sábado, 19 de setembro de 2020

2º EJA do ensino médio semana de 21 a 25 de setembro 2020

 Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                              

                                                                                        

2ºTermo  A /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE  DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

 

CONTEÚDOS:

 

POÉTICA PESSOAL

 

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista o vídeo do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bRzyYvsa3gY

 

 

Poética Pessoal

 

Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.  Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

 

 

 Fonte do texto: https://arts-and-peoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/

 

 

Após assistir ao vídeo indicado acima e ao texto, resuma com suas próprias palavras o que você aprendeu de poética pessoal.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo A, 2 Termo B  ,  2º Termo C  e 2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

        Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Depois que vocês leram e assistiram os vídeos da semana de 14 a 18/9, acessem o link do Google Forms e faça a Avaliação.

Tempo para realização: Uma semana.       De 21/09 até 25/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 
























LINK do Google Forms

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2s6JLAbkeAy1GOF8qqrEFufpcjnir5dSf3zaHc6zZM0Vxlg/viewform?usp=pp_url

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

2TA,B,C

Humilhação Social

 

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

 

·       Por que no vídeo chamam “ pessoas invisíveis “

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=nThNCTHQLZM

 

·       Entrega até 30 de setembro

 

·       Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

 

·        Não esquecer de colocar Nome, número e série. 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS  EJA / 2TA

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da migração no Brasil?

Migracão, Imigração e Emigração

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”.

A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

 Reflita:

Qual a Contribuição que os Imigrantes trouxeram para o Brasil?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

 Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

 

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

 OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 


Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                 Atividades de 21 a 25/09/2020

Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

1)    Os frascos contêm soluções saturadas de cloreto de sódio (sal de cozinha).

 


Podemos afirmar que:

a) a solução do frasco II é a mais concentrada que a solução do frasco I.

b) a solução do frasco I possui maior concentração de íons dissolvidos.

c) as soluções dos frascos I e II possuem igual concentração.

d) se adicionarmos cloreto de sódio à solução I, sua concentração aumentará.

e) se adicionarmos cloreto de sódio à solução II, sua concentração aumentará.

 

Questão 2

(UFRS) Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância?

a) saturadas e supersaturadas.

b) somente as saturadas.

c) insaturadas diluídas.

d) somente as supersaturadas.

e) insaturadas concentradas.

 

Questão 3

(PUC SP) A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:

 

a) estável.

b) diluída.

c) saturada.

d) concentrada.

e) supersaturada.

 

4) A 42ºC, a solubilidade de certo sal é de 15 g para cada 100 g de água. Assinale a alternativa que indica corretamente a solução que será formada nessa temperatura se adicionarmos 30 g desse sal em 200 g de água e agitarmos convenientemente:

a) insaturada.

b) saturada.

c) supersaturada.

d) saturada com corpo de chão.

 

Podem enviar apenas as respostas para o email: proedjane@outlook.com

 

 

Geografia/ProfºRicardo

Semana 21 a 25 de setembro

Professor Ricardo José dos Santos

Geografia 2 TA e TB

Lê o texto e responder as questões

 

Evolução da Tecnologia e suas mudanças na sociedade

 

A tecnologia é parte essencial de nossas vidas atualmente. Smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade bem mais fáceis. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora, muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela.

 

Para entender como saímos da idade das trevas e chegamos onde estamos hoje, é importante entender como a tecnologia evolui e por que ela é importante.

Todas as tecnologias nascem com algum propósito. Por exemplo, os mecanismos de pesquisa foram criados para classificar as enormes quantidades de dados online. Com cada nova tecnologia sendo lançada, as tecnologias existentes são adicionadas para criar algo melhor do que existia anteriormente. E assim a sociedade se desenvolve.

 

Com a velocidade da evolução tecnológica, não é de se admirar que muitas pessoas tenham esforçado para estudar essas mudanças. O alcance da tecnologia é tão grande que colocar tudo em uma única matéria seria praticamente impossível.

 

Evolução da Tecnologia

A era principal da tecnologia e da invenção surgiu no século 18, quando a revolução industrial começou e as máquinas foram inventadas. A Revolução Industrial começou na Grã-Bretanha e muitas das inovações tecnológicas vieram de lá. Em meados do século XVIII, a Grã-Bretanha era a nação líder em comércio mundial, controlando um império global com as colônias na América do Norte e na África.

 

Além disso, tinha influência política na região da Índia, através das atividades da Companhia das Índias Orientais. O desenvolvimento do comércio e a ascensão dos negócios foram as principais causas da Revolução Industrial.

 

O novo conhecimento permitiu que as pessoas criassem coisas novas e muitos esforços científicos foram possíveis graças às tecnologias que ajudaram os humanos a viajar para lugares que antes não podiam alcançar e a criação de instrumentos científicos com os quais podíamos estudar em profundidade a natureza.

 

Se olharmos para meados do século 20, não havia acesso à internet e era difícil para as pessoas se comunicarem umas com as outras. Com a invenção da internet, as pessoas poderiam ter conversas cara a cara via Skype, Facebook, streaming ao vivo, etc.

 

À medida que mais tecnologias existentes são empilhadas umas sobre as outras e se transformam em algo maior, os consumidores e as empresas podem esperar ver mais oportunidades no futuro. A tecnologia será mais rápida, mais acessível e terá a capacidade de tornar nossas rotinas mais fáceis.

 

Questões

 1  Como a tecnologia mudou a forma de trabalho na indústria e a relação de trabalho com a sociedade.

2. Cite, benefícios da tecnologia para sociedade.

3. Fazer uma pesquisa, sobre como a ciência e a tecnologia vem contribuindo no combate a pandemia do coronavírus .

 

 

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inglês/Profº Mª Antonia


Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B,  C,  D

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  






Características do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:

  • Linguagem simples;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Textos curtos e persuasivos;
  • Ironia, criatividade e humor;
  • Uso de imagens, cores e fotografias;
  • Caráter comercial;
  • Verbos no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: (Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!)
  • Vícios de linguagem.

    Você não quer contar essa história para os seus filhos,quer? 


Após observar o anúncio acima, responda as seguintes questões:

1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

2) A propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?

3) Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?

4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?

5) A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?

6) Responda à pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.

7) Segundo a propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?

8) Há outras formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

Respondam as questões pelo link

https://forms.gle/crgt83Mgtg1FCrSV6


----------------------------------------------------------------------

2ºTermo B /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE  DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

 

CONTEÚDOS:

 

POÉTICA PESSOAL

 

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista o vídeo do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bRzyYvsa3gY

 

 

Poética Pessoal

 

Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.  Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

 

 

 Fonte do texto: https://arts-and-peoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/

 

 

Após assistir ao vídeo indicado acima e ao texto, resuma com suas próprias palavras o que você aprendeu de poética pessoal.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º  Termo B     – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

       Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Depois que vocês leram e assistiram os vídeos da semana de 14 a 18/9, acessem o link do Google Forms e faça a Avaliação.

Tempo para realização: Uma semana.       De 21/09 até 25/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 












LINK do Google Forms

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2s6JLAbkeAy1GOF8qqrEFufpcjnir5dSf3zaHc6zZM0Vxlg/viewform?usp=pp_url

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

2TA,B,C

Humilhação Social

 

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

 

·       Por que no vídeo chamam “ pessoas invisíveis “

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=nThNCTHQLZM

 

·       Entrega até 30 de setembro

 

·       Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

 

·        Não esquecer de colocar Nome, número e série. 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS  EJA / 2TB

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da migração no Brasil?

Migracão, Imigração e Emigração

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”.

A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

 Reflita:

Qual a Contribuição que os Imigrantes trouxeram para o Brasil?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

 Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

 

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

 OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 


Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                 Atividades de 21 a 25/09/2020

Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

1)    Os frascos contêm soluções saturadas de cloreto de sódio (sal de cozinha).

 


Podemos afirmar que:

a) a solução do frasco II é a mais concentrada que a solução do frasco I.

b) a solução do frasco I possui maior concentração de íons dissolvidos.

c) as soluções dos frascos I e II possuem igual concentração.

d) se adicionarmos cloreto de sódio à solução I, sua concentração aumentará.

e) se adicionarmos cloreto de sódio à solução II, sua concentração aumentará.

 

Questão 2

(UFRS) Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância?

a) saturadas e supersaturadas.

b) somente as saturadas.

c) insaturadas diluídas.

d) somente as supersaturadas.

e) insaturadas concentradas.

 

Questão 3

(PUC SP) A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:

 

a) estável.

b) diluída.

c) saturada.

d) concentrada.

e) supersaturada.

 

4) A 42ºC, a solubilidade de certo sal é de 15 g para cada 100 g de água. Assinale a alternativa que indica corretamente a solução que será formada nessa temperatura se adicionarmos 30 g desse sal em 200 g de água e agitarmos convenientemente:

a) insaturada.

b) saturada.

c) supersaturada.

d) saturada com corpo de chão.

 

Podem enviar apenas as respostas para o email: proedjane@outlook.com

 

Geografia/ProfºRicardo

Semana 21 a 25 de setembro

Professor Ricardo José dos Santos

Geografia 2 TA e TB

Lê o texto e responder as questões

 

Evolução da Tecnologia e suas mudanças na sociedade

 

A tecnologia é parte essencial de nossas vidas atualmente. Smartphones, tablets e computadores tornaram os hábitos da sociedade bem mais fáceis. Em um curto espaço de tempo, a tecnologia explodiu no mercado e agora, muitas pessoas não conseguem imaginar uma vida sem ela.

 

Para entender como saímos da idade das trevas e chegamos onde estamos hoje, é importante entender como a tecnologia evolui e por que ela é importante.

Todas as tecnologias nascem com algum propósito. Por exemplo, os mecanismos de pesquisa foram criados para classificar as enormes quantidades de dados online. Com cada nova tecnologia sendo lançada, as tecnologias existentes são adicionadas para criar algo melhor do que existia anteriormente. E assim a sociedade se desenvolve.

 

Com a velocidade da evolução tecnológica, não é de se admirar que muitas pessoas tenham esforçado para estudar essas mudanças. O alcance da tecnologia é tão grande que colocar tudo em uma única matéria seria praticamente impossível.

 

Evolução da Tecnologia

A era principal da tecnologia e da invenção surgiu no século 18, quando a revolução industrial começou e as máquinas foram inventadas. A Revolução Industrial começou na Grã-Bretanha e muitas das inovações tecnológicas vieram de lá. Em meados do século XVIII, a Grã-Bretanha era a nação líder em comércio mundial, controlando um império global com as colônias na América do Norte e na África.

 

Além disso, tinha influência política na região da Índia, através das atividades da Companhia das Índias Orientais. O desenvolvimento do comércio e a ascensão dos negócios foram as principais causas da Revolução Industrial.

 

O novo conhecimento permitiu que as pessoas criassem coisas novas e muitos esforços científicos foram possíveis graças às tecnologias que ajudaram os humanos a viajar para lugares que antes não podiam alcançar e a criação de instrumentos científicos com os quais podíamos estudar em profundidade a natureza.

 

Se olharmos para meados do século 20, não havia acesso à internet e era difícil para as pessoas se comunicarem umas com as outras. Com a invenção da internet, as pessoas poderiam ter conversas cara a cara via Skype, Facebook, streaming ao vivo, etc.

 

À medida que mais tecnologias existentes são empilhadas umas sobre as outras e se transformam em algo maior, os consumidores e as empresas podem esperar ver mais oportunidades no futuro. A tecnologia será mais rápida, mais acessível e terá a capacidade de tornar nossas rotinas mais fáceis.

 

Questões

 1  Como a tecnologia mudou a forma de trabalho na indústria e a relação de trabalho com a sociedade.

2. Cite, benefícios da tecnologia para sociedade.

3. Fazer uma pesquisa, sobre como a ciência e a tecnologia vem contribuindo no combate a pandemia do coronavírus .

 

 

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inglês/ProfºMº Antonia

Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B,  C,  D

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  




Características do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:

  • Linguagem simples;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Textos curtos e persuasivos;
  • Ironia, criatividade e humor;
  • Uso de imagens, cores e fotografias;
  • Caráter comercial;
  • Verbos no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: (Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!)
  • Vícios de linguagem.

    Você não quer contar essa história para os seus filhos,quer? 


Após observar o anúncio acima, responda as seguintes questões:

1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

2) A propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?

3) Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?

4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?

5) A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?

6) Responda à pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.

7) Segundo a propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?

8) Há outras formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 2ºTA e 2ºTB

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

Respondam as questões pelo link

https://forms.gle/crgt83Mgtg1FCrSV6

-------------------------------------------------------------------

2ºTermo  C /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE  DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

 

CONTEÚDOS:

 

POÉTICA PESSOAL

 

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista o vídeo do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bRzyYvsa3gY

 

 

Poética Pessoal

 

Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.  Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

 

 

 Fonte do texto: https://arts-and-peoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/

 

 

Após assistir ao vídeo indicado acima e ao texto, resuma com suas próprias palavras o que você aprendeu de poética pessoal.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo C   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

       Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Depois que vocês leram e assistiram os vídeos da semana de 14 a 18/9, acessem o link do Google Forms e faça a Avaliação.

Tempo para realização: Uma semana.       De 21/09 até 25/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 












LINK do Google Forms

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2s6JLAbkeAy1GOF8qqrEFufpcjnir5dSf3zaHc6zZM0Vxlg/viewform?usp=pp_url

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

2TA,B,C

Humilhação Social

 

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

 

·       Por que no vídeo chamam “ pessoas invisíveis “

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=nThNCTHQLZM

 

·       Entrega até 30 de setembro

 

·       Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

 

·        Não esquecer de colocar Nome, número e série. 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS  EJA / 2TC

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da migração no Brasil?

Migracão, Imigração e Emigração

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”.

A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

 Reflita:

Qual a Contribuição que os Imigrantes trouxeram para o Brasil?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

 Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

 

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

 OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 


Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                 Atividades de 21 a 25/09/2020

Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

1)    Os frascos contêm soluções saturadas de cloreto de sódio (sal de cozinha).

 


Podemos afirmar que:

a) a solução do frasco II é a mais concentrada que a solução do frasco I.

b) a solução do frasco I possui maior concentração de íons dissolvidos.

c) as soluções dos frascos I e II possuem igual concentração.

d) se adicionarmos cloreto de sódio à solução I, sua concentração aumentará.

e) se adicionarmos cloreto de sódio à solução II, sua concentração aumentará.

 

Questão 2

(UFRS) Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância?

a) saturadas e supersaturadas.

b) somente as saturadas.

c) insaturadas diluídas.

d) somente as supersaturadas.

e) insaturadas concentradas.

 

Questão 3

(PUC SP) A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:

 

a) estável.

b) diluída.

c) saturada.

d) concentrada.

e) supersaturada.

 

4) A 42ºC, a solubilidade de certo sal é de 15 g para cada 100 g de água. Assinale a alternativa que indica corretamente a solução que será formada nessa temperatura se adicionarmos 30 g desse sal em 200 g de água e agitarmos convenientemente:

a) insaturada.

b) saturada.

c) supersaturada.

d) saturada com corpo de chão.

 

Podem enviar apenas as respostas para o email: proedjane@outlook.com

 

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 2º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

 2º Termo C ”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Segregação e Exclusão social

O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.

Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e os trabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.

Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e mais brandas nos países desenvolvidos.

As desigualdades sociais, por sua vez, são motivos de discriminação muito comuns em sociedades capitalistas. A diferença de poder aquisitivo tem a capacidade de separar grupos, fazendo com que grupos economicamente mais ricos ocupem regiões distintas daqueles que vivem em condições de pobreza. É como um ciclo: as desigualdades geram segregação social, e a segregação acentua a desigualdade.

Se traçarmos um panorama das cidades brasileiras, será possível notar que, na maioria ou em todas as cidades existe pelo menos um bairro ou região onde moram apenas pessoas de maior poder aquisitivo, enquanto outras regiões são habitadas por cidadãos mais pobres.

Nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, existe um grande número de favelas, onde, muitas vezes, as moradias são construídas em locais inapropriados, o saneamento básico é precário ou não existe, o acesso à educação e aos serviços de saúde é mais restrito, o índice de desemprego é maior e, é claro, a renda dos moradores é baixa. Por outro lado, nessas mesmas cidades, existem diversos bairros de luxo, onde predominam os condomínios fechados, com saneamento básico eficiente, sistemas educacionais privados, excelentes atendimentos de saúde, mais e melhores oportunidades de emprego, além de uma grande concentração de renda daqueles que ali residem.

Além da segregação relacionada ao poder econômico, é muito frequente também a segregação social devido à raça. Esse tipo de segregação ocorre quando pessoas de uma determinada raça são proibidas de frequentar locais públicos, como escolas, clubes, restaurantes e outros ambientes de lazer.

O melhor exemplo de segregação racial no mundo é o Apartheid, um regime racista imposto à população negra pela minoria branca da África do Sul. De acordo com tal regime, oficializado em 1948, os negros eram obrigados a viver em regiões isoladas, não tinham direito de voto, não podiam circular em determinadas áreas das cidades, eram proibidos de se relacionar com pessoas brancas e também de frequentar os mesmos lugares que elas.

O domínio político e separatista dos brancos na África do Sul só acabou em 1994, quando as eleições multirraciais levaram ao poder o líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.

Como fruto das desigualdades e da segregação, surge a exclusão social, que pode ser definida como o extremo da marginalização. Os grupos socialmente excluídos são privados de praticar seus direitos básicos como cidadãos, vivendo em situações de pobreza extrema, de falta de moradia, de desemprego, de má distribuição de renda, de falta de acesso à educação e à saúde e de analfabetismo.

No Brasil, temos o Índice de Exclusão Social (IES), um indicador das desigualdades sociais que tem como parâmetro os níveis de escolaridade, de alfabetização, de acesso aos serviços de saúde, de violência, de empregos formais (com registro em carteira de trabalho) e de pobreza da população de todos os municípios brasileiros. Esse índice foi criado em 2002 a partir dos dados obtidos no censo demográfico de 2000.

Os piores índices de exclusão social do Brasil são os das regiões Norte e Nordeste (com poucas exceções), enquanto os melhores índices estão no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas desigualdades que permeiam entre as regiões brasileiras têm suas origens, principalmente, na herança histórica de ocupação do território e no desenvolvimento das atividades econômicas.

O contexto de desigualdades existente não só no Brasil, mas no mundo como um todo, mostra a necessidade de uma reestruturação, que seja capaz de corrigir essas divergências econômicas e sociais e banir a exclusão de grupos sociais. No entanto, sabe-se que essa necessidade não tramita na mesma direção dos interesses do sistema capitalista e financeiro mundial, daí a dificuldade de mudar esse cenário.


Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:

I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.

II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.

III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.

IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.

V) Desigualdades socioeconômicas.

Estão corretas as alternativas:

a) (  )  I, II e V.

b)  (  ) Apenas a V.

c) (  )  I, II, III e IV.

d) (  )  I, IV e V.

e)  (  ) Todas as alternativas.

2ª questão:

São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:

a) (  ) favelas

b) (  ) condomínios fechados

c) (  ) cortiços

d) (  ) áreas de risco ocupadas

e) (  )  loteamentos irregulares

História/ProfºSergio

  Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020

  Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o tema.

 

                                                Revolução Industrial

   A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
  Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
  Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.




   A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato de o país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
  Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
  Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas “. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.
   O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

                              A Primeira etapa da Revolução Industrial

   Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

                            A Segunda Etapa da Revolução Industrial

   A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

                            A Terceira Etapa da Revolução Industrial

   Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

 

 

                  Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 24 e 25/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

 Artigo definido The

O Artigo Definido The é usado antes de um substantivo já conhecido pelo ouvinte ou leitor. Significa O, A, OS, AS, mas, em Inglês, é invariável em gênero e número, ao contrário do que acontece no Português. Exemplos:

The boy - O menino - The boys - Os meninos

The girl - A menina - The girls - As meninas

Utiliza-se o The diante de:

1.Substantivos mencionados anteriormente, já definidos pelo locutor:

He wrote some letters and postcards. The letters were to his girlfriend.
Ele escreveu algumas cartas e cartões-postais. As cartas eram para sua namorada.

Mary bought a funny dress. The dress is full of small animals and big flowers.
Mary comprou um vestido engraçado. O vestido é cheio de animaizinhos e flores enormes.

 

2. Substantivos únicos em sua espécie:

The Sun (o sol), the Moon (a lua), the sky (o céu), the planet Earth (o planeta Terra), the universe (o universo), etc.

 

3. Nomes Geográficos de rios, mares, canais, oceanos, pólos, desertos, golfos, grupos de ilhas e cadeias de montanhas:

The Amazonas River, The Pacif Ocean, The English Channel (O Canal da Mancha), The North Pole, The Sahara, The Gulf of Mexico, The Bahamas, The Alps, etc.

4. Nomes compostos de países:

The United Kingdom (o Reino Unido)
The United States (
os Estados Unidos)
The United Arab Emirates (
os Emirados Árabes Unidos)

Quando NÃO usar o Artigo Definido

1.      Nomes de cidades, estados, ilhas, países, continentes:

Brazil is a very large countryO Brasil é um país muito extenso.

Roraima is Brazil's Northernmost state. Roraima é o estado mais ao norte do Brasil.

2.      Nomes próprios e pronomes possessivos:

Mary's best friend is Bob. O melhor amigo da Mary é o Bob

I think our gold was stolen. (E não "I think the our gold was stolen")

Acredito que o nosso ouro foi roubado.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.Complete com a resposta da explicação:

a) “The” significa_____________________________________ em português.

b) Não usamos o artigo definido “The” para ______________________________________

 2.  coloque o artigo “The” se necessário.

a) ____ car
b) ____ Paris
c) ____ school
d) ____ singer
e) ____ Matheus

3. Complete as frases corretamente de acordo com as regras do artigo “The”.
a) I forgot my favorite dress in ___ store.
b) Have you even been in ____ United States?
c) ___ Ana loves chocolate.

4.Dentre os substantivos e adjetivos abaixo, monte uma frase com o artigo definido “The”:

Verbo to be 3ª Pessoa do singular: Is.

Substantivos: chair, car, sun, city, baby, boy,

Adjetivos: broken, brilliant, hot, clear, nervous, intelligent, beautiful, small, old.

Exemplo: The old chair is broken.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


Língua
 Portuguesa/Profº CLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B,  C,  D

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  





Características do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:

  • Linguagem simples;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Textos curtos e persuasivos;
  • Ironia, criatividade e humor;
  • Uso de imagens, cores e fotografias;
  • Caráter comercial;
  • Verbos no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: (Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!)
  • Vícios de linguagem.

    Você não quer contar essa história para os seus filhos,quer? 


Após observar o anúncio acima, responda as seguintes questões:

1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

2) A propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?

3) Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?

4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?

5) A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?

6) Responda à pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.

7) Segundo a propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?

8) Há outras formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo  C e D – Periodo  21 a 25 de setembro

Atividades Matemática

Exemplifique como efetuar a soma e a subtração entre 2 ou mais matrizes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br 


----------------------------------------------------------------------

2ºTermo D /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE  DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º TA, TB, TC, TD.

 

CONTEÚDOS:

 

POÉTICA PESSOAL

 

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista o vídeo do link abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=bRzyYvsa3gY

 

 

Poética Pessoal

 

Poética Pessoal é o modo singular de comunicar-se pela linguagem da arte. Se a aproximação da Arte-Público é um caminho de múltiplas direções, a obra do artista é seu coração e a poética, o que o faz bater. Mais do que conhecer uma ou outra obra, perceber a poética de seu produtor é conhecer a aventura de seu processo criador, seus repertórios pessoal e cultural, suas escolhas, inquietudes e procedimentos.  Cada pessoa possui uma poética que é adquirida com suas experiências, estudos, convívio com outras pessoas, etc.. A Poética de cada um influencia seu modo de ver, sentir, pensar e fazer arte.

 

 

 Fonte do texto: https://arts-and-peoples.webnode.com/pesquisa/poetica-pessoal/

 

 

Após assistir ao vídeo indicado acima e ao texto, resuma com suas próprias palavras o que você aprendeu de poética pessoal.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Termo D   – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:

       Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes;

  • Identificar os processos de obtenção de energia pelos seres vivos.
  • Associar a divisão mitótica à reprodução dos seres unicelulares e ao crescimento e regeneração dos tecidos dos seres multicelulares.

Atividades:

Depois que vocês leram e assistiram os vídeos da semana de 14 a 18/9, acessem o link do Google Forms e faça a Avaliação.

Tempo para realização: Uma semana.       De 21/09 até 25/09 (Duas aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 












LINK do Google Forms

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd2s6JLAbkeAy1GOF8qqrEFufpcjnir5dSf3zaHc6zZM0Vxlg/viewform?usp=pp_url

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºIslilia

Professora: Islilia

E-mail: isliliabezerra@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Filosofia

Atividades semanal dia 21/09/2020 a 25/09 /2020 para 2TD  Ano EJA.

 Atividade: Procure uma figura que está relacionada com a Ética e a  Moral, escreva sobre essa figura sua explicação.

Objetivo: Ampliar o seu conhecimento.

Parte inferior do formulário

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS  EJA / 2TD

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da migração no Brasil?

Migracão, Imigração e Emigração

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”.

A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

 Reflita:

Qual a Contribuição que os Imigrantes trouxeram para o Brasil?

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: FÍSICA (2 TERMO A,B,C, D - NOITE)

CONTEÚDO: Obtenção de energia e o processo de respiração

 Pesquisar sobre:

O que é necessário para ocorrer a combustão?

Como funcionam os foguetes?

 

Apoio CMSP: 16.09 : https://www.youtube.com/watch?v=YbKdikZWmIA

 OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS SEXTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX 


Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química                 Atividades de 21 a 25/09/2020

Turmas: 2Termos A,B,C,D

 

1)    Os frascos contêm soluções saturadas de cloreto de sódio (sal de cozinha).

 


Podemos afirmar que:

a) a solução do frasco II é a mais concentrada que a solução do frasco I.

b) a solução do frasco I possui maior concentração de íons dissolvidos.

c) as soluções dos frascos I e II possuem igual concentração.

d) se adicionarmos cloreto de sódio à solução I, sua concentração aumentará.

e) se adicionarmos cloreto de sódio à solução II, sua concentração aumentará.

 

Questão 2

(UFRS) Quais são as soluções aquosas contendo uma única substância dissolvida que podem apresentar corpo de fundo dessa substância?

a) saturadas e supersaturadas.

b) somente as saturadas.

c) insaturadas diluídas.

d) somente as supersaturadas.

e) insaturadas concentradas.

 

Questão 3

(PUC SP) A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:

 

a) estável.

b) diluída.

c) saturada.

d) concentrada.

e) supersaturada.

 

4) A 42ºC, a solubilidade de certo sal é de 15 g para cada 100 g de água. Assinale a alternativa que indica corretamente a solução que será formada nessa temperatura se adicionarmos 30 g desse sal em 200 g de água e agitarmos convenientemente:

a) insaturada.

b) saturada.

c) supersaturada.

d) saturada com corpo de chão.

 

Podem enviar apenas as respostas para o email: proedjane@outlook.com

 

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 2TD           SEMANA 21 a 25/09            PROF. VANILDO.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Dinâmicas demográficas brasileiras

O Brasil ingressa no século XXI com uma das populações mais numerosas do mundo. No século XX, o número de brasileiros multiplicou-se por dez, passando de 17,5 milhões em 1900 para 190,75 milhões em 2010, até chegar à marca atual,  estimada em 203 milhões de pessoas. No entanto, essa população está desigualmente distribuída pelo território. Como no passado, a densidade demográfica (o número de habitantes por km2) é mais alta na faixa leste do País, ao longo do litoral.

Dinâmicas demográficas

Para entender o comportamento demográfico de um país, é preciso levar em conta o que ocorre com a natalidade, a mortalidade e as migrações, elementos centrais da análise demográfica. Assim, a demografia envolve estudos e levantamentos estatísticos sobre esses pontos. Os dados costumam ser expressos em taxas.                                                                                                                                    

             TAXA Valor que expressa relações de grandeza. Em regra, é apresentada em porcentagens ou na forma numérica, como o percentual de população urbana de um país ou região;  ou a taxa de crescimento populacional, que é a taxa de natalidade menos a de mortalidade mais a taxa de migração (saldo entre as pessoas que entram e saem de um município, Estado ou país).

Além disso, a estrutura populacional de um país pode ser analisada com base na classificação e na distribuição das pessoas em categorias como sexo, idade e estado civil. Deve-se considerar também que os estudos populacionais procuram relacionar taxas e dados estatísticos a fatores de ordem social, política, econômica, cultural, ou às dinâmicas do espaço geográfico, de modo a entender o que estaria motivando determinado fluxo migratório.

Para compreender os fundamentos da análise demográfica, serão estudados os indicadores com os quais ela trabalha.

• A natalidade refere-se ao número de nascidos vivos em um período e local. Mantém estreita relação com a fecundidade (número médio de filhos das mulheres em idade reprodutiva, basicamente dos 15 aos 49 anos) e a fertilidade (capacidade reprodutiva de mulheres e homens em uma população). Geralmente, a natalidade é expressa pelo número de nascidos vivos por grupo de mil habitantes.

•A mortalidade refere-se ao número de óbitos em uma população, em um dado período. Geralmente, ela é expressa pelo número de óbitos por grupo de mil habitantes. É importante saber o número de óbitos e suas causas em recém-nascidos (neonatal), no primeiro ano de vida (infantil) e na população adulta. Para interpretar as taxas de mortalidade dos recém-nascidos, é necessário considerar fatores como as condições do parto e a assistência à mulher. No caso da fase infantil, itens como saneamento e atendimento médico devem ser observados. E, no caso da vida adulta, pesam as condições de vida e de trabalho, o acesso à saúde, a maior ou menor exposição à violência e outros.

•As migrações, por sua vez, dizem respeito à entrada e à saída de pessoas em um determinado local e período. Os imigrantes são os que chegam a uma cidade, uma região ou um país; emigrantes são os que partem.




Há, ainda, outros elementos centrais das dinâmicas demográficas, como a estrutura etária (distribuição da população em faixas de idade), a esperança ou expectativa de vida (número médio de anos que se espera que vivam os membros da população, com base no ano de nascimento) e a condição feminina (referente ao papel e à participação da mulher na vida social).

  Quando ouve falar em demografia, em que você pensa? Você já ouviu falar em dinâmicas demográficas? A que se referem e como vêm se expressando nos últimos anos? Pense também na situação de sua família: Quais membros dela têm ou tiveram maior número de filhos: as gerações mais novas ou as gerações mais velhas? O que mudou? Escreva a seguir suas impressões sobre esses temas.

História/ProfºSergio

  Conteúdo de História - 2ºs TC e TD – Prof.: Sérgio - semana de 21 a 25/09/2020

  Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o tema.

 

                                                Revolução Industrial

   A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
  Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
  Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.




   A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato de o país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
  Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
  Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas “. Outros movimentos também surgiram nessa época com o objetivo de defender o trabalhador.
   O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

                              A Primeira etapa da Revolução Industrial

   Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.

                            A Segunda Etapa da Revolução Industrial

   A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.

                            A Terceira Etapa da Revolução Industrial

   Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos do século XX e XXI como a terceira etapa da Revolução Industrial. O computador, o fax, a engenharia genética, o celular seriam algumas das inovações dessa época.

 

 

                   Tirar foto e enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 24 e 25/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

2º Termos C e D

CONTEÚDOS:

 Artigo definido The

O Artigo Definido The é usado antes de um substantivo já conhecido pelo ouvinte ou leitor. Significa O, A, OS, AS, mas, em Inglês, é invariável em gênero e número, ao contrário do que acontece no Português. Exemplos:

The boy - O menino - The boys - Os meninos

The girl - A menina - The girls - As meninas

Utiliza-se o The diante de:

1.Substantivos mencionados anteriormente, já definidos pelo locutor:

He wrote some letters and postcards. The letters were to his girlfriend.
Ele escreveu algumas cartas e cartões-postais. As cartas eram para sua namorada.

Mary bought a funny dress. The dress is full of small animals and big flowers.
Mary comprou um vestido engraçado. O vestido é cheio de animaizinhos e flores enormes.

 

2. Substantivos únicos em sua espécie:

The Sun (o sol), the Moon (a lua), the sky (o céu), the planet Earth (o planeta Terra), the universe (o universo), etc.

 

3. Nomes Geográficos de rios, mares, canais, oceanos, pólos, desertos, golfos, grupos de ilhas e cadeias de montanhas:

The Amazonas River, The Pacif Ocean, The English Channel (O Canal da Mancha), The North Pole, The Sahara, The Gulf of Mexico, The Bahamas, The Alps, etc.

4. Nomes compostos de países:

The United Kingdom (o Reino Unido)
The United States (
os Estados Unidos)
The United Arab Emirates (
os Emirados Árabes Unidos)

Quando NÃO usar o Artigo Definido

1.      Nomes de cidades, estados, ilhas, países, continentes:

Brazil is a very large country. O Brasil é um país muito extenso.

Roraima is Brazil's Northernmost state. Roraima é o estado mais ao norte do Brasil.

2.      Nomes próprios e pronomes possessivos:

Mary's best friend is Bob. O melhor amigo da Mary é o Bob

I think our gold was stolen. (E não "I think the our gold was stolen")

Acredito que o nosso ouro foi roubado.

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

 

1.Complete com a resposta da explicação:

a) “The” significa_____________________________________ em português.

b) Não usamos o artigo definido “The” para ______________________________________

 2.  coloque o artigo “The” se necessário.

a) ____ car
b) ____ Paris
c) ____ school
d) ____ singer
e) ____ Matheus

3. Complete as frases corretamente de acordo com as regras do artigo “The”.
a) I forgot my favorite dress in ___ store.
b) Have you even been in ____ United States?
c) ___ Ana loves chocolate.

4.Dentre os substantivos e adjetivos abaixo, monte uma frase com o artigo definido “The”:

Verbo to be 3ª Pessoa do singular: Is.

Substantivos: chair, car, sun, city, baby, boy,

Adjetivos: broken, brilliant, hot, clear, nervous, intelligent, beautiful, small, old.

Exemplo: The old chair is broken.

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

Link para pesquisa:  https://acessaber.com.br/atividades/atividade-de-ingles-articles-a-and-an-6o-ou-7o-ano/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula

 

Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2º TERMO A, B,  C,  D

 Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

  





Características do anúncio publicitário

Os anúncios publicitários possuem as seguintes características:

  • Linguagem simples;
  • Linguagem verbal e não verbal;
  • Textos curtos e persuasivos;
  • Ironia, criatividade e humor;
  • Uso de imagens, cores e fotografias;
  • Caráter comercial;
  • Verbos no imperativo (uma vez que transmitem a ideia de ordem. Por exemplo: (Veja! Conheça! Compre! Beba! Venha!)
  • Vícios de linguagem.

    Você não quer contar essa história para os seus filhos,quer? 


Após observar o anúncio acima, responda as seguintes questões:

1) Essa propaganda vende um produto ou uma ideia? Explique.

2) A propaganda fez referência a um conto infantil bastante conhecido. Que conto é esse?

3) Qual é a diferença entre o conto infantil e a imagem apresentada?

4) O que você acha que o autor quis mostrar ao leitor com essa mudança no cenário do conto?

5) A quem se refere o pronome de tratamento VOCÊ, usado na frase em destaque na propaganda?

6) Responda à pergunta feita na propaganda, justificando sua resposta.

7) Segundo a propaganda, o que o leitor deve fazer se quiser ajudar no combate ao desmatamento da Amazônia?

8) Há outras formas de contribuirmos com a preservação do meio ambiente. Cite três.

Matemática/ProfºAdilson

Adilson Velonisqui Rodrigues

2° termo  C e D – Periodo  21 a 25 de setembro

Atividades Matemática

Exemplifique como efetuar a soma e a subtração entre 2 ou mais matrizes

CONTATO PARA DÚVIDAS: adilson.rodrigues@allianz.com.br 




Nenhum comentário:

Postar um comentário