segunda-feira, 22 de junho de 2020

3 ºSÉRIE ENSINO MÉDIO SEMANA DE 22 A 27 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 22 a 27 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºA/MANHA
ELETIVAS/PROFªSANDRA


EMPREENDEDORISMO

Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Eletivas
2º Bimestre
Atividade do período 23/06 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise sobre empreendedorismo corporativo.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

3ºA/MANHA

ARTE/PROFºEDLENNE
Professora EDLENNE CRISTINA
Ensino médio 3ª A
EMAIL Edlenne190@gmail.com
Whatsapp 119936-70617        
                                   Artes
                                   Filme 
                         Grandes Olhos
conta a história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas de 50 e 60
Ola alunos eu quero que vocês assistir o filme Grandes Olhos
Esse filme tem no you Tube
depois eu quero um resumo sobre o filme 


BIOLOGIA/PROFºISMAEL
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Elabora 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Reino Protista (Protozoários).
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).





       
 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 22/06/2020 a 27/06/2020.
                                    
          
                                               Atividade
  Elabore 03 questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Reino Protista (Protozoários).
                                                                                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
ED.FISICA/PROFªDENISE

PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

MANIFESTAÇÕES RÍTIMICAS RELACIONADAS À CULTURA JOVEM: HIP HOP E STREET DANCE

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       Vivenciar e valorizar os movimentos característicos do Hip Hop.
·       Nomear os movimentos relativos ao movimento Hip Hop e criar movimentos novos a partir de suas características.
·       Reconhecer os diferentes estilos no Hip Hop.
·       Caracterizar o momento Hip Hop como expressão sociocultural.


Aula I: Assista ao vídeo abaixo dos estilos no Hip Hop :


Descreva o que identificou em cada um dos estilos apresentados no vídeo.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
_____________________________________________________________________________
 Aula II: Hora de praticar:
Assista ao vídeo abaixo e tente realizar alguns passos de Hip Hop em sua casa.


Descreva como foi sua experiência ao realizar essa atividade prática.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
___________________________________ _____________________________________________

Aula III: Revisão e reflexão da pesquisa sobre o movimento Hip Hop e seus principais estilos no contexto histórico.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.



Enviar as atividades do blog e anotações da aula transmitida no app Centro de Mídias SP por email, caso não tenha acesso, fazer no próprio caderno.

Enviar para:




DATA: 22 á 27/06/2020


FILOSOFIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO DE ALTERIDADE

 Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade. Nesse sentido, o reconhecimento da alteridade é o primeiro passo para construir-se uma sociedade democrática e mais justa.
Significado de alteridade
Segundo o dicionário Aurélio, alteridade significa “qualidade do outro ou do que é diferente” e, filosoficamente.
Em suma, podemos dizer que a alteridade é o ato de perceber a diferença e que o “eu” deve conviver com outros

Exemplos de alteridade
É inegável que o mundo está se tornando cada vez mais dividido. O neoliberalismo contemporâneo, que sustenta o capitalismo financeiro, incentiva o individualismo cada vez mais cruel e isolador. Esse modo de vida leva o ser humano ao egoísmo puro e infundado.
Nesse mundo de cidadãos isolados, os exemplos de alteridade encontram-se nos atos de acolhimento. Esses atos de acolhimento podem estar em diferentes exemplos, como a acolhida a refugiados em seu próprio país ou o respeito a outras religiões que não a própria. Exemplo maior ainda é o ato cotidiano de não julgar o outro pelo seu modo de viver.
A alteridade é uma prática necessária para a manutenção de uma sociedade justa e igualitária.
Identidade e alteridade

Nós tendemos a estabelecer prejulgamentos sobre as outras pessoas, e, quando as pessoas não correspondem as nossas expectativas, nós as isolamos.
Nesse sentido, a sensibilização é a porta para entrar na implementação da alteridade. Reconhecer a pessoalidade, a identidade e a individualidade do outro é o modo para construir-se uma sociedade mais justa.

Psicologia e alteridade

O que faz com que eu me perceba como alguém diferente do outro está assentado na própria filosofia, porém, o que faz com que eu me perceba como alguém superior aos outros é um fenômeno psicológico.
Se pegarmos a argumentação filosófica apresentada no tópico anterior, não podemos considerar uma base de identidade para vermo-nos como superiores. Veja, se admitirmos que cada um é um ser singular, é inegável que, além de mim, existem outros que querem ser tão singulares quanto. É necessário, pensando em um âmbito social, que a nossa sociedade, tão diversa, tenha um modo de coesão.
Se eu não tenho um modo de ver o mundo que enxergue a possibilidade de uma existência diferente da minha, estou negando a minha própria liberdade de ser quem eu sou. Se eu entendo que o mundo é heterogêneo, eu preciso entender que existem diferentes pessoas com diferentes demandas nesse mundo. Se eu entendo que essas pessoas são singulares como eu sou, preciso entender que, do mesmo modo que eu tenho o direito de exercer a minha individualidade, elas também o têm.





OBS: Na próxima aula, faremos questões sobre o tema apresentado no texto.


SOCIOLOGIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (22 a 27 de junho)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

ISOLAMENTO VERTICAL E HORIZONTAL.
Isolamento vertical e isolamento horizontal são dois tipos de distanciamento social que podem ser adotados diante, por exemplo, de uma pandemia. No isolamento vertical, há o isolamento de apenas um grupo de pessoas; no isolamento horizontal, não há a seleção de grupos específicos, sendo recomendado que todos fiquem em casa. As medidas de isolamento social são duras e, muitas vezes, criticadas por parte da população, mas são necessárias para deter o avanço de uma doença.


O que é isolamento?
Quando falamos em isolamento, estamos nos referindo a uma situação em que uma pessoa deve ficar completamente isolada, isto é, sem contato com ninguém. Isso é feito quando uma pessoa está comprovadamente doente, e o objetivo é afastá-la do convívio social. Esse isolamento pode ser hospitalar ou domiciliar.
Atualmente o termo isolamento é usado, por muitos, para se referir às medidas de distanciamento social. Esse distanciamento busca evitar o contato de uma pessoa com outra a fim de diminuir a propagação de uma doença.
No distanciamento social, recomenda-se, por exemplo, que a pessoa fique em sua casa, evitando sair sem necessidade e também aglomerações. Também é recomendado o fechamento de escolas, comércio e atividades não essenciais. O home office deve ser adotado nos casos em que esse tipo de forma de trabalho é permitido.



O distanciamento social é uma medida importante para garantir a saúde de uma população diante de uma doença. Esse distanciamento ajuda a reduzir o número de casos da doença e evitar também um colapso do sistema de saúde. Essa medida foi adotada, por exemplo, em vários locais do mundo durante a pandemia de COVID-19. Apesar de ser uma medida dura, foi fundamental para frear o avanço da doença na China, por exemplo.
Isolamento vertical x isolamento horizontal
isolamento vertical é aquele em que apenas alguns grupos ficam isolados, sendo selecionados os grupos que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou aqueles que podem apresentar um quadro mais grave. Consideremos, por exemplo, a pandemia de COVID-19. Como os grupos de maior risco para desenvolver essa doença e apresentar uma forma mais grave são idosos e pessoas com problemas como diabetes e doenças cardiovasculares, em casos de isolamento vertical, somente eles ficariam isolados. Pessoas jovens e saudáveis poderiam, portanto, continuar circulando normalmente.
No caso da COVID-19, por exemplo, não se sabe ao certo se essa medida seria vantajosa, pois como os jovens são importantes vetores da doença, o número de contaminados poderia aumentar rapidamente.
O isolamento horizontal, no entanto, não limita grupos e, portanto, todos devem permanecer em casa. Isso restringe ao máximo o contato entre as pessoas, evitando, desse modo, uma grande propagação da doença. O isolamento horizontal, no entanto, é muito criticado por causar impactos graves na economia. Porém, muitas vezes, ele é essencial para evitar um aumento desenfreado da doença, o que pode provocar um colapso no sistema de saúde, o que também causaria prejuízo econômico.

Obs: Próxima aula, faremos questões sobre o tema abordado no texto.



FISICA/PROFºROMEU


AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
José Romeu Gobo
AULAS PREVISTAS

2 aulas por semana  22/06  a  27/06//2020

DISCIPLINA/TURMA:
             Física  Turma 3° A

CONTEÚDOS:
Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação



HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais
Reconhecer grandezas associadas ao estudo da eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia eletrica


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
                                            ATIVIDADE  1   de  23/06 a 24/06
            Ler os textos da apostila do 1 bimestre das pagina  36 a 37 e fazer oque se pede
           
           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com


            
            
         
     


RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla




DATA: ___/__/_
__







QUIMICA/PROFªLUCILENE
                         E.E.Salim Farah Maluf
                      Semana de 22/06 à 27/06
Disciplina: Química
Turma: 3ºA                                                2 aulas semanais
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema:
Uso racional da agua: Escala de pH
Recomendações:
Uso do caderno do aluno páginas 39/40/41/42/43.
Assista ao vídeo “Uso Racional da Agua” e registrar no caderno os aspectos que evidenciam o desperdício ou mau uso e como podemos evita-los.
Utilize o Simulador: seguindo as orientações do caderno do aluno e preencha a tabela na apostila.
Após o preenchimento da tabela vá para o caderno e faça a tabela em ordem crescente de pH de modo a formar uma escala.
Agora faça o experimento, escolha 5 produtos do seu cotidiano, identifique o pH usando os indicadores da tabela e após faça a tabela em ordem crescente de pH de modo a formar uma escala.
Resolva os exercícios: 1.H, 1.I.a-b, 1.J.a-b, 1.L.
Encaminhar as tabelas e os exercícios para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com  , no assunto devera ter seu nome completo, ano e turma para a sua  identificação.
OBS:
Plantão de duvidas será na quarta-feira das 9h às 9:45h




GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
GEOGRAFIA

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 22 a 27 do 06 de 2020.                                                                                               
Série: 3º Anos : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo.
GEOGRAFIA : Geopolítica e o contexto do “ choque de civilizações II. Críticas as desigualdades de gênero, com traços e diálogos ácidos.



A iraniana Firoozeh Mozaffari trabalha em diferentes jornais — Shargh, Etemad e Farhikhtegan — e também para o site de notícias Khabaronline. A artista já recebeu vários prêmios por suas charges em festivais no Irã e foi reconhecia com o primeiro Prêmio Internacional da “Desenhando pela Paz”, entregue em 2012 pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan.
   Imagem: Firoozeh Mozaffari.
Atividade: Em relação a desigualdades de gênero, faça a interpretação da charge, relacionando-a com o tema.
Produza um artigo de opinião de no mínimo 10 dez linhas, ponderando sobre a charge e o tema em questão.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

SE PRECISAR DESCANSE, MÁS NÃO DESISTA

HISTORIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a semana de 22 a 27 de junho.

Turmas: 3A ensino médio manhã
              3TA EJA
              3TB EJA
              3TC EJA
              3TD EJA


Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

Quantidade de aulas: 2 aulas

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.

Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.
A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.


Contexto histórico
Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.
Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.
Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.
Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.

A Grande Depressão
Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).
Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasilhouve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
O New Deal
Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.
Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.


ATIVIDADE





A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO

SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)     Qual a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)     Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


INGLÊS/PROFªSILVANA

PROFESSORA: SILVANA

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com
Período de Entrega: 22/06 à 27/06/2020
Nome- Número – Série e data da realização da atividade na apostila e  enviem as fotos por e-mail.
DISCIPLINA/TURMA: 3º A

AULAS PREVISTAS: 02
             
CONTEÚDOS: Atividade da Apostila páginas 119 a 122 – Atividade: 1-2-3
Tsunamis.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
 Leitura de Texto e realize as questões propostas
Atividade -1
 a) O que você pode ver nesta imagem? É uma representação de algo fictício ou uma situação isso aconteceu? Discuta sobre isso com um parceiro.
b) Pense em palavras relacionadas à imagem e a qualquer evento da vida real.
Atividade-2
a) Leia o texto abaixo e descubra onde os tsunamis mais significativos foram originados.
b) Em pares, converse com seu amigo sobre tsunamis.
Atividade-3
a) Em pares, pesquisas sobre as principais características de desastres e desastres naturais. Preencha a tabela com as informações que você obteve e indicam as diferenças entre elas:
b) Leia e reveja o infográfico abaixo para responder às seguintes perguntas em seu caderno:


Período da Realização: 22/06 à 27/06/2020.

LINGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
 Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A – Ensino Médio - Profª.: Sílvia - semana de 22 a 27/06/2020

  Pesquisar e anotar no caderno: Modernismo no Brasil - 1ª, 2ª e 3ª fases; principais autores e obras.


 Obs.: Tirar foto das anotações do caderno e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com

MATEMÁTICA/PROFª ROSELIA



PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR
PROFESSORA: ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
5 AULAS

SEMANA 22á 27/06/2020.
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ª A   Ensino Médio
             
CONTEÚDOS:
·Números complexos: operaões e representação geométrica

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·https://www.youtube.com/watch?v=wEv9A33hgXk ( Introdução ao Conjunto dos Números Complexos)
·Caderno do Aluno(volume 2) realizar atividades páginas 9 á 11  com devolução via email ou no Class roon (foto).
·Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura  da semana do dia 22 á 27/06/2020 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
·Avaliação Processual.
·Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 22 á 27/06/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com




DATA: 27/06/2020.
__





PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA


Atividade  Semanal (22 á 27/06/ 2020)
Projeto de Vida
Professora: Rosélia Ferreira
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelao044@gmail.com
Ensino Médio 3ºA (2 aulas)

DISCIPLINA/TURMA:
   PROJETO DE VIDA:/ 3º A
            
CONTEÚDOS:
•        NÓS E AS REDES DO MUNDO DO TRABALHO
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP
•        Realizar a leitura do texto- 147 e 148
•        Realizar uma síntese do texto trabalhado e enviar (foto) para o E-mail ou no Google Class.
Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no caderno para verificações quando retornarmos.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
•        Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;
•        Registro escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma,
realização da atividade no caderno do aluno etc..

  DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

Data: 27/06/2020.

TEC. E INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
Professora: Sandra Ferraz
Nome: 
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 25/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Produza uma narrativa de aventura que conte uma viagem feita pelo personagem que você irá criar, onde seu texto será publicado em um blog.


Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

Professora: Sandra Ferraz
Nome: 
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 27/06 reposição do dia 11/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Criar uma campanha contra o Cyberbulliyng
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3ºB/NOTURNO

ARTE/PROFªIRACI


                                   Artes
                                   Filme 
                         Grandes Olhos
conta a história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas de 50 e 60
Ola alunos eu quero que vocês assistir o filme Grandes Olhos
Esse filme tem no you Tube
depois eu quero um resumo sobre o filme 
Anotar no caderno, apresentar no retorno.
BIOLOGIA/PROFºRENE

FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO DE ALTERIDADE

 Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade. Nesse sentido, o reconhecimento da alteridade é o primeiro passo para construir-se uma sociedade democrática e mais justa.
Significado de alteridade
Segundo o dicionário Aurélio, alteridade significa “qualidade do outro ou do que é diferente” e, filosoficamente.
Em suma, podemos dizer que a alteridade é o ato de perceber a diferença e que o “eu” deve conviver com outros

Exemplos de alteridade
É inegável que o mundo está se tornando cada vez mais dividido. O neoliberalismo contemporâneo, que sustenta o capitalismo financeiro, incentiva o individualismo cada vez mais cruel e isolador. Esse modo de vida leva o ser humano ao egoísmo puro e infundado.
Nesse mundo de cidadãos isolados, os exemplos de alteridade encontram-se nos atos de acolhimento. Esses atos de acolhimento podem estar em diferentes exemplos, como a acolhida a refugiados em seu próprio país ou o respeito a outras religiões que não a própria. Exemplo maior ainda é o ato cotidiano de não julgar o outro pelo seu modo de viver.
A alteridade é uma prática necessária para a manutenção de uma sociedade justa e igualitária.
Identidade e alteridade

Nós tendemos a estabelecer prejulgamentos sobre as outras pessoas, e, quando as pessoas não correspondem as nossas expectativas, nós as isolamos.
Nesse sentido, a sensibilização é a porta para entrar na implementação da alteridade. Reconhecer a pessoalidade, a identidade e a individualidade do outro é o modo para construir-se uma sociedade mais justa.

Psicologia e alteridade

O que faz com que eu me perceba como alguém diferente do outro está assentado na própria filosofia, porém, o que faz com que eu me perceba como alguém superior aos outros é um fenômeno psicológico.
Se pegarmos a argumentação filosófica apresentada no tópico anterior, não podemos considerar uma base de identidade para vermo-nos como superiores. Veja, se admitirmos que cada um é um ser singular, é inegável que, além de mim, existem outros que querem ser tão singulares quanto. É necessário, pensando em um âmbito social, que a nossa sociedade, tão diversa, tenha um modo de coesão.
Se eu não tenho um modo de ver o mundo que enxergue a possibilidade de uma existência diferente da minha, estou negando a minha própria liberdade de ser quem eu sou. Se eu entendo que o mundo é heterogêneo, eu preciso entender que existem diferentes pessoas com diferentes demandas nesse mundo. Se eu entendo que essas pessoas são singulares como eu sou, preciso entender que, do mesmo modo que eu tenho o direito de exercer a minha individualidade, elas também o têm.





OBS: Na próxima aula, faremos questões sobre o tema apresentado no texto.


SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:

Questões
1-    Depois da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão? Explique!
2-    Esta lei esta protegendo a quem?
3-     Existi um conceito de que esta lei só protege ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4-    Existi algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!



Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma leitura das paginas 26 á pagina 30 da apostila de 2º Bimestre e responda as perguntas, ou ainda pesquise na internet
1) Quais são os efeitos magnéticos da corrente elétrica ?
2) O que diz a Lei de Faraday ?

3) Responda as questões do exercício 2 e 3 da apostila na página 28
QUIMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
 Acessar o Site: https://www.youtube.com/watch?v=hGOgK6W51qM  / https://www.youtube.com/watch?v=RKvNLf4uwpQassistir, assistir as duas  video aulas, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no video. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.

GEOGRAFIA/PROFªERICA


DISCIPLINA/TURMA:  GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDOS: GLOBALIZAÇÃO E SUAS FASE

ATIVIDADE
ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E IMAGEM
Página 57 e 58 do Caderno do Aluno 2º Bimestre
Apoio: Aula no centro de mídias dia 12.06 e 19.06

ATENÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS PELO CLASSROOM*
*O CLASSROOM ESTÁ DISPONÍVEL PELO APLICATIVO CMSP, SEM CONSUMIR DADOS MÓVEIS OU DIRETO PELO SITE classroom.google.com.

O CÓDIGO DA TURMA SÃO: 6zfiyvp


ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
EXEMPLO: 3 ANO B + LUCAS SANTOS + SEMANA 22 A 27.06


HISTORIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 22 a 27/06/2020

  Para responder às questões abaixo faça uma pesquisa sobre “A Segunda Guerra Mundial”.

1.     (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
2.     (Enem/2008) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:
  “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição.
  Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Disponível em: www.johndclare.net. Com adaptações.
     Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que
a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.

Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br


INGLÊS/PROFªMªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 22 à 27 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 3o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo:Filmes e programas de TV 

Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCESSÃO (Conjunções),
em inglês. Escreva em seu caderno e envie para o email:
professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas as conjunções que você usa no dia-a-dia em português.

LINGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 22/06/2020 a 27/06/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
1)     https://www.youtube.com/watch?v=i-XW-6V14q4&t=224s “Aulão: Vanguardas Europeias em 15 minutos”
2)     https://www.youtube.com/watch?v=iJjIINOSzhc&t=62s “Literatura Brasileira: Pré-Modernismo (Aula 14)”

Agora responda:
“Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol.
Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”
Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Marque-a:
a) Futurismo, pela exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva.
b) Surrealismo, pois as imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente do narrador.
c) Cubismo, já que somente partes dos objetos e da paisagem são descritas, a imagem é fragmentária.
d) Expressionismo, pela caricaturização, pela deformação da imagem através do exagero.
e) Dadaísmo, pois o significado do texto é nenhum, já que as idéias estão misturadas ao acaso.

2. A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda
a) Cubismo
b) Futurismo
c) Surrealismo
d) Dadaísmo

3. Um caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a antiarte, assim qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Os movimentos em questão são respectivamente
a) Cubismo e Expressionismo
b) Expressionismo e Dadaísmo
c) Surrealismo e Dadaísmo
d) Expressionismo e Futurismo

4. (UFPE – PE) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois

a. (   ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
b. (    ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
c. (    ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
d. (   ) O Cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano.

a) V – V – V – V
b) V – V – V –F
c) V – V – F – F
d) V – F – V – F

5. (Unesp) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.

A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,

a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

6. Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características.

1. Surrealismo
2. Futurismo
3. Dadaísmo

(   ) A arte representa o movimento incansável da vida urbana.
(   ) Irracionalismo interpretativo
(   ) “Arte do sonho”
(   ) Quebra dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora
(   ) Representação incoerente
(   ) Culto ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc.
(   ) Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico
(   ) Destruição do passado

A sequência que preenche as lacunas corretamente é, respectivamente:
a) 2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
b) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
d) 2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2
e) 3 – 3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3

7. Analise a imagem a seguir e, em seguida, preencha a lacuna da afirmativa, corretamente.


“Jaqueline com mãos cruzadas” – Pablo Picasso. Disponível em: 1954 www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29. Out. 2011.
A reprodução do quadro, de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, é exemplo da tendência artística denominada Cubismo porque
a) apresenta a quem vê a imagem os vários pontos de vista do que foi retratado.
b) deforma os traços fisionômicos da figura para demonstrar o engajamento do artista.
c) faz, indiretamente, apologia à modernidade e ao ritmo veloz do início do século XX.
d) projeta na figura da mulher o ceticismo do artista no período pós-guerra na Europa.
e) reproduz o universo interno e caótico dos sonhos e loucuras dos seres humanos.

8. Relacione as colunas, considerando as especificidades e os diferentes aspectos apontados relativamente às obras e aos respectivos autores.

( 1 ) Guimarães Rosa fundiu neste romance elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora. 
( 2 ) Romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. 
( 3 ) A relação entre Martim e a protagonista significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.
( 4 ) Retratando o movimento de tropas, Euclides da Cunha constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo massacre dos “monarquistas” de Canudos, liderado pelo “famigerado e bárbaro” Antônio Conselheiro.
( 5 ) Um homem vai a uma loja de antiguidade e se depara com um quadro com uma imagem de mãos decepadas. A loja “... tinha o cheiro de uma arca de sacristia com seus panos embolorados e livros comidos de traça”.

(  ) Os Sertões
(  ) “A caçada”, de Lygia Fagundes Telles.
(  ) Grande Sertão: Veredas
(  ) Iracema, romance de José de Alencar
(  ) Vidas Secas

9. (UFRGS-RS) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:

a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b) pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizadas.
c) a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
d) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e) aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.


10. https://www.youtube.com/watch?v=8eCqVc17mO4 “Vamos resolver: exercício pré-modernismo”.


MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B   e C
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
sexta-feira
3ºB
3ºC
3ºB
3ºC

3ºC

3ºC

3ºB



3ºB


PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 22/06/2020 / a 26/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE

TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS:

Assistir os vídeos aulas  ( 1aula )

10/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números    complexos aula 1

17/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2

Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts


Realizar as atividades 3 e 4 propostas no caderno do aluno volume 2 página 10. (1 aula )

Atividade de Verificação (2aulas)

Nome _________________________________ 3ªserie ____data __/06/2020

01) Se i é a unidade imaginária do conjunto dos números complexos, então o complexo (4 · i3 + 3 · i2 + 2 · i + 1) é:
a) 6 + 4i   b) 1 + 2i   c) 2 + 2i   d) – 2 + 2i        e) – 2 – 2i


02) Considere o número complexo z= (1 + 3i) / (1 − i). A forma algébrica de z é dada por:

a) z = –1 + 2i   b) z = 1 – 2i   c) z = –2 + 1   d) z = –2 + 4i   e) z = –1 + 4i

03)  O número complexo (1 + i)36 é:

a) – 218     b) 218     c) 1 + i d) 1 – i   e) 1

Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou acompanhando!

22/junho
segunda-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática
24/junho
quarta-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


3ºC/NOTURNO

ARTE/PROFªADRIANA
PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              E.M     3º C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Apreciação em Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Explorar os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;
Investigar novas possibilidades como videodança e performance em dança;

         DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade de apreciação, para essa atividade vocês vão assistir a dois vídeos para auxiliar na realização da atividade links: Dança das sombras diferenciadas  ( esse vídeo é bem curto menos de 2 minutos) 
https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE, e Shadows -Lindsey Stirling (OriginalSong)(30 seg)
https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A , após a apreciação dos vídeos respondas as questões abaixo:
1.Após assistir ao vídeo “Dança das sombras diferenciada”, como vocês imaginam que o coreógrafo pensou nas coreografias interagindo com a tecnologia?
2.Será que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos possibilitados pela tecnologia? Explique sua suposição.
3.Após assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou teatro?
4.Vocês perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem

Hibrido: Tema bastante discutido na área da Arte Contemporânea, a arte híbrida é aquela em que são produzidos trabalhos que não se limitam a apenas uma linguagem, cultura e/ou sociedade na tentativa de criar algo novo.
99   

RECURSOS:
Caderno para registro e realização da atividade, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 22/06  a 27/06

__





BIOLOGIA/PROFºRENE

FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)

DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.

CONCEITO DE ALTERIDADE

 Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade. Nesse sentido, o reconhecimento da alteridade é o primeiro passo para construir-se uma sociedade democrática e mais justa.
Significado de alteridade
Segundo o dicionário Aurélio, alteridade significa “qualidade do outro ou do que é diferente” e, filosoficamente.
Em suma, podemos dizer que a alteridade é o ato de perceber a diferença e que o “eu” deve conviver com outros

Exemplos de alteridade
É inegável que o mundo está se tornando cada vez mais dividido. O neoliberalismo contemporâneo, que sustenta o capitalismo financeiro, incentiva o individualismo cada vez mais cruel e isolador. Esse modo de vida leva o ser humano ao egoísmo puro e infundado.
Nesse mundo de cidadãos isolados, os exemplos de alteridade encontram-se nos atos de acolhimento. Esses atos de acolhimento podem estar em diferentes exemplos, como a acolhida a refugiados em seu próprio país ou o respeito a outras religiões que não a própria. Exemplo maior ainda é o ato cotidiano de não julgar o outro pelo seu modo de viver.
A alteridade é uma prática necessária para a manutenção de uma sociedade justa e igualitária.
Identidade e alteridade

Nós tendemos a estabelecer prejulgamentos sobre as outras pessoas, e, quando as pessoas não correspondem as nossas expectativas, nós as isolamos.
Nesse sentido, a sensibilização é a porta para entrar na implementação da alteridade. Reconhecer a pessoalidade, a identidade e a individualidade do outro é o modo para construir-se uma sociedade mais justa.

Psicologia e alteridade

O que faz com que eu me perceba como alguém diferente do outro está assentado na própria filosofia, porém, o que faz com que eu me perceba como alguém superior aos outros é um fenômeno psicológico.
Se pegarmos a argumentação filosófica apresentada no tópico anterior, não podemos considerar uma base de identidade para vermo-nos como superiores. Veja, se admitirmos que cada um é um ser singular, é inegável que, além de mim, existem outros que querem ser tão singulares quanto. É necessário, pensando em um âmbito social, que a nossa sociedade, tão diversa, tenha um modo de coesão.
Se eu não tenho um modo de ver o mundo que enxergue a possibilidade de uma existência diferente da minha, estou negando a minha própria liberdade de ser quem eu sou. Se eu entendo que o mundo é heterogêneo, eu preciso entender que existem diferentes pessoas com diferentes demandas nesse mundo. Se eu entendo que essas pessoas são singulares como eu sou, preciso entender que, do mesmo modo que eu tenho o direito de exercer a minha individualidade, elas também o têm.






OBS: Na próxima aula, faremos questões sobre o tema apresentado no texto.
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:

Questões
1-    Depois da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão? Explique!
2-    Esta lei esta protegendo a quem?
3-     Existi um conceito de que esta lei só protege ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4-    Existi algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!


Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma leitura das paginas 26 á pagina 30 da apostila de 2º Bimestre e responda as perguntas, ou ainda pesquise na internet
1) Quais são os efeitos magnéticos da corrente elétrica ?
2) O que diz a Lei de Faraday ?

3) Responda as questões do exercício 2 e 3 da apostila na página 28

QUIMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
 Acessar o Site: https://www.youtube.com/watch?v=hGOgK6W51qM  / https://www.youtube.com/watch?v=RKvNLf4uwpQassistir, assistir as duas  video aulas, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no video. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.


GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO

Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º ano C noturno
Sobre fonte de Energia
1ª questão: quando se fala em fontes de energia, há uma grande separação entre fontes de energia renováveis e fontes de energia não renováveis.
·         Fontes de energia renováveis: Eólica: Biomassa; Hidroelétrica e Termoelétrica.
·         Fontes de energia não renováveis: Carvão mineral, petróleo e combustíveis fósseis
Ao longo do tempo, a crise ambiental e climática acirrou esse debate e esse tipo de tema tornou-se bastante presentes nas provas de diversos concursos.
Questão 1 (ENEM)
Qual das seguintes fontes de energia de produção é a mais recomendável para a diminuição dos gazes causadoras do aquecimento global?
A)     (  ) Óleo diesel,  B) (  ) Carvão mineral , C (  )  Gás natural, D) (  ) Vento

Questão 2 (Mackenzie) a civilização está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas industrias, nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como:

I. Combustíveis fósseis
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).

Desses 5 tipos,
A)     (  ) apenas um é renováveis
B)     (  )  apenas dois são renováveis.
C)       (  )  apenas três são renováveis.
D)      (  ) apenas quatro são renováveis.
E)       (  ) todos são renováveis


Questão 3 (ENEM)
Muitas usinas hidroelétricas estão situadas em barragens. As características de algumas das grandes represas e
Usinas brasileiras estão apresentadas no quadro abaixo:

Usina
Área alagada
(Km2)
Potência
(MW)
Sistema
Hidrográfico
Tucuruí
2 430
4 240
Rio Tocantins
Sobradinho
4 214
1 050
Rio São Francisco
Itaipu
1 350
12 600
Rio Paraná
Ilha Solteira
1 077
3 230
Rio Paraná
Furnas
1 450
1 312
Rio Grande

A razão entre a área da região alagada por uma represa e a potência produzida pela usina nela instalada é uma das formas de estimar a relação entre o dano e o benefício trazidos por um projeto hidroelétrico.
A partir dos dados apresentados no quadro, o projeto que mais onerou o ambiente em termos de área alagada por potência foi:
A)     (  ) Tucuruí,
B)      (  ) Furnas,
C)        (  ) Itaipu
D)      (  ) Ilha Solteira
E)      (  ) Sobradinho
Questão 4:  instrução;
Para resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O----------------------------foi importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente, as maiores reservas estão localizadas no hemisférios--------------------.É um dos responsáveis pela----------------------------, pois sua queima libera grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
A)     (  ) carvão mineral-norte-chuva ácida.
B)     (  ) petróleo-sul-poluição dos oceanos.
C)      (  ) petróleo-sul-chuvas ácidas.
D)     (  ) carvão mineral-sul-poluição dos oceanos.

E)      (  ) petróleo-norte-chuva ácida




HISTORIA/PROFºSERGIO
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 22 a 27/06/2020

  Para responder às questões abaixo faça uma pesquisa sobre “A Segunda Guerra Mundial”.

1.     (UFRN) Em relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Hitler empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis milhões de pessoas.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
2.     (Enem/2008) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:
  “Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição.
  Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Disponível em: www.johndclare.net. Com adaptações.
     Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que
a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.

Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br


INGLÊS/PROFªMªANTONIA

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 22 à 27 de junho de 2020.

Bimestre: 2o. Bimestre

Série: 3o. Ano Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:Intertextualidade e cinema 

Conteúdo:Filmes e programas de TV 

Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCESSÃO (Conjunções),
em inglês. Escreva em seu caderno e envie para o email:
professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas as conjunções que você usa no dia-a-dia em português.

LINGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 22/06/2020 a 27/06/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
1)     https://www.youtube.com/watch?v=i-XW-6V14q4&t=224s “Aulão: Vanguardas Europeias em 15 minutos”
2)     https://www.youtube.com/watch?v=iJjIINOSzhc&t=62s “Literatura Brasileira: Pré-Modernismo (Aula 14)”

Agora responda:
“Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol.
Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”
Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Marque-a:
a) Futurismo, pela exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva.
b) Surrealismo, pois as imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente do narrador.
c) Cubismo, já que somente partes dos objetos e da paisagem são descritas, a imagem é fragmentária.
d) Expressionismo, pela caricaturização, pela deformação da imagem através do exagero.
e) Dadaísmo, pois o significado do texto é nenhum, já que as idéias estão misturadas ao acaso.

2. A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda
a) Cubismo
b) Futurismo
c) Surrealismo
d) Dadaísmo

3. Um caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a antiarte, assim qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Os movimentos em questão são respectivamente
a) Cubismo e Expressionismo
b) Expressionismo e Dadaísmo
c) Surrealismo e Dadaísmo
d) Expressionismo e Futurismo

4. (UFPE – PE) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois

a. (   ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
b. (    ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
c. (    ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
d. (   ) O Cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano.

a) V – V – V – V
b) V – V – V –F
c) V – V – F – F
d) V – F – V – F

5. (Unesp) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.

A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,

a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

6. Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características.

1. Surrealismo
2. Futurismo
3. Dadaísmo

(   ) A arte representa o movimento incansável da vida urbana.
(   ) Irracionalismo interpretativo
(   ) “Arte do sonho”
(   ) Quebra dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora
(   ) Representação incoerente
(   ) Culto ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc.
(   ) Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico
(   ) Destruição do passado

A sequência que preenche as lacunas corretamente é, respectivamente:
a) 2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
b) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
d) 2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2
e) 3 – 3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3

7. Analise a imagem a seguir e, em seguida, preencha a lacuna da afirmativa, corretamente.


“Jaqueline com mãos cruzadas” – Pablo Picasso. Disponível em: 1954 www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29. Out. 2011.
A reprodução do quadro, de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, é exemplo da tendência artística denominada Cubismo porque
a) apresenta a quem vê a imagem os vários pontos de vista do que foi retratado.
b) deforma os traços fisionômicos da figura para demonstrar o engajamento do artista.
c) faz, indiretamente, apologia à modernidade e ao ritmo veloz do início do século XX.
d) projeta na figura da mulher o ceticismo do artista no período pós-guerra na Europa.
e) reproduz o universo interno e caótico dos sonhos e loucuras dos seres humanos.

8. Relacione as colunas, considerando as especificidades e os diferentes aspectos apontados relativamente às obras e aos respectivos autores.

( 1 ) Guimarães Rosa fundiu neste romance elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora. 
( 2 ) Romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca. 
( 3 ) A relação entre Martim e a protagonista significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.
( 4 ) Retratando o movimento de tropas, Euclides da Cunha constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo massacre dos “monarquistas” de Canudos, liderado pelo “famigerado e bárbaro” Antônio Conselheiro.
( 5 ) Um homem vai a uma loja de antiguidade e se depara com um quadro com uma imagem de mãos decepadas. A loja “... tinha o cheiro de uma arca de sacristia com seus panos embolorados e livros comidos de traça”.

(  ) Os Sertões
(  ) “A caçada”, de Lygia Fagundes Telles.
(  ) Grande Sertão: Veredas
(  ) Iracema, romance de José de Alencar
(  ) Vidas Secas

9. (UFRGS-RS) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:

a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b) pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizadas.
c) a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
d) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e) aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.


10. https://www.youtube.com/watch?v=8eCqVc17mO4 “Vamos resolver: exercício pré-modernismo”.

MATEMÁTICA/PROFªMARCELA


PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B   e C
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
sexta-feira
3ºB
3ºC
3ºB
3ºC

3ºC

3ºC

3ºB



3ºB


PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 22/06/2020 / a 26/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE

TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS NÚMEROS COMPLEXOS:

Assistir os vídeos aulas  ( 1aula )

10/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números    complexos aula 1

17/06 - 3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2

Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts


Realizar as atividades 3 e 4 propostas no caderno do aluno volume 2 página 10. (1 aula )

Atividade de Verificação (2aulas)

Nome _________________________________ 3ªserie ____data __/06/2020

01) Se i é a unidade imaginária do conjunto dos números complexos, então o complexo (4 · i3 + 3 · i2 + 2 · i + 1) é:
a) 6 + 4i   b) 1 + 2i   c) 2 + 2i   d) – 2 + 2i        e) – 2 – 2i

02) Considere o número complexo z= (1 + 3i) / (1 − i). A forma algébrica de z é dada por:

a) z = –1 + 2i   b) z = 1 – 2i   c) z = –2 + 1   d) z = –2 + 4i   e) z = –1 + 4i

03)  O número complexo (1 + i)36 é:

a) – 218     b) 218     c) 1 + i d) 1 – i   e) 1

Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou acompanhando!

22/junho
segunda-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática
24/junho
quarta-feira
3ª série do EM
18:30h
19:15h
Matemática



Nenhum comentário:

Postar um comentário