3ºENSINO MEDIO e EJA SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 18 a 22 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DISCIPLINA ELETIVA

Empreendedorismo/Profissões


E. E. Salim Fara Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:                                                                                                   Série:3º
Eletiva
Período 19/05 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
Enviar para o Whatsapp (11) 98024-9299.
1.     Crie um Currículo com os seus dados e informações sobre suas habilidades e conhecimentos.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.


3ºA

BIOLOGIA
E.E. Salim Farah Maluf.

3°A – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar o Reino Monera (Bactérias)
Atividade: Elaboração de atividade sobre a pesquisa da aula anterior.
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.

        
Recursos: Notebook, Internet e centro de mídia
                                    
          
                                               Atividade
   Com relação a pesquisa da aula anterior, elabora uma atividade com três questões e respostas referente ao tema trabalhado.
                                                                                       
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
EDUCAÇÃO FÍSICA


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
PROFESSORA DENISE

AULAS PREVISTAS 02
DISCIPLINA/TURMA: 3° A – E. M.

              EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEÚDOS:

CAPACIDADES FÍSICAS E PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·         Discriminar de modo conceitual os princípios do treinamento.
·         Identificar os princípios do treinamento para desenvolver as capacidades físicas.
·         Estabelecer zona alvo de exercitação a partir da medida da frequência cardíaca.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Atividade I: Assista aos vídeos através dos links abaixo:



Após assistir aos vídeos, faça um breve resumo em seu caderno sobre o que você assistiu.

 Atividade II: Ler e responder as atividades do Caderno do Aluno (Apostila) das páginas: 112 e 113.

Tempo para realização da atividade: 90 minutos

RECURSOS:
Caderno do Aluno, Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Enviar as respostas das questões conforme a página respectiva por email.
No assunto do email colocar o nome completo do aluno, ano e turma.
Endereço de email para envio:

O resumo deve ser registrado no caderno.
Caso não tenha acesso à internet, fazer no Caderno.


DATA:




FILOSOFIA
ATIVIDADE DE FILOSOFIA ( 18 a 22/5)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após leitura, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual.
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
ATIVIDADE

Quais os desafios do Brasil para atender essa nova modalidade de ensino:
SOCIOLOGIA
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA ( 18 a 22/5)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA: 3ºA
DURAÇÃO: 2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após leitura, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual.
DIRETAS JÁ!!!
"Diretas Já" foi um movimento político de cunho popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de presidente da República no Brasil.
Faça uma breve pesquisa relatando em que circunstâncias ocorreu esse movimento e qual sua importância para o cenário político da época
FÍSICA

PROFESSOR
José Romeu Gobo
AULAS PREVISTAS

2 aulas por semana  18/05  a  22/05/2020
DISCIPLINA/TURMA:
             Física  Turma 3° A
CONTEÚDOS:
Potenciação e a notação cientifica


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Saber operar as propriedades de potencias e a notação cientifica

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
                               ATIVIDADE  de 18/05 a 22/05/2020
            
             1°) Qual é o número maior
A)   3,2x10³ ou 8,4x10²           B)  6,6x10-¹¹ ou  3,9x10-¹²

              2°) Qual número é o menor

A)    2,5x10-³   ou   8x10-²            B)   9,9x10²¹  ou 1,1x10²³

             3°)   Reduza a uma única potencia

A)      3³x3x3²x3-²                       B)   4x4x4x4x4           C)  10³ : 10²         D)  7³  :  7


       3°   Escreva em notação cientifica

   A)0,49              B)  2074            C)   0,456            D) 262,7

OBS: todas as atividades deverão ser encaminhada para o email jromeugobo@gmail.com
         Nome completo , série e n°

RECURSOS:
Caderno do aluno livro didático, internet
              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla





HISTÓRIA
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO.
O texto abaixo é para reflexão critica sobre o atual momento que estamos vivendo e os limites dessa modalidade de educação à distância. Tem o objetivo de contextualizar e desenvolver a habilidade de cidadania participativa em oposição à chamada cidadania virtual.
Trata-se de um material para as aulas de história da semana de 18 a 22 de maio.
Material destinado para a seguinte turma:  3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD.
Os alunos que desejarem, não é obrigatório, podem fazer observações e encaminhar por e-mail: silviosouzacs@hotmail.com
NÃO É APENAS UMA GRIPEZINHA
Podemos constatar a cada dia que a pandemia de corona vírus está mais grave. Em nosso país mais de 12 mil pessoas faleceram, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O sistema de saúde e o funerário estão em colapso. Não há perspectivas de melhora desse quadro em curto tempo.
Nossos governantes, em sua maioria, principalmente o desequilibrado chefe da nação, não garantiram e não garantem políticas públicas de proteção à vida, de atendimento às necessidades básicas da maioria da população.
O isolamento social sem comida na mesa, sem garantia de emprego, sem distribuição de renda, obriga os mais pobres a arriscarem suas vidas em busca de sobrevivência.
Diante do cenário de caos, governos estaduais e municipais conjuntamente com empresas de tecnologia e educação insistem na modalidade de ensino a distância, sem considerar a realidade da maioria da população, que não possuem os meios para acompanhar esse ensino e simplesmente é deixada para trás. As aulas EaD são incompletas, sem preparo, com pouca tecnologia, sem garantia de acesso adequado e deixam milhares sem acesso.
Quantos deverão ser os professores e alunos que devem ser excluídos do processo de aprendizagem?
Senhores governadores e presidente é necessário e urgente uma política consequente de divisão de renda, de garantia de empregos, de distribuição de alimentos, de controle de preços, de investimento no SUS e garantia da vida.
O mesmo EaD que exige domínio mínimo sobre as novas tecnologias, que depende de internet e também de equipamentos para acesso, utiliza de linguagens que não estamos familiarizados, que são estranhas e estão quase sempre em outro idioma.
E será que na modalidade EAD na hora do lanche, do intervalo, da merenda, nossos alunos terão algo para comer.
Precisamos refletir sobre estas questões e possuir u entendimento que no atual momento nossa principal batalha é a luta pela sobrevivência.


Professor Silvio - História
INGLÊS
Escola Salim Farah Maluf
3º A - Língua Inglesa Professora Silvana
Aulas: 02 aulas – semana 18 à 22/05/2020
Entrega da atividade pelo e-mail - Silvana.ingles34@yahoo.com
Habilidades: Ler, Compreender, analisar e interpretar em um texto informativo.
Utilizar dicionário para responder às questões propostas.
Texto I
A Free World-class Education for Anyone Anywhere
The Khan Academy is an organization on a mission.
We're a not-for-profit with the goal of changing education for the better by providing a free world-class education to anyone anywhere. All of the site's resources are available to anyone. The Khan Academy's materials and resources are available to you completely free of charge.
Disponível em www.khanacademy.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado)
Texto II
I didn't have a problem with Khan Academy site until very recently. For me, the problem is the way Khan Academy is being promoted. The way the media sees it as “revolutionizing education”. The way people with power and Money view education as simply “sit-and-get”, i.e., teaching is telling and learning is listening, then Khan Academy is way more eficiente than classroom lecturing. Khan Academy does it better. But TRUE progressive educators, TRUE education visionaries and revolutionaries don't want to do these things better. We want to DO BETTER THINGS.
Disponível em http://fnoschese.wordpress.com. Acesso em: 02 mar. 2012
Com o impacto das tecnologias e a ampliação das redes sociais, consumidores encontram na internet possibilidades de opinar sobre serviços oferecidos. Nesse sentido, o segundo texto, que é um comentário sobre o site divulgado no primeiro, apresenta a intenção do autor de:
a) era tecnológica vem reforçar, como a mídia pode contribuir para revolucionar a educação.
b) chamar a atenção das pessoas influentes para o significado da educação.
c) destacar que o site tem melhores resultados do que a educação tradicional.
d) criticar a concepção de educação em que se baseia a organização.
LÍNGUA PORTUGUESA
Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A – ensino médio - Profª.: Sílvia - manhã
Semana de 18 a 22/05/2020

                          Produzindo o Artigo de Opinião


  

    Texto 1
    Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998
                Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres,                domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena - detenção, de três meses a um                ano, e multa. Lei Nº 9.605. 12 fev. 1998. Disponível em:                  <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm>. Acesso em14 out. 2019.

    Texto 2
  Por Alessandra Junqueira
    “Brasil tem 30 milhões de animais abandonados”, “Cães são encontrados em situação de maus-tratos no Bairro X”, “Denúncias de maus-tratos contra animais crescem nos últimos anos”. Essas são notícias que encontramos constantemente ao abrirmos um jornal ou ouvirmos os noticiários da TV. “No Brasil, todos os dias, podemos observar animais abandonados na rua, lutando para conseguir comer restos de algo ou tomar água de alguma poça. Por outro lado, há pessoas que tentam minimizar o sofrimento desses animais em nosso país. Está na hora de nós brasileiros lutarmos por esses bichinhos”.
    A partir da observação da imagem e da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “O abandono e maus-tratos a animais no Brasil, uma questão pública”.

Obs.: Atividade retirada do caderno do aluno - páginas 91 e 92.
Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com



MATEMÁTICA

PROFESSORA: ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
5 AULAS

SEMANA 18 A 22 DE MAIO DE 2020.
DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA
3ª A   Ensino Médio
             
CONTEÚDOS:
·       Geometria/Relações - Geometria analítica - Cônicas: noções, equações, aplicações
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       Saber identificar as equações da circunferência e das cônicas na forma reduzida e conhecer as propriedades características das cônicas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

  • Pesquisar  o assunto e registrar no caderno.
  • Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.


RECURSOS:
  • Blog, Centro de Mídia, Caderno do Aluno e Pesquisas no YouTube.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
  • Avaliação Processual.
  • Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 18/05 á 22/05/2020 e coloque suas dúvidas e envie para: rfscardelato@bol.com.br

PROJETO DE VIDA

PROFESSORA ROSÉLIA

AULAS PREVISTAS
2 AULAS

SEMANA:18 a 22/05/2020.
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA
 3 ano A
             
CONTEÚDOS:
Eu e o Mundo em Transformação.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       Aspiração, priorização, planejamento, organização e tomada de decisão do nível pessoal, acadêmico e social;
·       Autoconhecimento, autocuidado, autoestima e auto eficácia;
·       Empatia, colaboração, responsabilidade e cidadania;
·       Garra, determinação, perseverança, esforço e resiliência;
·       Abertura a novas experiências;
·       Atividades caderno do aluno.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·       Caderno  do aluno (Projeto de Vida) página 140 á 142.
·       Assistir as aulas no CMSP e TV Educação e fazer os registros no caderno.

RECURSOS:

  • Blog e o envio via email.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação Processual
ENVIAR PARA O EMAIL: rfscardelato@bol.com.br .

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:                                                                                           Série:
Matéria :Tecnologia e Inovação
Atividade do período 18/05 a 22/05 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.     Ler o texto Conhecendo a relação de todos com a Tecnologia e responda a atividade 1, referente ao Caderno do Aluno
2.     Elaborar uma narrativa digital, e responder a atividade 1, referente ao Caderno do Aluno.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºB
ARTE
1.     PROFESSOR
IRACI LOPES MANFRINATO
2.     TURMA
3ºB NOTURNO
3.     DISCIPLINA:
ARTE
4.     CONTEÚDOS
ARTE CORPORAL  ,Pesquisar BODY  ART e sua origem , para ser realizadas em 2 aulas dia 19/05/2020
5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Articular imagens por meio de especialidade dos processos de criação nas linguagens das artes visuais. Meu corpo é suporte para minha arte.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Após  fazer a pesquisa de BODY ART DESENHO , escolha uma das obras e realizar  a sua própria obra , com criatividade.

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Pesquisar  no Google
8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A Avaliação será realizada mediante conclusão de atividades e participação.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS
02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
19/05/2020
11.  PROFESSOR
IRACI
12.  VALIDADO EM ____/_____/2020



SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANO B E.M
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Artigo da Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opinião
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Atualmente, o Brasil é um Estado Democrático de Direito, cujas regras, princípios, direitos e deveres para convívio em sociedade estão estabelecidos, principalmente, na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ("Constituição Federal"). Mas, será que sempre foi assim?
A pouco menos de dois anos celebraremos os 30 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, nada mais justo que entendermos um pouco do caminho percorrido pelo nosso país até alcançarmos o Estado Democrático de Direito.
Até aqui, o Brasil já teve oito constituições (alguns autores consideram somente sete):
Mas enfim, qual foi a trajetória da constituição ate chegar a democracia de hoje.
Faça um Atigo de Opinião Sobre a Constuição de 1988.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FÍSICA
ATIVIDADE FÍSICA PARA 3B  PROF. MARCELO
PERÍODO DE 11/05 À 15/05 ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com
PESQUISE E DÊ A DEFINIÇÃO DOS TERMOS ABAIXO
ELETRICIDADE RELÂMPAGO
IMPULSO ELÉTRICO RESISTOR
COMPONENTE ELÉTRICO COMPONENTE ELETRÔNICO
SOQUETE INTERRUPTOR
TOMADA FIOS DE LIGAÇÃO
APARELHO ELÉTRICO FONTE DE ENERGIA
CORRENTE ELÉTRICA CONDUTOR
ISOLANTE POTÊNCIA
FREQUÊNCIA APARELHO RESISTIVOS

ENERGIA QUILO WATTS

Atividade 4 EM 3B  Física Prof. Marcelo
PERÍODO DE 18/05 À 22/05 ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma síntese sobre a importância e o trabalho de :
1) Alessandro Volta
2) James P. Watt
3) André M. Ampère
4) Heirinch R. Hertz

HISTÓRIA
Atividade de História - 3ªs séries B – Prof.: Sérgio - noite – semana de 11 a 15/05/2020
Pesquisar a “Ascensão do Nazismo na Alemanha” e fazer um resumo do que entendeu.

Atividade de História - 3ªs séries B – Prof.: Sérgio - noite – semana de 18 a 22/05/2020
Pesquisar a “Ascensão do Fascismo na Itália” e fazer um resumo do que entendeu.

Enviar as atividades para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 18 à 22 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 3o. Ano  B Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: Construção de Opinião

Objetivo Aprendizagem: Ler, escrever e memorizar vocabulário.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre frases para expressar opinião em inglês.
Escreva em inglês e português e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.
LÍNGUA PORTUGUESA
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 12/05/2020 a 15/05/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre

Atividade 6: Redação

Comece a esboçar a sua autobiografia. Siga esta estrutura básica para esboçar o seu texto:
1. Título: dê um título criativo ao seu texto (melhor pensar depois que terminar o texto todo);
2. Iniciando: apresentação da pessoa de quem se fala (pode ser em primeira ou terceira pessoa);
3. Desenvolvendo: apresentação cronológica de partes importantes da sua vida; Fatos que aconteceram
em casa, na escola, com amigos (as), atividades de que participo, coisas de que eu mais gosto/não gosto
de fazer, comer, assistir, ouvir, coisas que não vivo sem etc.
4. Fechando: Termine o relato com uma reflexão, suas metas e sonhos.

Orientações:
Texto de 15 a 20 linhas;
Pode-se usar a linguagem formal ou informal;
Lembre-se que o público-alvo, os leitores, são alunos e o/a professor(a).



Atividade 7: Leia o poema abaixo:

Catar feijão
João Cabral de Melo Neto
A Alexandre O’Neil

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.

Agora, marque a alternativa incorreta:
a. A partir da metáfora do “catar feijão”, o poeta reflete sobre a escrita de um texto literário.
b. O ato de catar feijão e o de fazer literatura exigem, segundo o eu lírico, capacidade de separar o que é
essencial daquilo que não é.
c. O eu lírico defende a ideia de que a escolha das palavras, durante a escrita do texto literário, deve acontecer de maneira totalmente intuitiva e emocional, senão “toda palavra boiará no papel”.
d. A diferença entre catar feijão e escrever um poema está nas pedras. Se no primeiro caso chega até a quebrar um dente (grão imastigável); no segundo, pode ser algo positivo (grão mais vivo).
e. O poeta compara, sem o uso de conectivo, o ato de catar feijão com o de escrever um texto literário.


MATEMÁTICA

PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B   e  C
Atividades proposta para o período de 18/05/2020 / á 22/05/2020 (4 aulas)
Na aula anterior nos verificamos o alinhamento de 3 pontos numa reta  ok!
Dando continuidade vamos aprender como encontrar a equação reduzida da reta
y = mx + q → que é a equação reduzida da reta. ... m é chamado de coeficiente angular da reta ou declividade da reta. q é chamado de coeficiente linear da reta e é o ponto onde a reta corta o eixo x.


Exemplo:
Determine equação reduzida da reta que passa pelos pontos A(0, 1) e B(6, 8) .
Resulução:
1º  passo :Vamos determinar o valor do coeficiente angular m



Portanto m é igual a 7/6
2º passo: Agora vamos encontrar o coeficiente linear n
Y= m.x + n
1 = (7/6).0 + n
1 = 0 + n
n = 1
3º Passo: substituir os valores de m e n na equação
y = mx + n
A equação reduzida da reta será y = 7/6 x + 1.

Esse link acima tem uma aula bem clara, a didática desse professor é bem bacana gostaria de estar explicando para vocês mais não tenho muita habilidade com vídeos e meu celular também não colabora bom estudos!
Exercícios realizem no caderno!

1) Calcule a equação reduzida da reta que intercepta os pontos P(-1,4) e Q( 2,-2) ,e esboce seu gráfico  .


Meus amores, por favor, se identifiquem em suas atividades, pois meu poder paranormal  continua não  funcionando !!!!


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºC
ARTE
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                              E.M     3º C

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade Leitura de imagens

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF09AR01) analisar outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Atividade de leitura de imagem.


   

RECURSOS:
Caderno para registro.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22 /05

__





SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS C 
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Artigo da Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opinião
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Atualmente, o Brasil é um Estado Democrático de Direito, cujas regras, princípios, direitos e deveres para convívio em sociedade estão estabelecidos, principalmente, na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ("Constituição Federal"). Mas, será que sempre foi assim?
A pouco menos de dois anos celebraremos os 30 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, nada mais justo que entendermos um pouco do caminho percorrido pelo nosso país até alcançarmos o Estado Democrático de Direito.
Até aqui, o Brasil já teve oito constituições (alguns autores consideram somente sete):
Mas enfim, qual foi a trajetória da constituição ate chegar a democracia de hoje.
Faça um Atigo de Opinião Sobre a Constuição de 1988.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FÍSICA


ATIVIDADE FÍSICA PARA 3C PROF. MARCELO
PERÍODO DE 11/05 À 15/05 ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com
PESQUISE E DÊ A DEFINIÇÃO DOS TERMOS ABAIXO
ELETRICIDADE RELÂMPAGO
IMPULSO ELÉTRICO RESISTOR
COMPONENTE ELÉTRICO COMPONENTE ELETRÔNICO
SOQUETE INTERRUPTOR
TOMADA FIOS DE LIGAÇÃO
APARELHO ELÉTRICO FONTE DE ENERGIA
CORRENTE ELÉTRICA CONDUTOR
ISOLANTE POTÊNCIA
FREQUÊNCIA APARELHO RESISTIVOS

ENERGIA QUILO WATTS


Atividade 4 EM  3C Física Prof. Marcelo
PERÍODO DE 18/05 À 22/05 ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma síntese sobre a importância e o trabalho de :
1) Alessandro Volta
2) James P. Watt
3) André M. Ampère
4) Heirinch R. Hertz

GEOGRAFIA
SEMANA 05 - TURMA: 3 ano B

ATIVIDADE

Ao falarmos sobre regionalização devemos destacar os critérios adotados pela Organização das Nações Unidas. Como vocês devem ter pesquisado, a ONU usa o critério do Índice de Desenvolvimento Humano para classificar os países quanto ao seu nível de desenvolvimento.

O Cálculo é feito entre 0 à 1, quanto mais próximo do 1, mais desenvolvido é o país. O nosso país no último levantamento de dados estava em 0,76, ficando dentro dos 80 primeiros países, lembrando que temos 189 países analisados e os últimos são do continente Africano.
Como é feito a análise de dados do IDH? São três dados:

1-    Educação (média de escolaridade da população).
2-    Renda per capita (PIB÷Total da população).
3-    Saúde (Expectativa de vida e taxa de mortalidade infantil).
Obs.: Aprofundaremos esses estudos!


ATIVIDADE
Assista o vídeo abaixo descrito e faça uma análise crítica.

RETORNO AO PROFESSOR:

Enviar a sua análise para o email ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
Aproveitem e enviem suas dúvidas também!
Enviar até o dia 26.05


  ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + SEMANA 25 A 29/05.
EXEMPLO: 3 ANO B + LUCAS SANTOS + SEMANA 25 A 29/05



HISTÓRIA

Atividade de História - 3ªs séries C – Prof.: Sérgio - noite – semana de 11 a 15/05/2020
Pesquisar a “Ascensão do Nazismo na Alemanha” e fazer um resumo do que entendeu.

Atividade de História - 3ªs séries C – Prof.: Sérgio - noite – semana de 18 a 22/05/2020
Pesquisar a “Ascensão do Fascismo na Itália” e fazer um resumo do que entendeu.


Enviar as atividades para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

INGLÊS

Professora: Maria Antonia Marcantonio

LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês - 3a- série do Ensino Médio - 1º- Bimestre 

Atividade para a semana: de 18 à 22 de maio de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Série: 3o. Ano C Ensino Médio

Período: Noturno

Professora: Maria Antonia

Disciplina: Inglês

Tema:O mundo do trabalho 

Conteúdo: Construção de Opinião

Objetivo Aprendizagem: Ler, escrever e memorizar vocabulário.

Atividade:Pesquise páginas da internet sobre frases para expressar opinião em inglês.
Escreva em inglês e português e envie para o email: professorainglesmariaantonia@yahoo.com.br.

LÍNGUA PORTUGUESA


Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas:  3º ano C

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 12/05/2020 a 15/05/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

Sequência de atividades:

Livro Aprender Sempre

Atividade 6: Redação

Comece a esboçar a sua autobiografia. Siga esta estrutura básica para esboçar o seu texto:
1. Título: dê um título criativo ao seu texto (melhor pensar depois que terminar o texto todo);
2. Iniciando: apresentação da pessoa de quem se fala (pode ser em primeira ou terceira pessoa);
3. Desenvolvendo: apresentação cronológica de partes importantes da sua vida; Fatos que aconteceram
em casa, na escola, com amigos (as), atividades de que participo, coisas de que eu mais gosto/não gosto
de fazer, comer, assistir, ouvir, coisas que não vivo sem etc.
4. Fechando: Termine o relato com uma reflexão, suas metas e sonhos.

Orientações:
Texto de 15 a 20 linhas;
Pode-se usar a linguagem formal ou informal;
Lembre-se que o público-alvo, os leitores, são alunos e o/a professor(a).



Atividade 7: Leia o poema abaixo:

Catar feijão
João Cabral de Melo Neto
A Alexandre O’Neil

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.

Agora, marque a alternativa incorreta:
a. A partir da metáfora do “catar feijão”, o poeta reflete sobre a escrita de um texto literário.
b. O ato de catar feijão e o de fazer literatura exigem, segundo o eu lírico, capacidade de separar o que é
essencial daquilo que não é.
c. O eu lírico defende a ideia de que a escolha das palavras, durante a escrita do texto literário, deve acontecer de maneira totalmente intuitiva e emocional, senão “toda palavra boiará no papel”.
d. A diferença entre catar feijão e escrever um poema está nas pedras. Se no primeiro caso chega até a quebrar um dente (grão imastigável); no segundo, pode ser algo positivo (grão mais vivo).
e. O poeta compara, sem o uso de conectivo, o ato de catar feijão com o de escrever um texto literário.

MATEMÁTICA

PROFESSORA: Marcela
Matemática 3ª series B   e  C
Atividades proposta para o período de 18/05/2020 / á 22/05/2020 (4 aulas)
Na aula anterior nos verificamos o alinhamento de 3 pontos numa reta  ok!
Dando continuidade vamos aprender como encontrar a equação reduzida da reta
y = mx + q → que é a equação reduzida da reta. ... m é chamado de coeficiente angular da reta ou declividade da reta. q é chamado de coeficiente linear da reta e é o ponto onde a reta corta o eixo x.


Exemplo:
Determine equação reduzida da reta que passa pelos pontos A(0, 1) e B(6, 8) .
Resulução:
1º  passo :Vamos determinar o valor do coeficiente angular m



Portanto m é igual a 7/6
2º passo: Agora vamos encontrar o coeficiente linear n
Y= m.x + n
1 = (7/6).0 + n
1 = 0 + n
n = 1
3º Passo: substituir os valores de m e n na equação
y = mx + n
A equação reduzida da reta será y = 7/6 x + 1.

Esse link acima tem uma aula bem clara, a didática desse professor é bem bacana gostaria de estar explicando para vocês mais não tenho muita habilidade com vídeos e meu celular também não colabora bom estudos!
Exercícios realizem no caderno!

1) Calcule a equação reduzida da reta que intercepta os pontos P(-1,4) e Q( 2,-2) ,e esboce seu gráfico  .


Meus amores, por favor, se identifiquem em suas atividades, pois meu poder paranormal  continua não  funcionando !!!!



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTA
ARTE
PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

AULAS PREVISTAS

2 aulas de 45 minutos cada, uma aula para assistir ao vídeo e outra para a produção de textos e respostas.

DISCIPLINA/TURMA: 3ºTA
              Arte

CONTEÚDOS:
A arte moderna no Brasil
                     e
Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.




HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Práticas de Leitura e Escrita, produção de texto (EF69LP07B).

Compreender a importância da arte moderna no Brasil e perceber a importância de ter opinião própria.



DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:


Formular perguntas com suas respectivas respostas, sendo três sobre a arte moderna no Brasil  e duas sobre Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com



RECURSOS:
Vídeo no Youtube e pesquisa na internet.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Produção de texto autoral com base nos vídeos sugeridos pelo professor nesta atividade, e pesquisa sobre o tema.




DATA: 18/05/2020 a 22/05/2020.
__






BIOLOGIA

 ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Benedita

2.     TURMA

3º Termo A
3.     DISCIPLINA:
Biologia – 2

4.     CONTEÚDOS:

Teoria da Evolução ..... Filme – “ O Desafio de Darwin “ (Disponível  no youtube) https://www.youtube.com/watch?v=ZVj76SpbGeA


5.     ATIVIDADE:
Após assistir o filme  que está disponível pelo canal no youtube, faça um breve  resumo sobre o que você entendeu sobre o principal tema do filme .
. Entregar o resumo pelo e-mail beneokamoto@yahoo.com.br



SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3TA
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Artigo da Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opinião
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Atualmente, o Brasil é um Estado Democrático de Direito, cujas regras, princípios, direitos e deveres para convívio em sociedade estão estabelecidos, principalmente, na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ("Constituição Federal"). Mas, será que sempre foi assim?
A pouco menos de dois anos celebraremos os 30 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, nada mais justo que entendermos um pouco do caminho percorrido pelo nosso país até alcançarmos o Estado Democrático de Direito.
Até aqui, o Brasil já teve oito constituições (alguns autores consideram somente sete):
Mas enfim, qual foi a trajetória da constituição ate chegar a democracia de hoje.
Faça um Atigo de Opinião Sobre a Constuição de 1988.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
FISICA
PROFESSOR CARLOS
3ºTA 

SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL

Pesquisar sobre Trabalho e Energia. e apresentar um breve resumo por escrito do conteúdo
 SEMANA DE 4 A 8 DE MAIO

Fazer uma breve pesquisa sobre o tema  Força e atrito e apresentar um breve resumo por escrito do conteúdo

SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
Através da pesquisa realizada sobre Força. Responda as questões abaixo.

1*). Como podemos definir Força?

2*) Qual a unidade utilizada na grandeza acima (força)?

3*) Peso de um corpo é a força de atração que a terra exerce no corpo.  Esta afirmação está Certa ou Errada?

4*)Como vc definiria o equilíbrio?

SEMANA DE 18 A 22 DE MAIO

Com base na pesquisa sobre Trabalho e Energia elabore 5 questões com respostas


QUÍMICA
Professora Edjane – Quimica
Turmas: 3TA e 3TB

Classifique as cadeias carbônicas abaixo:

a)
 



b)




2) Como seria uma cadeia carbonica homogênea:
3) Existe cadeia carbônica mista?
4) Como é a cadeia carbônica de um aromático?



Obs. Enviar para  o e mail      proedjane@outlook.com

HISTÓRIA
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO.
O texto abaixo é para reflexão critica sobre o atual momento que estamos vivendo e os limites dessa modalidade de educação à distância. Tem o objetivo de contextualizar e desenvolver a habilidade de cidadania participativa em oposição à chamada cidadania virtual.
Trata-se de um material para as aulas de história da semana de 18 a 22 de maio.
Material destinado para a seguinte turma:  3TA
Os alunos que desejarem, não é obrigatório, podem fazer observações e encaminhar por e-mail: silviosouzacs@hotmail.com
NÃO É APENAS UMA GRIPEZINHA
Podemos constatar a cada dia que a pandemia de corona vírus está mais grave. Em nosso país mais de 12 mil pessoas faleceram, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O sistema de saúde e o funerário estão em colapso. Não há perspectivas de melhora desse quadro em curto tempo.
Nossos governantes, em sua maioria, principalmente o desequilibrado chefe da nação, não garantiram e não garantem políticas públicas de proteção à vida, de atendimento às necessidades básicas da maioria da população.
O isolamento social sem comida na mesa, sem garantia de emprego, sem distribuição de renda, obriga os mais pobres a arriscarem suas vidas em busca de sobrevivência.
Diante do cenário de caos, governos estaduais e municipais conjuntamente com empresas de tecnologia e educação insistem na modalidade de ensino a distância, sem considerar a realidade da maioria da população, que não possuem os meios para acompanhar esse ensino e simplesmente é deixada para trás. As aulas EaD são incompletas, sem preparo, com pouca tecnologia, sem garantia de acesso adequado e deixam milhares sem acesso.
Quantos deverão ser os professores e alunos que devem ser excluídos do processo de aprendizagem?
Senhores governadores e presidente é necessário e urgente uma política consequente de divisão de renda, de garantia de empregos, de distribuição de alimentos, de controle de preços, de investimento no SUS e garantia da vida.
O mesmo EaD que exige domínio mínimo sobre as novas tecnologias, que depende de internet e também de equipamentos para acesso, utiliza de linguagens que não estamos familiarizados, que são estranhas e estão quase sempre em outro idioma.
E será que na modalidade EAD na hora do lanche, do intervalo, da merenda, nossos alunos terão algo para comer.
Precisamos refletir sobre estas questões e possuir u entendimento que no atual momento nossa principal batalha é a luta pela sobrevivência.


Professor Silvio - História
INGLÊS

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
21 e 22/05/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês3º TA
             
CONTEÚDOS:

Acesse o Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=SAF-4gtLM4o  e ouça a música Photograph do Ed Sheeran para responder as questões

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas e compreensão auditiva (listenig)

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.    Apenas ouça música, tente entender alguma palavra
2.    Ouça novamente acompanhando a letra em inglês
3.    Ouça e acompanhe a tradução em português para entender a música
4.    Cante junto para praticar e relaxar um pouco.
5.    Destaque cinco palavras que você considerou mais difíceis

Aula 2
Você acha que esta é uma música alegre ou triste? Encontre as palavras (na música) que justificam sua resposta.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Habilidades: Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais.
Atividade: Intertextualidade. Leitura de dois textos para responder a questão 1 / ENEM 2018 e Leitura de dois textos para responder a questão 2 / ENEM 2016.  Assinalar a alternativa que julgar correta.

Tempo para realização: Uma semana.    18/05 até 22/05 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos














  
   Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.



TEXTO I

1-ENEM/2019.
       O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
       Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.
       Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.



Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...

(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.





  2-ENEM/2016.                        

   TEXTO I

      Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
                                                          TEXTO II

     Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
(A) desperta o desejo de ascensão social.
(B) provoca mudanças nos valores sociais.
(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
(E) resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.




Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br  ou whatsapp 984601445.
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA

MATEMÁTICA


ATIVIDADE MATEMÁTICA PARA 3TA, 3TB e 3TC PROF. MARCELO


PERÍODO DE 11/05 À 15/05

ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com

ASSISTA A VIDEO AULA ABAIXO E TENTEM FAZER OS EXERCÍCIOS ABAIXO :






ATIVIDADE MATEMÁTICA PARA 3TA PROF. MARCELO
PERÍODO DE 18/05 À 22/05 ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma pesquisa na internet sobre Números Complexos
Responda preferencialmente com suas palavras
1) Definição de números complexos.
2) Qual é a representação algébrica de um número complexo?
3) Onde o estudo de números complexos é usado em nosso cotidiano ?
                                                                         
 



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTB
ARTE
PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º TB

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade de Interpretação texto e imagem

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Interpretar e analisar gêneros literários e estilos especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A atividade desenvolvida tem como o objetivo a interpretação de texto e imagem, obra de Tarsila do Amaral.
A Lua / Tarsila do Amaral
Tarsila fez grande sucesso com suas obras. Ela fez parte do movimento modernista brasileiro. O quadro ‘Operários’ dá início à pintura social no Brasil, depois ela pintou outros quadros que ficaram famosos. A sua vida virou bons filmes que fizeram sucesso no cinema e na televisão.
Com a evolução do cinema, a arte passou a ser vista de forma diferente por todas as pessoas que não achavam a arte interessante e consideravam os pintores pessoas esquizofrênicas incapazes de pensar.
Os quadros de Tarsila já fizeram a volta ao mundo contando suas histórias e são usados como exemplos de pintura nas escolas para educação das crianças em relação as artes.
A pequena figura humana está sozinha, contemplando o espetáculo da imensidão ao seu redor, iluminada pela lua. A paisagem é indistinta, e a figura confunde-se com as camadas de tinta escura. Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral reelabora em 1928, em sua tela “A Lua”, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas.
Este quadro era preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até a sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964.


1-Como é a paisagem da obra ‘A lua’?
2- Em que ano essa pintura foi reelaborada?
3-De quais eventos, Tarsila do Amaral participou?
4-Qual de seus quadros deu origem a pintura social brasileira?
5-Qual o quadro preferido de Oswald de Andrade?
6- Qual gênero da pintura ficou presente nas obras de Tarsila do Amaral?
7- O que acontece com a parte superior da tela ‘A lua’?


RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22/05

__





BIOLOGIA

 ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Benedita

2.     TURMA

3º Termo  B
3.     DISCIPLINA:
Biologia – 2

4.     CONTEÚDOS:

Teoria da Evolução ..... Filme – “ O Desafio de Darwin “ (Disponível  no youtube) https://www.youtube.com/watch?v=ZVj76SpbGeA


5.     ATIVIDADE:
Após assistir o filme  que está disponível pelo canal no youtube, faça um breve  resumo sobre o que você entendeu sobre o principal tema do filme .
. Entregar o resumo pelo e-mail beneokamoto@yahoo.com.br



SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3TB
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Artigo da Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opinião
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Atualmente, o Brasil é um Estado Democrático de Direito, cujas regras, princípios, direitos e deveres para convívio em sociedade estão estabelecidos, principalmente, na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ("Constituição Federal"). Mas, será que sempre foi assim?
A pouco menos de dois anos celebraremos os 30 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, nada mais justo que entendermos um pouco do caminho percorrido pelo nosso país até alcançarmos o Estado Democrático de Direito.
Até aqui, o Brasil já teve oito constituições (alguns autores consideram somente sete):
Mas enfim, qual foi a trajetória da constituição ate chegar a democracia de hoje.
Faça um Atigo de Opinião Sobre a Constuição de 1988.
Email: joycedancy@yahoo.com.br


Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
FISICA
PROFESSOR CARLOS
 3ºTB

SEMANA DE 27 A 30 DE ABRIL

Pesquisar sobre Trabalho e Energia. e apresentar um breve resumo por escrito do conteúdo
 SEMANA DE 4 A 8 DE MAIO

Fazer uma breve pesquisa sobre o tema  Força e atrito e apresentar um breve resumo por escrito do conteúdo

SEMANA DE 11 A 15 DE MAIO
Através da pesquisa realizada sobre Força. Responda as questões abaixo.

1*). Como podemos definir Força?

2*) Qual a unidade utilizada na grandeza acima (força)?

3*) Peso de um corpo é a força de atração que a terra exerce no corpo.  Esta afirmação está Certa ou Errada?

4*)Como vc definiria o equilíbrio?

SEMANA DE 18 A 22 DE MAIO

Com base na pesquisa sobre Trabalho e Energia elabore 5 questões com respostas




HISTÓRIA
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO.
O texto abaixo é para reflexão critica sobre o atual momento que estamos vivendo e os limites dessa modalidade de educação à distância. Tem o objetivo de contextualizar e desenvolver a habilidade de cidadania participativa em oposição à chamada cidadania virtual.
Trata-se de um material para as aulas de história da semana de 18 a 22 de maio.
Material destinado para a seguinte turma: 3TB
Os alunos que desejarem, não é obrigatório, podem fazer observações e encaminhar por e-mail: silviosouzacs@hotmail.com
NÃO É APENAS UMA GRIPEZINHA
Podemos constatar a cada dia que a pandemia de corona vírus está mais grave. Em nosso país mais de 12 mil pessoas faleceram, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O sistema de saúde e o funerário estão em colapso. Não há perspectivas de melhora desse quadro em curto tempo.
Nossos governantes, em sua maioria, principalmente o desequilibrado chefe da nação, não garantiram e não garantem políticas públicas de proteção à vida, de atendimento às necessidades básicas da maioria da população.
O isolamento social sem comida na mesa, sem garantia de emprego, sem distribuição de renda, obriga os mais pobres a arriscarem suas vidas em busca de sobrevivência.
Diante do cenário de caos, governos estaduais e municipais conjuntamente com empresas de tecnologia e educação insistem na modalidade de ensino a distância, sem considerar a realidade da maioria da população, que não possuem os meios para acompanhar esse ensino e simplesmente é deixada para trás. As aulas EaD são incompletas, sem preparo, com pouca tecnologia, sem garantia de acesso adequado e deixam milhares sem acesso.
Quantos deverão ser os professores e alunos que devem ser excluídos do processo de aprendizagem?
Senhores governadores e presidente é necessário e urgente uma política consequente de divisão de renda, de garantia de empregos, de distribuição de alimentos, de controle de preços, de investimento no SUS e garantia da vida.
O mesmo EaD que exige domínio mínimo sobre as novas tecnologias, que depende de internet e também de equipamentos para acesso, utiliza de linguagens que não estamos familiarizados, que são estranhas e estão quase sempre em outro idioma.
E será que na modalidade EAD na hora do lanche, do intervalo, da merenda, nossos alunos terão algo para comer.
Precisamos refletir sobre estas questões e possuir u entendimento que no atual momento nossa principal batalha é a luta pela sobrevivência.


Professor Silvio - História
INGLÊS

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
21 e 22/05/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês3º TB 
             
CONTEÚDOS:

Acesse o Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=SAF-4gtLM4o  e ouça a música Photograph do Ed Sheeran para responder as questões

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas e compreensão auditiva (listenig)

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.    Apenas ouça música, tente entender alguma palavra
2.    Ouça novamente acompanhando a letra em inglês
3.    Ouça e acompanhe a tradução em português para entender a música
4.    Cante junto para praticar e relaxar um pouco.
5.    Destaque cinco palavras que você considerou mais difíceis

Aula 2
Você acha que esta é uma música alegre ou triste? Encontre as palavras (na música) que justificam sua resposta.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO B – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Habilidades: Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais.
Atividade: Intertextualidade. Leitura de dois textos para responder a questão 1 / ENEM 2018 e Leitura de dois textos para responder a questão 2 / ENEM 2016.  Assinalar a alternativa que julgar correta.

Tempo para realização: Uma semana.    18/05 até 22/05 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos














  
   Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.



TEXTO I

1-ENEM/2019.
       O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
       Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.
       Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.



Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...

(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.





  2-ENEM/2016.                        

   TEXTO I

      Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
                                                          TEXTO II

     Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
(A) desperta o desejo de ascensão social.
(B) provoca mudanças nos valores sociais.
(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
(E) resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.




Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br  ou whatsapp 984601445.
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA

MATEMÁTICA



ATIVIDADE MATEMÁTICA PARA  3TB PROF. MARCELO


PERÍODO DE 11/05 À 15/05

ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com

ASSISTA A VIDEO AULA ABAIXO E TENTEM FAZER OS EXERCÍCIOS ABAIXO :





ATIVIDADE MATEMÁTICA PARA  3TB  PROF. MARCELO
PERÍODO DE 18/05 À 22/05 ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma pesquisa na internet sobre Números Complexos
Responda preferencialmente com suas palavras
1) Definição de números complexos.
2) Qual é a representação algébrica de um número complexo?
3) Onde o estudo de números complexos é usado em nosso cotidiano ?

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTC
ARTE

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas              3ºTC 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade de Interpretação texto e imagem

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Interpretar e analisar gêneros literários e estilos especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A atividade desenvolvida tem como o objetivo a interpretação de texto e imagem, obra de Tarsila do Amaral.
A Lua / Tarsila do Amaral
Tarsila fez grande sucesso com suas obras. Ela fez parte do movimento modernista brasileiro. O quadro ‘Operários’ dá início à pintura social no Brasil, depois ela pintou outros quadros que ficaram famosos. A sua vida virou bons filmes que fizeram sucesso no cinema e na televisão.
Com a evolução do cinema, a arte passou a ser vista de forma diferente por todas as pessoas que não achavam a arte interessante e consideravam os pintores pessoas esquizofrênicas incapazes de pensar.
Os quadros de Tarsila já fizeram a volta ao mundo contando suas histórias e são usados como exemplos de pintura nas escolas para educação das crianças em relação as artes.
A pequena figura humana está sozinha, contemplando o espetáculo da imensidão ao seu redor, iluminada pela lua. A paisagem é indistinta, e a figura confunde-se com as camadas de tinta escura. Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral reelabora em 1928, em sua tela “A Lua”, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas.
Este quadro era preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até a sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964.


1-Como é a paisagem da obra ‘A lua’?
2- Em que ano essa pintura foi reelaborada?
3-De quais eventos, Tarsila do Amaral participou?
4-Qual de seus quadros deu origem a pintura social brasileira?
5-Qual o quadro preferido de Oswald de Andrade?
6- Qual gênero da pintura ficou presente nas obras de Tarsila do Amaral?
7- O que acontece com a parte superior da tela ‘A lua’?


RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22/05

__



FILOSOFIA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
EE Professor Salim Farah Maluf
 ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
ENSINO MÉDIO
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Everton
2.     TURMA
3TC
3.     DISCIPLINA:
Filosofia
4.     CONTEÚDOS:
          O homem como ser de natureza e de linguagem
5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Distinguir diferenças e aproximações entre linguagem e língua.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
·        Fazer a distinção entre língua e linguagem. Especifique!

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
Link:

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Elaborar o texto em word , arial 12
Entrega via e-mail; evertonvono503@gmail.com

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS
     
                  02/ 02ªaula


10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
18/05/2020
 a 22/05/2020
11.  PROFESSOR
12.  VALIDADO EM ____/_____/2020

SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3TC
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Artigo da Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opinião
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Atualmente, o Brasil é um Estado Democrático de Direito, cujas regras, princípios, direitos e deveres para convívio em sociedade estão estabelecidos, principalmente, na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ("Constituição Federal"). Mas, será que sempre foi assim?
A pouco menos de dois anos celebraremos os 30 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, nada mais justo que entendermos um pouco do caminho percorrido pelo nosso país até alcançarmos o Estado Democrático de Direito.
Até aqui, o Brasil já teve oito constituições (alguns autores consideram somente sete):
Mas enfim, qual foi a trajetória da constituição ate chegar a democracia de hoje.
Faça um Atigo de Opinião Sobre a Constuição de 1988.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

QUÍMICA
E.E. Salim Farah Maluf.

3° Tc   – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar o Petróleo (Polímeos).
Atividade: Elaboração de atividade sobre a pesquisa da aula anterior.
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.
Recursos – Notebook, Internet e centro de mídia.








    Atividade
                                        
   Referente a pesquisa da aula anterior, formule uma três questões com respostas, sobre o tema trabalhado.

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.


SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

HISTÓRIA
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO.
O texto abaixo é para reflexão critica sobre o atual momento que estamos vivendo e os limites dessa modalidade de educação à distância. Tem o objetivo de contextualizar e desenvolver a habilidade de cidadania participativa em oposição à chamada cidadania virtual.
Trata-se de um material para as aulas de história da semana de 18 a 22 de maio.
Material destinado para a seguinte turma: 3TC
Os alunos que desejarem, não é obrigatório, podem fazer observações e encaminhar por e-mail: silviosouzacs@hotmail.com
NÃO É APENAS UMA GRIPEZINHA
Podemos constatar a cada dia que a pandemia de corona vírus está mais grave. Em nosso país mais de 12 mil pessoas faleceram, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O sistema de saúde e o funerário estão em colapso. Não há perspectivas de melhora desse quadro em curto tempo.
Nossos governantes, em sua maioria, principalmente o desequilibrado chefe da nação, não garantiram e não garantem políticas públicas de proteção à vida, de atendimento às necessidades básicas da maioria da população.
O isolamento social sem comida na mesa, sem garantia de emprego, sem distribuição de renda, obriga os mais pobres a arriscarem suas vidas em busca de sobrevivência.
Diante do cenário de caos, governos estaduais e municipais conjuntamente com empresas de tecnologia e educação insistem na modalidade de ensino a distância, sem considerar a realidade da maioria da população, que não possuem os meios para acompanhar esse ensino e simplesmente é deixada para trás. As aulas EaD são incompletas, sem preparo, com pouca tecnologia, sem garantia de acesso adequado e deixam milhares sem acesso.
Quantos deverão ser os professores e alunos que devem ser excluídos do processo de aprendizagem?
Senhores governadores e presidente é necessário e urgente uma política consequente de divisão de renda, de garantia de empregos, de distribuição de alimentos, de controle de preços, de investimento no SUS e garantia da vida.
O mesmo EaD que exige domínio mínimo sobre as novas tecnologias, que depende de internet e também de equipamentos para acesso, utiliza de linguagens que não estamos familiarizados, que são estranhas e estão quase sempre em outro idioma.
E será que na modalidade EAD na hora do lanche, do intervalo, da merenda, nossos alunos terão algo para comer.
Precisamos refletir sobre estas questões e possuir u entendimento que no atual momento nossa principal batalha é a luta pela sobrevivência.


Professor Silvio - História
INGLÊS

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
21 e 22/05/2020
Aluno: Coloque seu nome
DISCIPLINA/TURMA: Inglês3º T  C
             
CONTEÚDOS:

Acesse o Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=SAF-4gtLM4o  e ouça a música Photograph do Ed Sheeran para responder as questões

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, identificar o assunto de um texto reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas e compreensão auditiva (listenig)

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.    Apenas ouça música, tente entender alguma palavra
2.    Ouça novamente acompanhando a letra em inglês
3.    Ouça e acompanhe a tradução em português para entender a música
4.    Cante junto para praticar e relaxar um pouco.
5.    Destaque cinco palavras que você considerou mais difíceis

Aula 2
Você acha que esta é uma música alegre ou triste? Encontre as palavras (na música) que justificam sua resposta.

RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.

3º TERMO C – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Habilidades: Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais.
Atividade: Intertextualidade. Leitura de dois textos para responder a questão 1 / ENEM 2018 e Leitura de dois textos para responder a questão 2 / ENEM 2016.  Assinalar a alternativa que julgar correta.

Tempo para realização: Uma semana.    18/05 até 22/05 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos















  
   Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.



TEXTO I

1-ENEM/2019.
       O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
       Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.
       Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.



Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...

(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.





  2-ENEM/2016.                        

   TEXTO I

      Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
                                                          TEXTO II

     Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
(A) desperta o desejo de ascensão social.
(B) provoca mudanças nos valores sociais.
(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
(E) resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.




Entregar as respostas via e-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br  ou whatsapp 984601445.
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.


ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA

MATEMÁTICA


ATIVIDADE MATEMÁTICA PARA  3TC PROF. MARCELO


PERÍODO DE 11/05 À 15/05

ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com

ASSISTA A VIDEO AULA ABAIXO E TENTEM FAZER OS EXERCÍCIOS ABAIXO :






ATIVIDADE MATEMÁTICA PARA 3TC PROF. MARCELO
PERÍODO DE 18/05 À 22/05 ENTREGAR POR EMAIL profmarcelomaua@gmail.com
Faça uma pesquisa na internet sobre Números Complexos
Responda preferencialmente com suas palavras
1) Definição de números complexos.
2) Qual é a representação algébrica de um número complexo?
3) Onde o estudo de números complexos é usado em nosso cotidiano ?
                                                                         




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTD
ARTE

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                  3ºTD      

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Atividade de Interpretação texto e imagem

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
 Interpretar e analisar gêneros literários e estilos especialmente a brasileira, desenvolver maior sensibilidade e consciência estética diante do meio ambiente.


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
A atividade desenvolvida tem como o objetivo a interpretação de texto e imagem, obra de Tarsila do Amaral.
A Lua / Tarsila do Amaral
Tarsila fez grande sucesso com suas obras. Ela fez parte do movimento modernista brasileiro. O quadro ‘Operários’ dá início à pintura social no Brasil, depois ela pintou outros quadros que ficaram famosos. A sua vida virou bons filmes que fizeram sucesso no cinema e na televisão.
Com a evolução do cinema, a arte passou a ser vista de forma diferente por todas as pessoas que não achavam a arte interessante e consideravam os pintores pessoas esquizofrênicas incapazes de pensar.
Os quadros de Tarsila já fizeram a volta ao mundo contando suas histórias e são usados como exemplos de pintura nas escolas para educação das crianças em relação as artes.
A pequena figura humana está sozinha, contemplando o espetáculo da imensidão ao seu redor, iluminada pela lua. A paisagem é indistinta, e a figura confunde-se com as camadas de tinta escura. Somente a parte superior da tela clareia-se pelo astro noturno. Esse é o mesmo espaço surreal que Tarsila do Amaral reelabora em 1928, em sua tela “A Lua”, quando as impressões do surrealismo concretizam-se nas suas pinturas.
Este quadro era preferido de Oswald de Andrade, seu marido quando pintou a tela. Ele conservou o quadro até a sua morte (mesmo já separado de Tarsila).
Tarsila participou da I Bienal de São Paulo em 1951, teve sala especial na VII Bienal de São Paulo, e participou da Bienal de Veneza em 1964.


1-Como é a paisagem da obra ‘A lua’?
2- Em que ano essa pintura foi reelaborada?
3-De quais eventos, Tarsila do Amaral participou?
4-Qual de seus quadros deu origem a pintura social brasileira?
5-Qual o quadro preferido de Oswald de Andrade?
6- Qual gênero da pintura ficou presente nas obras de Tarsila do Amaral?
7- O que acontece com a parte superior da tela ‘A lua’?


RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.go.br




DATA 18/05  a 22/05

__



FILOSOFIA
PROFESSOR EDISON
A FELICIDADE E AS ESCOLHAS

As diferentes posições sobre a felicidade e como ser feliz em meio às escolhas?
Em nosso cotidiano, ouvimos falar constantemente sobre o tema da felicidade. Muitas pessoas afirmam que desejam ser felizes, que querem alcançar a felicidade, ou que estão infelizes. Isso nos leva a refletir sobre as seguintes questões: a felicidade é um conceito objetivo ou subjetivo? Existe "a" felicidade ou cada um tem seu conceito sobre o que é ser feliz? Frente a estas dúvidas, a tendência é tentar negar a existência da felicidade. Perigosa tentação, pois às vezes é mais fácil negar a felicidade do que aceitar que ela existe e reconhecer que não a possuímos... Estamos frente a uma situação limite... pouco discutida e que quase não é refletida em nosso cotidiano corrido... Você já parou para pensar sobre o que é a felicidade? Você já se perguntou um dia por que todo mundo a deseja ou acredita na sua existência?
Desde a Grécia Antiga os filósofos já se ocupavam sobre a questão da felicidade. Em especial, um grande filósofo chamado Aristóteles já postulava importantes considerações sobre esse tema. Segundo ele, todas as coisas que existem tendem para um fim. O homem, por sua vez, também existe para uma finalidade: “ser feliz”. Nesse sentido, Aristóteles constata que existe um grande consenso entre os homens: “todos querem ser felizes”; mas também há um grande descenso entre eles: “O que é a Felicidade?”. Como o próprio autor afirma em sua obra Ética a Nicômaco: “Todos estão de acordo e dizem ser o fim do homem a felicidade e identificam o bem viver e o bem agir com o ser feliz. Diferem, porém, quanto ao que seja a felicidade, o homem limitado não a concebe da mesma forma que o sábio”. Sendo assim, nem todos os homens compreendem a felicidade de maneira semelhante.

Para resolver esse dilema, Aristóteles afirma que o homem verdadeiramente feliz é aquele que age segundo sua própria natureza, isto é, que age racionalmente e visa ser virtuoso, visto que para esse filósofo grego, a essência do homem é sua razão, pois todos tendem ao saber. Mas qual é de fato a nossa natureza? Muitos dizem que somos seres essencialmente bons, outros dizem que somos naturalmente maus e egoístas. Mas podemos acreditar também que somos seres inacabados... incompletos... que ao invés de nascerem com uma essência pré-estabelecida, buscam construir esta suposta essência na própria existência, na vida real, no cotidiano. Assim sendo, podemos ser tanto anjos como demônios. Nossa natureza depende de nossas escolhas, e devido a isso, nossa felicidade também dependerá delas.
É o que afirma o filósofo francês Jean-Paul Sarte em sua obra “O Existencialismo é um Humanismo” : “Se verdadeiramente a existência precede a essência, o homem é responsável por aquilo que é. Assim, o primeiro esforço é o de pôr todo homem no domínio que ele é, de lhe atribuir a total responsabilidade da sua existência. E, quando dizemos que o homem é responsável por si próprio, não queremos dizer que o homem é responsável pela sua restrita individualidade, mas que é responsável por todos os homens”. Dessa maneira, eliminando uma natureza pré-definida que nos dirá o que é ser feliz, podemos analisar uma outra perspectiva sobre o tema, afirmando que a felicidade se encontra na forma como fazemos nossas escolhas, ou seja, encarando a vida da maneira como ela realmente se apresenta, vivendo-a intensamente com responsabilidade.

Ora, encarar a vida tal como ela se apresenta não é tarefa fácil. Somos seres jogados na existência e estamos condenados a fazer escolhas. Cada possibilidade de existência assumida significa a renúncia de outro modo de vida. Dessa maneira, podemos acertar ou errar, ganhar ou perder. Tudo depende de nossas escolhas. A angústia é a disposição emocional que nos acompanha neste drama da existência. Como então ser feliz em uma realidade tão dura como essa?

A felicidade não é uma disposição emocional. Ser feliz não é estar sempre alegre. O sofrimento e a angústia também fazem parte da vida e da própria felicidade. Se tudo na vida fosse só alegria, as pessoas não dariam real valor a felicidade... Às vezes, é preciso chorar para sabermos o quanto é bom sorrir... é preciso sentir saudades para saber o quanto gostamos de alguém... Às vezes, quando temos tudo, nada parece ter valor. A vida é constante movimento, ela é um antes, um durante e um depois. Por isso, devemos viver o momento, sem deixar de olhar para nosso passado e nos projetar para o futuro. Os momentos difíceis são parte integrante da vida e deles não podemos escapar. No entanto, estes momentos são necessários para que possamos valorizar os acontecimentos felizes e encontrarmos a felicidade. É partindo desse ponto de vista, que o filósofo Karl Jaspers ressalta: "Os problemas e conflitos podem ser a fonte de uma derrota, uma limitação para a nossa potencialidade, mas também podem dar lugar a uma maior compreensão da vida e o nascimento de uma unidade que se fortalece com o tempo."

Frente a estes pontos de vista, esse artigo chega a conclusão de que a felicidade não deve ser entendida como um objetivo ditado por uma essência pré-definida existente no homem, ou como um sentimento. A felicidade pode ser entendida como a própria vida sendo vivida de maneira intensa e responsável nas próprias escolhas do dia-a-dia, seja nas alegrias ou nos sofrimentos, buscando sempre tirar um aprendizado para aquilo que ocorre conosco. Como afirma Erich Fromm: “buscar a felicidade é como caçar borboletas: quanto mais você tenta, mais ela foge. No entanto, se você deixar a borboleta voar e se preocupar com outras coisas, ela pode até pousar em seus ombros”.
Arnin Braga

Responda:


1-Quais são os principais problemas filosóficos levantados logo ao início do texto a respeito do tema da felicidade?

2-Desde que período os filósofos tratam do tema da felicidade e o qual o principal filósofo a abordar este tema?

3-O que Aristóteles afirmava em relação à finalidade última do homem?

4-Qual a principal divergência entre os homens quando o assunto é a busca pela felicidade?

5-O que Aristóteles afirma em relação ao homem verdadeiramente feliz?

6-Para Aristóteles qual a essência do homem?

7-O que o texto afirma em relação à natureza humana?

8-O que o filósofo Sartre afirma sobre a responsabilidade?


SOCIOLOGIA
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Artigo da Opinião
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Artigo de opinião
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Atualmente, o Brasil é um Estado Democrático de Direito, cujas regras, princípios, direitos e deveres para convívio em sociedade estão estabelecidos, principalmente, na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 ("Constituição Federal"). Mas, será que sempre foi assim?
A pouco menos de dois anos celebraremos os 30 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, nada mais justo que entendermos um pouco do caminho percorrido pelo nosso país até alcançarmos o Estado Democrático de Direito.
Até aqui, o Brasil já teve oito constituições (alguns autores consideram somente sete):
Mas enfim, qual foi a trajetória da constituição ate chegar a democracia de hoje.
Faça um Atigo de Opinião Sobre a Constuição de 1988.
Email: joycedancy@yahoo.com.br


Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

FÍSICA


PROFESSORA: MARCELA
Física :3 º termo D
Atividades proposta para o período de 18/05/2020 / á 22/05/2020 (2 aulas)

Na aula anterior nos verificamos os cuidados que devemos ter com a energia elétrica!
 Dando continuidade!!!!
Vamos aprofundar !!

De acordo com o professor da USP de São Carlos, é importante evitar riscos desnecessários, como

manusear equipamentos conectados na tomada quando se está mexendo com condutores de eletricidade,

como a água, por exemplo. Mesmo aparelhos celulares podem provocar acidentes, muitas vezes fatais.

Evitar riscos desnecessários, a melhor prevenção contra choques elétricos. Jornal da USP. 

Disponível  em:



Vídeo: “Choque elétrico – parte 1”.


 Acesso em 08 nov 2019.


Com base  no vídeo que você assistiu responda !
a) Quais são as consequências da passagem de corrente elétrica com diferentes intensidades pelo corpo humano?

b) Analise a seguinte situação: um eletricista relata que, mesmo calçado com uma bota de

   borracha, tomou um choque ao fazer a manutenção na rede elétrica residencial. Explique porque

isso ocorreu.

c) Quais são os fatores que mais influenciam em um choque?

Meus amores, por favor, se identifiquem em suas atividades, pois meu poder paranormal  continua não  funcionando !!!!



QUÍMICA

E.E. Salim Farah Maluf.

3° Td  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar o Petróleo (Polímeos).
Atividade: Elaboração de atividade sobre a pesquisa da aula anterior.
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.
Recursos – Notebook, Internet e centro de mídia.









    Atividade
                                        
   Referente a pesquisa da aula anterior, formule uma três questões com respostas, sobre o tema trabalhado.

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.



SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

HISTÓRIA
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO.
O texto abaixo é para reflexão critica sobre o atual momento que estamos vivendo e os limites dessa modalidade de educação à distância. Tem o objetivo de contextualizar e desenvolver a habilidade de cidadania participativa em oposição à chamada cidadania virtual.
Trata-se de um material para as aulas de história da semana de 18 a 22 de maio.
Material destinado para a seguinte turma: , 3TC, 3TD.
Os alunos que desejarem, não é obrigatório, podem fazer observações e encaminhar por e-mail: silviosouzacs@hotmail.com
NÃO É APENAS UMA GRIPEZINHA
Podemos constatar a cada dia que a pandemia de corona vírus está mais grave. Em nosso país mais de 12 mil pessoas faleceram, entre crianças, jovens, adultos e idosos. O sistema de saúde e o funerário estão em colapso. Não há perspectivas de melhora desse quadro em curto tempo.
Nossos governantes, em sua maioria, principalmente o desequilibrado chefe da nação, não garantiram e não garantem políticas públicas de proteção à vida, de atendimento às necessidades básicas da maioria da população.
O isolamento social sem comida na mesa, sem garantia de emprego, sem distribuição de renda, obriga os mais pobres a arriscarem suas vidas em busca de sobrevivência.
Diante do cenário de caos, governos estaduais e municipais conjuntamente com empresas de tecnologia e educação insistem na modalidade de ensino a distância, sem considerar a realidade da maioria da população, que não possuem os meios para acompanhar esse ensino e simplesmente é deixada para trás. As aulas EaD são incompletas, sem preparo, com pouca tecnologia, sem garantia de acesso adequado e deixam milhares sem acesso.
Quantos deverão ser os professores e alunos que devem ser excluídos do processo de aprendizagem?
Senhores governadores e presidente é necessário e urgente uma política consequente de divisão de renda, de garantia de empregos, de distribuição de alimentos, de controle de preços, de investimento no SUS e garantia da vida.
O mesmo EaD que exige domínio mínimo sobre as novas tecnologias, que depende de internet e também de equipamentos para acesso, utiliza de linguagens que não estamos familiarizados, que são estranhas e estão quase sempre em outro idioma.
E será que na modalidade EAD na hora do lanche, do intervalo, da merenda, nossos alunos terão algo para comer.
Precisamos refletir sobre estas questões e possuir u entendimento que no atual momento nossa principal batalha é a luta pela sobrevivência.


Professor Silvio - História
INGLÊS
PROFESSORA: FRANCIELEN

AULAS  PREVISTAS: 2 AULAS


DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS
TURMA:3ºTD   EJA/ 18 A 22

CONTEÚDOS: SIMPLE PRESENT


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS
Compreender e fazer o uso do simple present.
 Conhecer e usar a língua inglesa como instrumento de acesso as informações


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Activity

ü  Write these verbs with s or es.
1-(read) she _______________________
2-(think) he_________________________
3- (fly) It_____________________
4-(dance) ___________________
5- (have) she______________
6- (finish) it_______________

ü  Complete the sentences about the people in the pictures use the verbs: eat, go, live, play, sleep, play.


Ex: 1- He plays the piano.
2) They ___________________________________________in a very big house.
3) _______________________________________________a lot of fruit.
4) ____________________________________________tennis
5) __________________________________________to the cinema a lot
6) ________________________________________ seven hours a night


ü  Complete the sentences .Use the verbs in the box.

Boil, close, cost, cost, like, like, meet, open, speak, teach, wash

1-Maria  __________________    four languages.
2- The shops in the city Centre usually _____________________ at 9 o´clock in the morning.
3- The city Museum ________________________at 5o´clock in the evening.
4- Tina is a teacher. She ____________________mathematics to young children.
5- My job is very interesting .I __________________ lot of people.
6- Peter´s car is always dirty. He never ___________________  it .
7- Food is expensive. It   __________________      a lot of money.
8- Shoes are expensive. They ___________________   a lot of money.
9- Water _____________________ at 100 degrees Celsius.
10- Julia and I are good friends. I _____________________her and she _____________ me

IV- Who is the Real Superhero?

V- What´s your opinion about the Doctors without borders?




RECURSOS:

Internet, dicionário ou tradutor on-line.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

E-MAIL: prof.francielen@gmail.com/ whatsapp: 974235744
Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana 04 a 08 de maio, sobre SIMPLE PRESENT

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série:3 TD ano , atividade da semana do dia 22 a 30 de maio.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, ENVIAR ATÉ DIA 22  DE MAIO.




DATA: 22/04/2020_




LÍNGUA PORTUGUESA
E.E. Salim Farah Maluf.

3 Termo D– Professor Thiago Disciplina: Língua Portuguesa..           
E-mail: thiagomhz@gmail.com
Habilidades: Construir sentido pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais.
Atividade: Intertextualidade. Leitura de dois textos para responder a questão 1 / ENEM 2018 e Leitura de dois textos para responder a questão 2 / ENEM 2016.  Assinalar a alternativa que julgar correta.

Tempo para realização: Uma semana.    18/05 até 22/05 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos
  















Intertextualidade é o nome dado à relação que se estabelece entre dois textos, quando um texto já criado exerce influência na criação de um novo texto.



TEXTO I
1-ENEM/2019.
       O Estatuto do Idoso completou 15 anos em 2018 e só no primeiro semestre o Disque 100 recebeu 16 mil denúncias de violação de direitos dos idosos em todo o País.
       Para especialistas da área, o aumento no número de denúncias pode ser consequência do encorajamento dos mais velhos na busca pelos direitos. Mas também pode refletir uma onda crescente de violência na sociedade e dentro das próprias famílias.
       Políticas públicas mais eficazes no atendimento ao idoso são o mínimo que um país deve estabelecer. O Brasil está ficando para trás e é preciso levar em consideração que o País envelhece (tendência mundial) sem estar preparado para arcar com os desafios, como criar uma rede de proteção, preparar os serviços de saúde pública e dar suporte às famílias que precisam cuidar de seus idosos dependentes.




Na comparação entre os textos, conclui-se que as regras do Estatuto do Idoso...

(A) apresentam vantagens em relação às de outros países.
(B) são ignoradas pelas famílias responsáveis por idosos.
(C) alteram a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos.
(D) precisam ser revistas em razão do envelhecimento da população.
(E) contrastam com as condições de vida proporcionadas pelo País.





2-ENEM/2016.                           TEXTO I

      Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
                                                          TEXTO II

     Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS,G. A alma do consumo.Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 18 jan. 2015.

Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
(A) desperta o desejo de ascensão social.
(B) provoca mudanças nos valores sociais.
(C) advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
(D) deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
(E) resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.



Entregar as respostas via e-mail: thiagomhz@gmail.com
Não se esqueça de colocar seu nome completo e nome da escola.

ESSA ATIVIDADE PODERÁ SER REALIZADA EM DUPLA
MATEMÁTICA
LISTA DE EXERCÍCIO  SEMANA 04
TURMA: 3 TERMO D

PROBLEMAS ENVOLVENDO PORCENTAGEM

Se utilizarmos a regra de três no intuito de determinar porcentagens, devemos relacionar a parte do todo com o valor de 100%. Obs.: Nas situações envolvendo uma porcentagem, realizamos a multiplicação cruzada por ser uma grandeza diretamente proporcional.

%
R$
100 (referente ao valor total)
105
95
X (valor que eu quero descobrir)


100x = 95·105
100x = 9975
                                                       x = 9975

                                                              100

x = 99,75 reais

1.      Em uma turma de 40 alunos, 45% são meninos. Quantos meninos e meninas tem a turma?


2.      Uma televisão que custava R$ 900,00 teve um aumento de R$ 50,00. Qual foi o percentual de aumento?



3.      Calcule:
a)     30% de 1500.
b)     12% de 120.
c)      27% de 900.
d)     55% de 300.

DICAMultiplique a porcentagem que você está procurando pelo valor.
Por exemplo, se você quer calcular “35% DE 500”, multiplique 35 POR 500. Fazendo isso você obtém o valor de 35 x 500 = 17500;
Divida o resultado obtido por 100.  No exemplo, teríamos 17500/100 = 175


RETORNO AO PROFESSOR:

Envie as respostas para o  email ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
Aproveitem e enviem suas dúvidas também!

  ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + SEMANA 18 A 22/05.
EXEMPLO: 3 TERMO D + LUCAS SANTOS + SEMANA 18 A 22/05





Nenhum comentário:

Postar um comentário