segunda-feira, 21 de setembro de 2020

3ºsérie do ensino médio semana de 21 a 25 de setembro 2020

 Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                                Eletivas/Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·       Unidade Temática: Esporte e Lazer

·       Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·       Atividade 1 – Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;

·       Atividade 2- Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020

 

                                                

                                                                                           

3ºSérie  A /Manhã

Arte / Profº Edlenne

                    Artes Visuais

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                                A  HISTORIA DA MUSICA                                                                            

 

 


 Ola vamos trabalha,r pesquiesa misica brasileira.

{01}  Quero voces pesquisa o primeiro samba brasileiro.

Você pode escrever letras.

{02}  A primeira  mulher a despontar na musica foi chiquinha gonsaga com muisica abre  alas  com posta em 1899  

Você pode escrever letras

 

Biologia/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre as Angiospermas.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).

 

   



     DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.

                                    

          

                                               Atividade

  Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre as Angiospermas.

                                                                                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Educação Física/ProfºDenise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 21 a 25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

           JOGOS DIGITAIS – COMPETIÇÃO E COOPERAÇÃO

 

Aula I: Caderno do aluno volume 3 , página 123 atividade 4. Faça um quadro e liste estratégias de cooperação e outras de competição usadas em jogos virtuais.

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Escolha um jogo digital de sua preferência e apresente estratégias de competição e cooperação.

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Filosofia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA:3ºA

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE TROPICALISMO

 

Faça um breve resumo do seu entendimento sobre o termo TROPICALISMO.

Sociologia/Profº

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA:3ºA

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE MOVIMENTO MUSICAL

 

Faça um breve resumo do seu entendimento sobre o MOVIMENTO MUSICAL NO BRASIL

 

Fisica/ProfºRomeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  21/09  a 25/09//2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

 

CONTEÚDOS:

 

Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.

 

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

 

Identificar as linhas do campo magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações;

 Representar o campo

 

 

 

                        DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                        Atividade de estudos ( 7 )

             

                                                Apostila do 2 bimestre páginas 27

                 

                                                    Faça o experimento da pagina e mande um relatório do mesmo

 

 

 

                                                            

                 

 

 

                                      

           

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

            

              

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

Quimica/ProfºLucilene

                                                  QUÍMICA

                                    E. E. SALIM FARAH MALUF

                                SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turma: 3ºA                                              02 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Estudo dos hidrocarbonetos: Parte ll

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

1)    Resolva o exercício 1L no caderno do aluno, que é para construir a fórmula molecular e a fórmula estrutural dos dois compostos orgânicos.

2)    Leia o texto do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada “Carvão Mineral”, disponível em: http://cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo1A/carvão.html , faça um resumo em seu caderno das principais informações do texto e a seguir preencha o quadro da atividade 1M do caderno do aluno  com informações contidas no texto que você leu anteriormente.

3)    Assista ao vídeo “Biomassa-vídeo aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vvvunr1tNDM , registre em seu caderno as principais informações e responda as questões:

-O que é biomassa?

-Como é produzida?

-Como é classificada?

Ao término da atividade encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvida é na quarta-feira das 09:00 as 09:45 horas da manhã.

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.   Atividades  da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                                

Série: 3º Ano : A –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Ler, interpretar e compreender o texto.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: A África no mundo global; Descrever a expansão do islamismo na África, de modo a identificar a diferenciação espacial de aspectos culturais e religiosos fundamentais para o entendimento do agrupamento regional de países do continente.

GEOGRAFIA : O islamismo no continente africano (  1 / 2 ).



 



Depois do Oriente Médio, do subcontinente indiano e do sudeste asiático, a África se constitui numa quarta região que, apesar de menos importante no passado muçulmano, vem adquirindo cada vez mais relevância no contexto do chamado mundo islâmico.

O número de muçulmanos na África é na atualidade estimado em mais de 300 milhões, cerca de 27% do total dos seguidores da religião criada pelo profeta Maomé.

A islamização no continente africano se difundiu muito mais pelo comércio e pela migração do que por conquista militar. A expansão do islã na África seguiu três direções: do noroeste do continente (região do Magreb), ela avançou pelo Saara e alcançou a África Ocidental.

 A segunda direção foi aquela que, partindo do baixo para o alto vale do Nilo, chegou ao nordeste da África (península da Somália e arredores). Por fim, comerciantes originários da porção sul-sudoeste da Península Arábica e imigrantes do subcontinente indiano, criaram assentamentos no litoral do Índico e, dali, difundiram a presença muçulmana para o interior.

O islamismo fez sua entrada no continente a partir da África do Norte, do Egito ao Marrocos, sendo uma das primeiras regiões a ser conquistadas pela expansão inicial árabe-islâmica (séculos VII e VIII).





Expansão do Islã na África por volta de 1300 d.C.


Dos séculos X a XVI, mercadores muçulmanos contribuíram para o surgimento de importantes reinos na África Ocidental, que floresceram graças ao comércio feito por caravanas que, atravessando o Saara, punham em contato o mundo mediterrâneo ao das estepes e savanas do Sudão Ocidental e África centro-ocidental. A conversão de certos monarcas africanos fez não só o islã avançar como criou uma florescente cultura. Assim, cidade de Tumbuktu (no atual Máli) era, no século XIV, um núcleo urbano conhecido pelo alto nível de suas escolas islâmicas, que atraíam muçulmanos de várias partes do mundo.

Na porção oriental do continente, comerciantes árabes conseguiram se fixar junto ao litoral do Índico, levando a gradual conversão de grupos africanos que viviam em áreas da atual Eritréia e do leste da Etiópia. Todavia, os reinos cristãos do alto vale do Nilo conseguiram bloquear por séculos o avanço muçulmano, como foi o caso dos grupos etíopes, ocupantes dos altos planaltos da Etiópia. Nos séculos seguintes, a cultura árabe-muçulmana influenciaria grupos bantos que estavam em processo de expansão para a África oriental e meridional.

Paralelamente, comerciantes árabes cruzaram o Oceano Índico e criaram, do Chifre da África ao atual Moçambique, um conjunto de importantes cidades-Estado e fortalezas, junto ao litoral e nas ilhas, cujo comércio de ouro se manteve até o início da presença portuguesa no século XVI. Às vésperas do início da colonização européia, o islã se constituía na principal presença "importada" no continente, presença esta que já estava fortemente integrada às sociedades africanas.

O islã na África após 1800

Uma nova fase da islamização no continente iniciou-se no século XVIII, fenômeno que coincidiu com o auge da época escravista. Embora a servidão já existisse em várias sociedades da África Ocidental, a captura de seres humanos acelerou, a ponto de surgirem, no litoral do Golfo da Guiné, novos "Estados", como o Daomé (atual Benin) e Ashanti (atual Gana), como resposta à crescente procura por escravos que eram enviados, em sua maioria, para servir como mão-de-obra nas plantations da América tropical.

As armas de fogo que os mercadores de escravos ganhavam em troca dos seres humanos apresados facilitavam novas capturas que contribuíram para dizimar populações inteiras. Ao mesmo tempo, esse perverso processo transformou os grupos caçadores e mercadores em uma nova elite. Parte dos escravos vendidos eram muçulmanos e foi através deles que surgiram os primeiros núcleos islâmicos nas Américas. Na África Oriental, os escravos capturados eram, em sua maioria, “direcionados” para o Oriente Médio.

No século XIX, o impacto colonial mudou profundamente o quadro existente até então. Colonialistas europeus - franceses e britânicos, além de belgas, italianos e portugueses – criaram e consolidaram impérios concorrentes que puseram fim aos "Estados" islâmicos independentes. Os ingleses, que até o século anterior haviam sido os principais organizadores do tráfico negreiro, passaram a impor o seu fim e, onde foi possível, aboliram a escravidão. A diminuição do comércio de escravos trouxe consequências negativas para as elites escravistas muçulmanas, desestruturando as estruturas estatais existentes.

A Grã Bretanha concentrou suas energias colonizadoras no projeto geopolítico de manter um domínio territorial contínuo, "do Cairo (Egito) até a cidade do Cabo (África do Sul)", eliminando eventuais "Estados" muçulmanos que estavam no caminho. Por outro lado, em algumas áreas da África Oriental, os britânicos promoveram a vinda de trabalhadores rurais muçulmanos originários das Índias britânicas para regiões das atuais Uganda e África do Sul.

A evolução do colonialismo nas regiões da África muçulmana, gerou uma situação paradoxal: ao mesmo tempo em que os muçulmanos perdiam poder político, o islamismo teve um crescimento sem precedentes. Tribos inteiras se converteram. Isso ocorreu no contexto das rápidas transformações socioeconômicas engendradas pela colonização.

A urbanização e o enfraquecimento das tradições familiares e sociais, bases fundamentais das culturas africanas, geraram um ambiente conturbado que beneficiou o islã, religião que combina o universalismo de sua mensagem com uma ideologia de clara oposição ao Ocidente imperialista. Aliás, é essa combinação que explica, em grande medida, a condição do islamismo ser, na atualidade, a religião com o maior ritmo de crescimento em todo o mundo.

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

-  DALAI LAMA

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

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Inglês/ProfºSilvana

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 21/09 à 25/09/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

Realize a atividade e tire foto.

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS: Atividade da Apostila página 111 e 112

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Atividade da Apostila página 111 e 112

ACTIVITY 3

a) Quem é quem? Olhe para as pessoas na Atividade 2a e, em pares, tente descobrir sua profissão. Siga o modelo.

ACTIVITY 4

a) Leia um trecho do livro.

b) Por que Alice sente que é diferente do que normalmente é?

c) Por que ela sente necessidade de analisar outras crianças para ver se também são diferentes?

d) Qual é o “grande quebra-cabeça” a que ela se refere?

Língua Portuguesa/ProfºSilvia

Atividade de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 21 a 25/09/2020

 

1) Enem - 2013

  Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve. Não sei o quê, mas sei que o universo jamais começou.

[...]

  Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré-pré-história já havia os monstros apocalípticos? Se esta história não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos – sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi palavra mais doida, inventada pelas nordestinas que andam por aí aos montes.

  Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual – há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não início pelo fim que justificaria o começo – como a morte parece dizer sobre a vida – porque preciso registrar os fatos antecedentes.

                                LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro:  Rocco, 1998 (fragmento).

  A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha a trajetória literária de Clarice Lispector, culminada com a obra A hora da estrela, de 1977, ano da morte da escritora. Nesse fragmento, nota-se essa peculiaridade porque o narrador

a) observa os acontecimentos que narra sob uma ótica distante, sendo indiferente aos fatos e às personagens.

b) relata a história sem ter tido a preocupação de investigar os motivos que levaram aos eventos que a compõem.

c) revela-se um sujeito que reflete sobre questões existenciais e sobre a construção do discurso.

d) admite a dificuldade de escrever uma história em razão da complexidade para escolher as palavras exatas.

e) propõe-se a discutir questões de natureza filosófica e metafísica, incomuns na narrativa de ficção.

 

2) (FEI-SP) Trata-se do último livro publicado por Clarice Lispector, em vida, em 1977. A personagem protagonista é Macabéa, que acumula em seu corpo franzino todas as formas de repressão cultural, o que a deixa alheada de si e da sociedade.

As afirmações acima referem-se à obra:

a) A hora da estrela.

b) Perto do coração selvagem.

c) A mação no escuro.

d) A paixão segundo G.H.

e) Laços de família.  

 

3) (Enem 2017)

                                         Declaração de amor

  Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa. Ela não é fácil. Não é maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo.

  Às vezes, ela reage diante de um pensamento mais complicado. As vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la - como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida.

  Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega.

  Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.
                       LISPECTOR, C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999 (adaptado).

  O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é:

a) "A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve."

b) "Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita."

c) "Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida."

d) "Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada."

e) "Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida."

 

4) Leia com atenção os trechos retirados do livro Claro Enigma, de Drummond, e do livro A Hora da Estrela, de Clarice Lispector.

 

Trecho I

 Eu quero compor um soneto duro

Como poeta algum ousara escrever.

Eu quero pintar um soneto escuro,

Seco, abafado, difícil de ler.

                                     (DRUMMOND, 1995, p. 42.)

 

  Trecho II

  Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados.

                  (LISPECTOR, 1984, p. 25.)

 

     Assinale a alternativa INCORRETA sobre os trechos destacados.

a) Os fragmentos expressam o processo sofrido e programático da escrita literária.

b) Para os autores, a escrita “dura” tem relação com a consciência excessiva sobre a realidade.

c) Nos trechos, pode-se ler uma visão dolorida e pessimista da vida, que a escrita literária tenta reproduzir.

d) Os dois textos evidenciam o distanciamento e a frieza dos autores sobre a matéria de suas escritas.

 

5) Pesquise um conto, crônica ou resumo de um dos livros de Clarice Lispector e envie um áudio seu com a leitura do texto pesquisado. O áudio pode ser enviado pelo whatsapp, no privado ou no grupo.

 

   Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida, entrar em contato pelo grupo de whatsapp ou no privado.  

Matemática/ProfºRoselia

PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR

 

PROFESSORA: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

SEMANA 21 Á 25//09 DE 2020.

 

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ª A   Ensino Médio

             

 

CONTEÚDOS:

 

Funções exponenciais (Apostila 3º Bimestre)

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Realizar atividades da apostila página 16 Á 19(volume3)

https://youtu.be/z5dJbFrN1zc (Taxa de crescimento e decrescimento)

https://youtu.be/UDqaqK2h8Fc (Gráficos de funções exponenciais)

·       Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura  da semana do dia 21 Á 25 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon.

 

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·       Avaliação Processual.

·       Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 21 Á 25/09 DE 2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com

 

 

 

 

 

DATA: 25/09/2020.

 

 

 


Projeto de vida /ProfºRoselia

ATIVIDADE SEMANAL.

PROFESSOR: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

 (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

 

SEMANA  21 á 25/09/2020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA  3ºA (E.M)

CONTEÚDOS:

Ø O meu, o nosso emocional, em tempo de pandemia (UM OLHAR AO TEMPO)

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·       “ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS”




 

Ø Como estou organizando meu tempo?

Ø O que eu fazia para realizar o meu trabalho presencial e o que eu faço agora? Justifique!!!

Ø Como você utiliza o tempo no trabalho remoto?

 

·       Fazer os registros através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Ø Processual ( continuada), atividades individual;

Ø E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

DATA: 25/09/2020.

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série:3º

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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3ºSérie  B /Noturno

Arte / ProfºEdlenne

          Artes Visuais

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                                A  HISTORIA DA MUSICA                                                                            

 

 


 Ola vamos trabalha,r pesquiesa misica brasileira.

{01}  Quero voces pesquisa o primeiro samba brasileiro.

Você pode escrever letras.

{02}  A primeira  mulher a despontar na musica foi chiquinha gonsaga com muisica abre  alas  com posta em 1899  

Você pode escrever letras

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 21/09/ a 25/09/08

Disciplina : biologia

Prof :Rene

Turmas : 3 B e 3 C


Tema : sistema imunitário humano

Atividade : pesquisar o funcionamento do sistema imunitário humano

Imunização passiva(soros) e imunização ativa(vacinas)

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema imunitário humano

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C  Ano letivo 2020 - 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: Iniciaremos o contexto a partir da tradição Budista. Abordaremos um dos grandes pensadores do Oriente Sidarta Gautama (c.563-483 A.C). O budismo se espalha do vale do Ganges para o oeste da Índia. Século I A.C. Os ensinamentos de Sidarta Gautama são escritos pela primeira vez. Século I D.C. O budismo se espalha para a china e o sudeste asiático. Diferentes escolas budistas se desenvolvem em diferentes áreas.   

Tempo para realização: Uma semana.

 

              





  Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020

 

 Sidarta Gautama, que ficaria conhecido como Buda, “o iluminado”, viveu na Índia num período em que os realatos religiosos e mitológicos acerca do mundo sofriam questionamentos. Na Grécia, pesadores como Pitágoras investigavam o cosmos (mundo) utilizando a razão; na China, Lao-Tsé e Confúcio desvinculavam a ética do dogma religioso.



O bramanismo, religião que evoluíra do vedismo – antiga crença baseada nos textos sagrados dos Vedas -, era a fé dominante no subcontinente indiano no século VI a.C. Sidarta Gautama foi o primeiro a desafiar tal sistema com seu raciocínio filosófico. Embora reverenciado pelos budistas por sua sabedoria, Gautama não era um messias nem um profeta. Não atuava como ponte entre Deus e homem. Chegou a suas ideias por meio da reflexão, e não da revelação divina, e é isso que marcou o budismo como uma filosofia tanto (ou talvez até mais que) uma religião. Sua busca foi filosófica – para descobrir verdades – e ele sustentava que as verdades que propunha estavam disponíveis para todos pelo poder da razão.



                          

   No começo da vida, Gautama desfrutou da luxúria e, dizem, de todos os prazeres sensuais. No entanto, compreendeu que isso não lhe bastava para trazer a verdadeira felicidade. Consciente acerca do sofrimento no mundo percebeu que isso se devia em grande parte à doença, à velhice e à morte – e ao fato de faltava às pessoas aquilo de que elas precisavam. Também reconheceu que o prazer sensual ao qual nos entregamos para aliviar o sofrimento raramente é satisfatório – e quando o é, seus efeitos revelam transitórios.

 

As Quatro Nobres Verdades

  O raciocínio de Gautama – das causas do sofrimento até o caminho para conseguir a felicidade – é codificado nos ensinamentos budistas da “Quatro Nobre Verdades”: o sofrimento é universal; o desejo é a causa do sofrimento; o sofrimento pode ser evitado ao eliminar-se o desejo; seguir o Caminho Óctuplo elimina o desejo. A roda do dharma, um dos mais antigos símbolos budistas, representa o caminho Óctuplo para o nirvana. No Budismo, a palavra “dharma” refere-se aos ensinamentos de Buda.



 

                                  

  Questão reflexiva: O que podemos observar é que, feliz é aquele que superou o ego. Ao seguir o Caminho Óctuplo, o homem poderia superar seu ego, viver uma vida livre do sofrimento e, por meio da iluminação, evitar a dor do renascimento em outra vida de sofrimento. Ele compreenderia seu lugar no “não eu” e se tornaria uno com o eterno. Atingiriao estado do nirvana - termo traduzido diversamente como “não apego”, “não ser”. Caro aluno você concorda com os conceitos filosóficos de Buda? Descreva se é possível obter a paz pelo Caminho Óctuplo?   

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Aulas passadas vimos como foi a gestão Presidente Ernesto Geisel, e como foi a contribuição dele para o Brasil.

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Presidente João Figueiredo.

Pesquisa sobre Presidente João Figueiredo

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarccelo

Atividade de Física 3ºB 

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

 

  Resolver as questões clicando no link

https://forms.gle/waQt7mr4TxES9a7N7

Quimica/ProfºPatricia

.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Biomassa
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera.
Desenvolvimento e estratégias: Assista ao vídeo “Biomassa – vídeo aula”, disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=vvvunr1tNDM . Realize o resumo das principais ideias, de acordo com as questões contidas abaixo:
O que é biomassa?
Como é produzida?
Como é classificada?
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Geografia/ProfºErica


DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: Aspectos físicos do continente africano

 

Assistam esse pequeno vídeo O Saara alimenta a Amazônia com duração: 4min.

https://youtu.be/ZU6pxi04FiU e respondam.

Você sabiam que a poeira do Deserto Saara é importante para a nossa Floresta Amazônica?

CADERNO DO ALUNO PÁGINA 54

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA

1) Agora que você já resgatou diversas informações e dados sobre o continente africano, localize-o no mapa político e respondas às questões a seguir

a) Com o auxílio do atlas geográfico, insira no mapa político:

• A Linha do Equador;

• O Meridiano de Greenwich;

• O Trópico Câncer;

• O Trópico de Capricórnio

b) Em qual(is) hemisfério(s) se encontra o continente africano?

c) Indique no mapa as zonas climáticas encontradas no continente africano.

 d) Localize e indique no mapa o Canal de Suez. Em seguida, mencione qual sua importância socioeconômica e geoestratégica.

Apoio CMSP: 21.08  https://www.youtube.com/watch?v=fCBzfd4VM3w

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 

História/ProfºSergio

   Conteúdo de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020

 Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o tema.

 

                                                  Período JK

 

    Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminhos (tentativa de golpe da UDN (União Democrática Nacional) e dos militares), rapidamente JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Sendo assim, abordaremos os principais feitos realizados por JK durante o seu governo como presidente (1955-1960).

   O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.

   O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.

  Para ampliar o desenvolvimentismo econômico brasileiro, JK considerava impossível o progresso da economia sem a participação do capital estrangeiro. Para alcançar os objetivos do Plano de Metas era necessária uma intervenção maior do Estado na economia, priorizando, então, a entrada de capitais estrangeiros no país, principalmente pela indústria automobilística. Ressalta-se que nesse período o Brasil iniciou o processo de endividamento externo.

  Os setores de energia e transporte foram considerados fundamentais para o desenvolvimentismo econômico, ressalta-se a importância do governo Vargas neste processo, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda-RJ no ano de 1946 e da Petrobras no ano de 1953. Outros setores que ganharam relevância foram o agropecuário; JK procurou aumentar a produção de alimentos e o setor energético, construindo as usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso no rio São Francisco e as barragens de Furnas e Três Marias.

   Contudo, tais mudanças empreendidas por JK ocasionou a acentuação da industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em 7%, mas não superando a inflação da dívida externa. A industrialização do país se efetivou basicamente na região sudeste, destacando neste momento a grande migração nordestina para esta região.

   Após analisarmos alguns pontos do Plano de Metas, focaremos a outra promessa de campanha efetivada por JK: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. Em fins de 1956, depois de o Congresso Nacional ter aprovado a transferência da capital, iniciaram-se as obras da construção de Brasília. A nova capital do Brasil teria um moderno e arrojado conjunto arquitetônico realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Plano Piloto da cidade foi desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa.

  Juscelino Kubitschek não foi o primeiro a falar sobre a possiblidade da transferência da capital do Brasil, desde 1891 a Constituição Federal, no seu artigo 3º, já almejava a transferência. Na última década do século XIX, mais precisamente no ano de 1894, foi nomeada uma comissão que visitou e demarcou a área do futuro Distrito Federal no Planalto Central. Essa comissão ficou conhecida como Missão Cruls em referência ao astrônomo belga Luiz Cruls que a chefiava.

  A interiorização da capital federal já era um sonho de muitos brasileiros anteriores a JK, mas foi Juscelino que efetivou a transferência da capital. Acostumado a lidar com projetos arrojados, JK deu a ordem para o início da construção de Brasília, os trabalhos tiveram início no final de 1956. A nova capital foi inaugurada no ano de 1960.

  A construção da nova capital se configurou como uma grande meta a ser cumprida. Brasília somente pôde ser efetivada a partir da grande vontade de JK, e também pelo empenho dos trabalhadores que a construíram, grande parte se constituía de migrantes da região nordeste do Brasil. Os trabalhadores que a construíram tornaram seus primeiros moradores, ficando conhecidos como “Candangos”.

  Com Juscelino Kubitschek, o interior do Brasil passou a ser visto como espaço de possibilidades, como parte integrante da civilização brasileira.



Juscelino Kubitschek: Plano de Metas e Brasília

 

                 Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual
é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

"However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased
by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher 
education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on 
education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%),
Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, 
several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B

 Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

 Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfadPKgae7SElyjptnbEVzwnPgitljHnN4o8sCH4KTjVvUAPg/viewform?usp=sf_link

 

Matemática/ProfºMarcela


MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)

 

TEMA 3: CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES

Caderno do aluno volume 3 , página  18 e19

 

02/09 - 3ª série EM - Matemática - Taxa de crescimento decrescimento

 

https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83

 

 

Comanda da resolução :

Assistir a vídeo aula acima para responder as atividades propostas no caderno do aluno !

 

ATIVIDADE 1

No gráfico a seguir, identifique os intervalos
nos quais.




 

 

a)    a função f(x) é positiva;
b) a função f(x) é negativa;
c) a função f(x) é constante;
d) a função f(x) é crescente;
e) a função f(x) é decrescente;
f) a função f(x) cresce a taxa constante;
g) a função f(x) decresce a taxa constante;
h) a função f(x) cresce a taxas crescentes;
i) a função f(x) cresce a taxas decrescentes;
j) a função f(x) decresce a taxas crescentes;
k) a função f(x) decresce a taxas decrescentes

 

 

ATIVIDADE 2

 

Considere o gráfico da função polinomial de
2º grau f(x)= (x – 5) ∙ (x + 1) indicado a seguir:

 


 

a) Identifique os intervalos em que f(x) > 0
e os intervalos em que f(x) < 0
b) Identifique os intervalos em que f(x) é
crescente e os intervalos em que é decrescente.

c) Qualifique o crescimento e o decrescimento de f(x), informando se eles ocorrem a taxas crescentes ou a taxas decrescentes.

 

Lembrando que !! essas atividades estão no caderno do aluno volume 3.

Essa semana para computar a frequência e participação vocês deverão encaminhar  a atividade 2


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3ºSérie  C /Noturno

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de pesquisa Arte Moderna

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

Continuação da atividade de Arte Moderna.

1.      Pesquise como ocorreu o Modernismo no Brasil.

2.      Pesquise o que foi a semana de Arte Moderna e seus idealizadores e trabalhos artísticos/literários.

3.      Pesquise obras modernistas brasileiras importantes e marcante para esse movimento artístico.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 21/09  a 25/09

 

__

 

 

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 21/09/ a 25/09/08

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 3 B e 3 C


Tema : sistema imunitário humano

Atividade : pesquisar o funcionamento do sistema imunitário humano

Imunização passiva(soros) e imunização ativa(vacinas)

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema imunitário humano

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C  Ano letivo 2020 - 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: Iniciaremos o contexto a partir da tradição Budista. Abordaremos um dos grandes pensadores do Oriente Sidarta Gautama (c.563-483 A.C). O budismo se espalha do vale do Ganges para o oeste da Índia. Século I A.C. Os ensinamentos de Sidarta Gautama são escritos pela primeira vez. Século I D.C. O budismo se espalha para a china e o sudeste asiático. Diferentes escolas budistas se desenvolvem em diferentes áreas.   

Tempo para realização: Uma semana.

 

              





  Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020

 

 Sidarta Gautama, que ficaria conhecido como Buda, “o iluminado”, viveu na Índia num período em que os realatos religiosos e mitológicos acerca do mundo sofriam questionamentos. Na Grécia, pesadores como Pitágoras investigavam o cosmos (mundo) utilizando a razão; na China, Lao-Tsé e Confúcio desvinculavam a ética do dogma religioso.



O bramanismo, religião que evoluíra do vedismo – antiga crença baseada nos textos sagrados dos Vedas -, era a fé dominante no subcontinente indiano no século VI a.C. Sidarta Gautama foi o primeiro a desafiar tal sistema com seu raciocínio filosófico. Embora reverenciado pelos budistas por sua sabedoria, Gautama não era um messias nem um profeta. Não atuava como ponte entre Deus e homem. Chegou a suas ideias por meio da reflexão, e não da revelação divina, e é isso que marcou o budismo como uma filosofia tanto (ou talvez até mais que) uma religião. Sua busca foi filosófica – para descobrir verdades – e ele sustentava que as verdades que propunha estavam disponíveis para todos pelo poder da razão.



                          

   No começo da vida, Gautama desfrutou da luxúria e, dizem, de todos os prazeres sensuais. No entanto, compreendeu que isso não lhe bastava para trazer a verdadeira felicidade. Consciente acerca do sofrimento no mundo percebeu que isso se devia em grande parte à doença, à velhice e à morte – e ao fato de faltava às pessoas aquilo de que elas precisavam. Também reconheceu que o prazer sensual ao qual nos entregamos para aliviar o sofrimento raramente é satisfatório – e quando o é, seus efeitos revelam transitórios.

 

As Quatro Nobres Verdades

  O raciocínio de Gautama – das causas do sofrimento até o caminho para conseguir a felicidade – é codificado nos ensinamentos budistas da “Quatro Nobre Verdades”: o sofrimento é universal; o desejo é a causa do sofrimento; o sofrimento pode ser evitado ao eliminar-se o desejo; seguir o Caminho Óctuplo elimina o desejo. A roda do dharma, um dos mais antigos símbolos budistas, representa o caminho Óctuplo para o nirvana. No Budismo, a palavra “dharma” refere-se aos ensinamentos de Buda. 



 

                                  

  Questão reflexiva: O que podemos observar é que, feliz é aquele que superou o ego. Ao seguir o Caminho Óctuplo, o homem poderia superar seu ego, viver uma vida livre do sofrimento e, por meio da iluminação, evitar a dor do renascimento em outra vida de sofrimento. Ele compreenderia seu lugar no “não eu” e se tornaria uno com o eterno. Atingiriao estado do nirvana - termo traduzido diversamente como “não apego”, “não ser”. Caro aluno você concorda com os conceitos filosóficos de Buda? Descreva se é possível obter a paz pelo Caminho Óctuplo

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Pesquisa

Aulas passadas vimos como foi a gestão Presidente Ernesto Geisel, e como foi a contribuição dele para o Brasil.

Hoje vamos conhecer um pouco sobre o Presidente João Figueiredo.

Pesquisa sobre Presidente João Figueiredo

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcelo

Atividade de Física 3ºC

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

 

 Resolver as questões clicando no link

https://forms.gle/waQt7mr4TxES9a7N7

Quimica/ProfºPatricia

.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Biomassa
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer a biomassa como recurso renovável da biosfera.
Desenvolvimento e estratégias: Assista ao vídeo “Biomassa – vídeo aula”, disponível em:  <https://www.youtube.com/watch?v=vvvunr1tNDM . Realize o resumo das principais ideias, de acordo com as questões contidas abaixo:
O que é biomassa?
Como é produzida?
Como é classificada?
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos do 3º ano C do Ensino Médio durante a semana de 21 a 25/09/20

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Descolonização da África

O século XX foi marcado por movimentos, revoltas e acontecimentos. No continente africano foi o tempo das independências, que caminharam juntas à Guerra Fria, quando União Soviética e Estados Unidos polarizaram o mundo e, no contexto africano, foram decisivas com suas posições – por diferentes motivos – contrárias ao colonialismo. As duas superpotências mundiais foram fundamentais na difusão do anticolonialismo e no apoio às jovens nações de África.

Os processos de independência ocorreram de variadas formas. Seja por meio de conflitos violentos ou pela via da das negociações com as metrópoles, os africanos estiveram em busca de emancipação.

As primeiras independências se deram na chamada África Mediterrânica, quando já no início do século XX o Egito conquista sua independência da Inglaterra em 1922, antes mesmo da Guerra Fria e suas consequências. A Etiópia, já independente no século XIX, volta a ser colonizada pela presença italiana, libertando-se novamente em 1941. Já a Líbia conquista sua emancipação em 1952, enquanto Madagascar, em disputa contra a França, viu sua luta chegar ao fim em 1947.

Num tempo próximo Tunísia e Marrocos libertam-se dos franceses em 1956. Já a Argélia forma a Frente de Libertação Nacional, movimento que investia em guerrilhas contra o colonialismo francês desde 1954, e tem sua independência declarada em 1962.

Neste cenário a Conferência de Bandung, em 1956 é fundamental, pois reuniu diversos países africanos que se posicionaram criticamente em relação ao colonialismo.

Os processos de independência na Costa do Ouro foram marcados por protestos pacíficos e em 1957 o governo britânico reconhece sua independência, quando o país passa a adotar o nome de Gana.

O ano de 1960 ficou marcado como Ano Africano pois um número expressivo de países conquistou sua independência do colonialismo francês e inglês, especialmente por meio de oposições pacíficas. Foi o caso de CamarõesCosta do MarfimBeninBurkina FasoNígerMaliSomáliaNigéria, Mauritânia e Gabão. Nos anos seguintes Serra LeoaTanzâniaQuêniaGambiaRuanda e Uganda tiveram suas independências decretadas.

Entretanto, não só de oposição pacífica os processos de independência em África foram marcados. Houve um grande número de oposições armadas e conflitos violentos. É o caso da Nigéria, cuja trajetória no século XX representa a dificuldade em estabelecer um Estado livre. Nos primeiros anos da República Nigeriana muitos foram os casos de assassinato e guerra, ocorridos por divergências internas e movimentos separatistas.

O caso do Congo também é emblemático e seu processo de independência bastante conturbado. O Movimento Nacional Congolês já buscava pela emancipação desde 1958. Sua independência aconteceu em 1960 com a formação de um estado republicano e parlamentarista. Mas, pouco tempo depois, o Congo sofre um golpe militar, apoiado por nações como Bélgica, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos, e seu primeiro ministro foi torturado e morto.

Já o governo português foi o que mais apresentou resistência aos processos de independência de suas colônias africanas, especialmente por conta da ditadura Salazarista (1932 – 1974) e sua posição conservadora em relação ao colonialismo. Mesmo assim enfrentou resistência em suas colônias, com movimentos contundentes pelas independências em Angola, em Moçambique, na Guiné e em Cabo Verde.

Nas colônias portuguesas o processo de emancipação foi violento e cruel. Mais de cem mil soldados foram enviados para África e os pedidos pela independência ganharam força nos protestos. A descolonização da África foi pauta também da Revolução dos Cravos (1974).

Diversas foram as formas de conquista de emancipação por parte das colônias africanas. Seja por meio de luta armada ou da resistência pacífica foi somente no século XX que o continente africano garantiu a formação de suas nações e se viu livre dos colonizadores europeus.

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: 3º C: durante a semana de 21 a 25/09/20

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão: (UFRN/2011) Na Copa do Mundo de Futebol de 2010, realizada na África do Sul, muitos brasileiros ficaram surpresos ao saberem que várias nações do continente africano, como Costa do Marfim, Nigéria, Gana e o próprio país sede do evento, apresentavam influências linguísticas europeias. Isso ficava evidente, por exemplo, nos nomes dos jogadores estampados nas camisetas e nos hinos nacionais, cantados em inglês ou francês.

Essas influências da Inglaterra e da França na África são resultantes

a)  (  ) da expansão do Cristianismo, estimulado pelos propósitos das Cruzadas.

b) (  ) do neocolonialismo do século XIX, no contexto da Segunda Revolução Industrial.

c)  (  ) da Globalização, que promoveu o intercâmbio cultural mundial no século XX.

d)  (  ) do tráfico negreiro, que implantou colônias europeias no continente africano.

2ª questão: (Fac. Direito de Sorocaba SP/2015) Leia os textos.

A primeira coisa, portanto, é dizer-vos a vós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com a minha consciência. (…) isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada.

(Mahatma Gandhi)

É preciso afirmar publicamente a vontade da França de não deixar tocar a sua soberania francesa na Argélia. É preciso tomar as medidas necessárias para reprimir todos os comportamentos anti franceses por parte de uma minoria de agitadores. É preciso afirmar que a França confia nas massas francesas muçulmanas da Argélia.

(Charles de Gaulle)

 (Apud Carlos Serrano e Kabengele Munanga, A Revolta dos Colonizados)

A partir de seus conhecimentos e das afirmações, é correto afirmar que o processo de independência das colônias na Ásia e na África

a)  (  ) apresentou tanto a via pacífica quanto a violenta, dependendo das relações coloniais.

b)  (  ) revelou o apoio dos países não alinhados à libertação dos povos oprimidos.

c)  (  ) caracterizou-se pelo nacionalismo exacerbado, com teor anti-imperialista e racista.

d)  (  ) vinculou-se diretamente aos interesses das superpotências no fim da Guerra Fria.

História/ProfºSergio

   Conteúdo de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020

 Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o tema.

 

                                                  Período JK

 

    Juscelino Kubitschek foi eleito presidente da República em 1955, juntamente com o vice-presidente João Goulart. Nos primeiros anos do pleito, após a situação política ter tomado seus caminhos (tentativa de golpe da UDN (União Democrática Nacional) e dos militares), rapidamente JK colocou em ação o Plano de Metas e a construção de Brasília, transferindo a capital do Brasil da cidade do Rio de Janeiro para o Planalto Central. Sendo assim, abordaremos os principais feitos realizados por JK durante o seu governo como presidente (1955-1960).

   O Plano ou Programa de Metas (31 metas) tinha como principal objetivo o desenvolvimento econômico do Brasil, ou seja, pautava-se em um conjunto de medidas que atingiria o desenvolvimento econômico de vários setores, priorizando a dinamização do processo de industrialização do Brasil.

   O desenvolvimentismo econômico que o Brasil viveu durante o mandato de JK priorizou o investimento nos setores de transportes e energia, na indústria de base (bens de consumos duráveis e não duráveis), na substituição de importações, destacando a ascensão da indústria automobilística, e na Educação. Para JK e seu governo, o Brasil iria diminuir a desigualdade social gerando riquezas e desenvolvendo a industrialização e consequentemente fortalecendo a economia. Sendo assim, estava lançado seu Plano de Metas: “o Brasil iria desenvolver 50 anos em 5”.

  Para ampliar o desenvolvimentismo econômico brasileiro, JK considerava impossível o progresso da economia sem a participação do capital estrangeiro. Para alcançar os objetivos do Plano de Metas era necessária uma intervenção maior do Estado na economia, priorizando, então, a entrada de capitais estrangeiros no país, principalmente pela indústria automobilística. Ressalta-se que nesse período o Brasil iniciou o processo de endividamento externo.

  Os setores de energia e transporte foram considerados fundamentais para o desenvolvimentismo econômico, ressalta-se a importância do governo Vargas neste processo, com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional em Volta Redonda-RJ no ano de 1946 e da Petrobras no ano de 1953. Outros setores que ganharam relevância foram o agropecuário; JK procurou aumentar a produção de alimentos e o setor energético, construindo as usinas Hidrelétricas de Paulo Afonso no rio São Francisco e as barragens de Furnas e Três Marias.

   Contudo, tais mudanças empreendidas por JK ocasionou a acentuação da industrialização do país com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) anual em 7%, mas não superando a inflação da dívida externa. A industrialização do país se efetivou basicamente na região sudeste, destacando neste momento a grande migração nordestina para esta região.

   Após analisarmos alguns pontos do Plano de Metas, focaremos a outra promessa de campanha efetivada por JK: a construção de Brasília e a transferência da capital federal. Em fins de 1956, depois de o Congresso Nacional ter aprovado a transferência da capital, iniciaram-se as obras da construção de Brasília. A nova capital do Brasil teria um moderno e arrojado conjunto arquitetônico realizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O Plano Piloto da cidade foi desenvolvido pelo urbanista Lúcio Costa.

  Juscelino Kubitschek não foi o primeiro a falar sobre a possiblidade da transferência da capital do Brasil, desde 1891 a Constituição Federal, no seu artigo 3º, já almejava a transferência. Na última década do século XIX, mais precisamente no ano de 1894, foi nomeada uma comissão que visitou e demarcou a área do futuro Distrito Federal no Planalto Central. Essa comissão ficou conhecida como Missão Cruls em referência ao astrônomo belga Luiz Cruls que a chefiava.

  A interiorização da capital federal já era um sonho de muitos brasileiros anteriores a JK, mas foi Juscelino que efetivou a transferência da capital. Acostumado a lidar com projetos arrojados, JK deu a ordem para o início da construção de Brasília, os trabalhos tiveram início no final de 1956. A nova capital foi inaugurada no ano de 1960.

  A construção da nova capital se configurou como uma grande meta a ser cumprida. Brasília somente pôde ser efetivada a partir da grande vontade de JK, e também pelo empenho dos trabalhadores que a construíram, grande parte se constituía de migrantes da região nordeste do Brasil. Os trabalhadores que a construíram tornaram seus primeiros moradores, ficando conhecidos como “Candangos”.

  Com Juscelino Kubitschek, o interior do Brasil passou a ser visto como espaço de possibilidades, como parte integrante da civilização brasileira.





Juscelino Kubitschek: Plano de Metas e Brasília

 

                 Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual
é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

"However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased
by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher 
education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on 
education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%),
Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, 
several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano C

 Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.brapós ser respondido.

 Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfadPKgae7SElyjptnbEVzwnPgitljHnN4o8sCH4KTjVvUAPg/viewform?usp=sf_link

Matemática/ProfºMarcela


MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)

 

TEMA 3: CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES

Caderno do aluno volume 3 , página  18 e19

 

02/09 - 3ª série EM - Matemática - Taxa de crescimento decrescimento

 

https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83

 

 

Comanda da resolução :

Assistir a vídeo aula acima para responder as atividades propostas no caderno do aluno !

 

ATIVIDADE 1

No gráfico a seguir, identifique os intervalos
nos quais.




 

 

a)    a função f(x) é positiva;
b) a função f(x) é negativa;
c) a função f(x) é constante;
d) a função f(x) é crescente;
e) a função f(x) é decrescente;
f) a função f(x) cresce a taxa constante;
g) a função f(x) decresce a taxa constante;
h) a função f(x) cresce a taxas crescentes;
i) a função f(x) cresce a taxas decrescentes;
j) a função f(x) decresce a taxas crescentes;
k) a função f(x) decresce a taxas decrescentes

 

 

ATIVIDADE 2

 

Considere o gráfico da função polinomial de
2º grau f(x)= (x – 5) ∙ (x + 1) indicado a seguir:

 


 

a) Identifique os intervalos em que f(x) > 0
e os intervalos em que f(x) < 0
b) Identifique os intervalos em que f(x) é
crescente e os intervalos em que é decrescente.

c) Qualifique o crescimento e o decrescimento de f(x), informando se eles ocorrem a taxas crescentes ou a taxas decrescentes.

 

Lembrando que !! essas atividades estão no caderno do aluno volume 3.

Essa semana para computar a frequência e participação vocês deverão encaminhar  a atividade 2







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