terça-feira, 8 de setembro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 08 a 11 de setembro de 2020

  Atividade da semana de 08 a 11 de setembro 2020

4ºano A( Anos Iniciais)

Professora: Claudia Rudi

                                                       São Paulo, 08 de setembro de 2020.

Terça feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: Conta pra mim, Quadrinhas. Autoria: Marismas Borém. Ministério da educação.

Português

Ler e escrever.

 

Etapa 1 - Analisando carta de reclamação

Atividade 1B – leitura de carta de reclamação. Página, 166.

Análise e leitura da carta de reclamação.

Qual a finalidade da carta?

Por que foi escrita a reclamação?

Quais foram os argumentos utilizados para convencer o gerente da loja a tomar uma providência?

 

Etapa 2 – Conhecendo mais cartas de reclamação.

Atividade 2A - Análise e leitura da carta de reclamação. Página, 167.

Como o autor começa a carta?

Como o autor indica sobre o que falará?

Onde está indicado os argumentos do autor?

Como se identifica para o destinatário?

Como finaliza a carta?

 

Carta de reclamação parte I e II.

Recurso Centro de Mídias de São Paulo.

https://youtu.be/jCSNLUKF6BM   

https://youtu.be/YNZe2-1i70c

 

Habilidade: (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.

(EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

 

Duas aulas de cinquenta minutos. 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         Educação Física

Uma aula de cinquenta minutos.


                                     Matemática: EMAI

Sequência 19

Atividade 19.2

Está atividade tem por objetivo propor às crianças explorar situações que envolvam moedas do nosso sistema monetário, nesse caso as moedas de um real, cinquenta centavos, vinte e cinco centavos dez centavos, cinco centavos em que podem recorrer á composição e decomposição de números. Página 22.

Atividade 19.3

Atividade tem por objetivo, propor às crianças que analisem um quadro com preços de vários produtos, que serão usados na mostra cultural de uma escola e que efetue alguns cálculos a respeito de formas de pagamento. Página 23.

 

Recurso, centro de mídias de São Paulo.

https://youtu.be/mNzGxkR65Sk

https://youtu.be/DrWZ43VoEgs

Habilidades: (EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.    Duas aulas de cinquenta minutos.    


                                                                                                                                                                                                                                                    São Paulo, 09 de setembro de 2020.

Quarta feira.

Leitura Inicial: Conta pra mim, Rapunzel. Autoria: Ricardo Moreira Figueiredo Filho.  Ministério da educação.

 

Português

Reflexão sobre a escrita.

https://youtu.be/ug-h8WgyxNs

Carta de reclamação parte III.

https://youtu.be/_C3BPRb2TZQ

 

Habilidades: (EF15LP05A) Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.

 (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto.

Duas aulas de cinquenta minutos.                                                                                                                       

                                                                                                                                                                                                                               Matemática: EMAI

Sequência 19

Atividade 19.4

A atividade tem como objetivo, propor que as crianças observem um folheto de propaganda com alguns produtos alimentícios, seus respectivos preços, para que sejam analisadas as escritas numéricas que apresentam números racionais na representação decimal e seus valores dentro do sistema monetário. Página, 24.

Atividade 19.5

Está atividade tem por objetivo propor a resolução de uma situação-problema envolvendo preços de alguns calçados, para que as crianças explorem o sistema monetário efetuando alguns Cálculos. Página, 25.

Habilidades: (EF04MA10A) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro, estabelecendo relações entre representação fracionária e representação decimal de um número racional. (EF04MA25) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam compra e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.                                                                                                                                                 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   Ciências

Ciências - Sol, terra, lua e o tempo

Recurso: https://youtu.be/UO2dD_xGaG8

Habilidade: (EF04CI11A) Explicar a relação entre os movimentos observáveis do sistema sol, terra, e lua e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana.

Uma aula de cinquenta minutos.


                                                                                                                                                                                                                 São Paulo, 10 de setembro de 2020.

Quinta feira.

Leitura Inicial: Conta pra mim. Voz dos animais. Escritores: Francisca Júlia e Júlio Cesar de oliveira. Ministério da educação.

 

Português

 

Ortografia 

Hoje vocês serão os revisores.

https://youtu.be/hj3slC9FpYE

 

Reflexão sobre a escrita: Parte I

https://youtu.be/ug-h8WgyxNs

 

Reflexão sobre a escrita: Parte II

https://youtu.be/xZNC4yFK7Ps

 

Habilidades: (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).

(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  Matemática: EMAI

Sequência 20

Atividade 20.1

Atividade tem por objetivo propor às crianças que, analisem um gráfico de linhas que apresenta a variação ocorrida no preço do quilo de açúcar presentes na cesta básica, em uma cidade brasileira, no período de outubro de 2018 a agosto de 2019.

Atividade 20.2

A atividade tem por objetivo propor que as crianças analisem os preços de alguns produtos que compõem a cesta básica de uma empresa, estabeleçam comparações de números racionais em sua representação decimal, por meio de articulação com o sistema monetário, efetuando cálculos com esses valores e indicando onde é melhor comprar cada um dos produtos.

https://youtu.be/gmXj7uRadK0  Usando Gráficos

Habilidades: (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros contextos, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, se possível, planilhas eletrônicas.

(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Duas aulas de cinquenta minutos.     

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    História

Continuação: Livro Ápis, capítulo 5, unidade 2.

Formação do nosso povo. “O Brasil africano”, A proibição do tráfico de pessoas. Páginas 113 e 114.

Habilidade:(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

Uma aula de cinquenta minutos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       São Paulo, 11 de setembro de 2020.

Sexta feira.

Leitura Inicial: Conta pra mim. Os três porquinhos. Autoria: Marismas Borém. Ministério da educação.

Educação Física

Uma aula de cinquenta minutos.

                                                                                                                                                                                                     Artes

Uma aula de cinquenta minutos

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    Português

 

Etapa 3 – notícia – contexto de produção.

Atividade 3A – As marcas do contexto de produção no título e no texto das notícias. Parte 1.

Contexto de produção: Marcas no texto e no título – Parte 2. Páginas, 145, 146 e 147.

 

Habilidades: (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

(EF35LP16B) Identificar e manter a estrutura composicional e o estilo próprios de notícias, cartas de reclamação, resenhas entre outros textos do campo da vida pública, inclusive em suas versões orais.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

Geografia

Livro ÀPIS. Unidade3, capítulo 7.

Da produção ao consumo, Atividade industrial. Páginas 146, 147, 148 e 149.

Recurso: https://youtu.be/bXkHLiJF2rU

Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Uma aula de cinquenta minutos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

   Arte/Professora:Flávia. 

  Disciplina:Arte . 

  Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

.

 

Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.  

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 

No mês de setembro comemoramos o Dia da Independência do Brasil, com a ajuda dos pais ou responsáveis faça um desenho bem colorido sobre o assunto no caderno de desenho ou caderno normal da sala.

 

 Professor: Donizetti .

Disciplina : Educação - Física.


                     

                                  EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                     TURMAS: 4º ANOS  A  /  B 

                       ATIVIDADES   SEMANA    08/09   Á   11/09/2020

1ª AULA (50 minutos)



Vamos fazer um pouco de ginástica, pode ser pela manhã ou a tarde. Convide sua família para participar. Lembram-se desses exercícios em nossas aulas na quadra. Então “bora” lá. Movimento é saúde.

 

2ª AULA (50 minutos)


 


Existem diversos e diferentes tipos de Ginástica, faça uma pesquisa e relacione no seu caderno quais são esses tipos de Ginástica.

 

ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar: livros, revistas, jornal e internet

Assistir as aulas no CMSP.

 

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             





Nenhum comentário:

Postar um comentário