Atividade da semana de 08 a 11 de setembro 2020
Eletiva/profº Sandra
E. E.
Salim Fara Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Eletiva
3°
Bimestre
Período
08/09 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
é empreendedorismo jovem?
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
Eletiva/profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 16/09
·
Atividade 1- Autoconfiança- Psicologia do
Esporte;
Assistir o vídeo;
·
Link: https://www.youtube.com/watch?v=cplSE6rCeME
·
Atividade 2- Descrever pontos principais da
matéria do vídeo;
E-mail para devolutiva
Data de
entrega até: 16/09/2020
3ºA /manhã
Arte/profºEdlenne
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
3 semestre
Artes
Visuais
ATIVIDADE
A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA PINTURA ABSTRATA E A AUSÊNCIA RELAÇÃO ENTRE
FORMA E CORES DE UM SER UMA TELA ABSTRATA NÃO REPRESENTA NADA REALIDADE QUE NOS
CERCA NEM NARRA FIGURATIVAMENTE ALGUMA CENA HISTÓRICA LITERÁRIA, RELIGIOSA OU MITOLÓGICA,
MARQUE A OPÇÃO QUE APESENTA OBRA
ABSTRATA.
Biologia/profº Ismael
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 08/09/2020 a 11/09/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de 05 linhas sobre Gimnospermas. |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ). |
Atividade
Realize uma conclusão 05 linhas sobre as
Gimnospermas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física /Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 08
a 11/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
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CONTEÚDOS:
LAZER NA COMUNIDADE |
|
Aula I: Construa um modelo de campanha para a
conscientização da comunidade sobre o Lazer. Pode ser uma
palestra, uma caminhada, um mural ou um vídeo, você pode escolher. Porém, deve ficar evidente a importância do
lazer e quais os caminhos necessários para que todos tenham acesso ao lazer,
você deve descrever todos os detalhes.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula II: Faça um breve resumo do que você já
aprendeu até o momento nesse 3° bimestre a partir dos conteúdos aplicados.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere. |
Filosofia/profº Hosana
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA (08 a 11/9)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
Após realizar a leitura do texto A
BELEZA DOS GREGOS , abordado na
aula anterior, responda as questões abaixo:
1) Qual era o padrão de
beleza para os gregos na Grécia Antiga?
2) Como os gregos higienizavam seus corpos?
Sociologia/profº Hosana
ATIVIDADE
DE SOCIOLOGIA (08 a 11/9)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
TURMA:
3ºA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
Após realizar a leitura do texto
ESTEREÓTIPO, abordado na aula anterior, responda as questões abaixo:
1) O que são ESTEREÓTIPOS?
2) Como lidar nos dias atuais
com o machismo que ainda é bem forte na cultura brasileira?
Fisica/profº Romeu
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
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PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana
08/09 a 11/09//2020 |
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DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
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CONTEÚDOS:
Interação elétrica e
magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo
magnético e reconhecer os polos magnéticos de um ímã, por meio de figuras
desenhadas, malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 5 ) Apostila do 2 bimestre páginas 25
Fazer a leitura do texto e responda o que
se pede
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RECURSOS: Caderno do aluno
livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
|
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua
e processual ) com atividade individual e em dupla
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DATA: ___/__/_ __ |
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Quimica/profº Lucilene
QUÍMICA
E. E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 07/09 A 11/09
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3ºA 2
aulas por semana (90minutos)
Tema: Combustíveis fósseis (Parte 2)
Desenvolvimento:
Revise o conteúdo da aula anterior.
1) Assista
ao vídeo -“Utilização do Petróleo Destilação Fracionada” disponível em: https://www.youtube.com/wactch?v=VQ-x5LOsE6Y
preencha a tabela da atividade 1.D do caderno do aluno 3ºbimestre. Leve em
consideração a quantidade de carbonos dos derivados do petróleo, temperatura de
ebulição e sua utilização.
2) Resolva
q questão 1.E com o auxílio da tabela do 1.D
3) Resolva
a atividade 1.F de acordo com o vídeo da aula anterior
4) Atividade
1.G assista aos vídeos 1 e 2. Realize o resumo das principais idéias, de acordo
com as questões a seguir:
Video 1: “O caminho do Gás Natural”
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y_CuYA_Pj8g
Vídeo 2:”Energia-De onde vem o gás
natural” disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TnhcxI9Jd6Q
-Onde é encontrado;
-Como é extraído;
-Como é realizado seu transporte;
-Qual a temperatura, em ºC, em que o gás
natural se torna líquido?
5) Pesquise a composição química do gás GLP, do
querosene e da gasolina, com suas respectivas fórmulas moleculares e registre
as informações no quadro da apostila.
6) Leia o texto “Recomendações da UPAC para a
Nomenclatura de Moléculas Orgânicas. Disponível em: https://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf siga os procedimentos da atividade 1.J do
caderno do aluno e preencha a tabela abaixo.
Ao terminar a atividade você deverá enviar para o e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto você deverá colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada.
Plantão de dúvida é na quarta-feira feira das 09:00 as
09:45 horas da manhã via e-mail.
Geografia/profº Djair
EE SALIM FARAH
MALUF. Atividades
da semana de 08 a 11 do 09 de 2020.
Série: 3º Ano : A.
– Professor: Djair Santos.
Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Ler, interpretar
e compreender o texto sobre o assunto. ( Somente leitura )
Quantidade de aulas: 2 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: Ler, interpretar
e comparar mapas, gráficos e textos com o objetivo de compreender os fatores
responsáveis pela subdivisão da África em dois conjuntos de países ( África do
Norte e África Subsaariana ).
GEOGRAFIA : As duas Áfricas, fatores responsáveis pela subdivisão – ( 1 / 2 ).
As duas Áfricas
O continente africano é o
terceiro maior continente do planeta e possui uma diversidade imensa, por isso
foi dividido em duas Áfricas: África Mediterrânea e África Subsaariana.
Com extensão
territorial de aproximadamente 30,2 milhões de quilômetros quadrados, a África
é o terceiro maior continente do planeta. Esse grande território, habitado por
mais de um bilhão de pessoas, apresenta grande diversidade física, étnica,
cultural e econômica. Todos esses elementos contribuíram para uma subdivisão
regional, que estabeleceu a África Mediterrânea (também chamada de África
Islâmica ou Setentrional) e a África Subsaariana.
Mapa da África destacando a subdivisão
do continente
Essa regionalização do continente tem o deserto do Saara como divisor
natural e os aspectos humanos, em especial a religião, como fator cultural. A
África Mediterrânea, situada ao norte do deserto do Saara, é composta por
apenas cinco países (Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia e Egito), além do
território do Saara Ocidental. Já a África Subsaariana, compreende toda a área
localizada ao sul do Saara, correspondendo a mais de 75% do continente.
As nações que integram a África Mediterrânea são banhadas pelo Mar
Mediterrâneo ou pelo Oceano Atlântico. Apresentam características físicas e
humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. O clima é desértico e a
maioria dos habitantes é de origem árabe e seguidora do islamismo. Apesar de
possuir problemas, essa porção do continente detém os melhores indicadores
socioeconômicos da África.
A agricultura nessa região é
desenvolvida nas proximidades do Rio Nilo e na área denominada Maghreb. Porém,
as principais fontes de receitas são oriundas da produção de petróleo, gás
natural, além de vários outros minérios: fosfato, ouro, cobre etc. O turismo é
outra importante atividade econômica na África Mediterrânea, com destaque para
Egito e Marrocos, que recebem milhões de visitantes anualmente.
Com população majoritariamente negra, a África Subsaariana apresenta grande
diversidade cultural. A pluralidade religiosa é uma característica dessa porção
continental, onde há cristãos, mulçumanos (principalmente na região do Sahel),
judeus, além de várias crenças tradicionais. Os diversos grupos étnicos possuem
dialetos, danças e costumes próprios, fato que contribui para a riqueza
cultural da África. Porém, em alguns países, vários conflitos armados são
desencadeados por diferentes grupos étnicos.
As riquezas no subsolo impulsionam a mineração. A África do Sul detém
grandes reservas de diamante, cromo, platina, ouro (maior produtor mundial),
entre outros minérios. Outro destaque é a grande produção de petróleo e gás
natural nos países da África Subsaariana. O turismo, promovido nos diversos
parques naturais, é outra importante fonte de recursos financeiros.
Apesar dessa grande riqueza mineral, a África Subsaariana apresenta
vários problemas socioeconômicos e os organismos internacionais não desenvolvem
políticas eficazes para solucioná-los. A fome, por exemplo, castiga grande
parte dos africanos, os índices de desnutrição são absurdos nessa região do
planeta: República Democrática do Congo (76%), Somália (72%), Burundi (63%),
Serra Leoa (47%).
De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), dos 33,4
milhões de portadores do vírus HIV no mundo, 22,4 milhões residem na África
Subsaariana. Cerca de 1 em cada 3 adultos de Botsuana, Lesoto, Suazilândia e
Zimbábue está infectado. Estima-se que a população desses países possa ser
reduzida em 25% até 2020, como consequência da doença. Além da AIDS, a malária
também é responsável pela morte de vários habitantes – anualmente, um milhão de
africanos morrem em decorrência da doença.
Diante desse cenário, os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) das
nações que compõem a África Subsaariana são os piores do planeta, reflexo da
baixa expectativa de vida e do PIB per capita, além das altas taxas de
analfabetismo e de mortalidade infantil.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar
respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se
enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema
da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ESTUDE POIS”-
“VIVER É ISSO: FICAR SE
EQUILIBRANDO O TEMPO TODO,
ENTRE ESCOLHAS E CONSEQUENCIAS ! “
História/profºSilvio
HISTÓRIA – PROFESSOR SILVIO
A leitura abre portas e janelas, liberta, proporciona sonhos, engrandece. Ler possibilita viajar, conhecer personagens, lugares, outros tempos e costumes. O livro é um grande amigo, um companheiro de todas as horas. E para tratarmos desse tema temos um pouco de Machado de Assis, um dos maiores escritores da nossa terra. Boa leitura.
Habilidades envolvidas: Valorizar o livro e a leitura como instrumentos que possibilitam a compreensão de nossa história. Se apoderar de repertório para enriquecimento de vocabulário.
Turmas: 2A, 2B, 3A ensino médio diurno
2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC EJA noturno
Quantidade de aulas: 02
Atividade transversal de leitura
Não há avaliação sobre o tema.
MACHADO DE ASSIS, UM VERDADEIRO IMORTAL
Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da cadeira nº. 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.
Filho do pintor e dourador Francisco José de Assis e da açoriana Maria Leopoldina Machado de Assis, perdeu a mãe muito cedo, pouco mais se conhecendo de sua infância e início da adolescência. Foi criado no Morro do Livramento. Sem meios para cursos regulares, estudou como pôde e, em 1854, com 15 anos incompletos, publicou o primeiro trabalho literário, o soneto “À Ilma. Sra. D.P.J.A.”, no Periódico dos Pobres, número datado de 3 de outubro de 1854. Em 1856, entrou para a Imprensa Nacional, como aprendiz de tipógrafo, e lá conheceu Manuel Antônio de Almeida, que se tornou seu protetor. Em 1858, era revisor e colaborador no Correio Mercantil e, em 1860, a convite de Quintino Bocaiúva, passou a pertencer à redação do Diário do Rio de Janeiro. Escrevia regularmente também para a revista O Espelho, onde estreou como crítico teatral, a Semana Ilustrada e o Jornal das Famílias, no qual publicou de preferência contos.
O primeiro livro publicado por Machado de Assis foi a tradução de Queda que as mulheres têm para os tolos (1861), impresso na tipografia de Paula Brito. Em 1862, era censor teatral, cargo não remunerado, mas que lhe dava ingresso livre nos teatros. Começou também a colaborar em O Futuro, órgão dirigido por Faustino Xavier de Novais, irmão de sua futura esposa. Seu primeiro livro de poesias, Crisálidas, saiu em 1864. Em 1867, foi nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial. Em agosto de 1869, morreu Faustino Xavier de Novais e, menos de três meses depois (12 de novembro de 1869), Machado de Assis se casou com a irmã do amigo, Carolina Augusta Xavier de Novais. Foi companheira perfeita durante 35 anos.
O primeiro romance de Machado, Ressurreição, saiu em 1872. No ano seguinte, o escritor foi nomeado primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, iniciando assim a carreira de burocrata que lhe seria até o fim o meio principal de sobrevivência. Em 1874, O Globo (jornal de Quintino Bocaiúva), publicou em folhetins, o romance A mão e a luva. Intensificou a colaboração em jornais e revistas, como O Cruzeiro, A Estação, Revista Brasileira (ainda na fase Midosi), escrevendo crônicas, contos, poesia, romances, que iam saindo em folhetins e depois eram publicados em livros. Uma de suas peças, Tu, só tu, puro amor, foi levada à cena no Imperial Teatro Dom Pedro II (junho de 1880), por ocasião das festas organizadas pelo Real Gabinete Português de Leitura para comemorar o tricentenário de Camões, e para essa celebração especialmente escrita. De 1881 a 1897, publicou na Gazeta de Notícias as suas melhores crônicas. Em 1880, o poeta Pedro Luís Pereira de Sousa assumiu o cargo de ministro interino da Agricultura, Comércio e Obras Públicas e convidou Machado de Assis para seu oficial de gabinete (ele já estivera no posto, antes, no gabinete de Manuel Buarque de Macedo). Em 1881 saiu o livro que daria uma nova direção à carreira literária de Machado de Assis - Memórias póstumas de Brás Cubas, que ele publicara em folhetins na Revista Brasileira de 15 de março a 15 de dezembro de 1880. Revelou-se também extraordinário contista em Papéis avulsos (1882) e nas várias coletâneas de contos que se seguiram. Em 1889, foi promovido a diretor da Diretoria do Comércio no Ministério em que servia.
Grande amigo de José Veríssimo, continuou colaborando na Revista Brasileira também na fase dirigida pelo escritor paraense. Do grupo de intelectuais que se reunia na redação da Revista, e principalmente de Lúcio de Mendonça, partiu a ideia da criação da Academia Brasileira de Letras, projeto que Machado de Assis apoiou desde o início. Comparecia às reuniões preparatórias e, no dia 28 de janeiro de 1897, quando se instalou a Academia, foi eleito presidente da instituição, à qual ele se devotou até o fim da vida.
A obra de Machado de Assis abrange, praticamente, todos os gêneros literários. Na poesia, inicia com o romantismo de Crisálidas (1864) e Falenas (1870), passando pelo Indianismo em Americanas (1875), e o parnasianismo em Ocidentais (1901). Paralelamente, apareciam as coletâneas de Contos fluminenses (1870) e Histórias da meia-noite (1873); os romances Ressurreição (1872), A mão e a luva (1874), Helena (1876) e Iaiá Garcia (1878), considerados como pertencentes ao seu período romântico.
A partir daí, Machado de Assis entrou na grande fase das obras-primas, que fogem a qualquer denominação de escola literária e que o tornaram o escritor maior das letras brasileiras e um dos maiores autores da literatura de língua portuguesa.
A obra de Machado de Assis foi, em vida do Autor, editada pela Livraria Garnier, desde 1869; em 1937, W. M. Jackson, do Rio de Janeiro, publicou as Obras completas, em 31 volumes. Raimundo Magalhães Júnior organizou e publicou, pela Civilização Brasileira, os seguintes volumes de Machado de Assis: Contos e crônicas (1958); Contos esparsos (1956); Contos esquecidos (1956); Contos recolhidos (1956); Contos avulsos (1956); Contos sem data (1956); Crônicas de Lélio (1958); Diálogos e reflexões de um relojoeiro (1956).
Um Apólogo
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
— Mas você é orgulhosa.
— Decerto que sou.
— Mas por quê?
— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?
— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?
— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...
— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...
— Também os batedores vão adiante do imperador.
— Você é imperador?
— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...
Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:
— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...
A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.
Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:
— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.
Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:
— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.
Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:
— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!
Texto extraído do livro "Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos", Editora Ática - São Paulo, 1984, pág. 59.
Inglês/profº Silvana
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
Escola
Salim Farah Maluf
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 07/09 à 11/09/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
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CONTEÚDOS: Leitura e
interpretação: Mauritius: gender roles and statuses |
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HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Mauritius: gender roles and statuses
Division
of Labor by Gender. The economic success of industry has led to low
unemployment rales. This has changed the workplace and home life as women
joined the workforce. This industrialization also led to women being promoted
faster. According to the Minister of Women, Family Welfare, and Child
Development, a quarter of all managers are now women.
Women
are the traditional homekeepers of the society. Between 1985 and 1991 the
number of women working outside the home increased from percent to
percent. With that trend continuing, hired housekeeping and child care
have become relatively new and important industries.
The
Relative Status of Women and Men.Historically, women have had subordinate
roles in Mauritian society. However, the Constitution specifically prohibits
discrimination based on sex, and women now have access to education,
employment, and governmental services.
In
March 1998 the Domestic Violence Act was passed. This gave greater protection
and legal authority to combat domestic abuse. In that same year it also
became a crime to abandon one’s family or pregnant spouse for more than two
months, not to pay food support, or to engage in sexual harassment.
Women
are underrepresented in the government. The National Assembly has seventy
seats, of which women hold five. Disponível em:
www.everyculture.com. Acesso em: 4 fev. 2013.
Questões como o papel de homens e
mulheres na sociedade contemporânea vêm sendo debatidas de diferentes pontos
de vista, influenciados por valores culturais específicos de cada sociedade.
No caso das Ilhas Maurício, esses valores sustentam a tomada de decisão em
torno da a.importância
do reconhecimento da presença feminina na estrutura familiar. b.manutenção
da igualdade entre homens e mulheres no trabalho. c.proteção
legal da mulher contra atos discriminatórios. d.representatividade
da mulher em cargos políticos. e.criação
de auxílio à mulher abandonada pelo cônjuge.
|
Lingua portuguesa/profº Silvia
Atividade de
Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 08 a 11/09/2020
1) Censura moralista
Há tempos que a leitura está em pauta. E,
diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade
das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com
livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos
livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um
tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente
assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais
não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm
tomado a peito investir em livros e em leitura.
LAJOLO, M. Disponível em:
www.estadao.com.br. Acesso em: 2 dez. 2013 (fragmento).
Os falantes, nos textos que produzem, sejam
orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou
despertam polêmica. No texto, a autora
a) ressalta
a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura.
b) critica
pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de
bibliotecas.
c) rebate
a ideia de que as políticas educacionais são eficazes no combate à crise de
leitura.
d)
questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas
acadêmicas.
e) atribui a crise da leitura à falta
de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade.
2)
(Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública/2017)
Campanha publicitária. Disponível
em: <http://www.tvassembleia.org/upload/. Acesso em: fev. 2017.
Os números apresentados no texto são
reiterados, de forma explícita, pela frase “Quanto mais cedo, pior”, que, por
sua vez, denota:
a) comparação, pois o advérbio “mais”, que
intensifica a ideia expressa por “cedo”, confronta dois efeitos da cerveja
depois de ingerida.
b) condição, porque indica o que pode ser feito
para evitar que coisas muito ruins aconteçam adiante, ao se contrair o vício de
beber na adolescência.
c) finalidade, por especificar o objetivo da
campanha de combate ao consumo de bebidas alcoólicas, a fim de evitar muitas
consequências adversas ao ser humano.
d) proporção, pela relação existente entre ideias,
em que “pior” sintetiza os malefícios causados pelo álcool para os que iniciam
sua ingestão precocemente.
e) consequência, visto que sinaliza resultados
prováveis decorrentes de uma causa anteriormente enunciada e que está
relacionada com as consideradas drogas lícitas.
3)
“O estilo de época denominado
Romantismo apresenta características específicas
que estão ligadas à valorização da individualidade, ao
subjetivismo. Em nosso país, esse estilo esteve diretamente
relacionado à busca de uma identidade literária nacional”. Dentre as
alternativas a seguir, assinale a que contém, na respectiva ordem, a correta
classificação morfológica dos termos grifados.
a)
Preposição – verbo – advérbio – adjetivo – conjunção.
b) Preposição
– verbo – adjetivo – substantivo – advérbio.
c) Conjunção
– verbo – adjetivo – adjetivo – advérbio.
d)
Preposição – verbo – substantivo – adjetivo – pronome.
e)
Conjunção – verbo – substantivo – substantivo –
advérbio.
4)
Poema Tirado de uma Notícia de Jornal
João Gostoso era carregador de feira livre
e morava no morro da
Babilônia
num barracão sem número
Uma
noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois
se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Manuel
Bandeira
Sobre a primeira fase do Movimento Modernista,
ao qual a crítica vincula Manuel Bandeira, todas as alternativas estão
corretas, EXCETO:
a)
objetivava o rompimento com as estruturas artísticas
do passado.
b) buscava inspiração nas ideologias concretistas
para simplificação poética.
c) a postura nacionalista, do final dos anos 1920,
apresentava uma vertente crítica e uma vertente ufanista.
d)
apresentava, em um primeiro momento, um caráter
anárquico e destruidor.
e) valorizava a língua “brasileira”.
5)
“Você, leitora e leitor, que já
não aguenta mais o pensamento único que impera nos grandes
jornais diários, nas revistas semanais de notícias e nas emissoras de rádio e
televisão, todos alinhados na defesa dos interesses do mercado; que já
não confia mais nas notícias que vê pela internet, muitas delas fakes; que
se vê obrigado a selecionar as fontes de informação para ficar a par dos
acontecimentos e evitar ser manipulado: este editorial é para você”.
Disponível: http://diplomatique.org.br/a-
solidariedade entre-nos/. Acesso em out. 2017.
O
trecho em questão apresenta, predominantemente, a função
a)
fática.
b) metalinguística.
c) expressiva.
d) conativa.
e) referencial.
Obs.:
Enviar a atividade para o e-mail: silviasline@outlook.com
Matemática/profº Rosélia
ANO LETIVO 2020 – 2º
BIMESTRE
PLANO DE ATIVIDADES
DO PROFESSOR |
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PROFESSORA:
ROSÉLIA
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AULAS PREVISTAS 5 AULAS
SEMANA 08 á 11//09 DE 2020. |
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DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 3ª
A Ensino Médio |
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CONTEÚDOS:
Representação
gráfica de funções(Apostila 3º Bimestre) |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS:
Realizar
atividades da apostila página 14á 16(volume3)
https://youtu.be/BGk6JmYs1fs (Funções do 2º grau) https://youtu.be/hT5dIkl4sk8 (Representação
gráfica de funções)
·
https://youtu.be/cWAgiD1YCLY
(Funções do 3º grau) ·
Assistir as aulas do CMSP e TV Cultura da semana do dia 08 á 11/09/2020 e fazer os registros no Caderno criando
o mapa mental.(Entregar via email os mapas mental das aulas semanais ou enviar
no Class roon.
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ·
Avaliação Processual. ·
Faça um relato sobre as aulas dadas do dia 08 á11/09 DE
2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
|
||||
|
DATA: 11/09/2020. |
|
|
||
Projeto de vida/profº Rosélia
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 2º
BIMESTRE
DEVOLUTIVA NO
E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR |
|
PROFESSOR ROSÉLIA
|
AULAS
PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO:
45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA 08 Á 11/09/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 3A |
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CONTEÚDOS: QUAL É A SUA HISTÓRIA? |
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DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ·
“ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS” ·
CADERNO DO ALUNO
PÁGINA 148 E 149 Fazer
os registros através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS,
DESENHOS OU FOTO. (FAZER NO DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS) ·
Para as aulas do CMSP fazer registros dos temas abordados
no DIÁRIO PRÁTICAS E VIVÊNCIAS.
|
|
RECURSOS: ·
T.V, CMSP, Blog da escola, grupos de
estudos, pesquisas, internet, Google Class e caderno do aluno.
|
|
·
Processual ( continuada), atividades em
grupo e individual; ·
Registro escrito, anotações, debates em
grupo de WhatsApp da classe, acesso à plataforma, realização da atividade no
caderno do aluno etc.
DEVOLUTIVA NO E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com
DATA: 11/09/2020. |
Tecnologia e inovação/profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
3º
Bimestre
Atividade
10/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que
é tecnologia touch?
Habilidades: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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3ºB /noturno
Arte/profºEdlenne
E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 3ªA, 3B
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
3 semestre
Artes Visuais
ATIVIDADE
A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DA PINTURA ABSTRATA E A AUSÊNCIA RELAÇÃO ENTRE FORMA E CORES DE UM SER UMA TELA ABSTRATA NÃO REPRESENTA NADA REALIDADE QUE NOS CERCA NEM NARRA FIGURATIVAMENTE ALGUMA CENA HISTÓRICA LITERÁRIA, RELIGIOSA OU MITOLÓGICA, MARQUE A OPÇÃO QUE APESENTA OBRA ABSTRATA.
Biologia/profºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 08/09/ a 11/09/20
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema circulatorio
Atividade : pesquisar anatomia do sistema cardiovascular humano.
Material: livro didático do ensino médio ou internet
Citar as fontes
Respostas em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física /Profº
Filosofia/profºClaudio
E.E. Salim Farah
Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B ,3ºC noturno. Ano letivo
2020 2° bimestre: 08/09/2020 a 11/09/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: leitura de fonte externa do livro indicado abaixo. Responder a
questão ao final dos trechos. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre
– 08/09/2020 a 11/09/2020
Platão (428-348 a.C) é o primeiro grande filósofo
grego a tematizar em suas obras as principais questões éticas que chegaram ate
os nossos dias. Em seus diálogos iniciais, chamados “socráticos”, supõe-se que
Platão está ainda sob influência direta de seu mestre Sócrates (470-399 a.C) na
maioria desses textos encontramos uma discussão entre Sócrates e personagens da
vida atenienses, alguns fictícios, em torno de conceitos éticos como a amizade
(Lisis), a virtude (Menon), a coragem (Laques) e o sentimento religioso
(Eutífron). Abaixo são trechos do livro: textos básicos de Ética de Platão a
Foucault, de Danilo Marcondes.
Mênon, o que é virtude?
Mênon é um diálogo posterior a Górgias e tem como ponto de
partida o questionamneto sobre se é possivel ensinar a virtude (areté). A
resoosta platônica é negativa: a virtude não pode ser ensinada; ou já a
trazemos conosco ou nada será capaz de incuti-la em nós, assim, a virtude deve
ser inata. Porém, encontra-se adormecida em cada uma das pessoas, e o papel do
filosofo consiste exatamente em desoertá-la. A doutrina da reminiscência, ou
anamnese, é o mdo pelo qual o inatismo platônico é explicado neste diálogo,
temos um embate entre Sócrates e Mênon acerca da natureza da virtude. Mênon
apresenta exemplos do que seria virtude e Sócrates argumenta contra essa
tentativa de definir a virtude, ou qualquer conceito, por meio de exemplos.
Ncessitamos de uma definição geral que possa tornar os exemplos cmpreensiveis
como casos particulares de um tipo geral. Seria um conceito, que devemos
buscar. Mas onde? Deste modo, para sanar
dúvidas a respeito do diálgo está inserido o link do YouTube com uma apresntação sintetizada a
respeito do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=q-je6b9LzU0. A partir do vídeo faça uma breve
análise do que etendeu sobre a aula-vídeo pelo menos 6 linhas.
Envie as atividades poe e-mail com
nome e número.
Com base nos trechos do livro acima – Sócrates afirma
ser melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la. Por quê? Você concorda? Responda as questões com base nos trechos do
livro indicado pelo menos 5 linhas.
Sociologia/profºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
1) Quais são os pontos positivo, durante o mandato deste
presidente?
2) Quais são os pontos negativos, durante o mandato deste
presidente?
3) Qual sua opinião sobre este presidente ?
Email:
joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e
quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/profºMarcelo
Atividade de Física 3ºB
e 3ºC
5º semana de 08/09/2020
à 11/09/2020
Prof. Marcelo Andrade
da Silva
Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
https://forms.gle/o2o2KRdPkG9rZnj3A
Quimica/profºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer as funções orgânicas presentes nos diferentes tipos de alimentos; Reconhecer polímeros, assim como os monômeros que os compõem; Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais; Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperatura de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares; Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, álcoois e gliceróis quanto às funções.
Desenvolvimento e estratégias: Site: : http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a02.pdf. Ler e interpretar o texto proposto, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave, no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 16/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/profºErica
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDO: África - Distribuição regional e espacial dos países
Na aula do dia 07.08 foi proposto uma pesquisa ao qual eu estendo como nota para vocês. Portanto a atividade desta semana será:
Uma pesquisa sobre os conflitos no período da Neocolonização do continente africano. Obs.: Deve conter capa, introdução, conteúdo, conclusão e bibliografia.
Como vocês terão um recesso do dia 24 a 28, vou deixar um filme como dica, ela contribuirá para o trabalho de vocês.
Filme: Um Reino Unido, disponível no Netflix. (OPCIONAL)
Apoio CMSP: https://www.youtube.com/watch?v=ccD5tsIXqW8
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 2/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
História/profºSergio
Conteúdo de História - 3ªs séries B, C –
Prof.: Sérgio - semana de 08 a 11/09/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou
imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o
tema.
Revolução
Constitucionalista de 1932
O que foi a revolução
constitucionalista de 1932?
O movimento conseguiu mobilizar 35 mil homens
pelo lado dos paulistas, contra 100 mil soldados do governo Vargas
Cartaz
de convocação de voluntários. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São
Paulo Foto: Renato Chaui)
Antes de
falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, é preciso voltar alguns
anos na história para buscar os embriões deste que foi um dos maiores
movimentos armados da história do Brasil. Durante a República Velha
(1889-1930), formou-se uma aliança entre os estados mais ricos e influentes do
país na época, São Paulo e Minas Gerais, cujos representantes alternavam-se no
posto da presidência da república naquilo que ficou conhecido como a
"política do café com leite". Em 1930, porém, o presidente Washington
Luís, representante dos paulistas, rompe a aliança com os mineiros e indica o
governador de São Paulo Júlio Prestes como seu sucessor, que venceu as
eleições. As oligarquias mineiras não aceitam o resultado e, por meio de um
golpe de estado articulado com os estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba,
colocam Getúlio Vargas no poder.
"Getúlio vem com uma nova proposta de modernização do país. O grupo
que chega ao poder pretende promover essas mudanças de maneira autoritária, sem
consultas eleitorais", conta Alexandre Hecker, professor de História
Contemporânea da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade
Mackenzie. O novo presidente fecha o Congresso Nacional, anula a Constituição
de 1891 e depõe governadores de diversos estados, passando a nomear
interventores. As medidas desagradam profundamente as elites paulistas
tradicionais. "Esses grupos, que eram ligados ao Partido Republicano
Paulista (PRP) e haviam sido derrotados pela revolução de 1930, passam a
trabalhar em oposição ao governo de Getúlio", diz Alexandre. Já, a partir
de 1931, se junta a essa elite deposta um "grupo mais moderno", que
exige do governo a criação de uma carta magna que regesse a legislação do país
- algo que Vargas vinha adiando cada vez mais - além de eleições gerais para
presidente da república.
Ao mesmo
tempo em que se formava esse grupo opositor, fortaleciam-se, em São Paulo, os
chamados tenentistas, constituídos não apenas por militares, mas também de
civis que agiam sob sua liderança. "Eles se reuniam no Clube Três de
Outubro e apoiavam as ações do governo", explica o professor. "Havia
diversas brigas de rua entre os estudantes do Largo São Francisco e esse grupo
getulista, os tenentistas". No dia 23 de maio, essas forças se encontraram
e se defrontaram nas ruas de São Paulo, o que resultou na morte de alguns
estudantes em praça pública, que ficaram famosos como MMDC (sigla das iniciais
dos quatro jovens mortos: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Mais tarde,
adicionou-se a letra A, de Alvarenga, ao final da sigla, de outro jovem que
acabou morto por causa do conflito).
Essas
mortes foram o estopim que deu início no dia 9 de julho de 1932 à Revolução
Constitucionalista. Com a ajuda dos meios de comunicação em massa, o movimento
ganha apoio popular e mobiliza 35 mil homens pelo lado dos paulistas, contra
100 mil soldados do governo Vargas. "Havia uma possibilidade de que outros
estados viessem em apoio ao governo do estado de São Paulo, mas ele ficou
isolado e, com isso, se desenvolveu uma série de batalhas", destaca
Alexandre. Foram quase três meses de batalhas sangrentas, encerradas em 2 de
outubro daquele mesmo ano, com a derrota militar dos constitucionalistas.
"Moralmente, porém, em termos de denúncia política, o movimento foi
vencedor, porque logo depois do término do conflito, o governo federal convocou
eleições para uma Assembleia Constituinte, que promulgou a Constituição do Brasil
em 1934. Foi também quando, pela primeira vez no país, as mulheres participaram
do processo eleitoral", ressalta o historiador.
O termo "revolução" para o
movimento constitucionalista não é muito adequado àquilo que se propunha fazer,
segundo o professor. "Não era uma revolução. Na verdade, desejava-se a
normatização da legislação e do processo eleitoral, e não uma mudança no
sentido de alteração das relações de poder ou qualquer coisa que significasse
uma limitação no processo de desenvolvimento capitalista", afirma. Ele diz
que, para alguns historiadores, o movimento é considerado até conservador e
antirrevolucionário. "Era uma elite derrotada que queria voltar ao poder e
encontraram nesse movimento uma desculpa para isso".
Inglês/profºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 08 à 11 de setembro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Dicas para Estudar em Casa" no aprendizado da Língua Inglesa. Tips for studying at home and not missing a beat (Dicas para estudar em casa e não perder o ritmo) 1. Follow a routine (1. Siga uma rotina) 2. Define a study location (2. Defina um local de estudos) 3. Have balance (3. Tenha equilíbrio) 4. Connect with your colleagues (4. Conecte-se com seus colegas) 5. Ask for help from the family (5. Peça ajuda da família) 6. Use technology to your advantage (6. Use a tecnologia a seu favor) 7. Study through films, music and podcasts. (7. Estude por meio de filmes, músicas e podcasts.) Agora utilize as Estratégias de Leitura da aula anterior e numere as sentenças de acordo com as dicas para estudar em casa. A. ( ) Shares Certain key practices will make life easier for everyone in the family when it comes to studying and organization. B. ( ) Turn off the TV. Make a house rule, depending on the location of the screen, that when it is study time, it is “no TV” time. C. ( ) What about the radio or other audio devices? Should it be on or off? Contrary to what many specialists say, some kids do seem to function well with the radio turned on to a favorite music station. (Depending on the layout of your house or apartment, maybe an investment in earbuds would be worthy of consideration.) D. ( ) Set specific rules about using cell phones during study hours. For instance, use of a cell phone can only occur if it becomes necessary to call a schoolmate to confirm an assignment or discuss particularly challenging homework. E. ( ) Designate specific areas for homework and studying. Possibilities include the kitchen, dining room, or your child’s bedroom. Eliminate as much distraction as possible. F. ( ) Consider placing a bulletin board in your room above the desk. Your local hardware store may sell wallboard that is inexpensive and perfect to post essential school items. G. ( ) Consistency is a critical factor in academic success. Try to organize the household so that dinner is at a regular hour, and once it’s over, it’s time to crack the books. Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
Lingua portuguesa/profºcintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: A atividade a seguir deverá ser realizada, no período de 08/09/2020 a 11/09/2020.
Atividade:
Assistir à videoaula do Centro de Mídias apresentada em 25/06.
https://www.youtube.com/watch?v=HNK6NIith9I
Obs.: A atividade sobre essa videoaula será solicitada no roteiro de estudo da próxima semana.
Matemática/profºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 07/09/2020 / a 11/09/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Tema 1: Estudo das Funções
Você sabe o
que é um mapa mental !
Vamos lá
uma breve definição !
Mapa mental é um
diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica,
representando-as visualmente, facilitando o processo de memorização. Ele começa
com um tema central, que evolui através de linhas ou “ramos” relacionando os
subtópicos do tema.
Nesse exemplo apresentamos um mapa mental da Função do 1ºgrau
.
Observem que todos os requisitos para a compreensão e
características estão organizadas no diagrama .
---------------------------------------------------------------
3ºC /noturno
Arte/profºAdriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
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PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas E.M 3º
C |
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
||||
CONTEÚDOS: Conceito da Arte
Moderna |
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HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Valorizar
e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico,
social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar
aprendendo. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Essa semana você irá apenas
copiar no caderno nas próximas aulas iremos utilizar o conteúdo. Arte Moderna Arte Moderna: Movimento importante, que teve
impacto em todas as ramificações do que consideramos arte a partir de então,
período extremamente rico e vasto m suas produções. Mais afinal, o que é Arte
Moderna? Movimento derivado de outras
correntes artísticas: o romantismo e o realismo. A primeira vertente do
modernismo se deu nas artes plásticas, a partir dos chamados Impressionistas,
que retratavam de forma única e diferente do já havia sido, as cenas
cotidianos exterior, paisagens e pessoas. Foi durante o período da Arte
Moderna, que pela primeira vez a fotografia se passou a se fazer presente. E
mesmo que com o uso de algum dispositivo (uma engenhoca – a máquina de
fotografar), foi considerada uma expressão de arte, já que o resultado dela
depende do olhar diferente, o olhar de um artista. Arte Moderna é o termo que
designa qualquer expressao e produção artística que ocorreu no final do
século XIX até meados do século XX. Englobam este período os mais diferentes
tipos de arte como: pintura, literatura, escultura, música, fotografia e
arquitetura. Na Arte Moderna podemos ver claramente a influência da Revolução
Industrial e suas máquinas a vapor,a fotografia, o cinema e uma produção
científica voltada ao estudo da mente. Foiuma época em que tudo mudava
rapidamente e de forma caótica e desorganizada. Por isso foi marcada com a
sensação de que tudo é êfemero, e com uma sensação de realidade fragmentada.
Estas são as sensaçoes que sentimos quando estamos diante de alguma obra
criada no período do Modernismo. Os artistas dessa época
acreditavam que qualquer obra que mostrasse a realidade como ela é, estava
ultrapassada. Para eles, era preciso criar uma nova formar de ver e sentir o
mundo, em todas as suas expressões, a fim de mudar a forma como toda a
sociedade via o mundo. Foi durante essse período que os
artistas passaram a ver como figuras mais do que importantes na sociedade,e
responsáveis por captar a verdadeira essência da natureza humana, não somente
retratar o cotidiano. Começou então uma fase da desconstrução da
criatividade. Era um período de guerras evoluções tecnológicas e confusão,
que fez com que os artistas desejassem compreender o que estava se passando,
através do conhecimento e experimentaçao de todoas as novidades que estavam a
acontecendo. Foi durante esse pensamento
caótico que surgiram as correntes de vanguardas, que passaram a semprar os
estilos dos períodos da arte moderna.
Agora, neste resumo da arte moderna, você vai conhecer um pouco mais sobre
essas correntes. Continuamos na próxima aula.
|
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RECURSOS: Caderno para registro e realização da
atividade. |
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AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
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DATA 08/09 a 11/09
__ |
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Biologia/profºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 08/09/ a 11/09/20
Disciplina : biologia
Prof : Rene
Turmas : 3 B e 3 C
Tema : sistema circulatorio
Atividade : pesquisar anatomia do sistema cardiovascular humano.
Material: livro didático do ensino médio ou internet
Citar as fontes
Respostas em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física /Profº
Filosofia/profºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B ,3ºC noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 08/09/2020 a 11/09/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: leitura de fonte externa do livro indicado abaixo. Responder a questão ao final dos trechos. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 08/09/2020 a 11/09/2020
Platão (428-348 a.C) é o primeiro grande filósofo grego a tematizar em suas obras as principais questões éticas que chegaram ate os nossos dias. Em seus diálogos iniciais, chamados “socráticos”, supõe-se que Platão está ainda sob influência direta de seu mestre Sócrates (470-399 a.C) na maioria desses textos encontramos uma discussão entre Sócrates e personagens da vida atenienses, alguns fictícios, em torno de conceitos éticos como a amizade (Lisis), a virtude (Menon), a coragem (Laques) e o sentimento religioso (Eutífron). Abaixo são trechos do livro: textos básicos de Ética de Platão a Foucault, de Danilo Marcondes.
Mênon, o que é virtude?
Mênon é um diálogo posterior a Górgias e tem como ponto de partida o questionamneto sobre se é possivel ensinar a virtude (areté). A resoosta platônica é negativa: a virtude não pode ser ensinada; ou já a trazemos conosco ou nada será capaz de incuti-la em nós, assim, a virtude deve ser inata. Porém, encontra-se adormecida em cada uma das pessoas, e o papel do filosofo consiste exatamente em desoertá-la. A doutrina da reminiscência, ou anamnese, é o mdo pelo qual o inatismo platônico é explicado neste diálogo, temos um embate entre Sócrates e Mênon acerca da natureza da virtude. Mênon apresenta exemplos do que seria virtude e Sócrates argumenta contra essa tentativa de definir a virtude, ou qualquer conceito, por meio de exemplos. Ncessitamos de uma definição geral que possa tornar os exemplos cmpreensiveis como casos particulares de um tipo geral. Seria um conceito, que devemos buscar. Mas onde? Deste modo, para sanar dúvidas a respeito do diálgo está inserido o link do YouTube com uma apresntação sintetizada a respeito do assunto: https://www.youtube.com/watch?v=q-je6b9LzU0. A partir do vídeo faça uma breve análise do que etendeu sobre a aula-vídeo pelo menos 6 linhas.
Envie as atividades poe e-mail com nome e número.
Com base nos trechos do livro acima – Sócrates afirma ser melhor sofrer uma injustiça do que cometê-la. Por quê? Você concorda? Responda as questões com base nos trechos do livro indicado pelo menos 5 linhas.
Sociologia/profºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Pesquisa
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
1) Quais são os pontos positivo, durante o mandato deste
presidente?
2) Quais são os pontos negativos, durante o mandato deste
presidente?
3) Qual sua opinião sobre este presidente ?
Email:
joycedancy@yahoo.com.br
Estarei online de terça-feira e
quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/profºMarcelo
Atividade de Física 3ºB
e 3ºC
5º semana de 08/09/2020
à 11/09/2020
Prof. Marcelo Andrade
da Silva
Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
https://forms.gle/o2o2KRdPkG9rZnj3A
Quimica/profºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:
Aulas previstas: 4
Habilidade Geral: Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Habilidade Científica: Reconhecer as funções orgânicas presentes nos diferentes tipos de alimentos; Reconhecer polímeros, assim como os monômeros que os compõem; Classificar substâncias como isômeras, dadas suas nomenclaturas ou fórmulas estruturais; Reconhecer que isômeros (com exceção dos isômeros ópticos) apresentam diferentes fórmulas estruturais, diferentes propriedades físicas (como temperatura de fusão, de ebulição e densidade) e mesmas fórmulas moleculares; Analisar e classificar fórmulas estruturais de aminas, amidas, ácidos carboxílicos, ésteres, éteres, aldeídos, cetonas, álcoois e gliceróis quanto às funções.
Desenvolvimento e estratégias: Site: : http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc17/a02.pdf. Ler e interpretar o texto proposto, registrando as palavras-chave que vocês encontrarem no texto. Posteriormente fazer um resumo, incluindo as palavras-chave, no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito
Data de Entrega: 16/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/profºEdivaldo
Conteúdo de Geografia do Professor Edivaldo para a turma do 3º ano C noturno durante a semana de 08 a 11/09/20
África: Sociedade em transformação.
O Continente africano é considerado o mais pobre do mundo, o menos desenvolvido e os com pior situação localizam-se na África Subsaariana. Estes países têm os piores indicadores sociais do mundo, assolados por doenças, infra estrutura praticamente inexistente, uma péssima qualidade de vida.
→. IDH:
↔. É um índice idealizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), para medir o desenvolvimento humano e leva em consideração dados sobre saúde, educação e renda per capita. A escala é de 0 a 1, quanto mais perto de 1 é melhor. Classificam-se os países em 3 faixas: de 0,80 a 1 = elevado; de 0,50 a 0,79 = médio e menor que 0,50 = baixo. Os 12 países com os menores IDH em 2006 são da África Subsaariana, de 0,391 a 0,329.
→. Economia:
↔. A pobreza desses países, aliada às instabilidades democráticas são responsáveis pelas piores condições sociais em que se encontram, tem uma população de maioria rural, as exportações basicamente de produtos primários e com baixíssimos valores agregados. Muitos países ainda convivem com governos ditadores e a corrupção campeia livremente, não assegurando mínimas condições de serviços como a educação, assistência médica e deficiência de empregos nas áreas urbanas
→. Saúde:
↔. As taxas de mortalidade são muito altas, principalmente a infantil com 20 óbitos para cada mil, contra 6/1.000 no Brasil. A falta de assistência médica minimamente adequada, aliada às epidemia e doenças como a AIDS, desemprego, a fome, deixa a população em situações calamitosas. Dos 33,2 milhões de pessoas com HIV em 2007, temos pela ordem: África subsaariana = 67,8%, contra 1,1% África do Norte e Oriente Médio; Sul e Sudeste da Ásia urbanas.12,0%; Europa do Leste, Ásia central =4,8%; América Latina 4,8%, as demais regiões com taxa menores.
→. População e urbanização:
↔. Predominante rural, as áreas mais povoadas são as áreas próximas ao litoral, no Vale do Rio Nilo e em torno dos grandes Lagos como o Vitória e a proximidade com a Europa torna o litoral norte também densamente povoado. As taxas demográficas são as mais desérticas e algumas florestas como a do Congo.
→. Fluxos comerciais:
↔. A África mantém relações comerciais mais importante entre a Europa, Ásia e América do Norte. Tudo isso aliado ao desenvolvimento tecnológico e globalização, tem colocado o Continente africano em situação de dependência, A sua economia que é pouco diversificada, fornecedora basicamente de matéria prima, não permite romper a curto prazo com o modelo financeiro que os subordina aos países consumidores.
→. Política:
↔. A África sempre foi o Continente de menor captação de recursos externos, mas esta situação começa a alterar devido o interesse da China no Continente. O interesse dos chineses não é tão recente, calcula-se que nas últimas 4 décadas o governo chinês tenha enviado em torno de 20 mil técnicos agrícolas e especialistas de diversas áreas, e que em torno de 500 mil chineses vivem na África. Na parte subsaariana consta a presença chinesa desde a década de 1960, e ultimamente tem havido um crescimento do comércio entre a China e a África, com os chineses vendendo produtos manufaturados e comprando especialmente petróleo minerais metálico.
Atividade de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com a turma do 3º ano sobre a África durante a semana de 08 a 11/09/20
Observação: as questões deverão ser respondidas de forma manuscrita, bem legível, e as fotos tiradas da atividade tem que estar em posição vertical ao postar no e-mail
E-mail do professor:ediliberato@hotmail.com
PUC/RIO
"O continente condenado" "África em chamas" |
As manchetes que atualmente são publicadas sobre a África, como as apresentadas acima, expressam o trágico quadro socioeconômico desse continente. Assinale a opção que NÃO inclui um aspecto desse quadro.
a) ( ) A baixa expectativa de vida de grande parte da população.
b) ( ) O número significativo de africanos contaminados com a Aids.
c) ( ) Os conflitos e guerras tribais envolvendo nações africanas.
d) ( ) As guerras civis estimuladas pelas potências imperialistas europeias.
e) ( ) O contingente de africanos fora de seus países de origem, em busca de trabalho.
2ª questão: Leia os versos:
“Seiscentas peças barganhei:
— Que Pechincha! — No Senegal
A carne é rija, os músculos de aço,
Boa liga do melhor metal.
Em troca dei só aguardente,
Contas, latão – um peso morto!
Eu ganho oitocentos por cento
Se a metade chegar ao porto. ”
HEINE, Heinrich. Citado em: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
O trecho do poema acima citado refere-se:
a) ( ) aos grandes lucros conseguidos pelos chefes tribais africanos na venda de escravos aos europeus.
b) ( ) à forma pela qual os europeus conseguiam adquirir metais preciosos em solo africano.
c) ( ) ao comércio de escravos no continente africano e os altos lucros proporcionados aos europeus em decorrência dos produtos dados em troca.
d) ( ) ao comércio de carne realizado na África mediante o escambo.
História/profºSergio
Conteúdo de História - 3ªs séries B, C – Prof.: Sérgio - semana de 08 a 11/09/2020
Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno. Na próxima semana enviarei atividades sobre o tema.
Revolução Constitucionalista de 1932
O que foi a revolução constitucionalista de 1932?
O movimento conseguiu mobilizar 35 mil homens pelo lado dos paulistas, contra 100 mil soldados do governo Vargas
Cartaz de convocação de voluntários. Acervo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo Foto: Renato Chaui)
Antes de falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, é preciso voltar alguns anos na história para buscar os embriões deste que foi um dos maiores movimentos armados da história do Brasil. Durante a República Velha (1889-1930), formou-se uma aliança entre os estados mais ricos e influentes do país na época, São Paulo e Minas Gerais, cujos representantes alternavam-se no posto da presidência da república naquilo que ficou conhecido como a "política do café com leite". Em 1930, porém, o presidente Washington Luís, representante dos paulistas, rompe a aliança com os mineiros e indica o governador de São Paulo Júlio Prestes como seu sucessor, que venceu as eleições. As oligarquias mineiras não aceitam o resultado e, por meio de um golpe de estado articulado com os estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, colocam Getúlio Vargas no poder.
"Getúlio vem com uma nova proposta de modernização do país. O grupo que chega ao poder pretende promover essas mudanças de maneira autoritária, sem consultas eleitorais", conta Alexandre Hecker, professor de História Contemporânea da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Mackenzie. O novo presidente fecha o Congresso Nacional, anula a Constituição de 1891 e depõe governadores de diversos estados, passando a nomear interventores. As medidas desagradam profundamente as elites paulistas tradicionais. "Esses grupos, que eram ligados ao Partido Republicano Paulista (PRP) e haviam sido derrotados pela revolução de 1930, passam a trabalhar em oposição ao governo de Getúlio", diz Alexandre. Já, a partir de 1931, se junta a essa elite deposta um "grupo mais moderno", que exige do governo a criação de uma carta magna que regesse a legislação do país - algo que Vargas vinha adiando cada vez mais - além de eleições gerais para presidente da república.
Ao mesmo tempo em que se formava esse grupo opositor, fortaleciam-se, em São Paulo, os chamados tenentistas, constituídos não apenas por militares, mas também de civis que agiam sob sua liderança. "Eles se reuniam no Clube Três de Outubro e apoiavam as ações do governo", explica o professor. "Havia diversas brigas de rua entre os estudantes do Largo São Francisco e esse grupo getulista, os tenentistas". No dia 23 de maio, essas forças se encontraram e se defrontaram nas ruas de São Paulo, o que resultou na morte de alguns estudantes em praça pública, que ficaram famosos como MMDC (sigla das iniciais dos quatro jovens mortos: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo. Mais tarde, adicionou-se a letra A, de Alvarenga, ao final da sigla, de outro jovem que acabou morto por causa do conflito).
Essas mortes foram o estopim que deu início no dia 9 de julho de 1932 à Revolução Constitucionalista. Com a ajuda dos meios de comunicação em massa, o movimento ganha apoio popular e mobiliza 35 mil homens pelo lado dos paulistas, contra 100 mil soldados do governo Vargas. "Havia uma possibilidade de que outros estados viessem em apoio ao governo do estado de São Paulo, mas ele ficou isolado e, com isso, se desenvolveu uma série de batalhas", destaca Alexandre. Foram quase três meses de batalhas sangrentas, encerradas em 2 de outubro daquele mesmo ano, com a derrota militar dos constitucionalistas. "Moralmente, porém, em termos de denúncia política, o movimento foi vencedor, porque logo depois do término do conflito, o governo federal convocou eleições para uma Assembleia Constituinte, que promulgou a Constituição do Brasil em 1934. Foi também quando, pela primeira vez no país, as mulheres participaram do processo eleitoral", ressalta o historiador.
O termo "revolução" para o movimento constitucionalista não é muito adequado àquilo que se propunha fazer, segundo o professor. "Não era uma revolução. Na verdade, desejava-se a normatização da legislação e do processo eleitoral, e não uma mudança no sentido de alteração das relações de poder ou qualquer coisa que significasse uma limitação no processo de desenvolvimento capitalista", afirma. Ele diz que, para alguns historiadores, o movimento é considerado até conservador e antirrevolucionário. "Era uma elite derrotada que queria voltar ao poder e encontraram nesse movimento uma desculpa para isso".
Inglês/profºMºAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 08 à 11 de setembro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema:Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Dicas para Estudar em Casa" no aprendizado da Língua Inglesa. Tips for studying at home and not missing a beat (Dicas para estudar em casa e não perder o ritmo) 1. Follow a routine (1. Siga uma rotina) 2. Define a study location (2. Defina um local de estudos) 3. Have balance (3. Tenha equilíbrio) 4. Connect with your colleagues (4. Conecte-se com seus colegas) 5. Ask for help from the family (5. Peça ajuda da família) 6. Use technology to your advantage (6. Use a tecnologia a seu favor) 7. Study through films, music and podcasts. (7. Estude por meio de filmes, músicas e podcasts.) Agora utilize as Estratégias de Leitura da aula anterior e numere as sentenças de acordo com as dicas para estudar em casa. A. ( ) Shares Certain key practices will make life easier for everyone in the family when it comes to studying and organization. B. ( ) Turn off the TV. Make a house rule, depending on the location of the screen, that when it is study time, it is “no TV” time. C. ( ) What about the radio or other audio devices? Should it be on or off? Contrary to what many specialists say, some kids do seem to function well with the radio turned on to a favorite music station. (Depending on the layout of your house or apartment, maybe an investment in earbuds would be worthy of consideration.) D. ( ) Set specific rules about using cell phones during study hours. For instance, use of a cell phone can only occur if it becomes necessary to call a schoolmate to confirm an assignment or discuss particularly challenging homework. E. ( ) Designate specific areas for homework and studying. Possibilities include the kitchen, dining room, or your child’s bedroom. Eliminate as much distraction as possible. F. ( ) Consider placing a bulletin board in your room above the desk. Your local hardware store may sell wallboard that is inexpensive and perfect to post essential school items. G. ( ) Consistency is a critical factor in academic success. Try to organize the household so that dinner is at a regular hour, and once it’s over, it’s time to crack the books. Em seguida, acesse seu email e envie somente as respostas para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com Fique em casa e cuide-se bem.
Lingua portuguesa/profºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: A atividade a seguir deverá ser realizada, no período de 08/09/2020 a 11/09/2020.
Atividade:
Assistir à videoaula do Centro de Mídias apresentada em 25/06.
https://www.youtube.com/watch?v=HNK6NIith9I
Obs.: A atividade sobre essa videoaula será solicitada no roteiro de estudo da próxima semana.
Matemática/profºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA 3ª
SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 07/09/2020 / a 11/09/2020 (4aulas)
3º BIMESTRE
Tema 1: Estudo das Funções
Você sabe o
que é um mapa mental !
Vamos lá
uma breve definição !
Mapa mental é um
diagrama que permite que você organize ideias de forma simples e lógica,
representando-as visualmente, facilitando o processo de memorização. Ele começa
com um tema central, que evolui através de linhas ou “ramos” relacionando os
subtópicos do tema.
Nesse exemplo apresentamos um mapa mental da Função do 1ºgrau
.
Observem que todos os requisitos para a compreensão e
características estão organizadas no diagrama .
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