quarta-feira, 10 de junho de 2020

1º ANO - ANOS INICIAIS - SEMANA DE 26 A 29 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºA
PROFESSORA ELIANE


ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF       

ROTEIRO DE ESTUDO–25/05 A 29/05     1ANO-A      PROFESSORA: ELIANE


SEGUNDA-FEIRA - 25/05/2020
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SERIES INICIAIS) DAS 7 H 30 ÀS 9H (MANHÃ) Português/ Ciências Humanas/ Português.
LEITURA: SER DIFERENTE
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
PARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS: ANTES DE INICIAR A LEITURA, MOSTRE A CAPA DO LIVRO, INDICANDO ONDE ESTA ESCRITO O TÍTULO E OS AUTORES, LEIA A HISTÓRIA, REALIZE PEQUENAS PARADAS EM DETERMINADOS TRECHOS DO TEXTO PARA QUE A CRIANÇA DIGA O QUE ACHA QUE VAI ACONTECER . PROPONHA PARA A CRINÇA, QUE IMAGINE SOBRE O QUE TRATARÁ TEXTO, INSTIGANDO A CURIOSIDADE DELA
COPIAR AS ATIVIDADES NO CADERNO
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, 20 DE MAIO DE 2020
NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO)
1º ANO-A PROFESSORA: ELIANE
PORTUGUÊSèRECURSOSECONTEÚDOS
1- ESCREVA O ALFABETOCOMPLETO E DEPOIS FAÇA ALEITURA MOSTRANDO CADALETRA COM O DEDINHO.
A – B - C – D –E –F –G –H –I –J –K –L –M–N –O –P –Q –R –S –T -U- V-W –X –Y –Z.
2- LER E ESCREVER PÁG, 132/ATIVIDADE 2- NOMES DAS PESSOAS DA FAMÍLIA
HABILIDADES
(EF12LP01) LER PALAVRAS TOMANDO COMO REFERÊNCIA PALAVRAS CONHECIDAS E / OU MEMORIZADAS (ESTÁVEIS), COMO O PRÓPRIO NOME E O DE COLEGAS.
(EF01LP07)COMPREENDER AS NOTAÇÕES DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – SEGMENTOS SONORSO E LETRAS.

MATEMÁTICA èRECURSOSECONTEÚDOS
3- EMAI PÁG,40/ ATIVIDADE 7.4 PROBLEMAS.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
FAÇA A LEITURA DO PROBLEMA A e B E PEÇA PARA A CRIANÇA REPRESENTAR   O QUE SE PEDE COM UM DESENHO. JÁ NO PROBLEMA C e D PEÇA PARA ELA OBSERVAR O QUADRO NUMÉRICO E ASSIM OBSERVAR QUEM VEM ANTES E QUEM VEM DEPOIS DO NÚMERO SOLICITADO.
HABILIDADES
(EF01MA02) CONTAR DE MANEIRA EXATA OU APROXIMADA, UTILIZANDO DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMO O PAREAMENTO E OUTROS AGRUPAMENTOS.
TERÇA-FEIRA - 26/05/2020 -
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SERIES INICIAIS) DAS 7 H 30 ÀS 9H (MANHÃ) Matemática/ Ciências da Natureza/ Ed. Física.
LEITURA: A JACAREZINHA QUE MORDIA
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS èPARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS: ANTES DE INICIAR A LEITURA, MOSTRE A CAPA DO LIVRO, INDICANDO ONDE ESTA ESCRITO O TÍTULO E OS AUTORES. LEIA A HISTÓRIA, REALIZE PEQUENAS PARADAS EM DETERMINADOS TRECHOS DO TEXTO PARA QUE A CRIANÇA DIGA O QUE ACHA QUE VAI ACONTECER . PROPONHA PARA A CRINÇA, QUE IMAGINE SOBRE O QUE TRATARÁ TEXTO, INSTIGANDO A CURIOSIDADE DELA
COPIAR AS ATIVIDADES NO CADERNO
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, 21 DE MAIO DE 2020
NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO)
1º ANO-A PROFESSORA: ELIANE
PORTUGUÊSèRECURSOSECONTEÚDOS
1- ESCREVA O ALFABETOCOMPLETO E DEPOIS FAÇA ALEITURA MOSTRANDO CADA LETRA COM O DEDINHO.
A – B - C – D –E –F –G –H–I –J –K –L –M–N –O –P –Q –R –S –T -U- V-W –X –Y –Z.
2 - PINTE COM LÁPIS DE COR OS NOMES DE JOGOS E BRINCADEIRAS QUE VOCÊ JÁ BRINCOU:
QUEIMADA
PIQUE-BANDEIRA
BOLA AO CENTRO
MORTO OU VIVO
CABRA-CEGA
COELHINHO SAI DA TOCAMÉDICO E VAMPIRO
CORRE CUTIA
GATO E RATO
BARRA MANTEIGA
MATEMÁTICA   è  RECURSOSECONTEÚDOS
3 - EMAI PÁG41/ ATIVIDADE 7.5 NÚMEROS E QUANTIDADES.
                                                              DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
PEÇA PARA CRIANÇAS OBSERVAR O QUADRO NUMÉRICO E ASSIM OBSERVAR QUEM VEM ANTES E QUEM VEM DEPOIS, O MAIOR E MENOR  DO NÚMERO SOLICITADO.
HABILIDADES
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades  de objetos de dois conjuntos (no mínimo 20 elementos), por estimativa e/ ou por correspondência (um a uma, dois a dois) para indicar  “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.

QUARTA-FEIRA - 27/05/2020
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SERIES INICIAIS) DAS 7 H 30 ÀS 9H (MANHÃ) Português/ Matemática
LEITURA: A CESTA DA DONA MARICOTA
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS èPARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS: ANTES DE INICIAR A LEITURA, MOSTRE A CAPA DO LIVRO, INDICANDO ONDE ESTA ESCRITO O TÍTULO E OS AUTORES. LEIA A HISTÓRIA, REALIZE PEQUENAS PARADAS EM DETERMINADOS TRECHOS DO TEXTO PARA QUE A CRIANÇA DIGA O QUE ACHA QUE VAI ACONTECER . PROPONHA PARA A CRINÇA, QUE IMAGINE SOBRE O QUE TRATARÁ TEXTO, INSTIGANDO A CURIOSIDADE DELA
PORTUGUÊS èRECURSOSECONTEÚDOS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
LÍNGUA PORTUGUESA
ADULTO ====è O OBJETIVO DA (AAP) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO É ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO, DE FORMA CONTÍNUA, IDENTIFICANDO HABILIDADES QUE OS ESTUDANTES MAIS DOMINAM OU NECESSITAM DE APOIO PEDAGÓGICO.
Procedimentos a serem levados em consideração antes, durante e após a aplicação da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP)
Não preencher o gabarito.
è Conversar com a criança antes de entregar o caderno de prova informando-a que a prova é de Língua Portuguesa.
èEstimular a criança para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
 èExplicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas. Leia e explique para a criança a primeira  questão e aguarda um momento até ela realizar  o que se pede na questão e assim ir para a próxima.
èSomente  orientar  a criança caso ela  necessitar de intervenções pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados. Ou seja leia a questão novamente e explicar para a criança o que é para ser feito.
èCertificar se  a criança  respondeu  todas as questões da prova.
Questão 1 -  Oriente a criança  a escrever o seu próprio nome, no lugar indicado, da melhor forma que ela  puder (mostrar o lugar indicado). Atenção: Não há exigência do sobrenome.
Questão 2 -  Leia a comanda para a criança
Questão 3- Leia a comanda e a contextualização da atividade. Orientar a criança  a escrever uma palavra em cada linha;
Ditar as palavras sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
 Não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
Em seguida, dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança escrever, na seguinte ordem:
Melancia
Morango
Amora
Pera
Uva
Questão 4- Leia o trecho da cantiga com a criança,  várias vezes,  apontando cada linha de maneira contínua, sem parar ou apontar cada palavra o que está escrito em cada uma delas. Em seguida, peça para a criança:
1. marcar as palavras: PEIXINHO, TIRAVA, FUNDO.
2. marcar as palavras: EU, UM.
Questão 5- Leia o trecho da parlenda com a criança. Verifique se ela  sabe de cor. Se souber, peça para ela escrever os dois últimos versos. Se ela não  conhece  este trecho ou não conseguir  decorá-lo rapidamente, dite, solicitando a escrita da melhor forma.
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO
Questão 6- leia a comanda e a contextualização da atividade. Orientar a criança  a escrever uma palavra em cada linha;
Ditar as palavras sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
 Não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
Em seguida, dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança escrever, na seguinte ordem:
QUEIMADA
CIRANDA
ESTÁTUA
BOTÃO
RODA
Questão 7- Dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança localizar a cor na lista, na seguinte ordem:
AMARELA, LARANJA, MARROM, VERMELHA E ROSA.

Questão 8- Leia a comanda e a contextualização da atividade. Em seguida, dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança escrever,na seguinte ordem:
JORNALISTA
PROFESSOR
MÉDICO
PINTOR
JUIZ

QUINTA-FEIRA - 28/05/2020 
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SERIES INICIAIS) DAS 7 H 30 ÀS 9H (MANHÃ) Matemática/ Português/ Ciências Humanas.
LEITURA: DELÍCIAS E GOSTOSURAS
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS èPARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS: ANTES DE INICIAR A LEITURA, MOSTRE A CAPA DO LIVRO, INDICANDO ONDE ESTA ESCRITO O TÍTULO E OS AUTORES. LEIA A HISTÓRIA, REALIZE PEQUENAS PARADAS EM DETERMINADOS TRECHOS DO TEXTO PARA QUE A CRIANÇA DIGA O QUE ACHA QUE VAI ACONTECER . PROPONHA PARA A CRINÇA, QUE IMAGINE SOBRE O QUE TRATARÁ TEXTO, INSTIGANDO A CURIOSIDADE DELA
MATEMÁTICAè RECURSOSECONTEÚDOS
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
MATEMÁTICA
Questão 1- Leia, pausadamente, o enunciado, sem entonações. Em seguida, oriente a criança para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.
Questão 2- Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado. Deixe que a criança utilize suaspróprias estratégias para a resolução da atividade proposta. Peça que não apague os seus registros
Questão 3- Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva a situação apresentada, e que, depois, escreva suas respostas nos quadrinhos indicados.
Questão 4- leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem
enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que escreva suas respostas dentro dos quadrinhos da amarelinha.
Questão 5 -  Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no espaço indicado.
Questão 6 - Peça a criança que observe a figura, indicando as figuras presentes na imagem, sem enfatizar nenhuma palavra e sem fazer gestos. Oriente a criança  para que assinale sua resposta no local indicado.
Questão 7 - Leia pausadamente, o trecho do enunciado anterior à tabela. Leia os nomes dos esportes presentes na tabela. Dê apenas essa informação, deixando a leitura dos números e a interpretação da tabela para a criança.
Questão 8 - Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva“do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.
Não preencher o gabarito.
C.N.H èRECURSOSECONTEÚDOS
1)LEIA, COM A AJUDA DE UM RESPONSÁVEL, O POEMA ABAIXO. DEPOIS DESENHE UMA PAISAGEM A PARTIR DE UM DOS VERSOS DO POEMA E CRIE UM TÍTULO PARA O SEU DESENHO:
DO LADO DE CÁ, DO LADO DE LÁ
DO LADO DE CÁ,
VEJO UM RIO,
SINTO UM CHEIRINHO ESQUISITO,
QUE ÀS VEZES ME DÁ ARREPIO.
DO LADO DE LÁ,
QUASE NÃO VEJO NADA,
SÓ O BARULHO DA CRIANÇADA,
E O CHEIRINHO DA MACARRONADA.
DO LUGAR QUE ESTOU SENTADO,
VEJO LETRINHAS NA LOUSA,
COLEGUINHAS AO LADO,
E PAPEL RABISCADO.
NO RABISCO DO COLEGA AO LADO,
VEJO UM RIO, UMA MONTANHA,
E UM PIPOQUEIRO DESENHADO,
MAS...QUE ENGRAÇADO!!!
E NO MEU PAPEL RABISCADO,
QUASE NADA DESENHADO,
SOMENTE AS LETRINHAS DA PALAVRA
SOL,
E BEM PEQUENININHO, UM CAMPINHO
DE FUTEBOL.
(MARIA MONTEZANO)

SEXTA-FEIRA - 29/05/2020
 AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SERIES INICIAIS) DAS 7 H 30 ÀS 9H (MANHÃ) Portuguê/ Matemática
LEITURA: MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
PARA OS PAIS OU RESPONSÁVEIS :  ANTES DE INICIAR A LEITURA, MOSTRE A CAPA DO LIVRO, INDICANDO ONDE ESTA ESCRITO O TÍTULO E  OS AUTORES, LEIA A HISTÓRIA, REALIZE PEQUENAS PARADAS EM DETERMINADOS TRECHOS DO TEXTO PARA QUE A CRIANÇA DIGA O QUE ACHA QUE VAI ACONTECER . PROPONHA PARA A  CRINÇA, QUE IMAGINE SOBRE O QUE TRATARÁ TEXTO, INSTIGANDO A CURIOSIDADE DELA
COPIAR AS ATIVIDADES NO CADERNO
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, 22 DE MAIO  DE 2020
NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO)
 1º ANO-A PROFESSORA: ELIANE
MATEMÁTICAèRECURSOSECONTEÚDOS
1-FAÇA OS NÚMEROS DE 0 A 70. DEPOIS LEIA EM VOZ ALTA, MOSTRANDO CADA UM DELES COM O DEDINHO.
2- EMAI PÁG43/ ATIVIDADE 8.2 CONTAR DE TRÁS PARA FRENTE
COMPLET E O QUADRO NUMÉRICO
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
PEÇA PARA CRIANÇAS OBSERVAR O QUADRO NUMÉRICO E ASSIM OBSERVAR QUEM VEM ANTES E QUEM VEM DEPOIS, O MAIOR E MENOR  DO NÚMERO SOLICITADO.
HABILIDADES
(EF01MA02) CONTAR DE MANEIRA EXATA OU APROXIMADA, UTILIZANDO DIFERENTES ESTRATÉGIAS COMO O PAREAMENTO E OUTROS AGRUPAMENTOS.
 PORTUGUÊSèRECURSOSECONTEÚDOS
3ESCREVA O ALFABETO COMPLETO E DEPOIS FAÇA A LEITURA MOSTRANDO CADA LETRA COM O DEDINHO.
A – B - C – D –E –F –G –H –I –J –K –L –M–N –O –P -Q –R –S –T -U- V-W –X –Y Z.
4) VAMOS RECITAR UMA PARLENDA QUE É MUITO CONHECIDA:

UM, DOIS, FEIJÃO COM ARROZ
TRÊS, QUATRO, LIMPAR O PRATO
CINCO, SEIS, MOLHO INGLÊS
SETE, OITO, COMER BISCOITO
NOVE, DEZ, COMER PASTÉIS
5) AGORA, COM AJUDA DE UM RESPONSÁVEL OU FAMILIAR, CIRCULE AS COMIDAS QUE APARECEM NA PARLENDA.
6) VOCÊ JÁ CONHECIA ESSA PARLENDA? JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE COMIDA, QUAL A SUA PREFERIDA?
DESENVOLVIMETO E ESTRATÉGIAS
LEIA COM ACRIANÇA DUAS OU TRÊS VEZES PEDINDO PARA ELA IR PASSANDO O DEDINHO EMBAIXO DE CADA LINHA LIDA, DEPOIS DITE AS PALAVRAS E PEÇA PARA ELA PROCURAR E CIRCULÁ-LAS.
HABILIDADES
(EF01LP09)  COMPARAR  PALAVRAS IDENTIFICANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE SEUS SONS E SUAS PARTES(ALITERAÇÕES, RIMAS ENTRE OUTRAS).
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
REGISTRO NOS LIVROS, NO CADERNO, PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTA E AUTO AVALIAÇÃO.


EDUCAÇÃO FISICA
E E Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 1º Anos  A / B / C
Aulas Previstas: 02
                                    1º Bimestre   -   Semana 26 á 29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos.
(EF01EF01B) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos dos familiar e comunitário, respeitando as diferenças.
Desenvolvimento e Estratégia
1ª Atividade
Passarinho voa? Duas pessoas ou mais devem ficar sentadas em círculo, com as mãos no joelho. Uma pessoa deverá perguntar se algum animal voa e todos vão responder se voa ou não tirando as mãos do joelho. Exemplo: Borboleta voa? Pomba voa? Macaco voa? E assim por diante usando sua imaginação.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, vários desenhos de materiais que usamos nas aulas de Educação Física, vamos colocar a criatividade e a imaginação para funcionar.
Tempo para atividade: 50 minutos
Recursos:
Você vai utilizar lápis preto, um caderno e lápis colorido para pintar.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno como foi as brincadeiras e se puder tire fotos e mande para o WhatsApp da sua professora.
ANEXO 2 EDUCAÇÃO FÍSICA
ARTE
ANEXO 1 ARTE
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºB
PROFESSORA ERICA


ROTINA DE ESTUDOS  MÊS DE MAIO
26/05 A 29/05
1º ANO B PROFESSORA ERICA
SEGUNDA-FEIRA 25/05
FERIADO ANTECIPADO
TERÇA-FEIRA 26/05
CABEÇALHO NO CADERNO:
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, (DIADE (MÊS) DE 2020
(COLOCAR O DIA DA SEMANA)
 NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO)
PROFESSORA: ERICA
1º ANO B
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SÉRIES INICIAIS) DAS 7 H ÀS 9H (MANHÃ)
ESCRITA E LEITURA DO ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) DE MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO:
PROCEDIMENTOS A SEREM LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP)
  1. NÃO PREENCHER O GABARITO.
  2. ESCOLHER UM LUGAR PARA QUE A CRIANÇA REALIZE A PROVA CONFORTAVELMENTE, SEM BARULHOS (TELEVISÃO, BRINQUEDOS), NADA QUE TIRE A ATENÇÃO DELA;
  3. PREENCHE O CABEÇALHO DA PROVA COM NOME DO ALUNO, SÉRIE 1º ANO B , NOME DA ESCOLA (ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF) E A DATA QUE ELE ESTARÁ REALIZANDOA AVALIAÇÃO;
  4. CONVERSAR COM A CRIANÇA ANTES DE ENTREGAR O CADERNO DE PROVA INFORMANDO-A QUE A PROVA É DE MATEMÁTICA OU PORTUGUÊS;
  5. ESTIMULAR A CRIANÇA DIZENDO QUE “ELA CONSEGUE”“QUE ELA É CAPAZ DE FAZER” E NÃO EQUEÇA DE DIZER “QUE VOCÊ NÃO PODERÁ DAR RESPOSTA PARA ELA”.
  6. SE ACHAR NECESSARIO, DE UMA POUSA PARA ÁGUA, OU BANHEIRO, ISSO FARÁ MUITO BEM PARA A CRIANÇA.
  7. ORIENTE QUE A CRIANÇA RESPONDA COM CUIDADO E ATENÇÃO A TODAS AS QUESTÕES E QUE REALIZE SEM PRESSA;
  8. A CRIANÇA DEVERÁ RESOLVER SOZINHA, OS RESPONSÁVEIS DEVERÃO APENAS LER E EXPLICAR O QUE A CRIANÇA DEVE FAZER NA QUESTÃO PROPOSTA;
  9.  VERIFIQUE SE A CRIANÇA RESPONDEU TODAS AS QUESTÕES, CASO TENHA DÚVIDAS, ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR;
  10. SEGUE ABAIXO UM LINK DO YOUTUBE, ONDE VOCÊS TERÃO ORIENTAÇÕES EM VÍDEO PARA AUXILIAR AS CRIANÇAS.
ORIENTAÇÕES DA AAP DE MATEMÁTICA (AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO) https://www.youtube.com/watch?v=Pd7tbysCJ_A



QUESTÃO 1
LER PAUSADAMENTE A QUESTÃO PARA O ALUNO LEMBRANDO QUE ELE DEVERÁ RESPONDER COMO ELE SABE.ELES DEVERÃO RESPONDER NO LOCAL INDICADO A QUANTIDADE DE LEMBRANÇAS QUE ELE COMPROU.
QUESTÃO 2
LER PAUSADAMENTE A QUESTÃO PARA O ALUNO LEMBRANDO QUE ELE DEVERÁ RESPONDER COMO ELE SABE. OS ALUNOS PODERÃO UTILIZAR A FORMA QUE ELES ACHAREM MAIS ADEQUADA PARA RESOLVER, PODEM FAZER REGISTROS NA PROVA, MAS LEMBREM DE COLOCAR A RESPOSTA NO LUGAR INDICADO.
QUESTÃO 3
LER PAUSADAMENTE A QUESTÃO PARA O ALUNO LEMBRANDO QUE ELE DEVERÁ RESPONDER COMO ELE SABE.OS ALUNOS DEVERÃO ATRAVÉS DA ORIENTAÇÃO DE UM RESPONSAVEL ANALISAR A QUESTÃO E RESPONDER NO LUGAR INDICADO.
QUESTÃO 4
LER PAUSADAMENTE A QUESTÃO PARA O ALUNO LEMBRANDO QUE ELE DEVERÁ RESPONDER COMO ELE SABE.OS ALUNOS DEVERÃO RESPONDER COMPLETANDO COM OS NUMEROS QUE ESTÃO FALTANDO DENTRO DA AMARELINHA.
QUESTÃO 5
LER PAUSADAMENTE A QUESTÃO PARA O ALUNO LEMBRANDO QUE ELE DEVERÁ RESPONDER COMO ELE SABE E DEPOIS RESPONDER A QUESTÃO NO ESPAÇO INDICADO.
QUESTÃO 6
PEÇA A CRIANÇA QUE OBSERVE A FIGURA, INDICANDO AS FIGURAS PRESENTES NA IMAGEM, SEM ENFATIZAR NENHUMA PALAVRA E SEM FAZER GESTOS. ORIENTE A CRIANÇA  PARA QUE ASSINALE SUA RESPOSTA NO LOCAL INDICADO.
QUESTÃO 7
LEIA PAUSADAMENTE, O TRECHO DO ENUNCIADO ANTERIOR À TABELA. LEIA OS NOMES DOS ESPORTES PRESENTES NA TABELA. DÊ APENAS ESSA INFORMAÇÃO, DEIXANDO A LEITURA DOS NÚMEROS E A INTERPRETAÇÃO DA TABELA PARA A CRIANÇA.
QUESTÃO 8
LER PAUSADAMENTE A QUESTÃO PARA O ALUNO LEMBRANDO QUE ELE DEVERÁ RESPONDER COMO ELE SABE A SITUAÇÃO APRESENTADA, E QUE DEPOIS, ESCREVA SUA RESPOSTA NO LOCAL INDICADO.


QUARTA-FEIRA 27/05
CABEÇALHO NO CADERNO:
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, (DIADE (MÊS) DE 2020
(COLOCAR O DIA DA SEMANA)
 NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO)
PROFESSORA: ERICA
1º ANO B
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SÉRIES INICIAIS) DAS 7H ÀS 9H (MANHÃ)
ESCRITA E LEITURA DO ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO AAP DE PORTUGUÊS
DEVIDO A QUANTIDADE DE QUESTÕES A PROVA SERÁ DIVIDIDA EM DOIS DIAS ( HOJE 27/05 E 28/05), PERMANECEM AS MESMAS ORIENTAÇÕES DADAS NA APLICAÇÃO DA PROVA ANTERIOR.

QUESTÃO 1
ORIENTE A CRIANÇA A ESCREVER O SEU PRÓPRIO NOME, NO LUGAR INDICADO, DA MELHOR FORMA QUE ELA  PUDER (MOSTRAR O LUGAR INDICADO).
QUESTÃO 2   
LEIA A COMANDA ONDE A CRIANÇA DEVERÁ ESCREVER 5 NOMES DE COLEGAS DE SUA CLASSE.
QUESTÃO 3
 DITAR AS PALAVRAS SEM DAR DESTAQUES ÀS SÍLABAS AO PRONUNCIÁ-LAS E ORIENTAR QUE ELA DEVE ESCREVER UMA PALAVRA EM CADA LINHA.
 NÃO ORIENTAR, EXPLICAR OU DAR DICAS, EM HIPÓTESE ALGUMA, DE COMO SE ESCREVEM AS PALAVRAS, LEMBRE QUE O ALUNO DEVERÁ ESCREVER COMO CONSEGUE;
EM SEGUIDA, DITE UMA PALAVRA DE CADA VEZ, DANDO TEMPO PARA A CRIANÇA ESCREVER, NA SEGUINTE ORDEM:
MELANCIA
MORANGO
AMORA
PERA
UVA

QUESTÃO 4
 LEIA O TRECHO DA CANTIGA COM A CRIANÇA E PERGUNTE SE ELA CONHECE.VOCÊ PODE LER  VÁRIAS VEZES,  APONTANDO CADA LINHA DE MANEIRA CONTÍNUA, SEM APONTAR AS PALAVRAS ,EM SEGUIDA, PEÇA PARA A CRIANÇA CIRCULAR COM O LÁPIS AS SEGUINTES PALAVRAS:
PEIXINHO, TIRAVA, FUNDO, EU, UM.
FINALIZAMOS A PRIMEIRA PARTE.
SEGUE ABAIXO UM LINK DO YOUTUBE COM A EXPLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS
ORIENTAÇÕES DA AAP DE PORTUGUÊS (AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO) https://www.youtube.com/watch?v=Fkfjizs4hyA

QUINTA-FEIRA 28/05
CABEÇALHO NO CADERNO:
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, (DIADE (MÊS) DE 2020
(COLOCAR O DIA DA SEMANA)
 NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO)
PROFESSORA: ERICA
1º ANO B
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SÉRIES INICIAIS) DAS 7 H ÀS 9H (MANHÃ)
ESCRITA E LEITURA DO ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM PROCESSO PORTUGUÊS PARTE 2
QUESTÃO 5
 LEIA O TRECHO DA PARLENDA COM A CRIANÇA. VERIFIQUE SE ELA  SABE DE COR. SE SOUBER, PEÇA PARA ELA ESCREVER OS DOIS ÚLTIMOS VERSOS. SE ELA NÃO  CONHECE  ESTE TRECHO OU NÃO CONSEGUIR  DECORÁ-LO RAPIDAMENTE, DITE AS FRASES ABAIXO, CADA FRASE EM UMA LINHA:
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO
QUESTÃO 6
 LEIA A QUESTÃO  E ORIENTE A CRIANÇA  A ESCREVER UMA PALAVRA EM CADA LINHA;
DITAR AS PALAVRAS SEM DAR DESTAQUES ÀS SÍLABAS AO PRONUNCIÁ-LAS;
 NÃO EXPLICAR OU DAR DICAS, EM HIPÓTESE ALGUMA, DE COMO SE ESCREVEM AS PALAVRAS, LEMBRE QUE A CRIANÇA DEVERÁ ESCREVER SOZINHA;
EM SEGUIDA, DITE UMA PALAVRA DE CADA VEZ, DANDO TEMPO PARA A CRIANÇA ESCREVER, NA SEGUINTE ORDEM:

QUEIMADA
CIRANDA
ESTÁTUA
BOTÃO
RODA

QUESTÃO 7
DITE UMA PALAVRA DE CADA VEZ, DANDO TEMPO PARA A CRIANÇA LOCALIZAR A COR NA LISTA, NA SEGUINTE ORDEM:

AMARELA, LARANJA, MARROM, VERMELHA E ROSA.

QUESTÃO 8
LEIA A QUESTÃO E EM SEGUIDA, DITE UMA PALAVRA DE CADA VEZ, DANDO TEMPO PARA A CRIANÇA ESCREVER, NA SEGUINTE ORDEM:
JORNALISTA
PROFESSOR
MÉDICO
PINTOR
JUIZ



FINALIZAMOS A AVALIAÇÃO!
PARABÉNS PARA TODOS VOCÊS, ALUNOS E RESPONSÁVEIS!! 







SEXTA-FEIRA 29/05
CABEÇALHO NO CADERNO:
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, (DIADE (MÊS) DE 2020
(COLOCAR O DIA DA SEMANA)
 NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO)
PROFESSORA: ERICA
1º ANO B
AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (SÉRIES INICIAIS) DAS 7 H ÀS 9H (MANHÃ)
COPIAR NO CADERNO
ESCRITA E LEITURA DO ALFABETO
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
DEZ UNIDADES OU UMA DEZENA
10 UNIDADES É IGUAL A UMA DEZENA
OS ALUNOS PODERÃO UTILIZAR OS LÁPIS DE COR , TAMPINHAS OU OBJETOS SIMPLES PARA CONTAR .
VAMOS TREINAR?!
FAÇA OS EXERCÍCIOS DO LIVRO BURITI DE MATEMÁTICA  PÁGINA 39 E 40
UM EXCELENTE FIM DE SEMANA!!!
EDUCAÇÃO FISICA
E E Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 1º Anos  A / B / C
Aulas Previstas: 02
                                    1º Bimestre   -   Semana 26 á 29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos.
(EF01EF01B) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos dos familiar e comunitário, respeitando as diferenças.
Desenvolvimento e Estratégia
1ª Atividade
Passarinho voa? Duas pessoas ou mais devem ficar sentadas em círculo, com as mãos no joelho. Uma pessoa deverá perguntar se algum animal voa e todos vão responder se voa ou não tirando as mãos do joelho. Exemplo: Borboleta voa? Pomba voa? Macaco voa? E assim por diante usando sua imaginação.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, vários desenhos de materiais que usamos nas aulas de Educação Física, vamos colocar a criatividade e a imaginação para funcionar.
Tempo para atividade: 50 minutos
Recursos:
Você vai utilizar lápis preto, um caderno e lápis colorido para pintar.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno como foi as brincadeiras e se puder tire fotos e mande para o WhatsApp da sua professora.
ARTE
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºC
PROFESSORA GORETTI


                
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
ROTEIRO DE ESTUDOS DE 25/05 a 29/05 – 1º ANO C    
PROFESSORA: GORETTI

                                        SEGUNDA-FEIRA: 25/05/2020
CABEÇALHO NO CADERNO
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO, _____DE___________DE 2020
NOME: (NOME COMPLETO DO ALUNO) (A)
PROFESSORA- GORETTI: 1º ANO C
PORTUGUÊS: ESCRITA E LEITURA DO ALFABETO E DAS VOGAIS.
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
A-E-I-O-U
ASSISTA AULA TV CULTURA OU APLICATIVO CMSP (ANOS INICIAIS) DAS 7:30 ÁS 9 HORAS (MANHÃ)
LEIA PARA SEU FILHO: LIVRO BURITI MAIS PORTUGUÊS: PÁGINAS 20,21
NA PÁGINA 22, RESPONDA AS QUESTÕES, CONVERSE COM SEUS FAMILIARES.
(QUESTÃO 05): MATEMÁTICA: LIVRO EMAI –PÁG: 27: ATIVIDADE- 4.5 - QUADRO NUMÉRICO.
                                 
                                      TERÇA-FEIRA 26/05/2020
APLICAÇÃO DA AAP- ( AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO)   PROVINHA DE (PORTUGUÊS.) Srº  PAIS: O OBJETVO  DA  (AAP)  É ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO, DE FORMA CONTÍNUA, IDENTIFICANDO HABILIDADES QUE OS ESTUDANTES MAIS DOMINAM OU NECESSITA DE APOIO PEDAGÓGICO.
*PROCEDIMENTOS A SEGUIR QUE SÃO LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO ANTES, DURANTE E APÓS A APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. (AAP). Não preencher o gabarito.
 Conversar com a criança antes de entregar o caderno de prova informando-a que a prova é de Língua Portuguesa.
Estimular a criança para que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
Explicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas. Leia e explique para a criança a primeira questão e aguarda um momento até ela realizar o que se pede na questão e assim ir para a próxima.
Somente orientar a criança caso ela necessitar de intervenções pontuais no que diz respeito à compreensão dos enunciados. Ou seja, leia a questão novamente e explicar para a criança o que é para ser feito.
Certificar se a criança respondeu todas as questões da prova.
Questão 1 - Oriente a criança a escrever o seu próprio nome, no lugar indicado, da melhor forma que ela puder (mostrar o lugar indicado). Atenção: Não há exigência do sobrenome.
Questão 2 - Leia a comanda para a criança
Questão 3 - Leia a comanda e a contextualização da atividade. Orientar a criança a escrever uma palavra em cada linha;
Ditar as palavras sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
Não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
Em seguida, dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança escrever, na seguinte ordem:
Melancia
Morango
Amora
Pera
Uva

Questão 4 - Leia o trecho da cantiga com a criança, várias vezes, apontando cada linha de maneira contínua, sem parar ou apontar cada palavra o que está escrito em cada uma delas. Em seguida, peça para a criança:

1. marcar as palavras: PEIXINHO, TIRAVA, FUNDO.
2. marcar as palavras: EU, UM.
Questão 5 - Leia o trecho da parlenda com a criança. Verifique se ela sabe de cor. Se souber, peça para ela escrever os dois últimos versos. Se ela não conhece este trecho ou não conseguir decorá-lo rapidamente, dite, solicitando a escrita da melhor forma.
MENININHA QUANDO DORME
PÕE A MÃO NO CORAÇÃO

Questão 6- Leia a comanda e a contextualização da atividade. Orientar a criança a escrever uma palavra em cada linha;
Ditar as palavras sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
Não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
Em seguida, dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança escrever, na seguinte ordem:
QUEIMADA
CIRANDA
ESTÁTUA
BOTÃO
RODA















Questão 7 - Dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança localizar a cor na lista, na seguinte ordem:


AMARELA, LARANJA, MARROM, VERMELHA E ROSA.






Questão 8 - Leia a comanda e a contextualização da atividade. Em seguida, dite uma palavra de cada vez, dando tempo para a criança escrever na seguinte ordem:
JORNALISTA
PROFESSOR
MÉDICO
PINTOR
JUIZ


                                     QUARTA-FEIRA – 27/05/2020

APLICAÇÃO DA AAP- (AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO) PROVINHA DE (MATEMÁTICA).  Srº PAIS: O OBJETIVO DA APLICAÇÃO DA
(AAP) É ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTODO CURRÍCULO, DE FORMA CONTÍNUA, IDENTIFICANDO HABILIDADES QUE OS ESTUDANTES MAIS DOMINAM OU NECESSITA DE APOIO PEDAGÓGICO.
Questão 1 - Leia, pausadamente, o enunciado, sem entonações. Em seguida, oriente a criança para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.

Questão 2 - Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado. Deixe que a criança utilize suas próprias estratégias para a resolução da atividade proposta. Peça que não apague os seus registros.
Questão 3 - Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva a situação apresentada, e que, depois, escreva suas respostas nos quadrinhos indicados.
Questão 4 - leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que escreva suas respostas dentro dos quadrinhos da amarelinha.
Questão 5 - Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no espaço indicado.
Questão 6 - Peça a criança que observe a figura, indicando as figuras presentes na imagem, sem enfatizar nenhuma palavra e sem fazer gestos. Oriente a criança para que assinale sua resposta no local indicado.
Questão 7 - Leia pausadamente, o trecho do enunciado anterior à tabela. Leia os nomes dos esportes presentes na tabela. Dê apenas essa informação, deixando a leitura dos números e a interpretação da tabela para a criança.
Questão 8 - Leia pausadamente o enunciado completo, sem entonações e sem enfatizar nenhuma palavra. Em seguida, oriente a criança para que resolva “do seu jeito”, a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.
Não preencher o gabarito.







1) LEIA, COM A AJUDA DE UM RESPONSÁVEL, O POEMA ABAIXO. DEPOIS DESENHE UMA PAISAGEM A PARTIR DE UM DOS VERSOS DO POEMA E CRIE UM TÍTULO PARA O SEU DESENHO:
DO LADO DE CÁ, DO LADO DE LÁ
DO LADO DE CÁ,
VEJO UM RIO,
SINTO UM CHEIRINHO ESQUISITO,
QUE ÀS VEZES ME DÁ ARREPIO.
DO LADO DE LÁ,
QUASE NÃO VEJO NADA,
SÓ O BARULHO DA CRIANÇADA,
E O CHEIRINHO DA MACARRONADA.

DO LUGAR QUE ESTOU SENTADO,
 VEJO LETRINHAS NA LOUSA,
 COLEGUINHAS AO LADO,
 E PAPEL RABISCADO.
 NO RABISCO DO COLEGA AO LADO,
 VEJO UM RIO, UMA MONTANHA,
 E UM PIPOQUEIRO DESENHADO,
 MAS...QUE ENGRAÇADO!!!
 E NO MEU PAPEL RABISCADO,
 QUASE NADA DESENHADO,
 SOMENTE AS LETRINHAS DA PALAVRA
SOL, E BEM PEQUENININHO, UM CAMPINHO
 DE FUTEBOL. (MARIA MONTEZANO)
           

                                 QUINTA-FEIRA 28/05/2020

PORTUGUÊS: ESCREVA O ALFABETO NO CADERNO E DEPOIS CIRCULE AS VOGAIS.
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S-T-U-V-W-X-Y-Z
AGORA CONTE QUANTAS LETRAS TEM NOSSO ALFABETO: __________
VAMOS RECITAR UM POEMA?  (CECÍLIA MEIRELES)

O ECO
O MENINO PERGUNTA AO ECO
ONDE É QUE ELE SE ESCONDE.
MAS O ECO SÓ RESPONDE: “ONDE? ONDE?”
O MENINO TAMBÉM LHE PEDE:
“ECO, VEM PASSEAR COMIGO!”

MAS NÃO SABE SE O ECOÉ AMIGOOU INIMIGO.
POIS SÓ OUVE DIZER:
“MIGO!”
                                        
                                      SEXTA-FEIRA: 29/05/2020
CABEÇALHO NO CADERNO
ESCOLA ESTADUAL SALIM FARAH MALUF
SÃO PAULO,__________DE_______________DE 2020.
NOME: NOME COMPLETO DO ALUNO (A)
PROFESSORA GORETTI – 1º ANO C
PORTUGUÊS: ESCRITA E LEITURA DO ALFABETO, AGORA CIRCULANDO AS CONSOANTES:
A-B-C-D-E-F-G-H-I-J-K-L-M-N-O-P-Q-R-S T-U-V-W-X-Y-Z
QUANTAS LETRAS CONSOANTES  TEM  NOSSO  ALFABETO?__________
UTILIZE O LIVRO ( APRENDER SEMPRE ) NA PÁGINA 4 E FAÇA AS ATIVIDADES- E, F ,G,
MATEMÁTICA: UTILIZE O LIVRO (APRENDER SEMPRE) PÁGINA 2 - SEQUÊNCIA 1: ALGUNS NÚMEROS IMPORTANTES.
EDUCAÇÃO FISICA
E E Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 1º Anos  A / B / C
Aulas Previstas: 02
                                    1º Bimestre   -   Semana 26 á 29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos.
(EF01EF01B) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos dos familiar e comunitário, respeitando as diferenças.
Desenvolvimento e Estratégia
1ª Atividade
Passarinho voa? Duas pessoas ou mais devem ficar sentadas em círculo, com as mãos no joelho. Uma pessoa deverá perguntar se algum animal voa e todos vão responder se voa ou não tirando as mãos do joelho. Exemplo: Borboleta voa? Pomba voa? Macaco voa? E assim por diante usando sua imaginação.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, vários desenhos de materiais que usamos nas aulas de Educação Física, vamos colocar a criatividade e a imaginação para funcionar.
Tempo para atividade: 50 minutos
Recursos:
Você vai utilizar lápis preto, um caderno e lápis colorido para pintar.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno como foi as brincadeiras e se puder tire fotos e mande para o WhatsApp da sua professora.
ARTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário