Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020
Eletiva / Profª Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
·
Atividade 1 – Pesquisar sobre os treinos para
atletas paraolimpicos em tempos de pandemia;
·
Atividade 2- Relatar sobre a pesquisa acima;
E-mail para devolutiva
Data de
entrega até: 24/09/2020
Eletiva / Profª Sandra
E. E.
Salim Fara Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Eletiva
3°
Bimestre
Período
15/09 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
O que é empreendedorismo terceira idade?
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
3ºSérie A/Manhã
Arte/Profº Edlenne
Artes Visuais
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
3 Bimestre
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
atividade de três questões com respostas sobre o tema da aula anterior,
Gimnospermas. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
Realize
uma atividade com três questões com respostas sobre o tema da aula anterior,
Gimnospermas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 14
a 18/09/2020 |
|||||||||
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
||||||||||
CONTEÚDOS:
COMTEMPORANEIDADE
– JOGOS DIGITAIS |
||||||||||
Aula I: Caderno do aluno volume 3 , página
121 e 122.
Fazer
somente a Atividade I: Neste momento, você
irá buscar diferentes imagens que representem o percurso histórico dos
videogames. Descreva os jogos mais populares de cada um deles. A seguir,
apresentamos um exemplo do percurso histórico que deverá ser elaborado, e
este deve continuar até os dias de hoje.
Após a pesquisa,
responda: 1 - Por que os
videogames surgiram? 2 - Quais foram as principais mudanças nos
videogames desde que surgiram? 3 - Por que os videogames sofreram diversas
transformações ao longo do tempo? 4 - Em relação ao movimento, ocorreu alguma
mudança na maneira de se jogar? Quais?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Caderno do aluno volume 3 , página
123, Atividade 3 . (Leitura dos
textos) Faça
um texto sobre Jogos digitais, enfatize,
neste texto, os benefícios e malefícios dos jogos virtuais.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
||||||||||
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere. |
Filosofia/Profº Hosana
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA (14 a 18 /09)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Tropicalismo
O Tropicalismo foi
um movimento cultural de vanguarda que ocorreu no Brasil nos anos de 1967 e
1968 nas artes, principalmente na Música. Merecem destaques os
compositores Caetano veloso, Gilberto Gil, que lideraram o movimento, além de
Nara Leão, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes (Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio
Dias), Torquato Neto, Rogério Duprat, Capinam, Jorge Bem, Maria Bethânia.
O Tropicalismo
caracterizado como um movimento libertário e revolucionário,
buscava se afastar um pouco do intelectualismo da Bossa Nova a fim de aproximar
a música brasileira dos aspectos da cultura popular, do samba, do
pop, do rock, da psicodelia. Interessante observar que essa experiência
estética aberta, sincrética e inovadora lançada pelos tropicalistas, mudou não
somente a música popular brasileira, mas o panorama da cultura em geral, em
busca da modernidade do país
Contexto Histórico
No momento, o
Brasil passava por momentos de conflito como o Golpe de 64, a censura, as
greves, os movimentos estudantis, que culminaram num regime ditatorial no país.
Após o declínio da Bossa Nova, o novo movimento que
surge, a saber, a MPB, foi o fulcro necessário para que um conjunto de
artistas, denominados "Tropicalistas", se reunissem com objetivos
de libertação e mudanças no panorama cultural brasileiro.
Teve grande
influência do movimento concretista na literatura e nas artes
plásticas. Na música, além do sincretismo de ritmos,
o movimento apostou na presença do som melódico das guitarras em
suas canções.
O início do
Tropicalismo deu-se no III Festival de Música Popular Brasileira da
TV Record em 1967, com destaque para as apresentações de Caetano, com a música
"Alegria, alegria" e de Gilberto Gil com "Domingo no
Parque".
Sociologia/Profº Hosana
ATIVIDADE
DE SOCIOLOGIA (14 a 18 /09)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
Movimento Musical
A música foi uma
das mais importantes ferramentas de contestação desse movimento libertário, com
figuras como Janis Joplin, Jimi Hendriz, Bob Marley, Jim Morrison, etc. A
mescla e o surgimento de novos gêneros musicais foi uma característica
importante da época.
O surgimento de
festivais foi uma das importantes manifestações do qual merece destaque o
"Festival do Woodstock", realizado em agosto de 1969 e considerado um
marco do movimento. Com a industrialização do Brasil, cada vez mais, os
jovens se reuniam em movimentos estudantis para negar diversos aspectos e
comportamentos da cultura dominante.
O surgimento
da bossa nova e da consolidação
da MPB (Música Popular Brasileira) representaram
movimentos associados a contracultura no Brasil, além do rock’n’roll.
Todos buscavam a
mudança de valores da sociedade, e da mesma forma que nos Estados Unidos,
pregavam a paz, a harmonia e a igualdade.
Também no cinema e
outras formas artísticas o movimento de contracultura fez-se presente no
Brasil, Destacam-se o Cinema Novo, a cultura engajada dos Centros Populares de
Cultura e o movimento do Tropicalismo. Todos eles possuíam uma visão crítica da
situação política e social do país.
Como exemplos de movimentos relacionados com a
contracultura temos:
- Movimento Beatniks
- Movimento Hippie
- Movimento Punk
- Movimento Anarquista
Física/Profº Romeu
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|
|||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
14/09 a 18/09//2020 |
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
|
|||||
CONTEÚDOS:
Interação elétrica e
magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
|
|
|||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo
magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras
desenhadas, malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
|
|
|||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 6 ) Apostila do 2 bimestre páginas 26 Fazer todos os exercícios e mais a
atividade 2
|
|
|||||
RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
|
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla
|
|
|||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
|||
Quimica/Profº Lucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM FARAH
MALUF
SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020
Professora:
Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina:
Química
Turma:
3ºA
Tema:
Estudos dos hidrocarbonetos (Parte 1)
Desenvolvimento:
Revisar
a aula anterior.
1)
Atividade 1.J do caderno do aluno.
Utilizar
o simulador “Construa uma molécula” conteúdo disponível em: https://phet.colorado.edu/pt_Br/simulation/build-a-molecule
.Siga as orientações que estão no caderno do aluno. Brinque um
pouco e a seguir preencha o quadro de número 06.
2)
Resolva a atividade 1.K do caderno do aluno:
1.K.a;
1.K.b;
1.K.c;
1.k.d;
1.k.e.
3) Resolva a atividade 1.L do
caderno do aluno.
Ao término da atividade
encaminhá-la ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto do e-mail você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a
semana em que a atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvida é na quarta-feira
das 09:00 as 09:45 horas da manhã via e-mail.
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.
Série: 3º Ano : A. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Ler, interpretar e compreender o texto e,
resposta as questões relacionadas.
Quantidade
de aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades:
Ler, interpretar e comparar mapas, gráficos e
textos com o objetivo de compreender os fatores responsáveis pela subdivisão da
África em dois conjuntos de países ( África do Norte e África Subsaariana ).
GEOGRAFIA : Questões
sobre: As duas Áfricas, fatores
responsáveis pela subdivisão
( 2 / 2 ).
QUESTÃO 1
A África é o continente que apresenta a terceira maior extensão
territorial – 30.230.000 quilômetros quadrados. Esse continente possui uma
subdivisão baseada em fatores naturais e culturais. Explique os fatores
responsáveis para esse processo.
QUESTÃO 2
Apresente as principais características das duas Áfricas:
a) África Mediterrânea (islâmica).
b) África Subsaariana
QUESTÃO 3
Considere as afirmativas e marque (V) para as corretas e (F) para
as falsas.
a)__ A subdivisão do continente africano é composta pela África
Mediterrânea e a África Subsaariana, sendo que a primeira está localizada na
porção sul do continente.
b)__ O fator natural responsável pela subdivisão do continente
africano é do deserto do Saara. Os países que formam a África Subsaariana estão
localizados ao sul desse deserto.
c)__ A África Subsaariana ocupa maior extensão territorial do
continente, além de possuir o maior número de habitantes, predominantemente
brancos. Os países dessa porção da África apresentam vários problemas
socioeconômicos.
d)__ A população da África Mediterrânea possui características
culturais semelhantes aos povos do Oriente Médio, sendo o Islamismo a religião
com o maior número de adeptos.
e)__ A subnutrição, os confrontos entre diferentes grupos étnicos
e a aids são os principais responsáveis pela baixa expectativa de vida dos
habitantes da África Subsaariana.
QUESTÃO 4
A África Mediterrânea está localizada ao norte do deserto do Saara
e possui características físicas e humanas semelhantes às dos países do Oriente
Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o
Islamismo.
Qual desses países
africanos não apresenta essas características, ou seja, não compõe a África
Mediterrânea.
a)__ Líbia b)__ Egito c)__ Marrocos
d)__ África do
Sul e)__ Argélia
QUESTÃO 5
PUC-RIO.
"O
continente condenado" |
As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as
apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente.
Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.
a)__ A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
b)__ O número significativo de africanos contaminados com a Aids.
c)__ Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.
d)__ As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias.
e)__ O contingente de africanos fora de seus países de origem, em
busca de trabalho.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ASSIM É A VIDA . . . DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,
O CENÁRIO MUDA . . . NOVOS VENTOS, NOVA BRISA,
NOVOS ARES, NOVOS MARES . . . ! “
História/Profº Silvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
TURMA: 3A – ENSINO MÉDIO - MANHÃ
HABILIDADES: Assimilar conhecimentos sobre a
segunda grande guerra, compreender quem foi Hitler. Analisar as consequências
do ocorrido e a repercussão até os dias de hoje.
QUANTIDADE DE AULAS: 02
PERÍODO: De 14 a 18
de setembro
AVALIAÇÃO: Atividade
sobre a charge
ENDEREÇO PARA ENTREGA:
silviosouzacs@hotmail.com
DESCREVA NAS LINHAS ABAIXO SUA
COMPREENSÃO DA CHARGE
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ROSA DE HIROSHIMA
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada
Gerson Conradi / Vinicius De Moraes
Inglês/Profº Silvana
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 14/09 à 18/09/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. Realize
a atividade e tire foto. |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Atividade
da Apostila página 110 e 111. |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Apostila página 110
contiuação da atividade 2 página 111 realize a atividade até a letra B ACTIVITY 1 a)
O que você sabe
sobre estereótipos? Preencha a primeira e a segunda colunas do Gráfico
KWL. ACTIVITY 2 a)Observe
a imagem e discuta essas questões com seu professor e colegas: O
que você acha que esta imagem representa? Por que criamos estereótipos?
b)
Olhe a imagem
acima e faça um x nas características de cada um:
Observação: O
Estereótipo é um conceito, ideia ou modelo de imagem atribuída às pessoas ou
grupos sociais, muitas vezes de maneira preconceituosa e sem fundamentação
teórica.
Em
resumo, os estereótipos são impressões, pré-conceitos e “rótulos” criados de
maneira generalizada e simplificada pelo senso comum.
Foi
com o desenvolvimento das sociedades que os estereótipos surgiram e
padronizaram diversos aspectos relacionados ao ser humano e suas ações.
De
tal modo, esses modelos ou clichês foram se repetindo com o passar do tempo,
resultando em padrões impessoais e ideias preconcebidas. |
Língua Portuguesa/ProfºSilvia
Conteúdo de Língua Portuguesa - 3ª série A -
Profª.: Sílvia - semana de 14 a 18/09/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno. Na semana seguinte enviarei atividades sobre o
tema.
Literatura –
Clarice Lispector
Vida e Obra de
Clarice Lispector
Clarice
Lispector foi uma das mais destacadas
escritoras da terceira fase do modernismo brasileiro, chamada de "Geração
de 45".
Recebeu diversos prêmios dentre eles o
Prêmio da Fundação Cultural do Distrito Federal e o Prêmio Graça Aranha.
Biografia de
Clarice Lispector
Haya
Pinkhasovna Lispector nasceu no dia 10 de dezembro de 1920 na cidade ucraniana
de Tchetchelnik.
Descendente de judeus, seus pais Pinkhas Lispector e Mania Krimgold
Lispector, passaram os primeiros momentos de vida de Clarice fugindo da
perseguição aos judeus durante a Guerra Civil Russa (1918-1920).
Diante
disso, chegam ao Brasil em 1921 e vivem nas cidades de Maceió, Recife e Rio de
Janeiro onde passaram algumas dificuldades financeiras.
Desde
pequena, Clarice estudou várias línguas (português, francês, hebraico, inglês,
iídiche) e teve aulas de piano. Era boa aluna na escola e gostava de escrever
poemas.
Após a
morte de sua mãe em 1930, Clarice termina o terceiro ano primário no Collegio
Hebreo-Idisch-Brasileiro.
Mais
tarde, sua família vai viver no Rio de Janeiro. Em 1939, com 19 anos, ingressa
na Escola de Direito da Universidade do Brasil e começa a dedicar-se totalmente
à sua grande paixão: a literatura.
Fez
cursos de antropologia e psicologia e, em 1940, publica seu primeiro conto,
intitulado “Triunfo”.
Após a
morte de seu pai, em 1940, Clarice começa sua carreira de jornalista. Nos anos
seguintes, trabalha como redatora e repórter na Agência Nacional, no Correio da
Manhã e no Diário da Noite.
Em 1943,
casa-se com o Diplomata Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos. Seu
primogênito, Pedro, foi diagnosticado com esquizofrenia. Seu segundo filho,
Paulo, foi afilhado do escritor Érico Veríssimo.
Devido à
profissão de seu marido, Clarice viveu em muitos países do mundo, desde Itália,
Inglaterra, Suíça e Estados Unidos. O relacionamento durou até 1959, e quando
resolveram se separar, Clarice retornou ao Rio com seus filhos.
A
escritora foi naturalizada brasileira e se declarava pernambucana. Seu nome,
Clarice, foi uma das formas que seu pai encontrou de esconder toda sua família
quando chegaram ao Brasil.
Clarice falece no dia 09 de dezembro de 1977,
véspera de seu aniversário de 57 anos, na cidade do Rio de Janeiro, vítima de
câncer de ovário.
Curiosidades
·
Clarice se
apaixonou por quem viria a ser seu grande amigo confidente, o escritor Lúcio
Cardoso (1912-1968), contudo, não ficaram juntos porque Lúcio era homossexual.
·
Um episódio
marcante de sua vida foi o incêndio que ocorreu em sua casa, em 1966, provocado
por um cigarro. Como consequência, ficou hospitalizada durantes meses e quase
teve de amputar sua mão.
Principais
Obras de Clarice Lispector
Conhecida como uma das melhores escritoras brasileiras, Clarice escreveu
romances, contos, crônicas, literatura infantil.
De
personalidade singular e forte, pouco se importava com as críticas e, segundo
ela:
“Eu escrevo sem esperança de que o que eu
escrevo altere qualquer coisa. Não altera em nada... Porque no fundo a gente
não está querendo alterar as coisas. A gente está querendo desabrochar de um
modo ou de outro...”.
Algumas de suas obras:
· Perto do coração selvagem (1942)
· O Lustre (1946)
· A Cidade Sitiada (1949)
· Laços de Família (1960)
· A Maçã no Escuro (1961)
· A Legião Estrangeira (1964)
· A Paixão Segundo G. H (1964)
· O Mistério do Coelho Pensante (1967)
· A Mulher que Matou os Peixes (1968)
· Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (1969)
· Felicidade Clandestina (1971)
· Água Viva (1973)
· A Imitação da Rosa (1973)
· Via Crucis do Corpo (1974)
· Onde Estivestes de Noite? (1974)
· Visão do Esplendor (1975)
· A Hora da Estrela (1977)
Poemas de Clarice Lispector
Embora sua poesia não utilize
a forma em versos, Clarice se destacou com seus poemas repletos de lirismo.
Confira abaixo alguns:
Mas há Vida
Mas há a vida
que é
para ser
intensamente vivida, há o amor.
Que tem que ser vivido
até a
última gota.
Sem
nenhum medo.
Não mata.
Estrela
Perigosa
Estrela perigosa
Rosto ao
vento
Marulho e
silêncio
leve
porcelana
templo
submerso
trigo e
vinho
tristeza
de coisa vivida
árvores
já floresceram
o sal
trazido pelo vento
conhecimento por encantação
esqueleto
de ideias
ora pro
nobis
Decompor
a luz
mistério
de estrelas
paixão
pela exatidão
caça aos
vagalumes.
Vagalume
é como orvalho
Diálogos
que disfarçam conflitos
por
explodir
Ela pode
ser venenosa como às vezes o cogumelo é.
No obscuro erotismo de vida cheia
nodosas
raízes.
Missa
negra, feiticeiros.
Na
proximidade de fontes,
lagos e
cachoeiras
braços e
pernas e olhos,
todos
mortos se misturam e clamam por vida.
Sinto a
falta dele
como se
me faltasse um dente na frente:
excruciante.
Que medo
alegre,
o de te esperar.
Precisão
O que me tranquiliza
é que
tudo o que existe,
existe
com uma precisão absoluta.
O que for
do tamanho de uma cabeça de alfinete
não
transborda nem uma fração de milímetro
além do
tamanho de uma cabeça de alfinete.
Tudo o
que existe é de uma grande exatidão.
Pena é
que a maior parte do que existe
com essa
exatidão
nos é
tecnicamente invisível.
O bom é
que a verdade chega a nós
como um
sentido secreto das coisas.
Nós
terminamos adivinhando, confusos,
a perfeição.
Frases de Clarice Lispector
·
“Liberdade é
pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.”
·
“Minhas
desequilibradas palavras são o luxo do meu silêncio.”
·
“Ainda bem que
sempre existe outro dia. E outros sonhos. E outros risos. E outras pessoas. E
outras coisas.”
·
“Até cortar os
próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que
sustenta nosso edifício inteiro.”
·
“Mas quero ter
a liberdade de dizer coisas sem nexo como profunda forma de te atingir. Só o
errado me atrai, e amo o pecado, a flor do pecado.”
·
“O medo sempre
me guiou para o que eu quero. E porque eu quero, temo. Muitas vezes foi o medo
que me tomou pela mão e me levou. O medo me leva ao perigo. E tudo o que eu amo
é arriscado.”
·
“Renda-se,
como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se
preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.”
·
“Sim, minha
força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes
ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite.”
Obs.: Tirar foto e enviar para o e-mail:
silviasline@outlook.com
Matemática/Profº Rosélia
ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR |
||||
PROFESSORA:
ROSÉLIA
|
AULAS PREVISTAS 5 AULAS
SEMANA 14 á 18//09 DE 2020. |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
||||
CONTEÚDOS:
Funções
exponenciais (Apostila 3º Bimestre) |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Realizar atividades da
apostila página 13(volume3)
https://youtu.be/ZRPfRBnaNqk
(Funções exponenciais) ·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 14 á 18 e fazer os registros
no Caderno criando o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas
semanais ou enviar no Class roon.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual. ·
Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 14 á 18/09 DE
2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
||||
|
DATA: 18/09/2020. |
|
|
|
Projeto de Vida/Profº Rosélia
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2º
BIMESTRE
ENVIAR NO
E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
PLANO SEMANAL DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR ROSÉLIA
|
AULAS
PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO:
45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA 14 Á 18/09/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3A (E.M) |
|
CONTEÚDOS: ·
EMPATIA
|
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ·
“ DIÁRIO DE PRÁTICAS
E VIVÊNCIAS” ·
CADERNO DO ALUNO
PÁGINA150 Á 151(3ºBIMESTRE) ·
Fazer os registros
através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO. (FAZER NO DIÁRIO DE
PRÁTICAS E VIVÊNCIAS) ·
Para as aulas do CMSP
fazer registros dos temas abordados no DIÁRIO PRÁTICAS E VIVÊNCIAS. · |
|
RECURSOS: ·
T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de
estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.
|
|
·
Processual ( continuada), atividades em
grupo e individual; ·
Registro escrito, anotações, debates em
grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma, realização da atividade no
caderno do aluno etc.
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA: 18/09/2020. |
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
3º
Bimestre
Atividade
17/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
a tecnologia trouxe de bom?
Habilidades: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
-----------------------------------------------------------------------------
3ºSérie B/Noturno
Arte/Profº Edlenne
Artes Visuais
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
3 Bimestre
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 14/09/ a 18/09
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema circulatorio
Atividade : pesquisar pequena circulação e grande circulação
Habilidade : compreender o funcionamento da circulação sanguínea no organismo
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 14/09/2020 a 18/09/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica do esquema do princípio filosófico - a partir da Escola de Mileto e
sua síntese. Logo abaixo responda a questão reflexiva de acordo com o seu
entendimento. Aula anterior: Tales de Mileto – a aula atual é sobre o
principio do infinito (Anaximandro). |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano
letivo: 2020 – 2° bimestre – 14/09/2020 a 18/09/2020
Considerações
iniciais da filosofia:
Os Milésios e a filosofia quando em seu início se torna racional acompanhadas
de processos lógicos, recusando o provável e o fantástico.
O
problema:
qual a origem do mundo? Existe um princípio primordial (arché = ἀρχή) do qual tudo se deriva? arché ou arqué (em grego antigo: ἀρχή), seria o elemento que deveria
estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.
A tese da aula anterior: segundo Tales de Mileto, o princípio
primordial deve ser identificado na água. A resposta pode parecer
insatisfatória atualmente, mas sua importância reside no fato de que pela
primeira vez na história do pensamento busca-se uma solução racional, não mais
mítico-fantástica. Isso pode ser confirmado pelos motivos expostos por Tales de
Mileto: as sementes, como todo alimento, são úmidas. Esta é a tese da aula
anterior.
Tese atual: Anaximandro identifica o arché não mais em um elemento natural, mas no ápeiron, termo grego que indica o ilimitado, o infinito, uma
realidade primigênia e diferenciada, sem limites e sem fronteiras.
Provavelmente, o raciocínio que o levou a essa conclusão é o seguinte: cada
parte do universo é resultado de uma oposição entre forças antagônicas (a
terra, a água, o ar, o fogo) – ou seja, todos os elementos naturais são efeitos
(em uma situação de momentâneo de equilibrio) de pares opostos: o quente
opõe-se ao frio, o seco opõe-se ao úmido.
As argumentações de tales baseiam-se na observação e no raciocínio:
Tales de Mileto diz que esse princípio é a água (por isso, afirma que a Terra
flutua sobre a água), isto é, as primeiras filosofias eram “naturalísticas”, ou
seja, buscavam uma explicação exclusivamente natural para os fenômenos
naturais. Anaximandro – filho de Praxíades, sucessor e discípulo de Tales –
utiliza pela primeira vez o termo princípio e afirma que o infinito é o
princípio e o elemento dos seres. Diz, ainda, que o princípio não é a água como
dizia seu mestre Tales, nem qualquer outro dos elementos, mas outra natureza
infinita, da qual provem todos os céus e o os mundos que nele existem.
A Escola de Mileto: É
em Mileto, hoje Turquia, que as explicações mitológicas começaram a ser
substituídas, principalmente quanto à sua origem. A principal característica
dessa escola é a preocupação com a physis, palavra grega
para “natureza”. Por exemplo: antigamente os seres humanos não tinham um método
para averiguar respostas para perguntas como “como água cai do céu?”, “o que é
um relâmpago e um trovão no meio de uma tempestade?”, “como as plantas saem da
terra?”, etc. E, como podemos perceber, eles queriam explicações mais
plausíveis, mais racionais para suas perguntas, não bastando mais as
explicações mitológicas.
Questão reflexiva: Trecho
do livro Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. “mas se o Universo de repente
tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa devia ter surgido
de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o
problema o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia alguma coisa tinha de
ter surgido do nada. Mas será que isto era possível? Esta ideia não era tão
absurda quanto a noção de que o mundo sempre existiu?” (pág.19)
Responda
as questões de Sofia como se fosse a personagem pelo menos 5 linhas.
Recomendação:
leitura do livro Mundo de Sofia.
Sociologia/Profº Joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Presidente
Ernesto Geisel, ministrou o Brasil do ano de !974, a 1979;
|
1) Quais foram os
principais pontos positivo na gestão Ernesto Geisel /
2) Quais os pontos
Negativos da sua gestão?
3) Qual sua opinião sobre a
gestão deste presidente
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Física/ProfºMarcelo
Atividade de Física 3ºB
e 3ºC
6º semana de 14/09/2020
à 18/09/2020
Prof. Marcelo Andrade
da Silva
Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
geral https://forms.gle/7FFzS69y2TcKqXCT6
3bc
https://forms.gle/aYzHc1xR4zpET8sQ6
https://forms.gle/HbwRxBouEk4sFL6r5
https://forms.gle/a34CZpfKPeuhucNg9
Essa semana é dedicada
para vocês colocarem atividades que perderam da minha disciplina ou de outro
professor em dia, caso esteja tudo em dia você deverá acompanhar as aulas do
centro de mídias
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Função Orgânica Hidrocarboneto
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 23/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3ºBimestre sobre Função Orgânica Hidrocarboneto
Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
No caderno, faça uma tabela, seguindo os itens abaixo:
• Coloque os respectivos prefixos correspondentes à quantidade de Carbonos;
• Acrescente os tipos de ligações correspondentes aos prefixos;
• Coloque o sufixo correspondente aos Hidrocarbonetos;
• Finalize na última coluna, colocando os possíveis nomes dos hidrocarbonetos que podem ser formados.
Geografia/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDO: Aspectos físicos do continente africano
Assistam esse pequeno vídeo O Saara alimenta a Amazônia com duração: 4min.
https://youtu.be/ZU6pxi04FiU e respondam.
Você sabiam que a poeira do Deserto Saara é importante para a nossa Floresta Amazônica?
CADERNO DO ALUNO PÁGINA 54
ATIVIDADE 2 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
1) Agora que você já resgatou diversas informações e dados sobre o continente africano, localize-o no mapa político e respondas às questões a seguir
a) Com o auxílio do atlas geográfico, insira no mapa político:
• A Linha do Equador;
• O Meridiano de Greenwich;
• O Trópico Câncer;
• O Trópico de Capricórnio
b) Em qual(is) hemisfério(s) se encontra o continente africano?
c) Indique no mapa as zonas climáticas encontradas no continente africano.
d) Localize e indique no mapa o Canal de Suez. Em seguida, mencione qual sua importância socioeconômica e geoestratégica.
Apoio CMSP: 21.08 https://www.youtube.com/watch?v=fCBzfd4VM3w
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
História/Profºsergio
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 14 a 18/09/2020
1) O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?
2) O que significa a sigla: MMDC?
3) Quais medidas do novo presidente, Getúlio Vargas, desagradaram a elite?
4) O que aconteceu em 1930?
5) Quem eram os tenentistas?
Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 14 à 18 de setembro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Leia as informações abaixo sobre "Aprender a Aprender" e escreva em seu caderno quais são os itens listados que mais colaboram para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com 5% Lecture 10% Reading 20% Audiovisual 30% Demonstration 50% Discussion 75% Practice Doing 90% Teaching others Fique em casa e cuide-se bem.
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: A atividade a seguir
deverá ser realizada, no período de 14/09/2020 a 18/09/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Atividade:
Produza um relato pessoal
a partir das seguintes questões:
ü O que
muda na minha vida após a pandemia?
ü Quais
os aprendizados eu adquiri durante a pandemia?
ü O que
eu passei a valorizar mais em minha vida?
ü Durante
este período, até o momento, o que tem feito mais falta para você?
ü Que
mundo poderemos ter pós-pandemia?
Orientações:
O
relato deverá ter no mínimo 20 linhas, escrito na primeira pessoa do singular
(eu) e escrito a partir de suas reflexões com base nas questões descritas
acima.
Atenção à organização dos
parágrafos, ortografia e pontuação do texto.
Matemática/ProfºMarcela
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 14/09/2020 / a 18/09/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Atividades Avaliativa
Essa semana vocês vão realizar atividade avaliativa e responder as seguintes sequências de atividades o Caderno Aprender Sempre.
Link para responder a atividade
https://forms.gle/i4vz1LEL24WekLkY9
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO
CADERNO APRENDER SEMPRE VOLUME ÚNICO
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES 6 TABELAS E FUNÇÕES
Resolver as questões 6.1 e 6.2
Observação: esse material foi e está sendo entregue na secretaria da escola
-----------------------------------------------------------------------------
3ºSérie C/Noturno
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Conceito da Arte
Moderna e atividade |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Continuação do texto da aula
anterior. Arte Moderna As mais conhecidas delas foram: Surrealismo Expressionismo Futurismo Dadaísmo Cubismo Essas correntes eram baseadas em
princípios. Por exemplos, algumas delas buscavam além de outras coisas,
alterar o estilo da arte que era feita na época. Alterar a forma como as
coisas eram retratadas na vida moderna. Com este pensamento, podemos citar
correntes como o cubismo, futurismo e outras. Outras correntes, acreditavam que a
arte não poderia ser apenas uma expressão do que se vê, mas sim uma expressão
do que se sente na vida moderna. Nesta forma de pensar, destacam-se os
movimentos como o surrealismo, o expressionismo, o dadaísmo e o simbolismo. Surgiram também movimentos que
discutiam sobre o funcionalismo da arte. Como transformá-la em parte do dia a
dia das pessoas, alterando sua realidade com a beleza sem jamais descuidar da
forma. Com estes pensamentos, surgiram novas formas de design, arquitetura e
ilustração, e os movimentos oriundos foram: Art Noveau, Construtivismo, Art
Deco, Bauhaus, entre outros. A arte moderna nasceu na Europa,
principalmente nos bairros de Paris. Mas rapidamente foi absorvida por outras
regiões do mundo, vindo primeiramente para a Europa no final da Primeira
Guerra Mundial. Aqui neste resumo sobre a arte
moderna, vãos destacar alguns artistas mais conhecidos da pintura deste
período. Foram eles: Pablo Picasso – Conhecido por sua arte
cubista, Pablo Picasso nasceu na Espanha. Além de pintor, também fazia
trabalhos em escultura e cerâmica. Duas de suas obras mais famosas são
“Guernica” e a “Primeira Comunhão”. Vincent Van Gogh – Nascido na Holanda,
ficou conhecido no mundo inteiro por sua arte surrealista. Entre suas obras
mais famosas estão “Terraço do Café em Arles a noite” e a “A noite
estrelada”. Salvador Dali – Um pintor catalão que
se expressava através do surrealismo. Entre suas obras mais famosas estão “A
Persistência da memória” e a “A face da Guerra”. No Brasil, o movimento da arte moderna
se deu a partir da Semana de Arte Moderna, 1922 e se estendeu até 1970.
Baseados nos movimentos e correntes de vanguarda que aconteciam na Europa, os
artistas brasileiros também passaram a mostrar a realidade do país de outra
forma. Entre os principais artistas
brasileiros desta época podemos destacar: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral,
Di Cavalcanti, Ismael Nery entre outros. Atividade Pesquise uma obra de expressão e
importância (pintura) de cada um dos artistas citados, no período do
modernismo e cite suas principais características. Pablo Picasso Vincent Van Gohn Salvador Dali
|
|
||||
RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade e internet. |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 14/09 a 18/09
__ |
|
|
||
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 14/09/ a 18/09
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema circulatorio
Atividade : pesquisar pequena circulação e grande circulação
Habilidade : compreender o funcionamento da circulação sanguínea no organismo
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 14/09/2020 a 18/09/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica do esquema do princípio filosófico - a partir da Escola de Mileto e
sua síntese. Logo abaixo responda a questão reflexiva de acordo com o seu
entendimento. Aula anterior: Tales de Mileto – a aula atual é sobre o
principio do infinito (Anaximandro). |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano
letivo: 2020 – 2° bimestre – 14/09/2020 a 18/09/2020
Considerações
iniciais da filosofia:
Os Milésios e a filosofia quando em seu início se torna racional acompanhadas
de processos lógicos, recusando o provável e o fantástico.
O
problema:
qual a origem do mundo? Existe um princípio primordial (arché = ἀρχή) do qual tudo se deriva? arché ou arqué (em grego antigo: ἀρχή), seria o elemento que deveria
estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas do mundo.
A tese da aula anterior: segundo Tales de Mileto, o princípio
primordial deve ser identificado na água. A resposta pode parecer
insatisfatória atualmente, mas sua importância reside no fato de que pela
primeira vez na história do pensamento busca-se uma solução racional, não mais
mítico-fantástica. Isso pode ser confirmado pelos motivos expostos por Tales de
Mileto: as sementes, como todo alimento, são úmidas. Esta é a tese da aula
anterior.
Tese atual: Anaximandro identifica o arché não mais em um elemento natural, mas no ápeiron, termo grego que indica o ilimitado, o infinito, uma
realidade primigênia e diferenciada, sem limites e sem fronteiras.
Provavelmente, o raciocínio que o levou a essa conclusão é o seguinte: cada
parte do universo é resultado de uma oposição entre forças antagônicas (a
terra, a água, o ar, o fogo) – ou seja, todos os elementos naturais são efeitos
(em uma situação de momentâneo de equilibrio) de pares opostos: o quente
opõe-se ao frio, o seco opõe-se ao úmido.
As argumentações de tales baseiam-se na observação e no raciocínio:
Tales de Mileto diz que esse princípio é a água (por isso, afirma que a Terra
flutua sobre a água), isto é, as primeiras filosofias eram “naturalísticas”, ou
seja, buscavam uma explicação exclusivamente natural para os fenômenos
naturais. Anaximandro – filho de Praxíades, sucessor e discípulo de Tales –
utiliza pela primeira vez o termo princípio e afirma que o infinito é o
princípio e o elemento dos seres. Diz, ainda, que o princípio não é a água como
dizia seu mestre Tales, nem qualquer outro dos elementos, mas outra natureza
infinita, da qual provem todos os céus e o os mundos que nele existem.
A Escola de Mileto: É
em Mileto, hoje Turquia, que as explicações mitológicas começaram a ser
substituídas, principalmente quanto à sua origem. A principal característica
dessa escola é a preocupação com a physis, palavra grega
para “natureza”. Por exemplo: antigamente os seres humanos não tinham um método
para averiguar respostas para perguntas como “como água cai do céu?”, “o que é
um relâmpago e um trovão no meio de uma tempestade?”, “como as plantas saem da
terra?”, etc. E, como podemos perceber, eles queriam explicações mais
plausíveis, mais racionais para suas perguntas, não bastando mais as
explicações mitológicas.
Questão reflexiva: Trecho
do livro Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder. “mas se o Universo de repente
tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa devia ter surgido
de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o
problema o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia alguma coisa tinha de
ter surgido do nada. Mas será que isto era possível? Esta ideia não era tão
absurda quanto a noção de que o mundo sempre existiu?” (pág.19)
Responda
as questões de Sofia como se fosse a personagem pelo menos 5 linhas.
Recomendação:
leitura do livro Mundo de Sofia.
Sociologia/Profº Joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Presidente
Ernesto Geisel, ministrou o Brasil do ano de !974, a 1979;
|
1) Quais foram os
principais pontos positivo na gestão Ernesto Geisel /
2) Quais os pontos
Negativos da sua gestão?
3) Qual sua opinião sobre a
gestão deste presidente
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Física/ProfºMarcelo
Atividade de Física 3ºB
e 3ºC
6º semana de 14/09/2020
à 18/09/2020
Prof. Marcelo Andrade
da Silva
Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
geral https://forms.gle/7FFzS69y2TcKqXCT6
3bc
https://forms.gle/aYzHc1xR4zpET8sQ6
https://forms.gle/HbwRxBouEk4sFL6r5
https://forms.gle/a34CZpfKPeuhucNg9
Essa semana é dedicada
para vocês colocarem atividades que perderam da minha disciplina ou de outro
professor em dia, caso esteja tudo em dia você deverá acompanhar as aulas do
centro de mídias
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Função Orgânica Hidrocarboneto
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 23/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 3ºBimestre sobre Função Orgânica Hidrocarboneto
Leia o texto “Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas”. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf>.
No caderno, faça uma tabela, seguindo os itens abaixo:
• Coloque os respectivos prefixos correspondentes à quantidade de Carbonos;
• Acrescente os tipos de ligações correspondentes aos prefixos;
• Coloque o sufixo correspondente aos Hidrocarbonetos;
• Finalize na última coluna, colocando os possíveis nomes dos hidrocarbonetos que podem ser formados.
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com alunos do 3º ano C. Durante a semana de 14 a 18/09/210
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
↕... Europa reluta em indenizar a África pela colonização
→. Burundi, que pede 36 bilhões de euros à Alemanha e Bélgica, entra para a lista de nações que reivindicam compensação pelos prejuízos sofridos com trabalhos forçados e divisões étnicas
CIDADE DO CABO - 07 SEP 2020 - 11:53 BRT
↔. Em plena fúria global contra o racismo sistêmico, Burundi, um pequeno país na região dos Grandes Lagos africanos, anunciou que solicitará a seus antigos colonizadores, Alemanha e Bélgica, uma indenização de 36 bilhões de euros ― cerca de 225 bilhões de reais ― e a devolução de objetos roubados. Um grupo de especialistas composto por historiadores e economistas trabalhou desde 2018 para avaliar os danos econômicos sofridos pelo país durante o período colonial (1890-1962) e, com base nesse relatório, o Governo burundês prepara uma queixa formal, conforme anunciou o presidente do Senado local, Reverien Ndikuriyo.
↔. Os acadêmicos burundeses levaram em conta não só “os trabalhos forçados” e as penas “desumanas, cruéis e degradantes” impostas à população local durante a colonização, mas também consideraram as consequências das políticas colonizadoras em longo prazo, com efeitos posteriores à independência. Especialmente, o decreto de 1931, que classificou a população em três grupos étnicos e é considerada a semente dos massacres e da guerra civil (1993-2005) que assolaram Burundi depois da sua independência, em 1962.
↔. Durante e depois da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha perdeu todas as suas colônias, e Burundi passou às mãos belgas em 1917. Foi nesta segunda etapa de domínio que a Bélgica, muito mais ativa, instaura a categorização dos colonizados segundo sua etnia: hutu, tutsi ou twa. Isso é aplicado tanto em Burundi como na gêmea Ruanda, em uma clivagem étnica que é apontada como a origem dos conflitos atuais: o genocídio de Ruanda (1994), as guerras no Congo e os massacres e guerra civil em Burundi.
↔. Enquanto se multiplicam ― tanto na África como na Europa ― as reivindicações para que finalmente esse administre a herança colonial, as potências europeias relutam em assumir responsabilidades e procuram fórmulas mais cosméticas. Nos últimos 10 anos houve apenas gestos simbólicos: a devolução de alguns objetos (uma espada restituída ao Senegal, e uma bíblia e uma chibata à Namíbia), alguns pedidos de desculpas (de Reino Unido, Bélgica e Itália) e uma só indenização (os 144 milhões de reais ao povo mau-mau, no Quênia, pagos por Londres). Mas, por enquanto, foram apenas passos pontuais, forçados ou teatrais.
↔. O único antigo colonizador que desembolsou algum tipo de compensação econômica pelos abusos coloniais, o Reino Unido, agiu por ordem judicial. Em 2013, depois de perder nos tribunais britânicos, Londres teve que indenizar 5.000 sobreviventes quenianos. Daquela derrota surgiu também o primeiro pedido de perdão.
↔. A Itália anunciou com grande fanfarra em 2008 um “pacto de amizade” com a Líbia, no qual pediu desculpas “pelos assassinatos, destruição e repressão contra os líbios durante o governo colonial” e se comprometeu a pagar 200 milhões de dólares por ano, durante 25 anos, como indenização. Mas o dinheiro do acordo entre Muamar Gaddafi e Silvio Berlusconi na verdade estava destinado à luta contra a imigração irregular, e o pacto se rompeu com a queda do ditador líbio, em 2011.
↔. A França, potência que atualmente continua exercendo maior influência sobre seus antigos territórios – no âmbito econômico, político e militar –, anunciou em 2018 que começaria a devolução de 90.000 obras de arte africanas expostas nos museus franceses. Só a partir de julho, quando houve uma mudança legislativa, se tornou possível executar o que foi anunciado.
↔. Alemanha e Bélgica são duas das antigas potências coloniais mais reticentes em assumir sua responsabilidade imperial. A Alemanha, que cometeu na Namíbia o primeiro genocídio do século XX (1904-1908), ignorou durante décadas qualquer responsabilidade de sua época imperial e nunca aceitou dar nem sequer o primeiro passo, o de pedir perdão.
↔. A Bélgica, que carrega a morte de milhões de congoleses durante o reinado de seu ex-soberano Leopoldo II, só neste ano oficializou seu primeiro pedido de perdão. Além disso, seu suposto processo de “revisão histórica”, com a reforma do Museu Real da África Central e a criação de uma controvertida “comissão de verdade e reconciliação”, está rodeado de polêmicas.
↔. Mas a ausência de um verdadeiro processo de responsabilização, a vigência de políticas coloniais e a permanência de símbolos enaltecendo a grandeza conquistadora ― como os do rei Leopoldo II ―, demonstram que o colonialismo continua sendo uma questão do presente.
↕... A amnésia alemã
→. A Alemanha, o país com a amnésia colonial mais aguda, iniciou negociações com a Namíbia para debater como administrar sua “reconciliação”. Até agora, os frutos desse diálogo são inexistentes. Berlim se nega a usar o termo “reparações”, não contempla a compensação econômica ― defende-se nos 800 milhões de euros (cinco bilhões de reais) que alega ter desembolsado em ajuda ao desenvolvimento local ― e sua postura continua escapando inclusive à admissão oficial de sua autoria.
↔. Em 2004 houve um aceno, quando pela primeira vez uma ministra alemã mencionou em público a “responsabilidade moral” da Alemanha nas matanças, mas o Governo rapidamente se desvinculou, dizendo que havia falado a título pessoal. Foi preciso esperar até o ano passado para que um membro do Executivo alemão, o ministro do Desenvolvimento, Gerd Müller, chamasse de “genocídio” os crimes cometidos pelo Império alemão na Namíbia.
↔. e esse país do sudoeste africano não mereceu nenhum pedido de desculpas, apesar de ter sofrido mais intensamente as astrocidades germânicas no começo do século passado, no caso de Burundi, em cujo território a presença alemã foi muito menor, há uma longa batalha a espera. Com a Bélgica, por sua vez, tampouco cabe ter muitas expectativas, embora em 2009 o reino tenha pedido desculpas pelo sequestro de milhares de crianças mestiças durante as décadas de 1940 e 50. Filhos de colonos e mães locais, a Bélgica os sequestrava e os isolava em orfanatos e missões católicas, em condições precárias.
↕... “Profundo remorso“ pelo passado belga
↔. Em 2018, o Museu Real da África Central em Tervuren, na periferia de Bruxelas, reabriu as portas como Museu África, após seis anos de reformulação para poder apresentar uma “uma visão crítica” sobre o passado colonial.
→. As críticas, entretanto, acabaram aparecendo, porque as peças expostas hoje foram roubadas por missionários e militares durante a época colonial, e porque neste mesmo museu seres humanos foram expostos no começo do século passado. Dezenas de congoleses eram peças vivas, exibidas no jardim, em uma reprodução de um povoado na colônia belga.
↔. No fim de junho, o rei Philippe, em um reconhecimento histórico e como presente pelos 60 anos de independência da República Democrática do Congo, apresentou um pedido público de desculpas e manifestou o “profundo remorso” pelo passado colonial naquele país, duas semanas depois de estátuas de Leopoldo II serem atacadas na Bélgica durante uma onda de protestos.
↔. Apenas duas semanas antes, seu irmão mais novo, o príncipe Laurent, havia dito que não via como o seu antepassado Leopoldo II tinha podido causar sofrimento aos congoleses, já que nunca estivera no Congo.
↔. Do mesmo modo, a chamada Comissão de Verdade e Reconciliação, anunciada em julho pelo Parlamento belga, no meio do movimento global de protesto contra o racismo surgido como reação a vários casos de brutalidade policial contra negros nos EUA, já nasceu cercada de dúvidas. Alguns especialistas criticaram a seleção de vozes que participarão da comissão, questionando se há uma real vontade de revisar o passado.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para as turmas dos 3º anos: C. durante a semana de 14 a 18/09/20. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão: Qual sua opinião sobre a cobrança de uma indenização aos países africanos sobre os países europeus que deveriam dar uma compensação por anos de explorações, saque, escravização e genocídios.?
Resposta-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª questão: Se o país alemão indenizou os judeus porque se nega a compensar os países que colonizaram? Você concorda que um pedido de desculpa e perdão amenizaria os danos causados por anos de colonização? Justifique sua resposta.
Respoposta:------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------História/ProfºSergio
Atividade de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 14 a 18/09/2020
1) O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?
2) O que significa a sigla: MMDC?
3) Quais medidas do novo presidente, Getúlio Vargas, desagradaram a elite?
4) O que aconteceu em 1930?
5) Quem eram os tenentistas?
Obs.: Enviar a atividade para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 14 à 18 de setembro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Leia as informações abaixo sobre "Aprender a Aprender" e escreva em seu caderno quais são os itens listados que mais colaboram para o seu aprendizado. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com 5% Lecture 10% Reading 20% Audiovisual 30% Demonstration 50% Discussion 75% Practice Doing 90% Teaching others Fique em casa e cuide-se bem.
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: A atividade a seguir
deverá ser realizada, no período de 14/09/2020 a 18/09/2020. As produções
poderão ser digitadas e enviadas para cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br,
sendo que, no assunto, deverá constar o nome do aluno e turma, para
identificação.
Atividade:
Produza um relato pessoal
a partir das seguintes questões:
ü O que
muda na minha vida após a pandemia?
ü Quais
os aprendizados eu adquiri durante a pandemia?
ü O que
eu passei a valorizar mais em minha vida?
ü Durante
este período, até o momento, o que tem feito mais falta para você?
ü Que
mundo poderemos ter pós-pandemia?
Orientações:
O
relato deverá ter no mínimo 20 linhas, escrito na primeira pessoa do singular
(eu) e escrito a partir de suas reflexões com base nas questões descritas
acima.
Atenção à organização dos
parágrafos, ortografia e pontuação do texto.
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 14/09/2020 / a 18/09/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Atividades
Avaliativa
Essa semana
vocês vão realizar atividade avaliativa e responder as seguintes sequências de
atividades o Caderno Aprender Sempre.
Link para
responder a atividade
https://forms.gle/i4vz1LEL24WekLkY9
ATIVIDADES DE
RECUPERAÇÃO
CADERNO APRENDER SEMPRE VOLUME ÚNICO
SEQUÊNCIA
DE ATIVIDADES 6 TABELAS E FUNÇÕES
Resolver as
questões 6.1 e 6.2
Observação:
esse material foi e está sendo entregue na secretaria da escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário