ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA/JOYCE
QUIMICA/PROFªEDJANE
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTB/NOTURNO
ARTE
BIOLOGIA
FILOSOFIA
QUIMICA/PROFªEDJANE
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
MATEMÁTICA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
BIOLOGIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
QUIMICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
MATEMÁTICA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTD/MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
BIOLOGIA
FILOSOFIA/PROFºEDISON
QUIMICA
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªTHIAGO
3ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 3º TA
CONTEÚDOS:
Reconhecimento dos elementos visuais (ponto, linha, plano, volume, luz, cor, textura)
1º aula
Assista ao vídeo do link abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=FFE4gu5CoqU
Agora comente sobre a informação que mais lhe chamou a atenção.
2ª aula
Após assistir ao vídeo indicado acima, crie um desenho utilizando somente pontos.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020
BIOLOGIAFILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
(15 a 19 de junho)
PROFESSORA: kATIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºANOS
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a
relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual,
o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã
Ontem o
menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca
se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o
menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca
se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …
ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que
vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito
medo do inesperado.
OBS: As atividades fazer no caderno, entregar no retorno das aulas presenciais.
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICAQUIMICA/PROFªEDJANE
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 3ºTermo A e B e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas
Propriedades dos
Alcanos
Os hidrocarbonetos, denominação
que se estabelece para compostos que apresentam em sua estrutura apenas átomos
de carbono e hidrogênio, “são todos os compostos químicos formados apenas por
Carbonos e Hidrogênio. A partir dele é possível produzir uma grande variedade
de produtos que utilizamos no dia-a-dia, como: Velas (parafina) Plásticos
Borracha- Combustíveis (gasolina, diesel, etc) e muitos outros. As fontes de
hidrocarbonetos são os chamados combustíveis fósseis, aqueles que levaram
milhões de anos para se formar, como o petróleo, gás natural, carvão, etc. Os
hidrocarbonetos podem ser oxidados com uma grande facilidade, liberando muita
energia e calor, por isso são utilizados como combustíveis”1. Esses compostos
podem apresentar-se em cadeias carbônicas abertas e fechadas. Quando acíclicas,
podemos ter os alcanos, alcenos e alcinos.
Os Alcanos são compostos que
apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono da molécula.
Com relação ao estado físico dos
alcanos normais, pode-se dizer que os quatro primeiros itens da série são gases
em temperatura ambiente. Os de cinco átomos de carbono até os de 16 átomos de
carbono são líquidos. E dos de 17 átomos de carbono em diante são todos
sólidos, conforme o quadro abaixo:
C1 a C4.............gases
C5 a C16...........líquidos
C17 a Cn............sólidos
Com relação ao ponto de fusão do
composto, pode-se dizer que este aumenta na medida em que aumenta o tamanho da
cadeia. Quanto ao ponto de ebulição, pode-se dizer que este também é
diretamente proporcional ao tamanho da cadeia carbônica.
É importante observar que a
cadeia ramificada apresenta influência nas propriedades físicas dos alcanos.
Assim, nos alcanos isômeros (de mesma fórmula molecular e, assim, mesmo número
de átomos de carbono), aqueles de cadeia normal apresentam maior temperatura de
ebulição do que os de cadeia ramificada, quando se considera o mesmo número de
átomos de carbono (ex. pentano PE =36°C, 2-metil-butano PE =28°C).
Com relação à solubilidade,
importante propriedade física, os alcanos são substâncias praticamente
apolares, ou seja, apresentam alta simetria, daí serem quase sempre insolúveis
em água e também em outros solventes fortemente polares. Entretanto, eles são
solúveis em solventes de natureza apolar, como o tetracloreto de carbono
(CCl4), ou o sulfeto de carbono, CS2).
Com relação à densidade, pode-se
dizer que todos os alcanos são menos densos do que a água, ou seja, possuem
densidade menor do que 1g/ml.
Quanto à cor, os alcanos são
todos incolores e, quanto ao cheiro e sabor, os alcanos gasosos e sólidos são
inodoros e insípidos, já os líquidos apresentam cheiro característico (gasolina
e querosene, por exemplo).
Observação: Esse conteúdo é apenas para leitura, devendo fazer parte da
continuidade da matéria.
GEOGRAFIAHISTÓRIA/PROFºSILVIO
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertolt Brecht
PROFESSOR:
Josineide
|
AULAS PREVISTAS: 2
19/06/2020
Aluno: Coloque seu nome
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 3ºs Termos A
e C
|
|||||
CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos
referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does,
estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é:
Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu
trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas
quando falamos de He, She e It,
para a maioria dos verbos acrescentamos
a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática
inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o
sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos
fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Os auxiliares Do
e Does só são utilizados para perguntas e negativas, quando os
utilizamos o verbo fica na forma natural, ou seja, não se usa o “S”
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização
textual, palavras cognatas
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.
Baseado na explicação acima, reescreva as frases abaixo, colocando na
terceira pessoa do singular: He ou She
a)
I work a lot.
________________________________________
b) I exercise for two hours. _______________________________
c) I write many letters. __________________________________
d) I
speak to famous stars. ____________________________________
e) We
love flowers. _________________________________________
Aula 2
1.
Mude as frases para a negativa:
a)
I write many letters. _______________________________________
b) She
hates the black color _________________________________________
c) Bianca
sings well. ___________________________________________
d) They
jump the wall every night. _______________________________
|
|||||
RECURSOS:
Computador,
celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os
canais disponíveis ao aluno:
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota.
A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
|
|||||
DATA: ___/__/_
|
|||||
3º
TERMO A – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. 15/06 até 19/06 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.
|
Entregar somente as
respostas por email, não se esqueça de colocar seu nome e série.
GERAÇÃO MODERNISTA
Uma das
características mais marcantes dos modernistas foi a valorização da linguagem
coloquial, da liberdade de normas e das obrigações métricas rígidas. Os
escritores desse movimento desconsideravam as regularidades nas rimas e a
utilização de vocabulários cultos. A irreverência foi um processo marcante no Movimento Moderno, no qual privilegiavam
o uso do coloquialismo, dos versos livres e das gírias. Desprezavam o lirismo
dos românticos, utilizando- -se de paródias
em diversas áreas artísticas e culturais.
Pesquise: 9não é necessário enviar a pesquisa) O
que é Paródia? Após a pesquisa ficará mais fácil para resolver o exercício
seguinte:
1-(ENEM-1999)
Quem não passou pela experiência de
estar lendo um texto e defrontar-se com passagens lidas em outros? Os textos
conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de Paródia/intertextualidade.
Leia os seguintes textos:
TEXTO 1
Quando
nasci, um anjo torto
Desses
que vivem na sombra
Disse:
Vai Carlos! Ser “gauche na vida”
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de
Janeiro: Aguilar, 1964)
TEXTO
2
Quando
nasci veio um anjo safado
O chato
dum querubim
E
decretou que eu tava predestinado
A ser
errado assim
Já de
saída a minha estrada entortou
Mas vou
até o fim.
(BUARQUE, Chico. Letra e música. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989)
TEXTO
3
Quando
nasci um anjo esbelto
Desses
que tocam trombeta, anunciou:
Vai
carregar bandeira.
Carga
muito pesada pra mulher
Essa
espécie ainda envergonhada.
(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara,
1986)
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem uma Paródia/intertextualidade
em relação a Carlos Drummond de Andrade por:
a)
Reiteração de ideia.
b)
Oposição de idéias.
c)
Negação de ideia.
d)
Falta de criatividade.
e)
Negação de versos.
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC
PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular a área de :
a) quadrado
b) retângulo
c) triângulo
d) trapézio
e) círculo
f) paralelogramo
g) losango
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?
3ºTB/NOTURNO
ARTE
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T. B
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
||||
CONTEÚDOS:
Danças Tradicionais Regionais e
Estrangeiras
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Pesquisar e
analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças
clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas,
grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar
e anotar no caderno 3(três) tipos de danças regionais brasileiras e 5 (cinco)
tipos de danças regionais de países distintos, fazer um breve resumo,
destacando a sua importância para aquela região.
|
||||
RECURSOS:
Caderno
para registro, internet para pesquisa, livros, revistas.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
DATA 15//06 a 19/06
__
|
BIOLOGIA
FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: kATIA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºANOS
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual, o entendimento do texto e a reflexão crítica.
Sementes do amanhã
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Ontem o menino que brincava me falou
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Que hoje é semente do amanhã
Para não ter medo, que esse tempo vai passar
Não se desespere não, nem pare de sonhar
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo
Nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será
Fé na vida, fé no homem, …
ATIVIDADE
Faça uma relação entre a letra desta música e a realidade que vivemos hoje nesta Pandemia, onde as pessoas se sentem inseguras e com muito medo do inesperado.
OBS: As atividades fazer no caderno, entregar no retorno das aulas presenciais.
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICAQUIMICA/PROFªEDJANE
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 3ºTermo A e B e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas
Propriedades dos Alcanos
Os hidrocarbonetos, denominação que se estabelece para compostos que apresentam em sua estrutura apenas átomos de carbono e hidrogênio, “são todos os compostos químicos formados apenas por Carbonos e Hidrogênio. A partir dele é possível produzir uma grande variedade de produtos que utilizamos no dia-a-dia, como: Velas (parafina) Plásticos Borracha- Combustíveis (gasolina, diesel, etc) e muitos outros. As fontes de hidrocarbonetos são os chamados combustíveis fósseis, aqueles que levaram milhões de anos para se formar, como o petróleo, gás natural, carvão, etc. Os hidrocarbonetos podem ser oxidados com uma grande facilidade, liberando muita energia e calor, por isso são utilizados como combustíveis”1. Esses compostos podem apresentar-se em cadeias carbônicas abertas e fechadas. Quando acíclicas, podemos ter os alcanos, alcenos e alcinos.
Os Alcanos são compostos que apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono da molécula.
Com relação ao estado físico dos alcanos normais, pode-se dizer que os quatro primeiros itens da série são gases em temperatura ambiente. Os de cinco átomos de carbono até os de 16 átomos de carbono são líquidos. E dos de 17 átomos de carbono em diante são todos sólidos, conforme o quadro abaixo:
C1 a C4.............gases
C5 a C16...........líquidos
C17 a Cn............sólidos
Com relação ao ponto de fusão do composto, pode-se dizer que este aumenta na medida em que aumenta o tamanho da cadeia. Quanto ao ponto de ebulição, pode-se dizer que este também é diretamente proporcional ao tamanho da cadeia carbônica.
É importante observar que a cadeia ramificada apresenta influência nas propriedades físicas dos alcanos. Assim, nos alcanos isômeros (de mesma fórmula molecular e, assim, mesmo número de átomos de carbono), aqueles de cadeia normal apresentam maior temperatura de ebulição do que os de cadeia ramificada, quando se considera o mesmo número de átomos de carbono (ex. pentano PE =36°C, 2-metil-butano PE =28°C).
Com relação à solubilidade, importante propriedade física, os alcanos são substâncias praticamente apolares, ou seja, apresentam alta simetria, daí serem quase sempre insolúveis em água e também em outros solventes fortemente polares. Entretanto, eles são solúveis em solventes de natureza apolar, como o tetracloreto de carbono (CCl4), ou o sulfeto de carbono, CS2).
Com relação à densidade, pode-se dizer que todos os alcanos são menos densos do que a água, ou seja, possuem densidade menor do que 1g/ml.
Quanto à cor, os alcanos são todos incolores e, quanto ao cheiro e sabor, os alcanos gasosos e sólidos são inodoros e insípidos, já os líquidos apresentam cheiro característico (gasolina e querosene, por exemplo).
Observação: Esse conteúdo é apenas para leitura, devendo fazer parte da continuidade da matéria.
GEOGRAFIAHISTÓRIA/PROFºSILVIO
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertolt Brecht
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
3º
TERMO B – Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. 15/06 até 19/06 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.
|
Entregar somente as
respostas por email, não se esqueça de colocar seu nome e série.
GERAÇÃO MODERNISTA
Uma das
características mais marcantes dos modernistas foi a valorização da linguagem
coloquial, da liberdade de normas e das obrigações métricas rígidas. Os
escritores desse movimento desconsideravam as regularidades nas rimas e a
utilização de vocabulários cultos. A irreverência foi um processo marcante no Movimento Moderno, no qual privilegiavam
o uso do coloquialismo, dos versos livres e das gírias. Desprezavam o lirismo
dos românticos, utilizando- -se de paródias
em diversas áreas artísticas e culturais.
Pesquise: 9não é necessário enviar a pesquisa) O
que é Paródia? Após a pesquisa ficará mais fácil para resolver o exercício
seguinte:
1-(ENEM-1999)
Quem não passou pela experiência de
estar lendo um texto e defrontar-se com passagens lidas em outros? Os textos
conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de Paródia/intertextualidade.
Leia os seguintes textos:
TEXTO 1
Quando
nasci, um anjo torto
Desses
que vivem na sombra
Disse:
Vai Carlos! Ser “gauche na vida”
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de
Janeiro: Aguilar, 1964)
TEXTO
2
Quando
nasci veio um anjo safado
O chato
dum querubim
E
decretou que eu tava predestinado
A ser
errado assim
Já de
saída a minha estrada entortou
Mas vou
até o fim.
(BUARQUE, Chico. Letra e música. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989)
TEXTO
3
Quando
nasci um anjo esbelto
Desses
que tocam trombeta, anunciou:
Vai
carregar bandeira.
Carga
muito pesada pra mulher
Essa
espécie ainda envergonhada.
(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara,
1986)
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem uma Paródia/intertextualidade
em relação a Carlos Drummond de Andrade por:
a)
Reiteração de ideia.
b)
Oposição de idéias.
c)
Negação de ideia.
d)
Falta de criatividade.
e)
Negação de versos.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC
PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular a área de :
a) quadrado
b) retângulo
c) triângulo
d) trapézio
e) círculo
f) paralelogramo
g) losango
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?
3ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T. C
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
||||
CONTEÚDOS:
Danças Tradicionais Regionais e
Estrangeiras
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Pesquisar e
analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças
clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas,
grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar
e anotar no caderno 3(três) tipos de danças regionais brasileiras e 5 (cinco)
tipos de danças regionais de países distintos, fazer um breve resumo,
destacando a sua importância para aquela região.
|
||||
RECURSOS:
Caderno
para registro, internet para pesquisa, livros, revistas.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
DATA 15//06 a 19/06
__
|
BIOLOGIA
FILOSOFIA
PROFESSOR: Everton
TURMA: 3TC
DISCIPLINA: Filosofia
CONTEÚDO: Comparação da filosofia com
o discurso religioso e mitológico
Link:
https://domtotal.com/noticia/1118020/2017/02/a-religiao-um-ponto-de-vista-filosofico/
ATIVIDADE: Na sua opinião Religião pode
ser discutida ou não?
Elaborar
o texto em word , arial 12
Entrega
via e-mail; evertonvono503@gmail.com
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICAQUIMICA
Atividade
Realização de conclusão de 5 linhas sobre pesquisa da aula anterior, sobre Polímeros Sintéticos.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertolt Brecht
PROFESSOR:
Josineide
|
AULAS PREVISTAS: 2
12/06/2020
Aluno: Coloque seu nome
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 3ºs Termos A
e C
|
|||||
CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos
referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does,
estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é:
Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu
trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas
quando falamos de He, She e It,
para a maioria dos verbos acrescentamos
a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática
inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o
sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos
fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Os auxiliares Do
e Does só são utilizados para perguntas e negativas, quando os
utilizamos o verbo fica na forma natural, ou seja, não se usa o “S”
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização
textual, palavras cognatas
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.
Baseado na explicação acima, reescreva as frases abaixo, colocando na
terceira pessoa do singular: He ou She
a)
I work a lot.
________________________________________
b) I exercise for two hours. _______________________________
c) I write many letters. __________________________________
d) I
speak to famous stars. ____________________________________
e) We
love flowers. _________________________________________
Aula 2
1.
Mude as frases para a negativa:
a)
I write many letters. _______________________________________
b) She
hates the black color _________________________________________
c) Bianca
sings well. ___________________________________________
d) They
jump the wall every night. _______________________________
|
|||||
RECURSOS:
Computador,
celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os
canais disponíveis ao aluno:
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota.
A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
|
|||||
DATA: ___/__/_
|
|||||
3º
TERMO C
– Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. 15/06 até 19/06 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.
|
Entregar somente as
respostas por email, não se esqueça de colocar seu nome e série.
GERAÇÃO MODERNISTA
Uma das
características mais marcantes dos modernistas foi a valorização da linguagem
coloquial, da liberdade de normas e das obrigações métricas rígidas. Os
escritores desse movimento desconsideravam as regularidades nas rimas e a
utilização de vocabulários cultos. A irreverência foi um processo marcante no Movimento Moderno, no qual privilegiavam
o uso do coloquialismo, dos versos livres e das gírias. Desprezavam o lirismo
dos românticos, utilizando- -se de paródias
em diversas áreas artísticas e culturais.
Pesquise: 9não é necessário enviar a pesquisa) O
que é Paródia? Após a pesquisa ficará mais fácil para resolver o exercício
seguinte:
1-(ENEM-1999)
Quem não passou pela experiência de
estar lendo um texto e defrontar-se com passagens lidas em outros? Os textos
conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de Paródia/intertextualidade.
Leia os seguintes textos:
TEXTO 1
Quando
nasci, um anjo torto
Desses
que vivem na sombra
Disse:
Vai Carlos! Ser “gauche na vida”
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de
Janeiro: Aguilar, 1964)
TEXTO
2
Quando
nasci veio um anjo safado
O chato
dum querubim
E
decretou que eu tava predestinado
A ser
errado assim
Já de
saída a minha estrada entortou
Mas vou
até o fim.
(BUARQUE, Chico. Letra e música. São Paulo: Companhia
das Letras, 1989)
TEXTO
3
Quando
nasci um anjo esbelto
Desses
que tocam trombeta, anunciou:
Vai
carregar bandeira.
Carga
muito pesada pra mulher
Essa
espécie ainda envergonhada.
(PRADO, Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara,
1986)
Adélia Prado e Chico Buarque estabelecem uma Paródia/intertextualidade
em relação a Carlos Drummond de Andrade por:
a)
Reiteração de ideia.
b)
Oposição de idéias.
c)
Negação de ideia.
d)
Falta de criatividade.
e)
Negação de versos.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC
PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular a área de :
a) quadrado
b) retângulo
c) triângulo
d) trapézio
e) círculo
f) paralelogramo
g) losango
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTD/MANHA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T. D
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
||||
CONTEÚDOS:
Danças Tradicionais Regionais e
Estrangeiras
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Pesquisar e
analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças
clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas,
grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar
e anotar no caderno 3(três) tipos de danças regionais brasileiras e 5 (cinco)
tipos de danças regionais de países distintos, fazer um breve resumo,
destacando a sua importância para aquela região.
|
||||
RECURSOS:
Caderno
para registro, internet para pesquisa, livros, revistas.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
DATA 15//06 a 19/06
__
|
BIOLOGIA
FILOSOFIA/PROFºEDISON
entrega dia 15 a 19
e-mail: edison.v24@yahoo.com
Filosofia
O QUE É ALIENAÇÃO?
Para alguns estudiosos a alienação é utilizado
amplamente pelo senso comum para
designar uma compreensão imperfeita da realidade ou mesmo uma evasão em relação
a ela. Nessa acepção, a alienação muitas vezes é vista como uma questão moral
ou subjetiva, podendo ser superada pelo esforço dos próprios indivíduos no
sentido de sua emancipação ideológica ou cultural. (FACINA, 2011).
Mesmo em um planeta onde a globalização aproxima o indivíduo
em todo o mundo, ainda vivemos diversas práticas da alienação, nesse sentido
algumas discussões se fazem necessárias para abordar um tema tão emergencial.
CONCEITO DE ALIENAÇÃO PARA A
PSICOLOGIA
O termo alienação pode ser expresso de diversas maneiras,
mais para alguns psicólogos é quando um indivíduo diminui a sua capacidade de
pensar ou agir por si próprio. Nesse sentido os alienados não têm interesse em
ouvir opiniões alheias, tratando somente em
se preocupar com o que lhe interessa. Sua condição como pessoa segue um
padrão alienante, assumindo sua posição distante, desconhecida, alheia ao
outro.
O QUE É
ALIENAÇÃO MORAL?
Segundo Sartre (2009), alienação moral é
preocupar-se de maneira distorcida com o outro. Não é ignorá-lo, visto que é impossível,
pois ele nos mostra em si como somos, mas traduzi-lo de uma forma que não
permita essa revelação. No processo de alienação moral, uma pessoa trata as
demais sem reflexão que permita o questionamento sobre si mesmo, nas
diferenças, semelhanças, justiça e igualdade.
QUALQUER FORMA DE ALINAÇÃO MORAL SEMPRE ACERRETARÁ
PRECONCIETO, DISCRIMINAÇÃO E SEGREGAÇÃO DAS PESSOAS, AMEAÇANDO AS BOAS PRÁTICAS
DOS DIREITOS HUMANOS.
TIPOS DE ALIENAÇÃO MORAL
Apesar da alienação moral ser algo muito antiga, a modernidade
trouxe alguns desafios e barreiras a serem superadas, inserindo dentro delas,
novos conceitos e concepções sobre diversos aspectos, que merecem ser
discutidos. Apesar de existirem inúmeras alienações morais, nos deteremos
naquelas que afligem o mundo contemporâneo, retratando o nosso tempo nos dias
de hoje.
XENOFOBIA
É considerado como uma alienação mais antiga do mundo. O
termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos”
(estrangeiro) e “phóbos” (medo). Esse termo, é muito mais forte do que
seu significado, ele representa aversão, raiva e fúria a tudo que é estrangeiro
incluindo pessoas. O mundo já viveu essa prática horrenda quando o nazismo foi
instalado na Alemanha, levando milhões de pessoas à morte. Nesse triste
episódio os judeus foram um dos principais grupos que sofreram com o nazismo.
O nazismo era representado por um símbolo chamado de Suástica
O NOVO NAZISMO COMTEMPORÂNEO
Com o desaparecimento do nazismo durante a segunda guerra mundial, surge uma
nova forma de segregação xenofóbica chamada de neonazismo.
O movimento
neonazista tem suas origens assentadas na intolerância e em
preceitos racistas, homo fóbicos e sexistas.
O ESTADO ISLÂMICO
O mundo árabe sofre recentemente com grupos extremistas que
exterminam diversas pessoas pelo ódio de xenofobia. É uma prática contemporânea
que mais ameaça a cultura de paz no planeta. Para o Estado Islâmico o mundo é
dividido em dois grupos: oriental e ocidental. Nesse sentido as pessoas que
pregam diferentes posições de sua fé de estado devem ser mortas.
RACISMO
É o ato de atitudes preconceituosas, discriminatórias e
segregadoras, baseadas em diferenças biológicas entre os povos. O racismo prega
que as diferentes raças devem ser tratadas
de maneira distinta. Nesse sentido a raça negra é um dos principais
grupos alvos dos ataques racistas.
Para coibir
tal situação as nações tiveram que elaborar leis severas para evitar o racismo.
É o ato de atitudes preconceituosas, discriminatórias e
segregadoras, baseadas em diferenças biológicas entre os povos. O racismo prega
que as diferentes raças devem ser tratadas
de maneira distinta. Nesse sentido a raça negra é um dos principais
grupos alvos dos ataques racistas.
O racismo é uma das piores
formas de alienação moral
HOMOFOBIA
É quando discriminamos alguém baseado na sua orientação
sexual. Para a sociedade de uma maneira geral o padrão de normatividade é
aquele pregado pela maioria (Heterossexual). Quando alguém foge desse padrão,
ele é perseguido e discriminado.
Várias
lutas estão sendo travadas para combater a homofobia, principalmente pelo
seguimento LGBT (Lésbicas, Gay, Bissexuais e Transgêneros), que são as
principais vítimas de preconceitos e discriminação.
As cores do arco-íris representam o símbolo de combate à
homofobia pois lembra a diversidade humana.
ESTATÍSTICA DO ÓDIO
O Brasil é considerado um dos países que mais assassina
homossexuais do mundo. O país também é apontado como um dos piores lugares para
um homossexual viver devida a exposição de constante violência homo fóbica.
(Organização Das Nações Unidas, 2014),
SEXISMO / MACHISMO
É um dos piores atos da alienação moral contemporânea,
pois se refere as pessoas que pensam que os homens devem ter supremacia e
domínio de poder à frente das mulheres. Nesse sentido elas são submissas e
estão sempre em posição de menos destaque que os homens.
. DESCONTRUINDO TABUS: O QUE É MARCHA DAS VADIAS
Marcha das vadias é um termo usado para várias manifestações
que ocorrem no mundo todo em favor da equidade de gênero, direitos sexuais e
reprodutivos das mulheres. Essa marcha vem denunciar aspectos que segregam as mulheres em diversos
espaços.
A marcha
surgiu como protesto no Canadá onde as mulheres eram estupradas pelo ato de se
vestir “fora do padrão”.
Marcha das Vadias
INTOLERÂNCIA RELIGOSA
É um mecanismo cruel de segregação de um indivíduo baseado
nas suas crenças religiosas, podendo chegar em situações extremas como ocorre
no oriente médio, onde adeptos de outras religiões que não a mulçumana podem
ser assassinadas.
No Brasil
apesar de ser um país laico as religiões de matriz africana é vítima de
preconceito e discriminação.
Quando um indivíduo é exposto a constante humilhação e atos
constrangedores dentro do seu espaço de trabalho, principalmente por ações
repetitivas e prolongadas, ocorrendo geralmente
nas relações hierárquicas autoritárias. Ele pode trazer sérios danos ao
indivíduo entre elas a depressão.
Segundo
Hirigoyen (2008), assédio moral se refere a qualquer conduta abusiva,
configurada através de gestos, palavras, comportamentos inadequados e atitudes
que fogem do que é comumente aceito pela sociedade.
O assédio sexual no ambiente de trabalho consiste em
constranger colegas por meio de cantadas e insinuações constantes, com o
objetivo de obter vantagens ou favorecimento sexual. Essa atitude pode ser clara
ou sutil. Pode ser falada ou apenas insinuada; pode ser escrita ou explicitada
em gestos; pode vir em forma de coação - quando alguém promete promoção para a
mulher, desde que ela ceda; ou, ainda, em forma de chantagem. (Fonte:
Ministério do trabalho e emprego, 2013).
CONCLUSÃO
Diante das
diversas formas de alienação moral, as relações humanas estão mais frágeis e
efêmeras. A convivência é mais residual, interesseira e menos interessante. Ou
seja, o ato de alienar nos torna menos humanos, e possibilita a nossa
deterioração como pessoas.
No mundo contemporâneo de hoje ela é a
fonte de problemas psicológicos, humanos, sociais e espirituais.
1- Quais os tipos de alienação segundo o texto ?
2- O que é alienação moral ?
3- o que é assédio moral ?
4- como se da o assédio sexual ?
5- utilize jornais, revistas, desenhos, imagens
que retratem os diversos tipos de alienação ?
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Reflexão- Artigo de opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de Opinião
Muito se fala dos Direitos Humanos, muitos conceitos errôneos, com nenhuma base de lei, ou uma interpretação desta lei.
O senso comum, ainda prevalece em nossa sociedade, alias a rede de comunicação faz com que a imagem desta lei, favoreça alguns indivíduos e excluindo outros.
Com base na lei abordada nas atividades anteriores, faça uma reflexão da lei
Direitos Humanos.
Esta lei serve para quem?
Segue a lei Direitos Humanos de 1948, e faça uma reflexão por escrito, o entendimento desta.
https://nacoesunidas.org/wp-content/uploads/2018/10/DUDH.pdf
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFªMARCELA
Física :3
º termo D
Atividades proposta
para o período de 15/06/2020 / a 19/06/2020
Horário e dia para
esclarecer Dúvidas
segundas feiras (19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
TEMA:MAGNETISMO
Introdução:
Introdução:
Embora a origem do termo magnetismo
seja atribuída à observação das “pedras de Magnésia” (magnetitas), vários
textos antigos indicam que chineses, hindus, persas, hebreus e egípcios já
conheciam algo sobre o magnetismo há milhares de anos. Entre esses povos, os
materiais magnéticos eram utilizados em várias práticas místicas e
terapêuticas. Com mais de 4 mil anos de existência, o livro Huang Di Nei Jing Su
Wen (Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo) já fazia referência ao
uso de rochas magnéticas (magnetitas) junto com agulhas na acupuntura.
Atualmente, comercializam-se muitos objetos magnéticos que se pretendem benéficos
à saúde: braceletes, colchões etc., mas sem evidência científica de que esses
tratamentos de fato de em resultado.
Neste TEMA, você vai estudar o que
são ímãs e quais são suas propriedades, além de iniciar seus estudos sobre o
magnetismo terrestre, a relação entre eletricidade e magnetismo e algumas de
suas aplicações.
ÍMÃS E MAGNETISMO
Desde a invenção da bússola, as
interações magnéticas entre ímãs e diferentes materiais são estudadas, e novas
aplicações do magnetismo vêm sendo desenvolvidas. Neste tema, você vai estudar
o que são ímãs e como eles interagem com a matéria.
Observe a imagem e responda:
a) Você reconhece o instrumento
mostrado na imagem? ________________________________
b) Como se pode fazer para saber em
que direção e sentido está o Norte? ___________________________________
c) Os Ímãs são capazes de atrair
qualquer tipo de metal?
_________________________________________
Depois de estudar o tema, releia
seus apontamentos e veja se você alteraria suas respostas.
Atividade
Realização de conclusão de 5 linhas sobre pesquisa da aula anterior, sobre Polímeros Sintéticos.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
GEOGRAFIAHISTÓRIA/PROFºSILVIO
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
INGLÊS
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertolt Brecht
PLANO DE AULA
|
|||||
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS
TURMA: 3° TERMO D
|
|||||
CONTEÚDOS: ROUTINE
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01), (EF06LI03), (EF06LI06), (EF06LI07), (EF06LI08), (EF06LI09), (EF06LI11), (EF06LI12),
(EF06LI13), (EF06LI16), Nesta atividade trabalha a temática sobre alimentos e
bebidas. Com imagens de alimentos e bebidas e respectivas legendas em inglês
e reconhecimento imagético e a fixação de sentido do novo vocabulário.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Tema: Vocabulary foods
-Desenvolvimento
das Atividades:
·
Parte 1: Read – Tourist attraction.
1. Faça
a leitura do texto, observe as palavras.
2. Separe
as apalavras que você não conhece.
3. Faça
o uso do tradutor online, se necessário.
4. Leia
mais de uma vez para o entendimento necessário.
·
Parte 2: Activity – Questions.
1. Siga
as instruções para separar e entender as palavras do texto.
a. Qual é o tema do texto?
b. Procure traduzir o texto sem a ajuda do
dicionário.
c.
Observe sua tradução e veja se está de acordo com o tema.
d.
Anote o número de palavras que você acertou.
e.
Qual a nota que você daria a seu desempenho sem a ajuda do dicionário.
|
|||||
RECURSOS:
·
Internet,
·
Dicionário,
·
Tradutor
on-line.
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões
em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu
e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br / WhatsApp: 974235744.
Observação: enviar a
foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada
(como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no assunto do
e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana, data.
Exemplo:
Aluna Francielen, número 5, série: EJAº ano ,
atividade da semana do dia 15 a 19 de junho.
|
|||||
DATA:15/06/2020
|
3º TD – Professor THIAGO. Disciplina:
Língua Portuguesa.
E-mail: thiagomhz@gmail.com
|
Tempo para realização: Uma
semana.
15/06 até 19/06 (Quatro aulas de 45
minutos cada) 2º Bimestre.
|
Entregar a atividade por email, não se esqueça de
colocar nome e série.
GERAÇÃO
MODERNISTA
Uma das características mais marcantes dos
modernistas foi a valorização da linguagem coloquial, da liberdade de normas e
das obrigações métricas rígidas. Os escritores desse movimento desconsideravam
as regularidades nas rimas e a utilização de vocabulários cultos. A
irreverência foi um processo marcante no Movimento
Moderno, no qual privilegiavam o uso do coloquialismo, dos versos livres e
das gírias. Desprezavam o lirismo dos românticos, utilizando- -se de paródias em diversas áreas artísticas e
culturais.
Pesquise:Não
é necessário enviar a pesquisa) O que é Paródia? Após a pesquisa ficará
mais fácil para resolver o exercício seguinte:
1-(ENEM-1999)
Quem não passou pela experiência de
estar lendo um texto e defrontar-se com passagens lidas em outros? Os textos
conversam entre si em um diálogo constante. Esse fenômeno tem a denominação de
Paródia/intertextualidade. Leia os seguintes textos:
TEXTO 1
Quando nasci, um anjo torto
Desses que vivem na sombra
Disse: Vai Carlos! Ser “gauche na vida”
(ANDRADE,
Carlos Drummond de. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Aguilar, 1964)
TEXTO 2
Quando nasci veio um anjo safado
O chato dum querubim
E decretou que eu tava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim.
(BUARQUE,
Chico. Letra e música. São Paulo: Companhia das Letras, 1989)
TEXTO 3
Quando nasci um anjo esbelto
Desses que tocam trombeta, anunciou:
Vai carregar bandeira.
Carga muito pesada pra mulher
Essa espécie ainda envergonhada.
(PRADO,
Adélia. Bagagem. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986)
Adélia Prado e
Chico Buarque estabelecem uma Paródia/intertextualidade em relação a Carlos
Drummond de Andrade por:
a)
Reiteração
de ideia.
b)
Oposição de idéias.
c)
Negação de ideia.
d)
Falta de criatividade.
e)
Negação de versos.
MATEMÁTICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
(3 TERMO D - NOITE)
CONTEÚDOS: ESTATÍSTICA
ATIVIDADES
·
Leitura do texto abaixo
O que é estatística?
A estatística é uma ciência antiga — a palavra
vem do latim e significa “estado”, que foi a primeira função dessa técnica. Ela
servia para que o estado tivesse ideia dos seus números. Em histórias
milenares, como fatos bíblicos ou do antigo Egito, você confere ações como o
recenseamento para determinar a quantidade de habitantes, de crianças e outros
dados relevantes.
O objetivo da estatística é apresentar uma resposta concreta para algum problema que pode ser
resolvido por meio da análise de dados.
Contudo, além de calcular, um estatístico (matemático que trabalha com
estatística), também precisa:
Entender qual é o objetivo da
pesquisa;
Apurar e interpretar os dados;
Desenvolver uma apresentação que
facilite o entendimento da pesquisa por meio de tabelas e gráficos;
Gerar um relatório detalhado sobre a
pesquisa e os resultados coletados.
Com a finalidade de
apresentar os resultados do trabalho, existem diversos tipos de gráfico. Afinal, além de uma apresentação estética, ele
varia de acordo com as informações. Por exemplo:
Gráfico de barras: horizontal ou
vertical, serve para comparar informações sobre um mesmo dado;
Gráfico de barras agrupadas: é possível
acompanhar uma diversidade de grupos de dados;
Gráfico de curvas: similar ao de
barras, porém apresenta os dados unindo diversos pontos da análise por uma
linha;
Poligonal: tem função similar ao
gráfico de barras agrupadas, mas seu layout é formado por várias curvas;
Pictograma: ícones são usados para
simbolizar o objeto de análise. Têm a desvantagem de não apresentar muita
objetividade, porém são mais atrativos;
Gráfico circular ou de pizza: ajuda a
comparar diversos grupos de informação.
Interprete o gráfico a seguir e responda
qual das alternativas está correta.
DICA: O cálculo das barras trata-se do
conteúdo trabalhado nas semanas anteriores (%).
Exercício (ENEM 2010) Os dados do gráfico seguinte foram
gerados a partir de dados colhidos no conjunto de seis regiões
metropolitanas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos
Socioeconômicos (Dieese).
Supondo que o total de pessoas pesquisadas na região metropolitana de
Porto Alegre equivale a 250000, o número de desempregados em março de
2010, nessa região, foi de
A) 24500.
B) 25000.
C) 220500.
D) 223000.
·
PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS
TERÇA-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO
EMAIL:
No
campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 3
TERMO D + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário