3º SÉRIE DO ENSINO MÉDIO/EJA SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 a 12 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS /MANHÃ/PROFªSANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
2º Bimestre
Atividade do período 09/06 Duração de 90 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. Pesquise como é feito o Empreendedorismo Digital.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


3ºA/MANHÃ
ARTE
  Escola : E.E. Professor Salim Farah Maluf



ARTES

Professora Edlenne
Disciplina Artes
Ensino médio 3ª A  E.M
What: 11993670617
E-mail:  edlenne190@gmail.com

                                         
                                               SP 2020

Obra Tarsila do Amaral

A obra Abaporu pintura a oleo da artista brasileira Tarsila do Amaral
o de Abaporu, de Tarsila O nome da obra é de origem tupi-guarani e significa "homem que come gentedo Amaral 

A tela foi pintada por Tarsila em janeiro de 1928 e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade, como um presente de aniversário



Tarsila do Amaral
Olá alunos vamos estudar as obras Artista brasileira Tarsila do Amaral
Biografia
Tarsila do Amaral nasceu em 01 de setembro de 1886, na fazenda São Bernardo, município de Capivari (SP)ilha de uma família rica e tradicional Tarsila serve medicação europeia ainda adolescente. Pintura Em uma viagem à Minas Gerais. Em Minas Da opressão dos seus antigos professores. Além da representação destaque para as obras carnaval em Madureira no Morro da Favela efcb, São Paulo.

 Em 1926 fez sua primeira exposição individual em Paris críticas em 1928 criou a sua obra emblemática O Abaporu um presente para Osvaldo de Andrade. O resultado da pintura chamou a atenção dele e do escritor Raul bopp a figura do palavra que em tupi-guarani quer dizer homem que come carne humana simbolizou o movimento antropofágico a proposta do grupo era valorização da produção artística brasileira quando o seguinte ela realizou sua primeira exposição individual no Brasil, a década de 30 marcou a fase mais engajada de Tarsila já separada de Oswald de Andrade em 1931, a pintora partiu em viagem para União Soviética com o então namorado o médico Osório César na motor Brasil. Reuniões do Partido Comunista Brasileiro que chegou a ser presa por um mês Tarsila das atividades políticas na tela Operários considerada uma obra de referência nesta fase social destaque também para pintura segunda classe no Rio de Janeiro período em que produziu um pouco na volta para São Paulo retornou com a temática ao Brasil, o destaque fica numa tela Fazenda a pintora participou da primeira Bienal de São Paulo em 1951 teve sala especial na 7ª Bienal de São Paulo e participou da Bienal de Veneza em 1964. 4 de janeiro de 73 e deixa um legado de permanece até hoje sendo referência da identidade cultural brasileira.

Atividades
Releitura

      Olá alunos  através, dessa atividades das obras da Tarsila do Amaral,  vamos fazer uma leitura de imagem através das obras.
       vamos fazer uma analisar da obra 
      Porque que importante Leitura de uma obra 


Vamos fazer uma leitura de imagem colocando analise das obras da sua preferencia Utilizando   importante Leitura de imagem. 
                 Abaixo vou colocar algumas obras da artista Tarsila do Amaral 


O Mamoeiro, 1925 (Acervo do IEB, foto: reprodução  IEB)



A Lua, de 1928 (acervo MoMa)



Manacá, de 1927 (foto: Sergio Guerini) Divulgação/CASACOR)




BIOLOGIA

E.E. Salim Farah Maluf.

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar o Reino Protista.
Atividade: Realização de pesquisa sobre Reino Protista (Protozoários).
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.

  









      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi. 08/06/2020 a 12/06/2020.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia.
                                    
          
                                               Atividade
  Realizar pesquisa de 25 linhas sobre Reino Protista (Protozoários).
                                                                                           

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

MANIFESTAÇÕES RÍTIMICAS  RELACIONADAS A CULTURA JOVEM


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       Caracterizar o momento Hip Hop como expressão sociocultural.
·       Reconhecer os diferentes estilos no Hip Hop.
·       Nomear os movimentos relativos ao movimento Hip Hop e criar movimentos novos a partir de suas características.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Aula I: Realize uma pesquisa sobre o Movimento Hip Hop,essa pesquisa deverá conter o processo histórico, elementos e estilos envolvidos.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
_____________________________________________________________________________
 Aula II: Crie uma tabela com os estilos diferentes do Hip Hop e em cada um deles descreva seus elementos, podem ser incluídos objetos, ritmos e movimentos.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

RECURSOS:

Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Enviar por email, caso não tenha acesso, fazer no próprio caderno.
Endereço de email para envio:


Caso não tenha acesso à internet, fazer no Caderno.



DATA: 08 á 12/06/2020



FILOSOFIA


ATIVIDADE DE FILOSOFIA   (08/06 á 12/06)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3A
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após leitura, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e o pensamento crítico.

Semana de Estudos intensivos:

De acordo com as atividades anteriores, faça um breve resumo sobre seu entendimento a respeito dos temas que foram abordados:


1)   EDUCAÇÃO INCLUSIVA:

2)   POLÌTICAS PÚBLICAS:




SOCIOLOGIA


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (08 a 12/6)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3A
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após leitura, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e o pensamento crítico.

Semana de Estudos intensivos:

De acordo com as atividades anteriores, faça um breve resumo sobre seu entendimento a respeito dos temas que foram abordados:


1)   POLÍTICAS PÚBLICAS:

2)   CYBERBULLYING:

FÍSICA


QUÍMICA/PROFªLUCILENE
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química        Turma: 3ºA          2 aulas semanais
Conteúdo
Equilíbrio químico- coexistência de reagentes e produtos em certas transformações químicas.
Habilidades e competências
Identificar as transformações químicas que entraram em equilíbrio químico pela comparação entre dados tabelados referentes ao rendimento real e o estequiométricamente previsto dessas transformações.
Desenvolvimento
1ºpasso: Responda as situações-problema no caderno.
1)    Por que o refrigerante gelado tem mais gás que o refrigerante em temperatura ambiente?
2)    Por que o refrigerante dá sensação de estufamento no estomago?
3)    Por que quem tem gastrite não pode tomar refrigerante?
2ºpasso: Leitura do texto 1 “A Química do Refrigerante”. disponível em: https://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31 3/10-PEQ-0608.pdf.e responda as questões:
4)    Quais são os ingredientes que compõem a formulação do refrigerante?
5)    Sintetize o processo de fabricação do refrigerante, quais principais etapas.
6)    O que difere o processo de fabricação do xarope simples do composto?
7)    Explique se há uma interferência na qualidade do refrigerante se envasado em embalagem PET, alumínio ou vidro?
8)    Por meio de quais sentidos a análise sensorial interpreta as reações às características dos alimentos?
3ºpasso: Teste sensorial( você devera fazer o experimento)
Materiais: 2 copos e 2 refrigerantes de 200ml de mesma qualidade e sabor.
1ªfase: Identifique os dois copos e os dois refrigerantes. Abra o 1º refrigerante e coloque todo no copo 1 e deixe por 30 minutos em repouso e o 2º refrigerante devera permanecer fechado.
2ªfase: Abra o 2ºrefrigerante e coloque no copo 2 e registre as impressões e deguste os dois refrigerantes.
Refrigerante             sabor percebido    justifique suas percepções

Refrigerante 1
Refrigerante 2
A que você atribui esta diferença no sabor do refrigerante?
4ºpasso: Assista o vídeo 1:Dissolução do gás em agua, disponível em: https://www.youtube.com/watch=?v=9u67GNYQJE e preencha a tabela abaixo sobre a dissolução dos gases nos líquidos.

Amostras
Água do mar filtrada
Água de cal filtrada
Água de torneira
Evidência com adição de indicador



pH inicial da amostra depois da adição e indicador



Evidência com adição de CO2



pH da amostra depois da adição de CO2



Evidências da amostra depois de 5 min de aquecimento




Escreva as reações envolvidas na adição de CO2 com:
Água do mar filtrada;
Água de cal filtrada;
Água de torneira;

5° passo – Assista o vídeo 2 Equilíbrio Químico – le Chatelier e a temperatura – experimento, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=N88Vv2-Qxs
O vídeo trata da decomposição do nitrato de chumbo Pb (NO3)2. Durante a realização do experimento, responda as questões:
1 – O que acontece ao aquecer os tubos de ensaio com nitrato de chumbo?
2 – Qual a necessidade de tampar os tubos de ensaio?
3 – Quais percepções são visíveis quando os tubos de ensaio são colocados na água fria e quente?

Dando continuidade ao estudo do equilíbrio químico que trata da realização de cálculos de equilíbrio químico.
Utiliza-se a formula da constante de equilíbrio e sua aplicação na reação a seguir:

CO2 + H2O                H2CO3 (aq)

Reação genérica: aA + bB               cC + dD
Aplicação da formula:
Kc = [C]c.[D]d/[A]a.[B]b
Agora calculem a constante de equilíbrio para a reação que forma o ácido carbônico com auxilio da tabela:

Substância
Concentração mol/L
Resolução do calculo de equilíbrio
CO2 (g)
2,0

H2O (l)
1,5

H2CO3 (aq)
2,5


Faça todos os registros importantes no caderno para sequenciar esta aula na próxima semana.
Recursos: CMSP, blog da escola, redes sociais, textos e vídeos do Youtube.
Avaliação: Registro no caderno, realização dos experimentos e resolução das atividades para entregar no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
Não se esquecer de no e-mail: colocar nome completo, número, série e turma.

OBS: Plantão de duvidas – Quarta-feira das 9:00 ás 9:45.
GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 3º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar o contexto de surgimento e o significado da expressão “choque de civilizações” no mundo contemporâneo.
GEOGRAFIA : Desigualdade de gênero e meritocracia / Charge.( ENEM).
Charge é um estilo de ilustração, que usa o meio da caricatura para satirizar um acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos. A palavra Charge tem é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.
Atividade: Em relação ao mercado de trabalho, faça a interpretação da charge, relacionando-a com o tema.

Produza um artigo de opinião de no mínimo 10 dez linhas, ponderando sobre as diversidades
HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 08 a 12 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



INGLÊS /PROFªSILVANA
3 A - Língua Inglesa – aula prevista - 02 aulas
Professora: Silvana
Período de realização da atividade 08/06 à 12/06/2020.
E-mail: para entrega: Silvana.inglês34@yahoo.com
Habilidades: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

The record industry
  The record industry is undoubtedly in crisis, with labels laying off employees in continuation. This is because CD sales are plummeting as youngsters prefer to download their music from the Internet, usually free of charge.
   And yet it´s not all gloom and doom. Some labels are in fact thriving. Putumayo World Music, for example, is growing, thanks to its catalogue of ethnic compilation albums, featuring work by largely unknown artists from around the planet.
  Putumayo, which takes its name from a valley in Colombia, was founded in New York in 1993. It began life as an alternative clothing company, but soon decided to concentrate on music. Indeed its growth appears to have coincided with that of world music as a genre.
Speak Up. Ano XXIII, nº 275 (fragmento).
A indústria fonográfica passou por várias mudanças no século XX e, como consequência, as empresas enfrentaram crises. Entre as causas, o texto da revista Speak Up aponta
A- o baixo interesse dos jovens por alguns gêneros musicais.
B- o acesso a músicas, geralmente sem custo, pela Internet.
C- a compilação de álbuns com diferentes estilos musicais.
D- a ausência de artistas populares entre as pessoas mais jovens.
E- o aumento do número de cantores desconhecidos.



LÍNGUA PORTUGUESA


Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A -
Profª.: Sílvia 
 semana: de 08 a 12/06
Pesquise e anote no caderno:
· Modernismo em Portugal – contexto histórico, principais autores;
· Fernando Pessoa e seus heterônimos.
Cada heterônimo de Fernando Pessoa tinha uma característica própria.
Após sua pesquisa, crie um heterônimo e um poema ou texto escrito por ele. Invente um nome e uma biografia para seu personagem.

Tire fotos da pesquisa feita no caderno e da atividade e envie para o e-mail: silviasline@outlook.com

MATEMÁTICA/PROFªROSELIA


PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
5 AULAS

SEMANA 08 á 12/06/2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ª A   Ensino Médio
             

CONTEÚDOS:
·       Equações Polinomiais

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Pesquisar o tema “Equações Polinomiais” registrar no caderno para verificação no retorno das aulas presenciais.
  • Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais).





AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Avaliação Processual.
  • Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 08 á 12/06/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com



Obs; Dúvidas pelo  grupo de whatsApp da sala




DATA: ___/__/_
__


PROJETO DE VIDA/PROFªROSELIA
(08 á 12/06/ 2020)
Projeto de Vida
Professora: Rosélia Ferreira
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelao044@gmail.com

Ensino Médio 3ºA (2 aulas)

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA 3º A
            
CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Socioemocionais em foco;
·       De onde eu venho?
·       Pra onde eu vou?

ATIVIDADES
Obs; Atividade estendida, e complementos;
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

·       Realizar a leitura do texto- DE ONDE EU VENHO? (pág: 143 e 144);
·       Atividade página: 144;
·       Realizar a leitura do texto- PARA ONDE EU VOU? (pág: 144);
·       Atividade página: 145
Assistir o filme: À PROCURA DA FELICIDADE (para refletir);

TEC. E INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 3º A
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 11/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. 1. Para frear o avanço do novo coronavírus (Covid – 19), as instituições de ensino têm suspendido as aulas presenciais e adotado modelos de educação á distância (EAD).
Porém, não são todos os alunos que têm acesso á internet.
a) Como você está estudando em sua casa?
b) Você tem acesso a internet?
c) Você tem reservado um tempo para estudar?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


3ºB/NOTURNO
ARTE/ PROFªIRACI
MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.      PROFESSOR
IRACI LOPES MANFRINATO
2.      TURMA
3B NOTURNO
3.      DISCIPLINA:
ARTE
4.      CONTEÚDOS:
ARTE : MÚSICA , APRECIAR O FILME DE FREDDIE MERCURY E A BANDA QUEEN BOHEMIAN RHAPSOD     ,  ATIVIDADE 2 AULAS  09/06/2020.

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:TER CONHECIMENTO SOBRE O FILME E APRECIAR A MUSICA WE WILL ROCK YOU, EM VERSÃO INSTRUMENTAL.
.
6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Após O FILME E CONHECIMENTO SOBRE DA MUSICA . TER CONHECIMENTO INSTRUMENTAL ,VARIAÇÕES MELÓDICAS .www.youtube.com/watch?v=-tJYN-eG1zk ; www.youtube.com/watch?v=pES8SezkV8w; www.youtube.com/watch?v=ThjvyzQtdZE

7.      RECURSOS UTILIZADOS:
Pesquisar OU ÚTILIZAR YOUTUBE
8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A Avaliação será realizada mediante conclusão de atividades e participação.

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS
02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
09/06/2020
11.  PROFESSOR
IRACI
12.  VALIDADO EM ____/_____/2020


BIOLOGIA

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3B  PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Assistam os vídeos com links abaixo como material de apoio para desenvolver a atividade abaixo : https://www.youtube.com/watch?v=eevwPt7N3yw https://www.youtube.com/watch?v=6QeanXwEJGE
Responda as questões abaixo :
1) O que é um resistor ?
2) Qual a aplicação do resistores em nosso cotidiano ?
3) Para que serve a 1º lei de ohm ?
4) Fale sobre a 2º lei de Ohm .

5) Quais tipos de associação podem ser feitas com os resistores ?
QUÍMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3ºB

Atividade:A importância e  A Preservação da água


  Site: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:KGTlMhAJuvIJ:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=brLer . Interpretar o texto proposto no site, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 12/06/2020
GEOGRAFIA/PROFªERICA


DISCIPLINA/TURMA:  GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDOS: GLOBALIZAÇÃO E SUAS FASE

ATIVIDADES
·                 Leitura do texto disponível na plataforma Stoodi https://www.stoodi.com.br/blog/2018/04/12/o-que-e-globalizacao/
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.
·                 Apropriar do aplicativo classroom. (SE PRECISAR DE AJUDA ENVIE O EMAIL PARA ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br

ATENÇÃO:
À PARTIR DO DIA 08.06, INICIAREI O USO DO APLICATIVO CLASSROOM (GOOGLE SALA DE AULA), DEIXAREI ESSA SEMANA PARA VOCÊS SE ADAPTAREM A FERRAMENTA.
À PARTIR DO DIA 12.06 TEREMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS PELO CLASSROOM UMA VEZ POR SEMANA. À PARTIR DESTA DATA SÓ RECEBEREI ATIVIDADES PELO CLASSROOM.
O CLASSROOM ESTÁ DISPONÍVEL PELO APLICATIVO CMSP, SEM CONSUMIR DADOS MÓVEIS OU DIRETO PELO SITE classroom.google.com.
O ACESSO TEM QUE SER FEITO PELO EMAIL INSTITUCIONAL ra000000000sp@al.educacao.sp.gov.br . Dúvidas acesse: https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar
O CÓDIGO DA TURMA SÃO: 6zfiyvp


ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 3 ANO B + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM





HISTÓRIA
INGLÊS 
LÍNGUA PORTUGUESA


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 08/06/2020 a 12/06/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

a)    Pesquisa:
Quem foi Mario Quintana?
Qual a importância de sua obra para a literatura brasileira?
Selecione e registre uma frase reflexiva do autor.

b)   Livro Aprender Sempre:

Atividade 8
Leia e depois assinale com um X a alternativa correta:

Relógio
Mário Quintana
O mais feroz dos animais domésticos
é o relógio de parede:
conheço um que já devorou
três gerações da minha família.

Ao caracterizar o relógio de parede como um animal doméstico feroz, o poeta:
a. destaca o quanto os animais domésticos podem ser perigosos.
b. reforça que não é sem lógica o medo de se ter um relógio em casa.
c. demonstra a forma como o tempo se disfarça de animal inofensivo.
d. ressalta que o tempo não perdoa ninguém e a morte chega para todos.
e. explica a importância de se ter um relógio na parede em vez de um animal doméstico.
LÍNGUA PORTUGUESA | 11
Atividade 9

Poeminho do contra
Mário Quintana
Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

Embora seja formada por apenas quatro versos, Poeminho do contra é uma das composições mais carregadas
de valor semântico (significação) de Mário Quintana. Desde o título, é possível notar a força das palavras.
A partir de uma análise do todo, mas com foco nos dois últimos versos, assinale a única alternativa que
apresenta uma interpretação equivocada sobre o poema:
a. o texto brinca com o grau aumentativo de “pássaro” e o verbo “passar” conjugado no futuro, dando certa
leveza aos empecilhos da vida.
b. o texto possui um tom pessimista, pois, no caminho de uma ave pequenina, há muitos pássaros
atrapalhando sua passagem.
c. o texto apresenta uma perspectiva otimista, porque o eu lírico acredita que todos aqueles que estão
atrapalhando o seu caminho irão passar, enquanto ele resistirá.
d. o texto é marcado por um tom de protesto, visto que o eu lírico, mesmo solitário, permanece lutando
contra aqueles que atrapalham seu caminho.
e. o texto é marcado por um olhar otimista sobre os desafios da vida.

Atividade 10

Inscrição para uma lareira
Mario Quintana
A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas.
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida…
12 | LÍNGUA PORTUGUESA
Escolha a alternativa que melhor interpreta o poema:
a. Ainda que a chama da vida já não seja tão forte, é preciso viver com bastante intensidade.
b. A vida é uma grande ilusão, pois tudo, um dia, acaba em cinzas.
c. A vontade de viver acaba com o tempo, assim como um incêndio alguma hora se apaga.
d. Mesmo sem esperança, o ser humano deve cantar e dançar.
e. A lareira, com suas chamas, pode incendiar as salamandras mágicas.
MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B   
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 / a 12/06/2020 (4 aulas)

Caros alunos, devido ao baixo encaminhamento das atividades propostas no blog essa semana vocês deverão assistir os vídeos aulas abaixo e encaminhar uma atividade para cada tema abordado em cada vídeo aula.

 

Aula do dia 06/05

Ponto Reta e Plano

https://www.youtube.com/watch?v=Ye2WVto-03w&t=304s

 

Aula do dia 11/05

A Reta: Um ponto de vista algébrico-geométrico – Equação da Reta Reduzida

Aula do dia 13/05

Perpendicularismo entre duas retas – Parte III

Aula do dia 18/05

Condição de Alinhamento de Três Pontos no Plano Cartesiano – Parte IV

Aula do dia 20/05

Circunferências e cônicas

Aula do dia 27/05

Um Estudo Das Cônicas: Elipse
Observação vocês podem realizar no caderno e mandar as fotos das atividades realizadas e não se esquecer desse identificar!
Para o 2º bimestre que se inicia agora no dia 08/06/2020
Vocês deverão retirar o caderno do aluno e o livro didático de matemática.

Plantão de dúvidas encaminhar para meu e-mail onde vou disponibilizar meu watts.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºC/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              E.M     3º C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade de reflexão

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR01) analisar outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Uma das características marcantes do modernismo é a busca por uma identidade nacional, trazer
para as imagens e trabalhos, as características do nosso povo, do nosso país.
Observe a imagem abaixo:


Tropical, Anita Malfatti
Escreva um texto reflexivo (no mínimo 1º linhas), destacando elementos da imagem que fazem referência a nossa cultura.

    

RECURSOS:
Caderno para registro.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12 /06

__





BIOLOGIA

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE FÍSICA 3C PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Assistam os vídeos com links abaixo como material de apoio para desenvolver a atividade abaixo : https://www.youtube.com/watch?v=eevwPt7N3yw https://www.youtube.com/watch?v=6QeanXwEJGE
Responda as questões abaixo :
1) O que é um resistor ?
2) Qual a aplicação do resistores em nosso cotidiano ?
3) Para que serve a 1º lei de ohm ?
4) Fale sobre a 2º lei de Ohm .

5) Quais tipos de associação podem ser feitas com os resistores ?

QUÍMICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3 C

Atividade:A importância e  A Preservação da água


  Site: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:KGTlMhAJuvIJ:https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua+&cd=7&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=brLer . Interpretar o texto proposto no site, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave.
Recursos: Enviar as atividades para o email prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 12/06/2020
GEOGRAFIA
HISTÓRIA
INGLÊS 
LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 08/06/2020 a 12/06/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

a)    Pesquisa:
Quem foi Mario Quintana?
Qual a importância de sua obra para a literatura brasileira?
Selecione e registre uma frase reflexiva do autor.

b)   Livro Aprender Sempre:

Atividade 8
Leia e depois assinale com um X a alternativa correta:

Relógio
Mário Quintana
O mais feroz dos animais domésticos
é o relógio de parede:
conheço um que já devorou
três gerações da minha família.

Ao caracterizar o relógio de parede como um animal doméstico feroz, o poeta:
a. destaca o quanto os animais domésticos podem ser perigosos.
b. reforça que não é sem lógica o medo de se ter um relógio em casa.
c. demonstra a forma como o tempo se disfarça de animal inofensivo.
d. ressalta que o tempo não perdoa ninguém e a morte chega para todos.
e. explica a importância de se ter um relógio na parede em vez de um animal doméstico.
LÍNGUA PORTUGUESA | 11
Atividade 9

Poeminho do contra
Mário Quintana
Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!

Embora seja formada por apenas quatro versos, Poeminho do contra é uma das composições mais carregadas
de valor semântico (significação) de Mário Quintana. Desde o título, é possível notar a força das palavras.
A partir de uma análise do todo, mas com foco nos dois últimos versos, assinale a única alternativa que
apresenta uma interpretação equivocada sobre o poema:
a. o texto brinca com o grau aumentativo de “pássaro” e o verbo “passar” conjugado no futuro, dando certa
leveza aos empecilhos da vida.
b. o texto possui um tom pessimista, pois, no caminho de uma ave pequenina, há muitos pássaros
atrapalhando sua passagem.
c. o texto apresenta uma perspectiva otimista, porque o eu lírico acredita que todos aqueles que estão
atrapalhando o seu caminho irão passar, enquanto ele resistirá.
d. o texto é marcado por um tom de protesto, visto que o eu lírico, mesmo solitário, permanece lutando
contra aqueles que atrapalham seu caminho.
e. o texto é marcado por um olhar otimista sobre os desafios da vida.

Atividade 10

Inscrição para uma lareira
Mario Quintana
A vida é um incêndio: nela
dançamos, salamandras mágicas.
Que importa restarem cinzas
se a chama foi bela e alta?
Em meio aos toros que desabam,
cantemos a canção das chamas!
Cantemos a canção da vida,
na própria luz consumida…
12 | LÍNGUA PORTUGUESA
Escolha a alternativa que melhor interpreta o poema:
a. Ainda que a chama da vida já não seja tão forte, é preciso viver com bastante intensidade.
b. A vida é uma grande ilusão, pois tudo, um dia, acaba em cinzas.
c. A vontade de viver acaba com o tempo, assim como um incêndio alguma hora se apaga.
d. Mesmo sem esperança, o ser humano deve cantar e dançar.

e. A lareira, com suas chamas, pode incendiar as salamandras mágicas.

MATEMÁTICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series  C
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira   19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 / a 12/06/2020 (4 aulas)

Caros alunos, devido ao baixo encaminhamento das atividades propostas no blog essa semana vocês deverão assistir os vídeos aulas abaixo e encaminhar uma atividade para cada tema abordado em cada vídeo aula.

 

Aula do dia 06/05

Ponto Reta e Plano

https://www.youtube.com/watch?v=Ye2WVto-03w&t=304s

 

Aula do dia 11/05

A Reta: Um ponto de vista algébrico-geométrico – Equação da Reta Reduzida

Aula do dia 13/05

Perpendicularismo entre duas retas – Parte III

Aula do dia 18/05

Condição de Alinhamento de Três Pontos no Plano Cartesiano – Parte IV

Aula do dia 20/05

Circunferências e cônicas

Aula do dia 27/05

Um Estudo Das Cônicas: Elipse
Observação vocês podem realizar no caderno e mandar as fotos das atividades realizadas e não se esquecer desse identificar!
Para o 2º bimestre que se inicia agora no dia 08/06/2020
Vocês deverão retirar o caderno do aluno e o livro didático de matemática.

Plantão de dúvidas encaminhar para meu e-mail onde vou disponibilizar meu watts.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
Professor: Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE 3ºTA
CONTEÚDOS:
A arte moderna no Brasil
e
Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.
Atividade do período 08/06 a 12/06
COM BASE NAS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS ANTERIORMENTE
Formular perguntas com suas respectivas respostas, sendo três sobre a arte moderna no Brasil e duas sobre Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo A  – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
·       Comparar as idéias evolutivas de Lamarck e Darwin apresentadas nos vídeos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
·       Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica.
·       Compreender que o conhecimento de evolução é baseado em evidências e em um processo histórico/comparativo como forma de contextualizar suas descobertas e estabelecer paralelos.
Atividade: Resumo

Tempo para realização: Uma semana.       De 08/06 até 12/06 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 08/06 à 12/06
Assistir os vídeos:

  • Seleção Natural – Darwinismo – Neodarwiniamo - Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=4iP6cazPLII
  • Teoria de Lamarck / Lamarckismo/ Evolução- Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=QtHHQNeYU10
  • Evidencias Evolutivas – Fósseis e  Òrgãos Vestigiais- Profº Paulo Jubilot
                             https://www.youtube.com/watch?v=tShgMaX2W1U
  • Evidencias Evolutivas – Órgãos Homólogos e Órgãos Análogos – Profº Paulo Jubilot

Após assistir os vídeos, faça um  resumo  de cada tópicos acima..
Enviar o resumo  para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
QUÍMICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 08 a 12 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS /PROFªJOSINEIDE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
11 e 12/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês3ºs Termos A
             

CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does, estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é: Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas quando falamos de He, She e It, para a maioria dos verbos acrescentamos a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Planning to buy a gift
-        Hi Peter.
-        Hi Kelly. How are you?
-        I’m well, thanks and you?
-        Ok, but I need to buy a gift for my mom and I don’t know what to buy.
-        Uh, does she like to read?
-        Yes, she does. She likes to read books and listen to music.
-        Good. I know an excellent store. Let’s go there tonight.
-        Thank you Kelly.
-        You’re welcome. See you later.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.     Qual o tempo verbal do texto?
2.     Indique os sujeitos (pessoas) e os verbos do texto
3.     Do que eles estão falando?
4.     Tem alguma palavra que você achou muito estranha, qual(ais)?

Aula 2
1.     Procure no texto a frase em que se refere à uma terceira pessoa do singular utilizando a regra do “S”? Reescreva esta frase.
2.     Relacione as frases com o significado correto:
a)I need to buy a gift                                      (   )  Como você está?
b) I know an excellent store                          (   ) Eu conheço uma loja excelente
c)  How are you?                                              (   ) Ela gosta de ler?
d) I don’t know what to buy                           (   ) Eu preciso comprar um presente
e) does she like to read?                                 (   ) Eu não sei o que comprar
3. Escolha entre os verbos like, know, read, buy e need e forme duas frases sobre você, uma afirmativa e outra na negativa, ambas no tempo presente.


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_




LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
3º TERMO A  – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Whatsapp  991547020
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.


O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento Modernista? 
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular o volume de :
a) Cubo
b) Paralelepípedo
c) Pirâmide de base quadrada
d) Cilindro
e) Esfera
f) .Prisma
g) O que é volume ?
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?

Links de apoio https://www.youtube.com/watch?v=t2qzcnS5dGI
 https://www.youtube.com/watch?v=CCfSqO0G7Dk


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º TB

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69LP07B) Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita,


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
O que é Dança
Dança é a arte de movimentar expressivamente corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som da música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegrias ou tristeza, ou ainda, em homenagem à natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, em especialmente através das danças folclóricas, nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades e também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para a manutenção da saúde física e mental.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.
Interpretação de texto.

1-     O que é dança?
2-     Quem iniciou a arte da dança?
3-     Em que ocasiões a arte da dança era praticada?
4-     Por que a dança é considerada a arte mais completa?
5-     Além da expressão artística, como a dança pode ser vista?
6-     Que influencias a dança tem na sociedade?
7-     O que significa a expressão popular “Entrar na dança”?

RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

__





BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo B – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
·       Comparar as idéias evolutivas de Lamarck e Darwin apresentadas nos vídeos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
·       Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica.
·       Compreender que o conhecimento de evolução é baseado em evidências e em um processo histórico/comparativo como forma de contextualizar suas descobertas e estabelecer paralelos.
Atividade: Resumo

Tempo para realização: Uma semana.       De 08/06 até 12/06 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 08/06 à 12/06
Assistir os vídeos:

  • Seleção Natural – Darwinismo – Neodarwiniamo - Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=4iP6cazPLII
  • Teoria de Lamarck / Lamarckismo/ Evolução- Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=QtHHQNeYU10
  • Evidencias Evolutivas – Fósseis e  Òrgãos Vestigiais- Profº Paulo Jubilot
                             https://www.youtube.com/watch?v=tShgMaX2W1U
  • Evidencias Evolutivas – Órgãos Homólogos e Órgãos Análogos – Profº Paulo Jubilot

Após assistir os vídeos, faça um  resumo  de cada tópicos acima..
Enviar o resumo  para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
QUÍMICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 08 a 12 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS /PROFªJOSINEIDE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
11 e 12/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3ºs Termos B 
             

CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does, estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é: Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas quando falamos de He, She e It, para a maioria dos verbos acrescentamos a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Planning to buy a gift
-        Hi Peter.
-        Hi Kelly. How are you?
-        I’m well, thanks and you?
-        Ok, but I need to buy a gift for my mom and I don’t know what to buy.
-        Uh, does she like to read?
-        Yes, she does. She likes to read books and listen to music.
-        Good. I know an excellent store. Let’s go there tonight.
-        Thank you Kelly.
-        You’re welcome. See you later.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.     Qual o tempo verbal do texto?
2.     Indique os sujeitos (pessoas) e os verbos do texto
3.     Do que eles estão falando?
4.     Tem alguma palavra que você achou muito estranha, qual(ais)?

Aula 2
1.     Procure no texto a frase em que se refere à uma terceira pessoa do singular utilizando a regra do “S”? Reescreva esta frase.
2.     Relacione as frases com o significado correto:
a)I need to buy a gift                                      (   )  Como você está?
b) I know an excellent store                          (   ) Eu conheço uma loja excelente
c)  How are you?                                              (   ) Ela gosta de ler?
d) I don’t know what to buy                           (   ) Eu preciso comprar um presente
e) does she like to read?                                 (   ) Eu não sei o que comprar
3. Escolha entre os verbos like, know, read, buy e need e forme duas frases sobre você, uma afirmativa e outra na negativa, ambas no tempo presente.


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
3º TERMO B  – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Whatsapp  991547020
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.


O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento 

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA  3TB  PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular o volume de :
a) Cubo
b) Paralelepípedo
c) Pirâmide de base quadrada
d) Cilindro
e) Esfera
f) .Prisma
g) O que é volume ?
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?

Links de apoio https://www.youtube.com/watch?v=t2qzcnS5dGI 
https://www.youtube.com/watch?v=CCfSqO0G7Dk

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºTC/NOTURNO

BIOLARTE/PROFªADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                       E.JA  3º TC 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69LP07B) Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita,


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
O que é Dança
Dança é a arte de movimentar expressivamente corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som da música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegrias ou tristeza, ou ainda, em homenagem à natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, em especialmente através das danças folclóricas, nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades e também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para a manutenção da saúde física e mental.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.
Interpretação de texto.

1-     O que é dança?
2-     Quem iniciou a arte da dança?
3-     Em que ocasiões a arte da dança era praticada?
4-     Por que a dança é considerada a arte mais completa?
5-     Além da expressão artística, como a dança pode ser vista?
6-     Que influencias a dança tem na sociedade?
7-     O que significa a expressão popular “Entrar na dança”?

RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

__


BIOLOGIA

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
QUÍMICA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

3° Tc e 3° Td  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar sobre Polímeros Sintéticos.
Atividade: Realizar pesquisa sobre Polímeros Sintéticos.
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.
Recursos – Notebook, Internet e centro de mídia.














        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi. 08/06/2020 a 12/06/2020.

                                         Atividade              
    Realização de pesquisa de 25 linhas sobre Polímeros Sintéticos.
                           
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
GEOGRAFIA
HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 08 a 12 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS /PROFªJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
11 e 12/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3ºs Termos C 
             

CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does, estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é: Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas quando falamos de He, She e It, para a maioria dos verbos acrescentamos a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Planning to buy a gift
-        Hi Peter.
-        Hi Kelly. How are you?
-        I’m well, thanks and you?
-        Ok, but I need to buy a gift for my mom and I don’t know what to buy.
-        Uh, does she like to read?
-        Yes, she does. She likes to read books and listen to music.
-        Good. I know an excellent store. Let’s go there tonight.
-        Thank you Kelly.
-        You’re welcome. See you later.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.     Qual o tempo verbal do texto?
2.     Indique os sujeitos (pessoas) e os verbos do texto
3.     Do que eles estão falando?
4.     Tem alguma palavra que você achou muito estranha, qual(ais)?

Aula 2
1.     Procure no texto a frase em que se refere à uma terceira pessoa do singular utilizando a regra do “S”? Reescreva esta frase.
2.     Relacione as frases com o significado correto:
a)I need to buy a gift                                      (   )  Como você está?
b) I know an excellent store                          (   ) Eu conheço uma loja excelente
c)  How are you?                                              (   ) Ela gosta de ler?
d) I don’t know what to buy                           (   ) Eu preciso comprar um presente
e) does she like to read?                                 (   ) Eu não sei o que comprar
3. Escolha entre os verbos like, know, read, buy e need e forme duas frases sobre você, uma afirmativa e outra na negativa, ambas no tempo presente.


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_




LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
3º TERMO A ,B e C – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Whatsapp  991547020
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.






   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.


O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento 

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular o volume de :
a) Cubo
b) Paralelepípedo
c) Pirâmide de base quadrada
d) Cilindro
e) Esfera
f) .Prisma
g) O que é volume ?
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?

Links de apoio https://www.youtube.com/watch?v=t2qzcnS5dGI
 https://www.youtube.com/watch?v=CCfSqO0G7Dk
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºTD/NOTURNO

ARTE/PROFªADRIANA


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                       E.JA  3º T D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69LP07B) Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita,


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
O que é Dança
Dança é a arte de movimentar expressivamente corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som da música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegrias ou tristeza, ou ainda, em homenagem à natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, em especialmente através das danças folclóricas, nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades e também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para a manutenção da saúde física e mental.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.
Interpretação de texto.

1-     O que é dança?
2-     Quem iniciou a arte da dança?
3-     Em que ocasiões a arte da dança era praticada?
4-     Por que a dança é considerada a arte mais completa?
5-     Além da expressão artística, como a dança pode ser vista?
6-     Que influencias a dança tem na sociedade?
7-     O que significa a expressão popular “Entrar na dança”?

RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

__



BIOLOGIA

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA
FÍSICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
Física :3 º termo D
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 / a 12/06/2020
Horário e dia para esclarecer Dúvidas
 segundas feiras (19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
Na aula anterior nos verificamos os cuidados que devemos ter com a energia elétrica realizamos uma atividade de aprofundamento ok

Atividade – Analisando um circuito elétrico
A iluminação artificial, considerada um dos maiores efeitos da revolução causada pelo descobrimento da eletricidade, ocorre pela transformação da corrente elétrica em calor e luz.
·       Você já parou para pensar o que faz uma lâmpada elétrica funcionar?
·       Por que quando retiramos uma lâmpada do “pisca-pisca” algumas outras lâmpadas se apagam?
O que acontece se ligarmos um equipamento na “voltagem” incorreta?

1) Observe ao lado a imagem de um experimento realizado pelos alunos de uma escola e responda:


a) O que pode ter acontecido com a lâmpada que não está
com luminosidade?


b) Quais são os componentes deste circuito elétrico?

c) Você saberia dizer qual tipo de circuito foi montado?
Esse movimento que realizamos nesta atividade foi para relacionar as nossas práticas no cotidiano a conceitos físicos agora vamos fazer uma pesquisa sobre CIRCUITOS ELÉTRICOS
Atenção :Responder as atividades no caderno juntamente com a pesquisa
Alunos que não encaminharam as atividades anteriores faça o rápido possível lembrando que o Ensino EJA é semestral!!


QUÍMICA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

3° Tc e 3° Td  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar sobre Polímeros Sintéticos.
Atividade: Realizar pesquisa sobre Polímeros Sintéticos.
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.
Recursos – Notebook, Internet e centro de mídia.














        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi. 08/06/2020 a 12/06/2020.

                                         Atividade              
    Realização de pesquisa de 25 linhas sobre Polímeros Sintéticos.
                           
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
GEOGRAFIA
HISTÓRIA/PROFªEVERTON
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Everton
2.     TURMA

3TD
3.     DISCIPLINA:
História
4.     CONTEÚDOS:
           Primeira Guerra Mundial
5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
           Estabelecer relações entre a mecanização das guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia destruidora das guerras tecnológicas.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
·       Confirmar que assistiu e o que achou do documentário

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
       Link disponível:

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
      Responder as questões utilizando o word, letra Arial 12
      Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
      Não esquecer de colocar Nome, número e série.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS
    
              02/02ªaula   


10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
08/06/2020 a 12/06/2020
11.  PROFESSOR
12.  VALIDADO EM ____/_____/2020


INGLÊS 
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO
3º TERMO A ,B e C – Profº THIAGO .  Disciplina: Língua Portuguesa..            
E-mail:thiagomhz@gmail.com
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.
O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento 

MATEMÁTICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  MATEMÁTICA (3 TERMO D - NOITE)

CONTEÚDOS: ESTATÍSTICA

ATIVIDADES
·                 Leitura do texto disponível na plataforma Stoodi
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.
·                 Apropriar do aplicativo classroom. (SE PRECISAR DE AJUDA ENVIE O EMAIL PARA ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br

ATENÇÃO:
À PARTIR DO DIA 08.06, INICIAREI O USO DO APLICATIVO CLASSROOM (GOOGLE SALA DE AULA), DEIXAREI ESSA SEMANA PARA VOCÊS SE ADAPTAREM A FERRAMENTA.
À PARTIR DO DIA 12.06 TEREMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS PELO CLASSROOM UMA VEZ POR SEMANA. À PARTIR DESTA DATA SÓ RECEBEREI ATIVIDADES PELO CLASSROOM.
O CLASSROOM ESTÁ DISPONÍVEL PELO APLICATIVO CMSP, SEM CONSUMIR DADOS MÓVEIS OU DIRETO PELO SITE classroom.google.com.
O ACESSO TEM QUE SER FEITO PELO EMAIL INSTITUCIONAL ra000000000sp@al.educacao.sp.gov.br . Dúvidas acesse: https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar
OS CÓDIGOS DA TURMA SÃO:
3 TERMO D: dtjswsn




ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 3 TERMO D + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM









Nenhum comentário:

Postar um comentário