Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020
Eletivas/ProfºDenis
Eletiva Grana no Bolso Professor Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 7 (21.09 à 25.09)
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Taxa Selic: O que é, para que serve e como influencia seus investimentos
https://www.infomoney.com.br/guias/taxa-selic
O Banco Central do Brasil nesta pandemia resolveu baixar a SELIC? Pesquise e reflita sobre essa redução. Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.
Aulas Previstas: 2 Aulas
Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Eletivas/Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
· Unidade
Temática: Esporte e Lazer
· Jogos
Eletronicos e de app;
ATIVIDADES
· Atividade 1 –
Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;
· Atividade 2-
Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo
Covid?
E-mail para devolutiva
Data de
entrega até: 02/10/2020
2ºSérie A /Manhã
Arte / ProfºPaulo Sergio
E.E. PROFESSOR SALIM
FARAH MALUF
PLANO DE ENSINO – ALUNOS
Professor:
Paulo Sérgio de Farias.
E-mail institucional:
psergiofarias@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina:
Artes.
Data: 21/09 à 25/09/2020.
Turmas:
2º A e 2º B – Ensino Médio – Manhã – 04 aulas semanais.
HABILIDADES:
Mostrar a abstração da Arte
Moderna no Brasil e suas técnicas.
TEXTO: Abstração no
Brasil.
EXPLICAÇÃO:
Caros alunos, a principal
característica da arte abstrata é o distanciamento da realidade e a necessidade
de expressar sensações apenas por meio de cores e formas. Este movimento
divide-se em abstracionismo lírico (ou expressionismo) e geométrico.
O abstracionismo brasileiro
teve início por volta de 1940, destacando-se dentre os artistas, nomes como
Manabu Mabe, Antônio Bandeira e Régia Marinho.
A aula de hoje é apenas para
leitura e compreensão, na próxima semana teremos atividades!
Bons estudos!
Biologia/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2°A e
2°B – Professor Ismael. Disciplina:
Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre
Síndrome de Turner.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºHosana
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:FILOSOFIA
TURMA:2ºA/B
DURAÇÃO:2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos
conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a
compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais
relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
SOBRE ACULTURAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO.
“A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
Com
base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a
capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
a)
permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b)
perderam a relação com o seu passado histórico.
c)
derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica
brasileira.
d)
contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil
atual.
e)
demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
Sociologia/ProfºHosana
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA
TURMA:2ºA
DURAÇÃO:2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos
conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a
compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais
relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
SOBRE CONTRACULTURA
Faça um breve resumo do seu
entendimento sobre o termo Contracultura.
Fisica/ProfºRomeu
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana21/09 a25/09/2020 |
||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 2° A e B |
|||
CONTEÚDOS:
*Calor Temperatura e Fontes
|
|||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: Estimar a ordem de grandezas de
temperaturas de elementos cotidiano. Propor procedimentos em que sejam
realizadas medidas de temperatura.
|
|||
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 7 )
Apostila do 2 bimestre pagina 36
Fazer
a atividade 3
|
|||
RECURSOS: Caderno
do aluno livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
|||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: (
Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
|
Quimica/ProfºLucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 21/09 A 25/09 2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Química
Turmas: 2ºA e 2ºB 02 aulas
semanais (90 minutos)
Tema: Forças de Van der Walls:
Parte l
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior
1) Faça
uma pesquisa sobre forças intramoleculares e intermoleculares para responder as
questões 3.A e 3.B do caderno do aluno.
Registre em seu caderno as
principais características de cada tipo de interação pesquisado anteriormente.
Você deverá fazer esta atividade individual.
2) Realize
a atividade 3D da qual você deverá explicar quais são as forças
intermoleculares que ocorrem entre as moléculas das substâncias indicadas no
caderno do aluno.
3) Realize
a atividade 3E da qual é dadas as substâncias e você deverá responder as
questões enviadas no caderno do aluno.
4) Realize
a atividade 3F do caderno do aluno que é preencher os dados da tabela e
responda a pregunta que se pede no caderno do aluno.
Ao término de sua atividade
encaminhar ao e-mail: entregaeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvidas é na sexta-feira
das 08:00 as 08:45 horas da manhã.
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.
Série: 2º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de
aulas: 2 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Dinâmicas demográficas; Reconhecer e aplicar os
conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade,
taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
GEOGRAFIA : Taxa
de natalidade e a taxa de mortalidade ( 1 / 2 ).
O crescimento vegetativo –
ou, simplesmente, crescimento
natural – refere-se ao crescimento da população em um
determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um
determinado período em comparação com o número de falecimentos. Indica, dessa
forma, a expansão natural da população em uma dada localidade.
O conhecimento do crescimento
natural ou vegetativo de uma região é importante porque é possível verificar a
capacidade da população em se manter estável ou, a depender do caso, de
apresentar uma explosão demográfica. Na Europa, por exemplo, as baixas taxas de
crescimento vegetativo e as elevadas taxas migratórias geram uma série de
previsões relativas às mudanças no perfil étnico da população no futuro.
O crescimento
vegetativo é um dado estatístico sobre as populações
As taxas de natalidade e mortalidade, juntas, representam o
índice natural de crescimento demográfico de uma determinada localidade com o
passar do tempo.
O crescimento
natural ou vegetativo representa a evolução do aumento do número de
habitantes de uma dada região sem considerar o saldo migratório, ou seja, é o
crescimento populacional envolvendo somente os habitantes oriundos do
território em questão. Assim, para conhecer e quantificar o crescimento
demográfico de um dado lugar, utiliza-se o cálculo das taxas de
natalidade e mortalidade.
Taxa de
natalidade (TN): é o
número de nascimentos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à
população local. Esse dado não inclui os chamados “natimortos”, aqueles que
nascem mortos ou morrem logo após o parto. Geralmente, essa relação é
representada em porcentagem (a cada 100 habitantes) ou em permilagem (a cada
mil habitantes), sendo essa última a forma mais comum. Assim, temos que o
cálculo da taxa de natalidade é:
TN = N x 1000
P
*N é o
número de nascimentos e P, a população total. Multiplica-se, no caso, por mil
para obter os dados em permilagem.
Taxa de
mortalidade (TM): é o
número de óbitos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à
população local, também obtido em permilagem, o mais comum, ou também em
porcentagem. O cálculo da taxa de mortalidade expressa-se dessa forma:
TM = M x 1000
P
*M é o
número de mortes anuais e P é a população total.
A
diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade representa o crescimento
vegetativo de uma dada localidade.
Exemplo: Em uma cidade, onde habitam 200
mil pessoas, houve em um ano uma incidência de 2750 nascimentos, além de 1830
óbitos. Calcule as taxas de natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo
(dados em permilagem).
Taxa de
natalidade
TN
= 2750 x 1000
200000
TN =
13,75‰ – ou seja, nasceram cerca de 13 crianças para cada mil habitantes
Taxa de
mortalidade
TM
= 1830 x 1000
200000
TM =
9,15‰ – ou seja, faleceram cerca de 9 pessoas para cada mil habitantes
Crescimento
vegetativo
CV = TN –
TM
CV =
13,75 – 9,15
CV = 4,6‰ – ou seja, houve um
aumento natural de pouco mais de 4 habitantes para cada mil pessoas residentes
na cidade.
Natalidade e mortalidade são
importantes dados demográficos
Por: Rodolfo F. Alves Pena
Esta atividade é, somente de leitura e
pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para
entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do
caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI
MESMO,
DO QUE
DEZENAS NO OUTRO,
POIS O
SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ” !
- DALAI LAMA
História/ProfºSilvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.
SEMANA: de 21 a 25 de setembro
Quantidade de aulas:
9A quatro aulas
2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas
AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. QUAL A SUA OPINIÃO ?
( ) SIM
( ) NÃO
JUSTIFICATIVA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inglês/ProfºSilvana
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 21/09 à 25/09/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. Realize
a atividade e tire foto. |
DISCIPLINA/TURMA:
2º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Atividade da Apostila página 109. Habilidade:
Ler,
compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de
entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. Atividade da Apostila página 109. Questão 1: por que um
mapa de papel não pode fazer o que o Mapa do Maroto faz?
a) Mapas de papel podem fazer o que o Mapa do
Maroto faz. Eles mostram locais que podem ser encontrado no espaço, assim como o
Mapa do Maroto fez
b) O Mapa do Maroto era mágico, e ninguém em
nossa classe usa magia como no Hogwarts.
c) Seria ilegal para nós fazer o que o Mapa
do Maroto faz usando um mapa de papel. d) Os mapas de papel mostram um ponto preciso
no globo. Se você colocar um objeto no mapa que pode se mover, então seu mapa é
impreciso. Olhe para o mapa na
atividade 3 e responda à seguinte pergunta:
Questão 2: Quais são
as coisas que um mapa deve ter para ser bom? a) Escala, direção, fonte de informação; b) Escala, título, fonte de informação, grade
de localização, subtítulo. c) Rótulos, título, fonte de informação; d) Fonte de informação, direção, grade de localização; e) Rótulos, escala, grade de localização. |
Língua Portuguesa/Profºjobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
21/09/2020 a 25/09/2020
Língua
Portuguesa e Literatura - 2º A EM
PROFESSORA:
JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: SETEMBRO AMARELO
ORIENTAÇÃO
DA ATIVIDADE: Assistir a palestra: Depressão
e prevenção ao suicídio.
https://www.youtube.com/watch?v=kjsbdMpY4KA
v Observação: As atividades serão enviadas na próxima semana.
ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto
informativo no caderno.
Como o Setembro Amarelo começou?
A
campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro
de Valorização da Vida (CVV),
Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação
Brasileira de Psiquiatria (ABP).
As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital
do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país
aderiram ao movimento e também participaram.
A Associação Internacional para a Prevenção do
Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de
setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Esta
data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do
Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do
suicídio, por meio da
adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca
de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.
Objetivos do Setembro Amarelo
O principal objetivo da campanha Setembro
Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a
população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o
Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos
e discussões que abordem o problema.
Suicídio
é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste
comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim
como os transtornos relacionados ao problema.
Durante
todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população
e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.
Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde
pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um
problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou
personalidade.
Como identificar
alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?
Pessoas sob risco de suicídio podem:
- apresentar
comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e
amigos;
- ter casos de
doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor
(depressão, bipolaridade), transtornos de
comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas),
transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade
generalizada;
- apresentar
irritabilidade, pessimismo ou apatia;
- sofrer mudanças nos hábitos alimentares
ou de sono.
- odiar-se,
apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
- ter um desejo
súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um
testamento;
- apresentar
sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
- escrever cartas de
despedida;
- falar
repentinamente sobre morte ou suicídio;
- apresentar um convívio
social conturbado;
- ter doenças
físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes
como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
- apresentar
personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.
Matemática/ProfºRomeu
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
5 aulas por semana 21/09 a 25/09/2020 |
||
DISCIPLINA/TURMA:
Matematica 2°
A |
|||
CONTEÚDOS:*
Matrizes * Determinantes * Sistemas Lineares
|
|||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: · Utilizar elementos de matriz para organizar e
justificar a resolução de situações problemas baseadas em contextos do
cotidiano.
|
|||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Atividade ( 7 )
Fazer a atividade da apostila do 2 bimestre da pagina 17
Fazer as atividades 21 e 22 da apostila
|
|||
RECURSOS: Caderno
do aluno livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube,
etc.)
|
|||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: (
Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
DATA
----/----/----
|
Projeto de vida /ProfºRosiane
ATIVIDADES
À DISTÂNCIA |
||||
1.
PROFESSOR Rosiane
Ap. Dias Quintão |
2. TURMA
2ª Série -
A |
|||
3. DISCIPLINA: Professor
especialista, projeto de vida |
||||
4. CONTEÚDOS: Nossas
escolhas estão na balança. |
||||
5. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Organização,
respeito e determinação. |
||||
6. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: 1-
Ao longo da sua trajetória, quais foram as
escolhas e decisões que você julga mais acertadas do seu projeto de vida? 2-
Após tudo o que você passou para implementar
o plano de ação do seu projeto de vida, houve algum momento em que você
postergou, ou seja demorou para decidir( ou quase deixou para trás) uma
decisão difícil, ou achou que deveria ter decidido com mais agilidade? O que
foi? Você sabe explicar as consequências disso? OBS. Gostaria
de ressaltar que todas as segundas-feiras, estarei à disposição de vocês para
um plantão de dúvidas, via whatsapp das 8hs às 9hs.
|
||||
7. RECURSOS UTILIZADOS: Os alunos
iram utilizar o caderno para registro.
|
||||
8. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou
via whatsapp.
|
||||
9. Nº DE AULAS PREVISTAS
02 |
10. PERÍODOD DE REALIZAÇÃO 21/09/2020 a 25/09/2020 |
11. PROFESSOR
Rosiane |
12. VALIDADO EM: 21/09/2020 |
|
Tecnologia e Inovação /ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série: 2º
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
----------------------------------------------------------------------
2ºSérie B /Manhã
Arte / ProfºPaulo Sergio
E.E. PROFESSOR SALIM FARAH MALUF
PLANO DE ENSINO – ALUNOS
Professor: Paulo Sérgio de Farias.
E-mail institucional: psergiofarias@prof.educacao.sp.gov.br
Disciplina: Artes.
Data: 21/09 à 25/09/2020.
Turmas: 2º A e 2º B – Ensino Médio – Manhã – 04 aulas semanais.
HABILIDADES:
Mostrar a abstração da Arte Moderna no Brasil e suas técnicas.
TEXTO: Abstração no Brasil.
EXPLICAÇÃO:
Caros alunos, a principal característica da arte abstrata é o distanciamento da realidade e a necessidade de expressar sensações apenas por meio de cores e formas. Este movimento divide-se em abstracionismo lírico (ou expressionismo) e geométrico.
O abstracionismo brasileiro teve início por volta de 1940, destacando-se dentre os artistas, nomes como Manabu Mabe, Antônio Bandeira e Régia Marinho.
A aula de hoje é apenas para leitura e compreensão, na próxima semana teremos atividades!
Bons estudos!
Biologia/ProfºIsmael
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
2°A e
2°B – Professor Ismael. Disciplina:
Biologia E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
pesquisa de 25 linhas sobre |
Tempo
para realização:
Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada) |
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.
Atividade
Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre Síndrome de Turner.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A
ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºHosana
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:FILOSOFIA
TURMA:2ºA/B
DURAÇÃO:2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos
conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a
compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais
relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
SOBRE ACULTURAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO.
“A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente.
Com
base no texto, a análise de manifestações culturais de origem africana, como a
capoeira ou o candomblé, deve considerar que elas
a)
permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
b)
perderam a relação com o seu passado histórico.
c)
derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica
brasileira.
d)
contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil
atual.
e)
demonstram a maior complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
Sociologia/ProfºHosana
ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)
PROFESSORA: HOSANA EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:SOCIOLOGIA
TURMA:2ºB
DURAÇÃO:2 aulas semanais
HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos
conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a
compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais
relevantes do Tema abordado.
ATIVIDADES
SOBRE CONTRACULTURA
Faça um breve resumo do seu
entendimento sobre o termo Contracultura.
Fisica/ProfºRomeu
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por semana21/09 a25/09/2020 |
||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 2° A e B |
|||
CONTEÚDOS:
*Calor Temperatura e Fontes
|
|||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: Estimar a ordem de grandezas de
temperaturas de elementos cotidiano. Propor procedimentos em que sejam
realizadas medidas de temperatura.
|
|||
DESENVOLVIMENTO E
ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 7 )
Apostila do 2 bimestre pagina 36
Fazer
a atividade 3
|
|||
RECURSOS: Caderno
do aluno livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de
Mídias, Youtube, etc.)
|
|||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: (
Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
|
Quimica/ProfºLucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 21/09 A 25/09 2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Química
Turmas: 2ºA e 2ºB 02 aulas
semanais (90 minutos)
Tema: Forças de Van der Walls:
Parte l
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior
1) Faça
uma pesquisa sobre forças intramoleculares e intermoleculares para responder as
questões 3.A e 3.B do caderno do aluno.
Registre em seu caderno as
principais características de cada tipo de interação pesquisado anteriormente.
Você deverá fazer esta atividade individual.
2) Realize
a atividade 3D da qual você deverá explicar quais são as forças
intermoleculares que ocorrem entre as moléculas das substâncias indicadas no
caderno do aluno.
3) Realize
a atividade 3E da qual é dadas as substâncias e você deverá responder as
questões enviadas no caderno do aluno.
4) Realize
a atividade 3F do caderno do aluno que é preencher os dados da tabela e
responda a pregunta que se pede no caderno do aluno.
Ao término de sua atividade
encaminhar ao e-mail: entregaeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvidas é na sexta-feira
das 08:00 as 08:45 horas da manhã.
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.
Série: 2º Anos : A e B. – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.
Atividade: Leitura, pesquisa e compreensão do texto.
Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.
Habilidades: Dinâmicas demográficas; Reconhecer e aplicar os conceitos de crescimento vegetativo, taxa de mortalidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade infantil e taxa de fecundidade.
GEOGRAFIA : Taxa de natalidade e a taxa de mortalidade ( 1 / 2 ).
O crescimento vegetativo – ou, simplesmente, crescimento natural – refere-se ao crescimento da população em um determinado território com base no número de pessoas que nasceram em um determinado período em comparação com o número de falecimentos. Indica, dessa forma, a expansão natural da população em uma dada localidade.
O conhecimento do crescimento natural ou vegetativo de uma região é importante porque é possível verificar a capacidade da população em se manter estável ou, a depender do caso, de apresentar uma explosão demográfica. Na Europa, por exemplo, as baixas taxas de crescimento vegetativo e as elevadas taxas migratórias geram uma série de previsões relativas às mudanças no perfil étnico da população no futuro.
O crescimento vegetativo é um dado estatístico sobre as populações
As taxas de natalidade e mortalidade, juntas, representam o índice natural de crescimento demográfico de uma determinada localidade com o passar do tempo.
O crescimento natural ou vegetativo representa a evolução do aumento do número de habitantes de uma dada região sem considerar o saldo migratório, ou seja, é o crescimento populacional envolvendo somente os habitantes oriundos do território em questão. Assim, para conhecer e quantificar o crescimento demográfico de um dado lugar, utiliza-se o cálculo das taxas de natalidade e mortalidade.
Taxa de natalidade (TN): é o número de nascimentos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local. Esse dado não inclui os chamados “natimortos”, aqueles que nascem mortos ou morrem logo após o parto. Geralmente, essa relação é representada em porcentagem (a cada 100 habitantes) ou em permilagem (a cada mil habitantes), sendo essa última a forma mais comum. Assim, temos que o cálculo da taxa de natalidade é:
TN = N x 1000
P
*N é o número de nascimentos e P, a população total. Multiplica-se, no caso, por mil para obter os dados em permilagem.
Taxa de mortalidade (TM): é o número de óbitos anuais ocorridos em uma determinada região em relação à população local, também obtido em permilagem, o mais comum, ou também em porcentagem. O cálculo da taxa de mortalidade expressa-se dessa forma:
TM = M x 1000
P
*M é o número de mortes anuais e P é a população total.
A diferença entre as taxas de natalidade e mortalidade representa o crescimento vegetativo de uma dada localidade.
Exemplo: Em uma cidade, onde habitam 200 mil pessoas, houve em um ano uma incidência de 2750 nascimentos, além de 1830 óbitos. Calcule as taxas de natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo (dados em permilagem).
Taxa de natalidade
TN = 2750 x 1000
200000
TN = 13,75‰ – ou seja, nasceram cerca de 13 crianças para cada mil habitantes
Taxa de mortalidade
TM = 1830 x 1000
200000
TM = 9,15‰ – ou seja, faleceram cerca de 9 pessoas para cada mil habitantes
Crescimento vegetativo
CV = TN – TM
CV = 13,75 – 9,15
CV = 4,6‰ – ou seja, houve um aumento natural de pouco mais de 4 habitantes para cada mil pessoas residentes na cidade.
Natalidade e mortalidade são importantes dados demográficos
Por: Rodolfo F. Alves Pena
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão sobre os nossos tempos:
“ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,
DO QUE DEZENAS NO OUTRO,
POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ” !
- DALAI LAMA
História/ProfºSilvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMAS: 9A, 2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES ENVOLVIDAS: Posicionar-se sobre o debate acerca do retorno ou não das aulas presenciais, construir argumentos sobre temática contemporânea.
SEMANA: de 21 a 25 de setembro
Quantidade de aulas:
9A quatro aulas
2A, 2B, 3A, 2TA, 2TB, 3TA, 3TB, 3TC duas aulas
AVALIAÇÃO: Serão considerados os argumentos para defesa de posicionamento sobre o tema.
Endereço para entrega: silviosouzacs@hotmail.com
VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS. QUAL A SUA OPINIÃO ?
( ) SIM
( ) NÃO
JUSTIFICATIVA
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Inglês/Profºsilvana
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 21/09 à 25/09/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. Realize
a atividade e tire foto. |
DISCIPLINA/TURMA:
2º B
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS: Atividade da Apostila página 109. Habilidade:
Ler,
compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de
entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. Atividade da Apostila página 109. Questão 1: por que um
mapa de papel não pode fazer o que o Mapa do Maroto faz?
a) Mapas de papel podem fazer o que o Mapa do
Maroto faz. Eles mostram locais que podem ser encontrado no espaço, assim como o
Mapa do Maroto fez
b) O Mapa do Maroto era mágico, e ninguém em
nossa classe usa magia como no Hogwarts.
c) Seria ilegal para nós fazer o que o Mapa
do Maroto faz usando um mapa de papel. d) Os mapas de papel mostram um ponto preciso
no globo. Se você colocar um objeto no mapa que pode se mover, então seu mapa é
impreciso. Olhe para o mapa na
atividade 3 e responda à seguinte pergunta:
Questão 2: Quais são
as coisas que um mapa deve ter para ser bom? a) Escala, direção, fonte de informação; b) Escala, título, fonte de informação, grade
de localização, subtítulo. c) Rótulos, título, fonte de informação; d) Fonte de informação, direção, grade de localização; e) Rótulos, escala, grade de localização. |
Língua Portuguesa/ProfºRuberval
2º B (E.M.) – Professor Ruberval. Disciplina: Língua Portuguesa. E-mail: ruberval@prof.educacao.sp.gov.br
|
Tempo para
realização: Uma semana. 21/09
até 25/09 (Cinco aulas de 45 minutos cada) 3º Bimestre. |
Atividade
deverá ser entregue ao e-mail do Professor. Não esquecer de colocar nome e
série.
ATIVIDADE –NOTÍCIA 1.
Em janeiro de
2019, o rompimento da barragem de Brumadinho (MG) deixou em evidência problemas
relacionados às atividades de mineração desenvolvidas por grandes empresas do
setor e acendeu o sinal de alerta para os moradores e habitantes de outras
cidades da mesma região.
É possível
perceber como a atividade mineradora faz parte da vida das pessoas que vivem
nessas localidades. Carlos Drummond de Andrade, grande escritor brasileiro,
nascido em Itabira, cidade vizinha a Brumadinho, apresenta sua visão a respeito
da exploração de minério na região em vários de seus escritos, como no poema
Lira Itabirana, que pode ser acessado no endereço
indicado no box
abaixo.
Utilizando-se da
internet ou de outros materiais disponíveis, pesquise em materiais diferentes,
informações sobre o incidente em Brumadinho (MG) e responda às questões a
seguir:
(Notícia 1 é a desta atividade,pesquise
outras duas notícias para preencher o quadro)
a) Identificar informações de diferentes fontes.
|
O quê? |
Onde? |
Como? |
Quando? |
Por quê? |
Notícia 1 |
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Notícia 2 |
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Notícia 3 |
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Matemática/ProfºRoselia
ATIVIDADE SEMANAL DO
PROFESSOR |
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PROFESSORA
ROSÉLIA
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AULAS PREVISTAS 5 AULAS
SEMANA 21 á 25/09 DE 2020. |
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DISCIPLINA/TURMA:
MATEMÁTICA 2º ano B |
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CONTEÚDOS ·
PERMUTAÇÃO |
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DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: https://youtu.be/YHJzyqey9OU (Permutação Rever as
atividades da Apostila página 14 á 17 (3bimestre) · Assistir as aulas no CMSP do dia 21 á 25/09
e fazer os registros no Caderno criando o mapa
mental. (Entregar via e-mail os mapas mentais das aulas semanais). |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: · Avaliação Processual. · Faça um relato sobre
as aulas dadas do dia 21 a 25/09 /2020
e coloque suas dúvidas e envie para: roselia.scardelato044@gmail.com
|
|
||||
|
Observações: Dúvidas no Google Class sala: 10:00
ás 12;00 DATA: 25/09/2020.
|
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Projeto de vida /ProfºRoselia
ATIVIDADE SEMANAL. PROFESSOR: ROSÉLIA
|
AULAS
PREVISTAS (2 AULAS) DURAÇÃO:
45 MINUTOS CADA AULA
SEMANA 21 á 25/09/2020. |
DISCIPLINA/TURMA: PROJETO DE VIDA 2ºB (E.M) |
|
CONTEÚDOS: Ø
O meu, o nosso
emocional, em tempo de pandemia (UM OLHAR AO TEMPO)
|
|
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ·
“ DIÁRIO DE PRÁTICAS
E VIVÊNCIAS”
Ø Como estou organizando meu tempo? Ø O que eu fazia para realizar o meu trabalho presencial e
o que eu faço agora? Justifique!!! Ø Como você utiliza o tempo no trabalho remoto?
·
Fazer os registros
através de TEXTOS,AÙDIOS,VÌDEOS, DESENHOS OU FOTO.)
|
|
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Ø Processual
( continuada), atividades individual; Ø E-MAIL:
roselia.scardelato044@gmail.com DATA: 25/09/2020. |
Tecnologia e Inovação /ProfºSandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome: Série:2º
Matéria de Tecnologia e Inovação
3º Bimestre
Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.
Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
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2ºSérie C /Noturno
Arte / ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º C, 2ºD
CONTEÚDO:
História da Dança
e suas modalidades
2 aulas
Assista
ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE
Faça
um breve resumo da história da dança, tendo como base o vídeo do link acima.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Ano
C, 2º Ano D e 2º E – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail:
benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Habilidades:
|
Atividades: Depois que vocês
leram e assistiram os vídeos abaixo, acessem o link do Google Forms e faça a
Avaliação.
Ácidos
Nucleicos – Duplicação do DNA e Síntese Proteica https://drive.google.com/file/d/0B_8htSiBUGcmU1IxNENyZ1JxSTQ/view?usp=sharing
Vídeos: REPLICAÇÃO
DE DNA
https://www.youtube.com/watch?v=dRBgmZ8Iozc
Mecanismo
de replicação do DNA, em 3D.
https://www.youtube.com/watch?v=zVaPUThUdWw 1 de 2
· Transcrição e Tradução: síntese
de proteínas COMPLETO (Mais Biologia, com Roger Maia) https://www.youtube.com/watch?v=lZStH_Be1mw
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
LINK para a
Avaliação pelo Google Forms
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah
Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
2°C, 2°D e 2° E noturno. Ano
letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020 – Professor: Cláudio
Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: leitura do clássico da literatura de língua inglesa: Romeu e Julieta
de Shakespeare partindo da literatura para a questão filosófica. Análise da
resolução de uma questão reflexiva. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020
Literatura clássica com Shakespeare para
tratar a questão ética- Romeu e Julieta
Resumo
da obra e seus desdobramentos: Quem não conhece a
trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a
peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de
famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam
secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de
reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.
Resumo
da obra: Verona é
o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e
os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família
Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um
baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.
Romeu já
estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival.
Encantado pela moça, desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de
tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com
Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da
família para seguir o seu coração.
A
passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu
vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na
sacada:
ROMEU
- Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido... (Julieta aparece na sacada de uma janela) Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apóia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!
JULIETA - aí de mim!
ROMEU
- Ela está falando!... Fale de novo,
anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais
arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens
preguiçosas e veleja pelo ar sereno.
JULIETA
- Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai,
renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser
uma Capuleto.
Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e
idealizado, condenado pela família de ambos. Casam-se as escondidas, a
celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.
Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo
(primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve
exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade
franciscano que realizou o casamento.
A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça
com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da
mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria
morte.
Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto,
crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar,
descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria
vida.
A história de amor é trágica, o único consolo que resta
ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as
famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre
destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte,
magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E
hoje? será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em
risco?
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
2 ANOS
E.M -2C-
Habilidades:
Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e
identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional ,
Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Atividade:
Opinião
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da
migração no Brasil?
Migracão, Imigração e
Emigração
De acordo com o Dicionário Michaelis, migração
é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país
diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente
motivada por razões políticas ou econômicas”.
A migração sempre irá inclui os
movimentos de imigração e emigração. A imigração é
o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados
imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.
A emigração é o movimento inverso, de sair
do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu
local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.
Todo grupo ou pessoas que faz uma migração
emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na
Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.
O termo Crise Imigratória, por exemplo, se
refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de
indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas
do seu país de origem.
Reflita:
Qual a Contribuição que os Imigrantes
trouxeram para o Brasil?
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das
13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
Física: 2ª Séries C, D e E
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 21/09/2020
a 25/09/2020
ATIVIDADE
3
Com
certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido
por
um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do
instrumento
que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do
som da guitarra?
Leia o
texto Notas Musicais caderno do aluno 3ºbimestre página 31,para responder as
questões 1 a 6
Para saber mais: O portal de notícias Correio do Estado
da Bahia divulgou, no dia 14 de fevereiro de 2019, uma notícia preocupante,
cujo título
foi “Em menos de 15 dias, Salvador teve mais de 1.600 denúncias por
poluição sonora”. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que um som não
deve ultrapassar a barreira de 50 db porque, acima deste valor, começam os
efeitos
prejudiciais à audição humana. Diante deste fato, vamos promover um debate
sobre
poluição sonora.
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo: Como se faz gelo seco
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-faz-gelo-seco/, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 2º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20
“C, do Regular ”
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Segregação e Exclusão social
O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e os trabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.
Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e mais brandas nos países desenvolvidos.
As desigualdades sociais, por sua vez, são motivos de discriminação muito comuns em sociedades capitalistas. A diferença de poder aquisitivo tem a capacidade de separar grupos, fazendo com que grupos economicamente mais ricos ocupem regiões distintas daqueles que vivem em condições de pobreza. É como um ciclo: as desigualdades geram segregação social, e a segregação acentua a desigualdade.
Se traçarmos um panorama das cidades brasileiras, será possível notar que, na maioria ou em todas as cidades existe pelo menos um bairro ou região onde moram apenas pessoas de maior poder aquisitivo, enquanto outras regiões são habitadas por cidadãos mais pobres.
Nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, existe um grande número de favelas, onde, muitas vezes, as moradias são construídas em locais inapropriados, o saneamento básico é precário ou não existe, o acesso à educação e aos serviços de saúde é mais restrito, o índice de desemprego é maior e, é claro, a renda dos moradores é baixa. Por outro lado, nessas mesmas cidades, existem diversos bairros de luxo, onde predominam os condomínios fechados, com saneamento básico eficiente, sistemas educacionais privados, excelentes atendimentos de saúde, mais e melhores oportunidades de emprego, além de uma grande concentração de renda daqueles que ali residem.
Além da segregação relacionada ao poder econômico, é muito frequente também a segregação social devido à raça. Esse tipo de segregação ocorre quando pessoas de uma determinada raça são proibidas de frequentar locais públicos, como escolas, clubes, restaurantes e outros ambientes de lazer.
O melhor exemplo de segregação racial no mundo é o Apartheid, um regime racista imposto à população negra pela minoria branca da África do Sul. De acordo com tal regime, oficializado em 1948, os negros eram obrigados a viver em regiões isoladas, não tinham direito de voto, não podiam circular em determinadas áreas das cidades, eram proibidos de se relacionar com pessoas brancas e também de frequentar os mesmos lugares que elas.
O domínio político e separatista dos brancos na África do Sul só acabou em 1994, quando as eleições multirraciais levaram ao poder o líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.
Como fruto das desigualdades e da segregação, surge a exclusão social, que pode ser definida como o extremo da marginalização. Os grupos socialmente excluídos são privados de praticar seus direitos básicos como cidadãos, vivendo em situações de pobreza extrema, de falta de moradia, de desemprego, de má distribuição de renda, de falta de acesso à educação e à saúde e de analfabetismo.
No Brasil, temos o Índice de Exclusão Social (IES), um indicador das desigualdades sociais que tem como parâmetro os níveis de escolaridade, de alfabetização, de acesso aos serviços de saúde, de violência, de empregos formais (com registro em carteira de trabalho) e de pobreza da população de todos os municípios brasileiros. Esse índice foi criado em 2002 a partir dos dados obtidos no censo demográfico de 2000.
Os piores índices de exclusão social do Brasil são os das regiões Norte e Nordeste (com poucas exceções), enquanto os melhores índices estão no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas desigualdades que permeiam entre as regiões brasileiras têm suas origens, principalmente, na herança histórica de ocupação do território e no desenvolvimento das atividades econômicas.
O contexto de desigualdades existente não só no Brasil, mas no mundo como um todo, mostra a necessidade de uma reestruturação, que seja capaz de corrigir essas divergências econômicas e sociais e banir a exclusão de grupos sociais. No entanto, sabe-se que essa necessidade não tramita na mesma direção dos interesses do sistema capitalista e financeiro mundial, daí a dificuldade de mudar esse cenário.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:
I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.
II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.
III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.
IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.
V) Desigualdades socioeconômicas.
Estão corretas as alternativas:
a) ( ) I, II e V.
b) ( ) Apenas a V.
c) ( ) I, II, III e IV.
d) ( ) I, IV e V.
e) ( ) Todas as alternativas.
2ª questão:
São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:
a) ( ) favelas
b) ( ) condomínios fechados
c) ( ) cortiços
d) ( ) áreas de risco ocupadas
e) ( ) loteamentos irregulares
História/ProfºEverton
Atividade
Professor Everton –
História
3º Bimestre
2ªC
Mundo Árabe
Semana de 21 a 25 de
setembro
·
Assistir
a vídeo aula.
·
Link:
https://www.youtube.com/watch?v=ccJzzIrLKys
· Entregar
até 30 de setembro
·
Entrega
no e-mail: evertonvono503@gmail.com
·
Não esquecer de colocar Nome, número e série.
Inglês/ProfºMºAntonia
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º ano C
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:
Matemática/Profºaparecida
E .E SALIM FARAH
MALUF
PROF APARECIDA : MATEMATICA NOTURNO
ATIVIDADE 2 ANO C, D,
E ENSINO
MÉDIO
PERÍODO: 21 /09
á 24/09/2020
A) Em um espaço amostral de um dado honesto
compõe se de seis lados ou seja , 1
,2 3, 4 , 5 , e
6 pergunta-se:
Qual
a probabilidade de?
1)
sair um número maior que 4? Resposta deverá ser em percentuais %
2)
de sair o número 5?
3)
De sair números menores que 3?
4)
De sair números pares?
5)
De sair números impares?
observ: todas as respostas deverão ser
dadas em percentuais
entregar no email
profaparecidasalim@gmail.com
----------------------------------------------------------------------
2ºSérie D /Noturno
Arte / ProfºJorge
ATIVIDADE DO PROFESSOR: Jorge C. Pessoa
AULAS PREVISTAS: 2 aulas de 45 minutos cada.
DISCIPLINA/TURMA: Arte
2º C, 2ºD
CONTEÚDO:
História da Dança
e suas modalidades
2 aulas
Assista
ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE
Faça
um breve resumo da história da dança, tendo como base o vídeo do link acima.
Obs.:
Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com
Para
tirar dúvidas com o professor, usar o mesmo e-mail, será respondido assim que
possível.
DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Ano
C, 2º Ano D e 2º E – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail:
benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Habilidades:
|
Atividades: Depois que vocês
leram e assistiram os vídeos abaixo, acessem o link do Google Forms e faça a
Avaliação.
Ácidos
Nucleicos – Duplicação do DNA e Síntese Proteica https://drive.google.com/file/d/0B_8htSiBUGcmU1IxNENyZ1JxSTQ/view?usp=sharing
Vídeos: REPLICAÇÃO
DE DNA
https://www.youtube.com/watch?v=dRBgmZ8Iozc
Mecanismo
de replicação do DNA, em 3D.
https://www.youtube.com/watch?v=zVaPUThUdWw 1 de 2
· Transcrição e Tradução: síntese
de proteínas COMPLETO (Mais Biologia, com Roger Maia) https://www.youtube.com/watch?v=lZStH_Be1mw
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
LINK para a
Avaliação pelo Google Forms
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
2°C, 2°D e 2° E noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: leitura do clássico da literatura de língua inglesa: Romeu e Julieta de Shakespeare partindo da literatura para a questão filosófica. Análise da resolução de uma questão reflexiva. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020
Literatura clássica com Shakespeare para tratar a questão ética- Romeu e Julieta
Resumo da obra e seus desdobramentos: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.
Resumo da obra: Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.
Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça, desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração.
A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:
ROMEU
- Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido... (Julieta aparece na sacada de uma janela) Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apóia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!
JULIETA - aí de mim!
ROMEU
- Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.
JULIETA
- Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto.
Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de ambos. Casam-se as escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.
Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.
A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte.
Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.
A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco?
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
2 ANOS
E.M - 2D
Habilidades:
Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e
identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional ,
Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Atividade:
Opinião
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da
migração no Brasil?
Migracão, Imigração e
Emigração
De acordo com o Dicionário Michaelis, migração
é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país
diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente
motivada por razões políticas ou econômicas”.
A migração sempre irá inclui os
movimentos de imigração e emigração. A imigração é
o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados
imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.
A emigração é o movimento inverso, de sair
do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu
local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.
Todo grupo ou pessoas que faz uma migração
emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na
Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.
O termo Crise Imigratória, por exemplo, se
refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de
indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas
do seu país de origem.
Reflita:
Qual a Contribuição que os Imigrantes
trouxeram para o Brasil?
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das
13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
Física: 2ª Séries C, D e E
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 a 25/09/2020
ATIVIDADE 3
Com certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido por
um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do instrumento
que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do som da guitarra?
Leia o texto Notas Musicais caderno do aluno 3ºbimestre página 31,para responder as questões 1 a 6
Para saber mais: O portal de notícias Correio do Estado da Bahia divulgou, no dia 14 de fevereiro de 2019, uma notícia preocupante, cujo título
foi “Em menos de 15 dias, Salvador teve mais de 1.600 denúncias por
poluição sonora”. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que um som não
deve ultrapassar a barreira de 50 db porque, acima deste valor, começam os efeitos
prejudiciais à audição humana. Diante deste fato, vamos promover um debate sobre
poluição sonora.
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo: Como se faz gelo seco
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-faz-gelo-seco/, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 2º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20
“C, do Regular ”
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Segregação e Exclusão social
O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e os trabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.
Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e mais brandas nos países desenvolvidos.
As desigualdades sociais, por sua vez, são motivos de discriminação muito comuns em sociedades capitalistas. A diferença de poder aquisitivo tem a capacidade de separar grupos, fazendo com que grupos economicamente mais ricos ocupem regiões distintas daqueles que vivem em condições de pobreza. É como um ciclo: as desigualdades geram segregação social, e a segregação acentua a desigualdade.
Se traçarmos um panorama das cidades brasileiras, será possível notar que, na maioria ou em todas as cidades existe pelo menos um bairro ou região onde moram apenas pessoas de maior poder aquisitivo, enquanto outras regiões são habitadas por cidadãos mais pobres.
Nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, existe um grande número de favelas, onde, muitas vezes, as moradias são construídas em locais inapropriados, o saneamento básico é precário ou não existe, o acesso à educação e aos serviços de saúde é mais restrito, o índice de desemprego é maior e, é claro, a renda dos moradores é baixa. Por outro lado, nessas mesmas cidades, existem diversos bairros de luxo, onde predominam os condomínios fechados, com saneamento básico eficiente, sistemas educacionais privados, excelentes atendimentos de saúde, mais e melhores oportunidades de emprego, além de uma grande concentração de renda daqueles que ali residem.
Além da segregação relacionada ao poder econômico, é muito frequente também a segregação social devido à raça. Esse tipo de segregação ocorre quando pessoas de uma determinada raça são proibidas de frequentar locais públicos, como escolas, clubes, restaurantes e outros ambientes de lazer.
O melhor exemplo de segregação racial no mundo é o Apartheid, um regime racista imposto à população negra pela minoria branca da África do Sul. De acordo com tal regime, oficializado em 1948, os negros eram obrigados a viver em regiões isoladas, não tinham direito de voto, não podiam circular em determinadas áreas das cidades, eram proibidos de se relacionar com pessoas brancas e também de frequentar os mesmos lugares que elas.
O domínio político e separatista dos brancos na África do Sul só acabou em 1994, quando as eleições multirraciais levaram ao poder o líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.
Como fruto das desigualdades e da segregação, surge a exclusão social, que pode ser definida como o extremo da marginalização. Os grupos socialmente excluídos são privados de praticar seus direitos básicos como cidadãos, vivendo em situações de pobreza extrema, de falta de moradia, de desemprego, de má distribuição de renda, de falta de acesso à educação e à saúde e de analfabetismo.
No Brasil, temos o Índice de Exclusão Social (IES), um indicador das desigualdades sociais que tem como parâmetro os níveis de escolaridade, de alfabetização, de acesso aos serviços de saúde, de violência, de empregos formais (com registro em carteira de trabalho) e de pobreza da população de todos os municípios brasileiros. Esse índice foi criado em 2002 a partir dos dados obtidos no censo demográfico de 2000.
Os piores índices de exclusão social do Brasil são os das regiões Norte e Nordeste (com poucas exceções), enquanto os melhores índices estão no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas desigualdades que permeiam entre as regiões brasileiras têm suas origens, principalmente, na herança histórica de ocupação do território e no desenvolvimento das atividades econômicas.
O contexto de desigualdades existente não só no Brasil, mas no mundo como um todo, mostra a necessidade de uma reestruturação, que seja capaz de corrigir essas divergências econômicas e sociais e banir a exclusão de grupos sociais. No entanto, sabe-se que essa necessidade não tramita na mesma direção dos interesses do sistema capitalista e financeiro mundial, daí a dificuldade de mudar esse cenário.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:
I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.
II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.
III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.
IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.
V) Desigualdades socioeconômicas.
Estão corretas as alternativas:
a) ( ) I, II e V.
b) ( ) Apenas a V.
c) ( ) I, II, III e IV.
d) ( ) I, IV e V.
e) ( ) Todas as alternativas.
2ª questão:
São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:
a) ( ) favelas
b) ( ) condomínios fechados
c) ( ) cortiços
d) ( ) áreas de risco ocupadas
e) ( ) loteamentos irregulares
História/ProfºOdirlei
NOME DO PROFESSOR:
Odirlei |
EMAIL / FERRAMENTA
PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com |
DISCIPLINA:
Historia |
ANO/SÉRIE: 2 serie D E |
NÚMERO DE AULAS
QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 22/09 |
HABILIDADE (S): IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
DOS ESCRAVOS E IMIGRANTES. |
INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
PRAZO PARA
ENTREGA: _________________________________________________________________________________ ASSIRTIR O VIDEO ABOLIÇÃO DA
ESCRAVIDÃO ASSISTIR O VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=wgwM-5b6q5U REALIZE UM
REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ A IMIGRAÇÃO DO
BRASIL ASSISTIR O VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=Bi-d3bc46Kk REALIZE UM
REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ |
Inglês/ProfºMªAntonia
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º ano D
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:
Matemática/ProfºAparecida
E .E SALIM FARAH
MALUF
PROF APARECIDA : MATEMATICA NOTURNO
ATIVIDADE 2 ANO C, D,
E ENSINO
MÉDIO
PERÍODO: 21 /09
á 24/09/2020
A) Em um espaço amostral de um dado honesto
compõe se de seis lados ou seja , 1
,2 3, 4 , 5 , e
6 pergunta-se:
Qual
a probabilidade de?
1)
sair um número maior que 4? Resposta deverá ser em percentuais %
2)
de sair o número 5?
3)
De sair números menores que 3?
4)
De sair números pares?
5)
De sair números impares?
observ: todas as respostas deverão ser
dadas em percentuais
entregar no email
profaparecidasalim@gmail.com
----------------------------------------------------------------------
2ºSérie E /Noturno
Arte / ProfºEdlenne
Artes Visuais
ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf
Professora Edlenne Cristina
Disciplina artes
Ensino médio 2E
E-mail Edlenne190@gmail.com
Watts 11993670617
A HISTORIA DA
MUSICA
Ola vamos
trabalhar pesquisar a musica brasileira.
{01} Quero que voces pesquise o primeiro samba brasileiro.
Você pode escrever letras.
{02} A primeira
mulher a despontar na musica foi Chiquinha Gonsaga com musica abre alas
composta em 1899
Você pode escrever letras
Biologia/ProfºBenedita
E.E. Salim Farah
Maluf. |
2º Ano
C, 2º Ano D e 2º E – Professora Benedita. Disciplina:
Biologia. E-mail:
benedita.santos2@servidor.educação.sp.gov.br
|
Habilidades:
|
Atividades: Depois que vocês
leram e assistiram os vídeos abaixo, acessem o link do Google Forms e faça a
Avaliação.
Ácidos
Nucleicos – Duplicação do DNA e Síntese Proteica https://drive.google.com/file/d/0B_8htSiBUGcmU1IxNENyZ1JxSTQ/view?usp=sharing
Vídeos: REPLICAÇÃO
DE DNA
https://www.youtube.com/watch?v=dRBgmZ8Iozc
Mecanismo
de replicação do DNA, em 3D.
https://www.youtube.com/watch?v=zVaPUThUdWw 1 de 2
· Transcrição e Tradução: síntese
de proteínas COMPLETO (Mais Biologia, com Roger Maia) https://www.youtube.com/watch?v=lZStH_Be1mw
|
Instrumento
para verificar a aprendizagem: A avaliação é contínua, cumulativa e
processual, devendo refletir o desenvolvimento global do aluno e considerar
as características individuais deste no conjunto dos componentes curriculares
cursados, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos |
LINK para a
Avaliação pelo Google Forms
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
2°C, 2°D e 2° E noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: leitura do clássico da literatura de língua inglesa: Romeu e Julieta de Shakespeare partindo da literatura para a questão filosófica. Análise da resolução de uma questão reflexiva. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020
Literatura clássica com Shakespeare para tratar a questão ética- Romeu e Julieta
Resumo da obra e seus desdobramentos: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.
Resumo da obra: Verona é o palco do conflito histórico entre duas famílias tradicionais: os Montecchio e os Capuleto. Por um infortúnio do destino, Romeu, filho único da família Montecchio, e Julieta, filha única da família Capuleto, conhecem-se durante um baile de máscaras e apaixonam-se perdidamente.
Romeu já estava enamorado de Rosalina quando conheceu a filha da família rival. Encantado pela moça, desmanchou o compromisso que tinha com Rosalina e fez de tudo para ficar com a sua alma gêmea. Julieta também tinha planos futuros com Páris, um rapaz de nome em Verona, no entanto, abandona todos os desejos da família para seguir o seu coração.
A passagem mais lembrada da peça é aquela presente na cena II do Ato II. Romeu vai até o jardim dos Capuleto e fala com a sua amada, que se encontra na sacada:
ROMEU
- Só ri das cicatrizes quem nunca foi ferido... (Julieta aparece na sacada de uma janela) Silêncio! Que luz é aquela na janela? É o sol nascente, é Julieta que surge! Desperte, sol, e mate a lua ciumenta, que está pálida e doente de tristeza, pois vê que você é mais perfeita que ela! Deixe de servi-la, já que ela é tão invejosa! Seu manto é esverdeado e triste como a túnica dos dementes: jogue-o fora! É minha dama, é o meu amor. Se ela ao menos soubesse!... Está falando ou não? Seus olhos falam... Respondo ou não? Sou muito ousado... não é a mim que ela fala. Duas estrelas devem ter emprestado o brilho a seu olhar. E se fosse o contrário? Seus olhos no céu, e o astros seriam apagados, como o dia faz com a luz das velas. E tanta claridade se espalharia no céu, que os pássaros cantariam, pensando que era dia com luar. Como ela apóia seu rosto na mão! Como eu queria ser uma luva em sua mão, para poder tocar aquela face!
JULIETA - aí de mim!
ROMEU
- Ela está falando!... Fale de novo, anjo brilhante, anjo glorioso no alto desta noite, que faz os mortais arregalarem os olhos e torcerem o pescoço para vê-lo, quando cavalga as nuvens preguiçosas e veleja pelo ar sereno.
JULIETA
- Romeu! Romeu! Por que você é Romeu? Negue seu pai, renuncie a seu nome. Ou, se não quiser, basta me jurar amor, e deixarei de ser uma Capuleto.
Juntos, Romeu e Julieta vivem um amor proibido e idealizado, condenado pela família de ambos. Casam-se as escondidas, a celebração é realizada pelo Frei Lourenço, um confidente de Romeu.
Por uma briga que acaba gerando a morte de Teobaldo (primo de Julieta) e Mercúrio (amigo de Romeu), o príncipe de Verona resolve exilar Romeu. Desesperada com a partida do amado, Julieta pede auxílio ao frade franciscano que realizou o casamento.
A ideia do frade é que Julieta tome uma poção que faça com que ela pareça morta. Romeu, ao receber a notícia da suposta morte da mulher, entra em desespero e compra uma substância para provocar a própria morte.
Ao encontrar Julieta desacordada na cripta dos Capuleto, crê na morte da amada e toma o veneno que havia trazido. Julieta, ao acordar, descobre que o amado está morto e, com um punhal, também dá cabo da própria vida.
A história de amor é trágica, o único consolo que resta ao leitor é saber que, após as catastróficas mortes dos protagonistas, as famílias Montecchio e Capuleto decidem fazer um acordo de paz.
Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco?
Sociologia/ProfºJoyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
2 ANOS
E.M-2E
Habilidades:
Desenvolver habilidades de leitura, Distinguir emigração e imigração e
identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional ,
Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração
Atividade:
Opinião
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Qual a contribuição da
migração no Brasil?
Migracão, Imigração e
Emigração
De acordo com o Dicionário Michaelis, migração
é a “movimentação de um povo, ou de um grande número de pessoas, para um país
diferente, ou a uma região diferente dentro desse mesmo país, geralmente
motivada por razões políticas ou econômicas”.
A migração sempre irá inclui os
movimentos de imigração e emigração. A imigração é
o movimento de chegada de pessoas em um país estrangeiro, esses são os chamados
imigrantes. Imigração vem do latim “immigratus”, que significa “se mudar para”.
A emigração é o movimento inverso, de sair
do seu país ou região de origem. Os emigrantes são as pessoas que deixam seu
local de origem. Emigração vem do latim “emigratus” que significa “se afastar”.
Todo grupo ou pessoas que faz uma migração
emigrou de um lugar e imigrou para outro. Por exemplo, os refugiados da Guerra na
Síria emigraram da Síria e imigraram para países europeus.
O termo Crise Imigratória, por exemplo, se
refere à nova situação socioeconômica que surge nos países com a chegada de
indivíduos estrangeiros, e não aos problemas gerados pela saída dessas pessoas
do seu país de origem.
Reflita:
Qual a Contribuição que os Imigrantes
trouxeram para o Brasil?
E-mail: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei de terça-feira e quinta-feira das
13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.
Fisica/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
Física: 2ª Séries C, D e E
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 a 25/09/2020
ATIVIDADE 3
Com certeza você consegue diferenciar o som emitido por uma gaita daquele emitido por
um piano. Uma nota musical tem frequência bem específica, independentemente do instrumento
que a emite. Desta forma, por que conseguimos distinguir o som do saxofone do som da guitarra?
Leia o texto Notas Musicais caderno do aluno 3ºbimestre página 31,para responder as questões 1 a 6
Para saber mais: O portal de notícias Correio do Estado da Bahia divulgou, no dia 14 de fevereiro de 2019, uma notícia preocupante, cujo título
foi “Em menos de 15 dias, Salvador teve mais de 1.600 denúncias por
poluição sonora”. A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que um som não
deve ultrapassar a barreira de 50 db porque, acima deste valor, começam os efeitos
prejudiciais à audição humana. Diante deste fato, vamos promover um debate sobre
poluição sonora.
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 2º C, D e E
Conteúdo: Como se faz gelo seco
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-se-faz-gelo-seco/, e fazer uma sintese, sobre o texto no caderno.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 30/09/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 2º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20
“C, do Regular ”
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
Segregação e Exclusão social
O termo segregar significa separar, marginalizar, isolar o contato, distanciar algo ou alguém considerado diferente. No estudo da Sociologia, a segregação social é definida como uma separação espacial (geográfica) de um grupo de pessoas, em virtude de diversos fatores, como a raça, o poder aquisitivo, religião, etnia, educação, nacionalidade ou qualquer outro fator que possa servir como meio de discriminação.
Com a consolidação do capitalismo como sistema econômico há alguns séculos, a sociedade passou a ser dividia em basicamente duas classes: a dos capitalistas, que sãos os proprietários dos meios de produção (indústrias, comércios, grandes propriedades rurais, bancos, etc.); e os trabalhadores, que vendem aos capitalistas sua força de trabalho, isto é, sua capacidade física e intelectual de produzir, em troca de uma remuneração que garanta sua sobrevivência.
Essa divisão da sociedade imposta pelo capitalismo provoca uma significativa desigualdade social, onde a maior concentração de renda é detida por um número menor de pessoas. Em linhas gerais, as desigualdades sociais são mais acentuadas nos países subdesenvolvidos e mais brandas nos países desenvolvidos.
As desigualdades sociais, por sua vez, são motivos de discriminação muito comuns em sociedades capitalistas. A diferença de poder aquisitivo tem a capacidade de separar grupos, fazendo com que grupos economicamente mais ricos ocupem regiões distintas daqueles que vivem em condições de pobreza. É como um ciclo: as desigualdades geram segregação social, e a segregação acentua a desigualdade.
Se traçarmos um panorama das cidades brasileiras, será possível notar que, na maioria ou em todas as cidades existe pelo menos um bairro ou região onde moram apenas pessoas de maior poder aquisitivo, enquanto outras regiões são habitadas por cidadãos mais pobres.
Nos grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, existe um grande número de favelas, onde, muitas vezes, as moradias são construídas em locais inapropriados, o saneamento básico é precário ou não existe, o acesso à educação e aos serviços de saúde é mais restrito, o índice de desemprego é maior e, é claro, a renda dos moradores é baixa. Por outro lado, nessas mesmas cidades, existem diversos bairros de luxo, onde predominam os condomínios fechados, com saneamento básico eficiente, sistemas educacionais privados, excelentes atendimentos de saúde, mais e melhores oportunidades de emprego, além de uma grande concentração de renda daqueles que ali residem.
Além da segregação relacionada ao poder econômico, é muito frequente também a segregação social devido à raça. Esse tipo de segregação ocorre quando pessoas de uma determinada raça são proibidas de frequentar locais públicos, como escolas, clubes, restaurantes e outros ambientes de lazer.
O melhor exemplo de segregação racial no mundo é o Apartheid, um regime racista imposto à população negra pela minoria branca da África do Sul. De acordo com tal regime, oficializado em 1948, os negros eram obrigados a viver em regiões isoladas, não tinham direito de voto, não podiam circular em determinadas áreas das cidades, eram proibidos de se relacionar com pessoas brancas e também de frequentar os mesmos lugares que elas.
O domínio político e separatista dos brancos na África do Sul só acabou em 1994, quando as eleições multirraciais levaram ao poder o líder Nelson Mandela, primeiro presidente negro do país.
Como fruto das desigualdades e da segregação, surge a exclusão social, que pode ser definida como o extremo da marginalização. Os grupos socialmente excluídos são privados de praticar seus direitos básicos como cidadãos, vivendo em situações de pobreza extrema, de falta de moradia, de desemprego, de má distribuição de renda, de falta de acesso à educação e à saúde e de analfabetismo.
No Brasil, temos o Índice de Exclusão Social (IES), um indicador das desigualdades sociais que tem como parâmetro os níveis de escolaridade, de alfabetização, de acesso aos serviços de saúde, de violência, de empregos formais (com registro em carteira de trabalho) e de pobreza da população de todos os municípios brasileiros. Esse índice foi criado em 2002 a partir dos dados obtidos no censo demográfico de 2000.
Os piores índices de exclusão social do Brasil são os das regiões Norte e Nordeste (com poucas exceções), enquanto os melhores índices estão no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Essas desigualdades que permeiam entre as regiões brasileiras têm suas origens, principalmente, na herança histórica de ocupação do território e no desenvolvimento das atividades econômicas.
O contexto de desigualdades existente não só no Brasil, mas no mundo como um todo, mostra a necessidade de uma reestruturação, que seja capaz de corrigir essas divergências econômicas e sociais e banir a exclusão de grupos sociais. No entanto, sabe-se que essa necessidade não tramita na mesma direção dos interesses do sistema capitalista e financeiro mundial, daí a dificuldade de mudar esse cenário.
Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1ª questão:
Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:
I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.
II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.
III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.
IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.
V) Desigualdades socioeconômicas.
Estão corretas as alternativas:
a) ( ) I, II e V.
b) ( ) Apenas a V.
c) ( ) I, II, III e IV.
d) ( ) I, IV e V.
e) ( ) Todas as alternativas.
2ª questão:
São exemplos de espaços de segregação involuntária urbana, exceto:
a) ( ) favelas
b) ( ) condomínios fechados
c) ( ) cortiços
d) ( ) áreas de risco ocupadas
e) ( ) loteamentos irregulares
História/ProfºOdirlei
NOME DO PROFESSOR:
Odirlei |
EMAIL / FERRAMENTA
PARA DEVOLUTIVA: Proodirleihistoria@gmail.com |
DISCIPLINA:
Historia |
ANO/SÉRIE: 2 serie D E |
NÚMERO DE AULAS
QUE EQUIVALEM ESSA ATIVIDADE 2 aulas 22/09 |
HABILIDADE (S): IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS
DOS ESCRAVOS E IMIGRANTES. |
INSTRUMENTOS PARA
VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM |
PRAZO PARA
ENTREGA: _________________________________________________________________________________ ASSIRTIR O VIDEO ABOLIÇÃO DA
ESCRAVIDÃO ASSISTIR O VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=wgwM-5b6q5U REALIZE UM
REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ A IMIGRAÇÃO DO
BRASIL ASSISTIR O VÍDEO https://www.youtube.com/watch?v=Bi-d3bc46Kk REALIZE UM
REGISTRO SOBRE O VIDEO ACIMA R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ |
Inglês/ProfºMª Antonia
Língua Portuguesa/Profº
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 2º ano E
Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 21/09/2020 a 25/09/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:
Matemática/ProfºAparecida
E .E SALIM FARAH
MALUF
PROF APARECIDA : MATEMATICA NOTURNO
ATIVIDADE 2 ANO C, D,
E ENSINO
MÉDIO
PERÍODO: 21 /09
á 24/09/2020
A) Em um espaço amostral de um dado honesto
compõe se de seis lados ou seja , 1
,2 3, 4 , 5 , e
6 pergunta-se:
Qual
a probabilidade de?
1)
sair um número maior que 4? Resposta deverá ser em percentuais %
2)
de sair o número 5?
3)
De sair números menores que 3?
4)
De sair números pares?
5)
De sair números impares?
observ: todas as respostas deverão ser
dadas em percentuais
entregar no email
profaparecidasalim@gmail.com
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