segunda-feira, 15 de junho de 2020

9º ANOS FINAIS - SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 15 a 19 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS/PROFºDENIS


Eletiva Grana no Bolso    
                               
   Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

2º Bim- Atividade 2- Semana Quarentena 15.06 à 19.06

Hoje aprenderemos um pouco custos que podem ser separados e 3 categorias abaixo descritos:
ü  Fixos
Ex: Aluguel, Mensalidade da escola, Internet, Netflix
Geralmente não podem ser cortados, mas pode ter bons descontos pagando à vista (planos anual, o desconto por antecipação).
ü  Variáveis
Ex: Contas de água, luz e telefone.
Podem ser controlados se todos em casa ajudarem.
ü  Adicionais
Ex: Não planejados, Imprevisíveis (Pandemia, Maremoto, Acidente, Doença)
Geralmente podem ser minimizados se tiver uma reserva de emergência

E vocês poderiam citar ai na casa de vocês quais são os Custos Fixos, Variáveis e Adicionais? Dê exemplos reais e veja qual a porcentagem deles que compromete a receita mensal familiar.

ex: Receita R$ 2.500,00 e Aluguel de R$750,00 (esse aluguel corresponde 30% da receita total)


Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;       Saber digital; Empreendedorismo.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

ELETIVAS/PROFªDAYANE


ESPORTE E LAZER



CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
·       Leitura do texto: 6 apps para treinar em casa (link a cima);
·       Descrever quais as funcionalidades desses apps e os beneficos para
a saúde;
·       Realizar alguma atividade esportiva em casa;
(jogar bola no quintal, jogar vídeo-game com movimento, jogos com competitividade);
·       Se possível filmar e enviar via e-mail, google sala de aula ou watssap;

E-mail para devolutiva
Data de entrega até: 26/06/2020
  

ELETIVAS/PROFªDENISE

ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE


PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

              ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE

CONTEÚDOS:

JIU JITSU COMO TREINAMENTO FÍSICO


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • Identificar as os elementos técnicos de táticos da modalidade Jiu Jitsu.

·       Reconhecer a importância do alongamento na atividade física.



Aula I: Agora que você já viu sobre as capacidades físicas envolvidas no Jiu Jitsu, faça um texto   sobre a importância do alongamento diário.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
___________________________________________________________________________
Aula II: Assista uma luta de Jiu Jitsu e depois escrevam quais são os elementos técnicos e táticos que você observa.
Dicas: Os elementos técnicos se referem aos golpes, o tempo, as regras e outros fatores, e os táticos, são as estratégias e meios o qual o praticante utiliza para conseguir conquistar seus objetivos.

Tempo para realização da atividade: 45 minutos



Centro de Mídias de SP, Google, Youtube e Blog da escola.



Fazer também as anotações das aulas transmitidas no app centro de mídias SP e enviar as atividades  por email, caso não tenha acesso, deverá registrar no próprio Caderno.

Enviar para:




DATA: 15 á 19/06/2020





9ºA
ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:

Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem Dança
           

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR10). Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos entrar em contato com os contextos e práticas na dança, copie o texto no caderno.
●Elementos constitutivos do movimento cotidiano;
●Elementos constitutivos do movimento dançado;
●História da Dança tradicional e contemporânea.
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas.
●Formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea;
●Tecnologias digitais na dança;
●Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica.
Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.
Elementos constitutivos do movimento cotidiano:
1. Movimento corporal–quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
2. Percepção do tempo-velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;
3.Exploração do espaço-direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto)e extensões(perto, médio e longe).
Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.
 1.Espaço -forma direta ou flexível;
2.Tempo–rápido, lento ou moderado;
3.Peso -leve ou forte;
4.Fluência (fluxo) –livre ou controlado
Tecnologias digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da vídeo dança, dança telemática, dança-computador, etc.



RECURSOS:

Caderno para anotações.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 15/06 a 19 /06

__





CIÊNCIAS/PROFªANA PAULA
Atividades de ciências Naturais
 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 15/06/2020 à 19/06/2020

Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros.

Atividade: Pesquisar na internet, assuntos relacionados a tecnologia e a vida e responder as questões:

a-    Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas:
b-   Como o avanço da tecnologia contribui para espécie humana


 Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

·       Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;
ATIVIDADE
·       Página:45
·       Situação de Aprendizagem: Dias de Paz e Dias de Luta 1ºParte
·       Questionário
·       O que eu sei sobre Luta?
·       Página: 46
·       2ºParte
·       Pesquisa sobre o Caratê e o Boxe;
·       Questionário;
·       Prática dos Movimentos  Básicos das modalidades, acesso do link consta na página;


E-mail para devolutiva
Data de entrega até:26 /06/2020


GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 15 a 19 do 06 de 2020.                                                                                               
Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas de resposta as questões, e da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
GEOGRAFIA : Formas de representação e pensamento espacial / Charge.



    Superlotação.   
José Bello da Silva Júnior – o chargista Bello.
Transporte público ruim afeta saúde, educação e cultura, dizem analistas.
Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.
"É um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, preso, com alguém tentando pegar sua bolsa, ou te apalpar. Não é à toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões", disse à Agência Brasil o doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.

As manifestações citadas pelo especialista foram iniciadas pelo MPL em São Paulo. O movimento tem, como um de seus interlocutores, o professor de História Lucas Monteiro. "Defendemos Tarifa Zero porque, além de ser a única forma de as pessoas terem acesso à cidade, o transporte público beneficia áreas vitais como saúde e educação. Por isso já imaginávamos que nossa luta se espalharia pelo país, disse à Agência Brasil.
Além disso, acrescenta Monteiro, diversos tratamentos de saúde deixam de ser feitos porque os pacientes não têm condições de pagar pelo deslocamento. E o problema relacionado à falta de condições para custear os transportes também afeta o direito e a qualidade da educação.
"Frequentei muitas escolas públicas. É comum alunos faltarem aulas por não terem dinheiro para ir à escola. Além do mais, direito à educação não está restrito a apenas ir à escola ou ao banco escolar. Os estudantes precisam ter acesso à cultura, a visitar museus. E, sem circular, não há como ter acesso a isso. A grande maioria não vai ao centro da cidade, museus, centros culturais para complementar sua formação", disse Monteiro.
Em relação à má qualidade do transporte público nas cidades, observadas na charge e no texto responda:
1.     Quais áreas do desenvolvimento humano são afetadas, pelas dificuldades do transporte público ?



2.     Quais problemas são observados na charge e no texto, descreva !




3.     Hoje a população mundial enfrenta a “PANDEMIA” do coronavírus, de que maneiras a superlotação do transporte público ( ônibus coletivos ), pode causar o contágio do vírus ?


4.     Descreva quais são as formas do contágio do vírus, e quais são os métodos de prevenção para evitar esse contágio ?

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
SE PRECISAR DESCANSE, MÁS NÃO DESISTA ! “



HISTÓRIA/PROFºSILVIO


Atividade para a semana de 08 a 19 de junho de 2020
Turma: 9A – Ensino Fundamental II – Período da manhã
Duração da atividade: Quatro aulas
Habilidades envolvidas: Construção dos conceitos de cidadania, democracia e política participativa.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com



ATIVIDADE 4 – HISTÓRIA

TORTURA E DITADURA

DA CELA, A MÃE OUVIU O MARIDO SER TORTURADO ATÉ A MORTE

“‘De quem é esse presunto?’, pergunta um policial. O outro responde: ‘Esse era o Roque’.
Roque era o nome de guerra do metalúrgico Joaquim Alencar Seixas, pai de Ivan Seixas, futuro jornalista. Ivan foi preso junto com o pai em 16 de Abril de 1971. (...) Tinha 16 anos. Foram levados para a Oban e torturados juntos, ‘na mesma sala’. Foi torturado madrugada adentro e, na manhã do dia 17, levado pelos policiais para uma mata. (...) Simulariam um fuzilamento, para fazê-lo falar. ‘No caminho, os caras pararam para tomar café e me deixaram algemado no porta-malas da C-14, de onde vi a manchete da Folha da Tarde dizendo que meu pai tinha morrido ao resistir à prisão. Tinha a foto dele e tudo mais.’
Ao voltar para a Oban para mais tortura, Ivan reencontrou o pai ainda vivo. Joaquim Seixas seria assassinado pouco depois, por volta das 7 da noite. A mãe de Ivan, presa também, estava logo abaixo da sala de torturas. E ouviu Joaquim ser torturado até a morte. Soube que o marido estava morto quando ouviu aquele diálogo entre os dois policiais”.

Fonte: Coleções Caros Amigos. A ditadura militar no Brasil. Fascículo 7 – Governo Médici
– A tortura. São Paulo: Editora Casa Amarela, 2007, p. 216.






RESPONDA

          1.    O que é uma ditadura?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.    O que é tortura?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. O que é democracia?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA 


INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 15/06/20 a 19/06/20
Orientação da atividade: Faça a leitura do texto, depois responda às questões.
Mitologia: a longa e romântica história do Cupido
One of the most famous love signs is Cupid: that beautiful boy with wings and bow and arrows. He aims his arrow at human hearts causing them to fall in love.
Cupid, the Roman god of love, was known as Eros in ancient Greece, the young son of Aphrodite, the goddess of love and beauty. To the Romans, his mother was Venus and mortal Psyche was his bride.
Tradução do texto
Um dos mais famosos sinais de amor é o Cupido: aquele garoto lindo com asas, arco e flecha. Ele aponta sua flecha para os corações humanos, fazendo com que se apaixonem.
Cupido, o deus romano do amor, era conhecido como Eros na Grécia antiga, o jovem filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Para os romanos, sua mãe era Vênus e a mortal Psiquê era sua noiva.
1) Responda às questões abaixo.
a) O texto acima é apenas um trecho da história de Cupido. Você já leu ou conhece alguma história da Mitologia Grega ou Romana? Qual?
b) Pesquise uma história da mitologia grega ou romana e conte um pouco sobre o que achou de interessante na história. Escreva em inglês e português. (Mínimo 5 linhas)

Faça a atividade e envie por e-mail. monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
SEMANA DE 15/06/2020 A 19/06/2020.

AULA 1, 2 E 3 - TEMA: RACISMO

- LÍNGUA PORTUGUESA  - 9º A, B E C
PROFESSORA: JOBIANE REIS - LÍNGUA PORTUGUESA

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.


1- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o vídeo abaixo com tema Racismo:


2- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Desenvolver uma redação (de autoria própria) com o tema: A persistência do racismo nos dias atuais - enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com em arquivo     WORD OU PDF.

:
AULA 3, 4 e 5  - TEMA: RACISMO

1- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Pesquisar sobre as personalidades negras que marcaram o Brasil, registrar as informações mais importantes no caderno, seguir o índice da pesquisa abaixo:

  • Aqualtune
  • Dandara
  • Tereza de Benguela
  • Maria Firmino dos Reis
  • Machado de Assis
  • Pinxinguinha
  • Adhemar Ferreira da Silva
  • Pelé
  • Marielle Franco


















MATEMÁTICA / PROFª MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
Atividades proposta para o período de 15/06/2020 a 19/06/2020 (6 aulas)
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
9ºano A
9ºano A
9ºano A
9ºanoC
9ºano A
9ºano A
9ºano A
9ºanoB

9ºanoC
9ºanoC
9ºanoC
9ºanoB

9ºanoC

9ºanoB
*****

9ºanoB

9ºanoB


9ºanoB

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

ATIVIDADE AVALIATIVA
Tempo para realização (2 aulas)

NOME:_________________________________________________TURMA_______DATA

___/06/2020
1)    A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
2)    A distância entre duas cidades num mapa de escala 1:2000 é de 8,5 cm. Qual a distância real entre essas duas cidades?

3)    Quatro segmentos, AB, CD, EF e GH, são proporcionais nessa ordem. Sabendo que o comprimento do segmento AB é de 20 cm e que a razão de proporcionalidade é 2,5, calcule o comprimento do segmento CD.
4) Sendo a//b//c, determine x: 
5) Os retângulos a seguir são semelhantes. Qual a medida de x?


CADERNO APRENDER SEMPRE (1 AULA DE RECUPERAÇÃO)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 8 e 9.
11)No plano cartesiano abaixo, estão dispostos dez pontos. Observem atentamente a figura e preencham a tabela informando as coordenadas dos pontos e onde cada um está localizado. Observe o exemplo do feito na tabela com o ponto A.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Para essa aula vocês vão escutar o conto   capítulos: 4 10: 55
Nome do Conto:___________________
Vocês devem fazer o registro do conto descrevendo e relacionado qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

INICIANDO 2º BIMESTRECADERNO DO ALUNO PARTE 1
Situação de Aprendizagem 1 (página 64 do caderno do aluno parte 1) (2 aulas)

Antes de iniciarmos vamos refletir sobre o tema que abordaremos na Situação de Aprendizagem 1, compreender como é possível escrever os números muito grandes e muito pequenos em notação científica e dessa forma realizar as operações que os envolve, além de aplicá-los em diferentes contextos.
Quais conhecimentos prévios precisaremos para a compressão do tema abordado!
Vamos lá!
Propriedades de Potenciação de mesma Base.
Lembrando que!
 
AGORA VAMOS REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO CADERNO DO ALUNO

Atividade 1-Operando com Notação Cientifica e 1.1
Atividade 2-O universo: números que impressionam 2.1;2.2;2.3

Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Programação das aulas no centro de mídias

15/junho
segunda-feira
9º ano do EF II
00:14:00
00:14:45
Duração 45min
Matemática
16/junho
terça-feira
9º ano do EF II
00:14:00
00:14:45
Duração 45min
Matemática
17/junho
quarta-feira
9º ano do EF II
00:14:45
00:15:30
Duração 45min
Matemática


Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.



PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 2- Semana Quarentena 15.06 à 19.06
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ALUNO:

ü  6º Ano: Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno
Leia A SUA AUTOIMAGEM, em seguida responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  7º Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO, em seguida responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  8º Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia a APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS, em seguida respondam  o ponto de vista da pessoal que você  entrevistar sobre o ECA, o que ela disse e o que você pensa sobre em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Baseado na Atividade 2 do caderno do aluno, busquem em fontes confiáveis sobre os Desafios do Ensino Médio no Brasil, em seguida reflita e responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  1º EM :  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia NOSSOS SONHOS, em seguida responda a Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010



TEC. e INOVAÇÃO/PROFºDENIS


Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 2- Semana Quarentena 15.06 à 19.06
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

Baseado na atividade Atividade 2 do Caderno do Aluno,
Perguntas
Resposta pesquisada
O que é bullying?

Quais são os tipos de bullying?

Como identificar o cyberbullying?

Quais são os sinais de ocorrência do cyberbullying?


O que fazer quando for alvo de cyberbullying?




Dicas de leitura do assunto:
Safernet Brasil. Dicas para a família e para a escola de como lidar com o cyberbullying. Disponível em: <https://new.safernet.org.br/content/dicas-para-fam%C3%ADlia-e-para-escola-de-como-lidar-com-o-ciberbullying>. Acesso em: 30 de nov. 2019.



Aulas previstas: 1 aula
Público: 8º D e 9º A do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidasAutoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºB
ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:

Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem Dança
           

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR10). Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos entrar em contato com os contextos e práticas na dança, copie o texto no caderno.
●Elementos constitutivos do movimento cotidiano;
●Elementos constitutivos do movimento dançado;
●História da Dança tradicional e contemporânea.
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas.
●Formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea;
●Tecnologias digitais na dança;
●Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica.
Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.
Elementos constitutivos do movimento cotidiano:
1. Movimento corporal–quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
2. Percepção do tempo-velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;
3.Exploração do espaço-direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto)e extensões(perto, médio e longe).
Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.
 1.Espaço -forma direta ou flexível;
2.Tempo–rápido, lento ou moderado;
3.Peso -leve ou forte;
4.Fluência (fluxo) –livre ou controlado
Tecnologias digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da vídeo dança, dança telemática, dança-computador, etc.



RECURSOS:

Caderno para anotações.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 15/06 a 19 /06

__




CIÊNCIAS/PROFªANA PAULA
Atividades de ciências Naturais
 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 15/06/2020 à 19/06/2020

Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros.

1ª Atividade: Pesquisar na internet, assuntos relacionados a tecnologia e a vida e responder as questões:

a-    Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas:
b-   Como o avanço da tecnologia contribui para espécie humana


 Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDAYANE

DISCIPLINA/TURMA:

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

·       Unidade Temática: Esporte de invasão e esporte de combate;
ATIVIDADE
·       Página:45
·       Situação de Aprendizagem: Dias de Paz e Dias de Luta 1ºParte
·       Questionário
·       O que eu sei sobre Luta?
·       Página: 46
·       2ºParte
·       Pesquisa sobre o Caratê e o Boxe;
·       Questionário;
·       Prática dos Movimentos  Básicos das modalidades, acesso do link consta na página;


E-mail para devolutiva
Data de entrega até:26 /06/2020



GEOGRAFIA/PROFºDJAIR
EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 15 a 19 do 06 de 2020.                                                                                               
Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas de resposta as questões, e da produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Selecionar, elaborar e interpretar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
GEOGRAFIA : Formas de representação e pensamento espacial / Charge.



    Superlotação.   
José Bello da Silva Júnior – o chargista Bello.
Transporte público ruim afeta saúde, educação e cultura, dizem analistas.
Os efeitos negativos de um transporte público caro e de má qualidade não estão restritos à questão da mobilidade urbana. Prejudicam também outras áreas vitais para a vida do cidadão, como saúde, educação, finanças e cultura. Especialistas e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) consultados pela Agência Brasil avaliam que a mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida, além de ser um dos maiores causadores de estresse da vida das pessoas.
"É um trauma para todo mundo. Principalmente para quem fica em pé, duas horas, preso, com alguém tentando pegar sua bolsa, ou te apalpar. Não é à toa que as pessoas estão preferindo usar motocicletas, mesmo que isso represente risco a própria integridade física por causa dos acidentes, e não é à toa que essas manifestações conseguiram tantas adesões", disse à Agência Brasil o doutor em Políticas de Transporte pela Universidade Dortmund, na Alemanha e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Joaquim Aragão.

As manifestações citadas pelo especialista foram iniciadas pelo MPL em São Paulo. O movimento tem, como um de seus interlocutores, o professor de História Lucas Monteiro. "Defendemos Tarifa Zero porque, além de ser a única forma de as pessoas terem acesso à cidade, o transporte público beneficia áreas vitais como saúde e educação. Por isso já imaginávamos que nossa luta se espalharia pelo país, disse à Agência Brasil.
Além disso, acrescenta Monteiro, diversos tratamentos de saúde deixam de ser feitos porque os pacientes não têm condições de pagar pelo deslocamento. E o problema relacionado à falta de condições para custear os transportes também afeta o direito e a qualidade da educação.
"Frequentei muitas escolas públicas. É comum alunos faltarem aulas por não terem dinheiro para ir à escola. Além do mais, direito à educação não está restrito a apenas ir à escola ou ao banco escolar. Os estudantes precisam ter acesso à cultura, a visitar museus. E, sem circular, não há como ter acesso a isso. A grande maioria não vai ao centro da cidade, museus, centros culturais para complementar sua formação", disse Monteiro.
Em relação à má qualidade do transporte público nas cidades, observadas na charge e no texto responda:
1.     Quais áreas do desenvolvimento humano são afetadas, pelas dificuldades do transporte público ?



2.     Quais problemas são observados na charge e no texto, descreva !




3.     Hoje a população mundial enfrenta a “PANDEMIA” do coronavírus, de que maneiras a superlotação do transporte público ( ônibus coletivos ), pode causar o contágio do vírus ?


4.     Descreva quais são as formas do contágio do vírus, e quais são os métodos de prevenção para evitar esse contágio ?

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
“ SE PRECISAR DESCANSE, MÁS NÃO DESISTA ! 
HISTÓRIA/PROFºWILSON


E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – 9º Ano
Professor: Wilson de Oliveira

ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 15 a 19 de junho


HABILIDADES: (EF09HI10) Identificar e discutir o papel  do trabalhismo como força política, social e cultural no Brasil, em diferentes escalas (nacional, cidade, comunidade).
    
.
          FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

          Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

          ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

         A Era Vargas

          Em 1930 chegou ao fim a política do café com leite, após um golpe que depôs Washington Luís. Getúlio Vargas passa a dominar a cena política.
          O apego de Vargas ao poder levou à Revolução de 1932, que exigia a realização de uma Assembleia Constituinte.
          Em 1934 nascia uma nova Constituição trazendo mudanças importantes no cenário eleitoral, educacional e trabalhista.
         Retomando o tema da aula do Centro de Mídias SP, de 10/06/2020, desenvolva as atividades propostas:


1)     Leia o texto abaixo e responda às perguntas propostas:





a)    Qual foi a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada federal no Brasil?
b)    Qual a diferença entre voto de cabresto e voto secreto?
c)    Quais os direitos trabalhistas que passaram a fazer parte da vida dos brasileiros a partir da Constituição de 1934?
d)    Responda a questão feita acima com título de dialogando.
           

          



2)    Leia o texto abaixo e responda às perguntas propostas:









a)    Quais os objetivos de Vargas ao criar as leis trabalhistas?
b)    Quais eventos fizeram parte do encontro de Vargas com os trabalhadores no dia 1º de maio de 1943?
3)    Atualmente há uma pressão do governo federal e de empresários para diminuir os direitos trabalhistas criados por Getúlio Vargas o argumento de que o fim desses direitos  gerariam mais empregos. Você considera esse argumento certo? Justifique sua resposta.

Referências


BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 3, p. 47 e 50.



INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 15/06/20 a 19/06/20
Orientação da atividade: Faça a leitura do texto, depois responda às questões.
Mitologia: a longa e romântica história do Cupido
One of the most famous love signs is Cupid: that beautiful boy with wings and bow and arrows. He aims his arrow at human hearts causing them to fall in love.
Cupid, the Roman god of love, was known as Eros in ancient Greece, the young son of Aphrodite, the goddess of love and beauty. To the Romans, his mother was Venus and mortal Psyche was his bride.
Tradução do texto
Um dos mais famosos sinais de amor é o Cupido: aquele garoto lindo com asas, arco e flecha. Ele aponta sua flecha para os corações humanos, fazendo com que se apaixonem.
Cupido, o deus romano do amor, era conhecido como Eros na Grécia antiga, o jovem filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Para os romanos, sua mãe era Vênus e a mortal Psiquê era sua noiva.
1) Responda às questões abaixo.
a) O texto acima é apenas um trecho da história de Cupido. Você já leu ou conhece alguma história da Mitologia Grega ou Romana? Qual?
b) Pesquise uma história da mitologia grega ou romana e conte um pouco sobre o que achou de interessante na história. Escreva em inglês e português. (Mínimo 5 linhas)

Faça a atividade e envie por e-mail. monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
SEMANA DE 15/06/2020 A 19/06/2020.

AULA 1, 2 E 3 - TEMA: RACISMO

- LÍNGUA PORTUGUESA  - 9º A, B E C
PROFESSORA: JOBIANE REIS - LÍNGUA PORTUGUESA

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.


1- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o vídeo abaixo com tema Racismo:


2- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Desenvolver uma redação (de autoria própria) com o tema: A persistência do racismo nos dias atuais - enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com em arquivo     WORD OU PDF.

:
AULA 3, 4 e 5  - TEMA: RACISMO

1- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Pesquisar sobre as personalidades negras que marcaram o Brasil, registrar as informações mais importantes no caderno, seguir o índice da pesquisa abaixo:

  • Aqualtune
  • Dandara
  • Tereza de Benguela
  • Maria Firmino dos Reis
  • Machado de Assis
  • Pinxinguinha
  • Adhemar Ferreira da Silva
  • Pelé
  • Marielle Franco

















MATEMÁTICA / PROFª MARCELA
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
Atividades proposta para o período de 15/06/2020 a 19/06/2020 (6 aulas)
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
9ºano A
9ºano A
9ºano A
9ºanoC
9ºano A
9ºano A
9ºano A
9ºanoB

9ºanoC
9ºanoC
9ºanoC
9ºanoB

9ºanoC

9ºanoB
*****

9ºanoB

9ºanoB


9ºanoB

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

ATIVIDADE AVALIATIVA
Tempo para realização (2 aulas)

NOME:_________________________________________________TURMA_______DATA

___/06/2020
1)    A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
2)    A distância entre duas cidades num mapa de escala 1:2000 é de 8,5 cm. Qual a distância real entre essas duas cidades?

3)    Quatro segmentos, AB, CD, EF e GH, são proporcionais nessa ordem. Sabendo que o comprimento do segmento AB é de 20 cm e que a razão de proporcionalidade é 2,5, calcule o comprimento do segmento CD.
4) Sendo a//b//c, determine x: 
5) Os retângulos a seguir são semelhantes. Qual a medida de x?


CADERNO APRENDER SEMPRE (1 AULA DE RECUPERAÇÃO)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 8 e 9.
11)No plano cartesiano abaixo, estão dispostos dez pontos. Observem atentamente a figura e preencham a tabela informando as coordenadas dos pontos e onde cada um está localizado. Observe o exemplo do feito na tabela com o ponto A.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Para essa aula vocês vão escutar o conto   capítulos: 4 10: 55
Nome do Conto:___________________
Vocês devem fazer o registro do conto descrevendo e relacionado qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

INICIANDO 2º BIMESTRECADERNO DO ALUNO PARTE 1
Situação de Aprendizagem 1 (página 64 do caderno do aluno parte 1) (2 aulas)

Antes de iniciarmos vamos refletir sobre o tema que abordaremos na Situação de Aprendizagem 1, compreender como é possível escrever os números muito grandes e muito pequenos em notação científica e dessa forma realizar as operações que os envolve, além de aplicá-los em diferentes contextos.
Quais conhecimentos prévios precisaremos para a compressão do tema abordado!
Vamos lá!
Propriedades de Potenciação de mesma Base.
Lembrando que!
 
AGORA VAMOS REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO CADERNO DO ALUNO

Atividade 1-Operando com Notação Cientifica e 1.1
Atividade 2-O universo: números que impressionam 2.1;2.2;2.3

Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Programação das aulas no centro de mídias

15/junho
segunda-feira
9º ano do EF II
00:14:00
00:14:45
Duração 45min
Matemática
16/junho
terça-feira
9º ano do EF II
00:14:00
00:14:45
Duração 45min
Matemática
17/junho
quarta-feira
9º ano do EF II
00:14:45
00:15:30
Duração 45min
Matemática


Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.





PROJETO DE VIDA/PROFªROSIANE
MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

9° ANO - B
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, Projeto de vida

4.     CONTEÚDOS:
Refletindo a respeito dos sentimentos.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Foco leitura e interpretação, H27.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Com base na atividade anterior, ainda falando de sentimentos acometido pela pandemia responda: O que você faz para amenizar os sentimentos que você considera ruim?

Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs as 11hs.

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram utilizar o caderno.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
15/06/2020 a 19/06/2020
11.  PROFESSOR

Rosiane
12.  VALIDADO EM:
 15/06/2020



TEC. e INOVAÇÃO


E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:                                                                                           Série: 9º B
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 19/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.    Criar uma campanha contra o Cyberbullying.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC
ARTE/PROFªADRIANA
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:

Objetos de Conhecimento: Elementos da Linguagem Dança
           

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR10). Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado nas diferentes manifestações da dança contemporânea, abordando, criticamente, o desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Vamos entrar em contato com os contextos e práticas na dança, copie o texto no caderno.
●Elementos constitutivos do movimento cotidiano;
●Elementos constitutivos do movimento dançado;
●História da Dança tradicional e contemporânea.
Objetos de Conhecimento: Contextos e Práticas.
●Formas de expressão, representação e encenação de dança contemporânea;
●Tecnologias digitais na dança;
●Composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.
Dança tradicional: Também conhecida como dança folclórica, são danças típicas e tradicionais da cultura de um povo. A dança folclórica pode ser realizada por qualquer homem, mulher, criança e/ou idoso, não se limitando aos bailarinos ou dançarinos profissionais, embora existam grupos profissionais de dança folclórica.
Dança contemporânea: A partir das décadas de 60 e 70, as coreografias e estruturas formais do balé deram espaço a um novo contexto de produção artística. Uma nova geração de coreógrafos experimenta e apresenta diferentes formas de expressão corporal se apropriando de elementos de outros gêneros da dança, de outras linguagens artísticas e de recursos tecnológicos.
Elementos constitutivos do movimento cotidiano:
1. Movimento corporal–quando um corpo ou parte dele se movimenta em um determinado tempo e espaço;
2. Percepção do tempo-velocidade do movimento corporal (ritmo e duração), contrastes (rápido, médio, lento), contratempo;
3.Exploração do espaço-direções (cima, baixo, lado, frente, trás e diagonais), dimensões (pequeno, médio e grande), níveis (baixo, médio e alto)e extensões(perto, médio e longe).
Elementos constitutivos do movimento dançado: Rudolf Laban foi um dançarino, coreógrafo e artista que se dedicou ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Por meio de seus estudos e notações, ele dividiu os fatores do movimento em 4 categorias.
 1.Espaço -forma direta ou flexível;
2.Tempo–rápido, lento ou moderado;
3.Peso -leve ou forte;
4.Fluência (fluxo) –livre ou controlado
Tecnologias digitais na dança: A intervenção da tecnologia na produção artística é um conceito ainda muito recente em termos históricos, estando ainda em construção. Existem, no entanto, diversas maneiras de detectar a relação da tecnologia com a dança, como são os casos da vídeo dança, dança telemática, dança-computador, etc.



RECURSOS:

Caderno para anotações.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 15/06 a 19 /06

__




CIÊNCIAS/PROFªANA PAULA
Atividades de ciências Naturais
 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

Professora :  Ana Paula

Período: 15/06/2020 à 19/06/2020

Habilidades: Investigar como as ciências e tecnologia influencia o modo de vida das pessoas, quanto ao acesso, transmissão, captação e distribuição de informes (dados, vídeos, imagens entre outros.

1ª Atividade: Pesquisar na internet, assuntos relacionados a tecnologia e a vida e responder as questões:

a-    Qual a influência da tecnologia na vida das pessoas:
b-   Como o avanço da tecnologia contribui para espécie humana


 Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFºDONIZETI
EE SALIMFARH MALUF
SEMANA DE 15 Á 19/06/2020
AULA 1 E 2 - TEMA: LUTAS
EDUCAÇÃO FÍSICA - EF II - 9º ANO C
PROFESSOR : DONIZETI
1ª ATIVIDADE
“ As lutas e as artes marciais apresentam, em suas origens, características atribuídas à sobrevivência, ao exercício físico, ao treinamento militar, à defesa e ao ataque pessoal, além das implicações das tradições culturais, religiosas e filosóficas. Com o surgimento de outras necessidades e o desenvolvimento de novas técnicas, o ser humano atribuiu outro significado às lutas, e hoje assistimos a um processo de esportivização das mesmas.”
Fazer uma pesquisa : “ História do Caratê “
2ª ATIVIDADE
Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno
Páginas: 45 - 46 - 47.
OBSERVAÇÃO:
- Acompanhar as aulas do CMSP
- Acompanhar o Blog da Escola
- Entregar atividades pontualmente
- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência
E-mail para devolução: doniz6@hotmail.com

IMPORTANTE: Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais.




GEOGRAFIA/PROFªHOSANA
ATIVIDADE DE GEOGRAFIA   (15 a 19 de junho)
PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
TURMA: 9ºC
DURAÇÃO: 4 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após a leitura identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e o entendimento do texto.

O que é Censo:
Censo é o conjunto de dados estatísticos que informa diferentes características dos habitantes de uma cidade, um estado ou uma nação.
A palavra tem origem no latim “census” que significa "estimativa". Na Antiga Roma, o censo era realizado para identificar os proprietários de terras e determinar o pagamento de impostos.
Na Idade Média, censo era também um tipo de pensão anual que os servos pagavam ao senhor pela posse de uma terra ou por um contrato.
O censo ou recenseamento demográfico é um “retrato” da população que mostra quem são, onde estão e como vivem os habitantes de determinada nação. Através do censo é possível acompanhar a evolução de uma população ao longo do tempo.
O censo demográfico é a principal fonte de dados sobre a população que habita cada localidade, consistindo no mais importante instrumento de consulta para criação de estratégias e tomada de decisões sobre investimentos em áreas como Educação, Saúde, Cultura e Infraestrutura.
A realização do censo em quase todos os países do mundo acontece de 10 em 10 anos. No Brasil, o primeiro censo demográfico foi realizado em 1872. Em 2010 foi realizado o XII Censo Demográfico pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entidade responsável pela elaboração do censo demográfico brasileiro desde 1940.
Na educação, é feito o Censo Escolar, que recolhe os dados estatísticos específicos das escolas públicas e privadas em todo o país.

ATIVIDADES

1)    Alguém da sua família já respondeu á perguntas para o Censo? Em caso afirmativo, pergunte a ele quando e como foi a entrevista e registre a resposta.



2)    Escreva sobre a importância da realização de um Censo. 











HISTÓRIA/VANILDO
Felipe Amorim
Do UOL, em Brasília
13/12/2016 13h32Atualizada em 13/12/2016 16h22

  PEC do Teto é aprovada em votação final e congela gastos por 20 anos
 Apontada pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) como sua principal medida no campo econômico, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do teto dos gastos públicos foi aprovada em sua última votação no Senado nesta terça-feira.
 A proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 16 contrários na segunda votação, que contou com 70 senadores, votaram a favor da PEC: Aloysio Nunes e José Aníbal - PSDB-SP, Marta Suplicy – PMDB e outros, votaram contra a PEC, Lídice da Mata - PSB-BA, Lindbergh Farias - PT-RJ e outros.
  Entenda a PEC
 A PEC propõe limitar o crescimento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos ao percentual da inflação nos 12 meses anteriores. Na prática, a medida congela os gastos do governo, já que a reposição da inflação apenas mantém o mesmo poder de compra do Orçamento, ou seja, o governo continua podendo comprar a mesma quantidade de produtos e serviços.
 O principal objetivo da proposta, segundo o governo, é conter o avanço da dívida pública por meio do controle nos gastos públicos. A ideia é que ao arrecadar, com impostos, mais do que gasta, o governo consiga reduzir o total da dívida.
 O PIB (Produto interno Bruto) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país a cada ano e serve como principal indicador do desempenho da economia.
 Os defensores da medida apontam o desequilíbrio nas contas do governo como o principal argumento em defesa da PEC. Se aprovada, no décimo ano de vigência da medida, o presidente da República poderá enviar projeto de lei complementar ao Congresso pedindo mudanças nas regras.
 Saúde e educação
 Uma das principais críticas à medida é a mudança nas regras dos gastos com saúde e educação. Hoje, essas áreas recebem um percentual mínimo calculado com base nas receitas do governo. Ou seja, se a economia cresce, aumentam os investimentos nas duas áreas.
 Estudo de pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou que a saúde pode perder até R$ 743 bilhões nos 20 anos de vigência da PEC.
 Já a educação pode ter perdas no Orçamento de até R$ 25,5 bilhões por ano, segundo apontou estudo técnico da Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados.
 Em 15 de dezembro de 2016, foi publicada no Diário Oficial a Emenda Constitucional 95/16, chamada pelos movimentos sociais de “PEC da morte” desde sua tramitação na Câmara e no Senado. 
 Emenda Constitucional n.º 95, também conhecida como a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Públicos, alterou a Constituição brasileira de 1988 para instituir o Novo Regime Fiscal.
 Durante o processo legislativo recebeu diversas denominações: PEC do TetoPEC 241 na Câmara dos Deputados e PEC 55 no Senado Federal. Seus opositores cunharam para ela o epíteto de PEC da Morte.
 Os casos crescentes do novo corona vírus no Brasil estão escancarando as deficiências de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Emenda Constitucional (EC) 95/2016, conhecida como a “emenda do fim do mundo” e aprovada no governo Temer, congelou os gastos com saúde por 20 anos.
“ Um sistema já deficitário pode colapsar, segundo especialistas, se medidas urgentes não forem tomadas ”. Segundo um estudo da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), o SUS já perdeu R$ 20 bilhões de 2016 para cá. Ao longo de duas décadas, os danos são estimados em R$ 400 bilhões. “A auto proibição orçamentária que foi criada em 2016 é um suicídio econômico, político e social”, define o conselho.
           
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR, GEOGRAFIA (8ºC, 8º D, 1º TA, 1ºTB, 1ºTC, 2ºTA), HISTÓRIA (9ºC, 2ºTB)                                                                                                      
                Leia o texto e responda:
1.    A PEC do Teto foi aprovada no governo de qual presidente da República?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2.    Qual nome recebeu a PEC do Teto antes de sua aprovação no senado federal?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3.    Antes da aprovação, como era a regra de gastos com saúde e educação?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4.    Qual é a definição para a sigla PIB?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
EMAIlvanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.






INGLÊS/PROFªMONICA
Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 9º A,B,C
Atividade semanal: 15/06/20 a 19/06/20
Orientação da atividade: Faça a leitura do texto, depois responda às questões.
Mitologia: a longa e romântica história do Cupido
One of the most famous love signs is Cupid: that beautiful boy with wings and bow and arrows. He aims his arrow at human hearts causing them to fall in love.
Cupid, the Roman god of love, was known as Eros in ancient Greece, the young son of Aphrodite, the goddess of love and beauty. To the Romans, his mother was Venus and mortal Psyche was his bride.
Tradução do texto
Um dos mais famosos sinais de amor é o Cupido: aquele garoto lindo com asas, arco e flecha. Ele aponta sua flecha para os corações humanos, fazendo com que se apaixonem.
Cupido, o deus romano do amor, era conhecido como Eros na Grécia antiga, o jovem filho de Afrodite, a deusa do amor e da beleza. Para os romanos, sua mãe era Vênus e a mortal Psiquê era sua noiva.
1) Responda às questões abaixo.
a) O texto acima é apenas um trecho da história de Cupido. Você já leu ou conhece alguma história da Mitologia Grega ou Romana? Qual?
b) Pesquise uma história da mitologia grega ou romana e conte um pouco sobre o que achou de interessante na história. Escreva em inglês e português. (Mínimo 5 linhas)

Faça a atividade e envie por e-mail. monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªJOBIANE
SEMANA DE 15/06/2020 A 19/06/2020.

AULA 1, 2 E 3 - TEMA: RACISMO

- LÍNGUA PORTUGUESA  - 9º A, B E C
PROFESSORA: JOBIANE REIS - LÍNGUA PORTUGUESA

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.


1- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir o vídeo abaixo com tema Racismo:


2- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Desenvolver uma redação (de autoria própria) com o tema: A persistência do racismo nos dias atuais - enviar para o email: jobiane.reis@hotmail.com em arquivo     WORD OU PDF.

:
AULA 3, 4 e 5  - TEMA: RACISMO

1- ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Pesquisar sobre as personalidades negras que marcaram o Brasil, registrar as informações mais importantes no caderno, seguir o índice da pesquisa abaixo:

  • Aqualtune
  • Dandara
  • Tereza de Benguela
  • Maria Firmino dos Reis
  • Machado de Assis
  • Pinxinguinha
  • Adhemar Ferreira da Silva
  • Pelé
  • Marielle Franco



















MATEMÁTICA / PROFª MARCELA


PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 º ANOS A, B e C
Atividades proposta para o período de 15/06/2020 a 19/06/2020 (6 aulas)
segunda-feira
terça-feira
quarta-feira
quinta-feira
sexta-feira
9ºano A
9ºano A
9ºano A
9ºanoC
9ºano A
9ºano A
9ºano A
9ºanoB

9ºanoC
9ºanoC
9ºanoC
9ºanoB

9ºanoC

9ºanoB
*****

9ºanoB

9ºanoB


9ºanoB

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

ATIVIDADE AVALIATIVA
Tempo para realização (2 aulas)

NOME:_________________________________________________TURMA_______DATA

___/06/2020
1)    A idade de Pedro é 30 anos e a idade de Josefa é 45 anos. Qual é a razão entre as idades de Pedro e Josefa?
2)    A distância entre duas cidades num mapa de escala 1:2000 é de 8,5 cm. Qual a distância real entre essas duas cidades?

3)    Quatro segmentos, AB, CD, EF e GH, são proporcionais nessa ordem. Sabendo que o comprimento do segmento AB é de 20 cm e que a razão de proporcionalidade é 2,5, calcule o comprimento do segmento CD.
4) Sendo a//b//c, determine x: 
5) Os retângulos a seguir são semelhantes. Qual a medida de x?


CADERNO APRENDER SEMPRE (1 AULA DE RECUPERAÇÃO)
Atividades proposta para serem realizadas no caderno apreender sempre páginas 8 e 9.
11)No plano cartesiano abaixo, estão dispostos dez pontos. Observem atentamente a figura e preencham a tabela informando as coordenadas dos pontos e onde cada um está localizado. Observe o exemplo do feito na tabela com o ponto A.
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Para essa aula vocês vão escutar o conto   capítulos: 4 10: 55
Nome do Conto:___________________
Vocês devem fazer o registro do conto descrevendo e relacionado qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

INICIANDO 2º BIMESTRECADERNO DO ALUNO PARTE 1
Situação de Aprendizagem 1 (página 64 do caderno do aluno parte 1) (2 aulas)

Antes de iniciarmos vamos refletir sobre o tema que abordaremos na Situação de Aprendizagem 1, compreender como é possível escrever os números muito grandes e muito pequenos em notação científica e dessa forma realizar as operações que os envolve, além de aplicá-los em diferentes contextos.
Quais conhecimentos prévios precisaremos para a compressão do tema abordado!
Vamos lá!
Propriedades de Potenciação de mesma Base.
Lembrando que!
 
AGORA VAMOS REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DO CADERNO DO ALUNO

Atividade 1-Operando com Notação Cientifica e 1.1
Atividade 2-O universo: números que impressionam 2.1;2.2;2.3

Observação estou acompanhando nossas aulas no centro de mídias fiquem atentos com a participação!
Programação das aulas no centro de mídias

15/junho
segunda-feira
9º ano do EF II
00:14:00
00:14:45
Duração 45min
Matemática
16/junho
terça-feira
9º ano do EF II
00:14:00
00:14:45
Duração 45min
Matemática
17/junho
quarta-feira
9º ano do EF II
00:14:45
00:15:30
Duração 45min
Matemática


Lembrando que!!!! Estou esclarecendo dúvidas por e-mail e disponibilizando meu Watts.





PROJETO DE VIDA/PROFºDENIS


Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries: 6ºA, 7ºB, 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC,1ºD
Nome:___________________________________________
2º Bimestre- Atividade 2- Semana Quarentena 15.06 à 19.06
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ALUNO:

ü  6º Ano: Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno
Leia A SUA AUTOIMAGEM, em seguida responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  7º Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO, em seguida responda Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  8º Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia a APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DAS ENTREVISTAS, em seguida respondam  o ponto de vista da pessoal que você  entrevistar sobre o ECA, o que ela disse e o que você pensa sobre em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  Ano:  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Baseado na Atividade 2 do caderno do aluno, busquem em fontes confiáveis sobre os Desafios do Ensino Médio no Brasil, em seguida reflita e responda em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;

ü  1º EM :  Situação de Aprendizagem 2 do caderno do Aluno:
Leia NOSSOS SONHOS, em seguida responda a Atividade 2 em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;


Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010




TEC. e INOVAÇÃO/PROFªSANDRA
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:                                                                                           Série:9º
Matéria de Tecnologia e Inovação
2º Bimestre
Atividade do período 18/06 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.    Criar uma campanha contra o Cyberbullying.



Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário