segunda-feira, 14 de setembro de 2020

3ºsérie do ensino médio semana de 14 a 18 de setembro 2020

  Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020

                                    Eletiva / Profª Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1 – Pesquisar sobre os treinos para atletas paraolimpicos em tempos de pandemia;

·         Atividade 2- Relatar sobre a pesquisa acima;

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 24/09/2020

 

 


Eletiva / Profª Sandra

E. E. Salim Fara Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                                   Série: 3º A

Eletiva

3° Bimestre

Período 15/09 Duração de 90 minutos

Empreendedorismo/Profissões

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é empreendedorismo terceira idade?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 


3ºSérie A/Manhã 

Arte/Profº Edlenne

                    Artes Visuais

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                               

 3 Bimestre                 

                                                

 



Biologia/Profº Ismael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Gimnospermas.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).





Realize uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior, Gimnospermas.

                                                                                           

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


Educação Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 14 a 18/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          COMTEMPORANEIDADE – JOGOS DIGITAIS

 

Aula I: Caderno do aluno volume 3 , página 121 e 122.

 

Fazer somente a Atividade I:

Neste momento, você irá buscar diferentes imagens que representem o percurso histórico dos videogames. Descreva os jogos mais populares de cada um deles. A seguir, apresentamos um exemplo do percurso histórico que deverá ser elaborado, e este deve continuar até os dias de hoje.

 

 

1975

1977

1983

1986

1989

1990

1991

1995

1996

 

Após a pesquisa, responda:

1 - Por que os videogames surgiram?

 2 - Quais foram as principais mudanças nos videogames desde que surgiram?

 3 - Por que os videogames sofreram diversas transformações ao longo do tempo?

 4 - Em relação ao movimento, ocorreu alguma mudança na maneira de se jogar? Quais?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Caderno do aluno volume 3 , página 123, Atividade 3 .  (Leitura dos textos)

Faça um texto sobre Jogos digitais, enfatize, neste texto, os benefícios e malefícios dos jogos virtuais.

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Filosofia/Profº Hosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (14 a 18 /09)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

Tropicalismo

 

Tropicalismo foi um movimento cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e 1968 nas artes, principalmente na Música. Merecem destaques os compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o movimento, além de Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia.

O Tropicalismo caracterizado como um movimento libertário e revolucionário, buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova a fim de aproximar a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do pop, do rock, da psicodelia. Interessante observar que essa experiência estética aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não somente a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em busca da modernidade do país

 

Contexto Histórico

No momento, o Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país. Após o declínio da Bossa Nova, o novo movimento que surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário para que um conjunto de artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.

Teve grande influência do movimento concretista na literatura e nas artes plásticas. Na música, além do sincretismo de ritmos, o movimento apostou na presença do som melódico das guitarras em suas canções.

O início do Tropicalismo deu-se no III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1967, com destaque para as apresentações de Caetano, com a música "Alegria, alegria" e de Gilberto Gil com "Domingo no Parque".

 

Sociologia/Profº Hosana

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA   (14 a 18 /09)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ºA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

Movimento Musical

A música foi uma das mais importantes ferramentas de contestação desse movimento libertário, com figuras como Janis Joplin, Jimi Hendriz, Bob Marley, Jim Morrison, etc. A mescla e o surgimento de novos gêneros musicais foi uma característica importante da época.

O surgimento de festivais foi uma das importantes manifestações do qual merece destaque o "Festival do Woodstock", realizado em agosto de 1969 e considerado um marco do movimento. Com a industrialização do Brasil, cada vez mais, os jovens se reuniam em movimentos estudantis para negar diversos aspectos e comportamentos da cultura dominante.

O surgimento da bossa nova e da consolidação da MPB (Música Popular Brasileira) representaram movimentos associados a contracultura no Brasil, além do rock’n’roll.

Todos buscavam a mudança de valores da sociedade, e da mesma forma que nos Estados Unidos, pregavam a paz, a harmonia e a igualdade.

Também no cinema e outras formas artísticas o movimento de contracultura fez-se presente no Brasil, Destacam-se o Cinema Novo, a cultura engajada dos Centros Populares de Cultura e o movimento do Tropicalismo. Todos eles possuíam uma visão crítica da situação política e social do país.

 Como exemplos de movimentos relacionados com a contracultura temos:

  • Movimento Beatniks
  • Movimento Hippie
  • Movimento Punk
  • Movimento Anarquista

 

Física/Profº Romeu

  • DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  14/09  a 18/09//2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

 

CONTEÚDOS:

 

Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.

 

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

 

Identificar as linhas do campo magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações;

 Representar o campo

 

 

 

                        DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                        Atividade de estudos ( 6 )

             

                                                Apostila do 2 bimestre páginas 26

                 

                                          Fazer todos os exercícios e mais a atividade 2

 

 

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

            

              

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 


 

Quimica/Profº Lucilene

                                         QUÍMICA

                              E. E. SALIM FARAH MALUF

                           SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turma: 3ºA

Tema: Estudos dos hidrocarbonetos (Parte 1)

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

1)    Atividade 1.J do caderno do aluno.

Utilizar o simulador “Construa uma molécula” conteúdo disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_Br/simulation/build-a-molecule .Siga as orientações que estão no caderno do aluno. Brinque um pouco e a seguir preencha o quadro de número 06.

2)    Resolva a atividade 1.K do caderno do aluno:

1.K.a;

1.K.b;

1.K.c;

1.k.d;

1.k.e.

3) Resolva a atividade 1.L do caderno do aluno.

Ao término da atividade encaminhá-la ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvida é na quarta-feira das 09:00 as 09:45 horas da manhã via e-mail.

 

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.   Atividades  da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.                                                                                                

Série: 3º Ano : A. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Ler, interpretar e compreender o texto e, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Ler, interpretar e comparar mapas, gráficos e textos com o objetivo de compreender os fatores responsáveis pela subdivisão da África em dois conjuntos de países ( África do Norte e África Subsaariana ).

GEOGRAFIA :  Questões sobre: As duas Áfricas, fatores responsáveis pela subdivisão  (  2 / 2 ).

 

QUESTÃO 1

A África é o continente que apresenta a terceira maior extensão territorial – 30.230.000 quilômetros quadrados. Esse continente possui uma subdivisão baseada em fatores naturais e culturais. Explique os fatores responsáveis para esse processo.

 

QUESTÃO 2

Apresente as principais características das duas Áfricas:

a) África Mediterrânea (islâmica).

b) África Subsaariana

QUESTÃO 3

Considere as afirmativas e marque (V) para as corretas e (F) para as falsas.

a)__ A subdivisão do continente africano é composta pela África Mediterrânea e a África Subsaariana, sendo que a primeira está localizada na porção sul do continente.

b)__ O fator natural responsável pela subdivisão do continente africano é do deserto do Saara. Os países que formam a África Subsaariana estão localizados ao sul desse deserto.

c)__ A África Subsaariana ocupa maior extensão territorial do continente, além de possuir o maior número de habitantes, predominantemente brancos. Os países dessa porção da África apresentam vários problemas socioeconômicos.

d)__ A população da África Mediterrânea possui características culturais semelhantes aos povos do Oriente Médio, sendo o Islamismo a religião com o maior número de adeptos.

e)__ A subnutrição, os confrontos entre diferentes grupos étnicos e a aids são os principais responsáveis pela baixa expectativa de vida dos habitantes da África Subsaariana.

 

QUESTÃO 4

A África Mediterrânea está localizada ao norte do deserto do Saara e possui características físicas e humanas semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o Islamismo.

 Qual desses países africanos não apresenta essas características, ou seja, não compõe a África Mediterrânea.   

a)__ Líbia                              b)__ Egito                               c)__ Marrocos

 

              d)__ África do Sul                          e)__ Argélia

 

QUESTÃO 5   PUC-RIO.

"O continente condenado"
"África em chamas"

As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente.

Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.

a)__ A baixa expectativa de vida de grande parte da população.

b)__ O número significativo de africanos contaminados com a Aids.

c)__ Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.

d)__ As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias.

e)__ O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.

Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“ ASSIM É A VIDA . . .    DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,

O CENÁRIO MUDA . . .     NOVOS VENTOS,   NOVA BRISA,

NOVOS ARES,     NOVOS MARES . . .  ! “

História/Profº Silvio

HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO

TURMA: 3A – ENSINO MÉDIO - MANHÃ

HABILIDADES: Assimilar conhecimentos sobre a segunda grande guerra, compreender quem foi Hitler. Analisar as consequências do ocorrido e a repercussão até os dias de hoje.

QUANTIDADE DE AULAS: 02

PERÍODO: De 14 a 18 de setembro

AVALIAÇÃO: Atividade sobre a charge

ENDEREÇO PARA ENTREGA: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

 



 

 

DESCREVA NAS LINHAS ABAIXO SUA COMPREENSÃO DA CHARGE

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

ROSA DE HIROSHIMA 

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas

Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa

Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada

 

Gerson Conradi / Vinicius De Moraes

Inglês/Profº Silvana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

Escola Salim Farah Maluf

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 14/09 à 18/09/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

Realize a atividade e tire foto.

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS: Atividade da Apostila página 110 e 111.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Apostila página 110 contiuação da atividade 2 página 111 realize a atividade até a letra B

ACTIVITY 1

a) O que você sabe sobre estereótipos? Preencha a primeira e a segunda colunas do

Gráfico KWL.

ACTIVITY 2

a)Observe a imagem e discuta essas questões com seu professor e colegas:

O que você acha que esta imagem representa? Por que criamos estereótipos?

 

b) Olhe a imagem acima e faça um x nas características de cada um:

 

Observação:

O Estereótipo é um conceito, ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou grupos sociais, muitas vezes de maneira preconceituosa e sem fundamentação teórica.

 

Em resumo, os estereótipos são impressões, pré-conceitos e “rótulos” criados de maneira generalizada e simplificada pelo senso comum.

 

Foi com o desenvolvimento das sociedades que os estereótipos surgiram e padronizaram diversos aspectos relacionados ao ser humano e suas ações.

 

De tal modo, esses modelos ou clichês foram se repetindo com o passar do tempo, resultando em padrões impessoais e ideias preconcebidas.

 


Língua Portuguesa/ProfºSilvia

 Conteúdo de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 14 a 18/09/2020

 Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na semana seguinte enviarei atividades sobre o tema.

 

                                   Literatura – Clarice Lispector

                                Vida e Obra de Clarice Lispector

   Clarice Lispector foi uma das mais destacadas escritoras da terceira fase do modernismo brasileiro, chamada de "Geração de 45".

   Recebeu diversos prêmios dentre eles o Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Graça Aranha.

                                  Biografia de Clarice Lispector




  Haya Pinkhasovna Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920 na cidade ucraniana de Tchetchelnik.

  Descendente de judeus, seus pais Pinkhas Lispector e Mania Krimgold Lispector, passaram os primeiros momentos de vida de Clarice fugindo da perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa (1918-1920).

  Diante disso, chegam ao Brasil em 1921 e vivem nas cidades de Maceió, Recife e Rio de Janeiro onde passaram algumas dificuldades financeiras.

  Desde pequena, Clarice estudou várias línguas (português, francês, hebraico, inglês, iídiche) e teve aulas de piano. Era boa aluna na escola e gostava de escrever poemas.

  Após a morte de sua mãe em 1930, Clarice termina o terceiro ano primário no Collegio Hebreo-Idisch-Brasileiro.

  Mais tarde, sua família vai viver no Rio de Janeiro. Em 1939, com 19 anos, ingressa na Escola de Direito da Universidade do Brasil e começa a dedicar-se totalmente à sua grande paixão: a literatura.

  Fez cursos de antropologia e psicologia e, em 1940, publica seu primeiro conto, intitulado “Triunfo”.

  Após a morte de seu pai, em 1940, Clarice começa sua carreira de jornalista. Nos anos seguintes, trabalha como redatora e repórter na Agência Nacional, no Correio da Manhã e no Diário da Noite.

  Em 1943, casa-se com o Diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos. Seu primogênito, Pedro, foi diagnosticado com esquizofrenia. Seu segundo filho, Paulo, foi afilhado do escritor Érico Veríssimo.

  Devido à profissão de seu marido, Clarice viveu em muitos países do mundo, desde Itália, Inglaterra, Suíça e Estados Unidos. O relacionamento durou até 1959, e quando resolveram se separar, Clarice retornou ao Rio com seus filhos.

  A escritora foi naturalizada brasileira e se declarava pernambucana. Seu nome, Clarice, foi uma das formas que seu pai encontrou de esconder toda sua família quando chegaram ao Brasil.

  Clarice falece no dia 09 de dezembro de 1977, véspera de seu aniversário de 57 anos, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de câncer de ovário.

  Curiosidades

·       Clarice se apaixonou por quem viria a ser seu grande amigo confidente, o escritor Lúcio Cardoso (1912-1968), contudo, não ficaram juntos porque Lúcio era homossexual.

·       Um episódio marcante de sua vida foi o incêndio que ocorreu em sua casa, em 1966, provocado por um cigarro. Como consequência, ficou hospitalizada durantes meses e quase teve de amputar sua mão.

                                  Principais Obras de Clarice Lispector

  Conhecida como uma das melhores escritoras brasileiras, Clarice escreveu romances, contos, crônicas, literatura infantil.

  De personalidade singular e forte, pouco se importava com as críticas e, segundo ela:

  “Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um modo ou de outro...”.

  Algumas de suas obras:

·       Perto do coração selvagem (1942)

·       O Lustre (1946)

·       A Cidade Sitiada (1949)

·       Laços de Família (1960)

·       A Maçã no Escuro (1961)

·       A Legião Estrangeira (1964)

·       A Paixão Segundo G. H (1964)

·       O Mistério do Coelho Pensante (1967)

·       A Mulher que Matou os Peixes (1968)

·       Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (1969)

·       Felicidade Clandestina (1971)

·       Água Viva (1973)

·       A Imitação da Rosa (1973)

·       Via Crucis do Corpo (1974)

·       Onde Estivestes de Noite? (1974)

·       Visão do Esplendor (1975)

·       A Hora da Estrela (1977)

  Poemas de Clarice Lispector

Embora sua poesia não utilize a forma em versos, Clarice se destacou com seus poemas repletos de lirismo. Confira abaixo alguns:

Mas há Vida

Mas há a vida

 que é para ser

 intensamente vivida, há o amor.

Que tem que ser vivido

 até a última gota.

 Sem nenhum medo.

 Não mata.

 

Estrela Perigosa

Estrela perigosa

 Rosto ao vento

 Marulho e silêncio

 leve porcelana

 templo submerso

 trigo e vinho

 tristeza de coisa vivida

 árvores já floresceram

 o sal trazido pelo vento

 conhecimento por encantação

 esqueleto de ideias

 ora pro nobis

 Decompor a luz

 mistério de estrelas

 paixão pela exatidão

 caça aos vagalumes.

 Vagalume é como orvalho

 Diálogos que disfarçam conflitos

 por explodir

 Ela pode ser venenosa como às vezes o cogumelo é.

No obscuro erotismo de vida cheia

 nodosas raízes.

 Missa negra, feiticeiros.

 Na proximidade de fontes,

 lagos e cachoeiras

 braços e pernas e olhos,

 todos mortos se misturam e clamam por vida.

 Sinto a falta dele

 como se me faltasse um dente na frente:

 excruciante.

 Que medo alegre,

 o de te esperar.

 

Precisão

O que me tranquiliza

 é que tudo o que existe,

 existe com uma precisão absoluta.

 O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete

 não transborda nem uma fração de milímetro

 além do tamanho de uma cabeça de alfinete.

 Tudo o que existe é de uma grande exatidão.

 Pena é que a maior parte do que existe

 com essa exatidão

 nos é tecnicamente invisível.

 O bom é que a verdade chega a nós

 como um sentido secreto das coisas.

 Nós terminamos adivinhando, confusos,

 a perfeição.

  Frases de Clarice Lispector

·       Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.”

·       Minhas desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio.”

·       Ainda bem que sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E outras coisas.”

·       Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”

·       Mas quero ter a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir. Só o errado me atrai, e amo o pecado, a flor do pecado.”

·       O medo sempre me guiou para o que eu quero. E porque eu quero, temo. Muitas vezes foi o medo que me tomou pela mão e me levou. O medo me leva ao perigo. E tudo o que eu amo é arriscado.”

·       Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.”

·       Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”

 

Obs.: Tirar foto e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com

Matemática/Profº Rosélia

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

PLANO DE ATIVIDADES DO PROFESSOR

PROFESSORA: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

SEMANA 14 á 18//09 DE 2020.

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

3ª A   Ensino Médio

             

CONTEÚDOS:

 

Funções exponenciais (Apostila 3º Bimestre)

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Realizar atividades da apostila página 13(volume3)

 

 https://youtu.be/ZRPfRBnaNqk (Funções exponenciais)

·        Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura  da semana do dia 14 á 18 e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar no Class roon.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·        Avaliação Processual.

·        Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 14 á 18/09 DE 2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com

 

 

 

 

DATA: 18/09/2020.

 

 

 

 

Projeto de Vida/Profº Rosélia

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

ENVIAR NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

PLANO SEMANAL DO PROFESSOR

PROFESSOR

ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

 (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

 

SEMANA  14 Á 18/09/2020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA  3A (E.M)

CONTEÚDOS:

·        EMPATIA

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·        “ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS”

·        CADERNO DO ALUNO PÁGINA150 Á 151(3ºBIMESTRE)

·        Fazer os registros através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO. (FAZER NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS)

·        Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados no DIÁRIO PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.

·         

RECURSOS:

·        T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

 

·        Processual ( continuada), atividades em grupo e individual;

·         Registro escrito, anotações, debates em grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma, realização da atividade no caderno do aluno etc. DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

 

DATA: 18/09/2020.

 

 

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 3º A

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 17/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que a tecnologia trouxe de bom?

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

 

-----------------------------------------------------------------------------

3ºSérie B/Noturno

Arte/Profº Edlenne


                    Artes Visuais

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 3ªA, 3B

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                               

 3 Bimestre                 

                                                

 



 Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 14/09/ a 18/09

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 3 B e 3 C


Tema : sistema circulatorio

Atividade : pesquisar pequena circulação e grande circulação

Habilidade : compreender o funcionamento da circulação sanguínea no organismo

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 14/09/2020 a 18/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do esquema do princípio filosófico - a partir da Escola de Mileto e sua síntese. Logo abaixo responda a questão reflexiva de acordo com o seu entendimento. Aula anterior: Tales de Mileto – a aula atual é sobre o principio do infinito (Anaximandro). 

Tempo para realização: Uma semana.

 

             Ano letivo: 2020 – 2° bimestre – 14/09/2020 a 18/09/2020

 

 

Considerações iniciais da filosofia: Os Milésios e a filosofia quando em seu início se torna racional acompanhadas de processos lógicos, recusando o provável e o fantástico.   

 

O problema: qual a origem do mundo? Existe um princípio primordial (arché = ἀρχή) do qual tudo se deriva?  arché ou arqué (em grego antigoἀρχή), seria o elemento que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.

A tese da aula anterior: segundo Tales de Mileto, o princípio primordial deve ser identificado na água. A resposta pode parecer insatisfatória atualmente, mas sua importância reside no fato de que pela primeira vez na história do pensamento busca-se uma solução racional, não mais mítico-fantástica. Isso pode ser confirmado pelos motivos expostos por Tales de Mileto: as sementes, como todo alimento, são úmidas. Esta é a tese da aula anterior.

Tese atual: Anaximandro identifica o arché não mais em um elemento natural, mas no ápeiron, termo grego que indica o ilimitado, o infinito, uma realidade primigênia e diferenciada, sem limites e sem fronteiras. Provavelmente, o raciocínio que o levou a essa conclusão é o seguinte: cada parte do universo é resultado de uma oposição entre forças antagônicas (a terra, a água, o ar, o fogo) – ou seja, todos os elementos naturais são efeitos (em uma situação de momentâneo de equilibrio) de pares opostos: o quente opõe-se ao frio, o seco opõe-se ao úmido. 

As argumentações de tales baseiam-se na observação e no raciocínio: Tales de Mileto diz que esse princípio é a água (por isso, afirma que a Terra flutua sobre a água), isto é, as primeiras filosofias eram “naturalísticas”, ou seja, buscavam uma explicação exclusivamente natural para os fenômenos naturais. Anaximandro – filho de Praxíades, sucessor e discípulo de Tales – utiliza pela primeira vez o termo princípio e afirma que o infinito é o princípio e o elemento dos seres. Diz, ainda, que o princípio não é a água como dizia seu mestre Tales, nem qualquer outro dos elementos, mas outra natureza infinita, da qual provem todos os céus e o os mundos que nele existem.  

A Escola de Mileto: É em Mileto, hoje Turquia, que as explicações mitológicas começaram a ser substituídas, principalmente quanto à sua origem. A principal característica dessa escola é a preocupação com a physis, palavra grega para “natureza”. Por exemplo: antigamente os seres humanos não tinham um método para averiguar respostas para perguntas como “como água cai do céu?”, “o que é um relâmpago e um trovão no meio de uma tempestade?”, “como as plantas saem da terra?”, etc. E, como podemos perceber, eles queriam explicações mais plausíveis, mais racionais para suas perguntas, não bastando mais as explicações mitológicas.

Questão reflexiva: Trecho do livro Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. “mas se o Universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Mas será que isto era possível? Esta ideia não era tão absurda quanto a noção de que o mundo sempre existiu?” (pág.19)

Responda as questões de Sofia como se fosse a personagem pelo menos 5 linhas.

Recomendação: leitura do livro Mundo de Sofia.



Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

 Presidente  Ernesto Geisel, ministrou o Brasil do ano de !974, a 1979;

 

l

1)    Quais foram os principais pontos positivo na gestão Ernesto Geisel /

2)    Quais os pontos Negativos da sua gestão?

3)    Qual sua opinião sobre a gestão deste presidente

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcelo

Atividade de Física 3ºB e 3ºC

6º semana de 14/09/2020 à 18/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

 

geral  https://forms.gle/7FFzS69y2TcKqXCT6

3bc

https://forms.gle/aYzHc1xR4zpET8sQ6

https://forms.gle/HbwRxBouEk4sFL6r5

https://forms.gle/a34CZpfKPeuhucNg9

Essa semana é dedicada para vocês colocarem atividades que perderam da minha disciplina ou de outro professor em dia, caso esteja tudo em dia você deverá acompanhar as aulas do centro de mídias

 

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Função Orgânica Hidrocarboneto
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 23/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3ºBimestre sobre Função Orgânica Hidrocarboneto
Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
No caderno, faça uma tabela, seguindo os itens abaixo:
• Coloque os respectivos prefixos correspondentes à quantidade de Carbonos;
• Acrescente os tipos de ligações correspondentes aos prefixos;
• Coloque o sufixo correspondente aos Hidrocarbonetos;
• Finalize na última coluna, colocando os possíveis nomes dos hidrocarbonetos que podem ser formados.
 

Geografia/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: Aspectos físicos do continente africano

Assistam esse pequeno vídeo O Saara alimenta a Amazônia com duração: 4min.

https://youtu.be/ZU6pxi04FiU e respondam.

Você sabiam que a poeira do Deserto Saara é importante para a nossa Floresta Amazônica?

CADERNO DO ALUNO PÁGINA 54

ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA

1) Agora que você já resgatou diversas informações e dados sobre o continente africano, localize-o no mapa político e respondas às questões a seguir

a) Com o auxílio do atlas geográfico, insira no mapa político:

• A Linha do Equador;

• O Meridiano de Greenwich;

• O Trópico Câncer;

• O Trópico de Capricórnio

b) Em qual(is) hemisfério(s) se encontra o continente africano?

c) Indique no mapa as zonas climáticas encontradas no continente africano.

 d) Localize e indique no mapa o Canal de Suez. Em seguida, mencione qual sua importância socioeconômica e geoestratégica.

Apoio CMSP: 21.08  https://www.youtube.com/watch?v=fCBzfd4VM3w

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


História/Profºsergio

Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 14 a 18/09/2020

1) O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?

2) O que significa a sigla: MMDC?

3) Quais medidas do novo presidente, Getúlio Vargas, desagradaram a elite?

4) O que aconteceu em 1930?

5) Quem eram os tenentistas?

Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 14 à 18 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Leia as informações abaixo sobre "Aprender a Aprender" e escreva em seu caderno quais
são os itens listados que mais colaboram para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço 
eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

5%  Lecture

10% Reading

20% Audiovisual

30% Demonstration

50% Discussion
	
75% Practice Doing

90% Teaching others

Fique em casa e cuide-se bem.

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: A atividade a seguir deverá ser realizada, no período de 14/09/2020 a 18/09/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

 

Atividade:

 

 

Produza um relato pessoal a partir das seguintes questões:

 

ü  O que muda na minha vida após a pandemia?

ü  Quais os aprendizados eu adquiri durante a pandemia?

ü  O que eu passei a valorizar mais em minha vida?

ü  Durante este período, até o momento, o que tem feito mais falta para você? 

ü  Que mundo poderemos ter pós-pandemia?

 

Orientações:

O relato deverá ter no mínimo 20 linhas, escrito na primeira pessoa do singular (eu) e escrito a partir de suas reflexões com base nas questões descritas acima.

Atenção à organização dos parágrafos, ortografia e pontuação do texto.

 

Matemática/ProfºMarcela

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 14/09/2020 / a 18/09/2020 (4aulas)

 

3º BIMESTRE

 

Atividades Avaliativa

 

Essa semana vocês vão realizar atividade avaliativa e responder as seguintes sequências de atividades o Caderno Aprender Sempre.

 

 


Link para responder a atividade

 

https://forms.gle/i4vz1LEL24WekLkY9


 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO  

 

CADERNO APRENDER SEMPRE VOLUME ÚNICO

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 6 TABELAS E FUNÇÕES

 

Resolver as questões 6.1 e 6.2

 

Observação: esse material foi e está sendo entregue na secretaria da escola 




-----------------------------------------------------------------------------

3ºSérie C/Noturno 

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Conceito da Arte Moderna e atividade

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

Continuação do texto da aula anterior.

Arte Moderna

As mais conhecidas delas foram:

Surrealismo

Expressionismo

Futurismo

Dadaísmo

Cubismo

Essas correntes eram baseadas em princípios. Por exemplos, algumas delas buscavam além de outras coisas, alterar o estilo da arte que era feita na época. Alterar a forma como as coisas eram retratadas na vida moderna. Com este pensamento, podemos citar correntes como o cubismo, futurismo e outras.

Outras correntes, acreditavam que a arte não poderia ser apenas uma expressão do que se vê, mas sim uma expressão do que se sente na vida moderna. Nesta forma de pensar, destacam-se os movimentos como o surrealismo, o expressionismo, o dadaísmo e o simbolismo.

Surgiram também movimentos que discutiam sobre o funcionalismo da arte. Como transformá-la em parte do dia a dia das pessoas, alterando sua realidade com a beleza sem jamais descuidar da forma. Com estes pensamentos, surgiram novas formas de design, arquitetura e ilustração, e os movimentos oriundos foram: Art Noveau, Construtivismo, Art Deco, Bauhaus, entre outros.

A arte moderna nasceu na Europa, principalmente nos bairros de Paris. Mas rapidamente foi absorvida por outras regiões do mundo, vindo primeiramente para a Europa no final da Primeira Guerra Mundial.

Aqui neste resumo sobre a arte moderna, vãos destacar alguns artistas mais conhecidos da pintura deste período. Foram eles:

Pablo Picasso – Conhecido por sua arte cubista, Pablo Picasso nasceu na Espanha. Além de pintor, também fazia trabalhos em escultura e cerâmica. Duas de suas obras mais famosas são “Guernica” e a “Primeira Comunhão”.

Vincent Van Gogh – Nascido na Holanda, ficou conhecido no mundo inteiro por sua arte surrealista. Entre suas obras mais famosas estão “Terraço do Café em Arles a noite” e a “A noite estrelada”.

Salvador Dali – Um pintor catalão que se expressava através do surrealismo. Entre suas obras mais famosas estão “A Persistência da memória” e a “A face da Guerra”.

No Brasil, o movimento da arte moderna se deu a partir da Semana de Arte Moderna, 1922 e se estendeu até 1970. Baseados nos movimentos e correntes de vanguarda que aconteciam na Europa, os artistas brasileiros também passaram a mostrar a realidade do país de outra forma.

Entre os principais artistas brasileiros desta época podemos destacar: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Ismael Nery entre outros.

Atividade

Pesquise uma obra de expressão e importância (pintura) de cada um dos artistas citados, no período do modernismo e cite suas principais características.

Pablo Picasso

Vincent Van Gohn

Salvador Dali

 

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 14/09  a 18/09

 

__

 

 

 

 

 Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 14/09/ a 18/09

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 3 B e 3 C


Tema : sistema circulatorio

Atividade : pesquisar pequena circulação e grande circulação

Habilidade : compreender o funcionamento da circulação sanguínea no organismo

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 14/09/2020 a 18/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do esquema do princípio filosófico - a partir da Escola de Mileto e sua síntese. Logo abaixo responda a questão reflexiva de acordo com o seu entendimento. Aula anterior: Tales de Mileto – a aula atual é sobre o principio do infinito (Anaximandro). 

Tempo para realização: Uma semana.

 

             Ano letivo: 2020 – 2° bimestre – 14/09/2020 a 18/09/2020

 

 

Considerações iniciais da filosofia: Os Milésios e a filosofia quando em seu início se torna racional acompanhadas de processos lógicos, recusando o provável e o fantástico.   

 

O problema: qual a origem do mundo? Existe um princípio primordial (arché = ἀρχή) do qual tudo se deriva?  arché ou arqué (em grego antigoἀρχή), seria o elemento que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.

A tese da aula anterior: segundo Tales de Mileto, o princípio primordial deve ser identificado na água. A resposta pode parecer insatisfatória atualmente, mas sua importância reside no fato de que pela primeira vez na história do pensamento busca-se uma solução racional, não mais mítico-fantástica. Isso pode ser confirmado pelos motivos expostos por Tales de Mileto: as sementes, como todo alimento, são úmidas. Esta é a tese da aula anterior.

Tese atual: Anaximandro identifica o arché não mais em um elemento natural, mas no ápeiron, termo grego que indica o ilimitado, o infinito, uma realidade primigênia e diferenciada, sem limites e sem fronteiras. Provavelmente, o raciocínio que o levou a essa conclusão é o seguinte: cada parte do universo é resultado de uma oposição entre forças antagônicas (a terra, a água, o ar, o fogo) – ou seja, todos os elementos naturais são efeitos (em uma situação de momentâneo de equilibrio) de pares opostos: o quente opõe-se ao frio, o seco opõe-se ao úmido. 

As argumentações de tales baseiam-se na observação e no raciocínio: Tales de Mileto diz que esse princípio é a água (por isso, afirma que a Terra flutua sobre a água), isto é, as primeiras filosofias eram “naturalísticas”, ou seja, buscavam uma explicação exclusivamente natural para os fenômenos naturais. Anaximandro – filho de Praxíades, sucessor e discípulo de Tales – utiliza pela primeira vez o termo princípio e afirma que o infinito é o princípio e o elemento dos seres. Diz, ainda, que o princípio não é a água como dizia seu mestre Tales, nem qualquer outro dos elementos, mas outra natureza infinita, da qual provem todos os céus e o os mundos que nele existem.  

A Escola de Mileto: É em Mileto, hoje Turquia, que as explicações mitológicas começaram a ser substituídas, principalmente quanto à sua origem. A principal característica dessa escola é a preocupação com a physis, palavra grega para “natureza”. Por exemplo: antigamente os seres humanos não tinham um método para averiguar respostas para perguntas como “como água cai do céu?”, “o que é um relâmpago e um trovão no meio de uma tempestade?”, “como as plantas saem da terra?”, etc. E, como podemos perceber, eles queriam explicações mais plausíveis, mais racionais para suas perguntas, não bastando mais as explicações mitológicas.

Questão reflexiva: Trecho do livro Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. “mas se o Universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Mas será que isto era possível? Esta ideia não era tão absurda quanto a noção de que o mundo sempre existiu?” (pág.19)

Responda as questões de Sofia como se fosse a personagem pelo menos 5 linhas.

Recomendação: leitura do livro Mundo de Sofia.



Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Pesquisa

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

 Presidente  Ernesto Geisel, ministrou o Brasil do ano de !974, a 1979;

 

l

1)    Quais foram os principais pontos positivo na gestão Ernesto Geisel /

2)    Quais os pontos Negativos da sua gestão?

3)    Qual sua opinião sobre a gestão deste presidente

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Física/ProfºMarcelo

Atividade de Física 3ºB e 3ºC

6º semana de 14/09/2020 à 18/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

 

geral  https://forms.gle/7FFzS69y2TcKqXCT6

3bc

https://forms.gle/aYzHc1xR4zpET8sQ6

https://forms.gle/HbwRxBouEk4sFL6r5

https://forms.gle/a34CZpfKPeuhucNg9

Essa semana é dedicada para vocês colocarem atividades que perderam da minha disciplina ou de outro professor em dia, caso esteja tudo em dia você deverá acompanhar as aulas do centro de mídias

 

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:  Função Orgânica Hidrocarboneto
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias:  Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 23/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3ºBimestre sobre Função Orgânica Hidrocarboneto
Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
No caderno, faça uma tabela, seguindo os itens abaixo:
• Coloque os respectivos prefixos correspondentes à quantidade de Carbonos;
• Acrescente os tipos de ligações correspondentes aos prefixos;
• Coloque o sufixo correspondente aos Hidrocarbonetos;
• Finalize na última coluna, colocando os possíveis nomes dos hidrocarbonetos que podem ser formados.
 

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos do 3º ano C. Durante a semana de 14 a 18/09/210

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

↕... Europa reluta em indenizar a África pela colonização

→. Burundi, que pede 36 bilhões de euros à Alemanha e Bélgica, entra para a lista de nações que reivindicam compensação pelos prejuízos sofridos com trabalhos forçados e divisões étnicas

GEMMA PARELLADA

CIDADE DO CABO - 07 SEP 2020 - 11:53 BRT

↔. Em plena fúria global contra o racismo sistêmico, Burundi, um pequeno país na região dos Grandes Lagos africanos, anunciou que solicitará a seus antigos colonizadores, Alemanha e Bélgica, uma indenização de 36 bilhões de euros ― cerca de 225 bilhões de reais ― e a devolução de objetos roubados. Um grupo de especialistas composto por historiadores e economistas trabalhou desde 2018 para avaliar os danos econômicos sofridos pelo país durante o período colonial (1890-1962) e, com base nesse relatório, o Governo burundês prepara uma queixa formal, conforme anunciou o presidente do Senado local, Reverien Ndikuriyo.

↔. Os acadêmicos burundeses levaram em conta não só “os trabalhos forçados” e as penas “desumanas, cruéis e degradantes” impostas à população local durante a colonização, mas também consideraram as consequências das políticas colonizadoras em longo prazo, com efeitos posteriores à independência. Especialmente, o decreto de 1931, que classificou a população em três grupos étnicos e é considerada a semente dos massacres e da guerra civil (1993-2005) que assolaram Burundi depois da sua independência, em 1962.

↔. Durante e depois da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha perdeu todas as suas colônias, e Burundi passou às mãos belgas em 1917. Foi nesta segunda etapa de domínio que a Bélgica, muito mais ativa, instaura a categorização dos colonizados segundo sua etnia: hutu, tutsi ou twa. Isso é aplicado tanto em Burundi como na gêmea Ruanda, em uma clivagem étnica que é apontada como a origem dos conflitos atuais: o genocídio de Ruanda (1994), as guerras no Congo e os massacres e guerra civil em Burundi.

↔. Enquanto se multiplicam ― tanto na África como na Europa ― as reivindicações para que finalmente esse administre a herança colonial, as potências europeias relutam em assumir responsabilidades e procuram fórmulas mais cosméticas. Nos últimos 10 anos houve apenas gestos simbólicos: a devolução de alguns objetos (uma espada restituída ao Senegal, e uma bíblia e uma chibata à Namíbia), alguns pedidos de desculpas (de Reino Unido, Bélgica e Itália) e uma só indenização (os 144 milhões de reais ao povo mau-mau, no Quênia, pagos por Londres). Mas, por enquanto, foram apenas passos pontuais, forçados ou teatrais.

↔. O único antigo colonizador que desembolsou algum tipo de compensação econômica pelos abusos coloniais, o Reino Unido, agiu por ordem judicial. Em 2013, depois de perder nos tribunais britânicos, Londres teve que indenizar 5.000 sobreviventes quenianos. Daquela derrota surgiu também o primeiro pedido de perdão.

↔. A Itália anunciou com grande fanfarra em 2008 um “pacto de amizade” com a Líbia, no qual pediu desculpas “pelos assassinatos, destruição e repressão contra os líbios durante o governo colonial” e se comprometeu a pagar 200 milhões de dólares por ano, durante 25 anos, como indenização. Mas o dinheiro do acordo entre Muamar Gaddafi e Silvio Berlusconi na verdade estava destinado à luta contra a imigração irregular, e o pacto se rompeu com a queda do ditador líbio, em 2011.

↔. A França, potência que atualmente continua exercendo maior influência sobre seus antigos territórios – no âmbito econômico, político e militar –, anunciou em 2018 que começaria a devolução de 90.000 obras de arte africanas expostas nos museus franceses. Só a partir de julho, quando houve uma mudança legislativa, se tornou possível executar o que foi anunciado.

↔. Alemanha e Bélgica são duas das antigas potências coloniais mais reticentes em assumir sua responsabilidade imperial. A Alemanha, que cometeu na Namíbia o primeiro genocídio do século XX (1904-1908), ignorou durante décadas qualquer responsabilidade de sua época imperial e nunca aceitou dar nem sequer o primeiro passo, o de pedir perdão.

↔. A Bélgica, que carrega a morte de milhões de congoleses durante o reinado de seu ex-soberano Leopoldo II, só neste ano oficializou seu primeiro pedido de perdão. Além disso, seu suposto processo de “revisão histórica”, com a reforma do Museu Real da África Central e a criação de uma controvertida “comissão de verdade e reconciliação”, está rodeado de polêmicas.

↔. Mas a ausência de um verdadeiro processo de responsabilização, a vigência de políticas coloniais e a permanência de símbolos enaltecendo a grandeza conquistadora ― como os do rei Leopoldo II ―, demonstram que o colonialismo continua sendo uma questão do presente.

↕... A amnésia alemã

→. A Alemanha, o país com a amnésia colonial mais aguda, iniciou negociações com a Namíbia para debater como administrar sua “reconciliação”. Até agora, os frutos desse diálogo são inexistentes. Berlim se nega a usar o termo “reparações”, não contempla a compensação econômica ― defende-se nos 800 milhões de euros (cinco bilhões de reais) que alega ter desembolsado em ajuda ao desenvolvimento local ― e sua postura continua escapando inclusive à admissão oficial de sua autoria.

↔. Em 2004 houve um aceno, quando pela primeira vez uma ministra alemã mencionou em público a “responsabilidade moral” da Alemanha nas matanças, mas o Governo rapidamente se desvinculou, dizendo que havia falado a título pessoal. Foi preciso esperar até o ano passado para que um membro do Executivo alemão, o ministro do Desenvolvimento, Gerd Müller, chamasse de “genocídio” os crimes cometidos pelo Império alemão na Namíbia.

↔. e esse país do sudoeste africano não mereceu nenhum pedido de desculpas, apesar de ter sofrido mais intensamente as astrocidades germânicas no começo do século passado, no caso de Burundi, em cujo território a presença alemã foi muito menor, há uma longa batalha a espera. Com a Bélgica, por sua vez, tampouco cabe ter muitas expectativas, embora em 2009 o reino tenha pedido desculpas pelo sequestro de milhares de crianças mestiças durante as décadas de 1940 e 50. Filhos de colonos e mães locais, a Bélgica os sequestrava e os isolava em orfanatos e missões católicas, em condições precárias.

↕... “Profundo remorso“ pelo passado belga

↔. Em 2018, o Museu Real da África Central em Tervuren, na periferia de Bruxelas, reabriu as portas como Museu África, após seis anos de reformulação para poder apresentar uma “uma visão crítica” sobre o passado colonial.

→. As críticas, entretanto, acabaram aparecendo, porque as peças expostas hoje foram roubadas por missionários e militares durante a época colonial, e porque neste mesmo museu seres humanos foram expostos no começo do século passado. Dezenas de congoleses eram peças vivas, exibidas no jardim, em uma reprodução de um povoado na colônia belga.

↔. No fim de junho, o rei Philippe, em um reconhecimento histórico e como presente pelos 60 anos de independência da República Democrática do Congo, apresentou um pedido público de desculpas e manifestou o “profundo remorso” pelo passado colonial naquele país, duas semanas depois de estátuas de Leopoldo II serem atacadas na Bélgica durante uma onda de protestos.

↔. Apenas duas semanas antes, seu irmão mais novo, o príncipe Laurent, havia dito que não via como o seu antepassado Leopoldo II tinha podido causar sofrimento aos congoleses, já que nunca estivera no Congo.

↔. Do mesmo modo, a chamada Comissão de Verdade e Reconciliação, anunciada em julho pelo Parlamento belga, no meio do movimento global de protesto contra o racismo surgido como reação a vários casos de brutalidade policial contra negros nos EUA, já nasceu cercada de dúvidas. Alguns especialistas criticaram a seleção de vozes que participarão da comissão, questionando se há uma real vontade de revisar o passado.

Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 3º anos: C. durante a semana de 14 a 18/09/20. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com

1ª questão: Qual sua opinião sobre a cobrança de uma indenização aos países africanos sobre os países europeus que deveriam dar uma compensação por anos de explorações, saque, escravização e genocídios.?

Resposta-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2ª questão: Se o país alemão indenizou os judeus porque se nega a compensar os países que colonizaram? Você concorda que um pedido de desculpa e perdão amenizaria os danos causados por anos de colonização? Justifique sua resposta.

Respoposta:------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------    

História/ProfºSergio

Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 14 a 18/09/2020

1) O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?

2) O que significa a sigla: MMDC?

3) Quais medidas do novo presidente, Getúlio Vargas, desagradaram a elite?

4) O que aconteceu em 1930?

5) Quem eram os tenentistas?

Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 14 à 18 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.


ATIVIDADE: Leia as informações abaixo sobre "Aprender a Aprender" e escreva em seu caderno quais
são os itens listados que mais colaboram para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço 
eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

5%  Lecture

10% Reading

20% Audiovisual

30% Demonstration

50% Discussion
	
75% Practice Doing

90% Teaching others

Fique em casa e cuide-se bem.

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: A atividade a seguir deverá ser realizada, no período de 14/09/2020 a 18/09/2020. As produções poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para identificação.

 

 

Atividade:

 

 

Produza um relato pessoal a partir das seguintes questões:

 

ü  O que muda na minha vida após a pandemia?

ü  Quais os aprendizados eu adquiri durante a pandemia?

ü  O que eu passei a valorizar mais em minha vida?

ü  Durante este período, até o momento, o que tem feito mais falta para você? 

ü  Que mundo poderemos ter pós-pandemia?

 

Orientações:

O relato deverá ter no mínimo 20 linhas, escrito na primeira pessoa do singular (eu) e escrito a partir de suas reflexões com base nas questões descritas acima.

Atenção à organização dos parágrafos, ortografia e pontuação do texto.

 

Matemática/ProfºMarcela


PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 14/09/2020 / a 18/09/2020 (4aulas)

 

3º BIMESTRE

 

Atividades Avaliativa

 

Essa semana vocês vão realizar atividade avaliativa e responder as seguintes sequências de atividades o Caderno Aprender Sempre.

 

 


Link para responder a atividade

 

https://forms.gle/i4vz1LEL24WekLkY9


 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO  

 

CADERNO APRENDER SEMPRE VOLUME ÚNICO

 

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 6 TABELAS E FUNÇÕES

 

Resolver as questões 6.1 e 6.2

 

Observação: esse material foi e está sendo entregue na secretaria da escola 




Nenhum comentário:

Postar um comentário