ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFªSANDRA
ARTE/PROFªEDLENNE
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE
FILOSOFIA/PROFªHOSANA
FISICA/PROFºROMEU
QUIMICA/PROFªLUCILENE
GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
As religiões são formadas por histórias, muitas vezes mitos de personagens que, de alguma forma, conseguiram convencer as pessoas de que há um ser maior – ou vários seres maiores, no caso das religiões politeístas – que criou tudo e tudo controla. Desde que o ser humano passou a se organizar em cidades, impérios e grupos cada vez maiores, as crenças são difundidas, incorporam traços culturais de outros povos conquistados e sofrem transformações ao longo dos anos.
(Folha de S. Paulo, 27/06/2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1648607-a-cada-3-dias-governo-recebe-uma-denuncia-de-intolerancia-religiosa.shtml>. Acesso em 04 de agosto de 2017.)
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
1)A literatura _______________ representa
frequentemente o indivíduo que, impelido por forte emoção e pelo senso de
liberdade, entra em choque com o mundo real que o cerca.
2)Leia o texto abaixo.
3)Sou um
guardador de rebanhos.
MATEMÁTICA/PROFªROSELIA
PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA
3ºB/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
BIOLOGIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
QUIMICA
O que é Globalização?
Fases da Globalização
Características da Globalização
HISTÓRIA
INGLÊS/MªANTONIA
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
BIOLOGIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
QUIMICA
HISTÓRIA
INGLÊS/MªANTONIA
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
ELETIVAS/PROFªSANDRA
EMPREENDEDORISMO
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Eletivas
2º Bimestre
Atividade do período 16/06 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Fale sobre o Empreendedorismo no Brasil.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
3ºA/MANHAARTE/PROFªEDLENNE
Artes
Atividade
Tarsila do Amaral
PRF:
EDLENNE CRISTINA
Ensino
médio
Turma
3ªA
ARTES
SP
2020
Tarsila
do Amaral
Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes artistas
plásticas do Brasil, sendo que sua obra mais famosa, o quadro Abaporu, é ícone
do movimento modernista nacional. Tarsila nasceu em 1º de setembro de 1886 em
Capivari, interior de São Paulo. Passou a infância nas fazendas do pai,
herdadas do avô que era milionário. A jovem estudou em boas escolas e concluiu
os estudos na Europa.
Sua ligação com
a arte veio ainda na adolescência, em Barcelona, quando estudava num colégio
interno e produziu a obra Sagrado Coração de Jesus.
Ela estudou
arte em Paris, na Academia Julian e na Émile Renard. Também conheceu Pablo
Picasso, aproximando-se do artista Fernand Légere, com quem aprendeu várias
técnicas de pintura.
Em 1922,
Tarsila do Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista
brasileiro: além dela própria, o grupo era formado por Anita Malfatti, Menotti
Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.
Foi em 1924,
durante uma viagem a Minas Gerais, que Tarsila descobriu as cores vivas, as
paisagens brasileiras e, assim, iniciou uma fase de sua pintura conhecida como
Pau-Brasil.
Em outubro de
1926 ela se casou com Oswald de Andrade, e em 1928 ela pintou o icônico
Abaporu, que significa “o homem que come”, dado de presente ao seu marido.
Tarsila teve a
sua primeira exposição individual no Brasil em 1929, no Rio de Janeiro. Foi
declarada a pintora mais representativa da primeira fase do Modernismo no
Brasil […]
Por sentir
muitas dores na coluna, em 1965, ela passou por uma cirurgia que, por um erro
médico, a deixou paraplégica. No ano seguinte, Tarsila perdeu sua única filha e
se aproximou do espiritismo, ficando amiga de Chico Xavier.
Tarsila faleceu
em São Paulo, em 17 de janeiro de 1973. Ela deixou diversos trabalhos
espalhados pelo mundo e um legado que sempre será lembrado.
· Questões
Questão 1 –
Tarsila do Amaral “iniciou uma fase de sua pintura conhecida como Pau-Brasil
( ) em 1922.
( ) em 1924.
( ) em 1926.
Questão 2 – O que significa dizer que “o quadro Abaporu,
é ícone do movimento modernista nacional”?
Questão 3 –
Em “[…] com quem aprendeu várias técnicas de pintura.”, o termo “quem”
refere-se:
( ) ao Pablo
Picasso.
( ) ao artista
Fernand Légere.
( ) ao Oswald
de Andrade.
Questão 4 – A
identificação de Tarsila do Amaral com a arte aconteceu:
( ) na
infância.
( ) na
adolescência.
( ) na vida
Questão
Questão 5 – Aponte
o fato que evidencia a importância da arte de Tarsila do Amaral:
( ) “A jovem
estudou em boas escolas e concluiu os estudos na Europa.”
( ) “Tarsila do
Amaral conheceu o grupo que encabeçaria o movimento modernista
( ) “Ela deixou
diversos trabalhos espalhados pelo mundo e um legado que sempre será […]” adulta.
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
Atividade
Realizar
conclusão de 5 linhas sobre a pesquisa da aula anterior,
sobre Reino Protista (Protozoários).
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
||||
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
|||||
CONTEÚDOS:
MANIFESTAÇÕES
RÍTIMICAS RELACIONADAS À CULTURA JOVEM
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· Caracterizar
o momento Hip Hop como expressão sociocultural.
· Reconhecer
os diferentes estilos no Hip Hop e suas ações.
|
|||||
Aula I: Fazer anotações
sobre a aula transmitida no app centro de mídias SP em 19/06.
Escolha
um dos elementos do Hip Hop e faça uma pesquisa sobre este tema.
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos
_____________________________________________________________________________
Aula
II: Escolha um dos elementos
do Hip Hop abaixo e faça uma representação.
Rap
– Fazer uma Poesia
B.
boy. B Girl – Criar uma mini batalha de rap, um diálogo.
DJ-
Beats – Pesquisar músicas famosas pelo beat do hip hop
Grafite-
Criar Desenhos e explicar seu significado.
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos
|
|||||
Centro
de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.
|
|||||
Enviar
as atividades por email, caso não tenha acesso, fazer no próprio caderno.
Enviar
para:
|
|||||
DATA: 15 á 19/06/2020
|
|||||
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
(15 a 19 de junho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual,
o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã
Ontem o
menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca
se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o
menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca
se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …
ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que
vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito
medo do inesperado.
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual,
o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Não somos todos iguais. E isso é ótimo.
A questão não
é insistir que somos todos iguais. E sim apontar para a necessidade de termos
todos direitos e oportunidades iguais, independentemente de nossa raça, gênero,
origem, idade, orientação sexual ou condição física.
É uma frase maravilhosa e que
eu complementaria da seguinte forma: é preciso, sim, lutar por direito à
igualdade. Mas precisamos também avançar no direito à diferença.
Falar sobre diversidade e inclusão nas empresas é levantar a
bandeira de que temos o direito a ser diferentes uns dos outros, sem que isso
limite nossas carreiras ou oportunidades. É também ser valorizado não apesar
das nossas diferenças, mas justamente por causa delas.
ATIVIDADE
Fala-se muito, ultimamente em
diferentes formas discriminatórias nos mais variados grupos sociais,
considerados minorias. Como você analisa a situação das pessoas portadoras de
necessidades especiais, principalmente os deficientes físicos?
FISICA/PROFºROMEU
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana 15/06 a 16/06//2020
| ||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A
| |||||
CONTEÚDOS:
Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Identificar a presença da eletricidade no dia a dia, tanto em equipamentos como em outras atividade
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADE 1 de 15/06 a 16/06
Ler os textos da apostila do 1 bimestre das paginas 34 a 35 e fazer oque se pede
| |||||
RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
| |||||
DATA: ___/__/_
__
|
QUIMICA/PROFªLUCILENE
QUIMICA
E.E.
Salim Farah Maluf
Semana
de 15/06 a 19/06
Disciplina de Química 3° A 2
aulas
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema: Acidez e basicidade das águas.
- Águas naturais, água doce e pH.
Orientações:
Pesquisar nos sites:
edisciplina.usp.br/...Manual de controle da qualidade da agua para técnicos que
trabalham em ETAS e 2engenheiros.com/2018/03/20/ph-e-qualidade-da-agua e outros
sites
1- O que é pH; Quanto pode
variar o pH; Qual a influencia do pH na água; E quais outras influências do
pH?
2- Mananciais e abastecimento;
Importância do controle do pH nas etas.
3- Como medir e monitorar o
pH?; Como corrigir o Ph?; Como reduzir o valor de pH na água?
- NÃO SE ESQUEÇA DE ENVIAR UM
RESUMO JUNTO COM AS QUESTÕES.
Agora responda as
situações-problema para enviar.
1- Você bebe que tipo de água?
2- Você já presenciou algum
tipo de desperdício de água?
3- Que tipo de água pode ser
colocado no aquário?
4- A água da piscina necessita
de algum tipo de tratamento?
5- Já ouviu falar de pH? pH neutro?
6- Você já imaginou o planeta
sem água?
7- É preciso economizar água?
De que forma?
- Agora leia o texto:
“Atividades que mais consomem água”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/atividades-que-mais-consomem.agua.htm.
- Faça um resumo e monte uma
tabela com as atividades que mais consomem água.
- Não se esqueça de fazer
registros no seu caderno.
As duvidas e as atividades
poderão ser encaminhadas para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com,
sendo que no assunto, devera constar o nome completo, ano e turma, para
identificação.
OBSERVAÇÃO:
Plantão de duvidas será na
sexta-feira das 8:50 as 09:35 da manhã.
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 15 a 19 do 06 de 2020.
Série: 3º Anos : A . – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia.
Atividade: Identificar, a partir de textos e,
compreender o significado, a origem e o contexto geopolítico de surgimento da
expressão “choque de civilizações.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Analisar o contexto de surgimento e o
significado da expressão “ choque de civilizações “ no mundo contemporâneo.
GEOGRAFIA : Geopolítica e o contexto do “ choque de
civilizações.
A geografia das religiões
Os homens vêm sobrevivendo através dos séculos ao se
organizar, ampliar seus domínios e criar laços culturais uns com os outros.
Estes laços culturais envolvem costumes, leis, regras, direitos, comunicação
entre si e as crenças. As crenças são criadas para tentar dar um significado à
sua existência e para entender qual é o seu papel neste mundo.
As religiões são formadas por histórias, muitas vezes mitos de personagens que, de alguma forma, conseguiram convencer as pessoas de que há um ser maior – ou vários seres maiores, no caso das religiões politeístas – que criou tudo e tudo controla. Desde que o ser humano passou a se organizar em cidades, impérios e grupos cada vez maiores, as crenças são difundidas, incorporam traços culturais de outros povos conquistados e sofrem transformações ao longo dos anos.
Atualmente a geografia das religiões é bem definida, mas,
com a globalização atingindo um nível surpreendente de câmbio entre os povos, é
possível encontrar seguidores de uma religião do extremo oriente do planeta
morando no extremo ocidente e vice-versa. A disposição dos povos nos dias
atuais é importante para entendermos a geografia das religiões e como estas
religiões exercem influências positivas e negativas sobre os povos do mundo.
Principais religiões no mundo – queda do
politeísmo
Ao falar sobre a geografia das religiões no mundo atual é
preciso dar uma atenção especial ao fato de que as religiões politeístas se
resumiram a algumas seitas e a poucos praticantes e adeptos. O politeísmo
significa que uma religião possui vários deuses ou divindades reunidas num
panteão. Dentre as atuais religiões politeístas, as mais importantes são o Xintoísmo
e o Xamanismo. O Hinduísmo é considerado por alguns uma religião
politeísta. Mas a verdade é que as várias divindades adoradas são apenas
representações de uma divindade maior, chamada Brâman.
Já em relação às principais religiões monoteístas (que cultuam apenas uma divindade), é possível entender a distribuição de adeptos:
Já em relação às principais religiões monoteístas (que cultuam apenas uma divindade), é possível entender a distribuição de adeptos:
• Cristianismo: 29% da população mundial é adepta ao
Cristianismo. A religião que tem como única divindade Jeová – ou Javé
– possui algumas vertentes, como o Protestantismo, idealizado por Martinho
Lutero e o Cristianismo Ortodoxo, que surgiu após a separação do Império Romano
em 476 d.C. A Igreja Católica Romana está mais presente nas Américas (com
exceção dos Estados Unidos, que possui grande maioria protestante), na África
Central e na Europa Ocidental. A Igreja Ortodoxa possui mais adeptos na Europa
Oriental e na Rússia. Já o Protestantismo está presente na Austrália, no sul da
África e nos países escandinavos;
• Islamismo: 23% da população mundial segue a
tradição do Islamismo, que tem em Alá sua divindade e em Maomé, o
principal nome profético. A distribuição de pessoas que têm como religião o
Islamismo é feita principalmente no Norte da África, em todo o Oriente Médio e
no sudoeste asiático. Há duas principais vertentes do Islã: os xiitas e os
sunitas. Embora haja seguidores das duas vertentes em quase todo o Oriente
Médio, a concentração de xiitas é muito menor e resume-se ao Iraque, ao Irã e
ao Iêmen. Outras vertentes menos conhecidas também existem, mas possuem poucos
seguidores;
• Hinduísmo: a religião tradicional indiana é
praticada por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo, ou seja,
aproximadamente 15% da população mundial. Mais da metade vive na Índia e no
Nepal, mas há praticantes em mais de 15 países em todo o mundo, incluindo os
Estados Unidos. A principal divindade é o Brâman, mas há várias
divindades adoradas e cultuadas pelos praticantes do Hinduísmo. Brâman,
na verdade, pode assumir vários avatares e representar várias entidades, o que
faz com que o Hinduísmo seja de certa forma politeísta;
• Budismo e outras religiões chinesas: a China e o
leste da Ásia correspondem a uma região muito antiga e com cultura rica em
várias tradições e crenças. O Budismo – que tem Buda como principal
líder e representante – é a religião de mais de oito por cento da população
mundial. O Budismo é uma religião que não possui divindade, ou seja, suas
crenças são mais baseadas em ensinamentos, correntes filosóficas e as possibilidades
que uma pessoa tem em sua vida para descobrir os seus propósitos por aqui.
Basicamente, os praticantes do Budismo estão concentrados na China, no Tibete e
no Japão, mas há simpatizantes em várias regiões do mundo.
A religião e o fanatismo
Há na história mundial vários exemplos de pessoas que usam
a religião como preceito para praticar atos de crueldade e “seleção” daqueles
que – segundo os “conceitos da religião” – são as únicas pessoas dignas de
permanecer. Casos como as atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico, pelo
Nazismo, pelas Cruzadas, entre tantos outros, são exemplos de que o fanatismo
religioso, sobretudo aquele que não leva em conta as crenças alheias, pode
provocar diversos sentimentos – inclusive ódio e insensibilidade – nas pessoas
que praticam religiões. O poder de interpretação que o ser humano tem é o que
torna as diversas crenças tão importantes, mas tão perigosas para a manutenção
da ordem e da vida na Terra.
Exercícios 1: (UFPR 2018 - C.
Gerais) - Considere
o texto e o gráfico abaixo.
A cada
três dias, em média, uma denúncia de intolerância religiosa chega à Secretaria
de Direitos Humanos da Presidência da República. Entre 2011 e 2014, 504 queixas
desse tipo foram relatadas à pasta pelo Disque 100 – canal de denúncias para
violações dos direitos humanos, que são repassadas à polícia e ao Ministério
Público. [...]
Em 2013, 45 episódios relatados de
intolerância religiosa envolveram violência física (20% dos casos do ano). Até
julho de 2014, outros 18 haviam sido registrados (12%). Fiéis de religiões de
matriz africana (candomblé e umbanda) são os alvos mais comuns dos relatos de
intolerância recebidos pelo serviço – um terço dos episódios em que há esse
tipo de detalhamento.
(Folha de S. Paulo, 27/06/2015. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/06/1648607-a-cada-3-dias-governo-recebe-uma-denuncia-de-intolerancia-religiosa.shtml>. Acesso em 04 de agosto de 2017.)
Levando em consideração os
dados apresentados, assinale a alternativa correta:
a) __
|
Os casos de intolerância religiosa registrados pelo
Disque 100 influenciaram a perda de adeptos das religiões que são o principal
alvo dos relatos de intolerância, entre os anos 2000 e 2010.
|
b) __
|
Mesmo com uma diversidade religiosa, as religiões com
mais adeptos no Brasil são as politeístas.
|
c) __
|
As principais vítimas de intolerância religiosa no Brasil
pertencem aos grupos religiosos com menor número de adeptos.
|
d) __
|
As religiões de matriz africana foram as únicas que não
tiveram aumento no número de adeptos no período de 2000 a 2010.
|
e) __
|
A diminuição do número de adeptos da religião católica
apostólica romana entre 2000 e 2010 demonstra que o Brasil vem se tornando um
país mais aberto à diversidade religiosa.
|
2: (UFPR 2010) - A respeito do
islamismo e dos países preponderantemente islâmicos, considere as afirmativas
abaixo:
- O
mundo islâmico, além dos povos árabes, é constituído também por sociedades
africanas, da Ásia Central e do Sudeste Asiático.
- A
revolução xiita de 1979, que depôs o ditador Reza Pahlevi, ocorreu no Irã.
- Na
guerra Irã-Iraque, o ditador Saddam Hussein contou com o apoio dos Estados
Unidos e da União Soviética.
- Em
virtude do universalismo do Islã, não existem mais diferenças étnicas ou
religiosas dentro da comunidade muçulmana.
Assinale
a alternativa correta:
a) __
|
Somente a
afirmativa 3 é verdadeira.
|
b) __
|
Somente as
afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
|
c) __
|
Somente as
afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
|
d) __
|
Somente as
afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
|
e) __
|
Somente as afirmativas
1, 2 e 3 são verdadeiras.
|
3: (UDESC 2018/1) - As relações
entre religião e política são bastante frequentes no decorrer da História do
Brasil. Particularmente no que diz respeito à Igreja Católica e à política, tal
relação pode ser observada em diferentes eventos. Sobre esta relação,
analise as proposições:
I. Ao longo de todo o século XX, a Igreja Católica sempre
se posicionou, institucionalmente, ao lado dos governos e nunca questionou
qualquer atitude ou iniciativa praticada pelos poderes Executivo, Legislativo
ou Judiciário.
II. A participação de Frei Caneca na Revolução Pernambucana e na Confederação do Equador permite observar a participação efetiva de religiosos em movimentos de contraposição aos governos instituídos.
III. Durante os anos de Ditadura Militar no Brasil, particularmente a partir de 1968, vários religiosos e religiosas manifestaram-se contrários às torturas e às infrações aos Direitos Humanos, cometidas sob o jugo dos governos militares.
IV. A Igreja Católica sempre foi considerada, institucionalmente, a religião oficial do Brasil. Tal status manteve-se garantido pelas Constituições de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.
II. A participação de Frei Caneca na Revolução Pernambucana e na Confederação do Equador permite observar a participação efetiva de religiosos em movimentos de contraposição aos governos instituídos.
III. Durante os anos de Ditadura Militar no Brasil, particularmente a partir de 1968, vários religiosos e religiosas manifestaram-se contrários às torturas e às infrações aos Direitos Humanos, cometidas sob o jugo dos governos militares.
IV. A Igreja Católica sempre foi considerada, institucionalmente, a religião oficial do Brasil. Tal status manteve-se garantido pelas Constituições de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988.
Assinale a alternativa correta.
a) __
|
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
|
b) __
|
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
|
c) __
|
Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
|
d) __
|
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
|
e) __
|
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
|
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
“ SE PRECISAR DESCANSE, MÁS NÃO DESISTA !
“
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
INGLÊS/PROFªSILVANA
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertolt Brecht
3ª A - Prof.ª Silvana Língua Inglesa
E-mail Silvana.ingles34@yahoo.com
Aulas previstas 02 aulas
Período de realização da atividade:
15/06 à 19 /0/2020.
Nome- Número – Série e data da
realização da atividade.
Habilidades: “Ler, compreender,
analisar e interpretar: anúncios, boletins informativos, guias de orientação,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais”.
Read
Disponível em
http://www.meganbergdesigns.com/andrill /iceberg07/postcards/index.html. Acesso
em: 29 jul. 2010 (adaptad
Os cartões-postais costumam
ser utilizados por viajantes que desejam enviar notícias dos lugares que
visitam a parentes e amigos. Publicado no site do projeto ANDRILL, o texto em
formato de cartão-postal tem o propósito de:
A- comunicar o endereço da nova sede do
projeto nos Estados Unidos.
B convidar
colecionadores de cartões-postais a se reunirem em um evento.
C anunciar
uma nova coleção de selos para angariar fundos para a Antártica.
D divulgar
às pessoas a possibilidade de receberem um cartão-postal da Antártica.
E solicitar
que as pessoas visitem o site do mencionado projeto com maior frequência.
Atividade de
Língua Portuguesa - 3ª série A – Ensino Médio - manhã - Profª.: Sílvia - semana
– de 15 a 19/06/2020
1)A literatura _______________ representa
frequentemente o indivíduo que, impelido por forte emoção e pelo senso de
liberdade, entra em choque com o mundo real que o cerca.
A
narrativa _______________ representa de modo objetivo e minucioso personagens,
comportamentos e relações sociais, com a finalidade moral de desvelar os vícios
e a mediocridade que os caracterizam.
A
poesia _______________ busca, pelas associações imagísticas, pela sonoridade e
pelo ritmo, sugerir um mundo superior, que transcenda o mundo apreendido pelos
órgãos dos sentidos.
A
poesia _______________, por meio de um estilo exuberante, feito frequentemente
de antíteses e paradoxos, exprime uma visão de mundo contraditória, dividida
entre os valores espirituais cristãos, próprios da Idade Média, e os valores
racionais e sensoriais, próprios do Renascimento.
As
palavras que preenchem corretamente as lacunas nas frases são,
respectivamente:
a. barroca –
realista – romântica – simbolista.
b. realista –
barroca – simbolista – romântica.
c. realista –
romântica – barroca – simbolista.
d. romântica –
realista – simbolista – barroca.
e. romântica –
simbolista – realista – barroca.
2)Leia o texto abaixo.
"Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas na'o têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move.
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor"
E pela primeira vez no Universo eu reparo
Que as borboletas na'o têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move.
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor"
A leitura do texto nos permite concluir que
Fernando Pessoa fala pela voz de:
a. Ricardo Reis,
por remeter a temas e formas da poética clássica.
b. Alberto Caeiro,
pelo tratamento simples da natureza com a qual se sente intimamente ligado.
c. Álvaro de
Campos, que representa o mundo moderno e a vanguarda futurista.
d. Pessoa, ele
mesmo, por expressar traços mercantes da poesia do século XX.
e. Bernardo
Soares, por adotar uma atitude intimista.
3)Sou um
guardador de rebanhos.
O rebanho é os
meus pensamentos
E os meus
pensamentos são todos sensações.
Penso com os
olhos e com os ouvidos
E com as mãos e
os pés
E com o nariz e
a boca.
Pensar uma flor
é vê-la e cheira-ia
E comer um
fruto é saber-lhe o sentido.
Por isso quando
num dia de calor
Me sinto triste
de gozá-lo tanto,
E me deito ao
comprido na erva,
E fecho os
olhos quentes,
Sinto todo o
meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e
sou feliz.
No
poema, de Alberto Caeiro,
a. a visão de
mundo não se confunde com a sensação de mundo.
b. a atividade
mental é muito lúcida e extremamente racional.
c. o conhecimento
da natureza e do mundo é obtido por meio dos sentidos.
d. o entendimento
da realidade resulta do exagerado racionalismo do eu-Iírico.
e. os termos
"rebanho" e "pensamentos" se distanciam por força da
metáfora.
4) Fernando Pessoa foi o escritor de maior
destaque na primeira fase do modernismo em Portugal. Sobre sua obra,
destacam-se as seguintes características, exceto:
a) Sua poesia apresenta reflexões sobre
identidade, noções de verdade e existencialismo. Escreveu poemas em inglês,
língua na qual foi alfabetizado, poesias líricas e poesias históricas com
caráter nacionalista.
b) O fenômeno da heteronímia é a principal
característica de sua obra poética. Por meio de personagens, aos quais atribuía
nomes e até mesmo biografias, pôde mostrar sua versatilidade e transitar por
diferentes estilos.
c) O soneto foi a forma fixa mais utilizada
pelo poeta. A temática de seus poemas é, sobretudo, amorosa. O amor, a solidão,
a tristeza, a saudade, a sedução, o desejo e a morte são outras fortes
temáticas em sua obra poética.
d) Entre seus principais heterônimos estão
Alberto Caeiro (considerado o mestre de todos os outros), o alter ego Álvaro de
Campos, o semi-heterônimo Bernardo Soares e Ricardo Reis.
e) Além de seus heterônimos, há ainda um
ortônimo, conjunto de trabalhos que Pessoa assina com o próprio nome e com
particularidades estilísticas diferenciadas.
5) Sobre Mário de Sá-Carneiro é possível
afirmar:
I. Mário ocupou posição de destaque entre os
modernistas portugueses, tendo sido um dos fundadores da principal revista de
divulgação dos ideais do movimento, a revista Orpheu.
II. A melancolia e o descontentamento são temas
recorrentes em sua obra, e a inadaptação à vida, perceptível em seus poemas,
levou o poeta ao suicídio no ano de 1916.
III. O escritor português escreveu os primeiros
textos com características românticas. A segunda fase, no entanto, foi marcada
pelo realismo. Mário de Sá-Carneiro foi um dos responsáveis pelo início do
realismo em Portugal.
IV. Apresenta uma visão mais crítica da
sociedade, diferente do romantismo que precedeu o movimento. Mário de
Sá-Carneiro fugiu do estilo clássico de escrita, apostando em uma maior
liberdade na elaboração do texto.
V. A personalidade sensível, o humor instável,
o narcisismo e o sentimento de abandono culminaram em uma linguagem irônica e
autossarcástica, principais características de sua poética.
a) III e IV.
b) I, III e V.
c) II e IV.
d) I, II e V.
e) Todas estão corretas.
Obs.: Para responder às questões é necessário
pesquisar os estilos: Barroco, Romantismo, Realismo, Simbolismo; Reler as
pesquisas realizadas na semana anterior sobre Modernismo em Portugal, Fernando
Pessoa e seus heterônimos; Ler a biografia de Mário de Sá-Carneiro.
Sugestões de sites para pesquisa: www.brasilescola.uol.com.br; www.stoodi.com.br; www.guiadoestudante.abril.com.br;
www.mundoeducacao.uol.com.br.
Enviar a atividade para o e-mail:
silviasline@outlook.com
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSORA:
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS
5 AULAS
SEMANA 15 á 19/06/2020.
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA
3ª
A Ensino Médio
|
|||||
CONTEÚDOS:
·
Números
complexos: operações
e representação geométrica
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar o tema “• Números complexos: operações e
representação geométrica” registrar no caderno para verificação no retorno
das aulas presenciais.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Obs;
Dúvidas pelo grupo de whatsApp da sala:
09;00 ás 12;00.
|
|||||
DATA: 19/06/2020.
__
|
|||||
Atividade Semanal (15 á 19/06/ 2020)
Projeto de Vida
Professora: Rosélia Ferreira
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
Ensino Médio 3ºA (2 aulas)
DISCIPLINA/TURMA:
PROJETO DE VIDA:/ 3º A
CONTEÚDOS:
• NÓS E AS REDES DO MUNDO DO TRABALHO
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP
• Realizar a leitura do texto- 146 e 147
• Realizar uma síntese do texto trabalhado e enviar para o E-mail.
Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para verificações quando retornarmos.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
• Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;
• Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma,
realização da atividade no caderno do aluno etc..
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
TEC. e INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 18/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Criar uma campanha contra o Cyberbullying.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3ºB/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
Nome do Professor(a): IRACI LOPES MANFRINATO
|
|
Disciplina: ARTE e-mail: iracimanfrinato@hotmail.com
|
|
Turmas Ano ou
Série: 3ºB Quantidade de Aulas: 02
|
Período: NOITE
|
ATIVIDADES:
1. CONTEÚDOS:
ARTE ; DANÇA FLASH MOB, realizar em 2
aulas, 16/06/2020
ASSISTIR:
A.
Flash Mob na Estação Central Antuerpia
GREASE.
B.
MICHAEL JACKSON Flash
Mob Egertorget.
C.
Flash Mob 30 years WE
ARE THE WORLD;
D.
Somebody To Love Flash
Mob UNASP
E.
Three Incredible 80s
Flash Mobs in sleepy seaside town.
2.
Pesquisar,
assistir alguns vídeos e responder as perguntas. Amplie seus conhecimentos
apreciando a dança e a música.
3.
Pesquisar no
YOUTUBE
4.
RESPONDA O
QUESTIONARIO:
A.
JÁ OUVIU FALAR EM FLASH MOB?
B.
JÁ ASSISTIU ALGUNS FLASH MOB? ONDE? EXPLIQUE!
TELEVISÃO, FILME OU INTERNET?
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: kATIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºANOS
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …
ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito medo do inesperado.
OBS: As atividades fazer no caderno, entregar no retorno das aulas presenciais.
SOCIOLOGIA
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF.
MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquise :
1) O que é um campo magnético ?
2) Onde podemos encontrar os campos magnéticos no nosso dia a dia ?
3) Como funciona uma bússola ?
4) Faça uma leitura das páginas 23,24 e 25 da apostila do 3º ano do 2º Bimestre
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
/ Fisica
Turma: 3ºB e
C
Conteúdo: Teorias
ácido-base de Arrhenius
Data de Entrega: 22/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Teorias ácido-base de Arrhenius
1- A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos
Quais são as
fórmulas dos ácidos da tabela?
2- Os ácidos, segundo a teoria de dissociação de
Arrhenius, são compostos moleculares que, ao ser dissolvidos em água, geram
íons H+(aq). Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando um
ácido é dissolvido em água?
3- Faça a associação correta entre as bases dadas na
primeira coluna e os usos e ocorrências de cada uma que aparecem na segunda
coluna:
I.
NaOH
a) Antiácido estomacal
II.
Mg(OH)2 b)
Ajax, Fúria etc.;
III.
Ca(OH)2 c) Fabricação de sabão
IV.
NH4OH d)
Utilização pelos pedreiros
4- Instrução: Leia o texto a seguir para responder às
questões 01 e 02 sobre Bases de Arrhenius.
O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado
como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de
diferentes soluções.
Misturando-se um pouco de suco de repolho com a
solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza
ácida ou básica, de acordo com a escala a seguir:
Algumas soluções foram testadas com esse indicador,
produzindo os seguintes resultados:
Material Cor
I. Amoníaco Verde
II. Leite de magnésia Azul
III. Vinagre Vermelho
IV. Leite de vaca Rosa
De
acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente,
caráter ácido ou básico?
5-
Baseado em seus experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso, o
químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (1859-1927) propôs,
em 1884, alguns conceitos para definir ácidos e bases, quais são esses
conceitos?
GEOGRAFIA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA
(3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDOS: GLOBALIZAÇÃO E SUAS
FASE
ATIVIDADES
·
Realizem a leitura e anotem os pontos mais
importantes no caderno.
O que é Globalização?
Globalização é o ato ou efeito de globalizar.
Historicamente, o processo consiste no aumento das relações entre os países a
partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente
econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas.
A origem deste fenômeno aconteceu no século XV, no período
mercantilista. As nações europeias passaram a realizar longas viagens de navio
procurando novas terras e riquezas.
Com o surgimento das colônias de exploração na África e na Ásia,
começaram os fluxos de força de trabalho e mercadorias entre os países e
colônias e, inevitavelmente, também aconteciam trocas culturais.
Depois, durante a Revolução Industrial no
século XVIII, a Globalização
se expandiu. Estas mudanças ficaram mais intensas no final do século XX, após a
Segunda Guerra Mundial, pois foi aí que o neoliberalismo ganhou força e acelerou o processo de
Globalização econômica.
Surgem mais pontes entre os negócios e investimentos de uma
nação para outra. Assim, os mercados de diferentes países interagem, e as
indústrias de um país se instalam em outros países.
Com o avanço
da tecnologia, principalmente dos sistemas de comunicação e
informática e o advento da internet, a globalização é cada vez mais intensa. A
integração econômica e cultural entre os países ficou ainda maior.
Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aumentou as tarifas sobre os produtos chineses.
Ele disse que fez isso para proteger a indústria americana.
Agora, pense nos trabalhadores das indústrias da China, cujo
lucro principal vinha da exportação para os EUA. Eles foram diretamente
prejudicados pela decisão de outro país. E essa é uma das principais características da Globalização.
Fases da Globalização
Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases:
·
1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e
Descobertas Marítimas – Revolução Industrial.
·
2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra
Mundial: expansão do capitalismo.
·
3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro
de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria.
·
4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo
no mundo.
Características da Globalização
Agora que você sabe o que é, vamos entender quais são as principais características da Globalização.
A maior característica da Globalização é o surgimento das empresas transnacionais. São empresas que possuem matriz em um país desenvolvido e atuam com filiais em países em
desenvolvimento ou subdesenvolvidos.
Dessa forma, as empresas
transnacionais expandem seu mercado consumidor. Também se beneficiam da mão de obra barata, isenção de impostos, doações de
terrenos e outros incentivos oferecidos pelos governos dos países.
Outra característica marcante da
Globalização é a interferência nos aspectos culturais de uma
sociedade. Certos hábitos incomuns para um determinado país passam a ser
normais, pois são aprendidos pela TV e internet.
Estes hábitos podem ser alimentares,
o que é evidenciado pelas redes de fast food globais, por exemplo. Podem ser
também de consumo de moda, com a atualização das vitrines das grandes lojas de
departamento com as mesmas roupas no mundo inteiro.
Veja as principais características da Globalização:
·
Aumento das relações econômicas entre os países;
·
Informações disseminadas instantaneamente;
·
Surgimento de empresas multinacionais e transnacionais;
·
Surgimento de blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais;
·
Avanços tecnológicos e meios de comunicação;
·
Economia informal.
Pontos negativos da Globalização
Os países em desenvolvimento podem
ter que competir muito com indústrias de países desenvolvidos. As novas
indústrias podem enfrentar custos mais altos de produção do que as indústrias
avançadas, que já têm mais experiência de mercado.
Nas economias pequenas, as marcas
multinacionais podem forçar os comerciantes do país, diminuindo a diversidade
cultural e a valorização dos produtos nacionais.
Também podemos destacar:
· Concentração de
riqueza: a maior parte do lucro das empresas transnacionais fica nos países
desenvolvidos;
· Aumento do
desemprego: a Globalização e a revolução tecnológica e científica causaram a
automação da produção, ou seja, robôs e máquinas realizando o trabalho antes
feito por humanos;
· Descaracterização
de costumes culturais;
· Exploração de
matéria-prima e mão de obra barata.
Pontos positivos da Globalização
Os benefícios da Globalização também estão
relacionados ao livre
comércio. A globalização permite que a população tenha mais opções de produtos
no mercado para escolher.
·
Além disso, quando existe uma maior abertura comercial, isto é, quando as
empresas de países diferentes têm liberdade para negociar, os preços tendem a
ficar menores. Outros pontos:
·
Combate à inflação;
·
Maior acesso do consumidor a produtos importados melhores e mais
baratos, assim como produtos nacionais;
·
Investimentos estrangeiros em outros países;
·
Desenvolvimento tecnológico;
·
Possibilidade de troca de culturas e costumes (por exemplo a culinária), enriquecendo o
conhecimento sobre outros países;
·
Melhora do relacionamento entre países.
·
Apropriar do aplicativo classroom. (SE PRECISAR
DE AJUDA ENVIE O EMAIL PARA ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br
ATENÇÃO:
PLANTÃO
DE DÚVIDAS PELO CLASSROOM*
*O
CLASSROOM ESTÁ DISPONÍVEL PELO APLICATIVO CMSP, SEM CONSUMIR DADOS MÓVEIS OU
DIRETO PELO SITE classroom.google.com.
O CÓDIGO DA TURMA SÃO: 6zfiyvp
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO
EMAIL:
No
campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 3 ANO
B + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM
Atividade
de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana: de 15 a
19/06/2020
Para
realizar as atividades a seguir é necessário ter o caderno do aluno - página 70
Situação de Aprendizagem 1: A crise econômica de 1929 e seus efeitos
mundiais
INTRODUÇÃO
A CRISE ECONÔMICA DE 1929 - O “CRASH” DA BOLSA DE NY.
A queda da bolsa de Nova Iorque, no ano de
1929, desencadeou uma crise econômica sem precedentes. “A Grande Depressão” foi
o período mais extenso da recessão econômica enfrentada pelos EUA, tendo seus
efeitos refletidos até o fim da 2ª Guerra Mundial. Essa crise econômica também
desempenhou influência global, ou seja, afetou a economia de diversos países.
Podemos citar, dentre todas as consequências: o êxodo rural, as elevadas taxas
de desemprego, significativa queda na produção industrial, redução no Produto
Interno Bruto (PIB), desvalorização das ações de diversas nações, assim como
tantos outros acontecimentos.
ATIVIDADE
1 1.1 Com base em seus
conhecimentos, que consequências uma crise econômica pode provocar diretamente
em sua vida? Exemplifique.
Gráfico no
caderno do aluno
a) Ao observar o gráfico acima, quais as
inferências que você pode realizar sobre a economia americana, antes e depois
da crise de 1929?
b) Pesquise a relação entre a prosperidade
econômica norte-americana, as taxas de desemprego apresentadas no gráfico e as
Guerras Mundiais.
Obs.:
Realizar a atividade no caderno, tirar foto e enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre Atividade para a semana: de 15 à 19 de junho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 2o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Filmes e programas de TV Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCLUSÃO. Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 15/06/2020 a 19/06/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Livro Aprender Sempre
Atividade
11
Leia com atenção cada
item. Para cada um dos fatos listados, posicione-se e emita uma opinião.
Fato 1: Forte
chuva provoca deslizamentos na região serrana do Rio.
Fato 2:
Motorista alcoolizado provoca acidente ao sair de casa noturna em São Paulo.
Fato 3: Assembleia
do Rio de Janeiro decreta feriado escolar em dia de jogo da Olimpíada.
Fato 4: Modelos
desfilam em evento de moda usando peruca feita de palha de aço.
Atividade
12
Leia o texto silenciosamente.
Shopping
do Rio teve rolezinho de sem-teto há 13 anos; relembre
Para pesquisadora, a
ocupação de centro comercial em 2000 revelou preconceito velado.
RIO DE
JANEIRO, Do R7, 14/01/2014 - 23h15 (Atualizado em 16/01/2014 - 13h23)
Em 2000, um grupo de manifestantes invadiu pacificamente um
shopping na zona sul do Rio; houve discriminação. Reprodução
/ Documentário Hiato
Em agosto de 2000, um grupo de manifestantes sem-teto foi de
ônibus ao shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul do Rio, para protestar contra
a desigualdade social. Com grande cobertura da imprensa, o fato ganhou
proporção devido à reação dos comerciantes e frequentadores do espaço. Sete
anos depois, a ocupação foi debatida no documentário Hiato, de Vladimir
Seixas, pelos próprios ocupantes. Segundo eles, a intenção do ato era quebrar
uma barreira invisível entre as classes. Para Ivana Bentes, professora e
pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de
Janeiro), o evento que aconteceu há 13 anos ajudou a revelar um preconceito velado,
que as pessoas sabiam que existia, mas que não era tão exposto.
— Pode-se considerar um dos atos mais importantes de intervenção
política eficaz. Naquela época era estranho uma pessoa pobre visitar um
shopping. A classe C daquela época ainda não tinha esse poder aquisitivo. Após
13 anos, a ação pode ser considerada precursora do rolezinho, movimento criado
pelos jovens da periferia de São Paulo, onde grandes encontros em shoppings da
cidade são marcados pela internet. Alguns rolês assustaram os frequentadores e
terminaram com intervenções policiais.
No próximo domingo (19), um evento semelhante deve acontecer no
Shopping Leblon, na zona sul do Rio. Segundo os organizadores, o rolezinho
carioca foi criado em apoio aos paulistas e “contra toda forma de opressão e
discriminação aos pobres e negros”.
Ivana diz acreditar que esse novo ato é político e visa à
inclusão da juventude negra periférica, que, segundo ela, ainda enfrenta a
segregação e sofre com a racialização do consumo. Para a pesquisadora, ele se diferencia
da ocupação de 2000 pela descentralização.
— É um evento descentralizado, de diferentes grupos sociais, com
uma proposta política de ser solidário aos grupos de periferia jovem.
Para o diretor do documentário, Vladimir Seixas, o “rolezinho” é
importante para colocar em pauta as questões sobre o preconceito.
— Voltar a discutir isso da maneira como vem sendo colocado
significa que todas as questões de segregação e preconceito são latentes em
nosso país.
Passeio x arrastão
Em Hiato, os manifestantes colocam em xeque a ação da
polícia na ocupação do Rio Sul. De acordo com eles, antes de o ônibus com os
manifestantes chegar ao shopping, a polícia já fazia uma barreira na porta do centro
comercial.
Um dos ocupantes afirma que, na época, os comerciantes pensavam
que haveria um arrastão no shopping, mas a única intenção do grupo era passear
e conhecer o local. Outros disseram que se sentiram excluídos quando entraram
no local.
— Teve uma hora que eu entrei em uma loja e a mulher se sentiu apavorada,
se encolheu no canto. Ela não conseguia falar, só ficava olhando assustada.
Para Ivana, essa reação é sintomática e revela um “racismo
velado”.
— As pessoas veem o espaço de conforto invadido. O shopping é
considerado uma bolha de segurança.
Fazer esse tipo de questão chegar nesse espaço é incrível.
No documentário, o cineasta Silvio Tendler diz que a intenção do
ato era denunciar o consumo em contraponto com a miséria dos sem-teto.
— Eles denunciam a desigualdade, esse é o ato inteligente deles.
Eles usam isso como uma forma de fazer mídia. Eles não reclamam da mídia, eles
criam o fato.
*Colaborou
PH Rosa, do R7 Rio.
3. Agora,
após conhecer o teor do texto, sua pontuação, palavras que possam gerar
dúvidas, é hora de fazer a leitura em voz alta.
4. Retome o
tema do texto lido e relido: a visita de pessoas de baixa renda a um shopping
no RJ. Esse é o fato.
Atividade
13
Complete
o quadro com as informações sobre o texto que você acabou de ler:
TÍTULO
|
|
LINHA FINA
|
|
AUTOR
|
|
VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO
|
|
FATO
|
|
DADO DO FATO
|
|
DATA DA REPORTAGEM
|
|
ARGUMENTOS
(PESSOAS QUE SE MANIFESTAM)
|
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B e C
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 15/06/2020
/ a 19/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS
NÚMEROS COMPLEXOS:
Para iniciarmos nesse vamos realizar uma pesquisa objetiva sobre os
Números Complexos (devera ser realizada no caderno)
Fazer a leitura do tema 1
Anotar as dúvidas para nossa discussão.
Realizar as atividades 1 e 2 propostas no caderno do aluno volume 2, pagina
10
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Experimentação da Dança
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Reconhecer
os elementos e características encontradas na linguagem da dança.
Pesquisar
profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas a Linguagem da
Dança.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos
entrar em contato com a dança e a tecnologia, copie o texto no caderno.
A Dança e a Tecnologia
A
comunicação por meio de gestos e sons é uma ação natural e primitiva do ser
humano, que vai sendo construída e alterada. Ela evolui de acordo com os
conhecimentos adquiridos, por intermédio do surgimento de novas culturas e o
domínio de novas tecnologias. Esse processo é constante, produzimos e
refletimos ao mesmo tempo a realidade na qual vivemos, seja no contexto da
ciência ou da arte.
Na nossa
contemporaneidade, a dança envolve e recria as tecnologias disponíveis,
construindo possibilidades híbridas por meio de processos tecnológicos e
corpóreos.
A dança
é uma linguagem artística composta de signos próprios, que faz com que o
movimento corporal proporciona ao ator da dança um pensamento cinestésico,
que o faz pensar em sensações e movimentos que ele provocará em relação ao
meio, a fim de expressar e representar o que se quer, para si e/ou para o
público.
É
preciso vivenciar e transformar essa experiência para que haja a
interiorização desse processo. Se considerarmos a dança como uma experiência
criativa, entenderemos as maneiras das pessoas criarem valores estéticos,
descobertos na realidade do seu meio sociocultural.
Ao
percebermos a dança como um conjunto de códigos que pode transmitir algo para
as pessoas, trabalhamos com a ideia de significação de gestos e movimentos
produzidos no e pelo corpo. Potencializar a construção de uma dança a partir
de alguns destes elementos na produção de significados pode ser um fio
condutor para construção de uma narrativa e possibilitar a comunicação com o
público.
Para a
composição e o sentido de uma obra de dança, é necessário que existam três
campos de significação: o intérprete, o movimento e o espaço cênico, sendo
também fundamental que eles dialoguem entre si.
A
atividade de Sondagem 1 faz parte do caderno do aluno volume 2.
1.Considerando
a preparação de um espetáculo de dança, (espaço, dançarinos, recursos etc.)
quantas pessoas são necessárias para planejar e executar esse espetáculo?
2.Você
conhece profissionais que são diretamente ligados à dança? Quais?
3.O
que mudou nas produções artísticas de dança com o passar dos anos?
4.Pensando
em uma apresentação de dança, dos recursos utilizados, quais você considera
que enriquecem, complementam o espetáculo, e que mais surpreendem o
espectador?
99
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
para registro e realização da atividade.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 15/06 a 19 /06
__
|
|||||
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: kATIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºANOS
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …
ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito medo do inesperado.
OBS: As atividades fazer no caderno, entregar no retorno das aulas presenciais.
SOCIOLOGIA
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica / Fisica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Teorias ácido-base de Arrhenius
Data de Entrega: 22/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Teorias ácido-base de Arrhenius
1- A tabela apresenta algumas características e aplicações de alguns ácidos
Quais são as fórmulas dos ácidos da tabela?
2- Os ácidos, segundo a teoria de dissociação de Arrhenius, são compostos moleculares que, ao ser dissolvidos em água, geram íons H+(aq). Como é chamado o processo de formação de íons que ocorre quando um ácido é dissolvido em água?
3- Faça a associação correta entre as bases dadas na primeira coluna e os usos e ocorrências de cada uma que aparecem na segunda coluna:
I. NaOH a) Antiácido estomacal
II. Mg(OH)2 b) Ajax, Fúria etc.;
III. Ca(OH)2 c) Fabricação de sabão
IV. NH4OH d) Utilização pelos pedreiros
4- Instrução: Leia o texto a seguir para responder às questões 01 e 02 sobre Bases de Arrhenius.
O suco extraído do repolho roxo pode ser utilizado como indicador do caráter ácido (pH entre 0 e 7) ou básico (pH entre 7 e 14) de diferentes soluções.
Misturando-se um pouco de suco de repolho com a solução, a mistura passa a apresentar diferentes cores, segundo sua natureza ácida ou básica, de acordo com a escala a seguir:
Algumas soluções foram testadas com esse indicador, produzindo os seguintes resultados:
Material Cor
I. Amoníaco Verde
II. Leite de magnésia Azul
III. Vinagre Vermelho
IV. Leite de vaca Rosa
De acordo com esses resultados, as soluções I, II, III e IV têm, respectivamente, caráter ácido ou básico?
5- Baseado em seus experimentos com condutividade elétrica em meio aquoso, o químico, físico e matemático sueco Svante August Arrhenius (1859-1927) propôs, em 1884, alguns conceitos para definir ácidos e bases, quais são esses conceitos?
GEOGRAFIAHISTÓRIA
Atividade
de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - noite – semana: de 15 a
19/06/2020
Para
realizar as atividades a seguir é necessário ter o caderno do aluno - página 70
Situação de Aprendizagem 1: A crise econômica de 1929 e seus efeitos
mundiais
INTRODUÇÃO
A CRISE ECONÔMICA DE 1929 - O “CRASH” DA BOLSA DE NY.
A queda da bolsa de Nova Iorque, no ano de
1929, desencadeou uma crise econômica sem precedentes. “A Grande Depressão” foi
o período mais extenso da recessão econômica enfrentada pelos EUA, tendo seus
efeitos refletidos até o fim da 2ª Guerra Mundial. Essa crise econômica também
desempenhou influência global, ou seja, afetou a economia de diversos países.
Podemos citar, dentre todas as consequências: o êxodo rural, as elevadas taxas
de desemprego, significativa queda na produção industrial, redução no Produto
Interno Bruto (PIB), desvalorização das ações de diversas nações, assim como
tantos outros acontecimentos.
ATIVIDADE
1 1.1 Com base em seus
conhecimentos, que consequências uma crise econômica pode provocar diretamente
em sua vida? Exemplifique.
Gráfico no
caderno do aluno
a) Ao observar o gráfico acima, quais as
inferências que você pode realizar sobre a economia americana, antes e depois
da crise de 1929?
b) Pesquise a relação entre a prosperidade
econômica norte-americana, as taxas de desemprego apresentadas no gráfico e as
Guerras Mundiais.
Obs.:
Realizar a atividade no caderno, tirar foto e enviar para o e-mail:
sergiohistory@bol.com.br
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 2a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre Atividade para a semana: de 15 à 19 de junho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 2o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Filmes e programas de TV Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCLUSÃO. Escreva e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 15/06/2020 a 19/06/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Livro Aprender Sempre
Atividade
11
Leia com atenção cada
item. Para cada um dos fatos listados, posicione-se e emita uma opinião.
Fato 1: Forte
chuva provoca deslizamentos na região serrana do Rio.
Fato 2:
Motorista alcoolizado provoca acidente ao sair de casa noturna em São Paulo.
Fato 3: Assembleia
do Rio de Janeiro decreta feriado escolar em dia de jogo da Olimpíada.
Fato 4: Modelos
desfilam em evento de moda usando peruca feita de palha de aço.
Atividade
12
Leia o texto silenciosamente.
Shopping
do Rio teve rolezinho de sem-teto há 13 anos; relembre
Para pesquisadora, a
ocupação de centro comercial em 2000 revelou preconceito velado.
RIO DE
JANEIRO, Do R7, 14/01/2014 - 23h15 (Atualizado em 16/01/2014 - 13h23)
Em 2000, um grupo de manifestantes invadiu pacificamente um
shopping na zona sul do Rio; houve discriminação. Reprodução
/ Documentário Hiato
Em agosto de 2000, um grupo de manifestantes sem-teto foi de
ônibus ao shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul do Rio, para protestar contra
a desigualdade social. Com grande cobertura da imprensa, o fato ganhou
proporção devido à reação dos comerciantes e frequentadores do espaço. Sete
anos depois, a ocupação foi debatida no documentário Hiato, de Vladimir
Seixas, pelos próprios ocupantes. Segundo eles, a intenção do ato era quebrar
uma barreira invisível entre as classes. Para Ivana Bentes, professora e
pesquisadora da Escola de Comunicação da UFRJ (Universidade Federal do Rio de
Janeiro), o evento que aconteceu há 13 anos ajudou a revelar um preconceito velado,
que as pessoas sabiam que existia, mas que não era tão exposto.
— Pode-se considerar um dos atos mais importantes de intervenção
política eficaz. Naquela época era estranho uma pessoa pobre visitar um
shopping. A classe C daquela época ainda não tinha esse poder aquisitivo. Após
13 anos, a ação pode ser considerada precursora do rolezinho, movimento criado
pelos jovens da periferia de São Paulo, onde grandes encontros em shoppings da
cidade são marcados pela internet. Alguns rolês assustaram os frequentadores e
terminaram com intervenções policiais.
No próximo domingo (19), um evento semelhante deve acontecer no
Shopping Leblon, na zona sul do Rio. Segundo os organizadores, o rolezinho
carioca foi criado em apoio aos paulistas e “contra toda forma de opressão e
discriminação aos pobres e negros”.
Ivana diz acreditar que esse novo ato é político e visa à
inclusão da juventude negra periférica, que, segundo ela, ainda enfrenta a
segregação e sofre com a racialização do consumo. Para a pesquisadora, ele se diferencia
da ocupação de 2000 pela descentralização.
— É um evento descentralizado, de diferentes grupos sociais, com
uma proposta política de ser solidário aos grupos de periferia jovem.
Para o diretor do documentário, Vladimir Seixas, o “rolezinho” é
importante para colocar em pauta as questões sobre o preconceito.
— Voltar a discutir isso da maneira como vem sendo colocado
significa que todas as questões de segregação e preconceito são latentes em
nosso país.
Passeio x arrastão
Em Hiato, os manifestantes colocam em xeque a ação da
polícia na ocupação do Rio Sul. De acordo com eles, antes de o ônibus com os
manifestantes chegar ao shopping, a polícia já fazia uma barreira na porta do centro
comercial.
Um dos ocupantes afirma que, na época, os comerciantes pensavam
que haveria um arrastão no shopping, mas a única intenção do grupo era passear
e conhecer o local. Outros disseram que se sentiram excluídos quando entraram
no local.
— Teve uma hora que eu entrei em uma loja e a mulher se sentiu apavorada,
se encolheu no canto. Ela não conseguia falar, só ficava olhando assustada.
Para Ivana, essa reação é sintomática e revela um “racismo
velado”.
— As pessoas veem o espaço de conforto invadido. O shopping é
considerado uma bolha de segurança.
Fazer esse tipo de questão chegar nesse espaço é incrível.
No documentário, o cineasta Silvio Tendler diz que a intenção do
ato era denunciar o consumo em contraponto com a miséria dos sem-teto.
— Eles denunciam a desigualdade, esse é o ato inteligente deles.
Eles usam isso como uma forma de fazer mídia. Eles não reclamam da mídia, eles
criam o fato.
*Colaborou
PH Rosa, do R7 Rio.
3. Agora,
após conhecer o teor do texto, sua pontuação, palavras que possam gerar
dúvidas, é hora de fazer a leitura em voz alta.
4. Retome o
tema do texto lido e relido: a visita de pessoas de baixa renda a um shopping
no RJ. Esse é o fato.
Atividade
13
Complete
o quadro com as informações sobre o texto que você acabou de ler:
TÍTULO
|
|
LINHA FINA
|
|
AUTOR
|
|
VEÍCULO DE DIVULGAÇÃO
|
|
FATO
|
|
DADO DO FATO
|
|
DATA DA REPORTAGEM
|
|
ARGUMENTOS
(PESSOAS QUE SE MANIFESTAM)
|
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B e C
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 15/06/2020
/ a 19/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS
NÚMEROS COMPLEXOS:
Para iniciarmos nesse vamos realizar uma pesquisa objetiva sobre os
Números Complexos (devera ser realizada no caderno)
Fazer a leitura do tema 1
Anotar as dúvidas para nossa discussão.
Realizar as atividades 1 e 2 propostas no caderno do aluno volume 2, pagina
10
Nenhum comentário:
Postar um comentário