quinta-feira, 11 de junho de 2020

2º ANO - ANOS INICIAIS - SEMANA DE 26 A 29 DE MAIO

2º ANO ANOS INICIAIS SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
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2ºA
PROFESSORA MICHELLE

2 ANO
ENSINO FUNDAMENTAL I
PERÍODO TARDE.
PROFESSORES: KLEYTON WILLI, MICHELLE, HEZONILDA
SEMANA DE AVALIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

SEQUENCIA DA ROTINA DESSA SEMANA DE AVALIAÇÃO:

1.    fazer o cabeçalho normalmente no caderno colocando a data do dia exato de realização da avaliação.
2.    oriento que faça uma leitura ou assista a um vídeo de uma história.
3.    oriento que escolha um local adequado onde a criança possa ter concentração ao fazer a prova.
4.    assistir o vídeo de orientação e realizar a prova de acordo com o roteiro indicado.
5.    dar uma pausa para criança comer algo.
6.    não ajudar em hipótese alguma na avaliação, somente dar as orientações de acordo com o vídeo da avaliação, sugiro que os responsáveis assistam ao vídeo com antecedência, ou leia as orientações para conhecer mais do assunto.
7.    não preencher o gabarito.
8.    preenche o cabeçalho da prova com nome do aluno, série 2º ano c , nome da escola (escola estadual salim farah maluf) e a data que ele estará realizandoa avaliação.
9.    conversar com a criança antes de entregar o caderno de prova informando-a que a prova é de matemática ou português.
10. estimular a criança dizendo que “ela consegue”, “que ela é capaz de fazer” e não esqueça de dizer “que você não poderá dar resposta para ela.
11. verifique se a criança respondeu todas as questões, caso tenha dúvidas, entrar em contato com o professor.

A avaliação é sempre feita dentro das atividades do que o aluno chegou fazer anteriormente.
Iremos dividir em quatro etapas as duas avaliações de português e matemática, para que não venha a cansar a criança.




MATEMÁTICA

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  MATEMÁTICA
TERÇA-FEIRA DIA 26/05/2020

a)    fazer o cabeçalho 
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno. 
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 1 ,2 , 3 e 4 da avaliação nesse dia. 
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/pvrty1un6sw

Passo a passo da aplicação
ü  criar um clima agradável e tranquilo que envolva na tarefa.
ü  organizar um espaço agradável para realizar a avaliação individualmente.
ü  conversar com a criança da importância de fazer a avaliação de língua portuguesa e de matemática.
ü  estimular que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
ü  pais ou responsáveis seguir as orientações para a aplicação de acordo com as orientações prescritas
ü  explicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas.
ü  ficar atento quando surgir duvida repita a questão.
ü  lembrando quem deve resolver sozinha é a criança.



ORIENTAÇÕES DE CADA QUESTÃO

QUESTÃO 1 - leia, pausadamente, a questão.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem os números. deixar escrever o número levando em conta o tempo necessário. ditar novamente o número para que entenda o que foi dito.
em seguida, dite os números um de cada vez, orientando que escreva cada número em um quadrinho e dando um tempo para que o façam. os números a serem ditados são: 8, 16, 31, 55, 78, 100, 249 e 2020.


QUESTÃO 2 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, sobre o resultado da questão, oriente para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.

QUESTÃO 3 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, sobre o resultado da questão, oriente para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, deixando que escrever tudo o que achar necessário na no espaço da avaliação, não deixe que apague nada do que fez peça que após encontrar o resultado faça um x na alternativa correta.

QUESTÃO 4 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
peça que observe a coleção de selos, leia a perguntas e as alternativas, peça que assinale a alternativa correta. deixe no tempo da criança para resolver a questão, se for necessário faça novamente a leitura da questão.

PRONTO POR HOJE  É SÓ DEIXAR AS OUTRAS QUESTÕES PARA O DIA SEGUINTE.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  MATEMÁTICA
QUARTA-FEIRA DIA 27/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 5, 6, 7 e 8 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/pvrty1un6sw

Orientações de cada questão

QUESTÃO 5 - leia, pausadamente, a questão.
oriente a criança que escreva os números dentro de cada quadrinho que estão vazios.
NÃO LEIA OS NÚMEROS, DEIXE QUE IDENTIFIQUE SOZINHO.

QUESTÃO 6 - leia, pausadamente, a questão.
peça que observe o gráfico, não aponte o nome das escolas somente às leia, depois leia as questões abaixo, falando para colocar as resposta nas linhas de acordo com a e b. podendo fazer um x na escola e depois copiar nos nomes de acordo com a pergunta.
NÃO O AJUDE NO GRÁFICO, DEVERÁ ENCONTRAR SOZINHA A RESPOSTA.

QUESTÃO 7 - leia, pausadamente, a questão.
em seguida, proceda à leitura dos animais, um a um. e relate só que é sobre peso e altura.  dê apenas essa informação, deixando a leitura dos números e a interpretação da tabela para a criança. depois disso, leia as perguntas a e b, solicite que eles escrevam a resposta no local indicado.

QUESTÃO 8 - leia, pausadamente, a questão.
orientar a criança para escrever a resposta no local indicado. caso o aluno não entenda o conceito de diagonal, pode explicar sobre.

LÍNGUA PORTUGUESA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  LÍNGUA PORTUGUESA
QUINTA-FEIRA DIA 28/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de português. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 1 ,2 , 3 e 4 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/gwuo4-le-e4

Passo a passo da aplicação
ü  criar um clima agradável e tranquilo que envolva na tarefa.
ü  organizar um espaço agradável para realizar a avaliação individualmente.
ü  conversar com a criança da importância de fazer a avaliação de língua portuguesa e de matemática.
ü  estimular que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
ü  pais ou responsáveis seguir as orientações para a aplicação de acordo com as orientações prescritas
ü  explicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas.
ü  ficar atento quando surgir duvida repita a questão.
ü  lembrando quem deve resolver sozinha é a criança.

QUESTÃO 1  - leia, pausadamente, a questão.
oriente a criança escrever o seu próprio nome e sobrenome, no lugar indicado, na primeira página da prova, da melhor forma que puder. lembrando não ajude.

QUESTÃO 2  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
observações:
1.    orientar a criança que escreva uma palavra em cada linha;
2.    ditar as palavras pronunciando normalmente, ou seja, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
3.    não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
4.    deixar que escreva cada palavra levando em conta o tempo necessário;
5.    pronunciar pelo menos 3 vezes para que ela entenda o que está dizendo;
6.    passar para a escrita da próxima palavra da lista.

dite uma palavra de cada vez, dando tempo para o aluno escrever, na seguinte ordem:
·         pé-de-moleque
·          coxinha
·         canjica
·          pastel
·          milho

QUESTÃO 3  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
instruções: recite ou cante o trecho da cantiga a criança, solicite que faça contigo para ver se sabe de cor. peça que cada um escreva o trecho da que está falando nas linhas da prova.
não mostre a parte da cantiga que está faltando, somente a use para como base para pronunciar juntamente com a criança. a parte em destaque é a que está faltando na avaliação.

eu vi uma barata
na careca do vovô
assim que ela me viu
bateu asas e voou.

QUESTÃO 4  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
instruções: coloque o trecho da cantiga numa cartolina ou folha de sulfite que você possa recitar com a criança, leia cada linha de maneira contínua e dizendo o que está escrito em cada uma delas (também de forma contínua, isto é, sem parar ou apontar cada palavra).
1.    pronunciando normalmente, ou seja, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
2.    não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
3.    pronunciar pelo menos 3 vezes para que ela entenda o que está dizendo
4.    encontrar cada palavra levando em conta o tempo necessário;
5.    passar para a escrita da próxima palavra da lista.
após recitado peça para que circule na avaliação as palavras:
1.    delegado
2.    violão
3.    entrou
4.    boneco
5.    foi
6.     de.
                                            
QUESTÃO 5 - nesta questão você pode ler para a criança a história a seguir ou colocar o vídeo orientador.

O GATO DE BOTAS

Irmãos Grimm.
Um lavrador trabalhara muito, durante a vida toda, ganhando sempre o suficiente para o sustento da família. quando faleceu, deixou sua herança para os filhos: um sítio, um burrinho e um gato. ao filho mais velho coube o sítio; ao segundo, o burrinho; e o caçula ficou com o gato. este último, nada satisfeito com o que lhe coubera, resmungou: “meus irmãos sobreviverão honestamente. mas e eu? o que vou fazer? talvez possa jantar o gato e com o couro fazer um tamborim. mas e depois?”. o gato logo endireitou as orelhas, querendo ouvir melhor um assunto de tamanho interesse. então, percebendo que precisava agir, foi dizendo:
— Não se desespere, patrãozinho, pois eu tenho um plano. consiga-me um par de botas e um saco de pano e deixe o resto comigo. o jovem achou que valeria a pena tentar; afinal, o gato parecia inteligente e astuto. deu-lhe então um saco e um par de botas, desejou-lhe muito boa sorte e deixou-o partir. o gato dirigiu-se a uma mata na qual sabia que viviam coelhos de carne deliciosa. mas eram bichos difíceis de apanhar. o esperto bichano enfiou no saco um punhado de farelo e outro de capim. deixou o saco no chão e ficou bem pertinho, imóvel, à espera de que algum coelho jovem e inexperiente caísse na arapuca. nosso gato esperou pacientemente. por fim, viu suas esperanças se tornarem realidade: um coelhinho se enfiou no saco, atraído pelo cheiro do farelo, e começou a comer tranquila e gostosamente. rápido como um relâmpago, o felino passou um cordão na abertura do saco e prendeu o coelho. com a caça nas costas, dirigiu-se ao palácio real.
— Quero falar com o rei
 — Disse aos guardas, com ares de muita importância. foi conduzido à presença real. afinal, não era sempre que aparecia um gato pedindo audiência.
Na presença do soberano, o gato se curvou em respeitoso cumprimento.
 — Majestade! meu patrão, o marquês de sacobotas, encarregou-me de oferecer-lhe este coelho, caçado nas matas de propriedade dele. o rei, que apreciava muito carne de coelho, alegrou-se com o presente:
— Diga a seu patrão que agradeço muito a gentileza. alguns dias depois, o gato apanhou duas grandes rolinhas numa emboscada, num campo de milho. guardou as aves no saco e foi logo levá-las ao rei. o rei aceitou com todo prazer essa segunda oferta, pois adorava carne de rolinha! nos meses seguintes, o gato continuou indo à corte para levar caças ao rei, sempre agradando muito ao paladar do soberano. a cada novo presente, afirmava que as carnes vinham das terras de seu patrão, o marquês de sacobotas. um dia, quando estava saindo do palácio, escutou a conversa de dois criados:
— Amanhã o rei passará de carruagem pelas margens do rio, junto com sua filha, a mais bela moça de todo o reino. o gato correu logo ao patrão, dizendo:
— Patrãozinho, se seguir meus conselhos poderá se tornar rico, nobre e feliz.
— E o que deverei fazer?
 — Perguntou o jovem patrão, confiante no gato que herdara.
— Amanhã você deverá ir ao rio e tomar banho no lugar exato em que eu indicar. o resto, deixe comigo. no dia seguinte, enquanto se banhava nas águas do rio, o rapaz viu se aproximar o rei, acompanhado pela princesa e por alguns nobres. o gato, que lá estava à espera, saiu de trás de uma moita e começou a gritar, com todo o fôlego:
 — Socorro! socorro! ajudem o marquês de sacobotas, ele está se afogando no rio! ajudem! o rei escutou os gritos e reconheceu o gato que tantas vezes lhe levara carnes deliciosas. imediatamente deu ordem aos guardas para que corressem e acudissem o marquês de sacobotas. enquanto o jovem estava sendo retirado do rio, nosso gato se aproximou da carruagem real dizendo, com o ar mais entristecido do mundo:
— Majestade, meu patrão estava tomando banho no rio e chegaram uns ladrões, que levaram toda a roupa dele. e agora, como ele poderá apresentar-se a vossa majestade inteiramente nu? na verdade, o gato, muito vivo, havia escondido os trapos do moço embaixo de umas pedras… mas o rei, penalizado, ordenou a um de seus guardas que corresse ao palácio e pegasse umas roupas para o pobre marquês espoliado. a roupa trazida era esplêndida. com ela, o falso marquês, que aliás era um jovem bem bonito, ficou com ótima aparência. logo a princesa se apaixonou pelo jovem, e o rei convidou-o a subir na carruagem, para juntos continuarem o passeio. mas e o gato? o gato, contente com o sucesso inicial de seu projeto, correu na frente da carruagem, que avançava lentamente. um pouco adiante, viu um grupo de lavradores capinando. o gato fez uma careta bem feia e gritou com um vozeirão ameaçador:
— Atenção! o rei passará aqui já, já! se vocês não disserem que esse campo pertence ao marquês de sacobotas, serão todos demitidos! assustadíssimos, os coitados juraram que obedeceriam. quando o rei, curioso, perguntou aos lavradores a quem pertencia aquele belo campo, estes responderam a uma só voz:
— Ao senhor marquês de sacobotas! e o rei parabenizou seu convidado pela beleza e fertilidade de suas terras. enquanto isso, nosso gato, sempre bem à frente da comitiva real, parou num canavial em que camponeses ceifavam.
— Atenção! daqui a pouco o rei passará por aqui. vocês vão dizer a ele que este canavial pertence ao marquês de sacobotas. se não disserem, serão todos presos. assustados, os cortadores de cana prometeram obedecer. e assim fizeram também os criadores de porcos, os vaqueiros, os cultivadores de uvas e tantos mais que o gato encontrou em seu caminho. tudo pertencia ao marquês de sacobotas! e a estima do rei pelo novo nobre crescia a cada quilômetro percorrido. sempre à frente, o gato chegou a um castelo no qual vivia um terrível mago, muito rico. a ele pertenciam todas as terras que o esperto gato atribuíra ao marquês de sacobotas! o gato sem dúvida precisava, com urgência, de uma nova ideia brilhante. como ideias não lhe faltavam, pensou um pouquinho e pediu para ser levado à presença do mago.
Assim que chegou ao salão, curvou-se respeitosamente e começou a fazer elogios:
— Eu estava passando por estas bandas, meu senhor, e achei que era meu dever homenagear o mais poderoso mago da região. ouvi falar que o senhor pode se transformar em qualquer animal. mas eu duvido que isto seja verdade.
— Quer ver?
— Respondeu o mago, irritado com a provocação. em um instante, no lugar do mago estava um leão rugindo, com sua grande boca aberta. o gato levou tamanho susto que por pouco não caiu para trás!
— E agora, está convencido, seu gato?
— Bem, senhor, até certo ponto… não deve ter sido tão difícil, grandalhão como é, transformar-se em um animal enorme. eu só queria ver se conseguia se transformar em um animal pequeno, como um ratinho, por exemplo. que tal? consegue?
— Eu consigo me transformar em qualquer animal, ouviu bem? gritou o mago. e logo ele virou um ratinho, que começou a correr veloz pela sala toda. com toda a sua astúcia, o gato devorou-o numa só bocada. a carruagem real já estava chegando ao castelo. o rei, curioso, quis visitá-lo. o marquês de sacobotas nem sabia o que fazer. por sorte, o gato logo apareceu, cumprimentando:
— Bem-vindo, majestade, ao castelo do marquês de sacobotas.
O rei ficou admirado.

instruções: leia pausadamente a questão que continua a história. peça que escreva a continuação da história de acordo com o que a criança sabe sobre o contexto de escrita dela, não a ajude, o deixe lembrar a história.
PRONTO POR HOJE  É SÓ DEIXAR AS OUTRAS QUESTÕES PARA O DIA SEGUINTE.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  LINGUA PORTUGUESA
SEXTA-FEIRA DIA 29/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 6, 7 e 8 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/gwuo4-le-e4

Orientações de cada questão

instruções para questões 6, 7 e 8:
A partir desse trecho da prova o responsável não poderá ajudar a criança a resolver as questões, o que vai ser avaliado é autonomia da criança, ela deverá ler a questão sozinha e responder as perguntas, da forma que sabe escrever.
estas questões pretende verificar se, a partir, da leitura autônoma (isto é, sozinho, sem ajuda) de um texto informativo, o aluno consegue selecionar informações explícitas no texto.

Deixe o tempo necessário para a realização das questões.

MUITO OBRIGADO. BOA SORTE.


EDUCAÇÃO FÍSICA
E E Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 2º Anos  A / B / C
Aulas Previstas: 02
                                    1º Bimestre   -   Semana 26 á 29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos.
(EF01EF01B) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos dos familiar e comunitário, respeitando as diferenças.
Desenvolvimento e Estratégia
1ª Atividade
Passarinho voa? Duas pessoas ou mais devem ficar sentadas em círculo, com as mãos no joelho. Uma pessoa deverá perguntar se algum animal voa e todos vão responder se voa ou não tirando as mãos do joelho. Exemplo: Borboleta voa? Pomba voa? Macaco voa? E assim por diante usando sua imaginação.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, vários desenhos de materiais que usamos nas aulas de Educação Física, vamos colocar a criatividade e a imaginação para funcionar.
Tempo para atividade: 50 minutos
Recursos:
Você vai utilizar lápis preto, um caderno e lápis colorido para pintar.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno como foi as brincadeiras e se puder tire fotos e mande para o WhatsApp da sua professora.

ARTE
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2ºB
PROFESSORA HEZONILDA
2 ANO
ENSINO FUNDAMENTAL I
PERÍODO TARDE.
PROFESSORES: KLEYTON WILLI, MICHELLE, HEZONILDA
SEMANA DE AVALIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

SEQUENCIA DA ROTINA DESSA SEMANA DE AVALIAÇÃO:

1.    fazer o cabeçalho normalmente no caderno colocando a data do dia exato de realização da avaliação.
2.    oriento que faça uma leitura ou assista a um vídeo de uma história.
3.    oriento que escolha um local adequado onde a criança possa ter concentração ao fazer a prova.
4.    assistir o vídeo de orientação e realizar a prova de acordo com o roteiro indicado.
5.    dar uma pausa para criança comer algo.
6.    não ajudar em hipótese alguma na avaliação, somente dar as orientações de acordo com o vídeo da avaliação, sugiro que os responsáveis assistam ao vídeo com antecedência, ou leia as orientações para conhecer mais do assunto.
7.    não preencher o gabarito.
8.    preenche o cabeçalho da prova com nome do aluno, série 2º ano c , nome da escola (escola estadual salim farah maluf) e a data que ele estará realizandoa avaliação.
9.    conversar com a criança antes de entregar o caderno de prova informando-a que a prova é de matemática ou português.
10. estimular a criança dizendo que “ela consegue”, “que ela é capaz de fazer” e não esqueça de dizer “que você não poderá dar resposta para ela.
11. verifique se a criança respondeu todas as questões, caso tenha dúvidas, entrar em contato com o professor.

A avaliação é sempre feita dentro das atividades do que o aluno chegou fazer anteriormente.
Iremos dividir em quatro etapas as duas avaliações de português e matemática, para que não venha a cansar a criança.




MATEMÁTICA

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  MATEMÁTICA
TERÇA-FEIRA DIA 26/05/2020

a)    fazer o cabeçalho 
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno. 
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 1 ,2 , 3 e 4 da avaliação nesse dia. 
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/pvrty1un6sw

Passo a passo da aplicação
ü  criar um clima agradável e tranquilo que envolva na tarefa.
ü  organizar um espaço agradável para realizar a avaliação individualmente.
ü  conversar com a criança da importância de fazer a avaliação de língua portuguesa e de matemática.
ü  estimular que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
ü  pais ou responsáveis seguir as orientações para a aplicação de acordo com as orientações prescritas
ü  explicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas.
ü  ficar atento quando surgir duvida repita a questão.
ü  lembrando quem deve resolver sozinha é a criança.



ORIENTAÇÕES DE CADA QUESTÃO

QUESTÃO 1 - leia, pausadamente, a questão.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem os números. deixar escrever o número levando em conta o tempo necessário. ditar novamente o número para que entenda o que foi dito.
em seguida, dite os números um de cada vez, orientando que escreva cada número em um quadrinho e dando um tempo para que o façam. os números a serem ditados são: 8, 16, 31, 55, 78, 100, 249 e 2020.


QUESTÃO 2 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, sobre o resultado da questão, oriente para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.

QUESTÃO 3 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, sobre o resultado da questão, oriente para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, deixando que escrever tudo o que achar necessário na no espaço da avaliação, não deixe que apague nada do que fez peça que após encontrar o resultado faça um x na alternativa correta.

QUESTÃO 4 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
peça que observe a coleção de selos, leia a perguntas e as alternativas, peça que assinale a alternativa correta. deixe no tempo da criança para resolver a questão, se for necessário faça novamente a leitura da questão.

PRONTO POR HOJE  É SÓ DEIXAR AS OUTRAS QUESTÕES PARA O DIA SEGUINTE.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  MATEMÁTICA
QUARTA-FEIRA DIA 27/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 5, 6, 7 e 8 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/pvrty1un6sw

Orientações de cada questão

QUESTÃO 5 - leia, pausadamente, a questão.
oriente a criança que escreva os números dentro de cada quadrinho que estão vazios.
NÃO LEIA OS NÚMEROS, DEIXE QUE IDENTIFIQUE SOZINHO.

QUESTÃO 6 - leia, pausadamente, a questão.
peça que observe o gráfico, não aponte o nome das escolas somente às leia, depois leia as questões abaixo, falando para colocar as resposta nas linhas de acordo com a e b. podendo fazer um x na escola e depois copiar nos nomes de acordo com a pergunta.
NÃO O AJUDE NO GRÁFICO, DEVERÁ ENCONTRAR SOZINHA A RESPOSTA.

QUESTÃO 7 - leia, pausadamente, a questão.
em seguida, proceda à leitura dos animais, um a um. e relate só que é sobre peso e altura.  dê apenas essa informação, deixando a leitura dos números e a interpretação da tabela para a criança. depois disso, leia as perguntas a e b, solicite que eles escrevam a resposta no local indicado.

QUESTÃO 8 - leia, pausadamente, a questão.
orientar a criança para escrever a resposta no local indicado. caso o aluno não entenda o conceito de diagonal, pode explicar sobre.

LÍNGUA PORTUGUESA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  LÍNGUA PORTUGUESA
QUINTA-FEIRA DIA 28/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de português. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 1 ,2 , 3 e 4 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/gwuo4-le-e4

Passo a passo da aplicação
ü  criar um clima agradável e tranquilo que envolva na tarefa.
ü  organizar um espaço agradável para realizar a avaliação individualmente.
ü  conversar com a criança da importância de fazer a avaliação de língua portuguesa e de matemática.
ü  estimular que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
ü  pais ou responsáveis seguir as orientações para a aplicação de acordo com as orientações prescritas
ü  explicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas.
ü  ficar atento quando surgir duvida repita a questão.
ü  lembrando quem deve resolver sozinha é a criança.

QUESTÃO 1  - leia, pausadamente, a questão.
oriente a criança escrever o seu próprio nome e sobrenome, no lugar indicado, na primeira página da prova, da melhor forma que puder. lembrando não ajude.

QUESTÃO 2  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
observações:
1.    orientar a criança que escreva uma palavra em cada linha;
2.    ditar as palavras pronunciando normalmente, ou seja, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
3.    não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
4.    deixar que escreva cada palavra levando em conta o tempo necessário;
5.    pronunciar pelo menos 3 vezes para que ela entenda o que está dizendo;
6.    passar para a escrita da próxima palavra da lista.

dite uma palavra de cada vez, dando tempo para o aluno escrever, na seguinte ordem:
·         pé-de-moleque
·          coxinha
·         canjica
·          pastel
·          milho

QUESTÃO 3  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
instruções: recite ou cante o trecho da cantiga a criança, solicite que faça contigo para ver se sabe de cor. peça que cada um escreva o trecho da que está falando nas linhas da prova.
não mostre a parte da cantiga que está faltando, somente a use para como base para pronunciar juntamente com a criança. a parte em destaque é a que está faltando na avaliação.

eu vi uma barata
na careca do vovô
assim que ela me viu
bateu asas e voou.

QUESTÃO 4  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
instruções: coloque o trecho da cantiga numa cartolina ou folha de sulfite que você possa recitar com a criança, leia cada linha de maneira contínua e dizendo o que está escrito em cada uma delas (também de forma contínua, isto é, sem parar ou apontar cada palavra).
1.    pronunciando normalmente, ou seja, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
2.    não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
3.    pronunciar pelo menos 3 vezes para que ela entenda o que está dizendo
4.    encontrar cada palavra levando em conta o tempo necessário;
5.    passar para a escrita da próxima palavra da lista.
após recitado peça para que circule na avaliação as palavras:
1.    delegado
2.    violão
3.    entrou
4.    boneco
5.    foi
6.     de.
                                            
QUESTÃO 5 - nesta questão você pode ler para a criança a história a seguir ou colocar o vídeo orientador.

