ATIVIDADES DA SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA ELETIVA
ARTE
CIÊNCIAS
GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES
ricardosantosgeo@gmail.com
HISTÓRIA
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ºB
ARTE
CIÊNCIAS
GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES
ricardosantosgeo@gmail.com
INGLÊS
LÍNGUA PORTUGUESA
PROJETO DE VIDA
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)
OBS: PRAZO DE ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 22/05/2020
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Livros, filmes e games;
ATIVIDADES
· Escolher um dos itens de lazer (Livro, filme e games),
· Praticar a atividade escolhida durante a semana;
· Realizar um resumo de quão essa atividade escolhida é de importância para você e para sua vida;
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com
Data de entrega até: 29/05/2020
6ºA
Eletiva Inteligência Emocional Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 6º
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05
Desde 23
de março estamos em isolamento, sabe-se lá quando sairemos dessa situação.
Refletindo ai no aconchego do seu lar o que você está colaborando com a sua
família no isolamento no sentido emocional? Vocês se entendem ou estão entrando
em conflito a todo o momento?
Acredita
que possa melhorar esses desencadeadores de conflito? Como você faz para
melhorar?
Aulas
previstas: 2 aulas
Público: 6º ao 9 ano
Habilidades envolvidas: (EF69LP14) Analisar tema/questão
polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância
social.Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da
turma e/ou de relevância social.
(EF69LP03A)
Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e
eventuais decorrências.Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do
texto.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
ARTE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 6º A
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Música
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR35).
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 3 Ação Expressiva, essa atividade de pesquisa 1 deve ser feita em
casa com os familiares que residam com o aluno, faz parte do caderno aluno
volume 1 pagina 121, o objetivo que os alunos entrem em contato com algumas
tradições familiares.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, lápis e borracha
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 18/05 a 22 /05
__
|
|||||
Avaliação de Ciências
Atividade referente a semana do 18 de maio
Disciplina: Ciências
Professor: Mário José
Turmas: 6º A
Para entregar até dia 22/05 por e-mail: mj.araujo2708@gmail.com
1) Como ocorre um processo de filtração?
2) Como ocorre um processo de decantação?
3) Como ocorre um processo de peneração?
4) Como ocorre um processo de destilação?
EDUCAÇÃO FÍSICA
EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turmas: 6º Anos
A / B
Aulas Previstas: 02
1º
Bimestre - Semana
18 á 22/05/2020
Unidades Temáticas: Esporte
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF06EF03) Experimentar e fruir esportes de marca e invasão
valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF06EF04) Praticar um ou mais esporte de marca e invasão
oferecido pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando
regras.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ªAtividade
Ler e responder as atividades no Caderno do Aluno
Páginas: 190 - 191
Tempo para atividade: 45 minutos.
2ª Atividade
Questionário
1ª Quantos jogadores formam uma equipe de Handebol?
2ª Quantos tipos de passes de Handebol você conhece? E
quais os nomes desses passes?
3ª Quantos passos o jogador pode dar segurando a bola na
mão?
4ª O que acontece quando o jogador invade a área do goleiro
advsersário?
5ª Como é cobrada a lateral no Handebol?
Tempo para atividade: 45 minutos.
Recursos:
Voce vai utilizar o Caderno do Aluno, Internet, Blog da
Escola, caderno ou uma folha avulsa
Avaliação/Sistematização.
Registro
no caderno, e a 2ª Atividade enviar para o email : doniz6@hotmail.com
GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES
ricardosantosgeo@gmail.com
Professor Ricardo José dos Santos 6 A
As formas de relevo
O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a
camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre
apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características:
algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais
planas, entre outras feições.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas
dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com
base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes
formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
Montanhas
Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas
Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas
As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela
elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre.
Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a
exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do
Himalaia, na Ásia.
Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se
formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do
relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas,
originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois
blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se
originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos
esses tipos, o último é o mais comum.
Planaltos
Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos
como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações
bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais
baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para
outras áreas.
Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos,
formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos
por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados
por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas
atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que
antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da
crosta terrestre.
Planícies
O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície
São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito
próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos,
formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas.
Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma
vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos
demais tipos de relevo.
Depressão
Mar morto, exemplo de depressão absoluta
São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da
superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno,
falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar,
temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão
absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores
altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.
Questões
1 O que é relevo?
2 Quais são as classificação das formas de relevo.
3 Existem quatro tipos de montanhas, quais são?
4 Existem três principais tipos de planaltos, quais sao?
5 O que é Depressão?
PLANO
DE AULA
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PROFESSORA SUELI 04
AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6º ANO A
CONTEÚDO
QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DA CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS NA
ANTIGUIDADE?
REALIZAR EM 02 AULAS
NESTAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO
DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM
RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DESSA CIVILIZAÇÃO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS,
REGISTROS, TÉCNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS, (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA).
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE
PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS
SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS
PARA ANALISAR POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO
DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PEQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS NO
CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO
FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONTEÚDOS
QUAIS FORAM AS PERSONALIDADES QUE SE DESTACARAM NA
CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS?
REALIZAÇÃO 02 AULAS.
NESSAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO
DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM
RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E SUAS ATUAÇÕES CONTIDO
NESSE FATO HISTÓRICO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS,
REGISTROS,TECNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA)
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE
PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS
SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS
PARA ANALISAR POSICIONAMENTOS INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO
DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PRSQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO
FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
SÃO PAULO, 15 DE MAIO DE 2020.
INGLÊS
|
LINGUA PORTUGUESA
E.E
Salim Farah Maluf
|
6ºA – Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa.
E-mail:
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Inferir e
reconhecer elementos da narrativa.
|
Atividade: Estudos de
gêneros textuais
|
Tempo para realização: Uma semana. 18/Maio
até 22/Maio. (06 aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é
contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global
do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos
componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos
qualitativos sobre os quantitativos
|
Leia o texto
abaixo e responda as perguntas.
Histórias para o Rei
Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar
histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de
surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com
certa dificuldade verbal. Mas bastou que o rei confiasse em mim para que as
histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia
inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.
Este
prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava
exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e
mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha *facúndia uma qualidade, passou a
considerá-la um defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e
descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história.
Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por
meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.
*Facúndia: aptidão
para discursar.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record,
1999
a) Quantos parágrafos há no texto?
b) Que tipo de informações aparecem em cada
parágrafo?
1º.
Parágrafo: _______________________________________________________________
2º.
Parágrafo:
____________________________________________________________________________
c)
Quem participa da história, ou, a quem a história se refere?
d)
A história é contada por alguém? Quem?
e)
Onde a história acontece?
f)
Quando a história acontece?
g)
Que palavras mostram o tempo em que acontece a história?
h) Como a história se inicia?
i) Qual é a situação problema da história?
j) Como a história termina ou como o personagem
resolve o problema na história?
k) Você acha que a história está sendo contada em
um tempo presente, passado ou futuro?
2-Vamos identificar quais os tempos verbais que
aparecem na história para melhor entendermos em que tempo ela é contada.
Identifique no texto e copie abaixo os verbos que pertencem a cada tempo diferente:
PRESENTE
|
PASSADO
|
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
série e nome da escola.
Enviar somente as respostas via
e-mail; digitadas ou foto (se forem feitas no
caderno).
MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 6ºA PROF. MARCELO
Semana de 18/05 à 22/05
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Fazer os exercícios das páginas 8,9 e 10 da apostila
SUGETÃO DE LINKS NO YOUTUBE PARA AJUDAR NO ENTENDIMENTO https://www.youtube.com/watch?v=ObI_qngIGPg
https://www.youtube.com/watch?v=u3XDfRVGGBc
PERSITINDO A DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR POR EMAIL
PROJETO DE VIDA
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
6ºA,
7ºB,7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05
FOCO e
CONCENTRAÇÃO
Vocês perceberam que nesta
quarentena, ficamos com a sensação ruim, preocupados, não conseguimos nos
concentrar e focar nas coisas essenciais. Não pense que nos professores somos
diferentes, somos humanos também. Segue algumas dicas para focar nos estudos:
Reserve um momento de pelo menos 30
minutos para meditar, coloque uma música calma, pense em coisas boas elas vão
ajudar você a se preparar para o dia que virá. Experimente essa sensação e
descreva como foi?
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo,
conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos
veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação,
interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606)
Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base
na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e
propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma
sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus
cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a
empatia.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
6º Anos A
Período
para realização das atividades 18/05/2020 á 22/05/2020
Atividade
No caderno do aluno na pagina 46 e 47
Temos a atividade Memes ok!
Vocês sabem o que é meme!
Com certeza sim !
Agora para quem não tem o conhecimento, meme é uma imagem, vídeo
,GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela internet .
No caderno do aluno a atividade é desenvolvida em grupo ,mas vamos
fazer diferente ,já que nossas aulas não são presenciais ok!
A criação de seu meme vai ser a partir de como você esta se
organizando com os estudos Ok!
Exemplo:
Vou inserir o link do aplicativo que utilizei, mas vocês
podem utilizar outros okkk
Lembrando
que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento
das aulas do centro de mídias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ºB
ARTE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
|||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 6º B
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Atividade de Música
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR35).
Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para
acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios
artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
A
atividade 3 Ação Expressiva, essa atividade de pesquisa 1 deve ser feita em
casa com os familiares que residam com o aluno, faz parte do caderno aluno
volume 1 pagina 121, o objetivo que os alunos entrem em contato com algumas
tradições familiares.
|
|||||
RECURSOS:
Caderno
do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, lápis e borracha
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br
|
|||||
DATA 18/05 a 22 /05
__
|
|||||
Avaliação de Ciências
Atividade referente a semana do 18 de maio
Disciplina: Ciências
Professor: Mário José
Turmas: 6º B
Para entregar até dia 22/05 por e-mail: mj.araujo2708@gmail.com
1) Como ocorre um processo de filtração?
2) Como ocorre um processo de decantação?
3) Como ocorre um processo de peneração?
4) Como ocorre um processo de destilação?
EDUCAÇÃO FÍSICA
EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turmas: 6º Anos A / B
Aulas Previstas: 02
1º Bimestre - Semana 18 á 22/05/2020
Unidades Temáticas: Esporte
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF06EF03) Experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF06EF04) Praticar um ou mais esporte de marca e invasão oferecido pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ªAtividade
Ler e responder as atividades no Caderno do Aluno
Páginas: 190 - 191
Tempo para atividade: 45 minutos.
2ª Atividade
Questionário
1ª Quantos jogadores formam uma equipe de Handebol?
2ª Quantos tipos de passes de Handebol você conhece? E quais os nomes desses passes?
3ª Quantos passos o jogador pode dar segurando a bola na mão?
4ª O que acontece quando o jogador invade a área do goleiro advsersário?
5ª Como é cobrada a lateral no Handebol?
Tempo para atividade: 45 minutos.
Recursos:
Voce vai utilizar o Caderno do Aluno, Internet, Blog da Escola, caderno ou uma folha avulsa
Avaliação/Sistematização. Registro no caderno, e a 2ª Atividade enviar para o email : doniz6@hotmail.com
GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES
ricardosantosgeo@gmail.com
Professor Ricardo José dos Santos 6 B
As formas de relevo
O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
Montanhas
Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas
Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas
As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.
Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.
Planaltos
Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.
Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.
Planícies
O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície
São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.
Depressão
Mar morto, exemplo de depressão absoluta
São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.
Questões
1 O que é relevo?
2 Quais são as classificação das formas de relevo.
3 Existem quatro tipos de montanhas, quais são?
4 Existem três principais tipos de planaltos, quais sao?
5 O que é Depressão?
HISTÓRIA
PLANO DE AULA
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PROFESSORA SUELI 04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6º ANO B
CONTEÚDO
QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DA CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS NA ANTIGUIDADE? REALIZAR EM 02 AULAS
NESTAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DESSA CIVILIZAÇÃO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, REGISTROS, TÉCNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS, (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA).
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PEQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONTEÚDOS
QUAIS FORAM AS PERSONALIDADES QUE SE DESTACARAM NA CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS? REALIZAÇÃO 02 AULAS.
NESSAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E SUAS ATUAÇÕES CONTIDO NESSE FATO HISTÓRICO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, REGISTROS,TECNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA)
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR POSICIONAMENTOS INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PRSQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
SÃO PAULO, 15 DE MAIO DE 2020.
PR
|
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS
TURMA:
6° B
|
|||||
CONTEÚDOS: ADJCTIVES POSSESSIVES
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI23) Empregar,
de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras
cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais
em textos orais;
Aprender
a utilizar os possessivos.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
· Leia o texto abaixo e observe os
exemplos:
Os
adjetivos possessivos (possessive
adjectives) são
utilizados com o objetivo de expressar o sentido de posse. Embora seja
frequente entendê-los como pronomes,
eles não o são, uma vez que não substituem nenhum substantivo .
Pelo contrário, a função dos adjetivos possessivos é a de justamente
acompanhar o substantivo/frase que aponta para a posse.
Consequentemente, entende-se que o adjetivo
possessivo seja um modificador de
uma frase, já que ele sempre acompanhará um substantivo, para ter seu sentido
completo. Neste texto, estudaremos os possessive adjectives,
o seu uso e como diferenciá-los dos pronomes possessivos. Let’s go!
Quais
são os possessive adjectives?
Para cada pessoa do discurso, existe um
adjetivo possessivo, logo, os possessive adjectives são
um grupo reduzido. Diferentemente da língua portuguesa, os possessive adjectives não
variam nem em gênero* (apenas
na terceira pessoa do singular) nem em número. Por exemplo, na
primeira pessoa do singular, em português, temos meu, minha, meus e minhas,
enquanto na língua inglesa temos apenas my. Dessa forma,
na tradução de uma frase que tenha um adjetivo possessivo, é importante
prestar atenção ao contexto
·
Examples:
·
My car is yellow.
(Meu carro é amarelo.)
·
I
told him your name.
(Eu disse a ele seu nome.)
·
She
is selling her laptop.
(Ela está vendendo o laptop dela.)
·
Our school is very cool.
(Nossa escola é muito bacana.)
·
His parents
arrive today.
(Os pais dele chegam hoje.)
Em todos os exemplos, os adjetivos
possessivos (my, your, her, our, his)
acompanham um substantivo, formando uma frase nominal e indicando
alguma posse ou propriedade.
1ª Atividade: Após a leitura do texto, assista o
vídeo do link 1 e realize a atividade
abaixo:
· Circule a palavra correta:
a) ( My / I )
name is Louise.
b) ( Her / She) sister is my English
teacher.
c) ( Your / You ) are my best friend.
d) ( He / His ) is interested in computers.
2ª Atividade: Circule os adjetivos possessivos My,
her, his, our, no texto.
Hi! My name is Melanie and I am
twelve years old. These are my parents, Carol and Paul. My mother has dark
brown hair and her eyes are green. My father has brown hair, and his eyes
brown, too. Next to my parents you can see my brother Mike. His favorite
sport is basketball and he is very good at it. Our house is really big and we
also have a big garden for our dogs.
|
|||||
RECURSOS:
Internet, dicionário ou tradutor on-line.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões
em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu
e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL: prof.francielen@gmail.com
whatsApp: 974235744
Observação: enviar a
foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada
(como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no assunto do
e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a
08 de maio, sobre clothes and colors.
Exemplo:
Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A,
atividade da semana do dia 18 a 22 de Maio, Possessives
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 22
DE MAIO.
|
|||||
DATA: 18/05/2020
__
|
|||||
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: LILIANE
SÉRIE: 6º ANO B
REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANALMENTE
NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA- DIAS 18 a 22
PRIMEIRO VOCÊS VAO PESQUISAR E ESCREVER NO CADERNO:
OBS: OLÁ GALERINHA, A PROFESSORA LILY ESTÁ MORRENDO DE SAUDADES DE VOCÊS, ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO CRUCIAL PARA QUE POSSAM ESTAR EM CASA E SE CUIDANDO, É MUITO IMPORTANTE QUE NÃO DESANIMEM, POIS SEI E ACREDITO NO TALENTO E ESFORÇO DE TODOS VOCÊS, VAMOS LÁ E REALIZANDO AS ATIVIDADES AQUI POSTADAS OK, E LOGO ISSO TUDO PASSARÁ E ESTAREMOS JUNTOS DE NOVO.
EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊS IRÃO PESQUISAR E COPIAR EM SEUS CADERNOS PARA EM SEGUIDA COMPREENDEREM O QUE SE PEDE A PARTIR DOS EXERCÍCIOS. PESQUISAR ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS NARRATIVAS;
PERSONAGEM;
ENREDO
TEMPO
ESPAÇO;
FOCO NARRATIVO;
EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA E PARA QUE SERVE ESSES ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS.
EM SEGUIDA COPIE E RESPONDA.
TEXTO 1
A formiga e a cigarra
Certa vez uma jovem cigarra costumava chiar ao pé de um formigueiro. Só parava quando estava cansadinha; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas. Mas o bom tempo passou afinal vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia inteiro cochilando nas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em um galhinho e metida em grandes apuros, achou melhor sair à procura de ajuda. Mancando, com uma asinha a arrastar, toda molhada, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique… mal tinha forças para bater na porta, faminta e com frio. A porta abriu e apareceu uma formiga, embrulhada num xale, toda agasalhada.
– O que você quer? – perguntou a formiga, examinando a triste cigarra toda suja de lama e tossindo.
– Estou procurando abrigo. O tempo está frio e a chuva não parou ainda…
– O que você fez durante o tempo bom de sol, que não construiu sua casa, nem juntou comida para os dias de chuva?
A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois de um acesso de tosse:
– Bom, eu estava cantando… gosto muito de cantar… e esqueci de fazer uma casa e procurar comida para guardar… E agora, não sei o que fazer…
– Ah! Então era você que cantava nessa árvore enquanto nós trabalhávamos?
– Isso mesmo, era eu… – respondeu a cigarra.
– Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer de boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraia e aliviava o cansaço do trabalho. Entre, amiga, que você aqui você encontrará comida e uma caminha quente para descansar durante todo o inverno.
A cigarra entrou, passou todo o período das chuvas na casa da formiga, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.
ATIVIDADES
1) O FOCO NARRATIVO ESTÁ NA PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA, RESPONDA:
2) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA, E VERIFIQUE SE HÁ MARCAS DE TEMPO NA HISTÓRIA, QUAIS SÃO:
3) EM QUANTO TEMPO SE PASA ESSA HISTÓRIA, E RESPONDA COM SUA PALAVRAS SE VOCÊ APRENDEU ALGO COM A HISTÓRIA CONTADA, EXPLIQUE:
HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA.
(DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR, CITANDO PERSONAGENS, LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DA HISTÓRIA.
BOA SORTE GALERINHA!
MATEMÁTICA
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
6 aulas por semana18/05 a 22/05/2020
|
DISCIPLINA/TURMA:
Matematica
Turma 6° B
|
|
CONTEÚDOS:
Multiplos e divisores,números primos e as
operações basicas
|
|
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a ideia de
múltiplo comum e seus divisores.
Compreender o significado
das operações basicas
|
|
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
ATIVIDE De
18/05 a 22/05/2020
1° )
CALCULE
A ) 27127 + 46003 B )
12006 – 2006 C ) 427 – 315 D )
9299 - 209
2° ) Quais são os divisores dos
números Abaixo
A ) 12 B) 20
C) 9 D) 5
D) 14 E) 18
3° ) faça as multiplicações
abaixo
A)
27 x 3 B )
12 x 4 C) 233 x 5
D) 427 x 4 E)
1002 x 10 F) 415 x 101
4°)Faça as divisões abaixo
A)
100 / 20
B) 125 / 5 C) 144 / 12 D)
18 / 3 E) 36 / 6
4°) Faça um relatório
dizendo de como esta sendo essas três semanas de experiencia com essa nova
tecnologia ( DOQUE você mais GOSTOU e a sua maior DIFICULDADE )
OBS: todas as atividades deverão ser
encaminhadas para o email jromeugobo@gmail.com
O nome completo , série e
N°
|
|
RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
(
WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual
e em dupla
|
E.E. SALIM
FARAH MALUF
|
6º ANO B – Professora Claudia. Disciplina:
Projeto de Vida.
E-mail:
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Aprender a perceber a si próprio e ao outro; aprender a expressar-se de
maneira clara (oralmente e por escrito); externar sentimentos e sensações a
respeito do lugar onde moram; fazer um levantamento sobre a comunidade.
|
Atividade: Observação, Reflexão e Registro
|
Tempo para realização: Uma semana. (duas aulas de 45 minutos cada)
18/05
até 22/05.
|
Instrumento para
verificar a aprendizagem: Registro escrito, anotações,
debates em grupo de WhatsApp da classe, realização da atividade no caderno do
aluno.
A avaliação é contínua, com preponderância
dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
CORONAVIRUS
Sabemos
que a melhor forma de se proteger, e proteger outras pessoas, são simples:
·
Ficar em
casa, se puder.
·
Usar
máscara quando sair de casa.
·
Lavar as
mãos e higienizar as superfícies de sua casa com freqüência.
·
Cuidar da
sua saúde física e mental.
·
Informar-se
por fontes oficiais e não compartilhar fake news
O que os adultos da nossa comunidade
podem fazer para torná-la mais segura e protegida? |
O que os nossos pais ou nossos responsáveis
Podem fazer para tornar nossa comunidade mais
segura e protegida?
|
O que você pode
fazer para tornar nossa comunidade mais segura e protegida? |
Resposta:
|
Resposta:
|
Resposta:
|
Entregar
as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
OU quando as aulas retornarem.
Não se esqueça de colocar seu nome completo e
nome da escola.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
6º Anos B
Período para realização das atividades 18/05/2020 á 22/05/2020
Atividade
No caderno do aluno na pagina 46 e 47
Temos a atividade Memes ok!
Vocês sabem o que é meme!
Com certeza sim !
Agora para quem não tem o conhecimento, meme é uma imagem, vídeo ,GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela internet .
No caderno do aluno a atividade é desenvolvida em grupo ,mas vamos fazer diferente ,já que nossas aulas não são presenciais ok!
A criação de seu meme vai ser a partir de como você esta se organizando com os estudos Ok!
Exemplo:
Vou inserir o link do aplicativo que utilizei, mas vocês podem utilizar outros okkk
Lembrando que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário