Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020
Eletiva / Profª Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Pesquisar sobre a prática dos
esportes adaptados em época de Pandemia;
·
Atividade 2- Relatar sobre a pesquisa;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 24/09/2020
Eletiva / Profª Denise
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
DATA: 14 a 18/09/2020 |
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DISCIPLINA/TURMA: 7°,
9°, 1°.
ELETIVA: JIU
JITSU |
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CONTEÚDOS:
COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS NA PRÁTICA DO JIU JITSU II |
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Aula
I: Faça uma reflexão sobre qual das Competências Socioemocionais
você precisa desenvolver.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Explique como você pode desenvolver essa competência
socioemocional escolhida praticando o Jiu Jitsu.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
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Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
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Eletiva / Profº. Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Acima tem alguns conceitos de liquidez, segurança e rentabilidade definidos, vocês com a aula passada de renda fixa saberia dizer se as rendas fixas, tem alguma dessas características acima? Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
9ºAno A
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Objetos do
conhecimento |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR29):Experimentar, de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as
construções corporais e vocais de personagens do drama. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Copiar os
conceitos no caderno Corporeidade –É a maneira como o corpo age e faz,
como ele intervém no espaço e no tempo. Drama -É uma palavra que vem do grego e significa
ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais
e secundários e que geralmente contempla uma introdução, um certo conflito,
um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para
uma representação, quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma
farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa. Gesto –Em cena, define-se como
a atitude que a personagem assume em relação às outras considerando todos os
aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão fisionômica. Improvisação –É usada, no teatro,
como ferramenta na composição de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com
ela, os atores experienciam os conceitos de criatividade, expressão corporal,
expressão verbal, espaço, tempo, energia e movimento sem inibição,
possibilitando a criação de textos exclusivos e inovadores com fluência, uso
do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis, provenientes de seu próprio
vocabulário. Processos de criação
coletiva–No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas
décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o
texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de
ensaio. . |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 14/09 a 18/09
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 14/09/2020
à 18/09/2020
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográficas:
Atividade:
1 – Faça uma pesquisa sobre:
a-
O que é biodiversidade?
b-
Qual a importância da biodiversidade?
c-
Qual a importância da diversidade genética?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física
no CMSP ou TV Educação dia 10/09/20 ás 14h45;
·
Atividade 2- Descrever o conteúdo da aula
acima;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:24/09/2020
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e,
resposta as questões relacionadas.
Quantidade
de aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
Relacionar as mudanças técnicas e científicas
decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e
analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em
diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.
GEOGRAFIA :
Transformações do
espaço na sociedade urbano-industrial (
2.2 ).
Questões sobre o texto, responda e explique:
1) Por que a industrialização
causa o aumento da urbanização e, por que a urbanização causa o aumento da
industrialização ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que é o êxodo rural
e, quais são as suas causas ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) A favelização é um dos efeitos
da urbanização acelerada, explique suas razões !
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ASSIM É A VIDA . . . DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,
O CENÁRIO MUDA . . . NOVOS VENTOS, NOVA BRISA,
NOVOS ARES, NOVOS MARES . . . ! “
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 9A
HABILIDADES
ENVOLVIDAS: Adquirir conhecimento sobre o personagem, sua participação em um
dos episódios mais destacados do século XX e suas consequências.
SEMANA:
14 a 18 de setembro
Quantidade
de aulas: 04
ATIVIDADE SOMENTE DE LEITURA
ADOLF HITLER
Político alemão nascido na Áustria (1889-1945). Liderou o bloco alemão durante
a Segunda Guerra Mundial.
Adolf Hitler, considerado por muitos como um dos maiores vilões da
história, nasceu em 20 de abril de 1889. Seu pai chamava-se Alois Hitler e era
um inspetor de alfândega da cidade de Braunau, Áustria. Como queria se tornar
artista, Hitler candidatou-se em 1907 à Academia de Belas Artes de Viena. Mas
não teve sorte e em 1908 seu pedido foi recusado. Como ele passava a maior
parte de seu tempo livre com ocultistas e extremistas dos dois lados do
espectro político, acredita-se que essa convivência tenha influenciado seu
desenvolvimento intelectual e reforçado seu ódio pela classe média,
principalmente por pessoas de descendência judaica.
Quando a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve início, Hitler
tentou entrar para o exército austríaco, mas foi rejeitado. Em seguida, ele
conseguiu se alistar no exército alemão. Inclusive, devido à sua bravura, ele
chegou a ganhar a Cruz de Ferro. Mas, depois do fim da guerra, como tantos
outros, ele também não conseguiu arrumar emprego. A Alemanha do pós-guerra
passava por uma transformação social e o colapso da monarquia e da economia
tornaram o terreno fértil para o crescimento de filosofias extremistas, que iam
do comunismo ao nacionalismo. Nessa época, Hitler viajou para Munique, onde se
tornou um dos primeiros membros do Partido Nacional Socialista dos
Trabalhadores Alemães – abreviado como Nazista.
A depressão econômica mundial, iniciada em 1929, tornou possível
aos nazistas fazer avanços políticos em meio ao descontente eleitorado alemão.
Aos poucos, eles passaram a ser reconhecidos como um legítimo partido político,
e Hitler, que era um orador brilhante, começou a se destacar e receber vários
apoios. Em 1933, o Partido Nazista era tão poderoso que o presidente Paul von
Hindenburg (1847-1934) viu-se forçado a apontar Adolf Hitler como chanceler da
Alemanha. Imediatamente ele começou a se valer de sua nova posição para derrubar
Hindenburg e assumir o controle ditatorial da Alemanha. Ele decidira também
rearmar militarmente a Alemanha e reafirmar seus interesses territoriais na
Europa.
Em março de 1938, Hitler anexou a Áustria, tornando-a parte da Alemanha. E um
ano depois, em março de 1939, suas tropas tomaram o controle da
Tchecoslováquia. Embora Inglaterra e França tenham se oposto abertamente à
investida alemã, elas não tomaram nenhuma iniciativa para tentar evitar uma
guerra. Em 24 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão
com a União Soviética. E no dia 1 de setembro, desferiu um ataque em grande
escala sobre a Polônia. No dia 3 de setembro, Inglaterra e França declararam
que o estado de guerra já se constituíra por dois dias. Era o início da Segunda
Guerra Mundial (1939-1945).
Os dois primeiros anos de guerra foram marcados por grandes
sucessos militares das forças alemãs. A França caiu em questão de semanas em
1940, e, embora a Inglaterra não tenha chegado a ser invadida, seu poder
militar na Europa era totalmente nulo. A dominação total de Hitler na Europa
durou de 1941 a 1944, quando os aliados anglo-americanos tomaram bases
importantes na França e na Itália e os exércitos soviéticos forçaram os alemães
a recuar do leste europeu. No início de 1945, os alemães estavam defendendo
desesperadamente seu próprio território e, em 7 de maio, a guerra estava
acabada.
O espírito de Hitler entre 1939 e 1942 tinha sido o de um
invencível otimismo. Seus planos eram para um Império Germânico, ou Reich, na
Europa, que durasse mil anos. Para realizar seu sonho de um Reich racialmente
puro, o ditador criou uma rede de crematórios para a execução em massa de
judeus, ciganos e outros povos considerados por ele "indesejáveis".
Entre 1943 e 1945, Hitler foi se tornando uma pessoa cada vez mais deprimida e
irritada. Ele passou também a se envolver com crenças ocultas e acreditar que
uma forma de magia negra, combinada com misteriosas armas secretas, poderia
salvar a Alemanha da derrota. Em 30 de abril, tudo indica que, ao mesmo tempo
em que exércitos soviéticos cercavam Berlim, a capital da Alemanha, Hitler, que
havia se escondido numa casamata fortificada nos subterrâneos de um prédio de
Berlim, assassinou Eva Braun, sua amante de longa data, com quem havia se
casado pouco tempo antes, e depois tirou sua própria vida.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª
Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 9º A, B, C
Atividade
semanal: 14/09/20 a 18/09/20
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.
Orientação da atividade:
1ª
aula: Na aula passada nós vimos os conceitos e alguns exemplos de metáforas:
Vamos apenas relembrá-los. Em seguida faça a atividade.
O que é metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem;
mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma
palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir
metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação
implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Exemplo:
Aquela moça é uma gata =
Aquela moça é linda
Ele é um bicho preguiça = Ele
é preguiçoso
Estou com uma fome de leão =
Eu estou com muita fome
Ninguém há de arrancar-me a luz
sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.
“Uma metáfora diz uma coisa por
outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que,
por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele
tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que
seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por
expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos
interessa.”
Atividade
2ª
aula: Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução
para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.
a) Qual o assunto tratado no poema?
b) Qual é a sua impressão disso?
c) Você consegue identificar as
metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.
d) O que você acha que eles
significam?
e) Eles reforçam o assunto do poema?
Explique.
Mother to Son - Poem by Langston
Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)
(1922)
Well, son, I’ll tell you:
Life for me ain’t been no crystal
stair.
It’s had tacks in it,
And splinters,
And boards torn up,
And places with no carpet on the
floor —
Bare.
But all the time
I’se been a-climbin’ on,
And reachin’ landin’s,
And turnin’ corners,
And sometimes goin’ in the dark
Where there ain’t been no light.
So boy, don’t you turn back.
Don’t you set down on the steps
‘Cause you finds it’s kinder hard.
Don’t you fall now —
For I’se still goin’, honey,
I’se still climbin’,
And life for me ain’t been no crystal
stair.
Tradução:
Mãe para filho - poema de Langston
Hughes
(1922)
Bem, filho, vou te dizer:
A vida para mim não tem sido uma
escada de cristal.
Tem tachas,
E lascas,
E as tábuas rasgadas,
E lugares sem carpete no chão -
Nua.
Mas o tempo todo
Eu estive escalando,
E chegando a pousar,
E curvas,
E às vezes indo no escuro
Onde não havia luz.
Então garoto, não volte atrás.
Não descanse nos degraus
'Porque você acha que é mais difícil.
Não caia agora -
Pois eu ainda vou, querido,
Eu ainda estou escalando,
E a vida para mim não tem sido uma
escada de crista
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
14/09/2020 a 18/09/2020
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, B E C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector
(Duração - 3 aulas)
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as perguntas abaixo e encaminhar para o e-mail
jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno)
1) Por que Rodrigo
finge que não quer matá-la ao final da história, se ele mesmo diz que "ela
nascera para o abraço da morte?" Afinal, Rodrigo traiu sua personagem ou
lhe deu um final feliz, apesar do atropelamento?
2) As relações que
Macabéa estabelece com outros personagens são passíveis de análise e
observação: Olímpico, o namorado que a despreza ("Você só faz
chover") e a troca por sua colega Glória; esta, a colega de trabalho,
"loura de farmácia", que aceita o namorado da outra; o chefe suburbano,
que a avisa que será despedida em breve; o médico, "que não gosta de
pobre"; a cartomante, "Madama Carlota", cujos prognósticos nunca
se cumprirão. Não serão todos mais bem adaptados à vida urbana (ou suburbana)
que Macabéa? Esta, em sua ingenuidade teria sido usada por eles?
3) O atropelamento é a
grande ironia da obra, não? Macabéa será atropelada após ouvir prognósticos
fabulosamente positivos (e irrealizáveis), quando atravessa a rua "grávida
de futuro" e morrerá diante de todos em sua 'hora de estrela'. Por que
Rodrigo faz isso com sua personagem? Por que o prognóstico de atropelamento
chegou antes da cliente da cartomante?
4) Se fechamos o livro
após a leitura, veremos que a obra também trata de uma questão social: a
adaptação do migrante nordestino ao trabalho e vida no sudeste do país. O que
Macabéa representa, afinal, dentro dessa leitura?
a) Nele, a cineasta
abriu mão da existência de Rodrigo. Ou seja, ela optou por simplificar a obra,
tirando dela um personagem-narrador-autor, para narrar apenas a história da
moça alagoana. A pergunta é : por que Amaral teria optado por essa estratégia?
b) Por que Amaral deu à
morte de Macabéa um final glamuroso, que a obra literária não tem?
TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector
(Duração - 3 aulas)
ORIENTAÇÃO DAs
ATIVIDADES:
1- Pesquisar os temas
abaixo sobre a autora Clarice Lispector e enviar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto
do caderno).
Ø
Biografia de Clarice Lispector;
Ø
Curiosidades
sobre Clarice Lispector;
Ø
Frases
famosas de Clarice Lispector.
2- Assistir a
entrevista com Clarice Lispector pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ohHP1l2EVnU&feature=emb_logo
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9
ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 14/09/2020 a 18/09/2020
(6 aulas)
Caderno do aluno 3ºbimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Habilidade que vamos desenvolver!!!
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre
elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
Caros
alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de
aprendizagem 1,o objetivo das três atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras
e Reconhecer
as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos
passados.
Disponibilizei as aulas do centro de mídis que abordaram o tema de
estudo!
Assistam as aulas caso
você tenha perdido para resolver as atividades propostas ,continuo esperando o
retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!
04/08 -
9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I
https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18
05/08 -
9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos:
Parte II
https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18
10/08 -
9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11
11/08 -
9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17
ATIVIDADE 1 – UM
TRIÂNGULO FAMOSO
ATIVIDADE 2 – TEOREMA
DE PITÁGORAS
ATIVIDADE 3 – TERNAS
PITAGÓRICAS
Esta
Foto
de Autor Desconhecido está licenciado em
CC
BY-SA
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 A
IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam
o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de
conhecimento. Envie para o professor por e-mail.
ü 8º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do
caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail
do professor.
ü 9 Ano:
Prezados alunos por gentileza realize nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO? preencha a ficha I e II da atividade 1
projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus
diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos, realizem
as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam
uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/ProfºDenis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
QUEM
DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?
ATIVIDADE
1 – VOCÊ É CONSUMISTA? 8º ano – Caderno do Aluno página 46 / 9º ano – Caderno
do Aluno página 45
Realize a atividade proposta acima
conforme o caderno do estudante respectivo de sua série, e envie a atividade
por e-mail do professor.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC07:
Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo
consciente.
EF89TEC18:
Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital
específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.
EF89TEC19:
Utilizar ferramentas digitais online e offline realizar
produções digitais (blog,
sites,
redes sociais e outros).
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
-----------------------------------------------------------------------------
9ºB
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Objetos do
conhecimento |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR29):Experimentar, de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as
construções corporais e vocais de personagens do drama. |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Copiar os
conceitos no caderno Corporeidade –É a maneira como o corpo age e faz,
como ele intervém no espaço e no tempo. Drama -É uma palavra que vem do grego e significa
ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais
e secundários e que geralmente contempla uma introdução, um certo conflito,
um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para
uma representação, quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma
farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa. Gesto –Em cena, define-se como
a atitude que a personagem assume em relação às outras considerando todos os
aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão fisionômica. Improvisação –É usada, no teatro,
como ferramenta na composição de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com
ela, os atores experienciam os conceitos de criatividade, expressão corporal,
expressão verbal, espaço, tempo, energia e movimento sem inibição,
possibilitando a criação de textos exclusivos e inovadores com fluência, uso
do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis, provenientes de seu próprio
vocabulário. Processos de criação
coletiva–No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas
décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o
texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de
ensaio. . |
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RECURSOS:
Caderno para anotações.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
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DATA 14/09 a 18/09
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Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 14/09/2020
à 18/09/2020
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográficas:
Atividade:
1 – Faça uma pesquisa sobre:
a-
O que é biodiversidade?
b-
Qual a importância da biodiversidade?
c-
Qual a importância da diversidade genética?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B
CONTEÚDOS:
CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG
Unidade Temática:
Unidade Temática – Esporte;
ATIVIDADE
·
Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física
no CMSP ou TV Educação dia 10/09/20 ás 14h45;
·
Atividade 2- Descrever o conteúdo da aula
acima;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até:24/09/2020
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.
Série: 9º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e,
resposta as questões relacionadas.
Quantidade
de aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
Relacionar as mudanças técnicas e científicas
decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e
analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em
diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.
GEOGRAFIA :
Transformações do
espaço na sociedade urbano-industrial (
2.2 ).
Questões sobre o texto, responda e explique:
1) Por que a industrialização
causa o aumento da urbanização e, por que a urbanização causa o aumento da
industrialização ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) O que é o êxodo rural
e, quais são as suas causas ?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) A favelização é um dos efeitos
da urbanização acelerada, explique suas razões !
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ASSIM É A VIDA . . . DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,
O CENÁRIO MUDA . . . NOVOS VENTOS, NOVA BRISA,
NOVOS ARES, NOVOS MARES . . . ! “
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – 9º Ano
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 14 de setembro a 18 de setembro
TEMA: Processo de redemocratização
HABILIDADES:
(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los
à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas
de preconceito, como o racismo.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS
DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 – Leia o textos “Governo Geisel: abertura lenta gradativa e segura”, disponível no livro didático História sociedade & cidadania: 9º, páginas 207 e 208.
Aula 2 a
4 – Responder
às questões propostas:
1)
Qual
foi o presidente que deu início ao processo de abertura?
2)
Qual
o conceito de abertura defendido pelo presidente?
3)
Qual
foi a primeira medida tomada pelo presidente que deu início à abertura?
4)
Qual
foi o resultado da primeira eleição realizada no processo de abertura?
5)
Qual
foi o argumento utilizado pelos militares linha dura diante do resultado das
eleições de 1974?
6)
Quem
foi Vladimir Herzog? Qual foi a circunstância de sua morte?
7)
Quem
foi Manoel Fiel Filho?
8)
O
que estabelecia a Lei Falcão?
9)
Responda
às questões a) e b) do Dialogando, página
208
Fontes:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania: 9º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.:
Editora FTD, 2018. p. 207 e 208.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª
Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 9º A, B, C
Atividade
semanal: 14/09/20 a 18/09/20
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.
Orientação da atividade:
1ª
aula: Na aula passada nós vimos os conceitos e alguns exemplos de metáforas:
Vamos apenas relembrá-los. Em seguida faça a atividade.
O que é metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem;
mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma
palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir
metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação
implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Exemplo:
Aquela moça é uma gata =
Aquela moça é linda
Ele é um bicho preguiça = Ele
é preguiçoso
Estou com uma fome de leão =
Eu estou com muita fome
Ninguém há de arrancar-me a luz
sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.
“Uma metáfora diz uma coisa por
outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que,
por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele
tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que
seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por
expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos
interessa.”
Atividade
2ª
aula: Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução
para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.
a) Qual o assunto tratado no poema?
b) Qual é a sua impressão disso?
c) Você consegue identificar as
metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.
d) O que você acha que eles
significam?
e) Eles reforçam o assunto do poema?
Explique.
Mother to Son - Poem by Langston
Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)
(1922)
Well, son, I’ll tell you:
Life for me ain’t been no crystal
stair.
It’s had tacks in it,
And splinters,
And boards torn up,
And places with no carpet on the
floor —
Bare.
But all the time
I’se been a-climbin’ on,
And reachin’ landin’s,
And turnin’ corners,
And sometimes goin’ in the dark
Where there ain’t been no light.
So boy, don’t you turn back.
Don’t you set down on the steps
‘Cause you finds it’s kinder hard.
Don’t you fall now —
For I’se still goin’, honey,
I’se still climbin’,
And life for me ain’t been no crystal
stair.
Tradução:
Mãe para filho - poema de Langston
Hughes
(1922)
Bem, filho, vou te dizer:
A vida para mim não tem sido uma
escada de cristal.
Tem tachas,
E lascas,
E as tábuas rasgadas,
E lugares sem carpete no chão -
Nua.
Mas o tempo todo
Eu estive escalando,
E chegando a pousar,
E curvas,
E às vezes indo no escuro
Onde não havia luz.
Então garoto, não volte atrás.
Não descanse nos degraus
'Porque você acha que é mais difícil.
Não caia agora -
Pois eu ainda vou, querido,
Eu ainda estou escalando,
E a vida para mim não tem sido uma
escada de crista
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
14/09/2020 a 18/09/2020
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, B E C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector
(Duração - 3 aulas)
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as perguntas abaixo e encaminhar para o e-mail
jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno)
1) Por que Rodrigo
finge que não quer matá-la ao final da história, se ele mesmo diz que "ela
nascera para o abraço da morte?" Afinal, Rodrigo traiu sua personagem ou
lhe deu um final feliz, apesar do atropelamento?
2) As relações que
Macabéa estabelece com outros personagens são passíveis de análise e
observação: Olímpico, o namorado que a despreza ("Você só faz
chover") e a troca por sua colega Glória; esta, a colega de trabalho,
"loura de farmácia", que aceita o namorado da outra; o chefe suburbano,
que a avisa que será despedida em breve; o médico, "que não gosta de
pobre"; a cartomante, "Madama Carlota", cujos prognósticos nunca
se cumprirão. Não serão todos mais bem adaptados à vida urbana (ou suburbana)
que Macabéa? Esta, em sua ingenuidade teria sido usada por eles?
3) O atropelamento é a
grande ironia da obra, não? Macabéa será atropelada após ouvir prognósticos
fabulosamente positivos (e irrealizáveis), quando atravessa a rua "grávida
de futuro" e morrerá diante de todos em sua 'hora de estrela'. Por que
Rodrigo faz isso com sua personagem? Por que o prognóstico de atropelamento
chegou antes da cliente da cartomante?
4) Se fechamos o livro
após a leitura, veremos que a obra também trata de uma questão social: a
adaptação do migrante nordestino ao trabalho e vida no sudeste do país. O que
Macabéa representa, afinal, dentro dessa leitura?
a) Nele, a cineasta
abriu mão da existência de Rodrigo. Ou seja, ela optou por simplificar a obra,
tirando dela um personagem-narrador-autor, para narrar apenas a história da
moça alagoana. A pergunta é : por que Amaral teria optado por essa estratégia?
b) Por que Amaral deu à
morte de Macabéa um final glamuroso, que a obra literária não tem?
TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector
(Duração - 3 aulas)
ORIENTAÇÃO DAs
ATIVIDADES:
1- Pesquisar os temas
abaixo sobre a autora Clarice Lispector e enviar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto
do caderno).
Ø
Biografia de Clarice Lispector;
Ø
Curiosidades
sobre Clarice Lispector;
Ø
Frases
famosas de Clarice Lispector.
2- Assistir a
entrevista com Clarice Lispector pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ohHP1l2EVnU&feature=emb_logo
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 14/09/2020 a 18/09/2020
(6 aulas)
Caderno do aluno 3ºbimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Habilidade que vamos desenvolver!!!
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das três atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.
Disponibilizei as aulas do centro de mídis que abordaram o tema de estudo!
Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas ,continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!
04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I
https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18
05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II
https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18
10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11
11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17
ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO
ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS
ATIVIDADE 3 – TERNAS PITAGÓRICAS
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
Projeto de Vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
E.E.
SALIM FARAH MALUF
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane Ap. Dias
Quintão |
2.
TURMA
9° ANO - B |
|||
3.
DISCIPLINA: Professor
especialista, Projeto de vida |
||||
4.
CONTEÚDOS: Nós: hoje e no futuro
(continuação) |
||||
5.
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Imaginação criativa e
interesse artístico. |
||||
6.
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: 1- Para
você, a escola e a educação são importantes? Por quê? 2- Qual
a importância da escola para a comunidade escolar?
OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.
|
||||
7.
RECURSOS
UTILIZADOS: Os alunos iram
utilizar o caderno do aluno. |
||||
8.
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro escrito, a
atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via
whatsapp.
|
||||
9.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
10.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO
14
a 18/09/2020 |
11.
PROFESSOR
Rosiane Ap. Dias Quintão |
12. VALIDADO EM: 14/09/2020 |
|
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 9º B
Matéria
de Tecnologia e Inovação
3º
Bimestre
Atividade
do período 18/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
a tecnologia trouxe de bom?
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
-----------------------------------------------------------------------------
9ºC
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 9º A, B e C |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Objetos do
conhecimento |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF09AR29):Experimentar, de maneira
imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as
construções corporais e vocais de personagens do drama. |
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Copiar os
conceitos no caderno Corporeidade –É a maneira como o corpo age e faz,
como ele intervém no espaço e no tempo. Drama -É uma palavra que vem do grego e significa
ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais
e secundários e que geralmente contempla uma introdução, um certo conflito,
um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para
uma representação, quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma
farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa. Gesto –Em cena, define-se como
a atitude que a personagem assume em relação às outras considerando todos os
aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão fisionômica. Improvisação –É usada, no teatro,
como ferramenta na composição de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com
ela, os atores experienciam os conceitos de criatividade, expressão corporal,
expressão verbal, espaço, tempo, energia e movimento sem inibição,
possibilitando a criação de textos exclusivos e inovadores com fluência, uso
do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis, provenientes de seu próprio
vocabulário. Processos de criação
coletiva–No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas
décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o
texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de
ensaio. . |
||||
RECURSOS:
Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 14/09 a 18/09
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino Leste 3
Atividades de ciências
Naturais
Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC
Professora : Ana Paula
Período: 14/09/2020
à 18/09/2020
Habilidades:
Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da
biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações
humanas e as bacias hidrográficas:
Atividade:
1 – Faça uma pesquisa sobre:
a-
O que é biodiversidade?
b-
Qual a importância da biodiversidade?
c-
Qual a importância da diversidade genética?
Observação: entregar atividade
email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br
Educação Física/Profº Donizete
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA
DE 14/09 Á
18/09/2020 AULA 1 E 2
- TEMA: ESPORTES EDUCAÇÃO FÍSICA - EF
II -
9º ANO C
PROFESSOR : DONIZETI |
1ª
AULA Cite
três regras do Basquetebol
|
2ª
AULA Ler
e assistir ao vídeo e responder no Caderno do Aluno. Página
45 a 46
|
ORIENTAÇÕES Retirar na escola atividades impressas, para
quem não tiver acesso a computador. Atividades
referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o
Youtube. Essas atividades devem ser consultadas no
Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno. As
atividades realizadas correspondem a presença e nota.
|
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o
Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para
conferência no retorno as aulas presenciais
|
DEVOLUÇÃO doniz6@hotmail.com ou Google Classroom
|
História/ProfºVanildo
ATIVIDADE SEMANA 14 a 18/09 HISTÓRIA 9C PROF. VANILDO
EMAIl:
vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para
correção).
Essa semana estarão disponibilizados os textos e o vídeo
aula do mesmo conteúdo para consulta e
leitura. Na semana seguinte serão apresentados os questionamentos a serem
respondidos. https://youtu.be/MjHuK_2rSZY?t=404
https://youtu.be/9gG4GDWU43E?t=300
O mundo
bipolar
CAPITALISTAS X COMUNISTAS
Alemanha dividida
A divisão da
Alemanha e sua capital Berlim em quatro zonas internacionais, definidas na
Conferência de Ialta, criou uma situação singular. Uma parte de Berlim ficava
na região da Alemanha controlada pelos soviéticos, enquanto os setores da
cidade monitorados pelas potências capitalistas ficaram isolados, ligados ao
restante do território sob controle das potências capitalistas apenas por uma
estrada e uma via férrea.
Em junho de 1948,
Estados Unidos, Grã-Bretanha e França anunciaram o desejo de reforçar a
integração alemã à Europa Ocidental e unificaram as três zonas de ocupação em
uma zona econômica única, originando Berlim Ocidental. A União Soviética,
temendo a ameaça de uma Berlim capitalista e unificada na zona de ocupação
soviética, bloqueou as duas vias de comunicação entre Berlim e a Alemanha
Ocidental, impedindo a circulação de bens e alimentos à população.
Como resposta, os Estados Unidos estabeleceram
uma ponte aérea contínua com voos entre a cidade de Frankfurt e o aeroporto de
Berlim Ocidental, que conseguiu abastecer por quase um ano uma população de
cerca de 2 milhões de habitantes. Em maio de 1949, considerando que o bloqueio
não tinha efeito, o governo soviético o suspendeu. Em setembro desse mesmo ano
foi criada a República Federal da Alemanha (RFA), com um governo alinhado às
potências capitalistas, cuja capital era Bonn. No mês seguinte, no lado
soviético, foi fundada a República Democrática Alemã (RDA), de orientação
socialista, com capital em Berlim Oriental.
Assim, em um espaço curtíssimo de tempo, a
Alemanha deixou de ser um só país. A divisão da poderosa nação alemã em dois
Estados marcava, de modo concreto, a divisão do mundo em dois sistemas
socioeconômicos antagônicos.
O endurecimento no
bloco socialista A rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética se
intensificou após a divisão formal da Alemanha. Em janeiro de 1949, a União
Soviética criou o Conselho de Assistência Econômica Mútua (Comecon) como uma
resposta ao Plano Marshall. O Conselho tinha por objetivo integrar as economias
do bloco socialista, criando bases para um mercado comum entre as economias
planificadas da Europa.
Em agosto desse
mesmo ano, Joseph Stalin anunciava que os soviéticos também possuíam armas
nucleares. Em 1955, como resposta à criação da Otan, o governo da União
Soviética e dos países da Europa Oriental formaram o Pacto de Varsóvia, a aliança
militar do bloco soviético.
O período que se
seguiu à divisão da Alemanha em dois Estados foi marcado pela chamada
estalinização da Europa Oriental. O projeto era reproduzir nesses países o
modelo soviético de economia centralizada e partido único, além de sua
organização militar e policial.
Economia planificada Modelo de organização econômica
típico dos países socialistas em que o Estado, por meio de planos elaborados
por um órgão central, determina o que deve ser produzido, em que condições, em
qual quantidade e para quem.
Geografia/Profº Hosana
ATIVIDADE
DE GEOGRAFIA (14 a 18 /09)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
GEOGRAFIA
TURMA:
9ºC
DURAÇÃO:
4 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
FONTES DE ENERGIA
Fontes de energia são matérias-primas que direta ou
indiretamente produzem energia para movimentar máquinas.
Contudo, como são
encontradas diretamente na natureza, esta matéria-prima necessita passar por
uma transformação antes de gerar energia.
O carvão, o
petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são
alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em
diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.
Energia renováveis
e não renováveis
As fontes de
energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos:
energias renováveis e não renováveis.
Energias
renováveis
Energias
renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da
intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados
na natureza são nulos.
Alguns exemplos de
energias renováveis são:
- Hidrelétrica - oriunda
pela força da água dos rios;
- Solar - obtida pelo
calor e luz do sol;
- Eólica - derivada da
força dos ventos,
- Geotérmica - provém do
calor do interior da terra;
- Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
- Mares e Oceanos -
natural da força das ondas;
- Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e
oxigênio que libera energia.
Energias não renováveis
Energias não renováveis são aquelas que uma vez esgotadas, não
podem mais ser regeneradas, pois é necessário muito tempo para sua formação na
natureza.
Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades,
têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes, porque sua
utilização causa danos para o meio-ambiente.
Exemplos de energia não renováveis:
·
Combustíveis fósseis: como o petróleo, o
carvão mineral, o xisto e o gás natural;
·
Energia Nuclear:
que necessita urânio e tório para ser produzida.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª
Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 9º A, B, C
Atividade
semanal: 14/09/20 a 18/09/20
TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas
CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.
Orientação da atividade:
1ª
aula: Na aula passada nós vimos os conceitos e alguns exemplos de metáforas:
Vamos apenas relembrá-los. Em seguida faça a atividade.
O que é metáfora?
Metáfora é uma figura de linguagem;
mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma
palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir
metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação
implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.
Exemplo:
Aquela moça é uma gata =
Aquela moça é linda
Ele é um bicho preguiça = Ele
é preguiçoso
Estou com uma fome de leão =
Eu estou com muita fome
Ninguém há de arrancar-me a luz
sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.
“Uma metáfora diz uma coisa por
outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que,
por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele
tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que
seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por
expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos
interessa.”
Atividade
2ª
aula: Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução
para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.
a) Qual o assunto tratado no poema?
b) Qual é a sua impressão disso?
c) Você consegue identificar as
metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.
d) O que você acha que eles
significam?
e) Eles reforçam o assunto do poema?
Explique.
Mother to Son - Poem by Langston
Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)
(1922)
Well, son, I’ll tell you:
Life for me ain’t been no crystal
stair.
It’s had tacks in it,
And splinters,
And boards torn up,
And places with no carpet on the
floor —
Bare.
But all the time
I’se been a-climbin’ on,
And reachin’ landin’s,
And turnin’ corners,
And sometimes goin’ in the dark
Where there ain’t been no light.
So boy, don’t you turn back.
Don’t you set down on the steps
‘Cause you finds it’s kinder hard.
Don’t you fall now —
For I’se still goin’, honey,
I’se still climbin’,
And life for me ain’t been no crystal
stair.
Tradução:
Mãe para filho - poema de Langston
Hughes
(1922)
Bem, filho, vou te dizer:
A vida para mim não tem sido uma
escada de cristal.
Tem tachas,
E lascas,
E as tábuas rasgadas,
E lugares sem carpete no chão -
Nua.
Mas o tempo todo
Eu estive escalando,
E chegando a pousar,
E curvas,
E às vezes indo no escuro
Onde não havia luz.
Então garoto, não volte atrás.
Não descanse nos degraus
'Porque você acha que é mais difícil.
Não caia agora -
Pois eu ainda vou, querido,
Eu ainda estou escalando,
E a vida para mim não tem sido uma
escada de crista
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/Profº Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
14/09/2020 a 18/09/2020
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, B E C
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector
(Duração - 3 aulas)
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as perguntas abaixo e encaminhar para o e-mail
jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno)
1) Por que Rodrigo
finge que não quer matá-la ao final da história, se ele mesmo diz que "ela
nascera para o abraço da morte?" Afinal, Rodrigo traiu sua personagem ou
lhe deu um final feliz, apesar do atropelamento?
2) As relações que
Macabéa estabelece com outros personagens são passíveis de análise e
observação: Olímpico, o namorado que a despreza ("Você só faz
chover") e a troca por sua colega Glória; esta, a colega de trabalho,
"loura de farmácia", que aceita o namorado da outra; o chefe suburbano,
que a avisa que será despedida em breve; o médico, "que não gosta de
pobre"; a cartomante, "Madama Carlota", cujos prognósticos nunca
se cumprirão. Não serão todos mais bem adaptados à vida urbana (ou suburbana)
que Macabéa? Esta, em sua ingenuidade teria sido usada por eles?
3) O atropelamento é a
grande ironia da obra, não? Macabéa será atropelada após ouvir prognósticos
fabulosamente positivos (e irrealizáveis), quando atravessa a rua "grávida
de futuro" e morrerá diante de todos em sua 'hora de estrela'. Por que
Rodrigo faz isso com sua personagem? Por que o prognóstico de atropelamento
chegou antes da cliente da cartomante?
4) Se fechamos o livro
após a leitura, veremos que a obra também trata de uma questão social: a
adaptação do migrante nordestino ao trabalho e vida no sudeste do país. O que
Macabéa representa, afinal, dentro dessa leitura?
a) Nele, a cineasta
abriu mão da existência de Rodrigo. Ou seja, ela optou por simplificar a obra,
tirando dela um personagem-narrador-autor, para narrar apenas a história da
moça alagoana. A pergunta é : por que Amaral teria optado por essa estratégia?
b) Por que Amaral deu à
morte de Macabéa um final glamuroso, que a obra literária não tem?
TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector
(Duração - 3 aulas)
ORIENTAÇÃO DAs
ATIVIDADES:
1- Pesquisar os temas
abaixo sobre a autora Clarice Lispector e enviar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto
do caderno).
Ø
Biografia de Clarice Lispector;
Ø
Curiosidades
sobre Clarice Lispector;
Ø
Frases
famosas de Clarice Lispector.
2- Assistir a
entrevista com Clarice Lispector pelo link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ohHP1l2EVnU&feature=emb_logo
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 9 ANOS A,B e C
E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 14/09/2020 a 18/09/2020
(6 aulas)
Caderno do aluno 3ºbimestre
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
Habilidade que vamos desenvolver!!!
(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.
Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das três atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.
Disponibilizei as aulas do centro de mídis que abordaram o tema de estudo!
Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas ,continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!
04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I
https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18
05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II
https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18
10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III
https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11
11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV
https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17
ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO
ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS
ATIVIDADE 3 – TERNAS PITAGÓRICAS
Esta Foto de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 A
IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam
o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de
conhecimento. Envie para o professor por e-mail.
ü 8º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do
caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail
do professor.
ü 9 Ano:
Prezados alunos por gentileza realize nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO? preencha a ficha I e II da atividade 1
projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus
diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos, realizem
as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam
uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 9º C
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º
Bimestre
Atividade
do período 18/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
a tecnologia trouxe de bom?
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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