ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 a 12 DE JUNHO
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ELETIVAS
ELETIVAS/PROFºDENIS
ELETIVAS
8ºA
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFª DENISE
GEOGRAFIA/PROFº DJAIR
HISTÓRIA/PROFº WILSON
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº RENE
PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS
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8ºB
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFª DENISE
GEOGRAFIA/PROFº DJAIR
HISTÓRIA/PROFº WILSON
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
TEC. E INOVAÇÃO/PROFª MARCELA
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8ºC
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS
Professora: Ana Paula Silva dos Santos
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE
GEOGRAFIA/PROFº VANILDO
Atividade de Geografia (Prof. Vanildo
HISTÓRIA/PROFºWILSON
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº RENE
PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªMARCELA
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8ºD
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS
Professora: Ana Paula Silva dos Santos
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE
GEOGRAFIA/PROFº VANILDO
Atividade de Geografia (Prof. Vanildo
INGLÊS /PROFª MONICA
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº RENE
PROJETO DE VIDA/PROFª ROSIANE
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO/PROFº DENIS
ELETIVAS
ESPORTE E LAZER PROFª JOBIANE
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
08/06/2020 A 12/06/2020.
AULA 1 E 2 - TEMA: FAKE NEWS
ELETIVA -
ESPORTE E LAZER - 8º ANO - EFII
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
v
PROCURAR
EM JORNAIS. REVISTAS, INTERNET (PARA IMPRESSÃO), RECORTAR E COLAR NO
CADERNO REPORTAGENS DE DOIS ATLETAS
BRASILEIROS QUE SOFRERAM FAKE NEWS.
v
PESQUISAR
10 CUIDADOS DEVEMOS TER COM AS FAKE NEWS E ENVIAR PARA O EMAIL:
jobiane.reis@hotmail.com
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
2º Bim- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06
à 12.06
Fontes
de Renda- Tudo aquilo que gera receitas:
q Salário
Geralmente é
gerado por um emprego onde vendemos nosso tempo em troca de um valor financeiro;
q Freelances
Geralmente é
gerado quando fazemos bicos em algo que temos habilidade;
q Empreendimento
Geralmente é
gerado quando criamos um negócio;
q Renda
Passiva
Geralmente é
gerado botamos o $ para trabalhar;
q Imóveis
Geralmente é
gerado quando locamos imóveis.
Das categorias de fontes renda mencionadas
acima citadas dê um exemplo de cada que encontrarem.
Aulas Previstas: 2
Aulas
Público: 8º ao
9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento
crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber
digital; Empreendedorismo.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
ESPORTE E LAZER
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Conhecimento sobre lazer e criatividade;
· Concientização da prática esportiva;
ATIVIDADES
· Montar um caça palavras com tema de esportes olimpicos e opções de lazer;(ex: Natação no esporte, Pipa no lazer);
· Realizar alguma atividade esportiva em casa;
· (jogar bola no quintal, jogar vídeo-game com movimento, jogos com competitividade);
· Descrever o que contribuiu essas atividades para o seu desenvolvimento
E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 12/06/2020
ELETIVAS
Alimentação Saudável
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Alimentação
Saudável Turma: 8ºD 2 aulas semanais
Conteúdo
Valor nutricional dos alimentos
Habilidades e competências
Desenvolver o habito de adquirir uma
alimentação saudável.
Analisar e interpretar os valores calóricos
dos alimentos.
Desenvolvimento
1ºpasso: Revisar os conteúdos anteriores.
2ºpasso: Faça uma analise da sua alimentação
a partir de seus conhecimentos.
3ºpasso: Agora resolva o que se pede
1)
Ao planejar uma dieta saudável, você acha que
todos os nutrientes devem ter a mesma importância na dieta? Explique.
2)
Conteúdo calórico de alguns alimentos:
Copo de limonada
adoçada (250g)
130 Kcal
Pão francês
(50g)
140 Kcal
Fatia de bolo de chocolate (50g) 180 Kcal
Bife grelhado
(100g)
300 Kcal
Goiaba (100g)
67 Kcal
Laranja (100g)
50 Kcal
Gelatina (100g)
70 Kcal
Batata doce
(100g)
105 Kcal
Kiwi (100g)
61 Kcal
Feijão (100g)
333 Kcal
Arroz (100g)
360 Kcal
Couve-flor
(100g)
25 Kcal
Alface (100g) 16 Kcal
Tomate (100g)
21 Kcal
Leite (200g)
120 Kcal
Energia gasta em
algumas atividades durante uma hora de uma pessoa com 70 quilogramas.
Sentado, em
repouso
70 Kcal
Caminhando
210 Kcal
Nadando devagar 420
Kcal
Correndo
560 Kcal
Use os dados
apresentados para resolver esta atividade. Considere uma pessoa com 70 quilogramas.
2.1) Quais alimentos,
nas quantidades mostradas, fornecem energia suficiente para correr durante uma
hora?
2.2) Quais dos
alimentos, nas quantidades mostradas, fornecem energia suficiente para caminhar
durante uma hora?
2.3) Uma fatia de
bolo de chocolate fornece energia suficiente para nadar durante uma hora? E
nadar meia hora?
2.4) O que fornece
mais energia 2 goiabas ou 1 copo de limonada adoçada?
2.5) Quantos
pãezinhos fornecem a energia para ficar 2 horas em pé?
2.6) Quantas laranjas
seriam necessárias para fornecer a energia gasta para nadar uma hora?
2.7) Se uma pessoa
comer duas gelatinas e ficar sentada em repouso, quanto tempo levara para
gastar a energia fornecida por elas?
2.8) Se uma pessoa
comer um sanduiche feito com bife
grelhado e um pãozinho, ela terá obtido energia para nadar por uma hora? E para
correr por uma hora?
2.9) Faça um cardápio
alimentar para uma pessoa com 70 quilogramas que consome 1500 Kcal diárias.
Recursos
Pesquisa em livros e
na internet , blog da escola
Avaliação
Registro no caderno e
o envio das questões resolvidas por e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
Não esqueça de colocar o nome completo, a
serie e a turma.
OBS: Plantão de duvidas sera na segunda-feira das 9:00 as
9:45
8ºA
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade Música
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por
meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e
afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas
práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Nesta
atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de
Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções,
meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das
matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são
utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética ou ética.
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RECURSOS:
Caderno
para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 08/06 a 12/06
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Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Turmas: 8ºA 4 aulas semanais
Conteúdo
Uso consciente de energia elétrica;
Fontes, tipos transformação e uso consciente
de energia elétrica.
Habilidades e competências
Selecionar, planejar e propor ações coletiva
para otimizar o uso da energia elétrica na escola/comunidade, com base na
seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade, tais como
consumo de energia e eficiência energética e ainda hábitos de consumo responsável.
Identificar e explicar o percurso da
eletricidade desde as usinas geradoras termelétricas, eólicas e outras, ate sua
cidade, comunidade, casa ou escola, analisar semelhanças e diferenças bem como
aspectos favoráveis e desfavoráveis, relacionar a produção de energia com os
impactos socioambientais, desse processo e avaliar a evolução da produção de energia com o
desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
Desenvolvimento
1ºpasso: Registre no caderno como seria a nossa vida sem a energia
elétrica?
2ºpasso: Acesse o simulador de consumo de
energia elétrica.
1)
Como a comunidade esta utilizando a energia
elétrica?
2)
Quais são os aparelhos que usamos em nosso
dia a dia que consomem mais energia elétrica?
3)
Na sua opinião, qual a relação que existe
entre consumo de energia e apagão?
4)
O que podemos fazer para adotar hábitos de
consumo consciente e responsável de energia em nossas casas e na escola?
3ºpasso: Pesquise a “Hora do Planeta” ww
Brasil e registre os pontos mais importantes em seu caderno e responda as
questões abaixo:
5)
De onde vem a energia elétrica?
6)
Como ela chega ate as nossas casas?
7)
Como o uso que fazemos da energia,
considerando sua geração e como chega ate nos, impacta o ambiente e a qualidade
de vida?
8)
Envie uma pesquisa de onde vem a energia
elétrica.
Recursos
CMSO, blog da escola,
redes sociais, vídeos, casa eficiente, uma viagem eletrizante, mini gerador
eólico
Avaliação
Registro dos pontos mais importantes no caderno e
entrega da pesquisa e das questões no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
Não se esquecer de
colocar o nome completo, a serie e a turma.
OBS: Plantão de duvidas será na quarta-feira das 8 às 9
horas
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA: 8° A
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
ESPORTES PARALÍMPICOS:
LUTAS
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HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS:
·
(EF08EF16) Experimentar e fruir
a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando
procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas
quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas
para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um
determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do
adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e
regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de
diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe
Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular:
Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação
Básica, 2017.
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos
anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
● Você já teve a oportunidade de praticar alguma
luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma
luta? Quais são elas?
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos
________________________________________________________________________________
Aula
II: Ler o texto:
História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu,
uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais
que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro
Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de
autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas
em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores
técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis
(ideogramas), 柔JU
(suave) e 道DO
(caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU,
utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos,
entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima
força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e
o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo
crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base
o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre
Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no
trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as
dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser
verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é
certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e
pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver
harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no
comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom
companheiro e amigo.
O Judô possui um repertório
técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a
maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para
ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é
levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de
amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) -
são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de
quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna)
- são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de
imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de
estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de
chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.
Fonte:
Confederação Brasileira de Judô
Tarefa
: Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .
Tempo
para realização da atividade: 45 minutos
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RECURSOS:
Caderno
do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro
das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder,
realizadas no próprio caderno.
Enviar
para:
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DATA: 08 á 12/06/2020
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GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 8º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas de produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.
GEOGRAFIA : Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
Charge Aroeira.
“Podemos dizer que é chocante e revoltante ver a autoridade máxima do nosso país brincando com a morte alheia. Infelizmente, enquanto não formos capazes de voltar a ter algum controle coletivo sobre a produção e circulação de dados e informações, os políticos atualistas continuarão a dobrar a realidade a seu favor.”
Após fazerem as leituras da charge e do fragmento do texto, se necessário pesquisem para complementar o entendimento.
ATIVIDADE: Em seguida façam uma breve redação de até 20 linhas, explicando o seu entendimento sobre o tema abordado.
Responda no caderno, colocando o título dá atividade e enumerando às respostas, se for o caso.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome acima de cada página com número e série. Envie para: < djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br >
‘ SE PRECISAR DESCANSE, MAS NÃO DESISTA ! ’
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho
HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os
processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS
PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS
O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Leia
o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as
questões propostas.
O
professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual
Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da
Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em
cidadão.
Revolução
Francesa e Cidadania
Impossibilitado de usar
a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às
ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê
constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e
convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro
Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da
elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto,
proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
Se essa Declaração, de 17 artigos e
um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo
de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são
garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês
Albert Soboul, uma obra de circunstância.
Esse
caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos
civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a
outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que
nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
O artigo primeiro da Declaração
estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”,
tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer
associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na
liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
O novo homem que daí nasce é
intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada,
entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os
outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser
adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir
barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões
arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a
pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar
os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão
é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o
direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem
dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos
de cidadania, tão recentemente alcançados.
Os demais artigos da Declaração
tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um
direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do
Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente
indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as
dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo
cidadão francês.
Resta, agora, somente mencionar o
que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio,
devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não
é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis
sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal
missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
A Nação é soberana, devendo-se
compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a
expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma
separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário,
pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também
aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças
públicas e da administração (artigos 14 e 15).
Foram esses 17 artigos, nascidos de
uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus,
fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo
manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e
na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro
Quando falamos, escrevemos ou
pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta
construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII,
passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela
Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o
proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não
apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária
como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou
a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA,
Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História
da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo:
Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder
as questões abaixo:
1) Qual a posição das forças armadas no
contexto que antecede a Revolução Francesa?
2) Quais eram as ordens que compunham a
França antes da Revolução Francesa?
3) O que você entende por direito à
propriedade?
4) De acordo com o texto como está
colocada a lei?
5) De acordo com o texto qual é o
objetivo do Estado?
6) De acordo com o texto quando o Estado
não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7) A cidadania é uma lenta construção.
Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?
INGLÊS /PROFª MONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso
do verbo ir (go) em inglês.
Orientação da 1ª aula
1) Os dias da semana em inglês são
chamados de "weekdays";
o final de semana é "weekend"
Leia
atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como
nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.
- I go to
church on Sundays. / Eu
vou à igreja aos domingos.
- I don't
work on Saturdays. / Eu
não trabalho aos sábados.
- I have
English classes on Monday. / Eu
tenho aulas de inglês na
- segunda-feira.
Orientação
da 2ª aula
1) De acordo com os exemplos da aula
anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir.
Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO A- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk
E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C
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DISCIPLINA:
Matemática
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ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 08/06 a 12/06 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por
turma, totalizando 6 aulas semanais.
1 – TEMA: - Notação científica
- AS DESCOBERTAS DA BASE
10/ Números Muito Grandes e Muito
Pequenos
Competências e
habilidades:
- (EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar sobre as coisas que estão no mundo que
são visíveis a olho nu e as que não estão ao alcance da nossa visão, exceto com
o uso de equipamentos específicos, como o microscópio.
-Qual seria a
maior “coisa” do mundo? E a menor?
-De
que forma seria possível registrar essas medidas?
*
Pesquisar sobre a descoberta da base 10.
*
( Registrar um resumo da pesquisa no caderno)
-Resolver
os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2: Atividade 1:
Exercício 1.1; Atividade 2: Exercício:
2.1 ao 2.5; Atividade 3: Exercícios: 3.1 e 3.2 ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for
insuficiente, resolva no caderno.
O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados
nessa atividade.
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS /
ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS
( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem permanecer no
caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso
tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:
Enviar para
o email: josivansantana26@gmail.com
PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8ºA
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06
ü 8º Ano: Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
NOSSOS DIREITOS, reflita sobre a situação e fale a respeito dos nossos diretos e o que o ECA proporciona para Crianças e Jovens? Respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TEC. E INOVAÇÃO/PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS TODAS AS QUINTAS AS 15H:00
Período para realização das atividades 08/06/2020 a 12/062020
8º ano :A
Atividade Centro de mídias do dia 29/05/2020
Narrativas digitais https://youtu.be/XxsC5A7rudc
Fique ligado plugado ou não!
Narrativa digital: é uma storystelling (história contada) e tem elementos como enredo, narrador, personagem, tempo e espaço.
1ºpasso assistir a aula, caso não tenha assistido.
2º Passo: Realizar essa atividade, vocês vão precisar da ajuda de seu responsável, porque com certeza devem ter em seus guardados alguma lembrança de você na fase da educação infantil, que seja, uma foto, atividade ou até mesmo uma peça de roupa ok!
3º Passo: Fazer uma narrativa contando sobre a foto ou atividade, caso você não se lembrar peça ajuda ao seu responsável você vai perceber a riqueza que são as recordações deles.
Não se esqueça, de colocar a imagem ok!
Essa Atividade foi adequada do caderno do aluno pág. 44 e 45
Lembrando que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.
8ºB
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º B
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade Música
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Nesta atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.
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RECURSOS:
Caderno para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 08/06 a 12/06
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CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Turmas: 8ºB 4 aulas semanais
Conteúdo
Uso consciente de energia elétrica;
Fontes, tipos transformação e uso consciente
de energia elétrica.
Habilidades e competências
Selecionar, planejar e propor ações coletiva
para otimizar o uso da energia elétrica na escola/comunidade, com base na
seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade, tais como
consumo de energia e eficiência energética e ainda hábitos de consumo responsável.
Identificar e explicar o percurso da
eletricidade desde as usinas geradoras termelétricas, eólicas e outras, ate sua
cidade, comunidade, casa ou escola, analisar semelhanças e diferenças bem como
aspectos favoráveis e desfavoráveis, relacionar a produção de energia com os
impactos socioambientais, desse processo e avaliar a evolução da produção de energia com o
desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
Desenvolvimento
1ºpasso: Registre no caderno como seria a nossa vida sem a energia
elétrica?
2ºpasso: Acesse o simulador de consumo de
energia elétrica.
1)
Como a comunidade esta utilizando a energia
elétrica?
2)
Quais são os aparelhos que usamos em nosso
dia a dia que consomem mais energia elétrica?
3)
Na sua opinião, qual a relação que existe
entre consumo de energia e apagão?
4)
O que podemos fazer para adotar hábitos de
consumo consciente e responsável de energia em nossas casas e na escola?
3ºpasso: Pesquise a “Hora do Planeta” ww
Brasil e registre os pontos mais importantes em seu caderno e responda as
questões abaixo:
5)
De onde vem a energia elétrica?
6)
Como ela chega ate as nossas casas?
7)
Como o uso que fazemos da energia,
considerando sua geração e como chega ate nos, impacta o ambiente e a qualidade
de vida?
8)
Envie uma pesquisa de onde vem a energia
elétrica.
Recursos
CMSO, blog da escola,
redes sociais, vídeos, casa eficiente, uma viagem eletrizante, mini gerador
eólico
Avaliação
Registro dos pontos mais importantes no caderno e
entrega da pesquisa e das questões no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
Não se esquecer de
colocar o nome completo, a serie e a turma.
OBS: Plantão de duvidas será na quarta-feira das 8 às 9
horas
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA: 8°B
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
ESPORTES PARALÍMPICOS:
LUTAS
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
● Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
________________________________________________________________________________
Aula II: Ler o texto:
História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), 柔JU (suave) e 道DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.
O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.
Fonte: Confederação Brasileira de Judô
Tarefa : Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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RECURSOS:
Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder, realizadas no próprio caderno.
Enviar para:
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DATA: 08 á 12/06/2020
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GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 8º Anos : B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas de produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.
GEOGRAFIA : Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
Charge Aroeira.
“Podemos dizer que é chocante e revoltante ver a autoridade máxima do nosso país brincando com a morte alheia. Infelizmente, enquanto não formos capazes de voltar a ter algum controle coletivo sobre a produção e circulação de dados e informações, os políticos atualistas continuarão a dobrar a realidade a seu favor.”
Após fazerem as leituras da charge e do fragmento do texto, se necessário pesquisem para complementar o entendimento.
ATIVIDADE: Em seguida façam uma breve redação de até 20 linhas, explicando o seu entendimento sobre o tema abordado.
Responda no caderno, colocando o título dá atividade e enumerando às respostas, se for o caso.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome acima de cada página com número e série. Envie para: < djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br >
‘ SE PRECISAR DESCANSE, MAS NÃO DESISTA ! ’
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho
HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os
processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS
PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS
O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Leia
o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as
questões propostas.
O
professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual
Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da
Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em
cidadão.
Revolução
Francesa e Cidadania
Impossibilitado de usar
a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às
ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê
constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e
convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro
Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da
elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto,
proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
Se essa Declaração, de 17 artigos e
um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo
de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são
garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês
Albert Soboul, uma obra de circunstância.
Esse
caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos
civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a
outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que
nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
O artigo primeiro da Declaração
estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”,
tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer
associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na
liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
O novo homem que daí nasce é
intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada,
entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os
outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser
adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir
barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões
arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a
pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar
os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão
é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o
direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem
dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos
de cidadania, tão recentemente alcançados.
Os demais artigos da Declaração
tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um
direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do
Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente
indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as
dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo
cidadão francês.
Resta, agora, somente mencionar o
que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio,
devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não
é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis
sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal
missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
A Nação é soberana, devendo-se
compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a
expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma
separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário,
pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também
aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças
públicas e da administração (artigos 14 e 15).
Foram esses 17 artigos, nascidos de
uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus,
fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo
manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e
na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro
Quando falamos, escrevemos ou
pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta
construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII,
passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela
Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o
proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não
apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária
como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou
a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA,
Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História
da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo:
Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder
as questões abaixo:
1) Qual a posição das forças armadas no
contexto que antecede a Revolução Francesa?
2) Quais eram as ordens que compunham a
França antes da Revolução Francesa?
3) O que você entende por direito à
propriedade?
4) De acordo com o texto como está
colocada a lei?
5) De acordo com o texto qual é o
objetivo do Estado?
6) De acordo com o texto quando o Estado
não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7) A cidadania é uma lenta construção.
Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?
INGLÊS /PROFª MONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso do verbo ir (go) em inglês.
Orientação da 1ª aula
1) Os dias da semana em inglês são chamados de "weekdays"; o final de semana é "weekend"
Leia atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.
- I go to church on Sundays. / Eu vou à igreja aos domingos.
- I don't work on Saturdays. / Eu não trabalho aos sábados.
- I have English classes on Monday. / Eu tenho aulas de inglês na
- segunda-feira.
Orientação da 2ª aula
1) De acordo com os exemplos da aula anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir. Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO B- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk
E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C
|
DISCIPLINA:
Matemática
|
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 08/06 a 12/06 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por
turma, totalizando 6 aulas semanais.
1 – TEMA: - Notação científica
- AS DESCOBERTAS DA BASE
10/ Números Muito Grandes e Muito
Pequenos
Competências e
habilidades:
- (EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar sobre as coisas que estão no mundo que
são visíveis a olho nu e as que não estão ao alcance da nossa visão, exceto com
o uso de equipamentos específicos, como o microscópio.
-Qual seria a
maior “coisa” do mundo? E a menor?
-De
que forma seria possível registrar essas medidas?
*
Pesquisar sobre a descoberta da base 10.
*
( Registrar um resumo da pesquisa no caderno)
-Resolver
os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2: Atividade 1:
Exercício 1.1; Atividade 2: Exercício:
2.1 ao 2.5; Atividade 3: Exercícios: 3.1 e 3.2 ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for
insuficiente, resolva no caderno.
O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados
nessa atividade.
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS /
ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS
( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem permanecer no
caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso
tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:
Enviar para
o email: josivansantana26@gmail.com
PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8ºB
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06
ü 8º Ano: Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
NOSSOS DIREITOS, reflita sobre a situação e fale a respeito dos nossos diretos e o que o ECA proporciona para Crianças e Jovens? Respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
TEC. E INOVAÇÃO/PROFª MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS TODAS AS QUINTAS AS 15H:00
Período para realização das atividades 08/06/2020 a 12/062020
8º ano : B
Atividade Centro de mídias do dia 29/05/2020
Narrativas digitais https://youtu.be/XxsC5A7rudc
Fique ligado plugado ou não!
Narrativa digital: é uma storystelling (história contada) e tem elementos como enredo, narrador, personagem, tempo e espaço.
1ºpasso assistir a aula, caso não tenha assistido.
2º Passo: Realizar essa atividade, vocês vão precisar da ajuda de seu responsável, porque com certeza devem ter em seus guardados alguma lembrança de você na fase da educação infantil, que seja, uma foto, atividade ou até mesmo uma peça de roupa ok!
3º Passo: Fazer uma narrativa contando sobre a foto ou atividade, caso você não se lembrar peça ajuda ao seu responsável você vai perceber a riqueza que são as recordações deles.
Não se esqueça, de colocar a imagem ok!
Essa Atividade foi adequada do caderno do aluno pág. 44 e 45
Lembrando que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.
8ºC
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º C
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade Música
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Nesta atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.
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RECURSOS:
Caderno para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 08/06 a 12/06
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CIÊNCIAS
Professora: Ana Paula Silva dos Santos
Conteúdo: transformações
de energia elétrica
Desenvolvimento e
Estratégias: fazer uma pesquisa sobre as potências gastas nos aparelhos
elétricos e consumo de energia em nossa residência.
Recursos utilizados – Livros didáticos e
internet
Avaliação: Se dará
através da devolutiva das atividades propostas pelo Professor
Nº de Aulas Previstas: 4
aulas
Período de realização: 08/06/2020
à 12/06/2020
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA: 8C
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
ESPORTES PARALÍMPICOS:
LUTAS
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
● Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
________________________________________________________________________________
Aula II: Ler o texto:
História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), 柔JU (suave) e 道DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.
O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.
Fonte: Confederação Brasileira de Judô
Tarefa : Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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RECURSOS:
Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder, realizadas no próprio caderno.
Enviar para:
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DATA: 08 á 12/06/2020
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GEOGRAFIA/PROFº VANILDO
Atividade de Geografia (Prof. Vanildo
Turmas: 8ºC, D
Assistir ao vídeo abaixo a respeito do SUS e respondam os questionamentos: https://youtu.be/D9lnaILJuGc
1. Antes do SUS, qual era o modelo de saúde implantado no Brasil?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quando foi instalado o SUS no Brasil?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Quais são os momentos em que a União/Federal passa a ser a executora das ações, conforme lei 8080?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Como é a participação das comunidades na gestão do SUS?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTÓRIA/PROFºWILSON
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho
HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os
processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS
PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS
O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Leia
o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as
questões propostas.
O
professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual
Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da
Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em
cidadão.
Revolução
Francesa e Cidadania
Impossibilitado de usar
a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às
ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê
constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e
convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro
Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da
elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto,
proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
Se essa Declaração, de 17 artigos e
um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo
de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são
garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês
Albert Soboul, uma obra de circunstância.
Esse
caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos
civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a
outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que
nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
O artigo primeiro da Declaração
estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”,
tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer
associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na
liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
O novo homem que daí nasce é
intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada,
entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os
outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser
adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir
barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões
arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a
pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar
os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão
é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o
direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem
dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos
de cidadania, tão recentemente alcançados.
Os demais artigos da Declaração
tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um
direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do
Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente
indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as
dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo
cidadão francês.
Resta, agora, somente mencionar o
que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio,
devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não
é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis
sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal
missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
A Nação é soberana, devendo-se
compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a
expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma
separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário,
pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também
aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças
públicas e da administração (artigos 14 e 15).
Foram esses 17 artigos, nascidos de
uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus,
fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo
manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e
na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro
Quando falamos, escrevemos ou
pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta
construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII,
passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela
Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o
proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não
apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária
como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou
a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA,
Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História
da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo:
Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder
as questões abaixo:
1) Qual a posição das forças armadas no
contexto que antecede a Revolução Francesa?
2) Quais eram as ordens que compunham a
França antes da Revolução Francesa?
3) O que você entende por direito à
propriedade?
4) De acordo com o texto como está
colocada a lei?
5) De acordo com o texto qual é o
objetivo do Estado?
6) De acordo com o texto quando o Estado
não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7) A cidadania é uma lenta construção.
Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?
INGLÊS /PROFª MONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso do verbo ir (go) em inglês.
Orientação da 1ª aula
1) Os dias da semana em inglês são chamados de "weekdays"; o final de semana é "weekend"
Leia atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.
- I go to church on Sundays. / Eu vou à igreja aos domingos.
- I don't work on Saturdays. / Eu não trabalho aos sábados.
- I have English classes on Monday. / Eu tenho aulas de inglês na
- segunda-feira.
Orientação da 2ª aula
1) De acordo com os exemplos da aula anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir. Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº RENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO C- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk
E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C
|
DISCIPLINA:
Matemática
|
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 08/06 a 12/06 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por
turma, totalizando 6 aulas semanais.
1 – TEMA: - Notação científica
- AS DESCOBERTAS DA BASE
10/ Números Muito Grandes e Muito
Pequenos
Competências e
habilidades:
- (EF08MA01)
Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse
conhecimento na representação de números em notação científica.
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar sobre as coisas que estão no mundo que
são visíveis a olho nu e as que não estão ao alcance da nossa visão, exceto com
o uso de equipamentos específicos, como o microscópio.
-Qual seria a
maior “coisa” do mundo? E a menor?
-De
que forma seria possível registrar essas medidas?
*
Pesquisar sobre a descoberta da base 10.
*
( Registrar um resumo da pesquisa no caderno)
-Resolver
os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2: Atividade 1:
Exercício 1.1; Atividade 2: Exercício:
2.1 ao 2.5; Atividade 3: Exercícios: 3.1 e 3.2 ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for
insuficiente, resolva no caderno.
O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados
nessa atividade.
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS /
ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS
( x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem permanecer no
caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso
tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:
Enviar para
o email: josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf
Séries: 8ºC
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06
ü 8º Ano: Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
NOSSOS DIREITOS, reflita sobre a situação e fale a respeito dos nossos diretos e o que o ECA proporciona para Crianças e Jovens? Respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS TODAS AS QUINTAS AS 15H:00
Período para realização das atividades 08/06/2020 a 12/062020
8º ano : C
Atividade Centro de mídias do dia 29/05/2020
Narrativas digitais https://youtu.be/XxsC5A7rudc
Fique ligado plugado ou não!
Narrativa digital: é uma storystelling (história contada) e tem elementos como enredo, narrador, personagem, tempo e espaço.
1ºpasso assistir a aula, caso não tenha assistido.
2º Passo: Realizar essa atividade, vocês vão precisar da ajuda de seu responsável, porque com certeza devem ter em seus guardados alguma lembrança de você na fase da educação infantil, que seja, uma foto, atividade ou até mesmo uma peça de roupa ok!
3º Passo: Fazer uma narrativa contando sobre a foto ou atividade, caso você não se lembrar peça ajuda ao seu responsável você vai perceber a riqueza que são as recordações deles.
Não se esqueça, de colocar a imagem ok!
Essa Atividade foi adequada do caderno do aluno pág. 44 e 45
Lembrando que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.
8ºD
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
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PROFESSOR
Adriana
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AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º D
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte
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CONTEÚDOS:
Atividade Música
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Nesta atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.
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RECURSOS:
Caderno para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 08/06 a 12/06
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|
CIÊNCIAS
Professora: Ana Paula Silva dos Santos
Conteúdo: transformações de energia elétrica
Desenvolvimento e Estratégias: fazer uma pesquisa sobre as potências gastas nos aparelhos elétricos e consumo de energia em nossa residência.
Recursos utilizados – Livros didáticos e internet
Avaliação: Se dará através da devolutiva das atividades propostas pelo Professor
Nº de Aulas Previstas: 4 aulas
Período de realização: 08/06/2020 à 12/06/2020
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
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DISCIPLINA/TURMA: 8°D.
EDUCAÇÃO FÍSICA
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CONTEÚDOS:
ESPORTES PARALÍMPICOS:
LUTAS
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
· (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:
● Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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Aula II: Ler o texto:
História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), 柔JU (suave) e 道DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.
O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.
Fonte: Confederação Brasileira de Judô
Tarefa : Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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RECURSOS:
Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder, realizadas no próprio caderno.
Enviar para:
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DATA: 08 á 12/06/2020
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Atividade de Geografia (Prof. Vanildo
Turmas: 8ºC, D
Assistir ao vídeo abaixo a respeito do SUS e respondam os questionamentos: https://youtu.be/D9lnaILJuGc
1. Antes do SUS, qual era o modelo de saúde implantado no Brasil?
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2. Quando foi instalado o SUS no Brasil?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Quais são os momentos em que a União/Federal passa a ser a executora das ações, conforme lei 8080?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Como é a participação das comunidades na gestão do SUS?
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EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTÓRIA/PROFº WILSON
E.E.
Salim Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE
Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho
HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os
processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS
PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS
O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES
PROPOSTAS.
Leia
o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as
questões propostas.
O
professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual
Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da
Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em
cidadão.
Revolução
Francesa e Cidadania
Impossibilitado de usar
a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às
ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê
constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e
convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro
Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da
elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto,
proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
Se essa Declaração, de 17 artigos e
um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo
de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são
garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês
Albert Soboul, uma obra de circunstância.
Esse
caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos
civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a
outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que
nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
O artigo primeiro da Declaração
estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”,
tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer
associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na
liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
O novo homem que daí nasce é
intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada,
entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os
outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser
adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir
barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões
arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a
pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar
os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão
é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o
direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem
dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos
de cidadania, tão recentemente alcançados.
Os demais artigos da Declaração
tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um
direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do
Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente
indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as
dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo
cidadão francês.
Resta, agora, somente mencionar o
que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio,
devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não
é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis
sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal
missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
A Nação é soberana, devendo-se
compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a
expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma
separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário,
pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também
aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças
públicas e da administração (artigos 14 e 15).
Foram esses 17 artigos, nascidos de
uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus,
fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo
manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e
na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro
Quando falamos, escrevemos ou
pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta
construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII,
passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela
Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o
proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não
apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária
como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou
a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA,
Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História
da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo:
Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder
as questões abaixo:
1) Qual a posição das forças armadas no
contexto que antecede a Revolução Francesa?
2) Quais eram as ordens que compunham a
França antes da Revolução Francesa?
3) O que você entende por direito à
propriedade?
4) De acordo com o texto como está
colocada a lei?
5) De acordo com o texto qual é o
objetivo do Estado?
6) De acordo com o texto quando o Estado
não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7) A cidadania é uma lenta construção.
Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?
INGLÊS /PROFª MONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso do verbo ir (go) em inglês.
Orientação da 1ª aula
1) Os dias da semana em inglês são chamados de "weekdays"; o final de semana é "weekend"
Leia atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.
- I go to church on Sundays. / Eu vou à igreja aos domingos.
- I don't work on Saturdays. / Eu não trabalho aos sábados.
- I have English classes on Monday. / Eu tenho aulas de inglês na
- segunda-feira.
Orientação da 2ª aula
1) De acordo com os exemplos da aula anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir. Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO D- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk
E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
MATEMÁTICA/PROFª MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Atividades proposta
para o período de 08/06/2020 / á 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7
Caderno do aluno 1º Bimestre
Para início de conversa: (2 aulas).
Vocês já ouviram falar em cara ou coroa!
Vamos lá!
Cara ou Coroa é um jogo simples,
que consiste em se atirar uma moeda ao ar
para então verificar qual de seus lados ficou voltado para cima após sua queda.
É comumente utilizado para se escolher entre duas alternativas ou para resolver
uma disputa entre duas partes. Esse método de escolha tem necessariamente
apenas duas possibilidades de resultado, as quais têm a mesma probabilidade de
ocorrência. Um uso frequente é a decisão de quem fará o movimento inicial em
alguma atividade. No futebol, por exemplo, a moeda decide quem ficará com o
direito de opção pelo campo ou pela bola.
Ao
lançar uma moeda, qual é a probabilidade de cair a face coroa?
Resolução:
Uma moeda tem duas faces ok
Portanto:
cara e coroa
Ao lançar teremos 1 chance em 2
Por que nosso espaço amostral assim chamado é 2
Portanto teremos 1 chance em 2
Que podemos representar na forma fracionaria ou em
percentual
= meio ou 50%
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES
PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO PÁGINA 33
Atividade 1- Possíveis Eventos – A presença do aleatório.
1.1 Em um
sorteio entre 20 participantes, cada um recebeu um número, entre 1 e 20, sem
repetição. Sabendo que cada participante teve direito a um único número,
escreva:
RESOLUÇÃO:
Passo
a Passo da resolução:
1º
Passo: Ler atentamente o problema e fazer perguntas para o problema!
Exemplos
de perguntas.
Do
que se trata essa situação?
Resposta:
Um sorteio!
Quantas pessoas participaram desse sorteio? (espaço amostral)
Resposta :20 pessoas
Essas pessoas receberam o que?
Resposta :Cada pessoa
recebeu um número de 1 a 20 sem repetição!
Perceberam
que é só ler atentamente e fazer perguntas para o problema que ele te responde!
AGORA
VAMOS RESPONDER AS PERGUNTAS DO PROBLEMA
a) Os elementos que formam o espaço amostral
desse sorteio. Resposta 20
b) Os elementos que descrevem o evento: “O
resultado é um número par maior que 4 e menor que 20”.
Resposta:
Vamos
encontrar os números pares compreendidos entre 4 e 20.
(4, 6,8,10,12,14,16,18, 20)
Pelo
enunciado o número deve ser maior que 4 e menor que 20 correto!
Portanto
queremos os números (6,8,10,12,14,16,18).
Teremos
7 elementos, ou seja
c) O número de elementos do evento que
resultem em um número primo.
Números
primos lembram são aqueles que tem apenas dois divisores o 1 e ele mesmo.
Números
primos compreendidos entre 1 a 20.
(1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20)
Números
primos compreendidos entre 1 a 20 são:
(2,3,5,7,11,13,17,18
d) A probabilidade de ao se sortear um número
ao acaso o evento ser múltiplo de 6.
Os múltiplos de 6 são todos os
números que podem ser divididos por esse valor e resultam em outro número
inteiro. Com isso, podemos concluir que os múltiplos de 6 compreendidos
entre (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20 )
(6, 12, 18,)
Teremos
3 elementos, ou seja 3 = 0,15 = 15 = 15%
20 100
Agora
vocês deverão realizar as atividades da apostila página 34
Atividade1.2
Atividade
1.3
Atividade Avaliativa (2
aulas)
Nome:________________________________________Turma:
8º ano D data___/06/2020
Uma
criança está brincando com bolinhas numeradas de 1 a 15, que estão dentro de
uma caixa. Sabendo que durante a brincadeira a criança derrubou uma das
bolinhas no chão, determine a probabilidade de ocorrerem os seguintes eventos:
a) O número da bolinha que caiu ser par.
b)
O número da bolinha que caiu ser primo.
c) O número da bolinha que caiu ser par e
primo.
d) Ter caído qualquer uma das bolinhas,
independentemente do número marcado.
Caderno aprender sempre página 7, atividades 6
Aula de leitura (1 aula)
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse
audiolivro para nossas aulas de leitura:
Capítulo
1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo
3 Conto
Vocês
deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático
empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.
Para essa
semana vocês deverão encaminhar somente as aulas de matemática do centro de
mídia.
Aquela
ficha que encaminhei anteriormente.
Pessoal preciso saber se vocês estão conseguindo
realizar as atividades mandem mensagem pelo email fico online o tempo todo !!
Lembrando
que!!!!!! Logo estaremos juntos. TUDO PASSA
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
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1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias
Quintão
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2.
TURMA
8° ANO - D
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3.
DISCIPLINA:
Professor
especialista, projeto de vida.
|
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4.
CONTEÚDOS:
Reflexão de propaganda
sobre o sentimento que a pandemia nos traz.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Foco, leitura e
interpretação.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Os alunos deverão
comentar sobre um, comercial que esteja passando na televisão, a respeito da
pandemia o comentário devera retratar, o sentimento que o aluno teve ao ver o
comercial.
Obs: As atividades
anteriores, estão com a paginação erradas, os alunos devem levar em conta os
temas e não a paginação, pois a paginação da apostila do professor é diferente
da apostila do aluno. Desde já peço desculpas pelo transtorno, deixo
registrado que vocês não serão prejudicados e que aceitarei as atividades
daqueles que ainda não fizeram devido a esse transtorno.
Gostaria de ressaltar
que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão
de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram
utilizar o caderno.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
08/06/2020 a 12/06/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane
|
12. VALIDADO EM:
08/06/2020
|
|
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 1- Semana
Quarentena 08.06 à 12.06
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
ATIVIDADE
1 – FAKE NEWS Página 59 do Caderno do Aluno
Objetivo: diferenciar fake news a partir
de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes
perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de
informação.
Saiba mais:
Frias, Otavio Filho. O que é falso sobre fake news. Revista USP: São Paulo, n.
116, p. 39-44, janeiro/fevereiro/março 2018. Disponível em: . Acesso em:
27.dez. 2019.
Após
fazer atividade 1 proposta defina como você sabe que uma informação é Fake
News? Envie por e-mail do professor.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8º D e 9º A do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: Autoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo;
Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
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