segunda-feira, 22 de junho de 2020

4°ANOS INICIAIS SEMANA DE 22 A 27 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 22 a 27 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4ºA

PROFESSORA/CLAUDIA


SEGUNDA – FEIRA,   22/06/2020
Português : Caderno do  Aluno Ler e Escrever.
Projeto:  Confabulando com Fábulas.
Atividade: Etapa 3 -Análise de uma fábula- Páginas 189
Nesta etapa do projeto os alunos iniciarão as atividades de produção, texto. Durante o momento de planejamento e fundamental resgatar as reflexões feitas no decorrer da etapa anterior.
Atividade 3A - Analisando o começo de uma Fábula.
 Habilidade:(EF35LP22) E (EF35LP08)
Atividade 3B – Produzindo uma Fábula. Páginas 190
Habilidade: (EF35LP08), (EF15LP05A),(EF15LP05C) E (EF15LP06).
Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.
Artes
Uma aula de 00:50 minutos
Matemática:  Geometria
Sequência  7  - A Atividade propõe  que as crianças utilizem as caixa as poliédricas montadas na Sequência 3. Em seguida, identifiquem quais são esses poliedros (prismas e pirâmides) e façam a contagem do número de vértices de cada um.
Atividade 7.1 e 7.2  - Caderno do  Aluno EMAI,  Páginas 43 e 44.
Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.
Habilidade: (EF04MA17A)
TERÇA – FEIRA,    23/06/2020
Português :
Projeto: Produção e destino do lixo.
Para está etapa estão previstas buscas e seleções de textos, bem como leituras que objetivam a seleção de informações relevantes para responder às questões, elaboradas na última atividade da Etapa 1.
Atividade 3A -  Cada aluno responderá as questões através de pesquisas, Oque é lixo doméstico? Oque é lixo hospitalar? Como é produzido? Oque podemos fazer,  para produzir menos lixo? Como pode ser reciclado?
Habilidade (EF04LP19)

Atividade 3B -  Buscando novas fontes de informação para pesquisa. De acordo coma disponibilidade de recursos o aluno poderá fazer pesquisa em livros, revistas, enciclopédias, sites na internet.
Habilidade (EF04LP19) e (EF15LP05B)
 Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.
Educação física
Duração: Uma aula de  00:50 minutos.
Matemática:  Geometria
Sequência  7.3 e 7.4
 Está  atividade os alunos irão identificar as arestas dos poliedros e depois dizer quantas há em cada um. Verificarão ainda, que as arestas têm como características a junção de duas faces. E atividade de sistematização.  identificar possíveis planificações.
Habilidade: (EF04MA17A).
Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.
QUARTA-FEIRA  24/06/2020
Português :
Ortografia: Atividade 4A - retomada do texto “A bruxa e o caldeirão” – Reflexão –Formas de representar o som nasal na escrita. Páginas 146, anotar em seu caderno oque observaram em relação a representação do som nasal na escrita.
Habilidade: (EF03LP02A), (EF03LP03A)
Atividade 4B – Leitura de notícia
O aluno deverá observar  em sua leitura a data da publicação explorar o motivo por terem fechado os parques e qual o motivo e quais as recomendações para se evitar a transmissão do vírus em humanos, oque já aconteceu e oque irá acontecer. Observando os verbos terminados em AM e ÂO.
Habilidade: (EF03LP02A)
Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.
Matemática:  Geometria e grandezas e medidas.
Sequência  7.5 -  A atividade propõe que os alunos identifiquem possíveis planificações de um mesmo poliedro. Habilidade: (EF04MA17A).
Sequência 8 – Grandezas e medidas
Atividade 8.1 propõe aos alunos utilizarem unidades de medidas para o preenchimento de um texto. Elas podem perceber que a ação de medir está muito mais presente em nosso cotidiano.
Habilidade: (EF04MA20) E (EF04MA27)
Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.

Interdisciplinar
Livro: Ápis interdisciplinar, Unidade 1, Capitulo3 Um país tropical páginas 70.
Duração: Uma aulas de  00:50 minutos.
Habilidade: (EF04HI04), .(EF04GE13*), (EF04CI05) (EF04CI12*)


QUINTA-FEIRA  25/06/2020
Português
 Sequência: didática poemas concretos
Atividade 1C -  Escrevendo poema concreto.
A partir da atividade  realizadas e pesquisadas anteriormente, e hora de elaborarmos, em um poema concreto. Analisando os que já foram pesquisados anteriormente. Sempre usando a criatividade.
Habilidade (EF04LP25A)
Leitura: Atividade habitual
Atividade 1A- leitura de história em quadrinhos, o aluno fará a leitura atribuindo sentido à linguagem verbal e não verbal. Está atividade é continua no decorrer do ano. E divertir-se com a leitura.
Habilidade (EF15LP14)
 Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.

Matemática: Grandezas e medidas.
Atividade 8.2 e 8.3
A atividade propõe que as crianças efetuem algumas medidas de comprimento e  compreendam os resultados. O objetivo e que perceba que, se usarem medidas diferentes para indicar a medida de uma mesma grandeza, podem surgir resultados diferentes, e que é importante padronizar as unidades de medidas. E na atividade 8.3 possam explorar unidades de comprimento como o metro e  o centímetros.
Habilidade: (EF04MA20) E (EF04MA27).
Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.
Interdisciplinar
Livro: Ápis interdisciplinar, Unidade 1, Capitulo3 Um país tropical páginas 71.
Duração: Uma aulas de  00:50 minutos.
Habilidade: (EF04HI04), .(EF04GE13*), (EF04CI05) (EF04CI12*)
SEXTA-FEIRA  26/06/2020
Educação física
Duração: Uma aula de  00:50 minutos.

Artes
Duração: Uma aula de 00:50 minutos
Português
Atividade: 1D Revisando o Poema Concreto. Página 169.
Está etapa, o aluno fará uma revisão a escrita e estilo do poema concreto.
É importante,  observar as características que atendem ao gênero para que o poema seja compreendido  como: sua estrutura composicional do texto( distribuição/ desenho do texto na página). Rimas, ritmo e melodia, a situação comunicativa, o tema/assunto, a estrutura composicional e seu estilo.
Habilidade (EF04LP25A)
Leitura: Atividade habitual
Atividade 1A- leitura de história em quadrinhos, o aluno fará a leitura atribuindo sentido à linguagem verbal e não verbal. Está atividade é continua no decorrer do ano. E divertir-se com a leitura.
Habilidade (EF15LP14)
Duração: Duas aulas de  00:50 minutos.
Interdisciplinar
Livro: Ápis interdisciplinar, Unidade 1, Capitulo3 - Tipos de vegetação páginas 72.
Duração: Uma aulas de  00:50 minutos.
Habilidade: (EF04HI05).( EF04GE01), (EF04CI06).


SABÁDO   27/06/2020
Projeto Didático: Lendo e compreendendo textos dramáticos.
 Atividade 1B, Nesta atividade  conheceremos texto teatral. Leitura do texto Dramático: “Biliri e o pote vazio”  
Livro Buriti Mais Português Página 12,1314,15. Texto Narrativo: “A esperteza do tatu”
Livro Buriti Mais Português Páginas 24 e 25.
Habilidade (EF04LP25B)

Atividade 1C,  comparando textos narrativos e teatrais.
O texto teatral é organizado em atos e cenas, apresentando procedimentos narrativos, falas, que podem ser diálogos ou análogos, personagens, rubricas, que são indicações do que o personagem deverá realizar em determinada cena. O enredo apresentado no decorrer do texto é composto por: Situação inicial, conflito, criação de um clímax e desfecho da história.
Habilidade (EF04LP25B)

Matemática: Grandezas e medidas.
Atividade 8.4 - A proposta que os alunos descubram os comprimentos, em centímetros, de algumas serpentes brasileiras, seguindo dicas e estabelecendo relações entre as informações. Atividade 5.5 -  A atividade propõe que os alunos observem informações contidas em tabela, sobre árvores frutíferas, tais como, altura da muda a ser plantada, tempo, transcorrido até frutificar e altura dessas árvores. O objetivo é explorar informações relativas a esse contexto, mediante a análise de dados contidos nessa forma de linguagem, que é a tabela.
Interdisciplinar
Tipos de vegetação páginas 73.
Duração: Uma aulas de  00:50 minutos. 
Habilidade: (EF04HI05).( EF04GE01), (EF04CI06).


ARTE/PROFªFLAVIA


Roteiro de estudo online

Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 3º B e C, 4º A, 5º A e B anos iniciais.
Habilidade: CONHECER E VALORIZAR O PATRIMÔNIO CULTURAL, MATERIAL E IMATERIAL, DE CULTURAS DIVERSAS, EM ESPECIAL A BRASILEIRA, INCLUIDO-SE SUAS MATRIZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, DE DIFERENTES ÉPOCAS, FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DE VOCABULÁRIO E REPERTÓRIO RELATIVOS ÀS DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha.

Com a ajuda do texto, faça a leitura e depois faça um desenho sobre festa junina no caderno de desenho ou caderno normal da sala usando as cores primárias e secundárias aprendidas no 1º bimestre.


Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do CarnavalDe acordo com os historiadores .
Com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena. Atualmente, há uma grande valorização das festas juninas na região Nordeste. Em Campina Grande, na Paraíba, por exemplo, acontece o maior festejo do país, com queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilhas e diversas barracas típicas com jogos e comidas.

Comidas

Com a popularização das festas juninas no Brasil, a difusão dos elementos ligados à festa tornou-se cada vez mais comum. As comidas típicas da Festa Junina são um exemplo disso. Em todas as regiões, o produto utilizado para preparar as guloseimas da festa é basicamente o mesmo: o milho. Pipoca, canjica, pamonha, bolo de milho e curau são algumas das iguarias servidas.

Atividade

- Depois da leitura do texto, faça um desenho sobre a festa junina bem colorido e, utilize as cores primárias e secundárias aprendidas no 1º bimestre para deixar bem colorido.


ED.FISICA DONIZETI


EE SALIM FARAH MALUF
EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR DONIZETI
TURMA: 4º ANO  A

                       ATIVIDADES      SEMANA     22  Á  27/06/2020

1ª AULA (50 MINUTOS)



2ªAULA (50 MINUTOS)

Agora você vai escolher um desses esportes do Caça-palavras e vai fazer uma pesquisa sobre as principais regras. No mínimo três regras.

ORIENTAÇÕES

Para realizar as atividades você vai precisar de um lápis, caderno, pesquisa em livros, internet ou conhecimento da sua família sobre o esporte escolhido.

ORIENTAÇÕES

Para realizar as atividades você vai precisar de um lápis, caderno, pesquisa em livros, internet ou conhecimento da sua família sobre o esporte escolhido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário