ATIVIDADES DA SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºTA /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
FILOSOFIA - ISLILIA
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
QUÍMICA
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
MATEMÁTICA/PROFªADILSON
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºTB /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
FILOSOFIA - ISLILIA
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
QUÍMICA
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
MATEMÁTICA/PROFªADILSON
1ºTA /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 1ª TA, 1ºTB, 1ºTC
CONTEÚDOS:
O corpo como suporte físico na dança.
1ª e 2ª Aula:
Leia o texto a seguir:
POR: NOVA ESCOLA 01 de Abril | 2007
A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.
A dança surgiu com a função de permitir ao homem adorar os deuses e a natureza. Nas cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) e serra da Capivara (no Piauí) é possível observar desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo. É como se nossos antepassados quisessem reproduzir graficamente os sentimentos proporcionados por uma boa caça e uma colheita frutífera, a alegria causada pela chuva ou o medo provocado por um predador. A primeira coreografia que os estudiosos imaginam ter sido criada é a do homem que veste uma pele de animal e tenta imitar seus ataques ou fugas. Ao longo do tempo, essa forma de Arte passou por transformações. Uma das mais importantes foi realizada na França do século 17, durante o reinado de Luís XIV. Exímio bailarino, ele fundou em 1661 a Academia Real da Música e da Dança. Nascia assim o conceito de balé, um tipo de dança executada pelos nobres nas festas da corte, que duravam dias. O gênero foi bastante difundido em toda a Europa. Na virada do século 19 para o 20, a francesa Isadora Duncan (18721927) mudou completamente o jeito teatral de dançar. Ela causou enorme sensação ao rejeitar as sapatilhas de ponta, símbolo sagrado do balé. Descalça, Isadora fazia seus passos arrojados e menos rígidos, interpretando as músicas a seu modo. Em 1913, o russo Vaslav Nijinsky (18901950) coreografou A Sagração da Primavera, peça musical dissonante e assimétrica do russo Igor Stravinski (18821971) que tinha movimentos diferentes para os vários bailarinos. Assim, ele eliminou o conceito de corpo de baile. (Veja essas e outras transformações no pôster "A arte no tempo") Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo. Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. Como a ação física é a primeira forma de aprendizagem, é importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola. A criança estimulada a se movimentar explora com mais freqüência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. Geralmente, nos primeiros sete anos de vida, os pequenos têm um vocabulário gestual muitas vezes maior do que o oral. De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.
"As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso" Esteban Levin, psicólogo argentino e pesquisador em psicomotricidade.
Agora descreva com suas próprias palavras três informações que chamou sua atenção!
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 29/06/2020 a 03/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
1º
TERMO A , 1º TERMO B e 1º Termo C – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia.
E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades:
- Reconhecer os
riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes
faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde
- Identificar as causas mais frequentes de
mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de
óbito
- Agrupar diferentes causas de morte segundo
semelhança
|
Atividade:
Faça
uma pesquisa dos tópicos abaixo e elabore um resumo sobre “Saúde ambiental e
seus impactos”.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 29/06 até 03/07 (
Duas aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 29/06 `a 03/07
Pesquisar:
Saúde ambiental
• Saneamento básico e impacto na mortalidade
infantil e em doenças contagiosas e parasitárias
•
Tecnologias para aperfeiçoar o saneamento básico
Enviar
a atividade para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Atendimento aos alunos pelo
e-mail das 19h30min às 21h30min.
Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 1TA,B,C Anos Eja.
Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues
1) Assistir vídeo, e explicar o que é Ciências?
https://youtu.be/KUL9m-ApMQc
2) Qual é a relação da Filosofia com a Ciência?
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: Assistir o vídeo
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o vídeo
Assista ao vídeo a seguir, para a compreensão sobre o respeito mutuo.
Como este ligado a tudo em nossa volta.
Será da onde vem, o preconceito? Você já parou para pensar nisso!
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.
FÍSICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)
CONTEÚDOS: ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA
ATIVIDADE VAMOS FAZER UM EXPERIMENTO COM A FAMÍLIA
Define-se a energia potencial elástica, como o trabalho realizado ao se deformar a mola (ou outro corpo) de um valor (de deformação).
Uma deformação é elástica quando, cessada a força que a provoca, o material volta ao seu tamanho e à sua forma original, vamos testar fazendo o experimento abaixo.
Encha um balão de aniversário e faça os experimentos abaixo (não esquecendo de anotar os resultados e enviar depois por email):
• Sem furar o balão, empurre com seus dedos uma parte para dentro e, depois, solte. O que ocorreu?
• Da mesma forma, puxe uma parte do balão para fora e solte. O que ocorreu? Por que tais resultados foram obtidos?
IMPORTANTE: ALUNOS JÁ CADASTRADOS NO CLASSROOM, DEVEM ENVIAR OS RESULTADOS APENAS POR LÁ.
- PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
- ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: 1 TERMO A + LUCAS SANTOS + SEMANA 29.06 A 03.07
QUIMICA
QUÍMICA
ATIVIDADE interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC, 8C, 8D, 2° TA, História 9C, 2°TB Prof° VANILDO E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Recentemente os meios de comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco Mundial, mas, o que é o Banco Mundial? Leia o texto e responda as questões:
O Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-guerra.
A estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia. Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque na agenda da instituição.
A estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010, o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros, obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25 membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em qual contexto surgiu o Banco Mundial?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas atribuições?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Além do Brasil, quais são os outros países que integram a mesma diretória?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTÓRIAINGLÊS/PROFªMªANTONIA
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre Atividade para a semana: de 29 de junho à 03 de julho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 1o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Informação no mundo globalizado Conteúdo:Jornal Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva "student interchange to learn Portuguese in Brazil" (Intercâmbio Estudantil para aprender português no Brasil). Escolha um dos itens; passe os olhos no texto; escreva em seu caderno o nome do site, o título do texto, quem escreveu, as palavras inglesas semelhantes à língua portuguesa e qual a sua opinião sobre o texto. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.LÍNGUA PORTUGUESA/PPROFªCLAUDIA
1º
TERMO A –
Professora Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
|
Tempo
para realização:
Uma semana.
29/06
até 03/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
|
Leitura e Interpretação.
Respostas Curtas.
Texto 1: Ditado
popular
ou provérbio ou, ainda, adágio é uma frase do
popular, com um texto mínimo de autor desconhecido. O ditado é várias vezes
repetido e se baseia no senso comum de um determinado meio cultural, como por
exemplo: “antes ele do que eu”. Ditados tornam-se expressões comuns e se mantêm
imutáveis através dos anos, constituindo e retratando uma parte importante de
cada cultura.
Texto 2: Provérbio
substantivo masculino 1. frase curta, ger. de
origem popular, freq. com ritmo e rima, rica em imagens, que sintetiza um
conceito a respeito da realidade ou uma regra social ou moral (p.ex.: Deus
ajuda a quem madruga). 2. na Bíblia, pequena frase que visa aconselhar, educar,
edificar; exortação, pensamento, máxima. “Livro dos Provérbios”.
Ambos os Textos são considerados
Informativos, pois apresentam um conceito ou uma ideia. Responda:
1-Quais são as diferenças entre os textos?
Que conceitos ambos veiculam?
2-Na sua opinião, qual dos quadros traz mais
informações? Justifique sua resposta.
Adilson
Velonisqui Rodrigues
1°
termo A , B e C – Período 29de junho a 03 de julho.
Atividades
Matemática
1-
Calcule o 31º termo da PA cujo a1= 5 e n = 3
2-
Calcule o 51º termo da PA (2,7,12...)
CONTATO
PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
1ºTB /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 1ª TA, 1ºTB, 1ºTC
CONTEÚDOS:
O corpo como suporte físico na dança.
1ª e 2ª Aula:
Leia o texto a seguir:
POR: NOVA ESCOLA 01 de Abril | 2007
A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.
A dança surgiu com a função de permitir ao homem adorar os deuses e a natureza. Nas cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) e serra da Capivara (no Piauí) é possível observar desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo. É como se nossos antepassados quisessem reproduzir graficamente os sentimentos proporcionados por uma boa caça e uma colheita frutífera, a alegria causada pela chuva ou o medo provocado por um predador. A primeira coreografia que os estudiosos imaginam ter sido criada é a do homem que veste uma pele de animal e tenta imitar seus ataques ou fugas. Ao longo do tempo, essa forma de Arte passou por transformações. Uma das mais importantes foi realizada na França do século 17, durante o reinado de Luís XIV. Exímio bailarino, ele fundou em 1661 a Academia Real da Música e da Dança. Nascia assim o conceito de balé, um tipo de dança executada pelos nobres nas festas da corte, que duravam dias. O gênero foi bastante difundido em toda a Europa. Na virada do século 19 para o 20, a francesa Isadora Duncan (18721927) mudou completamente o jeito teatral de dançar. Ela causou enorme sensação ao rejeitar as sapatilhas de ponta, símbolo sagrado do balé. Descalça, Isadora fazia seus passos arrojados e menos rígidos, interpretando as músicas a seu modo. Em 1913, o russo Vaslav Nijinsky (18901950) coreografou A Sagração da Primavera, peça musical dissonante e assimétrica do russo Igor Stravinski (18821971) que tinha movimentos diferentes para os vários bailarinos. Assim, ele eliminou o conceito de corpo de baile. (Veja essas e outras transformações no pôster "A arte no tempo") Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo. Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. Como a ação física é a primeira forma de aprendizagem, é importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola. A criança estimulada a se movimentar explora com mais freqüência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. Geralmente, nos primeiros sete anos de vida, os pequenos têm um vocabulário gestual muitas vezes maior do que o oral. De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.
"As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso" Esteban Levin, psicólogo argentino e pesquisador em psicomotricidade.
Agora descreva com suas próprias palavras três informações que chamou sua atenção!
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 29/06/2020 a 03/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
1º TERMO A , 1º TERMO B e 1º Termo C – Professora Benedita. Disciplina: Biologia.
E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades:
- Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde
- Identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito
- Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança
|
Atividade:
Faça uma pesquisa dos tópicos abaixo e elabore um resumo sobre “Saúde ambiental e seus impactos”.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 29/06 até 03/07 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 29/06 `a 03/07
Pesquisar:
Saúde ambiental
• Saneamento básico e impacto na mortalidade infantil e em doenças contagiosas e parasitárias
• Tecnologias para aperfeiçoar o saneamento básico
Enviar a atividade para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA - ISLILIA
Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 1TA,B,C Anos Eja.
Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues
1) Assistir vídeo, e explicar o que é Ciências?
https://youtu.be/KUL9m-ApMQc
2) Qual é a relação da Filosofia com a Ciência?
SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TA-1TB Noturno
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.
Atividade: Assistir o vídeo
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o vídeo
Assista ao vídeo a seguir, para a compreensão sobre o respeito mutuo.
Como este ligado a tudo em nossa volta.
Será da onde vem, o preconceito? Você já parou para pensar nisso!
E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br
Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.
FÍSICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (1 TERMO A e B - NOITE)
CONTEÚDOS: ENERGIA POTENCIAL ELÁSTICA
ATIVIDADE VAMOS FAZER UM EXPERIMENTO COM A FAMÍLIA
Define-se a energia potencial elástica, como o trabalho realizado ao se deformar a mola (ou outro corpo) de um valor (de deformação).
Uma deformação é elástica quando, cessada a força que a provoca, o material volta ao seu tamanho e à sua forma original, vamos testar fazendo o experimento abaixo.
Encha um balão de aniversário e faça os experimentos abaixo (não esquecendo de anotar os resultados e enviar depois por email):
• Sem furar o balão, empurre com seus dedos uma parte para dentro e, depois, solte. O que ocorreu?
• Da mesma forma, puxe uma parte do balão para fora e solte. O que ocorreu? Por que tais resultados foram obtidos?
IMPORTANTE: ALUNOS JÁ CADASTRADOS NO CLASSROOM, DEVEM ENVIAR OS RESULTADOS APENAS POR LÁ.
- PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
- ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: 1 TERMO A + LUCAS SANTOS + SEMANA 29.06 A 03.0
QUÍMICA
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
ATIVIDADE interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC, 8C, 8D, 2° TA, História 9C, 2°TB Prof° VANILDO E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Recentemente os meios de comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco Mundial, mas, o que é o Banco Mundial? Leia o texto e responda as questões:
O Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-guerra.
A estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia. Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque na agenda da instituição.
A estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010, o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros, obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25 membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em qual contexto surgiu o Banco Mundial?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas atribuições?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Além do Brasil, quais são os outros países que integram a mesma diretória?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTÓRIAINGLÊS/PROFªMªANTONIA
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre Atividade para a semana: de 29 de junho à 03 de julho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 1o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Informação no mundo globalizado Conteúdo:Jornal Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva "student interchange to learn Portuguese in Brazil" (Intercâmbio Estudantil para aprender português no Brasil). Escolha um dos itens; passe os olhos no texto; escreva em seu caderno o nome do site, o título do texto, quem escreveu, as palavras inglesas semelhantes à língua portuguesa e qual a sua opinião sobre o texto. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO
1º
TERMO B e C – Professor THIAGO GOMES SOARES.
Disciplina: Língua Portuguesa.
E-mail thiagomhz@gmail.com
|
Tempo
para realização:
Uma semana.
29/06
até 03/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
|
Leitura e Interpretação.
TEXTO I
“RIO – Com dois gols de um iluminado
Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3
a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o
outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões.
O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as
partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”
(O Globo on line –
02/03/08)
TEXTO II
“O cantor Jerry Adriani interpreta
sucessos do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de
canções do grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no
palco da Sala Baden Powell.”
O Globo on line –
02/03/08
TEXTO III
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o
espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta
não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos
recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano.
Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores
fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada
mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização
significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das
terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não
passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há
muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva
(adaptado).
1) Segundo o
Texto III, o cientista americano está preocupado com:
(A) a vida
neste planeta.
(B) a qualidade
do espaço aéreo.
(C) o que
pensam os extraterrestres.
(D) o seu
prestígio no mundo.
(E) os seres de
outro planeta.
2) Para o autor,
a humanidade:
(A) demonstra
ser muito inteligente.
(B) ouve as
palavras do cientista.
(C) age contra
sua própria existência.
(D) preserva os
recursos naturais.
(E) valoriza a
existência sadia.
3) Da maneira
como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente
está degradado porque:
(A) a
destruição é inevitável.
(B) a
civilização o está destruindo.
(C) a
humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras
são o principal agente da destruição.
(E) os recursos
para mantê-lo não são suficientes.
4) A afirmação:
“Essas são palavras de um renomado cientista americano.” quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
5) Você
consegue identificar alguma semelhança entre os textos? Quais?
MATEMÁTICA/PROFªADILSON
Adilson
Velonisqui Rodrigues
1°
termo A , B e C – Período 29de junho a 03 de julho.
Atividades
Matemática
1-
Calcule o 31º termo da PA cujo a1= 5 e n = 3
2-
Calcule o 51º termo da PA (2,7,12...)
CONTATO
PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1ºTC /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
FILOSOFIA - ISLILIA
SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
FÍSICA
QUÍMICA
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
INGLÊS/PROFªMªANTONIA
MATEMÁTICA//PROFºADILSON
1ºTC /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 1ª TA, 1ºTB, 1ºTC
CONTEÚDOS:
O corpo como suporte físico na dança.
1ª e 2ª Aula:
Leia o texto a seguir:
POR: NOVA ESCOLA 01 de Abril | 2007
A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua. Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.
A dança surgiu com a função de permitir ao homem adorar os deuses e a natureza. Nas cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) e serra da Capivara (no Piauí) é possível observar desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo. É como se nossos antepassados quisessem reproduzir graficamente os sentimentos proporcionados por uma boa caça e uma colheita frutífera, a alegria causada pela chuva ou o medo provocado por um predador. A primeira coreografia que os estudiosos imaginam ter sido criada é a do homem que veste uma pele de animal e tenta imitar seus ataques ou fugas. Ao longo do tempo, essa forma de Arte passou por transformações. Uma das mais importantes foi realizada na França do século 17, durante o reinado de Luís XIV. Exímio bailarino, ele fundou em 1661 a Academia Real da Música e da Dança. Nascia assim o conceito de balé, um tipo de dança executada pelos nobres nas festas da corte, que duravam dias. O gênero foi bastante difundido em toda a Europa. Na virada do século 19 para o 20, a francesa Isadora Duncan (18721927) mudou completamente o jeito teatral de dançar. Ela causou enorme sensação ao rejeitar as sapatilhas de ponta, símbolo sagrado do balé. Descalça, Isadora fazia seus passos arrojados e menos rígidos, interpretando as músicas a seu modo. Em 1913, o russo Vaslav Nijinsky (18901950) coreografou A Sagração da Primavera, peça musical dissonante e assimétrica do russo Igor Stravinski (18821971) que tinha movimentos diferentes para os vários bailarinos. Assim, ele eliminou o conceito de corpo de baile. (Veja essas e outras transformações no pôster "A arte no tempo") Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo. Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social. Como a ação física é a primeira forma de aprendizagem, é importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola. A criança estimulada a se movimentar explora com mais freqüência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade. Geralmente, nos primeiros sete anos de vida, os pequenos têm um vocabulário gestual muitas vezes maior do que o oral. De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.
"As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso" Esteban Levin, psicólogo argentino e pesquisador em psicomotricidade.
Agora descreva com suas próprias palavras três informações que chamou sua atenção!
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 29/06/2020 a 03/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.
|
1º TERMO A , 1º TERMO B e 1º Termo C – Professora Benedita. Disciplina: Biologia.
E-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
|
Habilidades:
- Reconhecer os riscos diferenciados que uma mesma causa de morte apresenta para diferentes faixas etárias, a partir de estatísticas de saúde
- Identificar as causas mais frequentes de mortalidade entre jovens, discutindo estratégias para reduzir o risco de óbito
- Agrupar diferentes causas de morte segundo semelhança
|
Atividade:
Faça uma pesquisa dos tópicos abaixo e elabore um resumo sobre “Saúde ambiental e seus impactos”.
|
Tempo para realização: Uma semana. De 29/06 até 03/07 ( Duas aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
|
Atividade Semana 29/06 `a 03/07
Pesquisar:
Saúde ambiental
• Saneamento básico e impacto na mortalidade infantil e em doenças contagiosas e parasitárias
• Tecnologias para aperfeiçoar o saneamento básico
Enviar a atividade para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br
Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 1TA,B,C Anos Eja.
Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues
1) Assistir vídeo, e explicar o que é Ciências?
https://youtu.be/KUL9m-ApMQc
2) Qual é a relação da Filosofia com a Ciência?
SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIM FARAH
MALUF PROFESSOR
PROFESSOR NANCIO
Aulas Interativas Semanal para o Blog da
Escola – 2° BIMESTRE
Turma Ano ou
Séria: 1° ANOS EJA: 1TC
Disciplina: SOCIOLOGIA
Quantidade de
aulas semanais: 02 aulas de 45 minutos
Período de: 29/06/20 A 03/07/2020 – Período da
Noite
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
Conteúdo
Aplicado
Socialização
e o processo de construção da identidade
Habilidades e
Competências Necessárias:
Reconhecer
que a construção identitária é um processo contínuo e que vem da relação
entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e
participa da vida em sociedade.
entre indivíduo e sociedade, ou seja, dos grupos sociais por meio dos quais ele interage e
participa da vida em sociedade.
Materiais
Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O Alunos vai Pesquisar o
Conteúdo Aplicado em site de Pesquisa: GOOGLE. Após a pesquisa
O aluno deverá enviar o Trabalho pesquisado para o Email do
Professor com nome completo, serie e sala.
Sistema de
Avalição e Acompanhamento:
Para o aluno obter nota satisfatória no Trabalho, é necessário que o
trabalho tenha Conteúdo e não saia do Tema sugerido.
Professor: Professor
Coordenador:
Nancio
Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
QUÍMICA
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
ATIVIDADE interdisciplinar Geografia, EJA 1°TA, TB, TC, 8C, 8D, 2° TA, História 9C, 2°TB Prof° VANILDO E-mail: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Recentemente os meios de comunicações noticiou a possível ida do ex-ministro da educação (Abraham Weintraub) para a diretória do banco Mundial, mas, o que é o Banco Mundial? Leia o texto e responda as questões:
O Banco Mundial é uma organização internacional que surgiu da Conferência de Bretton Woods (1944) para atender às necessidades de financiamento da reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. O nome oficial da instituição criada em Bretton Woods era "Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento" (BIRD). A instituição, que se capitalizou a partir da venda de títulos ao mercado garantidos pelos países membros, mudou gradualmente seu foco para os países em desenvolvimento, muitos dos quais se tornaram nações independentes no pós-guerra.
A estrutura da organização tornou-se mais complexa e deu origem a outras instituições – que hoje conformam o grupo Banco Mundial – criada para suprir demandas que o BIRD não podia atender. Em 1956, surgiu a Corporação Financeira Internacional (CFI), com o objetivo de promover a expansão do investimento privado nos países em desenvolvimento. Seguiu-se, em 1960, a criação da Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), que tornou possível a concessão de empréstimos aos países mais pobres que não preenchiam as condições para aceder aos empréstimos concedidos pelo BIRD. Entre os países em desenvolvimento, o Brasil tem sido um dos maiores doadores da AID.
O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos (CIADI) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (AMGI) foram criadas respectivamente em 1966 e 1988, dentro da perspectiva de alavancar o investimento estrangeiro nos países em desenvolvimento.
O Banco Mundial tornou-se uma referência importante por suas análises e experimentos relacionados ao processo de desenvolvimento. A instituição já foi alvo de críticas, por financiar projetos que provocaram desastres ambientais ou desconsideraram impactos sociais. O Banco Mundial, entretanto, sofisticou seus procedimentos para elaboração, análise e seguimento dos projetos que financia. Para os mais pobres países em desenvolvimento do mundo, os planos de assistência do Banco são baseados em estratégias de redução da pobreza.
O êxito econômico de muitos países em desenvolvimento, que hoje têm acesso a fontes de financiamento privado para seus investimentos, encorajou o Banco Mundial a reorientar seu foco priorizando os países mais necessitados. Temáticas como a proteção ao meio ambiente e a mudança do clima passaram a figurar com destaque na agenda da instituição.
A estrutura organizacional do Banco Mundial assemelha-se à do FMI, com uma Assembleia de Governadores, onde o poder de voto é distribuído de acordo com a participação de cada país como garante do capital do Banco em caso de inadimplência, (algo que nunca ocorreu), e um Conselho de 25 Diretores, eleito a cada dois anos pelos 188 diretores. A Diretoria integrada pelo Brasil também representa os seguintes países: Colômbia, Equador Filipinas, Guiana, Haiti, República Dominicana, Suriname e Trinidad e Tobago.
Em 2010, o poder de voto no Banco Mundial foi revisto para aumentar a voz dos países em desenvolvimento. Os países com maior poder de voto são, no momento, os Estados Unidos (com poder de veto), Japão, China, Alemanha, o Reino Unido, França, e Índia. Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Índia, México e Turquia, dentre outros, obtiveram ganhos significativos. As diretrizes políticas do Banco Mundial são discutidas e aprovadas em reuniões bianuais (abril e outubro) de nível ministerial no âmbito do Comitê de Desenvolvimento. O Comitê é composto por 25 membros, refletindo a composição do Conselho de Diretores.
1. Em qual contexto surgiu o Banco Mundial?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quais são as outras instituições que originou se do BIRD, e quais são suas atribuições?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Além do Brasil, quais são os outros países que integram a mesma diretória?
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/120-banco-mundial OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
HISTÓRIAINGLÊS/PROFªMªANTONIA
Professora: Maria Antonia Marcantonio LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 1a- série do Ensino Médio - 2º- Bimestre Atividade para a semana: de 29 de junho à 03 de julho de 2020. Bimestre: 2o. Bimestre Série: 1o. Ano Ensino Médio Período: Noturno Professora: Maria Antonia Disciplina: Inglês Tema:Informação no mundo globalizado Conteúdo:Jornal Objetivo Aprendizagem:Ler, compreender, analisar e interpretar: páginas da internet sobre jornais Atividade: Textos para leitura e escrita em língua inglesa. Acesse seu site de busca favorito e escreva "student interchange to learn Portuguese in Brazil" (Intercâmbio Estudantil para aprender português no Brasil). Escolha um dos itens; passe os olhos no texto; escreva em seu caderno o nome do site, o título do texto, quem escreveu, as palavras inglesas semelhantes à língua portuguesa e qual a sua opinião sobre o texto. Envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.LÍNGUA PORTUGUESA
1º TERMO B e C – Professor THIAGO GOMES SOARES.
Disciplina: Língua Portuguesa.
E-mail thiagomhz@gmail.com
|
Tempo para realização: Uma semana.
29/06 até 03/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2º Bimestre.
|
Leitura e Interpretação.
TEXTO I
“RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”
(O Globo on line – 02/03/08)
TEXTO II
“O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de canções do grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Baden Powell.”
O Globo on line – 02/03/08
TEXTO III
O problema ecológico
Se uma nave extraterrestre invadisse o espaço aéreo da Terra, com certeza seus tripulantes diriam que neste planeta não habita uma civilização inteligente, tamanho é o grau de destruição dos recursos naturais. Essas são palavras de um renomado cientista americano. Apesar dos avanços obtidos, a humanidade ainda não descobriu os valores fundamentais da existência. O que chamamos orgulhosamente de civilização nada mais é do que uma agressão às coisas naturais. A grosso modo, a tal civilização significa a devastação das florestas, a poluição dos rios, o envenenamento das terras e a deterioração da qualidade do ar. O que chamamos de progresso não passa de uma degradação deliberada e sistemática que o homem vem promovendo há muito tempo, uma autêntica guerra contra a natureza.
Afrânio Primo. Jornal Madhva (adaptado).
1) Segundo o Texto III, o cientista americano está preocupado com:
(A) a vida neste planeta.
(B) a qualidade do espaço aéreo.
(C) o que pensam os extraterrestres.
(D) o seu prestígio no mundo.
(E) os seres de outro planeta.
2) Para o autor, a humanidade:
(A) demonstra ser muito inteligente.
(B) ouve as palavras do cientista.
(C) age contra sua própria existência.
(D) preserva os recursos naturais.
(E) valoriza a existência sadia.
3) Da maneira como o assunto é tratado no Texto III, é correto afirmar que o meio ambiente está degradado porque:
(A) a destruição é inevitável.
(B) a civilização o está destruindo.
(C) a humanidade preserva sua existência.
(D) as guerras são o principal agente da destruição.
(E) os recursos para mantê-lo não são suficientes.
4) A afirmação: “Essas são palavras de um renomado cientista americano.” quer dizer que o cientista é:
(A) inimigo.
(B) velho.
(C) estranho.
(D) famoso.
(E) desconhecido.
5) Você consegue identificar alguma semelhança entre os textos? Quais?
MATEMÁTICA//PROFºADILSON
Adilson
Velonisqui Rodrigues
1°
termo A , B e C – Período 29de junho a 03 de julho.
Atividades
Matemática
1-
Calcule o 31º termo da PA cujo a1= 5 e n = 3
2-
Calcule o 51º termo da PA (2,7,12...)
CONTATO
PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário