ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFªDAYANE
ELETIVAS/PROFºDENIS
6ºA
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS/PROFºMARIO
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDONIZETI
GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
INGLÊS/PROFªFRANCIELEN
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS
TEC. e INOVAÇÃO/PROFªMARCELA
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ºB
ARTE/PROFªADRIANA
CIÊNCIAS/PROFºMARIO
EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDONIZETI
GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
INGLÊS/PROFªFRANCIELEN
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªLILIANE
MATEMÁTICA/PROFºROMEU
PROJETO DE VIDA/PROFªCLAUDIA
TEC. e INOVAÇÃO/PROFªMARCELA
ELETIVAS/PROFªDAYANE
ESPORTE E LAZER
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte e Lazer
· Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
· ACESSO AO LINK: https://www.ativo.com/fitness/treinamento-fitness/6-apps-que-ajudam-a-manter-a-forma-em-casa/
· Leitura do
texto: 6 apps para treinar em casa (link a cima);
· Descrever quais
as funcionalidades desses apps e os beneficos para
a saúde;
· Realizar alguma
atividade esportiva em casa;
(jogar bola no quintal, jogar vídeo-game
com movimento, jogos com competitividade);
· Se possível filmar e
enviar via e-mail, google sala de aula ou watssap;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 26/06/2020
ELETIVAS/PROFºDENIS
Eletiva Inteligência Emocional
Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 6º, 7º anos
Nome:___________________________________________
2º Bim- Atividade 2 Semana Quarentena 15.06
à 19.06
Fique atento se você está inscrito nesta eletiva
Na
atividade de hoje falaremos sobre um deles Autoconhecimento um dos 4 Pilares da
Inteligência Emocional e nas próximas semanas falaremos de outros e suas
definições. Segundo Goleman (1995,p. 77). Leia abaixo o texto abaixo e faça uma
Reflexão sobre o autocontrole.
“Um guerreiro samurai, conta uma velha
história japonesa, certa vez desafiou um mestre Zen a explicar os conceitos de
céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo: — Não passas de um bruto...
não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia! Atacado na própria honra,
o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada da bainha, berrou: — Eu
poderia te matar por tua impertinência. — Isso — respondeu calmamente o monge —
é o inferno. Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia
acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez
uma mesura, agradecendo ao monge a revelação. — E isso — disse o monge — é o
céu. A súbita consciência do samurai sobre seu estado de agitação ilustra a
crucial diferença entre alguém ser possuído por um sentimento e tomar
consciência de que está sendo arrebatado por ele. A recomendação de Sócrates —
“Conhece-te a ti mesmo” — é a pedra de toque da inteligência emocional: a
consciência de nossos sentimentos no momento exato em que eles ocorrem. À
primeira vista, pode parecer que nossos sentimentos são óbvios; uma reflexão
mais demorada nos lembra das vezes em que fomos muito indiferentes ao que de
fato sentimos sobre uma coisa, ou quando tarde demais nos demos conta desses
sentimentos. Os psicólogos falam de metacognição — um termo um pouco pesado —
para referirem-se à consciência do processo de pensar, e metaestado de espírito
para a consciência de nossas emoções. Eu prefiro o termo autoconsciência, no
sentido de permanente atenção ao que estamos sentindo internamente. Nessa
consciência autoreflexiva, a mente observa e investiga o que está sendo vivenciado,
incluindo as emoções.”
Aulas
previstas: 2 aulas
Público: 6º e 7ºanos
Habilidades envolvidas: Empatia; Respeito; Autogestão; Pensamento
crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
6ºA
ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 6º A e B
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Objetos de conhecimento e Elementos da linguagem
da Dança
|
|||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade: (EF06AR11). Experimentar e
analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como
elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Vamos
entrar em contado coma dança folclórica paulista e brasileira copie no
caderno o texto a seguir
Objetos
de conhecimento e Elementos da linguagem
●Elementos
constitutivos do movimento
●Dança
folclórica paulistas e brasileiras
●Fatores
do movimento -tempo, peso, fluência e espaço
DANÇAS
FOLCLÓRICAS–Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e
africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma
região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos
etc., e que são transmitidas também de geração para geração.No Brasil, o
Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são
danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de
São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses
são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os
costumes do povo de uma determinada região.
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização
da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os
fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO–É
no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera –que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA–É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO–São
forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à
verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO–É
o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc,
|
|||||
RECURSOS:
Caderno,
caderno para realização da atividade
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 15/06
a 19 /06
__
|
|||||
Atividade de Ciências- Turma: 6º A e B
Prof Mário José
2º bimestre
Semana do dia 15 a 19/06.
Questões:
1) Cite quais são as organelas presentes numa célula?
2) Quais são as duas diferenças entre a célula vegetal e animal?
3) A que está associado ao formato de uma célula?
4) Como é a estrutura(forma) das células que formam os nervos?
EE SALIMFARH MALUF
SEMANA
DE 15 Á 19/06/2020
AULA 1
E 2 -
TEMA: DANÇA
EDUCAÇÃO
FÍSICA -
EF II - 6º ANOS A
B
PROFESSOR
: DONIZETI
1ª ATIVIDADE
PESQUISA:
Atividade Rítmica: Hip-Hop e
Streetdance
Faça uma pesquisa sobre o
processo histórico: Onde surgiu? Quando surgiu? Sua influência no cotidiano das
pessoas?
2ª ATIVIDADE
Ler e responder as atividades
do Caderno do Aluno
Páginas: 47 -
48 49 - 50.
OBSERVAÇÃO:
- Acompanhar as aulas do CMSP
- Acompanhar o Blog da Escola
- Entregar atividades
pontualmente
- As atividades entregues
serão consideradas para nota e frequência
E-mail para devolução:
IMPORTANTE: Quem
não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais
Fazer a leitura do
texto e responder as questões. Enviar as respostas por email ricardosantosgeo@gmail.com
A poluição da
atmosfera
A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da
ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no
ambiente.
A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a
liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos
poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem
capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico,
ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse
tipo de poluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres,
alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão
térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas
consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser
cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.
Considerando que, em qualquer tipo de ambiente, indivíduos
que o constituem possuem relações de dependência, o fim de uma população, por
exemplo, pode causar drásticas consequências a toda comunidade. Como,
obviamente, nossa espécie é uma delas, não devemos nos esquecer que podemos ser
os principais prejudicados.
Apesar de várias iniciativas governamentais e não
governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e
podem se agravar em razão desse problema. O velho paradigma de que não há
desenvolvimento sem que haja agressões bruscas ao meio ambiente é o principal
responsável por esta questão.
Há menos de cinco décadas, o discurso dos ambientalistas era
tido como exagero ou ponto de vista radical e infundado. Entretanto, é fato
que, por exemplo, os teores de gás carbônico na atmosférica aumentam anualmente
em torno de 0,5%, a temperatura média da superfície de nosso planeta aumentou
cerca de 5° C desde a época da Revolução Industrial e camadas inteiras e
gigantescas de gelo das regiões polares são derretidas em velocidade
assustadora como consequência da poluição do ar.
Assim, é importante rever nossas atitudes individuais e
cobrar de nossos representantes e superiores atitudes referentes à qualidade do
ar. O uso de filtros em chaminés de indústrias, investimento no transporte
coletivo e em ciclovias a fim de reduzir o número de automóveis nas cidades,
criar sistemas de carona entre os colegas, evitar queimadas, reduzir ou não
fazer o consumo de carne (o esterco, a fermentação gástrica e intestinal dos
ruminantes e o desmatamento para criar pastos são extremamente impactantes),
reutilização de materiais, uso de energias menos ou não poluentes e não
adquirir produtos que contém CFC’s (estes têm capacidade de destruir a camada
de ozônio) são algumas medidas que podem ser adotadas.
Questões.
- Atmosfera é um dos
elementos da atmosfera, quais são as camadas da atmosfera.
- Em qual camada da
atmosfera que se forma as chuvas e outros fenômenos climáticos.
- Quais são os gases que
poluem a atmosfera?
- Quais são os impactos
gerado na atmosfera, e suas consequências?
- Como o desmatamento
contribui para o aumento da poluição na atmosfera.
AULAS SEMANAIS DE 15/06/2020 À 19/06/2020.
PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A e B
CONTEÚDO
1- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO PALEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMETAS?
2- COMO FOI DESCOBERTO O FOGO ENTRE OS PERÍODOS PALEOLÍTICO E NEOLÍTICOS?
3- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO NEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMENTAS?
4- O QUE FOI A IDADE DOS METAIS? QUAL FOI A TECNOLOGIA INVENTADA NA PRÉ-HISTÓRIA?
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E REGISTRAR NO CADERNO.
PESQUISAR NO GOOGLE.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
ANOTAR A PESQUISA NO CADERNO.
ENVIAR PARA O EMAIL : suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
INGLÊS/PROFªFRANCIELEN
PLANO DE AULA
|
||||
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS
TURMA:
6 ° ANOS
|
||||
CONTEÚDOS: ROUTINE
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01), (EF06LI04), (EF06LI05), (EF06LI07), (EF06LI08), (EF06LI09),
Nesta
atividade aprenderão a formular hipóteses sobre o texto, identificar o
assunto tratado e localizar sobre rotina diária e reconhecerão, com o apoio
de palavras cognatas, as informações principais em textos sobre o tema rotina.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Tema: ROUTINE
-Desenvolvimento
das Atividades:
·
Parte 1: Read and Translate - “Having a
daily routine is important?”
1. Leia o texto com atenção, observe as palavras;
2. Traduzir o texto com o tradutor online ou
dicionário;
3. Escreva no caderno a tradução do texto abaixo:
“Having a daily routine is
important?”
Developing a routine is a way of
organizing your life into a coherent structure so that it makes sense to you
and provides discipline in your life. It also promotes good habits and
increases your efficiency, saving time in your decision-making.
To do something on an everyday
basis, even if it is just a little bit, builds strength in the long run. It
helps you become, more proficient and master, any skill, it will help you
become more adept at what you do each day
·
Parte 2: Activity – Questions.
1. Relacionar
o texto com as perguntas,
2. Atentem-se
ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.
ü Now,
check all the reason why it is important to have a daily routine.
(Agora, verifique todas as razões
pelas quais é importante ter uma rotina diária). Faça um X
na opção correta.
(
) Organize life.
(
) Build good habits
( ) Decrease efficiency
( ) Help to become good at things
( ) Build momentum in a short time.
( ) Get you adept to daily activities
·
Parte 3:
Questions- “Personal answer”.
1.
Responder as questões sobre rotina;
2.
As respostas são pessoais;
3.
Atentem-se
ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.
4.
Responda
as questões abaixo, use o tradutor online, se necessário.
1-
Why is it important to be organized?
2-
How can a routine help you?
3-
How do you organize your daily activities?
4-
What good habits do you have in your routine? List all of them.
|
||||
RECURSOS:
·
Internet,
·
Dicionário,
·
Tradutor
on-line.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as
questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem
enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br / WhatsApp: 974235744.
Observação:
enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade
digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no
assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da
semana 15 a 22 de maio, sobre I
Exemplo:
Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A,
atividade da semana do dia 22 a 30 de Abril.
|
||||
DATA:15/06/2020
|
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
6ºA – Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa.
|
Atividade: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando
sua adequação ao contexto de produção e circulação.
|
Tempo para realização:
Uma
semana, 06 aulas. (De 15/Junho até 19/Junho)
Retomar
atividade de 08/06 até 12/06, que APÓS DECRETO tivemos apenas 04 aulas de 08/06 até 12/06.
|
ALUNOS PODEM
ENVIAR-ME AS ATIVIDADES POR E-MAIL (SOMENTE AS RESPOSTAS E NÃO SE ESQUEÇAM DE COLOCAR O SEU NOME).
ATIVIDADE 1 – O QUE É O QUE É? NEM TUDO
QUE VOA É PÁSSARO.
Observe as fotos a
seguir
Dirigível nº 1
Aeronave 14 Bis
(1906).
a) O
que essas fotos retratam em comum?
b) As
características dos objetos fotografados podem revelar a origem deles e a época
em que foram produzidos? Discuta com a classe.
c) Quem
são os inventores desses objetos? Quando e onde viveram?
ATIVIDADE 2 – É
UM PÁSSARO? É O SUPER-HOMEM? NÃO! É O 14 BIS!
Quem não olhou pra o céu, um dia, e pensou:
“como seria voar”? Quem não lançou um aviãozinho de papel na expectativa de que
ele desse uma volta no ar e aterrissasse depois de um vôo rasante? Quem não
imaginou ser um super-herói cortando os ares na luta contra o mal?
Assim é a imaginação: pequenos gênios e seus
grandes inventos mudaram o mundo.
Leia o
texto a seguir e conheça um desses pequenos grandes gênios.
Uma criança e um grande sonho: voar
Nascido em 20 de julho de 1873, em Palmira,
Minas Gerais, Alberto Santos Dumont, filho de Henrique Dumont e Francisca de
Paula Santos, era leitor de Júlio Verne e, desde criança, sonhava em criar um
aparelho que permitisse fazer com que o homem voasse. Cresceu observando o vôo
e a constituição física dos pássaros.
Ele chegou a visitar a França pela primeira
vez em 1891, com a família. Foi nesse final de século que o motor a gasolina
fez sucesso nas exposições em Paris e o jovem Dumont ficou fascinado. Em 1892,
mudou-se para Paris, onde começou a construir balões.
Em Paris, aprofundou-se nos estudos da
mecânica e do motor de combustão. Seu primeiro Balão, o “Brasil”, com apenas 15
kg, ganhou altura, mas era dependente do vento para se movimentar. A
dirigibilidade chamava a atenção de Santos Dumont e suas pesquisas seguiram
nesse rumo, até que ele construiu o dirigível “nº 1”, primeiro de uma série de
“charutos voadores” motorizados. O balão ganhou os céus no dia 20 de setembro
de 1898, à altura de 400 metros, retornando ao ponto de partida e obedecendo perfeitamente
às manobras de seu inventor.
Outros balões nasceram. O dirigível “nº 3”,
por exemplo, foi construído já com motor à gasolina. Em 1901, Dumont contornou
a Torre Eiffel, pilotando o dirigível nº 6. Na ocasião, ele participava de um
desafio lançado pelo milionário francês aos construtores de dirigíveis: aquele
que conseguisse partir do Campo de Saint-Cloud, contornar a Torre Eiffel e
voltar ao ponto de partida em 30 minutos ganharia 100.000 francos. Nosso
inventor venceu, recebeu o Prêmio Dustche e deu metade do dinheiro para seus
mecânicos e auxiliares. A outra parte doou aos necessitados. O “n.º 9” já era
capaz de fazer o transporte de pessoas e o “n.º 10” ganhou um tamanho bem maior
que os anteriores e passou ser chamado “um dirigível ônibus”.
No percurso inventivo de Dumont, surgiu, em
12 de novembro de 1906, o 14 Bis, dotado com um motor de 50 HP (Horse Power) de
potência, partiu do Parque de Bagatelle, em Paris, atingindo a altura de 6
metros, em um percurso de 220 metros. Por este feito, Santos Dumont ficou
conhecido como o “pai da aviação”.
Em 1908, Santos Dumont construiu o
Demoiselle, que serviria de modelo a outros projetistas de aeroplanos. Dumont
encerrou sua carreira de inventor e projetista em 1910. Passou, então, a
supervisionar as indústrias que surgiram na Europa. Doente, resolveu voltar ao
Brasil.
Ao ver seu invento ser usado em dois
conflitos (Primeira Guerra Mundial e Revolução de 32) ficou muito decepcionado
e triste.
Dumont faleceu no Guarujá, no dia 23 de julho
de 1932, em decorrência de esclerose múltipla e depressão.
Depois de ler o texto,
responda às questões propostas.
1. O
texto que você leu oferece algumas informações sobre a vida e a obra do
inventor e escritor brasileiro Santos Dumont. As características desse gênero
textual possibilitam identificá-lo como
a)
conto.
b)reportagem.
c)
lenda.
d)biografia.
2. O
que é preciso conter no gênero textual biografia? Volte ao texto e grife as
principais informações sobre Santos Dumont. Depois, preencha o quadro a seguir
com a síntese dessas informações.
Nome completo
|
|
Data e local
de nascimento
|
|
Local de
falecimento
|
|
Filiação
|
|
Como é
conhecido
|
|
Principais
contribuições à humanidade
|
|
Outras
informações importantes sobre vida e obra
|
Curiosidades:: você
sabia que... Dizem que o brasileiro Santos Dumont também inventou o relógio de
pulso. O “pai da aviação” precisava cronometrar o tempo de voo de seus inventos
durante as experiências e, naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos,
presos por uma corrente. Como Dumont não podia tirar as mãos do manche para
pegar o relógio, solicitou ao joalheiro Cartier que desenvolvesse um modelo que
pudesse prender no braço, para facilitar o controle do tempo.
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA 6ºA PROF. MARCELO 2ºBim
Semana
de 15/06 à 19/06
1)
Copiar e
resolver no caderno as questões das páginas 11, 12 e 13 do caderno de apoio.
Tirar foto e enviar no email e assistir as aulas dos centro de mídias do 6º ano
PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS
Projeto de Vida Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
6ºA,
7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 2- Semana
Quarentena 15.06 à 19.06
Fiquem atentos as
séries que se destinam essas atividades acima
ABAIXO VEJA
QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ALUNO:
ü 6º Ano: Situação de Aprendizagem 2 do
caderno do Aluno
Leia A SUA AUTOIMAGEM, em seguida
responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o
professor por e-mail;
ü 7º Ano:
Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE
AÇÃO, em seguida responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e
envie para o professor por e-mail;
ü 8º Ano:
Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia a APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS
ENTREVISTAS, em seguida respondam o
ponto de vista da pessoal que você
entrevistar sobre o ECA, o que ela disse e o que você pensa sobre em
seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;
ü 9 Ano:
Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Baseado na Atividade 2 do caderno do
aluno, busquem em fontes confiáveis sobre os Desafios do Ensino Médio no
Brasil, em seguida reflita e responda em seus Diários de práticas e Vivências e
envie para o professor por e-mail;
ü 1º EM :
Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia NOSSOS
SONHOS, em seguida responda a Atividade 2 em seus Diários de práticas e
Vivências e envie para o professor por e-mail;
Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º
ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e
Respeito, Entusiasmo; Iniciativa
social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização,
Autoconfiança
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
PROFESSORA:
MARCELA
TECNOLOGIA
E INOVAÇÃO:
Período
para realização das atividades 15/06/2020 a 19/062020
6º ano :A
CADERNO DO ALUNO2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA 56
ATIVIDADE 1– PARA INÍCIO DE CONVERSA
A proposta dessa atividade seria para se organizar em
duplas nesse momento não será possível, vocês deverão responder na apostila página 56 e vamos fazer
nossa discussão pelos watts!
Aulas de Tecnologia e Inovação
terça-feira
|
quinta-feira
|
6ºano A
|
7ºano A
|
7ºano B
|
7ºano C
|
6ºano B
|
*********
|
Lembrando
que!!!!!! Logo estaremos juntos.
TUDO
PASSA
Observação
para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora
Marcela por e-mail
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento
das aulas do centro de mídias.
6ºB
ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR
Adriana
|
AULAS PREVISTAS
2 aulas 6º A e B
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte
|
|||||
CONTEÚDOS:
Objetos de conhecimento e Elementos da linguagem
da Dança
|
|||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade: (EF06AR11). Experimentar e
analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como
elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.
|
|||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Vamos
entrar em contado coma dança folclórica paulista e brasileira copie no
caderno o texto a seguir
Objetos
de conhecimento e Elementos da linguagem
●Elementos
constitutivos do movimento
●Dança
folclórica paulistas e brasileiras
●Fatores
do movimento -tempo, peso, fluência e espaço
DANÇAS
FOLCLÓRICAS–Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e
africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma
região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos
etc., e que são transmitidas também de geração para geração.No Brasil, o
Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são
danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de
São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses
são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os
costumes do povo de uma determinada região.
RUDOLF
LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização
da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os
fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO–É
no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são
influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera –que é o que
determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA–É
o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às
extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO–São
forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à
verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a
denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO–É
o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos
métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc,
|
|||||
RECURSOS:
Caderno,
caderno para realização da atividade
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a
atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|||||
DATA 15/06
a 19 /06
__
|
|||||
Atividade de Ciências- Turma: 6º A e B
Prof Mário José
2º bimestre
Semana do dia 15 a 19/06.
Questões:
1) Cite quais são as organelas presentes numa célula?
2) Quais são as duas diferenças entre a célula vegetal e animal?
3) A que está associado ao formato de uma célula?
4) Como é a estrutura(forma) das células que formam os nervos?
EE SALIMFARH MALUF
SEMANA
DE 15 Á 19/06/2020
AULA 1
E 2 -
TEMA: DANÇA
EDUCAÇÃO
FÍSICA -
EF II - 6º ANOS A
B
PROFESSOR
: DONIZETI
1ª ATIVIDADE
PESQUISA:
Atividade Rítmica: Hip-Hop e
Streetdance
Faça uma pesquisa sobre o
processo histórico: Onde surgiu? Quando surgiu? Sua influência no cotidiano das
pessoas?
2ª ATIVIDADE
Ler e responder as atividades
do Caderno do Aluno
Páginas: 47 -
48 49 - 50.
OBSERVAÇÃO:
- Acompanhar as aulas do CMSP
- Acompanhar o Blog da Escola
- Entregar atividades
pontualmente
- As atividades entregues
serão consideradas para nota e frequência
E-mail para devolução:
IMPORTANTE: Quem
não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais
Fazer a leitura do
texto e responder as questões. Enviar as respostas por email ricardosantosgeo@gmail.com
A poluição da
atmosfera
A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da
ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no
ambiente.
A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a
liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos
poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem
capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico,
ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse
tipo de poluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres,
alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão
térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas
consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser
cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.
Considerando que, em qualquer tipo de ambiente, indivíduos
que o constituem possuem relações de dependência, o fim de uma população, por
exemplo, pode causar drásticas consequências a toda comunidade. Como,
obviamente, nossa espécie é uma delas, não devemos nos esquecer que podemos ser
os principais prejudicados.
Apesar de várias iniciativas governamentais e não
governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e
podem se agravar em razão desse problema. O velho paradigma de que não há
desenvolvimento sem que haja agressões bruscas ao meio ambiente é o principal
responsável por esta questão.
Há menos de cinco décadas, o discurso dos ambientalistas era
tido como exagero ou ponto de vista radical e infundado. Entretanto, é fato
que, por exemplo, os teores de gás carbônico na atmosférica aumentam anualmente
em torno de 0,5%, a temperatura média da superfície de nosso planeta aumentou
cerca de 5° C desde a época da Revolução Industrial e camadas inteiras e
gigantescas de gelo das regiões polares são derretidas em velocidade
assustadora como consequência da poluição do ar.
Assim, é importante rever nossas atitudes individuais e
cobrar de nossos representantes e superiores atitudes referentes à qualidade do
ar. O uso de filtros em chaminés de indústrias, investimento no transporte
coletivo e em ciclovias a fim de reduzir o número de automóveis nas cidades,
criar sistemas de carona entre os colegas, evitar queimadas, reduzir ou não
fazer o consumo de carne (o esterco, a fermentação gástrica e intestinal dos
ruminantes e o desmatamento para criar pastos são extremamente impactantes),
reutilização de materiais, uso de energias menos ou não poluentes e não
adquirir produtos que contém CFC’s (estes têm capacidade de destruir a camada
de ozônio) são algumas medidas que podem ser adotadas.
Questões.
- Atmosfera é um dos
elementos da atmosfera, quais são as camadas da atmosfera.
- Em qual camada da
atmosfera que se forma as chuvas e outros fenômenos climáticos.
- Quais são os gases que
poluem a atmosfera?
- Quais são os impactos
gerado na atmosfera, e suas consequências?
- Como o desmatamento
contribui para o aumento da poluição na atmosfera.
AULAS SEMANAIS DE 15/06/2020 À 19/06/2020.
PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A e B
CONTEÚDO
1- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO PALEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMETAS?
2- COMO FOI DESCOBERTO O FOGO ENTRE OS PERÍODOS PALEOLÍTICO E NEOLÍTICOS?
3- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO NEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMENTAS?
4- O QUE FOI A IDADE DOS METAIS? QUAL FOI A TECNOLOGIA INVENTADA NA PRÉ-HISTÓRIA?
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E REGISTRAR NO CADERNO.
PESQUISAR NO GOOGLE.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
ANOTAR A PESQUISA NO CADERNO.
ENVIAR PARA O EMAIL : suelibernadetedecarvalho@hotmail.com
PLANO DE AULA
|
||||
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS
TURMA:
6 ° ANOS
|
||||
CONTEÚDOS: ROUTINE
|
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01), (EF06LI04), (EF06LI05), (EF06LI07), (EF06LI08), (EF06LI09),
Nesta
atividade aprenderão a formular hipóteses sobre o texto, identificar o
assunto tratado e localizar sobre rotina diária e reconhecerão, com o apoio
de palavras cognatas, as informações principais em textos sobre o tema rotina.
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Tema: ROUTINE
-Desenvolvimento
das Atividades:
·
Parte 1: Read and Translate - “Having a
daily routine is important?”
1. Leia o texto com atenção, observe as palavras;
2. Traduzir o texto com o tradutor online ou
dicionário;
3. Escreva no caderno a tradução do texto abaixo:
“Having a daily routine is
important?”
Developing a routine is a way of
organizing your life into a coherent structure so that it makes sense to you
and provides discipline in your life. It also promotes good habits and
increases your efficiency, saving time in your decision-making.
To do something on an everyday
basis, even if it is just a little bit, builds strength in the long run. It
helps you become, more proficient and master, any skill, it will help you
become more adept at what you do each day
·
Parte 2: Activity – Questions.
1. Relacionar
o texto com as perguntas,
2. Atentem-se
ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.
ü Now,
check all the reason why it is important to have a daily routine.
(Agora, verifique todas as razões
pelas quais é importante ter uma rotina diária). Faça um X
na opção correta.
(
) Organize life.
(
) Build good habits
( ) Decrease efficiency
( ) Help to become good at things
( ) Build momentum in a short time.
( ) Get you adept to daily activities
·
Parte 3:
Questions- “Personal answer”.
1.
Responder as questões sobre rotina;
2.
As respostas são pessoais;
3.
Atentem-se
ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.
4.
Responda
as questões abaixo, use o tradutor online, se necessário.
1-
Why is it important to be organized?
2-
How can a routine help you?
3-
How do you organize your daily activities?
4-
What good habits do you have in your routine? List all of them.
|
||||
RECURSOS:
·
Internet,
·
Dicionário,
·
Tradutor
on-line.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as
questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem
enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!
E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br / WhatsApp: 974235744.
Observação:
enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade
digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no
assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da
semana 15 a 22 de maio, sobre I
Exemplo:
Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A,
atividade da semana do dia 22 a 30 de Abril.
|
||||
DATA:15/06/2020
|
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: LILIANE
SÉRIE: 6º ANO B
REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANA INTENSIVA
NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A
SEMANA
OBS: LEITURA DO LINK ENVIADO ABAIXO:
LIVRO: A MINA DE OURO- MARIA JOSÉ SODRÉ
EDITORA VAGALUME
EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊS FARÃO A LEITURA
DESSE LIVRO NESSE LINK E EM SEGUIDA PESQUISAR E COPIAR EM SEUS CADERNOS PARA EM
SEGUIDA COMPREENDEREM QUAIS SÃO OS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS
NARRATIVAS; IDENTIFICANDO NESSA HISTÓRIA.
PERSONAGEM;
ENREDO
TEMPO
ESPAÇO;
FOCO NARRATIVO;
ATENÇÃO GALERINHA
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO ESTIVER CONSEGUINDO
ABRIR ESSE LINK ACIMA PESQUISE NO WWW.GOOGLE.COM.BR
A HISTÓRIA EM PDF E LEIA, O QUE SE PEDE
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE PERMANECE
https://www.skoob.com.br/livro/pdf/a-mina-de-ouro/livro:4346/edicao:23066
ATIVIDADES
1)
O FOCO NARRATIVO ESTÁ NA PRIMEIRA OU
TERCEIRA PESSOA, RESPONDA:
2) QUAIS
SÃO OS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA, E VERIFIQUE SE HÁ MARCAS DE TEMPO NA
HISTÓRIA, QUAIS SÃO:
3)EM QUANTO TEMPO SE PASA ESSA HISTÓRIA,
E RESPONDA COM SUA PALAVRAS SE VOCÊ APRENDEU ALGO COM A HISTÓRIA CONTADA,
EXPLIQUE:
HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO
TEXTUAL, NARRATIVA.
(DESENVOLVER SUAS HABILIDADES
ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO
ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR, CITANDO
PERSONAGENS, LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE
DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DA HISTÓRIA.
BOA SORTE GALERINHA!
MATEMÁTICA/PROFºROMEU
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR
|
||||
PROFESSOR
José Romeu Gobo
|
AULAS PREVISTAS
6 aulas por semana15/06 a 17/06//2020
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Matematica
Turma 6° B
|
||||
CONTEÚDOS:
Multiplos e divisores,números primos e as
operações basicas
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a ideia de
múltiplo comum e seus divisores.
Compreender o significado
das operações basicas
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
FAZER OS EXERCICIOS DA APOSTILA
Situação de aprendizagem 3
Atividade 1 pagina 27
Atividade 2 pagina 28
OBS: todas as
atividades deverão ser encaminhadas para o email jromeugobo@gmail.com
O nome completo , série e N°
|
||||
RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
( WhatsApp,
blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em
dupla
|
||||
DATA: ___/__/_
__
|
PROJETO DE VIDA/PROFªCLAUDIA
E.E Salim Farah Maluf
|
6ºB – Professora
Claudia. Disciplina: Projeto de Vida.
|
Atividade: (15/06 ATÉ 19/06-2º
Bimestre / 2 aulas de 45 minutos cada).
Retomar
atividade de 08/06 até 12/06,após decreto(Feriado) não teríamos aula
presencial dia 11/06.
Pagina
71, Caderno do Aluno/Vol 2.
Refletir
sobre todas as atividades que realizou até agora e sobre seu papel de
estudante na definição de suas metas e compromissos pessoais.
|
ATIVIDADE
1: REFORÇANDO OS PONTOS FORTES E OS QUE AINDA PRECISAM FORTALECER
Competências socioemocionais em foco: Determinação
Para
começar, você terá a oportunidade de refletir sobre todas as atividades que
realizou até agora e sobre seu papel de estudante na definição de suas metas e
compromissos pessoais.
Situação de Aprendizagem 1
Responda,
no quadro abaixo, as questões para que você possa entender melhor o seu perfil
de estudante:
Quase nunca
|
Pouco
|
Bastante/ sempre
|
Quase sempre
|
|
Empenhei-me em fazer as atividades com capricho?
|
||||
Realizei todas as tarefas solicitadas nos prazos?
|
Em seguida, observe nas suas respostas, o
quanto tem se empenhado para conseguir alcançar as metas e o quanto
precisa melhorar. Para isso, responda no seu Diário de Práticas e Vivências,
com poucas palavras, a seguinte pergunta:
O que
eu quero para mim?
Com
a resposta anotada, continue respondendo às questões abaixo. Elas ajudarão você
a refletir melhor e a se autoavaliar, para que veja sentido nas atitudes
necessárias na realização dos seus sonhos.
1.
Quais são as qualidades que você considera necessárias para alcançar seus
sonhos?
2. Você
reconhece em si mesmo(a) algumas dessas qualidades? Quais?
3. O
que você pode fazer para se aproximar de seus sonhos?
4. Você
está agindo, hoje, de acordo com o que é melhor para você? Dê exemplos de
comportamentos ou atitudes que costuma ter no dia a dia para atingir seus
sonhos e reflita sobre eles.
5.
Agora, dê um exemplo de algo que você ainda não faz, mas que sabe que é
importante para seu futuro.
TEC. e INOVAÇÃO/PROFªMARCELA
PROFESSORA:
MARCELA
TECNOLOGIA
E INOVAÇÃO:
Período
para realização das atividades 15/06/2020 a 19/062020
6º ano :B
CADERNO DO ALUNO2º BIMESTRE PARTE 2
PÁGINA 56
ATIVIDADE 1– PARA INÍCIO DE CONVERSA
A proposta dessa atividade seria para se organizar em
duplas nesse momento não será possível, vocês deverão responder na apostila página 56 e vamos fazer
nossa discussão pelos watts!
Aulas de Tecnologia e Inovação
terça-feira
|
quinta-feira
|
6ºano A
|
7ºano A
|
7ºano B
|
7ºano C
|
6ºano B
|
*********
|
Lembrando
que!!!!!! Logo estaremos juntos.
TUDO
PASSA
Observação
para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora
Marcela por e-mail
Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento
das aulas do centro de mídias.
Boa tarde
ResponderExcluirQual o email do professor Mario - Ciencias?
Boa noite
ResponderExcluirFazer as atividades no caderno de ciências , o professor vai olhar no retorno
Boa noite
ResponderExcluirResponder no caderno , o professor vai olhar no retorno