6º ANO/ ANOS FINAIS SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA ELETIVA
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)
OBS: PRAZO DE ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 22/05/2020
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Livros, filmes e games;
ATIVIDADES
· Escolher um dos itens de lazer (Livro, filme e games),
· Praticar a atividade escolhida durante a semana;
· Realizar um resumo de quão essa atividade escolhida é de importância para você e para sua vida;
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 29/05/2020

Eletiva Inteligência Emocional                          Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05


Desde 23 de março estamos em isolamento, sabe-se lá quando sairemos dessa situação. Refletindo ai no aconchego do seu lar o que você está colaborando com a sua família no isolamento no sentido emocional? Vocês se entendem ou estão entrando em conflito a todo o momento?
Acredita que possa melhorar esses desencadeadores de conflito? Como você faz para melhorar?



Aulas previstas: 2 aulas
Público: 6º ao 9 ano
Habilidades envolvidas: (EF69LP14) Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP03A) Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010



6ºA

ARTE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        6º A 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte


CONTEÚDOS:

           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR35). Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A atividade 3 Ação Expressiva, essa atividade de pesquisa 1 deve ser feita em casa com os familiares que residam com o aluno, faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 121, o objetivo que os alunos entrem em contato com algumas tradições familiares.


RECURSOS:
Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, lápis e borracha


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22 /05

__





CIÊNCIAS
Avaliação de Ciências
Atividade referente a semana do 18 de maio
Disciplina: Ciências
Professor: Mário José
Turmas: 6º A 
Para entregar até dia 22/05  por e-mail: mj.araujo2708@gmail.com
1) Como ocorre um processo de filtração?
2) Como ocorre um processo de decantação?
3) Como ocorre um processo de peneração?

4) Como ocorre um processo de destilação?

EDUCAÇÃO FÍSICA


EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turmas: 6º Anos   A  /  B
Aulas Previstas: 02

                                   1º Bimestre       -      Semana  18  á   22/05/2020

Unidades Temáticas: Esporte
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF06EF03) Experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF06EF04) Praticar um ou mais esporte de marca e invasão oferecido pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ªAtividade
Ler e responder as atividades no Caderno do Aluno
Páginas: 190 -  191
Tempo para atividade: 45 minutos.
2ª Atividade
Questionário
1ª Quantos jogadores formam uma equipe de Handebol?
2ª Quantos tipos de passes de Handebol você conhece? E quais os nomes desses passes?
3ª Quantos passos o jogador pode dar segurando a bola na mão?
4ª O que acontece quando o jogador invade a área do goleiro advsersário?
5ª Como é cobrada a lateral no Handebol?
Tempo para atividade: 45 minutos.
Recursos:
Voce vai utilizar o Caderno do Aluno, Internet, Blog da Escola, caderno ou uma folha avulsa
Avaliação/Sistematização.                                                                          Registro no caderno, e a 2ª Atividade enviar para o email : doniz6@hotmail.com

GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES

ricardosantosgeo@gmail.com
Professor Ricardo José dos Santos 6 A

As formas de relevo

O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.

Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

Montanhas



Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.

Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.

Planaltos


Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.

Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.

Planícies


O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície

São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

Depressão


Mar morto, exemplo de depressão absoluta

São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.

Questões

1 O que é relevo?
2 Quais são as classificação das formas de relevo.
3 Existem quatro tipos de montanhas, quais são?
4 Existem três principais tipos de planaltos, quais sao?

5 O que é Depressão? 

HISTÓRIA


                                          PLANO DE AULA
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:
suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PROFESSORA SUELI                                           04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                  SÉRIE 6º ANO A
CONTEÚDO
QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DA CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS NA ANTIGUIDADE?                                              REALIZAR EM 02 AULAS
NESTAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DESSA CIVILIZAÇÃO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, REGISTROS, TÉCNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS, (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA).
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PEQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS  NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONTEÚDOS
QUAIS FORAM AS PERSONALIDADES QUE SE DESTACARAM NA CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS?                        REALIZAÇÃO 02 AULAS.
NESSAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E SUAS ATUAÇÕES CONTIDO NESSE FATO HISTÓRICO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, REGISTROS,TECNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA)
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR POSICIONAMENTOS INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PRSQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

SÃO PAULO, 15 DE MAIO DE 2020.
INGLÊS
PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6° A 
          

CONTEÚDOS: ADJCTIVES POSSESSIVES


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais;
Aprender a utilizar os possessivos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·       Leia o texto abaixo e observe os exemplos: 

   Os adjetivos possessivos (possessive adjectives) são utilizados com o objetivo de expressar o sentido de posse. Embora seja frequente entendê-los como pronomes,   eles não o são, uma vez que não substituem nenhum substantivo . Pelo contrário, a função dos adjetivos possessivos é a de justamente acompanhar o substantivo/frase que aponta para a posse.
Consequentemente, entende-se que o adjetivo possessivo seja um modificador de uma frase, já que ele sempre acompanhará um substantivo, para ter seu sentido completo. Neste texto, estudaremos os possessive adjectives, o seu uso e como diferenciá-los dos pronomes possessivos. Let’s go!

   Quais são os possessive adjectives?
Para cada pessoa do discurso, existe um adjetivo possessivo, logo, os possessive adjectives são um grupo reduzido. Diferentemente da língua portuguesa, os possessive adjectives não variam nem em gênero* (apenas na terceira pessoa do singular) nem em número. Por exemplo, na primeira pessoa do singular, em português, temos meu, minha, meus e minhas, enquanto na língua inglesa temos apenas my. Dessa forma, na tradução de uma frase que tenha um adjetivo possessivo, é importante prestar atenção ao contexto



·        Examples:
·        My car is yellow.
(Meu carro é amarelo.)
 
·        I told him your name.(Eu disse a ele seu nome.)
 
·        She is selling her laptop.(Ela está vendendo o laptop dela.)
 
·        Our school is very cool.(Nossa escola é muito bacana.)
 
·        His parents arrive today.
(Os pais dele chegam hoje.)

Em todos os exemplos, os adjetivos possessivos (myyourherourhis) acompanham um substantivo, formando uma frase nominal e indicando alguma posse ou propriedade.

1ª Atividade: Após a leitura do texto, assista o vídeo do link 1 e  realize a atividade   abaixo:

·       Circule a palavra correta:

a) ( My / I ) name is Louise.
 b) ( Her / She) sister is my English teacher.
 c) ( Your / You ) are my best friend.
 d) ( He / His ) is interested in computers.

2ª Atividade:  Circule os adjetivos possessivos  My, her, his, our,  no texto.

Hi! My name is Melanie and I am twelve years old. These are my parents, Carol and Paul. My mother has dark brown hair and her eyes are green. My father has brown hair, and his eyes brown, too. Next to my parents you can see my brother Mike. His favorite sport is basketball and he is very good at it. Our house is really big and we also have a big garden for our dogs.



RECURSOS:

Internet, dicionário ou tradutor on-line.



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com whatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 18 a 22 de Maio, Possessives
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 22 DE MAIO.




DATA: 18/05/2020
__



LINGUA PORTUGUESA
E.E Salim Farah Maluf

6ºA – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Inferir e reconhecer elementos da narrativa.

Atividade: Estudos de gêneros textuais
Tempo para realização: Uma semana. 18/Maio até 22/Maio. (06 aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

Leia o texto abaixo e responda as perguntas.

Histórias para o Rei

     Nunca podia imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si mesmas.
    Este prazer durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando. Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para ouvi-las. O Rei, que julgava minha *facúndia uma qualidade, passou a considerá-la um defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores aplausos. 

*Facúndia: aptidão para discursar.   
 ANDRADE, Carlos Drummond de.  Histórias para o Rei. Rio de Janeiro: Record, 1999


a) Quantos parágrafos há no texto?
b) Que tipo de informações aparecem em cada parágrafo?
1º. Parágrafo: _______________________________________________________________
 2º. Parágrafo: ____________________________________________________________________________

c) Quem participa da história, ou, a quem a história se refere?
d) A história é contada por alguém? Quem?
e) Onde a história acontece?
f) Quando a história acontece?
g) Que palavras mostram o tempo em que acontece a história?
h) Como a história se inicia?
i) Qual é a situação problema da história?
j) Como a história termina ou como o personagem resolve o problema na história?
k) Você acha que a história está sendo contada em um tempo presente, passado ou futuro?

2-Vamos identificar quais os tempos verbais que aparecem na história para melhor entendermos em que tempo ela é contada. Identifique no texto e copie abaixo os verbos que pertencem a cada tempo diferente:

PRESENTE
PASSADO
















Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, série e nome da escola.

Enviar somente as respostas via e-mail; digitadas  ou  foto (se forem feitas no caderno).
MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 6ºA PROF. MARCELO
Semana de 18/05 à 22/05
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Fazer os exercícios das páginas 8,9 e 10 da apostila
SUGETÃO DE LINKS NO YOUTUBE PARA AJUDAR NO ENTENDIMENTO https://www.youtube.com/watch?v=ObI_qngIGPg 
https://www.youtube.com/watch?v=u3XDfRVGGBc

PERSITINDO A DÚVIDA ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR POR EMAIL
PROJETO DE VIDA



Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB,7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05





FOCO e CONCENTRAÇÃO
            Vocês perceberam que nesta quarentena, ficamos com a sensação ruim, preocupados, não conseguimos nos concentrar e focar nas coisas essenciais. Não pense que nos professores somos diferentes, somos humanos também. Segue algumas dicas para focar nos estudos:
            Reserve um momento de pelo menos 30 minutos para meditar, coloque uma música calma, pense em coisas boas elas vão ajudar você a se preparar para o dia que virá. Experimente essa sensação e descreva como foi?




Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.


TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

  PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
6º Anos A 

Período para realização das atividades 18/05/2020 á 22/05/2020

Atividade
No caderno do aluno na pagina 46 e 47
Temos a atividade Memes  ok!
Vocês sabem o que é meme!
Com certeza  sim !
Agora para quem não tem o conhecimento, meme é uma imagem, vídeo ,GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela internet .
No caderno do aluno a atividade é desenvolvida em grupo ,mas vamos fazer diferente ,já que nossas aulas não são presenciais ok!
A criação de seu meme vai ser a partir de como você esta se organizando com os estudos  Ok!
Exemplo:





Vou inserir o link do aplicativo que utilizei, mas vocês podem utilizar outros okkk


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ºB

ARTE
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        6º  B

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte


CONTEÚDOS:

           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR35). Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A atividade 3 Ação Expressiva, essa atividade de pesquisa 1 deve ser feita em casa com os familiares que residam com o aluno, faz parte do caderno aluno volume 1 pagina 121, o objetivo que os alunos entrem em contato com algumas tradições familiares.


RECURSOS:
Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, lápis e borracha


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22 /05

__





CIÊNCIAS
Avaliação de Ciências
Atividade referente a semana do 18 de maio
Disciplina: Ciências
Professor: Mário José
Turmas: 6º  B
Para entregar até dia 22/05 por e-mail: mj.araujo2708@gmail.com
1) Como ocorre um processo de filtração?
2) Como ocorre um processo de decantação?
3) Como ocorre um processo de peneração?

4) Como ocorre um processo de destilação?
EDUCAÇÃO FÍSICA



EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turmas: 6º Anos   A  /  B
Aulas Previstas: 02

                                   1º Bimestre       -      Semana  18  á   22/05/2020

Unidades Temáticas: Esporte
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF06EF03) Experimentar e fruir esportes de marca e invasão valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF06EF04) Praticar um ou mais esporte de marca e invasão oferecido pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas e respeitando regras.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ªAtividade
Ler e responder as atividades no Caderno do Aluno
Páginas: 190 -  191
Tempo para atividade: 45 minutos.
2ª Atividade
Questionário
1ª Quantos jogadores formam uma equipe de Handebol?
2ª Quantos tipos de passes de Handebol você conhece? E quais os nomes desses passes?
3ª Quantos passos o jogador pode dar segurando a bola na mão?
4ª O que acontece quando o jogador invade a área do goleiro advsersário?
5ª Como é cobrada a lateral no Handebol?
Tempo para atividade: 45 minutos.
Recursos:
Voce vai utilizar o Caderno do Aluno, Internet, Blog da Escola, caderno ou uma folha avulsa

Avaliação/Sistematização.                                                                          Registro no caderno, e a 2ª Atividade enviar para o email : doniz6@hotmail.com


GEOGRAFIA
EMAIL DO PROFESSOR PARA MANDAR AS ATIVIDADES

ricardosantosgeo@gmail.com
Professor Ricardo José dos Santos 6  B

As formas de relevo

O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.

Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

Montanhas



Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas

As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.

Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.

Planaltos


Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.

Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.

Planícies


O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície

São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

Depressão


Mar morto, exemplo de depressão absoluta

São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.

Questões

1 O que é relevo?
2 Quais são as classificação das formas de relevo.
3 Existem quatro tipos de montanhas, quais são?
4 Existem três principais tipos de planaltos, quais sao?


5 O que é Depressão? 
HISTÓRIA
  PLANO DE AULA
EMAIL DA PROFESSORA PARA MANDAR AS ATIVIDADES:

suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PROFESSORA SUELI                                           04 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA                                  SÉRIE 6º ANO B
CONTEÚDO
QUAL FOI A IMPORTÂNCIA DA CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS NA ANTIGUIDADE?                                              REALIZAR EM 02 AULAS
NESTAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO AS PRINCIPAIS REALIZAÇÕES DESSA CIVILIZAÇÃO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, REGISTROS, TÉCNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS, (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA).
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR POSICIONAR-SE E INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PEQUISAS.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÁS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS  NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONTEÚDOS
QUAIS FORAM AS PERSONALIDADES QUE SE DESTACARAM NA CIVILIZAÇÃO DOS HEBREUS?                        REALIZAÇÃO 02 AULAS.
NESSAS AULAS O ALUNO PRECISA PESQUISAR NO SEU LIVRO DIDÁTICO, OU PESQUISAR NO GOOGLE, FAZER UMA LEITURA, E LOGO APÓS, FAZER UM RESUMO, RETIRANDO DO TEXTO OS PRINCIPAIS PERSONAGENS E SUAS ATUAÇÕES CONTIDO NESSE FATO HISTÓRICO.
HABILIDADES
EF06HI07A
IDENTIFICAR AS DIFERENTES FORMAS DE LINGUAGENS, REGISTROS,TECNICAS E ARTES NAS SOCIEDADES ANTIGAS (ÁFRICA,ÁSIA E AMÉRICA)
COMPETÊNCIAS
COMPREENDER ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, RELAÇÕES DE PODER E PROCESSOS DE MECANISMOS E TRANSFORMAÇÕES E MANUTENÇÃO DAS ESTRUTURAS SOCIOECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS AO LONGO DO TEMPO E DIFERENTES ESPAÇOS PARA ANALISAR POSICIONAMENTOS INTERVIR NO MUNDO ATUAL.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
PRSQUISA GOOGLE.
REALIZAR AS ATIVIDADES NO CADERNO.
RECURSOS
CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.
PESQUISA GOOGLE.
BLOG.
CADERNO E CANETA PARA REGISTRAR AS PESQUISAS
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO
ACESSO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS.
REGISTROS NO CADERNO DAS PESQUISAS E VÍDEO AULAS.
REALIZAÇÃO DOS EXERCÍCIOS NO CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.

SÃO PAULO, 15 DE MAIO DE 2020.


INGLÊS
PR

PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6°  B  
          

CONTEÚDOS: ADJCTIVES POSSESSIVES


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.
(EF06LI04) Reconhecer, com o apoio de palavras cognatas e pistas do contexto discursivo, o assunto e as informações principais em textos orais;
Aprender a utilizar os possessivos.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·       Leia o texto abaixo e observe os exemplos: 

   Os adjetivos possessivos (possessive adjectives) são utilizados com o objetivo de expressar o sentido de posse. Embora seja frequente entendê-los como pronomes, eles não o são, uma vez que não substituem nenhum substantivo . Pelo contrário, a função dos adjetivos possessivos é a de justamente acompanhar o substantivo/frase que aponta para a posse.
Consequentemente, entende-se que o adjetivo possessivo seja um modificador de uma frase, já que ele sempre acompanhará um substantivo, para ter seu sentido completo. Neste texto, estudaremos os possessive adjectives, o seu uso e como diferenciá-los dos pronomes possessivos. Let’s go!

   Quais são os possessive adjectives?
Para cada pessoa do discurso, existe um adjetivo possessivo, logo, os possessive adjectives são um grupo reduzido. Diferentemente da língua portuguesa, os possessive adjectives não variam nem em gênero* (apenas na terceira pessoa do singular) nem em número. Por exemplo, na primeira pessoa do singular, em português, temos meu, minha, meus e minhas, enquanto na língua inglesa temos apenas my. Dessa forma, na tradução de uma frase que tenha um adjetivo possessivo, é importante prestar atenção ao contexto



·        Examples:
·        My car is yellow.
(Meu carro é amarelo.)
 
·        I told him your name.
(Eu disse a ele seu nome.)
 
·        She is selling her laptop.
(Ela está vendendo o laptop dela.)
 
·        Our school is very cool.
(Nossa escola é muito bacana.)
 
·        His parents arrive today.
(Os pais dele chegam hoje.)

Em todos os exemplos, os adjetivos possessivos (myyourherourhis) acompanham um substantivo, formando uma frase nominal e indicando alguma posse ou propriedade.

1ª Atividade: Após a leitura do texto, assista o vídeo do link 1 e  realize a atividade abaixo:

·       Circule a palavra correta:

a) ( My / I ) name is Louise.
 b) ( Her / She) sister is my English teacher.
 c) ( Your / You ) are my best friend.
 d) ( He / His ) is interested in computers.

2ª Atividade:  Circule os adjetivos possessivos  My, her, his, our,  no texto.

Hi! My name is Melanie and I am twelve years old. These are my parents, Carol and Paul. My mother has dark brown hair and her eyes are green. My father has brown hair, and his eyes brown, too. Next to my parents you can see my brother Mike. His favorite sport is basketball and he is very good at it. Our house is really big and we also have a big garden for our dogs.



RECURSOS:

Internet, dicionário ou tradutor on-line.



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com whatsApp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre clothes and colors.

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 18 a 22 de Maio, Possessives
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 22 DE MAIO.




DATA: 18/05/2020
__



  


LÍNGUA PORTUGUESA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: LILIANE
SÉRIE: 6º ANO B
REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANALMENTE
NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA- DIAS 18 a 22
PRIMEIRO VOCÊS VAO PESQUISAR E ESCREVER NO CADERNO:
OBS: OLÁ GALERINHA, A PROFESSORA LILY ESTÁ MORRENDO DE SAUDADES DE VOCÊS, ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO CRUCIAL PARA QUE POSSAM ESTAR EM CASA E SE CUIDANDO, É MUITO IMPORTANTE QUE NÃO DESANIMEM, POIS SEI E ACREDITO NO TALENTO E ESFORÇO DE TODOS VOCÊS, VAMOS LÁ E REALIZANDO AS ATIVIDADES AQUI POSTADAS OK, E LOGO ISSO TUDO PASSARÁ E ESTAREMOS JUNTOS DE NOVO.
EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊS IRÃO PESQUISAR E COPIAR EM SEUS CADERNOS PARA EM SEGUIDA COMPREENDEREM O QUE SE PEDE A PARTIR DOS EXERCÍCIOS. PESQUISAR ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS NARRATIVAS;
PERSONAGEM;
ENREDO
TEMPO
ESPAÇO;
FOCO NARRATIVO;
EXPLIQUE O QUE SIGNIFICA E PARA QUE SERVE ESSES ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS.
EM SEGUIDA COPIE E RESPONDA.
TEXTO 1
A formiga e a cigarra
Certa vez uma jovem cigarra costumava chiar ao pé de um formigueiro. Só parava quando estava cansadinha; e seu divertimento então era observar as formigas na eterna faina de abastecer as tulhas. Mas o bom tempo passou afinal vieram as chuvas. Os animais todos, arrepiados, passavam o dia inteiro cochilando nas tocas. A pobre cigarra, sem abrigo em um galhinho e metida em grandes apuros, achou melhor sair à procura de ajuda. Mancando, com uma asinha a arrastar, toda molhada, lá se dirigiu para o formigueiro. Bateu – tique, tique, tique… mal tinha forças para bater na porta, faminta e com frio. A porta abriu e apareceu uma formiga, embrulhada num xale, toda agasalhada.
– O que você quer? – perguntou a formiga, examinando a triste cigarra toda suja de lama e tossindo.
– Estou procurando abrigo. O tempo está frio e a chuva não parou ainda…
– O que você fez durante o tempo bom de sol, que não construiu sua casa, nem juntou comida para os dias de chuva?
A pobre cigarra, toda tremendo, respondeu depois de um acesso de tosse:
– Bom, eu estava cantando… gosto muito de cantar… e esqueci de fazer uma casa e procurar comida para guardar… E agora, não sei o que fazer…
– Ah! Então era você que cantava nessa árvore enquanto nós trabalhávamos?
– Isso mesmo, era eu… – respondeu a cigarra.
– Pois entre, amiguinha! Nunca poderemos esquecer de boas horas que sua cantoria nos proporcionou. Aquele chiado nos distraia e aliviava o cansaço do trabalho. Entre, amiga, que você aqui você encontrará comida e uma caminha quente para descansar durante todo o inverno.
A cigarra entrou, passou todo o período das chuvas na casa da formiga, sarou da tosse e voltou a ser a alegre cantora dos dias de sol.
ATIVIDADES
1) O FOCO NARRATIVO ESTÁ NA PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA, RESPONDA:
2) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA, E VERIFIQUE SE HÁ MARCAS DE TEMPO NA HISTÓRIA, QUAIS SÃO:
3) EM QUANTO TEMPO SE PASA ESSA HISTÓRIA, E RESPONDA COM SUA PALAVRAS SE VOCÊ APRENDEU ALGO COM A HISTÓRIA CONTADA, EXPLIQUE:
HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA.
(DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR, CITANDO PERSONAGENS, LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DA HISTÓRIA.

BOA SORTE GALERINHA!
MATEMÁTICA

PROFESSOR
José Romeu Gobo
AULAS PREVISTAS

6 aulas por semana18/05  a 22/05/2020
DISCIPLINA/TURMA:
             Matematica Turma 6° B
CONTEÚDOS:
             Multiplos e divisores,números primos e as operações basicas
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a ideia de múltiplo comum e seus divisores.
Compreender o significado das operações basicas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
                              ATIVIDE  De  18/05  a  22/05/2020

             1° )    CALCULE
                        
            A ) 27127 + 46003       B )  12006 – 2006   C )  427 – 315    D )  9299 - 209

              2° ) Quais são os divisores dos números Abaixo

            A ) 12   B) 20  C) 9   D)  5     D)  14     E)  18

              3° ) faça as multiplicações abaixo

A)   27 x 3   B ) 12 x 4     C)  233 x 5  D)  427 x  4   E) 1002 x 10    F)  415 x 101
           
              4°)Faça as divisões abaixo

A)   100 / 20     B) 125 / 5    C)  144 / 12       D)  18 / 3    E)  36 / 6

4°) Faça um relatório dizendo de como esta sendo essas três semanas de experiencia com essa nova tecnologia ( DOQUE você mais GOSTOU e a sua maior DIFICULDADE )
                               
        OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com
                  O nome completo , série e N°

RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

PROJETO DE VIDA
E.E. SALIM FARAH MALUF

6º ANO B – Professora Claudia.  Disciplina: Projeto de Vida.           
E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Aprender a perceber a si próprio e ao outro; aprender a expressar-se de maneira clara (oralmente e por escrito); externar sentimentos e sensações a respeito do lugar onde moram; fazer um levantamento sobre a comunidade.

Atividade: Observação, Reflexão e Registro

Tempo para realização: Uma semana.          (duas aulas de 45 minutos cada)
18/05 até 22/05.
Instrumento para verificar a aprendizagem: Registro escrito, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, realização da atividade no caderno do aluno.
   A avaliação é contínua, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


CORONAVIRUS
Sabemos que a melhor forma de se proteger, e proteger outras pessoas, são simples:
·        Ficar em casa, se puder.
·        Usar máscara quando sair de casa.
·        Lavar as mãos e higienizar as superfícies de sua casa com freqüência.
·        Cuidar da sua saúde física e mental.
·        Informar-se por fontes oficiais e não compartilhar fake news


O que os adultos da nossa comunidade
podem fazer para torná-la mais segura e protegida?


O que os nossos pais ou nossos responsáveis
Podem fazer para tornar nossa comunidade mais segura e protegida?
O que você pode
fazer para tornar nossa
comunidade mais segura e protegida?
Resposta:




Resposta:



Resposta:


Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br OU quando as aulas retornarem.

Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO


  PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
6º Anos B

Período para realização das atividades 18/05/2020 á 22/05/2020

Atividade
No caderno do aluno na pagina 46 e 47
Temos a atividade Memes  ok!
Vocês sabem o que é meme!
Com certeza  sim !
Agora para quem não tem o conhecimento, meme é uma imagem, vídeo ,GIF que trata de algum tema com humor e se espalha pela internet .
No caderno do aluno a atividade é desenvolvida em grupo ,mas vamos fazer diferente ,já que nossas aulas não são presenciais ok!
A criação de seu meme vai ser a partir de como você esta se organizando com os estudos  Ok!
Exemplo:





Vou inserir o link do aplicativo que utilizei, mas vocês podem utilizar outros okkk


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA

Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário