segunda-feira, 15 de junho de 2020

6º ANOS FINAIS - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFªDAYANE


ESPORTE E LAZER



CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
·       Leitura do texto: 6 apps para treinar em casa (link a cima);
·       Descrever quais as funcionalidades desses apps e os beneficos para
a saúde;
·       Realizar alguma atividade esportiva em casa;
(jogar bola no quintal, jogar vídeo-game com movimento, jogos com competitividade);
·       Se possível filmar e enviar via e-mail, google sala de aula ou watssap;

E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 26/06/2020
  

ELETIVAS/PROFºDENIS


Eletiva Inteligência Emocional   

                      Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos
Nome:___________________________________________

2º Bim- Atividade 2 Semana Quarentena 15.06 à 19.06

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva

Na atividade de hoje falaremos sobre um deles Autoconhecimento um dos 4 Pilares da Inteligência Emocional e nas próximas semanas falaremos de outros e suas definições. Segundo Goleman (1995,p. 77). Leia abaixo o texto abaixo e faça uma Reflexão sobre o autocontrole.

“Um guerreiro samurai, conta uma velha história japonesa, certa vez desafiou um mestre Zen a explicar os conceitos de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo: — Não passas de um bruto... não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia! Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada da bainha, berrou: — Eu poderia te matar por tua impertinência. — Isso — respondeu calmamente o monge — é o inferno. Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez uma mesura, agradecendo ao monge a revelação. — E isso — disse o monge — é o céu. A súbita consciência do samurai sobre seu estado de agitação ilustra a crucial diferença entre alguém ser possuído por um sentimento e tomar consciência de que está sendo arrebatado por ele. A recomendação de Sócrates — “Conhece-te a ti mesmo” — é a pedra de toque da inteligência emocional: a consciência de nossos sentimentos no momento exato em que eles ocorrem. À primeira vista, pode parecer que nossos sentimentos são óbvios; uma reflexão mais demorada nos lembra das vezes em que fomos muito indiferentes ao que de fato sentimos sobre uma coisa, ou quando tarde demais nos demos conta desses sentimentos. Os psicólogos falam de metacognição — um termo um pouco pesado — para referirem-se à consciência do processo de pensar, e metaestado de espírito para a consciência de nossas emoções. Eu prefiro o termo autoconsciência, no sentido de permanente atenção ao que estamos sentindo internamente. Nessa consciência autoreflexiva, a mente observa e investiga o que está sendo vivenciado, incluindo as emoções.”




Aulas previstas: 2 aulas
Público: 6º e 7ºanos
Habilidades envolvidas: Empatia; Respeito; Autogestão; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010




6ºA

ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR

Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:
Arte


CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento e Elementos da linguagem da Dança


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade: (EF06AR11). Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos entrar em contado coma dança folclórica paulista e brasileira copie no caderno o texto a seguir
Objetos de conhecimento e Elementos da linguagem
●Elementos constitutivos do movimento
●Dança folclórica paulistas e brasileiras
●Fatores do movimento -tempo, peso, fluência e espaço
DANÇAS FOLCLÓRICAS–Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO–É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera –que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA–É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO–São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO–É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc,


RECURSOS:
Caderno, caderno para realização da atividade


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA  15/06  a 19 /06

__





CIÊNCIAS/PROFºMARIO
Atividade de Ciências- Turma: 6º A e B
Prof Mário José
2º bimestre
Semana do dia 15 a 19/06.
Questões:
1) Cite quais são as organelas presentes numa célula?
2) Quais são as duas diferenças entre a célula vegetal e animal?
3) A que está associado ao formato de uma célula?

4) Como é a estrutura(forma) das células que formam os nervos?



EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDONIZETI
 EE SALIMFARH MALUF
SEMANA DE 15   Á   19/06/2020
AULA 1 E 2  -  TEMA: DANÇA
EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A  B
PROFESSOR : DONIZETI


1ª ATIVIDADE
PESQUISA:
Atividade Rítmica: Hip-Hop e Streetdance
Faça uma pesquisa sobre o processo histórico: Onde surgiu? Quando surgiu? Sua influência no cotidiano das pessoas?

2ª ATIVIDADE
Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno
Páginas: 47  -  48  49  -  50.

OBSERVAÇÃO:
- Acompanhar as aulas do CMSP
- Acompanhar o Blog da Escola
- Entregar atividades pontualmente
- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

E-mail para devolução:


IMPORTANTE:       Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais


GEOGRAFIA/PROFºRICARDO


Fazer a leitura do texto e responder as questões. Enviar as respostas por email ricardosantosgeo@gmail.com

A poluição da atmosfera

A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente.

A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.

Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.

Considerando que, em qualquer tipo de ambiente, indivíduos que o constituem possuem relações de dependência, o fim de uma população, por exemplo, pode causar drásticas consequências a toda comunidade. Como, obviamente, nossa espécie é uma delas, não devemos nos esquecer que podemos ser os principais prejudicados.

Apesar de várias iniciativas governamentais e não governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e podem se agravar em razão desse problema. O velho paradigma de que não há desenvolvimento sem que haja agressões bruscas ao meio ambiente é o principal responsável por esta questão.

Há menos de cinco décadas, o discurso dos ambientalistas era tido como exagero ou ponto de vista radical e infundado. Entretanto, é fato que, por exemplo, os teores de gás carbônico na atmosférica aumentam anualmente em torno de 0,5%, a temperatura média da superfície de nosso planeta aumentou cerca de 5° C desde a época da Revolução Industrial e camadas inteiras e gigantescas de gelo das regiões polares são derretidas em velocidade assustadora como consequência da poluição do ar.

Assim, é importante rever nossas atitudes individuais e cobrar de nossos representantes e superiores atitudes referentes à qualidade do ar. O uso de filtros em chaminés de indústrias, investimento no transporte coletivo e em ciclovias a fim de reduzir o número de automóveis nas cidades, criar sistemas de carona entre os colegas, evitar queimadas, reduzir ou não fazer o consumo de carne (o esterco, a fermentação gástrica e intestinal dos ruminantes e o desmatamento para criar pastos são extremamente impactantes), reutilização de materiais, uso de energias menos ou não poluentes e não adquirir produtos que contém CFC’s (estes têm capacidade de destruir a camada de ozônio) são algumas medidas que podem ser adotadas.

Questões.


  1. Atmosfera é um dos elementos da atmosfera, quais são as camadas da atmosfera.
  2. Em qual camada da atmosfera que se forma as chuvas e outros fenômenos climáticos.
  3. Quais são os gases que poluem a atmosfera?
  4. Quais são os impactos gerado na atmosfera, e suas consequências?
  5. Como o desmatamento contribui para o aumento da poluição na atmosfera. 
HISTÓRIA/PROFªSUELI


AULAS SEMANAIS DE 15/06/2020 À 19/06/2020.
PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A e B
CONTEÚDO
1- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO PALEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMETAS?
2- COMO FOI DESCOBERTO O FOGO ENTRE OS PERÍODOS PALEOLÍTICO E NEOLÍTICOS?
3- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO NEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMENTAS?
4- O QUE FOI A IDADE DOS METAIS? QUAL FOI A TECNOLOGIA INVENTADA NA PRÉ-HISTÓRIA?
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E REGISTRAR NO CADERNO.
PESQUISAR NO GOOGLE.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
ANOTAR A PESQUISA NO CADERNO.
ENVIAR PARA O EMAIL : suelibernadetedecarvalho@hotmail.com




INGLÊS/PROFªFRANCIELEN


PLANO DE AULA
PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6 ° ANOS
CONTEÚDOS: ROUTINE
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01),   (EF06LI04),    (EF06LI05),   (EF06LI07),    (EF06LI08),   (EF06LI09),  
Nesta atividade aprenderão a formular hipóteses sobre o texto, identificar o assunto tratado e localizar sobre rotina diária e reconhecerão, com o apoio de palavras cognatas, as informações principais em textos sobre o tema rotina.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tema: ROUTINE


-Desenvolvimento das Atividades:

·         Parte 1: Read and Translate -Having a daily routine is important?”
1.    Leia o texto com atenção, observe as palavras;
2.    Traduzir o texto com o tradutor online ou dicionário;
3.    Escreva no caderno a tradução do texto abaixo:

“Having a daily routine is important?”

           Developing a routine is a way of organizing your life into a coherent structure so that it makes sense to you and provides discipline in your life. It also promotes good habits and increases your efficiency, saving time in your decision-making.
          To do something on an everyday basis, even if it is just a little bit, builds strength in the long run. It helps you become, more proficient and master, any skill, it will help you become more adept at what you do each day

·         Parte 2: Activity – Questions.
1.      Relacionar o texto com as perguntas,
2.      Atentem-se ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.

ü  Now, check all the reason why it is important to have a daily routine.
(Agora, verifique todas as razões pelas quais é importante ter uma rotina diária). Faça um   X  na opção correta.

(   ) Organize life.
(   ) Build good habits
(   ) Decrease efficiency
(   ) Help to become good at things
(   ) Build momentum in a short time.
(   ) Get you adept to daily activities
·         Parte 3: Questions- “Personal answer”.
1. Responder as questões sobre rotina;
2. As respostas são pessoais;
3.      Atentem-se ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.
4.      Responda as questões abaixo, use o tradutor online, se necessário.
                                                                                                                      

1- Why is it important to be organized?
2- How can a routine help you?
3- How do you organize your daily activities?
4- What good habits do you have in your routine? List all of them.

 

RECURSOS:
·         Internet,
·         Dicionário,
·         Tradutor on-line.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 15 a 22 de maio, sobre I

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 22 a 30 de Abril.


DATA:15/06/2020



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA


6ºA – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.

Atividade: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.
Tempo para realização:
Uma semana, 06 aulas.  (De 15/Junho até 19/Junho)

Retomar atividade de 08/06 até 12/06, que APÓS DECRETO tivemos apenas  04 aulas de 08/06 até 12/06.
ALUNOS PODEM ENVIAR-ME AS ATIVIDADES POR E-MAIL (SOMENTE AS RESPOSTAS E NÃO SE ESQUEÇAM DE COLOCAR O SEU NOME).

ATIVIDADE 1 – O QUE É O QUE É? NEM TUDO QUE VOA É PÁSSARO.

Observe as fotos a seguir

Dirigível nº 1


Aeronave 14 Bis (1906).

a) O que essas fotos retratam em comum?
b) As características dos objetos fotografados podem revelar a origem deles e a época em que foram produzidos? Discuta com a classe.
c) Quem são os inventores desses objetos? Quando e onde viveram?

ATIVIDADE 2 – É UM PÁSSARO? É O SUPER-HOMEM? NÃO! É O 14 BIS!

  Quem não olhou pra o céu, um dia, e pensou: “como seria voar”? Quem não lançou um aviãozinho de papel na expectativa de que ele desse uma volta no ar e aterrissasse depois de um vôo rasante? Quem não imaginou ser um super-herói cortando os ares na luta contra o mal?
  Assim é a imaginação: pequenos gênios e seus grandes inventos mudaram o mundo.
   Leia o texto a seguir e conheça um desses pequenos grandes gênios.
  Uma criança e um grande sonho: voar
  Nascido em 20 de julho de 1873, em Palmira, Minas Gerais, Alberto Santos Dumont, filho de Henrique Dumont e Francisca de Paula Santos, era leitor de Júlio Verne e, desde criança, sonhava em criar um aparelho que permitisse fazer com que o homem voasse. Cresceu observando o vôo e a constituição física dos pássaros.
  Ele chegou a visitar a França pela primeira vez em 1891, com a família. Foi nesse final de século que o motor a gasolina fez sucesso nas exposições em Paris e o jovem Dumont ficou fascinado. Em 1892, mudou-se para Paris, onde começou a construir balões.
  Em Paris, aprofundou-se nos estudos da mecânica e do motor de combustão. Seu primeiro Balão, o “Brasil”, com apenas 15 kg, ganhou altura, mas era dependente do vento para se movimentar. A dirigibilidade chamava a atenção de Santos Dumont e suas pesquisas seguiram nesse rumo, até que ele construiu o dirigível “nº 1”, primeiro de uma série de “charutos voadores” motorizados. O balão ganhou os céus no dia 20 de setembro de 1898, à altura de 400 metros, retornando ao ponto de partida e obedecendo perfeitamente às manobras de seu inventor.
  Outros balões nasceram. O dirigível “nº 3”, por exemplo, foi construído já com motor à gasolina. Em 1901, Dumont contornou a Torre Eiffel, pilotando o dirigível nº 6. Na ocasião, ele participava de um desafio lançado pelo milionário francês aos construtores de dirigíveis: aquele que conseguisse partir do Campo de Saint-Cloud, contornar a Torre Eiffel e voltar ao ponto de partida em 30 minutos ganharia 100.000 francos. Nosso inventor venceu, recebeu o Prêmio Dustche e deu metade do dinheiro para seus mecânicos e auxiliares. A outra parte doou aos necessitados. O “n.º 9” já era capaz de fazer o transporte de pessoas e o “n.º 10” ganhou um tamanho bem maior que os anteriores e passou ser chamado “um dirigível ônibus”.
  No percurso inventivo de Dumont, surgiu, em 12 de novembro de 1906, o 14 Bis, dotado com um motor de 50 HP (Horse Power) de potência, partiu do Parque de Bagatelle, em Paris, atingindo a altura de 6 metros, em um percurso de 220 metros. Por este feito, Santos Dumont ficou conhecido como o “pai da aviação”.
  Em 1908, Santos Dumont construiu o Demoiselle, que serviria de modelo a outros projetistas de aeroplanos. Dumont encerrou sua carreira de inventor e projetista em 1910. Passou, então, a supervisionar as indústrias que surgiram na Europa. Doente, resolveu voltar ao Brasil.
  Ao ver seu invento ser usado em dois conflitos (Primeira Guerra Mundial e Revolução de 32) ficou muito decepcionado e triste.
  Dumont faleceu no Guarujá, no dia 23 de julho de 1932, em decorrência de esclerose múltipla e depressão.

Depois de ler o texto, responda às questões propostas.

1. O texto que você leu oferece algumas informações sobre a vida e a obra do inventor e escritor brasileiro Santos Dumont. As características desse gênero textual possibilitam identificá-lo como
a) conto.
b)reportagem.
c) lenda.
d)biografia.

2. O que é preciso conter no gênero textual biografia? Volte ao texto e grife as principais informações sobre Santos Dumont. Depois, preencha o quadro a seguir com a síntese dessas informações.
Nome completo

Data e local de nascimento

Local de falecimento

Filiação

Como é conhecido

Principais contribuições à humanidade

Outras informações importantes sobre vida e obra


Curiosidades:: você sabia que... Dizem que o brasileiro Santos Dumont também inventou o relógio de pulso. O “pai da aviação” precisava cronometrar o tempo de voo de seus inventos durante as experiências e, naquele tempo, os relógios ficavam nos bolsos, presos por uma corrente. Como Dumont não podia tirar as mãos do manche para pegar o relógio, solicitou ao joalheiro Cartier que desenvolvesse um modelo que pudesse prender no braço, para facilitar o controle do tempo. 



MATEMÁTICA/PROFºMARCELO


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 6ºA PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO  profmarcelomaua@gmail.com

1)    Copiar e resolver no caderno as questões das páginas 11, 12 e 13 do caderno de apoio. Tirar foto e enviar no email e assistir as aulas dos centro de mídias do 6º ano

PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 2- Semana Quarentena 15.06 à 19.06
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ALUNO:

ü  6º Ano: Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno
Leia A SUA AUTOIMAGEM, em seguida responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  7º Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO, em seguida responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  8º Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia a APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS, em seguida respondam  o ponto de vista da pessoal que você  entrevistar sobre o ECA, o que ela disse e o que você pensa sobre em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  9 Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Baseado na Atividade 2 do caderno do aluno, busquem em fontes confiáveis sobre os Desafios do Ensino Médio no Brasil, em seguida reflita e responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  1º EM :  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia NOSSOS SONHOS, em seguida responda a Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. e INOVAÇÃO/PROFªMARCELA


PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Período para realização das atividades 15/06/2020 a 19/062020
6º ano :A 
CADERNO DO ALUNO2º BIMESTRE PARTE 2
                                                                  PÁGINA 56
ATIVIDADE 1– PARA INÍCIO DE CONVERSA
A proposta dessa atividade seria para se organizar em duplas nesse momento não será possível, vocês deverão   responder na apostila página 56 e vamos fazer nossa discussão pelos watts!
Aulas de Tecnologia e Inovação
terça-feira
quinta-feira
6ºano A
7ºano A
7ºano B
7ºano C
6ºano B
*********

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.
TUDO PASSA

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail



Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6ºB

ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR

Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        6º A e B

DISCIPLINA/TURMA:
Arte


CONTEÚDOS:

Objetos de conhecimento e Elementos da linguagem da Dança


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade: (EF06AR11). Experimentar e analisar os fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) como elementos que, combinados, geram as ações corporais e o movimento dançado.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos entrar em contado coma dança folclórica paulista e brasileira copie no caderno o texto a seguir
Objetos de conhecimento e Elementos da linguagem
●Elementos constitutivos do movimento
●Dança folclórica paulistas e brasileiras
●Fatores do movimento -tempo, peso, fluência e espaço
DANÇAS FOLCLÓRICAS–Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração.No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira.
Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO–É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera –que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA–É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO–São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO–É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc,


RECURSOS:
Caderno, caderno para realização da atividade


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA  15/06  a 19 /06

__





CIÊNCIAS/PROFºMARIO
Atividade de Ciências- Turma: 6º A e B
Prof Mário José
2º bimestre
Semana do dia 15 a 19/06.
Questões:
1) Cite quais são as organelas presentes numa célula?
2) Quais são as duas diferenças entre a célula vegetal e animal?
3) A que está associado ao formato de uma célula?

4) Como é a estrutura(forma) das células que formam os nervos?




EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDONIZETI
 EE SALIMFARH MALUF
SEMANA DE 15   Á   19/06/2020
AULA 1 E 2  -  TEMA: DANÇA
EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A  B
PROFESSOR : DONIZETI


1ª ATIVIDADE
PESQUISA:
Atividade Rítmica: Hip-Hop e Streetdance
Faça uma pesquisa sobre o processo histórico: Onde surgiu? Quando surgiu? Sua influência no cotidiano das pessoas?

2ª ATIVIDADE
Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno
Páginas: 47  -  48  49  -  50.

OBSERVAÇÃO:
- Acompanhar as aulas do CMSP
- Acompanhar o Blog da Escola
- Entregar atividades pontualmente
- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

E-mail para devolução:


IMPORTANTE:       Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais


GEOGRAFIA/PROFºRICARDO


Fazer a leitura do texto e responder as questões. Enviar as respostas por email ricardosantosgeo@gmail.com

A poluição da atmosfera

A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente.

A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.

Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.

Considerando que, em qualquer tipo de ambiente, indivíduos que o constituem possuem relações de dependência, o fim de uma população, por exemplo, pode causar drásticas consequências a toda comunidade. Como, obviamente, nossa espécie é uma delas, não devemos nos esquecer que podemos ser os principais prejudicados.

Apesar de várias iniciativas governamentais e não governamentais, impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e podem se agravar em razão desse problema. O velho paradigma de que não há desenvolvimento sem que haja agressões bruscas ao meio ambiente é o principal responsável por esta questão.

Há menos de cinco décadas, o discurso dos ambientalistas era tido como exagero ou ponto de vista radical e infundado. Entretanto, é fato que, por exemplo, os teores de gás carbônico na atmosférica aumentam anualmente em torno de 0,5%, a temperatura média da superfície de nosso planeta aumentou cerca de 5° C desde a época da Revolução Industrial e camadas inteiras e gigantescas de gelo das regiões polares são derretidas em velocidade assustadora como consequência da poluição do ar.

Assim, é importante rever nossas atitudes individuais e cobrar de nossos representantes e superiores atitudes referentes à qualidade do ar. O uso de filtros em chaminés de indústrias, investimento no transporte coletivo e em ciclovias a fim de reduzir o número de automóveis nas cidades, criar sistemas de carona entre os colegas, evitar queimadas, reduzir ou não fazer o consumo de carne (o esterco, a fermentação gástrica e intestinal dos ruminantes e o desmatamento para criar pastos são extremamente impactantes), reutilização de materiais, uso de energias menos ou não poluentes e não adquirir produtos que contém CFC’s (estes têm capacidade de destruir a camada de ozônio) são algumas medidas que podem ser adotadas.

Questões.


  1. Atmosfera é um dos elementos da atmosfera, quais são as camadas da atmosfera.
  2. Em qual camada da atmosfera que se forma as chuvas e outros fenômenos climáticos.
  3. Quais são os gases que poluem a atmosfera?
  4. Quais são os impactos gerado na atmosfera, e suas consequências?
  5. Como o desmatamento contribui para o aumento da poluição na atmosfera. 
HISTÓRIA/PROFªSUELI
AULAS SEMANAIS DE 15/06/2020 À 19/06/2020.
PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A e B
CONTEÚDO
1- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO PALEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMETAS?
2- COMO FOI DESCOBERTO O FOGO ENTRE OS PERÍODOS PALEOLÍTICO E NEOLÍTICOS?
3- QUAIS ERAM AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO PERÍODO NEOLÍTICO? COMO ERAM AS SUAS VESTIMENTAS?
4- O QUE FOI A IDADE DOS METAIS? QUAL FOI A TECNOLOGIA INVENTADA NA PRÉ-HISTÓRIA?
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E REGISTRAR NO CADERNO.
PESQUISAR NO GOOGLE.
CONSULTAR LIVROS DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
ANOTAR A PESQUISA NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL : suelibernadetedecarvalho@hotmail.com


                                       

INGLÊS/PROFªFRANCIELEN


PLANO DE AULA
PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 6 ° ANOS
CONTEÚDOS: ROUTINE
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI01),   (EF06LI04),    (EF06LI05),   (EF06LI07),    (EF06LI08),   (EF06LI09),  
Nesta atividade aprenderão a formular hipóteses sobre o texto, identificar o assunto tratado e localizar sobre rotina diária e reconhecerão, com o apoio de palavras cognatas, as informações principais em textos sobre o tema rotina.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tema: ROUTINE


-Desenvolvimento das Atividades:

·         Parte 1: Read and Translate -Having a daily routine is important?”
1.    Leia o texto com atenção, observe as palavras;
2.    Traduzir o texto com o tradutor online ou dicionário;
3.    Escreva no caderno a tradução do texto abaixo:

“Having a daily routine is important?”

           Developing a routine is a way of organizing your life into a coherent structure so that it makes sense to you and provides discipline in your life. It also promotes good habits and increases your efficiency, saving time in your decision-making.
          To do something on an everyday basis, even if it is just a little bit, builds strength in the long run. It helps you become, more proficient and master, any skill, it will help you become more adept at what you do each day

·         Parte 2: Activity – Questions.
1.      Relacionar o texto com as perguntas,
2.      Atentem-se ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.

ü  Now, check all the reason why it is important to have a daily routine.
(Agora, verifique todas as razões pelas quais é importante ter uma rotina diária). Faça um   X  na opção correta.

(   ) Organize life.
(   ) Build good habits
(   ) Decrease efficiency
(   ) Help to become good at things
(   ) Build momentum in a short time.
(   ) Get you adept to daily activities
·         Parte 3: Questions- “Personal answer”.
1. Responder as questões sobre rotina;
2. As respostas são pessoais;
3.      Atentem-se ao que irão escrever, lembrando que deverá ser em língua inglesa.
4.      Responda as questões abaixo, use o tradutor online, se necessário.
                                                                                                                      

1- Why is it important to be organized?
2- How can a routine help you?
3- How do you organize your daily activities?
4- What good habits do you have in your routine? List all of them.

 

RECURSOS:
·         Internet,
·         Dicionário,
·         Tradutor on-line.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 15 a 22 de maio, sobre I

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série: 6º ano A, atividade da semana do dia 22 a 30 de Abril.


DATA:15/06/2020


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªLILIANE
                                     DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: LILIANE
SÉRIE: 6º ANO B
REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANA INTENSIVA
NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA
EMAIL DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: lilycristy03@gmail.com

 OBS: LEITURA DO LINK ENVIADO ABAIXO:
LIVRO: A MINA DE OURO- MARIA JOSÉ SODRÉ
EDITORA VAGALUME  

EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊS FARÃO A LEITURA DESSE LIVRO NESSE LINK E EM SEGUIDA PESQUISAR E COPIAR EM SEUS CADERNOS PARA EM SEGUIDA COMPREENDEREM QUAIS SÃO OS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS NARRATIVAS; IDENTIFICANDO NESSA HISTÓRIA.
PERSONAGEM;
ENREDO
TEMPO
ESPAÇO;
FOCO NARRATIVO;

                                                ATENÇÃO GALERINHA
OBSERVAÇÃO: QUEM NÃO ESTIVER CONSEGUINDO ABRIR ESSE LINK ACIMA PESQUISE NO WWW.GOOGLE.COM.BR A HISTÓRIA EM PDF E LEIA, O QUE SE  PEDE PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADE PERMANECE

https://www.skoob.com.br/livro/pdf/a-mina-de-ouro/livro:4346/edicao:23066


                                                  ATIVIDADES

1)   O FOCO NARRATIVO ESTÁ NA PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA, RESPONDA:

2)   QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA, E VERIFIQUE SE HÁ MARCAS DE TEMPO NA HISTÓRIA, QUAIS SÃO:


3)EM QUANTO TEMPO SE PASA ESSA HISTÓRIA, E RESPONDA COM SUA PALAVRAS SE VOCÊ APRENDEU ALGO COM A HISTÓRIA CONTADA, EXPLIQUE:  


                                      




HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA.
(DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR, CITANDO PERSONAGENS, LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DA HISTÓRIA.

                                          

BOA SORTE GALERINHA!

MATEMÁTICA/PROFºROMEU


MODELO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR
José Romeu Gobo
AULAS PREVISTAS

6 aulas por semana15/06 a 17/06//2020
DISCIPLINA/TURMA:
             Matematica Turma 6° B
CONTEÚDOS:
             Multiplos e divisores,números primos e as operações basicas
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Compreender a ideia de múltiplo comum e seus divisores.
Compreender o significado das operações basicas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

FAZER OS EXERCICIOS DA APOSTILA

Situação de aprendizagem 3

Atividade 1 pagina 27     Atividade 2 pagina 28



                         
                            
        OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com
                  O nome completo , série e N°

RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla



DATA: ___/__/_
__




PROJETO DE VIDA/PROFªCLAUDIA


E.E Salim Farah Maluf

6ºB – Professora Claudia.  Disciplina: Projeto de Vida.           

Atividade: (15/06 ATÉ 19/06-2º Bimestre / 2 aulas de 45 minutos cada).

Retomar atividade de 08/06 até 12/06,após decreto(Feriado) não teríamos aula presencial dia 11/06.

Pagina 71, Caderno do Aluno/Vol 2.
Refletir sobre todas as atividades que realizou até agora e sobre seu papel de estudante na definição de suas metas e compromissos pessoais.














ATIVIDADE 1: REFORÇANDO OS PONTOS FORTES E OS QUE AINDA PRECISAM FORTALECER
Competências socioemocionais em foco: Determinação

Para começar, você terá a oportunidade de refletir sobre todas as atividades que realizou até agora e sobre seu papel de estudante na definição de suas metas e compromissos pessoais.

Situação de Aprendizagem 1
Responda, no quadro abaixo, as questões para que você possa entender melhor o seu perfil de estudante:

Quase nunca
Pouco
Bastante/ sempre
Quase sempre
Empenhei-me em fazer as atividades com capricho?




Realizei todas as tarefas solicitadas nos prazos?




Em seguida, observe nas suas respostas, o quanto tem se empenhado para conseguir alcançar as metas e o quanto precisa melhorar. Para isso, responda no seu Diário de Práticas e Vivências, com poucas palavras, a seguinte pergunta:
O que eu quero para mim?
Com a resposta anotada, continue respondendo às questões abaixo. Elas ajudarão você a refletir melhor e a se autoavaliar, para que veja sentido nas atitudes necessárias na realização dos seus sonhos.

1. Quais são as qualidades que você considera necessárias para alcançar seus sonhos?
2. Você reconhece em si mesmo(a) algumas dessas qualidades? Quais?
3. O que você pode fazer para se aproximar de seus sonhos?
4. Você está agindo, hoje, de acordo com o que é melhor para você? Dê exemplos de comportamentos ou atitudes que costuma ter no dia a dia para atingir seus sonhos e reflita sobre eles.

5. Agora, dê um exemplo de algo que você ainda não faz, mas que sabe que é importante para seu futuro.


TEC. e INOVAÇÃO/PROFªMARCELA


PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Período para realização das atividades 15/06/2020 a 19/062020
6º ano :B
CADERNO DO ALUNO2º BIMESTRE PARTE 2
                                                                  PÁGINA 56
ATIVIDADE 1– PARA INÍCIO DE CONVERSA
A proposta dessa atividade seria para se organizar em duplas nesse momento não será possível, vocês deverão   responder na apostila página 56 e vamos fazer nossa discussão pelos watts!
Aulas de Tecnologia e Inovação
terça-feira
quinta-feira
6ºano A
7ºano A
7ºano B
7ºano C
6ºano B
*********

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos.
TUDO PASSA

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail



Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.






3 comentários:

  1. Boa tarde

    Qual o email do professor Mario - Ciencias?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite
    Fazer as atividades no caderno de ciências , o professor vai olhar no retorno

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Responder no caderno , o professor vai olhar no retorno

    ResponderExcluir