Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020
Eletivas/Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte e Lazer
· Jogos
Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
· Atividade 1 –
Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;
· Atividade 2-
Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo
Covid?
E-mail para devolutiva
Data de
entrega até: 02/10/2020
3ºSérie A /Manhã
Arte / Profº Edlenne
Artes Visuais
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
A HISTORIA DA
MUSICA
Ola vamos
trabalha,r pesquiesa misica brasileira.
{01} Quero voces pesquisa o primeiro samba
brasileiro.
Você pode escrever letras.
{02} A primeira
mulher a despontar na musica foi chiquinha gonsaga com muisica abre alas
com posta em 1899
Você pode escrever letras
Biologia/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A –
Professor
Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre as Angiospermas. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre as
Angiospermas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física/ProfºDenise
PROFESSORA DENISE
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AULAS PREVISTAS 02
DATA: 21
a 25/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
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CONTEÚDOS:
JOGOS DIGITAIS – COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO |
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Aula I: Caderno do aluno volume 3 , página
123 atividade 4. Faça um quadro e liste estratégias de cooperação e outras de
competição usadas em jogos virtuais.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Escolha um jogo digital de sua preferência
e apresente estratégias de competição e cooperação.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere. |
Filosofia/ProfºHosana
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: FILOSOFIA
TURMA:3ºA
DURAÇÃO:2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos
conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a
compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais
relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
SOBRE TROPICALISMO
Faça um breve resumo do seu
entendimento sobre o termo TROPICALISMO.
Sociologia/Profº
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
TURMA:3ºA
DURAÇÃO:2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos
conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a
compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais
relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
SOBRE MOVIMENTO MUSICAL
Faça um breve resumo do seu
entendimento sobre o MOVIMENTO MUSICAL NO BRASIL
Fisica/ProfºRomeu
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
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PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
21/09 a 25/09//2020 |
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DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
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CONTEÚDOS:
Interação elétrica e
magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo
magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras
desenhadas, malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 7 ) Apostila do 2 bimestre páginas 27 Faça o experimento da pagina e mande um relatório
do mesmo
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RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla
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DATA: ___/__/_ __ |
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Quimica/ProfºLucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 21/09
A 25/09/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3ºA
02 aulas semanais (90 minutos)
Tema: Estudo dos
hidrocarbonetos: Parte ll
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior.
1) Resolva
o exercício 1L no caderno do aluno, que é para construir a fórmula molecular e
a fórmula estrutural dos dois compostos orgânicos.
2) Leia o
texto do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada “Carvão Mineral”, disponível em: http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/carvão.html ,
faça um resumo em seu caderno das principais informações do texto e a seguir
preencha o quadro da atividade 1M do caderno do aluno com informações contidas no texto que você
leu anteriormente.
3) Assista
ao vídeo “Biomassa-vídeo aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vvvunr1tNDM ,
registre em seu caderno as principais informações e responda as questões:
-O que é biomassa?
-Como é produzida?
-Como é classificada?
Ao término da atividade
encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a
semana em que a atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvida é na
quarta-feira das 09:00 as 09:45 horas da manhã.
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.
Série: 3º Ano : A – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Ler, interpretar e compreender o texto.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: A África
no mundo global; Descrever a expansão do islamismo na África, de modo a
identificar a diferenciação espacial de aspectos culturais e religiosos
fundamentais para o entendimento do agrupamento regional de países do
continente.
GEOGRAFIA : O
islamismo no continente africano ( 1 / 2
).
Depois
do Oriente Médio, do subcontinente indiano e do sudeste asiático, a África se
constitui numa quarta região que, apesar de menos importante no passado
muçulmano, vem adquirindo cada vez mais relevância no contexto do chamado mundo
islâmico.
O número de muçulmanos na África é na atualidade estimado
em mais de 300 milhões, cerca de 27% do total dos seguidores da religião criada
pelo profeta Maomé.
A islamização no continente africano se difundiu muito mais pelo comércio e
pela migração do que por conquista militar. A expansão do islã na África seguiu
três direções: do noroeste do continente (região do Magreb), ela avançou pelo
Saara e alcançou a África Ocidental.
A segunda direção
foi aquela que, partindo do baixo para o alto vale do Nilo, chegou ao nordeste
da África (península da Somália e arredores). Por fim, comerciantes originários
da porção sul-sudoeste da Península Arábica e imigrantes do subcontinente
indiano, criaram assentamentos no litoral do Índico e, dali, difundiram a
presença muçulmana para o interior.
O islamismo fez sua entrada no continente a partir da África do Norte, do Egito
ao Marrocos, sendo uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão
inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII).
Expansão
do Islã na África por volta de 1300 d.C.
Dos séculos X a XVI, mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de
importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio
feito por caravanas que, atravessando o Saara, punham em contato o mundo
mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e África
centro-ocidental. A conversão de certos monarcas africanos fez não só o islã
avançar como criou uma florescente cultura. Assim, cidade de Tumbuktu (no atual
Máli) era, no século XIV, um núcleo urbano conhecido pelo alto nível de suas
escolas islâmicas, que atraíam muçulmanos de várias partes do mundo.
Na porção oriental do continente, comerciantes árabes conseguiram se fixar
junto ao litoral do Índico, levando a gradual conversão de grupos africanos que
viviam em áreas da atual Eritréia e do leste da Etiópia. Todavia, os reinos
cristãos do alto vale do Nilo conseguiram bloquear por séculos o avanço
muçulmano, como foi o caso dos grupos etíopes, ocupantes dos altos planaltos da
Etiópia. Nos séculos seguintes, a cultura árabe-muçulmana influenciaria grupos
bantos que estavam em processo de expansão para a África oriental e meridional.
Paralelamente, comerciantes árabes cruzaram o Oceano Índico e criaram, do
Chifre da África ao atual Moçambique, um conjunto de importantes cidades-Estado
e fortalezas, junto ao litoral e nas ilhas, cujo comércio de ouro se manteve
até o início da presença portuguesa no século XVI. Às vésperas do início da
colonização européia, o islã se constituía na principal presença
"importada" no continente, presença esta que já estava fortemente
integrada às sociedades africanas.
O islã na África após 1800
Uma nova fase da islamização no continente iniciou-se no século XVIII, fenômeno
que coincidiu com o auge da época escravista. Embora a servidão já existisse em
várias sociedades da África Ocidental, a captura de seres humanos acelerou, a
ponto de surgirem, no litoral do Golfo da Guiné, novos "Estados",
como o Daomé (atual Benin) e Ashanti (atual Gana), como resposta à crescente
procura por escravos que eram enviados, em sua maioria, para servir como
mão-de-obra nas plantations da América tropical.
As armas de fogo que os mercadores de escravos ganhavam em troca dos seres
humanos apresados facilitavam novas capturas que contribuíram para dizimar
populações inteiras. Ao mesmo tempo, esse perverso processo transformou os
grupos caçadores e mercadores em uma nova elite. Parte dos escravos vendidos
eram muçulmanos e foi através deles que surgiram os primeiros núcleos islâmicos
nas Américas. Na África Oriental, os escravos capturados eram, em sua maioria,
“direcionados” para o Oriente Médio.
No século XIX, o impacto colonial mudou profundamente o quadro existente até
então. Colonialistas europeus - franceses e britânicos, além de belgas,
italianos e portugueses – criaram e consolidaram impérios concorrentes que
puseram fim aos "Estados" islâmicos independentes. Os ingleses, que
até o século anterior haviam sido os principais organizadores do tráfico
negreiro, passaram a impor o seu fim e, onde foi possível, aboliram a
escravidão. A diminuição do comércio de escravos trouxe consequências negativas
para as elites escravistas muçulmanas, desestruturando as estruturas estatais
existentes.
A Grã Bretanha concentrou suas energias colonizadoras no projeto geopolítico de
manter um domínio territorial contínuo, "do Cairo (Egito) até a cidade do
Cabo (África do Sul)", eliminando eventuais "Estados" muçulmanos
que estavam no caminho. Por outro lado, em algumas áreas da África Oriental, os
britânicos promoveram a vinda de trabalhadores rurais muçulmanos originários
das Índias britânicas para regiões das atuais Uganda e África do Sul.
A evolução do colonialismo nas regiões da África muçulmana, gerou uma situação
paradoxal: ao mesmo tempo em que os muçulmanos perdiam poder político, o
islamismo teve um crescimento sem precedentes. Tribos inteiras se converteram.
Isso ocorreu no contexto das rápidas transformações socioeconômicas engendradas
pela colonização.
A urbanização e o enfraquecimento das tradições familiares e sociais, bases
fundamentais das culturas africanas, geraram um ambiente conturbado que
beneficiou o islã, religião que combina o universalismo de sua mensagem com uma
ideologia de clara oposição ao Ocidente imperialista. Aliás, é essa combinação
que explica, em grande medida, a condição do islamismo ser, na atualidade, a
religião com o maior ritmo de crescimento em todo o mundo.
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI
MESMO,
DO QUE
DEZENAS NO OUTRO,
POIS O
SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ” !
- DALAI LAMA
História/ProfºSilvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.
SEMANA: de 21 a 25 de setembro
Quantidade de aulas:
9A quatro aulas
2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas
AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. QUAL A SUA OPINIÃO ?
( ) SIM
( ) NÃO
JUSTIFICATIVA
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Inglês/ProfºSilvana
LÍNGUA INGLESA |
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PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 21/09 à 25/09/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. Realize
a atividade e tire foto. |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Atividade
da Apostila página 111 e 112 |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Atividade da Apostila
página 111 e 112 ACTIVITY 3 a)
Quem é quem? Olhe para as pessoas na Atividade 2a e, em pares, tente descobrir
sua profissão.
Siga o modelo. ACTIVITY 4 a)
Leia um trecho do livro. b)
Por que Alice sente que é diferente do que normalmente é? c)
Por que ela sente necessidade de analisar outras crianças para ver se também
são diferentes? d)
Qual é o “grande quebra-cabeça” a que ela se refere? |
Língua Portuguesa/ProfºSilvia
Atividade de
Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 21 a 25/09/2020
1) Enem - 2013
Tudo no mundo começou com um sim. Uma
molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história
havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre
houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.
[...]
Enquanto
eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar
pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da
pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não
existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos –
sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra
mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.
Como eu irei dizer agora, esta história será
o resultado de uma visão gradual – há dois anos e meio venho aos poucos
descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais
tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não
início pelo fim que justificaria o começo – como a morte parece dizer sobre a
vida – porque preciso registrar os fatos antecedentes.
LISPECTOR, C. A
hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco,
1998 (fragmento).
A elaboração de uma voz narrativa peculiar
acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A
hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento,
nota-se essa peculiaridade porque o narrador
a) observa os acontecimentos que narra sob uma
ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens.
b) relata a história sem ter tido a preocupação de
investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem.
c) revela-se um sujeito que reflete sobre questões
existenciais e sobre a construção do discurso.
d) admite a dificuldade de escrever uma história
em razão da complexidade para escolher as palavras exatas.
e) propõe-se a discutir questões de natureza
filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção.
2)
(FEI-SP) Trata-se do último livro publicado por Clarice Lispector, em vida, em
1977. A personagem protagonista é Macabéa, que acumula em seu corpo franzino
todas as formas de repressão cultural, o que a deixa alheada de si e da
sociedade.
As afirmações acima referem-se à obra:
a) A hora da estrela.
b) Perto do coração selvagem.
c) A mação no escuro.
d) A paixão segundo G.H.
e) Laços de família.
3)
(Enem 2017)
Declaração de amor
Esta é
uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é
maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve.
Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de
superficialismo.
Às
vezes, ela reage diante de um pensamento mais complicado. As vezes se assusta
com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la - como gostava de estar
montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a
língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que
escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre
uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do
túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.
Essas
dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma
língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.
Se eu fosse muda e também não pudesse
escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês,
que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tornou-se
absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu
até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do
português fosse virgem e límpida.
LISPECTOR, C. A
descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999 (adaptado).
O trecho em que Clarice Lispector declara seu
amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua
capacidade de renovação, é:
a)
"A língua portuguesa é um verdadeiro
desafio para quem escreve."
b)
"Um Camões e outros iguais não bastaram
para nos dar para sempre uma herança de língua já feita."
c)
"Todos nós que escrevemos estamos fazendo
do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida."
d)
"Mas não falei do encantamento de lidar com
uma língua que não foi aprofundada."
e)
"Eu até queria não ter aprendido outras
línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e
límpida."
4)
Leia com atenção os trechos retirados do livro
Claro Enigma, de Drummond, e do livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.
Trecho I
Eu quero compor um soneto duro
Como poeta algum ousara escrever.
Eu quero pintar um soneto escuro,
Seco,
abafado, difícil de ler.
(DRUMMOND,
1995, p. 42.)
Trecho
II
Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar
rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados.
(LISPECTOR, 1984, p. 25.)
Assinale
a alternativa INCORRETA sobre os trechos destacados.
a)
Os fragmentos expressam o processo sofrido e
programático da escrita literária.
b)
Para os autores, a escrita “dura” tem relação
com a consciência excessiva sobre a realidade.
c)
Nos trechos, pode-se ler uma visão dolorida e
pessimista da vida, que a escrita literária tenta reproduzir.
d)
Os dois textos evidenciam o distanciamento e a
frieza dos autores sobre a matéria de suas escritas.
5)
Pesquise um conto, crônica ou resumo de um dos
livros de Clarice Lispector e envie um áudio seu com a leitura do texto
pesquisado. O áudio pode ser enviado pelo whatsapp, no privado ou no grupo.
Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo grupo
de whatsapp ou no privado.
Matemática/ProfºRoselia
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
ROSÉLIA |
AULAS PREVISTAS 5 AULAS SEMANA 21 Á 25//09 DE 2020. |
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DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
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CONTEÚDOS: Funções
exponenciais (Apostila 3º Bimestre) |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Realizar atividades da
apostila página 16 Á 19(volume3) https://youtu.be/z5dJbFrN1zc (Taxa de
crescimento e decrescimento) https://youtu.be/UDqaqK2h8Fc (Gráficos
de funções exponenciais) ·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 21 Á 25 e fazer os registros
no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas
semanais ou enviar no Class roon. |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: · Avaliação Processual. · Faça um relato sobre
as aulas dadas do dia 21 Á 25/09 DE 2020 e coloque suas dúvidas e envie para:
roselia.scardelato044@gmail.com |
|
||||
|
DATA: 25/09/2020. |
|
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||
Projeto de vida /ProfºRoselia
ATIVIDADE SEMANAL. PROFESSOR: ROSÉLIA
| AULAS PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA 21 á 25/09/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3ºA (E.M) | |
CONTEÚDOS: Ø O meu, o nosso emocional, em tempo de pandemia (UM OLHAR AO TEMPO)
| |
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: · “ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS”
Ø Como estou organizando meu tempo? Ø O que eu fazia para realizar o meu trabalho presencial e o que eu faço agora? Justifique!!! Ø Como você utiliza o tempo no trabalho remoto?
· Fazer os registros através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO.)
| |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Ø Processual ( continuada), atividades individual; Ø E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com DATA: 25/09/2020. |
Tecnologia e Inovação /ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série:3º
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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3ºSérie B /Noturno
Arte / ProfºEdlenne
Artes Visuais
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
A HISTORIA DA
MUSICA
Ola vamos
trabalha,r pesquiesa misica brasileira.
{01} Quero voces pesquisa o primeiro samba
brasileiro.
Você pode escrever letras.
{02} A primeira
mulher a despontar na musica foi chiquinha gonsaga com muisica abre alas
com posta em 1899
Você pode escrever letras
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 21/09/ a 25/09/08
Disciplina : biologia
Prof :Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema imunitário humano
Atividade : pesquisar o funcionamento do sistema imunitário humano
Imunização passiva(soros) e imunização ativa(vacinas)
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema imunitário humano
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah
Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C Ano letivo 2020 - 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: Iniciaremos o contexto a partir da tradição Budista. Abordaremos um
dos grandes pensadores do Oriente Sidarta Gautama (c.563-483 A.C). O budismo
se espalha do vale do Ganges para o oeste da Índia. Século I A.C. Os
ensinamentos de Sidarta Gautama são escritos pela primeira vez. Século I D.C.
O budismo se espalha para a china e o sudeste asiático. Diferentes escolas
budistas se desenvolvem em diferentes áreas.
|
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020
Sidarta Gautama, que ficaria conhecido como
Buda, “o iluminado”, viveu na Índia num período em que os realatos religiosos e
mitológicos acerca do mundo sofriam questionamentos. Na Grécia, pesadores como
Pitágoras investigavam o cosmos (mundo) utilizando a razão; na China, Lao-Tsé e
Confúcio desvinculavam a ética do dogma religioso.
O
bramanismo, religião que evoluíra do vedismo – antiga crença baseada nos textos
sagrados dos Vedas -, era a fé dominante no subcontinente indiano no século VI
a.C. Sidarta Gautama foi o primeiro a desafiar tal sistema com seu raciocínio
filosófico. Embora reverenciado pelos budistas por sua sabedoria, Gautama não
era um messias nem um profeta. Não atuava como ponte entre Deus e homem. Chegou
a suas ideias por meio da reflexão, e não da revelação divina, e é isso que
marcou o budismo como uma filosofia tanto (ou talvez até mais que) uma
religião. Sua busca foi filosófica – para descobrir verdades – e ele sustentava
que as verdades que propunha estavam disponíveis para todos pelo poder da
razão.
No começo da vida, Gautama desfrutou da
luxúria e, dizem, de todos os prazeres sensuais. No entanto, compreendeu que
isso não lhe bastava para trazer a verdadeira felicidade. Consciente acerca do
sofrimento no mundo percebeu que isso se devia em grande parte à doença, à
velhice e à morte – e ao fato de faltava às pessoas aquilo de que elas
precisavam. Também reconheceu que o prazer sensual ao qual nos entregamos para
aliviar o sofrimento raramente é satisfatório – e quando o é, seus efeitos
revelam transitórios.
As Quatro Nobres Verdades
O
raciocínio de Gautama – das causas do sofrimento até o caminho para conseguir a
felicidade – é codificado nos ensinamentos budistas da “Quatro Nobre Verdades”:
o sofrimento é universal; o desejo é a causa do sofrimento; o sofrimento pode
ser evitado ao eliminar-se o desejo; seguir o Caminho Óctuplo elimina o desejo.
A roda do dharma, um dos mais antigos
símbolos budistas, representa o caminho Óctuplo para o nirvana. No Budismo, a
palavra “dharma” refere-se aos
ensinamentos de Buda.
Questão
reflexiva: O que podemos observar é que, feliz é aquele que superou o ego.
Ao seguir o Caminho Óctuplo, o homem poderia superar seu ego, viver uma vida
livre do sofrimento e, por meio da iluminação, evitar a dor do renascimento em
outra vida de sofrimento. Ele compreenderia seu lugar no “não eu” e se tornaria
uno com o eterno. Atingiriao estado do nirvana - termo traduzido diversamente
como “não apego”, “não ser”. Caro aluno você concorda com os conceitos
filosóficos de Buda? Descreva se é possível obter a paz pelo Caminho
Óctuplo?
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Aulas passadas vimos como foi a gestão Presidente Ernesto Geisel, e como foi a contribuição dele para o Brasil.
Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Presidente João Figueiredo.
Pesquisa sobre Presidente João Figueiredo
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarccelo
Atividade
de Física 3ºB
7º
semana de 21/09/2020 à 25/09/2020
Prof.
Marcelo Andrade da Silva
Email
: profmarcelomaua@gmail.com
Tel
: 94727-4315
https://forms.gle/waQt7mr4TxES9a7N7
Quimica/ProfºPatricia
.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Biomassa
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera.
Desenvolvimento e estratégias: Assista ao vídeo “Biomassa – vídeo aula”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vvvunr1tNDM . Realize o resumo das principais ideias, de acordo com as questões contidas abaixo:
O que é biomassa?
Como é produzida?
Como é classificada?
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDO: Aspectos físicos do continente africano
Assistam esse pequeno
vídeo O Saara alimenta a Amazônia
com duração: 4min.
https://youtu.be/ZU6pxi04FiU e respondam.
Você sabiam que a poeira
do Deserto Saara é importante para a nossa Floresta Amazônica?
CADERNO DO ALUNO PÁGINA 54
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
1) Agora que você já
resgatou diversas informações e dados sobre o continente africano, localize-o
no mapa político e respondas às questões a seguir
a) Com o auxílio do atlas
geográfico, insira no mapa político:
• A Linha do Equador;
• O Meridiano de Greenwich;
• O Trópico Câncer;
• O Trópico de Capricórnio
b) Em qual(is)
hemisfério(s) se encontra o continente africano?
c) Indique no mapa as
zonas climáticas encontradas no continente africano.
d) Localize e indique no mapa o Canal de Suez. Em seguida, mencione qual sua importância socioeconômica e geoestratégica.
Apoio CMSP: 21.08 https://www.youtube.com/watch?v=fCBzfd4VM3w
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA
EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br.
ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome
do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 3ªs séries B, C –
Prof.: Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o
tema.
Período JK
Juscelino Kubitschek foi eleito
presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart.
Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminhos
(tentativa de golpe da UDN (União Democrática Nacional) e dos militares),
rapidamente JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de
Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para
o Planalto Central. Sendo assim, abordaremos os principais feitos realizados
por JK durante o seu governo como presidente (1955-1960).
O Plano
ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento
econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que
atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a
dinamização do processo de industrialização do Brasil.
O desenvolvimentismo
econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o
investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base
(bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações,
destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e
seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e
desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia.
Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50
anos em 5”.
Para
ampliar o desenvolvimentismo econômico brasileiro, JK considerava impossível o
progresso da economia sem a participação do capital estrangeiro. Para alcançar
os objetivos do Plano de Metas era necessária uma intervenção maior do Estado
na economia, priorizando, então, a entrada de capitais estrangeiros no país,
principalmente pela indústria automobilística. Ressalta-se que nesse período o
Brasil iniciou o processo de endividamento externo.
Os
setores de energia e transporte foram considerados fundamentais para o
desenvolvimentismo econômico, ressalta-se a importância do governo Vargas neste
processo, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda-RJ
no ano de 1946 e da Petrobras no ano de 1953. Outros setores que ganharam
relevância foram o agropecuário; JK procurou aumentar a produção de alimentos e
o setor energético, construindo as usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso no rio
São Francisco e as barragens de Furnas e Três Marias.
Contudo, tais mudanças empreendidas por JK ocasionou a acentuação da
industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em
7%, mas não superando a inflação da dívida externa. A industrialização do país
se efetivou basicamente na região sudeste, destacando neste momento a grande
migração nordestina para esta região.
Após
analisarmos alguns pontos do Plano de Metas, focaremos a outra promessa de
campanha efetivada por JK: a construção de Brasília e a transferência da
capital federal. Em fins de 1956, depois de o Congresso Nacional ter aprovado a
transferência da capital, iniciaram-se as obras da construção de Brasília. A
nova capital do Brasil teria um moderno e arrojado conjunto arquitetônico
realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Plano Piloto da cidade foi
desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa.
Juscelino Kubitschek não foi o primeiro a falar sobre a possiblidade da
transferência da capital do Brasil, desde 1891 a Constituição Federal, no seu
artigo 3º, já almejava a transferência. Na última década do século XIX, mais
precisamente no ano de 1894, foi nomeada uma comissão que visitou e demarcou a
área do futuro Distrito Federal no Planalto Central. Essa comissão ficou
conhecida como Missão Cruls em referência ao astrônomo belga Luiz Cruls que a
chefiava.
A
interiorização da capital federal já era um sonho de muitos brasileiros
anteriores a JK, mas foi Juscelino que efetivou a transferência da capital.
Acostumado a lidar com projetos arrojados, JK deu a ordem para o início da
construção de Brasília, os trabalhos tiveram início no final de 1956. A nova
capital foi inaugurada no ano de 1960.
A
construção da nova capital se configurou como uma grande meta a ser cumprida.
Brasília somente pôde ser efetivada a partir da grande vontade de JK, e também
pelo empenho dos trabalhadores que a construíram, grande parte se constituía de
migrantes da região nordeste do Brasil. Os trabalhadores que a construíram
tornaram seus primeiros moradores, ficando conhecidos como “Candangos”.
Com
Juscelino Kubitschek, o interior do Brasil passou a ser visto como espaço de
possibilidades, como parte integrante da civilização brasileira.
Juscelino
Kubitschek: Plano de Metas e Brasília
Tirar foto e enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com "However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%), Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:
Matemática/ProfºMarcela
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)
TEMA 3: CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES
Caderno do aluno volume 3 , página 18 e19
02/09 - 3ª série EM - Matemática - Taxa de crescimento decrescimento
https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83
Comanda da resolução :
Assistir a vídeo aula acima para responder as atividades propostas no caderno do aluno !
ATIVIDADE 1
No gráfico a seguir, identifique os intervalos
nos quais.
a) a função f(x) é positiva;
b) a função f(x) é negativa;
c) a função f(x) é constante;
d) a função f(x) é crescente;
e) a função f(x) é decrescente;
f) a função f(x) cresce a taxa constante;
g) a função f(x) decresce a taxa constante;
h) a função f(x) cresce a taxas crescentes;
i) a função f(x) cresce a taxas decrescentes;
j) a função f(x) decresce a taxas crescentes;
k) a função f(x) decresce a taxas decrescentes
ATIVIDADE 2
Considere o gráfico da função polinomial de
2º grau f(x)= (x – 5) ∙ (x + 1) indicado a seguir:
a) Identifique os intervalos em que f(x) > 0
e os intervalos em que f(x) < 0
b) Identifique os intervalos em que f(x) é
crescente e os intervalos em que é decrescente.
c) Qualifique o crescimento e o decrescimento de f(x), informando se eles ocorrem a taxas crescentes ou a taxas decrescentes.
Lembrando que !! essas atividades estão no caderno do aluno volume 3.
Essa semana para computar a frequência e participação vocês deverão encaminhar a atividade 2
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3ºSérie C /Noturno
Arte / Profº ADRIANA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C |
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DISCIPLINA/TURMA: Arte |
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CONTEÚDOS: Atividade de
pesquisa Arte Moderna |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Pesquisar
e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas
manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua
tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Continuação da atividade de Arte
Moderna. 1. Pesquise como ocorreu o Modernismo no Brasil. 2. Pesquise o que foi a semana de Arte Moderna e seus
idealizadores e trabalhos artísticos/literários. 3. Pesquise obras modernistas brasileiras importantes e
marcante para esse movimento artístico.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade e internet. |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
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||||
|
DATA 21/09 a 25/09
__ |
|
|
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 21/09/ a 25/09/08
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema imunitário humano
Atividade : pesquisar o funcionamento do sistema imunitário humano
Imunização passiva(soros) e imunização ativa(vacinas)
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema imunitário humano
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C Ano letivo 2020 - 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: Iniciaremos o contexto a partir da tradição Budista. Abordaremos um dos grandes pensadores do Oriente Sidarta Gautama (c.563-483 A.C). O budismo se espalha do vale do Ganges para o oeste da Índia. Século I A.C. Os ensinamentos de Sidarta Gautama são escritos pela primeira vez. Século I D.C. O budismo se espalha para a china e o sudeste asiático. Diferentes escolas budistas se desenvolvem em diferentes áreas. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020
Sidarta Gautama, que ficaria conhecido como Buda, “o iluminado”, viveu na Índia num período em que os realatos religiosos e mitológicos acerca do mundo sofriam questionamentos. Na Grécia, pesadores como Pitágoras investigavam o cosmos (mundo) utilizando a razão; na China, Lao-Tsé e Confúcio desvinculavam a ética do dogma religioso.
O bramanismo, religião que evoluíra do vedismo – antiga crença baseada nos textos sagrados dos Vedas -, era a fé dominante no subcontinente indiano no século VI a.C. Sidarta Gautama foi o primeiro a desafiar tal sistema com seu raciocínio filosófico. Embora reverenciado pelos budistas por sua sabedoria, Gautama não era um messias nem um profeta. Não atuava como ponte entre Deus e homem. Chegou a suas ideias por meio da reflexão, e não da revelação divina, e é isso que marcou o budismo como uma filosofia tanto (ou talvez até mais que) uma religião. Sua busca foi filosófica – para descobrir verdades – e ele sustentava que as verdades que propunha estavam disponíveis para todos pelo poder da razão.
No começo da vida, Gautama desfrutou da luxúria e, dizem, de todos os prazeres sensuais. No entanto, compreendeu que isso não lhe bastava para trazer a verdadeira felicidade. Consciente acerca do sofrimento no mundo percebeu que isso se devia em grande parte à doença, à velhice e à morte – e ao fato de faltava às pessoas aquilo de que elas precisavam. Também reconheceu que o prazer sensual ao qual nos entregamos para aliviar o sofrimento raramente é satisfatório – e quando o é, seus efeitos revelam transitórios.
As Quatro Nobres Verdades
O raciocínio de Gautama – das causas do sofrimento até o caminho para conseguir a felicidade – é codificado nos ensinamentos budistas da “Quatro Nobre Verdades”: o sofrimento é universal; o desejo é a causa do sofrimento; o sofrimento pode ser evitado ao eliminar-se o desejo; seguir o Caminho Óctuplo elimina o desejo. A roda do dharma, um dos mais antigos símbolos budistas, representa o caminho Óctuplo para o nirvana. No Budismo, a palavra “dharma” refere-se aos ensinamentos de Buda.
Questão reflexiva: O que podemos observar é que, feliz é aquele que superou o ego. Ao seguir o Caminho Óctuplo, o homem poderia superar seu ego, viver uma vida livre do sofrimento e, por meio da iluminação, evitar a dor do renascimento em outra vida de sofrimento. Ele compreenderia seu lugar no “não eu” e se tornaria uno com o eterno. Atingiriao estado do nirvana - termo traduzido diversamente como “não apego”, “não ser”. Caro aluno você concorda com os conceitos filosóficos de Buda? Descreva se é possível obter a paz pelo Caminho Óctuplo
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA SALIM FARAH MALUF
Professora: Joyce Sociologia
3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa
Aulas passadas vimos como foi a gestão Presidente Ernesto Geisel, e como foi a contribuição dele para o Brasil.
Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Presidente João Figueiredo.
Pesquisa sobre Presidente João Figueiredo
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcelo
Atividade
de Física 3ºC
7º
semana de 21/09/2020 à 25/09/2020
Prof.
Marcelo Andrade da Silva
Email
: profmarcelomaua@gmail.com
Tel
: 94727-4315
Resolver as questões clicando no link
https://forms.gle/waQt7mr4TxES9a7N7
Quimica/ProfºPatricia
.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Biomassa
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera.
Desenvolvimento e estratégias: Assista ao vídeo “Biomassa – vídeo aula”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vvvunr1tNDM . Realize o resumo das principais ideias, de acordo com as questões contidas abaixo:
O que é biomassa?
Como é produzida?
Como é classificada?
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos do 3º ano C do Ensino Médio durante a semana de 21 a 25/09/20
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Descolonização da África
O século XX foi marcado por movimentos, revoltas e acontecimentos. No continente africano foi o tempo das independências, que caminharam juntas à Guerra Fria, quando União Soviética e Estados Unidos polarizaram o mundo e, no contexto africano, foram decisivas com suas posições – por diferentes motivos – contrárias ao colonialismo. As duas superpotências mundiais foram fundamentais na difusão do anticolonialismo e no apoio às jovens nações de África.
Os processos de independência ocorreram de variadas formas. Seja por meio de conflitos violentos ou pela via da das negociações com as metrópoles, os africanos estiveram em busca de emancipação.
As primeiras independências se deram na chamada África Mediterrânica, quando já no início do século XX o Egito conquista sua independência da Inglaterra em 1922, antes mesmo da Guerra Fria e suas consequências. A Etiópia, já independente no século XIX, volta a ser colonizada pela presença italiana, libertando-se novamente em 1941. Já a Líbia conquista sua emancipação em 1952, enquanto Madagascar, em disputa contra a França, viu sua luta chegar ao fim em 1947.
Num tempo próximo Tunísia e Marrocos libertam-se dos franceses em 1956. Já a Argélia forma a Frente de Libertação Nacional, movimento que investia em guerrilhas contra o colonialismo francês desde 1954, e tem sua independência declarada em 1962.
Neste cenário a Conferência de Bandung, em 1956 é fundamental, pois reuniu diversos países africanos que se posicionaram criticamente em relação ao colonialismo.
Os processos de independência na Costa do Ouro foram marcados por protestos pacíficos e em 1957 o governo britânico reconhece sua independência, quando o país passa a adotar o nome de Gana.
O ano de 1960 ficou marcado como Ano Africano pois um número expressivo de países conquistou sua independência do colonialismo francês e inglês, especialmente por meio de oposições pacíficas. Foi o caso de Camarões, Costa do Marfim, Benin, Burkina Faso, Níger, Mali, Somália, Nigéria, Mauritânia e Gabão. Nos anos seguintes Serra Leoa, Tanzânia, Quênia, Gambia, Ruanda e Uganda tiveram suas independências decretadas.
Entretanto, não só de oposição pacífica os processos de independência em África foram marcados. Houve um grande número de oposições armadas e conflitos violentos. É o caso da Nigéria, cuja trajetória no século XX representa a dificuldade em estabelecer um Estado livre. Nos primeiros anos da República Nigeriana muitos foram os casos de assassinato e guerra, ocorridos por divergências internas e movimentos separatistas.
O caso do Congo também é emblemático e seu processo de independência bastante conturbado. O Movimento Nacional Congolês já buscava pela emancipação desde 1958. Sua independência aconteceu em 1960 com a formação de um estado republicano e parlamentarista. Mas, pouco tempo depois, o Congo sofre um golpe militar, apoiado por nações como Bélgica, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, e seu primeiro ministro foi torturado e morto.
Já o governo português foi o que mais apresentou resistência aos processos de independência de suas colônias africanas, especialmente por conta da ditadura Salazarista (1932 – 1974) e sua posição conservadora em relação ao colonialismo. Mesmo assim enfrentou resistência em suas colônias, com movimentos contundentes pelas independências em Angola, em Moçambique, na Guiné e em Cabo Verde.
Nas colônias portuguesas o processo de emancipação foi violento e cruel. Mais de cem mil soldados foram enviados para África e os pedidos pela independência ganharam força nos protestos. A descolonização da África foi pauta também da Revolução dos Cravos (1974).
Diversas foram as formas de conquista de emancipação por parte das colônias africanas. Seja por meio de luta armada ou da resistência pacífica foi somente no século XX que o continente africano garantiu a formação de suas nações e se viu livre dos colonizadores europeus.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: 3º C: durante a semana de 21 a 25/09/20
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão: (UFRN/2011) Na Copa do Mundo de Futebol de 2010, realizada na África do Sul, muitos brasileiros ficaram surpresos ao saberem que várias nações do continente africano, como Costa do Marfim, Nigéria, Gana e o próprio país sede do evento, apresentavam influências linguísticas europeias. Isso ficava evidente, por exemplo, nos nomes dos jogadores estampados nas camisetas e nos hinos nacionais, cantados em inglês ou francês.
Essas influências da Inglaterra e da França na África são resultantes
a) ( ) da expansão do Cristianismo, estimulado pelos propósitos das Cruzadas.
b) ( ) do neocolonialismo do século XIX, no contexto da Segunda Revolução Industrial.
c) ( ) da Globalização, que promoveu o intercâmbio cultural mundial no século XX.
d) ( ) do tráfico negreiro, que implantou colônias europeias no continente africano.
2ª questão: (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015) Leia os textos.
A primeira coisa, portanto, é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha consciência. (…) isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada.
(Mahatma Gandhi)
É preciso afirmar publicamente a vontade da França de não deixar tocar a sua soberania francesa na Argélia. É preciso tomar as medidas necessárias para reprimir todos os comportamentos anti franceses por parte de uma minoria de agitadores. É preciso afirmar que a França confia nas massas francesas muçulmanas da Argélia.
(Charles de Gaulle)
(Apud Carlos Serrano e Kabengele Munanga, A Revolta dos Colonizados)
A partir de seus conhecimentos e das afirmações, é correto afirmar que o processo de independência das colônias na Ásia e na África
a) ( ) apresentou tanto a via pacífica quanto a violenta, dependendo das relações coloniais.
b) ( ) revelou o apoio dos países não alinhados à libertação dos povos oprimidos.
c) ( ) caracterizou-se pelo nacionalismo exacerbado, com teor anti-imperialista e racista.
d) ( ) vinculou-se diretamente aos interesses das superpotências no fim da Guerra Fria.
História/ProfºSergio
Conteúdo de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o tema.
Período JK
Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminhos (tentativa de golpe da UDN (União Democrática Nacional) e dos militares), rapidamente JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Sendo assim, abordaremos os principais feitos realizados por JK durante o seu governo como presidente (1955-1960).
O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.
O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.
Para ampliar o desenvolvimentismo econômico brasileiro, JK considerava impossível o progresso da economia sem a participação do capital estrangeiro. Para alcançar os objetivos do Plano de Metas era necessária uma intervenção maior do Estado na economia, priorizando, então, a entrada de capitais estrangeiros no país, principalmente pela indústria automobilística. Ressalta-se que nesse período o Brasil iniciou o processo de endividamento externo.
Os setores de energia e transporte foram considerados fundamentais para o desenvolvimentismo econômico, ressalta-se a importância do governo Vargas neste processo, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda-RJ no ano de 1946 e da Petrobras no ano de 1953. Outros setores que ganharam relevância foram o agropecuário; JK procurou aumentar a produção de alimentos e o setor energético, construindo as usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso no rio São Francisco e as barragens de Furnas e Três Marias.
Contudo, tais mudanças empreendidas por JK ocasionou a acentuação da industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em 7%, mas não superando a inflação da dívida externa. A industrialização do país se efetivou basicamente na região sudeste, destacando neste momento a grande migração nordestina para esta região.
Após analisarmos alguns pontos do Plano de Metas, focaremos a outra promessa de campanha efetivada por JK: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. Em fins de 1956, depois de o Congresso Nacional ter aprovado a transferência da capital, iniciaram-se as obras da construção de Brasília. A nova capital do Brasil teria um moderno e arrojado conjunto arquitetônico realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Plano Piloto da cidade foi desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa.
Juscelino Kubitschek não foi o primeiro a falar sobre a possiblidade da transferência da capital do Brasil, desde 1891 a Constituição Federal, no seu artigo 3º, já almejava a transferência. Na última década do século XIX, mais precisamente no ano de 1894, foi nomeada uma comissão que visitou e demarcou a área do futuro Distrito Federal no Planalto Central. Essa comissão ficou conhecida como Missão Cruls em referência ao astrônomo belga Luiz Cruls que a chefiava.
A interiorização da capital federal já era um sonho de muitos brasileiros anteriores a JK, mas foi Juscelino que efetivou a transferência da capital. Acostumado a lidar com projetos arrojados, JK deu a ordem para o início da construção de Brasília, os trabalhos tiveram início no final de 1956. A nova capital foi inaugurada no ano de 1960.
A construção da nova capital se configurou como uma grande meta a ser cumprida. Brasília somente pôde ser efetivada a partir da grande vontade de JK, e também pelo empenho dos trabalhadores que a construíram, grande parte se constituía de migrantes da região nordeste do Brasil. Os trabalhadores que a construíram tornaram seus primeiros moradores, ficando conhecidos como “Candangos”.
Com Juscelino Kubitschek, o interior do Brasil passou a ser visto como espaço de possibilidades, como parte integrante da civilização brasileira.
Juscelino Kubitschek: Plano de Metas e Brasília
Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com "However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%), Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:
Matemática/ProfºMarcela
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)
TEMA 3: CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES
Caderno do aluno volume 3 , página 18 e19
02/09 - 3ª série EM - Matemática - Taxa de crescimento decrescimento
https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83
Comanda da resolução :
Assistir a vídeo aula acima para responder as atividades propostas no caderno do aluno !
ATIVIDADE 1
No gráfico a seguir, identifique os intervalos
nos quais.
a) a função f(x) é positiva;
b) a função f(x) é negativa;
c) a função f(x) é constante;
d) a função f(x) é crescente;
e) a função f(x) é decrescente;
f) a função f(x) cresce a taxa constante;
g) a função f(x) decresce a taxa constante;
h) a função f(x) cresce a taxas crescentes;
i) a função f(x) cresce a taxas decrescentes;
j) a função f(x) decresce a taxas crescentes;
k) a função f(x) decresce a taxas decrescentes
ATIVIDADE 2
Considere o gráfico da função polinomial de
2º grau f(x)= (x – 5) ∙ (x + 1) indicado a seguir:
a) Identifique os intervalos em que f(x) > 0
e os intervalos em que f(x) < 0
b) Identifique os intervalos em que f(x) é
crescente e os intervalos em que é decrescente.
c) Qualifique o crescimento e o decrescimento de f(x), informando se eles ocorrem a taxas crescentes ou a taxas decrescentes.
Lembrando que !! essas atividades estão no caderno do aluno volume 3.
Essa semana para computar a frequência e participação vocês deverão encaminhar a atividade 2
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