ATIVIDADES DA SEMANA DE 11 a 15 DE MAIO
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DISCIPLINA ELETIVA
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
Vendo
a imagem acima você acham que o brasileiro está preparado para o COVID19? De
que forma a educação financeira poderia ajudar no combate e enfrentamento dessa
Pandemia?
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
ELETIVA Esporte e Lazer
ELETIVA Esporte e Lazer
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
11/05/2020 A 15/05/2020
ELETIVA: ESPORTE E
LAZER - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL:
jobiane.reis@hotmail.com
8º Ano - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ (2 AULAS SEMANAIS).
Quais são os Tipos de Jogos de Tabuleiro?
Os
jogos de tabuleiro que marcaram a infância de muita gente estão na moda
novamente e não parece ser algo passageiro. Mesmo na geração que cresceu em
meio a videogames, computadores e smartphones esse tipo de jogo vem ganhando
adeptos. Nunca houve tantas opções de títulos no Brasil quanto hoje.
Os jogos atuais têm base
em estratégia, sorte ou uma mistura dos dois, e geralmente têm um objetivo que
cada jogador deve alcançar individualmente ou coletivamente. Os primeiros jogos
teriam surgido há cerca de 5.000 anos a.C., em regiões da Mesopotâmia e Egito.
Tanto o Senet quanto o Jogo
Real de Ur, os
mais antigos jogos de tabuleiros conhecidos, eram chamados de “jogo de passagem
da alma para outro mundo” e eram itens indispensáveis após a morte, pois os
povos da mesopotâmia acreditavam que isso os divertiria por toda eternidade.
Esses jogos representavam a luta da alma do jogador contra o mal ou com as
forças inimigas, que vagam no nada.
Com tanta oferta de
títulos, saber quais são os tipos de jogo existentes é essencial para acertar
na hora da compra. Pensando nisso, o Deveserisso resolveu elaborar uma lista
com todos os tipos de jogos de tabuleiro existente. Confere aí, garantimos que
vai te ajudar muito na hora da compra.
Jogos modernos de
tabuleiro
Os jogos
de tabuleiro modernos são
aqueles que não passaram por séculos de evolução em suas regras como o Xadrez
ou Damas. Esses jogos são assinados por um autor ou por um fabricante. Os
primeiros jogos modernos foram inventados no século 18, mas foi somente no
século 20 que passaram a ser lançados em grande número. São exemplos desses
jogos:
1 - ORIENTAÇÃO DE ATIVIDADES:
v Registrar o texto no
caderno ou imprimir e colar.
v Enviar uma pesquisa
para o email jobiane.reis@hotmail.com com o tema: Jogo de tabuleiro mais antigo do mundo.
(Colocar
na identificação do email com nome completo, nº, série e escola).
ELETIVA (ESPORTE E LAZER) 8ºANO
PROFESSORA DAYANE
ELETIVA (ESPORTE E LAZER) 8ºANO
PROFESSORA DAYANE
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)8º
OBS: PRAZO DE
ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 22/05/2020
CONTEÚDOS:
Como utilizar
o tempo de lazer;
ATIVIDADES
QUESTIONÁRIO
·
Qual
o significado de Lazer?
· Escrever
quais as opções de lazer em seu bairro, e qual área de lazer deveria ser mais
investido em seu bairro?
·
Sugestão
de prática: fazer um planejamento da sua semana que tenha um tipo de lazer no
seu dia no isolamento, (ex: jogar vídeo game, ver tv, ler livro, jogos
eletrônicos com movimento);
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 22/05/2020
ELETIVA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROFESSORA LUCILENE
SEMANA
DE 11/05 A 15/05
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 8ºD (2 aulas semanais)
Conteúdo: Alimentação
natural e valores calóricos
Habilidades e competências
Organizar
um cardápio equilibrado com base nas características dos grupos alimentares (nutrientes
e calorias) e nas necessidades individuais (atividades realizadas, a idade,
sexo, etc) para manutenção da saúde.
Reconhecer
as diferentes ofertas de alimentação.
Adaptar e propor um cardápio equilibrado utilizando os
alimentos regionais.
Desenvolvimento
1ºpasso: Pesquisar uma tabela com valores calóricos dos
alimentos em:
https://www.3.faac.unesp.br>cal_ali
2ºpasso:
Montar um cardápio alimentar de uma semana para uma pessoa que esta consumindo 1800
calorias diárias, comtemple a maior quantidade possível de alimentos naturais.
Recursos
Avaliação
Registro
no caderno e o envio do cardápio alimentar que você elaborou no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
No
assunto do e-mail não se esqueça de colocar seu nome completo, sua série e a
sua turma.
Pesquisa
na internet, blog da escola e pesquisa em livros.
ARTE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos
de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e
apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos
musicais diversos.
|
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 2 de Apreciação faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 102, o
objetivo que os alunos ouçam os instrumentos musicais, a lista e os links se
encontram na página 102, e responder as questões de apreciação.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
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DATA 11/05 a 15 /05
__
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CIÊNCIAS
SEMANA
DE 11/05 À 15/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: CIÊNCIAS
Turmas: 8ºA e 8º B (4 aulas
semanais)
Conteúdo:
Matéria
e energia; Circuitos elétricos e transformação de energia.
Habilidades
e competências
Identificar,
reconhecer e classificar equipamentos elétricos como pilha/bateria, fios e
lâmpadas ou outros dispositivos, representa-los por meio de ilustração/desenho
e compara-lo a circuitos elétricos residenciais.
Identificar,
reconhecer e classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como
chuveiro, ferro, TV, lâmpada, rádio, geladeira e outros de acordo com o tipo de transformação de energia, ou
seja, da elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica.
Desenvolvimento
1ºpasso:
Leitura no livro didático.
2ºpasso:
Pesquisar sites
3ºpasso:
Fazer o registro no caderno.
A
pesquisa é quais são as formas de produzir energia elétrica e quais são as
vantagens e as desvantagens de cada uma delas.
A
partir da pesquisa preencha o quadro abaixo:
Tipos de Energia que transformam
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Equipamentos,
Maquina
e
Aparelho
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Fonte
de energia que utilizam
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Energia
luminosa
|
Energia
térmica
|
Energia
Sonora
|
Energia
de movimento
|
Radio
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Furadeira
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Lanterna
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Bicicleta
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Arado/animais
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Trator
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Moinho d/vento
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Roda d’ água
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Televisão
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Barco a vela
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EDUCAÇÃO FÍSICA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSORA
DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA:
8°
A
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
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CONTEÚDOS:
ESPORTE
REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO.
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· (EF08EF03)
Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e
táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar.
· (EF08EF04)
Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações
táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem
como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade
aula I e aula II: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno das
páginas: 164,165,166,167,168 e 169.
Tempo
para realização da atividade: 90 minutos
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RECURSOS:
Caderno
do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No
assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço
de email para envio:
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DATA: 11/05/2020
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GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 11 a 15
do 05 de 2020.
Série: 8º Anos : A . – Professor:
Djair Santos. Disciplina:
Geografia.
Atividade: Leitura e
interpretação de texto, mapas e outros seguida de pesquisa e resposta as
questões.
Quantidade de aulas: 4
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por
meio de textos, mapas e/ou iconografias, situações representativas do processo
de globalização.
GEOGRAFIA :
O Processo de Globalização.
A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as
nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e
telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas
décadas.
A globalização é um
fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais
e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas
áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e
transcender as fronteiras nacionais.
Se buscarmos um ponto de
partida para o processo de globalização, podemos destacar o advento das Grandes
Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes
partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de
aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial
durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de
produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura,
principalmente com a introdução da máquina a vapor e posteriormente a
utilização da energia elétrica.
Já no século XX a expansão
dos mercados financeiros e das empresas transnacionais correspondeu ao evento
mais relevante no que diz respeito à ampliação dos fluxos de capitais e
mercadorias no mundo globalizado. A partir da década de 1950 as empresas
transnacionais começaram a direcionar suas filiais para os países
subdesenvolvidos e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio
internacional.
Quanto mais essas empresas
foram crescendo, expandindo seus mercados, necessitaram de mais investimentos
tecnológicos e da aplicação de novos métodos de produção. Esses métodos
estabeleceram uma maior flexibilidade nos sistemas de inovação e fabricação dos
produtos, a fim de atender mercados consumidores de localidades distintas e
aproveitar da melhor maneira possível a utilização do espaço, das
matérias-primas e da mão de obra. O setor de transportes precisou se adaptar às
novas demandas para garantir uma distribuição eficiente e segura das
mercadorias.
O conjunto de modificações
tecnológicas que ocorreram a partir da década de 1970 ficou conhecido como
Revolução Técnico-Científica.
Além de alterar a estrutura de produção e
comercialização, essas transformações introduziram descobertas que conduziram
ao atual modelo de telecomunicações. Entre essas descobertas, podemos
identificar a robótica, a microeletrônica e os satélites. A Revolução
Técnico-Científica contribuiu para o desenvolvimento de produtos que utilizamos
em nosso cotidiano como os microcomputadores, smartphones e tablets, responsáveis pelo
acesso às redes sociais e pela transmissão de grande quantidade de informações
em tempo real. Essas ferramentas também determinaram a integração das bolsas de
valores ao redor do mundo e permitiram um fluxo dinâmico e constante de
informações, capitais e mercadorias.
Atualmente a globalização
está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente
nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais
rapidamente as nações mais industrializadas. Outro fato marcante é que os
países considerados emergentes estão começando a participar mais ativamente do
sistema econômico-financeiro mundial, posto que a inserção desses países, até
duas décadas atrás, estava limitada à periferia do capitalismo mundial e ao
fornecimento de matérias-primas.
Júlio César Lázaro da
Silva - Colaborador Brasil Escola.
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
O processo de globalização
Por: SILVA,
Júlio César Lázaro da. "O Processo de Globalização"; Brasil
Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/processos-globa.htm.
Acesso em 11 de maio de 2020.
EXERCÍCIOS SOBRE O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A Globalização é o processo de internacionalização dos meios de
comunicação e transporte, encurtando as distâncias e integrando a sociedade em
rede.Por: Rodolfo F. Alves Pena
QUESTÃO 1
Um
relatório do Fórum Econômico Mundial assinala que os países emergentes, apesar
do vistoso desempenho econômico dos últimos anos, ainda estão muito atrasados
no investimento em tecnologias da informação (TI), isto é, os sistemas de
gerenciamento de dados e de comunicação. Trata-se de uma área crucial para que
o desenvolvimento desses países, entre os quais está o Brasil, mude de patamar,
dando-lhes melhores condições de competir com os países ricos e de proporcionar
bem-estar à população. O estudo do Fórum adverte que a demora na superação das
deficiências comprometerá o potencial de expansão dos emergentes [...].
Nesse
ranking anual de conectividade, o Brasil subiu do 65.º para o 60.º lugar entre
144 países, abaixo de Rússia (54.º) e China (58.º) e acima de Índia (68.º) e
África do Sul (70.º). Na América Latina, o Brasil é superado por Chile (34.º),
Porto Rico (36.º), Barbados (39.º), Panamá (46.º), Uruguai (52.º) e Costa Rica
(53.º). A classificação leva em conta fatores como a infraestrutura, o nível de
preparo para o uso de TI, a qualidade e o custo do acesso aos sistemas e a
facilidade para fazer negócios e promover inovação, além dos efeitos da TI
sobre a economia e a sociedade [...].
Com base
na leitura do texto, podemos dizer que o processo de globalização e difusão de
tecnologias é:
I.
Desigual, acompanhando sempre os níveis de desenvolvimento econômico.
II.
Dinâmico, baseado nas transformações provocadas pelos avanços tecnológicos.
III.
Estrutural, uma vez que necessita de bens materiais para estabelecer a sua
expansão.
IV.
Revolucionário, pois realiza sua expansão rapidamente, mesmo em zonas
periféricas.
São
corretas as afirmativas:
a) I e II b) II e III c) I e IV d) III e IV e) II, III e IV
QUESTÃO
2
Assinale
a alternativa que indica a característica da Globalização representada pela
tirinha:
a)
Mercantilização da Economia
b) Formação de Acordos Econômicos
c)
Cartelização d) Expansão das
empresas globais e) Censura aos meios
publicitários
QUESTÃO 3
Nas
últimas décadas, produziu-se um verdadeiro movimento sísmico no processo de
produção global. Centenas de grandes empresas americanas e algumas europeias
deslocaram parte ou grande parte de sua cadeia de produção e distribuição para
a China, a Índia e outros países asiáticos, induzidas pelas vantagens comparativas
proporcionadas por baixos salários, recursos humanos de aceitável qualidade em
nível técnico e gerencial, e um dos mercados internos em franca expansão nos
países receptores. Isso gerou uma fragmentação e dispersão geográfica do
processo capitalista de produção, o qual se converteu em um processo
“desnacionalizado” que aliena e fragmenta os conceitos de “nação” e
“indústria”; transforma-se a categoria que dominou a análise do capitalismo
industrial, a tomada de decisões e a geração de políticas durante décadas: “a
indústria nacional”. Essa profunda mudança estrutural forma um novo paradigma
que se consolidará à medida que a internacionalização industrial e sua
fragmentação se vejam facilitadas pela experiência acumulada, a tecnologia e os
avanços em matéria de comunicação, transporte e logística.
GARRAMÓN,
C. Paradigmas que condicionam o curso da economia global. Opinion Sur, nº117, maio de 2013.
Pode-se
afirmar que esse processo de fragmentação e internacionalização industrial:
a) não
possui uma relação direta com a Globalização, uma vez que os instrumentos
estruturais e as técnicas empregadas são de baixo custo e atingem regiões não
globalizadas.
b)
caracteriza-se pela expansão das empresas globais do mundo desenvolvido em
direção, preferencialmente, a países emergentes, assinalando uma concentração
industrial exclusiva de nações com economia em desenvolvimento.
c)
abaliza a mundialização nas etapas das operações fabris, em que as diferentes
parcelas de uma mesma produção se descentralizam para além das fronteiras
nacionais e dos limites continentais.
d)
demonstra a importância da coesão da maquinofatura, caracterizada pela produção
em massa e pela manutenção das formas tecnológicas de uma mesma época.
e)
efetua-se pela dinamização e consolidação da social democracia, um modelo
econômico pautado pela mínima intervenção do Estado e pelo predomínio da
iniciativa privada.
QUESTÃO 4
O
controle de parcelas significativas do mercado mundial está entre os mais
claros sinais de desenvolvimento econômico. A repartição desse mercado entre as
nações é extremamente desigual. Os países desenvolvidos controlam a fatia
predominante do bolo, embora se registrem avanços significativos dos grandes
países em desenvolvimento, especialmente a China.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.385.
A
tendência atual, no contexto da globalização econômica das relações
internacionais, é caraterizada pela concretização de um paradigma mundial,
representado:
a) pela
oposição entre os países do norte desenvolvido e do sul subdesenvolvido,
caracterizando uma nova forma de se regionalizar politicamente o mundo.
b) pela
fragmentação industrial, em que as sedes das grandes empresas multinacionais se
deslocam para polos comerciais de economias emergentes.
c) pela
nova política de controle da produção industrial em benefício da preservação
dos recursos naturais.
d) pelo
fim do mercado especulativo financeiro e pelo estabelecimento de uma ordem
econômica informacional, eminentemente não oligopolizada.
e) pelo
crescente fluxo de capitais e informações, distribuído homogeneamente pelo
globo terrestre.
QUESTÃO 5 - (UFF – 2012)
O título
do mapa refere-se a uma parcela da população mundial que, ao ter acesso à
difusão instantânea, comporia uma espécie de Comunidade Internacional, ancorada
em redes como as ilustradas acima.
A
comparação entre a localização geográfica das redes televisivas e a da maior
densidade de usuários de internet admite a indicação de outro título adequado a
esse mapa. Assinale-o.
a)
Colonização inversa: a provocação dos centros
b)
Polarização Norte-Sul: a fragmentação global
c)
Globalização em foco: um choque de civilizações
d)
Integração regional: o protagonismo das periferias
e)
Comunicação digital: o fim das diferenças culturais
QUESTÃO 6
- (UERJ –
2013)
3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro ... Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse... Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros... Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné... E professar a fé de quem
patrocina
Eles querem te vender, eles querem te comprar
Querem te matar a sede, eles querem te sedar (...)
Corrida contra o relógio... Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade... Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida... Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada (...)
Os
diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre
foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e
do consumo.
A crítica
ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte
estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
a)
aceleração do ciclo de renovação dos produtos
b)
imposição do tempo de realização das tarefas fabris
c)
restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
d)
padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO
DO SUCESSO ! ’
HISTÓRIA
EE
________________________________
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS
INICIAIS
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
|
2.
TURMA
8º A/B/C/D
|
|||
3.
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
A influência dos ideais
iluministas no mundo contemporâneo.
Revolução Francesa.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do
liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo
contemporâneo.
(EF08HI01) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
a) Assistir a videoaula CURSO HG: Revolução Francesa - parte 01 (AULA 25) disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IQSg0Q2LJ3M> e videoaula CURSO
HG: Revolução Francesa - parte 02 (AULA 26) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KSoIYw5D6iA
b) Após assistir as
videoaulas desenvolver as atividades propostas no Caderno do Aluno, páginas
84, 85 e 86 e responda a atividade 1 e
atividade 2.
c) Fazendo uso do livro
didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50, responder no
caderno quem eram os girondinos, jacobinos , cordelieres e planície.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático
História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50;
- Celular, notebook, tablet ou
computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lápis;
- Borracha
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação
será através de atividade escrita registradas em folha de caderno comum e no
Caderno do Aluno que deverão ser fotografadas e enviadas via e-mail ao
professor.
Colocar nome, número e ano nas
folhas de cadernos.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
04
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
11__/__05_/2020
a 15__/_05___/2020
|
11. PROFESSOR
Wilson de
Oliveira
|
12. VALIDADO EM ____/_____/2020
|
|
ATIVIDADE A DISTÂNCIA
|
||||
Profa. Monica Santana
Atividade semanal de 11/05 a 15/05/2020
|
TURMAS: 8º A
Fund. II
|
|||
DISCIPLINA: Inglês
|
||||
CONTEÚDO: Leitura de um conto de fadas: Cinderela
|
||||
HABILIDADES E COMPETENCIAS GERAIS: Apreciar textos narrativos em
língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou
simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em
língua inglesa.
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATEGIAS:
O aluno
deverá ler o conto de fadas Cinderela prestando atenção no uso e escrita das
palavras em inglês. Socializar a história com seus colegas e familiares.
Escrever
um texto contando com suas palavras as partes que você achou mais
interessante.
|
||||
RECURSOS UTILIZADOS: O
conto está no link abaixo em Inglês e Português.
|
||||
AVALIAÇÃO/ SISTEMATIZAÇÃO:
Será avaliada a produção textual, bem como a escrita e a coerência das
ideias.
|
||||
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
|
Observação: esta atividade é continuação da aula da semana passada.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
REVISÃO: Linguagem literária e não literária
Nas aulas anteriores, vimos que embora
ambas as modalidade, literária e não literária, utilizem uma
mesma ferramenta fundamental - as palavras -, foi possível apontar a distinções
entre ambas.
Vamos relembrar:
As palavras utilizadas na linguagem
não literária constituem um vocabulário especializado, que possui uso e
contexto específicos, como uma receita culinária ou médica. Na linguagem
literária, no entanto, a escrita é produzida com mais cuidado, e os leitores
precisam fazer uma leitura mais atenta do conteúdo para compreender suas
nuances.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Você sabe o que é denotação? E
conotação? Para entender melhor esses importantes elementos da linguagem,
observe o trecho da letra da música do cantor Djavan, que elabora seus versos,
usando as palavras de um jeito próprio, pessoal, atribuindo-lhes novas
significações.
Faltando um pedaço
O amor é um grande laço
Um passo p'ruma armadilha
Um lobo correndo em circulo
Pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada
Com a fuga de uma ilha
Tanto engorda quanto mata
Feito desgosto de filha
De filha
O amor é como um raio (...)
( Djavan)
Como podemos perceber, o autor usa
algumas palavras com sentido diferente do significado real, para dar mais
expressividade às emoções que quer.
Observe:
O amor é um grande laço.
O amor é como um raio.
Vejamos abaixo, os significados que
podem ter as palavras laço e raio, no dicionário:
Laço
- S.m. Nó que se desata facilmente.
Raio
- S.m. Descarga elétrica atmosférica; faísca; corisco.
O significado em destaque, tal qual
aparece nos dicionários, é o sentido próprio da palavra que não permite outra
interpretação. E o caso das frases abaixo.
Observe:
A garota usava laço azul
prendendo os cabelos louros.
O pai de Silvia foi morto por um raio.
Nas frases acima, as palavras laço
e raio não possibilitam outra interpretação outro significado que não
seja o do dicionário. Dizemos que estão sendo empregadas no sentido Denotativo.
Observe agora, o significado dessas
mesmas palavras, nos versos do compositor:
Laço
- Fig. Estratégia para atrair ou enganar.
Raio
Fig. Calamidade; algo que destrói, causa desgraça, deixa marca, traz
aborrecimentos.
Como você observou, as palavras laço
e raio nos versos do Djavan, extrapolam o significado do dicionário e
adquirem, de acordo com o contexto, outras significações.
Portanto no verso: "O amor
é um grande laço", significa que o amor pode atrair ou enganar;
No verso: "O amor é como um
raio", quer dizer que o amor deixa marcas, traz aborrecimentos.
Então dizemos que as palavras estão
sendo empregadas no sentido Conotativo.
Veja o significado desses termos
para compreensão da linguagem:
Denotação: O sentido denotativo
das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro,
real.
Conotação: Já a conotação é um sentido que
só advém à palavra numa dada situação figurada, fantasiosa e que, para sua
compreensão, depende do contexto.
Antes da atividade, assista o vídeo
da professora Letícia que te ajudará no seu entendimento.
Exercícios
1)
Numere em que sentido foram empregadas
as palavras. Atribuindo-as:
Denotativo (1) ou Conitativo (2):
1. (___) Meu pai é meu espelho
2. (___) Quebrei o espelho do
banheiro
3. (___) Essa menina tem um coração
de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no
coração de São Paulo.
5. (___) Fez um transplante de
coração.
6. (___) Você é mesmo mau: tem um
coração de pedra.
7. (___) Para vencer a guerra era
preciso alcançar o coração do país.
8. (___) Completou vinte
primaveras.
9. (___) Na primavera os campos
florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente
da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de
comprimento.
12. (___) Estava tudo em pé de
guerra.
13. (___) Ela estava com os pés
inchados.
14. (___) É órfão de afeto.
15. (___) Muito cedo ele ficou
órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono
profundo.
18. (___) Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando
a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu
escalar a montanha.
21. (___) Ela disse uma montanha de
absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a
corrida.
23. (___) Você foi um cavalo
durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um
frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não
apanhou o frango carijó.
26. (___) A tempestade já
conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal
tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha
chegando.
29. (___) O chão era uma confusão
desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de
um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo
da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.
1) Dê
um exemplo em frase de uso de sentido denotativo e outro conotativo.
2)
OBSERVE os textos e responda às
questões:
Texto 1
O sol O Sol (do latim sol, solis) é
a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar,
como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os
satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86%
da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da
Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. (Wikipédia)
Texto 2
O sol
O sol tinge o céu com dedos dourados,
Maravilha crepuscular...
Eu sou o sol, sou eu que brilho.
Para você, meu amor!
(Ursula Avner)
a) Apesar de apresentarem diferenças
quanto à linguagem e à organização, os dois textos são semelhantes quanto ao
tema. De que tratam os textos?
b) Qual dos textos apresenta o uso
da linguagem denotativa? EXPLIQUE.
c) Qual dos textos apresenta o uso
da linguagem conotativa? JUSTIFIQUE
MATEMÁTICA
Este plano de aula contém o conteúdo para ser
realizado na semana, de 11/05 a 15/05 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por
turma, totalizando 6 aulas semanais.
1 – TEMA: Resumo: - Congruência entre triângulos
- Contagem que envolvem o princípio multiplicativo
- Propriedades de triângulos e quadriláteros
- Problemas envolvendo porcentagem
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
- Faça uma análise dos vídeos, os quais revisam
os conteúdos e exercícios solicitados anteriormente;
- E destaque em seu caderno os pontos principais
dos conteúdos (breve resumo); e quais as dúvidas que ainda ficaram.
-
Responder os exercícios do material Aprender Sempre da página 2 a 4.
- Segue os links dos vídeos para visualizar:
PROJETO DE VIDA
8º anos A
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PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
8º anos A,B E C
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
8º anos A,B E C
INGLÊS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8ºA
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
Como foi orientado na apostila do 1º Bimestre e mencionado nas aulas de Projeto de Vida, sobre o diário de projeto de vida de vocês é um documento muito importante neste momento de pandemia, pois neles vocês poderão escrever suas emoções, rotinas, tarefas e afazeres do lar.
Conte-nos como está o seu diário? Quais habilidades desenvolveram? Quais seus planos ao sair da quarentena?
Não desanimem tudo vai passar e voltar ao normal.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
8º anos A
Período para realização das atividades 11/05/2020 á 15/05/2020
Atividade avaliativa:
No caderno do aluno na pagina 43
Temos a atividade Nuvem de Palavras ok!
O que vamos fazer, lembram da pesquisa sobre Fake New ,que vocês fizeram ,agora eu desafio vocês a criarem uma nuvem de palavras.
1º Passo : pesquisem qual o site ou programa que você compreende melhor .
2º Passo : Apliquem em sua pesquisa
Vou dar um exemplo:
Atenção: Peço desculpas a todos, pois meu email estava errado vocês podem encaminhar as atividades anteriores, juntamente com essas atividades propostas.
Lembrando que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
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8º B
ARTE
CIÊNCIAS
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º B
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos
de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e
apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos
musicais diversos.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 2 de Apreciação faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 102, o
objetivo que os alunos ouçam os instrumentos musicais, a lista e os links se
encontram na página 102, e responder as questões de apreciação.
|
||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
||||
DATA 11/05 a 15 /05
__
|
CIÊNCIAS
SEMANA
DE 11/05 À 15/05
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: CIÊNCIAS
Turmas: 8ºA e 8º B (4 aulas
semanais)
Conteúdo:
Matéria
e energia; Circuitos elétricos e transformação de energia.
Habilidades
e competências
Identificar,
reconhecer e classificar equipamentos elétricos como pilha/bateria, fios e
lâmpadas ou outros dispositivos, representa-los por meio de ilustração/desenho
e compara-lo a circuitos elétricos residenciais.
Identificar,
reconhecer e classificar equipamentos elétricos residenciais, tais como
chuveiro, ferro, TV, lâmpada, rádio, geladeira e outros de acordo com o tipo de transformação de energia, ou
seja, da elétrica para as energias térmica, luminosa, sonora e mecânica.
Desenvolvimento
1ºpasso:
Leitura no livro didático.
2ºpasso:
Pesquisar sites
3ºpasso:
Fazer o registro no caderno.
A
pesquisa é quais são as formas de produzir energia elétrica e quais são as
vantagens e as desvantagens de cada uma delas.
A
partir da pesquisa preencha o quadro abaixo:
Tipos de Energia que transformam
|
Equipamentos,
Maquina
e
Aparelho
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Fonte
de energia que utilizam
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Energia
luminosa
|
Energia
térmica
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Energia
Sonora
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Energia
de movimento
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Radio
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Furadeira
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Lanterna
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Bicicleta
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Arado/animais
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Trator
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Moinho d/vento
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Roda d’ água
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Televisão
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Barco a vela
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EDUCAÇÃO FÍSICA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSORA
DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA:
8°B
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
ESPORTE
REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO.
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· (EF08EF03)
Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e
táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar.
· (EF08EF04)
Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações
táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem
como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade
aula I e aula II: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno das
páginas: 164,165,166,167,168 e 169.
Tempo
para realização da atividade: 90 minutos
|
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RECURSOS:
Caderno
do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No
assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço
de email para envio:
|
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DATA: 11/05/2020
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GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 11 a 15 do 05 de 2020.
Série: 8º Anos : B – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura e interpretação de texto, mapas e outros seguida de pesquisa e resposta as questões.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, situações representativas do processo de globalização.
GEOGRAFIA : O Processo de Globalização.
A globalização corresponde a um processo dinâmico de interação entre as nações, proporcionado pelos progressos técnicos dos meios de transportes e telecomunicações, com destaque para os avanços informacionais das últimas décadas.
A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.
Se buscarmos um ponto de partida para o processo de globalização, podemos destacar o advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura, principalmente com a introdução da máquina a vapor e posteriormente a utilização da energia elétrica.
Já no século XX a expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais correspondeu ao evento mais relevante no que diz respeito à ampliação dos fluxos de capitais e mercadorias no mundo globalizado. A partir da década de 1950 as empresas transnacionais começaram a direcionar suas filiais para os países subdesenvolvidos e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio internacional.
Quanto mais essas empresas foram crescendo, expandindo seus mercados, necessitaram de mais investimentos tecnológicos e da aplicação de novos métodos de produção. Esses métodos estabeleceram uma maior flexibilidade nos sistemas de inovação e fabricação dos produtos, a fim de atender mercados consumidores de localidades distintas e aproveitar da melhor maneira possível a utilização do espaço, das matérias-primas e da mão de obra. O setor de transportes precisou se adaptar às novas demandas para garantir uma distribuição eficiente e segura das mercadorias.
O conjunto de modificações tecnológicas que ocorreram a partir da década de 1970 ficou conhecido como Revolução Técnico-Científica.
Além de alterar a estrutura de produção e comercialização, essas transformações introduziram descobertas que conduziram ao atual modelo de telecomunicações. Entre essas descobertas, podemos identificar a robótica, a microeletrônica e os satélites. A Revolução Técnico-Científica contribuiu para o desenvolvimento de produtos que utilizamos em nosso cotidiano como os microcomputadores, smartphones e tablets, responsáveis pelo acesso às redes sociais e pela transmissão de grande quantidade de informações em tempo real. Essas ferramentas também determinaram a integração das bolsas de valores ao redor do mundo e permitiram um fluxo dinâmico e constante de informações, capitais e mercadorias.
Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais rapidamente as nações mais industrializadas. Outro fato marcante é que os países considerados emergentes estão começando a participar mais ativamente do sistema econômico-financeiro mundial, posto que a inserção desses países, até duas décadas atrás, estava limitada à periferia do capitalismo mundial e ao fornecimento de matérias-primas.
Júlio César Lázaro da Silva - Colaborador Brasil Escola.
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
O processo de globalização
Por: SILVA, Júlio César Lázaro da. "O Processo de Globalização"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/processos-globa.htm. Acesso em 11 de maio de 2020.
EXERCÍCIOS SOBRE O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A Globalização é o processo de internacionalização dos meios de comunicação e transporte, encurtando as distâncias e integrando a sociedade em rede.Por: Rodolfo F. Alves Pena
QUESTÃO 1
Um relatório do Fórum Econômico Mundial assinala que os países emergentes, apesar do vistoso desempenho econômico dos últimos anos, ainda estão muito atrasados no investimento em tecnologias da informação (TI), isto é, os sistemas de gerenciamento de dados e de comunicação. Trata-se de uma área crucial para que o desenvolvimento desses países, entre os quais está o Brasil, mude de patamar, dando-lhes melhores condições de competir com os países ricos e de proporcionar bem-estar à população. O estudo do Fórum adverte que a demora na superação das deficiências comprometerá o potencial de expansão dos emergentes [...].
Nesse ranking anual de conectividade, o Brasil subiu do 65.º para o 60.º lugar entre 144 países, abaixo de Rússia (54.º) e China (58.º) e acima de Índia (68.º) e África do Sul (70.º). Na América Latina, o Brasil é superado por Chile (34.º), Porto Rico (36.º), Barbados (39.º), Panamá (46.º), Uruguai (52.º) e Costa Rica (53.º). A classificação leva em conta fatores como a infraestrutura, o nível de preparo para o uso de TI, a qualidade e o custo do acesso aos sistemas e a facilidade para fazer negócios e promover inovação, além dos efeitos da TI sobre a economia e a sociedade [...].
Com base na leitura do texto, podemos dizer que o processo de globalização e difusão de tecnologias é:
I. Desigual, acompanhando sempre os níveis de desenvolvimento econômico.
II. Dinâmico, baseado nas transformações provocadas pelos avanços tecnológicos.
III. Estrutural, uma vez que necessita de bens materiais para estabelecer a sua expansão.
IV. Revolucionário, pois realiza sua expansão rapidamente, mesmo em zonas periféricas.
São corretas as afirmativas:
a) I e II b) II e III c) I e IV d) III e IV e) II, III e IV
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa que indica a característica da Globalização representada pela tirinha:
a) Mercantilização da Economia b) Formação de Acordos Econômicos
c) Cartelização d) Expansão das empresas globais e) Censura aos meios publicitários
QUESTÃO 3
Nas últimas décadas, produziu-se um verdadeiro movimento sísmico no processo de produção global. Centenas de grandes empresas americanas e algumas europeias deslocaram parte ou grande parte de sua cadeia de produção e distribuição para a China, a Índia e outros países asiáticos, induzidas pelas vantagens comparativas proporcionadas por baixos salários, recursos humanos de aceitável qualidade em nível técnico e gerencial, e um dos mercados internos em franca expansão nos países receptores. Isso gerou uma fragmentação e dispersão geográfica do processo capitalista de produção, o qual se converteu em um processo “desnacionalizado” que aliena e fragmenta os conceitos de “nação” e “indústria”; transforma-se a categoria que dominou a análise do capitalismo industrial, a tomada de decisões e a geração de políticas durante décadas: “a indústria nacional”. Essa profunda mudança estrutural forma um novo paradigma que se consolidará à medida que a internacionalização industrial e sua fragmentação se vejam facilitadas pela experiência acumulada, a tecnologia e os avanços em matéria de comunicação, transporte e logística.
GARRAMÓN, C. Paradigmas que condicionam o curso da economia global. Opinion Sur, nº117, maio de 2013.
Pode-se afirmar que esse processo de fragmentação e internacionalização industrial:
a) não possui uma relação direta com a Globalização, uma vez que os instrumentos estruturais e as técnicas empregadas são de baixo custo e atingem regiões não globalizadas.
b) caracteriza-se pela expansão das empresas globais do mundo desenvolvido em direção, preferencialmente, a países emergentes, assinalando uma concentração industrial exclusiva de nações com economia em desenvolvimento.
c) abaliza a mundialização nas etapas das operações fabris, em que as diferentes parcelas de uma mesma produção se descentralizam para além das fronteiras nacionais e dos limites continentais.
d) demonstra a importância da coesão da maquinofatura, caracterizada pela produção em massa e pela manutenção das formas tecnológicas de uma mesma época.
e) efetua-se pela dinamização e consolidação da social democracia, um modelo econômico pautado pela mínima intervenção do Estado e pelo predomínio da iniciativa privada.
QUESTÃO 4
O controle de parcelas significativas do mercado mundial está entre os mais claros sinais de desenvolvimento econômico. A repartição desse mercado entre as nações é extremamente desigual. Os países desenvolvidos controlam a fatia predominante do bolo, embora se registrem avanços significativos dos grandes países em desenvolvimento, especialmente a China.
MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2008. p.385.
A tendência atual, no contexto da globalização econômica das relações internacionais, é caraterizada pela concretização de um paradigma mundial, representado:
a) pela oposição entre os países do norte desenvolvido e do sul subdesenvolvido, caracterizando uma nova forma de se regionalizar politicamente o mundo.
b) pela fragmentação industrial, em que as sedes das grandes empresas multinacionais se deslocam para polos comerciais de economias emergentes.
c) pela nova política de controle da produção industrial em benefício da preservação dos recursos naturais.
d) pelo fim do mercado especulativo financeiro e pelo estabelecimento de uma ordem econômica informacional, eminentemente não oligopolizada.
e) pelo crescente fluxo de capitais e informações, distribuído homogeneamente pelo globo terrestre.
QUESTÃO 5 - (UFF – 2012)
O título do mapa refere-se a uma parcela da população mundial que, ao ter acesso à difusão instantânea, comporia uma espécie de Comunidade Internacional, ancorada em redes como as ilustradas acima.
A comparação entre a localização geográfica das redes televisivas e a da maior densidade de usuários de internet admite a indicação de outro título adequado a esse mapa. Assinale-o.
a) Colonização inversa: a provocação dos centros
b) Polarização Norte-Sul: a fragmentação global
c) Globalização em foco: um choque de civilizações
d) Integração regional: o protagonismo das periferias
e) Comunicação digital: o fim das diferenças culturais
QUESTÃO 6 - (UERJ – 2013)
3ª do plural (Engenheiros do Hawaii)
Corrida pra vender cigarro ... Cigarro pra vender remédio
Remédio pra curar a tosse... Tossir, cuspir, jogar pra fora
Corrida pra vender os carros... Pneu, cerveja e gasolina
Cabeça pra usar boné... E professar a fé de quem patrocina
Eles querem te vender, eles querem te comprar
Querem te matar a sede, eles querem te sedar (...)
Corrida contra o relógio... Silicone contra a gravidade
Dedo no gatilho, velocidade... Quem mente antes diz a verdade
Satisfação garantida... Obsolescência programada
Eles ganham a corrida antes mesmo da largada (...)
Os diferentes modelos produtivos de cada momento do sistema capitalista sempre foram o resultado da busca por caminhos para manter o crescimento da produção e do consumo.
A crítica ao sistema econômico presente na letra da canção está relacionada à seguinte estratégia própria do atual modelo produtivo toyotista:
a) aceleração do ciclo de renovação dos produtos
b) imposição do tempo de realização das tarefas fabris
c) restrição do crédito rápido para o consumo de mercadorias
d) padronização da produção dos bens industriais de alta tecnologia
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’
HISTÓRIA
EE
________________________________
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS
INICIAIS
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
|
2.
TURMA
8º A/B/C/D
|
|||
3.
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
A influência dos ideais
iluministas no mundo contemporâneo.
Revolução Francesa.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do
liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo
contemporâneo.
(EF08HI01) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
a) Assistir a videoaula CURSO HG: Revolução Francesa - parte 01 (AULA 25) disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IQSg0Q2LJ3M> e videoaula CURSO
HG: Revolução Francesa - parte 02 (AULA 26) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KSoIYw5D6iA
b) Após assistir as
videoaulas desenvolver as atividades propostas no Caderno do Aluno, páginas
84, 85 e 86 e responda a atividade 1 e
atividade 2.
c) Fazendo uso do livro
didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50, responder no
caderno quem eram os girondinos, jacobinos , cordelieres e planície.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático
História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50;
- Celular, notebook, tablet ou
computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lápis;
- Borracha
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação
será através de atividade escrita registradas em folha de caderno comum e no
Caderno do Aluno que deverão ser fotografadas e enviadas via e-mail ao
professor.
Colocar nome, número e ano nas
folhas de cadernos.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
04
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
11__/__05_/2020
a 15__/_05___/2020
|
11. PROFESSOR
Wilson de
Oliveira
|
12. VALIDADO EM ____/_____/2020
|
|
INGLÊS
ATIVIDADE A DISTÂNCIA
|
||||
Profa. Monica Santana
Atividade semanal de 11/05 a 15/05/2020
|
TURMAS: 8º B
Fund. II
|
|||
DISCIPLINA: Inglês
|
||||
CONTEÚDO: Leitura de um conto de fadas: Cinderela
|
||||
HABILIDADES E COMPETENCIAS GERAIS: Apreciar textos narrativos em
língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou
simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em
língua inglesa.
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATEGIAS:
O aluno
deverá ler o conto de fadas Cinderela prestando atenção no uso e escrita das
palavras em inglês. Socializar a história com seus colegas e familiares.
Escrever
um texto contando com suas palavras as partes que você achou mais
interessante.
|
||||
RECURSOS UTILIZADOS: O
conto está no link abaixo em Inglês e Português.
|
||||
AVALIAÇÃO/ SISTEMATIZAÇÃO:
Será avaliada a produção textual, bem como a escrita e a coerência das
ideias.
|
||||
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
|
Observação: esta atividade é continuação da aula da semana passada.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
REVISÃO: Linguagem literária e não literária
Nas aulas anteriores, vimos que embora ambas as modalidade, literária e não literária, utilizem uma mesma ferramenta fundamental - as palavras -, foi possível apontar a distinções entre ambas.
Vamos relembrar:
As palavras utilizadas na linguagem não literária constituem um vocabulário especializado, que possui uso e contexto específicos, como uma receita culinária ou médica. Na linguagem literária, no entanto, a escrita é produzida com mais cuidado, e os leitores precisam fazer uma leitura mais atenta do conteúdo para compreender suas nuances.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Você sabe o que é denotação? E conotação? Para entender melhor esses importantes elementos da linguagem, observe o trecho da letra da música do cantor Djavan, que elabora seus versos, usando as palavras de um jeito próprio, pessoal, atribuindo-lhes novas significações.
Faltando um pedaço
O amor é um grande laço
Um passo p'ruma armadilha
Um lobo correndo em circulo
Pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada
Com a fuga de uma ilha
Tanto engorda quanto mata
Feito desgosto de filha
De filha
O amor é como um raio (...)
( Djavan)
Como podemos perceber, o autor usa algumas palavras com sentido diferente do significado real, para dar mais expressividade às emoções que quer.
Observe:
O amor é um grande laço.
O amor é como um raio.
Vejamos abaixo, os significados que podem ter as palavras laço e raio, no dicionário:
Laço - S.m. Nó que se desata facilmente.
Raio - S.m. Descarga elétrica atmosférica; faísca; corisco.
O significado em destaque, tal qual aparece nos dicionários, é o sentido próprio da palavra que não permite outra interpretação. E o caso das frases abaixo.
Observe:
A garota usava laço azul prendendo os cabelos louros.
O pai de Silvia foi morto por um raio.
Nas frases acima, as palavras laço e raio não possibilitam outra interpretação outro significado que não seja o do dicionário. Dizemos que estão sendo empregadas no sentido Denotativo.
Observe agora, o significado dessas mesmas palavras, nos versos do compositor:
Laço - Fig. Estratégia para atrair ou enganar.
Raio Fig. Calamidade; algo que destrói, causa desgraça, deixa marca, traz aborrecimentos.
Como você observou, as palavras laço e raio nos versos do Djavan, extrapolam o significado do dicionário e adquirem, de acordo com o contexto, outras significações.
Portanto no verso: "O amor é um grande laço", significa que o amor pode atrair ou enganar;
No verso: "O amor é como um raio", quer dizer que o amor deixa marcas, traz aborrecimentos.
Então dizemos que as palavras estão sendo empregadas no sentido Conotativo.
Veja o significado desses termos para compreensão da linguagem:
Denotação: O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro, real.
Conotação: Já a conotação é um sentido que só advém à palavra numa dada situação figurada, fantasiosa e que, para sua compreensão, depende do contexto.
Antes da atividade, assista o vídeo da professora Letícia que te ajudará no seu entendimento.
Exercícios
1) Numere em que sentido foram empregadas as palavras. Atribuindo-as:
Denotativo (1) ou Conitativo (2):
1. (___) Meu pai é meu espelho
2. (___) Quebrei o espelho do banheiro
3. (___) Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___) Fez um transplante de coração.
6. (___) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
8. (___) Completou vinte primaveras.
9. (___) Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___) Estava tudo em pé de guerra.
13. (___) Ela estava com os pés inchados.
14. (___) É órfão de afeto.
15. (___) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___) Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
21. (___) Ela disse uma montanha de absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a corrida.
23. (___) Você foi um cavalo durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.
26. (___) A tempestade já conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha chegando.
29. (___) O chão era uma confusão desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.
1) Dê um exemplo em frase de uso de sentido denotativo e outro conotativo.
2) OBSERVE os textos e responda às questões:
Texto 1
O sol O Sol (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. (Wikipédia)
Texto 2
O sol
O sol tinge o céu com dedos dourados,
Maravilha crepuscular...
Eu sou o sol, sou eu que brilho.
Para você, meu amor!
(Ursula Avner)
a) Apesar de apresentarem diferenças quanto à linguagem e à organização, os dois textos são semelhantes quanto ao tema. De que tratam os textos?
b) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem denotativa? EXPLIQUE.
c) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem conotativa? JUSTIFIQUE
MATEMÁTICA
Este plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 11/05 a 15/05 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.
1 – TEMA: Resumo: - Congruência entre triângulos
- Contagem que envolvem o princípio multiplicativo
- Propriedades de triângulos e quadriláteros
- Problemas envolvendo porcentagem
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Faça uma análise dos vídeos, os quais revisam os conteúdos e exercícios solicitados anteriormente;
- E destaque em seu caderno os pontos principais dos conteúdos (breve resumo); e quais as dúvidas que ainda ficaram.
- Responder os exercícios do material Aprender Sempre da página 2 a 4.
- Segue os links dos vídeos para visualizar:
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8ºB
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
Como foi orientado na apostila do 1º Bimestre e mencionado nas aulas de Projeto de Vida, sobre o diário de projeto de vida de vocês é um documento muito importante neste momento de pandemia, pois neles vocês poderão escrever suas emoções, rotinas, tarefas e afazeres do lar.
Conte-nos como está o seu diário? Quais habilidades desenvolveram? Quais seus planos ao sair da quarentena?
Não desanimem tudo vai passar e voltar ao normal.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
8º anos A,B E C
Período para realização das atividades 11/05/2020 á 15/05/2020
Atividade avaliativa:
No caderno do aluno na pagina 43
Temos a atividade Nuvem de Palavras ok!
O que vamos fazer, lembram da pesquisa sobre Fake New ,que vocês fizeram ,agora eu desafio vocês a criarem uma nuvem de palavras.
1º Passo : pesquisem qual o site ou programa que você compreende melhor .
2º Passo : Apliquem em sua pesquisa
Vou dar um exemplo:
Atenção: Peço desculpas a todos, pois meu email estava errado vocês podem encaminhar as atividades anteriores, juntamente com essas atividades propostas.
Lembrando que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8º C
ARTE
CIÊNCIAS
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º C
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos
de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e
apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos
musicais diversos.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 2 de Apreciação faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 102, o
objetivo que os alunos ouçam os instrumentos musicais, a lista e os links se
encontram na página 102, e responder as questões de apreciação.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, caderno para anotações.
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||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
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DATA 11/05 a 15 /05
__
|
Atividades de ciências Naturais
Turma: - 8º C
Professora : Ana Paula
Período: 11/05/2020 à 15/05/2020
Habilidades: Identificar alterações climáticas regionais e globais provocadas
pela interferência humanas.
1ª Atividade : Pesquisar e fazer um relatório sobre a interferência humana que está ocorrendo na Floresta Amazônica e quais serão as consequências futuras
decorrentes dessa situação.
2ª Atividade : Considere as afirmações a seguir e assina-le com C quando elas se referirem ao clima e com T quando elas se referirem ao tempo atmosférico.
a. ( ) Chove muito nessa noite intrépida.
b. ( ) O Sol dessa tarde manifestou-se mais forte do que o dos outrosdias.Quanto calor!
c. ( ) O frio dessa cidade não e o mesmo daquele de 40 anos atrás.
d. ( ) Conheci uma nova região recentemente. Lá a umidade e muito
Menor durante boa parte do ano.
e. ( ) O céu está nublado mais uma vez em Curitiba.
EDUCAÇÃO FÍSICA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
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PROFESSORA
DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
|
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DISCIPLINA/TURMA:
8C
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
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CONTEÚDOS:
ESPORTE
REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO.
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· (EF08EF03)
Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e
táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar.
· (EF08EF04)
Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações
táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem
como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade
aula I e aula II: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno das
páginas: 164,165,166,167,168 e 169.
Tempo
para realização da atividade: 90 minutos
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No
assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço
de email para envio:
|
|||||
DATA: 11/05/2020
|
|||||
GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE
GEOGRAFIA - 8ºC PROFESSOR:
VANILDO EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
1. Qual é o meridiano que divide a
Terra em hemisférios Oriental e Ocidental Que continentes ele “corta” ?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Qual é a linha imaginária que divide a Terra
em hemisférios Setentrional ou Norte e Meridional ou Sul?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. A
maior parte da superfície terrestre é ocupada por oceanos e mares ou por terras
emersas? Justifique.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
HISTÓRIA
EE
________________________________
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS
INICIAIS
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
|
2.
TURMA
8º A/B/C/D
|
|||
3.
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
A influência dos ideais
iluministas no mundo contemporâneo.
Revolução Francesa.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do
liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo
contemporâneo.
(EF08HI01) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
a) Assistir a videoaula CURSO HG: Revolução Francesa - parte 01 (AULA 25) disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IQSg0Q2LJ3M> e videoaula CURSO
HG: Revolução Francesa - parte 02 (AULA 26) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KSoIYw5D6iA
b) Após assistir as
videoaulas desenvolver as atividades propostas no Caderno do Aluno, páginas
84, 85 e 86 e responda a atividade 1 e
atividade 2.
c) Fazendo uso do livro
didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50, responder no
caderno quem eram os girondinos, jacobinos , cordelieres e planície.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático
História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50;
- Celular, notebook, tablet ou
computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lápis;
- Borracha
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação
será através de atividade escrita registradas em folha de caderno comum e no
Caderno do Aluno que deverão ser fotografadas e enviadas via e-mail ao
professor.
Colocar nome, número e ano nas
folhas de cadernos.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
04
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
11__/__05_/2020
a 15__/_05___/2020
|
11. PROFESSOR
Wilson de
Oliveira
|
12. VALIDADO EM ____/_____/2020
|
|
INGLÊS
ATIVIDADE A DISTÂNCIA
|
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Profa. Monica Santana
Atividade semanal de 11/05 a 15/05/2020
|
TURMAS: 8º C
Fund. II
|
|||
DISCIPLINA: Inglês
|
||||
CONTEÚDO: Leitura de um conto de fadas: Cinderela
|
||||
HABILIDADES E COMPETENCIAS GERAIS: Apreciar textos narrativos em
língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou
simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em
língua inglesa.
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATEGIAS:
O aluno
deverá ler o conto de fadas Cinderela prestando atenção no uso e escrita das
palavras em inglês. Socializar a história com seus colegas e familiares.
Escrever
um texto contando com suas palavras as partes que você achou mais
interessante.
|
||||
RECURSOS UTILIZADOS: O
conto está no link abaixo em Inglês e Português.
|
||||
AVALIAÇÃO/ SISTEMATIZAÇÃO:
Será avaliada a produção textual, bem como a escrita e a coerência das
ideias.
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||||
Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
|
Observação: esta atividade é continuação da aula da semana passada.
|
LÍNGUA PORTUGUESA
REVISÃO: Linguagem literária e não literária
Nas aulas anteriores, vimos que embora ambas as modalidade, literária e não literária, utilizem uma mesma ferramenta fundamental - as palavras -, foi possível apontar a distinções entre ambas.
Vamos relembrar:
As palavras utilizadas na linguagem não literária constituem um vocabulário especializado, que possui uso e contexto específicos, como uma receita culinária ou médica. Na linguagem literária, no entanto, a escrita é produzida com mais cuidado, e os leitores precisam fazer uma leitura mais atenta do conteúdo para compreender suas nuances.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Você sabe o que é denotação? E conotação? Para entender melhor esses importantes elementos da linguagem, observe o trecho da letra da música do cantor Djavan, que elabora seus versos, usando as palavras de um jeito próprio, pessoal, atribuindo-lhes novas significações.
Faltando um pedaço
O amor é um grande laço
Um passo p'ruma armadilha
Um lobo correndo em circulo
Pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada
Com a fuga de uma ilha
Tanto engorda quanto mata
Feito desgosto de filha
De filha
O amor é como um raio (...)
( Djavan)
Como podemos perceber, o autor usa algumas palavras com sentido diferente do significado real, para dar mais expressividade às emoções que quer.
Observe:
O amor é um grande laço.
O amor é como um raio.
Vejamos abaixo, os significados que podem ter as palavras laço e raio, no dicionário:
Laço - S.m. Nó que se desata facilmente.
Raio - S.m. Descarga elétrica atmosférica; faísca; corisco.
O significado em destaque, tal qual aparece nos dicionários, é o sentido próprio da palavra que não permite outra interpretação. E o caso das frases abaixo.
Observe:
A garota usava laço azul prendendo os cabelos louros.
O pai de Silvia foi morto por um raio.
Nas frases acima, as palavras laço e raio não possibilitam outra interpretação outro significado que não seja o do dicionário. Dizemos que estão sendo empregadas no sentido Denotativo.
Observe agora, o significado dessas mesmas palavras, nos versos do compositor:
Laço - Fig. Estratégia para atrair ou enganar.
Raio Fig. Calamidade; algo que destrói, causa desgraça, deixa marca, traz aborrecimentos.
Como você observou, as palavras laço e raio nos versos do Djavan, extrapolam o significado do dicionário e adquirem, de acordo com o contexto, outras significações.
Portanto no verso: "O amor é um grande laço", significa que o amor pode atrair ou enganar;
No verso: "O amor é como um raio", quer dizer que o amor deixa marcas, traz aborrecimentos.
Então dizemos que as palavras estão sendo empregadas no sentido Conotativo.
Veja o significado desses termos para compreensão da linguagem:
Denotação: O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro, real.
Conotação: Já a conotação é um sentido que só advém à palavra numa dada situação figurada, fantasiosa e que, para sua compreensão, depende do contexto.
Antes da atividade, assista o vídeo da professora Letícia que te ajudará no seu entendimento.
Exercícios
1) Numere em que sentido foram empregadas as palavras. Atribuindo-as:
Denotativo (1) ou Conitativo (2):
1. (___) Meu pai é meu espelho
2. (___) Quebrei o espelho do banheiro
3. (___) Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___) Fez um transplante de coração.
6. (___) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
8. (___) Completou vinte primaveras.
9. (___) Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___) Estava tudo em pé de guerra.
13. (___) Ela estava com os pés inchados.
14. (___) É órfão de afeto.
15. (___) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___) Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
21. (___) Ela disse uma montanha de absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a corrida.
23. (___) Você foi um cavalo durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.
26. (___) A tempestade já conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha chegando.
29. (___) O chão era uma confusão desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.
1) Dê um exemplo em frase de uso de sentido denotativo e outro conotativo.
2) OBSERVE os textos e responda às questões:
Texto 1
O sol O Sol (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. (Wikipédia)
Texto 2
O sol
O sol tinge o céu com dedos dourados,
Maravilha crepuscular...
Eu sou o sol, sou eu que brilho.
Para você, meu amor!
(Ursula Avner)
a) Apesar de apresentarem diferenças quanto à linguagem e à organização, os dois textos são semelhantes quanto ao tema. De que tratam os textos?
b) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem denotativa? EXPLIQUE.
c) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem conotativa? JUSTIFIQUE
MATEMÁTICA
Este plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 11/05 a 15/05 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.
1 – TEMA: Resumo: - Congruência entre triângulos
- Contagem que envolvem o princípio multiplicativo
- Propriedades de triângulos e quadriláteros
- Problemas envolvendo porcentagem
- Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Faça uma análise dos vídeos, os quais revisam os conteúdos e exercícios solicitados anteriormente;
- E destaque em seu caderno os pontos principais dos conteúdos (breve resumo); e quais as dúvidas que ainda ficaram.
- Responder os exercícios do material Aprender Sempre da página 2 a 4.
- Segue os links dos vídeos para visualizar:
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8ºC
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
Como foi orientado na apostila do 1º Bimestre e mencionado nas aulas de Projeto de Vida, sobre o diário de projeto de vida de vocês é um documento muito importante neste momento de pandemia, pois neles vocês poderão escrever suas emoções, rotinas, tarefas e afazeres do lar.
Conte-nos como está o seu diário? Quais habilidades desenvolveram? Quais seus planos ao sair da quarentena?
Não desanimem tudo vai passar e voltar ao normal.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
8º anos A,B E C
Período para realização das atividades 11/05/2020 á 15/05/2020
Atividade avaliativa:
No caderno do aluno na pagina 43
Temos a atividade Nuvem de Palavras ok!
O que vamos fazer, lembram da pesquisa sobre Fake New ,que vocês fizeram ,agora eu desafio vocês a criarem uma nuvem de palavras.
1º Passo : pesquisem qual o site ou programa que você compreende melhor .
2º Passo : Apliquem em sua pesquisa
Atenção: Peço desculpas a todos, pois meu email estava errado vocês podem encaminhar as atividades anteriores, juntamente com essas atividades propostas.
Lembrando que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
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8º D
ARTE
CIÊNCIAS
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º D
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade de Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR21) Explorar e analisar instrumentos
de matriz indígena e africana em práticas de composição/criação, execução e
apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos
musicais diversos.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 2 de Apreciação faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 102, o
objetivo que os alunos ouçam os instrumentos musicais, a lista e os links se
encontram na página 102, e responder as questões de apreciação.
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RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
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DATA 11/05 a 15 /05
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Atividades de ciências Naturais
Turma: - 8º D
Professora : Ana Paula
Período: 11/05/2020 à 15/05/2020
Habilidades: Identificar alterações climáticas regionais e globais provocadas
pela interferência humanas.
1ª Atividade : Pesquisar e fazer um relatório sobre a interferência humana que está ocorrendo na Floresta Amazônica e quais serão as consequências futuras
decorrentes dessa situação.
2ª Atividade : Considere as afirmações a seguir e assina-le com C quando elas se referirem ao clima e com T quando elas se referirem ao tempo atmosférico.
a. ( ) Chove muito nessa noite intrépida.
b. ( ) O Sol dessa tarde manifestou-se mais forte do que o dos outrosdias.Quanto calor!
c. ( ) O frio dessa cidade não e o mesmo daquele de 40 anos atrás.
d. ( ) Conheci uma nova região recentemente. Lá a umidade e muito
Menor durante boa parte do ano.
e. ( ) O céu está nublado mais uma vez em Curitiba.
EDUCAÇÃO FÍSICA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSORA
DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA:
8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
ESPORTE
REDE/PAREDE, DE CAMPO E TACO.
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· (EF08EF03)
Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e
táticos, tanto nos esportes de campo e taco, rede/parede, como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar.
· (EF08EF04)
Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações
táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem
como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica
interna das categorias de esporte: rede/parede, campo e taco.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade
aula I e aula II: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno das
páginas: 164,165,166,167,168 e 169.
Tempo
para realização da atividade: 90 minutos
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RECURSOS:
Caderno
do Aluno, Centro de Mídias de SP e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
no Caderno ou enviar (quem puder), a atividade escrita por email.
No
assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço
de email para envio:
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DATA: 11/05/2020
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GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA - 8ºD PROFESSOR: VANILDO EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
1. Qual é o meridiano que divide a Terra em hemisférios Oriental e Ocidental Que continentes ele “corta” ?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Qual é a linha imaginária que divide a Terra em hemisférios Setentrional ou Norte e Meridional ou Sul?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. A maior parte da superfície terrestre é ocupada por oceanos e mares ou por terras emersas? Justifique.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
HISTÓRIA
EE
________________________________
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ANOS
INICIAIS
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
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1.
PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA
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2.
TURMA
8º A/B/C/D
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3.
DISCIPLINA:
HISTÓRIA
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4.
CONTEÚDOS:
A influência dos ideais
iluministas no mundo contemporâneo.
Revolução Francesa.
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5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08HI01) Identificar os principais aspectos conceituais do iluminismo e do
liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo
contemporâneo.
(EF08HI01) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus
desdobramentos na Europa e no mundo.
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6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
a) Assistir a videoaula CURSO HG: Revolução Francesa - parte 01 (AULA 25) disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IQSg0Q2LJ3M> e videoaula CURSO
HG: Revolução Francesa - parte 02 (AULA 26) disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KSoIYw5D6iA
b) Após assistir as
videoaulas desenvolver as atividades propostas no Caderno do Aluno, páginas
84, 85 e 86 e responda a atividade 1 e
atividade 2.
c) Fazendo uso do livro
didático História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50, responder no
caderno quem eram os girondinos, jacobinos , cordelieres e planície.
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7.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Caderno do Aluno;
- Livro didático
História sociedade¨& cidadania: 8º ano, página 50;
- Celular, notebook, tablet ou
computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lápis;
- Borracha
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8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação
será através de atividade escrita registradas em folha de caderno comum e no
Caderno do Aluno que deverão ser fotografadas e enviadas via e-mail ao
professor.
Colocar nome, número e ano nas
folhas de cadernos.
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9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
04
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10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
11__/__05_/2020
a 15__/_05___/2020
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11. PROFESSOR
Wilson de
Oliveira
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12. VALIDADO EM ____/_____/2020
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ATIVIDADE A DISTÂNCIA
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Profa. Monica Santana
Atividade semanal de 11/05 a 15/05/2020
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TURMAS: 8º D
Fund. II
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DISCIPLINA: Inglês
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CONTEÚDO: Leitura de um conto de fadas: Cinderela
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HABILIDADES E COMPETENCIAS GERAIS: Apreciar textos narrativos em
língua inglesa (contos, romances, entre outros, em versão original ou
simplificada), como forma de valorizar o patrimônio cultural produzido em
língua inglesa.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATEGIAS:
O aluno
deverá ler o conto de fadas Cinderela prestando atenção no uso e escrita das
palavras em inglês. Socializar a história com seus colegas e familiares.
Escrever
um texto contando com suas palavras as partes que você achou mais
interessante.
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RECURSOS UTILIZADOS: O
conto está no link abaixo em Inglês e Português.
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AVALIAÇÃO/ SISTEMATIZAÇÃO:
Será avaliada a produção textual, bem como a escrita e a coerência das
ideias.
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Nº DE AULAS PREVISTAS: 2 aulas
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Observação: esta atividade é continuação da aula da semana passada.
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LÍNGUA PORTUGUESA
REVISÃO: Linguagem literária e não literária
Nas aulas anteriores, vimos que embora ambas as modalidade, literária e não literária, utilizem uma mesma ferramenta fundamental - as palavras -, foi possível apontar a distinções entre ambas.
Vamos relembrar:
As palavras utilizadas na linguagem não literária constituem um vocabulário especializado, que possui uso e contexto específicos, como uma receita culinária ou médica. Na linguagem literária, no entanto, a escrita é produzida com mais cuidado, e os leitores precisam fazer uma leitura mais atenta do conteúdo para compreender suas nuances.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO
Você sabe o que é denotação? E conotação? Para entender melhor esses importantes elementos da linguagem, observe o trecho da letra da música do cantor Djavan, que elabora seus versos, usando as palavras de um jeito próprio, pessoal, atribuindo-lhes novas significações.
Faltando um pedaço
O amor é um grande laço
Um passo p'ruma armadilha
Um lobo correndo em circulo
Pra alimentar a matilha
Comparo sua chegada
Com a fuga de uma ilha
Tanto engorda quanto mata
Feito desgosto de filha
De filha
O amor é como um raio (...)
( Djavan)
Como podemos perceber, o autor usa algumas palavras com sentido diferente do significado real, para dar mais expressividade às emoções que quer.
Observe:
O amor é um grande laço.
O amor é como um raio.
Vejamos abaixo, os significados que podem ter as palavras laço e raio, no dicionário:
Laço - S.m. Nó que se desata facilmente.
Raio - S.m. Descarga elétrica atmosférica; faísca; corisco.
O significado em destaque, tal qual aparece nos dicionários, é o sentido próprio da palavra que não permite outra interpretação. E o caso das frases abaixo.
Observe:
A garota usava laço azul prendendo os cabelos louros.
O pai de Silvia foi morto por um raio.
Nas frases acima, as palavras laço e raio não possibilitam outra interpretação outro significado que não seja o do dicionário. Dizemos que estão sendo empregadas no sentido Denotativo.
Observe agora, o significado dessas mesmas palavras, nos versos do compositor:
Laço - Fig. Estratégia para atrair ou enganar.
Raio Fig. Calamidade; algo que destrói, causa desgraça, deixa marca, traz aborrecimentos.
Como você observou, as palavras laço e raio nos versos do Djavan, extrapolam o significado do dicionário e adquirem, de acordo com o contexto, outras significações.
Portanto no verso: "O amor é um grande laço", significa que o amor pode atrair ou enganar;
No verso: "O amor é como um raio", quer dizer que o amor deixa marcas, traz aborrecimentos.
Então dizemos que as palavras estão sendo empregadas no sentido Conotativo.
Veja o significado desses termos para compreensão da linguagem:
Denotação: O sentido denotativo das palavras é aquele encontrado nos dicionários, o chamado sentido verdadeiro, real.
Conotação: Já a conotação é um sentido que só advém à palavra numa dada situação figurada, fantasiosa e que, para sua compreensão, depende do contexto.
Antes da atividade, assista o vídeo da professora Letícia que te ajudará no seu entendimento.
Exercícios
1) Numere em que sentido foram empregadas as palavras. Atribuindo-as:
Denotativo (1) ou Conitativo (2):
1. (___) Meu pai é meu espelho
2. (___) Quebrei o espelho do banheiro
3. (___) Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___) Fez um transplante de coração.
6. (___) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
8. (___) Completou vinte primaveras.
9. (___) Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___) Estava tudo em pé de guerra.
13. (___) Ela estava com os pés inchados.
14. (___) É órfão de afeto.
15. (___) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___) Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
21. (___) Ela disse uma montanha de absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a corrida.
23. (___) Você foi um cavalo durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.
26. (___) A tempestade já conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha chegando.
29. (___) O chão era uma confusão desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.
1) Dê um exemplo em frase de uso de sentido denotativo e outro conotativo.
2) OBSERVE os textos e responda às questões:
Texto 1
O sol O Sol (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta. (Wikipédia)
Texto 2
O sol
O sol tinge o céu com dedos dourados,
Maravilha crepuscular...
Eu sou o sol, sou eu que brilho.
Para você, meu amor!
(Ursula Avner)
a) Apesar de apresentarem diferenças quanto à linguagem e à organização, os dois textos são semelhantes quanto ao tema. De que tratam os textos?
b) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem denotativa? EXPLIQUE.
c) Qual dos textos apresenta o uso da linguagem conotativa? JUSTIFIQUE
MATEMÁTICA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA:
8 º ANOS D
Atividades
proposta para o período de 11/05/2020 / á 15/05/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
Caderno do aluno 1º Bimestre
Para
resolver os exercícios você devera consultar o livro didático A conquista da Matemática, capitulo 3 paginas 19e 20 (lembre-se
não é para copiar )
ATIVIDADE
1-PORCENTAGEM NO COTIDIANO.
Atividade
1.1
Atividade
1.2
Atividade
1.3
Atividade Avaliativa
Atividade 1.4 vocês deverão resolver e encaminhar somente as
respostas e se acharem melhor podem mandar fotos do exercício. okkk !!!!!
Para
nossa aula de Leitura:
Vamos
realizar uma atividade avaliativa dos dois contos anteriores Lembram!!
1º conto: O padre pulava um número pg
42 (1 aula)
2º conto: Ultimo prato pg 160
Façam um Glossário em ordem alfabética
das palavras cujos o significados vocês desconhecem .
Exemplo: a palavra Mortificação
A mortificação é
vista pela teologia católica como uma forma de ascetismo, um meio de ' pôr à morte ' o pecado na
vida de um crente. É uma antiga prática religiosa que consiste em realizar
um sacrifício físico e, portanto, como meio de participação na Redenção.
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento
das aulas do centro de mídias.
Atenção: Peço desculpas a todos, pois meu
email estava errado vocês podem encaminhar as atividades anteriores, juntamente
com essas atividades propostas.
Lembrando
que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
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1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão
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2.
TURMA
8° ANO - D
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3.
DISCIPLINA:
Professor
especialista, projeto de vida
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4.
Conteúdo
Protagonismo e
compromisso.
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5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Empatia, autoconfiança
e interesse artísticos, H27.
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6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão
fazer a leitura da apostila, nas seguintes páginas 228 até 229. Os mesmos
deverão colocar suas ideias e responder o pequeno questionário, as respostas
deverão ser dissertativas e pessoal.
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7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno.
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8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
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9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
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10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
11
a 15/05/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane
Ap. Dias Quintão
|
12. VALIDADO EM:
11/05/2020
|
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º D
Nome:___________________________________________
Atividade 3- Semana Quarentena 11.05 à 15.05
No
caderno do aluno disponibilizado no link:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/02/caderno-do-aluno-tecnologia-e-inovacao.pdf na
página 46 e 47 na atividade sobre MEMES. leia com atenção e crie um meme
passando uma mensagem engraçada que traga alegria para esses tempos tão
difíceis.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Boa tarde, Professoa Ana Paula (Ciências).
ResponderExcluirA Senhora teria o link para o envio da sua matéria? Não encontrei acima. Obrigada
Boa noite
ResponderExcluirnas próximas atividades a professora envia o eamil.