domingo, 27 de setembro de 2020

1ºEJA do ensino médio semana de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020

   Atividade da semana de 28 de setembro  a 02 de outubro 2020



1ºTA /Noturno

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Cultura Afro-brasileira

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

ARTES VISUAIS

Copiar no caderno e mandar a foto, na próxima semana enviarei a atividade

Atividade Cultura Afro-brasileira

 

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.

Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.

No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.

Em 2003, a lei nº 10.639 passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira. Para ajudar na criação das aulas e na abordagem pelos professores, o Sinpro-SP preparou um site com várias dicas e material para estudo.

Música

A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do país e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.

Mas os tambores de África trouxeram também outros cantos e danças. Além do samba, a influência negra na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.

Capoeira

Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.

Durante décadas, a capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba. O presidente adorou e a chamou de “único esporte verdadeiramente nacional”.

Religião

A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. Ainda hoje são descobertos novos cultos e rituais sendo praticados pelas tribos mais afastadas. Na época da escravidão, os negros trazidos da África eram batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. Porém, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana continuaram a ser praticadas secretamente em espaços afastados nas florestas e quilombos.

Na África, o culto tinha um caráter familiar e era exclusivo de uma linhagem, clã ou grupo de sacerdotes. Com a vinda ao Brasil e a separação das famílias, nações e etnias, essa estrutura se fragmentou. Mas os negros criaram uma unidade e partilharam cultos e conhecimentos diferentes em relação aos segredos rituais de sua religião e cultura.

As religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. Com raízes africanas, a Umbanda também se popularizou entre os brasileiros. Agrupando práticas de vários credos, entre eles o catolicismo, a Umbanda originou-se no Rio de Janeiro, no início do século 20.

Culinária

Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. Pratos como o vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admirados em todo o mundo.

Mas nenhuma receita se iguala em popularidade à feijoada. Originada das senzalas, era feita das sobras de carnes que os senhores de engenhos não comiam. Enquanto as partes mais nobres iam para a mesa dos seus donos, aos escravos restavam as orelhas, pés e outras partes dos porcos, que misturadas com feijão preto e cozidas em um grande caldeirão, deram origem a um dos pratos mais saborosos e degustados da culinária nacional.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 28/09 a 02/10

 

__

 

 

 

 

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1º TERMO A                                        – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 Diferenciar, com base na descrição de situações concretas, fatores bióticos e abióticos em um ecossistema.

 

Atividade:

 

Pesquise o documentário “Uma verdade inconveniente” (Documentário, 2006) – Ecologia, Problemas ambientais.

      Este documentário apresenta diversos fatos e dados sobre as condições climáticas e sobre o aquecimento global, com o objetivo de alertar a todos sobre seus efeitos e possíveis desdobramentos.

Faça um resumo do documentário comparando o com os dias atuais.

 

 

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 29/09 a 02/10 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos


















Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Filosofia

1 ANOS EJA -1TA Noturno

Habilidades:  Argumentação, leitura, escrita., comparação de períodos da historia.

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

 

O que é felicidade?

 

Provavelmente, cada pessoa que resolver responder a esta pergunta apresentará uma resposta própria, pois a felicidade, num certo sentido, é algo individual, pessoal e intransferível. Por outro lado, há uma ideia de felicidade que pertence ao senso comum e é compartilhada pela esmagadora maioria das pessoas: felicidade é ter saúde, amor, dinheiro suficiente, etc. Além disso, a ideia de felicidade não é uma coisa recente. Com certeza, ela acompanha o ser humano há muito tempo e faz parte de sua história. Sendo assim, é possível traçar a evolução histórica dessa ideia, se nos debruçarmos sobre a disciplina que sempre se dedicou a investigar nossas ideias, de modo defini-las e esclarecê-las: a filosofia. Na verdade, a ideia de felicidade tem grande importância para a origem da filosofia. Ela faz parte das primeiras reflexões filosóficas sobre ética, que foram elaboradas na Grécia antiga.

A referência filosófica mais antiga de que se dispõe sobre o tema é um fragmento de um texto de Tales de Mileto, que viveu entre as últimas décadas do século 7 a.C. e a primeira metade do século 6 a.C. Segundo ele, é feliz “quem tem corpo são e forte, boa sorte e alma bem formada”. Vale atentar para a expressão “boa sorte”, pois disso dependia a felicidade na visão dos gregos mais antigos.

Enfim, para vários filósofos a felicidade era o estado de espírito, para aquele momento.

Outros filósofos acreditava que felicidade er a a satisfação de prazeres, logo a felicidade somente e momentânea.

Com base neste texto, responda

1)   O conceito de felicidade Mudou nos dias de hoje? Explique!

2)   Por que hoje o conceito de felicidade esta ligado, em dinheiro?

3)   Você concorda com alguma teoria dos filósofos? Qual? Explique!

 

Joycedancy@yahoo.com.br

 

Estarei disponível de terças e quintas  no horário das 13h as 15h

.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/ EJA -1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E- 1F-1TANoturno

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de observação da sociedade.

Atividade: O poder da Observação

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Reflexão - Opinião

Senso comum

E o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumente admitidas pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem partir de experiências, vivências e observações do mundo.

Atividade

Faça uma pesquisa, o que é senso comum, e senso critico, lembre-se de colocar exemplos para explicar melhor.

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h para tirar duvidas.

Fisica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, a Atração Gravitacional.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

     




   DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 28/09/2020 a 02/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, a Atração Gravitacional.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Quimica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, TB  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, A Transformação de Energia.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

   





     DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 28/09/2020 a 02/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, A Transformação de Energia.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para as turmas do ensino médio 1º E, F e 1Termo A, B.  Durante a semana de 28/09 a 02/10

 



O ciclo das rochas é cíclico (relativo a um ciclo), contínuo (que se repete) e infinito. Se envolve em vários processos que ocorre ao longo dos tempos através de erosão ou intemperismo.

Para que um elemento passa por todo tempo de existência:  por exemplo, vários processos é preciso listar;

Para que a rocha transforma em magmática, sedimentares e metamórfica, passa por vários processos.

Estágio único dos ciclos das rochas começa no interior da terra. Quando o magma é expelido por uma atividade vulcânica, com altas temperaturas e quando chega a superfície ele recebe um resfriamento provocando cristalização que dá origem as rochas magmáticas. Com o tempo essa rocha magmática vai sofrer erosão, que é um processo natural que origina o desgaste do relevo perla força do vento, água, gelo e outros processos.

 Os materiais resultantes da erosão, ou seja, os sedimentos como são chamados se acumula dando origem a sedimento que são várias camadas e são depositadas nas camadas mais baixa que dão os processos de rochas sedimentares.

Com o passar do tempo as rochas vão sofrendo um enterro tectônico e erosão (metamorfismo que passa por transformação que dão origem as rochas metamórficas resultando na fusão (temperatura contínua agindo na temperatura virando magma novamente. As vezes os ciclos das rochas podem fazer caminho inverso, diferentes, mas tudo depende das condições do ambiente.

 

 

 

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 28/09 a 02/10/20

1º : E, F e 1º Termo A, B.

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

 

1ª ).  A cristalização é o processo de solidificação do magma, que se transforma em:

a)  (  ) Rochas metamórficas.

b)  (  ) Rochas ígneas.

c)  (  ) Rochas fundidas.

d)  (  ) Rochas sedimentares.

e)  (  ) Rochas cristalinas.

 

2ª) . O ciclo das rochas demonstra a natureza dinâmica da litosfera terrestre. Os processos responsáveis pela formação das rochas metamórficas, sedimentares e ígneas, respectivamente, são:

a)  (  ) Metamorfismo, sedimentação e magmatismo.

b)  (  ) Metamorfose, intemperismo e recomposição.

c)  (  ) Metamorfismo, compressão litológica e solidificação.

d)  (  ) Metamorfismo, diagênese e cristalização.

e)  (  ) Metamorfose, sedimentação e litificação

História/ProfºSergio

        Atividade de História - 1º TA – Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020

 

 

 

1) Para os gregos antigos, o que é ser grego?

 

2) Em quantas partes pode ser dividida a Grécia?

 

3) Como eram conhecidos os primeiros gregos?

 

4) O que herdamos dos gregos?

 

5) De quem é a frase: “Só sei que nada sei.” e qual o significado.

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 1o. TERMO "A" EJA Ensino Médio

Disciplina: Inglês - Língua Estrangeira Moderna - LEM

Professora: Maria Antonia

Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020.

Bimestre: 1o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Anglofonia

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre
a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos
foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

10 Facts About Education in Brazil
Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active 
measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future
prospects.
Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a 
hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and
partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education.
But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean 
that the government is not working towards reform.
Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de 
Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality 
of education in the country.
While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is
that education is becoming globally accessible through online programs, such as what 
University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives,
let’s take a look at the current status of education in the country.
Source: Unsplash
 

1. Income Inequality and Education
With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country
is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, 
Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with
income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and
those who have not earned their degrees.

2. Degrees Hold High Weight for Salaries
Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher
salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly
contrasted.
For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those
who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why
the income inequality and educational discrepancies is so dramatic.
But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so 
large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the 
public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private
schools in their past.

3. Government Expenditure on Education is Increasing
In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called
for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024.
But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that
occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in
education is lower than most OECD countries.

4. Educational Structure
The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can 
attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not
mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state
funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and 
accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. 
Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future 
education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools 
serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later 
cause income inequality can be seen.

5. School Types
Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private
and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their
children in private or international schools for better quality education. International 
schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign
education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better
prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose
to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can
cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is
reserved for those with deeper pockets.

6. Large Class Sizes
Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes,
which means that there are more students per teacher. Although the average number has 
decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many
people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States
saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal.
While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with
low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the
low supply of educators.

7. Low Teacher Salaries
Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in
comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries
in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28
for secondary school teachers.
In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for
primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women
teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there
is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49.

8. Brazil Under-performs Academically
Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science,
mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school
grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public.
The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the
quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when
comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per 
student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved
to be the most impactful.

9. Education is Undergoing Reform
Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing
educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with 
demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took
notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational
reform.
For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter
organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes.
Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers
are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is 
prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools
up to speed with the current educational and global landscape.
Source: Unsplash
 
10. Beyond the Borders
Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by
physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international
online options for students to earn their education.
For example, American, accredited online universities like University of the People exist for
this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education 
from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an 
internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion.
Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer
Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200
countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be
life-changing.

Wrapping Up
Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making
strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational 
opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news,
it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your
degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.


Língua Portuguesa/ProfºClaudia

E.E. Salim Farah Maluf.

1º TERMO A – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.         

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

28/09 até 02/10

  




Leia os textos a seguir, que poderiam estar publicados na mídia.

Cartas - Corte de árvores

 

Carta I-  

Depois de ler a reportagem Prefeitura de SP corta 12 árvores de parque tombado (Cotidiano,ontem), sinceramente, fico com uma dúvida: Será que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente não recebe alguma bonificação por cada árvore retirada das ruas? Falo por experiência própria, pois, recentemente, uma árvore da calçada da minha casa foi cortada, e só alguns dias depois fui descobrir que, na verdade, não era necessário derrubá-la. Pedi esclarecimentos no SAC e na ouvidoria da Secretaria, mas, até agora, não houve nenhuma manifestação a respeito.

Francielle Alencar (Pinheiros/São Paulo, SP)

 

Carta II

Há um mês venho reclamando do estrago feito nas árvores do meu bairro, aqui bem perto de minha casa: um verdadeiro desmatamento ilegal. Já fui à Unidade de Áreas Verdes da Sub-prefeitura, e nenhuma providência foi tomada. Descobri que nem sequer havia uma ordem de serviço ou qualquer publicação no Diário Oficial. Pra completar o desserviço, foi cortado um fio de energia que abastece minha casa. Os funcionários responsáveis, quando se deram conta do que fizeram, desapareceram. Deveríamos todos depositar o IPTU em juízo até que o prefeito aprenda seu ofício.

Estela Maris Ferreira (Mooca/São Paulo, SP)

 

 

a) Qual é o assunto desses textos?

 

b) Você diria que foram escritos a partir da leitura da mesma matéria? De que modo chegou a essa conclusão?

 

c) As cartas argumentativas de leitor que você leu nesta Unidade podem ser entendidas como uma forma de comunicação e expressão de opiniões e posicionamentos. Quais outras alternativas que todo e qualquer cidadão teria para expressar suas ideias de forma democrática?

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B – Periodo 28/09 a 02/10

Atividades Matemática

Exemplifique com um exemplo do cotidiano , a aplicação de uma função de segundo grau.

Ilustre com exemplos de gráficos

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


------------------------------------------------------------------

1ºTB /Noturno

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  1º T.A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Cultura Afro-brasileira

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

ARTES VISUAIS

Copiar no caderno e mandar a foto, na próxima semana enviarei a atividade

Atividade Cultura Afro-brasileira

 

CULTURA AFRO-BRASILEIRA

O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África e, por isso, a cultura desse continente exerce grande influência, principalmente na região nordeste do Brasil. Hoje, a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas, que se manifestam na música, religião e culinária.

Devido à quantidade de escravos recebidos e também pela migração interna destes, os estados de Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados.

No início do século XIX, as manifestações, rituais e costumes africanos eram proibidos, pois não faziam parte do universo cultural europeu e não representavam sua prosperidade. Eram vistas como retrato de uma cultura atrasada. Mas, a partir do século XX, começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas genuinamente nacionais e hoje fazem parte do calendário nacional com muitas influências no dia a dia de todos os brasileiros.

Em 2003, a lei nº 10.639 passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira. Para ajudar na criação das aulas e na abordagem pelos professores, o Sinpro-SP preparou um site com várias dicas e material para estudo.

Música

A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do país e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.

Mas os tambores de África trouxeram também outros cantos e danças. Além do samba, a influência negra na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.

Capoeira

Inicialmente desenvolvida para ser uma defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.

Durante décadas, a capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da prática aconteceu apenas na década de 1930, quando uma variação (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente Getúlio Vargas, em 1953, pelo Mestre Bimba. O presidente adorou e a chamou de “único esporte verdadeiramente nacional”.

Religião

A África é o continente com mais religiões diferentes de todo o mundo. Ainda hoje são descobertos novos cultos e rituais sendo praticados pelas tribos mais afastadas. Na época da escravidão, os negros trazidos da África eram batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. Porém, a conversão não tinha efeito prático e as religiões de origem africana continuaram a ser praticadas secretamente em espaços afastados nas florestas e quilombos.

Na África, o culto tinha um caráter familiar e era exclusivo de uma linhagem, clã ou grupo de sacerdotes. Com a vinda ao Brasil e a separação das famílias, nações e etnias, essa estrutura se fragmentou. Mas os negros criaram uma unidade e partilharam cultos e conhecimentos diferentes em relação aos segredos rituais de sua religião e cultura.

As religiões afro-brasileiras constituem um fenômeno relativamente recente na história religiosa do Brasil. O Candomblé, a mais tradicional e africana dessas religiões, se originou no Nordeste. Nasceu na Bahia e tem sido sinônimo de tradições religiosas afro-brasileiras em geral. Com raízes africanas, a Umbanda também se popularizou entre os brasileiros. Agrupando práticas de vários credos, entre eles o catolicismo, a Umbanda originou-se no Rio de Janeiro, no início do século 20.

Culinária

Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. Pratos como o vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admirados em todo o mundo.

Mas nenhuma receita se iguala em popularidade à feijoada. Originada das senzalas, era feita das sobras de carnes que os senhores de engenhos não comiam. Enquanto as partes mais nobres iam para a mesa dos seus donos, aos escravos restavam as orelhas, pés e outras partes dos porcos, que misturadas com feijão preto e cozidas em um grande caldeirão, deram origem a um dos pratos mais saborosos e degustados da culinária nacional.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno anotações e registro das atividades.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 28/09 a 02/10

 

__

 

 

 

 

Biologia/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°Tb – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                               



                Atividade

 Realize uma conclusão sobre o tema da aula anterior, as Cadeias Alimentares.

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°TERMO B - noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 28/09/2020 a 02/10/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do pensamento filosófico de Platão a respeito de um dos temas principais: o amor. O título se dá a partir do lema: quem ama deseja o que não tem.    

Tempo para realização: Uma semana.

 

   






          Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 28/09/2020 a 02/10/2020

 

 

Time line e considerações iniciais da filosofia de Platão: o que é o amor?



  

 

 

 

Tese: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.

 

Time line da tese da aula: segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da Prudência, Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.

 

Trecho do livro O Banquete de Platão: Personagens do diálogo Sócrates e Diotima. Diotima de Mantinea em grego antigo: Διοτίμα) foi uma sacerdotisa e filósofa grega antiga que se pensa ter vivido por volta de 440 a.C. e que é apresentada com um papel importante no Banquete (Symposion) de Platão, nele afirmada como mentora de Sócrates nas questões de Amor (em grego, Eros).

Observação: Os demônios (aqui demônio em grego significava na antiguidade outra forma de atribuir aos deuses o seus nomes, contudo, o termo tinha outra conotação, referindo-se a um gênio que inspirava os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal). Diferente da atual denominação cristã.

 

                                                  Trecho do livro Banquete

 

Diotima: Os demônios são em grande número e muito diferente entre si. Eros é um deles.

Sócrates: É filho de quer pai e de que mãe?

Diotima: Na verdade, e uma história muito longa, mas contarei assim mesmo. Deves saber que no dia em que nasceu Afrodite, os deuses deram uma festa e, entre os convidados, estava Poros, deus da riqueza, filho de Métis, a Prudência. Quando terminaram de jantar, como o banquete havia sido suntuoso, chegou Pênia, a Pobreza, com a intenção de mendigar, e postou-se junto à porta. No entretempo, Poros, a Riqueza, se embebedara de néctar (porque o vinho ainda não existia), adentrou ao jardim de Zeus e, entorpecido pela embriaguez, adormeceu. A essa altura, Pênia, que não tinha qualquer recurso, teve a ideia de ter um filho de Poros, deus da Riqueza, e deitou-se ao seu lado: assim, ficou grávida de Eros.

 

Resumo: Desse modo, Eros nunca é pobre, nunca é rico, sendo, por outro lado, um meio caminho entre a sabedoria e a ignorância. Por quê? Pois como vimos o Amor ou Eros para os antigos tem uma dupla origem, pois tem sua natureza contraditória, sendo filho da Riqueza e da pobreza se encaixa no que Platão disse acima: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá”. Em suma, o Amor nasce da necessidade e do desejo, ou seja, quem ama deseja o que não tem.   

 

Questão reflexiva: Com base na leitura, você concorda que o Amor é este desejo, pois sempre deseja o que não tem? Ou seja, o amor é sempre a falta de algo, pois tem uma dupla natureza sendo filho da Pobreza sempre está necessitando de alguém, e filho da riqueza, pois sempre sobra, ou sempre dá o que já tem em excesso, sendo assim, somos esta mistura de falta de amor e da completude do amor que constantemente dá amor. Você concorda com tal visão? Se sim, descreva o que compreendeu da aula e escreva se acontece isso realmente na vida real.  

Sociologia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Sociologia.

1º Bimestre

1TB

Trabalho do Sociólogo

Semana 28 a 02 de setembro/ outubro

· Ler o texto disponível no link:

· Link: https://www.coc.com.br/blog/soualuno/carreira/guia-de-profissoes-o-que-faz-um-sociologo

· Faça um breve resumo

· Não esquecer de colocar o nome, número e série

· Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

· Entregar até 07 de outubro


Fisica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° Ta, Tb  – Professor  Ismael. Disciplina: Física.           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, a Atração Gravitacional.  

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

      




  DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 28/09/2020 a 02/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, a Atração Gravitacional.  

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Quimica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° TA, TB  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, A Transformação de Energia.

Tempo para realização: Uma semana ( Duas aulas de 45 minutos cada)

     





   DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 1° Bi – 28/09/2020 a 02/10/2020.

 

                                         Atividade              

   Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, A Transformação de Energia.

                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para as turmas do ensino médio 1º E, F e 1Termo A, B.  Durante a semana de 28/09 a 02/10

 



O ciclo das rochas é cíclico (relativo a um ciclo), contínuo (que se repete) e infinito. Se envolve em vários processos que ocorre ao longo dos tempos através de erosão ou intemperismo.

Para que um elemento passa por todo tempo de existência:  por exemplo, vários processos é preciso listar;

Para que a rocha transforma em magmática, sedimentares e metamórfica, passa por vários processos.

Estágio único dos ciclos das rochas começa no interior da terra. Quando o magma é expelido por uma atividade vulcânica, com altas temperaturas e quando chega a superfície ele recebe um resfriamento provocando cristalização que dá origem as rochas magmáticas. Com o tempo essa rocha magmática vai sofrer erosão, que é um processo natural que origina o desgaste do relevo perla força do vento, água, gelo e outros processos.

 Os materiais resultantes da erosão, ou seja, os sedimentos como são chamados se acumula dando origem a sedimento que são várias camadas e são depositadas nas camadas mais baixa que dão os processos de rochas sedimentares.

Com o passar do tempo as rochas vão sofrendo um enterro tectônico e erosão (metamorfismo que passa por transformação que dão origem as rochas metamórficas resultando na fusão (temperatura contínua agindo na temperatura virando magma novamente. As vezes os ciclos das rochas podem fazer caminho inverso, diferentes, mas tudo depende das condições do ambiente.

 

 

 

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 28/09 a 02/10/20

1º : E, F e 1º Termo A, B.

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

 

1ª ).  A cristalização é o processo de solidificação do magma, que se transforma em:

a)  (  ) Rochas metamórficas.

b)  (  ) Rochas ígneas.

c)  (  ) Rochas fundidas.

d)  (  ) Rochas sedimentares.

e)  (  ) Rochas cristalinas.

 

2ª) . O ciclo das rochas demonstra a natureza dinâmica da litosfera terrestre. Os processos responsáveis pela formação das rochas metamórficas, sedimentares e ígneas, respectivamente, são:

a)  (  ) Metamorfismo, sedimentação e magmatismo.

b)  (  ) Metamorfose, intemperismo e recomposição.

c)  (  ) Metamorfismo, compressão litológica e solidificação.

d)  (  ) Metamorfismo, diagênese e cristalização.

e)  (  ) Metamorfose, sedimentação e litificação

História/ProfºAlason

MOMENTO DE APRENDER

História

Nome do Professor: Alason Santos Silva

Disciplina: História

Turma envolvida: 1ºTB

Atividade e Conteúdo

Título: Pré-história (parte 2)

Objetivo:

Analisar processos histórico-sociais aplicando conhecimentos de várias áreas do saber

Explicação do Professor:

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo

Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

O que foi a idade da pedra lascada?

O que foi a idade da pedra polida?

O que foi a era do metal?

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

prof2012alason@gmail.com

Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade: 28/09/2020 a 02/10/2020

Inglês/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 28/09/2020 A 02/10/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA INGLESA

6ª ATIVIDADE DO 1º BIMESTRE

1º TB - EJA - NOTURNO

Exercícios: (Personal Pronouns – Object Pronouns)

1) Substitua os sujeitos das frases pelos pronomes que melhor se encaixam.

a) Kelly likes Bruno. Ex.: Kelly likes him.

b) Tell Julie the news.

c) I visited my friends.

d) The teacher teach English to his students.

e) Students love holiday.

f) Don needs you and I.

g) Bob gave flowers to Julia and Maria.

h) I love my family.

i) Clara will travel with her friends.

j) Bob does not like chocolate.

2) Analise a frase e veja qual pronome substitui corretamente os sujeitos destacados na frase:

a) I'll talk to the teachers.

him

her

(them)

___R.:__I'll talk to them. b) Susan pushed Kevin to the floor.

he

her

him

__________________________________________.

c) Are you talking to Sheila and I?

we

us

she and me

__________________________________________.

d) Will you use the car, dad?

it

he

him

__________________________________________.

e) Robert is my friend, but Robert doesn't respect me.

he

him

his

__________________________________________.

3) Substitua corretamente cada sujeito da frase pelo pronome respectivo:

a) Kevin speaks with James everyday.

Him speaks with he everyday.

He speaks with he everyday.

(He speaks with him everyday.)

b) Brad went to the cinema with Alice.

He went to the cinema with her.

Him went to the cinema with her.

He went to the cinema with she.

c) Tom was sleeping on the table.

He was sleeping on him.

He was sleeping on it.

He was sleeping on her.

d) Will Roger come with David and I?

Will he come with we?

Will he come with us?

Will him come with us?

e) Richard waited for the message with Clarice.

He waited for it with she.

Him waited for it with her.

He waited for it with her.

4) Complete as frases com o pronome adequado levando em consideração as dicas entre parênteses.

a) Can you call _________ ? b) I know ________ .(you) c) Paula calls ________ every night. (John) d) I do not like ________ .(rice) e) Could you help __Ex.: us ? (Bob and I) f) Call ________ tomorrow. (Julia and Clara)

A explicação deste conteúdo está abrangido na vídeo aula 》》》 Clique aqui 《《《

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”. renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Língua Portuguesa/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                       Série: 1º Termo B

Matéria de Português

1º Bimestre.

Atividade do período 29 e 30/09 Duração de 45 minutos cada aula.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    Pesquisar a origem da Língua Portuguesa.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

1° termo A , B  – Periodo 28/09 a 02/10

Atividades Matemática

Exemplifique com um exemplo do cotidiano , a aplicação de uma função de segundo grau.

Ilustre com exemplos de gráficos

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário