segunda-feira, 21 de setembro de 2020

2ºsérie do ensino médio semana de 21 a 25 de setembro 2020

  Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                                  Eletivas/ProfºDenis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 7 (21.09 à 25.09)

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 



 

Taxa Selic: O que é, para que serve e como influencia seus investimentos

https://www.infomoney.com.br/guias/taxa-selic

O Banco Central do Brasil nesta pandemia resolveu baixar a SELIC?  Pesquise e reflita sobre essa redução. Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

                                                 Eletivas/Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·       Unidade Temática: Esporte e Lazer

·       Jogos Eletronicos e de app;

 

ATIVIDADES

 

·       Atividade 1 – Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;

·       Atividade 2- Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020

 

2ºSérie  A /Manhã

Arte / ProfºPaulo Sergio

E.E. PROFESSOR SALIM FARAH MALUF

PLANO DE ENSINO – ALUNOS

 

Professor: Paulo Sérgio de Farias.

E-mail institucional: psergiofarias@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Artes.

Data: 21/09 à 25/09/2020.

Turmas: 2º A e 2º B – Ensino Médio – Manhã – 04 aulas semanais.

 

HABILIDADES:

Mostrar a abstração da Arte Moderna no Brasil e suas técnicas.

 

TEXTO: Abstração no Brasil.

 


EXPLICAÇÃO:

Caros alunos, a principal característica da arte abstrata é o distanciamento da realidade e a necessidade de expressar sensações apenas por meio de cores e formas. Este movimento divide-se em abstracionismo lírico (ou expressionismo) e geométrico.

O abstracionismo brasileiro teve início por volta de 1940, destacando-se dentre os artistas, nomes como Manabu Mabe, Antônio Bandeira e Régia Marinho.

A aula de hoje é apenas para leitura e compreensão, na próxima semana teremos atividades!

 

Bons estudos! 

Biologia/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2°A e 2°B   – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Síndrome de Turner. 

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

   




     DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020. 

 

                                         

                                                  Atividade

                                        

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Síndrome de Turner. 

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:FILOSOFIA

TURMA:2ºA/B

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE ACULTURAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO.

 A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.


Sociologia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:SOCIOLOGIA

TURMA:2ºA

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE CONTRACULTURA

 

Faça um breve resumo do seu entendimento sobre o termo Contracultura.

 

Fisica/ProfºRomeu

MODELO DE  AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana21/09 a25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física   Turma 2° A e B

CONTEÚDOS:

            *Calor   Temperatura e Fontes

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Estimar a ordem de grandezas de temperaturas de elementos cotidiano.

Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura.

 

                            DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                       Atividade de estudos ( 7 )

 

                                                    Apostila do 2 bimestre pagina 36

 

                                                           Fazer a atividade  3

 

                 

         

              

 

             

  

 As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email

jromeugobo@gmail.com     deverá constar o nome do aluno n° de chamada e a série

 

.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

 

 

Quimica/ProfºLucilene

                                          QUÍMICA

                        E. E. SALIM FARAH MALUF

                    SEMANA DE 21/09 A 25/09 2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 2ºA e 2ºB                                   02 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Forças de Van der Walls: Parte l

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior

1)    Faça uma pesquisa sobre forças intramoleculares e intermoleculares para responder as questões 3.A e 3.B do caderno do aluno.

Registre em seu caderno as principais características de cada tipo de interação pesquisado anteriormente. Você deverá fazer esta atividade individual.

2)    Realize a atividade 3D da qual você deverá explicar quais são as forças intermoleculares que ocorrem entre as moléculas das substâncias indicadas no caderno do aluno.

3)    Realize a atividade 3E da qual é dadas as substâncias e você deverá responder as questões enviadas no caderno do aluno.

4)    Realize a atividade 3F do caderno do aluno que é preencher os dados da tabela e responda a pregunta que se pede no caderno do aluno.

Ao término de sua atividade encaminhar ao e-mail: entregaeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvidas é na sexta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã.

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 2º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade:  Leitura, pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Dinâmicas demográficas; Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.

GEOGRAFIA :  Taxa de natalidade e a taxa de mortalidade ( 1 / 2 ).

 

crescimento vegetativo – ou, simplesmente, crescimento natural – refere-se ao crescimento da população em um determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um determinado período em comparação com o número de falecimentos. Indica, dessa forma, a expansão natural da população em uma dada localidade.





O conhecimento do crescimento natural ou vegetativo de uma região é importante porque é possível verificar a capacidade da população em se manter estável ou, a depender do caso, de apresentar uma explosão demográfica. Na Europa, por exemplo, as baixas taxas de crescimento vegetativo e as elevadas taxas migratórias geram uma série de previsões relativas às mudanças no perfil étnico da população no futuro.

O crescimento vegetativo é um dado estatístico sobre as populações

 

As taxas de natalidade e mortalidade, juntas, representam o índice natural de crescimento demográfico de uma determinada localidade com o passar do tempo.

 

crescimento natural ou vegetativo representa a evolução do aumento do número de habitantes de uma dada região sem considerar o saldo migratório, ou seja, é o crescimento populacional envolvendo somente os habitantes oriundos do território em questão. Assim, para conhecer e quantificar o crescimento demográfico de um dado lugar, utiliza-se o cálculo das taxas de natalidade e mortalidade.

Taxa de natalidade (TN): é o número de nascimentos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local. Esse dado não inclui os chamados “natimortos”, aqueles que nascem mortos ou morrem logo após o parto. Geralmente, essa relação é representada em porcentagem (a cada 100 habitantes) ou em permilagem (a cada mil habitantes), sendo essa última a forma mais comum. Assim, temos que o cálculo da taxa de natalidade é:

TN = N x 1000
      P

*N é o número de nascimentos e P, a população total. Multiplica-se, no caso, por mil para obter os dados em permilagem.

Taxa de mortalidade (TM): é o número de óbitos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local, também obtido em permilagem, o mais comum, ou também em porcentagem. O cálculo da taxa de mortalidade expressa-se dessa forma:

TM = M x 1000
       P

*M é o número de mortes anuais e P é a população total.





 

A diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade representa o crescimento vegetativo de uma dada localidade.

Exemplo: Em uma cidade, onde habitam 200 mil pessoas, houve em um ano uma incidência de 2750 nascimentos, além de 1830 óbitos. Calcule as taxas de natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo (dados em permilagem).

Taxa de natalidade

TN = 2750 x 1000
            200000

TN = 13,75‰ – ou seja, nasceram cerca de 13 crianças para cada mil habitantes

 

 

 

Taxa de mortalidade

TM = 1830 x 1000
             200000

TM = 9,15‰ – ou seja, faleceram cerca de 9 pessoas para cada mil habitantes

Crescimento vegetativo

CV = TN – TM

CV = 13,75 – 9,15





CV = 4,6‰ – ou seja, houve um aumento natural de pouco mais de 4 habitantes para cada mil pessoas residentes na cidade.

 

Natalidade e mortalidade são importantes dados demográficos

Por: Rodolfo F. Alves Pena

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

-  DALAI LAMA

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inglês/ProfºSilvana

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 21/09 à 25/09/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

Realize a atividade e tire foto.

DISCIPLINA/TURMA: 2º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS:  Atividade da Apostila página 109.

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Atividade da Apostila página 109.

Questão 1: por que um mapa de papel não pode fazer o que o Mapa do Maroto faz?

 

a) Mapas de papel podem fazer o que o Mapa do Maroto faz. Eles mostram locais que podem ser encontrado no espaço, assim como o Mapa do Maroto fez

 

b) O Mapa do Maroto era mágico, e ninguém em nossa classe usa magia como no

Hogwarts.

 

c) Seria ilegal para nós fazer o que o Mapa do Maroto faz usando um mapa de papel.

d) Os mapas de papel mostram um ponto preciso no globo. Se você colocar um objeto no mapa que pode se mover, então seu mapa é impreciso.

Olhe para o mapa na atividade 3 e responda à seguinte pergunta:

 

Questão 2: Quais são as coisas que um mapa deve ter para ser bom?

a) Escala, direção, fonte de informação;

b) Escala, título, fonte de informação, grade de localização, subtítulo.

c) Rótulos, título, fonte de informação;

d) Fonte de informação, direção, grade de localização;

e) Rótulos, escala, grade de localização.

Língua Portuguesa/Profºjobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Língua Portuguesa e Literatura - 2º A EM

 

PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: SETEMBRO AMARELO

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão e prevenção ao suicídio.

https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA

 

v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.

 

 

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.

 

Como o Setembro Amarelo começou?

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?

Pessoas sob risco de suicídio podem:

  • apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
  • ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
  • apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um convívio social conturbado;
  • ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
  • apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.


Matemática/ProfºRomeu

MODELO DE  AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

5 aulas por semana 21/09 a 25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Matematica    2° A

CONTEÚDOS:* Matrizes  * Determinantes  * Sistemas Lineares

        

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

·       Utilizar elementos de matriz para organizar e justificar a resolução de situações problemas baseadas em contextos do cotidiano.

 

 

 

                                    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                                   Atividade ( 7 )

 

                                           Fazer a atividade  da apostila do 2 bimestre da pagina 17

 

                                                       Fazer as atividades 21 e 22 da apostila                                           

                     

                                                                 

 

             

  

                                    

 

 

 

 

 

                           

                  OBS:As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email

jromeugobo@gmail.com     deverá constar o nome do aluno n° de chamada e a série

 

.

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA ----/----/----

 

 

Projeto de vida /ProfºRosiane

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.      PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.      TURMA

 

2ª Série - A

3.      DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida

4.      CONTEÚDOS:

Nossas escolhas estão na balança.

5.      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Organização, respeito e determinação.

6.      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    Ao longo da sua trajetória, quais foram as escolhas e decisões que você julga mais acertadas do seu projeto de vida?

2-    Após tudo o que você passou para implementar o plano de ação do seu projeto de vida, houve algum momento em que você postergou, ou seja demorou para decidir( ou quase deixou para trás) uma decisão difícil, ou achou que deveria ter decidido com mais agilidade? O que foi? Você sabe explicar as consequências disso?

OBS. Gostaria de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 8hs às 9hs.

 

7.      RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno para registro.

 

8.      AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

9.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

10.  PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

21/09/2020 a 25/09/2020

11.  PROFESSOR

 

Rosiane

12.  VALIDADO EM:

   21/09/2020

 

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 2º

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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2ºSérie  B /Manhã

Arte / ProfºPaulo Sergio

E.E. PROFESSOR SALIM FARAH MALUF

PLANO DE ENSINO – ALUNOS

 

Professor: Paulo Sérgio de Farias.

E-mail institucional: psergiofarias@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Artes.

Data: 21/09 à 25/09/2020.

Turmas: 2º A e 2º B – Ensino Médio – Manhã – 04 aulas semanais.

 

HABILIDADES:

Mostrar a abstração da Arte Moderna no Brasil e suas técnicas.

 

TEXTO: Abstração no Brasil.

 


EXPLICAÇÃO:

Caros alunos, a principal característica da arte abstrata é o distanciamento da realidade e a necessidade de expressar sensações apenas por meio de cores e formas. Este movimento divide-se em abstracionismo lírico (ou expressionismo) e geométrico.

O abstracionismo brasileiro teve início por volta de 1940, destacando-se dentre os artistas, nomes como Manabu Mabe, Antônio Bandeira e Régia Marinho.

A aula de hoje é apenas para leitura e compreensão, na próxima semana teremos atividades!

 

Bons estudos! 

Biologia/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

2°A e 2°B   – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Síndrome de Turner. 

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

    




    DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020. 

 

                                         

                                                  Atividade

                                        

Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Síndrome de Turner. 

 

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:FILOSOFIA

TURMA:2ºA/B

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE ACULTURAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO.

 A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.

Com base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas

a) permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.

b) perderam a relação com o seu passado histórico.

c) derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.

d) contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.

e) demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.

Sociologia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:SOCIOLOGIA

TURMA:2ºB

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE CONTRACULTURA

 

Faça um breve resumo do seu entendimento sobre o termo Contracultura.

 

Fisica/ProfºRomeu

MODELO DE  AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana21/09 a25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física   Turma 2° A e B

CONTEÚDOS:

            *Calor   Temperatura e Fontes

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Estimar a ordem de grandezas de temperaturas de elementos cotidiano.

Propor procedimentos em que sejam realizadas medidas de temperatura.

 

                            DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                       Atividade de estudos ( 7 )

 

                                                    Apostila do 2 bimestre pagina 36

 

                                                           Fazer a atividade  3

 

                 

         

              

 

             

  

 As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios propostos deverão ser encaminhados para o email

jromeugobo@gmail.com     deverá constar o nome do aluno n° de chamada e a série

 

.

 

 

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

 

 

Quimica/ProfºLucilene

                                          QUÍMICA

                        E. E. SALIM FARAH MALUF

                    SEMANA DE 21/09 A 25/09 2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 2ºA e 2ºB                                   02 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Forças de Van der Walls: Parte l

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior

1)    Faça uma pesquisa sobre forças intramoleculares e intermoleculares para responder as questões 3.A e 3.B do caderno do aluno.

Registre em seu caderno as principais características de cada tipo de interação pesquisado anteriormente. Você deverá fazer esta atividade individual.

2)    Realize a atividade 3D da qual você deverá explicar quais são as forças intermoleculares que ocorrem entre as moléculas das substâncias indicadas no caderno do aluno.

3)    Realize a atividade 3E da qual é dadas as substâncias e você deverá responder as questões enviadas no caderno do aluno.

4)    Realize a atividade 3F do caderno do aluno que é preencher os dados da tabela e responda a pregunta que se pede no caderno do aluno.

Ao término de sua atividade encaminhar ao e-mail: entregaeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvidas é na sexta-feira das 08:00 as 08:45 horas da manhã.

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 2º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade:  Leitura, pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Dinâmicas demográficas; Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.

GEOGRAFIA :  Taxa de natalidade e a taxa de mortalidade ( 1 / 2 ).

 

crescimento vegetativo – ou, simplesmente, crescimento natural – refere-se ao crescimento da população em um determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um determinado período em comparação com o número de falecimentos. Indica, dessa forma, a expansão natural da população em uma dada localidade.





O conhecimento do crescimento natural ou vegetativo de uma região é importante porque é possível verificar a capacidade da população em se manter estável ou, a depender do caso, de apresentar uma explosão demográfica. Na Europa, por exemplo, as baixas taxas de crescimento vegetativo e as elevadas taxas migratórias geram uma série de previsões relativas às mudanças no perfil étnico da população no futuro.

O crescimento vegetativo é um dado estatístico sobre as populações

 

As taxas de natalidade e mortalidade, juntas, representam o índice natural de crescimento demográfico de uma determinada localidade com o passar do tempo.

 

crescimento natural ou vegetativo representa a evolução do aumento do número de habitantes de uma dada região sem considerar o saldo migratório, ou seja, é o crescimento populacional envolvendo somente os habitantes oriundos do território em questão. Assim, para conhecer e quantificar o crescimento demográfico de um dado lugar, utiliza-se o cálculo das taxas de natalidade e mortalidade.

Taxa de natalidade (TN): é o número de nascimentos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local. Esse dado não inclui os chamados “natimortos”, aqueles que nascem mortos ou morrem logo após o parto. Geralmente, essa relação é representada em porcentagem (a cada 100 habitantes) ou em permilagem (a cada mil habitantes), sendo essa última a forma mais comum. Assim, temos que o cálculo da taxa de natalidade é:

TN = N x 1000
      P

*N é o número de nascimentos e P, a população total. Multiplica-se, no caso, por mil para obter os dados em permilagem.

Taxa de mortalidade (TM): é o número de óbitos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local, também obtido em permilagem, o mais comum, ou também em porcentagem. O cálculo da taxa de mortalidade expressa-se dessa forma:

TM = M x 1000
       P

*M é o número de mortes anuais e P é a população total.





 

A diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade representa o crescimento vegetativo de uma dada localidade.

Exemplo: Em uma cidade, onde habitam 200 mil pessoas, houve em um ano uma incidência de 2750 nascimentos, além de 1830 óbitos. Calcule as taxas de natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo (dados em permilagem).

Taxa de natalidade

TN = 2750 x 1000
            200000

TN = 13,75‰ – ou seja, nasceram cerca de 13 crianças para cada mil habitantes

 

 

 

Taxa de mortalidade

TM = 1830 x 1000
             200000

TM = 9,15‰ – ou seja, faleceram cerca de 9 pessoas para cada mil habitantes

Crescimento vegetativo

CV = TN – TM

CV = 13,75 – 9,15





CV = 4,6‰ – ou seja, houve um aumento natural de pouco mais de 4 habitantes para cada mil pessoas residentes na cidade.

 

Natalidade e mortalidade são importantes dados demográficos

Por: Rodolfo F. Alves Pena

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

 DALAI LAMA

História/ProfºSilvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC

 

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.

SEMANA: de 21 a 25 de setembro

Quantidade de aulas:

9A quatro aulas

2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas

AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.

 Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com

 

VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS.    QUAL A SUA OPINIÃO ?


 

(  ) SIM

(  ) NÃO

JUSTIFICATIVA

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Inglês/Profºsilvana

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 21/09 à 25/09/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

Realize a atividade e tire foto.

DISCIPLINA/TURMA: 2º B

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS:  Atividade da Apostila página 109.

Habilidade: Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Atividade da Apostila página 109.

Questão 1: por que um mapa de papel não pode fazer o que o Mapa do Maroto faz?

 

a) Mapas de papel podem fazer o que o Mapa do Maroto faz. Eles mostram locais que podem ser encontrado no espaço, assim como o Mapa do Maroto fez

 

b) O Mapa do Maroto era mágico, e ninguém em nossa classe usa magia como no

Hogwarts.

 

c) Seria ilegal para nós fazer o que o Mapa do Maroto faz usando um mapa de papel.

d) Os mapas de papel mostram um ponto preciso no globo. Se você colocar um objeto no mapa que pode se mover, então seu mapa é impreciso.

Olhe para o mapa na atividade 3 e responda à seguinte pergunta:

 

Questão 2: Quais são as coisas que um mapa deve ter para ser bom?

a) Escala, direção, fonte de informação;

b) Escala, título, fonte de informação, grade de localização, subtítulo.

c) Rótulos, título, fonte de informação;

d) Fonte de informação, direção, grade de localização;

e) Rótulos, escala, grade de localização.

Língua Portuguesa/ProfºRuberval

2º B (E.M.) – Professor Ruberval.  Disciplina: Língua Portuguesa.           

E-mail: ruberval@prof.educacao.sp.gov.br

 

Tempo para realização: Uma semana.

    21/09 até 25/09 (Cinco aulas de 45 minutos cada) 3º Bimestre.

Atividade deverá ser entregue ao e-mail do Professor. Não esquecer de colocar nome e série.

 

ATIVIDADE –NOTÍCIA 1.

 

Em janeiro de 2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras cidades da mesma região.

É possível perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro, nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema Lira Itabirana, que pode ser acessado no endereço

indicado no box abaixo.

 

Utilizando-se da internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise em materiais diferentes, informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às questões a seguir:

(Notícia 1 é a desta atividade,pesquise outras duas notícias para preencher o quadro)

 

a)    Identificar informações de diferentes fontes.

 

O quê?

Onde?

Como?

Quando?

Por quê?

Notícia 1

 

 

 

 

 

Notícia 2

 

 

 

 

 

Notícia 3

 

 

 

 

 

 

Matemática/ProfºRoselia

ATIVIDADE SEMANAL DO PROFESSOR

 

PROFESSORA ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

5 AULAS

 

SEMANA 21 á 25/09 DE 2020.

 

DISCIPLINA/TURMA: MATEMÁTICA

 2º ano B

             

 

CONTEÚDOS

·       PERMUTAÇÃO

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

https://youtu.be/YHJzyqey9OU  (Permutação

Rever as atividades da Apostila página 14 á 17 (3bimestre)

·       Assistir as aulas no CMSP do dia 21 á 25/09   e fazer os registros no Caderno criando o mapa mental. (Entregar via e-mail os mapas mentais das aulas semanais).

 

           AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

·       Avaliação Processual.

·       Faça um relato sobre as aulas dadas do dia  21 a 25/09 /2020 e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com  

 

 

 

Observações: Dúvidas no Google Class sala: 10:00 ás 12;00

 

DATA: 25/09/2020.

 

 

 

 

 

 

Projeto de vida /ProfºRoselia

ATIVIDADE SEMANAL.

PROFESSOR: ROSÉLIA

 

AULAS PREVISTAS

 (2 AULAS)

DURAÇÃO: 45 MINUTOS CADA AULA

 

SEMANA  21 á 25/09/2020.

DISCIPLINA/TURMA:

              PROJETO DE VIDA  2ºB (E.M)

CONTEÚDOS:

Ø O meu, o nosso emocional, em tempo de pandemia (UM OLHAR AO TEMPO)

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

·       “ DIÁRIO DE PRÁTICAS E VIVÊNCIAS”




 

Ø Como estou organizando meu tempo?

Ø O que eu fazia para realizar o meu trabalho presencial e o que eu faço agora? Justifique!!!

Ø Como você utiliza o tempo no trabalho remoto?

 

·       Fazer os registros através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Ø Processual ( continuada), atividades individual;

Ø E-MAIL: roselia.scardelato044@gmail.com

DATA: 25/09/2020.

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série:2º

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

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2ºSérie  C /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º C, 2ºD

 

CONTEÚDO:

 

          História da Dança e suas modalidades

2 aulas

 

Assista ao vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE

 

Faça um breve resumo da história da dança, tendo como base o vídeo do link acima.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Ano C, 2º Ano D e 2º E      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:  

  • Relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas
  • Descrever o processo de síntese de proteínas por meio de texto ou esquemas explicativos.
  •  

Atividades:

Depois que vocês leram e assistiram os vídeos abaixo, acessem o link do Google Forms e faça a Avaliação.

 

Ácidos Nucleicos – Duplicação do DNA e Síntese Proteica

https://drive.google.com/file/d/0B_8htSiBUGcmU1IxNENyZ1JxSTQ/view?usp=sharing

 

Vídeos:

REPLICAÇÃO DE DNA

https://www.youtube.com/watch?v=dRBgmZ8Iozc

 

Mecanismo de replicação do DNA, em 3D.

https://www.youtube.com/watch?v=zVaPUThUdWw

1 de 2 ·

Transcrição e Tradução: síntese de proteínas COMPLETO (Mais Biologia, com Roger Maia)

https://www.youtube.com/watch?v=lZStH_Be1mw

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 

 

LINK para a Avaliação pelo Google Forms

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeA3eOlkODRPh51VeYV3Pp_p88feU46oJFFzdgesIn59TLxZQ/viewform?usp=pp_url

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

2°C, 2°D e 2° E noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: leitura do clássico da literatura de língua inglesa: Romeu e Julieta de Shakespeare partindo da literatura para a questão filosófica. Análise da resolução de uma questão reflexiva.

Tempo para realização: Uma semana.

       





         Ano letivo: 2020 – 3° bimestre21/09/2020 a 25/09/2020

   

   Literatura clássica com Shakespeare para tratar a questão ética- Romeu e Julieta

 


Resumo da obra e seus desdobramentos: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

Resumo da obra: Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.

Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça, desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração.

A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:

ROMEU

- Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido... (Julieta aparece na sacada de uma janela) Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apóia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!             




                

 JULIETA  - aí de mim! 

 

ROMEU

- Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.

 

JULIETA

- Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto.

Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de ambos. Casam-se as escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.

Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.

A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte.

Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.

A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.

 

Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M -2C-

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da migração no Brasil?

Migracão, Imigração e Emigração

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”.

A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

 Reflita:

Qual a Contribuição que os Imigrantes trouxeram para o Brasil?

 

E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 2ª Séries C, D e E

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 21/09/2020  a 25/09/2020

ATIVIDADE 3

Com certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido por
um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do instrumento
que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do som da guitarra?

 



 

Leia o texto Notas Musicais caderno do aluno 3ºbimestre página 31,para responder as questões 1 a 6


Para saber mais: O portal de notícias Correio do Estado da Bahia divulgou, no dia 14 de fevereiro de 2019, uma notícia preocupante, cujo título
foi “Em menos de 15 dias, Salvador teve mais de 1.600 denúncias por
poluição sonora”. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que um som não
deve ultrapassar a barreira de 50 db porque, acima deste valor, começam os efeitos
prejudiciais à audição humana. Diante deste fato, vamos promover um debate sobre
poluição sonora.

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo:   Como se faz gelo seco
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site:   https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-faz-gelo-seco/, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 2º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

“C, do Regular  ”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Segregação e Exclusão social

O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.

Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e os trabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.

Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e mais brandas nos países desenvolvidos.

As desigualdades sociais, por sua vez, são motivos de discriminação muito comuns em sociedades capitalistas. A diferença de poder aquisitivo tem a capacidade de separar grupos, fazendo com que grupos economicamente mais ricos ocupem regiões distintas daqueles que vivem em condições de pobreza. É como um ciclo: as desigualdades geram segregação social, e a segregação acentua a desigualdade.

Se traçarmos um panorama das cidades brasileiras, será possível notar que, na maioria ou em todas as cidades existe pelo menos um bairro ou região onde moram apenas pessoas de maior poder aquisitivo, enquanto outras regiões são habitadas por cidadãos mais pobres.

Nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, existe um grande número de favelas, onde, muitas vezes, as moradias são construídas em locais inapropriados, o saneamento básico é precário ou não existe, o acesso à educação e aos serviços de saúde é mais restrito, o índice de desemprego é maior e, é claro, a renda dos moradores é baixa. Por outro lado, nessas mesmas cidades, existem diversos bairros de luxo, onde predominam os condomínios fechados, com saneamento básico eficiente, sistemas educacionais privados, excelentes atendimentos de saúde, mais e melhores oportunidades de emprego, além de uma grande concentração de renda daqueles que ali residem.

Além da segregação relacionada ao poder econômico, é muito frequente também a segregação social devido à raça. Esse tipo de segregação ocorre quando pessoas de uma determinada raça são proibidas de frequentar locais públicos, como escolas, clubes, restaurantes e outros ambientes de lazer.

O melhor exemplo de segregação racial no mundo é o Apartheid, um regime racista imposto à população negra pela minoria branca da África do Sul. De acordo com tal regime, oficializado em 1948, os negros eram obrigados a viver em regiões isoladas, não tinham direito de voto, não podiam circular em determinadas áreas das cidades, eram proibidos de se relacionar com pessoas brancas e também de frequentar os mesmos lugares que elas.

O domínio político e separatista dos brancos na África do Sul só acabou em 1994, quando as eleições multirraciais levaram ao poder o líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.

Como fruto das desigualdades e da segregação, surge a exclusão social, que pode ser definida como o extremo da marginalização. Os grupos socialmente excluídos são privados de praticar seus direitos básicos como cidadãos, vivendo em situações de pobreza extrema, de falta de moradia, de desemprego, de má distribuição de renda, de falta de acesso à educação e à saúde e de analfabetismo.

No Brasil, temos o Índice de Exclusão Social (IES), um indicador das desigualdades sociais que tem como parâmetro os níveis de escolaridade, de alfabetização, de acesso aos serviços de saúde, de violência, de empregos formais (com registro em carteira de trabalho) e de pobreza da população de todos os municípios brasileiros. Esse índice foi criado em 2002 a partir dos dados obtidos no censo demográfico de 2000.

Os piores índices de exclusão social do Brasil são os das regiões Norte e Nordeste (com poucas exceções), enquanto os melhores índices estão no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas desigualdades que permeiam entre as regiões brasileiras têm suas origens, principalmente, na herança histórica de ocupação do território e no desenvolvimento das atividades econômicas.

O contexto de desigualdades existente não só no Brasil, mas no mundo como um todo, mostra a necessidade de uma reestruturação, que seja capaz de corrigir essas divergências econômicas e sociais e banir a exclusão de grupos sociais. No entanto, sabe-se que essa necessidade não tramita na mesma direção dos interesses do sistema capitalista e financeiro mundial, daí a dificuldade de mudar esse cenário.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:

I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.

II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.

III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.

IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.

V) Desigualdades socioeconômicas.

Estão corretas as alternativas:

a) (  )  I, II e V.

b)  (  ) Apenas a V.

c) (  )  I, II, III e IV.

d) (  )  I, IV e V.

e)  (  ) Todas as alternativas.

2ª questão:

São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:

a) (  ) favelas

b) (  ) condomínios fechados

c) (  ) cortiços

d) (  ) áreas de risco ocupadas

e) (  )  loteamentos irregulares

História/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – História

3º Bimestre

 

2ªC

Mundo Árabe

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

·       Assistir a vídeo aula.

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=ccJzzIrLKys

 

·       Entregar até 30 de setembro

 

·       Entrega no e-mail: evertonvono503@gmail.com

 

·        Não esquecer de colocar Nome, número e série.

 

Inglês/ProfºMºAntonia


Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 2º ano C

 Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

 Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfadPKgae7SElyjptnbEVzwnPgitljHnN4o8sCH4KTjVvUAPg/viewform?usp=sf_link

 

Matemática/Profºaparecida


E .E SALIM  FARAH  MALUF

PROF APARECIDA  : MATEMATICA     NOTURNO

ATIVIDADE 2 ANO C, D, E  ENSINO  MÉDIO

PERÍODO:  21 /09   á  24/09/2020

 

A)     Em um espaço amostral de um dado honesto compõe se de seis lados ou seja , 1  ,2  3,  4 ,  5  ,  e 6  pergunta-se:

Qual a probabilidade de?

 

1)          sair um número maior  que 4? Resposta deverá ser em  percentuais %

2)          de sair o número 5?

3)          De sair números  menores que 3?

4)          De sair números pares?

5)          De sair números impares?

observ:  todas as respostas deverão ser dadas em percentuais

entregar no email profaparecidasalim@gmail.com

----------------------------------------------------------------------

2ºSérie  D /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE DO PROFESSOR:  Jorge C. Pessoa

 

AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:      Arte           2º C, 2ºD

 

CONTEÚDO:

 

          História da Dança e suas modalidades

2 aulas

 

Assista ao vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE

 

Faça um breve resumo da história da dança, tendo como base o vídeo do link acima.

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que possível.

 

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Ano C, 2º Ano D e 2º E      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:  

  • Relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas
  • Descrever o processo de síntese de proteínas por meio de texto ou esquemas explicativos.
  •  

Atividades:

Depois que vocês leram e assistiram os vídeos abaixo, acessem o link do Google Forms e faça a Avaliação.

 

Ácidos Nucleicos – Duplicação do DNA e Síntese Proteica

https://drive.google.com/file/d/0B_8htSiBUGcmU1IxNENyZ1JxSTQ/view?usp=sharing

 

Vídeos:

REPLICAÇÃO DE DNA

https://www.youtube.com/watch?v=dRBgmZ8Iozc

 

Mecanismo de replicação do DNA, em 3D.

https://www.youtube.com/watch?v=zVaPUThUdWw

1 de 2 ·

Transcrição e Tradução: síntese de proteínas COMPLETO (Mais Biologia, com Roger Maia)

https://www.youtube.com/watch?v=lZStH_Be1mw

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 

 

LINK para a Avaliação pelo Google Forms

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeA3eOlkODRPh51VeYV3Pp_p88feU46oJFFzdgesIn59TLxZQ/viewform?usp=pp_url

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

2°C, 2°D e 2° E noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: leitura do clássico da literatura de língua inglesa: Romeu e Julieta de Shakespeare partindo da literatura para a questão filosófica. Análise da resolução de uma questão reflexiva.

Tempo para realização: Uma semana.

       





         Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020

   

   Literatura clássica com Shakespeare para tratar a questão ética- Romeu e Julieta

 


Resumo da obra e seus desdobramentos: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

Resumo da obra: Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.

Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça, desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração.

A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:

ROMEU

- Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido... (Julieta aparece na sacada de uma janela) Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apóia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!             




                

 JULIETA  - aí de mim! 

 

ROMEU

- Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.

 

JULIETA

- Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto.

Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de ambos. Casam-se as escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.

Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.

A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte.

Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.

A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.

 

Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M - 2D

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da migração no Brasil?

Migracão, Imigração e Emigração

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”.

A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

 Reflita:

Qual a Contribuição que os Imigrantes trouxeram para o Brasil?

 E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 2ª Séries C, D e E

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 21/09/2020  a 25/09/2020

ATIVIDADE 3

Com certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido por
um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do instrumento
que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do som da guitarra?

 



 

Leia o texto Notas Musicais caderno do aluno 3ºbimestre página 31,para responder as questões 1 a 6


Para saber mais: O portal de notícias Correio do Estado da Bahia divulgou, no dia 14 de fevereiro de 2019, uma notícia preocupante, cujo título
foi “Em menos de 15 dias, Salvador teve mais de 1.600 denúncias por
poluição sonora”. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que um som não
deve ultrapassar a barreira de 50 db porque, acima deste valor, começam os efeitos
prejudiciais à audição humana. Diante deste fato, vamos promover um debate sobre
poluição sonora.

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo:   Como se faz gelo seco
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site:   https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-faz-gelo-seco/, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 2º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

“C, do Regular  ”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Segregação e Exclusão social

O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.

Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e os trabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.

Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e mais brandas nos países desenvolvidos.

As desigualdades sociais, por sua vez, são motivos de discriminação muito comuns em sociedades capitalistas. A diferença de poder aquisitivo tem a capacidade de separar grupos, fazendo com que grupos economicamente mais ricos ocupem regiões distintas daqueles que vivem em condições de pobreza. É como um ciclo: as desigualdades geram segregação social, e a segregação acentua a desigualdade.

Se traçarmos um panorama das cidades brasileiras, será possível notar que, na maioria ou em todas as cidades existe pelo menos um bairro ou região onde moram apenas pessoas de maior poder aquisitivo, enquanto outras regiões são habitadas por cidadãos mais pobres.

Nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, existe um grande número de favelas, onde, muitas vezes, as moradias são construídas em locais inapropriados, o saneamento básico é precário ou não existe, o acesso à educação e aos serviços de saúde é mais restrito, o índice de desemprego é maior e, é claro, a renda dos moradores é baixa. Por outro lado, nessas mesmas cidades, existem diversos bairros de luxo, onde predominam os condomínios fechados, com saneamento básico eficiente, sistemas educacionais privados, excelentes atendimentos de saúde, mais e melhores oportunidades de emprego, além de uma grande concentração de renda daqueles que ali residem.

Além da segregação relacionada ao poder econômico, é muito frequente também a segregação social devido à raça. Esse tipo de segregação ocorre quando pessoas de uma determinada raça são proibidas de frequentar locais públicos, como escolas, clubes, restaurantes e outros ambientes de lazer.

O melhor exemplo de segregação racial no mundo é o Apartheid, um regime racista imposto à população negra pela minoria branca da África do Sul. De acordo com tal regime, oficializado em 1948, os negros eram obrigados a viver em regiões isoladas, não tinham direito de voto, não podiam circular em determinadas áreas das cidades, eram proibidos de se relacionar com pessoas brancas e também de frequentar os mesmos lugares que elas.

O domínio político e separatista dos brancos na África do Sul só acabou em 1994, quando as eleições multirraciais levaram ao poder o líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.

Como fruto das desigualdades e da segregação, surge a exclusão social, que pode ser definida como o extremo da marginalização. Os grupos socialmente excluídos são privados de praticar seus direitos básicos como cidadãos, vivendo em situações de pobreza extrema, de falta de moradia, de desemprego, de má distribuição de renda, de falta de acesso à educação e à saúde e de analfabetismo.

No Brasil, temos o Índice de Exclusão Social (IES), um indicador das desigualdades sociais que tem como parâmetro os níveis de escolaridade, de alfabetização, de acesso aos serviços de saúde, de violência, de empregos formais (com registro em carteira de trabalho) e de pobreza da população de todos os municípios brasileiros. Esse índice foi criado em 2002 a partir dos dados obtidos no censo demográfico de 2000.

Os piores índices de exclusão social do Brasil são os das regiões Norte e Nordeste (com poucas exceções), enquanto os melhores índices estão no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas desigualdades que permeiam entre as regiões brasileiras têm suas origens, principalmente, na herança histórica de ocupação do território e no desenvolvimento das atividades econômicas.

O contexto de desigualdades existente não só no Brasil, mas no mundo como um todo, mostra a necessidade de uma reestruturação, que seja capaz de corrigir essas divergências econômicas e sociais e banir a exclusão de grupos sociais. No entanto, sabe-se que essa necessidade não tramita na mesma direção dos interesses do sistema capitalista e financeiro mundial, daí a dificuldade de mudar esse cenário.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:

I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.

II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.

III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.

IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.

V) Desigualdades socioeconômicas.

Estão corretas as alternativas:

a) (  )  I, II e V.

b)  (  ) Apenas a V.

c) (  )  I, II, III e IV.

d) (  )  I, IV e V.

e)  (  ) Todas as alternativas.

2ª questão:

São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:

a) (  ) favelas

b) (  ) condomínios fechados

c) (  ) cortiços

d) (  ) áreas de risco ocupadas

e) (  )  loteamentos irregulares

História/ProfºOdirlei

NOME DO PROFESSOR: Odirlei

EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com

DISCIPLINA: Historia

ANO/SÉRIE:  2 serie D E

NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 22/09

HABILIDADE (S):  IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS ESCRAVOS E IMIGRANTES.

INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

PRAZO PARA ENTREGA:

_________________________________________________________________________________

ASSIRTIR O VIDEO

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO

ASSISTIR O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=wgwM-5b6q5U

REALIZE UM REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA

R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A IMIGRAÇÃO DO BRASIL

ASSISTIR O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=Bi-d3bc46Kk

REALIZE UM REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inglês/ProfºMªAntonia

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 2º ano D

 Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

 Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfadPKgae7SElyjptnbEVzwnPgitljHnN4o8sCH4KTjVvUAPg/viewform?usp=sf_link

Matemática/ProfºAparecida

E .E SALIM  FARAH  MALUF

PROF APARECIDA  : MATEMATICA     NOTURNO

ATIVIDADE 2 ANO C, D, E  ENSINO  MÉDIO

PERÍODO:  21 /09   á  24/09/2020

 

A)     Em um espaço amostral de um dado honesto compõe se de seis lados ou seja , 1  ,2  3,  4 ,  5  ,  e 6  pergunta-se:

Qual a probabilidade de?

 

1)          sair um número maior  que 4? Resposta deverá ser em  percentuais %

2)          de sair o número 5?

3)          De sair números  menores que 3?

4)          De sair números pares?

5)          De sair números impares?

observ:  todas as respostas deverão ser dadas em percentuais

entregar no email profaparecidasalim@gmail.com


----------------------------------------------------------------------

2ºSérie  E /Noturno

Arte / ProfºEdlenne

              Artes Visuais

ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf

Professora Edlenne Cristina

Disciplina artes

Ensino médio 2E

E-mail Edlenne190@gmail.com   

Watts 11993670617                         

                                A  HISTORIA DA MUSICA                                                                            

 


 

 Ola vamos trabalhar pesquisar a musica brasileira.

{01}  Quero que  voces  pesquise o primeiro samba brasileiro.

Você pode escrever letras.

{02}  A primeira  mulher a despontar na musica foi Chiquinha Gonsaga com musica abre  alas  composta em 1899  

Você pode escrever letras

Biologia/ProfºBenedita

E.E. Salim Farah Maluf.

2º Ano C, 2º Ano D e 2º E      – Professora Benedita.  Disciplina: Biologia.           

E-mail: benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br

 

Habilidades:  

  • Relacionar os diferentes tipos de RNA ao processo de síntese de proteínas
  • Descrever o processo de síntese de proteínas por meio de texto ou esquemas explicativos.
  •  

Atividades:

Depois que vocês leram e assistiram os vídeos abaixo, acessem o link do Google Forms e faça a Avaliação.

 

Ácidos Nucleicos – Duplicação do DNA e Síntese Proteica

https://drive.google.com/file/d/0B_8htSiBUGcmU1IxNENyZ1JxSTQ/view?usp=sharing

 

Vídeos:

REPLICAÇÃO DE DNA

https://www.youtube.com/watch?v=dRBgmZ8Iozc

 

Mecanismo de replicação do DNA, em 3D.

https://www.youtube.com/watch?v=zVaPUThUdWw

1 de 2 ·

Transcrição e Tradução: síntese de proteínas COMPLETO (Mais Biologia, com Roger Maia)

https://www.youtube.com/watch?v=lZStH_Be1mw

 

Instrumento para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos

 

 

 

LINK para a Avaliação pelo Google Forms

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeA3eOlkODRPh51VeYV3Pp_p88feU46oJFFzdgesIn59TLxZQ/viewform?usp=pp_url

 

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

2°C, 2°D e 2° E noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: leitura do clássico da literatura de língua inglesa: Romeu e Julieta de Shakespeare partindo da literatura para a questão filosófica. Análise da resolução de uma questão reflexiva.

Tempo para realização: Uma semana.

       





         Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020

   

   Literatura clássica com Shakespeare para tratar a questão ética- Romeu e Julieta

 


Resumo da obra e seus desdobramentos: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

Resumo da obra: Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.

Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça, desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração.

A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:

ROMEU

- Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido... (Julieta aparece na sacada de uma janela) Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apóia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!             




                

 JULIETA  - aí de mim! 

 

ROMEU

- Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.

 

JULIETA

- Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto.

Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de ambos. Casam-se as escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.

Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.

A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte.

Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.

A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.

 

Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

Sociologia/ProfºJoyce


ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

2 ANOS E.M-2E

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional , Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração

Atividade: Opinião

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da migração no Brasil?

Migracão, Imigração e Emigração

De acordo com o Dicionário Michaelis, migração é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente motivada por razões políticas ou econômicas”.

A migração sempre irá inclui os movimentos de imigração e emigração. A imigração é o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.

A emigração é o movimento inverso, de sair do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.

Todo grupo ou pessoas que faz uma migração emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.

O termo Crise Imigratória, por exemplo, se refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas do seu país de origem.

 Reflita:

Qual a Contribuição que os Imigrantes trouxeram para o Brasil?

 E-mail: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

Física: 2ª Séries C, D e E

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Atividades proposta para o período de 21/09/2020  a 25/09/2020

ATIVIDADE 3

Com certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido por
um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do instrumento
que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do som da guitarra?

 



 

Leia o texto Notas Musicais caderno do aluno 3ºbimestre página 31,para responder as questões 1 a 6


Para saber mais: O portal de notícias Correio do Estado da Bahia divulgou, no dia 14 de fevereiro de 2019, uma notícia preocupante, cujo título
foi “Em menos de 15 dias, Salvador teve mais de 1.600 denúncias por
poluição sonora”. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que um som não
deve ultrapassar a barreira de 50 db porque, acima deste valor, começam os efeitos
prejudiciais à audição humana. Diante deste fato, vamos promover um debate sobre
poluição sonora.

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo:   Como se faz gelo seco
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site:   https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-faz-gelo-seco/, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito  no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 2º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

“C, do Regular  ”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Segregação e Exclusão social

O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.

Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e os trabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.

Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e mais brandas nos países desenvolvidos.

As desigualdades sociais, por sua vez, são motivos de discriminação muito comuns em sociedades capitalistas. A diferença de poder aquisitivo tem a capacidade de separar grupos, fazendo com que grupos economicamente mais ricos ocupem regiões distintas daqueles que vivem em condições de pobreza. É como um ciclo: as desigualdades geram segregação social, e a segregação acentua a desigualdade.

Se traçarmos um panorama das cidades brasileiras, será possível notar que, na maioria ou em todas as cidades existe pelo menos um bairro ou região onde moram apenas pessoas de maior poder aquisitivo, enquanto outras regiões são habitadas por cidadãos mais pobres.

Nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, existe um grande número de favelas, onde, muitas vezes, as moradias são construídas em locais inapropriados, o saneamento básico é precário ou não existe, o acesso à educação e aos serviços de saúde é mais restrito, o índice de desemprego é maior e, é claro, a renda dos moradores é baixa. Por outro lado, nessas mesmas cidades, existem diversos bairros de luxo, onde predominam os condomínios fechados, com saneamento básico eficiente, sistemas educacionais privados, excelentes atendimentos de saúde, mais e melhores oportunidades de emprego, além de uma grande concentração de renda daqueles que ali residem.

Além da segregação relacionada ao poder econômico, é muito frequente também a segregação social devido à raça. Esse tipo de segregação ocorre quando pessoas de uma determinada raça são proibidas de frequentar locais públicos, como escolas, clubes, restaurantes e outros ambientes de lazer.

O melhor exemplo de segregação racial no mundo é o Apartheid, um regime racista imposto à população negra pela minoria branca da África do Sul. De acordo com tal regime, oficializado em 1948, os negros eram obrigados a viver em regiões isoladas, não tinham direito de voto, não podiam circular em determinadas áreas das cidades, eram proibidos de se relacionar com pessoas brancas e também de frequentar os mesmos lugares que elas.

O domínio político e separatista dos brancos na África do Sul só acabou em 1994, quando as eleições multirraciais levaram ao poder o líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.

Como fruto das desigualdades e da segregação, surge a exclusão social, que pode ser definida como o extremo da marginalização. Os grupos socialmente excluídos são privados de praticar seus direitos básicos como cidadãos, vivendo em situações de pobreza extrema, de falta de moradia, de desemprego, de má distribuição de renda, de falta de acesso à educação e à saúde e de analfabetismo.

No Brasil, temos o Índice de Exclusão Social (IES), um indicador das desigualdades sociais que tem como parâmetro os níveis de escolaridade, de alfabetização, de acesso aos serviços de saúde, de violência, de empregos formais (com registro em carteira de trabalho) e de pobreza da população de todos os municípios brasileiros. Esse índice foi criado em 2002 a partir dos dados obtidos no censo demográfico de 2000.

Os piores índices de exclusão social do Brasil são os das regiões Norte e Nordeste (com poucas exceções), enquanto os melhores índices estão no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas desigualdades que permeiam entre as regiões brasileiras têm suas origens, principalmente, na herança histórica de ocupação do território e no desenvolvimento das atividades econômicas.

O contexto de desigualdades existente não só no Brasil, mas no mundo como um todo, mostra a necessidade de uma reestruturação, que seja capaz de corrigir essas divergências econômicas e sociais e banir a exclusão de grupos sociais. No entanto, sabe-se que essa necessidade não tramita na mesma direção dos interesses do sistema capitalista e financeiro mundial, daí a dificuldade de mudar esse cenário.

Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:

I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.

II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.

III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.

IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.

V) Desigualdades socioeconômicas.

Estão corretas as alternativas:

a) (  )  I, II e V.

b)  (  ) Apenas a V.

c) (  )  I, II, III e IV.

d) (  )  I, IV e V.

e)  (  ) Todas as alternativas.

2ª questão:

São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:

a) (  ) favelas

b) (  ) condomínios fechados

c) (  ) cortiços

d) (  ) áreas de risco ocupadas

e) (  )  loteamentos irregulares

História/ProfºOdirlei

NOME DO PROFESSOR: Odirlei

EMAIL / FERRAMENTA PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com

DISCIPLINA: Historia

ANO/SÉRIE:  2 serie D E

NÚMERO DE AULAS QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 22/09

HABILIDADE (S):  IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DOS ESCRAVOS E IMIGRANTES.

INSTRUMENTOS PARA VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

PRAZO PARA ENTREGA:

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ASSIRTIR O VIDEO

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO

ASSISTIR O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=wgwM-5b6q5U

REALIZE UM REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA

R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

A IMIGRAÇÃO DO BRASIL

ASSISTIR O VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=Bi-d3bc46Kk

REALIZE UM REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Inglês/ProfºMª Antonia

Língua Portuguesa/Profº

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas:  2º ano E

 Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

 Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfadPKgae7SElyjptnbEVzwnPgitljHnN4o8sCH4KTjVvUAPg/viewform?usp=sf_link

Matemática/ProfºAparecida

E .E SALIM  FARAH  MALUF

PROF APARECIDA  : MATEMATICA     NOTURNO

ATIVIDADE 2 ANO C, D, E  ENSINO  MÉDIO

PERÍODO:  21 /09   á  24/09/2020

 

A)     Em um espaço amostral de um dado honesto compõe se de seis lados ou seja , 1  ,2  3,  4 ,  5  ,  e 6  pergunta-se:

Qual a probabilidade de?

 

1)          sair um número maior  que 4? Resposta deverá ser em  percentuais %

2)          de sair o número 5?

3)          De sair números  menores que 3?

4)          De sair números pares?

5)          De sair números impares?

observ:  todas as respostas deverão ser dadas em percentuais

entregar no email profaparecidasalim@gmail.com

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