ATIVIDADES DA SEMANA DE 22 a 27 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºA/MANHA
ELETIVAS/PROFªSANDRA
3ºA/MANHA
ARTE/PROFºEDLENNE
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
FILOSOFIA/PROFªHOSANA
SOCIOLOGIA/PROFªHOSANA
FISICA/PROFºROMEU
QUIMICA/PROFªLUCILENE
GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
A iraniana Firoozeh Mozaffari trabalha em diferentes jornais — Shargh, Etemad e Farhikhtegan — e também para o site de notícias Khabaronline. A artista já recebeu vários prêmios por suas charges em festivais no Irã e foi reconhecia com o primeiro Prêmio Internacional da “Desenhando pela Paz”, entregue em 2012 pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan.
INGLÊS/PROFªSILVANA
LINGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
MATEMÁTICA/PROFª ROSELIA
PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºB/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Acessar o Site: https://www.youtube.com/watch?v=hGOgK6W51qM / https://www.youtube.com/watch?v=RKvNLf4uwpQassistir, assistir as duas video aulas, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no video. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
GEOGRAFIA/PROFªERICA
HISTORIA/PROFºSERGIO
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
a. ( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
a) V – V – V – V
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
BIOLOGIA/PROFºRENE
FILOSOFIA
QUIMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Acessar o Site: https://www.youtube.com/watch?v=hGOgK6W51qM / https://www.youtube.com/watch?v=RKvNLf4uwpQassistir, assistir as duas video aulas, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no video. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
HISTORIA/PROFºSERGIO
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
LINGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
a. ( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
a) V – V – V – V
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
3ºA/MANHA
ELETIVAS/PROFªSANDRA
EMPREENDEDORISMO
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Eletivas
2º Bimestre
Atividade do período 23/06 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise sobre empreendedorismo corporativo.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
3ºA/MANHA
ARTE/PROFºEDLENNE
Professora
EDLENNE CRISTINA
Ensino médio
3ª A
EMAIL Edlenne190@gmail.com
Whatsapp 119936-70617
Artes
Filme
Grandes Olhos
conta a
história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho
reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas
de 50 e 60
Ola alunos
eu quero que vocês assistir o filme Grandes Olhos
Esse filme
tem no you Tube
depois eu
quero um resumo sobre o filme
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
|
Atividade: Elabora 03 questões
com respostas sobre o tema da aula anterior, Reino Protista (Protozoários).
|
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).
|
ANO LETIVO 2020 – 2° Bi – 22/06/2020 a 27/06/2020.
Atividade
Elabore 03 questões com respostas sobre o
tema da aula anterior, Reino Protista (Protozoários).
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
ED.FISICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
|
||||
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA
|
|||||
CONTEÚDOS:
MANIFESTAÇÕES RÍTIMICAS RELACIONADAS À CULTURA JOVEM: HIP HOP
E STREET DANCE
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· Vivenciar e valorizar os movimentos característicos do Hip Hop.
· Nomear os movimentos relativos ao movimento Hip Hop e criar movimentos
novos a partir de suas características.
· Reconhecer os diferentes estilos no Hip Hop.
· Caracterizar o momento Hip Hop como expressão sociocultural.
|
|||||
Aula
I: Assista ao vídeo abaixo dos estilos no Hip Hop :
Descreva
o que identificou em cada um dos estilos apresentados no vídeo.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
_____________________________________________________________________________
Aula II: Hora de praticar:
Assista ao vídeo abaixo e tente realizar alguns passos de Hip
Hop em sua casa.
Descreva
como foi sua experiência ao realizar essa atividade prática.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
___________________________________
_____________________________________________
Aula
III: Revisão e reflexão da pesquisa sobre o movimento Hip Hop e
seus principais estilos no contexto histórico.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
|
|||||
Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.
|
|||||
Enviar as atividades do blog e anotações da aula transmitida
no app Centro de Mídias SP por email, caso não tenha acesso, fazer no próprio
caderno.
Enviar para:
|
|||||
DATA: 22 á 27/06/2020
|
FILOSOFIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual,
destacando e grifando os aspectos que
você considerou importantes para o entendimento do tema.
CONCEITO DE ALTERIDADE
Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática.
Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as
angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também
é reconhecer que existem culturas diferentes e que
elas merecem respeito em sua integridade. Nesse sentido, o reconhecimento da
alteridade é o primeiro passo para construir-se uma sociedade democrática e
mais justa.
Significado de alteridade
Segundo
o dicionário Aurélio, alteridade significa
“qualidade do outro ou do que é diferente” e, filosoficamente.
Em suma, podemos dizer
que a alteridade é o ato de perceber a diferença e que o “eu” deve conviver com
outros
Exemplos de alteridade
É
inegável que o mundo está se tornando cada vez mais
dividido. O neoliberalismo contemporâneo, que sustenta
o capitalismo financeiro, incentiva o individualismo
cada vez mais cruel e isolador. Esse modo de vida leva o ser humano ao egoísmo
puro e infundado.
Nesse
mundo de cidadãos isolados, os exemplos de alteridade encontram-se nos atos de acolhimento. Esses atos de acolhimento
podem estar em diferentes exemplos, como a acolhida a refugiados em seu próprio
país ou o respeito a outras religiões que não a própria. Exemplo maior ainda é
o ato cotidiano de não julgar o outro pelo seu modo de viver.
A alteridade é uma
prática necessária para a manutenção de uma sociedade justa e igualitária.
Identidade e alteridade
Nós tendemos a estabelecer prejulgamentos sobre as outras
pessoas, e, quando as pessoas não correspondem as nossas expectativas, nós as
isolamos.
Nesse
sentido, a sensibilização é a porta para entrar na implementação da
alteridade. Reconhecer a pessoalidade, a identidade e a
individualidade do outro é o modo para construir-se uma sociedade mais justa.
Psicologia e alteridade
O que
faz com que eu me perceba como alguém diferente do outro está assentado na
própria filosofia, porém, o que faz com que eu me perceba como alguém superior aos outros é um fenômeno
psicológico.
Se pegarmos a
argumentação filosófica apresentada no tópico anterior, não podemos considerar
uma base de identidade para vermo-nos como superiores. Veja, se admitirmos que
cada um é um ser singular, é inegável que, além de mim, existem outros que
querem ser tão singulares quanto. É necessário, pensando em um âmbito social,
que a nossa sociedade, tão diversa, tenha um modo de coesão.
Se eu
não tenho um modo de ver o mundo que enxergue a possibilidade
de uma existência diferente da minha, estou negando a minha própria
liberdade de ser quem eu sou. Se eu entendo que o mundo é heterogêneo, eu
preciso entender que existem diferentes pessoas com diferentes demandas nesse mundo.
Se eu entendo que essas pessoas são singulares como eu sou, preciso entender
que, do mesmo modo que eu tenho o direito de exercer a minha individualidade,
elas também o têm.
OBS: Na próxima aula, faremos questões
sobre o tema apresentado no texto.
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (22 a 27 de junho)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual,
destacando e grifando os aspectos que
você considerou importantes para o entendimento do tema.
ISOLAMENTO VERTICAL E HORIZONTAL.
Isolamento vertical e isolamento horizontal são dois tipos de distanciamento social que
podem ser adotados diante, por exemplo, de uma pandemia. No isolamento
vertical, há o isolamento de apenas um grupo de pessoas; no isolamento horizontal,
não há a seleção de grupos específicos, sendo recomendado que todos fiquem em
casa. As medidas de isolamento social são duras e, muitas vezes, criticadas por
parte da população, mas são necessárias
para deter o avanço de uma doença.
O que é isolamento?
Quando falamos em isolamento, estamos nos referindo a uma situação
em que uma pessoa deve ficar completamente isolada, isto é, sem contato com
ninguém. Isso é feito quando uma pessoa está comprovadamente doente,
e o objetivo é afastá-la do convívio social. Esse isolamento pode ser
hospitalar ou domiciliar.
Atualmente o termo isolamento é usado, por muitos, para se referir
às medidas de distanciamento social. Esse distanciamento busca
evitar o contato de uma pessoa com outra a fim de diminuir a propagação de uma
doença.
No distanciamento social, recomenda-se, por exemplo, que a pessoa
fique em sua casa, evitando sair sem necessidade e também aglomerações. Também
é recomendado o fechamento de escolas, comércio e atividades não essenciais.
O home office deve ser adotado nos casos em que esse tipo de
forma de trabalho é permitido.
O distanciamento social é
uma medida importante para garantir a saúde de uma população diante de uma
doença. Esse distanciamento ajuda a reduzir o número de casos da doença e
evitar também um colapso do sistema de saúde. Essa medida foi adotada, por
exemplo, em vários locais do mundo durante a pandemia de COVID-19. Apesar
de ser uma medida dura, foi fundamental para frear o avanço da doença na China,
por exemplo.
Isolamento vertical x isolamento horizontal
O isolamento
vertical é aquele em que apenas alguns grupos ficam isolados, sendo
selecionados os grupos que apresentam mais riscos de desenvolver a doença ou
aqueles que podem apresentar um quadro mais grave. Consideremos, por exemplo, a
pandemia de COVID-19. Como os grupos de maior risco para desenvolver essa
doença e apresentar uma forma mais grave são idosos e pessoas com problemas
como diabetes e doenças
cardiovasculares, em casos de isolamento vertical, somente eles ficariam
isolados. Pessoas jovens e saudáveis poderiam, portanto, continuar circulando
normalmente.
No caso da COVID-19, por
exemplo, não se sabe ao certo se essa medida seria vantajosa, pois como os
jovens são importantes vetores da doença, o número de contaminados poderia
aumentar rapidamente.
O isolamento
horizontal, no entanto, não limita grupos e, portanto, todos devem
permanecer em casa. Isso restringe ao máximo o contato entre as pessoas,
evitando, desse modo, uma grande propagação da doença. O isolamento horizontal,
no entanto, é muito criticado por causar impactos graves na economia. Porém,
muitas vezes, ele é essencial para evitar um aumento desenfreado da doença, o
que pode provocar um colapso no sistema de saúde, o que também causaria
prejuízo econômico.
Obs: Próxima aula,
faremos questões sobre o tema abordado no texto.
AULA DO PROFESSOR
| ||||||
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana 22/06 a 27/06//2020
| |||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A
| ||||||
CONTEÚDOS:
Aparelhos e dispositivos Domesticos e suas especificações elétricas como potencia e tensão de operação
| ||||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Analisar as especificações elétricas dos aparelhos em etiquetas ou manuais
Reconhecer grandezas associadas ao estudo da eletricidade ,tais como resistência a ,corrente , tensão , energia e potencia eletrica
| ||||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDADE 1 de 23/06 a 24/06
Ler os textos da apostila do 1 bimestre das pagina 36 a 37 e fazer oque se pede
| ||||||
RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)
| ||||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
| ||||||
DATA: ___/__/_
__
| ||||||
QUIMICA/PROFªLUCILENE
E.E.Salim Farah Maluf
Semana de 22/06 à 27/06
Disciplina: Química
Turma: 3ºA
2 aulas semanais
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Tema:
Uso racional da agua: Escala de pH
Recomendações:
Uso do caderno do aluno páginas
39/40/41/42/43.
Assista ao vídeo “Uso Racional da Agua” e
registrar no caderno os aspectos que evidenciam o desperdício ou mau uso e como
podemos evita-los.
Utilize o Simulador: seguindo as
orientações do caderno do aluno e preencha a tabela na apostila.
Após o preenchimento da tabela vá para o
caderno e faça a tabela em ordem crescente de pH de modo a formar uma escala.
Agora faça o experimento, escolha 5
produtos do seu cotidiano, identifique o pH usando os indicadores da tabela e
após faça a tabela em ordem crescente de pH de modo a formar uma escala.
Resolva os exercícios: 1.H, 1.I.a-b, 1.J.a-b,
1.L.
Encaminhar as tabelas e os exercícios para
o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com , no assunto devera ter seu nome completo,
ano e turma para a sua identificação.
OBS:
Plantão de duvidas será na quarta-feira
das 9h às 9:45h
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 22 a 27 do 06 de 2020.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 2º Bimestre.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e
textos, seguidas da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Analisar o contexto de surgimento e o
significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo.
GEOGRAFIA : Geopolítica e
o contexto do “ choque de civilizações II. Críticas
as desigualdades de gênero, com traços e diálogos ácidos.
A iraniana Firoozeh Mozaffari trabalha em diferentes jornais — Shargh, Etemad e Farhikhtegan — e também para o site de notícias Khabaronline. A artista já recebeu vários prêmios por suas charges em festivais no Irã e foi reconhecia com o primeiro Prêmio Internacional da “Desenhando pela Paz”, entregue em 2012 pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan.
Imagem:
Firoozeh Mozaffari.
Atividade: Em relação a desigualdades
de gênero, faça a interpretação da charge, relacionando-a com o tema.
Produza um artigo de opinião de no mínimo 10 dez linhas,
ponderando sobre a charge e o tema em questão.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
“ SE PRECISAR DESCANSE, MÁS NÃO DESISTA
HISTORIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a
semana de 22 a 27 de junho.
Turmas: 3A ensino
médio manhã
3TA EJA
3TB EJA
3TC EJA
3TD EJA
Habilidades
envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais,
mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
Quantidade de aulas:
2 aulas
Avaliação: Atividade
proposta ao final do texto
OBSERVAÇÃO: TODAS AS
ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o
capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu
nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal
economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o
mundo todo.
A crise de 1929,
marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma
grande depressão econômica que resultou na falência de
diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a
crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao
poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as
consequências da Grande Guerra.
Contexto histórico
Apesar de ter
entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917,
os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter
sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou
como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como
industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter
consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson,
após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande
crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação
dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito
durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse
período se consolidou o American way of life, expressão que
sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo,
e utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década
de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela
exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo
capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao
liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os
investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação
no mercado financeiro.
Contudo, apesar do
cenário favorável, gradativamente o processo de boom na
produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz
de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
A concentração
de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios
e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre
os trabalhadores americanos.
Em paralelo,
a mecanização dos processos de produção e as dificuldades
vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados
Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma
forma.
Esse processo
gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou
seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado,
processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.
A Grande Depressão
Junto com o
crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos
Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país,
milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a
ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de
pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova
York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em
inglês, Black Thursday).
Com a quebra
da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise
econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande
Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente
lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários
perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão
da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos
EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre
trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da
interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se
espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente
da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não
havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasil, houve
uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando
consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito
atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de
investimentos americanos.
O aumento
da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e
a chegada de Hitler ao poder em
1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de
1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de
sua economia.
O New Deal
Depois do impacto
imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os
Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano
de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado
pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico,
desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes,
se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha
um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para
criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia
capitalista.
Desse modo, apesar
de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o
liberalismo econômico), o new deal não rompia com o
capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de
Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos
trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção
agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos
trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para
recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se
dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a
reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados
Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência
do mundo capitalista.
A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO
SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)
Qual
a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Qual
comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no
Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
PROFESSORA: SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com
Período
de Entrega: 22/06 à 27/06/2020
Nome-
Número – Série e data da realização da atividade na apostila e enviem as fotos por e-mail.
|
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02
|
|
CONTEÚDOS: Atividade da Apostila páginas 119 a 122 –
Atividade: 1-2-3
Tsunamis.
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Ler,
compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de
orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços
característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.
|
|
Leitura de Texto e
realize as questões propostas
Atividade -1
a) O que você pode ver nesta imagem? É uma
representação de algo fictício ou uma situação isso aconteceu? Discuta sobre isso com
um parceiro.
b) Pense em palavras
relacionadas à imagem e a qualquer evento da vida real.
Atividade-2
a) Leia o texto
abaixo e descubra onde os tsunamis mais significativos foram originados.
b) Em pares, converse
com seu amigo sobre tsunamis.
Atividade-3
a) Em pares,
pesquisas sobre as principais características de desastres e desastres
naturais. Preencha a tabela com as informações que você obteve e indicam as
diferenças entre elas:
b) Leia e reveja o
infográfico abaixo para responder às seguintes perguntas em seu caderno:
|
|
Período
da Realização: 22/06 à 27/06/2020.
|
LINGUA PORTUGUESA/PROFªSILVIA
Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A –
Ensino Médio - Profª.: Sílvia - semana de 22 a 27/06/2020
Pesquisar
e anotar no caderno: Modernismo no Brasil - 1ª, 2ª e 3ª fases; principais
autores e obras.
Sugestões de sites para pesquisa: www.infoescola.com; www.brasilescola.uol.com.br; www.educamaisbrasil.com.br.
Obs.: Tirar foto das anotações do
caderno e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com
PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSORA: ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS
5 AULAS
SEMANA 22á 27/06/2020.
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ª A Ensino Médio
|
||||
CONTEÚDOS:
·Números complexos: operações
e representação geométrica
|
||||
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS:
·https://www.youtube.com/watch?v=wEv9A33hgXk ( Introdução ao Conjunto dos Números Complexos)
·Caderno do
Aluno(volume 2) realizar atividades páginas 9 á 11 com devolução via email ou no Class roon
(foto).
·Assistir as aulas do CMSP
e TV Cultura da semana do dia 22 á 27/06/2020
e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os
mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
·Avaliação Processual.
·Faça um relato sobre
as aulas dadas do dia 22 á 27/06/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
||||
DATA: 27/06/2020.
__
|
||||
PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA
Atividade
Semanal (22 á 27/06/ 2020)
Projeto de Vida
Professora: Rosélia Ferreira
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelao044@gmail.com
Ensino Médio 3ºA (2 aulas)
DISCIPLINA/TURMA:
PROJETO DE VIDA:/ 3º A
CONTEÚDOS:
• NÓS E AS REDES
DO MUNDO DO TRABALHO
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
CADERNO DO ALUNO e as Aulas do CMSP
• Realizar a
leitura do texto- 147 e 148
• Realizar uma
síntese do texto trabalhado e enviar (foto) para o E-mail ou no Google Class.
Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados
no caderno para verificações quando retornarmos.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
• Processual (
continuada), atividades em grupo e individual;
• Registro
escrito, mapa conceitual, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe,
acesso à plataforma,
realização da atividade no caderno do aluno etc..
Data: 27/06/2020.
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 25/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Produza uma narrativa de aventura que conte uma viagem feita pelo personagem que você irá criar, onde seu texto será publicado em um blog.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 27/06 reposição do dia 11/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Criar uma campanha contra o Cyberbulliyng
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºB/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
Artes
Filme
Grandes Olhos
conta a história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas de 50 e 60
Ola alunos eu quero que vocês assistir o filme Grandes Olhos
Esse filme tem no you Tube
depois eu quero um resumo sobre o filme
Anotar no caderno, apresentar no retorno.
BIOLOGIA/PROFºRENEAnotar no caderno, apresentar no retorno.
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual,
destacando e grifando os aspectos que
você considerou importantes para o entendimento do tema.
CONCEITO DE ALTERIDADE
Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática.
Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as
angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também
é reconhecer que existem culturas diferentes e que
elas merecem respeito em sua integridade. Nesse sentido, o reconhecimento da
alteridade é o primeiro passo para construir-se uma sociedade democrática e
mais justa.
Significado de alteridade
Segundo
o dicionário Aurélio, alteridade significa
“qualidade do outro ou do que é diferente” e, filosoficamente.
Em suma, podemos dizer
que a alteridade é o ato de perceber a diferença e que o “eu” deve conviver com
outros
Exemplos de alteridade
É
inegável que o mundo está se tornando cada vez mais
dividido. O neoliberalismo contemporâneo, que sustenta
o capitalismo financeiro, incentiva o individualismo
cada vez mais cruel e isolador. Esse modo de vida leva o ser humano ao egoísmo
puro e infundado.
Nesse
mundo de cidadãos isolados, os exemplos de alteridade encontram-se nos atos de acolhimento. Esses atos de acolhimento
podem estar em diferentes exemplos, como a acolhida a refugiados em seu próprio
país ou o respeito a outras religiões que não a própria. Exemplo maior ainda é
o ato cotidiano de não julgar o outro pelo seu modo de viver.
A alteridade é uma
prática necessária para a manutenção de uma sociedade justa e igualitária.
Identidade e alteridade
Nós tendemos a estabelecer prejulgamentos sobre as outras
pessoas, e, quando as pessoas não correspondem as nossas expectativas, nós as
isolamos.
Nesse
sentido, a sensibilização é a porta para entrar na implementação da
alteridade. Reconhecer a pessoalidade, a identidade e a
individualidade do outro é o modo para construir-se uma sociedade mais justa.
Psicologia e alteridade
O que
faz com que eu me perceba como alguém diferente do outro está assentado na
própria filosofia, porém, o que faz com que eu me perceba como alguém superior aos outros é um fenômeno
psicológico.
Se pegarmos a
argumentação filosófica apresentada no tópico anterior, não podemos considerar
uma base de identidade para vermo-nos como superiores. Veja, se admitirmos que
cada um é um ser singular, é inegável que, além de mim, existem outros que
querem ser tão singulares quanto. É necessário, pensando em um âmbito social,
que a nossa sociedade, tão diversa, tenha um modo de coesão.
Se eu
não tenho um modo de ver o mundo que enxergue a possibilidade
de uma existência diferente da minha, estou negando a minha própria
liberdade de ser quem eu sou. Se eu entendo que o mundo é heterogêneo, eu
preciso entender que existem diferentes pessoas com diferentes demandas nesse mundo.
Se eu entendo que essas pessoas são singulares como eu sou, preciso entender
que, do mesmo modo que eu tenho o direito de exercer a minha individualidade,
elas também o têm.
OBS: Na próxima aula, faremos questões
sobre o tema apresentado no texto.
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:
Questões
1- Depois
da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão?
Explique!
2- Esta
lei esta protegendo a quem?
3- Existi um conceito de que esta lei só protege
ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4- Existi
algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e
quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma leitura das paginas 26 á pagina 30 da apostila de 2º Bimestre e responda as perguntas, ou ainda pesquise na internet
1) Quais são os efeitos magnéticos da corrente elétrica ?
2) O que diz a Lei de Faraday ?
3) Responda as questões do exercício 2 e 3 da apostila na página 28
QUIMICA/PROFªPATRICIAProf.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Acessar o Site: https://www.youtube.com/watch?v=hGOgK6W51qM / https://www.youtube.com/watch?v=RKvNLf4uwpQassistir, assistir as duas video aulas, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no video. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
GEOGRAFIA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:
GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDOS: GLOBALIZAÇÃO E SUAS
FASE
ATIVIDADE
ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO E
IMAGEM
Página 57 e 58 do Caderno do Aluno 2º Bimestre
Apoio: Aula no centro de mídias dia 12.06 e 19.06
ATENÇÃO:
PLANTÃO
DE DÚVIDAS PELO CLASSROOM*
*O
CLASSROOM ESTÁ DISPONÍVEL PELO APLICATIVO CMSP, SEM CONSUMIR DADOS MÓVEIS OU
DIRETO PELO SITE classroom.google.com.
O CÓDIGO DA TURMA SÃO: 6zfiyvp
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO
EMAIL:
EXEMPLO: 3 ANO
B + LUCAS SANTOS + SEMANA 22 A 27.06
Atividade
de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 22 a 27/06/2020
Para responder às questões abaixo faça uma
pesquisa sobre “A Segunda Guerra Mundial”.
1. (UFRN) Em
relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Hitler
empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis
milhões de pessoas.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
2. (Enem/2008) Em
discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época,
Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:
“Não necessito defender minhas visitas à
Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter
feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado
a Tchecoslováquia da destruição.
Mas eu também tinha outro propósito ao ir até
Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento
europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região
de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na
Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”
Disponível
em: www.johndclare.net. Com adaptações.
Sabendo-se que o compromisso assumido por
Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em
1939, infere-se que
a) Hitler
ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos
Sudetos.
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.
