terça-feira, 16 de junho de 2020

3º EJA ENSINO MÉDIO SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

ATIVIDADES DA SEMANA DE 08 a 12 DE JUNHO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3ºTA/NOTURNO
ARTE/PROFºJORGE
Professor: Jorge C. Pessoa
DISCIPLINA/TURMA:
ARTE 3ºTA
CONTEÚDOS:
A arte moderna no Brasil
e
Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.
Atividade do período 08/06 a 12/06
COM BASE NAS ATIVIDADES JÁ REALIZADAS ANTERIORMENTE
Formular perguntas com suas respectivas respostas, sendo três sobre a arte moderna no Brasil e duas sobre Mídias e sua relação com as diferentes linguagens artísticas.

Obs.: ENTREGAR TODAS AS ATIVIDADES NO E-MAIL: artepessoasalim2020@outlook.com
BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo A  – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
·       Comparar as idéias evolutivas de Lamarck e Darwin apresentadas nos vídeos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
·       Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica.
·       Compreender que o conhecimento de evolução é baseado em evidências e em um processo histórico/comparativo como forma de contextualizar suas descobertas e estabelecer paralelos.
Atividade: Resumo

Tempo para realização: Uma semana.       De 08/06 até 12/06 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 08/06 à 12/06
Assistir os vídeos:

  • Seleção Natural – Darwinismo – Neodarwiniamo - Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=4iP6cazPLII
  • Teoria de Lamarck / Lamarckismo/ Evolução- Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=QtHHQNeYU10
  • Evidencias Evolutivas – Fósseis e  Òrgãos Vestigiais- Profº Paulo Jubilot
                             https://www.youtube.com/watch?v=tShgMaX2W1U
  • Evidencias Evolutivas – Órgãos Homólogos e Órgãos Análogos – Profº Paulo Jubilot

Após assistir os vídeos, faça um  resumo  de cada tópicos acima..
Enviar o resumo  para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
QUÍMICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 08 a 12 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS /PROFªJOSINEIDE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
11 e 12/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3ºs Termos A
             

CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does, estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é: Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas quando falamos de He, She e It, para a maioria dos verbos acrescentamos a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Planning to buy a gift
-        Hi Peter.
-        Hi Kelly. How are you?
-        I’m well, thanks and you?
-        Ok, but I need to buy a gift for my mom and I don’t know what to buy.
-        Uh, does she like to read?
-        Yes, she does. She likes to read books and listen to music.
-        Good. I know an excellent store. Let’s go there tonight.
-        Thank you Kelly.
-        You’re welcome. See you later.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.     Qual o tempo verbal do texto?
2.     Indique os sujeitos (pessoas) e os verbos do texto
3.     Do que eles estão falando?
4.     Tem alguma palavra que você achou muito estranha, qual(ais)?

Aula 2
1.     Procure no texto a frase em que se refere à uma terceira pessoa do singular utilizando a regra do “S”? Reescreva esta frase.
2.     Relacione as frases com o significado correto:
a)I need to buy a gift                                      (   )  Como você está?
b) I know an excellent store                          (   ) Eu conheço uma loja excelente
c)  How are you?                                              (   ) Ela gosta de ler?
d) I don’t know what to buy                           (   ) Eu preciso comprar um presente
e) does she like to read?                                 (   ) Eu não sei o que comprar
3. Escolha entre os verbos like, know, read, buy e need e forme duas frases sobre você, uma afirmativa e outra na negativa, ambas no tempo presente.


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_




LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
3º TERMO A  – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Whatsapp  991547020
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.


O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento Modernista? 
MATEMÁTICA/PROFºMARCELO
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TA PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular o volume de :
a) Cubo
b) Paralelepípedo
c) Pirâmide de base quadrada
d) Cilindro
e) Esfera
f) .Prisma
g) O que é volume ?
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?

