ATIVIDADES DA SEMANA DE 26 a 29 DE MAIO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ELETIVAS
JIU JITSU A ARTE SUAVE
9ºA
GEOGRAFIA
HISTORIA
COMUNICADO
IMPORTANTE
LÍNGUA PORTUGUESA
Comprometimento
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºB
GEOGRAFIA
LÍNGUA PORTUGUESA
Comprometimento
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC
LÍNGUA PORTUGUESA
Comprometimento
ELETIVAS
JIU JITSU A ARTE SUAVE
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE- SEMANA 26 á 29/05/2020
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR
| |||||
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
| ||||
DISCIPLINA/TURMA 9º
ELETIVAS JIU JITSU A ARTE SUAVE
| |||||
CONTEÚDOS:
MOVIMENTOS E TÉCNICAS DO JIU JITSU
| |||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
IDENTIFICAR DE FORMA CRÍTICA E TÉCNICA MOVIMENTOS DA MODALIDADE
| |||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Tarefas: Revisão dos conteúdos: Vídeos e explicações sobre os golpes comuns no Jiu Jitsu e discussão sobre os benefícios da prática dessa modalidade por meio de um artigo.
Tempo para realização da atividade: 90 minutos
| |||||
RECURSOS:
Centro de Mídias de SP, Youtube, Google e Blog da escola.
| |||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:
Enviar por email, caso não tenha acesso, deverá registrar a pesquisa no próprio Caderno.
| |||||
DATA:
|
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF.
Série: 9º Anos : A – Professor:
Djair Santos. Disciplina:
Geografia.
Atividade: Leitura, assistência
e interpretação de textos, mapas e fatos narrados no vídeo, em seguida responda
as questões.
Quantidade de aulas: 2
aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio
de textos, mapas e/ou iconografias, situações representativas do processo de
globalização.
GEOGRAFIA : A
EUROPA DIVIDIDA NA GUERRA FRIA.
Do final da segunda guerra até 1949, os países da Europa
alinharam-se em relação aos blocos rivais, determinando-se, assim, a Europa Oriental
capitalista, sob influência dos Estados Unidos, e a Europa Oriental socialista,
sob a influência da União Soviética.
Nesse mesmo ano, o território Alemão, ainda ocupado pelos
vencedores do conflito mundial, foi dividido em dois estados: República Federal
da Alemanha (RFA) ou Alemanha ocidental, capitalista, e a República Democrática
Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental, socialista.
Tal divisão permaneceu até 1990.
O Muro de Berlim
O maior simbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961. A cidade de Berlin ficou dividida em duas partes, a Berlim Oriental (pertence a União Soviética) e a Berlim Ocidental (divididas em três zonas: a estadunidense, a britânica e a francesa). O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga dos seus habitantes para o lado ocidental.
O maior simbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961. A cidade de Berlin ficou dividida em duas partes, a Berlim Oriental (pertence a União Soviética) e a Berlim Ocidental (divididas em três zonas: a estadunidense, a britânica e a francesa). O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga dos seus habitantes para o lado ocidental.
O fim do socialismo real e da Guerra Fria
Durante décadas, a União Soviética investiu grande parte de
seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos, em prejuízo de
outros setores da economia. Além disso, ajudou financeiramente outros países socialistas
(Cuba, por exemplo) a sustentar a economia, o que acarretou grandes gastos ao
tesouro público.
Em 1.985, Mikhail Gorbachev assumiu o governo soviético e
iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika).
Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução
da URSS e na queda dos regimes pró-soviéticos da Europa Oriental.
Na Alemanha, em 1.989, foi derrubado o Muro de Berlin,
símbolo da Guerra Fria. Depois disso, vários países deixaram o bloco socialista
e aderiram à economia de mercado. EM 1.991, a União Soviética deixou de
existir, e suas repúblicas tornaram países independentes.
Pesquise e responda:
como a construção do Muro de Berlim impactou a paisagem e o espaço geográfico
de Berlim?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Responda
no caderno e aguarde orientações para o envio ou entrega.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
Envie para:
djairsantos@prof.educação.sp.gov.br
‘ O
ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’
HISTORIA
COMUNICADO
IMPORTANTE
ALUNOS DO 9A
HISTÓRIA PROFESSOR SILVIO
Os alunos
que não finalizaram e enviaram as atividades ainda dá tempo de fazer e enviar
para o seguinte endereço eletrônico: silviosouzacs@hotmail.com
LLEMBREM-SE DE COLOCAR NOME
COMPLETO, NÚMERO E SÉRIE
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
26/05/2020 A 29/05/2020.
AULA 1, 2
E 3 - TEMA: PALESTRA
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9º A
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: ASSITIR A PALESTRA E ANOTAR AS PRINCIPAIS IDEIAS DO ESCRITOR NO
CADERNO.
Vídeoaula com a palestra de Leandro Karnal -
https://www.youtube.com/watch?v=iamCpxploTI
AULA 4. 5
E 6
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: COPIAR OU IMPRIMIR E COLAR O TEXTO INFORMATIVO NO CADERNO E LOGO
APÓS RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:
Os problemas de
não cuidar da mente
Negligenciar os cuidados com a mente pode trazer sérias consequências a
médio e longo prazo, como pequenos distúrbios, dificuldade em enfrentar
problemas e até doenças mentais. Listamos alguns dos principais problemas de
não cuidar da mente:
Ansiedade
Considerada o mal do século e um dos problemas mais comuns atualmente. A
ansiedade, por si só, é uma emoção comum de todo ser humano, não
necessariamente sendo um problema. É normal sentir-se ansioso diante de alguma
questão difícil no trabalho ou na vida pessoal.
O problema é que, sem um preparo emocional adequado, a ansiedade pode se
desenvolver em uma crise, tornando-se um distúrbio desgastante e difícil,
podendo inclusive desencadear problemas mais sérios.
Depressão
Uma das doenças mentais mais conhecidas, e também uma das mais sérias, a depressão é responsável pela alteração do humor, normalmente caracterizado por
sentimentos negativos, desmotivadores e uma tristeza profunda por parte do
paciente. Existem diversos níveis de depressão, e os cuidados devem ser tomados
com a orientação de um especialista.
Síndrome do Pânico
Um dos problemas desencadeados de um alto nível de ansiedade, trata-se de
um transtorno em que o indivíduo sofre com crises intensas de desespero, sempre
inesperadas e nem sempre sendo reflexo de um sinal de perigo ou alerta real.
Problemas com autocontrole
Antes mesmo de começar a desencadear transtornos e problemas mais sérios,
uma pessoa que não tem a mente saudável pode ter problemas ao lidar com
dificuldades naturais da vida e assumir um autocontrole emocional diante delas.
Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas e dificuldades que podem
ser desencadeados por não cuidarmos bem da nossa mente.
5 benefícios de uma mente saudável
Em contrapartida, com uma mente saudável, é possível viver com mais
qualidade e equilíbrio, tornando possível apreciarmos mais as coisas boas e
lidarmos melhor com as dificuldades da vida cotidiana.
Entre os benefícios de uma mente saudável, estão:
Aprender a controlar melhor a ansiedade para que ela seja uma emoção natural, ativada em
situações de tensão e alarme, não um sentimento incontrolável que desencadeia
transtornos e inúmeros problemas.
Melhorar o autocontrole emocional, entendendo o que se pode e o que não se pode
controlar e fazendo as pazes com suas próprias limitações e dificuldades.
Aprender como lidar de forma saudável com dificuldades e conflitos, já que o equilíbrio mental deixa o indivíduo mais
flexível e empático, enxergando o todo e, por consequência, mais aberto a
diálogos e a resoluções pacíficas, inteligentes e racionais.
Melhorar a motivação no dia a dia por aceitar as dificuldades e situações negativas
como algo natural e valorizar muito mais as positivas, além de exercer a
gratidão de forma mais constante.
Melhorar o foco e a produtividade, uma vez que se aprende a não dispersar a mente com
distrações e preocupações que tiram o foco de seu verdadeiro objetivo, além de
transformar a pessoa em alguém mais coerente e menos impulsiva.
Características
de uma mente saudável
Uma pessoa que se preocupa com sua saúde mental e, diariamente,
tem atitudes para cuidar do próprio cérebro, consequentemente desenvolve 5
grandes pilares em suas atitudes e personalidade:
Confiança
O indivíduo se aceita muito melhor e, por isso, perde o medo irracional
de errar.
Coragem
Com muito mais coragem e liberdade para errar, ele se arrisca muito mais,
dando saltos maiores do que as pessoas preocupadas e mentalmente abaladas.
Controle
Como já dito anteriormente, uma pessoa com uma mente saudável tem muito
mais controle emocional para lidar com pressão, dificuldades, desavenças e
situações desafiadoras.
Propósito
Com a mente mais clara, é mais fácil saber o que realmente se
deseja, quais são seus verdadeiros objetivos e qual o melhor caminho para conquistá-los.
Comprometimento
Entendendo suas capacidades
e limitações, com propósito e controle para trilhar o caminho certo, o
indivíduo com uma mente saudável normalmente apresenta um nível maior de
comprometimento com o que se propõe a realizar.
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE:
1- Pesquisar a biografia de Sigmund Freud. o
explorador de mentes, e enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com.
CIÊNCIAS
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências :9ºA
Professora: Ana Paula
Período:26/05/2020 à 29/05/2020
Habilidades: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvido em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas e reconhecimento dos diferentes elementos químicos.
Atividade:
1- Boa parte dos suplementos minerais à base de cálcio é obtida de conchas. As conchas são constituídas basicamente de carbonato de cálcio, CACO3.
A) Quais outros elementos químicos estão presentes no carbonato de cálcio
B) Consulte na tabela periódica e classifique os elementos presentes no carbonato de cálcio em metais ou não metais.
entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºB
GEOGRAFIA
EE SALIM FARAH MALUF.
Série: 9º Anos : B – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia.
Atividade: Leitura, assistência e interpretação de textos, mapas e fatos narrados no vídeo, em seguida responda as questões.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Reconhecer, por meio de textos, mapas e/ou iconografias, situações representativas do processo de globalização.
GEOGRAFIA : A EUROPA DIVIDIDA NA GUERRA FRIA.
Do final da segunda guerra até 1949, os países da Europa alinharam-se em relação aos blocos rivais, determinando-se, assim, a Europa Oriental capitalista, sob influência dos Estados Unidos, e a Europa Oriental socialista, sob a influência da União Soviética.
Nesse mesmo ano, o território Alemão, ainda ocupado pelos vencedores do conflito mundial, foi dividido em dois estados: República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha ocidental, capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental, socialista.
Tal divisão permaneceu até 1990.
O Muro de BerlimO maior simbolo da divisão do mundo entre capitalistas e socialistas foi a construção do Muro de Berlim, em 1961. A cidade de Berlin ficou dividida em duas partes, a Berlim Oriental (pertence a União Soviética) e a Berlim Ocidental (divididas em três zonas: a estadunidense, a britânica e a francesa). O muro foi erguido pelo governo da Alemanha Oriental, para impedir a fuga dos seus habitantes para o lado ocidental.
O fim do socialismo real e da Guerra Fria
Durante décadas, a União Soviética investiu grande parte de seus recursos financeiros na indústria espacial e de armamentos, em prejuízo de outros setores da economia. Além disso, ajudou financeiramente outros países socialistas (Cuba, por exemplo) a sustentar a economia, o que acarretou grandes gastos ao tesouro público.
Em 1.985, Mikhail Gorbachev assumiu o governo soviético e iniciou a abertura do sistema político (glasnost) e a reestruturação econômica (perestroika). Essas mudanças se alastraram pelo bloco socialista e culminaram na dissolução da URSS e na queda dos regimes pró-soviéticos da Europa Oriental.
Na Alemanha, em 1.989, foi derrubado o Muro de Berlin, símbolo da Guerra Fria. Depois disso, vários países deixaram o bloco socialista e aderiram à economia de mercado. EM 1.991, a União Soviética deixou de existir, e suas repúblicas tornaram países independentes.
Pesquise e responda: como a construção do Muro de Berlim impactou a paisagem e o espaço geográfico de Berlim?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Responda no caderno e aguarde orientações para o envio ou entrega.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série do estudante.
Envie para: djairsantos@prof.educação.sp.gov.br
‘ O ESFORÇO GERALMENTE, É ACOMPANHADO DO SUCESSO ! ’
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
26/05/2020 A 29/05/2020.
AULA 1, 2
E 3 - TEMA: PALESTRA
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9º B
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: ASSITIR A PALESTRA E ANOTAR AS PRINCIPAIS IDEIAS DO ESCRITOR NO
CADERNO.
Vídeoaula com a palestra de Leandro Karnal -
https://www.youtube.com/watch?v=iamCpxploTI
AULA 4. 5
E 6
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: COPIAR OU IMPRIMIR E COLAR O TEXTO INFORMATIVO NO CADERNO E LOGO
APÓS RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:
Os problemas de
não cuidar da mente
Negligenciar os cuidados com a mente pode trazer sérias consequências a
médio e longo prazo, como pequenos distúrbios, dificuldade em enfrentar
problemas e até doenças mentais. Listamos alguns dos principais problemas de
não cuidar da mente:
Ansiedade
Considerada o mal do século e um dos problemas mais comuns atualmente. A
ansiedade, por si só, é uma emoção comum de todo ser humano, não
necessariamente sendo um problema. É normal sentir-se ansioso diante de alguma
questão difícil no trabalho ou na vida pessoal.
O problema é que, sem um preparo emocional adequado, a ansiedade pode se
desenvolver em uma crise, tornando-se um distúrbio desgastante e difícil,
podendo inclusive desencadear problemas mais sérios.
Depressão
Uma das doenças mentais mais conhecidas, e também uma das mais sérias, a depressão é responsável pela alteração do humor, normalmente caracterizado por
sentimentos negativos, desmotivadores e uma tristeza profunda por parte do
paciente. Existem diversos níveis de depressão, e os cuidados devem ser tomados
com a orientação de um especialista.
Síndrome do Pânico
Um dos problemas desencadeados de um alto nível de ansiedade, trata-se de
um transtorno em que o indivíduo sofre com crises intensas de desespero, sempre
inesperadas e nem sempre sendo reflexo de um sinal de perigo ou alerta real.
Problemas com autocontrole
Antes mesmo de começar a desencadear transtornos e problemas mais sérios,
uma pessoa que não tem a mente saudável pode ter problemas ao lidar com
dificuldades naturais da vida e assumir um autocontrole emocional diante delas.
Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas e dificuldades que podem
ser desencadeados por não cuidarmos bem da nossa mente.
5 benefícios de uma mente saudável
Em contrapartida, com uma mente saudável, é possível viver com mais
qualidade e equilíbrio, tornando possível apreciarmos mais as coisas boas e
lidarmos melhor com as dificuldades da vida cotidiana.
Entre os benefícios de uma mente saudável, estão:
Aprender a controlar melhor a ansiedade para que ela seja uma emoção natural, ativada em
situações de tensão e alarme, não um sentimento incontrolável que desencadeia
transtornos e inúmeros problemas.
Melhorar o autocontrole emocional, entendendo o que se pode e o que não se pode
controlar e fazendo as pazes com suas próprias limitações e dificuldades.
Aprender como lidar de forma saudável com dificuldades e conflitos, já que o equilíbrio mental deixa o indivíduo mais
flexível e empático, enxergando o todo e, por consequência, mais aberto a
diálogos e a resoluções pacíficas, inteligentes e racionais.
Melhorar a motivação no dia a dia por aceitar as dificuldades e situações negativas
como algo natural e valorizar muito mais as positivas, além de exercer a
gratidão de forma mais constante.
Melhorar o foco e a produtividade, uma vez que se aprende a não dispersar a mente com
distrações e preocupações que tiram o foco de seu verdadeiro objetivo, além de
transformar a pessoa em alguém mais coerente e menos impulsiva.
Características
de uma mente saudável
Uma pessoa que se preocupa com sua saúde mental e, diariamente,
tem atitudes para cuidar do próprio cérebro, consequentemente desenvolve 5
grandes pilares em suas atitudes e personalidade:
Confiança
O indivíduo se aceita muito melhor e, por isso, perde o medo irracional
de errar.
Coragem
Com muito mais coragem e liberdade para errar, ele se arrisca muito mais,
dando saltos maiores do que as pessoas preocupadas e mentalmente abaladas.
Controle
Como já dito anteriormente, uma pessoa com uma mente saudável tem muito
mais controle emocional para lidar com pressão, dificuldades, desavenças e
situações desafiadoras.
Propósito
Com a mente mais clara, é mais fácil saber o que realmente se
deseja, quais são seus verdadeiros objetivos e qual o melhor caminho para conquistá-los.
Comprometimento
Entendendo suas capacidades
e limitações, com propósito e controle para trilhar o caminho certo, o
indivíduo com uma mente saudável normalmente apresenta um nível maior de
comprometimento com o que se propõe a realizar.
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE:
1- Pesquisar a biografia de Sigmund Freud. o
explorador de mentes, e enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com.
CIÊNCIAS
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências : 9ºB
Professora: Ana Paula
Período:26/05/2020 à 29/05/2020
Habilidades: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvido em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas e reconhecimento dos diferentes elementos químicos.
Atividade:
1- Boa parte dos suplementos minerais à base de cálcio é obtida de conchas. As conchas são constituídas basicamente de carbonato de cálcio, CACO3.
A) Quais outros elementos químicos estão presentes no carbonato de cálcio
B) Consulte na tabela periódica e classifique os elementos presentes no carbonato de cálcio em metais ou não metais.
entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9ºC
LÍNGUA PORTUGUESA
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
26/05/2020 A 29/05/2020.
AULA 1, 2
E 3 - TEMA: PALESTRA
- LÍNGUA
PORTUGUESA - 9º C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS
v ORIENTAÇÃO:
v
Os textos devem ser
registrados ou impressos e colados no caderno;
v
As pesquisas e os exercícios devem ser enviados para o
email: jobiane.reis@hotmail.com, quando solicitados ou arquivados em portfólio (pasta de atividades) do
aluno para verificação no retorno das aulas;
POR
GENTILEZA SEGUIR ORIENTAÇÃO DE CADA ATIVIDADE.
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: ASSITIR A PALESTRA E ANOTAR AS PRINCIPAIS IDEIAS DO ESCRITOR NO
CADERNO.
Vídeoaula com a palestra de Leandro Karnal -
https://www.youtube.com/watch?v=iamCpxploTI
AULA 4. 5
E 6
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: COPIAR OU IMPRIMIR E COLAR O TEXTO INFORMATIVO NO CADERNO E LOGO
APÓS RESPONDER AS QUESTÕES ABAIXO:
Os problemas de
não cuidar da mente
Negligenciar os cuidados com a mente pode trazer sérias consequências a
médio e longo prazo, como pequenos distúrbios, dificuldade em enfrentar
problemas e até doenças mentais. Listamos alguns dos principais problemas de
não cuidar da mente:
Ansiedade
Considerada o mal do século e um dos problemas mais comuns atualmente. A
ansiedade, por si só, é uma emoção comum de todo ser humano, não
necessariamente sendo um problema. É normal sentir-se ansioso diante de alguma
questão difícil no trabalho ou na vida pessoal.
O problema é que, sem um preparo emocional adequado, a ansiedade pode se
desenvolver em uma crise, tornando-se um distúrbio desgastante e difícil,
podendo inclusive desencadear problemas mais sérios.
Depressão
Uma das doenças mentais mais conhecidas, e também uma das mais sérias, a depressão é responsável pela alteração do humor, normalmente caracterizado por
sentimentos negativos, desmotivadores e uma tristeza profunda por parte do
paciente. Existem diversos níveis de depressão, e os cuidados devem ser tomados
com a orientação de um especialista.
Síndrome do Pânico
Um dos problemas desencadeados de um alto nível de ansiedade, trata-se de
um transtorno em que o indivíduo sofre com crises intensas de desespero, sempre
inesperadas e nem sempre sendo reflexo de um sinal de perigo ou alerta real.
Problemas com autocontrole
Antes mesmo de começar a desencadear transtornos e problemas mais sérios,
uma pessoa que não tem a mente saudável pode ter problemas ao lidar com
dificuldades naturais da vida e assumir um autocontrole emocional diante delas.
Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas e dificuldades que podem
ser desencadeados por não cuidarmos bem da nossa mente.
5 benefícios de uma mente saudável
Em contrapartida, com uma mente saudável, é possível viver com mais
qualidade e equilíbrio, tornando possível apreciarmos mais as coisas boas e
lidarmos melhor com as dificuldades da vida cotidiana.
Entre os benefícios de uma mente saudável, estão:
Aprender a controlar melhor a ansiedade para que ela seja uma emoção natural, ativada em
situações de tensão e alarme, não um sentimento incontrolável que desencadeia
transtornos e inúmeros problemas.
Melhorar o autocontrole emocional, entendendo o que se pode e o que não se pode
controlar e fazendo as pazes com suas próprias limitações e dificuldades.
Aprender como lidar de forma saudável com dificuldades e conflitos, já que o equilíbrio mental deixa o indivíduo mais
flexível e empático, enxergando o todo e, por consequência, mais aberto a
diálogos e a resoluções pacíficas, inteligentes e racionais.
Melhorar a motivação no dia a dia por aceitar as dificuldades e situações negativas
como algo natural e valorizar muito mais as positivas, além de exercer a
gratidão de forma mais constante.
Melhorar o foco e a produtividade, uma vez que se aprende a não dispersar a mente com
distrações e preocupações que tiram o foco de seu verdadeiro objetivo, além de
transformar a pessoa em alguém mais coerente e menos impulsiva.
Características
de uma mente saudável
Uma pessoa que se preocupa com sua saúde mental e, diariamente,
tem atitudes para cuidar do próprio cérebro, consequentemente desenvolve 5
grandes pilares em suas atitudes e personalidade:
Confiança
O indivíduo se aceita muito melhor e, por isso, perde o medo irracional
de errar.
Coragem
Com muito mais coragem e liberdade para errar, ele se arrisca muito mais,
dando saltos maiores do que as pessoas preocupadas e mentalmente abaladas.
Controle
Como já dito anteriormente, uma pessoa com uma mente saudável tem muito
mais controle emocional para lidar com pressão, dificuldades, desavenças e
situações desafiadoras.
Propósito
Com a mente mais clara, é mais fácil saber o que realmente se
deseja, quais são seus verdadeiros objetivos e qual o melhor caminho para conquistá-los.
Comprometimento
Entendendo suas capacidades
e limitações, com propósito e controle para trilhar o caminho certo, o
indivíduo com uma mente saudável normalmente apresenta um nível maior de
comprometimento com o que se propõe a realizar.
v
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE:
1- Pesquisar a biografia de Sigmund Freud. o
explorador de mentes, e enviar para o email jobiane.reis@hotmail.com.
CIÊNCIAS
E.E.Salim Farah Maluf
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de Ciências : 9ºC
Professora: Ana Paula
Período:26/05/2020 à 29/05/2020
Habilidades: Comparar quantidades de reagentes e produtos envolvido em transformações químicas, estabelecendo a proporção entre as suas massas e reconhecimento dos diferentes elementos químicos.
Atividade:
1- Boa parte dos suplementos minerais à base de cálcio é obtida de conchas. As conchas são constituídas basicamente de carbonato de cálcio, CACO3.
A) Quais outros elementos químicos estão presentes no carbonato de cálcio
B) Consulte na tabela periódica e classifique os elementos presentes no carbonato de cálcio em metais ou não metais.
entregar as atividades no email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário