segunda-feira, 29 de junho de 2020

3º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 29 DE JUNHO  A 03  DE JULHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTA /NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 3º TA
CONTEÚDOS:
Aspectos históricos e socioculturais relacionados às artes.
1º aula
Assista ao vídeo do link abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=-821oygqNuQ
2ª aula
Após assistir ao vídeo da 1ª aula acima, faça um vocabulário de no mínimo dez palavras ou expressões abordadas no mesmo, com suas respectivas definições.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 29/06/2020 a 03/07/2020.
BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
- Interpretar o processo evolutivo humano como resultado da interação entre mecanismos biológicos e culturais.
-  Avaliar as implicações evolutivas dos processos de seleção artificial de espécies animais e vegetais.
-  Avaliar os impactos da transformação e adaptação do ambiente aos interesses da espécie humana.
Atividade:
1º Entregar a pesquisa sobre “Intervenção humana na evolução.
2º Resumo sobre o Filme “A Guerra do Fogo”

Tempo para realização: Uma semana.       De 29/06 até 03/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos



















Atividade Semana 29/06 à 03/07

Pesquisar sobre:
Intervenção humana na evolução
• Processos de seleção animal e vegetal
 • Impactos da medicina, agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida

Assistir o Filme “A Guerra do Fogo”

Atividades
1º Entregar a pesquisa sobre “Intervenção humana na evolução”.
2º Resumo sobre o Filme “A Guerra do Fogo”
Enviar o resumo para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA

Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues 


Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 3TA e B Anos Eja.

1} Assistir o vídeo, e fazer um pequeno texto do que entendeu.
‘’Mito da Caverna’’


SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o Vídeo

Para melhor compreensão sobre direitos Humanos, assista o vídeo a seguir



Qualquer duvida, entre em contato.



Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas
FÍSICA
QUÍMICA
GEOGRAFIA - EDIVALDO


Conteúdo de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º   anos dos Termos A, B, C, D; Noturno.    
                   ONU (Organização das Nações Unidas)
Definição, objetivo:
ONU é a sigla para Organização das Nações Unidas, que é uma organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.
Composição da ONU:
Assembleia Geral:
Todos países membros participa, opina, discute, más não tem poder de Veto.
Em 2019, os membros não-permanentes do Conselho de Segurança (juntamente com o ano em que termina o seu mandato) são 10 representantes rotativos:
·         África do Sul (2020)
·         Alemanha (2020)
·         Bélgica (2020)
·         Costa do Marfim (2019)
·         Guiné Equatorial (2019)
·         Indonésia (2020)
·         Kuwait (2019)
·         Peru (2019)
·         Polônia (2019)
·         República Dominicana (2020)
O Conselho de Segurança constituído por 10 países rotativos e muda a cada 2 anos e são escolhidos
Através da Assembleia geral
País permanentes:
EUA, França, China, Rússia, Inglaterra:
São eles que dominam a ONU com direitos segundo eles de ter sido os vencedores da 2º guerra Mundial
Eles estão sempre as frentes das grandes decisões, porém sempre votam conforme seus interesses que sempre acabam em conflitos de interesses, ou seja, votam em grupos ou alinhados às suas ideias.
Enquanto outros países questionam a representatividades desses 5 países que autodenominam como acima da ONU e além do mais não faz tanto sentido manter o critério de ser os vencedores da 2º guerra mundial, porque isso foi a 70 anos atrás e isso tem que levar em conta porque muitas vezes países não se sentem representados e nem seus problemas são resolvidos, uma reformulação na ONU seria benéfica.
Para que a organização possa atender seus múltiplos, a Carta da ONU estabelece Seis Órgão Principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.


Atividade de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com os alunos do 3º ano C noturno no dia 10/07/2020
Questões para ser respondidas após leitura do texto e pesquisa no google, youtube e livros didáticos
Sugestões de link

tp://www.dhnet.org.br/abc/onu/onu_humana_global_onu.pdf
1ª questão:
O que é a ONU e qual função?

2ª questão
O que é a ONU para o Brasil?

3ª questão
Como explicar o Símbolo da ONU?

4ª questão
Na sua opinião a divisão de poder na ONU é justa? Se sim.
, diga porque, se não justifique

5ª questão
Pesquise e diga porque o Brasil faz o discurso de abertura?

6ª questão
Quais são os 5 órgãos básico que compõem a divisão administrativa da ONU?

7ª questão
Pesquise e aponte as 8 metas que a ONU tinha estabelecido até 2015 e após indicá-los você acha que a ONU atingiu pelo menos em parte alguns objetivos em relação da era antes de propor estes 8 jeitos para mudar o mundo, explique o que você percebeu. 

HISTÓRIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a semana de 29 a 03 de julho

IMPORTANTE: E A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA DE 22 A 27, POIS MUITOS ALUNOS AINDA NÃO ENTREGARAM.

Turmas: 3A ensino médio manhã
              3TA EJA
              3TB EJA
              3TC EJA
              3TD EJA


Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

Quantidade de aulas: 2 aulas

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com


OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.
A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.


Contexto histórico
Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.
Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.
Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.
Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.


A Grande Depressão
Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).
Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasilhouve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
O New Deal
Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.
Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.


ATIVIDADE





A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO

SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)     Qual a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)     Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS/PROFªJOSINEIDE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
02 e 03/07/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês3º Termos A, B e C
             
CONTEÚDOS:
Simple past
Já aprendemos como fazer perguntas e negativas no tempo passado, para isso contamos com os auxiliares did e din’t, esses auxiliares são usados apenas para este tipo de frase.
Agora vamos trabalhar as frases afirmativas, neste caso não precisamos dos auxiliares, mas os verbos sofrem alterações.
Existem dois tipos de verbos: os regulares e os irregulares, para os regulares, apenas acrescentamos ED, se terminados em E, só precisa acrescentar o D, já os terminados em consoante+y, substituímos o Y por IES, fique atento: não são os terminados em Y, são os terminados em consoante+y.
Já os verbos irregulares não seguem esta regra, eles podem mudar totalmente ou não mudar nada, para saber quais são eles, existe uma lista com esses verbos (vocês verão alguns mais abaixo)
Vejamos alguns exemplos com verbos regulares terminados em consoante +  Y:
Try : tentar, experimentar - Cry: chorar - Study: estudar – Apply – aplicar
Try – triedCry – cried - Study – studiedApply – apllied
Para os outros verbos regulares, acrescentamos apenas o D ou ED, vejamos alguns exemplos:
Work: Trabalhar – Jump – pular – love – amar – Hate-  odiar – Smail – sorrir- Play – jogar, brincar – Watch – assistir – Ask – pedir, perguntar – Believe – acreditar – Call – chamar
Work – worked – Jump – jumpedLove – lovedHate – hatedSmail – smailedPlay – playedWatch – watchedAsk – askedBelieve – believedCall – called.
Exemplos de verbos irregulares, veja parte da lista:
Be
was/were
ser, estar
Begin
began
Começar
Break
broke
quebrar, romper
Bring
brought
trazer, executar
Buy
bought
comprar
Come
came
vir, chegar
Cut
cut
cortar
Do
did
fazer, cuidar, funcionar
Drink
drank
beber, tomar
Eat
ate
comer, mastigar
Forget
forgot
esquecer
Give
gave
dar, entregar
Go
went
ir, partir
Have
had
ter, possuir
Know
knew
saber, conhecer
Let
let
deixar, permitir
Put
put
pôr, colocar
Read
read
ler, aprender
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual,
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Leia a explicação e responda:
a) Usamos o Did e didn’t apenas para quê?
b) Podemos usar os auxiliares Did e didn’t para frases afirmativas?
c) Falando de frases afirmativas, o que acrescentamos aos verbos regulares que não terminam com consoate+y?
d) O que acontece com as frases afirmativas terminadas em consoante+y no passado?
e) Os verbos irregulares seguem a mesma regra dos regulares?
2. Baseado nas suas respostas acima, mude os verbos para a forma no passado, veja na liste se ele é irregular, se não estiver lá, considere como regular.
a) Read _____________________ b) Jump _____________________
c) Call _____________________ d) Know ______________________
3) Ainda baseado na sua resposta da questão 1, complete a frase com o passado do verbo do parêntese:
a) They __________________ their car (fix)
b) Sara ______________ last night. (cry)
4. Escolha um verbo qualquer e crie uma frase sobre você na afirmativa do passado.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA


3º TERMO A ,B e C – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    29/06 até 03/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





ATIVIDADE PARA LEITURA E CONHECIMENTO.
NESTA SEMANA NÃO TEMOS ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE
Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.

ARTIGO DE OPINIÃO
artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, e por isso recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

ESTRUTURA
• título
• tema
• tese
• termos que serão definidos no texto
• desenvolvimento: (argumentos) o menos convincente, o intermediário e o mais convincente • exemplo(s) que comprove(m) os argumentos
• conclusão: ênfase ou retomada da tese ou defesa de posicionamento.

Critérios para o momento da escrita – Artigo de opinião (SUGESTÃO)
INTRODUÇÃO: Há coerência e clareza entre o texto elaborado e o tema?
O assunto a ser abordado está definido? (Que tese será defendida?)
A questão a ser defendida possui relevância social?
O texto deixa claro que o autor mobilizou informações pertinentes e variadas para sua intervenção no debate?
Há articulação adequada entre as informações e sua contextualização no debate?

DESENVOLVIMENTO: Há clareza no texto em relação ao ponto de partida (argumentos) e a conclusão (ou tese)?
Você acredita que convenceu o leitor por meio dos argumentos citados em seu texto?

CONCLUSÃO: As justificativas e os argumentos sustentam a conclusão com consistência? As ideias expostas estão sintetizadas?
Há intervenções propostas para o problema apresentado?
O texto considerou o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural?


OUTROS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO: O título é pertinente em relação ao gênero e ao tema?
Incentiva à leitura?
O autor usou recursos adequados para prender a atenção do leitor?
Há elementos coesivos no texto? Estão empregados adequadamente?

É convincente?Atende às normas adequadas da escrita (ortografia, acentuação, pontuação)?
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Qual a área de um quadrado de lado de 20 m?
2) Qual a área de um retângulo de lado menor 30 metros e lado maior 50 metros ?
3) Qual a área de um triângulo de base de 10m e altura de 5 m ?
4) Qual a área de um trapézio de base maior de 15 m, base menor de 5m e altura de 8 m ?

5) Qual a área de um circulo de raio de 10 m ?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTB /NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º T. B,C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Pesquisar elementos do teatro.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Pesquisar e analisar diferentes elementos do teatro, reconhecendo e apreciando cada gênero teatral.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Para que um espetáculo teatral aconteça são necessários três elementos básicos, Ator, Personagem e Espectador, os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas: Teatro Convencional, Musical, Teatro de Bonecos, Teatro de Sombras, entre outras, faça uma pesquisa sobre os temas destacados.



RECURSOS:
Caderno anotações e registro das atividades, revistas, livros, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__





BIOLOGIA/PROFªBENEDITA
E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo A e 3º Termo B      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
- Interpretar o processo evolutivo humano como resultado da interação entre mecanismos biológicos e culturais.
-  Avaliar as implicações evolutivas dos processos de seleção artificial de espécies animais e vegetais.
-  Avaliar os impactos da transformação e adaptação do ambiente aos interesses da espécie humana.
Atividade:
1º Entregar a pesquisa sobre “Intervenção humana na evolução.
2º Resumo sobre o Filme “A Guerra do Fogo”

Tempo para realização: Uma semana.       De 29/06 até 03/07 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 29/06 à 03/07

Pesquisar sobre:
Intervenção humana na evolução
• Processos de seleção animal e vegetal
 • Impactos da medicina, agricultura e farmacologia no aumento da expectativa de vida

Assistir o Filme “A Guerra do Fogo”

Atividades
1º Entregar a pesquisa sobre “Intervenção humana na evolução”.
2º Resumo sobre o Filme “A Guerra do Fogo”
Enviar o resumo para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.
FILOSOFIA - ISLILIA

Importante: Alunos que não entregarem as atividades, não terão as notas fechadas. As atividades atrasadas ainda podem ser entregues 


Professora: Islilia
Disciplina: Filosofia
E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br
Atividades semanal dia 29/06/2020 a 03/07/2020 para 3TA e B Anos Eja.

1} Assistir o vídeo, e fazer um pequeno texto do que entendeu.
‘’Mito da Caverna’’




SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o Vídeo

Para melhor compreensão sobre direitos Humanos, assista o vídeo a seguir



Qualquer duvida, entre em contato.



Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas
FÍSICA
QUÍMICA
GEOGRAFIA - EDIVALDO

Conteúdo de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º   anos dos Termos A, B, C, D; Noturno.    
                   ONU (Organização das Nações Unidas)
Definição, objetivo:
ONU é a sigla para Organização das Nações Unidas, que é uma organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.
Composição da ONU:
Assembleia Geral:
Todos países membros participa, opina, discute, más não tem poder de Veto.
Em 2019, os membros não-permanentes do Conselho de Segurança (juntamente com o ano em que termina o seu mandato) são 10 representantes rotativos:
·         África do Sul (2020)
·         Alemanha (2020)
·         Bélgica (2020)
·         Costa do Marfim (2019)
·         Guiné Equatorial (2019)
·         Indonésia (2020)
·         Kuwait (2019)
·         Peru (2019)
·         Polônia (2019)
·         República Dominicana (2020)
O Conselho de Segurança constituído por 10 países rotativos e muda a cada 2 anos e são escolhidos
Através da Assembleia geral
País permanentes:
EUA, França, China, Rússia, Inglaterra:
São eles que dominam a ONU com direitos segundo eles de ter sido os vencedores da 2º guerra Mundial
Eles estão sempre as frentes das grandes decisões, porém sempre votam conforme seus interesses que sempre acabam em conflitos de interesses, ou seja, votam em grupos ou alinhados às suas ideias.
Enquanto outros países questionam a representatividades desses 5 países que autodenominam como acima da ONU e além do mais não faz tanto sentido manter o critério de ser os vencedores da 2º guerra mundial, porque isso foi a 70 anos atrás e isso tem que levar em conta porque muitas vezes países não se sentem representados e nem seus problemas são resolvidos, uma reformulação na ONU seria benéfica.

Para que a organização possa atender seus múltiplos, a Carta da ONU estabelece Seis Órgão Principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.


Atividade de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com os alunos do 3º ano C noturno no dia 10/07/2020
Questões para ser respondidas após leitura do texto e pesquisa no google, youtube e livros didáticos
Sugestões de link

tp://www.dhnet.org.br/abc/onu/onu_humana_global_onu.pdf
1ª questão:
O que é a ONU e qual função?

2ª questão
O que é a ONU para o Brasil?

3ª questão
Como explicar o Símbolo da ONU?

4ª questão
Na sua opinião a divisão de poder na ONU é justa? Se sim.
, diga porque, se não justifique

5ª questão
Pesquise e diga porque o Brasil faz o discurso de abertura?

6ª questão
Quais são os 5 órgãos básico que compõem a divisão administrativa da ONU?

7ª questão
Pesquise e aponte as 8 metas que a ONU tinha estabelecido até 2015 e após indicá-los você acha que a ONU atingiu pelo menos em parte alguns objetivos em relação da era antes de propor estes 8 jeitos para mudar o mundo, explique o que você percebeu. 


HISTÓRIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a semana de 29 a 03 de julho

IMPORTANTE: E A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA DE 22 A 27, POIS MUITOS ALUNOS AINDA NÃO ENTREGARAM.

Turmas: 3A ensino médio manhã
              3TA EJA
              3TB EJA
              3TC EJA
              3TD EJA


Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

Quantidade de aulas: 2 aulas

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com


OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.
A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.


Contexto histórico
Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.
Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.
Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.
Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.


A Grande Depressão
Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).
Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasilhouve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
O New Deal
Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.
Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.


ATIVIDADE





A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO

SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)     Qual a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)     Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
02 e 03/07/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3º Termos A, B e C
             
CONTEÚDOS:
Simple past
Já aprendemos como fazer perguntas e negativas no tempo passado, para isso contamos com os auxiliares did e din’t, esses auxiliares são usados apenas para este tipo de frase.
Agora vamos trabalhar as frases afirmativas, neste caso não precisamos dos auxiliares, mas os verbos sofrem alterações.
Existem dois tipos de verbos: os regulares e os irregulares, para os regulares, apenas acrescentamos ED, se terminados em E, só precisa acrescentar o D, já os terminados em consoante+y, substituímos o Y por IES, fique atento: não são os terminados em Y, são os terminados em consoante+y.
Já os verbos irregulares não seguem esta regra, eles podem mudar totalmente ou não mudar nada, para saber quais são eles, existe uma lista com esses verbos (vocês verão alguns mais abaixo)
Vejamos alguns exemplos com verbos regulares terminados em consoante +  Y:
Try : tentar, experimentar - Cry: chorar - Study: estudar – Apply – aplicar
Try – tried – Cry – cried Study – studied – Apply – apllied
Para os outros verbos regulares, acrescentamos apenas o D ou EDvejamos alguns exemplos:
Work: Trabalhar – Jump – pular – love – amar – Hate-  odiar – Smail – sorrir- Play – jogar, brincar – Watch – assistir – Ask – pedir, perguntar – Believe – acreditar – Call – chamar
Work – worked – Jump – jumped – Love – loved – Hate – hated – Smail – smailed – Play – played – Watch – watched – Ask – asked – Believe – believed – Call – called.
Exemplos de verbos irregulares, veja parte da lista:
Be
was/were
ser, estar
Begin
began
Começar
Break
broke
quebrar, romper
Bring
brought
trazer, executar
Buy
bought
comprar
Come
came
vir, chegar
Cut
cut
cortar
Do
did
fazer, cuidar, funcionar
Drink
drank
beber, tomar
Eat
ate
comer, mastigar
Forget
forgot
esquecer
Give
gave
dar, entregar
Go
went
ir, partir
Have
had
ter, possuir
Know
knew
saber, conhecer
Let
let
deixar, permitir
Put
put
pôr, colocar
Read
read
ler, aprender
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual,
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Leia a explicação e responda:
a) Usamos o Did e didn’t apenas para quê?
b) Podemos usar os auxiliares Did e didn’t para frases afirmativas?
c) Falando de frases afirmativas, o que acrescentamos aos verbos regulares que não terminam com consoate+y?
d) O que acontece com as frases afirmativas terminadas em consoante+y no passado?
e) Os verbos irregulares seguem a mesma regra dos regulares?
2. Baseado nas suas respostas acima, mude os verbos para a forma no passado, veja na liste se ele é irregular, se não estiver lá, considere como regular.
a) Read _____________________ b) Jump _____________________
c) Call _____________________ d) Know ______________________
3) Ainda baseado na sua resposta da questão 1, complete a frase com o passado do verbo do parêntese:
a) They __________________ their car (fix)
b) Sara ______________ last night. (cry)
4. Escolha um verbo qualquer e crie uma frase sobre você na afirmativa do passado.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA


3º TERMO A ,B e C – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    29/06 até 03/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





ATIVIDADE PARA LEITURA E CONHECIMENTO.
NESTA SEMANA NÃO TEMOS ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE
Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.

ARTIGO DE OPINIÃO
artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, e por isso recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

ESTRUTURA
• título
• tema
• tese
• termos que serão definidos no texto
• desenvolvimento: (argumentos) o menos convincente, o intermediário e o mais convincente • exemplo(s) que comprove(m) os argumentos
• conclusão: ênfase ou retomada da tese ou defesa de posicionamento.

Critérios para o momento da escrita – Artigo de opinião (SUGESTÃO)
INTRODUÇÃO: Há coerência e clareza entre o texto elaborado e o tema?
O assunto a ser abordado está definido? (Que tese será defendida?)
A questão a ser defendida possui relevância social?
O texto deixa claro que o autor mobilizou informações pertinentes e variadas para sua intervenção no debate?
Há articulação adequada entre as informações e sua contextualização no debate?

DESENVOLVIMENTO: Há clareza no texto em relação ao ponto de partida (argumentos) e a conclusão (ou tese)?
Você acredita que convenceu o leitor por meio dos argumentos citados em seu texto?

CONCLUSÃO: As justificativas e os argumentos sustentam a conclusão com consistência? As ideias expostas estão sintetizadas?
Há intervenções propostas para o problema apresentado?
O texto considerou o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural?


OUTROS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO: O título é pertinente em relação ao gênero e ao tema?
Incentiva à leitura?
O autor usou recursos adequados para prender a atenção do leitor?
Há elementos coesivos no texto? Estão empregados adequadamente?

É convincente?Atende às normas adequadas da escrita (ortografia, acentuação, pontuação)?
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Qual a área de um quadrado de lado de 20 m?
2) Qual a área de um retângulo de lado menor 30 metros e lado maior 50 metros ?
3) Qual a área de um triângulo de base de 10m e altura de 5 m ?
4) Qual a área de um trapézio de base maior de 15 m, base menor de 5m e altura de 8 m ?

5) Qual a área de um circulo de raio de 10 m ?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTC /NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA

BIO
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º T. B,C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Pesquisar elementos do teatro.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Pesquisar e analisar diferentes elementos do teatro, reconhecendo e apreciando cada gênero teatral.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Para que um espetáculo teatral aconteça são necessários três elementos básicos, Ator, Personagem e Espectador, os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas: Teatro Convencional, Musical, Teatro de Bonecos, Teatro de Sombras, entre outras, faça uma pesquisa sobre os temas destacados.



RECURSOS:
Caderno anotações e registro das atividades, revistas, livros, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__



BIOLOGIA
FILOSOFIA/PROFºEVERTON
Atividade
Professor Everton – Filosofia
2º Bimestre

3TC

·         Ler o texto disponível no Link:

·         Fazer Um breve resumo

·         Texto no Word , letra Arial 12


·         Entrega via e-mail; evertonvono503@gmail.com

SOCIOLOGIA/PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Assista o Vídeo

Para melhor compreensão sobre direitos Humanos, assista o vídeo a seguir



Qualquer duvida, entre em contato.



Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas
FÍSICA/PROFªMARCELA
Física :3 º termo D
Atividades proposta para o período de 22/06/2020 / a 26/06/2020
Horário e dia para esclarecer Dúvidas
segundas feiras (19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
TEMA:MAGNETISMO

INDIVISIBILIDADE DOS POLOS
Os polos de um ímã são inseparáveis. Por mais que você quebre um ímã, por mais que a dívida em duas ou em múltiplas partes, nunca obterá um ímã com um único polo: todas as partes obtidas na divisão sempre serão ímãs completos, com dois polos cada uma delas.
Fique atento!
Não existe um ímã com apenas um polo magnético. Por mais que se divida um ímã, suas partes sempre terão polo Norte e polo Sul. Por isso, um ímã sempre pode ser imaginado como um monte de pequenos ímãs agrupados. Os polos Norte e Sul intermediários se atraem e se anulam, fazendo com que o efeito magnético seja evidente apenas nas extremidades opostas dos ímãs.






ATIVIDADE 2: Monopolo magnético



A figura ao lado mostra um ímã em forma de barra. Considere que ele foi dividido em três partes, como mostra a figura, e assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para cada afirmação.
a)    A parte 1 terá apenas o polo Norte. (   )
b)    A parte 2 formará novo ímã, mas as partes 1 e 3 não(   ).
c)    A parte 3 terá apenas o polo Sul.(   )
d)    As partes 1, 2 e 3 formarão três novos ímãs, cada uma com seus polos Norte e Sul.(  )

Intensidade de campo magnético
Assim como os efeitos gravitacionais de um planeta, por exemplo, o efeito
magnético de um ímã se espalha pelo espaço, ou seja, não é necessário encostar
nele para sentir sua atração ou repulsão. Isso quer dizer, então, que o ímã cria um
campo magnético à sua volta, modificando o espaço a seu redor. A intensidade da
força magnética diminui na medida em que um corpo se afasta dos polos de um
ímã, mas aumenta à medida que se aproxima deles. Pode-se dizer, portanto, que a
intensidade do campo magnético depende da distância entre um corpo e a origem
do campo magnético (os polos do ímã, nesse caso). No Sistema Internacional de
Unidades (SI), a intensidade de um campo magnético é medida em teslas (T).















Se um ímã for colocado sob uma folha de papel e, sobre ela, for jogada limalha
de ferro (material em pó), é possível observar que a limalha se organiza na folha
formando linhas, chamadas linhas de campo magnético. Elas indicam as regiões
do espaço que estão submetidas à mesma intensidade de campo magnético, e
mostram também qual é a direção dele no espaço. Além disso, a concentração
dessas linhas indica a intensidade do campo. Toda linha de campo magnético é
contínua e fechada, saindo do polo Norte e chegando ao polo Sul. Dependendo do
formato do ímã, observam-se linhas de campo diferentes.


Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nº398, de 23 de março de 2010, fixou como limite aceitável para o público em geral os níveis de referência do campo magnético em 83,3 µ T (micro tesla ou milionésimo de tesla). Entre as fontes apresentadas na tabela Valores típicos de campos magnéticos, quais seriam prejudiciais à nossa saúde?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUÍMICA/ISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

3° Tc e 3° Td  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre classificação dos Álcoois (Metanol).
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
        







 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi - 29/06/2020 a 03/07/2020.

                                         Atividade              
    Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Álcoois (Metanol).
                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
GEOGRAFIA - EDIVALDO 


Conteúdo de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º   anos dos Termos A, B, C, D; Noturno.    
                   ONU (Organização das Nações Unidas)
Definição, objetivo:
ONU é a sigla para Organização das Nações Unidas, que é uma organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.
Composição da ONU:
Assembleia Geral:
Todos países membros participa, opina, discute, más não tem poder de Veto.
Em 2019, os membros não-permanentes do Conselho de Segurança (juntamente com o ano em que termina o seu mandato) são 10 representantes rotativos:
·         África do Sul (2020)
·         Alemanha (2020)
·         Bélgica (2020)
·         Costa do Marfim (2019)
·         Guiné Equatorial (2019)
·         Indonésia (2020)
·         Kuwait (2019)
·         Peru (2019)
·         Polônia (2019)
·         República Dominicana (2020)
O Conselho de Segurança constituído por 10 países rotativos e muda a cada 2 anos e são escolhidos
Através da Assembleia geral
País permanentes:
EUA, França, China, Rússia, Inglaterra:
São eles que dominam a ONU com direitos segundo eles de ter sido os vencedores da 2º guerra Mundial
Eles estão sempre as frentes das grandes decisões, porém sempre votam conforme seus interesses que sempre acabam em conflitos de interesses, ou seja, votam em grupos ou alinhados às suas ideias.
Enquanto outros países questionam a representatividades desses 5 países que autodenominam como acima da ONU e além do mais não faz tanto sentido manter o critério de ser os vencedores da 2º guerra mundial, porque isso foi a 70 anos atrás e isso tem que levar em conta porque muitas vezes países não se sentem representados e nem seus problemas são resolvidos, uma reformulação na ONU seria benéfica.
Para que a organização possa atender seus múltiplos, a Carta da ONU estabelece Seis Órgão Principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.
Atividade de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com os alunos do 3º ano C noturno no dia 10/07/2020
Questões para ser respondidas após leitura do texto e pesquisa no google, youtube e livros didáticos
Sugestões de link

tp://www.dhnet.org.br/abc/onu/onu_humana_global_onu.pdf
1ª questão:
O que é a ONU e qual função?

2ª questão
O que é a ONU para o Brasil?

3ª questão
Como explicar o Símbolo da ONU?

4ª questão
Na sua opinião a divisão de poder na ONU é justa? Se sim.
, diga porque, se não justifique

5ª questão
Pesquise e diga porque o Brasil faz o discurso de abertura?

6ª questão
Quais são os 5 órgãos básico que compõem a divisão administrativa da ONU?

7ª questão
Pesquise e aponte as 8 metas que a ONU tinha estabelecido até 2015 e após indicá-los você acha que a ONU atingiu pelo menos em parte alguns objetivos em relação da era antes de propor estes 8 jeitos para mudar o mundo, explique o que você percebeu. 




HISTÓRIA/PROFºSILVIO
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
Atividade para a semana de 29 a 03 de julho

IMPORTANTE: E A MESMA ATIVIDADE DA SEMANA DE 22 A 27, POIS MUITOS ALUNOS AINDA NÃO ENTREGARAM.

Turmas: 3A ensino médio manhã
              3TA EJA
              3TB EJA
              3TC EJA
              3TD EJA


Habilidades envolvidas - Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.

Quantidade de aulas: 2 aulas

Avaliação: Atividade proposta ao final do texto

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com


OBSERVAÇÃO: TODAS AS ATIVIDADES ANTERIORES NÃO REALIZADAS AINDA PODEM SER ENVIADAS.
Crise de 1929 e seus efeitos mundiais
Introdução
Em 1929, o capitalismo passou por sua maior crise até então. Seu epicentro aconteceu nos Estados Unidos, que já haviam se consolidado como principal economia do mundo após a Primeira Guerra Mundial, mas atingiu o mundo todo.
A crise de 1929, marcada pela quebra da bolsa de Nova York, foi seguida por uma grande depressão econômica que resultou na falência de diversas empresas e no aumento da pobreza e do desemprego.
Politicamente, a crise econômica que se espalhou pelo mundo contribuiu com a chegada ao poder de regimes totalitários em países que ainda sofriam as consequências da Grande Guerra.


Contexto histórico
Apesar de ter entrado na Primeira Guerra Mundial apenas um ano antes do seu término, em 1917, os Estados Unidos foram o país que mais obteve ganhos com a guerra.
Além de não ter sofrido ataques em seu território, a economia americana se consolidou como a mais importante do mundo, fornecendo tanto produtos agrícolas como industriais, e até mesmo crédito aos países fragilizados pela guerra.
Apesar de não ter consolidado seu plano de paz, como proposto pelo presidente Woodrow Wilson, após um curto período de dificuldades, a década de 1920 foi de grande crescimento econômico e otimismo para a economia americana.
Com a recuperação dos países europeus, os americanos recuperaram os empréstimos que haviam feito durante a guerra e puderam incrementar sua indústria. Também nesse período se consolidou o American way of life, expressão que sintetiza o estilo de vida americano, baseado no bem-estar e no consumo, e utilizado como propaganda do país.
Em resumo, a década de 1920 marcou o expansionismo americano não apenas pela exportação de seus produtos, mas também de sua cultura para o mundo capitalista. O sentimento otimista que se espalhou pelo país, aliado ao liberalismo econômico quase irrestrito implantado pelo governo, intensificou os investimentos na produção industrial e agrícola, assim como a especulação no mercado financeiro.
Contudo, apesar do cenário favorável, gradativamente o processo de boom na produção encontrou obstáculos no consumo, que não era capaz de absorver a grande quantidade de mercadorias produzidas.
concentração de renda, estabelecida principalmente com a formação de grandes monopólios e oligopólios, acabou afetando o mercado consumidor que havia se formado entre os trabalhadores americanos.
Em paralelo, a mecanização dos processos de produção e as dificuldades vividas na agricultura contribuíram com o aumento do desemprego nos Estados Unidos, fazendo com que as famílias no país não conseguissem mais consumir da mesma forma.
Esse processo gradual gerou uma crise de superprodução na economia americana, ou seja, a produção de bens superou em muito a capacidade de consumo pelo mercado, processo que se manifestou com maior intensidade a partir de 1929.


A Grande Depressão
Junto com o crescimento econômico, o mercado de ações havia se popularizado nos Estados Unidos ao longo dos anos 1920. Com a crise o que atingia o país, milhares de pessoas, não apenas grandes empresários e investidores, passaram a ficar receosas em relação a seus investimentos na bolsa.
O clima de pessimismo se espalhou e provocou a venda em massa de ações na Bolsa de Nova York, no dia 24 de outubro de 1929, conhecida como quinta-feira negra (em inglês, Black Thursday).
Com a quebra da bolsa, muitas empresas entraram em falência, e a crise econômica, iniciada como uma crise de superprodução, se transformou na Grande Depressão. Esse período durou aproximadamente até 1933, e é comumente lembrado como um dos momentos mais difíceis da história dos Estados Unidos.
Empresários perderam todo seu patrimônio e houve um aumento brusco do desemprego. Em razão da piora da economia, ocorreu uma epidemia de suicídios nos EUA, tanto entre empresários que perderam seus negócios, como entre trabalhadores que não conseguiam sustentar suas famílias.
Em razão também da interdependência da economia capitalista, a crise dos Estados Unidos se espalhou pelo mundo. Os países da América Latina, que dependiam fortemente da exportação de produtos primários para os EUA, foram muito abalados, pois não havia mais quem comprasse seus produtos.
No caso do Brasilhouve uma crise sem precedentes na indústria do café, o que acabou gerando consequências políticas. A República de Weimer (Alemanha) também foi muito atingida, já que desde a Primeira Guerra Mundial dependia muito de investimentos americanos.
aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
O New Deal
Depois do impacto imediato da crise de 1929 e as consequências da Grande Depressão, os Estados Unidos iniciam sua recuperação com maior intensidade em 1933, ano de lançamento do New Deal (novo acordo), implementado pelo presidente Franklin Delano Roosevelt, eleito no ano anterior.
O plano econômico, desenvolvido principalmente pelo economista britânico John Keynes, se opunha ao liberalismo vigente na década anterior. Para isso, propunha um novo papel para o Estado, regulamentando a atividade econômica para criar demanda e restabelecer o consumo, pilar fundamental da economia capitalista.
Desse modo, apesar de crítico ao laissez-faire (expressão francesa que representa o liberalismo econômico), o new deal não rompia com o capitalismo, mas, ao contrário, procurava salvá-lo. O novo plano de Roosevelt aumentava os investimentos em obras públicas e reduzia a jornada dos trabalhadores, procurando, assim, criar empregos.
Além disso, foram feitos investimentos para recuperar a produção agrícola e criados novos órgãos para resolução de conflitos trabalhistas. Embora o new deal tenha sido fundamental para recuperar a economia dos Estados Unidos, seu verdadeiro ponto de inflexão se dará durante a Segunda Guerra Mundial. Com a reabilitação de indústria bélica e a ajuda aos países mais afetados, os Estados Unidos de fato reativam sua economia e se consolidam no posto de maior potência do mundo capitalista.


ATIVIDADE





A GRANDE DEPRESSÃO NOS ESTADOS UNIDOS – ACERVO O GLOBO

SOBRE O TEMA JUSTIÇA SOCIAL RESPONDA.
1)     Qual a mensagem da foto acima?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)     Qual comparação podemos fazer entre a crise de 1929 e a crise que atravessamos no Brasil atualmente?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS/PROFªJOSINEIDE

PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
02 e 03/07/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3º Termos A, B e C
             
CONTEÚDOS:
Simple past
Já aprendemos como fazer perguntas e negativas no tempo passado, para isso contamos com os auxiliares did e din’t, esses auxiliares são usados apenas para este tipo de frase.
Agora vamos trabalhar as frases afirmativas, neste caso não precisamos dos auxiliares, mas os verbos sofrem alterações.
Existem dois tipos de verbos: os regulares e os irregulares, para os regulares, apenas acrescentamos ED, se terminados em E, só precisa acrescentar o D, já os terminados em consoante+y, substituímos o Y por IES, fique atento: não são os terminados em Y, são os terminados em consoante+y.
Já os verbos irregulares não seguem esta regra, eles podem mudar totalmente ou não mudar nada, para saber quais são eles, existe uma lista com esses verbos (vocês verão alguns mais abaixo)
Vejamos alguns exemplos com verbos regulares terminados em consoante +  Y:
Try : tentar, experimentar - Cry: chorar - Study: estudar – Apply – aplicar
Try – tried – Cry – cried Study – studied – Apply – apllied
Para os outros verbos regulares, acrescentamos apenas o D ou EDvejamos alguns exemplos:
Work: Trabalhar – Jump – pular – love – amar – Hate-  odiar – Smail – sorrir- Play – jogar, brincar – Watch – assistir – Ask – pedir, perguntar – Believe – acreditar – Call – chamar
Work – worked – Jump – jumped – Love – loved – Hate – hated – Smail – smailed – Play – played – Watch – watched – Ask – asked – Believe – believed – Call – called.
Exemplos de verbos irregulares, veja parte da lista:
Be
was/were
ser, estar
Begin
began
Começar
Break
broke
quebrar, romper
Bring
brought
trazer, executar
Buy
bought
comprar
Come
came
vir, chegar
Cut
cut
cortar
Do
did
fazer, cuidar, funcionar
Drink
drank
beber, tomar
Eat
ate
comer, mastigar
Forget
forgot
esquecer
Give
gave
dar, entregar
Go
went
ir, partir
Have
had
ter, possuir
Know
knew
saber, conhecer
Let
let
deixar, permitir
Put
put
pôr, colocar
Read
read
ler, aprender
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual,
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Leia a explicação e responda:
a) Usamos o Did e didn’t apenas para quê?
b) Podemos usar os auxiliares Did e didn’t para frases afirmativas?
c) Falando de frases afirmativas, o que acrescentamos aos verbos regulares que não terminam com consoate+y?
d) O que acontece com as frases afirmativas terminadas em consoante+y no passado?
e) Os verbos irregulares seguem a mesma regra dos regulares?
2. Baseado nas suas respostas acima, mude os verbos para a forma no passado, veja na liste se ele é irregular, se não estiver lá, considere como regular.
a) Read _____________________ b) Jump _____________________
c) Call _____________________ d) Know ______________________
3) Ainda baseado na sua resposta da questão 1, complete a frase com o passado do verbo do parêntese:
a) They __________________ their car (fix)
b) Sara ______________ last night. (cry)
4. Escolha um verbo qualquer e crie uma frase sobre você na afirmativa do passado.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA


3º TERMO A ,B e C – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    29/06 até 03/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





ATIVIDADE PARA LEITURA E CONHECIMENTO.
NESTA SEMANA NÃO TEMOS ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE
Para você entender melhor, sugiro que você pesquise sobre esses conceitos Linguísticos.

ARTIGO DE OPINIÃO
artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, e por isso recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

ESTRUTURA
• título
• tema
• tese
• termos que serão definidos no texto
• desenvolvimento: (argumentos) o menos convincente, o intermediário e o mais convincente • exemplo(s) que comprove(m) os argumentos
• conclusão: ênfase ou retomada da tese ou defesa de posicionamento.

Critérios para o momento da escrita – Artigo de opinião (SUGESTÃO)
INTRODUÇÃO: Há coerência e clareza entre o texto elaborado e o tema?
O assunto a ser abordado está definido? (Que tese será defendida?)
A questão a ser defendida possui relevância social?
O texto deixa claro que o autor mobilizou informações pertinentes e variadas para sua intervenção no debate?
Há articulação adequada entre as informações e sua contextualização no debate?

DESENVOLVIMENTO: Há clareza no texto em relação ao ponto de partida (argumentos) e a conclusão (ou tese)?
Você acredita que convenceu o leitor por meio dos argumentos citados em seu texto?

CONCLUSÃO: As justificativas e os argumentos sustentam a conclusão com consistência? As ideias expostas estão sintetizadas?
Há intervenções propostas para o problema apresentado?
O texto considerou o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural?


OUTROS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO: O título é pertinente em relação ao gênero e ao tema?
Incentiva à leitura?
O autor usou recursos adequados para prender a atenção do leitor?
Há elementos coesivos no texto? Estão empregados adequadamente?

É convincente?Atende às normas adequadas da escrita (ortografia, acentuação, pontuação)?


MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA, 3TB e 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 29/06 à 03/07
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Qual a área de um quadrado de lado de 20 m?
2) Qual a área de um retângulo de lado menor 30 metros e lado maior 50 metros ?
3) Qual a área de um triângulo de base de 10m e altura de 5 m ?
4) Qual a área de um trapézio de base maior de 15 m, base menor de 5m e altura de 8 m ?

5) Qual a área de um circulo de raio de 10 m ?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTD /NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º T. B,C e D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
Pesquisar elementos do teatro.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Pesquisar e analisar diferentes elementos do teatro, reconhecendo e apreciando cada gênero teatral.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Para que um espetáculo teatral aconteça são necessários três elementos básicos, Ator, Personagem e Espectador, os espetáculos teatrais podem ser encenados de várias formas: Teatro Convencional, Musical, Teatro de Bonecos, Teatro de Sombras, entre outras, faça uma pesquisa sobre os temas destacados.



RECURSOS:
Caderno anotações e registro das atividades, revistas, livros, internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 29/06  a 03/07

__





BIOLOGIA
FILOSOFIA
SOCIOLOGIA/PROFºEDISON
SOCIOLOGIA  3D EJA
PROFESSOR   EDISON
ENTREGA : 29 A 03 JULHO
edison.v24@yahoo.com

ESTADO E DEMOCRACIA

Os Estados foram ficando, com o tempo, muito complexos, os territórios extensos e as populações numerosas; tornou-se inevitável a proposta de os próprios cidadãos exercerem diretamente o poder político dentro da sociedade. Neste contexto surge a possibilidade do cidadão assumir a função de dirigente político, assim cria-se a democracia como forma justa de governo possível a uma sociedade.

Democracia: Origem, significado e conceito.

A palavra democracia é formada etimologicamente por dois termos gregos, demos e kratia. O termo demos, no sentido mais primitivo, designava os diversos distritos que constituíam as dez tribos em que a cidade de Atenas fora dividida por ocasião das reformas de Clístenes (século VI a.C.). Procedimento que pôs fim a tiranias. Com o tempo, demos passou a significar genericamente “povo” ou “comunidade de cidadãos”. O termo kratia deriva de kratos, que significa “governo”, “poder”, “autoridade”. Hoje em dia entendemos democracia como “governo do povo”, “governo de todos os cidadãos”.
Democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo).
Numa frase famosa, democracia é o "governo do povo, pelo povo e para o povo".

Tipos de democracia

Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre:
Democracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), onde o povo expressa sua vontade por voto direto em cada assunto particular, isto é, os cidadãos decidem diretamente cada assunto por votação. A democracia direta se tornou cada vez mais difícil, e necessariamente se aproxima mais da democracia representativa, quando o número de cidadãos cresce.
Democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram, isto é, os cidadãos elegem representantes em intervalos regulares, que então votam os assuntos em seu favor.
Muitas democracias representativas modernas incorporam alguns elementos da democracia direta, normalmente referenda.
Democracia através do voto
                                   
Também chamado de sufrágio o voto é um ato no qual as pessoas manifestão sua vontade, na democracia ele é usado como instrumento de subsidio na organização de uma sociedade política democrática de direito.
O voto nem sempre foi um direito universal, no início ele era cencitário, isto é, exigia que seus titulares atendessem certas exigências tais como pagamento de imposto direto, proprietário de propriedade fundiária e usufruir certa renda. Isso significa que muitos grupos foram excluídos do direito de voto, em vários níveis de exclusão étnica (caso do apartheid na África do Sul), exclusão de gênero (até 1893 o sexo feminino não podia votar) e exclusão de classes (até o século XIX somente pessoas com um certo grau de riqueza podiam votar).
Faltavam direitos políticos aos cidadãos, que foi conquistado aos poucos com conscientização e organização de muitos movimentos e lutas sociais.
Em alguns países, o voto não é um direito, e sim uma obrigação.
No Brasil, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos, e opcional para cidadãos de 16, 17 ou acima de 70 anos. Críticos dessa lei argumentam que ela facilita a criação de currais eleitorais, onde eleitores de baixo nível educacional e social são facilmente corrompidos por políticos de maior poder financeiro, que usam técnicas de marketing (quando não dinheiro vivo ou favores diretos) para cooptá-los. Ainda de acordo com os críticos, o voto obrigatório é uma distorção: o voto é um direito, e a população não pode ser coagida a exercê-lo.

ESTADO E GLOBALIZAÇÃO

Os Estados nacionais são produtos históricos, e não uma configuração “natural” de organização política, sua superação através de outras formas de organização deve ser entendido como um processo histórico à tão longo prazo, tão conflitivo e pouco retilíneo quanto sua formação.
Atualmente, o Estado-Nação, é uma unidade política básica no mundo que vem “evoluindo” no sentido de um supranacionalismo, na forma de organizações regionais, como é o caso da União Européia. As políticas de cada nação bem como sua soberania estão sendo afetada pelas transformações que vem ocorrendo no mundo, seja de uma maneira intensa ou apática, o Estado-Nação e suas políticas seguem as tendências dessas transformações de nível mundial.
A nova política global envolvendo processos de tomada de decisões no interior das burocracias governamentais e internacionais; processos políticos desencadeados por forças transnacionais; e, por fim, novas formas de integração mundial entre Estados, criaram um quadro no qual os direitos e obrigações, poderes e capacidades dos Estados foram redefinidos. As capacidades estatais foram ao mesmo tempo reduzidas e alargadas, permitindo ao Estado o cumprimento de uma série de funções que já não podem ser mantidas senão em conexão com relações e processos globais.
Neste sentido os Estados nacionais se enfraquecem à medida que não podem mais controlar dinâmicas que extrapolam seus limites territoriais. A interdependência mundial de diversos processos acaba tornando os países vulneráveis a influências políticas internacionais.
________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE.

a) – Explique o significado da palavra democracia.
b) – O que é democracia?
c) – Diferencie democracia direta de democracia representativa.
d) – O que é voto?
e) – Explique, por que no início o voto não era universal?
f) – Como é o direito do voto no Brasil?
g) – O que acontece com o Estado na nova política global?
h) – Por que os Estados nacionais se enfraquecem com a globalização
FÍSICA
QUÍMICA/ISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

3° Tc e 3° Td  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre classificação dos Álcoois (Metanol).
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
        







 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi - 29/06/2020 a 03/07/2020.

                                         Atividade              
    Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Álcoois (Metanol).
                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

GEOGRAFIA - EDIVALDO


Conteúdo de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º   anos dos Termos A, B, C, D; Noturno.    
                   ONU (Organização das Nações Unidas)
Definição, objetivo:
ONU é a sigla para Organização das Nações Unidas, que é uma organização internacional com o objetivo de facilitar a cooperação em termos de direito e segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e da paz mundial.
Composição da ONU:
Assembleia Geral:
Todos países membros participa, opina, discute, más não tem poder de Veto.
Em 2019, os membros não-permanentes do Conselho de Segurança (juntamente com o ano em que termina o seu mandato) são 10 representantes rotativos:
·         África do Sul (2020)
·         Alemanha (2020)
·         Bélgica (2020)
·         Costa do Marfim (2019)
·         Guiné Equatorial (2019)
·         Indonésia (2020)
·         Kuwait (2019)
·         Peru (2019)
·         Polônia (2019)
·         República Dominicana (2020)
O Conselho de Segurança constituído por 10 países rotativos e muda a cada 2 anos e são escolhidos
Através da Assembleia geral
País permanentes:
EUA, França, China, Rússia, Inglaterra:
São eles que dominam a ONU com direitos segundo eles de ter sido os vencedores da 2º guerra Mundial
Eles estão sempre as frentes das grandes decisões, porém sempre votam conforme seus interesses que sempre acabam em conflitos de interesses, ou seja, votam em grupos ou alinhados às suas ideias.
Enquanto outros países questionam a representatividades desses 5 países que autodenominam como acima da ONU e além do mais não faz tanto sentido manter o critério de ser os vencedores da 2º guerra mundial, porque isso foi a 70 anos atrás e isso tem que levar em conta porque muitas vezes países não se sentem representados e nem seus problemas são resolvidos, uma reformulação na ONU seria benéfica.

Para que a organização possa atender seus múltiplos, a Carta da ONU estabelece Seis Órgão Principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado.


Atividade de Geografia do Professor Edivaldo Liberato para trabalhar com os alunos do 3º ano C noturno no dia 10/07/2020
Questões para ser respondidas após leitura do texto e pesquisa no google, youtube e livros didáticos
Sugestões de link

tp://www.dhnet.org.br/abc/onu/onu_humana_global_onu.pdf
1ª questão:
O que é a ONU e qual função?

2ª questão
O que é a ONU para o Brasil?

3ª questão
Como explicar o Símbolo da ONU?

4ª questão
Na sua opinião a divisão de poder na ONU é justa? Se sim.
, diga porque, se não justifique

5ª questão
Pesquise e diga porque o Brasil faz o discurso de abertura?

6ª questão
Quais são os 5 órgãos básico que compõem a divisão administrativa da ONU?

7ª questão
Pesquise e aponte as 8 metas que a ONU tinha estabelecido até 2015 e após indicá-los você acha que a ONU atingiu pelo menos em parte alguns objetivos em relação da era antes de propor estes 8 jeitos para mudar o mundo, explique o que você percebeu. 




INGLÊS/PROFªFRANCIELEN

PLANO DE AULA
PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA: 3TD

CONTEÚDOS:Google Classroom

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
           
📣📣📣 ATENÇÃO ❗❗❗
AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PODEM AJUDAR NO ACESSO AO GOOGLE CLASSROOM!!!😄🙌🏼

Para usar o Google Sala de Aula (Google Classroom), você deverá habilitar o e-mail institucional no site da SED – Secretaria Escolar Digital.
Para isso, acesse o site. No login, coloque o seu RA (com os zeros) + dígito + sp. A sua senha será SUA DATA DE NASCIMENTO (sem as barras). Exemplo: 12122005 (dia 12/ mês de dezembro/ ano 2005).
site 👉🏽 – https://sed.educacao.sp.gov.br/
🔴 OBSERVAÇÃO Caso já tenha entrado e não se lembre a senha, é só cadastrar uma nova senha seguindo os passos do site, ok?!😉
Ao entrar, o aluno terá acesso aos 2 e-mails institucionais (1 via Microsoft e o outro VIA GOOGLE). Eles estarão ao lado direito superior da tela, ok?
Então, é só copiar o e-mail VIA GOOGLE e acessar o Google Classroom😉

Como acessar o Google Classroom? 🤔
👉🏽 Opção 1: Você pode acessar diretamente no site (pelo celular ou computador): <https://classroom.google.com/>
👉🏽 Opção 2: Poderá acessar através do aplicativo (disponível no Playstore).
👉🏽 Opção 3: Poderá acessar DIRETAMENTE PELO APLICATIVO DO CMSP (basta ir no ícone "outros" e depois, clicar no Google Classroom).

LEMBRE-SE: 💭
O e-mail para o acesso é o VIA GOOGLE 📣📣📣 que termina com
A senha será a mesma que você utilizou na SED (Secretaria Escolar Digital).
Se ao entrar no Google Class, aparecer uma tela em branco, clique em "" e solicite para participar de uma turma (use o código da sala enviado pelo professor). Em alguns casos, o sistema já realiza este processo automaticamente.
Código sala: jaka3c7



LINKS ÚTEIS:
👉🏽 Tutorial para e-mail Institucional: https://www.youtube.com/watch?v=3YLv2Xwod44
👉🏽 Acessar a conta do e-mail institucional Google:
Observação: Caso você não saiba o seu RA, liga na sua escola ou me chama no WhatsApp: 974235744.
RECURSOS:
·       Internet
·       Dicionário
·       Tradutor on-line
·       Classroom
·       Vídeos
·       WhatsApp
·       Blog

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
·       Os alunos serão avaliados com a realização das atividades propostas.


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO


3º TERMO D – Professor THIAGO GOMES SOARES.
 Disciplina: Língua Portuguesa.           
Tempo para realização: Uma semana.    29/06 até 03/07 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.
E-mail thiagomhz@gmail.com






ARTIGO DE OPINIÃO
artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo onde o autor apresenta seu ponto de vista sobre determinado tema, e por isso recebe esse nome. A argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos textos de opinião, que tem como característica informar e persuadir o leitor sobre um assunto.

ESTRUTURA
• título
• tema
• tese
• termos que serão definidos no texto
• desenvolvimento: (argumentos) o menos convincente, o intermediário e o mais convincente • exemplo(s) que comprove(m) os argumentos
• conclusão: ênfase ou retomada da tese ou defesa de posicionamento.

Critérios para o momento da escrita – Artigo de opinião (SUGESTÃO)
INTRODUÇÃO: Há coerência e clareza entre o texto elaborado e o tema?
O assunto a ser abordado está definido? (Que tese será defendida?)
A questão a ser defendida possui relevância social?
O texto deixa claro que o autor mobilizou informações pertinentes e variadas para sua intervenção no debate?
Há articulação adequada entre as informações e sua contextualização no debate?

DESENVOLVIMENTO: Há clareza no texto em relação ao ponto de partida (argumentos) e a conclusão (ou tese)?
Você acredita que convenceu o leitor por meio dos argumentos citados em seu texto?

CONCLUSÃO: As justificativas e os argumentos sustentam a conclusão com consistência? As ideias expostas estão sintetizadas?
Há intervenções propostas para o problema apresentado?
O texto considerou o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural?


OUTROS CRITÉRIOS A SEREM OBSERVADOS NO TEXTO: O título é pertinente em relação ao gênero e ao tema?
Incentiva à leitura?
O autor usou recursos adequados para prender a atenção do leitor?
Há elementos coesivos no texto? Estão empregados adequadamente?
É convincente?Atende às normas adequadas da escrita (ortografia, acentuação, pontuação)?


1)    Realize a leitura de dois artigos de opinião diferentes, envie-os junto com dois resumos curtos.
·         Não esqueça de enviar os textos originais ( Os dois artigos de opinião) junto com os dois resumos por e-mail.


MATEMÁTICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  MATEMÁTICA (3 TERMO D - NOITE)
CONTEÚDOS: ESTATÍSTICA - MEDIDAS DE TENDÊNCIA
ATIVIDADE
RESPONDA: O que é moda, média e mediana? Como realizamos os cálculos?
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:

EXEMPLO: 3 TERMO D + LUCAS SANTOS + SEMANA 29.06 A 03.07



Nenhum comentário:

Postar um comentário