O GATO DE BOTAS

Irmãos Grimm.
Um lavrador trabalhara muito, durante a vida toda, ganhando sempre o suficiente para o sustento da família. quando faleceu, deixou sua herança para os filhos: um sítio, um burrinho e um gato. ao filho mais velho coube o sítio; ao segundo, o burrinho; e o caçula ficou com o gato. este último, nada satisfeito com o que lhe coubera, resmungou: “meus irmãos sobreviverão honestamente. mas e eu? o que vou fazer? talvez possa jantar o gato e com o couro fazer um tamborim. mas e depois?”. o gato logo endireitou as orelhas, querendo ouvir melhor um assunto de tamanho interesse. então, percebendo que precisava agir, foi dizendo:
— Não se desespere, patrãozinho, pois eu tenho um plano. consiga-me um par de botas e um saco de pano e deixe o resto comigo. o jovem achou que valeria a pena tentar; afinal, o gato parecia inteligente e astuto. deu-lhe então um saco e um par de botas, desejou-lhe muito boa sorte e deixou-o partir. o gato dirigiu-se a uma mata na qual sabia que viviam coelhos de carne deliciosa. mas eram bichos difíceis de apanhar. o esperto bichano enfiou no saco um punhado de farelo e outro de capim. deixou o saco no chão e ficou bem pertinho, imóvel, à espera de que algum coelho jovem e inexperiente caísse na arapuca. nosso gato esperou pacientemente. por fim, viu suas esperanças se tornarem realidade: um coelhinho se enfiou no saco, atraído pelo cheiro do farelo, e começou a comer tranquila e gostosamente. rápido como um relâmpago, o felino passou um cordão na abertura do saco e prendeu o coelho. com a caça nas costas, dirigiu-se ao palácio real.
— Quero falar com o rei
 — Disse aos guardas, com ares de muita importância. foi conduzido à presença real. afinal, não era sempre que aparecia um gato pedindo audiência.
Na presença do soberano, o gato se curvou em respeitoso cumprimento.
 — Majestade! meu patrão, o marquês de sacobotas, encarregou-me de oferecer-lhe este coelho, caçado nas matas de propriedade dele. o rei, que apreciava muito carne de coelho, alegrou-se com o presente:
— Diga a seu patrão que agradeço muito a gentileza. alguns dias depois, o gato apanhou duas grandes rolinhas numa emboscada, num campo de milho. guardou as aves no saco e foi logo levá-las ao rei. o rei aceitou com todo prazer essa segunda oferta, pois adorava carne de rolinha! nos meses seguintes, o gato continuou indo à corte para levar caças ao rei, sempre agradando muito ao paladar do soberano. a cada novo presente, afirmava que as carnes vinham das terras de seu patrão, o marquês de sacobotas. um dia, quando estava saindo do palácio, escutou a conversa de dois criados:
— Amanhã o rei passará de carruagem pelas margens do rio, junto com sua filha, a mais bela moça de todo o reino. o gato correu logo ao patrão, dizendo:
— Patrãozinho, se seguir meus conselhos poderá se tornar rico, nobre e feliz.
— E o que deverei fazer?
 — Perguntou o jovem patrão, confiante no gato que herdara.
— Amanhã você deverá ir ao rio e tomar banho no lugar exato em que eu indicar. o resto, deixe comigo. no dia seguinte, enquanto se banhava nas águas do rio, o rapaz viu se aproximar o rei, acompanhado pela princesa e por alguns nobres. o gato, que lá estava à espera, saiu de trás de uma moita e começou a gritar, com todo o fôlego:
 — Socorro! socorro! ajudem o marquês de sacobotas, ele está se afogando no rio! ajudem! o rei escutou os gritos e reconheceu o gato que tantas vezes lhe levara carnes deliciosas. imediatamente deu ordem aos guardas para que corressem e acudissem o marquês de sacobotas. enquanto o jovem estava sendo retirado do rio, nosso gato se aproximou da carruagem real dizendo, com o ar mais entristecido do mundo:
— Majestade, meu patrão estava tomando banho no rio e chegaram uns ladrões, que levaram toda a roupa dele. e agora, como ele poderá apresentar-se a vossa majestade inteiramente nu? na verdade, o gato, muito vivo, havia escondido os trapos do moço embaixo de umas pedras… mas o rei, penalizado, ordenou a um de seus guardas que corresse ao palácio e pegasse umas roupas para o pobre marquês espoliado. a roupa trazida era esplêndida. com ela, o falso marquês, que aliás era um jovem bem bonito, ficou com ótima aparência. logo a princesa se apaixonou pelo jovem, e o rei convidou-o a subir na carruagem, para juntos continuarem o passeio. mas e o gato? o gato, contente com o sucesso inicial de seu projeto, correu na frente da carruagem, que avançava lentamente. um pouco adiante, viu um grupo de lavradores capinando. o gato fez uma careta bem feia e gritou com um vozeirão ameaçador:
— Atenção! o rei passará aqui já, já! se vocês não disserem que esse campo pertence ao marquês de sacobotas, serão todos demitidos! assustadíssimos, os coitados juraram que obedeceriam. quando o rei, curioso, perguntou aos lavradores a quem pertencia aquele belo campo, estes responderam a uma só voz:
— Ao senhor marquês de sacobotas! e o rei parabenizou seu convidado pela beleza e fertilidade de suas terras. enquanto isso, nosso gato, sempre bem à frente da comitiva real, parou num canavial em que camponeses ceifavam.
— Atenção! daqui a pouco o rei passará por aqui. vocês vão dizer a ele que este canavial pertence ao marquês de sacobotas. se não disserem, serão todos presos. assustados, os cortadores de cana prometeram obedecer. e assim fizeram também os criadores de porcos, os vaqueiros, os cultivadores de uvas e tantos mais que o gato encontrou em seu caminho. tudo pertencia ao marquês de sacobotas! e a estima do rei pelo novo nobre crescia a cada quilômetro percorrido. sempre à frente, o gato chegou a um castelo no qual vivia um terrível mago, muito rico. a ele pertenciam todas as terras que o esperto gato atribuíra ao marquês de sacobotas! o gato sem dúvida precisava, com urgência, de uma nova ideia brilhante. como ideias não lhe faltavam, pensou um pouquinho e pediu para ser levado à presença do mago.
Assim que chegou ao salão, curvou-se respeitosamente e começou a fazer elogios:
— Eu estava passando por estas bandas, meu senhor, e achei que era meu dever homenagear o mais poderoso mago da região. ouvi falar que o senhor pode se transformar em qualquer animal. mas eu duvido que isto seja verdade.
— Quer ver?
— Respondeu o mago, irritado com a provocação. em um instante, no lugar do mago estava um leão rugindo, com sua grande boca aberta. o gato levou tamanho susto que por pouco não caiu para trás!
— E agora, está convencido, seu gato?
— Bem, senhor, até certo ponto… não deve ter sido tão difícil, grandalhão como é, transformar-se em um animal enorme. eu só queria ver se conseguia se transformar em um animal pequeno, como um ratinho, por exemplo. que tal? consegue?
— Eu consigo me transformar em qualquer animal, ouviu bem? gritou o mago. e logo ele virou um ratinho, que começou a correr veloz pela sala toda. com toda a sua astúcia, o gato devorou-o numa só bocada. a carruagem real já estava chegando ao castelo. o rei, curioso, quis visitá-lo. o marquês de sacobotas nem sabia o que fazer. por sorte, o gato logo apareceu, cumprimentando:
— Bem-vindo, majestade, ao castelo do marquês de sacobotas.
O rei ficou admirado.

instruções: leia pausadamente a questão que continua a história. peça que escreva a continuação da história de acordo com o que a criança sabe sobre o contexto de escrita dela, não a ajude, o deixe lembrar a história.
PRONTO POR HOJE  É SÓ DEIXAR AS OUTRAS QUESTÕES PARA O DIA SEGUINTE.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  LINGUA PORTUGUESA
SEXTA-FEIRA DIA 29/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 6, 7 e 8 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/gwuo4-le-e4

Orientações de cada questão

instruções para questões 6, 7 e 8:
A partir desse trecho da prova o responsável não poderá ajudar a criança a resolver as questões, o que vai ser avaliado é autonomia da criança, ela deverá ler a questão sozinha e responder as perguntas, da forma que sabe escrever.
estas questões pretende verificar se, a partir, da leitura autônoma (isto é, sozinho, sem ajuda) de um texto informativo, o aluno consegue selecionar informações explícitas no texto.

Deixe o tempo necessário para a realização das questões.

MUITO OBRIGADO. BOA SORTE.

EDUCAÇÃO FÍSICA
E E Salim Farah Maluf
Professor: Donizeti
Disciplina: Educação Física
Ensino Fundamental I
Turmas: 2º Anos  A / B / C
Aulas Previstas: 02
                                    1º Bimestre   -   Semana 26 á 29/05/2020
Unidades Temáticas: Brincadeiras e Jogos
Habilidades e Competências Gerais:
(EF01EF01A) Identificar brincadeiras e jogos dos contextos familiar e comunitário, valorizando elementos da cultura popular presente nestes contextos.
(EF01EF01B) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos dos familiar e comunitário, respeitando as diferenças.
Desenvolvimento e Estratégia
1ª Atividade
Passarinho voa? Duas pessoas ou mais devem ficar sentadas em círculo, com as mãos no joelho. Uma pessoa deverá perguntar se algum animal voa e todos vão responder se voa ou não tirando as mãos do joelho. Exemplo: Borboleta voa? Pomba voa? Macaco voa? E assim por diante usando sua imaginação.
Tempo para atividade: 50 minutos.
2ª Atividade
Hora do Desenho -  Faça no seu caderno, vários desenhos de materiais que usamos nas aulas de Educação Física, vamos colocar a criatividade e a imaginação para funcionar.
Tempo para atividade: 50 minutos
Recursos:
Você vai utilizar lápis preto, um caderno e lápis colorido para pintar.
Avaliação/Sistematização
Registre no seu caderno como foi as brincadeiras e se puder tire fotos e mande para o WhatsApp da sua professora.

ARTE
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2ºC
PROFESSORA KLEYTON


2 ANO
ENSINO FUNDAMENTAL I
PERÍODO TARDE.
PROFESSORES: KLEYTON WILLI, MICHELLE, HEZONILDA
SEMANA DE AVALIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

SEQUENCIA DA ROTINA DESSA SEMANA DE AVALIAÇÃO:

1.    fazer o cabeçalho normalmente no caderno colocando a data do dia exato de realização da avaliação.
2.    oriento que faça uma leitura ou assista a um vídeo de uma história.
3.    oriento que escolha um local adequado onde a criança possa ter concentração ao fazer a prova.
4.    assistir o vídeo de orientação e realizar a prova de acordo com o roteiro indicado.
5.    dar uma pausa para criança comer algo.
6.    não ajudar em hipótese alguma na avaliação, somente dar as orientações de acordo com o vídeo da avaliação, sugiro que os responsáveis assistam ao vídeo com antecedência, ou leia as orientações para conhecer mais do assunto.
7.    não preencher o gabarito.
8.    preenche o cabeçalho da prova com nome do aluno, série 2º ano c , nome da escola (escola estadual salim farah maluf) e a data que ele estará realizandoa avaliação.
9.    conversar com a criança antes de entregar o caderno de prova informando-a que a prova é de matemática ou português.
10. estimular a criança dizendo que “ela consegue”, “que ela é capaz de fazer” e não esqueça de dizer “que você não poderá dar resposta para ela.
11. verifique se a criança respondeu todas as questões, caso tenha dúvidas, entrar em contato com o professor.

A avaliação é sempre feita dentro das atividades do que o aluno chegou fazer anteriormente.
Iremos dividir em quatro etapas as duas avaliações de português e matemática, para que não venha a cansar a criança.




MATEMÁTICA

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  MATEMÁTICA
TERÇA-FEIRA DIA 26/05/2020

a)    fazer o cabeçalho 
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno. 
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 1 ,2 , 3 e 4 da avaliação nesse dia. 
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/pvrty1un6sw

Passo a passo da aplicação
ü  criar um clima agradável e tranquilo que envolva na tarefa.
ü  organizar um espaço agradável para realizar a avaliação individualmente.
ü  conversar com a criança da importância de fazer a avaliação de língua portuguesa e de matemática.
ü  estimular que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
ü  pais ou responsáveis seguir as orientações para a aplicação de acordo com as orientações prescritas
ü  explicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas.
ü  ficar atento quando surgir duvida repita a questão.
ü  lembrando quem deve resolver sozinha é a criança.



ORIENTAÇÕES DE CADA QUESTÃO

QUESTÃO 1 - leia, pausadamente, a questão.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem os números. deixar escrever o número levando em conta o tempo necessário. ditar novamente o número para que entenda o que foi dito.
em seguida, dite os números um de cada vez, orientando que escreva cada número em um quadrinho e dando um tempo para que o façam. os números a serem ditados são: 8, 16, 31, 55, 78, 100, 249 e 2020.


QUESTÃO 2 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, sobre o resultado da questão, oriente para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, e que, depois, escreva sua resposta no local indicado.

QUESTÃO 3 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, sobre o resultado da questão, oriente para que resolva “do seu jeito” a situação apresentada, deixando que escrever tudo o que achar necessário na no espaço da avaliação, não deixe que apague nada do que fez peça que após encontrar o resultado faça um x na alternativa correta.

QUESTÃO 4 - leia, pausadamente, a questão e sem enfatizar nenhuma palavra.
peça que observe a coleção de selos, leia a perguntas e as alternativas, peça que assinale a alternativa correta. deixe no tempo da criança para resolver a questão, se for necessário faça novamente a leitura da questão.

PRONTO POR HOJE  É SÓ DEIXAR AS OUTRAS QUESTÕES PARA O DIA SEGUINTE.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  MATEMÁTICA
QUARTA-FEIRA DIA 27/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 5, 6, 7 e 8 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/pvrty1un6sw

Orientações de cada questão

QUESTÃO 5 - leia, pausadamente, a questão.
oriente a criança que escreva os números dentro de cada quadrinho que estão vazios.
NÃO LEIA OS NÚMEROS, DEIXE QUE IDENTIFIQUE SOZINHO.

QUESTÃO 6 - leia, pausadamente, a questão.
peça que observe o gráfico, não aponte o nome das escolas somente às leia, depois leia as questões abaixo, falando para colocar as resposta nas linhas de acordo com a e b. podendo fazer um x na escola e depois copiar nos nomes de acordo com a pergunta.
NÃO O AJUDE NO GRÁFICO, DEVERÁ ENCONTRAR SOZINHA A RESPOSTA.

QUESTÃO 7 - leia, pausadamente, a questão.
em seguida, proceda à leitura dos animais, um a um. e relate só que é sobre peso e altura.  dê apenas essa informação, deixando a leitura dos números e a interpretação da tabela para a criança. depois disso, leia as perguntas a e b, solicite que eles escrevam a resposta no local indicado.

QUESTÃO 8 - leia, pausadamente, a questão.
orientar a criança para escrever a resposta no local indicado. caso o aluno não entenda o conceito de diagonal, pode explicar sobre.

LÍNGUA PORTUGUESA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  LÍNGUA PORTUGUESA
QUINTA-FEIRA DIA 28/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de português. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 1 ,2 , 3 e 4 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/gwuo4-le-e4

Passo a passo da aplicação
ü  criar um clima agradável e tranquilo que envolva na tarefa.
ü  organizar um espaço agradável para realizar a avaliação individualmente.
ü  conversar com a criança da importância de fazer a avaliação de língua portuguesa e de matemática.
ü  estimular que responda com cuidado e atenção a todas as questões.
ü  pais ou responsáveis seguir as orientações para a aplicação de acordo com as orientações prescritas
ü  explicar à criança a comanda das questões, sem que isso signifique resolver por elas as questões propostas.
ü  ficar atento quando surgir duvida repita a questão.
ü  lembrando quem deve resolver sozinha é a criança.

QUESTÃO 1  - leia, pausadamente, a questão.
oriente a criança escrever o seu próprio nome e sobrenome, no lugar indicado, na primeira página da prova, da melhor forma que puder. lembrando não ajude.

QUESTÃO 2  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
observações:
1.    orientar a criança que escreva uma palavra em cada linha;
2.    ditar as palavras pronunciando normalmente, ou seja, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
3.    não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
4.    deixar que escreva cada palavra levando em conta o tempo necessário;
5.    pronunciar pelo menos 3 vezes para que ela entenda o que está dizendo;
6.    passar para a escrita da próxima palavra da lista.

dite uma palavra de cada vez, dando tempo para o aluno escrever, na seguinte ordem:
·         pé-de-moleque
·          coxinha
·         canjica
·          pastel
·          milho

QUESTÃO 3  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
instruções: recite ou cante o trecho da cantiga a criança, solicite que faça contigo para ver se sabe de cor. peça que cada um escreva o trecho da que está falando nas linhas da prova.
não mostre a parte da cantiga que está faltando, somente a use para como base para pronunciar juntamente com a criança. a parte em destaque é a que está faltando na avaliação.

eu vi uma barata
na careca do vovô
assim que ela me viu
bateu asas e voou.

QUESTÃO 4  - leia, pausadamente, a questão e a contextualização da atividade.
instruções: coloque o trecho da cantiga numa cartolina ou folha de sulfite que você possa recitar com a criança, leia cada linha de maneira contínua e dizendo o que está escrito em cada uma delas (também de forma contínua, isto é, sem parar ou apontar cada palavra).
1.    pronunciando normalmente, ou seja, sem dar destaques às sílabas ao pronunciá-las;
2.    não orientar, explicar ou dar dicas, em hipótese alguma, de como se escrevem as palavras;
3.    pronunciar pelo menos 3 vezes para que ela entenda o que está dizendo
4.    encontrar cada palavra levando em conta o tempo necessário;
5.    passar para a escrita da próxima palavra da lista.
após recitado peça para que circule na avaliação as palavras:
1.    delegado
2.    violão
3.    entrou
4.    boneco
5.    foi
6.     de.
                                            
QUESTÃO 5 - nesta questão você pode ler para a criança a história a seguir ou colocar o vídeo orientador.

O GATO DE BOTAS

Irmãos Grimm.
Um lavrador trabalhara muito, durante a vida toda, ganhando sempre o suficiente para o sustento da família. quando faleceu, deixou sua herança para os filhos: um sítio, um burrinho e um gato. ao filho mais velho coube o sítio; ao segundo, o burrinho; e o caçula ficou com o gato. este último, nada satisfeito com o que lhe coubera, resmungou: “meus irmãos sobreviverão honestamente. mas e eu? o que vou fazer? talvez possa jantar o gato e com o couro fazer um tamborim. mas e depois?”. o gato logo endireitou as orelhas, querendo ouvir melhor um assunto de tamanho interesse. então, percebendo que precisava agir, foi dizendo:
— Não se desespere, patrãozinho, pois eu tenho um plano. consiga-me um par de botas e um saco de pano e deixe o resto comigo. o jovem achou que valeria a pena tentar; afinal, o gato parecia inteligente e astuto. deu-lhe então um saco e um par de botas, desejou-lhe muito boa sorte e deixou-o partir. o gato dirigiu-se a uma mata na qual sabia que viviam coelhos de carne deliciosa. mas eram bichos difíceis de apanhar. o esperto bichano enfiou no saco um punhado de farelo e outro de capim. deixou o saco no chão e ficou bem pertinho, imóvel, à espera de que algum coelho jovem e inexperiente caísse na arapuca. nosso gato esperou pacientemente. por fim, viu suas esperanças se tornarem realidade: um coelhinho se enfiou no saco, atraído pelo cheiro do farelo, e começou a comer tranquila e gostosamente. rápido como um relâmpago, o felino passou um cordão na abertura do saco e prendeu o coelho. com a caça nas costas, dirigiu-se ao palácio real.
— Quero falar com o rei
 — Disse aos guardas, com ares de muita importância. foi conduzido à presença real. afinal, não era sempre que aparecia um gato pedindo audiência.
Na presença do soberano, o gato se curvou em respeitoso cumprimento.
 — Majestade! meu patrão, o marquês de sacobotas, encarregou-me de oferecer-lhe este coelho, caçado nas matas de propriedade dele. o rei, que apreciava muito carne de coelho, alegrou-se com o presente:
— Diga a seu patrão que agradeço muito a gentileza. alguns dias depois, o gato apanhou duas grandes rolinhas numa emboscada, num campo de milho. guardou as aves no saco e foi logo levá-las ao rei. o rei aceitou com todo prazer essa segunda oferta, pois adorava carne de rolinha! nos meses seguintes, o gato continuou indo à corte para levar caças ao rei, sempre agradando muito ao paladar do soberano. a cada novo presente, afirmava que as carnes vinham das terras de seu patrão, o marquês de sacobotas. um dia, quando estava saindo do palácio, escutou a conversa de dois criados:
— Amanhã o rei passará de carruagem pelas margens do rio, junto com sua filha, a mais bela moça de todo o reino. o gato correu logo ao patrão, dizendo:
— Patrãozinho, se seguir meus conselhos poderá se tornar rico, nobre e feliz.
— E o que deverei fazer?
 — Perguntou o jovem patrão, confiante no gato que herdara.
— Amanhã você deverá ir ao rio e tomar banho no lugar exato em que eu indicar. o resto, deixe comigo. no dia seguinte, enquanto se banhava nas águas do rio, o rapaz viu se aproximar o rei, acompanhado pela princesa e por alguns nobres. o gato, que lá estava à espera, saiu de trás de uma moita e começou a gritar, com todo o fôlego:
 — Socorro! socorro! ajudem o marquês de sacobotas, ele está se afogando no rio! ajudem! o rei escutou os gritos e reconheceu o gato que tantas vezes lhe levara carnes deliciosas. imediatamente deu ordem aos guardas para que corressem e acudissem o marquês de sacobotas. enquanto o jovem estava sendo retirado do rio, nosso gato se aproximou da carruagem real dizendo, com o ar mais entristecido do mundo:
— Majestade, meu patrão estava tomando banho no rio e chegaram uns ladrões, que levaram toda a roupa dele. e agora, como ele poderá apresentar-se a vossa majestade inteiramente nu? na verdade, o gato, muito vivo, havia escondido os trapos do moço embaixo de umas pedras… mas o rei, penalizado, ordenou a um de seus guardas que corresse ao palácio e pegasse umas roupas para o pobre marquês espoliado. a roupa trazida era esplêndida. com ela, o falso marquês, que aliás era um jovem bem bonito, ficou com ótima aparência. logo a princesa se apaixonou pelo jovem, e o rei convidou-o a subir na carruagem, para juntos continuarem o passeio. mas e o gato? o gato, contente com o sucesso inicial de seu projeto, correu na frente da carruagem, que avançava lentamente. um pouco adiante, viu um grupo de lavradores capinando. o gato fez uma careta bem feia e gritou com um vozeirão ameaçador:
— Atenção! o rei passará aqui já, já! se vocês não disserem que esse campo pertence ao marquês de sacobotas, serão todos demitidos! assustadíssimos, os coitados juraram que obedeceriam. quando o rei, curioso, perguntou aos lavradores a quem pertencia aquele belo campo, estes responderam a uma só voz:
— Ao senhor marquês de sacobotas! e o rei parabenizou seu convidado pela beleza e fertilidade de suas terras. enquanto isso, nosso gato, sempre bem à frente da comitiva real, parou num canavial em que camponeses ceifavam.
— Atenção! daqui a pouco o rei passará por aqui. vocês vão dizer a ele que este canavial pertence ao marquês de sacobotas. se não disserem, serão todos presos. assustados, os cortadores de cana prometeram obedecer. e assim fizeram também os criadores de porcos, os vaqueiros, os cultivadores de uvas e tantos mais que o gato encontrou em seu caminho. tudo pertencia ao marquês de sacobotas! e a estima do rei pelo novo nobre crescia a cada quilômetro percorrido. sempre à frente, o gato chegou a um castelo no qual vivia um terrível mago, muito rico. a ele pertenciam todas as terras que o esperto gato atribuíra ao marquês de sacobotas! o gato sem dúvida precisava, com urgência, de uma nova ideia brilhante. como ideias não lhe faltavam, pensou um pouquinho e pediu para ser levado à presença do mago.
Assim que chegou ao salão, curvou-se respeitosamente e começou a fazer elogios:
— Eu estava passando por estas bandas, meu senhor, e achei que era meu dever homenagear o mais poderoso mago da região. ouvi falar que o senhor pode se transformar em qualquer animal. mas eu duvido que isto seja verdade.
— Quer ver?
— Respondeu o mago, irritado com a provocação. em um instante, no lugar do mago estava um leão rugindo, com sua grande boca aberta. o gato levou tamanho susto que por pouco não caiu para trás!
— E agora, está convencido, seu gato?
— Bem, senhor, até certo ponto… não deve ter sido tão difícil, grandalhão como é, transformar-se em um animal enorme. eu só queria ver se conseguia se transformar em um animal pequeno, como um ratinho, por exemplo. que tal? consegue?
— Eu consigo me transformar em qualquer animal, ouviu bem? gritou o mago. e logo ele virou um ratinho, que começou a correr veloz pela sala toda. com toda a sua astúcia, o gato devorou-o numa só bocada. a carruagem real já estava chegando ao castelo. o rei, curioso, quis visitá-lo. o marquês de sacobotas nem sabia o que fazer. por sorte, o gato logo apareceu, cumprimentando:
— Bem-vindo, majestade, ao castelo do marquês de sacobotas.
O rei ficou admirado.

instruções: leia pausadamente a questão que continua a história. peça que escreva a continuação da história de acordo com o que a criança sabe sobre o contexto de escrita dela, não a ajude, o deixe lembrar a história.
PRONTO POR HOJE  É SÓ DEIXAR AS OUTRAS QUESTÕES PARA O DIA SEGUINTE.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO (AAP) -  LINGUA PORTUGUESA
SEXTA-FEIRA DIA 29/05/2020

a)    fazer o cabeçalho
b)    fazer uma leitura para seu filho de um livro de histórias a sua escolha, depois pedir para o mesmo desenhar ou/e os que sabe escrever fazer o resumo da história no caderno.
c)    iniciar a avaliação de matemática. seguir as orientações do vídeo ou as orientações expressa abaixo. fazer questões 6, 7 e 8 da avaliação nesse dia.
d)    link do vídeo orientador https://youtu.be/gwuo4-le-e4

Orientações de cada questão

instruções para questões 6, 7 e 8:
A partir desse trecho da prova o responsável não poderá ajudar a criança a resolver as questões, o que vai ser avaliado é autonomia da criança, ela deverá ler a questão sozinha e responder as perguntas, da forma que sabe escrever.
estas questões pretende verificar se, a partir, da leitura autônoma (isto é, sozinho, sem ajuda) de um texto informativo, o aluno consegue selecionar informações explícitas no texto.

Deixe o tempo necessário para a realização das questões.

MUITO OBRIGADO. BOA SORTE.



EDUCAÇÃO FÍSICA

ARTE

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