quinta-feira, 18 de junho de 2020

2º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



2ºTA/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE


PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDOS:
A construção de jingles.
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8
https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.
Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020
BIOLOGIA


SOCIOLOGIA


ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
2 ANOS E.M/ EJA -2C-2D-2E/ 2TA
Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, senso critico, distinguir o que é desigualdade social
Atividade: Reflexão- Artigo de Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Muito se fala sobre a desigualdade social no Brasil, mas o que você realmente entende por este assunto?
Faca uma reflexão por escrito sobre este tema.
Segue link para ajudar em sua reflexão.
https://nacoesunidas.org/artigo-a-desigualdade-de-poder-entre-os-generos/
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h online para esclarecer quaisquer duvidas.
FISICA/PROFªPATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica / Fisica
Turma: 2ºTB e 2T C
Conteúdo: Calor, ambiente e usos de energia
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 25/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividade sobre Calor, ambiente e usos de energia
1- É correto afirmar que calor e temperatura são sinônimos? justifique sua resposta.
2- ) Assinale entre as opções abaixo, aquela que completa corretamente
e em seqüência a afirmativa: “Calor é ................ em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles houver uma ................ .”
a. Energia térmica/igualdade de temperatura.
b. Massa/igualdade de temperatura.
c. Temperatura/diferença de temperatura.
d. Massa/diferença de temperatura.
e. Energia térmica/diferença de temperatura.
3- A respeito dos conceitos de capacidade térmica e calor específico, marque a alternativa correta:
a) A capacidade térmica refere-se à substância, enquanto o calor específico depende da quantidade de substância existente.
b) A capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância eleve a sua temperatura em 1 °C.
c) O calor específico é fruto da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e o tempo gasto na troca de energia.
d) A capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade da substância e é determinada pelo produto da massa pelo calor específico.
e) Capacidade térmica e calor específico são sinônimos.
4- Dois corpos feitos da mesma substância possuem variações de temperatura diferentes ao serem expostos a uma mesma fonte térmica durante um mesmo intervalo de tempo. Qual a grandeza que explica essa diferença na variação de temperatura mesmo que os elementos sejam da mesma substância?
5- Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação com calor e temperatura.



QUIMICA/PROFªEDJANE
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 2ºTermo A e B    e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas

Com base no texto responda as questões:

GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
1.    A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2.    Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.    Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4.    Qual é a definição para a sigla PIB?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.





HISTÓRIA/PROFºSILVIO
ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 15 a 19 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade a partir dos dados do desemprego em tempos de Covid 19.
Utilização de charge para exploração das habilidades de observação crítica, leitura da realidade, linguagem não escrita.
OBSERVAÇÃO – atividade repetida da semana anterior para dar oportunidade para que todos/as alunos/as possam realizar.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.


Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

OS QUE LUTAM

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons;
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda;
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis.

Bertolt Brecht
INGLÊS/JOSINEIDE
PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 1
Para 19/06/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês2º Termo A
             
CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does, estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é: Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas quando falamos de He, She e It, para a maioria dos verbos acrescentamos a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1. Baseado na explicação acima, escolha a forma correta do verbo:
a) My grandfather    live / lives     in São Paulo.
b) I    eat / eats    lunch at one thirty every day.
c) My sisters   walk / walks   t school every day.
d) My best friend      like / likes    math.
e) My brother and I      eat / eats    breakfast at seven thirty.
f) My cousin    study / studies    math and biology.
g) We    go / goes   to the movies on the weekends.
h) my friends   play / plays    basketball after school.

2. Conforme explicação acima, crie uma fase no tempo presente para He e uma para She, use algum verbo que você conhece.
Recursos: Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


LÍNGUA PORTUGUESA


2º TERMO A  – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: Uma semana.    15/06 até 19/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada)
  






ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE POR EMAIL. (Coloque nome e série)



    RETOMANDO ATIVIDADE DE 08/06 ATÉ 12/06; Releia o trecho e responda as questões.

“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira”.

                                         
                                
                                   Pesquise e Responda (resumidamente).


1.    Com base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.

2.    O Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?

3.    Qual obra marcou o início das produções românticas?

4.    Quais as principais características desse período?


5.    Sobre os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior destaque?

MATEMÁTICA


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO  profmarcelomaua@gmail.com

1)    Pesquise na internet como se calcula o valor numérico de determinante pelo método ou regra de Sarrus.
2)    Calcule o valor numérico dos determinantes abaixo :


a) 
  5   6     1   
  0   4     3   
  1   2     1   
    
    
b)   
1     4    0
1     3    1
2     1    2 


c)
2     1    0
1     2    1
3     1    1


d)
2    4    1 
1    1    1
2    1    2

e)
0   1   0
2   2   1
1   2   0


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


2ºTB/NOTURNO

ARTE/PROFºJORGE


PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte 2º TA, TB
CONTEÚDOS:
A construção de jingles.
1º aula
Assista aos vídeos dos link’s abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=B-AcDfX3As8
https://www.youtube.com/watch?v=Glih9RmnRtE
2ª aula
Após assistir aos vídeos indicados acima, crie ou escolha um produto já existente e use sua criatividade, crie um jingle.
Nota: Não é necessário produzi-lo com instrumentos, não precisa fazer a gravação em um estúdio, mas você pode usar seu celular gravando somente sua voz.
Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

DATA: 15/06/2020 a 19/06/2020
BIOLOGIA


SOCIOLOGIA/PROFºNANCIO
EE SALIN FARAH MALUF PROFESSOR
PROFESSOR NANCIO
Plano de Aula Semanal e Blog da Escola – 2° BIMESTRE
Turma Ano ou Séria: 2° ANOS EJA: 2TB
Disciplina: SOCIOLOGIA Links: www.Google.com.br
Quantidade de aulas semanais: 01 aulas de 45 minutos
Período de: 15/06/20 A 19/06/2020 – Período da Noite
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br
pastornancio@gmail.com
Conteúdo Aplicado:
Construção da identidade pelos jovens
Habilidades e Competências Necessárias:
Compreender de que maneiras os jovens se relacionam com a sociedade de consumo e a produção de cultura Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil
Materiais Necessário/Recursos/Desenvolvimento:
O aluno poderá usar os recursos que mais estiver a sua disposição, poderá também colar reportagens, imagens, livros, revistas, jornais, Links e outros, para complementação do seu trabalho. O Aluno após a pesquisa, poderá imprimir ou escrever do próprio punho em folha de papel comum e sua identificação: nome completo, sala e disciplina. sendo que o trabalho deverá ter capa e deverá ser enviado para o E-mail do Professor.
Sistema de Avalição e Acompanhamento:
As avaliações é Predominantes de trabalhos e Pesquisas feitos com conteúdos baseados no Curriculo Paulista, Centro de Midia, Livros e outros recursos que os alunos obtenham.
.
Professor: Professor Coordenador:
Nancio Robson
Email para entrega do Trabalho: nanciomascarenhas@prof.educacao.sp.gov.br

pastornancio@gmail.com
FISICA/PROFª PATRICIA
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica / Fisica
Turma: 2ºTB e 2T C
Conteúdo: Calor, ambiente e usos de energia
Avaliação/Sistematização: Registro escrito ou digitado
Data de Entrega: 25/06/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividade sobre Calor, ambiente e usos de energia
1- É correto afirmar que calor e temperatura são sinônimos? justifique sua resposta.
2- ) Assinale entre as opções abaixo, aquela que completa corretamente
e em seqüência a afirmativa: “Calor é ................ em trânsito de um corpo para outro, quando entre eles houver uma ................ .”
a. Energia térmica/igualdade de temperatura.
b. Massa/igualdade de temperatura.
c. Temperatura/diferença de temperatura.
d. Massa/diferença de temperatura.
e. Energia térmica/diferença de temperatura.
3- A respeito dos conceitos de capacidade térmica e calor específico, marque a alternativa correta:
a) A capacidade térmica refere-se à substância, enquanto o calor específico depende da quantidade de substância existente.
b) A capacidade térmica é a quantidade de calor necessária para que 1 g da substância eleve a sua temperatura em 1 °C.
c) O calor específico é fruto da razão entre a quantidade de calor recebida por um corpo e o tempo gasto na troca de energia.
d) A capacidade térmica é uma grandeza que depende da quantidade da substância e é determinada pelo produto da massa pelo calor específico.
e) Capacidade térmica e calor específico são sinônimos.
4- Dois corpos feitos da mesma substância possuem variações de temperatura diferentes ao serem expostos a uma mesma fonte térmica durante um mesmo intervalo de tempo. Qual a grandeza que explica essa diferença na variação de temperatura mesmo que os elementos sejam da mesma substância?
5- Identifique sistemas naturais e tecnológicos nos quais exista alguma relação com calor e temperatura.



QUIMICA/PROFªEDJANE
Química – Professora Edjane - 15 a 19/06/2020
Turmas: 2ºTermo A e B    e-mail proedjane@outlook.com
Tempo: 2 horas – aulas

Com base no texto responda as questões:
GEOGRAFIA
HISTÓRIA/PROFºVANILDO
GEOGRAFIA/PROFºVANILDO
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
1.    A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2.    Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.    Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4.    Qual é a definição para a sigla PIB?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.







LÍNGUA PORTUGUESA


 2º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

Tempo para realização: Uma semana.    15/06 até 19/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada)
  






ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE POR EMAIL. (Coloque nome e série)



    RETOMANDO ATIVIDADE DE 08/06 ATÉ 12/06; Releia o trecho e responda as questões.

“O Romantismo iniciou-se em 1836, logo após a independência política do Brasil, sendo influenciado pelos ideais da Revolução Francesa e da Independência dos Estados Unidos, contrapondo-se ao colonialismo português e buscando uma identidade nacional. Este movimento literário foi dividido em três diferentes gerações, sendo a primeira conhecida como Nacionalista/Indianista, a segunda como Ultrarromântica e a terceira, Condoreira”.

                                         
                                
                                   Pesquise e Responda (resumidamente).


1.    Com base nos seus conhecimentos explique o que foi o Romantismo no Brasil.

2.    O Romantismo pode ser divido em três gerações, quais são elas?

3.    Qual obra marcou o início das produções românticas?

4.    Quais as principais características desse período?


5.    Sobre os escritores do Romantismo no Brasil, quais foram os que tiveram maior destaque?

MATEMÁTICA
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 2TA e 2TB PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 15/06 à 19/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO  profmarcelomaua@gmail.com

1)    Pesquise na internet como se calcula o valor numérico de determinante pelo método ou regra de Sarrus.
2)    Calcule o valor numérico dos determinantes abaixo :


a) 
  5   6     1   
  0   4     3   
  1   2     1   
    
    
b)   
1     4    0
1     3    1
2     1    2 


c)
2     1    0
1     2    1
3     1    1


d)
2    4    1 
1    1    1
2    1    2

e)
0   1   0
2   2   1
1   2   0





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


2ºTC/NOTURNO
ARTE/PROFªIRACI

Nome do Professor(a): IRACI LOPES MANFRINATO
Disciplina: ARTE                                             e-mail: iracimanfrinato@hotmail.com
Turmas Ano ou Série:  3ºB         Quantidade de Aulas: 02          
Período: NOITE

ATIVIDADES:

1.     CONTEÚDOS: ARTE ; DANÇA FLASH MOB, realizar em 2 aulas, 16/06/2020

 ASSISTIR:
A.    Flash Mob na Estação Central Antuerpia GREASE.
B.     MICHAEL JACKSON Flash Mob Egertorget.
C.    Flash Mob 30 years WE ARE THE WORLD;
D.    Somebody To Love Flash Mob UNASP
E.     Three Incredible 80s Flash Mobs in sleepy seaside town.
2.      Pesquisar, assistir alguns vídeos e responder as perguntas. Amplie seus conhecimentos apreciando a dança e a música.
3.      Pesquisar no YOUTUBE
4.      RESPONDA O QUESTIONARIO:
A.     JÁ OUVIU FALAR EM FLASH MOB?

B.     JÁ ASSISTIU ALGUNS FLASH MOB? ONDE? EXPLIQUE! TELEVISÃO, FILME OU INTERNET?




BIOLOGIA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

2°Tc – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar sobre os grupos Sanguíneos.
Atividade: Realização de conclusão de 5 linhas, sobre a pesquisa da aula anterior, Grupos Sanguíneos (Sístema ABO).
Tempo para realização: Uma semana. Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.
  











      DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 Plano de aula: Ano letivo 2020 – 2° Bi – 15/06/2020 a 19/06/2020.
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia.
                                    
. Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


SOCIOLOGIA


SALA DE AULA INTERATIVA – MOMENTO DE APRENDER

Sociologia

Nome do Professor: Alason Santos Silva

Disciplina: Sociologia

Turma envolvida: 2TC

Atividade e Conteúdo

Título: Consumo e Consumismo
Objetivo: Analisar, conversar e refletir sobre as relações e o significado de consumo e consumismo, que é uma característica das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização.

Explicação do Professor: Sobre os hábitos, costumes, gírias, moda, estilos de vida das “tribos urbanas” e, por extensão, da própria sociedade. Até então, tomávamos como natural a massificação de muitos desses elementos. Porém, há questões por trás desse movimento. Portanto, temos que discutir a presença da indústria cultural, já que aprendemos que ela se apropria de criações surgidas nos grupos sociais, às moldam e as estruturam em forma de produto para lançamento ao consumo.

Atividade do Aluno (Tarefa): Responder o questionário através da sua opinião.

É você mesmo quem decide o que gosta de fazer, ouvir, dançar, comer?

As músicas, os filmes, as séries, os livros, os grafites e as obras de arte que aprecia são os mesmos que a maioria também aprecia?

 Você é autônomo ou induzido a compartilhar padrões?

Link para ajudar no entendimento da atividade:



Encaminhar respostas das atividades ou para tirar duvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

              prof2012alason@gmail.com

Materiais para Realização da Tarefa:
Aparelho eletrônico que tenha conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.
Quantidade de Aulas: 1

Período da realização da atividade:_15_/_06_/2020 a _19_/_06_/2020

FISICA



Escola : Salim Farah Maluf

Área de conhecimento: Física
Tema : Som, características  Físicas e Fontes
Público alvo : Alunos  2º termo C do Ensino Médio
Professor : José Armando
 Habilidades :   Calcular  a função Seno  de ângulos expressos em radianos com suporte do ciclo trigonométrico.
Duração prevista  :  2 aulas

Objeto de aprendizagem :    Diferenciar  som e ruído ;
                                                   Característica de uma onda sonora;   
                                                   Formas de sons ;  
                                                   Exemplo de função trigonométrica aplicado ao  som

Recurso Utilizado: Notebook;
                                   Caderno do aluno ;
                                   Vídeo ;
                                   Google Classrrom
                                   blog da escola
                                   e-mail do professor: armandoalves15777@gmail.com
Avaliação: participação do aluno;
                    resolução e envio das atividades
O som, o ruído e o barulho  é uma perturbação vibratória que ocorre  entre as moléculas  de ar ,devido  necessitar de um meio material para se propagar . Por este motivo as onda sonoras são classificadas de  onda de natureza mecânica.
Ruídos , Sons e barulho
           O ruído é um tipo de  som que não possui periodicidade em suas ondas ,isto é, são frequências  sonoras que não possui nenhuma relação harmônica entre elas. “Dissonância” ( desconforto);  
 
Ex: som emitido por uma furadeira, som da turbina de um avião, som  emitida por uma makita, gritos, som de buzina , apito , etc.
             Os Sons barulhos São  um tipo de som que possuem periodicidade em suas   ondas, ou seja, são frequências  sonoras que possuem uma relação harmônica entre elas, mas dependendo do gênero musical ou preferência cultural  de cada pessoa ela pode ser classificado em : algo agradável  ou  desagradável  de se ouvir
    Ex:  
Para uma pessoa que  gosta de música erudita = som
            Para outra que não gosta de música erudita = barulho.

Atividade para entregar
       O Diapasão  ao emitir  uma frequência  440Hz, tem como característica  sonora    “som grave”.
       voz do ser humano varia entre os 85 Hz e os 1100 Hz: valores próximos de 1100 Hz correspondem a sons agudos (ou altos).

Som : Ondas Mecânicas









Exercícios

       1) No dia de hoje liste 3 sons graves e 3 sons agudos, de diferentes fontes que você ouviu.
       2) A música pode ser classificada como som ou barulho, site 3 estilos músicas de som e 3 de barulho
       3) A música é um som harmônico, ou seja, graficamente é uma sequência que se repete com frequência. O ruído não é harmônico. Como o ruído se comporta graficamente?
       4) O som é uma onda mecânica, por classificação necessita de um meio material para se propagar. Suponha que você está na lua com aliguem. Você pode ouvir esta pessoa falar? Explique.
       5) Observe o slide 6 e responda. Quando aumentamos o volume da nossa voz, o que nós estamos aumentando graficamente. O comprimento de ondo ou a Amplitude
       6) O som da voz das pessoas pode ser classificado como voz grossa ou fina. Qual é a grave e qual é a aguda? Explique.

* o exercício (7) e o exercício (8), descritos anteriormente também fazem parte dos exercícios para entregar.

QUIMICA/PROFªROSIANE
MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

2° Termo - C
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, química

4.     CONTEÚDOS:
Pesquisa sobre química orgânica e os hormônios com foco na pandemia.


5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos h27.
Reconhecer a ocorrência de transformações químicas no dia a dia e no sistema produtivo.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Ainda dentro do contexto, da química orgânica os alunos iram pesquisar sobre os hormônios que estão envolvidos dentro do transtorno em que você pesquisa anteriormente
Obs: Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 19hs às 20hs.


7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram pesquisar e colocar no caderno o resultado de suas pesquisas.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
15/06/2020 a 19/06/2020
11.  PROFESSOR

Rosiane
12.  VALIDADO EM
19/06/2020


GEOGRAFIA/PROFºRICARDO
Leitura do texto e responder as questões.
Enviar as respostas para email ricardosantosgeo@gmail.com


Os dados que mostram a desigualdade entre brancos e negros no Brasil

Política, crime, trabalho e renda: onde quer que se olhe, brancos e negros moram em dois países completamente diferentes

O Brasil é reconhecidamente um dos países mais desiguais do planeta, e uma das dimensões dessa desigualdade é racial.

Quando se comparam os dados de brasileiros brancos com os de pretos e pardos, o cenário que emerge é de dois países completamente distintos.

É o que se vê nos dados de campos diversos como trabalho, renda, educação, crime e participação política.

A maior parte dos dados nessa matéria são das pesquisas PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística):

Trabalho e renda

A PNAD Contínua de 2017 mostra que há forte desigualdade na renda média do trabalho: R$ 1.570 para negros, R$ 1.606 para pardos e R$ 2.814 para brancos.

O desemprego também é fator de desigualdade: a PNAD Contínua do 3º trimestre de 2018 registrou um desemprego mais alto entre pardos (13,8%) e pretos (14,6%) do que na média da população (11,9%).

Dados também da PNAD só que mais antigos, de 2015, mostram que apesar dos negros e pardos representarem 54% da população na época, a sua participação no grupo dos 10% mais pobres era muito maior: 75%.

Já no grupo do 1% mais rico da população, a porcentagem de negros e pardos era de apenas 17,8%. Veja no gráfico:



Educação

A taxa de analfabetismo é mais que o dobro entre pretos e pardos (9,9%) do que entre brancos (4,2%), de acordo com a PNAD Contínua de 2016.

Quando se fala no acesso ao ensino superior, a coisa se inverte: de acordo com a PNAD Contínua de 2017, a porcentagem de brancos com 25 anos ou mais que tem ensino superior completo é de 22,9%. É mais que o dobro da porcentagem de pretos e pardos com diploma: 9,3%.

Já a média de anos de estudo para pessoas de 15 anos ou mais é de 8,7 anos para pretos e pardos e de 10,3 anos para brancos

Crime

Em 2016, a taxa de homicídios de negros foi duas vezes e meia superior à de não negros e a taxa de homicídios de mulheres negras foi 71% superior à de mulheres não negras;

Em um período de uma década, entre 2006 e 2016, a taxa de homicídios de negros cresceu 23,1%. No mesmo período, a taxa entre os não negros caiu 6,8%.

Os dados são do Atlas da Violência 2018, estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“É como se, em relação à violência letal, negros e não negros vivessem em países completamente distintos”, diz o texto do relatório.

Já o Anuário Brasileiro de Segurança Pública analisou 5.896 boletins de ocorrência de mortes decorrentes de intervenções policiais entre 2015 e 2016. Isso representa 78% do universo das mortes no período.

Ao descontar as vítimas cuja informação de raça/cor não estava disponível, identificou que 76,2% das vítimas de atuação da polícia são negras.

Questões

1 O racismo no Brasil é velado mais com a pesquisa mostra uma clara diferença entre brancos e pretos e pardos. Faça uma análise nos dados, aponte as principais diferença entre brancos pretos e pardos
2 As cotas raciais é um dos caminhos para diminuir o abismo entre brancos, pretos e pardos, comente sobre elas usando os dados da educação.



HISTÓRIA


TURMA: 2º TC
 DISCIPLINA: História
 CONTEÚDOS: O iluminismo; 
Associar as manifestações do ideário político contemporâneo às influências históricas.
Reler o texto disponível no link, para o segundo momento da atividade.
Link: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/iluminismo
ATIVIDADE: Cite 4 grandes Iluministas
 Responder as questões utilizando o word, letra Arial 12
Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

INGLÊS
LÍNGUA PORTUGUESA
MATEMÁTICA
E.E.Salim Farah Maluf.
Professor: Manoel J. Silva.
Matéria: Matemática.
Série: 2°Termo C
Conteúdo: Circunferência.
Aulas Referentes: 15/06 a 19/06

Aula1: de 15/06 de /2020
1)   Qual o raio de uma Circunferência de diâmetros abaixo.
a)   10 Quilômetros
b)   8 decímetros

Aula 2: 09/06 de2020.
1)   Qual o diâmetro de uma Circunferência cujo o raio é dado abaixo.
a)   30metrôs
b)  3 centímetros

Aula 3 : 11/06 de2020.
1)   Calcule o diâmetro da Circunferência.
Use a fórmula ( C= 2πr ).
a)   R= 6 cm

Aula 4: 11/06/2020.
a)   R= 5 mt


Nenhum comentário:

Postar um comentário