasil […]
    Por sentir muitas dores na coluna, em 1965, ela passou por uma cirurgia que, por um erro médico, a deixou paraplégica. No ano seguinte, Tarsila perdeu sua única filha e se aproximou do espiritismo, ficando amiga de Chico Xavier.
    Tarsila faleceu em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será lembrado.




·      Questões

Questão 1 – Tarsila do Amaral “iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil
(     ) em 1922.
(     ) em 1924.
(     ) em 1926.
Questão 2 – O que significa dizer que “o quadro Abaporu, é ícone do movimento modernista nacional”?
Questão 3 – Em “[…] com quem aprendeu várias técnicas de pintura.”, o termo “quem” refere-se:
(     ) ao Pablo Picasso.
(     ) ao artista Fernand Légere.
(     ) ao Oswald de Andrade.
Questão 4 – A identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu:
(     ) na infância.
(     ) na adolescência.
(     ) na vida Questão
 Questão 5 – Aponte o fato que evidencia a importância da arte de Tarsila do Amaral:
(     ) “A jovem estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.”
(     ) “Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista 
(     ) “Ela deixou diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será […]”  adulta.

BIOLOGIA/PROFºISMAEL


Atividade
Realizar conclusão de 5 linhas sobre a pesquisa da aula anterior, sobre Reino Protista (Protozoários).


Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

MANIFESTAÇÕES RÍTIMICAS RELACIONADAS À CULTURA JOVEM


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       Caracterizar o momento Hip Hop como expressão sociocultural.
·       Reconhecer os diferentes estilos no Hip Hop e suas ações.


Aula I: Fazer anotações sobre a aula transmitida no app centro de mídias SP em 19/06.
Escolha um dos elementos do Hip Hop e faça uma pesquisa sobre este tema.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
_____________________________________________________________________________
 Aula II: Escolha um dos elementos do Hip Hop abaixo e faça uma representação.

Rap – Fazer uma Poesia
B. boy. B Girl – Criar uma mini batalha de rap, um diálogo.
DJ- Beats – Pesquisar músicas famosas pelo beat do hip hop
Grafite- Criar Desenhos e explicar seu significado.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.



Enviar as atividades por email, caso não tenha acesso, fazer no próprio caderno.

Enviar para:





DATA: 15 á 19/06/2020



FILOSOFIA/PROFªHOSANA


ATIVIDADE DE FILOSOFIA  (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã

Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …


ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito medo do inesperado.

SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão crítica.



Não somos todos iguais. E isso é ótimo.

A questão não é insistir que somos todos iguais. E sim apontar para a necessidade de termos todos direitos e oportunidades iguais, independentemente de nossa raça, gênero, origem, idade, orientação sexual ou condição física. 
É uma frase maravilhosa e que eu complementaria da seguinte forma: é preciso, sim, lutar por direito à igualdade. Mas precisamos também avançar no direito à diferença.
Falar sobre diversidade e inclusão nas empresas é levantar a bandeira de que temos o direito a ser diferentes uns dos outros, sem que isso limite nossas carreiras ou oportunidades. É também ser valorizado não apesar das nossas diferenças, mas justamente por causa delas.
ATIVIDADE
Fala-se muito, ultimamente em diferentes formas discriminatórias nos mais variados grupos sociais, considerados minorias. Como você analisa a situação das pessoas portadoras de necessidades especiais, principalmente os deficientes físicos?

FISICA/PROFºROMEU


ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
José Romeu Gobo
AULAS PREVISTAS

2 aulas por semana  15/06  a  16/06//2020
DISCIPLINA/TURMA:
             Física  Turma 3° A
CONTEÚDOS:
Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos como em outras atividade

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
                                            ATIVIDADE  1   de  15/06 a 16/06
            Ler os textos da apostila do 1 bimestre das paginas 34 a 35 e fazer oque se pede
           
           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com


            
            
        
     

RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla



DATA: ___/__/_
__













QUIMICA/PROFªLUCILENE
QUIMICA
E.E. Salim Farah Maluf
Semana de 15/06 a 19/06

Disciplina de Química 3° A                                                        2 aulas
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema: Acidez e basicidade das águas.
- Águas naturais, água doce e pH.
Orientações:
Pesquisar nos sites: edisciplina.usp.br/...Manual de controle da qualidade da agua para técnicos que trabalham em ETAS e 2engenheiros.com/2018/03/20/ph-e-qualidade-da-agua e outros sites
1- O que é pH; Quanto pode variar o pH; Qual a influencia do pH na água; E quais outras influências do pH?  
2- Mananciais e abastecimento; Importância do controle do pH nas etas.
3- Como medir e monitorar o pH?; Como corrigir o Ph?; Como reduzir o valor de pH na água?
- NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR UM RESUMO JUNTO COM AS QUESTÕES.

Agora responda as situações-problema para enviar.
1- Você bebe que tipo de água?
2- Você já presenciou algum tipo de desperdício de água?
3- Que tipo de água pode ser colocado no aquário?
4- A água da piscina necessita de algum tipo de tratamento?
5- Já ouviu falar de pH?  pH neutro?
6- Você já imaginou o planeta sem água?
7- É preciso economizar água? De que forma?
- Agora leia o texto: “Atividades que mais consomem água”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/atividades-que-mais-consomem.agua.htm.
- Faça um resumo e monte uma tabela com as atividades que mais consomem água.
- Não se esqueça de fazer registros no seu caderno.
As duvidas e as atividades poderão ser encaminhadas para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com, sendo que no assunto, devera constar o nome completo, ano e turma, para identificação.

OBSERVAÇÃO:
Plantão de duvidas será na sexta-feira das 8:50 as 09:35 da manhã.


GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 15 a 19 do 06 de 2020.                                                                                               
Série: 3º Anos : A . –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia.
Atividade: Identificar, a partir de textos e, compreender o significado, a origem e o contexto geopolítico de surgimento da expressão “choque de civilizações.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão “ choque de civilizações “ no mundo contemporâneo.
GEOGRAFIA : Geopolítica e o contexto do “ choque de civilizações.
A geografia das religiões
Os homens vêm sobrevivendo através dos séculos ao se organizar, ampliar seus domínios e criar laços culturais uns com os outros. Estes laços culturais envolvem costumes, leis, regras, direitos, comunicação entre si e as crenças. As crenças são criadas para tentar dar um significado à sua existência e para entender qual é o seu papel neste mundo.


As religiões são formadas por histórias, muitas vezes mitos de personagens que, de alguma forma, conseguiram convencer as pessoas de que há um ser maior – ou vários seres maiores, no caso das religiões politeístas – que criou tudo e tudo controla. Desde que o ser humano passou a se organizar em cidades, impérios e grupos cada vez maiores, as crenças são difundidas, incorporam traços culturais de outros povos conquistados e sofrem transformações ao longo dos anos.

Atualmente a geografia das religiões é bem definida, mas, com a globalização atingindo um nível surpreendente de câmbio entre os povos, é possível encontrar seguidores de uma religião do extremo oriente do planeta morando no extremo ocidente e vice-versa. A disposição dos povos nos dias atuais é importante para entendermos a geografia das religiões e como estas religiões exercem influências positivas e negativas sobre os povos do mundo.

Principais religiões no mundo – queda do politeísmo
Ao falar sobre a geografia das religiões no mundo atual é preciso dar uma atenção especial ao fato de que as religiões politeístas se resumiram a algumas seitas e a poucos praticantes e adeptos. O politeísmo significa que uma religião possui vários deuses ou divindades reunidas num panteão. Dentre as atuais religiões politeístas, as mais importantes são o Xintoísmo e o Xamanismo. O Hinduísmo é considerado por alguns uma religião politeísta. Mas a verdade é que as várias divindades adoradas são apenas representações de uma divindade maior, chamada Brâman.
Já em relação às principais religiões monoteístas (que cultuam apenas uma divindade), é possível entender a distribuição de adeptos:
Cristianismo: 29% da população mundial é adepta ao Cristianismo. A religião que tem como única divindade Jeová ou Javé – possui algumas vertentes, como o Protestantismo, idealizado por Martinho Lutero e o Cristianismo Ortodoxo, que surgiu após a separação do Império Romano em 476 d.C. A Igreja Católica Romana está mais presente nas Américas (com exceção dos Estados Unidos, que possui grande maioria protestante), na África Central e na Europa Ocidental. A Igreja Ortodoxa possui mais adeptos na Europa Oriental e na Rússia. Já o Protestantismo está presente na Austrália, no sul da África e nos países escandinavos;
Islamismo: 23% da população mundial segue a tradição do Islamismo, que tem em Alá sua divindade e em Maomé, o principal nome profético. A distribuição de pessoas que têm como religião o Islamismo é feita principalmente no Norte da África, em todo o Oriente Médio e no sudoeste asiático. Há duas principais vertentes do Islã: os xiitas e os sunitas. Embora haja seguidores das duas vertentes em quase todo o Oriente Médio, a concentração de xiitas é muito menor e resume-se ao Iraque, ao Irã e ao Iêmen. Outras vertentes menos conhecidas também existem, mas possuem poucos seguidores;
Hinduísmo: a religião tradicional indiana é praticada por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, ou seja, aproximadamente 15% da população mundial. Mais da metade vive na Índia e no Nepal, mas há praticantes em mais de 15 países em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos. A principal divindade é o Brâman, mas há várias divindades adoradas e cultuadas pelos praticantes do Hinduísmo. Brâman, na verdade, pode assumir vários avatares e representar várias entidades, o que faz com que o Hinduísmo seja de certa forma politeísta;
Budismo e outras religiões chinesas: a China e o leste da Ásia correspondem a uma região muito antiga e com cultura rica em várias tradições e crenças. O Budismo – que tem Buda como principal líder e representante – é a religião de mais de oito por cento da população mundial. O Budismo é uma religião que não possui divindade, ou seja, suas crenças são mais baseadas em ensinamentos, correntes filosóficas e as possibilidades que uma pessoa tem em sua vida para descobrir os seus propósitos por aqui. Basicamente, os praticantes do Budismo estão concentrados na China, no Tibete e no Japão, mas há simpatizantes em várias regiões do mundo.
A religião e o fanatismo
Há na história mundial vários exemplos de pessoas que usam a religião como preceito para praticar atos de crueldade e “seleção” daqueles que – segundo os “conceitos da religião” – são as únicas pessoas dignas de permanecer. Casos como as atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico, pelo Nazismo, pelas Cruzadas, entre tantos outros, são exemplos de que o fanatismo religioso, sobretudo aquele que não leva em conta as crenças alheias, pode provocar diversos sentimentos – inclusive ódio e insensibilidade – nas pessoas que praticam religiões. O poder de interpretação que o ser humano tem é o que torna as diversas crenças tão importantes, mas tão perigosas para a manutenção da ordem e da vida na Terra.
Exercícios 1: (UFPR 2018 - C. Gerais) - Considere o texto e o gráfico abaixo.

A cada três dias, em média, uma denúncia de intolerância religiosa chega à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Entre 2011 e 2014, 504 queixas desse tipo foram relatadas à pasta pelo Disque 100 – canal de denúncias para violações dos direitos humanos, que são repassadas à polícia e ao Ministério Público. [...]
 Em 2013, 45 episódios relatados de intolerância religiosa envolveram violência física (20% dos casos do ano). Até julho de 2014, outros 18 haviam sido registrados (12%). Fiéis de religiões de matriz africana (candomblé e umbanda) são os alvos mais comuns dos relatos de intolerância recebidos pelo serviço – um terço dos episódios em que há esse tipo de detalhamento.


(Folha de S. Paulo, 27/06/2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1648607-a-cada-3-dias-governo-recebe-uma-denuncia-de-intolerancia-religiosa.shtml>. Acesso em 04 de agosto de 2017.)

     Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta:
a)    __
Os casos de intolerância religiosa registrados pelo Disque 100 influenciaram a perda de adeptos das religiões que são o principal alvo dos relatos de intolerância, entre os anos 2000 e 2010.
b)    __
Mesmo com uma diversidade religiosa, as religiões com mais adeptos no Brasil são as politeístas.
c)     __
As principais vítimas de intolerância religiosa no Brasil pertencem aos grupos religiosos com menor número de adeptos.
d)    __
As religiões de matriz africana foram as únicas que não tiveram aumento no número de adeptos no período de 2000 a 2010.
e)    __
A diminuição do número de adeptos da religião católica apostólica romana entre 2000 e 2010 demonstra que o Brasil vem se tornando um país mais aberto à diversidade religiosa.
2: (UFPR 2010) - A respeito do islamismo e dos países preponderantemente islâmicos, considere as afirmativas abaixo:

  1. O mundo islâmico, além dos povos árabes, é constituído também por sociedades africanas, da Ásia Central e do Sudeste Asiático.
  2. A revolução xiita de 1979, que depôs o ditador Reza Pahlevi, ocorreu no Irã.
  3. Na guerra Irã-Iraque, o ditador Saddam Hussein contou com o apoio dos Estados Unidos e da União Soviética.
  4. Em virtude do universalismo do Islã, não existem mais diferenças étnicas ou religiosas dentro da comunidade muçulmana.
 Assinale a alternativa correta:
a) __
Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
b) __
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
c) __
Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
d) __
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) __
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
3: (UDESC 2018/1) - As relações entre religião e política são bastante frequentes no decorrer da História do Brasil. Particularmente no que diz respeito à Igreja Católica e à política, tal relação pode ser observada em diferentes eventos. Sobre esta relação, analise as proposições:
I. Ao longo de todo o século XX, a Igreja Católica sempre se posicionou, institucionalmente, ao lado dos governos e nunca questionou qualquer atitude ou iniciativa praticada pelos poderes Executivo, Legislativo ou Judiciário.
II. A participação de Frei Caneca na Revolução Pernambucana e na Confederação do Equador permite observar a participação efetiva de religiosos em movimentos de contraposição aos governos instituídos.
III. Durante os anos de Ditadura Militar no Brasil, particularmente a partir de 1968, vários religiosos e religiosas manifestaram-se contrários às torturas e às infrações aos Direitos Humanos, cometidas sob o jugo dos governos militares.
IV. A Igreja Católica sempre foi considerada, institucionalmente, a religião oficial do Brasil. Tal status manteve-se garantido pelas Constituições de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.
Assinale a alternativa correta.
a) __
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) __
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
c) __
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
d) __
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
e) __
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

SE PRECISAR DESCANSE, MÁS NÃO DESISTA ! “

HISTÓRIA/PROFºSILVIO
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.


Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OS QUE LUTAM

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht
INGLÊS/PROFªSILVANA


3ª A - Prof.ª Silvana Língua Inglesa
 E-mail Silvana.ingles34@yahoo.com
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da atividade: 15/06 à 19 /0/2020.
Nome- Número – Série e data da realização da atividade.
Habilidades: “Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais”.





Read

Disponível em http://www.meganbergdesigns.com/andrill /iceberg07/postcards/index.html. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptad


Os cartões-postais costumam ser utilizados por viajantes que desejam enviar notícias dos lugares que visitam a parentes e amigos. Publicado no site do projeto ANDRILL, o texto em formato de cartão-postal tem o propósito de:
 A- comunicar o endereço da nova sede do projeto nos Estados Unidos.
B convidar colecionadores de cartões-postais a se reunirem em um evento.
C anunciar uma nova coleção de selos para angariar fundos para a Antártica.
D divulgar às pessoas a possibilidade de receberem um cartão-postal da Antártica.
E solicitar que as pessoas visitem o site do mencionado projeto com maior frequência.


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A – Ensino Médio - manhã - Profª.: Sílvia - semana – de 15 a 19/06/2020

1)A literatura _______________ representa frequentemente o indivíduo que, impelido por forte emoção e pelo senso de liberdade, entra em choque com o mundo real que o cerca.

 A narrativa _______________ representa de modo objetivo e minucioso personagens, comportamentos e relações sociais, com a finalidade moral de desvelar os vícios e a mediocridade que os caracterizam.
  A poesia _______________ busca, pelas associações imagísticas, pela sonoridade e pelo ritmo, sugerir um mundo superior, que transcenda o mundo apreendido pelos órgãos dos sentidos.
 A poesia _______________, por meio de um estilo exuberante, feito frequentemente de antíteses e paradoxos, exprime uma visão de mundo contraditória, dividida entre os valores espirituais cristãos, próprios da Idade Média, e os valores racionais e sensoriais, próprios do Renascimento.

 As palavras que preenchem corretamente as lacunas nas frases são, respectivamente:
a.    barroca – realista – romântica – simbolista.
b.    realista – barroca – simbolista – romântica.
c.    realista – romântica – barroca – simbolista.
d.    romântica – realista – simbolista – barroca.
e.    romântica – simbolista – realista – barroca.

2)Leia o texto abaixo.


"Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas na'o têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move.
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor"
A leitura do texto nos permite concluir que Fernando Pessoa fala pela voz de:
a.    Ricardo Reis, por remeter a temas e formas da poética clássica.
b.    Alberto Caeiro, pelo tratamento simples da natureza com a qual se sente intimamente ligado.
c.    Álvaro de Campos, que representa o mundo moderno e a vanguarda futurista.
d.    Pessoa, ele mesmo, por expressar traços mercantes da poesia do século XX.
e.    Bernardo Soares, por adotar uma atitude intimista.

3)Sou um guardador de rebanhos.
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e os pés
E com o nariz e a boca.
Pensar uma flor é vê-la e cheira-ia
E comer um fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz.


 No poema, de Alberto Caeiro,
a.    a visão de mundo não se confunde com a sensação de mundo.
b.    a atividade mental é muito lúcida e extremamente racional.
c.    o conhecimento da natureza e do mundo é obtido por meio dos sentidos.
d.    o entendimento da realidade resulta do exagerado racionalismo do eu-Iírico.
e.    os termos "rebanho" e "pensamentos" se distanciam por força da metáfora.
4) Fernando Pessoa foi o escritor de maior destaque na primeira fase do modernismo em Portugal. Sobre sua obra, destacam-se as seguintes características, exceto:
a) Sua poesia apresenta reflexões sobre identidade, noções de verdade e existencialismo. Escreveu poemas em inglês, língua na qual foi alfabetizado, poesias líricas e poesias históricas com caráter nacionalista.
b) O fenômeno da heteronímia é a principal característica de sua obra poética. Por meio de personagens, aos quais atribuía nomes e até mesmo biografias, pôde mostrar sua versatilidade e transitar por diferentes estilos.
c) O soneto foi a forma fixa mais utilizada pelo poeta. A temática de seus poemas é, sobretudo, amorosa. O amor, a solidão, a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte são outras fortes temáticas em sua obra poética.
d) Entre seus principais heterônimos estão Alberto Caeiro (considerado o mestre de todos os outros), o alter ego Álvaro de Campos, o semi-heterônimo Bernardo Soares e Ricardo Reis.
e) Além de seus heterônimos, há ainda um ortônimo, conjunto de trabalhos que Pessoa assina com o próprio nome e com particularidades estilísticas diferenciadas.

5) Sobre Mário de Sá-Carneiro é possível afirmar:
I. Mário ocupou posição de destaque entre os modernistas portugueses, tendo sido um dos fundadores da principal revista de divulgação dos ideais do movimento, a revista Orpheu.
II. A melancolia e o descontentamento são temas recorrentes em sua obra, e a inadaptação à vida, perceptível em seus poemas, levou o poeta ao suicídio no ano de 1916.
III. O escritor português escreveu os primeiros textos com características românticas. A segunda fase, no entanto, foi marcada pelo realismo. Mário de Sá-Carneiro foi um dos responsáveis pelo início do realismo em Portugal.
IV. Apresenta uma visão mais crítica da sociedade, diferente do romantismo que precedeu o movimento. Mário de Sá-Carneiro fugiu do estilo clássico de escrita, apostando em uma maior liberdade na elaboração do texto.
V. A personalidade sensível, o humor instável, o narcisismo e o sentimento de abandono culminaram em uma linguagem irônica e autossarcástica, principais características de sua poética.
a) III e IV.
b) I, III e V.
c) II e IV.
d) I, II e V.
e) Todas estão corretas.

Obs.: Para responder às questões é necessário pesquisar os estilos: Barroco, Romantismo, Realismo, Simbolismo; Reler as pesquisas realizadas na semana anterior sobre Modernismo em Portugal, Fernando Pessoa e seus heterônimos; Ler a biografia de Mário de Sá-Carneiro.
Sugestões de sites para pesquisa: www.brasilescola.uol.com.br; www.stoodi.com.br; www.guiadoestudante.abril.com.br; www.mundoeducacao.uol.com.br.

Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com
MATEMÁTICA/PROFªROSELIA
PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR

PROFESSORA: ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
5 AULAS

SEMANA 15 á 19/06/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ª A   Ensino Médio
             

CONTEÚDOS:
·       Números complexos: operaões e representação geométrica


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Pesquisar o tema “• Números complexos: operações e representação geométrica” registrar no caderno para verificação no retorno das aulas presenciais.
  • Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais).





AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Avaliação Processual.
  • Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 08 á 12/06/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com

          Obs; Dúvidas pelo  grupo de whatsApp da sala: 09;00 ás 12;00.




DATA: 19/06/2020.
__







PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA


Atividade Semanal (15 á 19/06/ 2020)
Projeto de Vida
Professora: Rosélia Ferreira
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
Ensino Médio 3ºA (2 aulas)
DISCIPLINA/TURMA:
PROJETO DE VIDA:/ 3º A
CONTEÚDOS:
• NÓS E AS REDES DO MUNDO DO TRABALHO
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP
• Realizar a leitura do texto- 146 e 147
• Realizar uma síntese do texto trabalhado e enviar para o E-mail.
Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para verificações quando retornarmos.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
• Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;
• Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma,
realização da atividade no caderno do aluno etc..
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
TEC. e INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 18/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Criar uma campanha contra o Cyberbullying.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


3ºB/NOTURNO

ARTE/PROFªIRACI

Nome do Professor(a): IRACI LOPES MANFRINATO
Disciplina: ARTE                                             e-mail: iracimanfrinato@hotmail.com
Turmas Ano ou Série:  3ºB         Quantidade de Aulas: 02          
Período: NOITE

ATIVIDADES:

1.     CONTEÚDOS: ARTE ; DANÇA FLASH MOB, realizar em 2 aulas, 16/06/2020

 ASSISTIR:
A.    Flash Mob na Estação Central Antuerpia GREASE.
B.     MICHAEL JACKSON Flash Mob Egertorget.
C.    Flash Mob 30 years WE ARE THE WORLD;
D.    Somebody To Love Flash Mob UNASP
E.     Three Incredible 80s Flash Mobs in sleepy seaside town.
2.      Pesquisar, assistir alguns vídeos e responder as perguntas. Amplie seus conhecimentos apreciando a dança e a música.
3.      Pesquisar no YOUTUBE
4.      RESPONDA O QUESTIONARIO:
A.     JÁ OUVIU FALAR EM FLASH MOB?

B.     JÁ ASSISTIU ALGUNS FLASH MOB? ONDE? EXPLIQUE! TELEVISÃO, FILME OU INTERNET?




BIOLOGIA
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA  (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: kATIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºANOS
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã

Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …


ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito medo do inesperado.

OBS: As atividades fazer no caderno, entregar no retorno das aulas presenciais.

SOCIOLOGIA
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF.
 MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquise :
1) O que é um campo magnético ?
2) Onde podemos encontrar os campos magnéticos no nosso dia a dia ?
3) Como funciona uma bússola ?
4) Faça uma leitura das páginas 23,24 e 25 da apostila do 3º ano do 2º Bimestre

QUIMICA

Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica / Fisica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Teorias ácido-base de Arrhenius
Data de Entrega: 22/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividade sobre Teorias ácido-base de Arrhenius
1- A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos




Quais são as  fórmulas dos ácidos da tabela?
2- Os ácidos, segundo a teoria de dissociação de Arrhenius, são compostos moleculares que, ao ser dissolvidos em água, geram íons H+(aq). Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando um ácido é dissolvido em água?
3- Faça a associação correta entre as bases dadas na primeira coluna e os usos e ocorrências de cada uma que aparecem na segunda coluna:
I.            NaOH                                                 a) Antiácido estomacal
II.            Mg(OH)2                                            b) Ajax, Fúria etc.;
III.            Ca(OH)2                                           c) Fabricação de sabão
IV.            NH4OH                                             d) Utilização pelos pedreiros
4- Instrução: Leia o texto a seguir para responder às questões 01 e 02 sobre Bases de Arrhenius.
O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções.
Misturando-se um pouco de suco de repolho com a solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala a seguir:

Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:
Material                                               Cor
I. Amoníaco                                         Verde
II. Leite de magnésia                        Azul
III. Vinagre                                           Vermelho
IV. Leite de vaca                                 Rosa
De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter ácido ou básico?

5- Baseado em seus experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso, o químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (1859-1927) propôs, em 1884, alguns conceitos para definir ácidos e bases, quais são esses conceitos?
GEOGRAFIA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDOS: GLOBALIZAÇÃO E SUAS FASE

ATIVIDADES
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.

O que é Globalização?

Globalização é o ato ou efeito de globalizar. Historicamente, o processo consiste no aumento das relações entre os países a partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas.
A origem deste fenômeno aconteceu no século XV, no período mercantilista. As nações europeias passaram a realizar longas viagens de navio procurando novas terras e riquezas.
Com o surgimento das colônias de exploração na África e na Ásia, começaram os fluxos de força de trabalho e mercadorias entre os países e colônias e, inevitavelmente, também aconteciam trocas culturais.
Depois, durante a Revolução Industrial no século XVIII, a Globalização se expandiu. Estas mudanças ficaram mais intensas no final do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, pois foi aí que o neoliberalismo ganhou força e acelerou o processo de Globalização econômica.
Surgem mais pontes entre os negócios e investimentos de uma nação para outra. Assim, os mercados de diferentes países interagem, e as indústrias de um país se instalam em outros países.
Com o avanço da tecnologia, principalmente dos sistemas de comunicação e informática e o advento da internet, a globalização é cada vez mais intensa. A integração econômica e cultural entre os países ficou ainda maior.
Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou as tarifas sobre os produtos chineses. Ele disse que fez isso para proteger a indústria americana.
Agora, pense nos trabalhadores das indústrias da China, cujo lucro principal vinha da exportação para os EUA. Eles foram diretamente prejudicados pela decisão de outro país. E essa é uma das principais características da Globalização.

 

Fases da Globalização

Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases:
·      1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial.
·      2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.
·      3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria.
·      4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.

 

Características da Globalização

Agora que você sabe o que é, vamos entender quais são as principais características da Globalização.
A maior característica da Globalização é o surgimento das empresas transnacionais. São empresas que possuem matriz em um país desenvolvido e atuam com filiais em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.
Dessa forma, as empresas transnacionais expandem seu mercado consumidor. Também se beneficiam da mão de obra barata, isenção de impostos, doações de terrenos e outros incentivos oferecidos pelos governos dos países.
Outra característica marcante da Globalização é a interferência nos aspectos culturais de uma sociedade. Certos hábitos incomuns para um determinado país passam a ser normais, pois são aprendidos pela TV e internet.
Estes hábitos podem ser alimentares, o que é evidenciado pelas redes de fast food globais, por exemplo. Podem ser também de consumo de moda, com a atualização das vitrines das grandes lojas de departamento com as mesmas roupas no mundo inteiro.

Veja as principais características da Globalização:
·          Aumento das relações econômicas entre os países;
·          Informações disseminadas instantaneamente;
·          Surgimento de empresas multinacionais e transnacionais;
·          Surgimento de blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais;
·          Avanços tecnológicos e meios de comunicação;
·          Economia informal.
Pontos negativos da Globalização
Os países em desenvolvimento podem ter que competir muito com indústrias de países desenvolvidos. As novas indústrias podem enfrentar custos mais altos de produção do que as indústrias avançadas, que já têm mais experiência de mercado.
Nas economias pequenas, as marcas multinacionais podem forçar os comerciantes do país, diminuindo a diversidade cultural e a valorização dos produtos nacionais.
Também podemos destacar:
·      Concentração de riqueza: a maior parte do lucro das empresas transnacionais fica nos países desenvolvidos;
·      Aumento do desemprego: a Globalização e a revolução tecnológica e científica causaram a automação da produção, ou seja, robôs e máquinas realizando o trabalho antes feito por humanos;
·      Descaracterização de costumes culturais;
·      Exploração de matéria-prima e mão de obra barata.
              
Pontos positivos da Globalização
Os benefícios da Globalização também estão relacionados ao livre comércio. A globalização permite que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher.
·          Além disso, quando existe uma maior abertura comercial, isto é, quando as empresas de países diferentes têm liberdade para negociar, os preços tendem a ficar menores. Outros pontos:
·          Combate à inflação;
·          Maior acesso do consumidor a produtos importados melhores e mais baratos, assim como produtos nacionais;
·          Investimentos estrangeiros em outros países;
·          Desenvolvimento tecnológico;
·          Possibilidade de troca de culturas e costumes (por exemplo a culinária), enriquecendo o conhecimento sobre outros países;
·          Melhora do relacionamento entre países.

·                 Apropriar do aplicativo classroom. (SE PRECISAR DE AJUDA ENVIE O EMAIL PARA ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br

ATENÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS PELO CLASSROOM*
*O CLASSROOM ESTÁ DISPONÍVEL PELO APLICATIVO CMSP, SEM CONSUMIR DADOS MÓVEIS OU DIRETO PELO SITE classroom.google.com.

O CÓDIGO DA TURMA SÃO: 6zfiyvp


ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 3 ANO B + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM







HISTÓRIA
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana: de 15 a 19/06/2020

Para realizar as atividades a seguir é necessário ter o caderno do aluno - página 70

  Situação de Aprendizagem 1:  A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais
INTRODUÇÃO A CRISE ECONÔMICA DE 1929 - O “CRASH” DA BOLSA DE NY.
  A queda da bolsa de Nova Iorque, no ano de 1929, desencadeou uma crise econômica sem precedentes. “A Grande Depressão” foi o período mais extenso da recessão econômica enfrentada pelos EUA, tendo seus efeitos refletidos até o fim da 2ª Guerra Mundial. Essa crise econômica também desempenhou influência global, ou seja, afetou a economia de diversos países. Podemos citar, dentre todas as consequências: o êxodo rural, as elevadas taxas de desemprego, significativa queda na produção industrial, redução no Produto Interno Bruto (PIB), desvalorização das ações de diversas nações, assim como tantos outros acontecimentos.


ATIVIDADE 1 1.1 Com base em seus conhecimentos, que consequências uma crise econômica pode provocar diretamente em sua vida? Exemplifique.
                              Gráfico no caderno do aluno
a) Ao observar o gráfico acima, quais as inferências que você pode realizar sobre a economia americana, antes e depois da crise de 1929?
b) Pesquise a relação entre a prosperidade econômica norte-americana, as taxas de desemprego apresentadas no gráfico e as Guerras Mundiais.

Obs.: Realizar a atividade no caderno, tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br


INGLÊS/MªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 15 à 19 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 2o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo:Filmes e programas de TV 

Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCLUSÃO. 
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 15/06/2020 a 19/06/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre

Atividade 11
Leia com atenção cada item. Para cada um dos fatos listados, posicione-se e emita uma opinião.

Fato 1: Forte chuva provoca deslizamentos na região serrana do Rio.

Fato 2: Motorista alcoolizado provoca acidente ao sair de casa noturna em São Paulo.

Fato 3: Assembleia do Rio de Janeiro decreta feriado escolar em dia de jogo da Olimpíada.

Fato 4: Modelos desfilam em evento de moda usando peruca feita de palha de aço.

Atividade 12
Leia o texto silenciosamente.

Shopping do Rio teve rolezinho de sem-teto há 13 anos; relembre
Para pesquisadora, a ocupação de centro comercial em 2000 revelou preconceito velado.
RIO DE JANEIRO, Do R7, 14/01/2014 - 23h15 (Atualizado em 16/01/2014 - 13h23)



Em 2000, um grupo de manifestantes invadiu pacificamente um shopping na zona sul do Rio; houve discriminação. Reprodução / Documentário Hiato

Em agosto de 2000, um grupo de manifestantes sem-teto foi de ônibus ao shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul do Rio, para protestar contra a desigualdade social. Com grande cobertura da imprensa, o fato ganhou proporção devido à reação dos comerciantes e frequentadores do espaço. Sete anos depois, a ocupação foi debatida no documentário Hiato, de Vladimir Seixas, pelos próprios ocupantes. Segundo eles, a intenção do ato era quebrar uma barreira invisível entre as classes. Para Ivana Bentes, professora e pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o evento que aconteceu há 13 anos ajudou a revelar um preconceito velado, que as pessoas sabiam que existia, mas que não era tão exposto.
— Pode-se considerar um dos atos mais importantes de intervenção política eficaz. Naquela época era estranho uma pessoa pobre visitar um shopping. A classe C daquela época ainda não tinha esse poder aquisitivo. Após 13 anos, a ação pode ser considerada precursora do rolezinho, movimento criado pelos jovens da periferia de São Paulo, onde grandes encontros em shoppings da cidade são marcados pela internet. Alguns rolês assustaram os frequentadores e terminaram com intervenções policiais.
No próximo domingo (19), um evento semelhante deve acontecer no Shopping Leblon, na zona sul do Rio. Segundo os organizadores, o rolezinho carioca foi criado em apoio aos paulistas e “contra toda forma de opressão e discriminação aos pobres e negros”.
Ivana diz acreditar que esse novo ato é político e visa à inclusão da juventude negra periférica, que, segundo ela, ainda enfrenta a segregação e sofre com a racialização do consumo. Para a pesquisadora, ele se diferencia da ocupação de 2000 pela descentralização.
— É um evento descentralizado, de diferentes grupos sociais, com uma proposta política de ser solidário aos grupos de periferia jovem.
Para o diretor do documentário, Vladimir Seixas, o “rolezinho” é importante para colocar em pauta as questões sobre o preconceito.
— Voltar a discutir isso da maneira como vem sendo colocado significa que todas as questões de segregação e preconceito são latentes em nosso país.

Passeio x arrastão
Em Hiato, os manifestantes colocam em xeque a ação da polícia na ocupação do Rio Sul. De acordo com eles, antes de o ônibus com os manifestantes chegar ao shopping, a polícia já fazia uma barreira na porta do centro comercial.
Um dos ocupantes afirma que, na época, os comerciantes pensavam que haveria um arrastão no shopping, mas a única intenção do grupo era passear e conhecer o local. Outros disseram que se sentiram excluídos quando entraram no local.
— Teve uma hora que eu entrei em uma loja e a mulher se sentiu apavorada, se encolheu no canto. Ela não conseguia falar, só ficava olhando assustada.
Para Ivana, essa reação é sintomática e revela um “racismo velado”.
— As pessoas veem o espaço de conforto invadido. O shopping é considerado uma bolha de segurança.
Fazer esse tipo de questão chegar nesse espaço é incrível.
No documentário, o cineasta Silvio Tendler diz que a intenção do ato era denunciar o consumo em contraponto com a miséria dos sem-teto.
— Eles denunciam a desigualdade, esse é o ato inteligente deles. Eles usam isso como uma forma de fazer mídia. Eles não reclamam da mídia, eles criam o fato.
*Colaborou PH Rosa, do R7 Rio.

3. Agora, após conhecer o teor do texto, sua pontuação, palavras que possam gerar dúvidas, é hora de fazer a leitura em voz alta.

4. Retome o tema do texto lido e relido: a visita de pessoas de baixa renda a um shopping no RJ. Esse é o fato.

Atividade 13
Complete o quadro com as informações sobre o texto que você acabou de ler:


TÍTULO

LINHA FINA

AUTOR

VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO

FATO

DADO DO FATO

DATA DA REPORTAGEM

ARGUMENTOS
(PESSOAS QUE SE MANIFESTAM)


MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B   e C
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 15/06/2020 / a 19/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE

TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS:

Para iniciarmos nesse vamos realizar uma pesquisa objetiva sobre os Números Complexos (devera ser realizada no caderno)
Fazer a leitura do tema 1

Anotar as dúvidas para nossa discussão.
Realizar as atividades 1 e 2 propostas no caderno do aluno volume 2, pagina 10





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


3ºC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              E.M     3º C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Experimentação da Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança.
Pesquisar profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas a Linguagem da Dança.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos entrar em contato com a dança e a tecnologia, copie o texto no caderno.
A Dança e a Tecnologia
A comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o domínio de novas tecnologias. Esse processo é constante, produzimos e refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da ciência ou da arte.
Na nossa contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis, construindo possibilidades híbridas por meio de processos tecnológicos e corpóreos.
A dança é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico, que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou para o público.
É preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos, descobertos na realidade do seu meio sociocultural.
Ao percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o público.
Para a composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que existam três campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo também fundamental que eles dialoguem entre si.
A atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno do aluno volume 2.

1.Considerando a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.) quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?
2.Você conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais?
3.O que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos?
4.Pensando em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o espectador?
99   

RECURSOS:
Caderno para registro e realização da atividade.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 15/06  a 19 /06

__





BIOLOGIA
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA  (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: kATIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºANOS
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã

Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …


ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito medo do inesperado.

OBS: As atividades fazer no caderno, entregar no retorno das aulas presenciais.

SOCIOLOGIA
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA


QUIMICA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica / Fisica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Teorias ácido-base de Arrhenius
Data de Entrega: 22/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividade sobre Teorias ácido-base de Arrhenius
1- A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos




Quais são as  fórmulas dos ácidos da tabela?
2- Os ácidos, segundo a teoria de dissociação de Arrhenius, são compostos moleculares que, ao ser dissolvidos em água, geram íons H+(aq). Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando um ácido é dissolvido em água?
3- Faça a associação correta entre as bases dadas na primeira coluna e os usos e ocorrências de cada uma que aparecem na segunda coluna:
I.            NaOH                                                 a) Antiácido estomacal
II.            Mg(OH)2                                            b) Ajax, Fúria etc.;
III.            Ca(OH)2                                           c) Fabricação de sabão
IV.            NH4OH                                             d) Utilização pelos pedreiros
4- Instrução: Leia o texto a seguir para responder às questões 01 e 02 sobre Bases de Arrhenius.
O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções.
Misturando-se um pouco de suco de repolho com a solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala a seguir:

Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:
Material                                               Cor
I. Amoníaco                                         Verde
II. Leite de magnésia                        Azul
III. Vinagre                                           Vermelho
IV. Leite de vaca                                 Rosa
De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter ácido ou básico?


5- Baseado em seus experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso, o químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (1859-1927) propôs, em 1884, alguns conceitos para definir ácidos e bases, quais são esses conceitos?
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana: de 15 a 19/06/2020

Para realizar as atividades a seguir é necessário ter o caderno do aluno - página 70

  Situação de Aprendizagem 1:  A crise econômica de 1929 e seus efeitos mundiais
INTRODUÇÃO A CRISE ECONÔMICA DE 1929 - O “CRASH” DA BOLSA DE NY.
  A queda da bolsa de Nova Iorque, no ano de 1929, desencadeou uma crise econômica sem precedentes. “A Grande Depressão” foi o período mais extenso da recessão econômica enfrentada pelos EUA, tendo seus efeitos refletidos até o fim da 2ª Guerra Mundial. Essa crise econômica também desempenhou influência global, ou seja, afetou a economia de diversos países. Podemos citar, dentre todas as consequências: o êxodo rural, as elevadas taxas de desemprego, significativa queda na produção industrial, redução no Produto Interno Bruto (PIB), desvalorização das ações de diversas nações, assim como tantos outros acontecimentos.


ATIVIDADE 1 1.1 Com base em seus conhecimentos, que consequências uma crise econômica pode provocar diretamente em sua vida? Exemplifique.
                              Gráfico no caderno do aluno
a) Ao observar o gráfico acima, quais as inferências que você pode realizar sobre a economia americana, antes e depois da crise de 1929?
b) Pesquise a relação entre a prosperidade econômica norte-americana, as taxas de desemprego apresentadas no gráfico e as Guerras Mundiais.

Obs.: Realizar a atividade no caderno, tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS/MªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 15 à 19 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 2o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo:Filmes e programas de TV 

Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCLUSÃO. 
Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas:  3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 15/06/2020 a 19/06/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre

Atividade 11
Leia com atenção cada item. Para cada um dos fatos listados, posicione-se e emita uma opinião.

Fato 1: Forte chuva provoca deslizamentos na região serrana do Rio.

Fato 2: Motorista alcoolizado provoca acidente ao sair de casa noturna em São Paulo.

Fato 3: Assembleia do Rio de Janeiro decreta feriado escolar em dia de jogo da Olimpíada.

Fato 4: Modelos desfilam em evento de moda usando peruca feita de palha de aço.

Atividade 12
Leia o texto silenciosamente.

Shopping do Rio teve rolezinho de sem-teto há 13 anos; relembre
Para pesquisadora, a ocupação de centro comercial em 2000 revelou preconceito velado.
RIO DE JANEIRO, Do R7, 14/01/2014 - 23h15 (Atualizado em 16/01/2014 - 13h23)



Em 2000, um grupo de manifestantes invadiu pacificamente um shopping na zona sul do Rio; houve discriminação. Reprodução / Documentário Hiato

Em agosto de 2000, um grupo de manifestantes sem-teto foi de ônibus ao shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul do Rio, para protestar contra a desigualdade social. Com grande cobertura da imprensa, o fato ganhou proporção devido à reação dos comerciantes e frequentadores do espaço. Sete anos depois, a ocupação foi debatida no documentário Hiato, de Vladimir Seixas, pelos próprios ocupantes. Segundo eles, a intenção do ato era quebrar uma barreira invisível entre as classes. Para Ivana Bentes, professora e pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o evento que aconteceu há 13 anos ajudou a revelar um preconceito velado, que as pessoas sabiam que existia, mas que não era tão exposto.
— Pode-se considerar um dos atos mais importantes de intervenção política eficaz. Naquela época era estranho uma pessoa pobre visitar um shopping. A classe C daquela época ainda não tinha esse poder aquisitivo. Após 13 anos, a ação pode ser considerada precursora do rolezinho, movimento criado pelos jovens da periferia de São Paulo, onde grandes encontros em shoppings da cidade são marcados pela internet. Alguns rolês assustaram os frequentadores e terminaram com intervenções policiais.
No próximo domingo (19), um evento semelhante deve acontecer no Shopping Leblon, na zona sul do Rio. Segundo os organizadores, o rolezinho carioca foi criado em apoio aos paulistas e “contra toda forma de opressão e discriminação aos pobres e negros”.
Ivana diz acreditar que esse novo ato é político e visa à inclusão da juventude negra periférica, que, segundo ela, ainda enfrenta a segregação e sofre com a racialização do consumo. Para a pesquisadora, ele se diferencia da ocupação de 2000 pela descentralização.
— É um evento descentralizado, de diferentes grupos sociais, com uma proposta política de ser solidário aos grupos de periferia jovem.
Para o diretor do documentário, Vladimir Seixas, o “rolezinho” é importante para colocar em pauta as questões sobre o preconceito.
— Voltar a discutir isso da maneira como vem sendo colocado significa que todas as questões de segregação e preconceito são latentes em nosso país.

Passeio x arrastão
Em Hiato, os manifestantes colocam em xeque a ação da polícia na ocupação do Rio Sul. De acordo com eles, antes de o ônibus com os manifestantes chegar ao shopping, a polícia já fazia uma barreira na porta do centro comercial.
Um dos ocupantes afirma que, na época, os comerciantes pensavam que haveria um arrastão no shopping, mas a única intenção do grupo era passear e conhecer o local. Outros disseram que se sentiram excluídos quando entraram no local.
— Teve uma hora que eu entrei em uma loja e a mulher se sentiu apavorada, se encolheu no canto. Ela não conseguia falar, só ficava olhando assustada.
Para Ivana, essa reação é sintomática e revela um “racismo velado”.
— As pessoas veem o espaço de conforto invadido. O shopping é considerado uma bolha de segurança.
Fazer esse tipo de questão chegar nesse espaço é incrível.
No documentário, o cineasta Silvio Tendler diz que a intenção do ato era denunciar o consumo em contraponto com a miséria dos sem-teto.
— Eles denunciam a desigualdade, esse é o ato inteligente deles. Eles usam isso como uma forma de fazer mídia. Eles não reclamam da mídia, eles criam o fato.
*Colaborou PH Rosa, do R7 Rio.

3. Agora, após conhecer o teor do texto, sua pontuação, palavras que possam gerar dúvidas, é hora de fazer a leitura em voz alta.

4. Retome o tema do texto lido e relido: a visita de pessoas de baixa renda a um shopping no RJ. Esse é o fato.

Atividade 13
Complete o quadro com as informações sobre o texto que você acabou de ler:


TÍTULO

LINHA FINA

AUTOR

VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO

FATO

DADO DO FATO

DATA DA REPORTAGEM

ARGUMENTOS
(PESSOAS QUE SE MANIFESTAM)


MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B   e C
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 15/06/2020 / a 19/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE

TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS:

Para iniciarmos nesse vamos realizar uma pesquisa objetiva sobre os Números Complexos (devera ser realizada no caderno)
Fazer a leitura do tema 1

Anotar as dúvidas para nossa discussão.
Realizar as atividades 1 e 2 propostas no caderno do aluno volume 2, pagina 10






Nenhum comentário:

Postar um comentário