6º ANOS FINAIS SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
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6ºA

GEOGRAFIA
Professor Ricardo José dos Santos
SÉRIE : 6º A

Deslizamentos

O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas. Ocorre em áreas de relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas. O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. Esses fenômenos naturais e/ou antrópicos, causam problemas imediatos para a população, independente de sua condição social, e também para o meio ambiente.

O Brasil, pelo fato de ter predominância de clima tropical, existem grandes índices pluviométricos no verão, que corresponde ao período chuvoso, com isso as encostas naturalmente são locais de risco ao deslizamentos de terra.

É notório que os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.

Muitas cidades, em sua expansão, avançam para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso da ocupação de vertentes de morros ou de obras efetuadas em áreas extremamente suscetíveis à intempéries intensas ou solos fragilizados.

A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas. Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão em baixo.

Desta maneira, os escorregamentos em áreas de encostas ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais agravados pela ocupação e ação humana.

Quando ocorrem as precipitações o solo absorve uma parcela da água, no entanto, outra parte se locomove em forma de enxurrada na superfície do terreno, a parte de água que se infiltra no solo se confronta com alguns tipos de rochas impermeáveis, com isso a água não encontra passagem e começa acumular-se em único local tornando, dessa forma, o solo saturado de umidade que não consegue suportar e se rompe, desencadeando o deslizamento de terras nas encostas até a base dos morros.

Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação humana em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento de deslizamentos em encostas.

Há que considerar três fatores de influência na ocorrência dos deslizamentos:
Tipo de solo: sua constituição, granulometria e nível de coesão;
Declividade da encosta: cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;
Água de embebição: que contribui para aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.

Os deslizamentos são responsáveis por inúmeras vítimas fatais e grandes prejuízos materiais. Como exemplo, pode-se citar o ocorrido em Angra, em janeiro deste ano, sendo que os deslizamentos aconteceram por causa das acomodações de uma porção do terreno que se movimentou devido à quebra de atrito entre solo/subsolo ou solo/rocha matriz. O fenômeno ocorreu por causa da grande quantidade de água da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da gravidade. Some-se a isso, o fato das construções estarem localizadas no sopé das encostas, destino natural dos sedimentos soltos que vão sendo carregados pela água da chuva.

Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento
Aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.

Como evitar um deslizamento
Não destruir a vegetação das encostas;
No caso de vazamentos, consertar o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão - o ideal é construir canaletas;
Juntar o lixo em depósitos para o dia da coleta e não deixá-lo entulhado no morro;
Não amontoar sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;
Não jogar lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento, assim, deve-se jogar o lixo e entulho em latas ou cestos apropriados;
Não dificultar o caminho das águas de chuva com lixo por exemplo;
As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de calhas e canaletas para escoamento da água da chuva;
Não fazer cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade;
Solicitar a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a colocação de lonas plásticas nas barreiras;
As barreiras devem ser protegidas com vegetação que tenham raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra;
Em morros e encostas, não plantar bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos;
Pode-se plantar para que a terra não seja carregada pela água da chuva. Perto das casas: pequenas fruteiras, plantas medicinais e de jardim, tais como: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limão, pinha, acerola, urucum, jasmim, rosa, pata-de-vaca, hortelã, cidreira, boldo e capim santo. Nas encostas pode-se plantar: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as encostas.
Em morros e encostas não plantar mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam quedas de barreiras.

Questões

1 Qual tipo de relevo ocorre o deslizamento de terra.
2 Quais são os fatores que levam ao deslizamento de terra.
3 Quais são os sinais que pode ocorrer um deslizamento de terra.

4 Como evitar um deslizamento de terra.

INGLÊS
PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6° A 
          

CONTEÚDOS: ADJECTIVES POSSESSIVES


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais;
Aprender a utilizar os possessivos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1ª Atividade: Assistam aos vídeos – “Possessives adjectives”.
  1. Para uma maior compreensão das atividades temos os vídeos que auxilia na realização da tarefa,
  2. Link1 :https://www.youtube.com/watch?v=qD1pnquN_DM
  3. Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=zNDIhOXy3IU

2ª Atividade: Vamos realizar os exercícios para praticar.
1.     É muito importante que agora você se concentre, pois essa atividade também necessita de atenção.
2.     Leia mais de uma vez para o entendimento necessário.
3.     Use o tradutor on-line, se  necessário.

ü  Qual a opção correta? Complete as frases com o possessive adjectives.
a)    Where is______________________________backpack.(I)
b)  Here is _______________________________teacher(you)
c)   ______________________________mother workd at the city hospital. (they)
d)  __________________computer is very expensive. (we)
e)  _________________favorite hobby is running.(he)
f)    Leila Likes ___________________cat.__________________________name is Fluffy. (she/ it).
g)  She goes to school with__________________cousin. (she)
h)  ______________________grandmother wants to travel to Hawaii. (I)     

ü  Circule a opção correta.
a)    Gabriel loves his/ her/ its school.
b)    Tina and Lisa are in (our/ your/ their gymnastics class right now.
c)     Ann does (his/ her/ its) homework.
d)    The bicycle is at (his/ her/ its) place in the backyard.
e)    My mom and I are at (our/ your/ their) house.
f)      You wear (our/ their) cap everywhere.

ü  Escreva  os  possessivos (my/ her/ his/ its// our/ your/ their) correto para cada pessoa baixo.
a)      The boy____________________
b)      Maria______________________
c)       My cousins_________________
d)      The bird____________________
e)      My family and I_______________
f)        Philip and Elizabeth___________
g)      I __________________________
h)      You ______________________


·       RECURSOS:
·       Internet,
·       Dicionário,
·       Tradutor on-line,
·       Videos.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: Francielen@pro.educaçao.sp.gov.br  /  whatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
·       Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana.

Exemplo: Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 26 a 29  de MAIO, Possessives
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 29  DE MAIO.



DATA: 26/05/2020




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6ºB


GEOGRAFIA
Professor Ricardo José dos Santos
SÉRIE : 6 ºB.

Deslizamentos

O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas. Ocorre em áreas de relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que é responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o escoamento das águas. O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. Esses fenômenos naturais e/ou antrópicos, causam problemas imediatos para a população, independente de sua condição social, e também para o meio ambiente.

O Brasil, pelo fato de ter predominância de clima tropical, existem grandes índices pluviométricos no verão, que corresponde ao período chuvoso, com isso as encostas naturalmente são locais de risco ao deslizamentos de terra.

É notório que os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente.

Muitas cidades, em sua expansão, avançam para terrenos topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso da ocupação de vertentes de morros ou de obras efetuadas em áreas extremamente suscetíveis à intempéries intensas ou solos fragilizados.

A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e infiltradas vão desestabilizar as encostas. Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão em baixo.

Desta maneira, os escorregamentos em áreas de encostas ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais agravados pela ocupação e ação humana.

Quando ocorrem as precipitações o solo absorve uma parcela da água, no entanto, outra parte se locomove em forma de enxurrada na superfície do terreno, a parte de água que se infiltra no solo se confronta com alguns tipos de rochas impermeáveis, com isso a água não encontra passagem e começa acumular-se em único local tornando, dessa forma, o solo saturado de umidade que não consegue suportar e se rompe, desencadeando o deslizamento de terras nas encostas até a base dos morros.

Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação humana em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento de deslizamentos em encostas.

Há que considerar três fatores de influência na ocorrência dos deslizamentos:
Tipo de solo: sua constituição, granulometria e nível de coesão;
Declividade da encosta: cujo grau define o ângulo de repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;
Água de embebição: que contribui para aumentar o peso específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.

Os deslizamentos são responsáveis por inúmeras vítimas fatais e grandes prejuízos materiais. Como exemplo, pode-se citar o ocorrido em Angra, em janeiro deste ano, sendo que os deslizamentos aconteceram por causa das acomodações de uma porção do terreno que se movimentou devido à quebra de atrito entre solo/subsolo ou solo/rocha matriz. O fenômeno ocorreu por causa da grande quantidade de água da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da gravidade. Some-se a isso, o fato das construções estarem localizadas no sopé das encostas, destino natural dos sedimentos soltos que vão sendo carregados pela água da chuva.

Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento
Aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada.

Como evitar um deslizamento
Não destruir a vegetação das encostas;
No caso de vazamentos, consertar o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão - o ideal é construir canaletas;
Juntar o lixo em depósitos para o dia da coleta e não deixá-lo entulhado no morro;
Não amontoar sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos;
Não jogar lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento, assim, deve-se jogar o lixo e entulho em latas ou cestos apropriados;
Não dificultar o caminho das águas de chuva com lixo por exemplo;
As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de calhas e canaletas para escoamento da água da chuva;
Não fazer cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade;
Solicitar a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a colocação de lonas plásticas nas barreiras;
As barreiras devem ser protegidas com vegetação que tenham raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra;
Em morros e encostas, não plantar bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos;
Pode-se plantar para que a terra não seja carregada pela água da chuva. Perto das casas: pequenas fruteiras, plantas medicinais e de jardim, tais como: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limão, pinha, acerola, urucum, jasmim, rosa, pata-de-vaca, hortelã, cidreira, boldo e capim santo. Nas encostas pode-se plantar: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as encostas.
Em morros e encostas não plantar mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam quedas de barreiras.

Questões

1 Qual tipo de relevo ocorre o deslizamento de terra.
2 Quais são os fatores que levam ao deslizamento de terra.
3 Quais são os sinais que pode ocorrer um deslizamento de terra.

4 Como evitar um deslizamento de terra.



INGLÊS
PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6°  B
          

CONTEÚDOS: ADJECTIVES POSSESSIVES


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais;
Aprender a utilizar os possessivos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1ª Atividade: Assistam aos vídeos – “Possessives adjectives”.
  1. Para uma maior compreensão das atividades temos os vídeos que auxilia na realização da tarefa,
  2. Link1 :https://www.youtube.com/watch?v=qD1pnquN_DM
  3. Link 2: https://www.youtube.com/watch?v=zNDIhOXy3IU

2ª Atividade: Vamos realizar os exercícios para praticar.
1.     É muito importante que agora você se concentre, pois essa atividade também necessita de atenção.
2.     Leia mais de uma vez para o entendimento necessário.
3.     Use o tradutor on-line, se  necessário.

ü  Qual a opção correta? Complete as frases com o possessive adjectives.
a)    Where is______________________________backpack.(I)
b)  Here is _______________________________teacher(you)
c)   ______________________________mother workd at the city hospital. (they)
d)  __________________computer is very expensive. (we)
e)  _________________favorite hobby is running.(he)
f)    Leila Likes ___________________cat.__________________________name is Fluffy. (she/ it).
g)  She goes to school with__________________cousin. (she)
h)  ______________________grandmother wants to travel to Hawaii. (I)     

ü  Circule a opção correta.
a)    Gabriel loves his/ her/ its school.
b)    Tina and Lisa are in (our/ your/ their gymnastics class right now.
c)     Ann does (his/ her/ its) homework.
d)    The bicycle is at (his/ her/ its) place in the backyard.
e)    My mom and I are at (our/ your/ their) house.
f)      You wear (our/ their) cap everywhere.

ü  Escreva  os  possessivos (my/ her/ his/ its// our/ your/ their) correto para cada pessoa baixo.
a)      The boy____________________
b)      Maria______________________
c)       My cousins_________________
d)      The bird____________________
e)      My family and I_______________
f)        Philip and Elizabeth___________
g)      I __________________________
h)      You ______________________


·       RECURSOS:
·       Internet,
·       Dicionário,
·       Tradutor on-line,
·       Videos.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: Francielen@pro.educaçao.sp.gov.br  /  whatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
·       Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana.

Exemplo: Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 26 a 29  de MAIO, Possessives
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 29  DE MAIO.



DATA: 26/05/2020






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