Links de apoio https://www.youtube.com/watch?v=t2qzcnS5dGI
 https://www.youtube.com/watch?v=CCfSqO0G7Dk


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºTB/NOTURNO
ARTE/PROFªADRIANA
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                        E.JA  3º TB

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69LP07B) Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita,


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
O que é Dança
Dança é a arte de movimentar expressivamente corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som da música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegrias ou tristeza, ou ainda, em homenagem à natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, em especialmente através das danças folclóricas, nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades e também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para a manutenção da saúde física e mental.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.
Interpretação de texto.

1-     O que é dança?
2-     Quem iniciou a arte da dança?
3-     Em que ocasiões a arte da dança era praticada?
4-     Por que a dança é considerada a arte mais completa?
5-     Além da expressão artística, como a dança pode ser vista?
6-     Que influencias a dança tem na sociedade?
7-     O que significa a expressão popular “Entrar na dança”?

RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

__





BIOLOGIA/PROFªBENE
E.E. Salim Farah Maluf.

3º Termo B – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

Habilidades:  
·       Comparar as idéias evolutivas de Lamarck e Darwin apresentadas nos vídeos, identificando semelhanças e diferenças entre essas idéias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
·       Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica.
·       Compreender que o conhecimento de evolução é baseado em evidências e em um processo histórico/comparativo como forma de contextualizar suas descobertas e estabelecer paralelos.
Atividade: Resumo

Tempo para realização: Uma semana.       De 08/06 até 12/06 (Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Atividade Semana 08/06 à 12/06
Assistir os vídeos:

  • Seleção Natural – Darwinismo – Neodarwiniamo - Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=4iP6cazPLII
  • Teoria de Lamarck / Lamarckismo/ Evolução- Profº Paulo Jubilut
                               https://www.youtube.com/watch?v=QtHHQNeYU10
  • Evidencias Evolutivas – Fósseis e  Òrgãos Vestigiais- Profº Paulo Jubilot
                             https://www.youtube.com/watch?v=tShgMaX2W1U
  • Evidencias Evolutivas – Órgãos Homólogos e Órgãos Análogos – Profº Paulo Jubilot

Após assistir os vídeos, faça um  resumo  de cada tópicos acima..
Enviar o resumo  para o e-mail: beneokamoto@yahoo.com.br

Atendimento aos alunos pelo e-mail das 19h30min às 21h30min.

FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
QUÍMICA
GEOGRAFIA
HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 08 a 12 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS /PROFªJOSINEIDE


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
11 e 12/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3ºs Termos B 
             

CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does, estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é: Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas quando falamos de He, She e It, para a maioria dos verbos acrescentamos a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Planning to buy a gift
-        Hi Peter.
-        Hi Kelly. How are you?
-        I’m well, thanks and you?
-        Ok, but I need to buy a gift for my mom and I don’t know what to buy.
-        Uh, does she like to read?
-        Yes, she does. She likes to read books and listen to music.
-        Good. I know an excellent store. Let’s go there tonight.
-        Thank you Kelly.
-        You’re welcome. See you later.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.     Qual o tempo verbal do texto?
2.     Indique os sujeitos (pessoas) e os verbos do texto
3.     Do que eles estão falando?
4.     Tem alguma palavra que você achou muito estranha, qual(ais)?

Aula 2
1.     Procure no texto a frase em que se refere à uma terceira pessoa do singular utilizando a regra do “S”? Reescreva esta frase.
2.     Relacione as frases com o significado correto:
a)I need to buy a gift                                      (   )  Como você está?
b) I know an excellent store                          (   ) Eu conheço uma loja excelente
c)  How are you?                                              (   ) Ela gosta de ler?
d) I don’t know what to buy                           (   ) Eu preciso comprar um presente
e) does she like to read?                                 (   ) Eu não sei o que comprar
3. Escolha entre os verbos like, know, read, buy e need e forme duas frases sobre você, uma afirmativa e outra na negativa, ambas no tempo presente.


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_


LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
3º TERMO B  – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Whatsapp  991547020
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.


O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento 

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA  3TB  PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular o volume de :
a) Cubo
b) Paralelepípedo
c) Pirâmide de base quadrada
d) Cilindro
e) Esfera
f) .Prisma
g) O que é volume ?
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?

Links de apoio https://www.youtube.com/watch?v=t2qzcnS5dGI 
https://www.youtube.com/watch?v=CCfSqO0G7Dk

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºTC/NOTURNO

BIOLARTE/PROFªADRIANA

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                       E.JA  3º TC 

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69LP07B) Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita,


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
O que é Dança
Dança é a arte de movimentar expressivamente corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som da música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegrias ou tristeza, ou ainda, em homenagem à natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, em especialmente através das danças folclóricas, nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades e também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para a manutenção da saúde física e mental.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.
Interpretação de texto.

1-     O que é dança?
2-     Quem iniciou a arte da dança?
3-     Em que ocasiões a arte da dança era praticada?
4-     Por que a dança é considerada a arte mais completa?
5-     Além da expressão artística, como a dança pode ser vista?
6-     Que influencias a dança tem na sociedade?
7-     O que significa a expressão popular “Entrar na dança”?

RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

__


BIOLOGIA/PROFºRENE



FILOSOFIA
SOCIOLOGIA PROFªJOYCE
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M/ EJA – 3B-3C NOTURNO/3TA-3TB-3TC-3TD
Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira
Atividade: Perguntas
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?
3) Explique o que é a conquista da garantia da liberdade de imprensa e pensamento Livre?Justifiquei!
4) A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.
a) Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
FÍSICA
QUÍMICA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

3° Tc e 3° Td  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar sobre Polímeros Sintéticos.
Atividade: Realizar pesquisa sobre Polímeros Sintéticos.
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.
Recursos – Notebook, Internet e centro de mídia.














        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi. 08/06/2020 a 12/06/2020.

                                         Atividade              
    Realização de pesquisa de 25 linhas sobre Polímeros Sintéticos.
                           
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
GEOGRAFIA
HISTÓRIA


ATIVIDADE DE HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMAS: 2A, 2B, 3A, 2TA, 3TA, 3TB, 3TC, 3TD
DURAÇÃO: Duas aulas
PERÍODO: Semana de 08 a 12 de junho de 2020
Habilidades: Trabalhar transversalmente aos temas estudados em história a realidade brasileira, contextualização, construção de criticidade.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

DADOS DO DESEMPREGO DIVULGADOS PELO IBGE SÃO CATASTRÓFICOS
O desemprego anunciado pelo IBGE atingiu 12,6% no primeiro trimestre, significando um aumento de 1,3% em relação ao trimestre anterior, algo em torno de um milhão de trabalhadores.
O PIB brasileiro diminuiu 1,5% e deve despencar no próximo trimestre. O IBRE/FGV aponta que para o ano de 2020 deve ter uma queda entre 7% e 10%.
Em relação ao desemprego podemos chegar a um índice de 18,7%, uma verdadeira catástrofe que se abaterá nos ombros da classe trabalhadora com consequências desastrosas.
A renda das famílias e o consumo estão retrocedendo rapidamente. Em relação ao PIB o consumo das famílias e o setor de serviço representam 70%, logo a queda do PIB evidencia queda no consumo, que por sua vez está relacionada à queda da renda/emprego.
Outro número que se destaca é o de trabalhadores informais que somam 38 milhões de pessoas e que nesse momento não têm a quem oferecer sua força de trabalho, pois vivem de pequenos serviços e bicos.
O IBGE não contabiliza no número de desempregados aqueles que nesse período não estão em busca de emprego o que deve elevar ainda mais esse índice de 12,6%. Projeta-se um aumento de 3% no número de desalentados.
Quando somados os desatentados - os que desistiram por algum motivo de procurar emprego formal - com os informais e desempregados, chegamos, segundo o IBGE, a um número alarmante de 70,9 milhões de pessoas fora da força de trabalho.
Todos esses números reforçam que estamos em recessão e com projeção de agravamento do cenário econômico, com mais desemprego, fome e possivelmente situações de aumento da violência.
Mais do que nunca se faz necessário uma campanha que signifique distribuição de renda, com participação efetiva do estado brasileiro, caso contrário viveremos apenas a barbárie.
Professor Silvio de Souza – História EE Salim Farah Maluf.




Comente a charge acima, relacionada com o texto sobre o desemprego.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

INGLÊS /PROFªJOSINEIDE

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR: Josineide
AULAS PREVISTAS: 2  
11 e 12/06/2020
Aluno: Coloque seu nome

DISCIPLINA/TURMA: Inglês – 3ºs Termos C 
             

CONTEÚDOS:
Simple present:
Quando nos referimos ao presente simples na afirmativa não se usa auxiliares (Do e Does, estes são apenas para negativas e interrogativas). A estrutura da frase é: Sujeito+verbo+complemento, exemplo: I work On Saturdays.que significa: Eu trabalho aos sábados, I: sujeito, work: verbo e On Saturdays: complemento.
Regra: Apenas quando falamos de He, She e It, para a maioria dos verbos acrescentamos a letra “S” ao verbo, não quer dizer que é plural, mas uma regra da gramática inglesa, o mesmo exemplo acima com o sujeito She fica assim: She Works On Saturdays, a frase é a mesma, só muda o sujeito, então quando falamos de outra pessoa no singular, sempre devemos fazer uma alteração no verbo, que foi acrescentar o “S”, por enquanto é isso.
Planning to buy a gift
-        Hi Peter.
-        Hi Kelly. How are you?
-        I’m well, thanks and you?
-        Ok, but I need to buy a gift for my mom and I don’t know what to buy.
-        Uh, does she like to read?
-        Yes, she does. She likes to read books and listen to music.
-        Good. I know an excellent store. Let’s go there tonight.
-        Thank you Kelly.
-        You’re welcome. See you later.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
Habilidade – Compreensão geral específica de leitura, reconhecendo sua organização textual, palavras cognatas

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Aula 1
1.     Qual o tempo verbal do texto?
2.     Indique os sujeitos (pessoas) e os verbos do texto
3.     Do que eles estão falando?
4.     Tem alguma palavra que você achou muito estranha, qual(ais)?

Aula 2
1.     Procure no texto a frase em que se refere à uma terceira pessoa do singular utilizando a regra do “S”? Reescreva esta frase.
2.     Relacione as frases com o significado correto:
a)I need to buy a gift                                      (   )  Como você está?
b) I know an excellent store                          (   ) Eu conheço uma loja excelente
c)  How are you?                                              (   ) Ela gosta de ler?
d) I don’t know what to buy                           (   ) Eu preciso comprar um presente
e) does she like to read?                                 (   ) Eu não sei o que comprar
3. Escolha entre os verbos like, know, read, buy e need e forme duas frases sobre você, uma afirmativa e outra na negativa, ambas no tempo presente.


RECURSOS:
Computador, celular ou outro meio para acessar os links
Reforço com os canais disponíveis ao aluno:



AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.
A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula




DATA: ___/__/_




LÍNGUA PORTUGUESA/PROFªCLAUDIA
3º TERMO A ,B e C – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa..           
Whatsapp  991547020
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.






   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.


O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento 

MATEMÁTICA/PROFºMARCELO


ATIVIDADE DE MATEMÁTICA 3TC PROF. MARCELO 2ºBim
Semana de 08/06 à 12/06
ENTREGAR PELO EMAIL FOTO DA ATIVIDADE FEITA NO CADERNO profmarcelomaua@gmail.com
Pesquisar na Internet
Qual é a fórmula utilizada para calcular o volume de :
a) Cubo
b) Paralelepípedo
c) Pirâmide de base quadrada
d) Cilindro
e) Esfera
f) .Prisma
g) O que é volume ?
h) Quais as unidades de medida utilizadas ?

Links de apoio https://www.youtube.com/watch?v=t2qzcnS5dGI
 https://www.youtube.com/watch?v=CCfSqO0G7Dk
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



3ºTD/NOTURNO

ARTE/PROFªADRIANA


MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR
Adriana
AULAS PREVISTAS


2 aulas                       E.JA  3º T D

DISCIPLINA/TURMA:
                            Arte

CONTEÚDOS:
           Dança

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69LP07B) Desenvolver habilidade de Práticas de Leitura, Interpretação e Escrita,


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
O que é Dança
Dança é a arte de movimentar expressivamente corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som da música. O povo primitivo iniciou a arte de dançar e a praticava em diferentes ocasiões: no período de colheitas, nos rituais aos deuses, na época das caçadas, nos casamentos, em momentos de alegrias ou tristeza, ou ainda, em homenagem à natureza. É considerada a mais completa das artes, pois envolve elementos artísticos como a música, o teatro, a pintura e a escultura, sendo capaz de exprimir tanto as mais simples quanto as mais fortes emoções.
O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.
A dança teve forte influência nas sociedades ao longo dos tempos. Como via de socialização e disseminação de cultura, proporcionou ao mundo o conhecimento sobre a diversidade cultural dos diferentes povos em todo o mundo, em especialmente através das danças folclóricas, nas escolas, a dança faz parte da área de Educação Física. Como disciplina acadêmica, a dança integra diferentes cursos universitários ligados às Artes e Humanidades e também é uma modalidade amplamente praticada em academias e clubes para a manutenção da saúde física e mental.
“Entrar na dança” é uma expressão popular que significa envolver-se em algum assunto, fazer parte de algum negócio arriscado.
Interpretação de texto.

1-     O que é dança?
2-     Quem iniciou a arte da dança?
3-     Em que ocasiões a arte da dança era praticada?
4-     Por que a dança é considerada a arte mais completa?
5-     Além da expressão artística, como a dança pode ser vista?
6-     Que influencias a dança tem na sociedade?
7-     O que significa a expressão popular “Entrar na dança”?

RECURSOS:
Caderno para registro; Caneta; Lápis; Borracha.


AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a
atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br




DATA 08/06  a 12/06

__



BIOLOGIA

FILOSOFIA
FILOSOFIA 3TD
PROFESSOR : EDISON
edison.v24@yahoo.com.br

Nazismo, tráfico negreiro, escravidão e atualidade. Devemos combatê-los



Nossa história não tão distante nos escancara a brutalidade que a repressão Estatal age contra os pobres, pretos, periféricos



Por Fernando Batista
O movimento nazista é um dos mais reprováveis da história recente, quem nunca se deparou com alguma imagem da época e embrulhou o estômago?
Falamos do holocausto com tamanha repulsa que chega a arrepiar, certamente merece todo sentimento de abominação. Ademais, não consigo compreender por qual motivo alguns tentam relativizar tal ato, bem como a escravidão, em principal dos povos africanos, o tráfico negreiro também torturou e matou milhões de seres.
Estima-se que só o Brasil traficou aproximadamente mais de 5 milhões de africanos, e as Américas mais de 12 milhões. Sendo que só na transportação morreram mais de 2,5 milhões.
Segundo relatos históricos, o tempo médio de vida de um escravo adulto que chegava ao Brasil era de 7 anos, devido as condições de vida: trabalho, doenças e torturas.
O Brasil foi o primeiro país a iniciar o comércio de mão de obra escrava e também foi último a aboli-la, se dando completamente no ano de 1888 (em tese, pois, até hoje se enxerga suas consequências), tendo durado mais de 350 anos. Sendo também o país que mais se utilizou deste tipo de mão de obra, principalmente na fabricação de açúcar e na mineração.
O movimento de abolição se intensificou após o comércio de escravos ter sido proibido internacionalmente de vez em 1850. O projeto de abolição prévia em seu texto base uma reforma agrária para que os negros tivessem uma forma de sobrevivência pós liberdade, o que não foi feito.
Vinda a tão sonhada abolição o povo negro se viu diante de uma nova situação a ser superada, a sobrevivência. Por não ter condições de sobreviver, sem terras para produzir, sem moradia, sem fontes de renda, muitos retornaram ao “seu senhor” para trabalhar em troca de comida e moradia.
Para adentrar um pouco em minha área de atuação, o direito, transcrevo um trecho da matéria publicada pela BBC Brasil em 13 de maio de 2018:
“A Constituição brasileira de 1824, no art. 179, proibiu punir crimes com castigo físico. A partir daquele momento, não se podia mais torturar – a inquisição portuguesa havia institucionalizado a tortura como prova, até a pessoa confessar. Vem então o Código Criminal de 1830 que especifica no art. 30: se o condenado for escravo ele não vai para a cadeia, a pena é transformada em açoite. Isso porque se o escravo fosse para cadeia, causaria uma perda de mão-de-obra e dinheiro para o seu senhor. Assim, o escravo era açoitado publicamente, humilhado, torturado. Depois, semanas depois, quando estivesse reestabelecido (do açoitamento), o escravo voltava a trabalhar. Então, a tortura foi legal no Brasil até 1888, mas só para os escravos. Quando a abolição ocorre, a polícia já estava habituada a bater neles. Neles e nos brancos desfavorecidos. Como no caso do voto do analfabeto citado acima, os mecanismos da repressão escravista contaminam a sociedade inteira.(grifos nossos)
Aprofundando um pouco mais o raciocínio, verifica-se que até a atitude truculenta da força policial tem um viés escravocrata, sendo que a sua função inicial era servir ao império reprimindo escravos delinquentes e as revoltas abolicionistas.
O fato é que a maioria das riquezas e impérios foram construídos pelo uso da mão de obra escrava, em principal dos negros. Até hoje vemos o reflexo através da desigualdade social promovida por tal feito, haja vista que cerca de 1% da população (oligarquia) detém quase 30% da riqueza nacional.
A oligarquia nunca se satisfez com a abolição da escravidão e até hoje reprime a população negra, pois, esta é a mais pobre, a mais periférica, a que mais sofre preconceito e a que é mais encarcerada.
A repressão é tão latente e possui viés racista que a tão conhecida no meio jurídico “Lei da Vadiagem” era aplicada a negros que receberam sua liberdade, contudo, não possuíam fontes de renda e “perambulavam”.
A escravidão sempre existiu e continua existindo de forma mascarada para muitos povos e etnias, é evidente. Entretanto, nenhum povo sofreu e sofre tantas consequências quanto os negros. O preconceito racial acaba sendo o fator mais agravante da atualidade, se comparar-mos os povos escravizados nenhum foi tão mutilado e traficado quanto os africanos. A história nos mostra tudo isso, e a humanidade nunca deixará de carregar esta vergonha!
Sem dúvidas a escravidão é uma vergonha que nosso país deve carregar por toda sua história, e tentar relativizar este fato só demonstra o quão ínfimo é o conhecimento e empatia de quem o relativiza.
Atualmente a brutalidade de ações policiais gerou uma imensidão de protestos, fazendo com que houvesse uma reflexão quanto ao racismo estrutural na sociedade contemporânea.
Nossa história não tão distante nos escancara a brutalidade que a repressão Estatal age contra os pobres, pretos, periféricos. Eventos como os massacres: de Vigário Geral, Da Sé, Pinheirinho, Do Carandiru, Da Candelária, Dos 80 tiros, Costa Barros e tantas outras que sequer são noticiadas.
De fato a vida de todos importa, mas, nem todos sofrem a letalidade de frente quanto o povo negro. A vida importa, a vida dos negros importa!
Nossa conscientização deve se aflorar, entender o contexto histórico e compreender que esta luta é nossa, devemos lutar juntos!
Vamos começar por quem está próximo, não seja e não permita o preconceito; como disse Martin Luther King em uma das suas mais fantásticas frases: “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.
Disse Madre Teresa de Calcutá: “É fácil amar os que estão longe, mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado”. Então levantemos a bandeira sim, combata o racismo todos os dias.

1- fale com suas palavras o que você entendeu do texto com no mínimo dez linhas ?
SOCIOLOGIA
FÍSICA/PROFªMARCELA
PROFESSORA: MARCELA
Física :3 º termo D
Atividades proposta para o período de 08/06/2020 / a 12/06/2020
Horário e dia para esclarecer Dúvidas
 segundas feiras (19:00h as 20:30h)
Por e-mail e Watts
Na aula anterior nos verificamos os cuidados que devemos ter com a energia elétrica realizamos uma atividade de aprofundamento ok

Atividade – Analisando um circuito elétrico
A iluminação artificial, considerada um dos maiores efeitos da revolução causada pelo descobrimento da eletricidade, ocorre pela transformação da corrente elétrica em calor e luz.
·       Você já parou para pensar o que faz uma lâmpada elétrica funcionar?
·       Por que quando retiramos uma lâmpada do “pisca-pisca” algumas outras lâmpadas se apagam?
O que acontece se ligarmos um equipamento na “voltagem” incorreta?

1) Observe ao lado a imagem de um experimento realizado pelos alunos de uma escola e responda:






a) O que pode ter acontecido com a lâmpada que não está
com luminosidade?
 

b) Quais são os componentes deste circuito elétrico?

c) Você saberia dizer qual tipo de circuito foi montado?
Esse movimento que realizamos nesta atividade foi para relacionar as nossas práticas no cotidiano a conceitos físicos agora vamos fazer uma pesquisa sobre CIRCUITOS ELÉTRICOS
Atenção :Responder as atividades no caderno juntamente com a pesquisa
Alunos que não encaminharam as atividades anteriores faça o rápido possível lembrando que o Ensino EJA é semestral!!


QUÍMICA/PROFºISMAEL
E.E. Salim Farah Maluf.

3° Tc e 3° Td  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           
E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Habilidades: Contextualizar e Analisar sobre Polímeros Sintéticos.
Atividade: Realizar pesquisa sobre Polímeros Sintéticos.
Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)
Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, durante o processo de aprendizagem devendo refletir o desenvolvimento do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados.
Recursos – Notebook, Internet e centro de mídia.














        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
 ANO LETIVO 2020 – 2° Bi. 08/06/2020 a 12/06/2020.

                                         Atividade              
    Realização de pesquisa de 25 linhas sobre Polímeros Sintéticos.
                           
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
GEOGRAFIA
HISTÓRIA/PROFªEVERTON
ATIVIDADES À DISTÂNCIA
1.     PROFESSOR
Everton
2.     TURMA

3TD
3.     DISCIPLINA:
História
4.     CONTEÚDOS:
           Primeira Guerra Mundial
5.     HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
           Estabelecer relações entre a mecanização das guerras, a desumanização do inimigo e o papel da pesquisa científica para elevar a eficácia destruidora das guerras tecnológicas.

6.     DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
·       Confirmar que assistiu e o que achou do documentário

7.     RECURSOS UTILIZADOS:
       Link disponível:

8.     AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
      Responder as questões utilizando o word, letra Arial 12
      Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com
      Não esquecer de colocar Nome, número e série.

9.     Nº DE AULAS PREVISTAS
    
              02/02ªaula   


10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO
08/06/2020 a 12/06/2020
11.  PROFESSOR
12.  VALIDADO EM ____/_____/2020


INGLÊS 
LÍNGUA PORTUGUESA/PROFºTHIAGO
3º TERMO A ,B e C – Profº THIAGO .  Disciplina: Língua Portuguesa..            
E-mail:thiagomhz@gmail.com
Tempo para realização: Uma semana.    08/06 até 12/06 (Quatro aulas de 45 minutos cada) 2ºBimestre.





   Entregar somente as respostas por email ou whatsapp, não se esqueça de colocar seu nome e série.
O MOVIMENTO MODERNISTA
Realize uma pesquisa a respeito das características histórico-literárias desse período para realizar as atividades. (a pesquisa é para ajudá-los na realização da atividade, não é necessário entregá-la).

I.
a)    No que consistiu o período chamado Belle Époque, entre o final do século XIX e início do século XX, na Europa?
b)    Nesse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna ocorrida entre 11 e 18 de fevereiro de 1922? O que ela representou considerando a busca por uma identidade nacional da época?
c)     Consulte informações sobre o Movimento Antropofágico e a Revista da Antropofagia. Descreva as constatações.


 A POESIA MODERNISTA
Leia o poema abaixo.

ODE AO BURGUÊS

Eu insulto o burguês!
O burguês-níquel,
 O burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
 O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
 É sempre um cauteloso pouco-a-pouco! (...)
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais O êxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
 Morte às adiposidades cerebrais!
(...)
 “— Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
 — Um colar...
— Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!”
 Come! Come-te a ti mesmo,
 oh! gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
 (...)
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
 Sempiternamente as mesmices convencionais!
 (...)
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos.
Cheirando religião e que não crê em Deus!
(...)
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burguês!...
ANDRADE, Mário de. Paulicéia Desvairada. In: Poesias Completas



La Tribune des propriétaires. Le Figaro

II
a) Após a leitura, relate o que o texto significou para você.

b) Por que podemos dizer que o poema “Ode ao Burguês” pertence ao Movimento 

MATEMÁTICA/PROFªERICA
DISCIPLINA/TURMA:  MATEMÁTICA (3 TERMO D - NOITE)

CONTEÚDOS: ESTATÍSTICA

ATIVIDADES
·                 Leitura do texto disponível na plataforma Stoodi
·                 Realizem a leitura e anotem os pontos mais importantes no caderno.
·                 Apropriar do aplicativo classroom. (SE PRECISAR DE AJUDA ENVIE O EMAIL PARA ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br

ATENÇÃO:
À PARTIR DO DIA 08.06, INICIAREI O USO DO APLICATIVO CLASSROOM (GOOGLE SALA DE AULA), DEIXAREI ESSA SEMANA PARA VOCÊS SE ADAPTAREM A FERRAMENTA.
À PARTIR DO DIA 12.06 TEREMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS PELO CLASSROOM UMA VEZ POR SEMANA. À PARTIR DESTA DATA SÓ RECEBEREI ATIVIDADES PELO CLASSROOM.
O CLASSROOM ESTÁ DISPONÍVEL PELO APLICATIVO CMSP, SEM CONSUMIR DADOS MÓVEIS OU DIRETO PELO SITE classroom.google.com.
O ACESSO TEM QUE SER FEITO PELO EMAIL INSTITUCIONAL ra000000000sp@al.educacao.sp.gov.br . Dúvidas acesse: https://sed.educacao.sp.gov.br/saiba-como-acessar
OS CÓDIGOS DA TURMA SÃO:
3 TERMO D: dtjswsn




ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL:
No campo ASSUNTO coloquem: TURMA + NOME DO ALUNO + DÚVIDAS CLASSROOM
EXEMPLO: 3 TERMO D + LUCAS SANTOS + DÚVIDAS CLASSROOM










Nenhum comentário:

Postar um comentário