ATIVIDADES DA SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS
ARTE/PROFªEDLENNE
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
FILOSOFIA/PROFªHOSANA
QUÍMICA/PROFªLUCILENE
INGLÊS/PROFªSILVANA
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas.
MATEMÁTICA/PROFªROSELIA
PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA
TEC. E INOVAÇÃO /PROFªSANDRA
3ºB /NOTURNO
ARTE/PROFªEDLENNE
BIOLOGIA
FILOSOFIA - ISLILIA
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Equilibrio Quimico - A Quimica do refrigerante
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Enviar para o email: profquimicacesardonato@gmail.com
Atividades sobre A Quimica do refrigerante
1- Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambiente?
2- Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estômago?
3. Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
3- Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
4- Sintetize o processo de fabricação do refrigerante, quais principais etapas.
5- O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto?
6- Explique se há uma interferência na qualidadedo refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
7- Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
ELETIVAS
Nome: Série: 3º A
Eletiva
Período 19/05 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
Enviar para o Whatsapp (11) 98024-9299.
1. Crie um Currículo com os seus dados e informações sobre suas habilidades e conhecimentos.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos
3ºA /MANHAARTE/PROFªEDLENNE
Professora
Edlenne Cristina
Disciplina
artes
Ensino médio
Turmas 3ª A
Watts
11993670617
Xilogravura
Xilogravura ou xilografia é a técnica de gravura na qual se
utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre
o papel ou outro suporte adequado.
Técnica usada pelos
Egípcios e conhecida pelos chineses. Sua exploração se deu na Europa em meados
do século XV, quando a xilogravura cumpriu o papel de grande veículo de imagens
e textos. A arte da gravura marca e se impõe, substitui o manuscrito e a
iluminura, privilégio da nobreza e do clero, abrindo novos caminhos de
divulgação e democratização do conhecimento.
No Ocidente a
xilogravura inova por contribuir com o figurativo. Com o passar dos séculos, a
xilo conquista sua importância nas obras de grandes artistas do século XX, como
Valloton, Gauguin e Much
A xilogravura
chegou ao Brasil através da colonização
portuguesa. Durante muito tempo a xilo foi
utilizada no Brasil para a confecção dos primeiros rótulos de cachaça,
sabonetes e doces. Os primeiros poetas populares que narravam as sagas da
literatura de cordel começaram a surgir a partir de 1750. Analfabetos em sua
grande maioria, eles recitavam suas histórias nas feiras ou nas praças, às
vezes, acompanhadas por música de violas, muito similar à tradição européia. A
xilogravura incorporou-se e manteve sua tradição popular no Nordeste do Brasil,
ilustrando a literatura de cordel. Os folhetos de Cordel foram trazidos ao país
pelos colonizadores portugueses.
atividade
olá alunos nesse atividade de Xilogravura,
ocês vai utilizar isopor, tinta, lápis e uma folha de sulfite, se caso não
tiver isopor pode utilizar papelão para fazer a matriz.
Matriz é o isopor ou
papelão
O link a baixo mostra como
vocês vão fazer atividade
assim que realizar atividade tira
uma foto e manda para meu e-mail.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A –
Professor
Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
|
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre o reino Plantae I (Algas).
|
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).
|
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 29/06/2020 a 03/07/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre o
Reino Plantae I (Algas).
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO FÍSICA
|
|
CONTEÚDOS:
MANIFESTAÇÕES RÍTIMICAS RELACIONADAS À CULTURA JOVEM:
HIP HOP E STREET DANCE
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· Vivenciar e valorizar os movimentos característicos do Hip Hop.
· Nomear os movimentos relativos ao movimento Hip Hop e criar movimentos
novos a partir de suas características.
· Reconhecer os diferentes estilos no Hip Hop.
|
|
Aula
I: Pesquise uma música de Rap Nacional que trate em sua letra
dos aspectos críticos que envolvem nossa sociedade, fatores políticos e
desigualdade social. (Escreva a música na íntegra)
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Agora aproveite para se exercitar dançando, assista ao vídeo
através do link e dance:
Relate por escrito como foi a sua experiência ao realizar essa
dança.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
|
|
Google Classroom, Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e
Blog da escola.
|
|
Fazer a atividade pela sala da turma no Google Classroom, quem
ainda não possui envie a atividade por email, caso não tenha acesso, realizar
no próprio caderno.
Código da turma no Google Classroom: 3°A
: mymqt6g
DATA: 29/06 á 03/07/2020
|
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (27/6 a 03/07)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a produção de um texto argumentativo destacando os aspectos mais relevantes do Tema ALTERIDADE, abordado na atividade da semana passada.
No formato de um texto, descreva o que se entende por:
- ALTERIDADE
- CONSEQUÊNCIAS DO CAPITALISMO FINANCEIRO.
SOCIOLOGIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (29/6 a 03/07)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a produção de um texto argumentativo destacando os aspectos mais relevantes do Tema ISOLAMENTO SOCIAL, abordado na atividade da semana passada.
No formato de um texto, descreva o que se entende por:
- PANDEMIA
- QUARENTENA
- ISOLAMENTO VERTICAL
- ISOLAMENTO HORIZONTAL
- LOCKDOWN
FÍSICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
29/06 a 03/07//2020
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A
|
|||||
CONTEÚDOS:
Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas
especificações elétricas como potencia e tensão de operação
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar as especificações elétricas dos aparelhos
em etiquetas ou manuais
Reconhecer grandezas associadas ao estudo da
eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia
eletrica
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADE 1
de 29/06 a 03/07/2020
Ler os textos da apostila do 1 bimestre das
pagina 23 a 24 e fazer o que se pede
OBS: são os mesmos exercícios da
semana passada mas agora eles batem com o seu caderno do 1 bimestre
|
|||||
RECURSOS:
Caderno do
aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa
,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
|
|||||
DATA: ___/__/_
__
|
E. E. Salim Farah Maluf
SEMANA DE 29/06 À 03/07
Disciplina: Química 2 aulas semanais
Turmas: 3ºA
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema: Exercícios de concentração de [H+] e [OH-].
Resolva os exercícios do caderno do aluno, página 41.
a) Leitura da tabela e calcule o pH dos produtos a partir da tabela.
b) Calcule a letra b.
1.J – Leitura do problema e da tabela e calcule a) e b).
1.l Complete a tabela.
Lembre que você já realizou seus conhecimentos prévios.
Resolva a situação-problema:
A concentração hidrogeniônico do suco de limão puro é 10-13 mol/L. Qual o pH de um refresco preparado com 20mL de suco de limão e água suficiente para completar 200mL.
a) 2,5 b) 3,0 c) 3,5 d) 4,0 e) 4,5
Ao resolver as atividades envie-as para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com ,não esqueça de colocar o nome completo, ano e série e a semana que a atividade foi postada.
Plantão de duvida é na sexta-feira das 8:45 as 9:30 horas da manhã
LÍNGUA INGLESA
|
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com
Período
de Entrega: 28/06 à 03/0/72020
Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade.
|
DISCIPLINA/TURMA:
3 A
AULAS
PREVISTAS: 02
|
|
CONTEÚDOS: Leitura e
Interpretação de texto: Steve Jobs: A Life Remembered 1955-2011.
Assinale a alternativa correta.
|
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler,
compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de
orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
|
|
Steve Jobs: A life Remembered 1955-2011
Readersdigest.ca
takes a look back at Steve Jobs, and his contribution to our digital world.
CEO. Tech-Guru.
Artist. There are few corporate figures as famous and well-regarded as
former-Apple CEO Steve Jobs. His list of achievements is staggering, and his
contribution to modern technology, digital media, and indeed the world as a
whole, cannot be downplayed.
With his passing on
October 5, 2011, readersdigest.ca looks back at some of his greatest
achievements, and pays our respects to a digital pioneer who helped pave the
way for a generation of technology, and possibilities, few could have
imagined.
Disponível
em: www.readersdigest.ca. Acesso em: 25 fev. 2012.
Informações sobre pessoas famosas são
recorrentes na mídia, divulgadas de forma impressa ou virtualmente.
Em relação a Steve Jobs, esse texto propõe.
A- expor as maiores conquistas da sua empresa.
B- descrever suas criações na área da
tecnologia.
C- enaltecer sua contribuição para o mundo
digital.
D- lamentar sua ausência na criação de novas
tecnologias.
E- discutir o impacto de seu trabalho para a
geração digital.
|
|
Período
da Realização: 28/06 à 03/07//2020.
|
GEOGRAFIA / PROFº DJAIR.
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 29 do 06 a 03 do 07
de 2020.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Analisar , Refletir o nosso papel em relação
a sociedade , a nossa família e a escola EAD.
Quantidade
de aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
Resiliência é a capacidade de o indivíduo
lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à
pressão de situações adversas – choque ou estresse.
GEOGRAFIA : Esta
é uma atividade livre, não é necessário enviar respostas ou qualquer
comprovante da realização desta atividade.
No entanto faça no caderno um registro
do tema e da data.
A proposta é parar, refletir e analisar as muitas
dificuldades que enfrentamos nesses dias.
Infelizmente
são tempos difíceis para todos. Estamos atravessando um momento incerto em que
precisamos evitar a rua e o contato humano para garantir o controle da pandemia do Coronavírus
(Covid-19). Ainda não sabemos quanto tempo isto irá durar, mas
não podemos deixar o medo ocupar nossas mentes.
É
tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão.
Enquanto isso, vamos buscar encontrar no nosso lar - aquele canto que
escolhemos como nosso - um conforto e uma segurança. Vamos ligar para as
pessoas que amamos e lembrá-las constantemente do quanto as admiramos e de como
é importante que todas se cuidem.
Logo
tudo isto será passado e fará parte de uma história vivida pelas nossas
gerações. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós
mesmos.
A ideia é trazer palavras de conforto para vocês. Força, juntos vamos
passar por isto!
“Determinação, coragem e autoconfiança são
fatores decisivos para o sucesso. Se estamos possuídos por uma inabalável
determinação, conseguiremos superá-los. Independentemente das circunstâncias,
devemos ser sempre humildes, recatados e despidos de orgulho.”
Dalai Lama
“Suba o primeiro degrau com fé. Não é
necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”
Martin Luther King
“Bom
dia! Enquanto não melhora lá fora, vamos fazer o possível para melhorar nossa
casa.” ( Aqui dentro! )
Disponível em : < https://www.pensador.com/frases_de_motivacao_em_tempos_dificeis/ > acesso em 23/06/2020.
Faça no caderno um registro do tema e
da data.
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a semana de 29 a 03 de julho
IMPORTANTE: E A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA DE 22 A 27, POIS MUITOS ALUNOS AINDA NÃO ENTREGARAM.
Turmas: 3A ensino médio manhã
3TA EJA
3TB EJA
3TC EJA
3TD EJA
Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
Quantidade de aulas: 2 aulas
Avaliação: Atividade proposta ao final do texto
OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.
A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.
Contexto histórico
Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.
Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
A concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.
Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.
Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.
A Grande Depressão
Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).
Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasil, houve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
O aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
O New Deal
Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.
Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.
A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO
SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1) Qual a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A –
Ensino Médio - Profª.: Sílvia - semana de 29/06 a 03/07/2020
01. (UEL-PR) As reações negativas do público à
Semana de Arte Moderna refletem:
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo das criações nacionalistas.
b) a possibilidade do futuro fracasso
do Modernismo como movimento estético literário.
c) a aversão dos autores em se
comunicar com o público presente no Teatro Municipal de São Paulo.
d) a preferência pelas manifestações
artísticas já cristalizadas nas linhas do academicismo.
e) o pouco amadurecimento dos
autores para propostas de vanguarda.
02. (PUCSP) A Semana de
Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as
nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo
mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava
sobretudo o regionalismo. Com isto pode-se dizer que:
a) romance regional assumiu características de
exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
c) movimento redescobriu o Brasil,
revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.
d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.
03. (UCP-PR) Movimento literário
brasileiro que recebeu influências de vanguardas européias, tais como o
Futurismo e o Surrealismo:
a) Modernismo
b) Parnasianismo
c) Romantismo
d) Realismo
e) Simbolismo
b) Parnasianismo
c) Romantismo
d) Realismo
e) Simbolismo
(PUCC-SP) As questões de 04 e 05 referem-se ao
texto abaixo:
"José
E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite
esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem
nome,
que zomba dos
outros,
você que faz
versos,
que ama,
protesta?
e agora, José?
Está sem
mulher,
está sem
discurso,
está sem
carinho,
já não pode
beber,
já não pode
fumar,
cuspir já não
pode,
a noite
esfriou,
o dia não veio,
o bonde não
veio,
o riso não
veio,
não veio a
utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?
E agora, José?
sua doce
palavra,
seu instante de
febre,
sua gula e
jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de
ouro,
seu terno de
vidro,
sua
incoerência,
seu ódio – e
agora?
Com a chave na
mão
quer abrir a
porta,
não existe
porta;
quer morrer no
mar,
mas o mar
secou;
quer ir para
Minas,
Minas não há
mais.
José, e agora?
Se você
gritasse,
se você
gemesse,
se você tocasse
a valsa
vienense,
se você
dormisse,
se você
cansasse,
se você
morresse...
Mas você não
morre,
você é duro,
José!
Sozinho no
escuro
qual
bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se
encostar,
sem cavalo
preto
que fuja a
galope,
você marcha,
José!
José, para
onde?"
(Carlos Drummond de Andrade)
04. (PUCC-SP) Só não é
linguagem figurada:
a)
"sua incoerência, seu ódio".
b)"seu instante de febre".
c)"seu terno de vidro".
d)"sua lavra de ouro".
e) n.d.a.
b)"seu instante de febre".
c)"seu terno de vidro".
d)"sua lavra de ouro".
e) n.d.a.
05. (PUCC-SP) "A noite
esfriou" é um verso repetido. Com isso, o poeta deseja:
a) deixar bem claro que José foi abandonado
porque fazia frio.
b) traduzir a idéia de que José sentiu frio porque anoiteceu.
c) exprimir que, após o término da festa, a temperatura caíra.
d) intensificar o sentimento de abandono, tornando-o um sofrimento quase físico.
e) n.d.a.
b) traduzir a idéia de que José sentiu frio porque anoiteceu.
c) exprimir que, após o término da festa, a temperatura caíra.
d) intensificar o sentimento de abandono, tornando-o um sofrimento quase físico.
e) n.d.a.
Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer
dúvida entrar em contato pelo grupo de whatsapp ou chamar no privado.
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSORA:
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS
5 AULAS
SEMANA 29 á03/07/2020.
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA
3ª
A Ensino Médio
|
||||
CONTEÚDOS:
·
RETOMADA
DAS ATIVIDADES REFERENTE AO 1º E 2º BIMESTRE.
|
||||
· DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
· Realizar as
ATIVIDADES referente ao 1º bimestre e 2º bimestre para atualização das
entregas em ATRASOS.
· Assistir as aulas da
semana do dia 29 á 03/07/2020 no CMSP e TV Educação.
· Realizar as
ATIVIDADES propostas no Caderno do aluno volume 1 e volume 2 com devolução
via email ou no Class roon (foto).
· Para as aulas do
CMSP, vocês devem fazer os registros no caderno e criar um mapa mental e
também anotar as dúvidas para
conversarmos diretamente no Google Class,E-mail ou no Whats AAp da sala.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
· Avaliação Processual
· Para as aulas do CMSP, vocês devem fazer os registros no
caderno, criar um mapa mental e Entregar via email ou no Class roon (foto).
· roselia.scardelato044@gmail.com
|
||||
DATA: 03/07/2020.
__
|
||||
ANO LETIVO 2020 – 2º
BIMESTRE
DEVOLUTIVA NO
E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
PLANO SEMANAL DO PROFESSOR
|
|
PROFESSOR
ROSÉLIA
|
AULAS
PREVISTAS
(2 AULAS)
DURAÇÃO:
45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA DO
DIA 29 Á 03/072020.
|
DISCIPLINA/TURMA:
PROJETO DE VIDA 3ºA
|
|
CONTEÚDOS:
·
APRENDENDO E ESTUDANDO JUNTOS.
·
RETOMADA DOS CONTEÚDOS TRABALHADO NO
1º e 2º BIMESTRE
|
|
·
Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados
no caderno para verificações quando retornarmos.
|
|
RECURSOS:
· T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de
estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
·
Processual ( continuada), atividades em
grupo e individual;
·
Registro escrito, mapa conceitual,
anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, GOOGLE CLASS e acesso à plataforma, realização da
atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA: 03/07 2020.
|
TEC. E INOVAÇÃO /PROFªSANDRA
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade 02/07 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise como funciona o Home Office.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3ºB /NOTURNO
ARTE/PROFªEDLENNE
E.E. Professor Salim Farah Maluf
Professora EDLENNE CRISTINA
Turma EJA 2TC
turma E-mail
Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
Artes
Filme
Grandes Olhos
Conta a
história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho
reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas
de 50 e 60
Ola alunos
eu quero que vocês assistir o filme Grandes Olhos
Esse filme
tem no youtube
depois eu
quero um resumo sobre o filme
FILOSOFIA - ISLILIA
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020
para 3° B e C
1) Assistir o vídeo, e fazer um texto sobre o que entendeu.’
‘Mito da Caverna’
https://youtu.be/nFSDOZxoZFY
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades:
Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso
comum
Atividade: Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Assista o Vídeo
Para melhor compreensão sobre direitos Humanos, assista o
vídeo a seguir
Qualquer duvida, entre em contato.
Estarei online de terça-feira e
quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Como funciona um motor elétrico ?
2) Como funcionam os carros híbridos ?
3) O que acontece quando invertermos a polaridade de um imã?
4) É correto dizer que um gerador produz energia ? Explique
QUÍMICA/PROFªPATRICIAProf.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Equilibrio Quimico - A Quimica do refrigerante
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Enviar para o email: profquimicacesardonato@gmail.com
Atividades sobre A Quimica do refrigerante
1- Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambiente?
2- Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estômago?
3. Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
3- Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
4- Sintetize o processo de fabricação do refrigerante, quais principais etapas.
5- O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto?
6- Explique se há uma interferência na qualidadedo refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
7- Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 29/06/2020 a 03/07/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência
de atividades:
Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
2)
https://www.youtube.com/watch?v=GKQn4NEUono
“Literatura Brasileira: 1ª Fase
Modernismo (Aula 16)”
3)
https://www.youtube.com/watch?v=JIruwFgcZCM
“Literatura Brasileira: 2ª Fase
do modernismo [POESIA] (Aula 17)”
4)
https://www.youtube.com/watch?v=qNP-nIrT1PY
“Literatura
Brasileira: 2ª Fase do modernismo (prosa) (Aula 18)”
Agora responda:
01. (UEL-PR) As reações negativas do público à
Semana de Arte Moderna refletem:
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de
menosprezo das criações nacionalistas.
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo
como movimento estético literário.
c) a aversão dos autores em se comunicar com o
público presente no Teatro Municipal de São Paulo.
d) a preferência pelas manifestações artísticas já
cristalizadas nas linhas do academicismo.
02. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de
Arte Moderna refletem:
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de
menosprezo das criações nacionalistas.
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo
como movimento estético literário.
a aversão dos autores em se comunicar com o público
presente no Teatro Municipal de São Paulo.
d) a preferência pelas manifestações artísticas já
cristalizadas nas linhas do academicismo.
e) o pouco amadurecimento dos autores para
propostas de vanguarda.
03. (FMTM-MG) A literatura das duas primeiras décadas do
século XX pode ser chamada “eclética” porque:
a) convivem, na época, diversas correntes
estéticas.
b) estavam vivos os melhores poetas
parnasianos.
c) há o domínio da prosa sobre a poesia.
d) amadurecem as ideias que preparam o
Modernismo.
e) a prosa se volta para a problemática das regiões
brasileiras.
04. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter é obra
representativa:
a) do Pré-Modernismo brasileiro, visto que registra
preocupação com as dificuldades dos emigrantes na cidade de São Paulo.
b) da primeira geração modernista, porque procura
resgatar manifestações culturais brasileiras.
c) da segunda geração modernista, uma vez que os
problemas políticos brasileiros aí se fazem presentes.
d) do movimento futurista brasileiro, posto romper,
de maneira excessivamente agressiva, com a tradição literária brasileira.
e) do movimento Pau-Brasil, uma vez que o
primitivismo é apontado como solução para os problemas da cultura brasileira.
05. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma
característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930).
Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis
estéticas do passado, quebra total da rotina literária.
b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de
valores.
c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e
tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.
d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os
novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa
estética e do direito de “errar”.
e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é
unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.
06. A poesia modernista da 1ª geração
caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de:
a) versos regulares, metrificados, sem rima.
b) versos brancos, sem metrificação regular, com
estrofes.
c) versos livres, sem metrificação regular, sem
rima.
d) versos regulares, metrificados, com rima.
e) versos irregulares, com rima e preferência pelo
soneto.
07. (UFPI-PI) A alternativa em que todas as características
correspondem ao Modernismo é:
a) concepção lúdica da arte, rigor formal.
b) moralismo, idealização da mulher.
c) verso livre, experimentalismo.
d) jogo antitético, culto da natureza
e) senso do mistério, liberdade formal.
08. (ENEM) – O uso do pronome átono no início das
frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.
Pronominais
Dê-me
um cigarro
Diz
a gramática
Do
professor e do aluno
E
do mulato sabido
Mas
o bom negro e o bom branco
Da
Nação Brasileira
Dizem
todos os dias
Deixa
disso camarada
Me
dá um cigarro.
(ANDRADE,
Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)
“Iniciar
a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada,
ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (…)”.
(CEGALLA.
Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo:
Nacional, 1980.)
Comparando
a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:
a)
Condenam essa regra gramatical.
b)
Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.
c)
Criticam a presença de regras na gramática.
d)
Afirmam que não há regras para uso de pronomes.
e)
Relativizam essa regra gramatical.
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA
3ª SERIES B E C
segunda-feira
|
terça-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºC
|
3ºC
|
||
3ºB
|
|||
3ºB
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 26/06/2020 / a 03/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS
NÚMEROS COMPLEXOS:
Vídeo aulas 2º
bimestre
10/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos aula1
17/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2
22/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
24/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV
Realizar as atividades 5 e 6 propostas no caderno do
aluno volume 2 páginas 11 e 12 . (1 aula)
Encaminhar um exemplo de exercício para cada tema
abordado nos vídeos aulas destacadas acima.
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
29/junho
|
segunda-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
01/julho
|
quarta-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC /NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
BIOLOGIA
FILOSOFIA - ISLILIA
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Equilibrio Quimico - A Quimica do refrigerante
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Enviar para o email: profquimicacesardonato@gmail.com
Atividades sobre A Quimica do refrigerante
1- Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambiente?
2- Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estômago?
3. Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
3- Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
4- Sintetize o processo de fabricação do refrigerante, quais principais etapas.
5- O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto?
6- Explique se há uma interferência na qualidadedo refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
7- Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?
HISTÓRIA
3ºC /NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Pesquisar profissionais
e danças contemporânea.
|
|||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Reconhecer os
elementos e características encontradas na linguagem da dança;
Explorar os processos de criação desta
linguagem em ambientes digitais.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Atividade 3 Ação Expressiva I página 96,
faz parte do caderno do aluno volume 2, ( para quem está sem o caderno do
aluno a atividade está a seguir) pesquise em livros, revistas, na internet,
etc., imagens e textos sobre os temas indicados abaixo não esqueça a conclusão.
Profissionais e profissões
contemporâneas diretamente ligadas à Linguagem da Dança;
Uso da tecnologia e das mídias digitais
em produções de espetáculos de dança.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno para registro e realização da
atividade, internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 29/06 a 03/07
__
|
|||||
FILOSOFIA - ISLILIA
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia
Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020
para 3° B e C
1) Assistir o vídeo, e fazer um texto sobre o que entendeu.’
‘Mito da Caverna’
https://youtu.be/nFSDOZxoZFY
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o Vídeo
Para melhor compreensão sobre direitos Humanos, assista o vídeo a seguir
Qualquer duvida, entre em contato.
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas
FÍSICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Como funciona um motor elétrico ?
2) Como funcionam os carros híbridos ?
3) O que acontece quando invertermos a polaridade de um imã?
4) É correto dizer que um gerador produz energia ? Explique
QUÍMICA/PROFªPATRICIAProf.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Equilibrio Quimico - A Quimica do refrigerante
Desenvolvimento e estratégias: Site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_3/10-PEQ-0608.pdf
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Enviar para o email: profquimicacesardonato@gmail.com
Atividades sobre A Quimica do refrigerante
1- Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambiente?
2- Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estômago?
3. Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
3- Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
4- Sintetize o processo de fabricação do refrigerante, quais principais etapas.
5- O que difere o processo de fabricação do Xarope simples do composto?
6- Explique se há uma interferência na qualidadedo refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
7- Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
GEOGRAFIA - EDIVALDOProfessora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre Atividade para a semana: de 29 de junho à 03 de julho de 2020.. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 3o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:O mundo do trabalho Conteúdo: Construção de Opinião Objetivo Aprendizagem: Ler, escrever e memorizar vocabulário. Atividade: Acesse seu site de busca preferido, escreva as palavras: "testimonial about volunteer work", compare com o depoimento de experiência de trabalho voluntário (testimonial) escrito no seu caderno em inglês e português e selecione as seguintes informações: o nome do autor, onde foi feito o intercambio, qual a duração, quais os beneficios de participar de um intercâmbio. Escreva em seu caderno e, também envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
Atividade de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com os alunos do 3º ano C noturno no dia 10/07/2020
e-mail: ediliberato@hotmail.com
Questões para ser respondidas após leitura do texto e pesquisa no google, youtube e livros didáticos
Sugestões de link
tp://www.dhnet.org.br/abc/onu/onu_humana_global_onu.pdf
1ª questão:
O que é a ONU e qual função?
2ª questão
O que é a ONU para o Brasil?
3ª questão
Como explicar o Símbolo da ONU?
4ª questão
Na sua opinião a divisão de poder na ONU é justa? Se sim.
, diga porque, se não justifique
5ª questão
Pesquise e diga porque o Brasil faz o discurso de abertura?
6ª questão
Quais são os 5 órgãos básico que compõem a divisão administrativa da ONU?
7ª questão
Pesquise e aponte as 8 metas que a ONU tinha estabelecido até 2015 e após indicá-los você acha que a ONU atingiu pelo menos em parte alguns objetivos em relação da era antes de propor estes 8 jeitos para mudar o mundo, explique o que você percebeu.
HISTÓRIA
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 29/06/2020 a 03/07/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência
de atividades:
Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
2)
https://www.youtube.com/watch?v=GKQn4NEUono
“Literatura Brasileira: 1ª Fase
Modernismo (Aula 16)”
3)
https://www.youtube.com/watch?v=JIruwFgcZCM
“Literatura Brasileira: 2ª Fase
do modernismo [POESIA] (Aula 17)”
4)
https://www.youtube.com/watch?v=qNP-nIrT1PY
“Literatura
Brasileira: 2ª Fase do modernismo (prosa) (Aula 18)”
Agora responda:
01. (UEL-PR) As reações negativas do público à
Semana de Arte Moderna refletem:
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de
menosprezo das criações nacionalistas.
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo
como movimento estético literário.
c) a aversão dos autores em se comunicar com o
público presente no Teatro Municipal de São Paulo.
d) a preferência pelas manifestações artísticas já
cristalizadas nas linhas do academicismo.
02. (UEL-PR) As reações negativas do público à Semana de
Arte Moderna refletem:
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de
menosprezo das criações nacionalistas.
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo
como movimento estético literário.
a aversão dos autores em se comunicar com o público
presente no Teatro Municipal de São Paulo.
d) a preferência pelas manifestações artísticas já
cristalizadas nas linhas do academicismo.
e) o pouco amadurecimento dos autores para
propostas de vanguarda.
03. (FMTM-MG) A literatura das duas primeiras décadas do
século XX pode ser chamada “eclética” porque:
a) convivem, na época, diversas correntes
estéticas.
b) estavam vivos os melhores poetas
parnasianos.
c) há o domínio da prosa sobre a poesia.
d) amadurecem as ideias que preparam o
Modernismo.
e) a prosa se volta para a problemática das regiões
brasileiras.
04. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter é obra
representativa:
a) do Pré-Modernismo brasileiro, visto que registra
preocupação com as dificuldades dos emigrantes na cidade de São Paulo.
b) da primeira geração modernista, porque procura
resgatar manifestações culturais brasileiras.
c) da segunda geração modernista, uma vez que os
problemas políticos brasileiros aí se fazem presentes.
d) do movimento futurista brasileiro, posto romper,
de maneira excessivamente agressiva, com a tradição literária brasileira.
e) do movimento Pau-Brasil, uma vez que o
primitivismo é apontado como solução para os problemas da cultura brasileira.
05. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma
característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930).
Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis
estéticas do passado, quebra total da rotina literária.
b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de
valores.
c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e
tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si.
d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os
novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa
estética e do direito de “errar”.
e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é
unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.
06. A poesia modernista da 1ª geração
caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de:
a) versos regulares, metrificados, sem rima.
b) versos brancos, sem metrificação regular, com
estrofes.
c) versos livres, sem metrificação regular, sem
rima.
d) versos regulares, metrificados, com rima.
e) versos irregulares, com rima e preferência pelo
soneto.
07. (UFPI-PI) A alternativa em que todas as características
correspondem ao Modernismo é:
a) concepção lúdica da arte, rigor formal.
b) moralismo, idealização da mulher.
c) verso livre, experimentalismo.
d) jogo antitético, culto da natureza
e) senso do mistério, liberdade formal.
08. (ENEM) – O uso do pronome átono no início das
frases é destacado por um poeta e por um gramático nos textos abaixo.
Pronominais
Dê-me
um cigarro
Diz
a gramática
Do
professor e do aluno
E
do mulato sabido
Mas
o bom negro e o bom branco
Da
Nação Brasileira
Dizem
todos os dias
Deixa
disso camarada
Me
dá um cigarro.
(ANDRADE,
Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1988.)
“Iniciar
a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada,
ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (…)”.
(CEGALLA.
Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo:
Nacional, 1980.)
Comparando
a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos:
a)
Condenam essa regra gramatical.
b)
Acreditam que apenas os esclarecidos sabem essa regra.
c)
Criticam a presença de regras na gramática.
d)
Afirmam que não há regras para uso de pronomes.
e)
Relativizam essa regra gramatical.
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA
3ª SERIES B E C
segunda-feira
|
terça-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºC
|
3ºC
|
||
3ºB
|
|||
3ºB
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 26/06/2020 / a 03/07/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS
NÚMEROS COMPLEXOS:
Vídeo aulas 2º
bimestre
10/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos aula1
17/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2
22/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte III
24/06 -
3ª série EM - Matemática - Equações algébricas: Parte IV
Realizar as atividades 5 e 6 propostas no caderno do
aluno volume 2 páginas 11 e 12 (1 aula)
Encaminhar um exemplo de exercício para cada tema
abordado nos vídeos aulas destacadas acima.
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
29/junho
|
segunda-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
01/julho
|
quarta-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário