9º ANO/ ANOS FINAIS SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA ELETIVA

JIU-JITSU


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA:  9°

              ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE
CONTEÚDOS:

MOVIMENTOS E TÉCNICAS DO JIU JITSU

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

IDENTIFICAR DE FORMA CRÍTICA E TÉCNICA MOVIMENTOS DA MODALIDADE
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Tarefas: Pesquise o nome de 30 golpes do Jiu Jitsu brasileiro.

Acesse o link abaixo e leia o artigo completo:


Tempo para realização da atividade: 90 minutos

RECURSOS:

Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Enviar a pesquisa com os nomes dos golpes por email, caso não tenha acesso, deverá registrar a pesquisa no próprio Caderno.

No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:




DATA:




ELETIVA (ESPORTE E LAZER)
OBS: PRAZO DE ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 22/05/2020
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Livros, filmes e games;
ATIVIDADES
· Escolher um dos itens de lazer (Livro, filme e games),
· Praticar a atividade escolhida durante a semana;
· Realizar um resumo de quão essa atividade escolhida é de importância para você e para sua vida;
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 29/05/2020


Eletiva Grana no Bolso

                                                   Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries:  9º
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05




Nas reportagens da TV ouvimos tanto em economia do país, auxílio emergencial e comércios fechados. Se você fosse o responsável pela solução do problema de saúde, social e econômico do país, descreva quais seriam suas estratégias de soluções para pandemia.






Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: (EF69LP14) Analisar tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos em textos de relevância social.Participação em discussões orais de temas controversos de interesse da turma e/ou de relevância social.
(EF69LP03A)          Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.
(EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

9ºA
ARTE
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º A

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade 4 Ação Expressiva 2do caderno aluno volume 1 página 131, nessa atividade vamos utilizar a pesquisa feita na aula anterior, tema diferente estilos e gêneros musicais iniciando em 1900 até os dias de hoje. Vamos criar uma linha do tempo que terá início no ano de 1901 e no final 2020. EX: 1901-----------------2020, na sequência vocês devem inserir tudo o que foi pesquisado, formando um Varal do Tempo, vocês poderão utilizar barbantes, cartolinas, linhas, se não for possível faça no caderno bem colorido e envie uma foto.


RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22 /05

__






EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA 
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
· Unidade Temática: Práticas Corporais;
· Práticas Corporais de Aventura e Danças;
ATIVIDADES
· Realizar a leitura da página 194 (práticas corporais e dança)
· Atividades das páginas 195 (atividade 1, parte 1 e 2)
· Atividades das páginas 196 (atividade 2, parte 1 e 2)
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 29/05/2020

HISTÓRIA
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO.
O texto abaixo é para reflexão critica sobre o atual momento que estamos vivendo e os limites dessa modalidade de educação à distância. Tem o objetivo de contextualizar e desenvolver a habilidade de cidadania participativa em oposição à chamada cidadania virtual.
Trata-se de um material para as aulas de história da semana de 18 a 22 de maio.
Material destinado para a seguinte turma: 9A
Os alunos que desejarem, não é obrigatório, podem fazer observações e encaminhar por e-mail: silviosouzacs@hotmail.com
NÃO É APENAS UMA GRIPEZINHA
Podemos constatar a cada dia que a pandemia de corona vírus está mais grave. Em nosso país mais de 12 mil pessoas faleceram, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O sistema de saúde e o funerário estão em colapso. Não há perspectivas de melhora desse quadro em curto tempo.
Nossos governantes, em sua maioria, principalmente o desequilibrado chefe da nação, não garantiram e não garantem políticas públicas de proteção à vida, de atendimento às necessidades básicas da maioria da população.
O isolamento social sem comida na mesa, sem garantia de emprego, sem distribuição de renda, obriga os mais pobres a arriscarem suas vidas em busca de sobrevivência.
Diante do cenário de caos, governos estaduais e municipais conjuntamente com empresas de tecnologia e educação insistem na modalidade de ensino a distância, sem considerar a realidade da maioria da população, que não possuem os meios para acompanhar esse ensino e simplesmente é deixada para trás. As aulas EaD são incompletas, sem preparo, com pouca tecnologia, sem garantia de acesso adequado e deixam milhares sem acesso.
Quantos deverão ser os professores e alunos que devem ser excluídos do processo de aprendizagem?
Senhores governadores e presidente é necessário e urgente uma política consequente de divisão de renda, de garantia de empregos, de distribuição de alimentos, de controle de preços, de investimento no SUS e garantia da vida.
O mesmo EaD que exige domínio mínimo sobre as novas tecnologias, que depende de internet e também de equipamentos para acesso, utiliza de linguagens que não estamos familiarizados, que são estranhas e estão quase sempre em outro idioma.
E será que na modalidade EAD na hora do lanche, do intervalo, da merenda, nossos alunos terão algo para comer.
Precisamos refletir sobre estas questões e possuir u entendimento que no atual momento nossa principal batalha é a luta pela sobrevivência.


Professor Silvio - História
INGLÊS
Atividade de Inglês – Professora Monica
TURMA: 9º A
             
Orientações da 1ª aula
O aluno irá escrever um texto em inglês com a sua rotina diária referente a esse momento de isolamento social. Escrever como está sendo seus estudos em casa. O texto deverá ser em inglês com 4 ou 5 linhas.
Fazer a atividade no caderno de inglês, tirar foto e mandar para o meu e-mail:
Atividade de Inglês – Professora Monica
Orientações da 2ª aula

Após a produção de texto da aula anterior, os alunos irão escrever como foi fazer o relatório, se tiveram alguma dificuldade com as palavras, se precisaram da ajuda dos pais para fazer o relatório,  e anotar também os principais verbos que usaram no texto.  (esse texto é em português)
Fazer a atividade no caderno de inglês, tirar foto e mandar para o meu e-mail:


Período da atividade 18/05 a 22/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 18/05/2020 A 22/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com

9º ANO A - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ

Aula 1, 2, 3 e 4.

TEMA: INDICAÇÃO DE FILME - Como estrelas na Terra. Toda criança é especial.
https://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4&feature=emb_logo

v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o filme e anotaras principais ideias no caderno.

Aula 5 e 6

v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as questões abaixo e encaminhar para o emil jobiane.reis@hotmail.com

1- Como era o papel da família de Ishaan antes de saber que ele tinha dislexia?

2- Como era a vida de Ishaan na escola antiga? Descreva como era essa escola e qual era a relação dos professores com Ishaan?

3- O Professor Ram usa a frase "Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corridas, não crianças? O que ele quis dizer com isso?

4- No colégio interno, como Ishaan foi recebido? No que esta escola se diferenciava da escola aniga?

5- O que significa a palavra empatia?



MATEMÁTICA


PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A ,B,  e C
Atividades proposta para o período de 18/05/2020 / á 22/05/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 
Vamos fazer uma retomada dessa situação de aprendizagem.
Escala
Podemos definir escala como a razão entre a medida * linear do desenho e a medida linear correspondente na realidade. As distâncias expressas nos mapas, plantas e maquetes são consideradas representativas, isto é, indicam uma constante de proporcionalidade usada na transformação para a distância real.
*linear relativo a linha ('traço contínuo').
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
 Atividade 1.1 Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real esta  em metros ,para representar foi utilizada  uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
a)  Isso significa que para cada, centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de   ____-cm, ou, conforme o solicitado, ____m.
O comprimento da sala, em centímetros, é de ____ cm. Como, segundo a escala, cada centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala, no real, é de _____ cm, ou, conforme o solicitado, ____ m.
b) O  pedreiro estava correto em seus cálculos ? Justifique.
____________________________________________________________________
Agora que você entendeu o que e como utilizar escala responda as
Atividade 2.0
    Atividades 2.1
 Atividade 2.2
Atividade 2.3
Para nossa aula de Leitura: Vamos realizar  de uma forma diferente vou fazer uma indicação de um filme : Corrente do Bem (Para a ultima semana de maio )
Lembrando que !!!  Logo estaremos juntos, TUDO PASSA
Não se esqueçam de colocar datas no caderno! 



PROJETO DE VIDA


Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB,7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05





FOCO e CONCENTRAÇÃO
            Vocês perceberam que nesta quarentena, ficamos com a sensação ruim, preocupados, não conseguimos nos concentrar e focar nas coisas essenciais. Não pense que nos professores somos diferentes, somos humanos também. Segue algumas dicas para focar nos estudos:
            Reserve um momento de pelo menos 30 minutos para meditar, coloque uma música calma, pense em coisas boas elas vão ajudar você a se preparar para o dia que virá. Experimente essa sensação e descreva como foi?




Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.


TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8º D e 9ºA
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05




Do ponto de vista de foco e concentração nesta quarentena, qual estratégia para uso das tecnologias ao seu favor para dar conta das atividades propostas pelos professores. Vocês acreditam que pode auxiliar ou atrapalhar seus estudos? Justifique








Aulas previstas: 1 aula
Público: 8º D ao 9º A do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.

DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºB
ARTE
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º B 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade 4 Ação Expressiva 2do caderno aluno volume 1 página 131, nessa atividade vamos utilizar a pesquisa feita na aula anterior, tema diferente estilos e gêneros musicais iniciando em 1900 até os dias de hoje. Vamos criar uma linha do tempo que terá início no ano de 1901 e no final 2020. EX: 1901-----------------2020, na sequência vocês devem inserir tudo o que foi pesquisado, formando um Varal do Tempo, vocês poderão utilizar barbantes, cartolinas, linhas, se não for possível faça no caderno bem colorido e envie uma foto.


RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22 /05

__






EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

· Unidade Temática: Práticas Corporais;

· Práticas Corporais de Aventura e Danças;

ATIVIDADES

· Realizar a leitura da página 194 (práticas corporais e dança)

· Atividades das páginas 195 (atividade 1, parte 1 e 2)

· Atividades das páginas 196 (atividade 2, parte 1 e 2)

E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com


Data de entrega até: 29/05/2020

HISTÓRIA
MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
WILSON DE OLIVEIRA

2.     TURMA
9º B
3.     DISCIPLINA:
HISTÓRIA

4.     CONTEÚDOS:
Processo de urbanização e modernização da sociedade brasileira

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

      HABILIDADES: (EF09HI05 Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

AULA 1 -Modernização e urbanização



  
Fonte: SERIACOPI, Gislane Campos Azevedo. Inspire história: 9 ano: ensino fundamental: anos finais. Gislane Campos Azevedo Seriacopi, Reinaldo Seriacopi. 1 ed. – São Paulo: FTD, 2018.

Responda às questões abaixo:
a)     A partir de quando a cidade de São Paulo passou a crescer em ritmo acelerado?
b)     Onde concentraram a população pobre e as indústrias de São Paulo?
c)     Com o crescimento da cidade de São Paulo, quais foram as áreas preferidas pela elite?
d)     Quando essa foto foi tirada?
e)     Você já foi na Estação da Luz?


AULA  2 – Caderno do Aluno, página 98, atividade 3, item  3.1, ler o texto e responder às questões. Está disponível em: <https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/>

AULA 3 - Caderno do Aluno, página 99, atividade 4, item 4.1, observe as imagens 1 e 2, leia o texto Cabeça de Porco em seguida responda às questões.
1)     Por que o cortiço chamava Cabeça de Porco?
2)     Qual era a população do Cabeça de Porco?
3)     Quais eram os trabalhos dos moradores do Cabeça de Porco?
4)     Quais foram as obras de modernização do Rio de Janeiro?
5)     Após a destruição do cortiço qual foi o destino da população?

AULA 4 - Caderno do Aluno, página 99, atividade 4, item 4.1, observe as imagens 1 e 2, leia o texto Cabeça de Porco em seguida responda às questões.
1)     Por que o cortiço chamava Cabeça de Porco?
2)     Qual era a população do Cabeça de Porco?
3)     Quais eram os trabalhos dos moradores do Cabeça de Porco?
4)     Quais foram as obras de modernização do Rio de Janeiro?
5)     Após a destruição do cortiço qual foi o destino da população?



7.     RECURSOS UTILIZADOS:

- Caderno do Aluno;
- Celular, notebook, tablet ou computador com acesso à internet;
- Caderno para registro das respostas;
- Caneta;
- Lápis;
- Borracha.


8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 Acompanhamento será através de registros escrito no caderno comum.
 Ao assistir as aulas no Centro de Mídia SP faça seus registros no caderno.


 Colocar nome, número e ano nas folhas de cadernos.

          ENVIAR FOTOS DAS ATIVIDADES PARA O E-MAIL:



9.     Nº DE AULAS PREVISTAS
            04

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
18/05/2020 a 22/05//2020
11.  PROFESSOR
Wilson de Oliveira
12.  VALIDADO EM____/_/2020
INGLÊS
Atividade de Inglês – Professora Monica
TURMA: 9º  B
             
Orientações da 1ª aula
O aluno irá escrever um texto em inglês com a sua rotina diária referente a esse momento de isolamento social. Escrever como está sendo seus estudos em casa. O texto deverá ser em inglês com 4 ou 5 linhas.
Fazer a atividade no caderno de inglês, tirar foto e mandar para o meu e-mail:
Atividade de Inglês – Professora Monica
Orientações da 2ª aula

Após a produção de texto da aula anterior, os alunos irão escrever como foi fazer o relatório, se tiveram alguma dificuldade com as palavras, se precisaram da ajuda dos pais para fazer o relatório,  e anotar também os principais verbos que usaram no texto.  (esse texto é em português)
Fazer a atividade no caderno de inglês, tirar foto e mandar para o meu e-mail:


Período da atividade 18/05 a 22/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 18/05/2020 A 22/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com

9º ANO B - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ

Aula 1, 2, 3 e 4.

TEMA: INDICAÇÃO DE FILME - Como estrelas na Terra. Toda criança é especial.
https://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4&feature=emb_logo

v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o filme e anotaras principais ideias no caderno.

Aula 5 e 6

v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as questões abaixo e encaminhar para o emil jobiane.reis@hotmail.com

1- Como era o papel da família de Ishaan antes de saber que ele tinha dislexia?

2- Como era a vida de Ishaan na escola antiga? Descreva como era essa escola e qual era a relação dos professores com Ishaan?

3- O Professor Ram usa a frase "Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corridas, não crianças? O que ele quis dizer com isso?

4- No colégio interno, como Ishaan foi recebido? No que esta escola se diferenciava da escola aniga?


5- O que significa a palavra empatia?


MATEMÁTICA


PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A ,B,  e C
Atividades proposta para o período de 18/05/2020 / á 22/05/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 
Vamos fazer uma retomada dessa situação de aprendizagem.
Escala
Podemos definir escala como a razão entre a medida * linear do desenho e a medida linear correspondente na realidade. As distâncias expressas nos mapas, plantas e maquetes são consideradas representativas, isto é, indicam uma constante de proporcionalidade usada na transformação para a distância real.
*linear relativo a linha ('traço contínuo').
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
 Atividade 1.1Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real esta  em metros ,para representar foi utilizada  uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
a)  Isso significa que para cada, centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de   ____-cm, ou, conforme o solicitado, ____m.
O comprimento da sala, em centímetros, é de ____ cm. Como, segundo a escala, cada centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala, no real, é de _____ cm, ou, conforme o solicitado, ____ m.
b) O  pedreiro estava correto em seus cálculos ? Justifique.
____________________________________________________________________
Agora que você entendeu o que e como utilizar escala responda as
Atividade 2.0
    Atividades 2.1
 Atividade 2.2
Atividade 2.3
Para nossa aula de Leitura: Vamos realizar  de uma forma diferente vou fazer uma indicação de um filme : Corrente do Bem (Para a ultima semana de maio )
Lembrando que !!!  Logo estaremos juntos, TUDO PASSA
Não se esqueçam de colocar datas no caderno! 


PROJETO DE VIDA


MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

9° ANO - B
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, Projeto de vida

4.     CONTEÚDOS:
Minha evolução na linha do tempo

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Foco e imaginação criativa, H27

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Como base na atividade anterior, os alunos deverão responder as seguintes questões.

1.     Em que você acreditar ter evoluído em sua vida escolar no memento em que você saiu da 5° ano até o momento?
2.     Faça um mapa mental da sua evolução como pessoa?


7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram utilizar o caderno do aluno, como consulta do conteúdo anterior e irão responder as questões no caderno.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

       18 a 15/05/2020
11.  PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão
12.  VALIDADO EM:
 18/05/2020

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:                                                                                           Série:
Matéria :Tecnologia e Inovação
Atividade do período 18/05 a 22/05 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.     Ler o texto Conhecendo a relação de todos com a Tecnologia e responda a atividade 1, referente ao Caderno do Aluno
2.     Elaborar uma narrativa digital, e responder a atividade 1, referente ao Caderno do Aluno.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º  C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade de Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A atividade 4 Ação Expressiva 2do caderno aluno volume 1 página 131, nessa atividade vamos utilizar a pesquisa feita na aula anterior, tema diferente estilos e gêneros musicais iniciando em 1900 até os dias de hoje. Vamos criar uma linha do tempo que terá início no ano de 1901 e no final 2020. EX: 1901-----------------2020, na sequência vocês devem inserir tudo o que foi pesquisado, formando um Varal do Tempo, vocês poderão utilizar barbantes, cartolinas, linhas, se não for possível faça no caderno bem colorido e envie uma foto.


RECURSOS:

Caderno do aluno volume 1, internet, caderno para anotações, cola, barbante, cartolina,tesoura, linha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22 /05

__






EDUCAÇÃO FÍSICA


  EE Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental II
Turma: 9º Ano C
Aulas Previstas: 02
                                     1º Bimestre      -   Semana    18  á  22/05/2020
Unidades Temáticas: Práticas Corporais de Aventura
Habilidades e Competencias Gerais:
(EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.
(EF09EF21) Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.
Desenvolvimento e Estratégias:
1ª Atividade
Ler e responder as Atividades no Caderno do Aluno.
Páginas:  197   Á    204
Tempo para atividade: 45 minutos  +  45  minutos. (duas aulas)
Recursos:
Utilizar Internet para pesquisa, Centro de Mídias de SP, Blog da Escola (para quem não tem o Caderno do Aluno)
Avaliação/Sistematização
Faça um registro no caderno, um resumo sobre o que você entendeu sobre Bússola.
Observação: quem puder enviar o resumo para o email abaixo
                                doniz6@hotmail.com 

HISTÓRIA

PROFESSOR
VANILDO HONÓRIO 

AULAS PREVISTAS
Duas (45 minutos)

DISCIPLINA/TURMA: EJAInterdisciplinar
           9ºC

CONTEÚDOS:
BRASIL, TERRITÓRIO, ECONOMIA E SOCIEDADE.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
 Aula 1  Os alunos ouvirão a música (e letra ) PAIS E FILHOS (Legião Urbana) https://youtu.be/tv-MMDWqaa4?t=161   e analisará as imagens em anexo.
Aula 2 Após ouvirem a música e analisarem letra e imagens respectivamente, os alunos irão produzir um texto relacionando a letra da música com o momento atual de isolamento social.

RECURSOS:
Livro didático (PNLD), google, blogs, cmsp, youtube.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).




DATA: 18 a 22/05/2020



GEOGRAFIA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (Semana de 18 a 22/5)
PROFESSORA HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
TURMA 9ºC
DURAÇÃO DA ATIVIDADE: 4 Aulas
HABILIDADE: EF08H101 - Leitura, identificação de aspectos conceituais e relação com o mundo contemporâneo.Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.
IMPACTOS AMBIENTAIS
Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI. É preciso que tomemos partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante sabermos alguns conceitos relacionados ao assunto.
Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente.
Como já era previsto, os principais poluentes têm origem na atividade humana. A Indústria é a principal fonte, ela gera resíduos que podem ser eliminados de três formas:
Na água: essa opção de descarte de dejetos é mais barata e mais cômoda, infelizmente os resíduos são lançados geralmente em recursos hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público.
Na atmosfera: a eliminação de poluentes desta forma só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso.
Em áreas isoladas: essas áreas são previamente escolhidas, em geral são aterros sanitários.
Classificação dos resíduos:
Resíduos tóxicos: são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração, são rapidamente identificados por provocar diversas reações maléficas no organismo. Exemplos de geradores desses poluentes: indústrias produtoras de resíduos de cianetos, cromo, chumbo e fenóis.
Resíduos minerais: são relativamente estáveis, correspondem às substâncias químicas minerais, elas alteram as condições físico-químicas e biológicas do meio ambiente. Exemplos de indústrias: mineradoras, metalúrgicas, refinarias de petróleo.
Resíduos orgânicos: as principais fontes desses poluentes são os esgotos domésticos, os frigoríficos, laticínios, etc. Esses resíduos correspondem à matéria orgânica potencialmente ativa, que entra em decomposição ao ser lançada no meio ambiente
Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza.
Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes e altamente nocivas à saúde humana.
ATIVIDADES
Assinale a alternativa correta:
1) A atividade industrial é um ramo da economia que envolve a produção de resíduos, os quais, na maioria dos casos, são nocivos ao meio ambiente e também ao ser humano. Um exemplo são as indústrias que devem queimar combustíveis, como gás ou óleo. Independentemente do estado físico do resíduo produzido, a atividade industrial tem contribuído para poluir de forma intensa e preocupante quais ambiantes?
a) Apenas a água.
b) Apenas o solo.
c) Apenas o ar atmosférico.
d) A água, o solo e o ar atmosférico.
2)O Brasil enfrenta diversos problemas ambientais que prejudicam as diferentes espécies que aqui vivem. De acordo com o IBGE, três problemas ambientais são os
mais relatados no Brasil. Marque a alternativa que indica esses problemas:
a) Poluição do solo, poluição atmosférica e contaminação por metais pesados.
b) Contaminação por metais pesados, desmatamento e caça.
c) Poluição atmosférica, queimadas e caça.
d) Assoreamento, desmatamento e queimadas.
e) Queimadas.
3)Um dos principais problemas ambientais que acontecem no Brasil são decorrentes do acúmulo de sedimentos nos ambientes aquáticos, desencadeando obstrução dos fluxos de água e destruição desses habitats. Esse problema é conhecido como:
a) Desertificação
b) Poluição marinha
c) Assoreamento
d) Desmatamento
e) As queimadas.
4) São um problema ambiental grave enfrentado em nosso país. Analise as alternativas e marque aquela que não indica uma consequência das queimadas:
a) Morte dos micro-organismos que vivem no solo.
b) Aumento da poluição atmosférica.
c) Diminuição dos nutrientes do solo.
d) Aumento dos riscos de erosão.
e) Redução do aquecimento global.Degradação do solo poluição do solo e contaminação por metais pesados.
5) O que significa o termo "Assoreamento"?
6) Após a leitura do texto, faça um breve relato de qual dos impactos ambientais voce acha mais prejuducial ao nosso Planeta. Justifique

INGLÊS
Atividade de Inglês – Professora Monica
TURMA: 9º  C
             
Orientações da 1ª aula
O aluno irá escrever um texto em inglês com a sua rotina diária referente a esse momento de isolamento social. Escrever como está sendo seus estudos em casa. O texto deverá ser em inglês com 4 ou 5 linhas.
Fazer a atividade no caderno de inglês, tirar foto e mandar para o meu e-mail:
Atividade de Inglês – Professora Monica
Orientações da 2ª aula

Após a produção de texto da aula anterior, os alunos irão escrever como foi fazer o relatório, se tiveram alguma dificuldade com as palavras, se precisaram da ajuda dos pais para fazer o relatório,  e anotar também os principais verbos que usaram no texto.  (esse texto é em português)
Fazer a atividade no caderno de inglês, tirar foto e mandar para o meu e-mail:


Período da atividade 18/05 a 22/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 18/05/2020 A 22/05/2020
LÍNGUA PORTUGUESA - PROFESSORA JOBIANE REIS
EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com

9º ANO C - ENSINO FUNDAMENTAL II - MANHÃ

Aula 1, 2, 3 e 4.

TEMA: INDICAÇÃO DE FILME - Como estrelas na Terra. Toda criança é especial.
https://www.youtube.com/watch?v=6rxSS46Fwk4&feature=emb_logo

v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o filme e anotaras principais ideias no caderno.

Aula 5 e 6

v ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as questões abaixo e encaminhar para o emil jobiane.reis@hotmail.com

1- Como era o papel da família de Ishaan antes de saber que ele tinha dislexia?

2- Como era a vida de Ishaan na escola antiga? Descreva como era essa escola e qual era a relação dos professores com Ishaan?

3- O Professor Ram usa a frase "Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corridas, não crianças? O que ele quis dizer com isso?

4- No colégio interno, como Ishaan foi recebido? No que esta escola se diferenciava da escola aniga?


5- O que significa a palavra empatia?
MATEMÁTICA


PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A ,B,  e C
Atividades proposta para o período de 18/05/2020 / á 22/05/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 
Vamos fazer uma retomada dessa situação de aprendizagem.
Escala
Podemos definir escala como a razão entre a medida * linear do desenho e a medida linear correspondente na realidade. As distâncias expressas nos mapas, plantas e maquetes são consideradas representativas, isto é, indicam uma constante de proporcionalidade usada na transformação para a distância real.
*linear relativo a linha ('traço contínuo').
ATIVIDADE 1- CONHECENDO A PLANTA BAIXA
 Atividade 1.1Nessa atividade temos a planta baixo de uma casa onde sua área real esta  em metros ,para representar foi utilizada  uma escala de 1:100 afinal o que significa você pode responder!
a)  Isso significa que para cada, centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da cozinha, no real, é de   ____-cm, ou, conforme o solicitado, ____m.
O comprimento da sala, em centímetros, é de ____ cm. Como, segundo a escala, cada centímetro na planta arquitetônica equivale a 100 cm no real, o comprimento da sala, no real, é de _____ cm, ou, conforme o solicitado, ____ m.
b) O  pedreiro estava correto em seus cálculos ? Justifique.
____________________________________________________________________
Agora que você entendeu o que e como utilizar escala responda as
Atividade 2.0
    Atividades 2.1
 Atividade 2.2
Atividade 2.3
Para nossa aula de Leitura: Vamos realizar  de uma forma diferente vou fazer uma indicação de um filme : Corrente do Bem (Para a ultima semana de maio )
Lembrando que !!!  Logo estaremos juntos, TUDO PASSA
Não se esqueçam de colocar datas no caderno! 

PROJETO DE VIDA


Projeto de Vida                                              Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB,7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
Atividade 4- Semana Quarentena 18.05 à 22.05





FOCO e CONCENTRAÇÃO
            Vocês perceberam que nesta quarentena, ficamos com a sensação ruim, preocupados, não conseguimos nos concentrar e focar nas coisas essenciais. Não pense que nos professores somos diferentes, somos humanos também. Segue algumas dicas para focar nos estudos:
            Reserve um momento de pelo menos 30 minutos para meditar, coloque uma música calma, pense em coisas boas elas vão ajudar você a se preparar para o dia que virá. Experimente essa sensação e descreva como foi?




Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: (EM13LGG102) Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
(EM13CHS606) Analisar as características socioeconômicas da sociedade brasileira – com base na análise de documentos (dados, tabelas, mapas etc.) de diferentes fontes – e propor medidas para enfrentar os problemas identificados e construir uma sociedade mais próspera, justa e inclusiva, que valorize o protagonismo de seus cidadãos e promova o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança e a empatia.



TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série:

Matéria :Tecnologia e Inovação

Atividade do período 18/05 a 22/05 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.     Ler o texto Conhecendo a relação de todos com a Tecnologia e responda a atividade 1, referente ao Caderno do Aluno

2.     Elaborar uma narrativa digital, e responder a atividade 1, referente ao Caderno do Aluno.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário