domingo, 27 de setembro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 28 de setembro  a 02 de outubro 2020

4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora:Claudia Rudi

São Paulo, 28 de setembro de 2020.

Segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Telefone: (11) 99330-3341

Leitura Inicial: Será enviado por Whatsapp.

 

Português.

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 

Atividade


Responda em seu caderno de acordo com a tirinha, o Cebolinha ficou com raiva do anjo por que?

 

Atividade ler e escrever

 

Etapa 4A – Reescrita de conto com mudança de foco narrativo. Está atividade tem a finalidade de desenvolver alguns comportamentos de escritor: planejar o que vai escrever, a partir de uma proposta de mudança de foco narrativo. Fazendo uso da coerência e concordância verbal.

Página, 204.

 

O Menino das Meias Vermelhas

 

Carlos Heitor Cony

 

                O nome dele era complicado, passou a primeira semana sem que ninguém o chamasse para brincar. Até que repararam que sempre usava meias vermelhas e ele ficou sendo o “Menino das Meias Vermelhas”. Vivia pelos cantos, quase não falava, quase não existia. Apesar disso, não parecia infeliz. Era apenas solitário: era o Menino das Meias Vermelhas.

Um dia lhe perguntaram: “Menino das Meias Vermelhas, por que você sempre usa meias vermelhas?” Ele respondeu como se não fosse com ele: “No dia dos meus anos, minha mãe levou-me ao circo e colocou-me meias vermelhas. Eu reclamei, com aquelas meias chamaria a atenção dos outros, todos zombariam de mim. Mas ela explicou: “É que lá vai ter muita gente, se eu me perder de você, olharei para baixo e será fácil encontrá-lo”.

E todos os dias lá vinha o Menino de Meias Vermelhas com suas meias vermelhas, com seu silêncio, sua solidão, como se esperasse alguma coisa ou como se tudo já houvesse acontecido com ele.

Ninguém dava mais importância ao menino nem às suas meias vermelhas. E era isso o que ele parecia desejar. Sentava em cima de uma pedra, nos fundos do campo onde os outros jogavam pelada ou soltavam pipas. Até que veio a tarde de chuva e os meninos não puderam jogar pelada nem soltar pipas. Como distração resolveram provocar o Menino das Meias Vermelhas. “Você não está no circo! Tire essas meias vermelhas, elas são ridículas!”

O Menino das Meias Vermelhas não ficou aborrecido. Depois de algum tempo falou, como se falasse consigo mesmo: “Eu vou continuar usando meias vermelhas. É que minha mãe foi embora. Um dia, talvez ela passe por mim em algum lugar, verá minhas meias vermelhas e me reconhecerá.”

O sol apareceu de repente e os outros meninos foram jogar pelada e soltar pipas.

 

MENINO DAS MEIAS VERMELHAS ©by CARLOS HEITOR CONY (MPE –

MILA PRODUÇÕES EDITORIAIS LTDA.)

 

Habilidade:(EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso. (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

 

Duas Aulas de cinquenta minutos.

 

 

Artes - Uma aula de cinquenta minutos.

 



Complete-o com os números que faltam.

 

2. Responda, no caderno:

A. O que há em comum nas escritas dos números, observando as linhas?

B. O que há em comum nas escritas dos números, observando as colunas?

 

3. Escreva:

 

A. o número que está entre 64 e 66: ________________________________________

B. o número que está entre 59 e 61: ________________________________________

C. o número que está entre 38 e 40: ________________________________________

D. o número que está logo antes do 80: _____________________________________

E. o número que está logo depois do 89: ____________________________________

 

Sequência 23.1

 

A atividade tem por objetivo, propor que a turma identifique a quarta parte de uma figura retângulas a partir da observação de várias respostas, em que nem todos obtiveram, de fato o que foi solicitado.

 

Atividade 23.2

Atividade tem  por objetivo, assim como na atividade anterior, explorar situações que envolvam ideia de parte-todo com grandezas contínuas (os círculos), sendo o mais importante para a aprendizagem desse significado o que se aprende das construções realizadas com os círculos, pois elas permitem a “visualização” de áreas das figuras que estão sendo pintas e de comparações entre elas.

Páginas, 55 e 54.

 

(EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

(EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 29 de setembro de 2020.

Terça-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: Será enviado por Whatsapp.

 

Português.

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

 


Caderno do aluno ler e escrever.

 

Projeto jornal

Atividade 3 - A ordem dos fatos em uma Notícia. Página, 154.

 

Objetivo e reconhecer o critério de organização em uma notícia – o de relevância – Não o de sequência temporal dos acontecimentos.

 


        2)Após a leitura responda:

 

A)      Que fato é noticiado?

B)      Quando aconteceu?

C)      Onde aconteceu?

D)      Onde foi publicado?

E)      Quem se interessaria por uma notícia como essa? Explique.

F)       Por que você acha que esse fato virou notícia?

 

3)Vamos, agora, estudar a organização da notícia e fazer uma lista dos fatos relatados nela. Depois, numere-os, na ordem em que foram acontecendo na realidade. Registrem suas observações no caderno.

 

 4)Considerando que:

 uma notícia é escrita para informar os leitores sobre fatos que tenham

importância para os mesmos;

 o jornal deve possibilitar ao leitor uma informação rápida sobre o fato ou

mais detalhes à medida que se lê o texto, respondam:

Por que a notícia foi organizada dessa maneira? Registrem suas reflexões no caderno.

Habilidade: (EF04LP15A) ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

Educação Física – Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

Matemática

Responda às questões no caderno:

A. Para que serve o dinheiro? ______________________________________________

B. Quais cédulas do nosso sistema monetário você conhece? __________________

C. Quais moedas do nosso sistema monetário você conhece? __________________

 

2. Estela fez um quadro com os valores dos produtos que pretende comprar. Veja:





A. O que significa “R$”?

 

B. Como você faz a leitura dos preços apresentados?

 

C. Para que serve a vírgula na escrita de “R$ 6,80”?

 

D. Qual o produto mais caro da lista? _______________________________________

E. Qual o produto mais barato? ____________________________________________

F. Com uma cédula de 50 reais, Estela consegue comprar todos esses produtos?

 

 

Caderno de atividades do aluno EMAI

 

Atividade 23.3

A atividade tem por objetivo propor a observação de uma coleção de carrinhos, assinalando como separar em quatro grupos, indicando, dessa forma, se estabelecem relação com as propostas das atividades anteriores, em que se pediu para dobrar ou pintar a quarta parte de um inteiro, em geral, uma figura geométrica, ou se usaram algum outro procedimento para resolver essa situação- problema proposta.

 

Atividade 23.4

A atividade tem por objetivo, propor que o aluno identifique e estabeleça relações entre representações fracionárias   e decimais de um mesmo número racional: representação fracionárias e representação decimal.

Páginas, 56 e 57.

 

(EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

(EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

 

São Paulo, 30 de setembro de 2020.

Quarta-feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura inicial: Será enviado por Whatsapp.

 

 

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.



Caderno do aluno ler e escrever.

Projeto Jornal.

Etapa 4 - A notícia em debate. Página, 155.

Está atividade tem a finalidade de ampliar a competência em relação às práticas da leitura. E registrar suas impressões sobre a notícia lida. Ler para compreender e posicionar-se diante da notícia lida. Atividade para ser realizada com a família.

 

Menino de 9 anos é internado após agressão em escola

 

O menino Vitor Fernando Dutra Gumieiro, de 9 anos, foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária dentro da sala de aula e na saída da Escola Estadual Adolfo Alceu Ferrero, anteontem, em São Joaquim da Barra, na região de Ribeirão Preto (SP). Devido à agressão, ele foi internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão Preto. Vitor terá alta hospitalar amanhã e usará colar cervical por 15 dias. Segundo a mãe, Kênia Helena Silveira Dutra, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago. Após a agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3ª série), ele foi atingido por um soco, um tapa e um golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos, mas os agressores perceberam e o cercaram, desferindo socos e chutes em seu corpo.

Na manhã de ontem, Vitor acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou à escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, Kênia quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá – Vitor é o mais velho dos irmãos. A delegada Soraia Pinhone Ravagnani, da DDM, disse que cinco garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias. O caso, registrado na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), será investigado e passado à Curadoria da Infância e da Juventude. A Secretaria Estadual da Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denúncia de agressão entre alguns alunos da escola. “Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas em relação aos estudantes como por exemplo, a transferência de unidade”, disse a nota da secretaria.

 

Crédito: O Estado de São Paulo, Menino de nove anos é internado após agressão em escola.

Autor: Brás Henrique, 18/09/2009.

 

A)      Que fato é noticiado?

B)      Quando aconteceu?

C)      Onde aconteceu?

D)      Onde foi publicado?

E)      Quem se interessaria por uma notícia como essa? Explique.

F)       Por que você acha que esse fato virou notícia?

 

Alguns questionamentos podem ser feitos para alimentar a discussão:

 

·         Por que acham que esse acontecimento virou notícia?

·          De acordo com as informações fornecidas pela notícia, qual foi o motivo mais provável da agressão?

·          Segundo a mãe, Vitor Fernando costuma ser alvo de “brincadeiras” dos colegas. Considerando o conjunto da notícia, que tipo de brincadeira seria essa? Por que teriam chegado a um nível tão elevado de violência?

·          Na base desse caso de violência está o preconceito contra o que parece estranho, fora do normal etc. Que outros casos frequentes de intolerância são possíveis de lembrar?

·          Discuta com os alunos o que é preconceito.

·          Diante de fatos desse tipo, que questionamentos são possíveis fazer?

 

– Solicitar que observem se o autor da notícia expressa sua própria opinião. Pedir que justifiquem a resposta. Explicar que na notícia, diferente de artigos de opinião, cartas, carta de leitor, não há lugar para opiniões pessoais explícitas ou julgamentos proferidos pelo autor. O texto é escrito em 3ª pessoa e precisa oferecer concretude e imparcialidade.

 

·         Para finalizar, propor que o grupo se posicione diante da notícia justificando:

         – O que teria de ser feito para evitar esse tipo de violência? Seria possível

estabelecer um consenso para todos?

 

Habilidade: Habilidade: (EF04LP15A) ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública

(EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...). (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Matemática



Caderno de atividades do aluno EMAI

 

Atividade 23.5

Atividade tem por objetivo, propor, que a turma identifique e estabeleça relações entre representações fracionárias e decimais de um número racional: Representação fracionária e representação decimal. Página, 58.

 

1)      Felipe está treinando para uma competição de corrida equestre muito importante. Ele estabeleceu metas para atingir ao longo das semanas em seus treinos, com seu cavalo, marcando o tempo percorrido. Na semana 1 eles percorreram com precisão 1/5 do percurso. Na semana 2 eles atingiram 1/3 do percurso com sucesso, alcançando 1/2 do percurso na semana 3. Assim, na semana 4 eles estavam fazendo todo o percurso no tempo e velocidade almejados.

Faça retas numéricas das frações que representam os percursos de Felipe nos treinos no decorrer das semanas.

 

2)      Observe a pizza responda os questionamentos abaixo.

 



a) Em quantos partes essa pizza foi cortada?

__________________________________________________________

b) Qual é a fração que representa um pedaço dessa pizza?

__________________________________________________________

c) Faça desenhos de pizza onde os pedaços representam as seguintes

frações:                1,     1,     1   e   1

                               5      4      6        3

 

Obs.: As pizzas devem ter o mesmo tamanho.

 

d) Qual das pizzas desenhas que tem o maior pedaço? E o menor?

__________________________________________________________

 

d) Qual das pizzas desenhas que tem o maior pedaço? E o menor?

__________________________________________________________

 

1)      O marcador de combustível do automóvel de Ricardo está representado na

figura abaixo. A letra E representa que o tanque está vazio, e a letra F representa que

o tanque está cheio.



Qual fração representa a quantidade de combustível que há no automóvel de

Ricardo?

a) (  ) 1/2

b) (  ) 1/3

c) (  ) 1/4

d) (  ) 1/5

 

1)      Luana e Lucas fizeram uma pesquisa para descobrir qual era o time preferido da sua família. Entre seus pais, irmãos, tios e avós, entrevistaram 36 pessoas. Chegaram à conclusão que 1/2 da família torcia para o São Paulo Futebol Clube, 1/3 preferia Corinthians Esporte Clube e o restante torcia para outros times. Em relação a entrevista de Luana e Lucas com a sua família descubra a quantidade de torcedores do São Paulo, Corinthians e outros times.

Resolução:

 

(EF04MA09A) Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) na representação fracionária e decimal como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

(EF04MA09B) Ler números racionais de uso frequente, na representação fracionária e decimal. (EF04MA22) Ler, reconhecer e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração, realizando conversões simples e resolvendo problemas utilizando unidades de tempo.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Ciências

 

Para onde aponta a bússola? (CMSP)

https://youtu.be/FLR1z8mwF8E

 

A atividade propõe ao aluno, explorar o uso da bússola e do gnômon para o estabelecimento dos pontos cardeais e referências de localização.  Para a atividade o aluno irá observar as figuras das páginas 38 e 39.

 

Habilidade: EF04CI011A Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a períodos regulares de marcação do tempo na vida humana.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 01 de outubro de 2020.

Quinta-feira.

Leitura inicia: Será enviado por Whatsapp.

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor.



a)       Qual o titulo da crônica acima? Quem escreveu?

b)      Qual o assunto principal dessa crônica?

c)       Na sua opinião o garoto sabia como brincar com a bola? Por que?

 

 

 

Caderno do aluno ler e escrever.

 

Sequência didática: Lendo e produzindo texto de divulgação cientifica.

Apresentação da sequência didática. Atividade 1A e 1B

Nesta etapa os alunos conhecerão a sequência didática que terá por finalidade a produção e a divulgação de textos científicos destinados a crianças. E apresentando a plataforma colaborativa e ferramentas digitais. Página, 178.

 

Habilidade:(EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

 

Matemática



Caderno do aluno EMAI

Sequência 24

Atividade 24.1 Está atividade tem o objetivo de propor que as crianças explorem situações em que é necessário combinar elementos.

 

 

Atividade: 24.2

Está atividade tem o objetivo de propor que as crianças explorem situações do campo multiplicativo com significado de combinatória.

Páginas, 59 e 60.

 

Como você acha que ficará está combinação.


1)      Quantas combinações poderão ser feitas nas tabelas A e B:

 

Tabela A

 

Tabela B

 

 

Castanha de caju

Chocolate

Abacaxi

 

 

Coco

 

 

Limão

 

 

Morango

 

 

 

 

·         O que vocês aprenderam hoje?

·         O que acharam mais fácil?

·         O que acharam mais difícil?

 

Habilidade: EF04MA13 Reconhecer, por meio de investigações, utilizando a calculadora quando necessário, as relações inversas entre as operações de adição e de subtração e de multiplicação e de divisão, para aplicá-las na resolução de problemas, dominando estratégias de verificação e controle de resultados pelo uso do cálculo mental e/ou da calculadora

 

História

 

Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11 percorrendo distâncias

Atividade propõe o reconhecer as vias de transportes atuais, principalmente as rodovias, como elementos básicos para a ocupação agrícola e a integração dessas áreas à economia Nacional.  O objetivo é reconhecer as atividades econômicas e o comércio com o desenvolvimento das vias de transportes ao longo da nossa vida. Páginas 238 a 240(continuação) Trilhas e caminho de antigamente.

Habilidade: (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

São Paulo, 02 de setembro de 2020.

Sexta-feira.

Leitura Inicial: Será enviado por Whatsapp.

 

Educação Física – Uma aula de cinquenta minutos.

 

Artes - Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária e autor.

Produção de texto


Atividade:  Pontuar um texto (em que a pontuação foi omitida).



Adaptado de GUERRA, Severina M. S. Produção coletiva de carta de reclamação> interação professoras/alunos. Recife: UFPE, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, 2009

 

Carta de reclamação.

 

https://youtu.be/TQHgvFwgnDA , registrem no caderno a explicação da professora do CMSP.

 

Habilidade: (EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso da vírgula em enumerações e na separação de vocativo e aposto (EF04LP05B) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado. (EF04LP11B) Revisar e editar cartas de reclamação, entre outros textos produzidos, cuidando da apresentação final do texto. (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Geografia

 

Mapas e suas funções (CMSP)

https://youtu.be/TXvcuxzlf5Y

 

Relação campo cidade

Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7- atividades Páginas 157 a 159.

 

A proposta é que os estudantes adquiram informações sobre o meio rural do município ou do estado onde vivem.

Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.

Uma aula de cinquenta minutos. (EF04GE10) Reconhecer e comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças entre outros elementos.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

 

 Professora:Flávia

 Disciplina :Arte

Roteiro de estudo online

 

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A  anos iniciais.



Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.  

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 

A partir da figura responda as questões abaixo no caderno de desenho ou caderno normal da sala.



Professor :Donizeti

Disciplina :Educação - Física

                                 EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                              TURMAS: 4 º ANO  A  

                     ATIVIDADES   SEMANA    28/09   Á  02/10/2020

1ª AULA (50 minutos)

Essa semana vamos praticar o “pular corda”, pode ser em grupo ou sozinho, você vai precisar de um cordão de varal ou de um roupão ou até um barbante grosso.



2ª AULA (50 minutos)

Vamos brincar do ‘Robô’, lembram: ligar e desligar o robô.Uma pessoa vai ser o robô, outra vai escolher em qual parte do seu corpo vai ligar o robô e outra parte que vai desligar. Em círculo uma pessoa de cada vez vai até o robô e aponta com o dedo pra ver se liga o robô, quando alguém ligar o robô, continua até alguém desligar o robô.

 


ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar uma corda ou um cordão qualquer (varal, roupão, barbante)

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.





Nenhum comentário:

Postar um comentário