ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
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2ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
SOCIOLOGIA
QUIMICA/PROFªEDJANE
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
HISTÓRIA/PROFºSILVIO
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
2ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
QUIMICA/PROFªEDJANE
HISTÓRIA/PROFºVANILDO
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
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2ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
BIOLOGIA/PROFºISMAEL
SOCIOLOGIA
FISICA
* o exercício (7) e o exercício (8), descritos anteriormente também fazem parte dos exercícios para entregar.
QUIMICA/PROFªROSIANE
GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
HISTÓRIA
INGLÊS
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
2ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDOS:
A construção de jingles.
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8
https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.
Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020
BIOLOGIASOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Reflexão- Artigo de Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Muito se fala sobre a desigualdade social no Brasil, mas o que você realmente entende por este assunto?
Faca uma reflexão por escrito sobre este tema.
Segue link para ajudar em sua reflexão.
https://nacoesunidas.org/artigo-a-desigualdade-de-poder-entre-os-generos/
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
/ Fisica
Turma: 2ºTB e
2T C
Conteúdo: Calor,
ambiente e usos de energia
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 25/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade
sobre Calor, ambiente e usos de energia
1-
É correto afirmar que calor e temperatura são sinônimos? justifique sua
resposta.
2-
) Assinale entre as opções abaixo, aquela que completa corretamente
e
em seqüência a afirmativa: “Calor é ................ em trânsito de um corpo
para outro, quando entre eles houver uma ................ .”
a.
Energia térmica/igualdade de temperatura.
b.
Massa/igualdade de temperatura.
c.
Temperatura/diferença de temperatura.
d.
Massa/diferença de temperatura.
e.
Energia térmica/diferença de temperatura.
3-
A respeito dos conceitos de capacidade térmica e calor específico, marque a
alternativa correta:
a)
A capacidade térmica refere-se à substância, enquanto o calor específico
depende da quantidade de substância existente.
b)
A capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para que 1 g da
substância eleve a sua temperatura em 1 °C.
c)
O calor específico é fruto da razão entre a quantidade de calor recebida por um
corpo e o tempo gasto na troca de energia.
d)
A capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade da substância e é
determinada pelo produto da massa pelo calor específico.
e)
Capacidade térmica e calor específico são sinônimos.
4-
Dois corpos feitos da mesma substância possuem variações de temperatura
diferentes ao serem expostos a uma mesma fonte térmica durante um mesmo
intervalo de tempo. Qual a grandeza que explica essa diferença na variação de
temperatura mesmo que os elementos sejam da mesma substância?
5-
Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação
com calor e temperatura.
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 2ºTermo A e B e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas
Com base no texto responda as questões:
PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
Entenda a PEC
A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
Saúde e educação
Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado.
A Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do Teto, PEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
Fonte: undefined - iG @ https://economia.ig.com.br/2020-03-21/cortes-no-sus-e-teto-de-gastos-sao-desafios-no-combate-ao-coronavirus.html
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)
Leia o texto e responda:
1. A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
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2. Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
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3. Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
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4. Qual é a definição para a sigla PIB?
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OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
INGLÊS/JOSINEIDE
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.
Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
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OS QUE LUTAM
Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.
Bertolt Brecht
PROFESSOR:
Josineide
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AULAS PREVISTAS: 1
Para 19/06/2020
Aluno: Coloque seu nome
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DISCIPLINA/TURMA:
Inglês – 2º Termo A
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CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos
referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does,
estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é:
Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu
trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas
quando falamos de He, She e It,
para a maioria dos verbos acrescentamos
a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática
inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o
sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos
fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização
textual
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
1. Baseado
na explicação acima, escolha a forma correta do verbo:
a) My grandfather live
/ lives in São Paulo.
b) I eat / eats
lunch at one thirty every day.
c) My sisters walk
/ walks t school every day.
d) My best
friend like / likes
math.
e) My brother and
I eat / eats
breakfast at seven thirty.
f) My cousin study
/ studies math and biology.
g) We go /
goes to the movies on the weekends.
h) my friends play
/ plays basketball after school.
2.
Conforme explicação acima, crie uma fase no tempo presente para He e uma para
She, use algum verbo que você conhece.
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Recursos: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os
canais disponíveis ao aluno:
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota.
A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula
|
2º
TERMO A – Professora
Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
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Tempo
para realização:
Uma semana. 15/06 até 19/06 (Quatro
aulas de 45 minutos cada)
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ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE POR EMAIL. (Coloque nome e série)
RETOMANDO ATIVIDADE DE 08/06 ATÉ 12/06;
Releia o trecho e responda as questões.
“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo
após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da
Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao
colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento
literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida
como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira,
Condoreira”.
Pesquise e
Responda (resumidamente).
1. Com
base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.
2. O
Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?
3. Qual
obra marcou o início das produções românticas?
4. Quais
as principais características desse período?
5. Sobre
os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior
destaque?
MATEMÁTICA
ATIVIDADE
DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana
de 15/06 à 19/06
1)
Pesquise na
internet como se calcula o valor numérico de determinante pelo método ou regra
de Sarrus.
2)
Calcule o
valor numérico dos determinantes abaixo :
a)
5 6 1
5 6 1
0 4 3
1 2 1
b)
1 4 0
1 3 1
2 1 2
c)
2 1 0
1 2 1
3 1 1
d)
2 4 1
1 1 1
2 1 2
e)
0 1 0
2 2 1
1 2 0
1 4 0
1 3 1
2 1 2
c)
2 1 0
1 2 1
3 1 1
d)
2 4 1
1 1 1
2 1 2
e)
0 1 0
2 2 1
1 2 0
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2ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDOS:
A construção de jingles.
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8
https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.
Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.
DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020
BIOLOGIASOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIN FARAH MALUF PROFESSOR
PROFESSOR NANCIO
Plano de Aula Semanal e Blog da Escola – 2° BIMESTRE
Turma Ano ou Séria: 2° ANOS EJA: 2TB
Disciplina: SOCIOLOGIA Links: www.Google.com.br
Quantidade de aulas semanais: 01 aulas de 45 minutos
Período de: 15/06/20 A 19/06/2020 – Período da Noite
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
Conteúdo Aplicado:
Construção da identidade pelos jovens
Habilidades e Competências Necessárias:
Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil
Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O aluno poderá usar os recursos que mais estiver a sua disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais, Links e outros, para complementação do seu trabalho. O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do próprio punho em folha de papel comum e sua identificação: nome completo, sala e disciplina. sendo que o trabalho deverá ter capa e deverá ser enviado para o E-mail do Professor.
Sistema de Avalição e Acompanhamento:
As avaliações é Predominantes de trabalhos e Pesquisas feitos com conteúdos baseados no Curriculo Paulista, Centro de Midia, Livros e outros recursos que os alunos obtenham.
.
Professor: Professor Coordenador:
Nancio Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
FISICA/PROFª PATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
/ Fisica
Turma: 2ºTB e
2T C
Conteúdo: Calor,
ambiente e usos de energia
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 25/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividade
sobre Calor, ambiente e usos de energia
1-
É correto afirmar que calor e temperatura são sinônimos? justifique sua
resposta.
2-
) Assinale entre as opções abaixo, aquela que completa corretamente
e
em seqüência a afirmativa: “Calor é ................ em trânsito de um corpo
para outro, quando entre eles houver uma ................ .”
a.
Energia térmica/igualdade de temperatura.
b.
Massa/igualdade de temperatura.
c.
Temperatura/diferença de temperatura.
d.
Massa/diferença de temperatura.
e.
Energia térmica/diferença de temperatura.
3-
A respeito dos conceitos de capacidade térmica e calor específico, marque a
alternativa correta:
a)
A capacidade térmica refere-se à substância, enquanto o calor específico
depende da quantidade de substância existente.
b)
A capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para que 1 g da
substância eleve a sua temperatura em 1 °C.
c)
O calor específico é fruto da razão entre a quantidade de calor recebida por um
corpo e o tempo gasto na troca de energia.
d)
A capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade da substância e é
determinada pelo produto da massa pelo calor específico.
e)
Capacidade térmica e calor específico são sinônimos.
4-
Dois corpos feitos da mesma substância possuem variações de temperatura
diferentes ao serem expostos a uma mesma fonte térmica durante um mesmo
intervalo de tempo. Qual a grandeza que explica essa diferença na variação de
temperatura mesmo que os elementos sejam da mesma substância?
5-
Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação
com calor e temperatura.
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 2ºTermo A e B e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas
Com base no texto responda as questões:
GEOGRAFIAHISTÓRIA/PROFºVANILDO
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
Entenda a PEC
A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
Saúde e educação
Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado.
A Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do Teto, PEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
Fonte: undefined - iG @ https://economia.ig.com.br/2020-03-21/cortes-no-sus-e-teto-de-gastos-sao-desafios-no-combate-ao-coronavirus.html
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)
Leia o texto e responda:
1. A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
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3. Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
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4. Qual é a definição para a sigla PIB?
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OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.
LÍNGUA PORTUGUESA
2º TERMO B – Professora
Claudia. Disciplina: Língua Portuguesa.
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Tempo
para realização:
Uma semana. 15/06 até 19/06 (Quatro
aulas de 45 minutos cada)
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ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE POR EMAIL. (Coloque nome e série)
RETOMANDO ATIVIDADE DE 08/06 ATÉ 12/06;
Releia o trecho e responda as questões.
“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo
após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da
Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao
colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento
literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida
como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira,
Condoreira”.
Pesquise e
Responda (resumidamente).
1. Com
base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.
2. O
Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?
3. Qual
obra marcou o início das produções românticas?
4. Quais
as principais características desse período?
5. Sobre
os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior
destaque?
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
1) Pesquise na internet como se calcula o valor numérico de determinante pelo método ou regra de Sarrus.
2) Calcule o valor numérico dos determinantes abaixo :
a)
5 6 1
5 6 1
0 4 3
1 2 1
b)
1 4 0
1 3 1
2 1 2
c)
2 1 0
1 2 1
3 1 1
d)
2 4 1
1 1 1
2 1 2
e)
0 1 0
2 2 1
1 2 0
1 4 0
1 3 1
2 1 2
c)
2 1 0
1 2 1
3 1 1
d)
2 4 1
1 1 1
2 1 2
e)
0 1 0
2 2 1
1 2 0
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2ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI
Nome do Professor(a): IRACI LOPES MANFRINATO
|
|
Disciplina: ARTE e-mail: iracimanfrinato@hotmail.com
|
|
Turmas Ano ou
Série: 3ºB Quantidade de Aulas: 02
|
Período: NOITE
|
ATIVIDADES:
1. CONTEÚDOS:
ARTE ; DANÇA FLASH MOB, realizar em 2
aulas, 16/06/2020
ASSISTIR:
A.
Flash Mob na Estação Central Antuerpia
GREASE.
B.
MICHAEL JACKSON Flash
Mob Egertorget.
C.
Flash Mob 30 years WE
ARE THE WORLD;
D.
Somebody To Love Flash
Mob UNASP
E.
Three Incredible 80s
Flash Mobs in sleepy seaside town.
2.
Pesquisar,
assistir alguns vídeos e responder as perguntas. Amplie seus conhecimentos
apreciando a dança e a música.
3.
Pesquisar no
YOUTUBE
4.
RESPONDA O
QUESTIONARIO:
A.
JÁ OUVIU FALAR EM FLASH MOB?
B.
JÁ ASSISTIU ALGUNS FLASH MOB? ONDE? EXPLIQUE!
TELEVISÃO, FILME OU INTERNET?
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2°Tc – Professor Ismael. Disciplina:
Biologia
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades: Contextualizar e
Analisar sobre os grupos Sanguíneos.
|
Atividade: Realização de
conclusão de 5 linhas, sobre a pesquisa da aula anterior, Grupos Sanguíneos
(Sístema ABO).
|
Tempo
para realização:
Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo
de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as
características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados.
|
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
Plano
de aula: Ano letivo 2020 – 2° Bi – 15/06/2020 a 19/06/2020.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia.
|
. Entregar
as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
SOCIOLOGIA
SALA DE AULA
INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER
Sociologia
Nome do Professor: Alason Santos Silva
Disciplina: Sociologia
Turma envolvida: 2TC
Atividade e Conteúdo
Título: Consumo
e Consumismo
Objetivo: Analisar, conversar e refletir sobre as relações e o
significado de consumo e consumismo, que é uma característica das sociedades modernas
capitalistas e da expansão da globalização.
Explicação
do Professor: Sobre os hábitos, costumes, gírias, moda, estilos
de vida das “tribos urbanas” e, por extensão, da própria sociedade. Até então,
tomávamos como natural a massificação de muitos desses elementos. Porém, há
questões por trás desse movimento. Portanto, temos que discutir a presença da
indústria cultural, já que aprendemos que ela se apropria de criações surgidas
nos grupos sociais, às moldam e as estruturam em forma de produto para
lançamento ao consumo.
Atividade do Aluno (Tarefa): Responder o questionário através da
sua opinião.
É
você mesmo quem decide o que gosta de fazer, ouvir, dançar, comer?
As
músicas, os filmes, as séries, os livros, os grafites e as obras de arte que
aprecia são os mesmos que a maioria também aprecia?
Você é autônomo ou induzido a compartilhar
padrões?
Link para ajudar no
entendimento da atividade:
Encaminhar respostas das
atividades ou para tirar duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da
escola
prof2012alason@gmail.com
Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelho eletrônico que tenha conexão com internet, livros
didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1
Período da
realização da atividade:_15_/_06_/2020 a _19_/_06_/2020
Escola : Salim Farah Maluf
Área de conhecimento: Física
Tema : Som, características Físicas e Fontes
Público alvo : Alunos 2º termo C do Ensino Médio
Professor : José Armando
Habilidades : Calcular a função Seno de ângulos expressos em radianos com suporte do ciclo trigonométrico.
Duração prevista : 2 aulas
Objeto de aprendizagem : Diferenciar som e ruído ;
Característica de uma onda sonora;
Formas de sons ;
Exemplo de função trigonométrica aplicado ao som
Recurso Utilizado: Notebook;
Caderno do aluno ;
Vídeo ;
Google Classrrom
blog da escola
e-mail do professor: armandoalves15777@gmail.com
Avaliação: participação do aluno;
resolução e envio das atividades
O som, o ruído e o barulho é uma perturbação vibratória que ocorre entre as moléculas de ar ,devido necessitar de um meio material para se propagar . Por este motivo as onda sonoras são classificadas de onda de natureza mecânica.
Ruídos , Sons e barulho
O ruído é um tipo de som que não possui periodicidade em suas ondas ,isto é, são frequências sonoras que não possui nenhuma relação harmônica entre elas. “Dissonância” ( desconforto);
Ex: som emitido por uma furadeira, som da turbina de um avião, som emitida por uma makita, gritos, som de buzina , apito , etc.
Ex: som emitido por uma furadeira, som da turbina de um avião, som emitida por uma makita, gritos, som de buzina , apito , etc.
Os Sons e barulhos São um tipo de som que possuem periodicidade em suas ondas, ou seja, são frequências sonoras que possuem uma relação harmônica entre elas, mas dependendo do gênero musical ou preferência cultural de cada pessoa ela pode ser classificado em : algo agradável ou desagradável de se ouvir
Ex: Para uma pessoa que gosta de música erudita = som
Para outra que não gosta de música erudita = barulho.
Ex: Para uma pessoa que gosta de música erudita = som
Para outra que não gosta de música erudita = barulho.
Atividade para entregar
• O Diapasão ao emitir uma frequência 440Hz, tem como característica sonora “som grave”.
• voz do ser humano varia entre os 85 Hz e os 1100 Hz: valores próximos de 1100 Hz correspondem a sons agudos (ou altos).
Som : Ondas Mecânicas
Exercícios
• 1) No dia de hoje liste 3 sons graves e 3 sons agudos, de diferentes fontes que você ouviu.
• 2) A música pode ser classificada como som ou barulho, site 3 estilos músicas de som e 3 de barulho
• 3) A música é um som harmônico, ou seja, graficamente é uma sequência que se repete com frequência. O ruído não é harmônico. Como o ruído se comporta graficamente?
• 4) O som é uma onda mecânica, por classificação necessita de um meio material para se propagar. Suponha que você está na lua com aliguem. Você pode ouvir esta pessoa falar? Explique.
• 5) Observe o slide 6 e responda. Quando aumentamos o volume da nossa voz, o que nós estamos aumentando graficamente. O comprimento de ondo ou a Amplitude
• 6) O som da voz das pessoas pode ser classificado como voz grossa ou fina. Qual é a grave e qual é a aguda? Explique.
* o exercício (7) e o exercício (8), descritos anteriormente também fazem parte dos exercícios para entregar.
QUIMICA/PROFªROSIANE
MODELO DE
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
|
||||
1.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão
|
2.
TURMA
2° Termo - C
|
|||
3.
DISCIPLINA:
Professor especialista, química
|
||||
4.
CONTEÚDOS:
Pesquisa sobre química orgânica e os hormônios
com foco na pandemia.
|
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
Entender métodos e procedimentos próprios das
ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos h27.
Reconhecer a ocorrência de transformações
químicas no dia a dia e no sistema produtivo.
|
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Ainda dentro do contexto, da química orgânica
os alunos iram pesquisar sobre os hormônios que estão envolvidos dentro do transtorno
em que você pesquisa anteriormente
Obs: Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras,
estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 19hs
às 20hs.
|
||||
7.
RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram pesquisar e colocar no caderno
o resultado de suas pesquisas.
|
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02
|
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
15/06/2020 a 19/06/2020
|
11.
PROFESSOR
Rosiane
|
12. VALIDADO EM
19/06/2020
|
|
Leitura do texto e responder as questões.
Enviar as respostas para email ricardosantosgeo@gmail.com
Os dados que
mostram a desigualdade entre brancos e negros no Brasil
Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe,
brancos e negros moram em dois países completamente diferentes
O Brasil é reconhecidamente um dos países mais desiguais do
planeta, e uma das dimensões dessa desigualdade é racial.
Quando se comparam os dados de brasileiros brancos com os de
pretos e pardos, o cenário que emerge é de dois países completamente distintos.
É o que se vê nos dados de campos diversos como trabalho,
renda, educação, crime e participação política.
A maior parte dos dados nessa matéria são das pesquisas PNAD
(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizadas pelo IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística):
Trabalho e renda
A PNAD Contínua de 2017 mostra que há forte desigualdade na
renda média do trabalho: R$ 1.570 para negros, R$ 1.606 para pardos e R$ 2.814
para brancos.
O desemprego também é fator de desigualdade: a PNAD Contínua
do 3º trimestre de 2018 registrou um desemprego mais alto entre pardos (13,8%)
e pretos (14,6%) do que na média da população (11,9%).
Dados também da PNAD só que mais antigos, de 2015, mostram
que apesar dos negros e pardos representarem 54% da população na época, a sua
participação no grupo dos 10% mais pobres era muito maior: 75%.
Já no grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de
negros e pardos era de apenas 17,8%. Veja no gráfico:
Educação
A taxa de analfabetismo é mais que o dobro entre pretos e
pardos (9,9%) do que entre brancos (4,2%), de acordo com a PNAD Contínua de
2016.
Quando se fala no acesso ao ensino superior, a coisa se
inverte: de acordo com a PNAD Contínua de 2017, a porcentagem de brancos com 25
anos ou mais que tem ensino superior completo é de 22,9%. É mais que o dobro da
porcentagem de pretos e pardos com diploma: 9,3%.
Já a média de anos de estudo para pessoas de 15 anos ou mais
é de 8,7 anos para pretos e pardos e de 10,3 anos para brancos
Crime
Em 2016, a taxa de homicídios de negros foi duas vezes e
meia superior à de não negros e a taxa de homicídios de mulheres negras foi 71%
superior à de mulheres não negras;
Em um período de uma década, entre 2006 e 2016, a taxa de
homicídios de negros cresceu 23,1%. No mesmo período, a taxa entre os não
negros caiu 6,8%.
Os dados são do Atlas da Violência 2018, estudo elaborado
pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de
Segurança Pública.
“É como se, em relação à violência letal, negros e não
negros vivessem em países completamente distintos”, diz o texto do relatório.
Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública analisou 5.896
boletins de ocorrência de mortes decorrentes de intervenções policiais entre
2015 e 2016. Isso representa 78% do universo das mortes no período.
Ao descontar as vítimas cuja informação de raça/cor não estava
disponível, identificou que 76,2% das vítimas de atuação da polícia são negras.
Questões
1 O racismo no Brasil é velado mais com a pesquisa mostra
uma clara diferença entre brancos e pretos e pardos. Faça uma análise nos
dados, aponte as principais diferença entre brancos pretos e pardos
2 As cotas raciais é um dos caminhos para diminuir o abismo
entre brancos, pretos e pardos, comente sobre elas usando os dados da educação.
TURMA: 2º TC
DISCIPLINA: História
CONTEÚDOS: O iluminismo;
Associar as manifestações do ideário político contemporâneo às influências históricas.
Reler o texto disponível no link, para o segundo momento da atividade.
Link: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/iluminismo
ATIVIDADE: Cite 4 grandes Iluministas
Responder as questões utilizando o word, letra Arial 12
Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
E.E.Salim
Farah Maluf.
Professor:
Manoel J. Silva.
Matéria:
Matemática.
Série: 2°Termo
C
Conteúdo: Circunferência.
Aulas Referentes:
15/06 a 19/06
Aula1: de 15/06
de /2020
1)
Qual
o raio de uma Circunferência de diâmetros abaixo.
a)
10
Quilômetros
b)
8 decímetros
Aula 2: 09/06
de2020.
1)
Qual
o diâmetro de uma Circunferência cujo o raio é dado abaixo.
a)
30metrôs
b)
3
centímetros
Aula 3 : 11/06
de2020.
1)
Calcule
o diâmetro da Circunferência.
Use a fórmula ( C= 2πr ).
a)
R=
6 cm
Aula 4: 11/06/2020.
a)
R=
5 mt
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