Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020
3ºTermo A /Noturno
Arte / ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
3º TA, TB.
CONTEÚDOS:
Movimentos artísticos do século
XX.
1º aula e 2ª aula
Assista
ao vídeo do link abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=4UvT4PD52IA
Agora
comente sobre as informações que mais lhe chamou a atenção sobre os movimentos
artísticos do século 20 citadas neste vídeo.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
TERMO A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Reconhecer as características gerais do Reino
Plantae.
|
Atividade:
Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre
as principais características e o ciclo de reprodução das Briófitas, Pteridófitas,
Gimnospermas e Angiospermas.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 21/09 a 25/09 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Vídeos:
Reino Plantae – Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=HGniqEb4548&t=320s
Briófitas e Pteridófitas - Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=Pz0ivpmtGks
Ciclo Reprodutivo das Briófitas
https://www.youtube.com/watch?v=A1FMWr81x2A
Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas
– Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=kt0bTZ67mWU
Ciclo reprodutivo das Gimnospermas
– Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=ZAxTWUskWD8
Ciclo
Reprodutivo das Angiospermas -Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=gTn0j304jDk
Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas
- Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=VA2VjVwRxMM
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
3TA, TB
Concepção de Liberdade
Semana de 21 a 25 de setembro
·
Assistir a vídeo
aula disponível no link.
·
hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk
·
Fazer um resumo sobre a diferença das 3
concepções
·
Não esquecer de colocar o nome, número e
série
·
Entregar até 30 setembro
·
Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS EJA NOTURNO/3TA
Habilidades:
Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na
Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original
da Constituição Brasileira
Atividade:
Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição
Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada
em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira,
cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do
Brasil?
3) Explique o
que é a conquista da garantia da
liberdade de imprensa e pensamento
Livre?Justifiquei!
4)
A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi
considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de
regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em
vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual
direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção
selecionada.
a) Direito de voto a toda a
população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência
Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de
greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de
praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer
quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
Física: 3 º termo A
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
21/09/2020
a 25/09/2020
TEMA:ELETRICIDADE
Como eletrizar um corpo
Eletrizar um corpo é um processo que o faz
passar de eletricamente neutro
para eletrizado. Como os elétrons estão na parte mais externa
dos átomos, para
eletrizar um corpo, é necessário remover ou adicionar elétrons a
ele, pois são os
elétrons que podem se movimentar livremente entre dois ou mais
corpos e, assim,
eletrizá-los, carregando a carga elétrica de um para o outro. A
eletrização pode
ocorrer de três formas: por atrito, contato ou indução.
Faça uma breve pesquisa e crie um
mapa mental das três formas dos
processos de eletrização .
O que é Mapa mental é um diagrama que permite que você
organize ideias de forma simples e lógica, representando-as visualmente,
facilitando o processo de memorização. Ele começa com um tema central, que
evolui através de linhas ou “ramos” relacionando os subtópicos do tema.
Assista o
vídeo para te auxiliar a criar seu mapa mental
.
Eletrização - Mapa mental
https://youtu.be/dYG1dm-QizA?t=26
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química
Atividades de 21a 25/09/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Texto somente para leitura e complemento da
matéria
O que é pH?
O pH corresponde ao potencial
hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de
hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou
alcalinidade de determinada solução.
Exemplo:
Vinagre : pH= 4,6 (ácido)
Água Sanitária: pH=12 (alcalino
ou básico)
Água pura: pH= 7,0 (neutro)
O pH é representado numa escala
que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.
Sendo assim, o pH 7 representa
uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são
consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as
soluções básicas (pH alcalino).
Geografia/ProfºRicardo
Semana 21 a 25 de setembro
Professor Ricardo José dos Santos
3 TA, TB
Geografia
Lê o texto e responder as questões
A geopolítica no continente africano.
O continente africano é palco de uma série de conflitos,
consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e
início do século XX. Esse processo de intervenção interferiu diretamente nas
condições políticas, econômicas e sociais da população africana.
A divisão territorial do continente teve como critério
apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças
étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes
rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo
território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados.
Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo
de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a
mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando
a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos
étnicos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países.
Outro fator agravante para o surgimento desses conflitos na
África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação
de governos ditatoriais. Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos
e a União Soviética, ocorreu o financiamento de armamentos para os países
africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de
guerrilheiros, que muitas vezes possuíam – e ainda possuem – crianças que são
forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos
étnicos.
São vários os conflitos no continente africano; o que é
pior, muitos deles estão longe de um processo de pacificação. A maioria é
motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal,
Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas
territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também
geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas
políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid
na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948,
com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP). O apartheid não permitia
o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior
parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas,
uma espécie de confinamento geográfico.
Deve-se haver a intervenção de organismos internacionais
para que esse e outros problemas do continente africano (aids, fome, economia,
saúde, etc.) sejam amenizados, pois esse processo é consequência das políticas
colonialistas dos países desenvolvidos, que após sugarem a riqueza desse povo,
abandonaram o continente, deixando uma verdadeira mazela.
Questão
Aponte os principais fatores que levam os conflitos no
continente africano.
História/ProfºSilvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.
SEMANA: de 21 a 25 de setembro
Quantidade de aulas:
9A quatro aulas
2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas
AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. QUAL A SUA OPINIÃO ?
( ) SIM
( ) NÃO
JUSTIFICATIVA
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Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 24 e 25/09 Nome do aluno: |
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DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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CONTEÚDOS: Pronomes
interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS Qual a diferença entre What e
Which? Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado
quando há um número limitado de escolha. Exemplo: Which is your car, the black or the
White? Qual é o seu carro, o preto ou o
branco?
Qual a diferença entre Who e Whom? Who é utilizado quando nos referimos
ao sujeito da frase, ou seja, a
pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo: Who is talking loud? Quem
está falando alto? Whom é
uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou
seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo: Whom did you see at the mall
yesterday? Quem você viu no shopping ontem?
Como responder a perguntas com Why? Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos
apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta. Sempre que a pergunta começa com Why
(por que) em inglês, respondemos com because
(porque). Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha? I work because I need
money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.
Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/ https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles
|
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS Atividade para fixação
1. Complete com
resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because a) Quando temos opções de escolha utilizamos
______________ b) Quando falamos de quem pratica a ação devemos
usar o pronome interrogativo _______________ c) Sempre que a pergunta for com Why respondemos com
____________
2. Complete com o
pronome interrogativo correto: a) ……………….. is your
occupation? b)
……………….. can you come
to visit me? c)
……………….. is your
favorite color, blue or red? d)
……………….. are you
today? e)
………………. do you live?
3. Responda em inglês: a)
Why do you study? b)
Why do you live in São Paulo? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Atividade de Português: Compreensão textual – 3º Ano
Atividade de Português de compreensão textual .
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
COMPREENSÃO DE TEXTO – LEIA E RESPONDA
Repórter ou modelo?
Inicia-se o telejornal. Do lado de trás de bancada, dois âncoras, normalmente um homem e uma mulher. Eles se vestem bem, o cabelo está impecável. A maquiagem, em ambos, esconde eventuais rugas ou imperfeições. Cenário montado: tamanha produção dá uma suposta credibilidade. Dizem que pessoas vistosas se destacam num ambiente. A televisão do século 21 confirma isso.
O perfil engomado dos apresentadores de TV não é uma novidade. O que representa uma novidade é a escolha a dedo de repórteres que participam do programa. Dificilmente uma pessoa fora dos padrões ganha uma oportunidade, exceção feita, talvez, a profissionais mais antigos, cujas idades e experiência justificam sua presença. Antes da era digital, da era high definition, os jornalistas não eram tão bonitos e bonitas quanto são hoje.
Eles desfilam elegantes ternos. Ombreiras erigem um corpo esbelto, bem cuidado, de alguém que resguarda sérias preocupações com físico. Não há jornalistas cheinhos na televisão. No rádio e no jornal… bem, aí a realidade muda, pois aparecer não é foco. Nesses casos, basta a voz ou as palavras. Na TV, os repórteres abandonaram a casualidade típica dos jornalistas e assumiram uma vestimenta corporativa. O jeito que você se veste diz muito sobre você.
Elas, por sua vez, são beldades. Vestem roupas elegantes e usam saltos altos, de modo a endireitar a postura do corpo. A maquiagem reforça traços que já são belos. Há muito espaço, nesse contexto, para machismos velados. Programas esportivos adoram vulgarizar as mulheres. Colocam a beleza feminina como principal informação do esquete, independentemente dos conteúdos que elas possam compartilhar. O mais importante é a informação.
Talvez seja pela exigência da beleza na televisão que muitos jornalistas, de ambos os sexos, sejam aproveitados em programas de entretenimento.
Adaptado de (http://observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/reporter-ou-modelo/)
Questões
1) De acordo com o texto, podemos dizer que:
a) o autor está na dúvida se prefere falar de repórteres ou de modelos.
b) o autor questiona modelos que apresentam telejornais.
c) os apresentadores preocupam-se demais com sua imagem.
d) vivemos a era da imagem para legitimar confiança.
e) a televisão deprecia pessoas vistosas.
2) O autor traz ,como novidade ao mundo da televisão, a escolha de:
a) pessoas bem-vestidas.
b) pessoas bem-humoradas.
c) pessoas com credibilidade.
d) pessoas de agência de modelos.
e) pessoas escolhidas minuciosamente.
3) Em relação ao segundo parágrafo especificamente, percebemos que pessoas fora do padrão de beleza:
I – nunca têm oportunidade como apresentadoras de televisão.
II – só têm oportunidade em programas de humor.
III – só têm oportunidade em televisão quando são experientes.
Quais estão de acordo com o texto?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) III.
e) II e III.
4) No quarto parágrafo, o autor:
a) aborda como se vestem os homens.
b) detalha as cores de maquiagem mais utilizadas pelas apresentadoras.
c) critica alguns aspectos negativos sobre as mulheres em programas esportivos.
d) valoriza o lado feminino das repórteres em programas de culinária.
e) defende um novo jeito de se fazer televisão no Brasil.
5) O autor, ao concluir o texto, questiona a confiabilidade da informação.
( ) CONCORDO ( ) DISCORDO
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade
de Matemática 3ºTA
7º
semana de 21/09/2020 à 25/09/2020
Prof.
Marcelo Andrade da Silva
Email
: profmarcelomaua@gmail.com
Tel
: 94727-4315
Respondam as questões pelo link
https://forms.gle/nv5rxh6D4KyBj8an6
----------------------------------------------------------------------
3ºTermo B /Noturno
Arte / ProfºJorge
PLANO DE AULA DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
3º TA, TB.
CONTEÚDOS:
Movimentos artísticos do século
XX.
1º aula e 2ª aula
Assista
ao vídeo do link abaixo;
https://www.youtube.com/watch?v=4UvT4PD52IA
Agora
comente sobre as informações que mais lhe chamou a atenção sobre os movimentos
artísticos do século 20 citadas neste vídeo.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3º
TERMO A e 3º Termo B – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail: benedita.santos2@servidor.educacao.sp.gov.br
|
Habilidades:
Reconhecer as características gerais do Reino
Plantae.
|
Atividade:
Assista os vídeos abaixo e faça um resumo sobre
as principais características e o ciclo de reprodução das Briófitas, Pteridófitas,
Gimnospermas e Angiospermas.
|
Tempo
para realização:
Uma semana. De 21/09 a 25/09 (Quatro
aulas de 45 minutos cada) |
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
Vídeos:
Reino Plantae – Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=HGniqEb4548&t=320s
Briófitas e Pteridófitas - Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=Pz0ivpmtGks
Ciclo Reprodutivo das Briófitas
https://www.youtube.com/watch?v=A1FMWr81x2A
Ciclo Reprodutivo das Pteridófitas
– Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=kt0bTZ67mWU
Ciclo reprodutivo das Gimnospermas
– Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=ZAxTWUskWD8
Ciclo
Reprodutivo das Angiospermas -Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=gTn0j304jDk
Monocotiledôneas e Eudicotiledôneas
- Brasil Escola
https://www.youtube.com/watch?v=VA2VjVwRxMM
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEverton
Professor Everton – Filosofia
1º Bimestre
3TA, TB
Concepção de Liberdade
Semana de 21 a 25 de setembro
·
Assistir a vídeo
aula disponível no link.
·
hhttps://www.youtube.com/watch?v=Jyv5MIwRVyk
·
Fazer um resumo sobre a diferença das 3
concepções
·
Não esquecer de colocar o nome, número e
série
·
Entregar até 30 setembro
·
Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS EJA NOTURNO/3TB
Habilidades:
Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na
Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original
da Constituição Brasileira
Atividade:
Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição
Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada
em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira,
cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do
Brasil?
3) Explique o
que é a conquista da garantia da
liberdade de imprensa e pensamento
Livre?Justifiquei!
4)
A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi
considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de
regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em
vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual
direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção
selecionada.
a) Direito de voto a toda a
população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência
Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de
greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de
praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer
quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: Propriedades elétricas dos materiais
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer os processos de eletrização (atrito, contato e indução); Diferenciar condutores de isolantes elétricos em função de sua estrutura.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Propriedades elétricas dos materiais
A partir do senso comum, sabemos que não podemos tocar diretamente em um fio elétrico desencapado pois corremos o risco de levar um choque elétrico.
Você sabe dizer por que algumas ferramentas que são utilizadas em instalações elétricas têm os cabos revestidos de borracha? Por que nos desenhos quem leva um choque é representado com os pelos eriçados?
1. Realize a seguinte atividade prática: encha dois balões de ar (bexigas) e amarre um barbante em cada um deles.
a) Atrite um deles nos cabelos (secos) e aproxime do outro balão (neutro). O que acontece?
b) Agora atrite os dois balões e aproxime um do outro. O que acontece?
c) Descreva o que ocorre com as cargas elétricas dos balões.
2. Na atividade anterior o balão ficou eletrizado por um processo conhecido como eletrização por atrito. Pesquise outros processos de eletrização e apresente as diferenças entre eles
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química Atividades de 21a 25/09/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Texto somente para leitura e complemento da matéria
O que é pH?
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
Exemplo:
Vinagre : pH= 4,6 (ácido)
Água Sanitária: pH=12 (alcalino ou básico)
Água pura: pH= 7,0 (neutro)
O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.
Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
Geografia/ProfºRicardo
Semana 21 a 25 de setembro
Professor Ricardo José dos Santos
3 TA, TB
Geografia
Lê o texto e responder as questões
A geopolítica no continente africano.
O continente africano é palco de uma série de conflitos,
consequência da intervenção colonialista, principalmente no fim do século XIX e
início do século XX. Esse processo de intervenção interferiu diretamente nas
condições políticas, econômicas e sociais da população africana.
A divisão territorial do continente teve como critério
apenas os interesses dos colonizadores europeus, desprezando as diferenças
étnicas e culturais da população local. Diversas comunidades, muitas vezes
rivais, que historicamente viviam em conflito, foram colocadas em um mesmo
território, enquanto grupos de uma mesma etnia foram separados.
Após a Segunda Guerra Mundial, ocorreu um intenso processo
de independência das nações africanas. Porém, novos países se formaram sobre a
mesma base territorial construída pelos colonizadores europeus, desrespeitando
a cultura e a história das comunidades, consequentemente inúmeros conflitos
étnicos pela disputa de poder foram desencadeados no interior desses países.
Outro fator agravante para o surgimento desses conflitos na
África se refere ao baixo nível socioeconômico de muitos países e à instalação
de governos ditatoriais. Durante a Guerra Fria, que envolveu os Estados Unidos
e a União Soviética, ocorreu o financiamento de armamentos para os países
africanos, fornecendo aparato técnico e financeiro para os distintos grupos de
guerrilheiros, que muitas vezes possuíam – e ainda possuem – crianças que são
forçadas, através de uma manipulação ideológica, a odiarem os diferentes grupos
étnicos.
São vários os conflitos no continente africano; o que é
pior, muitos deles estão longe de um processo de pacificação. A maioria é
motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal,
Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas
territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também
geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas
políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid
na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948,
com a chegada ao poder do Novo Partido Nacional (NNP). O apartheid não permitia
o acesso dos negros às urnas, além de não poderem adquirir terras na maior
parte do país, obrigando os negros a viverem em zonas residenciais segregadas,
uma espécie de confinamento geográfico.
Deve-se haver a intervenção de organismos internacionais
para que esse e outros problemas do continente africano (aids, fome, economia,
saúde, etc.) sejam amenizados, pois esse processo é consequência das políticas
colonialistas dos países desenvolvidos, que após sugarem a riqueza desse povo,
abandonaram o continente, deixando uma verdadeira mazela.
Questão
Aponte os principais fatores que levam os conflitos no
continente africano.
História/ProfºSilvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.
SEMANA: de 21 a 25 de setembro
Quantidade de aulas:
9A quatro aulas
2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas
AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. QUAL A SUA OPINIÃO ?
( ) SIM
( ) NÃO
JUSTIFICATIVA
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Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 24 e 25/09 Nome do aluno: |
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DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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CONTEÚDOS: Pronomes
interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS Qual a diferença entre What e
Which? Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado
quando há um número limitado de escolha. Exemplo: Which is your car, the black or the
White? Qual é o seu carro, o preto ou o
branco?
Qual a diferença entre Who e Whom? Who é utilizado quando nos referimos
ao sujeito da frase, ou seja, a
pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo: Who is talking loud? Quem
está falando alto? Whom é
uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou
seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo: Whom did you see at the mall
yesterday? Quem você viu no shopping ontem?
Como responder a perguntas com Why? Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos
apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta. Sempre que a pergunta começa com Why
(por que) em inglês, respondemos com because
(porque). Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha? I work because I need
money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.
Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/ https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles
|
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS Atividade para fixação
1. Complete com
resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because a) Quando temos opções de escolha utilizamos
______________ b) Quando falamos de quem pratica a ação devemos
usar o pronome interrogativo _______________ c) Sempre que a pergunta for com Why respondemos com
____________
2. Complete com o
pronome interrogativo correto: a) ……………….. is your
occupation? b)
……………….. can you come
to visit me? c)
……………….. is your
favorite color, blue or red? d)
……………….. are you
today? e)
………………. do you live?
3. Responda em inglês: a)
Why do you study? b)
Why do you live in São Paulo? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Atividade de Português: Compreensão textual – 3º Ano
Atividade de Português de compreensão textual .
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
COMPREENSÃO DE TEXTO – LEIA E RESPONDA
Repórter ou modelo?
Inicia-se o telejornal. Do lado de trás de bancada, dois âncoras, normalmente um homem e uma mulher. Eles se vestem bem, o cabelo está impecável. A maquiagem, em ambos, esconde eventuais rugas ou imperfeições. Cenário montado: tamanha produção dá uma suposta credibilidade. Dizem que pessoas vistosas se destacam num ambiente. A televisão do século 21 confirma isso.
O perfil engomado dos apresentadores de TV não é uma novidade. O que representa uma novidade é a escolha a dedo de repórteres que participam do programa. Dificilmente uma pessoa fora dos padrões ganha uma oportunidade, exceção feita, talvez, a profissionais mais antigos, cujas idades e experiência justificam sua presença. Antes da era digital, da era high definition, os jornalistas não eram tão bonitos e bonitas quanto são hoje.
Eles desfilam elegantes ternos. Ombreiras erigem um corpo esbelto, bem cuidado, de alguém que resguarda sérias preocupações com físico. Não há jornalistas cheinhos na televisão. No rádio e no jornal… bem, aí a realidade muda, pois aparecer não é foco. Nesses casos, basta a voz ou as palavras. Na TV, os repórteres abandonaram a casualidade típica dos jornalistas e assumiram uma vestimenta corporativa. O jeito que você se veste diz muito sobre você.
Elas, por sua vez, são beldades. Vestem roupas elegantes e usam saltos altos, de modo a endireitar a postura do corpo. A maquiagem reforça traços que já são belos. Há muito espaço, nesse contexto, para machismos velados. Programas esportivos adoram vulgarizar as mulheres. Colocam a beleza feminina como principal informação do esquete, independentemente dos conteúdos que elas possam compartilhar. O mais importante é a informação.
Talvez seja pela exigência da beleza na televisão que muitos jornalistas, de ambos os sexos, sejam aproveitados em programas de entretenimento.
Adaptado de (http://observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/reporter-ou-modelo/)
Questões
1) De acordo com o texto, podemos dizer que:
a) o autor está na dúvida se prefere falar de repórteres ou de modelos.
b) o autor questiona modelos que apresentam telejornais.
c) os apresentadores preocupam-se demais com sua imagem.
d) vivemos a era da imagem para legitimar confiança.
e) a televisão deprecia pessoas vistosas.
2) O autor traz ,como novidade ao mundo da televisão, a escolha de:
a) pessoas bem-vestidas.
b) pessoas bem-humoradas.
c) pessoas com credibilidade.
d) pessoas de agência de modelos.
e) pessoas escolhidas minuciosamente.
3) Em relação ao segundo parágrafo especificamente, percebemos que pessoas fora do padrão de beleza:
I – nunca têm oportunidade como apresentadoras de televisão.
II – só têm oportunidade em programas de humor.
III – só têm oportunidade em televisão quando são experientes.
Quais estão de acordo com o texto?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) III.
e) II e III.
4) No quarto parágrafo, o autor:
a) aborda como se vestem os homens.
b) detalha as cores de maquiagem mais utilizadas pelas apresentadoras.
c) critica alguns aspectos negativos sobre as mulheres em programas esportivos.
d) valoriza o lado feminino das repórteres em programas de culinária.
e) defende um novo jeito de se fazer televisão no Brasil.
5) O autor, ao concluir o texto, questiona a confiabilidade da informação.
( ) CONCORDO ( ) DISCORDO
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade
de Matemática 3ºTB
7º
semana de 21/09/2020 à 25/09/2020
Prof.
Marcelo Andrade da Silva
Email
: profmarcelomaua@gmail.com
Tel
: 94727-4315
Respondam as questões pelo link
https://forms.gle/nv5rxh6D4KyBj8an6
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3ºTermo C /Noturno
Arte / ProfºAdriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.JA 3º T.C |
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DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
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CONTEÚDOS: Danças Tradicionais Regionais e
Estrangeiras |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Pesquisar
e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação das
danças clássica e moderna, reconhecendo e apreciando composições de dança de
artistas, grupos e coletivos paulistas, brasileiros e estrangeiros de
diferentes épocas |
|
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:
Pesquisar e anotar no caderno 3(três)
tipos de danças regionais brasileiras e 5 (cinco) tipos de danças regionais
de países distintos, fazer um breve resumo, destacando a sua importância para
aquela região.
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|
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RECURSOS: Caderno para registro, internet para
pesquisa, livros, revistas.
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
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||||
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DATA 21/09 a 25/09
__ |
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Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 21/09/ a 25/09/08
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 TC
Tema : a evolução por seleção natural
Atividade :pesquisar a teoria da
evolução de Charles Darwin
A evolução por seleção natural
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema imunitário humano
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºEdison
FILOSOFIA 3TC
PROFESSOR EDISON
ENTREGA : 21 A 25 DE SETEMBRO
edison.v24@yahoo.com
Capitalismo
O
capitalismo é um sistema econômico que está baseado na propriedade privada
dos meios de produção e tem como principais objetivos o lucro e a acumulação
de riquezas. Este é o sistema mais adotado no mundo atualmente.
No
sistema capitalista, os meios de produção e de distribuição são de propriedade
dos capitalistas, que empregam os trabalhadores, também chamados de proletariados.
Os proletários ganham um salário em troca do trabalho desempenhado.
Os meios
de produção podem ser as máquinas, a terra e as indústrias, por exemplo. A
função dos meios de produção é gerar renda, que será utilizada para pagar o
salário dos trabalhadores e os custos da atividade e por fim, o lucro do
capitalista.
O
capitalismo é dividido em duas classes, formadas pelos capitalistas e
pelos proletários. Os capitalistas são os detentores dos meios de
produção e empregam os proletários a fim de obter lucros e acumular riquezas.
Os proletários, ou trabalhadores, detêm apenas a sua força de trabalho e
precisam vendê-la para os capitalistas em troca de um salário
Os
produtos produzidos no sistema capitalista são comercializados no mercado e o
preço desses bens é determinado pela Lei da Oferta e Procura. O
capitalismo propõe um mercado livre, isto é, sem a interferência do
Estado.
No
capitalismo, o Estado tem como uma das principais funções a garantia da
propriedade privada. Dessa forma, os capitalistas podem usar seus meios de
produção - terras, maquinários, etc. - para a obtenção de lucros.
Em um
sistema capitalista há uma busca pela maximização dos lucros e acumulação das
riquezas. Para tanto, é comum que os capitalistas elevem os preços e reduzam
seus custos tanto quanto possível.
O capitalismo
se inicia no século XV com o final do feudalismo - sistema de produção vigente
durante a Idade Média na Europa Ocidental. Desde então, esse sistema econômico
sofreu profundas mudanças e as diferentes características que adotou ao longo
do tempo determinam sua divisão em diferentes fases.
Hoje o
capitalismo está em sua terceira fase. Veja abaixo um resumo de cada um desses
períodos:
- Capitalismo comercial
(século XV - XVIII): também chamada de fase pré-capitalista, é
caracterizada pelo sistema de produção mercantil (mercantilismo). Nesse
sistema o Estado tinha o controle da economia e adotava medidas
protecionistas. Os países buscavam a riqueza a partir da acumulação de
metais preciosos, e para isso buscavam que suas exportações fossem maior
que suas importações.
- Capitalismo industrial
(século XVIII - XIX): inicia-se com a Revolução Industrial na
Inglaterra, que provocou a mudança de um modo de produção manufatureiro
para a produção industrial. A partir dessa fase adota-se uma concepção
liberal para a economia - com pouca intervenção do Estado.
- Capitalismo financeiro (a
partir do século XX): iniciado após a Segunda Guerra Mundial,
corresponde ao período da economia capitalista em que o comércio e a
indústria são controlados pelos grandes grupos empresariais e instituições
financeiras.
O
capitalismo informacional está relacionado às mudanças decorrentes do avanço
das tecnologias de informações e comunicação. Esses avanços permitiram a
comunicação instantânea entre agentes em lados opostos do planeta, o que teve
impactos não apenas em nossas relações sociais e culturais, mas especialmente
econômicas.
O termo
capitalismo informacional foi cunhado por Manuel Castells em seu livro "Sociedade
em rede", publicado em 1996. Embora o autor não o tenha utilizado
dessa forma, é comum que este termo seja utilizado para se referir a uma quarta
fase do sistema capitalista.
No
entanto, a economia atual apresenta características predominantes do
capitalismo financeiro. Assim conclui-se que o capitalismo informacional ainda
não pode ser considerado uma fase desse sistema, mas um conjunto de
características do momento atual do capitalismo.
O
capitalismo é um modo de produção que possui vantagens e desvantagens. Se por
um lado, ele permitiu avanços e inovações tecnológicas, maior eficiência na
produção e ampla diversificação de produtos e serviços, ele também trouxe
algumas consequências negativas.
Uma das
consequências negativas do capitalismo é a desigualdade social entre
trabalhadores e capitalistas, produzida pela constante busca pela acumulação de
lucros e riquezas. Essa desigualdade pode ser observada tanto dentro dos
países, como entre os países a nível mundial.
Outra
desvantagem do capitalismo são as consequências para o meio ambiente,
decorrentes do elevado consumo proporcionado por esse modelo. Dentre essas
consequências estão a poluição do ar, rios e mares e o aquecimento
global, por exemplo.
O socialismo é um sistema de produção bastante diferente do capitalismo.
Enquanto no capitalismo a propriedade dos meios de produção é privada, o
socialismo defende que a propriedade privada é coletiva e que
o controle dos meios de produção deve ser feito pelo Estado.
O socialismo defende uma mais sociedade igualitária, sem a
divisão de classes entre trabalhadores e capitalistas. Na concepção socialista,
as necessidades dos indivíduos devem ser atendidas e os serviços fundamentais
como saúde e educação, devem ser oferecidos gratuitamente pelo Estado.
Enquanto no capitalismo as decisões sobre a produção, distribuição e
investimentos na economia são baseadas no mercado e sofrem pouca ou nenhuma
intervenção estatal, no socialismo, os investimentos e toda a produção de bens
e serviços é planejada pelo Estado.
A globalização é o resultado da grande interação entre os países e agentes
econômicos a nível mundial. Possibilitada pelos avanços tecnológicos e de
comunicação, a globalização unificou mercados e criou uma
interdependência entre os países, com profunda interligação dos mercados.
Se por um lado a globalização no sistema capitalista permite a difusão do
conhecimento, trocas culturais e evoluções tecnológicas, por outro, provocou desigualdades
a nível mundial.
Essa desigualdade se reflete na divisão entre países desenvolvidos e
subdesenvolvidos e também na concentração de poder econômico de grupos
comerciais e instituições financeiras.
Atividade
1- O que é o Capitalismo?
2- Como funciona o
capitalismo?
3- Quais as Fases do Capitalismo
?
4- O que é Capitalismo
informacional ?
5- Quais
as Vantagens de desvantagens do capitalismo.
6- Fale sobre Capitalismo
e globalização.
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS EJA NOTURNO/3TC
Habilidades:
Compreender de que maneiras a cidadania está formalmente concebida na
Constituição Brasileira de 1988 - Ler, interpretar e analisar o texto original
da Constituição Brasileira
Atividade:
Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Perguntas
1) Quantas Constituição
Existiu no Brasil? E Quais eram o Ano?
2) A Constituição vigente no Brasil foi promulgada
em outubro de 1988 e garantiu uma série de direitos à população brasileira,
cite pelo menos 3 direitos amparados no artigo 5° da constituição Federal do
Brasil?
3) Explique o
que é a conquista da garantia da
liberdade de imprensa e pensamento
Livre?Justifiquei!
4)
A Constituição de 1988, conhecida como “constituição cidadã”, foi
considerada uma grande conquista democrática após mais de duas décadas de
regimes militares por garantir amplos direitos à população brasileira, em
vários âmbitos da vida social. Aponte, dentre as alternativas abaixo, qual
direito não está garantido na Constituição de 1988. Justifique sua Opção
selecionada.
a) Direito de voto a toda a
população, incluindo analfabetos e adolescentes maiores de 16 anos.
b) Direito ao acesso à Previdência
Social pelos trabalhadores do campo.
c) Garantia do direito amplo de
greve aos trabalhadores
d) Direito das forças policiais de
praticarem a tortura para obter confissões.
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer
quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºPatricia
Prof.ª Patricia
Disciplina: Fisica
Turma: 3°TB e 3°TC
Conteúdo: Propriedades elétricas dos materiais
Aulas previstas: 2
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer os processos de eletrização (atrito, contato e indução); Diferenciar condutores de isolantes elétricos em função de sua estrutura.
Desenvolvimento e estratégias: Pesquisar em livros didáticos, assistir centro de mídias, copiar as questões no caderno e respondê-las.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Atividades 1º Bimestre sobre Propriedades elétricas dos materiais
A partir do senso comum, sabemos que não podemos tocar diretamente em um fio elétrico desencapado pois corremos o risco de levar um choque elétrico.
Você sabe dizer por que algumas ferramentas que são utilizadas em instalações elétricas têm os cabos revestidos de borracha? Por que nos desenhos quem leva um choque é representado com os pelos eriçados?
1. Realize a seguinte atividade prática: encha dois balões de ar (bexigas) e amarre um barbante em cada um deles.
a) Atrite um deles nos cabelos (secos) e aproxime do outro balão (neutro). O que acontece?
b) Agora atrite os dois balões e aproxime um do outro. O que acontece?
c) Descreva o que ocorre com as cargas elétricas dos balões.
2. Na atividade anterior o balão ficou eletrizado por um processo conhecido como eletrização por atrito. Pesquise outros processos de eletrização e apresente as diferenças entre eles
Quimica/ProfºEdjane
Professora Edjane – Química Atividades de 21a 25/09/2020
Turmas: 3 termos A, B e C
Texto somente para leitura e complemento da matéria
O que é pH?
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
Exemplo:
Vinagre : pH= 4,6 (ácido)
Água Sanitária: pH=12 (alcalino ou básico)
Água pura: pH= 7,0 (neutro)
O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.
Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE GEOGRAFIA
EJA 3TC SEMANA 21 a 25/09 PROF. VANILDO.
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção)
Integração regional no
continente americano: Mercosul e nafta
Os processos de regionalização e formação de organismos de
integração nas Américas ocorreram em dois momentos distintos. Primeiramente,
nos anos 1960, a ideia de integração foi estimulada por entidades de pesquisas
como a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Desse
quadro resultaram iniciativas como o Mercado Comum Centro-Americano (MCCA), a
Comunidade Andina (CAN) e outras associações econômicas. Já em um segundo
momento, no período pós-Guerra Fria e de redemocratização na região, surgiram
dois importantes blocos: o Mercosul e o Nafta.
Mercosul foi criado após a
assinatura do Tratado de Assunção, em 1991, e tem como membros permanentes o
Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Em 2006, foram iniciadas as
negociações para o ingresso da Venezuela, decisão aprovada em 2013. Conforme
dados oficiais de 2012, são Estados associados ou participam das reuniões do
Mercosul: a Bolívia, o Chile, o Peru, a Colômbia, o Equador, a Guiana e o
Suriname.
O Mercosul resulta, antes de
tudo, da superação de rivalidades históricas entre brasileiros e argentinos,
que são as duas maiores economias do bloco. Entre os objetivos principais
(oficiais) estão:
1. A livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os
países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e
restrições não tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra
medida de efeito equivalente;
2. O estabelecimento de uma tarifa
externa comum e a adoção de uma política comercial comum com relação a
terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em
foros econômico-comerciais regionais e internacionais;
3. A coordenação de políticas
macroeconômicas e setoriais entre os Estados Partes: de comércio exterior,
agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, de serviços,
alfandegária, de transportes e comunicações e outras que se acordem –, a fim de
assegurar condições adequadas de concorrência entre os Estados Partes;
4. O compromisso dos Estados Partes
de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o
fortalecimento do processo de integração.
O Mercosul foi instituído em um período em que a maior parte
dos países da América Latina recusava a proposta de criação de um amplo espaço
de livre comércio composto por países das Américas do Norte, Central e do Sul,
a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) – ideia lançada em 1990 pelo então
presidente dos Estados Unidos, George Bush, mas abandonada em definitivo anos
depois.
O Nafta resultou da decisão dos Estados Unidos de,
finalmente, participarem desse tipo de organização, em um contexto no qual cada
vez mais blocos estavam sendo criados. Assim, em 1988, o país assinou um acordo
com o Canadá, estendido ao México em 1992. Contudo, é apenas um acordo de livre
comércio que dispõe sobre tarifas e produtos entre os três países-membros. Portanto, não prevê livre circulação de
pessoas, não delibera sobre fatores econômicos
e não busca instituir uma tarifa externa comum. São flagrantes as
assimetrias econômicas e as relações
desiguais no Nafta, em face do porte da economia estadunidense, a maior do
planeta, em relação à dos dois outros membros.
No plano externo,
sobretudo quanto aos Estados Unidos, não houve grandes mudanças, o que ajuda,
em parte, a explicar a dificuldade que muitos latino-americanos têm para
ingressar no território estadunidense. Muitos o fazem de forma clandestina,
submetendo-se a condições bastante adversas nas fronteiras com o México. Até
mesmo um muro foi erguido entre Tijuana (norte do México) e San Diego (sul dos
Estados Unidos), na fronteira.
Observe os dados dos gráficos sobre a balança comercial brasileira no Mercosul
Avalie os dados do
comércio entre os países-membros do Mercosul. O que mais chama sua atenção
nesse caso? Anote suas conclusões nas linhas a seguir.
História/ProfºSilvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.
SEMANA: de 21 a 25 de setembro
Quantidade de aulas:
9A quatro aulas
2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas
AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. QUAL A SUA OPINIÃO ?
( ) SIM
( ) NÃO
JUSTIFICATIVA
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Inglês/ProfºJosineide
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
Josineide |
AULAS PREVISTAS: 2 Datas: 24 e 25/09 Nome do aluno: |
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DISCIPLINA/TURMA:
Inglês 3º Termos A, B e C |
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CONTEÚDOS: Pronomes
interrogativos Quais são os pronomes
interrogativos em inglês? Ao todo, são 9 pronomes interrogativos em inglês. Eles são utilizados
para realizar perguntas e descobrir determinado objeto, ação ou período. Veja quais são os interrogative pronouns na
tabela a seguir:
OBSERVAÇÃO SOBRE OS PRONOMES INTERROGATIVOS Qual a diferença entre What e
Which? Os dois tem o mesmo significado, a diferença é que Which é utilizado
quando há um número limitado de escolha. Exemplo: Which is your car, the black or the
White? Qual é o seu carro, o preto ou o
branco?
Qual a diferença entre Who e Whom? Who é utilizado quando nos referimos
ao sujeito da frase, ou seja, a
pessoa que está realizando determinada ação. Por exemplo: Who is talking loud? Quem
está falando alto? Whom é
uma derivação de Who. Contudo, é utilizado como complemento do objeto, ou
seja, da pessoa sobre a qual estamos falando. Por exemplo: Whom did you see at the mall
yesterday? Quem você viu no shopping ontem?
Como responder a perguntas com Why? Diferente do Português que tem 4 formas de utilização, em Inglês temos
apenas duas: Uma para pergunta e outra para resposta. Sempre que a pergunta começa com Why
(por que) em inglês, respondemos com because
(porque). Exemplo: Why do you work? Por que você trabalha? I work because I need
money. Eu trabalho porque preciso de dinheiro.
Mais detalhes sobre isso em https://brasil.cambly.com/pronomes-interrogativos-em-ingles-como-usar/ https://inglestreinando.com/pronomes-interrogativos-em-ingles
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Habilidade
– Compreensão geral específica de leitura |
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS Atividade para fixação
1. Complete com
resposta da explicação acima sobre What, Which, Who, Whom, Why e Because a) Quando temos opções de escolha utilizamos
______________ b) Quando falamos de quem pratica a ação devemos
usar o pronome interrogativo _______________ c) Sempre que a pergunta for com Why respondemos com
____________
2. Complete com o
pronome interrogativo correto: a) ……………….. is your
occupation? b)
……………….. can you come
to visit me? c)
……………….. is your
favorite color, blue or red? d)
……………….. are you
today? e)
………………. do you live?
3. Responda em inglês: a)
Why do you study? b)
Why do you live in São Paulo? |
RECURSOS: Computador,
celular ou outro meio para acessar os links Reforço com os
canais disponíveis ao aluno: Centro de
Mídias https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/ Blog do Salim https://eesalimfarahmaluf.blogspot.com/ |
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: A
avaliação desta atividade se dará conforme devolução do aluno, a entrega das
atividades será considerada presença e participação, que juntas somarão para
a nota. A
resposta deve ser inserida dentro deste plano e devolvida no e-mail para locatelle@professor.educacao.sp.gov.br
no título colocar o nome completo, a sala e a data desta aula |
Língua Portuguesa/ProfºThiago
Atividade de Português: Compreensão textual – 3º Ano
Atividade de Português de compreensão textual .
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
COMPREENSÃO DE TEXTO – LEIA E RESPONDA
Repórter ou modelo?
Inicia-se o telejornal. Do lado de trás de bancada, dois âncoras, normalmente um homem e uma mulher. Eles se vestem bem, o cabelo está impecável. A maquiagem, em ambos, esconde eventuais rugas ou imperfeições. Cenário montado: tamanha produção dá uma suposta credibilidade. Dizem que pessoas vistosas se destacam num ambiente. A televisão do século 21 confirma isso.
O perfil engomado dos apresentadores de TV não é uma novidade. O que representa uma novidade é a escolha a dedo de repórteres que participam do programa. Dificilmente uma pessoa fora dos padrões ganha uma oportunidade, exceção feita, talvez, a profissionais mais antigos, cujas idades e experiência justificam sua presença. Antes da era digital, da era high definition, os jornalistas não eram tão bonitos e bonitas quanto são hoje.
Eles desfilam elegantes ternos. Ombreiras erigem um corpo esbelto, bem cuidado, de alguém que resguarda sérias preocupações com físico. Não há jornalistas cheinhos na televisão. No rádio e no jornal… bem, aí a realidade muda, pois aparecer não é foco. Nesses casos, basta a voz ou as palavras. Na TV, os repórteres abandonaram a casualidade típica dos jornalistas e assumiram uma vestimenta corporativa. O jeito que você se veste diz muito sobre você.
Elas, por sua vez, são beldades. Vestem roupas elegantes e usam saltos altos, de modo a endireitar a postura do corpo. A maquiagem reforça traços que já são belos. Há muito espaço, nesse contexto, para machismos velados. Programas esportivos adoram vulgarizar as mulheres. Colocam a beleza feminina como principal informação do esquete, independentemente dos conteúdos que elas possam compartilhar. O mais importante é a informação.
Talvez seja pela exigência da beleza na televisão que muitos jornalistas, de ambos os sexos, sejam aproveitados em programas de entretenimento.
Adaptado de (http://observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/reporter-ou-modelo/)
Questões
1) De acordo com o texto, podemos dizer que:
a) o autor está na dúvida se prefere falar de repórteres ou de modelos.
b) o autor questiona modelos que apresentam telejornais.
c) os apresentadores preocupam-se demais com sua imagem.
d) vivemos a era da imagem para legitimar confiança.
e) a televisão deprecia pessoas vistosas.
2) O autor traz ,como novidade ao mundo da televisão, a escolha de:
a) pessoas bem-vestidas.
b) pessoas bem-humoradas.
c) pessoas com credibilidade.
d) pessoas de agência de modelos.
e) pessoas escolhidas minuciosamente.
3) Em relação ao segundo parágrafo especificamente, percebemos que pessoas fora do padrão de beleza:
I – nunca têm oportunidade como apresentadoras de televisão.
II – só têm oportunidade em programas de humor.
III – só têm oportunidade em televisão quando são experientes.
Quais estão de acordo com o texto?
a) I, II e III.
b) I e II.
c) II.
d) III.
e) II e III.
4) No quarto parágrafo, o autor:
a) aborda como se vestem os homens.
b) detalha as cores de maquiagem mais utilizadas pelas apresentadoras.
c) critica alguns aspectos negativos sobre as mulheres em programas esportivos.
d) valoriza o lado feminino das repórteres em programas de culinária.
e) defende um novo jeito de se fazer televisão no Brasil.
5) O autor, ao concluir o texto, questiona a confiabilidade da informação.
( ) CONCORDO ( ) DISCORDO
Matemática/ProfºMarcelo
Atividade de Matemática 3ºTC
7º
semana de 21/09/2020 à 25/09/2020
Prof.
Marcelo Andrade da Silva
Email
: profmarcelomaua@gmail.com
Tel
: 94727-4315
Respondam as questões pelo link
https://forms.gle/nv5rxh6D4KyBj8an6
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