Enviar a
atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre Atividade para a semana: de 22 à 27 de junho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 3o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Filmes e programas de TV Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCESSÃO (Conjunções), em inglês. Escreva em seu caderno e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas as conjunções que você usa no dia-a-dia em português.LINGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 22/06/2020 a 27/06/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Sequência de
atividades:
Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
2)
https://www.youtube.com/watch?v=iJjIINOSzhc&t=62s “Literatura Brasileira: Pré-Modernismo
(Aula 14)”
Agora responda:
“Beiramarávamos em auto pelo espelho de
aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol.
Losangos tênues de ouro
bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”
Esse fragmento da obra Memórias
Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma
corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Marque-a:
a) Futurismo, pela
exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva.
b) Surrealismo, pois as
imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do
inconsciente do narrador.
c) Cubismo, já que
somente partes dos objetos e da paisagem são descritas, a imagem é
fragmentária.
d) Expressionismo, pela
caricaturização, pela deformação da imagem através do exagero.
e) Dadaísmo, pois o
significado do texto é nenhum, já que as idéias estão misturadas ao acaso.
2. A exaltação da máquina e da
"beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência,
tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é
defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda
a) Cubismo
b) Futurismo
c) Surrealismo
d) Dadaísmo
3. Um caracteriza-se pela valorização do
inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela
destruição total da arte, propondo a antiarte, assim qualquer objeto retirado
de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Os
movimentos em questão são respectivamente
a) Cubismo e
Expressionismo
b) Expressionismo
e Dadaísmo
c) Surrealismo e
Dadaísmo
d) Expressionismo
e Futurismo
4. (UFPE – PE) Os movimentos culturais do
final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as
mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção
capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o
modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois
a. ( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
b.
( ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente,
presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês
André Breton.
c.
( ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento
frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
d. ( ) O
Cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa
preocupação com o sofrimento humano.
a) V – V – V – V
b)
V – V – V –F
c)
V – V – F – F
d) V – F – V – F
5. (Unesp) A peça Fonte foi
criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.
A
transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,
a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à
vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do
século XIX.
c) o esforço de tirar a
arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na
intimidade.
d) a vontade de
expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações
constrangedoras.
e) o fim da verdadeira
arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.
6. Observe as afirmações abaixo e associe
os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas
principais características.
1. Surrealismo
2. Futurismo
3. Dadaísmo
( ) A arte
representa o movimento incansável da vida urbana.
( ) Irracionalismo
interpretativo
( ) “Arte
do sonho”
( ) Quebra
dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora
( )
Representação incoerente
( ) Culto
ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc.
( )
Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico
( )
Destruição do passado
A sequência que preenche as lacunas
corretamente é, respectivamente:
a) 2 – 3 – 1 – 3 – 3 –
2 – 1 – 2
b) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 –
2 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 –
2 – 1 – 2
d) 2 – 3 – 1 – 3 – 1 –
3 – 3 – 2
e) 3 – 3 – 1 – 2 – 3 –
2 – 1 – 3
7. Analise
a imagem a seguir e, em seguida, preencha a lacuna da afirmativa, corretamente.
“Jaqueline com mãos cruzadas”
– Pablo Picasso. Disponível em: 1954 www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29. Out. 2011.
A reprodução do quadro, de
autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, é exemplo da tendência artística
denominada Cubismo porque
a) apresenta a quem vê a imagem
os vários pontos de vista do que foi retratado.
b) deforma os traços
fisionômicos da figura para demonstrar o engajamento do artista.
c) faz, indiretamente, apologia
à modernidade e ao ritmo veloz do início do século XX.
d) projeta na figura da mulher
o ceticismo do artista no período pós-guerra na Europa.
e) reproduz o universo interno
e caótico dos sonhos e loucuras dos seres humanos.
8.
Relacione as colunas, considerando as especificidades e os diferentes aspectos
apontados relativamente às obras e aos respectivos autores.
(
1 ) Guimarães Rosa fundiu neste romance elementos do experimentalismo
linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda
fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora.
(
2 ) Romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938, retrata a vida miserável de
uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos
para áreas menos castigadas pela seca.
(
3 ) A relação entre Martim e a protagonista significa a união entre o branco
colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores
indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de
fundação da identidade brasileira.
(
4 ) Retratando o movimento de tropas, Euclides da Cunha constantemente se
prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que
demonstram bem o absurdo massacre dos “monarquistas” de Canudos, liderado pelo
“famigerado e bárbaro” Antônio Conselheiro.
(
5 ) Um homem vai a uma loja de antiguidade e se depara com um quadro com uma
imagem de mãos decepadas. A loja “... tinha o cheiro de uma arca de sacristia
com seus panos embolorados e livros comidos de traça”.
(
) Os Sertões
(
) “A caçada”, de Lygia Fagundes Telles.
(
) Grande Sertão: Veredas
(
) Iracema, romance de José de Alencar
(
) Vidas Secas
9.
(UFRGS-RS) Uma
atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a
exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha.
Pode ela ser definida como:
a)
a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas
românticas e realistas.
b)
pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que
julgavam por demais europeizadas.
c)
a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz
nessa matéria.
d)
uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e)
aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira,
desde suas primeiras manifestações.
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B e C
segunda-feira
|
terça-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºC
|
3ºC
|
||
3ºB
|
|||
3ºB
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 22/06/2020 / a 26/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS
NÚMEROS COMPLEXOS:
Assistir os vídeos
aulas ( 1aula )
10/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos aula 1
17/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Realizar as atividades 3 e 4 propostas no caderno do aluno volume 2
página 10. (1 aula )
Atividade
de Verificação (2aulas)
Nome _________________________________ 3ªserie ____data __/06/2020
01) Se i é a unidade imaginária do conjunto dos números
complexos, então o complexo (4 · i3 + 3 · i2 +
2 · i + 1) é:
a) 6
+ 4i b) 1 + 2i c) 2 + 2i
d) – 2 + 2i e) – 2 – 2i
02) Considere o número complexo z= (1 +
3i) / (1 − i). A forma algébrica de z é dada por:
a) z = –1 + 2i b) z
= 1 – 2i c) z = –2
+ 1 d) z = –2
+ 4i e) z = –1 + 4i
03) O número complexo (1 + i)36 é:
a) – 218 b) 218 c) 1 + i d) 1 – i
e) 1
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
22/junho
|
segunda-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
24/junho
|
quarta-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
PLANO DE AULA DO
PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Apreciação em Dança
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Explorar
os processos de criação desta linguagem em ambientes digitais;
Investigar
novas possibilidades como videodança e performance em dança;
|
|||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade
de apreciação, para essa atividade vocês vão assistir a dois vídeos para
auxiliar na realização da atividade links: Dança das sombras
diferenciadas ( esse vídeo é bem curto
menos de 2 minutos)
https://www.youtube.com/watch?v=JGCsyshUU-A , após a apreciação
dos vídeos respondas as questões abaixo:
1.Após
assistir ao vídeo “Dança das sombras diferenciada”, como vocês imaginam que o
coreógrafo pensou nas coreografias interagindo com a tecnologia?
2.Será
que o coreógrafo imaginou primeiramente a dança ou os movimentos e efeitos
possibilitados pela tecnologia? Explique sua suposição.
3.Após
assistir aos dois vídeos, vocês consideram o que viram como dança ou teatro?
4.Vocês
perceberam o hibridismo na Arte dessas apresentações? Comentem
Hibrido: Tema bastante discutido na área
da Arte Contemporânea, a arte híbrida é aquela em que são
produzidos trabalhos que não se limitam a apenas uma linguagem, cultura e/ou
sociedade na tentativa de criar algo novo.
99
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
para registro e realização da atividade, internet.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 22/06 a 27/06
__
|
|||||
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (22 a 27 de junho)
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, destacando e grifando os aspectos que você considerou importantes para o entendimento do tema.
CONCEITO DE ALTERIDADE
Alteridade, muito mais que um conceito, é uma prática. Ela consiste, basicamente, em colocar-se no lugar do outro, entender as angústias do outro e tentar pensar no sofrimento do outro. Alteridade também é reconhecer que existem culturas diferentes e que elas merecem respeito em sua integridade. Nesse sentido, o reconhecimento da alteridade é o primeiro passo para construir-se uma sociedade democrática e mais justa.
Significado de alteridade
Segundo o dicionário Aurélio, alteridade significa “qualidade do outro ou do que é diferente” e, filosoficamente.
Em suma, podemos dizer que a alteridade é o ato de perceber a diferença e que o “eu” deve conviver com outros
Exemplos de alteridade
É inegável que o mundo está se tornando cada vez mais dividido. O neoliberalismo contemporâneo, que sustenta o capitalismo financeiro, incentiva o individualismo cada vez mais cruel e isolador. Esse modo de vida leva o ser humano ao egoísmo puro e infundado.
Nesse mundo de cidadãos isolados, os exemplos de alteridade encontram-se nos atos de acolhimento. Esses atos de acolhimento podem estar em diferentes exemplos, como a acolhida a refugiados em seu próprio país ou o respeito a outras religiões que não a própria. Exemplo maior ainda é o ato cotidiano de não julgar o outro pelo seu modo de viver.
A alteridade é uma prática necessária para a manutenção de uma sociedade justa e igualitária.
Identidade e alteridade
Nós tendemos a estabelecer prejulgamentos sobre as outras pessoas, e, quando as pessoas não correspondem as nossas expectativas, nós as isolamos.
Nesse sentido, a sensibilização é a porta para entrar na implementação da alteridade. Reconhecer a pessoalidade, a identidade e a individualidade do outro é o modo para construir-se uma sociedade mais justa.
Psicologia e alteridade
O que faz com que eu me perceba como alguém diferente do outro está assentado na própria filosofia, porém, o que faz com que eu me perceba como alguém superior aos outros é um fenômeno psicológico.
Se pegarmos a argumentação filosófica apresentada no tópico anterior, não podemos considerar uma base de identidade para vermo-nos como superiores. Veja, se admitirmos que cada um é um ser singular, é inegável que, além de mim, existem outros que querem ser tão singulares quanto. É necessário, pensando em um âmbito social, que a nossa sociedade, tão diversa, tenha um modo de coesão.
Se eu não tenho um modo de ver o mundo que enxergue a possibilidade de uma existência diferente da minha, estou negando a minha própria liberdade de ser quem eu sou. Se eu entendo que o mundo é heterogêneo, eu preciso entender que existem diferentes pessoas com diferentes demandas nesse mundo. Se eu entendo que essas pessoas são singulares como eu sou, preciso entender que, do mesmo modo que eu tenho o direito de exercer a minha individualidade, elas também o têm.
OBS: Na próxima aula, faremos questões sobre o tema apresentado no texto.
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Com base na reflexão da lei Direitos Humanos responda:
Questões
1- Depois da leitura da lei, Direitos humanos, qual sua visão depois da reflexão? Explique!
2- Esta lei esta protegendo a quem?
3- Existi um conceito de que esta lei só protege ao Individuo mal caracter, você concorda com este conceito? Explique!
4- Existi algum artigo desta lei, o qual você não concorda?Porque!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B e 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 22/06 à 26/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma leitura das paginas 26 á pagina 30 da apostila de 2º Bimestre e responda as perguntas, ou ainda pesquise na internet
1) Quais são os efeitos magnéticos da corrente elétrica ?
2) O que diz a Lei de Faraday ?
3) Responda as questões do exercício 2 e 3 da apostila na página 28
QUIMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB e C
Conteúdo: Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Data de Entrega: 27/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade sobre Reação de Formação da Amônia e Equilibrio Quimico - Processo Haber
Acessar o Site: https://www.youtube.com/watch?v=hGOgK6W51qM / https://www.youtube.com/watch?v=RKvNLf4uwpQassistir, assistir as duas video aulas, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no video. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
GEOGRAFIA/PROFºEDIVALDO
Atividade de geografia do professor
Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º ano C noturno
E-mail do professor:ediliberato@hotmail.com
Sobre fonte de Energia
1ª questão: quando se fala em fontes de
energia, há uma grande separação entre fontes de energia renováveis e fontes de
energia não renováveis.
· Fontes de energia renováveis: Eólica:
Biomassa; Hidroelétrica e Termoelétrica.
· Fontes de energia não renováveis:
Carvão mineral, petróleo e combustíveis fósseis
Ao longo do tempo, a crise ambiental e
climática acirrou esse debate e esse tipo de tema tornou-se bastante presentes
nas provas de diversos concursos.
Questão 1 (ENEM)
Qual das seguintes fontes de energia de
produção é a mais recomendável para a diminuição dos gazes causadoras do
aquecimento global?
A) ( ) Óleo diesel, B) (
) Carvão mineral , C ( ) Gás natural, D) ( ) Vento
Questão 2 (Mackenzie) a civilização
está voltada para um alto consumo de energia que é utilizada nas industrias,
nos transportes, nos eletrodomésticos e nas telecomunicações. Nessa busca por
energia, o homem vai atrás de várias fontes, tais como:
I.
Combustíveis fósseis
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).
II. energia hidrelétrica.
III. energia nuclear.
IV. etanol.
V. energia eólica (energia dos ventos).
Desses
5 tipos,
A) ( ) apenas um é renováveis
B) ( ) apenas dois são
renováveis.
C) ( ) apenas três são
renováveis.
D) ( ) apenas quatro são
renováveis.
E) ( ) todos são renováveis
Questão
3 (ENEM)
Muitas
usinas hidroelétricas estão situadas em barragens. As características de
algumas das grandes represas e
Usinas
brasileiras estão apresentadas no quadro abaixo:
Usina
|
Área alagada
(Km2) |
Potência
(MW) |
Sistema
Hidrográfico |
Tucuruí
|
2
430
|
4
240
|
Rio
Tocantins
|
Sobradinho
|
4
214
|
1
050
|
Rio
São Francisco
|
Itaipu
|
1
350
|
12
600
|
Rio
Paraná
|
Ilha
Solteira
|
1
077
|
3
230
|
Rio
Paraná
|
Furnas
|
1
450
|
1
312
|
Rio
Grande
|
A
razão entre a área da região alagada por uma represa e a potência produzida
pela usina nela instalada é uma das formas de estimar a relação entre o dano e
o benefício trazidos por um projeto hidroelétrico.
A
partir dos dados apresentados no quadro, o projeto que mais onerou o ambiente
em termos de área alagada por potência foi:
A) (
) Tucuruí,
B) (
) Furnas,
C) (
) Itaipu
D) (
) Ilha Solteira
E) (
) Sobradinho
Questão
4: instrução;
Para
resolver a questão, leia o texto a seguir, sobre fontes de energia, e selecione
as palavras/expressões que preenchem correta e coerentemente as lacunas.
O----------------------------foi
importante fonte de energia para a Primeira Revolução Industrial. Atualmente,
as maiores reservas estão localizadas no hemisférios--------------------.É um
dos responsáveis pela----------------------------, pois sua queima libera
grande quantidade de óxido de enxofre na atmosfera.
A) (
) carvão mineral-norte-chuva ácida.
B) (
) petróleo-sul-poluição dos oceanos.
C) (
) petróleo-sul-chuvas ácidas.
D) (
) carvão mineral-sul-poluição dos oceanos.
E) (
) petróleo-norte-chuva ácida
HISTORIA/PROFºSERGIO
Atividade
de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 22 a 27/06/2020
Para responder às questões abaixo faça uma
pesquisa sobre “A Segunda Guerra Mundial”.
1. (UFRN) Em
relação à Segunda Guerra Mundial é correto afirmar que:
a) Hitler
empreendeu uma implacável perseguição aos judeus, que resultou na morte de seis
milhões de pessoas.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
b) os norte-americanos permaneceram neutros na guerra até 1941, quando bombardearam Hiroshima e Nagasaki.
c) De Gaulle foi o chefe do governo de Vichy.
d) com o ataque alemão a Pearl Harbor, os norte-americanos resolveram entrar na guerra.
e) a Crise de 1929 nada teve a ver com a Segunda Guerra Mundial.
2. (Enem/2008) Em
discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época,
Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:
“Não necessito defender minhas visitas à
Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter
feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado
a Tchecoslováquia da destruição.
Mas eu também tinha outro propósito ao ir até
Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento
europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região
de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na
Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”
Disponível
em: www.johndclare.net. Com adaptações.
Sabendo-se que o compromisso assumido por
Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em
1939, infere-se que
a) Hitler
ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos
Sudetos.
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.
b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.
c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.
d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.
e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.
Enviar a
atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre Atividade para a semana: de 22 à 27 de junho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 3o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Intertextualidade e cinema Conteúdo:Filmes e programas de TV Objetivo Aprendizagem: Ler, compreender, analisar e interpretar o uso das conjunções. Atividade:Pesquise páginas da internet sobre CONECTIVOS DE CONCESSÃO (Conjunções), em inglês. Escreva em seu caderno e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br apenas as conjunções que você usa no dia-a-dia em português.
LINGUA PORTUGUESA/PROFªCINTIA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 22/06/2020 a 27/06/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.
Sequência de atividades:
Vídeos:
Assista às videoaulas a seguir:
2) https://www.youtube.com/watch?v=iJjIINOSzhc&t=62s “Literatura Brasileira: Pré-Modernismo (Aula 14)”
Agora responda:
“Beiramarávamos em auto pelo espelho de aluguel arborizado das avenidas marinhas sem sol.
Losangos tênues de ouro bandeiranacionalizavam o verde dos montes interiores.”
Esse fragmento da obra Memórias Sentimentais de João Miramar, de Oswald de Andrade, revela influência de uma corrente de vanguarda europeia do Modernismo. Marque-a:
a) Futurismo, pela exaltação à velocidade e à tecnologia automotiva.
b) Surrealismo, pois as imagens insólitas apresentadas parecem ter sido extraídas do sonho ou do inconsciente do narrador.
c) Cubismo, já que somente partes dos objetos e da paisagem são descritas, a imagem é fragmentária.
d) Expressionismo, pela caricaturização, pela deformação da imagem através do exagero.
e) Dadaísmo, pois o significado do texto é nenhum, já que as idéias estão misturadas ao acaso.
2. A exaltação da máquina e da "beleza da velocidade", associada ao elogio da técnica e da ciência, tornam-se emblemática da nova atitude estética e política. Essa temática é defendida na pintura e na literatura pelo seguinte movimento de vanguarda
a) Cubismo
b) Futurismo
c) Surrealismo
d) Dadaísmo
3. Um caracteriza-se pela valorização do inconsciente, do sonho, em sintonia com a psicanálise de Freud, o outro pela destruição total da arte, propondo a antiarte, assim qualquer objeto retirado de seu uso convencional pode ser admirado também como obra de arte. Os movimentos em questão são respectivamente
a) Cubismo e Expressionismo
b) Expressionismo e Dadaísmo
c) Surrealismo e Dadaísmo
d) Expressionismo e Futurismo
4. (UFPE – PE) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois
a. ( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp.
b. ( ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton.
c. ( ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista.
d. ( ) O Cubismo foi o movimento que mais explorou o subjetivismo, demonstrando intensa preocupação com o sofrimento humano.
a) V – V – V – V
b) V – V – V –F
c) V – V – F – F
d) V – F – V – F
5. (Unesp) A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.
A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,
a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.
6. Observe as afirmações abaixo e associe os nomes das vanguardas europeias do início do século passado com suas principais características.
1. Surrealismo
2. Futurismo
3. Dadaísmo
( ) A arte representa o movimento incansável da vida urbana.
( ) Irracionalismo interpretativo
( ) “Arte do sonho”
( ) Quebra dos valores artísticos ligados ao belo e à ideologia norteadora
( ) Representação incoerente
( ) Culto ao mundo moderno e suas representações: a máquina, a indústria, etc.
( ) Associações alucinatórias e ligação com o mundo psíquico
( ) Destruição do passado
A sequência que preenche as lacunas corretamente é, respectivamente:
a) 2 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
b) 2 – 1 – 1 – 3 – 1 – 2 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 3 – 3 – 3 – 2 – 1 – 2
d) 2 – 3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 3 – 2
e) 3 – 3 – 1 – 2 – 3 – 2 – 1 – 3
7. Analise a imagem a seguir e, em seguida, preencha a lacuna da afirmativa, corretamente.
“Jaqueline com mãos cruzadas” – Pablo Picasso. Disponível em: 1954 www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29. Out. 2011.
A reprodução do quadro, de autoria do pintor espanhol Pablo Picasso, é exemplo da tendência artística denominada Cubismo porque
a) apresenta a quem vê a imagem os vários pontos de vista do que foi retratado.
b) deforma os traços fisionômicos da figura para demonstrar o engajamento do artista.
c) faz, indiretamente, apologia à modernidade e ao ritmo veloz do início do século XX.
d) projeta na figura da mulher o ceticismo do artista no período pós-guerra na Europa.
e) reproduz o universo interno e caótico dos sonhos e loucuras dos seres humanos.
8. Relacione as colunas, considerando as especificidades e os diferentes aspectos apontados relativamente às obras e aos respectivos autores.
( 1 ) Guimarães Rosa fundiu neste romance elementos do experimentalismo linguístico da primeira fase do modernismo e a temática regionalista da segunda fase do movimento, para criar uma obra única e inovadora.
( 2 ) Romance de Graciliano Ramos, publicado em 1938, retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.
( 3 ) A relação entre Martim e a protagonista significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.
( 4 ) Retratando o movimento de tropas, Euclides da Cunha constantemente se prende à individualidade das ações e mostra casos isolados marcantes que demonstram bem o absurdo massacre dos “monarquistas” de Canudos, liderado pelo “famigerado e bárbaro” Antônio Conselheiro.
( 5 ) Um homem vai a uma loja de antiguidade e se depara com um quadro com uma imagem de mãos decepadas. A loja “... tinha o cheiro de uma arca de sacristia com seus panos embolorados e livros comidos de traça”.
( ) Os Sertões
( ) “A caçada”, de Lygia Fagundes Telles.
( ) Grande Sertão: Veredas
( ) Iracema, romance de José de Alencar
( ) Vidas Secas
9. (UFRGS-RS) Uma atitude comum caracteriza a postura literária de autores pré-modernistas, a exemplo de Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha. Pode ela ser definida como:
a) a necessidade de superar, em termos de um programa definido, as estéticas românticas e realistas.
b) pretensão de dar um caráter definitivamente brasileiro à nossa literatura, que julgavam por demais europeizadas.
c) a necessidade de fazer crítica social, já que o realismo havia sido ineficaz nessa matéria.
d) uma preocupação com o estudo e com a observação da realidade brasileira.
e) aproveitamento estético do que havia de melhor na herança literária brasileira, desde suas primeiras manifestações.
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B e C
segunda-feira
|
terça-feira
|
quarta-feira
|
sexta-feira
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºB
|
3ºC
|
3ºC
|
3ºC
|
||
3ºB
|
|||
3ºB
|
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 22/06/2020 / a 26/06/2020 (4 aulas)
2º BIMESTRE
TEMA 1: INTRODUÇÃO AO CONJUNTO DOS
NÚMEROS COMPLEXOS:
Assistir os vídeos
aulas ( 1aula )
10/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos aula 1
17/06 -
3ª série EM - Matemática - Introdução ao conjunto dos números complexos: aula 2
Anotar as dúvidas para nossa discussão. Watts
Realizar as atividades 3 e 4 propostas no caderno do aluno volume 2
página 10. (1 aula )
Atividade
de Verificação (2aulas)
Nome _________________________________ 3ªserie ____data __/06/2020
01) Se i é a unidade imaginária do conjunto dos números
complexos, então o complexo (4 · i3 + 3 · i2 +
2 · i + 1) é:
a) 6
+ 4i b) 1 + 2i c) 2 + 2i
d) – 2 + 2i e) – 2 – 2i
02) Considere o número complexo z= (1 +
3i) / (1 − i). A forma algébrica de z é dada por:
a) z = –1 + 2i b) z
= 1 – 2i c) z = –2
+ 1 d) z = –2
+ 4i e) z = –1 + 4i
03) O número complexo (1 + i)36 é:
a) – 218 b) 218 c) 1 + i d) 1 – i
e) 1
Fiquem ligados nos dias das aulas no centro de mídias estou
acompanhando!
22/junho
|
segunda-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
24/junho
|
quarta-feira
|
3ª série do EM
|
18:30h
|
19:15h
|
Matemática
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário