Atividade da semana de 28 de setembro a 02 de outubro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora:Claudia Rudi
São Paulo, 28 de setembro de 2020.
Segunda-feira.
Professora: Claudia Rudi
Telefone: (11) 99330-3341
Leitura Inicial: Será enviado por
Whatsapp.
Português.
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor.
Atividade
Responda em seu caderno de acordo
com a tirinha, o Cebolinha ficou com raiva do anjo por que?
Atividade ler e escrever
Etapa 4A – Reescrita de conto com
mudança de foco narrativo. Está atividade tem a finalidade de desenvolver
alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever, a partir de uma
proposta de mudança de foco narrativo. Fazendo uso da coerência e concordância
verbal.
Página, 204.
O Menino das Meias Vermelhas
Carlos
Heitor Cony
O
nome dele era complicado, passou a primeira semana sem que ninguém o chamasse
para brincar. Até que repararam que sempre usava meias vermelhas e ele ficou
sendo o “Menino das Meias Vermelhas”. Vivia pelos cantos, quase não falava,
quase não existia. Apesar disso, não parecia infeliz. Era apenas solitário: era
o Menino das Meias Vermelhas.
Um dia lhe perguntaram: “Menino das Meias Vermelhas, por que você
sempre usa meias vermelhas?” Ele respondeu como se não fosse com ele: “No dia
dos meus anos, minha mãe levou-me ao circo e colocou-me meias vermelhas. Eu
reclamei, com aquelas meias chamaria a atenção dos outros, todos zombariam de
mim. Mas ela explicou: “É que lá vai ter muita gente, se eu me perder de você,
olharei para baixo e será fácil encontrá-lo”.
E todos os dias lá vinha o Menino de Meias Vermelhas com suas meias
vermelhas, com seu silêncio, sua solidão, como se esperasse alguma coisa ou
como se tudo já houvesse acontecido com ele.
Ninguém dava mais importância ao menino nem às suas meias vermelhas. E
era isso o que ele parecia desejar. Sentava em cima de uma pedra, nos fundos do
campo onde os outros jogavam pelada ou soltavam pipas. Até que veio a tarde de
chuva e os meninos não puderam jogar pelada nem soltar pipas. Como distração
resolveram provocar o Menino das Meias Vermelhas. “Você não está no circo! Tire
essas meias vermelhas, elas são ridículas!”
O Menino das Meias Vermelhas não ficou aborrecido. Depois de algum
tempo falou, como se falasse consigo mesmo: “Eu vou continuar usando meias
vermelhas. É que minha mãe foi embora. Um dia, talvez ela passe por mim em
algum lugar, verá minhas meias vermelhas e me reconhecerá.”
O sol apareceu de repente e os outros meninos foram jogar pelada e
soltar pipas.
MENINO DAS MEIAS VERMELHAS ©by CARLOS
HEITOR CONY (MPE –
MILA PRODUÇÕES EDITORIAIS LTDA.)
Habilidade:(EF35LP07) Utilizar conhecimentos
linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de
concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o caso. (EF15LP14)
Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens
e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Duas
Aulas de cinquenta minutos.
Artes - Uma aula de
cinquenta minutos.
Complete-o com
os números que faltam.
2. Responda, no
caderno:
A. O que há em
comum nas escritas dos números, observando as linhas?
B. O que há em comum
nas escritas dos números, observando as colunas?
3. Escreva:
A. o número que
está entre 64 e 66: ________________________________________
B. o número que
está entre 59 e 61: ________________________________________
C. o número que
está entre 38 e 40: ________________________________________
D. o número que
está logo antes do 80: _____________________________________
E. o número que
está logo depois do 89: ____________________________________
Sequência
23.1
A atividade tem
por objetivo, propor que a turma identifique a quarta parte de uma figura
retângulas a partir da observação de várias respostas, em que nem todos
obtiveram, de fato o que foi solicitado.
Atividade 23.2
Atividade tem por objetivo, assim como na atividade
anterior, explorar situações que envolvam ideia de parte-todo com grandezas
contínuas (os círculos), sendo o mais importante para a aprendizagem desse
significado o que se aprende das construções realizadas com os círculos, pois
elas permitem a “visualização” de áreas das figuras que estão sendo pintas e de
comparações entre elas.
Páginas, 55 e 54.
(EF04MA09A) Reconhecer
as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na
representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma
unidade, utilizando a reta numérica como recurso.
(EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente,
na representação fracionária e decimal. (EF04MA27)
Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla
entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das
diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua
análise.
Duas aulas de cinquenta minutos.
São Paulo, 29 de setembro de 2020.
Terça-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura Inicial: Será enviado por
Whatsapp.
Português.
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor.
Caderno do aluno ler e escrever.
Projeto jornal
Atividade 3 - A ordem dos fatos em
uma Notícia. Página, 154.
Objetivo e reconhecer o critério de organização em uma notícia – o de relevância – Não o de sequência temporal dos acontecimentos.
2)Após a leitura responda:
A)
Que fato é noticiado?
B)
Quando aconteceu?
C)
Onde aconteceu?
D)
Onde foi publicado?
E)
Quem se interessaria por uma notícia como essa?
Explique.
F)
Por que você acha que esse fato virou notícia?
3)Vamos, agora, estudar a organização da notícia e fazer
uma lista dos fatos relatados nela. Depois, numere-os, na ordem em que foram
acontecendo na realidade. Registrem suas observações no caderno.
4)Considerando que:
uma notícia é escrita para informar os
leitores sobre fatos que tenham
importância para os mesmos;
o
jornal deve possibilitar ao leitor uma informação rápida sobre o fato ou
mais detalhes à medida que se lê o texto, respondam:
Por que a notícia foi organizada dessa maneira? Registrem
suas reflexões no caderno.
Habilidade: (EF04LP15A) ler e compreender notícias,
cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida
pública. (EF04LP15B) Distinguir
fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida
pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP14) Construir o sentido de
histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e
interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
Duas
aulas de cinquenta minutos.
Educação Física – Uma aula
de cinquenta minutos.
Matemática
Responda às questões no caderno:
A. Para que serve o dinheiro?
______________________________________________
B. Quais cédulas do nosso sistema
monetário você conhece? __________________
C. Quais moedas do nosso sistema
monetário você conhece? __________________
2. Estela fez um quadro com os
valores dos produtos que pretende comprar. Veja:
A. O que significa “R$”?
B. Como você faz a leitura dos
preços apresentados?
C. Para que serve a vírgula na
escrita de “R$ 6,80”?
D. Qual o produto mais caro da
lista? _______________________________________
E. Qual o produto mais barato?
____________________________________________
F. Com uma cédula de 50 reais,
Estela consegue comprar todos esses produtos?
Caderno de atividades do aluno
EMAI
Atividade 23.3
A atividade tem
por objetivo propor a observação de uma coleção de carrinhos, assinalando como
separar em quatro grupos, indicando, dessa forma, se estabelecem relação com as
propostas das atividades anteriores, em que se pediu para dobrar ou pintar a
quarta parte de um inteiro, em geral, uma figura geométrica, ou se usaram algum
outro procedimento para resolver essa situação- problema proposta.
Atividade 23.4
A atividade tem
por objetivo, propor que o aluno identifique e estabeleça relações entre
representações fracionárias e decimais
de um mesmo número racional: representação fracionárias e representação
decimal.
Páginas, 56 e 57.
(EF04MA09A)
Reconhecer as frações unitárias mais usuais
(1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como
unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como
recurso.
(EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente,
na representação fracionária e decimal. (EF04MA27)
Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla
entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das
diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua
análise.
Duas aulas de cinquenta minutos.
São Paulo, 30 de setembro de 2020.
Quarta-feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura inicial: Será enviado por
Whatsapp.
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor.
Caderno do aluno ler e escrever.
Projeto Jornal.
Etapa 4 - A notícia em debate.
Página, 155.
Está atividade tem a finalidade de
ampliar a competência em relação às práticas da leitura. E registrar suas
impressões sobre a notícia lida. Ler para compreender e posicionar-se diante da
notícia lida. Atividade para ser realizada com a família.
Menino
de 9 anos é internado após agressão em escola
O menino Vitor Fernando Dutra Gumieiro, de 9 anos, foi agredido por
cinco garotos da mesma faixa etária dentro da sala de aula e na saída da Escola
Estadual Adolfo Alceu Ferrero, anteontem, em São Joaquim da Barra, na região de
Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi internado e passou por exames
de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão Preto. Vitor terá alta
hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias. Segundo a mãe, Kênia
Helena Silveira Dutra, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas
porque é gago. Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa.
Dentro da sala de aula (3ª série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um
golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos,
mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu
corpo.
Na manhã de ontem, Vitor acordou com o pescoço imobilizado. A avó o
levou à escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção.
Revoltada, Kênia quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá –
Vitor é o mais velho dos irmãos. A delegada Soraia Pinhone Ravagnani, da DDM,
disse que cinco garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.
O caso, registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), será investigado e
passado à Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da
Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a
denúncia de agressão entre alguns alunos da escola. “Caso seja constatado que o
fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas
punitivas em relação aos estudantes como por exemplo, a transferência de
unidade”, disse a nota da secretaria.
Crédito:
O Estado de São Paulo, Menino de nove anos é internado após agressão em escola.
Autor:
Brás Henrique, 18/09/2009.
A)
Que fato é noticiado?
B)
Quando aconteceu?
C)
Onde aconteceu?
D)
Onde foi publicado?
E)
Quem se interessaria por uma notícia como essa?
Explique.
F)
Por que você acha que esse fato virou notícia?
Alguns
questionamentos podem ser feitos para alimentar a discussão:
·
Por que acham que esse acontecimento virou
notícia?
·
De
acordo com as informações fornecidas pela notícia, qual foi o motivo mais
provável da agressão?
·
Segundo
a mãe, Vitor Fernando costuma ser alvo de “brincadeiras” dos colegas.
Considerando o conjunto da notícia, que tipo de brincadeira seria essa? Por que
teriam chegado a um nível tão elevado de violência?
·
Na base
desse caso de violência está o preconceito contra o que parece estranho, fora
do normal etc. Que outros casos frequentes de intolerância são possíveis de
lembrar?
·
Discuta
com os alunos o que é preconceito.
·
Diante
de fatos desse tipo, que questionamentos são possíveis fazer?
–
Solicitar que observem se o autor da notícia expressa sua própria opinião.
Pedir que justifiquem a resposta. Explicar que na notícia, diferente de artigos
de opinião, cartas, carta de leitor, não há lugar para opiniões pessoais
explícitas ou julgamentos proferidos pelo autor. O texto é escrito em 3ª pessoa
e precisa oferecer concretude e imparcialidade.
·
Para finalizar, propor que o grupo se
posicione diante da notícia justificando:
– O que teria de ser feito para evitar
esse tipo de violência? Seria possível
estabelecer
um consenso para todos?
Habilidade: Habilidade:
(EF04LP15A) ler e compreender notícias,
cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida
pública
(EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões
na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de
leitor, comentários, posts...). (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas,
relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de
balões, de letras, onomatopeias).
Duas
aulas de cinquenta minutos.
Matemática
Caderno de atividades do aluno
EMAI
Atividade 23.5
Atividade tem por objetivo, propor,
que a turma identifique e estabeleça relações entre representações fracionárias
e decimais de um número racional: Representação fracionária e representação
decimal. Página, 58.
1) Felipe
está treinando para uma competição de corrida equestre muito importante. Ele estabeleceu
metas para atingir ao longo das semanas em seus treinos, com seu cavalo,
marcando o tempo percorrido. Na semana 1 eles percorreram com precisão 1/5 do percurso.
Na semana 2 eles atingiram 1/3 do percurso com sucesso, alcançando 1/2 do
percurso na semana 3. Assim, na semana 4 eles estavam fazendo todo o percurso
no tempo e velocidade almejados.
Faça retas numéricas das frações que
representam os percursos de Felipe nos treinos no decorrer das semanas.
2)
Observe a pizza responda os questionamentos
abaixo.
a) Em quantos partes essa pizza
foi cortada?
__________________________________________________________
b) Qual é a fração que representa
um pedaço dessa pizza?
__________________________________________________________
c) Faça desenhos de pizza onde os
pedaços representam as seguintes
frações: 1, 1,
1 e 1
5 4 6 3
Obs.: As pizzas devem ter o mesmo
tamanho.
d) Qual das pizzas desenhas que
tem o maior pedaço? E o menor?
__________________________________________________________
d) Qual das pizzas desenhas que
tem o maior pedaço? E o menor?
__________________________________________________________
1)
O marcador de combustível do automóvel de
Ricardo está representado na
figura abaixo. A letra E
representa que o tanque está vazio, e a letra F representa que
o tanque está cheio.
Qual fração representa a
quantidade de combustível que há no automóvel de
Ricardo?
a) ( ) 1/2
b) ( ) 1/3
c) ( ) 1/4
d) ( ) 1/5
1) Luana
e Lucas fizeram uma pesquisa para descobrir qual era o time preferido da sua
família. Entre seus pais, irmãos, tios e avós, entrevistaram 36 pessoas.
Chegaram à conclusão que 1/2 da família torcia para o São Paulo Futebol Clube,
1/3 preferia Corinthians Esporte Clube e o restante torcia para outros times.
Em relação a entrevista de Luana e Lucas com a sua família descubra a
quantidade de torcedores do São Paulo, Corinthians e outros times.
Resolução:
(EF04MA09A)
Reconhecer as frações unitárias mais usuais
(1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como
unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como
recurso.
(EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente,
na representação fracionária e decimal. (EF04MA22)
Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e
segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os horários de
início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando
conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Ciências
Para onde aponta a bússola? (CMSP)
A atividade propõe ao aluno,
explorar o uso da bússola e do gnômon para o estabelecimento dos pontos
cardeais e referências de localização.
Para a atividade o aluno irá observar as figuras das páginas 38 e 39.
Habilidade: EF04CI011A
Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua
e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 01 de outubro de 2020.
Quinta-feira.
Leitura
inicia: Será enviado por Whatsapp.
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária, autor.
a)
Qual o titulo da crônica acima? Quem escreveu?
b)
Qual o assunto principal dessa crônica?
c)
Na sua opinião o garoto sabia como brincar com a
bola? Por que?
Caderno do aluno ler e
escrever.
Sequência didática: Lendo e
produzindo texto de divulgação cientifica.
Apresentação da sequência
didática. Atividade 1A e 1B
Nesta etapa os alunos conhecerão a
sequência didática que terá por finalidade a produção e a divulgação de textos
científicos destinados a crianças. E apresentando a plataforma colaborativa e
ferramentas digitais. Página, 178.
Habilidade:(EF04LP15A)
Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros
textos do campo da vida pública. (EF04LP15B)
Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do
campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).
Duas
aulas de cinquenta minutos.
Matemática
Caderno do aluno EMAI
Sequência 24
Atividade 24.1 Está atividade tem
o objetivo de propor que as crianças explorem situações em que é necessário
combinar elementos.
Atividade: 24.2
Está atividade tem o objetivo de
propor que as crianças explorem situações do campo multiplicativo com
significado de combinatória.
Páginas, 59 e 60.
Como você acha que ficará está combinação.
1)
Quantas combinações poderão ser feitas nas
tabelas A e B:
Tabela A
Tabela B
|
Castanha de caju |
Chocolate |
Abacaxi |
|
|
Coco |
|
|
Limão |
|
|
Morango |
|
|
·
O que vocês aprenderam hoje?
·
O que acharam mais fácil?
·
O que acharam mais difícil?
Habilidade: EF04MA13 Reconhecer, por meio de
investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas
entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão,
para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação
e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora
História
Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11 percorrendo
distâncias
Atividade propõe o reconhecer as vias de transportes atuais,
principalmente as rodovias, como elementos básicos para a ocupação agrícola e a
integração dessas áreas à economia Nacional.
O objetivo é reconhecer as atividades econômicas e o comércio com o
desenvolvimento das vias de transportes ao longo da nossa vida. Páginas 238 a
240(continuação) Trilhas e caminho de antigamente.
Habilidade: (EF04HI07) Identificar e
descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a
dinâmica da vida comercial.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 02 de setembro de 2020.
Sexta-feira.
Leitura Inicial: Será enviado por
Whatsapp.
Educação Física – Uma aula
de cinquenta minutos.
Artes - Uma aula de
cinquenta minutos.
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária e autor.
Produção
de texto
Atividade: Pontuar um texto (em que a pontuação foi
omitida).
Adaptado de GUERRA, Severina M. S. Produção coletiva de carta
de reclamação> interação professoras/alunos. Recife: UFPE, 2009. Dissertação
(Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, 2009
Carta de reclamação.
https://youtu.be/TQHgvFwgnDA ,
registrem no caderno a explicação da professora do CMSP.
Habilidade: (EF04LP05A) Compreender
os efeitos de sentido decorrentes do uso da vírgula em enumerações e na
separação de vocativo e aposto (EF04LP05B) Identificar em notícias, cartas de
leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos,
participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP11B)
Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando
da apresentação final do texto. (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas,
relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de
balões, de letras, onomatopeias).
Duas aulas de cinquenta minutos.
Geografia
Mapas
e suas funções (CMSP)
Relação campo cidade
Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7-
atividades Páginas 157 a 159.
A proposta é
que os estudantes adquiram informações sobre o meio rural do município ou do
estado onde vivem.
Habilidade:
(EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e
da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de
pessoas.
Uma aula de cinquenta minutos. (EF04GE10) Reconhecer
e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características,
elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.
Uma
aula de cinquenta minutos.
Professora:Flávia
Disciplina :Arte
Roteiro de estudo online
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 4º A anos iniciais.
Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.
A partir da figura responda as questões abaixo no caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Professor :Donizeti
Disciplina :Educação - Física
EE SALIM FARAH MALUF EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DONIZETI TURMAS: 4 º ANO A |
ATIVIDADES SEMANA 28/09 Á 02/10/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Essa semana vamos praticar o “pular corda”, pode ser em grupo ou sozinho, você vai precisar de um cordão de varal ou de um roupão ou até um barbante grosso. |
2ª AULA (50 minutos) Vamos brincar do ‘Robô’, lembram: ligar e desligar o robô.Uma pessoa vai ser o robô, outra vai escolher em qual parte do seu corpo vai ligar o robô e outra parte que vai desligar. Em círculo uma pessoa de cada vez vai até o robô e aponta com o dedo pra ver se liga o robô, quando alguém ligar o robô, continua até alguém desligar o robô.
|
ORIENTAÇÕES Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade. Você vai utilizar uma corda ou um cordão qualquer (varal, roupão, barbante) Assistir as aulas no CMSP. |
REGISTRO Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário