segunda-feira, 29 de junho de 2020

2º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 29 DE JUNHO  A 03  DE JULHO
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2ºTA /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDOS:
O desenho de animação
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM
https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:
Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?
Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 29/06/2020 a 03/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
2º Termo A e 2º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
  • Relacionar as técnicas usadas em Biotecnologia aos principais conceitos de Genética e Biologia Molecular.
  •  Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
  •  Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação de indivíduos
Atividades:
 Realizar a pesquisa sobre DNA – Tecnologias de manipulação  e uma conclusão sobre o tema abordado.
Tempo para realização: Uma semana.       De 29/06 até 03/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos




















Atividade Semana 29/06 à 03/07
Pesquisar:
DNA – Tecnologias de manipulação
 Tecnologias de manipulação do DNA – Biotecnologia
• Tecnologias de transferência do DNA – enzimas de restrição, vetores e clonagem molecular;
 • Engenharia genética e produtos geneticamente modificados – alimentos, produtos médico-farmacêuticos, hormônios;
• Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação brasileira.


Envie a pesquisa e uma conclusão sobre o tema para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA - ISLILIA


São Paulo,29 de Junho 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 2TA , B, e C Anos Eja.

Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues 


https://brasilescola.uol.com.br/filosofia


1) Fazer entendimento do texto.
Objetivo aprender a importância da filosofia na vida e no mundo.



SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Assista ao Vídeo - Desigualdade de Gênero No Brasil
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

A aula anterior, foi feita 4 perguntas sobre a pesquisa do tema desigualdade de gênero..
Para que possa compreender melhor, assista o vídeo a seguir.



Para esclarecer qualquer duvida deste tema, entre em contato por e-mail.




Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.

FISICA/PROFªPATRICIA
Profª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2º TA e 2TB
 Desenvolvimento e estratégias: Modelo Cinético-Molecular
 A temperatura é uma grandeza física que informa o quanto um objeto está frio ou quente. Ou seja, quanto maior a temperatura, mais quente está o objeto. Ainda que pareça simples, o conceito de temperatura é bastante complicado.
Para que você comece a entender o que é a temperatura, será preciso conhecer um modelo teórico dos átomos e moléculas. Esse modelo considera que a matéria é formada por moléculas, que diferem umas das outras pelos átomos que as constituem.
Cada substância é formada por moléculas diferentes, que por sua vez são constituídas por diferentes átomos que as caracterizam. Essas moléculas não ficam paradas, elas se movimentam continuamente, de forma caótica e desordenada, sempre interagindo ou colidindo quando estão muito próximas umas das outras.
 A temperatura é, então, a grandeza que reflete em média o movimento aleatório das moléculas que formam um corpo qualquer. Quanto mais “agitadas” estão as moléculas e os átomos de uma substância, maior é a sua temperatura. À temperaturas muito altas, dá-se a separação entre os átomos que as constituem, e as moléculas podem se separar, ou seja, elas se decompõem, podendo também liberar elétrons e se ionizar, sendo o estado resultante denominado “plasma.”
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Atividades sobre Modelo Cinético-Molecular
 
1) Explique como você entende a relação entre a temperatura de um corpo e a agitapara ção de suas moléculas.
2) Existe uma relação entre o funcionamento do termômetro e os modelos cinético-moleculares estudados no texto? Qual?
3) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura

Do que a dele.
QUÍMICA/PROFªEDJANE

Professora: Edjane – Química

Turmas 2 termo A e B

 

Retomada do assunto sobre concentração comum.

 

O que é concentração comum?

A concentração comum é uma modalidade de concentração de soluções que relaciona a massa do soluto com o volume da solução.     

A medida da quantidade de um determinado soluto dissolvido em certo volume de solução é denominada de concentração comum. Assim, esse tipo de concentração é uma das formas de se trabalhar a quantidade ou teor dos componentes de uma solução (mistura formada por um soluto e um solvente).

Como se trata de uma medida, a concentração comum nada mais é do que a relação matemática estabelecida entre a massa do soluto dissolvida em certo volume de solução, sendo representada pela seguinte expressão matemática:

C = m1/ V

m1 = massa do soluto

V = volume da solução

C = concentração comum

As unidades de medida que rotineiramente estão relacionadas com a concentração comum estão listadas abaixo. Vale destacar que a primeira letra refere-se à massa do soluto, e a segunda, ao volume da solução:

g/L (massa em gramas e volume em litros). Trata-se da unidade mais utilizada;

mg/L (massa em miligramas e volume em litros);

g/mL (massa em gramas e volume em mililitros);

mg/ mL (massa em miligramas e volume em mililitros);

A concentração comum está muito presente no nosso dia a dia, como quando utilizamos uma solução nasal para desentupir as narinas, na preparação do soro caseiro ou ainda quando fazemos a medida da quantidade de glicose no nosso sangue. Em todos esses casos, há algo em comum: a dosagem da quantidade de soluto dissolvida em certa quantidade de volume de solução.

Veja outros exemplos de aplicação da concentração comum em algumas situações cotidianas.

Exemplo 1: Se prepararmos uma solução utilizando 20 gramas de sacarose (açúcar) em 500 mL de água, qual será a concentração comum, em g/L, dessa solução após o fim do procedimento?

 

Dados:

m1 = 20 gramas

V = 500 mL de solução

C = ?

Devemos, inicialmente, transformar a unidade mL para litro, pois a unidade da concentração é em litros. Para isso, basta dividir o 500 por 1000:

V = 500/  1000              

V = 0,5 L

Por fim, basta aplicar a fórmula da concentração comum:

C = m1/  V

C = 20 ÷0,5   

C = 40 g/L

 

Essa atividade é para revisar o conteúdo sobre concentração comum. Quem não fez a atividade anterior sobre os 5 exercícios sobre a concentração comum, esse texto vai ajudar.

Ou, se preferir, veja uma aula sobre concentração comum no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=vhgBFn8sra8

 

 

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
ATIVIDADE interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC, 8C, 8D,  2° TA, História 9C, 2°TB  Prof° VANILDO   E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).                                                                                       
Recentemente os meios de comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco Mundial, mas, o que é o Banco Mundial?  Leia o texto e responda as questões:
Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-guerra.
A estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia. Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque na agenda da instituição.
A estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010, o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros, obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25 membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em qual contexto surgiu o Banco Mundial?
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2. Quais são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas atribuições?
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3.  Além do Brasil, quais são os outros países que integram a mesma diretória?
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http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial      OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
América Colonial Espanhola, Francesa, Inglesa e Holandesa
IMPORTANTE: E A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA DE 22 A 27, POIS MUITOS ALUNOS AINDA NÃO ENTREGARAM.
Atividade para a semana de 29/06 a 03/07/2020.

Turmas: 2A ensino médio - manhã

              2B ensino médio – manhã

             2TA – EJA

Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças.

Quantidade de aulas: 2 aulas

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.


OBSERVE O MAPA ABAIXO SOBRE A COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA. PODEMOS PERCEBER QUE DIFERENTES NAÇÕES EUROPEIAS OCUPARAM, EXPLORARAM E POVOARAM A AMÉRICA.
A PARTIR DA OBSERVAÇÃO RESPONDA AS QUESTÕES 1, 2 e 3.





1.      Qual nação possuía o maior número de colônias na América e como era possível manter esses territórios dominados?
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2.      O que aconteceu com os povos que habitavam e eram os donos desses territórios?
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3.      A maioria das colônias tornaram-se independentes no começo do século XIX e passados aproximadamente 200 anos, podemos dizer que esses países são independentes de fato?  Justifique sua resposta.


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INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
02 e 03/07/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             
CONTEÚDOS:
Simple past
Já aprendemos como fazer perguntas e negativas no tempo passado, para isso contamos com os auxiliares did e din’t, esses auxiliares são usados apenas para este tipo de frase.
Agora vamos trabalhar as frases afirmativas, neste caso não precisamos dos auxiliares, mas os verbos sofrem alterações.
Existem dois tipos de verbos: os regulares e os irregulares, para os regulares, apenas acrescentamos ED, se terminados em E, só precisa acrescentar o D, já os terminados em consoante+y, substituímos o Y por IES, fique atento: não são os terminados em Y, são os terminados em consoante+y.
Já os verbos irregulares não seguem esta regra, eles podem mudar totalmente ou não mudar nada, para saber quais são eles, existe uma lista com esses verbos (vocês verão alguns mais abaixo)
Vejamos alguns exemplos com verbos regulares terminados em consoante +  Y:
Try : tentar, experimentar - Cry: chorar - Study: estudar – Apply – aplicar
Try – triedCry – cried - Study – studiedApply – apllied
Para os outros verbos regulares, acrescentamos apenas o D ou ED, vejamos alguns exemplos:
Work: Trabalhar – Jump – pular – love – amar – Hate-  odiar – Smail – sorrir- Play – jogar, brincar – Watch – assistir – Ask – pedir, perguntar – Believe – acreditar – Call – chamar
Work – worked – Jump – jumpedLove – lovedHate – hatedSmail – smailedPlay – playedWatch – watchedAsk – askedBelieve – believedCall – called.
Exemplos de verbos irregulares, veja parte da lista:
Be
was/were
ser, estar
Begin
began
Começar
Break
broke
quebrar, romper
Bring
brought
trazer, executar
Buy
bought
comprar
Come
came
vir, chegar
Cut
cut
cortar
Do
did
fazer, cuidar, funcionar
Drink
drank
beber, tomar
Eat
ate
comer, mastigar
Forget
forgot
esquecer
Give
gave
dar, entregar
Go
went
ir, partir
Have
had
ter, possuir
Know
knew
saber, conhecer
Let
let
deixar, permitir
Put
put
pôr, colocar
Read
read
ler, aprender
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual,
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Leia a explicação e responda:
a) Usamos o Did e didn’t apenas para quê?
b) Podemos usar os auxiliares Did e didn’t para frases afirmativas?
c) Falando de frases afirmativas, o que acrescentamos aos verbos regulares que não terminam com consoate+y?
d) O que acontece com as frases afirmativas terminadas em consoante+y no passado?
e) Os verbos irregulares seguem a mesma regra dos regulares?
2. Baseado nas suas respostas acima, mude os verbos para a forma no passado, veja na liste se ele é irregular, se não estiver lá, considere como regular.
a) Give _____________________ b) Hate _____________________
c) Wish _____________________ d) Go ______________________
3) Ainda baseado na sua resposta da questão 1, complete a frase com o passado do verbo do parêntese:
a) I __________________ my cats (love)
b) Bianca ______________ her hands. (wash)
4. Escolha um verbo qualquer e crie uma frase sobre você na afirmativa do passado.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    29/06 até 03/07. (Quatro aulas de 45 minutos cada)





  
ATIVIDADE APENAS PARA LEITURA E CONHECIMENTO.
NÃO TEMOS ATIVIDADES PARA SER ENTREGUE NESTA SEMANA.
Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.


ANÁLISE LINGUÍSTICA: PERÍODO.

Período simples: formado a partir de um único verbo, ou seja, construído por uma oração absoluta, EXEMPLOS:
O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.


Período composto: possui mais de uma oração, portanto construído por mais de um verbo, EXEMPLOS:
Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem, que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

Quanto ao período analisado acima(Composto), percebe-se que a primeira oração, sozinha, não tem sentido completo. As últimas orações funcionam como seu complemento.

Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. EXEMPLOS:
-- Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?


 Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais. Procure contar a quantidade de verbos e veja a pontuação.
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Responda as questões
1) O que é área?
2) Quais são as principais figuras planas?
3) O que é perímetro?
4) O que é volume?

5) Como se calcula o volume de um cubo?
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2ºTB /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDOS:
O desenho de animação
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=AeMca85HfzM
https://www.youtube.com/watch?v=l6DQ-vvL9HE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, responda:
Há diferenças entre os dois grupos mostrados no primeiro e segundo vídeo? Se sim, quais?
Com suas próprias palavras, o que é improvisar de acordo com os vídeos assistidos acima?
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 29/06/2020 a 03/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
2º Termo A e 2º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
  • Relacionar as técnicas usadas em Biotecnologia aos principais conceitos de Genética e Biologia Molecular.
  •  Reconhecer as aplicações da engenharia genética na medicina, entre elas a terapia gênica.
  •  Reconhecer a importância dos testes de DNA na determinação da paternidade, na investigação criminal e na identificação de indivíduos
Atividades:
 Realizar a pesquisa sobre DNA – Tecnologias de manipulação  e uma conclusão sobre o tema abordado.
Tempo para realização: Uma semana.       De 29/06 até 03/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 29/06 à 03/07
Pesquisar:
DNA – Tecnologias de manipulação
 Tecnologias de manipulação do DNA – Biotecnologia
• Tecnologias de transferência do DNA – enzimas de restrição, vetores e clonagem molecular;
 • Engenharia genética e produtos geneticamente modificados – alimentos, produtos médico-farmacêuticos, hormônios;
• Riscos e benefícios de produtos geneticamente modificados – a legislação brasileira.


Envie a pesquisa e uma conclusão sobre o tema para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

 Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA - ISLILIA


São Paulo,29 de Junho 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 2TA , B, e C Anos Eja.

Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues 


https://brasilescola.uol.com.br/filosofia


1) Fazer entendimento do texto.
Objetivo aprender a importância da filosofia na vida e no mundo.



SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIM FARAH MALUF PROFESSOR
PROFESSOR  NANCIO

Aulas Interativas Semanal para o Blog da Escola – 2° BIMESTRE

Turma Ano ou Séria: 2° ANOS EJA: 2TB
Disciplina: SOCIOLOGIA
Quantidade de aulas semanais: 01 aulas  de 45 minutos
Período de: 29/06/20 A 03/07/2020 – Período  da  Noite
Email  para entrega do Trabalho:  nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br     
                                                     pastornancio@gmail.com
Conteúdo Aplicado:
Socialização e o processo de construção da identidade

Habilidades e Competências Necessárias:
Compreender, de maneira geral, como se dá o processo de construção identitária
Reconhecer que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação
entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e
participa da vida em sociedade

Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O Alunos vai Pesquisar  o Conteúdo Aplicado em site de Pesquisa: GOOGLE. Após a pesquisa
O aluno deverá enviar o Trabalho pesquisado para o Email do Professor com nome completo, serie e sala.

Sistema de Avalição e Acompanhamento:
Para o aluno obter nota satisfatória no Trabalho, é necessário que o trabalho tenha Conteúdo e não saia do Tema sugerido.

Professor:                                                                  Professor Coordenador:
Nancio                                                                                     Robson                                                                                  
Email  para entrega do Trabalho:  nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
                                                    pastornancio@gmail.com



FISICA/PROFªPATRICIA
Profª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 2º TA e 2TB
 Desenvolvimento e estratégias: Modelo Cinético-Molecular
 A temperatura é uma grandeza física que informa o quanto um objeto está frio ou quente. Ou seja, quanto maior a temperatura, mais quente está o objeto. Ainda que pareça simples, o conceito de temperatura é bastante complicado.
Para que você comece a entender o que é a temperatura, será preciso conhecer um modelo teórico dos átomos e moléculas. Esse modelo considera que a matéria é formada por moléculas, que diferem umas das outras pelos átomos que as constituem.
Cada substância é formada por moléculas diferentes, que por sua vez são constituídas por diferentes átomos que as caracterizam. Essas moléculas não ficam paradas, elas se movimentam continuamente, de forma caótica e desordenada, sempre interagindo ou colidindo quando estão muito próximas umas das outras.
 A temperatura é, então, a grandeza que reflete em média o movimento aleatório das moléculas que formam um corpo qualquer. Quanto mais “agitadas” estão as moléculas e os átomos de uma substância, maior é a sua temperatura. À temperaturas muito altas, dá-se a separação entre os átomos que as constituem, e as moléculas podem se separar, ou seja, elas se decompõem, podendo também liberar elétrons e se ionizar, sendo o estado resultante denominado “plasma.”
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 02/07/2020
Atividades sobre Modelo Cinético-Molecular
 
1) Explique como você entende a relação entre a temperatura de um corpo e a agitapara ção de suas moléculas.
2) Existe uma relação entre o funcionamento do termômetro e os modelos cinético-moleculares estudados no texto? Qual?
3) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura

Do que a dele.

QUIMICA/PROFªEDJANE

Professora: Edjane – Química

Turmas 2 termo A e B

 

Retomada do assunto sobre concentração comum.

 

O que é concentração comum?

A concentração comum é uma modalidade de concentração de soluções que relaciona a massa do soluto com o volume da solução.     

A medida da quantidade de um determinado soluto dissolvido em certo volume de solução é denominada de concentração comum. Assim, esse tipo de concentração é uma das formas de se trabalhar a quantidade ou teor dos componentes de uma solução (mistura formada por um soluto e um solvente).

Como se trata de uma medida, a concentração comum nada mais é do que a relação matemática estabelecida entre a massa do soluto dissolvida em certo volume de solução, sendo representada pela seguinte expressão matemática:

C = m1/ V

m1 = massa do soluto

V = volume da solução

C = concentração comum

As unidades de medida que rotineiramente estão relacionadas com a concentração comum estão listadas abaixo. Vale destacar que a primeira letra refere-se à massa do soluto, e a segunda, ao volume da solução:

g/L (massa em gramas e volume em litros). Trata-se da unidade mais utilizada;

mg/L (massa em miligramas e volume em litros);

g/mL (massa em gramas e volume em mililitros);

mg/ mL (massa em miligramas e volume em mililitros);

A concentração comum está muito presente no nosso dia a dia, como quando utilizamos uma solução nasal para desentupir as narinas, na preparação do soro caseiro ou ainda quando fazemos a medida da quantidade de glicose no nosso sangue. Em todos esses casos, há algo em comum: a dosagem da quantidade de soluto dissolvida em certa quantidade de volume de solução.

Veja outros exemplos de aplicação da concentração comum em algumas situações cotidianas.

Exemplo 1: Se prepararmos uma solução utilizando 20 gramas de sacarose (açúcar) em 500 mL de água, qual será a concentração comum, em g/L, dessa solução após o fim do procedimento?

 

Dados:

m1 = 20 gramas

V = 500 mL de solução

C = ?

Devemos, inicialmente, transformar a unidade mL para litro, pois a unidade da concentração é em litros. Para isso, basta dividir o 500 por 1000:

V = 500/  1000              

V = 0,5 L

Por fim, basta aplicar a fórmula da concentração comum:

C = m1/  V

C = 20 ÷0,5   

C = 40 g/L

 

Essa atividade é para revisar o conteúdo sobre concentração comum. Quem não fez a atividade anterior sobre os 5 exercícios sobre a concentração comum, esse texto vai ajudar.

Ou, se preferir, veja uma aula sobre concentração comum no youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=vhgBFn8sra8

 

 


GEOGRAFIA - EDIVALDO


           Espaço Agrário Brasileiro
- Modernização e expansão da fronteira agrícola: agronegócio; grandes empresas, muito capital e muita tecnologia.
- Projetos governamentais →Centro-Oeste e Amazonas.
-Cultura de soja e pecuária bovina
=a) Desmatamento; b) contaminação do solo e água; c) desgaste do solo (monocultura); d) intensifica o efeito estufa. E) uso intenso de água e maior consumo energético.
→ Consequências:
→Questão fundiária no Brasil.
-Cultura de soja e pecuária bovina
Posse → uso
 Propriedade → direito: com ou sem uso
 Estrutura fundiária
·         É a divisão de um território em propriedades privadas
·         Há muita terra sob propriedade de pequena parcela de proprietários= concentrada→Brasil (uma das mais [  ] do mundo)! 12% das terras brasileiras em poucas mãos, ou seja, muitas terras para poucos donos
·         Acesso à terra é limitado
·         Motivos históricos: sesmarias; lei de terras de 1850 (cria propriedade privada); expansão da fronteira agrícola (60-90), modernização agrícola (70....)
Ø Legislação→ prevista na Constituição Federal
·         Estatuto da terra→ cumprimento da função social. O Estado tem papel mediador entre os donos da terra e os grupos que defendem a reforma agrária
·         Reforma Agrária →redistribuição de terras desapropriadas (improdutivas) e apoio técnico e financeiros aos assentados
         *Movimento sem Terra; Áreas de Preservação Permanentes; reservas legais
Resumo:

O espaço agrário brasileiro é marcado por contraste. Se avaliarmos a história do nosso país observamos que, já no século XVI com a divisão do Litoral em capitanias hereditárias, tem início a concentração de terra, as primeiras lavouras desenvolvidas em solos brasileiras eram de cana-de-açúcar, e ocupava a zona da mata nordestina (Litoral). Elas se baseiam no sistema de plantation que consistia em grandes monoculturas (apenas um cultivo), com o emprego da mão de obra escrava, cuja produção destinava-se a exportação. Em meados do século XIX, em uma tentativa de regularizar a posse da terra no Brasil, foi estabelecido a chamada Lei da Terras, que determinava que a posse da terra só seria reconhecida mediante a compra, com essa medida, pretendia se alinhou-se a usucapião, ou seja, a titulação da posse da terra pela ocupação, sem a compra efetiva da mesma. Os maiores beneficiados dessas medidas foram os mesmos da elite agrária brasileira, elevando a concentração de terras do Brasil 


HISTÓRIA/PROFºVANILDO
ATIVIDADE interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC, 8C, 8D,  2° TA, História 9C, 2°TB  Prof° VANILDO   E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).                                                                                       
Recentemente os meios de comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco Mundial, mas, o que é o Banco Mundial?  Leia o texto e responda as questões:
Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-guerra.
A estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia. Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque na agenda da instituição.
A estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010, o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros, obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25 membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em qual contexto surgiu o Banco Mundial?
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2. Quais são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas atribuições?
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3.  Além do Brasil, quais são os outros países que integram a mesma diretória?
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http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial      OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
02 e 03/07/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termos A e B
             
CONTEÚDOS:
Simple past
Já aprendemos como fazer perguntas e negativas no tempo passado, para isso contamos com os auxiliares did e din’t, esses auxiliares são usados apenas para este tipo de frase.
Agora vamos trabalhar as frases afirmativas, neste caso não precisamos dos auxiliares, mas os verbos sofrem alterações.
Existem dois tipos de verbos: os regulares e os irregulares, para os regulares, apenas acrescentamos ED, se terminados em E, só precisa acrescentar o D, já os terminados em consoante+y, substituímos o Y por IES, fique atento: não são os terminados em Y, são os terminados em consoante+y.
Já os verbos irregulares não seguem esta regra, eles podem mudar totalmente ou não mudar nada, para saber quais são eles, existe uma lista com esses verbos (vocês verão alguns mais abaixo)
Vejamos alguns exemplos com verbos regulares terminados em consoante +  Y:
Try : tentar, experimentar - Cry: chorar - Study: estudar – Apply – aplicar
Try – triedCry – cried - Study – studiedApply – apllied
Para os outros verbos regulares, acrescentamos apenas o D ou ED, vejamos alguns exemplos:
Work: Trabalhar – Jump – pular – love – amar – Hate-  odiar – Smail – sorrir- Play – jogar, brincar – Watch – assistir – Ask – pedir, perguntar – Believe – acreditar – Call – chamar
Work – worked – Jump – jumpedLove – lovedHate – hatedSmail – smailedPlay – playedWatch – watchedAsk – askedBelieve – believedCall – called.
Exemplos de verbos irregulares, veja parte da lista:
Be
was/were
ser, estar
Begin
began
Começar
Break
broke
quebrar, romper
Bring
brought
trazer, executar
Buy
bought
comprar
Come
came
vir, chegar
Cut
cut
cortar
Do
did
fazer, cuidar, funcionar
Drink
drank
beber, tomar
Eat
ate
comer, mastigar
Forget
forgot
esquecer
Give
gave
dar, entregar
Go
went
ir, partir
Have
had
ter, possuir
Know
knew
saber, conhecer
Let
let
deixar, permitir
Put
put
pôr, colocar
Read
read
ler, aprender
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual,
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Leia a explicação e responda:
a) Usamos o Did e didn’t apenas para quê?
b) Podemos usar os auxiliares Did e didn’t para frases afirmativas?
c) Falando de frases afirmativas, o que acrescentamos aos verbos regulares que não terminam com consoate+y?
d) O que acontece com as frases afirmativas terminadas em consoante+y no passado?
e) Os verbos irregulares seguem a mesma regra dos regulares?
2. Baseado nas suas respostas acima, mude os verbos para a forma no passado, veja na liste se ele é irregular, se não estiver lá, considere como regular.
a) Give _____________________ b) Hate _____________________
c) Wish _____________________ d) Go ______________________
3) Ainda baseado na sua resposta da questão 1, complete a frase com o passado do verbo do parêntese:
a) I __________________ my cats (love)
b) Bianca ______________ her hands. (wash)
4. Escolha um verbo qualquer e crie uma frase sobre você na afirmativa do passado.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA

2º TERMO A e 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    29/06 até 03/07. (Quatro aulas de 45 minutos cada)





  
ATIVIDADE APENAS PARA LEITURA E CONHECIMENTO.
NÃO TEMOS ATIVIDADES PARA SER ENTREGUE NESTA SEMANA.
Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.


ANÁLISE LINGUÍSTICA: PERÍODO.

Período simples: formado a partir de um único verbo, ou seja, construído por uma oração absoluta, EXEMPLOS:
O amor é eterno.
As plantas necessitam de cuidados especiais.
Quero aquelas rosas.
O tempo é o melhor remédio.


Período composto: possui mais de uma oração, portanto construído por mais de um verbo, EXEMPLOS:
Quando você partiu minha vida ficou sem alegrias.
Quero aquelas flores para presentear minha mãe.
Vou gritar para todos ouvirem, que estou sabendo o que acontece ao anoitecer.
Chegueijantei e fui dormir.

Quanto ao período analisado acima(Composto), percebe-se que a primeira oração, sozinha, não tem sentido completo. As últimas orações funcionam como seu complemento.

Todo período é frase, mas nem toda frase é período, pois existem frases nominais, ou seja, que não contêm verbos. EXEMPLOS:
-- Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?


 Assim, para determinar o número de períodos, você pode contar o número de frases verbais. Procure contar a quantidade de verbos e veja a pontuação.
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Responda as questões
1) O que é área?
2) Quais são as principais figuras planas?
3) O que é perímetro?
4) O que é volume?

5) Como se calcula o volume de um cubo?
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2ºTC /NOTURNO
ARTE/PROFªEDLENNE
E.E. Professor Salim Farah Maluf
Professora EDLENNE CRISTINA
Turma EJA  2TC
turma  E-mail Edlenne190@gmail.com   
Watts 11993670617                                     
 
                                   Artes
                                   Filme 
                         Grandes Olhos
Conta a história de Margaret Keane (Amy Adams), uma artista que teve o trabalho reivindicado por seu marido Walter Keane (Christoph Waltz). Durante as décadas de 50 e 60
Ola alunos eu quero que vocês assistir o filme Grandes Olhos
Esse filme tem no youtube 
depois eu quero um resumo sobre o filme 


BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

2°Tc – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre o Daltonismo.
Tempo para realização: Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)
   





     DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETÍVO 2020 – 2° Bi – 29/06/2020 a 03/07/2020.
                                    
                                             Atividade
 
  Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre o Daltonismo.                                            

  Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
FILOSOFIA - ISLILIA


São Paulo,29 de Junho 2020
Professora: Islilia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 2TA , B, e C Anos Eja.

Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues 



https://brasilescola.uol.com.br/filosofia


1) Fazer entendimento do texto.
Objetivo aprender a importância da filosofia na vida e no mundo.



SOCIOLOGIA/PROFºALASON
SALA DE AULA INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER

Sociologia

Nome do Professor: Alason Santos Silva

Disciplina: Sociologia

Turma envolvida: 2TC

Atividade e Conteúdo

Título: Construção da Identidade dos Indivíduos
Objetivo: Pesquisar, analisar, conversar e refletir sobre as relações e os significados da construção da identidade dos indivíduos, que são características das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.

Explicação do Professor: A identidade dos indivíduos é construída a partir da interação humana, ao se compartilhar objetivos, regras e valores, entre outros, exercendo uma influência considerável sobre a motivação das pessoas, como sua satisfação e produtividade, assim criando processo de construção das identidades dos indivíduos

Atividade do Aluno (Tarefa): Responder as seguintes questões abaixo:

O papel do consumo de produtos da indústria cultural impacta de qual forma na identidade dos indivíduos?

A indústria cultural, ao se apropriar de elementos da cultura, presta um serviço ou desserviço à sociedade?

Qual a sua responsabilidade na criação e manutenção de uma sociedade consumista?


Encaminhar respostas das atividades ou para tirar duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

              prof2012alason@gmail.com

Materiais para Realização da Tarefa: Aparelho eletrônico que tenha conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1

Período da realização da atividade:_29_/_06_/2020 a 03_/_07_/2020

FISICA/PROFºJOSÉ ARMANDO


Texto para leitura e compreensão para realizar a próxima atividade.
As atividades devem ser enviadas para o e-mail armandoalves15777@gmail.com
Óptica
     Parte da física que investiga as radiações eletromagnéticas que estão preferencialmente na faixa do visível (luz) e as interações destas.
     A óptica é dividida em duas partes a física e a geométrica.
     Óptica geométrica:
·       Estuda os fenômenos luminosos considerando a natureza da luz
·       Baseia-se na propagação retilínea nas leis da refração e da reflexão.
·       Trabalha com a hipótese simplificada de que existe raios de luz representados por linhas.
Óptica física:
·       Estuda os fenômenos luminosos cuja explicações depende das teorias sobre a natureza da luz
·       Fenômenos da polarização, difração, interferência, espectros, produção e propagação da luz, absorção, efeitos quânticos, efeito foto elétrico, efeito Compton, luminosidade, fluorescência etc. 
Ondas eletromagnética na faixa do visível:
A luz visível é a faixa de radiação que a nossa estrela o Sol mais emite radiação. Sendo de grande importância para o desenvolvimento do ser humano. Com um comprimento de onda de 4 x 10-7m a 7 x 10-7m ou de 40m (micrometro) a 70m (micrometro),
     Luz: agente físico responsável pelas sensações visuais.
     Para que possamos ver os objetos as pessoas as cores dependemos da luz que nos é fornecida. Porque o céu tem uma cor de dia e outra a noite, em um ambiente na completa escuridão, ou seja, sem luz não é possível enxergar.
     Corpos visíveis
·       Corpo luminoso: fonte de luz primaria. São os corpos que emitem luz própria. Sol, estrelas, chama da vela etc.
·       Corpo iluminado: fonte de luz secundaria. São corpos que refletem a luz que recebe de outros corpos. Planetas, lua, vela apagada etc.
     Classificação dos corpos
·       Opaco: impede a passagem da luz (absorção). Madeira, borracha, concreto etc.
·       Transparentes: permite a passagem total da luz (absorção mínima). Vidro, ar, água em pequena profundidade etc.
·       Translúcidos: permite a passagem parcial da luz (absorção intermediaria). Vidro fosco, papel vegetal, água em maior profundidade etc. 
     Velocidade da luz
     A luz por se tratar de uma onda eletromagnética não necessita de um meio material para se propagar, desta forma no espaço (vácuo) ela tem sua maior velocidade, com um símbolo de (C), de aproximadamente 300.000Km/s ou C @ 3 x 108m/s. Descrita no trabalho de Albert Einstein como a velocidade limite no universo, nada podendo viajar mais rápido que a luz.
     A velocidade da luz em um meio material depende do tipo de luz (sua frequência) e do meio material em questão. A luz branca é a mistura de todas as cores, no em tanto cada cor de luz tem a sua frequência específica e seu comprimento de onda. Como o comprimento de ondas e a frequência são inversamente proporcionais, temos uma ordem também em sua velocidade que pode ser notada ao observar um arco-íris.


    Suas cores é a luz passando pela atmosfera e assim a uma perda de sua velocidade (muito pequena), mostrando que á diferença em suas velocidades. Onde a água suspensa no ar torna este fenômeno visível.
     A queda da velocidade da luz pode ser notada em um meio transparente. Pegue um copo e encha o de água e em seguida coloque um objeto, lápis ou caneta, algo que fique parte dentro e parte fora do copo. Observe que ao olhar o objeto já no copo parecerá que existe uma quebra na continuidade, ou seja, é a luz que ao passar do ar para a água tem uma queda na sua velocidade.


    Fenômeno chamado de refração da luz.
    Refração da luz
    É um fenômeno da óptica em que a luz sofre uma mudança em sua velocidade de propagação. Onde ocorre uma mudança de ângulo com a reta denominada de normal.
     Existem duas leis que regem a refração da luz.
·       1º lei da refração: O raio incidente, o raio refratado e a reta normal no ponto de incidência, estão no mesmo plano. Isto significa que o ponto de incidência e o ponto da luz refratada coincidem.
·       2º lei da refração: calcula o valor do desvio sofrido pela refração da luz. Esta lei é conhecida como lei de Snell-Descartes.
n1 sem(i) = n2 seno(r)
onde:
n1 é o índice de refração do meio 1
n2 é o índice de refração do meio 2
i é o ângulo de incidência do raio de luz
r é o ângulo de refração do raio de luz





Dioptro plano
É um sistema constituído por dois meios homogêneos separados e transparentes separados por uma superfície plana.



    O peixe em P é a posição real e o peixe P’ é a imagem do peixe que aparece para o observador fora da água.


   Neste caso como o objeto a ser observado está no meio de menor índice de refração, sua imagem vai aparecer mais longe que de fato está.
     Equação de Gauss para o Dioptro plano
n = n’
P    P’
Onde:
P distância do objeto a linha S
P’ distância da imagem a linha S
n índice de refração onde está o objeto P
n’ índice de refração do meio para qual a luz emerge
     Decomposição da luz
     Como no arco-íris que a luz branca se separa formando o. Podemos decompor a luz branca ou policromática em várias cores utilizando um prisma de vidro.





QUIMICA/PROFªROSIANE


MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

2° Termo - C
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, química

4.     CONTEÚDOS:

           Modelo de Rutherford.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Explicar a estrutura da matéria com base nas ideias de Rutherford.

6.     RECURSOS UTILIZADOS:
1-    Analisando o modelo de Rutherford qual foi o seu objetivo ao apresentar o seu modelo?
2-    Como o modelo de Rutherford é conhecido?
3-    Quais foram os problemas encontrados no modelo de Rutherford?
Obs: Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 19hs às 20hs.

7.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

8.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
9.     PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
29/06/2020 a 03/07/2020
10.  PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão
11.  VALIDADO EM
29/06/2020



GEOGRAFIA/PROFºRICARDO


Aula Geografia professor Ricardo José dos Santos 2 TC enfiar por email ricardosantosgeo@gmail.com
Demarcação de terras indígenas

A demarcação de terras indígenas refere-se à garantia dos direitos dos povos indígenas à terra. É de suma importância para a preservação da identidade e para evitar conflitos.
 Demarcação de terras indígenas refere-se à garantia dos direitos territoriais dos indígenas, estabelecendo os limites de suas terras a fim de garantir a sua identidade. Essa demarcação é prevista por lei, assegurada pela Constituição Federal de 1988 e também pelo Estatuto do Índio (legislação específica). A demarcação de terras indígenas é competência da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Por que é importante demarcar terras indígenas?
A demarcação de terras, ao estabelecer os limites físicos das terras pertencentes aos indígenas, visa a proteger de possíveis invasões e ocupações por partes dos não índios. Assegurar a proteção desses limites é, também, uma forma de preservar a identidade, o modo de vida, as tradições e a cultura desses povos.

Segundo a Funai, órgão indigenista oficial do Brasil, a demarcação também contribui para diminuir os conflitos pela posse de terras. Possibilita, além disso, que estados e municípios consigam atender às especificidades dos povos indígenas por meio de políticas específicas proporcionando, dessa forma, maior controle estatal nas áreas vulneráveis e de difícil acesso.

A Funai também aponta para a contribuição social da demarcação de terras. De acordo com o órgão, garantir esse direito é uma forma de colaborar para a construção de uma sociedade “pluriétnica e multicultural”.

Outra importância da demarcação de terras foi exposta por estudos elaborados em 2016 pela Rights and Resources Initiative, juntamente a Woods Hole Research Center e o World Resources Institute: as terras indígenas contribuem para a diminuição do efeito estufa, visto que diminui o desmatamento, impactando, assim, positivamente o meio ambiente.

Segundo a pesquisa, as terras indígenas brasileiras possuem o potencial de evitar a emissão de aproximadamente 31,8 milhões de toneladas anuais de dióxido de carbônico à atmosfera.Sendo assim, a demarcação de terras, ao proteger os limites das terras indígenas, contribui, consequentemente, com a preservação do meio ambiente e com a manutenção do clima.

Questões

1 Quais são os objetivo para demarcação de terras para os indígenas.
2 Por que é importante demarcar terras indígenas?
3 Para a Funai demarcação de terra indígenas, é importante por quê?
4 A flexibilização das demarcação de terras indígenas gera um grande impacto ambiental, explique por quê.?


HISTÓRIA/PROFºEVERTON
Atividade
Professor Everton – História
2º Bimestre

2ªTC
·         Ler o texto disponível no link


·         Fazer um breve resumo


·         Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

·          Não esquecer de colocar Nome, número e série.


INGLÊS/PROFºRENE


Personal Pronouns
Os pronomes são termos que servem para acompanhar ou substituir os nomes em uma frase, contextualizando-os em relação à posição que está ocupando. Eles ainda tornam possível evitar as repetições, tanto na fala quanto na escrita. Os pronomes pessoais têm o objetivo de substituir o nome principal de uma frase e o objeto a quem […]
Os pronomes são termos que servem para acompanhar ou substituir os nomes em uma frase, contextualizando-os em relação à posição que está ocupando. Eles ainda tornam possível evitar as repetições, tanto na fala quanto na escrita.
Os pronomes pessoais têm o objetivo de substituir o nome principal de uma frase e o objeto a quem ele está se referindo. Existem dois tipos de pronomes pessoais em inglês: os que são referentes ao subject de uma frase e os que se referem ao object.
 Ex:

Subject Pronouns


§     I
§     You
§     He/she/it
§     We
§     You
§     They

Confira alguns exemplos de uso desse tipo de pronome:
I am leaving tomorrow. – Eu vou embora amanhã.
You have to wear a uniform to work. – Você precisa usar um uniforme para trabalhar.
She is not my friend. – Ela não é minha amiga.
He likes classic music. – Ele gosta de música clássica.
         It is an uncomfortable situation. – É uma situação desconfortável.  
           We are a family. – Nós somos uma família.
       You three need to stop running around the house right now! – Vocês três precisam parar de correr pela casa agora mesmo!
           They are still students. – Eles/Elas ainda são estudantes.
Vídeo aula de apoio: https://youtu.be/QHea-riGHl0
§  Transcreva o conteúdo no caderno, assista a vídeo aula e faça anotações pertinentes.  Retomaremos com exercícios na próxima semana.  See you later!

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
Whatsapp: 11976991682

Recados importantes:
Ø  Aproveita essa semana com mais tempo disponível por questão de pouca exigência do conteúdo, coloque as atividades do 1º Bimestre em dia, pois as mesmas são os documentos para registro de notas e frequência.
Ø  Caso já tenha enviado as atividades no e-mail anterior, por gentileza, reenviá-las nos contatos atualizados (acima).



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªSANDRA
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 2º Termo C
Matéria de Português
2º Bimestre.
Atividade do período 30/06 01, 02/07 Duração de 45 minutos cada aula.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquisar sobre o realismo no Brasil (1881 – 1893)
· Contexto histórico – Social
· O realismo
· O naturalismo
· O parnasianismo
2. Principais autores dessa época.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferenças


MATEMÁTICA/PROFºMANOEL

E.E.Salim Farah Maluf.
Professor: Manoel J. Silva.
Matéria: Matemática.
Série: 2°Termo C
Conteúdo: Área de uma circunferência.
Aulas Referentes: 29/06 a 03/07
Aula 1: de  30/06 de /2020
     1)   Qual o raio de uma Circunferência de diâmetros abaixo.
a)    3 metros
b)   4 decímetro
Aula 2:  30/06 de2020.
    1)    Qual o diâmetro de uma Circunferência cujo o raio é dado abaixo.
a)    8 milímetros
b)   2 centímetros
Aula 3 : 02/07/2020.
1)   Calcule a área da  Circunferência.
Use a fórmula ( A= πr^2 ).
a)   R=  5 mt
Aula 4:  02/07/2020
R= 1 cm

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