segunda-feira, 29 de junho de 2020

3º SÉRIE ENSINO MÉDIO SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 29 DE JUNHO  A 03  DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS
Nome: Série: 3º A
Eletiva
Período 19/05 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
Enviar para o Whatsapp (11) 98024-9299.
1. Crie um Currículo com os seus dados e informações sobre suas habilidades e conhecimentos.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos
3ºA /MANHA
ARTE/PROFªEDLENNE
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio Turmas  3ª A
 E-mail Edlenne190@gmail.com   
Watts 11993670617                                  
                               Xilogravura
                                                                                            
Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado.
    Técnica usada pelos Egípcios e conhecida pelos chineses. Sua exploração se deu na Europa em meados do século XV, quando a xilogravura cumpriu o papel de grande veículo de imagens e textos. A arte da gravura marca e se impõe, substitui o manuscrito e a iluminura, privilégio da nobreza e do clero, abrindo novos caminhos de divulgação e democratização do conhecimento.
    No Ocidente a xilogravura inova por contribuir com o figurativo. Com o passar dos séculos, a xilo conquista sua importância nas obras de grandes artistas do século XX, como Valloton, Gauguin e Much
    A xilogravura chegou ao  Brasil através da colonização portuguesa. Durante muito tempo a xilo foi  utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça, sabonetes e doces. Os primeiros poetas populares que narravam as sagas da literatura de cordel começaram a surgir a partir de 1750. Analfabetos em sua grande maioria, eles recitavam suas histórias nas feiras ou nas praças, às vezes, acompanhadas por música de violas, muito similar à tradição européia. A xilogravura incorporou-se e manteve sua tradição popular no Nordeste do Brasil, ilustrando a literatura de cordel. Os folhetos de Cordel foram trazidos ao país pelos colonizadores portugueses.






  
                                atividade
olá alunos nesse atividade de Xilogravura, ocês vai utilizar isopor, tinta, lápis e uma folha de sulfite, se caso não tiver isopor pode utilizar papelão para fazer a matriz.
Matriz é o isopor ou papelão       
O link a baixo mostra como vocês vão fazer atividade   
assim que realizar atividade tira uma foto e manda para meu e-mail.




BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre o reino Plantae I (Algas).
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).






        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 29/06/2020 a 03/07/2020.
                                    
          
                                               Atividade
  Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre o Reino Plantae I (Algas).
                                                                                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

MANIFESTAÇÕES RÍTIMICAS RELACIONADAS À CULTURA JOVEM:
HIP HOP E STREET DANCE

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       Vivenciar e valorizar os movimentos característicos do Hip Hop.

·       Nomear os movimentos relativos ao movimento Hip Hop e criar movimentos novos a partir de suas características.

·       Reconhecer os diferentes estilos no Hip Hop.

Aula I: Pesquise uma música de Rap Nacional que trate em sua letra dos aspectos críticos que envolvem nossa sociedade, fatores políticos e desigualdade social. (Escreva a música na íntegra)

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Aula II: Agora aproveite para se exercitar dançando, assista ao vídeo através do link e dance:


Relate por escrito como foi a sua experiência ao realizar essa dança.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos

Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.

Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem ainda não possui envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar no próprio caderno.

Código da turma no Google Classroom: 3°A : mymqt6g


DATA: 29/06 á 03/07/2020



FILOSOFIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (27/6 a 03/07)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a produção de um texto argumentativo destacando os aspectos mais relevantes do Tema ALTERIDADE, abordado na atividade da semana passada.
No formato de um texto, descreva o que se entende por:
- ALTERIDADE

- CONSEQUÊNCIAS DO CAPITALISMO FINANCEIRO.
SOCIOLOGIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (29/6 a 03/07)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a produção de um texto argumentativo destacando os aspectos mais relevantes do Tema ISOLAMENTO SOCIAL, abordado na atividade da semana passada.
No formato de um texto, descreva o que se entende por:
- PANDEMIA
- QUARENTENA
- ISOLAMENTO VERTICAL
- ISOLAMENTO HORIZONTAL

- LOCKDOWN
FÍSICA/PROFºROMEU

MODELO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
José Romeu Gobo
AULAS PREVISTAS

2 aulas por semana  29/06  a  03/07//2020
DISCIPLINA/TURMA:
             Física  Turma 3° A
CONTEÚDOS:
Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais
Reconhecer grandezas associadas ao estudo da eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia eletrica

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
                                            ATIVIDADE  1   de  29/06  a 03/07/2020

            Ler os textos da apostila do 1 bimestre das pagina  23 a 24 e fazer o que se pede
           
           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com


             OBS: são os mesmos exercícios da semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre
         
 
         
     

RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla



DATA: ___/__/_
__

QUÍMICA/PROFªLUCILENE


E. E. Salim Farah Maluf
SEMANA DE 29/06 À 03/07
Disciplina: Química 2 aulas semanais
Turmas: 3ºA
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema: Exercícios de concentração de [H+] e [OH-].
Resolva os exercícios do caderno do aluno, página 41.
1./. Resolva os exercícios envolvendo cálculos de pH.
a) Leitura da tabela e calcule o pH dos produtos a partir da tabela.
b) Calcule a letra b.
1.J – Leitura do problema e da tabela e calcule a) e b).
1.l Complete a tabela.
Lembre que você já realizou seus conhecimentos prévios.
Resolva a situação-problema:
A concentração hidrogeniônico do suco de limão puro é 10-13 mol/L. Qual o pH de um refresco preparado com 20mL de suco de limão e água suficiente para completar 200mL.
a) 2,5 b) 3,0 c) 3,5 d) 4,0 e) 4,5
Ao resolver as atividades envie-as para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,não esqueça de colocar o nome completo, ano e série e a semana que a atividade foi postada.

Plantão de duvida é na sexta-feira das 8:45 as 9:30 horas da manhã

INGLÊS/PROFªSILVANA


LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: SILVANA

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com
Período de Entrega: 28/06 à 03/0/72020
Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.
DISCIPLINA/TURMA: 3 A

AULAS PREVISTAS: 02
             
CONTEÚDOS: Leitura e Interpretação de texto: Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011.
Assinale a alternativa correta.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
Steve Jobs: A life Remembered 1955-2011
Readersdigest.ca takes a look back at Steve Jobs, and his contribution to our digital world.
CEO. Tech-Guru. Artist. There are few corporate figures as famous and well-regarded as former-Apple CEO Steve Jobs. His list of achievements is staggering, and his contribution to modern technology, digital media, and indeed the world as a whole, cannot be downplayed.
With his passing on October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the way for a generation of technology, and possibilities, few could have imagined.
                                         Disponível em: www.readersdigest.ca. Acesso em: 25 fev. 2012.

Informações sobre pessoas famosas são recorrentes na mídia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente.
Em relação a Steve Jobs, esse texto propõe.
A- expor as maiores conquistas da sua empresa.
B- descrever suas criações na área da tecnologia.
C- enaltecer sua contribuição para o mundo digital.
D- lamentar sua ausência na criação de novas tecnologias.
E- discutir o impacto de seu trabalho para a geração digital.



Período da Realização: 28/06 à 03/07//2020.



GEOGRAFIA / PROFº DJAIR.

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 29 do 06 a  03 do 07 de 2020.                                                                                               
Série: 3º Anos : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Analisar , Refletir o nosso papel em relação a sociedade , a nossa família e a escola EAD.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades:  Resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque ou estresse.
 GEOGRAFIA :  Esta é uma atividade livre, não é necessário enviar respostas ou qualquer comprovante da realização desta atividade.
No entanto faça no caderno um registro do tema e da data.
A proposta é parar, refletir e analisar as muitas dificuldades que enfrentamos nesses dias.
Infelizmente são tempos difíceis para todos. Estamos atravessando um momento incerto em que precisamos evitar a rua e o contato humano para garantir o controle da pandemia do Coronavírus (Covid-19). Ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, mas não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes.
É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão. Enquanto isso, vamos buscar encontrar no nosso lar - aquele canto que escolhemos como nosso - um conforto e uma segurança. Vamos ligar para as pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como é importante que todas se cuidem.
Logo tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.
A ideia é trazer palavras de conforto para vocês. Força, juntos vamos passar por isto!

“Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
Dalai Lama

“Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King

“Bom dia! Enquanto não melhora lá fora, vamos fazer o possível para melhorar nossa casa.”           ( Aqui dentro! )
Disponível em : < https://www.pensador.com/frases_de_motivacao_em_tempos_dificeis/  > acesso em 23/06/2020.

Faça no caderno um registro do tema e da data.
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a semana de 29 a 03 de julho

IMPORTANTE: E A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA DE 22 A 27, POIS MUITOS ALUNOS AINDA NÃO ENTREGARAM.

Turmas: 3A ensino médio manhã
              3TA EJA
              3TB EJA
              3TC EJA
              3TD EJA


Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

Quantidade de aulas: 2 aulas

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com


OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.
A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.


Contexto histórico
Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.
Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.
Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.
Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.


A Grande Depressão
Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).
Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasilhouve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
O New Deal
Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.
Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.


ATIVIDADE





A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO

SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)     Qual a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)     Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A – Ensino Médio - Profª.: Sílvia - semana de 29/06 a 03/07/2020

01. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem:

a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas.
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário.
c) a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo.
d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo.
e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.

02. (PUCSP) A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:
 a) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
 b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
 c) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
 d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
  e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

 03. (UCP-PR) Movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas européias, tais como o Futurismo e o Surrealismo:
 a) Modernismo
 b) Parnasianismo
 c) Romantismo
 d) Realismo
 e) Simbolismo

 (PUCC-SP) As questões de 04 e 05 referem-se ao texto abaixo:
"José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?
Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio – e agora?
Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?
Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!
Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?"
(Carlos Drummond de Andrade)
04. (PUCC-SP) Só não é linguagem figurada:
  a) "sua incoerência, seu ódio".
  b)"seu instante de febre".
  c)"seu terno de vidro".
  d)"sua lavra de ouro".
  e) n.d.a.
05. (PUCC-SP) "A noite esfriou" é um verso repetido. Com isso, o poeta deseja:
   a) deixar bem claro que José foi abandonado porque fazia frio.
   b) traduzir a idéia de que José sentiu frio porque anoiteceu.
   c) exprimir que, após o término da festa, a temperatura caíra.
   d) intensificar o sentimento de abandono, tornando-o um sofrimento quase físico.
   e) n.d.a.

Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida entrar em contato pelo grupo de whatsapp ou chamar no privado.


MATEMÁTICA/PROFªROSELIA
PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR
PROFESSORA: ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
5 AULAS

SEMANA 29 á03/07/2020.
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ª A   Ensino Médio
             
CONTEÚDOS:
·       RETOMADA DAS ATIVIDADES REFERENTE AO 1º E 2º BIMESTRE.
·       DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
·       Realizar as ATIVIDADES referente ao 1º bimestre e 2º bimestre para atualização das entregas em ATRASOS.
·       Assistir as aulas da semana do dia 29 á 03/07/2020 no CMSP e TV Educação.
·       Realizar as ATIVIDADES propostas no Caderno do aluno volume 1 e volume 2 com devolução via email ou no Class roon (foto).
·       Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e também anotar as dúvidas para  conversarmos diretamente no Google Class,E-mail ou  no Whats AAp da sala.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
·       Avaliação Processual
·       Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).
·       roselia.scardelato044@gmail.com





DATA: 03/07/2020.
__





PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA


ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com


PLANO SEMANAL DO PROFESSOR
PROFESSOR
ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
 (2 AULAS)
DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

SEMANA DO DIA 29 Á 03/072020.
DISCIPLINA/TURMA:
              PROJETO DE VIDA   3ºA
CONTEÚDOS:
·        APRENDENDO E ESTUDANDO JUNTOS.
·        RETOMADA DOS CONTEÚDOS TRABALHADO NO 1º  e 2º BIMESTRE

      ·        Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para verificações quando retornarmos.

RECURSOS:
     ·    T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

       ·        Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;
     ·         Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS  e acesso à plataforma, realização da atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

DATA: 03/07 2020.



TEC. E INOVAÇÃO /PROFªSANDRA
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 02/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise como funciona o Home Office.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºB /NOTURNO
ARTE/PROFªEDLENNE
E.E. Professor Salim Farah Maluf
Professora EDLENNE CRISTINA
Turma EJA  2TC
turma  E-mail Edlenne190@gmail.com   
Watts 11993670617                                     
 
                                   Artes
                                   Filme 
                         Grandes Olhos
Conta a história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas de 50 e 60
Ola alunos eu quero que vocês assistir o filme Grandes Olhos
Esse filme tem no youtube 
depois eu quero um resumo sobre o filme 


BIOLOGIA
FILOSOFIA - ISLILIA

 Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 
para 3° B e C

1) Assistir o vídeo, e fazer um texto sobre o que entendeu.’
‘Mito da Caverna’


 https://youtu.be/nFSDOZxoZFY


SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o Vídeo

Para melhor compreensão sobre direitos Humanos, assista o vídeo a seguir



Qualquer duvida, entre em contato.



Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Como funciona um motor elétrico ?
2) Como funcionam os carros híbridos ?
3) O que acontece quando invertermos a polaridade de um imã?

4) É correto dizer que um gerador produz energia ? Explique

QUÍMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Equilibrio Quimico -  A Quimica do refrigerante
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Enviar para o email: profquimicacesardonato@gmail.com
Atividades sobre A Quimica do refrigerante
1-  Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambiente?
2-  Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estômago?
3. Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
3- Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
4- Sintetize o processo de fabricação do refrigerante, quais principais etapas.
5- O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto?
6- Explique se há uma interferência na qualidadedo refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
7- Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?

INGLÊS/PROFªMªANTONIA

GEOGRAFIA
HISTÓRIA
       
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 29/06/2020 a 03/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
1)      https://www.youtube.com/watch?v=-KRBvgfhIoELiteratura Brasileira: Semana 22 (Aula 15)”
2)      https://www.youtube.com/watch?v=GKQn4NEUonoLiteratura Brasileira: 1ª Fase Modernismo (Aula 16)”
3)      https://www.youtube.com/watch?v=JIruwFgcZCMLiteratura Brasileira: 2ª Fase do modernismo [POESIA] (Aula 17)”
4)      https://www.youtube.com/watch?v=qNP-nIrT1PY  “Literatura Brasileira: 2ª Fase do modernismo (prosa) (Aula 18)”
Agora responda:
01. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem: 
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas. 
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário. 
c) a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo. 
d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo. 
e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.

02. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem: 
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas. 
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário.
a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo. 
d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo. 
e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.

03. (FMTM-MG) A literatura das duas primeiras décadas do século XX pode ser chamada “eclética” porque: 
a) convivem, na época, diversas correntes estéticas. 
b) estavam vivos os melhores poetas parnasianos. 
c) há o domínio da prosa sobre a poesia. 
d) amadurecem as ideias que preparam o Modernismo. 
e) a prosa se volta para a problemática das regiões brasileiras.

04. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter é obra representativa: 
a) do Pré-Modernismo brasileiro, visto que registra preocupação com as dificuldades dos emigrantes na cidade de São Paulo. 
b) da primeira geração modernista, porque procura resgatar manifestações culturais brasileiras. 
c) da segunda geração modernista, uma vez que os problemas políticos brasileiros aí se fazem presentes. 
d) do movimento futurista brasileiro, posto romper, de maneira excessivamente agressiva, com a tradição literária brasileira. 
e) do movimento Pau-Brasil, uma vez que o primitivismo é apontado como solução para os problemas da cultura brasileira.

05. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930). 
Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado, quebra total da rotina literária. 
b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores. 
c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si. 
d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de “errar”. 
e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.

06. A poesia modernista da 1ª geração caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de: 
a) versos regulares, metrificados, sem rima. 
b) versos brancos, sem metrificação regular, com estrofes. 
c) versos livres, sem metrificação regular, sem rima. 
d) versos regulares, metrificados, com rima. 
e) versos irregulares, com rima e preferência pelo soneto.

07. (UFPI-PI) A alternativa em que todas as características correspondem ao Modernismo é: 
a) concepção lúdica da arte, rigor formal. 
b) moralismo, idealização da mulher. 
c) verso livre, experimentalismo. 
d) jogo antitético, culto da natureza 
e) senso do mistério, liberdade formal.

08. (ENEM) – O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
(ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)
“Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (…)”.
(CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.)

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:
a) Condenam essa regra gramatical.
b) Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.
c) Criticam a presença de regras na gramática.
d) Afirmam que não há regras para uso de pronomes.

e) Relativizam essa regra gramatical.
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
sexta-feira
3ºB
3ºC
3ºB
3ºC

3ºC

3ºC

3ºB



3ºB


PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 26/06/2020 / a 03/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS:

Vídeo aulas 2º bimestre
10/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números    complexos aula1
17/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2
22/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
24/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV

Realizar as atividades 5 e 6 propostas no caderno do aluno volume 2 páginas 11 e 12        . (1 aula)
Encaminhar um exemplo de exercício para cada tema abordado nos vídeos aulas destacadas acima.

Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts

Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou acompanhando!

29/junho
segunda-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática
01/julho
quarta-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC /NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              E.M     3º C

DISCIPLINA/TURMA:
Arte

CONTEÚDOS:

Pesquisar profissionais e danças contemporânea.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Reconhecer os elementos e características encontradas na linguagem da dança;
Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade 3 Ação Expressiva I página 96, faz parte do caderno do aluno volume 2, ( para quem está sem o caderno do aluno a atividade está a seguir) pesquise em livros, revistas, na internet, etc., imagens e textos sobre os temas indicados abaixo não esqueça a conclusão.

Profissionais e profissões contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da Dança;
Uso da tecnologia e das mídias digitais em produções de espetáculos de dança.


RECURSOS:
Caderno para registro e realização da atividade, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__





BIOLOGIA
FILOSOFIA - ISLILIA

Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 
para 3° B e C

1) Assistir o vídeo, e fazer um texto sobre o que entendeu.’
‘Mito da Caverna’



 https://youtu.be/nFSDOZxoZFY


SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o Vídeo

Para melhor compreensão sobre direitos Humanos, assista o vídeo a seguir



Qualquer duvida, entre em contato.



Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas
FÍSICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Como funciona um motor elétrico ?
2) Como funcionam os carros híbridos ?
3) O que acontece quando invertermos a polaridade de um imã?

4) É correto dizer que um gerador produz energia ? Explique
QUÍMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Equilibrio Quimico -  A Quimica do refrigerante
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Enviar para o email: profquimicacesardonato@gmail.com
Atividades sobre A Quimica do refrigerante
1-  Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambiente?
2-  Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estômago?
3. Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
3- Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
4- Sintetize o processo de fabricação do refrigerante, quais principais etapas.
5- O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto?
6- Explique se há uma interferência na qualidadedo refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
7- Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?



                INGLÊS/PROFªMªANTONIA
Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 29 de junho à 03 de julho de 2020..

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 3o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: Construção de Opinião

Objetivo Aprendizagem: Ler, escrever e memorizar vocabulário.

Atividade: Acesse seu site de busca preferido, escreva as palavras:
"testimonial about volunteer work", compare com o depoimento de experiência de
trabalho voluntário (testimonial) escrito
no seu caderno em inglês e português e selecione as seguintes informações: 
o nome do autor, onde foi feito o intercambio, qual a duração, quais os beneficios
de participar de um intercâmbio. Escreva em seu caderno e, também envie para o email:
professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
GEOGRAFIA  - EDIVALDO


Atividade de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com os alunos do 3º ano C noturno no dia 10/07/2020
Questões para ser respondidas após leitura do texto e pesquisa no google, youtube e livros didáticos
Sugestões de link

tp://www.dhnet.org.br/abc/onu/onu_humana_global_onu.pdf
1ª questão:
O que é a ONU e qual função?

2ª questão
O que é a ONU para o Brasil?

3ª questão
Como explicar o Símbolo da ONU?

4ª questão
Na sua opinião a divisão de poder na ONU é justa? Se sim.
, diga porque, se não justifique

5ª questão
Pesquise e diga porque o Brasil faz o discurso de abertura?

6ª questão
Quais são os 5 órgãos básico que compõem a divisão administrativa da ONU?

7ª questão


Pesquise e aponte as 8 metas que a ONU tinha estabelecido até 2015 e após indicá-los você acha que a ONU atingiu pelo menos em parte alguns objetivos em relação da era antes de propor estes 8 jeitos para mudar o mundo, explique o que você percebeu. 



HISTÓRIA
         
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 29/06/2020 a 03/07/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
1)      https://www.youtube.com/watch?v=-KRBvgfhIoELiteratura Brasileira: Semana 22 (Aula 15)”
2)      https://www.youtube.com/watch?v=GKQn4NEUonoLiteratura Brasileira: 1ª Fase Modernismo (Aula 16)”
3)      https://www.youtube.com/watch?v=JIruwFgcZCMLiteratura Brasileira: 2ª Fase do modernismo [POESIA] (Aula 17)”
4)      https://www.youtube.com/watch?v=qNP-nIrT1PY  “Literatura Brasileira: 2ª Fase do modernismo (prosa) (Aula 18)”
Agora responda:
01. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem: 
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas. 
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário. 
c) a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo. 
d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo. 
e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.

02. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de Arte Moderna refletem: 
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas. 
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como movimento estético literário.
a aversão dos autores em se comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo. 
d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo. 
e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de vanguarda.

03. (FMTM-MG) A literatura das duas primeiras décadas do século XX pode ser chamada “eclética” porque: 
a) convivem, na época, diversas correntes estéticas. 
b) estavam vivos os melhores poetas parnasianos. 
c) há o domínio da prosa sobre a poesia. 
d) amadurecem as ideias que preparam o Modernismo. 
e) a prosa se volta para a problemática das regiões brasileiras.

04. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter é obra representativa: 
a) do Pré-Modernismo brasileiro, visto que registra preocupação com as dificuldades dos emigrantes na cidade de São Paulo. 
b) da primeira geração modernista, porque procura resgatar manifestações culturais brasileiras. 
c) da segunda geração modernista, uma vez que os problemas políticos brasileiros aí se fazem presentes. 
d) do movimento futurista brasileiro, posto romper, de maneira excessivamente agressiva, com a tradição literária brasileira. 
e) do movimento Pau-Brasil, uma vez que o primitivismo é apontado como solução para os problemas da cultura brasileira.

05. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930). 
Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado, quebra total da rotina literária. 
b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores. 
c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si. 
d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de “errar”. 
e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.

06. A poesia modernista da 1ª geração caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de: 
a) versos regulares, metrificados, sem rima. 
b) versos brancos, sem metrificação regular, com estrofes. 
c) versos livres, sem metrificação regular, sem rima. 
d) versos regulares, metrificados, com rima. 
e) versos irregulares, com rima e preferência pelo soneto.

07. (UFPI-PI) A alternativa em que todas as características correspondem ao Modernismo é: 
a) concepção lúdica da arte, rigor formal. 
b) moralismo, idealização da mulher. 
c) verso livre, experimentalismo. 
d) jogo antitético, culto da natureza 
e) senso do mistério, liberdade formal.

08. (ENEM) – O uso do pronome átono no início das frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.
Pronominais
Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
(ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)
“Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (…)”.
(CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980.)

Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:
a) Condenam essa regra gramatical.
b) Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.
c) Criticam a presença de regras na gramática.
d) Afirmam que não há regras para uso de pronomes.

e) Relativizam essa regra gramatical.
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
sexta-feira
3ºB
3ºC
3ºB
3ºC

3ºC

3ºC

3ºB



3ºB


PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 26/06/2020 / a 03/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS:

Vídeo aulas 2º bimestre
10/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números    complexos aula1
17/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2
22/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
24/06 - 3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV

Realizar as atividades 5 e 6 propostas no caderno do aluno volume 2 páginas 11 e 12           (1 aula)
Encaminhar um exemplo de exercício para cada tema abordado nos vídeos aulas destacadas acima.

Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts

Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou acompanhando!

29/junho
segunda-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática
01/julho
quarta-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática





Nenhum comentário:

Postar um comentário