segunda-feira, 14 de setembro de 2020

9ºAnos finais semana de 14 a 18 de setembro de 2020

   Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020


Eletiva / Profª Dayane

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

ATIVIDADES

 

 

 

·         Atividade 1- Pesquisar sobre a prática dos esportes adaptados em época de Pandemia;

·         Atividade 2- Relatar sobre a pesquisa;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 24/09/2020

 

Eletiva / Profª Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 14 a 18/09/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

        COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA PRÁTICA DO JIU JITSU II

 

Aula I: Faça uma reflexão sobre qual das Competências Socioemocionais você precisa desenvolver. 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Explique como você pode desenvolver essa competência socioemocional escolhida praticando o Jiu Jitsu.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

 

Eletiva / Profº. Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 6 (14.09 à 18.09)

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 



 

Acima tem alguns conceitos de liquidez, segurança e rentabilidade definidos, vocês com a aula passada de renda fixa saberia dizer se as rendas fixas, tem alguma dessas  características acima? Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 


9ºAno A 


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Objetos do conhecimento

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens do drama.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Copiar os conceitos no caderno

Corporeidade –É a maneira como o corpo age e faz, como ele intervém no espaço e no tempo.

Drama -É uma palavra que vem do grego e significa ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais e secundários e que geralmente contempla uma introdução, um certo conflito, um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para uma representação, quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa.

Gesto –Em cena, define-se como a atitude que a personagem assume em relação às outras considerando todos os aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão fisionômica.

Improvisação –É usada, no teatro, como ferramenta na composição de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com ela, os atores experienciam os conceitos de criatividade, expressão corporal, expressão verbal, espaço, tempo, energia e movimento sem inibição, possibilitando a criação de textos exclusivos e inovadores com fluência, uso do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis, provenientes de seu próprio vocabulário.

Processos de criação coletiva–No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio.

.

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 14/09 a 18/09

 

__

 

 

 

 

 Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

Período: 14/09/2020 à 18/09/2020

 

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:

 

Atividade: 

1 – Faça uma pesquisa sobre:

a-    O que é biodiversidade?

 

b-    Qual a importância da biodiversidade?

 

c-    Qual a importância da diversidade genética?

 

 

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

Educação Física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física no CMSP ou TV Educação dia 10/09/20 ás 14h45;

·         Atividade 2- Descrever o conteúdo da aula acima;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:24/09/2020

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.

GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial (  2.2 ).

 

Questões sobre o texto, responda e explique:

 

1) Por que a industrialização causa o aumento da urbanização e, por que a urbanização causa o aumento da industrialização ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O que é o êxodo rural e, quais são as suas causas ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) A favelização é um dos efeitos da urbanização acelerada, explique suas razões !

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“ ASSIM É A VIDA . . .    DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,

O CENÁRIO MUDA . . .     NOVOS VENTOS,   NOVA BRISA,

NOVOS ARES,     NOVOS MARES . . .  ! “

 

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 9A

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Adquirir conhecimento sobre o personagem, sua participação em um dos episódios mais destacados do século XX e suas consequências.

SEMANA: 14 a 18 de setembro

Quantidade de aulas: 04

 

ATIVIDADE SOMENTE DE LEITURA

 

ADOLF HITLER

 




Político alemão nascido na Áustria (1889-1945). Liderou o bloco alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

Adolf Hitler, considerado por muitos como um dos maiores vilões da história, nasceu em 20 de abril de 1889. Seu pai chamava-se Alois Hitler e era um inspetor de alfândega da cidade de Braunau, Áustria. Como queria se tornar artista, Hitler candidatou-se em 1907 à Academia de Belas Artes de Viena. Mas não teve sorte e em 1908 seu pedido foi recusado. Como ele passava a maior parte de seu tempo livre com ocultistas e extremistas dos dois lados do espectro político, acredita-se que essa convivência tenha influenciado seu desenvolvimento intelectual e reforçado seu ódio pela classe média, principalmente por pessoas de descendência judaica.

Quando a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) teve início, Hitler tentou entrar para o exército austríaco, mas foi rejeitado. Em seguida, ele conseguiu se alistar no exército alemão. Inclusive, devido à sua bravura, ele chegou a ganhar a Cruz de Ferro. Mas, depois do fim da guerra, como tantos outros, ele também não conseguiu arrumar emprego. A Alemanha do pós-guerra passava por uma transformação social e o colapso da monarquia e da economia tornaram o terreno fértil para o crescimento de filosofias extremistas, que iam do comunismo ao nacionalismo. Nessa época, Hitler viajou para Munique, onde se tornou um dos primeiros membros do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães – abreviado como Nazista.

A depressão econômica mundial, iniciada em 1929, tornou possível aos nazistas fazer avanços políticos em meio ao descontente eleitorado alemão. Aos poucos, eles passaram a ser reconhecidos como um legítimo partido político, e Hitler, que era um orador brilhante, começou a se destacar e receber vários apoios. Em 1933, o Partido Nazista era tão poderoso que o presidente Paul von Hindenburg (1847-1934) viu-se forçado a apontar Adolf Hitler como chanceler da Alemanha. Imediatamente ele começou a se valer de sua nova posição para derrubar Hindenburg e assumir o controle ditatorial da Alemanha. Ele decidira também rearmar militarmente a Alemanha e reafirmar seus interesses territoriais na Europa.
Em março de 1938, Hitler anexou a Áustria, tornando-a parte da Alemanha. E um ano depois, em março de 1939, suas tropas tomaram o controle da Tchecoslováquia. Embora Inglaterra e França tenham se oposto abertamente à investida alemã, elas não tomaram nenhuma iniciativa para tentar evitar uma guerra. Em 24 de agosto de 1939, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão com a União Soviética. E no dia 1 de setembro, desferiu um ataque em grande escala sobre a Polônia. No dia 3 de setembro, Inglaterra e França declararam que o estado de guerra já se constituíra por dois dias. Era o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Os dois primeiros anos de guerra foram marcados por grandes sucessos militares das forças alemãs. A França caiu em questão de semanas em 1940, e, embora a Inglaterra não tenha chegado a ser invadida, seu poder militar na Europa era totalmente nulo. A dominação total de Hitler na Europa durou de 1941 a 1944, quando os aliados anglo-americanos tomaram bases importantes na França e na Itália e os exércitos soviéticos forçaram os alemães a recuar do leste europeu. No início de 1945, os alemães estavam defendendo desesperadamente seu próprio território e, em 7 de maio, a guerra estava acabada.

O espírito de Hitler entre 1939 e 1942 tinha sido o de um invencível otimismo. Seus planos eram para um Império Germânico, ou Reich, na Europa, que durasse mil anos. Para realizar seu sonho de um Reich racialmente puro, o ditador criou uma rede de crematórios para a execução em massa de judeus, ciganos e outros povos considerados por ele "indesejáveis". Entre 1943 e 1945, Hitler foi se tornando uma pessoa cada vez mais deprimida e irritada. Ele passou também a se envolver com crenças ocultas e acreditar que uma forma de magia negra, combinada com misteriosas armas secretas, poderia salvar a Alemanha da derrota. Em 30 de abril, tudo indica que, ao mesmo tempo em que exércitos soviéticos cercavam Berlim, a capital da Alemanha, Hitler, que havia se escondido numa casamata fortificada nos subterrâneos de um prédio de Berlim, assassinou Eva Braun, sua amante de longa data, com quem havia se casado pouco tempo antes, e depois tirou sua própria vida.

 
















Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A, B, C

Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.

 

Orientação da atividade:

 

 

1ª aula: Na aula passada nós vimos os conceitos e alguns exemplos de metáforas: Vamos apenas relembrá-los. Em seguida faça a atividade.

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Exemplo:

Aquela moça é uma gata = Aquela moça é linda

Ele é um bicho preguiça = Ele é preguiçoso

Estou com uma fome de leão = Eu estou com muita fome

Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.

“Uma metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos interessa.”

 

Atividade

2ª aula: Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.

a) Qual o assunto tratado no poema?

b) Qual é a sua impressão disso?

c) Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.

d) O que você acha que eles significam?

e) Eles reforçam o assunto do poema? Explique.

 

Mother to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)

(1922)

Well, son, I’ll tell you:

Life for me ain’t been no crystal stair.

It’s had tacks in it,

And splinters,

And boards torn up,

And places with no carpet on the floor —

Bare.

But all the time

I’se been a-climbin’ on,

And reachin’ landin’s,

And turnin’ corners,

And sometimes goin’ in the dark

Where there ain’t been no light.

So boy, don’t you turn back.

Don’t you set down on the steps

‘Cause you finds it’s kinder hard.

Don’t you fall now —

For I’se still goin’, honey,

I’se still climbin’,

And life for me ain’t been no crystal stair.

 

Tradução:

Mãe para filho - poema de Langston Hughes

(1922)

Bem, filho, vou te dizer:

A vida para mim não tem sido uma escada de cristal.

Tem tachas,

E lascas,

E as tábuas rasgadas,

E lugares sem carpete no chão -

Nua.

Mas o tempo todo

Eu estive escalando,

E chegando a pousar,

E curvas,

E às vezes indo no escuro

Onde não havia luz.

Então garoto, não volte atrás.

Não descanse nos degraus

'Porque você acha que é mais difícil.

Não caia agora -

Pois eu ainda vou, querido,

Eu ainda estou escalando,

E a vida para mim não tem sido uma escada de crista

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 14/09/2020 a 18/09/2020

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, B E C

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector

(Duração - 3 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as perguntas abaixo e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno)

 

1) Por que Rodrigo finge que não quer matá-la ao final da história, se ele mesmo diz que "ela nascera para o abraço da morte?" Afinal, Rodrigo traiu sua personagem ou lhe deu um final feliz, apesar do atropelamento?

 

2) As relações que Macabéa estabelece com outros personagens são passíveis de análise e observação: Olímpico, o namorado que a despreza ("Você só faz chover") e a troca por sua colega Glória; esta, a colega de trabalho, "loura de farmácia", que aceita o namorado da outra; o chefe suburbano, que a avisa que será despedida em breve; o médico, "que não gosta de pobre"; a cartomante, "Madama Carlota", cujos prognósticos nunca se cumprirão. Não serão todos mais bem adaptados à vida urbana (ou suburbana) que Macabéa? Esta, em sua ingenuidade teria sido usada por eles?

 

3) O atropelamento é a grande ironia da obra, não? Macabéa será atropelada após ouvir prognósticos fabulosamente positivos (e irrealizáveis), quando atravessa a rua "grávida de futuro" e morrerá diante de todos em sua 'hora de estrela'. Por que Rodrigo faz isso com sua personagem? Por que o prognóstico de atropelamento chegou antes da cliente da cartomante?

 

4) Se fechamos o livro após a leitura, veremos que a obra também trata de uma questão social: a adaptação do migrante nordestino ao trabalho e vida no sudeste do país. O que Macabéa representa, afinal, dentro dessa leitura?

 

a) Nele, a cineasta abriu mão da existência de Rodrigo. Ou seja, ela optou por simplificar a obra, tirando dela um personagem-narrador-autor, para narrar apenas a história da moça alagoana. A pergunta é : por que Amaral teria optado por essa estratégia?

 

b) Por que Amaral deu à morte de Macabéa um final glamuroso, que a obra literária não tem?

 

 

 

 

 

TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector

(Duração - 3 aulas)

 

 

ORIENTAÇÃO DAs ATIVIDADES:

 

1- Pesquisar os temas abaixo sobre a autora Clarice Lispector e enviar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno).

 

Ø  Biografia de Clarice Lispector;

Ø  Curiosidades sobre Clarice Lispector;

Ø  Frases famosas de Clarice Lispector.

 

 

2- Assistir a entrevista com Clarice Lispector pelo link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ohHP1l2EVnU&feature=emb_logo

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 14/09/2020  a 18/09/2020

 (6 aulas)

 

Caderno do aluno 3ºbimestre

                                            SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

                                        Habilidade que vamos desenvolver!!!

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

 

Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das três atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e  Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.

Disponibilizei as aulas do centro de mídis que abordaram o tema de estudo!

Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas ,continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!

04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I

https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18

05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II

https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV



https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17

ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO

ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS

ATIVIDADE 3 – TERNAS PITAGÓRICAS

 

                                                                                                       Esta Foto  de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3  A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de conhecimento. Envie para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail do professor.

 

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO?  preencha a ficha I e II da atividade 1 projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/ProfºDenis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

QUEM DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?

ATIVIDADE 1 – VOCÊ É CONSUMISTA? 8º ano – Caderno do Aluno página 46 / 9º ano – Caderno do Aluno página 45

Realize a atividade proposta acima conforme o caderno do estudante respectivo de sua série, e envie a atividade por e-mail do professor.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas:

EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

EF89TEC19: Utilizar ferramentas digitais online e offline realizar produções digitais (blog, sites, redes sociais e outros).

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

-----------------------------------------------------------------------------

9ºB

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Objetos do conhecimento

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens do drama.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Copiar os conceitos no caderno

Corporeidade –É a maneira como o corpo age e faz, como ele intervém no espaço e no tempo.

Drama -É uma palavra que vem do grego e significa ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais e secundários e que geralmente contempla uma introdução, um certo conflito, um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para uma representação, quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa.

Gesto –Em cena, define-se como a atitude que a personagem assume em relação às outras considerando todos os aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão fisionômica.

Improvisação –É usada, no teatro, como ferramenta na composição de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com ela, os atores experienciam os conceitos de criatividade, expressão corporal, expressão verbal, espaço, tempo, energia e movimento sem inibição, possibilitando a criação de textos exclusivos e inovadores com fluência, uso do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis, provenientes de seu próprio vocabulário.

Processos de criação coletiva–No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio.

.

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 14/09 a 18/09

 

__

 

 

 

 

 Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

Período: 14/09/2020 à 18/09/2020

 

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:

 

Atividade: 

1 – Faça uma pesquisa sobre:

a-    O que é biodiversidade?

 

b-    Qual a importância da biodiversidade?

 

c-    Qual a importância da diversidade genética?

 

 

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

 

Educação Física/Profº Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA/ 9ºA E 9º B

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

ATIVIDADE

·         Atividade 1- Assistir a aula de Educação Física no CMSP ou TV Educação dia 10/09/20 ás 14h45;

·         Atividade 2- Descrever o conteúdo da aula acima;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:24/09/2020

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 9º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho e analisar e discutir as potencialidades e fragilidades desse processo em diferentes regiões do mundo, em especial no Brasil.

GEOGRAFIA : Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial (  2.2 ).

 

Questões sobre o texto, responda e explique:

 

1) Por que a industrialização causa o aumento da urbanização e, por que a urbanização causa o aumento da industrialização ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) O que é o êxodo rural e, quais são as suas causas ?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) A favelização é um dos efeitos da urbanização acelerada, explique suas razões !

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“ ASSIM É A VIDA . . .    DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,

O CENÁRIO MUDA . . .     NOVOS VENTOS,   NOVA BRISA,

NOVOS ARES,     NOVOS MARES . . .  ! “

 

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – 9º Ano

Professor: Wilson de Oliveira

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 14 de setembro a 18 de setembro

 

 

 

TEMA: Processo de redemocratização

 

HABILIDADES: (EF09HI23)   Identificar direitos   civis, políticos e   sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.

 

FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br   

 

        Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

       

Aula 1 – Leia o textos “Governo Geisel: abertura lenta gradativa e segura”, disponível no livro didático História sociedade & cidadania: 9º, páginas 207 e 208. 





 

Aula 2 a 4 Responder às questões propostas:

 

1)    Qual foi o presidente que deu início ao processo de abertura?

2)    Qual o conceito de abertura defendido pelo presidente?

3)    Qual foi a primeira medida tomada pelo presidente que deu início à abertura?

4)    Qual foi o resultado da primeira eleição realizada no processo de abertura?

5)    Qual foi o argumento utilizado pelos militares linha dura diante do resultado das eleições de 1974?

6)    Quem foi Vladimir Herzog? Qual foi a circunstância de sua morte?

7)    Quem foi Manoel Fiel Filho?

8)    O que estabelecia a Lei Falcão?

9)    Responda às questões a) e b) do Dialogando, página 208

 

Fontes:

 

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 9º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018.  p. 207 e 208. 

Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A, B, C

Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.

 

Orientação da atividade:

 

 

1ª aula: Na aula passada nós vimos os conceitos e alguns exemplos de metáforas: Vamos apenas relembrá-los. Em seguida faça a atividade.

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Exemplo:

Aquela moça é uma gata = Aquela moça é linda

Ele é um bicho preguiça = Ele é preguiçoso

Estou com uma fome de leão = Eu estou com muita fome

Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.

“Uma metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos interessa.”

 

Atividade

2ª aula: Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.

a) Qual o assunto tratado no poema?

b) Qual é a sua impressão disso?

c) Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.

d) O que você acha que eles significam?

e) Eles reforçam o assunto do poema? Explique.

 

Mother to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)

(1922)

Well, son, I’ll tell you:

Life for me ain’t been no crystal stair.

It’s had tacks in it,

And splinters,

And boards torn up,

And places with no carpet on the floor —

Bare.

But all the time

I’se been a-climbin’ on,

And reachin’ landin’s,

And turnin’ corners,

And sometimes goin’ in the dark

Where there ain’t been no light.

So boy, don’t you turn back.

Don’t you set down on the steps

‘Cause you finds it’s kinder hard.

Don’t you fall now —

For I’se still goin’, honey,

I’se still climbin’,

And life for me ain’t been no crystal stair.

 

Tradução:

Mãe para filho - poema de Langston Hughes

(1922)

Bem, filho, vou te dizer:

A vida para mim não tem sido uma escada de cristal.

Tem tachas,

E lascas,

E as tábuas rasgadas,

E lugares sem carpete no chão -

Nua.

Mas o tempo todo

Eu estive escalando,

E chegando a pousar,

E curvas,

E às vezes indo no escuro

Onde não havia luz.

Então garoto, não volte atrás.

Não descanse nos degraus

'Porque você acha que é mais difícil.

Não caia agora -

Pois eu ainda vou, querido,

Eu ainda estou escalando,

E a vida para mim não tem sido uma escada de crista

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/Profº Jobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 14/09/2020 a 18/09/2020

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, B E C

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector

(Duração - 3 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as perguntas abaixo e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno)

 

1) Por que Rodrigo finge que não quer matá-la ao final da história, se ele mesmo diz que "ela nascera para o abraço da morte?" Afinal, Rodrigo traiu sua personagem ou lhe deu um final feliz, apesar do atropelamento?

 

2) As relações que Macabéa estabelece com outros personagens são passíveis de análise e observação: Olímpico, o namorado que a despreza ("Você só faz chover") e a troca por sua colega Glória; esta, a colega de trabalho, "loura de farmácia", que aceita o namorado da outra; o chefe suburbano, que a avisa que será despedida em breve; o médico, "que não gosta de pobre"; a cartomante, "Madama Carlota", cujos prognósticos nunca se cumprirão. Não serão todos mais bem adaptados à vida urbana (ou suburbana) que Macabéa? Esta, em sua ingenuidade teria sido usada por eles?

 

3) O atropelamento é a grande ironia da obra, não? Macabéa será atropelada após ouvir prognósticos fabulosamente positivos (e irrealizáveis), quando atravessa a rua "grávida de futuro" e morrerá diante de todos em sua 'hora de estrela'. Por que Rodrigo faz isso com sua personagem? Por que o prognóstico de atropelamento chegou antes da cliente da cartomante?

 

4) Se fechamos o livro após a leitura, veremos que a obra também trata de uma questão social: a adaptação do migrante nordestino ao trabalho e vida no sudeste do país. O que Macabéa representa, afinal, dentro dessa leitura?

 

a) Nele, a cineasta abriu mão da existência de Rodrigo. Ou seja, ela optou por simplificar a obra, tirando dela um personagem-narrador-autor, para narrar apenas a história da moça alagoana. A pergunta é : por que Amaral teria optado por essa estratégia?

 

b) Por que Amaral deu à morte de Macabéa um final glamuroso, que a obra literária não tem?

 

 

 

 

 

TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector

(Duração - 3 aulas)

 

 

ORIENTAÇÃO DAs ATIVIDADES:

 

1- Pesquisar os temas abaixo sobre a autora Clarice Lispector e enviar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno).

 

Ø  Biografia de Clarice Lispector;

Ø  Curiosidades sobre Clarice Lispector;

Ø  Frases famosas de Clarice Lispector.

 

 

2- Assistir a entrevista com Clarice Lispector pelo link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ohHP1l2EVnU&feature=emb_logo

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 14/09/2020  a 18/09/2020

 (6 aulas)

 

Caderno do aluno 3ºbimestre

                                            SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

                                        Habilidade que vamos desenvolver!!!

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

 

Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das três atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e  Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.

Disponibilizei as aulas do centro de mídis que abordaram o tema de estudo!

Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas ,continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!

04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I

https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18

05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II

https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV



https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17

ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO

ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS

ATIVIDADE 3 – TERNAS PITAGÓRICAS

 

                                                                                                       Esta Foto  de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA

Projeto de Vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

                ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

9° ANO - B

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, Projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Nós: hoje e no futuro (continuação)

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Imaginação criativa e interesse artístico.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Para você, a escola e a educação são importantes? Por quê?

2-    Qual a importância da escola para a comunidade escolar?

 

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 10hs às 11hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno do aluno.

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

 

14 a 18/09/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane Ap. Dias Quintão

12.  VALIDADO EM:

14/09/2020

 

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º B

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade do período 18/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que a tecnologia trouxe de bom?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

-----------------------------------------------------------------------------

9ºC

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                             9º A, B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Objetos do conhecimento

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF09AR29):Experimentar, de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico, a gestualidade e as construções corporais e vocais de personagens do drama.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Copiar os conceitos no caderno

Corporeidade –É a maneira como o corpo age e faz, como ele intervém no espaço e no tempo.

Drama -É uma palavra que vem do grego e significa ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais e secundários e que geralmente contempla uma introdução, um certo conflito, um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para uma representação, quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa.

Gesto –Em cena, define-se como a atitude que a personagem assume em relação às outras considerando todos os aspectos sociais delas: entonação, movimentos, expressão fisionômica.

Improvisação –É usada, no teatro, como ferramenta na composição de cenas e/ou nas apresentações teatrais. Com ela, os atores experienciam os conceitos de criatividade, expressão corporal, expressão verbal, espaço, tempo, energia e movimento sem inibição, possibilitando a criação de textos exclusivos e inovadores com fluência, uso do espaço, dinâmica e ritmos imprevisíveis, provenientes de seu próprio vocabulário.

Processos de criação coletiva–No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio.

.

RECURSOS:

 

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 14/09 a 18/09

 

__

 

 

 

 

 Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste 3

 

 

Atividades de ciências Naturais

 Turma: - 9ºA, 9ºB e 9ºC

 

Professora :  Ana Paula

Período: 14/09/2020 à 18/09/2020

 

Habilidades: Discutir a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional e suas relações com as populações humanas e as bacias hidrográficas:

 

Atividade: 

1 – Faça uma pesquisa sobre:

a-    O que é biodiversidade?

 

b-    Qual a importância da biodiversidade?

 

c-    Qual a importância da diversidade genética?

 

 

 

Observação: entregar atividade email: paulasilvas@prof.educacao.sp.gov.br

 

Educação Física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA       DE     14/09        Á     18/09/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: ESPORTES

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  9º ANO  C

                                        PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA

Cite três regras do Basquetebol

 



 

2ª AULA

Ler e assistir ao vídeo e responder no Caderno do Aluno.

Página 45 a 46

 

ORIENTAÇÕES

Retirar na escola atividades impressas, para quem não tiver acesso a computador.

Atividades referentes as aulas apresentadas pelo Centro de Mídias de São Paulo

Quem perdeu essas aulas, para rever acesse o Youtube.

Essas atividades devem ser consultadas no Caderno do aluno ou Internet e registrada no seu caderno.

As atividades realizadas correspondem a presença e nota.

 

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, acessar o Google Classroom ou manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

 

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com                 ou               Google Classroom

 

 


História/ProfºVanildo


 

ATIVIDADE SEMANA 14 a 18/09                     HISTÓRIA 9C                   PROF. VANILDO

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Essa semana estarão disponibilizados os textos e o vídeo aula  do mesmo conteúdo para consulta e leitura. Na semana seguinte serão apresentados os questionamentos a serem respondidos.  https://youtu.be/MjHuK_2rSZY?t=404

                          https://youtu.be/9gG4GDWU43E?t=300

O mundo bipolar


 

CAPITALISTAS X COMUNISTAS


 

Alemanha dividida

  A divisão da Alemanha e sua capital Berlim em quatro zonas internacionais, definidas na Conferência de Ialta, criou uma situação singular. Uma parte de Berlim ficava na região da Alemanha controlada pelos soviéticos, enquanto os setores da cidade monitorados pelas potências capitalistas ficaram isolados, ligados ao restante do território sob controle das potências capitalistas apenas por uma estrada e uma via férrea.

  Em junho de 1948, Estados Unidos, Grã-Bretanha e França anunciaram o desejo de reforçar a integração alemã à Europa Ocidental e unificaram as três zonas de ocupação em uma zona econômica única, originando Berlim Ocidental. A União Soviética, temendo a ameaça de uma Berlim capitalista e unificada na zona de ocupação soviética, bloqueou as duas vias de comunicação entre Berlim e a Alemanha Ocidental, impedindo a circulação de bens e alimentos à população.

   Como resposta, os Estados Unidos estabeleceram uma ponte aérea contínua com voos entre a cidade de Frankfurt e o aeroporto de Berlim Ocidental, que conseguiu abastecer por quase um ano uma população de cerca de 2 milhões de habitantes. Em maio de 1949, considerando que o bloqueio não tinha efeito, o governo soviético o suspendeu. Em setembro desse mesmo ano foi criada a República Federal da Alemanha (RFA), com um governo alinhado às potências capitalistas, cuja capital era Bonn. No mês seguinte, no lado soviético, foi fundada a República Democrática Alemã (RDA), de orientação socialista, com capital em Berlim Oriental.

   Assim, em um espaço curtíssimo de tempo, a Alemanha deixou de ser um só país. A divisão da poderosa nação alemã em dois Estados marcava, de modo concreto, a divisão do mundo em dois sistemas socioeconômicos antagônicos.

 

  O endurecimento no bloco socialista A rivalidade entre Estados Unidos e União Soviética se intensificou após a divisão formal da Alemanha. Em janeiro de 1949, a União Soviética criou o Conselho de Assistência Econômica Mútua (Comecon) como uma resposta ao Plano Marshall. O Conselho tinha por objetivo integrar as economias do bloco socialista, criando bases para um mercado comum entre as economias planificadas da Europa.

  Em agosto desse mesmo ano, Joseph Stalin anunciava que os soviéticos também possuíam armas nucleares. Em 1955, como resposta à criação da Otan, o governo da União Soviética e dos países da Europa Oriental formaram o Pacto de Varsóvia, a aliança militar do bloco soviético.

  O período que se seguiu à divisão da Alemanha em dois Estados foi marcado pela chamada estalinização da Europa Oriental. O projeto era reproduzir nesses países o modelo soviético de economia centralizada e partido único, além de sua organização militar e policial.

  Economia planificada Modelo de organização econômica típico dos países socialistas em que o Estado, por meio de planos elaborados por um órgão central, determina o que deve ser produzido, em que condições, em qual quantidade e para quem.


Geografia/Profº Hosana

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA (14 a 18 /09)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA: 9ºC

DURAÇÃO: 4 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

FONTES DE ENERGIA

 

Fontes de energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas.

Contudo, como são encontradas diretamente na natureza, esta matéria-prima necessita passar por uma transformação antes de gerar energia.

O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.

 

Energia renováveis e não renováveis

As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não renováveis.

Energias renováveis

Energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.

Alguns exemplos de energias renováveis são:

  • Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;
  • Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
  • Eólica - derivada da força dos ventos,
  • Geotérmica - provém do calor do interior da terra;
  • Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
  • Mares e Oceanos - natural da força das ondas;
  • Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.

 

Energias não renováveis

 

Energias não renováveis são aquelas que uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza.

Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades, têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

Exemplos de energia não renováveis:

·         Combustíveis fósseis: como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural;

·         Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida.

 


Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 9º A, B, C

Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20

TEMA DA AULA: As metáforas nos poemas

 

CONTEÚDO: Figura de Linguagem – metáfora; Leitura e Interpretação de texto.

 

Orientação da atividade:

 

 

1ª aula: Na aula passada nós vimos os conceitos e alguns exemplos de metáforas: Vamos apenas relembrá-los. Em seguida faça a atividade.

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Exemplo:

Aquela moça é uma gata = Aquela moça é linda

Ele é um bicho preguiça = Ele é preguiçoso

Estou com uma fome de leão = Eu estou com muita fome

Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.

“Uma metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos interessa.”

 

Atividade

2ª aula: Enquanto você lê o poema, pense nas questões abaixo. Coloquei a tradução para facilitar o entendimento. Responda em seu caderno.

a) Qual o assunto tratado no poema?

b) Qual é a sua impressão disso?

c) Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno.

d) O que você acha que eles significam?

e) Eles reforçam o assunto do poema? Explique.

 

Mother to Son - Poem by Langston Hughes (Mãe para filho - poema de Langston Hughes)

(1922)

Well, son, I’ll tell you:

Life for me ain’t been no crystal stair.

It’s had tacks in it,

And splinters,

And boards torn up,

And places with no carpet on the floor —

Bare.

But all the time

I’se been a-climbin’ on,

And reachin’ landin’s,

And turnin’ corners,

And sometimes goin’ in the dark

Where there ain’t been no light.

So boy, don’t you turn back.

Don’t you set down on the steps

‘Cause you finds it’s kinder hard.

Don’t you fall now —

For I’se still goin’, honey,

I’se still climbin’,

And life for me ain’t been no crystal stair.

 

Tradução:

Mãe para filho - poema de Langston Hughes

(1922)

Bem, filho, vou te dizer:

A vida para mim não tem sido uma escada de cristal.

Tem tachas,

E lascas,

E as tábuas rasgadas,

E lugares sem carpete no chão -

Nua.

Mas o tempo todo

Eu estive escalando,

E chegando a pousar,

E curvas,

E às vezes indo no escuro

Onde não havia luz.

Então garoto, não volte atrás.

Não descanse nos degraus

'Porque você acha que é mais difícil.

Não caia agora -

Pois eu ainda vou, querido,

Eu ainda estou escalando,

E a vida para mim não tem sido uma escada de crista

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br


Língua Portuguesa/Profº Jobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 14/09/2020 a 18/09/2020

 

 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 9º A, B E C

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector

(Duração - 3 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Responder as perguntas abaixo e encaminhar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno)

 

1) Por que Rodrigo finge que não quer matá-la ao final da história, se ele mesmo diz que "ela nascera para o abraço da morte?" Afinal, Rodrigo traiu sua personagem ou lhe deu um final feliz, apesar do atropelamento?

 

2) As relações que Macabéa estabelece com outros personagens são passíveis de análise e observação: Olímpico, o namorado que a despreza ("Você só faz chover") e a troca por sua colega Glória; esta, a colega de trabalho, "loura de farmácia", que aceita o namorado da outra; o chefe suburbano, que a avisa que será despedida em breve; o médico, "que não gosta de pobre"; a cartomante, "Madama Carlota", cujos prognósticos nunca se cumprirão. Não serão todos mais bem adaptados à vida urbana (ou suburbana) que Macabéa? Esta, em sua ingenuidade teria sido usada por eles?

 

3) O atropelamento é a grande ironia da obra, não? Macabéa será atropelada após ouvir prognósticos fabulosamente positivos (e irrealizáveis), quando atravessa a rua "grávida de futuro" e morrerá diante de todos em sua 'hora de estrela'. Por que Rodrigo faz isso com sua personagem? Por que o prognóstico de atropelamento chegou antes da cliente da cartomante?

 

4) Se fechamos o livro após a leitura, veremos que a obra também trata de uma questão social: a adaptação do migrante nordestino ao trabalho e vida no sudeste do país. O que Macabéa representa, afinal, dentro dessa leitura?

 

a) Nele, a cineasta abriu mão da existência de Rodrigo. Ou seja, ela optou por simplificar a obra, tirando dela um personagem-narrador-autor, para narrar apenas a história da moça alagoana. A pergunta é : por que Amaral teria optado por essa estratégia?

 

b) Por que Amaral deu à morte de Macabéa um final glamuroso, que a obra literária não tem?

 

 

 

 TEMA: LEITURA - A Hora da Estrela de Clarice Lispector

(Duração - 3 aulas)

 

 

ORIENTAÇÃO DAs ATIVIDADES:

 

1- Pesquisar os temas abaixo sobre a autora Clarice Lispector e enviar para o e-mail jobiane.reis@hotmail.com (em documento Word ou PDF da foto do caderno).

 

Ø  Biografia de Clarice Lispector;

Ø  Curiosidades sobre Clarice Lispector;

Ø  Frases famosas de Clarice Lispector.

 

 

2- Assistir a entrevista com Clarice Lispector pelo link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=ohHP1l2EVnU&feature=emb_logo

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 9 ANOS   A,B e C

E-mailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 14/09/2020  a 18/09/2020

 (6 aulas)

 

Caderno do aluno 3ºbimestre

                                            SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

                                        Habilidade que vamos desenvolver!!!

(EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

 

Caros alunos, vamos iniciar o caderno do aluno volume 3,com a situação de aprendizagem 1,o objetivo das três atividades que vamos desenvolver são conhecer a história do Teorema de Pitágoras. Demonstrar geometricamente o Teorema de Pitágoras e  Reconhecer as ternas pitagóricas e suas relações com o Teorema de
Pitágoras, acredito que muitos de vocês já vivenciaram esse tema em anos passados.

Disponibilizei as aulas do centro de mídis que abordaram o tema de estudo!

Assistam as aulas caso você tenha perdido para resolver as atividades propostas ,continuo esperando o retorno de vocês em nosso grupo do watts !!!

04/08 - 9º ano EF - Matemática - Teorema de Pitágoras: Parte I

https://youtu.be/bR5_d5T2j6Y?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18

05/08 - 9º ano EF - Matemática - Uma demonstração baseada na semelhança de triângulos: Parte II

https://youtu.be/CZn69LE7qQQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=18

10/08 - 9º ano EF - Matemática - Projeções: Parte III

https://youtu.be/pCv7KX-TRSQ?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=11

11/08 - 9º ano EF - Matemática - Relações métricas e aplicações: Parte IV



https://youtu.be/YRo5qgTehMk?list=PLAbRprP4phEgAl2-Lm3RUoJJMrC3Huqd6&t=17

ATIVIDADE 1 – UM TRIÂNGULO FAMOSO

ATIVIDADE 2 – TEOREMA DE PITÁGORAS

ATIVIDADE 3 – TERNAS PITAGÓRICAS

 

                                                                                                       Esta Foto  de Autor Desconhecido está licenciado em CC BY-SA

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3  A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de conhecimento. Envie para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail do professor.

 

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO?  preencha a ficha I e II da atividade 1 projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 9º C

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade do período 18/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que a tecnologia trouxe de bom?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário