quinta-feira, 11 de junho de 2020

3º ANO - ANOS INICIAIS - SEMANA DE 26 A 29 DE MAIO


ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
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3ºA
PROFESSORA EVA


ee Salim Farah Maluf 
3°a - professora EVA período tarde
CONTATO: 973121184           
Senhores pais ou responsáveis sua colaboração para o desenvolvimento das atividades é necessária ainda mais nesse momento.

Materiais necessários: 

  • Celular, Computador, Youtube
  • Caderno de prova AAP Português
  • Caderno de prova AAP Matemática
Senhores pais ou responsáveis enviem mensagem para o número 973121184 com o nome do aluno para que ele possa ser inserido no grupo WhatsApp do 3 ano A Prof. EVA, para que mandem fotos das atividades feitas e esclarecer as dúvidas dos responsáveis e dos alunos.
ATIVIDADES DO DIA 25/5 AO 29/5
SEGUNDA FEIRA: 25/5/2020- FERIADO
TERÇA FEIRA - 26/5/2020 – Prova AAP Matemática - Acompanhar no Youtube o a orientação para a resolução das questões da prova de matemática. https://youtu.be/88mkq-p0DoA
MATEMATICA: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Matemática “
Resolver as questões de 1 a 3, questões de situação problema.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
MATEMATICA: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Matemática “
Resolver as questões de 3 a 6, questões de situação problema.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
MATEMATICA: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Matemática “
Resolver as questões de 6 a 9, questões de situação problema e localização de espaços.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
MATEMATICA: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Matemática “
Resolver as questões de 9 a 12, questões de sequência numérica e quadro numérico, tabela simples ou de dupla entrada e calendário.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.




QUARTA FEIRA- 27/5/2020 – Prova AAP Português - Acompanhar no Youtube o a orientação para a resolução das questões da prova de Português. https://youtu.be/9Ow-YkEOu2A
Português:- Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 1; escrita de quadrinha conhecida.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 2; Leitura e escrita da música “A casa” de Vinicius de Moraes.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 3; Revisão de texto “O leão e o Ratinho “do ponto de vista da ortografia.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.

Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 4; Reescrever o final de um conto conhecido, texto “O soldadinho de chumbo”
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 4; continuação da reescrita do texto “O soldadinho de chumbo”
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.



QUINTA FEIRA28/5/2020 Prova AAP Português - Acompanhar no Youtube o a orientação para a resolução das questões da prova de Português. https://youtu.be/9Ow-YkEOu2A    


Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 5 e 6; Leitura de um texto informativo.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 7; curiosidades sobres os animais.
ATIVIDADE 8; Leitura e interpretação de texto “Longe de casa”.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 9; Leitura e interpretação de texto “Joaninhas”.
ATIVIDADE 10; Leitura e interpretação de texto “A bailarina”.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.
Português: Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Caderno prova AAP Português “
ATIVIDADE 11 Localizar informação explicita em texto “A história do Brasil vista das margens de um rio.”
ATIVIDADE 12 Localizar informação explicita em texto” A doação de Joãozinho”.
Esta atividade deverá ser feita no caderno de questões da prova.



           


SEXTA FEIRA29/5/2020 Aula Normal
PORTUGUÊS: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Buriti Português”, página 194
 Trabalharemos gramática, o uso de til, m ou n.
Esta atividade deverá ser feita no livro.
PORTUGUÊS: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Buriti Português”, página 194
Continuação da atividade gramática, o uso de til, m ou n.
Esta atividade deverá ser feita no livro.
MATEMÁTICA: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Buriti Matemática”, página 32
ATIVIDADE: “Jogo fazendo quinze””
Esta atividade deverá ser feita no livro.
MATEMÁTICA: - Tempo de duração 50 minutos
Livro: “Buriti Matemática”, página 33
CONTINUAÇÃO da Atividade: “Jogo fazendo quinze””
Esta atividade deverá ser feita no livro.

A professora se disponibiliza para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos!
EDUCAÇÃO FÍSICA
EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 3º Anos A  /  B  /  C
Aulas Previstas: 02

                              1º Bimestre         -         Semana 26 A  29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF03EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígenas e africanas, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
Boliche   -   Você vai precisar de 5 garrafas pet, 4 bolas (pode ser bola de meia, de tênis ou aquela do seu bichinho de estimação) lave e decore as garrafas pet. Depois arrume-as, formando um triangulo e pronto! E só jogar as bolas. Ganha quem derrubar mais garrafas.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Jogo da Memória com fotos   -    Separe em torno de 6 fotos da sua família e escreva num papel uma frase que resuma cada uma delas. A idéia é criar um jogo da memória com fotos e frases. As frases podem ser do tipo: Festa junina na escola; Visita da minha madrinha ou Meu primeiro aniversário. Organize as fotos e papéis com frases numa mesa ou no chão, com o verso virado para cima. Tente encontrar os pares correspondentes. Depois, peça que alguém da família experimente o jogo criado por você.
Tempo para atividade: 50 minutos.
Recursos:
Você vai precisar de garrafas pet,bolinhas,papel caneta e fotos.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno qual foi a sensação de realizar essas atividades em casa e se possível tire fotos das atividades e mande para o WhatsApp da sua professora.
ARTE

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3ºB
PROFESSORA ANDIARA


TERÇA FEIRA 26/05/2020
FAÇA O CABEÇALHO: VAMOS REALIZAR UM DIA DE ESTUDO
MATEMÁTICA:
·         PASSE AS SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O CADERNO E RESOLVA-OS.
1-Roberta comprou 87 figurinhas e ganhou 23 de seu primo. Com quantas figurinhas Roberta ficou?
2-Paulo comprou um doce por 15,00 reais e ainda ficou com 7 reais. Quantos reais Paulo Tinha?
3-Num ônibus há 24 passageiros em pé e 46 sentados. Quantos passageiros há no ônibus?
4-Fábio deu 18 figurinhas para João e ainda ficou com 16. Quantas figurinhas ele tinha?
5-Marta tem 4 selos. João tem 3 vezes mais do que ela. Quantos selos tem João?
6- Carla comprou 67 picolés e 45 derreteu, quantos picolés ainda restam?
PORTUGUÊS:
·         MUITO IMPORTANTE A COMPREENSÃO DESSA HISTÓRIA:
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, RESPONDA AS QUESTÕES:
A)     QUAL É O TÍTULO DA HISTÓRIA?
B)      QUEM GANHOU A CAIXA DE PRESENTE?
C)      QUANTOS SOLDADINHOS TINHAM NA CAIXA
D)     O QUE TINHA O 25º SOLDADINHO DE DIFERENTE?
E)      O QUE ACONTECEU COM A PERNA DO SOLDADO?
F)      O SOLDADINHO FICOU ENCANTADO POR QUAL BRINQUEDO?
G)     DE QUAL MATERIAL FOI FEITA A BAILARINA?
H)     DEPOIS DE PASSAR PELO BUEIRO, QUEM ENGOLIU O SOLDADINHO?
I)        ESCREVA CONFORME SEU ENTEDIMENTO, O QUE ENTENDEU DESSA HISTÓRIA.

QUARTA FEIRA 27/05/2020

HOJE O DIA É DE REALIZAÇÃO DA  AAP DE PORTUGUÊS:
QUESTÕES:
·         1- ESCRITA DE QUADRINHA CONHECIDA. EF35LP06
·         2- LEITURA E ESCRITA DE MÚSICA  EF15LP06
·         3- ENCONTREM OS ERROS NO TEXTO EF15LP06
·         4- REESCRITA DO FINAL DE CONTO CONHECIDO EF35LP25A
OS ALUNOS TERÃO 2 AULAS PARA REALIZAR AS QUATRO QUESTÕES , POIS DEMANDA TEMPO PARA LEITURA.

  

     QUINTA FEIRA 28/05/2020
     CONTINUAÇÃO DA  AAP DE PORTUGUÊS:
QUESTÕES
5-LEITURA DE UM TEXTO INFORMATIVO EF35LP04
6- LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO. EF35LP04
7- LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO. EF15LP06
8- LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO. EF03LP06
9- LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO. EF35LP06
10-LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO. EF03LO9A
11-LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO. EF15LP06
12-LEIA A PIADA E RESPONDA A QUESTÃO. EF15LP06




           SEXTA FEIRA 29/05/2020
HOJE É DIA DA  AAP DE MATEMÁTICA:
QUESTÕES:
SITUAÇÕES PROBLEMAS: 1º AULA- 50 MINUTOS
1-EF03MA06
2-EF03MA06
3-EF03MA05

SITUAÇÕES PROBLEMAS: 2º AULA- 50 MINUTOS
4-EF03MA05
5-EF03MA24
6-EF03MA24


3º AULA- 50 MINUTOS
7-LOCALIZAR PESSOAS OU OBJETOS.EF03MA12
8- DESCREVER E REPRESAENTAR MOVIMENTAÇÃO EF03MA12
9-COMPLETAR UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA. EF03MA12

4º AULA- 50 MINUTOS
10- IDENTIFICAR POR MEIO DE AGRUPAMENTOS.EF03MA12
11- LER E INTERPRETAR TABELA.EF03MA12
12- IDENTIFICAR UNIDADE DE TEMPO EF03MA12



 QUALQUER DÚVIDA,  FICO Á DISPOSIÇÃO.
MAIS ORIENTAÇÕES SERÃO ENVIADAS PELO GRUPO DE WATTSAPP

27-05-2020
3º ANO B
Professora ANDIARA
Orientações para aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Progresso (AAP)
1ª Parte – Questões 1-2-3-4
Espero que possa contar com sua colaboração.
Questão 1
Habilidade - Escrever trecho de textos de memória do ponto de vista da segmentação e, ou do sistema de
escrita.
Escrita de quadrinha conhecida.
Instruções para o familiar: recite a quadrinha com o aluno. Verifique se sabe de cor. Se
souber, peça que cada um escreva a quadrinha. Se houver aluno que não a conheça ou não consiga decorá-la rapidamente, dite, solicitando a escrita da melhor forma.
PLANTEI UM ABACATEIRO
PARA COMER ABACATE
MAS NÃO SEI O QUE PLANTAR
PARA COMER CHOCOLATE


QUESTÃO 2
Habilidade – Revisar texto do ponto de vista da ortografia.
Instruções para o familiar: explique a criança o que se espera que realize e peça-lhe para ler o texto, com atenção, e realizar a tarefa proposta.
LEITURA E ESCRITA DE MÚSICA
MARTA ESCREVEU UM TRECHO DA MÚSICA “A CASA”, DOS COMPOSITORES VINICIUS DE MORAES, SERGIO ENDRIGO E SERGIO BARDOTTI. ELA COMETEU ALGUNS ERROS, ENCONTRE-OS E CIRCULE-OS. EM
SEGUIDA, ESCREVA A MÚSICA NOVAMENTE, CORRIGINDO-OS.
“Ilustração e texto na prova do aluno.”



Questão 3
Habilidade – Revisar texto sob o ponto de vista da ortografia.
Instruções para o familiar: explique a criança o que se espera que realize e peça-lhe para ler o texto e as alternativas, com atenção, e responder à pergunta.
UMA CRIANÇA ESCREVEU UM TRECHO DA FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” E COMETEU ALGUNS ERROS. LEIA O TEXTO E ENCONTRE OS ERROS.

“Ilustração e texto na prova do aluno.”

Questão 4

Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido fazendo uso da linguagem escrita própria dos
contos de fadas.
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da coerência textual
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da coesão textual
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da pontuação
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da ortografia.
Instruções para o familiar: leia a história inteira de “O Soldadinho de Chumbo” para os alunos, depois leia novamente, pare no lugar marcado e peça para escreverem o restante da história.Fala do professor: “Primeiro, vou ler a história inteira e vocês devem ouvir com atenção. Depois, vou ler de
novo, mas não até o final. Vocês continuam escrevendo a história a partir do ponto em que parei”.
Observação: os alunos podem se orientar pelo que ouviram da história lida e pelo que conhecem dela.
Atenção: Os alunos que não conseguem escrever o texto sozinhos não devem realizar essa atividade.


A versão do conto utilizado nesta avaliação está presente no Livro de textos do aluno, pp. 98-101, do Programa Ler e Escrever.
O soldadinho de chumbo
Hans Christian Anderson

      Numa loja de brinquedos havia uma caixa de papelão com vinte e cinco soldadinhos de chumbo, todos
iguaizinhos, pois haviam sido feitos com o mesmo molde. Apenas um deles era perneta: como fora o último a ser fundido, faltou chumbo para completar a outra perna. Mas o soldadinho perneta logo aprendeu a ficar em pé sobre a única perna e não fazia feio, ao lado dos irmãos.
      Esses soldadinhos de chumbo eram muito bonitos e elegantes, cada qual com seu fuzil ao ombro, a
túnica escarlate, calça azul e uma bela pluma no chapéu. Além disso, tinham feições de soldados corajosos e cumpridores do dever.
      Os valorosos soldadinhos de chumbo aguardavam o momento em que passariam a pertencer a algum
menino.
      Chegou o dia em que a caixa foi dada de presente de aniversário a um garoto. Foi o presente de que
ele mais gostou:
      — Que lindos soldadinhos! — exclamou maravilhado. E os colocou enfileirados sobre a mesa, ao lado
dos outros brinquedos. O soldadinho de uma perna só era o último da fileira.
      Ao lado do pelotão de chumbo se erguia um lindo castelo de papelão, um bosque de árvores verdinhas
e, em frente, havia um pequeno lago feito de um pedaço de espelho.
      A maior beleza, porém, era uma jovem que estava em pé na porta do castelo. Ela também era de
papel, mas vestia uma saia de tule bem franzida e uma blusa bem justa. Seu lindo rostinho era emoldurado
por longos cabelos negros, presos por uma tiara enfeitada com uma pequenina pedra azul.
      A atraente jovem era uma bailarina, por isso mantinha os braços erguidos em arco sobre a cabeça, com
uma das pernas dobrada para trás, tão dobrada, mas tão dobrada que acabava escondida pela saia de tule.
      O soldadinho a olhou longamente e logo se apaixonou, pensando que, tal como ele, aquela jovem tão
linda tivesse uma perna só.
      “Mas é claro que ela não vai me querer para marido”, pensou entristecido o soldadinho, suspirando.
“Tão elegante, tão bonita… Deve ser uma princesa. E eu? Nem cabo sou, vivo numa caixa de papelão, junto
com meus vinte e quatro irmãos”.
      À noite, antes de deitar, o menino guardou os soldadinhos na caixa, mas não percebeu que aquele de
uma perna só caíra atrás de uma grande cigarreira.
      Quando os ponteiros do relógio marcaram meia-noite, todos os brinquedos se animaram e começaram
a aprontar mil e uma. Uma enorme bagunça!
      De repente, ergueu-se da cigarreira um homenzinho muito mal-encarado. Era um gênio ruim, que só
vivia pensando em maldades. Assim que ele apareceu, todos os brinquedos pararam amedrontados, pois já
sabiam de quem se tratava.
      O geniozinho olhou a sua volta e viu o soldadinho, deitado atrás da cigarreira.
      — Ei, você aí, por que não está na caixa, com seus irmãos? — gritou o monstrinho.
      Fingindo não escutar, o soldadinho continuou imóvel, sem desviar os olhos da bailarina.
      — Amanhã vou dar um jeito em você, você vai ver! — gritou o geniozinho enfezado. — Pode esperar.
      Depois disso, pulou de cabeça na cigarreira, levantando uma nuvem que fez todos espirrarem.
      Na manhã seguinte, o menino tirou os soldadinhos de chumbo da caixa, recolheu aquele de uma
perna só, que estava caído atrás da cigarreira, e os arrumou perto da janela. O soldadinho de uma perna só, como de costume, era o último da fila.
      De repente, a janela se abriu, batendo fortemente as venezianas. Teria sido o vento, ou o geniozinho
maldoso? E o pobre soldadinho caiu de cabeça na rua.
      O menino viu quando o brinquedo caiu pela janela e foi correndo procurá-lo na rua. Mas não o
encontrou. Logo se consolou: afinal, tinha ainda os outros soldadinhos, e todos com duas pernas.

      Para piorar a situação, caiu um verdadeiro temporal. Quando a tempestade foi cessando, e o céu
limpou um pouco, chegaram dois moleques. Eles se divertiam, pisando com os pés descalços nas poças de
água. Um deles viu o soldadinho de chumbo e exclamou:
      — Olhe! Um soldadinho! Será que alguém jogou fora porque ele está quebrado?
      — O que nós vamos fazer com um soldadinho só? Precisaríamos pelo menos de meia dúzia para
organizar uma batalha.
      — Sabe de uma coisa? — Disse o primeiro garoto. — Vamos colocá-lo num barco e mandá-lo dar a
volta ao mundo.
      1E assim foi. Construíram um barquinho com uma folha de jornal, colocaram o soldadinho dentro dele
e soltaram o barco para navegar na água que corria pela sarjeta.
      Lá pelas tantas, o barquinho foi jogado para dentro de um bueiro e continuou seu caminho, agora
subterrâneo, em uma imensa escuridão. Com o coração batendo fortemente, o soldadinho voltava todos seus pensamentos para a bailarina, que talvez nunca mais pudesse ver.
      Enfim, o soldadinho viu ao longe uma luz, e respirou aliviado; aquela viagem no escuro não o agradava
nem um pouco. Mal sabia ele que, infelizmente, seus problemas não haviam acabado.
      A água do esgoto chegara a um rio, com um grande salto; rapidamente, as águas agitadas viraram o
frágil barquinho de papel.
      O barquinho virou, e o soldadinho de chumbo afundou. Mal tinha chegado ao fundo, apareceu um
enorme peixe que, abrindo a boca, engoliu-o.
      O soldadinho se viu novamente numa imensa escuridão, espremido no estômago do peixe. E não
deixava de pensar em sua amada: “O que estará fazendo agora a linda bailarina? Será que ainda se lembra de mim? “.
      Passou-se muito tempo — quem poderia dizer quanto? E, de repente, a escuridão desapareceu e ele
ouviu quando falavam:
      — Olhe! O soldadinho de chumbo que caiu da janela!
      Sabem o que aconteceu? O peixe havia sido fisgado por um pescador, levado ao mercado e vendido a
uma cozinheira. E, por cúmulo da coincidência, não era qualquer cozinheira, mas sim a que trabalhava na casa do menino que ganhara o soldadinho no aniversário. Ao limpar o peixe, a cozinheira encontrara dentro dele o soldadinho, do qual se lembrava muito bem, por causa daquela única perna.
      Levou-o para o garotinho, que fez a maior festa ao revê-lo. Lavou-o com água e sabão, para tirar o
fedor de peixe, e endireitou a ponta do fuzil, que amassara um pouco durante aquela aventura.
      Limpinho e lustroso, o soldadinho foi colocado sobre a mesma mesa em que estava antes de voar pela
janela. Nada estava mudado. O castelo de papel, o pequeno bosque de árvores muito verdes, o lago reluzente feito de espelho. E, na porta do castelo, lá estava ela, a bailarina: sobre uma perna só, com os braços erguidos acima da cabeça, mais bela do que nunca.
      O soldadinho olhou para a bailarina, ainda mais apaixonado; ela olhou para ele, mas não trocaram
palavra alguma. Ele desejava conversar, mas não ousava. Sentia-se feliz apenas por estar novamente perto
dela e poder contemplá-la.
      De repente — como foi, como não foi, é caso de se pensar se o geniozinho ruim da cigarreira não
metera seu nariz —, o garotinho agarrou o soldadinho de chumbo e atirou-o na lareira, onde o fogo ardia
intensamente. O pobre soldadinho viu a luz intensa e sentiu um forte calor.

 pare aqui na segunda leitura.      A única perna estava amolecendo e a ponta do fuzil envergava para o lado. As belas cores do uniforme,
o vermelho escarlate da túnica e o azul da calça perdiam suas tonalidades.
      O soldadinho lançou um último olhar para a bailarina, que retribuiu com silêncio e tristeza. Ele sentiu
então que seu coração de chumbo começava a derreter — não só pelo calor, mas principalmente pelo amor que ardia nele.
      Naquele momento, a porta escancarou-se com violência, e uma rajada de vento fez voar a bailarina
de papel diretamente para a lareira, bem junto ao soldadinho. Bastou uma labareda e ela desapareceu. O
soldadinho também se dissolveu completamente.
      No dia seguinte. A arrumadeira, ao limpar a lareira, encontrou no meio das cinzas um pequenino
coração de chumbo: era tudo que restara do soldadinho, fiel até o último instante ao seu grande amor.
Da pequena bailarina de papel só restou a minúscula pedra azul da tiara, que antes brilhava em seus
longos cabelos negros.

28-05-2020
3º ANO B
Professora ANDIARA
Orientações para aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Progresso (AAP)
2ª Parte – Questões DE 5 A 12.
Espero poder contar com sua colaboração.


Questão 5
Habilidade - Localizar informação explícita em texto.
Leitura de um texto informativo
Instruções para o familiar: peça para o aluno ler o texto informativo sozinho e responda à pergunta.
Cabe ao familiar:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcar a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poder responder à
questão.
 “O texto: O NOSSO PLANETA ESTÁ ESQUENTANDO e a questão estão na prova.”


Questão 6
Habilidade - Inferir informação implícita em texto.
Leitura de um texto informativo
Instruções para o familiar: peça para o aluno ler o texto informativo sozinho e responder à
pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto para poder responder à questão.
“LEIA O TEXTO: Joaninhas: inseto é um predador voraz e responda à questão que está na prova.
Questão 7
Habilidade - Identificar a finalidade de um texto.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcar a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poder responder à
questão.
Leia o  texto: CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS e responda à questão que está na prova.


QUESTÃO 8
Habilidade - Identificar tema ou assunto principal de um texto.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o poema.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcarem a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativa para poder responder à
questão.

“LEIA O TEXTO: LONGE DE CASA  E RESPONDA À QUESTÃO QUE ESTÁ NA PROVA.”



QUESTÃO 9
Habilidade - Identificar mecanismos de substituições lexicais e pronominais.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcar a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poder responder à
questão.
“LEIA O TEXTO: JOANINHAS: SAIBA MAIS SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E RESPONDA À QUESTÃO DA PROVA.”


QUESTÃO 10
Habilidade – Identificar o gênero de um texto.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler os textos sozinho e realizar a tarefa
proposta.

“LEIA O TEXTO: A BAILARINA E RESPONDA À QUESTÃO NA PROVA.”





  


QUESTÃO 11


Habilidade - Localizar informação explícita em texto.

INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• - orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto e depois a questão.
• - informar que talvez seja necessário voltar ao texto para poder responder à questão.
Leitura de texto informativo
“Leia o texto: A HISTÓRIA DO BRASIL VISTA DAS MARGENS DE UM RIO e responda à questão na prova.” 

QUESTÃO 12
Habilidade - Inferir informação implícita em texto.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar os aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcar a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poder responder à
questão.

“LEIA A PIADA: A DOAÇÃO DE JOÃOZINHO E RESPONDA À QUESTÃO NA PROVA.”

 29-05-2020
3º ANO B
Professora ANDIARA
Orientações para aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Progresso (AAP)
Espero poder contar com sua colaboração.

QUESTÃO 1
Resolver problemas de adição e subtração com os diferentes significados.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida,
oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale
a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele podem fazer desenhos,
esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar
os registros produzidos.


QUESTÃO 2
Resolver problemas de adição e subtração com os diferentes significados.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida,
oriente o aluno para que resolvam “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.


QUESTÃO 3
Utilizar estratégias de cálculo para resolver problemas de adição, subtração e/ou multiplicação.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinalem a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.


QUESTÃO 4
Utilizar estratégias de cálculo para resolver problemas de adição, subtração e/ou multiplicação.
Instruções para familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente
o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no
local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, eles pode fazer desenhos, esquemas, contas ou
utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.


QUESTÃO 5
Resolver e elaborar problema que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situação de compra, venda e troca.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos. Informe ao aluno que a figura é composta por fotografias de dinheiro de cédulas e de moedas em reais;


QUESTÃO 6Resolver e elaborar problema que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situação de compra, venda e troca.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.


QUESTÃO 7
MP06 - 2º ano (Habilidade de Percurso) - Localizar pessoas ou objetos em ilustrações, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição.
Instruções para familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente
o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos. Ao ler o item, o aplicador não deve dar nenhuma pista para o aluno identificar a direita ou à esquerda. Nenhum gesto com as mãos deverá ser feito.


QUESTÃO 8
Descrever e representar a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudança de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos. Ao ler o item, o aplicador não deve dar nenhuma pista para o aluno identificar a direita ou à esquerda. Nenhum gesto com as mãos deverá ser feito;



QUESTÃO 9
MP 05 - 2º ano (Habilidade de Percurso) - Completar uma sequência numérica, usando a contagem em escalas ascendentes e descendentes.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.


Questão 10MP 22 - 2º ano (Habilidade de Percurso) - Identificar por meio de agrupamentos de 2 em 2, características de números pares e números ímpares.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.


Questão 11
MP 17- 2º Ano (Habilidade de Percurso) - Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples ou de dupla entrada.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.


QUESTÃO 12
MP07 – 2º Ano (Habilidade de Percurso) - Identificar unidades de tempo – dia, semana e mês e utilizar calendários.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.




EDUCAÇÃO FÍSICA
EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 3º Anos A  /  B  /  C
Aulas Previstas: 02

                              1º Bimestre         -         Semana 26 A  29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF03EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígenas e africanas, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
Boliche   -   Você vai precisar de 5 garrafas pet, 4 bolas (pode ser bola de meia, de tênis ou aquela do seu bichinho de estimação) lave e decore as garrafas pet. Depois arrume-as, formando um triangulo e pronto! E só jogar as bolas. Ganha quem derrubar mais garrafas.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Jogo da Memória com fotos   -    Separe em torno de 6 fotos da sua família e escreva num papel uma frase que resuma cada uma delas. A idéia é criar um jogo da memória com fotos e frases. As frases podem ser do tipo: Festa junina na escola; Visita da minha madrinha ou Meu primeiro aniversário. Organize as fotos e papéis com frases numa mesa ou no chão, com o verso virado para cima. Tente encontrar os pares correspondentes. Depois, peça que alguém da família experimente o jogo criado por você.
Tempo para atividade: 50 minutos.
Recursos:
Você vai precisar de garrafas pet,bolinhas,papel caneta e fotos.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno qual foi a sensação de realizar essas atividades em casa e se possível tire fotos das atividades e mande para o WhatsApp da sua professora.
ARTE
Roteiro de estudo online

Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: Reconhecer e experimentar os elementos da linguagem visual a partir das técnicas, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto.

Analisar a imagem, copiar as questões no caderno de desenho e responder de acordo com a imagem..

  

1- Observe a obra de arte em destaque, localize as formas geométricas presentes nela e desenhe-as no seu caderno.
2- Quais cores são destaques nessa obra?
3- Informe:
- o número de retângulos na obra
- o números de triângulos na obra
- o número de círculos na obra
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC
PROFESSORA JUSSARA


Semana de 25/05/2020 à 29/04/2020
3º C - Professora Jussara
Rotina Semanal
25/05
SEGUNDA
26/05
TERÇA
27/05
QUARTA
28/05
QUINTA
29/05
SEXTA
.


FERIADO
APRENDER SEMPRE MATEMÁTICA
SEQUÊNCIA 3
ATIVIDADE 1
“CONSULTANDO O CALENDÁRIO COMPLETE O QUADRO E RESPONDA AS QUESTÕES.”

AAP PORTUGUÊS

QUESTÕES
1-EF35LP06
ESCRITA DE QUADRINHA CONHECIDA.
AAP
PORTUGUÊS
QUESTÕES
5-EF35LP04
LEITURA DE UM TEXTO INFORMATIVO.
6-EF35LP04
LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO.
AAP
MATEMÁTICA
QUESTÕES
1-EF03MA06
2-EF03MA06
3-EF03MA05
RESOLVER PROBLEMAS.





_____________
APRENDER SEMPRE MATEMÁTICA
SEQUÊNCIA 3
ATIVIDADE 2
“AGORA VAMOS SABER COMO OS MESES PODEM SER DIVIDIDOS DURANTE O ANO.”
HABILIDADE:EF03MA18

2- EF15LP06
LEITURA E ESCRITA DE MÚSICA
3- EF15LP06
ENCONTRE OS ERROS NO TEXTO.
QUESTÕES
7-EF15LP06
LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO.
8-EF03LO06
LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO.

QUESTÕES
4-EF03MA05
5-EF03MA24
6-EF03MA24
RESOLVER PROBLEMAS.



____________


EDUCAÇÃO FÍSICA

QUESTÃO
4- EF35LP25A
REESCRITA DO FINAL DE CONTO CONHECIDO.


QUESTÕES
9-EF35LP06
LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO.
10-EF03LP09A
LEIA O TEXTO E RESPONDA À QUESTÃO.
QUESTÕES
7-EF03MA12
LOCALIZAR PESSOAS OU OBJETOS.
8-EF03MA12
DESCREVER E REPRESAENTAR MOVIMENTAÇÃO
9-EF03MA12
COMPLETAR UMA SEQUÊNCIA NUMÉRICA.






_________________
LEITURA:
“O SOLDADINHO DE CHUMBO”

FICHA DE LEITURA: RESPONDER NO CADERNO. FAZER O CABEÇALHO
“ O ALUNO TERÁ 2 AULAS PARA REALIZAR A QUESTÃO QUATRO, PÓIS DEMANDA TEMPO PARA LEITURA.”
QUESTÃO
11-EF15LP06
LEITURA DE TEXTO INFORMATIVO.
QUESTÕES
10-EF03MA12
IDENTIFICAR POR MEIO DE AGRUPAMENTOS.
11-EF03MA12
LER E INTERPRETAR TABELA.
12-EF03MA12
IDENTIFICAR UNIDADE DE TEMPO.







_______________________
“ DEPOIS DE LER A HISTÓRIA “O SOLDADINHO DE CHUMBO” COM ATENÇÃO, REESCREVA A HISTÓRIA COMO VC ENTENDEU NO CADERNO.”
HABILIDADE:EF03LP07A




EDUCAÇÃO FÍSICA
QUESTÃO
10-EF15LP06
LEIA A PIADA E RESPONDA A QUESTÃO.


O soldadinho de chumbo
Hans Christian Anderson

      Numa loja de brinquedos havia uma caixa de papelão com vinte e cinco soldadinhos de chumbo, todos
iguaizinhos, pois haviam sido feitos com o mesmo molde. Apenas um deles era perneta: como fora o último a ser fundido, faltou chumbo para completar a outra perna. Mas o soldadinho perneta logo aprendeu a ficar em pé sobre a única perna e não fazia feio, ao lado dos irmãos.
      Esses soldadinhos de chumbo eram muito bonitos e elegantes, cada qual com seu fuzil ao ombro, a
túnica escarlate, calça azul e uma bela pluma no chapéu. Além disso, tinham feições de soldados corajosos e cumpridores do dever.
      Os valorosos soldadinhos de chumbo aguardavam o momento em que passariam a pertencer a algum
menino.
      Chegou o dia em que a caixa foi dada de presente de aniversário a um garoto. Foi o presente de que
ele mais gostou:
      — Que lindos soldadinhos! — exclamou maravilhado. E os colocou enfileirados sobre a mesa, ao lado
dos outros brinquedos. O soldadinho de uma perna só era o último da fileira.
      Ao lado do pelotão de chumbo se erguia um lindo castelo de papelão, um bosque de árvores verdinhas
e, em frente, havia um pequeno lago feito de um pedaço de espelho.
      A maior beleza, porém, era uma jovem que estava em pé na porta do castelo. Ela também era de
papel, mas vestia uma saia de tule bem franzida e uma blusa bem justa. Seu lindo rostinho era emoldurado
por longos cabelos negros, presos por uma tiara enfeitada com uma pequenina pedra azul.
      A atraente jovem era uma bailarina, por isso mantinha os braços erguidos em arco sobre a cabeça, com
uma das pernas dobrada para trás, tão dobrada, mas tão dobrada que acabava escondida pela saia de tule.
      O soldadinho a olhou longamente e logo se apaixonou, pensando que, tal como ele, aquela jovem tão
linda tivesse uma perna só.
      “Mas é claro que ela não vai me querer para marido”, pensou entristecido o soldadinho, suspirando.
“Tão elegante, tão bonita… Deve ser uma princesa. E eu? Nem cabo sou, vivo numa caixa de papelão, junto
com meus vinte e quatro irmãos”.
      À noite, antes de deitar, o menino guardou os soldadinhos na caixa, mas não percebeu que aquele de
uma perna só caíra atrás de uma grande cigarreira.
      Quando os ponteiros do relógio marcaram meia-noite, todos os brinquedos se animaram e começaram
a aprontar mil e uma. Uma enorme bagunça!
      De repente, ergueu-se da cigarreira um homenzinho muito mal-encarado. Era um gênio ruim, que só
vivia pensando em maldades. Assim que ele apareceu, todos os brinquedos pararam amedrontados, pois já
sabiam de quem se tratava.
      O geniozinho olhou a sua volta e viu o soldadinho, deitado atrás da cigarreira.
      — Ei, você aí, por que não está na caixa, com seus irmãos? — gritou o monstrinho.
      Fingindo não escutar, o soldadinho continuou imóvel, sem desviar os olhos da bailarina.
      — Amanhã vou dar um jeito em você, você vai ver! — gritou o geniozinho enfezado. — Pode esperar.
      Depois disso, pulou de cabeça na cigarreira, levantando uma nuvem que fez todos espirrarem.
      Na manhã seguinte, o menino tirou os soldadinhos de chumbo da caixa, recolheu aquele de uma
perna só, que estava caído atrás da cigarreira, e os arrumou perto da janela. O soldadinho de uma perna só, como de costume, era o último da fila.
      De repente, a janela se abriu, batendo fortemente as venezianas. Teria sido o vento, ou o geniozinho
maldoso? E o pobre soldadinho caiu de cabeça na rua.
      O menino viu quando o brinquedo caiu pela janela e foi correndo procurá-lo na rua. Mas não o
encontrou. Logo se consolou: afinal, tinha ainda os outros soldadinhos, e todos com duas pernas.

      Para piorar a situação, caiu um verdadeiro temporal. Quando a tempestade foi cessando, e o céu
limpou um pouco, chegaram dois moleques. Eles se divertiam, pisando com os pés descalços nas poças de
água. Um deles viu o soldadinho de chumbo e exclamou:
      — Olhe! Um soldadinho! Será que alguém jogou fora porque ele está quebrado?
      — O que nós vamos fazer com um soldadinho só? Precisaríamos pelo menos de meia dúzia para
organizar uma batalha.
      — Sabe de uma coisa? — Disse o primeiro garoto. — Vamos colocá-lo num barco e mandá-lo dar a
volta ao mundo.
      1E assim foi. Construíram um barquinho com uma folha de jornal, colocaram o soldadinho dentro dele
e soltaram o barco para navegar na água que corria pela sarjeta.
      Lá pelas tantas, o barquinho foi jogado para dentro de um bueiro e continuou seu caminho, agora
subterrâneo, em uma imensa escuridão. Com o coração batendo fortemente, o soldadinho voltava todos seus pensamentos para a bailarina, que talvez nunca mais pudesse ver.
      Enfim, o soldadinho viu ao longe uma luz, e respirou aliviado; aquela viagem no escuro não o agradava
nem um pouco. Mal sabia ele que, infelizmente, seus problemas não haviam acabado.
      A água do esgoto chegara a um rio, com um grande salto; rapidamente, as águas agitadas viraram o
frágil barquinho de papel.
      O barquinho virou, e o soldadinho de chumbo afundou. Mal tinha chegado ao fundo, apareceu um
enorme peixe que, abrindo a boca, engoliu-o.
      O soldadinho se viu novamente numa imensa escuridão, espremido no estômago do peixe. E não
deixava de pensar em sua amada: “O que estará fazendo agora a linda bailarina? Será que ainda se lembra de mim? “.
      Passou-se muito tempo — quem poderia dizer quanto? E, de repente, a escuridão desapareceu e ele
ouviu quando falavam:
      — Olhe! O soldadinho de chumbo que caiu da janela!
      Sabem o que aconteceu? O peixe havia sido fisgado por um pescador, levado ao mercado e vendido a
uma cozinheira. E, por cúmulo da coincidência, não era qualquer cozinheira, mas sim a que trabalhava na casa do menino que ganhara o soldadinho no aniversário. Ao limpar o peixe, a cozinheira encontrara dentro dele o soldadinho, do qual se lembrava muito bem, por causa daquela única perna.
      Levou-o para o garotinho, que fez a maior festa ao revê-lo. Lavou-o com água e sabão, para tirar o
fedor de peixe, e endireitou a ponta do fuzil, que amassara um pouco durante aquela aventura.
      Limpinho e lustroso, o soldadinho foi colocado sobre a mesma mesa em que estava antes de voar pela
janela. Nada estava mudado. O castelo de papel, o pequeno bosque de árvores muito verdes, o lago reluzente feito de espelho. E, na porta do castelo, lá estava ela, a bailarina: sobre uma perna só, com os braços erguidos acima da cabeça, mais bela do que nunca.
      O soldadinho olhou para a bailarina, ainda mais apaixonado; ela olhou para ele, mas não trocaram
palavra alguma. Ele desejava conversar, mas não ousava. Sentia-se feliz apenas por estar novamente perto
dela e poder contemplá-la.
      De repente — como foi, como não foi, é caso de se pensar se o geniozinho ruim da cigarreira não
metera seu nariz —, o garotinho agarrou o soldadinho de chumbo e atirou-o na lareira, onde o fogo ardia
intensamente. O pobre soldadinho viu a luz intensa e sentiu um forte calor.
      A única perna estava amolecendo e a ponta do fuzil envergava para o lado. As belas cores do uniforme,
o vermelho escarlate da túnica e o azul da calça perdiam suas tonalidades.
      O soldadinho lançou um último olhar para a bailarina, que retribuiu com silêncio e tristeza. Ele sentiu
então que seu coração de chumbo começava a derreter — não só pelo calor, mas principalmente pelo amor que ardia nele.
      Naquele momento, a porta escancarou-se com violência, e uma rajada de vento fez voar a bailarina
de papel diretamente para a lareira, bem junto ao soldadinho. Bastou uma labareda e ela desapareceu. O
soldadinho também se dissolveu completamente.
      No dia seguinte. A arrumadeira, ao limpar a lareira, encontrou no meio das cinzas um pequenino
coração de chumbo: era tudo que restara do soldadinho, fiel até o último instante ao seu grande amor.
Da pequena bailarina de papel só restou a minúscula pedra azul da tiara, que antes brilhava em seus
longos cabelos negros.


27-05-2020
3º ANO C
Professora Jussara
Orientações para aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Progresso (AAP)

1ª Parte – Questões 1-2-3-4
Espero que possa contar com sua colaboração.
Questão 1
Habilidade - Escrever trecho de textos de memória do ponto de vista da segmentação e, ou do sistema de
escrita.
Escrita de quadrinha conhecida.
Instruções para o familiar: recite a quadrinha com o aluno. Verifique se sabe de cor. Se
souber, peça que cada um escreva a quadrinha. Se houver aluno que não a conheça ou não consiga decorá-la rapidamente, dite, solicitando a escrita da melhor forma.
PLANTEI UM ABACATEIRO
PARA COMER ABACATE
MAS NÃO SEI O QUE PLANTAR
PARA COMER CHOCOLATE



QUESTÃO 2
Habilidade – Revisar texto do ponto de vista da ortografia.
Instruções para o familiar: explique a criança o que se espera que realize e peça-lhe para ler o texto, com atenção, e realizar a tarefa proposta.
LEITURA E ESCRITA DE MÚSICA
MARTA ESCREVEU UM TRECHO DA MÚSICA “A CASA”, DOS COMPOSITORES VINICIUS DE MORAES, SERGIO ENDRIGO E SERGIO BARDOTTI. ELA COMETEU ALGUNS ERROS, ENCONTRE-OS E CIRCULE-OS. EM
SEGUIDA, ESCREVA A MÚSICA NOVAMENTE, CORRIGINDO-OS.
“Ilustração e texto na prova do aluno.”



Questão 3
Habilidade – Revisar texto sob o ponto de vista da ortografia.
Instruções para o familiar: explique a criança o que se espera que realize e peça-lhe para ler o texto e as alternativas, com atenção, e responder à pergunta.
UMA CRIANÇA ESCREVEU UM TRECHO DA FÁBULA “O LEÃO E O RATINHO” E COMETEU ALGUNS ERROS. LEIA O TEXTO E ENCONTRE OS ERROS.

“Ilustração e texto na prova do aluno.”

Questão 4

Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido fazendo uso da linguagem escrita própria dos
contos de fadas.
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da coerência textual
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da coesão textual
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da pontuação
Habilidade - Reescrever o final de um conto conhecido sob o ponto de vista da ortografia.
Instruções para o familiar: leia a história inteira de “O Soldadinho de Chumbo” para os alunos, depois leia novamente, pare no lugar marcado e peça para escreverem o restante da história.Fala do professor: “Primeiro, vou ler a história inteira e vocês devem ouvir com atenção. Depois, vou ler de
novo, mas não até o final. Vocês continuam escrevendo a história a partir do ponto em que parei”.
Observação: os alunos podem se orientar pelo que ouviram da história lida e pelo que conhecem dela.
Atenção: Os alunos que não conseguem escrever o texto sozinhos não devem realizar essa atividade.


A versão do conto utilizado nesta avaliação está presente no Livro de textos do aluno, pp. 98-101, do Programa Ler e Escrever.
O soldadinho de chumbo
Hans Christian Anderson

      Numa loja de brinquedos havia uma caixa de papelão com vinte e cinco soldadinhos de chumbo, todos
iguaizinhos, pois haviam sido feitos com o mesmo molde. Apenas um deles era perneta: como fora o último a ser fundido, faltou chumbo para completar a outra perna. Mas o soldadinho perneta logo aprendeu a ficar em pé sobre a única perna e não fazia feio, ao lado dos irmãos.
      Esses soldadinhos de chumbo eram muito bonitos e elegantes, cada qual com seu fuzil ao ombro, a
túnica escarlate, calça azul e uma bela pluma no chapéu. Além disso, tinham feições de soldados corajosos e cumpridores do dever.
      Os valorosos soldadinhos de chumbo aguardavam o momento em que passariam a pertencer a algum
menino.
      Chegou o dia em que a caixa foi dada de presente de aniversário a um garoto. Foi o presente de que
ele mais gostou:
      — Que lindos soldadinhos! — exclamou maravilhado. E os colocou enfileirados sobre a mesa, ao lado
dos outros brinquedos. O soldadinho de uma perna só era o último da fileira.
      Ao lado do pelotão de chumbo se erguia um lindo castelo de papelão, um bosque de árvores verdinhas
e, em frente, havia um pequeno lago feito de um pedaço de espelho.
      A maior beleza, porém, era uma jovem que estava em pé na porta do castelo. Ela também era de
papel, mas vestia uma saia de tule bem franzida e uma blusa bem justa. Seu lindo rostinho era emoldurado
por longos cabelos negros, presos por uma tiara enfeitada com uma pequenina pedra azul.
      A atraente jovem era uma bailarina, por isso mantinha os braços erguidos em arco sobre a cabeça, com
uma das pernas dobrada para trás, tão dobrada, mas tão dobrada que acabava escondida pela saia de tule.
      O soldadinho a olhou longamente e logo se apaixonou, pensando que, tal como ele, aquela jovem tão
linda tivesse uma perna só.
      “Mas é claro que ela não vai me querer para marido”, pensou entristecido o soldadinho, suspirando.
“Tão elegante, tão bonita… Deve ser uma princesa. E eu? Nem cabo sou, vivo numa caixa de papelão, junto
com meus vinte e quatro irmãos”.
      À noite, antes de deitar, o menino guardou os soldadinhos na caixa, mas não percebeu que aquele de
uma perna só caíra atrás de uma grande cigarreira.
      Quando os ponteiros do relógio marcaram meia-noite, todos os brinquedos se animaram e começaram
a aprontar mil e uma. Uma enorme bagunça!
      De repente, ergueu-se da cigarreira um homenzinho muito mal-encarado. Era um gênio ruim, que só
vivia pensando em maldades. Assim que ele apareceu, todos os brinquedos pararam amedrontados, pois já
sabiam de quem se tratava.
      O geniozinho olhou a sua volta e viu o soldadinho, deitado atrás da cigarreira.
      — Ei, você aí, por que não está na caixa, com seus irmãos? — gritou o monstrinho.
      Fingindo não escutar, o soldadinho continuou imóvel, sem desviar os olhos da bailarina.
      — Amanhã vou dar um jeito em você, você vai ver! — gritou o geniozinho enfezado. — Pode esperar.
      Depois disso, pulou de cabeça na cigarreira, levantando uma nuvem que fez todos espirrarem.
      Na manhã seguinte, o menino tirou os soldadinhos de chumbo da caixa, recolheu aquele de uma
perna só, que estava caído atrás da cigarreira, e os arrumou perto da janela. O soldadinho de uma perna só, como de costume, era o último da fila.
      De repente, a janela se abriu, batendo fortemente as venezianas. Teria sido o vento, ou o geniozinho
maldoso? E o pobre soldadinho caiu de cabeça na rua.
      O menino viu quando o brinquedo caiu pela janela e foi correndo procurá-lo na rua. Mas não o
encontrou. Logo se consolou: afinal, tinha ainda os outros soldadinhos, e todos com duas pernas.

      Para piorar a situação, caiu um verdadeiro temporal. Quando a tempestade foi cessando, e o céu
limpou um pouco, chegaram dois moleques. Eles se divertiam, pisando com os pés descalços nas poças de
água. Um deles viu o soldadinho de chumbo e exclamou:
      — Olhe! Um soldadinho! Será que alguém jogou fora porque ele está quebrado?
      — O que nós vamos fazer com um soldadinho só? Precisaríamos pelo menos de meia dúzia para
organizar uma batalha.
      — Sabe de uma coisa? — Disse o primeiro garoto. — Vamos colocá-lo num barco e mandá-lo dar a
volta ao mundo.
      1E assim foi. Construíram um barquinho com uma folha de jornal, colocaram o soldadinho dentro dele
e soltaram o barco para navegar na água que corria pela sarjeta.
      Lá pelas tantas, o barquinho foi jogado para dentro de um bueiro e continuou seu caminho, agora
subterrâneo, em uma imensa escuridão. Com o coração batendo fortemente, o soldadinho voltava todos seus pensamentos para a bailarina, que talvez nunca mais pudesse ver.
      Enfim, o soldadinho viu ao longe uma luz, e respirou aliviado; aquela viagem no escuro não o agradava
nem um pouco. Mal sabia ele que, infelizmente, seus problemas não haviam acabado.
      A água do esgoto chegara a um rio, com um grande salto; rapidamente, as águas agitadas viraram o
frágil barquinho de papel.
      O barquinho virou, e o soldadinho de chumbo afundou. Mal tinha chegado ao fundo, apareceu um
enorme peixe que, abrindo a boca, engoliu-o.
      O soldadinho se viu novamente numa imensa escuridão, espremido no estômago do peixe. E não
deixava de pensar em sua amada: “O que estará fazendo agora a linda bailarina? Será que ainda se lembra de mim? “.
      Passou-se muito tempo — quem poderia dizer quanto? E, de repente, a escuridão desapareceu e ele
ouviu quando falavam:
      — Olhe! O soldadinho de chumbo que caiu da janela!
      Sabem o que aconteceu? O peixe havia sido fisgado por um pescador, levado ao mercado e vendido a
uma cozinheira. E, por cúmulo da coincidência, não era qualquer cozinheira, mas sim a que trabalhava na casa do menino que ganhara o soldadinho no aniversário. Ao limpar o peixe, a cozinheira encontrara dentro dele o soldadinho, do qual se lembrava muito bem, por causa daquela única perna.
      Levou-o para o garotinho, que fez a maior festa ao revê-lo. Lavou-o com água e sabão, para tirar o
fedor de peixe, e endireitou a ponta do fuzil, que amassara um pouco durante aquela aventura.
      Limpinho e lustroso, o soldadinho foi colocado sobre a mesma mesa em que estava antes de voar pela
janela. Nada estava mudado. O castelo de papel, o pequeno bosque de árvores muito verdes, o lago reluzente feito de espelho. E, na porta do castelo, lá estava ela, a bailarina: sobre uma perna só, com os braços erguidos acima da cabeça, mais bela do que nunca.
      O soldadinho olhou para a bailarina, ainda mais apaixonado; ela olhou para ele, mas não trocaram
palavra alguma. Ele desejava conversar, mas não ousava. Sentia-se feliz apenas por estar novamente perto
dela e poder contemplá-la.
      De repente — como foi, como não foi, é caso de se pensar se o geniozinho ruim da cigarreira não
metera seu nariz —, o garotinho agarrou o soldadinho de chumbo e atirou-o na lareira, onde o fogo ardia
intensamente. O pobre soldadinho viu a luz intensa e sentiu um forte calor.

pare aqui na segunda leitura.      A única perna estava amolecendo e a ponta do fuzil envergava para o lado. As belas cores do uniforme,
o vermelho escarlate da túnica e o azul da calça perdiam suas tonalidades.
      O soldadinho lançou um último olhar para a bailarina, que retribuiu com silêncio e tristeza. Ele sentiu
então que seu coração de chumbo começava a derreter — não só pelo calor, mas principalmente pelo amor que ardia nele.
      Naquele momento, a porta escancarou-se com violência, e uma rajada de vento fez voar a bailarina
de papel diretamente para a lareira, bem junto ao soldadinho. Bastou uma labareda e ela desapareceu. O
soldadinho também se dissolveu completamente.
      No dia seguinte. A arrumadeira, ao limpar a lareira, encontrou no meio das cinzas um pequenino
coração de chumbo: era tudo que restara do soldadinho, fiel até o último instante ao seu grande amor.
Da pequena bailarina de papel só restou a minúscula pedra azul da tiara, que antes brilhava em seus
longos cabelos negros.
  
28-05-2020
3º ANO C
Professora Jussara
Orientações para aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Progresso (AAP)
2ª Parte – Questões DE 5 A 12.
Espero poder contar com sua colaboração.



Questão 5
Habilidade - Localizar informação explícita em texto.
Leitura de um texto informativo
Instruções para o familiar: peça para o aluno ler o texto informativo sozinho e responda à pergunta.
Cabe ao familiar:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcar a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poder responder à
questão.
 “O texto: O NOSSO PLANETA ESTÁ ESQUENTANDO e a questão estão na prova.”



Questão 6
Habilidade - Inferir informação implícita em texto.
Leitura de um texto informativo
Instruções para o familiar: peça para o aluno ler o texto informativo sozinho e responder à
pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto para poder responder à questão.
“LEIA O TEXTO: Joaninhas: inseto é um predador voraz e responda à questão que está na prova.
Questão 7
Habilidade - Identificar a finalidade de um texto.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcar a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poder responder à
questão.
Leia o  texto: CURIOSIDADES SOBRE OS ANIMAIS e responda à questão que está na prova.


QUESTÃO 8
Habilidade - Identificar tema ou assunto principal de um texto.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o poema.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcarem a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativa para poder responder à
questão.

“LEIA O TEXTO: LONGE DE CASA  E RESPONDA À QUESTÃO QUE ESTÁ NA PROVA.”




QUESTÃO 9
Habilidade - Identificar mecanismos de substituições lexicais e pronominais.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler o texto sozinho e responder à pergunta.
Cabe ao aplicador:
• orientar o aluno a ler, silenciosamente, primeiro o texto.
• solicitar que leia, silenciosamente, a questão sobre o texto e as alternativas, para, em seguida,
marcar a resposta.
• informar que talvez seja necessário voltar ao texto e às alternativas para poder responder à
questão.
“LEIA O TEXTO: JOANINHAS: SAIBA MAIS SOBRE SUAS CARACTERÍSTICAS E RESPONDA À QUESTÃO DA PROVA.”



QUESTÃO 10
Habilidade – Identificar o gênero de um texto.
INSTRUÇÕES PARA O FAMILIAR: peça para o aluno ler os textos sozinho e realizar a tarefa
proposta.

“LEIA O TEXTO: A BAILARINA E RESPONDA À QUESTÃO NA PROVA.”





29-05-2020
3º ANO C
Professora Jussara
Orientações para aplicação da Avaliação de Aprendizagem em Progresso (AAP)
Espero poder contar com sua colaboração.

 

QUESTÃO 1
Resolver problemas de adição e subtração com os diferentes significados.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida,
oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale
a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele podem fazer desenhos,
esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar
os registros produzidos.



QUESTÃO 2
Resolver problemas de adição e subtração com os diferentes significados.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida,
oriente o aluno para que resolvam “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.



QUESTÃO 3
Utilizar estratégias de cálculo para resolver problemas de adição, subtração e/ou multiplicação.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinalem a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.

 

QUESTÃO 4
Utilizar estratégias de cálculo para resolver problemas de adição, subtração e/ou multiplicação.
Instruções para familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente
o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no
local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, eles pode fazer desenhos, esquemas, contas ou
utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.



QUESTÃO 5
Resolver e elaborar problema que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situação de compra, venda e troca.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos. Informe ao aluno que a figura é composta por fotografias de dinheiro de cédulas e de moedas em reais;



QUESTÃO 6Resolver e elaborar problema que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situação de compra, venda e troca.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos.



QUESTÃO 7
MP06 - 2º ano (Habilidade de Percurso) - Localizar pessoas ou objetos em ilustrações, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de posição.
Instruções para familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente
o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos. Ao ler o item, o aplicador não deve dar nenhuma pista para o aluno identificar a direita ou à esquerda. Nenhum gesto com as mãos deverá ser feito.



QUESTÃO 8
Descrever e representar a movimentação de pessoas ou de objetos no espaço, incluindo mudança de direção e sentido, com base em diferentes pontos de referência.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva a resposta no local indicado. Informe que, para encontrar a resposta, ele pode fazer desenhos, esquemas, contas ou utilizar estratégias de cálculo mental. Oriente o aluno para não apagar os registros produzidos. Ao ler o item, o aplicador não deve dar nenhuma pista para o aluno identificar a direita ou à esquerda. Nenhum gesto com as mãos deverá ser feito;




QUESTÃO 9
MP 05 - 2º ano (Habilidade de Percurso) - Completar uma sequência numérica, usando a contagem em escalas ascendentes e descendentes.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.



Questão 10MP 22 - 2º ano (Habilidade de Percurso) - Identificar por meio de agrupamentos de 2 em 2, características de números pares e números ímpares.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.



Questão 11
MP 17- 2º Ano (Habilidade de Percurso) - Ler e interpretar informações apresentadas em tabelas simples ou de dupla entrada.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.



QUESTÃO 12
MP07 – 2º Ano (Habilidade de Percurso) - Identificar unidades de tempo – dia, semana e mês e utilizar calendários.
Instruções para o familiar: Leia pausadamente o enunciado sem entonações. Em seguida, oriente o aluno para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, assinale a resposta correta.


  

EDUCAÇÃO FÍSICA
EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 3º Anos A  /  B  /  C
Aulas Previstas: 02

                              1º Bimestre         -         Semana 26 A  29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF03EF01) Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos do Brasil, incluindo os de matrizes indígenas e africanas, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
Boliche   -   Você vai precisar de 5 garrafas pet, 4 bolas (pode ser bola de meia, de tênis ou aquela do seu bichinho de estimação) lave e decore as garrafas pet. Depois arrume-as, formando um triangulo e pronto! E só jogar as bolas. Ganha quem derrubar mais garrafas.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Jogo da Memória com fotos   -    Separe em torno de 6 fotos da sua família e escreva num papel uma frase que resuma cada uma delas. A idéia é criar um jogo da memória com fotos e frases. As frases podem ser do tipo: Festa junina na escola; Visita da minha madrinha ou Meu primeiro aniversário. Organize as fotos e papéis com frases numa mesa ou no chão, com o verso virado para cima. Tente encontrar os pares correspondentes. Depois, peça que alguém da família experimente o jogo criado por você.
Tempo para atividade: 50 minutos.
Recursos:
Você vai precisar de garrafas pet,bolinhas,papel caneta e fotos.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno qual foi a sensação de realizar essas atividades em casa e se possível tire fotos das atividades e mande para o WhatsApp da sua professora.
ARTE
Roteiro de estudo online

Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: Reconhecer e experimentar os elementos da linguagem visual a partir das técnicas, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto.

Analisar a imagem, copiar as questões no caderno de desenho e responder de acordo com a imagem..

  

1- Observe a obra de arte em destaque, localize as formas geométricas presentes nela e desenhe-as no seu caderno.
2- Quais cores são destaques nessa obra?
3- Informe:
- o número de retângulos na obra
- o números de triângulos na obra
- o número de círculos na obra

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