ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
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6ºA
GEOGRAFIA
INGLÊS
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6ºB
GEOGRAFIA
INGLÊS
6ºA
GEOGRAFIA
Professor Ricardo José dos Santos
SÉRIE : 6º A
Deslizamentos
O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento
de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção
ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas. Ocorre em áreas de
relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que é
responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o
escoamento das águas. O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos
pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. Esses fenômenos
naturais e/ou antrópicos, causam problemas imediatos para a população,
independente de sua condição social, e também para o meio ambiente.
O Brasil, pelo fato de ter predominância de clima tropical,
existem grandes índices pluviométricos no verão, que corresponde ao período
chuvoso, com isso as encostas naturalmente são locais de risco ao deslizamentos
de terra.
É notório que os deslizamentos em encostas e morros urbanos
vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao
crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco,
principalmente pela população mais carente.
Muitas cidades, em sua expansão, avançam para terrenos
topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso da ocupação
de vertentes de morros ou de obras efetuadas em áreas extremamente suscetíveis
à intempéries intensas ou solos fragilizados.
A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o
período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e
infiltradas vão desestabilizar as encostas. Nos morros, os terrenos são sempre
inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e
destruir as casas que estão em baixo.
Desta maneira, os escorregamentos em áreas de encostas
ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais
agravados pela ocupação e ação humana.
Quando ocorrem as precipitações o solo absorve uma parcela
da água, no entanto, outra parte se locomove em forma de enxurrada na
superfície do terreno, a parte de água que se infiltra no solo se confronta com
alguns tipos de rochas impermeáveis, com isso a água não encontra passagem e
começa acumular-se em único local tornando, dessa forma, o solo saturado de
umidade que não consegue suportar e se rompe, desencadeando o deslizamento de
terras nas encostas até a base dos morros.
Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à
retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação humana
em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento de
deslizamentos em encostas.
Há que considerar três fatores de influência na ocorrência
dos deslizamentos:
Tipo de solo: sua constituição, granulometria e nível de
coesão;
Declividade da encosta: cujo grau define o ângulo de
repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;
Água de embebição: que contribui para aumentar o peso
específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela
consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.
Os deslizamentos são responsáveis por inúmeras vítimas
fatais e grandes prejuízos materiais. Como exemplo, pode-se citar o ocorrido em
Angra, em janeiro deste ano, sendo que os deslizamentos aconteceram por causa
das acomodações de uma porção do terreno que se movimentou devido à quebra de
atrito entre solo/subsolo ou solo/rocha matriz. O fenômeno ocorreu por causa da
grande quantidade de água da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento
ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da
gravidade. Some-se a isso, o fato das construções estarem localizadas no sopé
das encostas, destino natural dos sedimentos soltos que vão sendo carregados
pela água da chuva.
Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento
Aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras
nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o
surgimento de minas d’água. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser
imediatamente acionada.
Como evitar um deslizamento
Não destruir a vegetação das encostas;
No caso de vazamentos, consertar o mais rápido possível e
não deixar a água escorrendo pelo chão - o ideal é construir canaletas;
Juntar o lixo em depósitos para o dia da coleta e não deixá-lo
entulhado no morro;
Não amontoar sujeira e lixo em lugares inclinados porque
eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando
deslizamentos;
Não jogar lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele
aumenta o peso e o perigo de deslizamento, assim, deve-se jogar o lixo e
entulho em latas ou cestos apropriados;
Não dificultar o caminho das águas de chuva com lixo por
exemplo;
As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de
calhas e canaletas para escoamento da água da chuva;
Não fazer cortes nos terrenos de encostas sem licença da
Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade;
Solicitar a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a
colocação de lonas plásticas nas barreiras;
As barreiras devem ser protegidas com vegetação que tenham
raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra;
Em morros e encostas, não plantar bananeiras e outras
plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e
aumentam os riscos de deslizamentos;
Pode-se plantar para que a terra não seja carregada pela
água da chuva. Perto das casas: pequenas fruteiras, plantas medicinais e de
jardim, tais como: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limão, pinha, acerola,
urucum, jasmim, rosa, pata-de-vaca, hortelã, cidreira, boldo e capim santo. Nas
encostas pode-se plantar: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro,
capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama
pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as
encostas.
Em morros e encostas não plantar mamão, fruta-pão, jambo,
coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam
quedas de barreiras.
Questões
1 Qual tipo de relevo ocorre o deslizamento de terra.
2 Quais são os fatores que levam ao deslizamento de terra.
3 Quais são os sinais que pode ocorrer um deslizamento de
terra.
4 Como evitar um deslizamento de terra.
INGLÊS
PLANO DE AULA
|
|||||
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS
TURMA:
6° A
|
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CONTEÚDOS: ADJECTIVES POSSESSIVES
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI23) Empregar,
de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras
cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais
em textos orais;
Aprender
a utilizar os possessivos.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1ª Atividade: Assistam aos vídeos – “Possessives
adjectives”.
2ª Atividade: Vamos
realizar os exercícios para praticar.
1.
É muito
importante que agora você se concentre, pois essa atividade também necessita
de atenção.
2.
Leia
mais de uma vez para o entendimento necessário.
3.
Use o tradutor on-line, se necessário.
ü Qual a opção correta? Complete as frases
com o possessive adjectives.
a)
Where
is______________________________backpack.(I)
b) Here is _______________________________teacher(you)
c)
______________________________mother
workd at the city hospital. (they)
d) __________________computer is very expensive. (we)
e) _________________favorite hobby is running.(he)
f)
Leila
Likes ___________________cat.__________________________name is Fluffy. (she/
it).
g) She goes to school with__________________cousin.
(she)
h) ______________________grandmother wants to travel to
Hawaii. (I)
ü
Circule a opção correta.
a)
Gabriel
loves his/ her/ its school.
b)
Tina
and Lisa are in (our/ your/ their gymnastics class right now.
c)
Ann
does (his/ her/ its) homework.
d)
The
bicycle is at (his/ her/ its) place in the backyard.
e)
My
mom and I are at (our/ your/ their) house.
f)
You
wear (our/ their) cap everywhere.
ü Escreva
os possessivos (my/ her/ his/
its// our/ your/ their) correto para cada pessoa baixo.
a) The
boy____________________
b) Maria______________________
c) My
cousins_________________
d) The
bird____________________
e) My
family and I_______________
f)
Philip and Elizabeth___________
g) I __________________________
h)
You
______________________
|
|||||
·
RECURSOS:
· Internet,
· Dicionário,
· Tradutor on-line,
· Videos.
|
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões
em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu
e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL:
Francielen@pro.educaçao.sp.gov.br / whatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto
da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada
(como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
· Colocar no assunto do
e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana.
Exemplo:
Aluna
Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 26 a
29 de MAIO, Possessives
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 29
DE MAIO.
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DATA: 26/05/2020
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6ºB
GEOGRAFIA
Professor Ricardo José dos Santos
SÉRIE : 6 ºB.
Deslizamentos
O deslizamento é um fenômeno provocado pelo escorregamento
de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção
ao longo de terrenos inclinados, denominados de encostas. Ocorre em áreas de
relevo acidentado, das quais foram retiradas a cobertura vegetal original que é
responsável pela consistência do solo e que impede, através das raízes, o
escoamento das águas. O deslizamento de terra se difere dos processos erosivos
pela quantidade de massa transportada a uma grande velocidade. Esses fenômenos
naturais e/ou antrópicos, causam problemas imediatos para a população,
independente de sua condição social, e também para o meio ambiente.
O Brasil, pelo fato de ter predominância de clima tropical,
existem grandes índices pluviométricos no verão, que corresponde ao período
chuvoso, com isso as encostas naturalmente são locais de risco ao deslizamentos
de terra.
É notório que os deslizamentos em encostas e morros urbanos
vêm ocorrendo com uma frequência alarmante nestes últimos anos, devido ao
crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco,
principalmente pela população mais carente.
Muitas cidades, em sua expansão, avançam para terrenos
topograficamente mais inclinados e geologicamente instáveis. É o caso da ocupação
de vertentes de morros ou de obras efetuadas em áreas extremamente suscetíveis
à intempéries intensas ou solos fragilizados.
A época de ocorrência dos deslizamentos coincide com o
período das chuvas, intensas e prolongadas, visto que as águas escoadas e
infiltradas vão desestabilizar as encostas. Nos morros, os terrenos são sempre
inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e
destruir as casas que estão em baixo.
Desta maneira, os escorregamentos em áreas de encostas
ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais
agravados pela ocupação e ação humana.
Quando ocorrem as precipitações o solo absorve uma parcela
da água, no entanto, outra parte se locomove em forma de enxurrada na
superfície do terreno, a parte de água que se infiltra no solo se confronta com
alguns tipos de rochas impermeáveis, com isso a água não encontra passagem e
começa acumular-se em único local tornando, dessa forma, o solo saturado de
umidade que não consegue suportar e se rompe, desencadeando o deslizamento de
terras nas encostas até a base dos morros.
Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à
retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação humana
em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento de
deslizamentos em encostas.
Há que considerar três fatores de influência na ocorrência
dos deslizamentos:
Tipo de solo: sua constituição, granulometria e nível de
coesão;
Declividade da encosta: cujo grau define o ângulo de
repouso, em função do peso das camadas, da granulometria e nível de coesão;
Água de embebição: que contribui para aumentar o peso
específico das camadas; reduzir o nível de coesão e o atrito, responsáveis pela
consistência do solo, e lubrificar as superfícies de deslizamento.
Os deslizamentos são responsáveis por inúmeras vítimas
fatais e grandes prejuízos materiais. Como exemplo, pode-se citar o ocorrido em
Angra, em janeiro deste ano, sendo que os deslizamentos aconteceram por causa
das acomodações de uma porção do terreno que se movimentou devido à quebra de
atrito entre solo/subsolo ou solo/rocha matriz. O fenômeno ocorreu por causa da
grande quantidade de água da chuva que se infiltrou no solo e o deslizamento
ocorreu quando houve o movimento do material superficial, com a força da
gravidade. Some-se a isso, o fato das construções estarem localizadas no sopé
das encostas, destino natural dos sedimentos soltos que vão sendo carregados
pela água da chuva.
Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento
Aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras
nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o
surgimento de minas d’água. Ocorrendo um desses sinais, a Defesa Civil deve ser
imediatamente acionada.
Como evitar um deslizamento
Não destruir a vegetação das encostas;
No caso de vazamentos, consertar o mais rápido possível e
não deixar a água escorrendo pelo chão - o ideal é construir canaletas;
Juntar o lixo em depósitos para o dia da coleta e não deixá-lo
entulhado no morro;
Não amontoar sujeira e lixo em lugares inclinados porque
eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando
deslizamentos;
Não jogar lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele
aumenta o peso e o perigo de deslizamento, assim, deve-se jogar o lixo e
entulho em latas ou cestos apropriados;
Não dificultar o caminho das águas de chuva com lixo por
exemplo;
As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de
calhas e canaletas para escoamento da água da chuva;
Não fazer cortes nos terrenos de encostas sem licença da
Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade;
Solicitar a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a
colocação de lonas plásticas nas barreiras;
As barreiras devem ser protegidas com vegetação que tenham
raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra;
Em morros e encostas, não plantar bananeiras e outras
plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e
aumentam os riscos de deslizamentos;
Pode-se plantar para que a terra não seja carregada pela
água da chuva. Perto das casas: pequenas fruteiras, plantas medicinais e de
jardim, tais como: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limão, pinha, acerola,
urucum, jasmim, rosa, pata-de-vaca, hortelã, cidreira, boldo e capim santo. Nas
encostas pode-se plantar: capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro,
capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama
pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as
encostas.
Em morros e encostas não plantar mamão, fruta-pão, jambo,
coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam
quedas de barreiras.
Questões
1 Qual tipo de relevo ocorre o deslizamento de terra.
2 Quais são os fatores que levam ao deslizamento de terra.
3 Quais são os sinais que pode ocorrer um deslizamento de
terra.
4 Como evitar um deslizamento de terra.
PLANO DE AULA
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DISCIPLINA/TURMA:
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TURMA:
6° B
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CONTEÚDOS: ADJECTIVES POSSESSIVES
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COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI23) Empregar,
de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras
cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais
em textos orais;
Aprender
a utilizar os possessivos.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1ª Atividade: Assistam aos vídeos – “Possessives
adjectives”.
2ª Atividade: Vamos
realizar os exercícios para praticar.
1.
É muito
importante que agora você se concentre, pois essa atividade também necessita
de atenção.
2.
Leia
mais de uma vez para o entendimento necessário.
3.
Use o tradutor on-line, se necessário.
ü Qual a opção correta? Complete as frases
com o possessive adjectives.
a)
Where
is______________________________backpack.(I)
b) Here is _______________________________teacher(you)
c)
______________________________mother
workd at the city hospital. (they)
d) __________________computer is very expensive. (we)
e) _________________favorite hobby is running.(he)
f)
Leila
Likes ___________________cat.__________________________name is Fluffy. (she/
it).
g) She goes to school with__________________cousin.
(she)
h) ______________________grandmother wants to travel to
Hawaii. (I)
ü
Circule a opção correta.
a)
Gabriel
loves his/ her/ its school.
b)
Tina
and Lisa are in (our/ your/ their gymnastics class right now.
c)
Ann
does (his/ her/ its) homework.
d)
The
bicycle is at (his/ her/ its) place in the backyard.
e)
My
mom and I are at (our/ your/ their) house.
f)
You
wear (our/ their) cap everywhere.
ü Escreva
os possessivos (my/ her/ his/
its// our/ your/ their) correto para cada pessoa baixo.
a) The
boy____________________
b) Maria______________________
c) My
cousins_________________
d) The
bird____________________
e) My
family and I_______________
f)
Philip and Elizabeth___________
g) I __________________________
h)
You
______________________
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RECURSOS:
· Internet,
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· Videos.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões
em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu
e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL:
Francielen@pro.educaçao.sp.gov.br / whatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto
da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada
(como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
· Colocar no assunto do
e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana.
Exemplo:
Aluna
Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 26 a
29 de MAIO, Possessives
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DE MAIO.
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DATA: 26/05/2020
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