segunda-feira, 15 de junho de 2020

8ºANOS SEMANA DE 8 A 12 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 a 12 DE JUNHO
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ELETIVAS 

ESPORTE E LAZER  PROFª JOBIANE
E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020.

AULA 1 E 2 - TEMA: FAKE NEWS

ELETIVA - ESPORTE E LAZER - 8º ANO - EFII
PROFESSORA: JOBIANE REIS

v ORIENTAÇÃO:

v Os textos devem ser registrados ou impressos e colados no caderno;

v As pesquisas  e os exercícios devem ser enviados para o email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do aluno para verificação no retorno das aulas;

POR GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.

v PROCURAR EM JORNAIS. REVISTAS, INTERNET (PARA IMPRESSÃO), RECORTAR E COLAR NO CADERNO  REPORTAGENS DE DOIS ATLETAS BRASILEIROS QUE SOFRERAM FAKE NEWS.

v PESQUISAR 10 CUIDADOS DEVEMOS TER COM AS FAKE NEWS E ENVIAR PARA O EMAIL: jobiane.reis@hotmail.com


ELETIVAS/PROFºDENIS

Eletiva Grana no Bolso                                                    Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º
Nome:___________________________________________
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

2º Bim- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06


Fontes de Renda- Tudo aquilo que gera receitas:

q Salário
Geralmente é gerado por um emprego onde vendemos nosso tempo em troca de um valor financeiro;
q Freelances
Geralmente é gerado quando fazemos bicos em algo que temos habilidade;
q Empreendimento
Geralmente é gerado quando criamos um negócio;
q Renda Passiva
Geralmente é gerado botamos o $ para trabalhar;
q Imóveis
Geralmente é gerado quando locamos imóveis.

Das categorias de fontes renda mencionadas acima citadas dê um exemplo de cada que encontrarem.


Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação;       Saber digital; Empreendedorismo.


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


ELETIVAS

ESPORTE E LAZER

              


CONTEÚDOS:
·       Unidade Temática: Esporte e Lazer
·       Conhecimento sobre lazer e criatividade;
·       Concientização da prática esportiva;

ATIVIDADES
·       Montar um caça palavras com tema de esportes olimpicos e opções de lazer;(ex: Natação no esporte, Pipa no lazer);
·       Realizar alguma atividade esportiva em casa;
·       (jogar bola no quintal, jogar vídeo-game com movimento, jogos com competitividade);
·       Descrever o que contribuiu essas atividades para o seu desenvolvimento

E-mail para devolutiva


Data de entrega até: 12/06/2020
ELETIVAS
Alimentação Saudável 
Professora: Lucilene Pereira dos Santos

 Alimentação Saudável         Turma: 8ºD        2 aulas semanais
Conteúdo
Valor nutricional dos alimentos
Habilidades e competências
Desenvolver o habito de adquirir uma alimentação saudável.
Analisar e interpretar os valores calóricos dos alimentos.
Desenvolvimento
1ºpasso: Revisar os conteúdos anteriores.
2ºpasso: Faça uma analise da sua alimentação a partir de seus conhecimentos.
3ºpasso: Agora resolva o que se pede
1)    Ao planejar uma dieta saudável, você acha que todos os nutrientes devem ter a mesma importância na dieta? Explique.
2)    Conteúdo calórico de alguns alimentos:

Copo de limonada adoçada (250g)                                 130 Kcal
Pão francês (50g)                                                            140 Kcal
Fatia  de bolo de chocolate (50g)                                    180 Kcal
Bife grelhado (100g)                                                        300 Kcal
Goiaba (100g)                                                                   67 Kcal
Laranja (100g)                                                                   50 Kcal
Gelatina (100g)                                                                  70 Kcal
Batata doce (100g)                                                           105 Kcal
Kiwi (100g)                                                                          61 Kcal
Feijão (100g)                                                                     333 Kcal
Arroz (100g)                                                                       360 Kcal
Couve-flor (100g)                                                                 25 Kcal
Alface (100g)                                                                        16 Kcal
Tomate (100g)                                                                       21 Kcal
Leite (200g)                                                                          120 Kcal
Energia gasta em algumas atividades durante uma hora de uma pessoa com 70 quilogramas.
Sentado, em repouso                                                            70 Kcal
Caminhando                                                                        210 Kcal
Nadando devagar                                                                420 Kcal
Correndo                                                                                  560 Kcal

Use os dados apresentados para resolver esta atividade. Considere uma pessoa com 70 quilogramas.
2.1) Quais alimentos, nas quantidades mostradas, fornecem energia suficiente para correr durante uma hora?
2.2) Quais dos alimentos, nas quantidades mostradas, fornecem energia suficiente para caminhar durante uma hora?
2.3) Uma fatia de bolo de chocolate fornece energia suficiente para nadar durante uma hora? E nadar meia hora?
2.4) O que fornece mais energia 2 goiabas ou 1 copo de limonada adoçada?
2.5) Quantos pãezinhos fornecem a energia para ficar 2 horas em pé?
2.6) Quantas laranjas seriam necessárias para fornecer a energia gasta para nadar uma hora?
2.7) Se uma pessoa comer duas gelatinas e ficar sentada em repouso, quanto tempo levara para gastar a energia fornecida por elas?
2.8) Se uma pessoa comer um sanduiche feito com   bife grelhado e um pãozinho, ela terá obtido energia para nadar por uma hora? E para correr por uma hora?
2.9) Faça um cardápio alimentar para uma pessoa com 70 quilogramas que consome 1500 Kcal diárias.
Recursos
Pesquisa em livros e na internet , blog da escola
Avaliação
Registro no caderno e o envio das questões resolvidas por e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com
 Não esqueça de colocar o nome completo, a serie e a turma.


OBS: Plantão de duvidas sera na segunda-feira das 9:00 as 9:45        

8ºA

ARTE/PROFªADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º A

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Nesta atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.



RECURSOS:

Caderno para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

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CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências                        Turmas: 8ºA               4 aulas semanais
Conteúdo
Uso consciente de energia elétrica;
Fontes, tipos transformação e uso consciente de energia elétrica.
Habilidades e competências
Selecionar, planejar e propor ações coletiva para otimizar o uso da energia elétrica na escola/comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade, tais como consumo de energia e eficiência energética e ainda hábitos de consumo responsável.
Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde as usinas geradoras termelétricas, eólicas e outras, ate sua cidade, comunidade, casa ou escola, analisar semelhanças e diferenças bem como aspectos favoráveis e desfavoráveis, relacionar a produção de energia com os impactos socioambientais, desse processo e avaliar a  evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
Desenvolvimento
1ºpasso: Registre no caderno  como seria a nossa vida sem a energia elétrica?
2ºpasso: Acesse o simulador de consumo de energia elétrica.
1)    Como a comunidade esta utilizando a energia elétrica?
2)    Quais são os aparelhos que usamos em nosso dia a dia que consomem mais energia elétrica?
3)    Na sua opinião, qual a relação que existe entre consumo de energia e apagão?
4)    O que podemos fazer para adotar hábitos de consumo consciente e responsável de energia em nossas casas e na escola?
3ºpasso: Pesquise a “Hora do Planeta” ww Brasil e registre os pontos mais importantes em seu caderno e responda as questões abaixo:
5)    De onde vem a energia elétrica?
6)    Como ela chega ate as nossas casas?
7)    Como o uso que fazemos da energia, considerando sua geração e como chega ate nos, impacta o ambiente e a qualidade de vida?
8)    Envie uma pesquisa de onde vem a energia elétrica.
Recursos
CMSO, blog da escola, redes sociais, vídeos, casa eficiente, uma viagem eletrizante, mini gerador eólico
Avaliação
Registro  dos pontos mais importantes no caderno e entrega da pesquisa e das questões no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com

Não se esquecer de colocar o nome completo, a serie e a turma.
OBS: Plantão de duvidas será na quarta-feira das 8 às 9 horas




EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFª DENISE


PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8° A

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

         ESPORTES PARALÍMPICOS:
         LUTAS


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • (EF08EF21*) identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação
·       (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:

● Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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Aula II: Ler o texto:

                                                               História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), JU (suave) e DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô

Tarefa : Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder, realizadas no próprio caderno.

Enviar para:




DATA: 08 á 12/06/2020




GEOGRAFIA/PROFº DJAIR
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 8º Anos : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas de produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.
GEOGRAFIA : Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
Charge Aroeira.
“Podemos dizer que é chocante e revoltante ver a autoridade máxima do nosso país brincando com a morte alheia. Infelizmente, enquanto não formos capazes de voltar a ter algum controle coletivo sobre a produção e circulação de dados e informações, os políticos atualistas continuarão a dobrar a realidade a seu favor.”
Após fazerem as leituras da charge e do fragmento do texto, se necessário pesquisem para complementar o entendimento.
ATIVIDADE: Em seguida façam uma breve redação de até 20 linhas, explicando o seu entendimento sobre o tema abordado.
Responda no caderno, colocando o título dá atividade e enumerando às respostas, se for o caso.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome acima de cada página com número e série. Envie para: < djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br >

‘ SE PRECISAR DESCANSE, MAS NÃO DESISTA ! ’

HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho


HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br           

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

Leia o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as questões propostas.


            O professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em cidadão.
Revolução Francesa e Cidadania
            Impossibilitado de usar a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto, proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
            Se essa Declaração, de 17 artigos e um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês Albert Soboul, uma obra de circunstância.  
            Esse caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
            O artigo primeiro da Declaração estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
            O novo homem que daí nasce é intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada, entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos de cidadania, tão recentemente alcançados.
            Os demais artigos da Declaração tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo cidadão francês.
            Resta, agora, somente mencionar o que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio, devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
            A Nação é soberana, devendo-se compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário, pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças públicas e da administração (artigos 14 e 15).
            Foram esses 17 artigos, nascidos de uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus, fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro

            Quando falamos, escrevemos ou pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII, passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA, Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo: Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder as questões abaixo:
1)    Qual a posição das forças armadas no contexto que antecede a Revolução Francesa?
2)    Quais eram as ordens que compunham a França antes da Revolução Francesa?
3)    O que você entende por direito à propriedade?
4)    De acordo com o texto como está colocada a lei?
5)    De acordo com o texto qual é o objetivo do Estado?
6)    De acordo com o texto quando o Estado não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7)    A cidadania é uma lenta construção. Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?
INGLÊS /PROFª MONICA

Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso do verbo ir (go) em inglês.


Orientação da 1ª aula

1)      Os dias da semana em inglês são chamados de "weekdays"; o final de semana é "weekend"

 Leia atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.

  • I go to church on Sundays. / Eu vou à igreja aos domingos.
  • I don't work on Saturdays. / Eu não trabalho aos sábados.
  • I have English classes on Monday. / Eu tenho aulas de inglês na
  • segunda-feira.


Orientação da 2ª aula

1)    De acordo com os exemplos da aula anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir. Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº RENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO  A- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk

E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN


                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 08/06 a 12/06 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.

1 – TEMA:     - Notação científica

                  
                      - AS DESCOBERTAS DA BASE 10/  Números Muito Grandes e Muito Pequenos


Competências e habilidades:
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar  sobre as coisas que estão no mundo que são visíveis a olho nu e as que não estão ao alcance da nossa visão, exceto com o uso de equipamentos específicos, como o microscópio.
-Qual seria a maior “coisa” do mundo? E a menor?
-De que forma seria possível registrar essas medidas?
* Pesquisar sobre a descoberta da base 10.
* ( Registrar um resumo da pesquisa no caderno)

-Resolver os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2: Atividade 1: Exercício 1.1; Atividade 2: Exercício:  2.1 ao 2.5; Atividade 3: Exercícios: 3.1 e 3.2   ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for insuficiente, resolva no caderno.

O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados nessa atividade.


3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:
                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries:  8ºA
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06


ü  8º Ano:  Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
NOSSOS DIREITOS,  reflita sobre a situação e fale a respeito dos nossos diretos e o que o ECA proporciona para Crianças e Jovens? Respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;



Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental 
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

TEC. E INOVAÇÃO/PROFªMARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS TODAS AS QUINTAS AS 15H:00
Período para realização das atividades 08/06/2020 a 12/062020

   8º ano :A
Atividade Centro de mídias do dia 29/05/2020
                      Narrativas digitais https://youtu.be/XxsC5A7rudc
Fique ligado plugado ou não!
Narrativa digital: é uma storystelling (história contada) e tem elementos como enredo, narrador, personagem, tempo e espaço.

1ºpasso assistir a aula, caso não tenha assistido.
Narrativas digitais:   https://youtu.be/XxsC5A7rudc
2º Passo: Realizar essa atividade, vocês vão precisar da ajuda de seu responsável, porque com certeza devem ter em seus guardados alguma lembrança de você na fase da educação infantil, que seja, uma foto, atividade ou até mesmo uma peça de roupa ok!
3º Passo: Fazer uma narrativa contando sobre a foto ou atividade, caso você não se lembrar peça ajuda ao seu responsável você vai perceber a riqueza que são as recordações deles.
Não se esqueça, de colocar a imagem ok!
Essa Atividade foi adequada do caderno do aluno pág. 44 e 45


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA



Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.


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8ºB

ARTE/PROFªADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º  B

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Nesta atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.



RECURSOS:

Caderno para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

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CIÊNCIAS/PROFªLUCILENE

Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências                        Turmas:  8ºB              4 aulas semanais
Conteúdo
Uso consciente de energia elétrica;
Fontes, tipos transformação e uso consciente de energia elétrica.
Habilidades e competências
Selecionar, planejar e propor ações coletiva para otimizar o uso da energia elétrica na escola/comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade, tais como consumo de energia e eficiência energética e ainda hábitos de consumo responsável.
Identificar e explicar o percurso da eletricidade desde as usinas geradoras termelétricas, eólicas e outras, ate sua cidade, comunidade, casa ou escola, analisar semelhanças e diferenças bem como aspectos favoráveis e desfavoráveis, relacionar a produção de energia com os impactos socioambientais, desse processo e avaliar a  evolução da produção de energia com o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida.
Desenvolvimento
1ºpasso: Registre no caderno  como seria a nossa vida sem a energia elétrica?
2ºpasso: Acesse o simulador de consumo de energia elétrica.
1)    Como a comunidade esta utilizando a energia elétrica?
2)    Quais são os aparelhos que usamos em nosso dia a dia que consomem mais energia elétrica?
3)    Na sua opinião, qual a relação que existe entre consumo de energia e apagão?
4)    O que podemos fazer para adotar hábitos de consumo consciente e responsável de energia em nossas casas e na escola?
3ºpasso: Pesquise a “Hora do Planeta” ww Brasil e registre os pontos mais importantes em seu caderno e responda as questões abaixo:
5)    De onde vem a energia elétrica?
6)    Como ela chega ate as nossas casas?
7)    Como o uso que fazemos da energia, considerando sua geração e como chega ate nos, impacta o ambiente e a qualidade de vida?
8)    Envie uma pesquisa de onde vem a energia elétrica.
Recursos
CMSO, blog da escola, redes sociais, vídeos, casa eficiente, uma viagem eletrizante, mini gerador eólico
Avaliação
Registro  dos pontos mais importantes no caderno e entrega da pesquisa e das questões no e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com

Não se esquecer de colocar o nome completo, a serie e a turma.
OBS: Plantão de duvidas será na quarta-feira das 8 às 9 horas


EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFª DENISE



PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8°B

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

         ESPORTES PARALÍMPICOS:
         LUTAS


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • (EF08EF21*) identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação
·       (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:

● Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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Aula II: Ler o texto:

                                                               História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), JU (suave) e DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô

Tarefa : Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder, realizadas no próprio caderno.

Enviar para:




DATA: 08 á 12/06/2020

GEOGRAFIA/PROFº DJAIR
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 08 a 12 do 06 de 2020.
Série: 8º Anos :  B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Pesquisa, Leitura, interpretação de charges e textos, seguidas de produção de um breve texto explicativo e de opinião.
Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Analisar a dinâmica populacional e relacionar com as transformações tecnológicas, indicadores de qualidade de vida e nível de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, de países distintos, em diferentes regiões do mundo.
GEOGRAFIA : Diversidade e dinâmica da população mundial e local.
Charge Aroeira.
“Podemos dizer que é chocante e revoltante ver a autoridade máxima do nosso país brincando com a morte alheia. Infelizmente, enquanto não formos capazes de voltar a ter algum controle coletivo sobre a produção e circulação de dados e informações, os políticos atualistas continuarão a dobrar a realidade a seu favor.”
Após fazerem as leituras da charge e do fragmento do texto, se necessário pesquisem para complementar o entendimento.
ATIVIDADE: Em seguida façam uma breve redação de até 20 linhas, explicando o seu entendimento sobre o tema abordado.
Responda no caderno, colocando o título dá atividade e enumerando às respostas, se for o caso.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome acima de cada página com número e série. Envie para: < djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br >

‘ SE PRECISAR DESCANSE, MAS NÃO DESISTA ! ’

HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho


HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br           

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

Leia o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as questões propostas.


            O professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em cidadão.
Revolução Francesa e Cidadania
            Impossibilitado de usar a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto, proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
            Se essa Declaração, de 17 artigos e um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês Albert Soboul, uma obra de circunstância.  
            Esse caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
            O artigo primeiro da Declaração estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
            O novo homem que daí nasce é intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada, entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos de cidadania, tão recentemente alcançados.
            Os demais artigos da Declaração tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo cidadão francês.
            Resta, agora, somente mencionar o que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio, devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
            A Nação é soberana, devendo-se compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário, pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças públicas e da administração (artigos 14 e 15).
            Foram esses 17 artigos, nascidos de uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus, fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro

            Quando falamos, escrevemos ou pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII, passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA, Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo: Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder as questões abaixo:
1)    Qual a posição das forças armadas no contexto que antecede a Revolução Francesa?
2)    Quais eram as ordens que compunham a França antes da Revolução Francesa?
3)    O que você entende por direito à propriedade?
4)    De acordo com o texto como está colocada a lei?
5)    De acordo com o texto qual é o objetivo do Estado?
6)    De acordo com o texto quando o Estado não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7)    A cidadania é uma lenta construção. Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?


INGLÊS /PROFª MONICA

Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso do verbo ir (go) em inglês.


Orientação da 1ª aula

1)      Os dias da semana em inglês são chamados de "weekdays"; o final de semana é "weekend"

 Leia atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.

  • I go to church on Sundays. / Eu vou à igreja aos domingos.
  • I don't work on Saturdays. / Eu não trabalho aos sábados.
  • I have English classes on Monday. / Eu tenho aulas de inglês na
  • segunda-feira.


Orientação da 2ª aula

1)    De acordo com os exemplos da aula anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir. Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºRENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO  B- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk

E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br


MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN


                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 08/06 a 12/06 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.

1 – TEMA:     - Notação científica

                  
                      - AS DESCOBERTAS DA BASE 10/  Números Muito Grandes e Muito Pequenos


Competências e habilidades:
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar  sobre as coisas que estão no mundo que são visíveis a olho nu e as que não estão ao alcance da nossa visão, exceto com o uso de equipamentos específicos, como o microscópio.
-Qual seria a maior “coisa” do mundo? E a menor?
-De que forma seria possível registrar essas medidas?
* Pesquisar sobre a descoberta da base 10.
* ( Registrar um resumo da pesquisa no caderno)

-Resolver os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2: Atividade 1: Exercício 1.1; Atividade 2: Exercício:  2.1 ao 2.5; Atividade 3: Exercícios: 3.1 e 3.2   ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for insuficiente, resolva no caderno.

O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados nessa atividade.

  

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:
                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com


 PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries:  8ºB
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06


ü  8º Ano:  Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
NOSSOS DIREITOS,  reflita sobre a situação e fale a respeito dos nossos diretos e o que o ECA proporciona para Crianças e Jovens? Respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;



Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental 
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. E INOVAÇÃO/PROFª MARCELA

PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS TODAS AS QUINTAS AS 15H:00
Período para realização das atividades 08/06/2020 a 12/062020

   8º ano : B 
Atividade Centro de mídias do dia 29/05/2020
                      Narrativas digitais https://youtu.be/XxsC5A7rudc
Fique ligado plugado ou não!
Narrativa digital: é uma storystelling (história contada) e tem elementos como enredo, narrador, personagem, tempo e espaço.

1ºpasso assistir a aula, caso não tenha assistido.
Narrativas digitais:   https://youtu.be/XxsC5A7rudc
2º Passo: Realizar essa atividade, vocês vão precisar da ajuda de seu responsável, porque com certeza devem ter em seus guardados alguma lembrança de você na fase da educação infantil, que seja, uma foto, atividade ou até mesmo uma peça de roupa ok!
3º Passo: Fazer uma narrativa contando sobre a foto ou atividade, caso você não se lembrar peça ajuda ao seu responsável você vai perceber a riqueza que são as recordações deles.
Não se esqueça, de colocar a imagem ok!
Essa Atividade foi adequada do caderno do aluno pág. 44 e 45


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA



Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.


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8ºC

ARTE/PROFªADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º  C 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Nesta atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.



RECURSOS:

Caderno para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

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CIÊNCIAS

Professora: Ana Paula Silva dos Santos

Conteúdo: transformações de energia elétrica


Desenvolvimento e Estratégias: fazer uma pesquisa sobre as potências gastas nos aparelhos elétricos e consumo de energia em nossa residência.

Recursos utilizados – Livros didáticos e internet

Avaliação: Se dará através da devolutiva das atividades propostas pelo Professor

Nº de Aulas Previstas: 4 aulas


Período de realização: 08/06/2020 à 12/06/2020


EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE



PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA:  8C 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

         ESPORTES PARALÍMPICOS:
         LUTAS


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • (EF08EF21*) identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação
·       (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:

● Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
________________________________________________________________________________
Aula II: Ler o texto:

                                                               História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), JU (suave) e DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô

Tarefa : Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder, realizadas no próprio caderno.

Enviar para:




DATA: 08 á 12/06/2020


GEOGRAFIA/PROFº VANILDO
Atividade de Geografia (Prof. Vanildo
Turmas: 8ºC, D
Assistir ao vídeo abaixo a respeito do SUS e respondam os questionamentos: https://youtu.be/D9lnaILJuGc

1. Antes do SUS, qual era o modelo de saúde implantado no Brasil?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. Quando foi instalado o SUS no Brasil?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3. Quais são os momentos em que a União/Federal passa a ser a executora das ações, conforme lei 8080?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. Como é a participação das comunidades na gestão do SUS?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFºWILSON

E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho


HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br           

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

Leia o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as questões propostas.


            O professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em cidadão.
Revolução Francesa e Cidadania
            Impossibilitado de usar a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto, proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
            Se essa Declaração, de 17 artigos e um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês Albert Soboul, uma obra de circunstância.  
            Esse caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
            O artigo primeiro da Declaração estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
            O novo homem que daí nasce é intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada, entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos de cidadania, tão recentemente alcançados.
            Os demais artigos da Declaração tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo cidadão francês.
            Resta, agora, somente mencionar o que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio, devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
            A Nação é soberana, devendo-se compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário, pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças públicas e da administração (artigos 14 e 15).
            Foram esses 17 artigos, nascidos de uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus, fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro

            Quando falamos, escrevemos ou pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII, passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA, Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo: Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder as questões abaixo:
1)    Qual a posição das forças armadas no contexto que antecede a Revolução Francesa?
2)    Quais eram as ordens que compunham a França antes da Revolução Francesa?
3)    O que você entende por direito à propriedade?
4)    De acordo com o texto como está colocada a lei?
5)    De acordo com o texto qual é o objetivo do Estado?
6)    De acordo com o texto quando o Estado não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7)    A cidadania é uma lenta construção. Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?


INGLÊS /PROFª MONICA

Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso do verbo ir (go) em inglês.


Orientação da 1ª aula

1)      Os dias da semana em inglês são chamados de "weekdays"; o final de semana é "weekend"

 Leia atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.

  • I go to church on Sundays. / Eu vou à igreja aos domingos.
  • I don't work on Saturdays. / Eu não trabalho aos sábados.
  • I have English classes on Monday. / Eu tenho aulas de inglês na
  • segunda-feira.


Orientação da 2ª aula

1)    De acordo com os exemplos da aula anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir. Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:



LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº RENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO  C- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk

E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

MATEMÁTICA/PROFºJOSIVAN


                                                             
PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

DISCIPLINA: Matemática

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS


 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 Este plano de aula contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 08/06 a 12/06 .
Número de aulas para realização: 6 aulas por turma, totalizando 6 aulas semanais.

1 – TEMA:     - Notação científica

                  
                      - AS DESCOBERTAS DA BASE 10/  Números Muito Grandes e Muito Pequenos


Competências e habilidades:
(EF08MA01) Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na representação de números em notação científica.

Descrever os Estudos /Atividades Propostas
- Pesquisar  sobre as coisas que estão no mundo que são visíveis a olho nu e as que não estão ao alcance da nossa visão, exceto com o uso de equipamentos específicos, como o microscópio.
-Qual seria a maior “coisa” do mundo? E a menor?
-De que forma seria possível registrar essas medidas?
* Pesquisar sobre a descoberta da base 10.
* ( Registrar um resumo da pesquisa no caderno)

-Resolver os exercícios no Caderno do aluno SP Faz Escola Volume 2: Atividade 1: Exercício 1.1; Atividade 2: Exercício:  2.1 ao 2.5; Atividade 3: Exercícios: 3.1 e 3.2   ( se o espaço na apostila/caderno do aluno for insuficiente, resolva no caderno.

O vídeo acima explica os conteúdo trabalhados nessa atividade.

     

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO
                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

OBS: esses exercícios devem permanecer no caderno ou apostila, para posteriormente fazer as devidas correções. Caso tenham dúvidas podem entrar em contato pelo chat do CMSP ou no e-mail abaixo:
                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

PROJETO DE VIDA/PROFº DENIS

Projeto de Vida                                             Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf 
Séries:  8ºC
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06


ü  8º Ano:  Situação de Aprendizagem 1 do caderno do Aluno:
NOSSOS DIREITOS,  reflita sobre a situação e fale a respeito dos nossos diretos e o que o ECA proporciona para Crianças e Jovens? Respondam em seus Diários de práticas e Vivências e envie para o professor por e-mail;



Público: 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental 
Habilidades envolvidas: Determinação; Organização, Empatia e Respeito, Entusiasmo; Iniciativa social, Assertividade, Curiosidade para aprender, Foco; Organização, Autoconfiança


DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010


TEC. E INOVAÇÃO/PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
PLANTÃO DE DÚVIDAS TODAS AS QUINTAS AS 15H:00
Período para realização das atividades 08/06/2020 a 12/062020

  
   8º ano : C

Atividade Centro de mídias do dia 29/05/2020
                      Narrativas digitais https://youtu.be/XxsC5A7rudc
Fique ligado plugado ou não!
Narrativa digital: é uma storystelling (história contada) e tem elementos como enredo, narrador, personagem, tempo e espaço.

1ºpasso assistir a aula, caso não tenha assistido.
Narrativas digitais:   https://youtu.be/XxsC5A7rudc
2º Passo: Realizar essa atividade, vocês vão precisar da ajuda de seu responsável, porque com certeza devem ter em seus guardados alguma lembrança de você na fase da educação infantil, que seja, uma foto, atividade ou até mesmo uma peça de roupa ok!
3º Passo: Fazer uma narrativa contando sobre a foto ou atividade, caso você não se lembrar peça ajuda ao seu responsável você vai perceber a riqueza que são as recordações deles.
Não se esqueça, de colocar a imagem ok!
Essa Atividade foi adequada do caderno do aluno pág. 44 e 45


Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA



Não se esqueçam de encaminhar juntamente a ficha de acompanhamento das aulas do centro de mídias.


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8ºD

ARTE/PROFªADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              8º  D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:


           Atividade Música

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afrobrasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Nesta atividade do caderno do aluno Situação de Aprendizagem II, atividade de Sondagem 1 página 104 o aluno vai mostrar o que sabe sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.



RECURSOS:

Caderno para anotações, lápis, borracha, lápis de cor.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

__



CIÊNCIAS

Professora: Ana Paula Silva dos Santos

Conteúdo: transformações de energia elétrica


Desenvolvimento e Estratégias: fazer uma pesquisa sobre as potências gastas nos aparelhos elétricos e consumo de energia em nossa residência.

Recursos utilizados – Livros didáticos e internet

Avaliação: Se dará através da devolutiva das atividades propostas pelo Professor

Nº de Aulas Previstas: 4 aulas


Período de realização: 08/06/2020 à 12/06/2020

EDUCAÇÃO FÍSICA/PROFªDENISE



PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02

DISCIPLINA/TURMA: 8°D.

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

         ESPORTES PARALÍMPICOS:
         LUTAS


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

  • (EF08EF21*) identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação
·       (EF08EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.
  • (EF08EF17) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas experimentadas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Aula I: Ler o resumo abaixo:
As lutas evidenciam as disputas corporais nas quais os participantes empregam técnicas, táticas e estratégias específicas para imobilizar, desequilibrar, atingir ou excluir o oponente de um determinado espaço, combinando ações de ataque e defesa dirigidas ao corpo do adversário. Dessa forma, além das lutas presentes no contexto comunitário e regional, podem ser contempladas as lutas brasileiras, bem como lutas de diversos países do mundo (Judô, Aikido, Jiu-Jítsu, Muay Thai, Boxe, Boxe Chinês, Esgrima, Kendo, Kenjutsu etc).

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

Pensando nas lutas já vivenciadas em anos anteriores, registre seus conhecimentos sobre as questões abaixo:

● Você já teve a oportunidade de praticar alguma luta? Qual?
● Você conhece as regras específicas de alguma luta? Quais são elas?

Tempo para realização da atividade: 45 minutos
________________________________________________________________________________
Aula II: Ler o texto:

                                                               História do Judô
O Judô é derivado do Ju-Jutsu, uma arte que serve tanto para atacar quanto para defender usando nada mais que o seu próprio corpo.
Por muitos anos, o jovem Jigoro Kano, que nasceu no Japão, dedicou-se a estudar sobre as antigas formas de autodefesa, procurando encontrar explicações científicas aos golpes, baseadas em leis de dinâmica, ação e reação. Ele selecionou e classificou as melhores técnicas dos vários sistemas de Ju-Jutsu em um novo estilo chamado de Judô.
O Judô reúne dois Kanjis (ideogramas), JU (suave) e DO (caminho) e os estilos de Ju-Jutsu japonês, TENJIN-SHINYO-RYU e o KITO-RYU, utilizados para dar base a sua criação e a alguns princípios filosóficos, entre eles: o SEIRYOKU-ZEN-YO – que é o princípio caracterizado pela mínima força e máxima eficiência utilizando a energia do oponente para superá-lo; e o JITA-KYOEI - que é o princípio caracterizado pela prosperidade e pelo crescimento mútuo para propiciar o convívio harmônico e solidário.
A filosofia do Judô tem por base o respeito ao seu oponente, como forma de auto respeito, assim, o mestre Jigoro Kano idealizou um código moral baseado em oito princípios básicos:
● Cortesia, para ser educado no trato com os outros;
● Coragem, para enfrentar as dificuldades com bravura;
● Honestidade, para ser verdadeiro em seus pensamentos e ações;
● Honra, para fazer o que é certo e se manter de acordo com seus princípios;
● Modéstia, para não agir e pensar de maneira egoísta;
● Respeito, para conviver harmoniosamente com os outros;
● Autocontrole, para estar no comando das suas emoções;
● Amizade, para ser um bom companheiro e amigo.

O Judô possui um repertório técnico extenso, apresentamos abaixo alguns deles:
● KUMI-KATA (Pegadas) - é a maneira de segurar com as mãos no JUDOGUI (roupa do judô), fundamental para ataques e defesas de golpes
● KUSUSHI (Desequilíbrio) - é levar o oponente a uma posição de desequilíbrio.
● UKEMI-NO-WAZA (técnicas de amortecimento) - usada para amortecer as quedas dos golpes do Judô.
● TE-WAZA (técnicas de braço) - são técnicas de projeção ao solo que usam os braços.
● KOSHI-WAZA (técnicas de quadris) – são técnicas de projeção ao solo que usam os quadris.
● ASHI-WAZA (técnicas de perna) - são técnicas de projeção ao solo que usam os pés ou as pernas.
● OSSAE-WAZA (técnicas de imobilização) - são técnicas para imobilizar o oponente no solo.
● SHIME-WAZA (técnicas de estrangulamento) – são técnicas para estrangular o oponente.
● KANSETSU-WAZA (técnicas de chaves nas articulações) – são técnicas de torções nos braços do oponente.

Fonte: Confederação Brasileira de Judô

Tarefa : Após ler o texto, escreva sua opinião sobre essa modalidade de Luta .

Tempo para realização da atividade: 45 minutos


RECURSOS:

Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Google e Blog da escola.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro das questões e pesquisas deverá ser enviado por email ou se não puder, realizadas no próprio caderno.

Enviar para:




DATA: 08 á 12/06/2020

GEOGRAFIA/PROFº VANILDO
Atividade de Geografia (Prof. Vanildo
Turmas: 8ºC, D
Assistir ao vídeo abaixo a respeito do SUS e respondam os questionamentos: https://youtu.be/D9lnaILJuGc

1. Antes do SUS, qual era o modelo de saúde implantado no Brasil?
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2. Quando foi instalado o SUS no Brasil?
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3. Quais são os momentos em que a União/Federal passa a ser a executora das ações, conforme lei 8080?
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4. Como é a participação das comunidades na gestão do SUS?
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 EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
OBS: disponibilizarei o horário das 19h ás 20h30min, para esclarecimentos de possíveis dúvidas, toda quarta feira.

HISTÓRIA/PROFº WILSON

E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira


ROTEIRO DE ESTUDOS/ATIVIDADE

Carga horária: 04 aulas
Semana de 08 a 12de junho


HABILIDADES: (EF08HI04) Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br           

ACESSE PELO CENTRO DE MÍDIAS O GOOGLE CLASSROOM, MURAL E ATIVIDADES DA SUA SALA E DESENVOLVA ATIVIDADES PROPOSTAS.

Leia o texto abaixo. Procure no dicionário palavras desconhecidas e responda as questões propostas.


            O professor Nilo Oldalia, livre-docente em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), escreveu o texto a seguir, no qual ressalta a importância da Declaração dos Direitos do Homem no processo de transformação do homem em cidadão.
Revolução Francesa e Cidadania
            Impossibilitado de usar a força armada, porque esta já começa a ser insubordinada, desobedecendo às ordens de seus superiores quanto à repressão ao povo, Luís XVI se vê constrangido a aceitar as imposições em favor de uma nova constituição e convoca uma nova assembléia de todas as ordens (Nobres, Clero e Terceiro Estado), que se transforma numa Assembléia Constituinte. Mas, antes da elaboração da nova constituição francesa, o Terceiro Estado, em 26 de agosto, proclama a Declaração dos Direitos do Homem.
            Se essa Declaração, de 17 artigos e um preâmbulo, por seu caráter universal, é um passo significativo no processo de transformar o homem comum em cidadão, cujos direitos civis lhe são garantidos por lei, ela não deixa de ser, como acentua o historiador francês Albert Soboul, uma obra de circunstância.  
            Esse caráter lhe advém pelo fato de não ser tão abrangente ao definir os direitos civis do cidadão, ou, em alguns casos, em dar com uma mão e retirar com a outra, ou em assegurar o direito de alguns, à propriedade, por exemplo, sem que nada seja dito em relação aos miseráveis sem propriedade.
            O artigo primeiro da Declaração estabelece que “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”, tais direitos são naturais e imprescritíveis e cabe a toda e qualquer associação política sua defesa e conservação. Esses direitos consistem na liberdade, no direito à propriedade, na segurança e na resistência à opressão.
            O novo homem que daí nasce é intrinsecamente um cidadão, cuja liberdade deve estar também assegurada, entendendo-se a liberdade como o “direito de fazer tudo que não prejudique os outros” (artigo 4). Nos artigos 7 e 9, a liberdade é melhor elucidada, ao ser adjetivado – liberdade da pessoa, liberdade individual – ou por erigir barreiras a certos procedimentos que a ofendessem como as acusações e prisões arbitrárias, e como uma conseqüência lógica desses pressupostos: a pressuposição da inocência. Contudo, a Declaração não se restringe a assegurar os direitos civis do cidadão, ela estabelece também seus limites. Se ao cidadão é assegurado o direito de falar e escrever, imprimir e publicar, não lhe cabe o direito de ofender ou desobedecer ao que é normatizado pela lei. E esta é, sem dúvida, uma restrição bastante ponderável, pois coloca a lei acima dos direitos de cidadania, tão recentemente alcançados.
            Os demais artigos da Declaração tratarão de temas tão importantes como o direito da propriedade, considerado um direito natural, ninguém podendo ser dele privado – e se, necessidade do Estado, a propriedade for confiscada, seu proprietário deverá ser devidamente indenizado. Como decorrência do fato de todos serem iguais perante a lei, as dignidades, os cargos e os postos de trabalho públicos serão acessíveis a todo cidadão francês.
            Resta, agora, somente mencionar o que a Declaração contém sobre os direitos da Nação, embora estes, em princípio, devam estar sempre subordinados aos direitos do cidadão, visto que o Estado não é um fim em si mesmo; seu objetivo maior é assegurar que os direitos civis sejam usufruídos pelo cidadão. Quando o Estado falhar nessa sua principal missão, ao cidadão resta o direito de sublevação.
            A Nação é soberana, devendo-se compreendê-la como o conjunto de cidadãos (artigo 3), e a lei deve ser a expressão da vontade geral. Conforme preceituava Montesquieu, deveria haver uma separação dos poderes políticos, a saber: Executivo, Legislativo e Judiciário, pois só dessa forma poderia haver uma Constituição (artigo 16). Cabia também aos cidadãos, por si ou por seus representantes, o controle das finanças públicas e da administração (artigos 14 e 15).
            Foram esses 17 artigos, nascidos de uma revolta popular sangrenta, que incendiaram a imaginação dos europeus, fossem eles pobres ou ricos, ignorantes ou intelectuais, trazendo consigo manifestações de júbilo em prosa ou em verso, nas artes plásticas, no teatro e na música. Um novo período histórico se abria para eles.
Olhos para o Futuro

            Quando falamos, escrevemos ou pensamos sobre a cidadania, jamais podemos olvidar que ela é uma lenta construção que se vem fazendo a partir da Revolução Inglesa, no século XVII, passando pela Revolução Americana e Francesa e, muito especialmente, pela Revolução Industrial, por ter sido esta que trouxe uma nova classe social, o proletariado, à cena histórica. Herdeiro da burguesia, o proletariado não apenas dela herdou a consciência histórica do papel de força revolucionária como também buscou ampliar, nos séculos XIX e XX, os direitos civis que ajudou a burguesia a conquistar, por meio da Revolução Francesa.
OLDALIA, Nilo. “A liberdade como meta coletiva”. In: História da cidadania. Jaime Pinsky & Carla Bassanezi Pinsky (orgs.). São Paulo: Contexto, 2003; p. 166-168.
Responder as questões abaixo:
1)    Qual a posição das forças armadas no contexto que antecede a Revolução Francesa?
2)    Quais eram as ordens que compunham a França antes da Revolução Francesa?
3)    O que você entende por direito à propriedade?
4)    De acordo com o texto como está colocada a lei?
5)    De acordo com o texto qual é o objetivo do Estado?
6)    De acordo com o texto quando o Estado não cumpre sua missão quais são as conseqüências?
7)    A cidadania é uma lenta construção. Partindo da realidade brasileira como você avalia nossa cidadania?

INGLÊS /PROFª MONICA

Prof.ª Monica – Inglês
Turmas: 8º A, B,C, D
Atividade semanal:08 A 12
CONTEÚDOS:
Dias da Semana (weekdays) e o uso do verbo ir (go) em inglês.


Orientação da 1ª aula

1)      Os dias da semana em inglês são chamados de "weekdays"; o final de semana é "weekend"

 Leia atentamente o exemplos abaixo, preste atenção no verbo go (ir) – perceba como nós usamos esse verbo constantemente no nosso dia a dia.

  • I go to church on Sundays. / Eu vou à igreja aos domingos.
  • I don't work on Saturdays. / Eu não trabalho aos sábados.
  • I have English classes on Monday. / Eu tenho aulas de inglês na
  • segunda-feira.


Orientação da 2ª aula

1)    De acordo com os exemplos da aula anterior, escreva um diálogo usando os dias da semana e o verbo go – ir. Escreva em inglês. Tire uma foto da atividade e me envie pelo e-mail:

monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

LÍNGUA PORTUGUESA/PROFº RENE
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 08/06/2020 A 12/06/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR
8º ANO  D- LÍNGUA PORTUGUESA - ENSINO FUNDAMENTAL - MANHÃ
Questões Polêmicas – Diversos Gêneros Textuais (Revisão)
SP Faz Escola – Caderno do Aluno
Páginas: 9 a 18 (Língua Portuguesa)
Link do vídeo da plataforma Centro de Mídias sobre o conteúdo e as questões do Caderno: https://youtu.be/JszQzs8jeus
Observação: O Caderno do Aluno – SP Faz Escola foi entregue para os alunos no mês de março. O mesmo está disponível para retirada na Unidade Escolar.
O Caderno está disponível no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/1N2UATxmiIw7focxXKsueisFdMll52xOE/view?usp=drivesdk

E-mail para entrega das atividades: renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

MATEMÁTICA/PROFª MARCELA

PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS D
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 / á 12/06/2020 (6 aulas)
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7
Caderno do aluno 1º Bimestre
Para início de conversa: (2 aulas).
Vocês já ouviram falar em cara ou coroa!
Vamos lá!
Cara ou Coroa é um jogo simples, que consiste em se atirar uma moeda ao ar para então verificar qual de seus lados ficou voltado para cima após sua queda. É comumente utilizado para se escolher entre duas alternativas ou para resolver uma disputa entre duas partes. Esse método de escolha tem necessariamente apenas duas possibilidades de resultado, as quais têm a mesma probabilidade de ocorrência. Um uso frequente é a decisão de quem fará o movimento inicial em alguma atividade. No futebol, por exemplo, a moeda decide quem ficará com o direito de opção pelo campo ou pela bola.
Uma imagem contendo traçado

Descrição gerada automaticamenteAo lançar uma moeda, qual é a probabilidade de cair a face coroa?
Resolução:
Uma moeda tem duas faces ok
Portanto:   cara   e   coroa                                                     

Ao lançar teremos 1 chance em 2
Por que nosso espaço amostral assim chamado é 2
Portanto teremos 1 chance em 2
Que podemos representar na forma fracionaria ou em percentual
     = meio ou 50%
VAMOS RESOLVER AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO CADERNO DO ALUNO PÁGINA 33
Atividade 1- Possíveis Eventos – A presença do aleatório.
1.1  Em um sorteio entre 20 participantes, cada um recebeu um número, entre 1 e 20, sem repetição. Sabendo que cada participante teve direito a um único número, escreva:

RESOLUÇÃO:
Passo a Passo da resolução:
1º Passo: Ler atentamente o problema e fazer perguntas para o problema!
Exemplos de perguntas.
Do que se trata essa situação?
Resposta: Um sorteio!
Quantas pessoas participaram desse sorteio? (espaço amostral)
Resposta :20 pessoas
Essas pessoas receberam o que?
 Resposta :Cada pessoa recebeu um número de 1 a 20 sem repetição!
Perceberam que é só ler atentamente e fazer perguntas para o problema que ele te responde!
AGORA VAMOS RESPONDER AS PERGUNTAS DO PROBLEMA
 a) Os elementos que formam o espaço amostral desse sorteio. Resposta 20
 b) Os elementos que descrevem o evento: “O resultado é um número par maior que 4 e menor que 20”.
Resposta:
Vamos encontrar os números pares compreendidos entre 4 e 20.
(4, 6,8,10,12,14,16,18, 20)
Pelo enunciado o número deve ser maior que 4 e menor que 20 correto!
Portanto queremos os números (6,8,10,12,14,16,18).
Teremos 7 elementos, ou seja 
 c) O número de elementos do evento que resultem em um número primo.
Números primos lembram são aqueles que tem apenas dois divisores o 1 e ele mesmo.
Números primos compreendidos entre 1 a 20.
(1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20)
Números primos compreendidos entre 1 a 20 são:
(2,3,5,7,11,13,17,18
 d) A probabilidade de ao se sortear um número ao acaso o evento ser múltiplo de 6.
Os múltiplos de 6 são todos os números que podem ser divididos por esse valor e resultam em outro número inteiro. Com isso, podemos concluir que os múltiplos de 6 compreendidos entre  (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,20 )
 (6, 12, 18,)
Teremos 3 elementos, ou seja 3 = 0,15 = 15  = 15%
                             20              100


Agora vocês deverão realizar as atividades da apostila página 34
Atividade1.2
Atividade 1.3


                                                         Atividade Avaliativa (2 aulas)
Nome:________________________________________Turma: 8º ano D   data___/06/2020 
Uma criança está brincando com bolinhas numeradas de 1 a 15, que estão dentro de uma caixa. Sabendo que durante a brincadeira a criança derrubou uma das bolinhas no chão, determine a probabilidade de ocorrerem os seguintes eventos:
 a) O número da bolinha que caiu ser par.
b) O número da bolinha que caiu ser primo.
c) O número da bolinha que caiu ser par e primo.
d) Ter caído qualquer uma das bolinhas, independentemente do número marcado.

     Caderno aprender sempre página 7, atividades 6
Aula de leitura (1 aula)
Audiolivro ''O Homem que Calculava'' | Malba Tahan
 Salvem esse audiolivro para nossas aulas de leitura:
Para essa aula vocês vão escutar os  capítulos: 1 0:05 /2 1:53/ 3 6:37 
Capítulo 1 e 2 é a apresentação do autor e dos personagens.
Capítulo 3 Conto
Vocês deveram fazer o registro do conto descrevendo qual o conhecimento matemático empregado pelos personagens e não se esqueça de colocar o nome do conto.

Para essa semana vocês deverão encaminhar somente as aulas de matemática do centro de mídia.
Aquela ficha que encaminhei anteriormente.
Pessoal preciso saber se vocês estão conseguindo realizar as atividades mandem mensagem pelo email fico online o tempo todo !! 

Lembrando que!!!!!!  Logo estaremos juntos. TUDO PASSA

PROJETO DE VIDA/PROFª ROSIANE

MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão

2.     TURMA

8° ANO - D
3.     DISCIPLINA:
Professor especialista, projeto de vida.

4.     CONTEÚDOS:
Reflexão de propaganda sobre o sentimento que a pandemia nos traz.

5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Foco, leitura e interpretação.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Os alunos deverão comentar sobre um, comercial que esteja passando na televisão, a respeito da pandemia o comentário devera retratar, o sentimento que o aluno teve ao ver o comercial.
Obs: As atividades anteriores, estão com a paginação erradas, os alunos devem levar em conta os temas e não a paginação, pois a paginação da apostila do professor é diferente da apostila do aluno. Desde já peço desculpas pelo transtorno, deixo registrado que vocês não serão prejudicados e que aceitarei as atividades daqueles que ainda não fizeram devido a esse transtorno.
Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei a disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Os alunos iram utilizar o caderno.

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS

02
10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
08/06/2020 a 12/06/2020
11.  PROFESSOR

Rosiane
12.  VALIDADO EM:
   08/06/2020


TECNOLOGIA E INOVAÇÃO/PROFº DENIS
Tecnologias                                                Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD 
Nome:___________________________________________

2º Bimestre- Atividade 1- Semana Quarentena 08.06 à 12.06
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

ATIVIDADE 1 – FAKE NEWS Página 59 do Caderno do Aluno
Objetivo: diferenciar fake news a partir de fontes confiáveis, analisar a veracidade das informações e de diferentes perspectivas no relato de fatos por meio da comparação em diferentes fontes de informação.

Saiba mais: Frias, Otavio Filho. O que é falso sobre fake news. Revista USP: São Paulo, n. 116, p. 39-44, janeiro/fevereiro/março 2018. Disponível em: . Acesso em: 27.dez. 2019.
Após fazer atividade 1 proposta defina como você sabe que uma informação é Fake News? Envie por e-mail do professor.




Aulas previstas: 1 aula
Público: 8º D e 9º A do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidasAutoconhecimento; Letramento Digital; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.



DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010






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