segunda-feira, 21 de setembro de 2020

3º EJA do ensino médio semana de 21 a 25 de setembro 2020

 Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                              

                                                                              

3ºTermo  A /Noturno

Arte / ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           3º TA, TB.

 

CONTEÚDOS:

 

Movimentos artísticos do século XX.

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo do link abaixo;

 

https://www.youtube.com/watch?v=4UvT4PD52IA

 

Agora comente sobre as informações que mais lhe chamou a atenção sobre os movimentos artísticos do século 20 citadas neste vídeo.

 

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º TERMO A    e 3º Termo B                                    – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

Reconhecer as características gerais do Reino Plantae.

 

Atividade:

 

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre as principais características e o ciclo de reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 21/09 a 25/09 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

  
















Vídeos:

Reino Plantae – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=HGniqEb4548&t=320s

 


Briófitas e Pteridófitas - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=Pz0ivpmtGks

 

Ciclo Reprodutivo das Briófitas

https://www.youtube.com/watch?v=A1FMWr81x2A

 

Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=kt0bTZ67mWU

 

Ciclo reprodutivo das Gimnospermas – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=ZAxTWUskWD8

 

Ciclo Reprodutivo das Angiospermas -Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=gTn0j304jDk

 

Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=VA2VjVwRxMM

 

 

 

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

3TA, TB

 

Concepção de Liberdade

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

·       Assistir a vídeo aula disponível no link.

 

·       hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk

 

 

·       Fazer um resumo sobre a diferença das 3 concepções

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Entregar até 30 setembro

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA  NOTURNO/3TA

Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Perguntas

1)    Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?

2)    A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?

3)    Explique  o que é a  conquista da garantia da liberdade de imprensa e  pensamento Livre?Justifiquei!

4)    A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.

a)      Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.

b)      Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.

c)      Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores

d)     Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 3 º termo A

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

21/09/2020 a 25/09/2020

 

TEMA:ELETRICIDADE

 

 

Como eletrizar um corpo

Eletrizar um corpo é um processo que o faz passar de eletricamente neutro
para eletrizado. Como os elétrons estão na parte mais externa dos átomos, para
eletrizar um corpo, é necessário remover ou adicionar elétrons a ele, pois são os
elétrons que podem se movimentar livremente entre dois ou mais corpos e, assim,
eletrizá-los, carregando a carga elétrica de um para o outro. A eletrização pode
ocorrer de três formas: por atrito, contato ou indução.

Faça uma breve pesquisa e crie um mapa mental das três formas dos  processos de  eletrização .

O que é Mapa mental é um diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente, facilitando o processo de memorização. Ele começa com um tema central, que evolui através de linhas ou “ramos” relacionando os subtópicos do tema.

                                   Assista o vídeo para te auxiliar a criar seu mapa mental  .

                                                      Eletrização - Mapa mental

                                             https://youtu.be/dYG1dm-QizA?t=26

 

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química       Atividades de 21a 25/09/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

 

Texto somente para leitura e complemento da matéria

 

 

O que é pH?

O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.

Exemplo:

Vinagre : pH= 4,6 (ácido)

Água Sanitária: pH=12 (alcalino ou básico)

Água pura: pH= 7,0 (neutro)

 



O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.

Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).

 

 

Geografia/ProfºRicardo

Semana 21 a 25 de setembro

Professor Ricardo José dos Santos

3 TA, TB

Geografia

Lê o texto e responder as questões

 

A geopolítica no continente africano.

 

O continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX. Esse processo de intervenção interferiu diretamente nas condições políticas, econômicas e sociais da população africana.

 

A divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos étnicos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países.

 

Outro fator agravante para o surgimento desses conflitos na África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação de governos ditatoriais. Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, ocorreu o financiamento de armamentos para os países africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de guerrilheiros, que muitas vezes possuíam – e ainda possuem – crianças que são forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos étnicos.

 

São vários os conflitos no continente africano; o que é pior, muitos deles estão longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP). O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.

 

Deve-se haver a intervenção de organismos internacionais para que esse e outros problemas do continente africano (aids, fome, economia, saúde, etc.) sejam amenizados, pois esse processo é consequência das políticas colonialistas dos países desenvolvidos, que após sugarem a riqueza desse povo, abandonaram o continente, deixando uma verdadeira mazela.

 

Questão

 

Aponte os principais fatores que levam os conflitos no continente africano. 

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

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Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 24 e 25/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

 

OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS

Qual a diferença entre What e Which?

Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado quando há um número limitado de escolha.

Exemplo: Which is your car, the black or the White? Qual é o seu carro, o preto ou o branco?

 

Qual a diferença entre Who e Whom?

Who é utilizado quando nos referimos ao sujeito da frase, ou seja, a pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo:

Who is talking loud? Quem está falando alto?

Whom é uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo:

Whom did you see at the mall yesterday? Quem você viu no shopping ontem?

 

Como responder a perguntas com Why?

Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta.

Sempre que a pergunta começa com Why (por que) em inglês, respondemos com because (porque).

Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha?

I work because I need money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.

 

Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/

https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Atividade para fixação

 

1.      Complete com resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because

a)      Quando temos opções de escolha utilizamos ______________

b)      Quando falamos de quem pratica a ação devemos usar o pronome interrogativo _______________

c)      Sempre que a pergunta for com Why respondemos com ____________

 

2.      Complete com o pronome interrogativo correto:

a)      ……………….. is your occupation?

b)      ……………….. can you come to visit me?

c)      ……………….. is your favorite color, blue or red?

d)       ……………….. are you today?

e)      ………………. do you live?

 

3.      Responda em inglês:

a)      Why do you study?

b)      Why do you live in São Paulo?

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


Língua Portuguesa/ProfºThiago

  • Thiago Gomes Soares
Atividade deve ser entregue em:

Atividade de Português: Compreensão textual – 3º Ano

  Atividade de Português de compreensão textual .

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

COMPREENSÃO DE TEXTO – LEIA E RESPONDA

Repórter ou modelo?

  Inicia-se o telejornal. Do lado de trás de bancada, dois âncoras, normalmente um homem e uma mulher. Eles se vestem bem, o cabelo está impecável. A maquiagem, em ambos, esconde eventuais rugas ou imperfeições. Cenário montado: tamanha produção dá uma suposta credibilidade. Dizem que pessoas vistosas se destacam num ambiente. A televisão do século 21 confirma isso.
    O perfil engomado dos apresentadores de TV não é uma novidade. O que representa uma novidade é a escolha a dedo de repórteres que participam do programa. Dificilmente uma pessoa fora dos padrões ganha uma oportunidade, exceção feita, talvez, a profissionais mais antigos, cujas idades e experiência justificam sua presença. Antes da era digital, da era high definition, os jornalistas não eram tão bonitos e bonitas quanto são hoje.
    Eles desfilam elegantes ternos. Ombreiras erigem um corpo esbelto, bem cuidado, de alguém que resguarda sérias preocupações com físico. Não há jornalistas cheinhos na televisão. No rádio e no jornal… bem, aí a realidade muda, pois aparecer não é foco. Nesses casos, basta a voz ou as palavras. Na TV, os repórteres abandonaram a casualidade típica dos jornalistas e assumiram uma vestimenta corporativa. O jeito que você se veste diz muito sobre você.
    Elas, por sua vez, são beldades. Vestem roupas elegantes e usam saltos altos, de modo a endireitar a postura do corpo. A maquiagem reforça traços que já são belos. Há muito espaço, nesse contexto, para machismos velados. Programas esportivos adoram vulgarizar as mulheres. Colocam a beleza feminina como principal informação do esquete, independentemente dos conteúdos que elas possam compartilhar. O mais importante é a informação.
    Talvez seja pela exigência da beleza na televisão que muitos jornalistas, de ambos os sexos, sejam aproveitados em programas de entretenimento.

Logo na sequência estão estampando propaganda de grandes marcas de roupas, beleza ou maquiagem. Os investidores sabem que o belo dá audiência, mesmo que a audiência não se edifique somente com o belo. Há muita beleza por aí. Informação de credibilidade, nem tanto.

Adaptado de (http://observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/reporter-ou-modelo/)

Questões

1) De acordo com o texto, podemos dizer que:
a) o autor está na dúvida se prefere falar de repórteres ou de modelos.
b) o autor questiona modelos que apresentam telejornais.
c) os apresentadores preocupam-se demais com sua imagem.
d) vivemos a era da imagem para legitimar confiança.
e) a televisão deprecia pessoas vistosas.

2) O autor traz ,como novidade ao mundo da televisão, a escolha de:
a) pessoas bem-vestidas.
b) pessoas bem-humoradas.
c) pessoas com credibilidade.
d) pessoas de agência de modelos.
e) pessoas escolhidas minuciosamente.

3) Em relação ao segundo parágrafo especificamente, percebemos que pessoas fora do padrão de beleza:
I – nunca têm oportunidade como apresentadoras de televisão.
II – só têm oportunidade em programas de humor.
III – só têm oportunidade em televisão quando são experientes.
Quais estão de acordo com o texto?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) III.
e) II e III.

4) No quarto parágrafo, o autor:
a) aborda como se vestem os homens.
b) detalha as cores de maquiagem mais utilizadas pelas apresentadoras.
c) critica alguns aspectos negativos sobre as mulheres em programas esportivos.
d) valoriza o lado feminino das repórteres em programas de culinária.
e) defende um novo jeito de se fazer televisão no Brasil.

5) O autor, ao concluir o texto, questiona a confiabilidade da informação.
(     ) CONCORDO (     ) DISCORDO

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTA

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

Respondam as questões pelo link

https://forms.gle/nv5rxh6D4KyBj8an6

 

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3ºTermo B /Noturno

Arte / ProfºJorge

PLANO DE AULA DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           3º TA, TB.

 

CONTEÚDOS:

 

Movimentos artísticos do século XX.

 

 1º aula e 2ª aula

 

Assista ao vídeo do link abaixo;

 

https://www.youtube.com/watch?v=4UvT4PD52IA

 

Agora comente sobre as informações que mais lhe chamou a atenção sobre os movimentos artísticos do século 20 citadas neste vídeo.

 

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3º TERMO A    e 3º Termo B                                    – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br

 

Habilidades:

 

Reconhecer as características gerais do Reino Plantae.

 

Atividade:

 

Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre as principais características e o ciclo de reprodução das Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.

 

Tempo para realização: Uma semana.       De 21/09 a 25/09 (Quatro aulas de 45 minutos cada)

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

  
















Vídeos:

Reino Plantae – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=HGniqEb4548&t=320s

 


Briófitas e Pteridófitas - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=Pz0ivpmtGks

 

Ciclo Reprodutivo das Briófitas

https://www.youtube.com/watch?v=A1FMWr81x2A

 

Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=kt0bTZ67mWU

 

Ciclo reprodutivo das Gimnospermas – Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=ZAxTWUskWD8

 

Ciclo Reprodutivo das Angiospermas -Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=gTn0j304jDk

 

Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas - Brasil Escola

https://www.youtube.com/watch?v=VA2VjVwRxMM

 

 

 

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – Filosofia

1º Bimestre

 

3TA, TB

 

Concepção de Liberdade

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

·       Assistir a vídeo aula disponível no link.

 

·       hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk

 

 

·       Fazer um resumo sobre a diferença das 3 concepções

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Entregar até 30 setembro

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA  NOTURNO/3TB

Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Perguntas

1)    Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?

2)    A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?

3)    Explique  o que é a  conquista da garantia da liberdade de imprensa e  pensamento Livre?Justifiquei!

4)    A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.

a)      Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.

b)      Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.

c)      Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores

d)     Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: Propriedades elétricas dos materiais
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica:  Reconhecer os processos de eletrização (atrito, contato e indução);  Diferenciar condutores de isolantes elétricos em função de sua estrutura.
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno  e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre  Propriedades elétricas dos materiais
A partir do senso comum, sabemos que não podemos tocar diretamente em um fio elétrico desencapado pois corremos o risco de levar um choque elétrico.
Você sabe dizer por que algumas ferramentas que são utilizadas em instalações elétricas têm os cabos revestidos de borracha? Por que nos desenhos quem leva um choque é representado com os pelos eriçados?
1. Realize a seguinte atividade prática: encha dois balões de ar (bexigas) e amarre um barbante em cada um deles.
a) Atrite um deles nos cabelos (secos) e aproxime do outro balão (neutro). O que acontece?
b) Agora atrite os dois balões e aproxime um do outro. O que acontece?
c) Descreva o que ocorre com as cargas elétricas dos balões.
2. Na atividade anterior o balão ficou eletrizado por um processo conhecido como eletrização por atrito. Pesquise outros processos de eletrização e apresente as diferenças entre eles

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química       Atividades de 21a 25/09/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

 

Texto somente para leitura e complemento da matéria

 

 

O que é pH?

O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.

Exemplo:

Vinagre : pH= 4,6 (ácido)

Água Sanitária: pH=12 (alcalino ou básico)

Água pura: pH= 7,0 (neutro)

 



O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.

Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).

 

Geografia/ProfºRicardo

Semana 21 a 25 de setembro

Professor Ricardo José dos Santos

3 TA, TB

Geografia

Lê o texto e responder as questões

 

A geopolítica no continente africano.

 

O continente africano é palco de uma série de conflitos, consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e início do século XX. Esse processo de intervenção interferiu diretamente nas condições políticas, econômicas e sociais da população africana.

 

A divisão territorial do continente teve como critério apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos étnicos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países.

 

Outro fator agravante para o surgimento desses conflitos na África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação de governos ditatoriais. Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos e a União Soviética, ocorreu o financiamento de armamentos para os países africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de guerrilheiros, que muitas vezes possuíam – e ainda possuem – crianças que são forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos étnicos.

 

São vários os conflitos no continente africano; o que é pior, muitos deles estão longe de um processo de pacificação. A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948, com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP). O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico.

 

Deve-se haver a intervenção de organismos internacionais para que esse e outros problemas do continente africano (aids, fome, economia, saúde, etc.) sejam amenizados, pois esse processo é consequência das políticas colonialistas dos países desenvolvidos, que após sugarem a riqueza desse povo, abandonaram o continente, deixando uma verdadeira mazela.

 

Questão

 

Aponte os principais fatores que levam os conflitos no continente africano. 

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

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Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 24 e 25/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

 

OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS

Qual a diferença entre What e Which?

Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado quando há um número limitado de escolha.

Exemplo: Which is your car, the black or the White? Qual é o seu carro, o preto ou o branco?

 

Qual a diferença entre Who e Whom?

Who é utilizado quando nos referimos ao sujeito da frase, ou seja, a pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo:

Who is talking loud? Quem está falando alto?

Whom é uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo:

Whom did you see at the mall yesterday? Quem você viu no shopping ontem?

 

Como responder a perguntas com Why?

Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta.

Sempre que a pergunta começa com Why (por que) em inglês, respondemos com because (porque).

Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha?

I work because I need money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.

 

Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/

https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Atividade para fixação

 

1.      Complete com resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because

a)      Quando temos opções de escolha utilizamos ______________

b)      Quando falamos de quem pratica a ação devemos usar o pronome interrogativo _______________

c)      Sempre que a pergunta for com Why respondemos com ____________

 

2.      Complete com o pronome interrogativo correto:

a)      ……………….. is your occupation?

b)      ……………….. can you come to visit me?

c)      ……………….. is your favorite color, blue or red?

d)       ……………….. are you today?

e)      ………………. do you live?

 

3.      Responda em inglês:

a)      Why do you study?

b)      Why do you live in São Paulo?

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


Língua Portuguesa/ProfºThiago

  • Thiago Gomes Soares
Atividade deve ser entregue em:

Atividade de Português: Compreensão textual – 3º Ano

  Atividade de Português de compreensão textual .

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

COMPREENSÃO DE TEXTO – LEIA E RESPONDA

Repórter ou modelo?

  Inicia-se o telejornal. Do lado de trás de bancada, dois âncoras, normalmente um homem e uma mulher. Eles se vestem bem, o cabelo está impecável. A maquiagem, em ambos, esconde eventuais rugas ou imperfeições. Cenário montado: tamanha produção dá uma suposta credibilidade. Dizem que pessoas vistosas se destacam num ambiente. A televisão do século 21 confirma isso.
    O perfil engomado dos apresentadores de TV não é uma novidade. O que representa uma novidade é a escolha a dedo de repórteres que participam do programa. Dificilmente uma pessoa fora dos padrões ganha uma oportunidade, exceção feita, talvez, a profissionais mais antigos, cujas idades e experiência justificam sua presença. Antes da era digital, da era high definition, os jornalistas não eram tão bonitos e bonitas quanto são hoje.
    Eles desfilam elegantes ternos. Ombreiras erigem um corpo esbelto, bem cuidado, de alguém que resguarda sérias preocupações com físico. Não há jornalistas cheinhos na televisão. No rádio e no jornal… bem, aí a realidade muda, pois aparecer não é foco. Nesses casos, basta a voz ou as palavras. Na TV, os repórteres abandonaram a casualidade típica dos jornalistas e assumiram uma vestimenta corporativa. O jeito que você se veste diz muito sobre você.
    Elas, por sua vez, são beldades. Vestem roupas elegantes e usam saltos altos, de modo a endireitar a postura do corpo. A maquiagem reforça traços que já são belos. Há muito espaço, nesse contexto, para machismos velados. Programas esportivos adoram vulgarizar as mulheres. Colocam a beleza feminina como principal informação do esquete, independentemente dos conteúdos que elas possam compartilhar. O mais importante é a informação.
    Talvez seja pela exigência da beleza na televisão que muitos jornalistas, de ambos os sexos, sejam aproveitados em programas de entretenimento.

Logo na sequência estão estampando propaganda de grandes marcas de roupas, beleza ou maquiagem. Os investidores sabem que o belo dá audiência, mesmo que a audiência não se edifique somente com o belo. Há muita beleza por aí. Informação de credibilidade, nem tanto.

Adaptado de (http://observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/reporter-ou-modelo/)

Questões

1) De acordo com o texto, podemos dizer que:
a) o autor está na dúvida se prefere falar de repórteres ou de modelos.
b) o autor questiona modelos que apresentam telejornais.
c) os apresentadores preocupam-se demais com sua imagem.
d) vivemos a era da imagem para legitimar confiança.
e) a televisão deprecia pessoas vistosas.

2) O autor traz ,como novidade ao mundo da televisão, a escolha de:
a) pessoas bem-vestidas.
b) pessoas bem-humoradas.
c) pessoas com credibilidade.
d) pessoas de agência de modelos.
e) pessoas escolhidas minuciosamente.

3) Em relação ao segundo parágrafo especificamente, percebemos que pessoas fora do padrão de beleza:
I – nunca têm oportunidade como apresentadoras de televisão.
II – só têm oportunidade em programas de humor.
III – só têm oportunidade em televisão quando são experientes.
Quais estão de acordo com o texto?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) III.
e) II e III.

4) No quarto parágrafo, o autor:
a) aborda como se vestem os homens.
b) detalha as cores de maquiagem mais utilizadas pelas apresentadoras.
c) critica alguns aspectos negativos sobre as mulheres em programas esportivos.
d) valoriza o lado feminino das repórteres em programas de culinária.
e) defende um novo jeito de se fazer televisão no Brasil.

5) O autor, ao concluir o texto, questiona a confiabilidade da informação.
(     ) CONCORDO (     ) DISCORDO

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática 3ºTB

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

Respondam as questões pelo link

https://forms.gle/nv5rxh6D4KyBj8an6

 

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3ºTermo  C /Noturno

Arte / ProfºAdriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        E.JA  3º T.C

 

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

 

CONTEÚDOS:

Danças Tradicionais Regionais e Estrangeiras

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

Pesquisar e anotar no caderno 3(três) tipos de danças regionais brasileiras e 5 (cinco) tipos de danças regionais de países distintos, fazer um breve resumo, destacando a sua importância para aquela região.

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro, internet para pesquisa, livros, revistas.

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 21/09  a 25/09

 

__

 

 

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 21/09/ a 25/09/08

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 3 TC

Tema : a evolução por seleção natural

Atividade :pesquisar a teoria da evolução de Charles Darwin

A evolução por seleção natural


Habilidade : compreender o funcionamento do sistema imunitário humano

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºEdison

FILOSOFIA 3TC

PROFESSOR   EDISON

ENTREGA : 21 A 25 DE SETEMBRO

edison.v24@yahoo.com

 

 

Capitalismo

 

O capitalismo é um sistema econômico que está baseado na propriedade privada dos meios de produção e tem como principais objetivos o lucro e a acumulação de riquezas. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente.

No sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade dos capitalistas, que empregam os trabalhadores, também chamados de proletariados. Os proletários ganham um salário em troca do trabalho desempenhado.

Os meios de produção podem ser as máquinas, a terra e as indústrias, por exemplo. A função dos meios de produção é gerar renda, que será utilizada para pagar o salário dos trabalhadores e os custos da atividade e por fim, o lucro do capitalista.

O capitalismo é dividido em duas classes, formadas pelos capitalistas e pelos proletários. Os capitalistas são os detentores dos meios de produção e empregam os proletários a fim de obter lucros e acumular riquezas. Os proletários, ou trabalhadores, detêm apenas a sua força de trabalho e precisam vendê-la para os capitalistas em troca de um salário

Os produtos produzidos no sistema capitalista são comercializados no mercado e o preço desses bens é determinado pela Lei da Oferta e Procura. O capitalismo propõe um mercado livre, isto é, sem a interferência do Estado.

No capitalismo, o Estado tem como uma das principais funções a garantia da propriedade privada. Dessa forma, os capitalistas podem usar seus meios de produção - terras, maquinários, etc. - para a obtenção de lucros.

Em um sistema capitalista há uma busca pela maximização dos lucros e acumulação das riquezas. Para tanto, é comum que os capitalistas elevem os preços e reduzam seus custos tanto quanto possível.

O capitalismo se inicia no século XV com o final do feudalismo - sistema de produção vigente durante a Idade Média na Europa Ocidental. Desde então, esse sistema econômico sofreu profundas mudanças e as diferentes características que adotou ao longo do tempo determinam sua divisão em diferentes fases.

Hoje o capitalismo está em sua terceira fase. Veja abaixo um resumo de cada um desses períodos:

  • Capitalismo comercial (século XV - XVIII): também chamada de fase pré-capitalista, é caracterizada pelo sistema de produção mercantil (mercantilismo). Nesse sistema o Estado tinha o controle da economia e adotava medidas protecionistas. Os países buscavam a riqueza a partir da acumulação de metais preciosos, e para isso buscavam que suas exportações fossem maior que suas importações.
  • Capitalismo industrial (século XVIII - XIX): inicia-se com a Revolução Industrial na Inglaterra, que provocou a mudança de um modo de produção manufatureiro para a produção industrial. A partir dessa fase adota-se uma concepção liberal para a economia - com pouca intervenção do Estado.
  • Capitalismo financeiro (a partir do século XX): iniciado após a Segunda Guerra Mundial, corresponde ao período da economia capitalista em que o comércio e a indústria são controlados pelos grandes grupos empresariais e instituições financeiras.

O capitalismo informacional está relacionado às mudanças decorrentes do avanço das tecnologias de informações e comunicação. Esses avanços permitiram a comunicação instantânea entre agentes em lados opostos do planeta, o que teve impactos não apenas em nossas relações sociais e culturais, mas especialmente econômicas.

O termo capitalismo informacional foi cunhado por Manuel Castells em seu livro "Sociedade em rede", publicado em 1996. Embora o autor não o tenha utilizado dessa forma, é comum que este termo seja utilizado para se referir a uma quarta fase do sistema capitalista.

No entanto, a economia atual apresenta características predominantes do capitalismo financeiro. Assim conclui-se que o capitalismo informacional ainda não pode ser considerado uma fase desse sistema, mas um conjunto de características do momento atual do capitalismo.

O capitalismo é um modo de produção que possui vantagens e desvantagens. Se por um lado, ele permitiu avanços e inovações tecnológicas, maior eficiência na produção e ampla diversificação de produtos e serviços, ele também trouxe algumas consequências negativas.

Uma das consequências negativas do capitalismo é a desigualdade social entre trabalhadores e capitalistas, produzida pela constante busca pela acumulação de lucros e riquezas. Essa desigualdade pode ser observada tanto dentro dos países, como entre os países a nível mundial.

Outra desvantagem do capitalismo são as consequências para o meio ambiente, decorrentes do elevado consumo proporcionado por esse modelo. Dentre essas consequências estão a poluição do ar, rios e mares e o aquecimento global, por exemplo.

O socialismo é um sistema de produção bastante diferente do capitalismo. Enquanto no capitalismo a propriedade dos meios de produção é privada, o socialismo defende que a propriedade privada é coletiva e que o controle dos meios de produção deve ser feito pelo Estado.

O socialismo defende uma mais sociedade igualitária, sem a divisão de classes entre trabalhadores e capitalistas. Na concepção socialista, as necessidades dos indivíduos devem ser atendidas e os serviços fundamentais como saúde e educação, devem ser oferecidos gratuitamente pelo Estado.

Enquanto no capitalismo as decisões sobre a produção, distribuição e investimentos na economia são baseadas no mercado e sofrem pouca ou nenhuma intervenção estatal, no socialismo, os investimentos e toda a produção de bens e serviços é planejada pelo Estado.

A globalização é o resultado da grande interação entre os países e agentes econômicos a nível mundial. Possibilitada pelos avanços tecnológicos e de comunicação, a globalização unificou mercados e criou uma interdependência entre os países, com profunda interligação dos mercados.

Se por um lado a globalização no sistema capitalista permite a difusão do conhecimento, trocas culturais e evoluções tecnológicas, por outro, provocou desigualdades a nível mundial.

Essa desigualdade se reflete na divisão entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos e também na concentração de poder econômico de grupos comerciais e instituições financeiras.

 

Atividade

 

1- O que é o Capitalismo?

2- Como funciona o capitalismo?

3- Quais as Fases do Capitalismo ?

4- O que é Capitalismo informacional ?

5- Quais as Vantagens de desvantagens do capitalismo.

6- Fale sobre Capitalismo e globalização.

 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS EJA  NOTURNO/3TC

Habilidades: Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original da Constituição Brasileira

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

Perguntas

1)    Quantas Constituição Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?

2)    A Constituição vigente no Brasil foi promulgada em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira, cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do Brasil?

3)    Explique  o que é a  conquista da garantia da liberdade de imprensa e  pensamento Livre?Justifiquei!

4)    A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção selecionada.

a)      Direito de voto a toda a população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.

b)      Direito ao acesso à Previdência Social pelos trabalhadores do campo.

c)      Garantia do direito amplo de greve aos trabalhadores

d)     Direito das forças policiais de praticarem a tortura para obter confissões.

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºPatricia

Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: Propriedades elétricas dos materiais
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica:  Reconhecer os processos de eletrização (atrito, contato e indução);  Diferenciar condutores de isolantes elétricos em função de sua estrutura.
Desenvolvimento e estratégias:  Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno  e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Atividades 1º Bimestre sobre  Propriedades elétricas dos materiais
A partir do senso comum, sabemos que não podemos tocar diretamente em um fio elétrico desencapado pois corremos o risco de levar um choque elétrico.
Você sabe dizer por que algumas ferramentas que são utilizadas em instalações elétricas têm os cabos revestidos de borracha? Por que nos desenhos quem leva um choque é representado com os pelos eriçados?
1. Realize a seguinte atividade prática: encha dois balões de ar (bexigas) e amarre um barbante em cada um deles.
a) Atrite um deles nos cabelos (secos) e aproxime do outro balão (neutro). O que acontece?
b) Agora atrite os dois balões e aproxime um do outro. O que acontece?
c) Descreva o que ocorre com as cargas elétricas dos balões.
2. Na atividade anterior o balão ficou eletrizado por um processo conhecido como eletrização por atrito. Pesquise outros processos de eletrização e apresente as diferenças entre eles

Quimica/ProfºEdjane

Professora Edjane – Química       Atividades de 21a 25/09/2020

Turmas: 3 termos A, B e C

 

Texto somente para leitura e complemento da matéria

 

 

O que é pH?

O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.

Exemplo:

Vinagre : pH= 4,6 (ácido)

Água Sanitária: pH=12 (alcalino ou básico)

Água pura: pH= 7,0 (neutro)

 



O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.

Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).

 

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE GEOGRAFIA EJA 3TC           SEMANA 21 a 25/09            PROF. VANILDO.

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)

Integração regional no continente americano: Mercosul e nafta

Os processos de regionalização e formação de organismos de integração nas Américas ocorreram em dois momentos distintos. Primeiramente, nos anos 1960, a ideia de integração foi estimulada por entidades de pesquisas como a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Desse quadro resultaram iniciativas como o Mercado Comum Centro-Americano (MCCA), a Comunidade Andina (CAN) e outras associações econômicas. Já em um segundo momento, no período pós-Guerra Fria e de redemocratização na região, surgiram dois importantes blocos: o Mercosul e o Nafta.

Mercosul foi criado após a assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, e tem como membros permanentes o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Em 2006, foram iniciadas as negociações para o ingresso da Venezuela, decisão aprovada em 2013. Conforme dados oficiais de 2012, são Estados associados ou participam das reuniões do Mercosul: a Bolívia, o Chile, o Peru, a Colômbia, o Equador, a Guiana e o Suriname.

O Mercosul resulta, antes de tudo, da superação de rivalidades históricas entre brasileiros e argentinos, que são as duas maiores economias do bloco. Entre os objetivos principais (oficiais) estão:

1.      A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente;

2.       O estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum com relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais regionais e internacionais;

3.       A coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes: de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, de serviços, alfandegária, de transportes e comunicações e outras que se acordem –, a fim de assegurar condições adequadas de concorrência entre os Estados Partes;

4.       O compromisso dos Estados Partes de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o fortalecimento do processo de integração.

O Mercosul foi instituído em um período em que a maior parte dos países da América Latina recusava a proposta de criação de um amplo espaço de livre comércio composto por países das Américas do Norte, Central e do Sul, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) – ideia lançada em 1990 pelo então presidente dos Estados Unidos, George Bush, mas abandonada em definitivo anos depois.

O Nafta resultou da decisão dos Estados Unidos de, finalmente, participarem desse tipo de organização, em um contexto no qual cada vez mais blocos estavam sendo criados. Assim, em 1988, o país assinou um acordo com o Canadá, estendido ao México em 1992. Contudo, é apenas um acordo de livre comércio que dispõe sobre tarifas e produtos entre os três países-membros.  Portanto, não prevê livre circulação de pessoas, não delibera sobre fatores econômicos  e não busca instituir uma tarifa externa comum. São flagrantes as assimetrias  econômicas e as relações desiguais no Nafta, em face do porte da economia estadunidense, a maior do planeta, em relação à dos dois outros membros.

 No plano externo, sobretudo quanto aos Estados Unidos, não houve grandes mudanças, o que ajuda, em parte, a explicar a dificuldade que muitos latino-americanos têm para ingressar no território estadunidense. Muitos o fazem de forma clandestina, submetendo-se a condições bastante adversas nas fronteiras com o México. Até mesmo um muro foi erguido entre Tijuana (norte do México) e San Diego (sul dos Estados Unidos), na fronteira.

Observe os dados dos gráficos sobre a balança comercial brasileira no Mercosul 




Avalie os dados do comércio entre os países-membros do Mercosul. O que mais chama sua atenção nesse caso? Anote suas conclusões nas linhas a seguir.

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inglês/ProfºJosineide

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSORA: Josineide

locatelle@professor.educacao.sp.gov.br

AULAS PREVISTAS: 2  

Datas: 24 e 25/09

Nome do aluno:

DISCIPLINA/TURMA: Inglês

3º Termos A, B e C

CONTEÚDOS:

 Pronomes interrogativos

Quais são os pronomes interrogativos em inglês?

Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período.

Veja quais são os interrogative pronouns na tabela a seguir:

Pronome interrogativos

Tradução para o português

(interrogative pronouns)

What

Qual / Quais / O que

Who

Quem

Where

Onde

When

Quando

Why

Por que

Whose

De quem / A quem pertence

How

Como

Whom

Quem

Which

Qual / Quais / O que

 

OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS

Qual a diferença entre What e Which?

Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado quando há um número limitado de escolha.

Exemplo: Which is your car, the black or the White? Qual é o seu carro, o preto ou o branco?

 

Qual a diferença entre Who e Whom?

Who é utilizado quando nos referimos ao sujeito da frase, ou seja, a pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo:

Who is talking loud? Quem está falando alto?

Whom é uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo:

Whom did you see at the mall yesterday? Quem você viu no shopping ontem?

 

Como responder a perguntas com Why?

Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta.

Sempre que a pergunta começa com Why (por que) em inglês, respondemos com because (porque).

Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha?

I work because I need money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.

 

Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/

https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Habilidade – Compreensão geral específica de leitura


DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

Atividade para fixação

 

1.      Complete com resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because

a)      Quando temos opções de escolha utilizamos ______________

b)      Quando falamos de quem pratica a ação devemos usar o pronome interrogativo _______________

c)      Sempre que a pergunta for com Why respondemos com ____________

 

2.      Complete com o pronome interrogativo correto:

a)      ……………….. is your occupation?

b)      ……………….. can you come to visit me?

c)      ……………….. is your favorite color, blue or red?

d)       ……………….. are you today?

e)      ………………. do you live?

 

3.      Responda em inglês:

a)      Why do you study?

b)      Why do you live in São Paulo?

 


RECURSOS:

Computador, celular ou outro meio para acessar os links

Reforço com os canais disponíveis ao aluno:

Centro de Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/

Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

A avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para a nota.

A resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula


Língua Portuguesa/ProfºThiago

  • Thiago Gomes Soares
Atividade deve ser entregue em:

Atividade de Português: Compreensão textual – 3º Ano

  Atividade de Português de compreensão textual .

ESCOLA:                                                          DATA:

PROF:                                                              TURMA:

NOME:

COMPREENSÃO DE TEXTO – LEIA E RESPONDA

Repórter ou modelo?

  Inicia-se o telejornal. Do lado de trás de bancada, dois âncoras, normalmente um homem e uma mulher. Eles se vestem bem, o cabelo está impecável. A maquiagem, em ambos, esconde eventuais rugas ou imperfeições. Cenário montado: tamanha produção dá uma suposta credibilidade. Dizem que pessoas vistosas se destacam num ambiente. A televisão do século 21 confirma isso.
    O perfil engomado dos apresentadores de TV não é uma novidade. O que representa uma novidade é a escolha a dedo de repórteres que participam do programa. Dificilmente uma pessoa fora dos padrões ganha uma oportunidade, exceção feita, talvez, a profissionais mais antigos, cujas idades e experiência justificam sua presença. Antes da era digital, da era high definition, os jornalistas não eram tão bonitos e bonitas quanto são hoje.
    Eles desfilam elegantes ternos. Ombreiras erigem um corpo esbelto, bem cuidado, de alguém que resguarda sérias preocupações com físico. Não há jornalistas cheinhos na televisão. No rádio e no jornal… bem, aí a realidade muda, pois aparecer não é foco. Nesses casos, basta a voz ou as palavras. Na TV, os repórteres abandonaram a casualidade típica dos jornalistas e assumiram uma vestimenta corporativa. O jeito que você se veste diz muito sobre você.
    Elas, por sua vez, são beldades. Vestem roupas elegantes e usam saltos altos, de modo a endireitar a postura do corpo. A maquiagem reforça traços que já são belos. Há muito espaço, nesse contexto, para machismos velados. Programas esportivos adoram vulgarizar as mulheres. Colocam a beleza feminina como principal informação do esquete, independentemente dos conteúdos que elas possam compartilhar. O mais importante é a informação.
    Talvez seja pela exigência da beleza na televisão que muitos jornalistas, de ambos os sexos, sejam aproveitados em programas de entretenimento.

Logo na sequência estão estampando propaganda de grandes marcas de roupas, beleza ou maquiagem. Os investidores sabem que o belo dá audiência, mesmo que a audiência não se edifique somente com o belo. Há muita beleza por aí. Informação de credibilidade, nem tanto.

Adaptado de (http://observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/reporter-ou-modelo/)

Questões

1) De acordo com o texto, podemos dizer que:
a) o autor está na dúvida se prefere falar de repórteres ou de modelos.
b) o autor questiona modelos que apresentam telejornais.
c) os apresentadores preocupam-se demais com sua imagem.
d) vivemos a era da imagem para legitimar confiança.
e) a televisão deprecia pessoas vistosas.

2) O autor traz ,como novidade ao mundo da televisão, a escolha de:
a) pessoas bem-vestidas.
b) pessoas bem-humoradas.
c) pessoas com credibilidade.
d) pessoas de agência de modelos.
e) pessoas escolhidas minuciosamente.

3) Em relação ao segundo parágrafo especificamente, percebemos que pessoas fora do padrão de beleza:
I – nunca têm oportunidade como apresentadoras de televisão.
II – só têm oportunidade em programas de humor.
III – só têm oportunidade em televisão quando são experientes.
Quais estão de acordo com o texto?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) III.
e) II e III.

4) No quarto parágrafo, o autor:
a) aborda como se vestem os homens.
b) detalha as cores de maquiagem mais utilizadas pelas apresentadoras.
c) critica alguns aspectos negativos sobre as mulheres em programas esportivos.
d) valoriza o lado feminino das repórteres em programas de culinária.
e) defende um novo jeito de se fazer televisão no Brasil.

5) O autor, ao concluir o texto, questiona a confiabilidade da informação.
(     ) CONCORDO (     ) DISCORDO

Matemática/ProfºMarcelo

Atividade de Matemática  3ºTC

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

Respondam as questões pelo link

https://forms.gle/nv5rxh6D4KyBj8an6

 


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