segunda-feira, 28 de setembro de 2020

3ºserie do ensino médio semana de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020

   Atividade da semana de 28 de setembro  a 02 de outubro 2020

Eletiva/Profº Dayane

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos Eletronicos e de app;

 

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 02/10/2020

 

 

ATIVIDADES

 

·         Atividade 1 – Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;

·         Atividade 2- Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020


Eletiva/Profº Sandra

E. E. Salim Fara Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                                   Série: 3º A

Eletiva

3° Bimestre

Período 29/09 Duração de 90 minutos

Empreendedorismo/Profissões

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é empreendedorismo individual?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 



3ºA /Manha

Arte/ProfºEdlenne

Artes Visuais

o   ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf                  Professora Edlenne Cristina

o   Disciplina artes,

o   Ensino médio 3ºA

o   E-mail Edlenne190@gmail.com   

o   Watts 11993670617                         

 

                                     ATIVIDADE

 

1)        Leia o texto abaixo e responda as questões:

 

         A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

        Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.

 

Dança Contemporânea

      Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra.   

       A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.



Características

       A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet,

 fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, ideias, conceitos. Solos de improvisação são bastante frequentes.

       A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical. A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento.

                           (https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/danca-contemporanea-sua-historia.html)

 

Questões

 

1)        Quando e como surgiu a dança contemporânea?

2)        Como o bailarino/intérprete da dança contemporânea constrói suas coreografias?

3)        Quais são os temas relacionados nas composições do intérprete de dança contemporânea?

4)        O que a dança moderna modificou e o que ela manteve do Ballet?

5)        Como a dança contemporânea se relaciona com  o Ballet?

6)        Que tipo de pessoa pode praticar a dança contemporânea?

7)        Como é a técnica da dança contemporânea?

8)        Quais são os elementos que a dança contemporânea não delimita?


Biologia/Profº Ismael


        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3°Bi – 28/09/2020 a 02/10/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Angiospermas.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada ).





                                               Atividade

  Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Angiospermas.

                                                                                          

 Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.


Educação Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 28/09 a 02/10/2020

DISCIPLINA/TURMA: 3° A MANHÃ.

 

           EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

          A EVOLUÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS

 

Aula I: Assista ao vídeo sobre a evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 – 2020) abaixo e faça um comentário sobre o vídeo.

 

https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Elabore um resumo sobre o tema Jogos eletrônico.

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 


Filosofia/Profº Hosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (28/9 a 02/10)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: FILOSOFIA

TURMA: 3ªA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

REALIZAR APENAS A LEITURA DO TEXTO ABAIXO, PARA REALIZAR ATIVIDADE NA PRÓXIMA SEMANA.

 

EXCLUSÂO SOCIAL

 Exclusão Social designa um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade.

Trata-se de uma condição inerente ao capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela estrutura desse sistema econômico e político.

Assim, as pessoas que possuem essa condição social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.

Podemos salientar as condições financeiras, religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.

Os excluídos sociais, geralmente são minorias étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios, idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, dentre outros.

Observe que essas pessoas ou grupos sociais sofrem muitos preconceitos. Isso afeta diretamente aspectos da vida, e, em muitos casos, gera outro problema chamado de “isolamento social”.

 

Exclusão Social no Brasil

No Brasil, a exclusão social está longe de ser um problema resolvido. Com tantas desigualdades e comportamentos intolerantes, nosso país tem apresentado diversos casos de exclusão. Destacam-se as escolhas relacionadas com a sexualidade, religião e culturas.

Por outro lado, podemos comemorar alguns progressos nessa área. Como exemplos, temos o desenvolvimento de projetos sociais e ainda, a inclusão de disciplinas com temas transversais nas escolas: pluralidade cultural, orientação sexual e ética.

 

Sociologia/Profº Hosana

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA (28/9 a 02/10)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: SOCIOLOGIA

TURMA: 3ªA

DURAÇÃO: 2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

REALIZAR APENAS A LEITURA DO TEXTO ABAIXO, PARA REALIZAR ATIVIDADE NA PRÓXIMA SEMANA.

Desafios da inclusão escolar

Muitos são os desafios da inclusão escolar. Dessa forma, algumas ferramentas são criadas para superar o desafio de educar a todos de forma integral e efetiva e reduzir o número de excluídos e marginalizados pelos sistemas educativos.

A ideia é possibilitar a convivência de todos de maneira igualitária, respeitando a diferenças entre os indivíduos.

Com isso, não se deve criar espaços completamente separados que possam servir como forma de segregação e exclusão dos portadores de necessidades especiais.

Para a pedagoga Maria Teresa Mantoan, incluir é dividir o espaço, é conviver.

Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro. (Maria Teresa Mantoan)

Sendo assim, todos os alunos participam de todas as atividades, recebendo, quando necessária, uma atenção voltada para suas questões.

Deste modo, a Inclusão Escolar torna-se um desafio para além da universalidade do acesso. Torna-se uma tarefa de integrar e criar condições para a permanência de todos dentro do sistema educacional e a promoção de seu desenvolvimento e aprendizagem.

A inclusão escolar é um conceito que está relacionado com o acesso e permanência dos cidadãos nas escolas. O principal objetivo é tornar a educação mais inclusiva e acessível a todos, respeitando suas diferenças, particularidades e especificidades.

Nesse caso, deficiências físicas ou motoras, altas habilidades, déficits cognitivos, autismos e outras condições sociais, emocionais e psíquicas devem ser levadas em consideração.

Essas condições particulares, que influenciam na forma como os alunos podem ser educados, são chamadas de "necessidades educacionais especiais" (NEE).

 

 

Fisica/Profº Romeu

  • DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

 

 

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana  28/09  a 02/10//2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  Turma 3° A

 

CONTEÚDOS:

 

Interação elétrica e magnética, o conceito de campo e as leis de Oersted e da indução de Faraday.

 

 

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

 

Identificar as linhas do campo magnético e reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras desenhadas, malhas de ferro ou outras representações;

 Representar o campo

 

 

 

                                 DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                                              Atividade de estudos ( 8 )

             

                                                         Apostila do 2 bimestre páginas 28

                 

                                                    Faça os exercícios  e a atividade proposta                                                            

                 

 

 

                                      

           

           

         As aulas deverão ser registradas no caderno e as pesquisas e exercícios                   propostos deverão ser encaminhados para o email:jromeugobo@gmail.com

 

            

              

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 


 

Quimica/Profº Lucilene

QUÍMICA

                              E. E. SALIM FARAH MALUF

                         SEMANA DE 28/09 A 02/10/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turma: 3ºA                                           02 aulas semanais (90 minutos)

Tema:

Semana de recuperação de conteúdo ministrado anteriormente

Desenvolvimento:

Considerando que o final do bimestre está se aproximando a proposta é que os educandos revisem os conteúdos anteriores ou que realizem alguma atividade que por ventura não tenha sido realizadas ainda. Além disso vocês deverão continuar acompanhando as aulas do CMSP toda segunda-feira das 17:45 as 18:30, com o objetivo de aprofundar os seus conhecimentos.

 

Ao terminar as suas atividades que não tinham sido realizadas anteriormente enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.om  no assunto você deverá colocar seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

 

Plantão de dúvidas é na quarta-feira das 09:00 as 09:50 horas da manhã via e-mail ou WhatsApp.

Geografia/Profº Djair

 

EE SALIM FARAH MALUF.   Atividades  da semana de 28 do 09 a 02 do 10 de 2020.                                                                                                

Série: 3º Ano : A –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Ler, interpretar e compreender o texto

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: A África no mundo global; Descrever a expansão do islamismo na África, de modo a identificar a diferenciação espacial de aspectos culturais e religiosos fundamentais para o entendimento do agrupamento regional de países do continente.

GEOGRAFIA : O islamismo no continente africano (  2  / 2 ).

 

QUESTÃO 1

(UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:

a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.

b) o culto dos santos e profetas através de imagens e ídolos.

c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses, dos quais o principal é Alá.

d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em vida e a negação de uma vida pós-morte.

e) a concepção do islamismo vinculado exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.

 

QUESTÃO 2

(Vunesp) O islamismo, ideologia difundida a partir da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso, era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de seitas rivais como:

a) politeístas e monoteístas

b) sunitas e xiitas

c) cristãos e muezins

d) sunitas e cristãos

e) xiitas e politeístas

 

QUESTÃO 3

(FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde:

a) à entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.

b) ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona de camelos.

c) à fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para Medina.

d) à revelação de Maomé que lhe foi transmitida pelo arcanjo Gabriel.

e) ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.

 

QUESTÃO 4

(Vunesp) As invasões e dominação de vastas regiões pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval. As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a:

a) acordos comerciais entre cristãos e mouros, a fim de favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos continentes africano e asiático, para obter produtos e especiarias.

b) conflitos entre cristãos e muçulmanos, que facilitaram a centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar do apoio da burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas.

c) difusão das ideias que ocasionaram a criação da Companhia de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e africanas conquistadas através das grandes navegações.

d) acordos entre cristãos e muçulmanos, para facilitar a disseminação das ideias e ciências romanas, fundamentais, para o crescimento comercial e das artes náuticas.

e) contribuições para a cultura científica, possibilitando ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações oceânicas.

 

QUESTÃO 5

(FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem histórica:

a) no desenvolvimento do Islamismo, durante a Antiguidade, na Península Arábica;

b) na expansão da civilização árabe, durante a Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;

c) na derrocada do Socialismo, depois do fim da União Soviética, no início dos anos noventa;

d) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com base em Istambul, durante a Idade Moderna;

e) na ocupação do mundo árabe pelos europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                         Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “HOJE VOCÊ ACHA CANSATIVO, PORÉM MAIS TARDE

 RECEBERÁ A RECOMPENSA

POR TODO ESSE TEMPO QUE PASSOU ESTUDANDO”   !

 

  

História/Profº Silvio

PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA

 

TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC

HABILIDADES ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.

SEMANA: de 28 de setembro a 02 de outubro

Quantidade de aulas: 02

 

Assista ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.

https://youtu.be/Wle8FBZ_z_0

 



Inglês/ProfºSilvana

LÍNGUA INGLESA

PROFESSORA: SILVANA

 

E-mail: silvana.ingles34@yahoo.com

Período de Entrega: 28/09 à 02/10/2020.

Nome- Número-Série e Data da realização da atividade.

Realize a atividade e tire foto.

DISCIPLINA/TURMA: 3º A

 

AULAS PREVISTAS: 02

             

CONTEÚDOS: Atividade da Apostila página 112,113,114.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio, boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Atividade da Apostila página 112,113,114

ACTIVITY 5

Infelizmente, em nossa sociedade, seja nas redes sociais ou na vida real, preconceitos, estereótipos e discriminação estão presentes. Apesar de serem conceitos diferentes, eles geram consequências semelhantes.

 

a) Pesquisar o significado de preconceito, estereótipos e discriminação e completar

o visual organize no quadro.

 

ACTIVITY 6

a)Leia o depoimento e faça uma lista das causas e efeitos dos estereótipos e como

evitar isso.

 

Língua Portuguesa/Profº Silvia

  Conteúdo de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 28/09 a 02/10/2020

  Este conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno para leitura. Na semana seguinte enviarei atividades sobre o tema.

 

                                                      Literatura

                               Carlos Drummond de Andrade

  Carlos Drummond de Andrade foi poeta, contista e cronista brasileiro do período do modernismo.

  Considerado um dos maiores escritores do Brasil, Drummond fez parte da segunda geração modernista. Foi precursor da chamada "poesia de 30" com a publicação da obra "Alguma Poesia".

                                                   Biografia

                                      


 Carlos Drummond de Andrade nasceu dia 31 de outubro de 1902 em Itabira do Mato Dentro, no interior de Minas Gerais.

  Descendente de uma família de fazendeiros tradicionais da região, Drummond foi o nono filho do casal Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta Drummond de Andrade.

  Desde pequeno Carlos demonstrou grande interesse pelas palavras e pela literatura. Em 1916, ingressou no Colégio em Belo Horizonte.

  Dois anos mais tarde, foi estudar no internato jesuíta no Colégio Anchieta, no interior do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, sendo laureado em “Certames Literários”.

  Em 1919, foi expulso do colégio jesuíta por “insubordinação mental” ao discutir com o professor de Português. Assim, retorna a Belo Horizonte e a partir e 1921 começa a publicar seus primeiros trabalhos no Diário de Minas.

  Formou-se em Farmácia na Escola de Odontologia e Farmácia de Belo Horizonte, porém não exerceu a profissão.

  Em 1925 casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio (em 1926, que vive apenas meia hora) e Maria Julieta Drummond de Andrade, nascida em 1928.

  Em 1926, ministra aulas de Geografia e Português no Ginásio Sul-Americano de Itabira e trabalha como redator-chefe do Diário de Minas.

  Continuou com seus trabalhos literários e em 1930 publica seu primeiro livro intitulado “Alguma Poesia”.

  Um de seus poemas mais conhecidos é No meio do caminho. Ele foi publicado na Revista de Antropofagia de São Paulo em 1928. Na época, foi considerado um dos maiores escândalos literários do Brasil:

No meio do caminho tinha uma pedra

 Tinha uma pedra no meio do caminho

 Tinha uma pedra

 No meio do caminho tinha uma pedra.

 Nunca me esquecerei desse acontecimento

 Na vida de minhas retinas tão fatigadas.

 Nunca me esquecerei que no meio do caminho

 Tinha uma pedra

 Tinha uma pedra no meio do caminho

 No meio do caminho tinha uma pedra.

  Trabalhou como funcionário público durante grande parte de sua vida e se aposentou como Chefe de Seção da DPHAN, após 35 anos de serviço público.

  Em 1982, com 80 anos, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

  Drummond faleceu em dia 17 de agosto de 1987 no Rio de Janeiro. Morreu com 85 anos, poucos dias após a morte de sua filha, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade, sua grande companheira.

                                                  Curiosidades

                         


                 Estátua de Drummond em Copacabana, Rio de Janeiro

·         Com notória importância na cultura brasileira, Drummond é considerado um dos mais influentes poetas brasileiros do século XX. Algumas homenagens a ele estão nas cidades de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul com a estátua “Dois Poetas” e na cidade do Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, a estátua conhecida como “O Pensador”.

·         O documentário “O poeta de sete faces” (2002) retrata a vida e a obra de Drummond. Ele foi escrito e dirigido pelo cineasta brasileiro Paulo Thiago.

·         Dentre os anos de 1988 e 1990, a imagem de Drummond esteve representada nas notas de cinquenta cruzados.

                            


 

                 Nota de cinquenta cruzados com a imagem de Drummond

 

                                               Principais Obras

     Drummond escreveu poesia, prosa, literatura infantil e realizou diversas traduções:

   

·         Alguma poesia (1930)

·         Brejo das almas (1934)

·         Sentimento do Mundo (1940)

·         Confissões de Minas (1944)

·         A Rosa do povo (1945)

·         Poesia até agora (1948)

·         O Gerente (1945)

·         Claro Enigma (1951) - (Leitura obrigatória para a FUVEST 2020)

·         Contos de Aprendiz (1951)

·         A Mesa (1951)

·         Passeios na Ilha (1952)

·         Viola de Bolso (1952)

·         Fazendeiro do ar (1954)

·         Viola de Bolso novamente encordoada (1955)

·         Fala, amendoeira (1957)

·         Ciclo (1957)

·         Lição de coisas (1962)

·         Antologia Poética (1962)

·         Obra Completa (1964)

·         Cadeira de Balanço (1966)

·         Mundo Vasto mundo (1967)

·         Poemas (1971)

·         As Impurezas do Branco (1973)

·         Amor, Amores (1975)

·         A Visita (1977)

·         Contos Plausíveis (1981)

·         Amar se aprende amando (1985)

 

  Tirar fotos e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida sobre o tema, entrar em contato pelo grupo de whatsapp ou no privado.

 

Matemática/Profº

Projeto de vida/Profº

Tecnologia e Inovação/Profº Sandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome:                                                                                           Série: 3º A

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade do período 02/10 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1.    O que é tecnologia humana?

 

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

 

 

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3ºB /Noturno

Arte/ProfºEdlenne

Artes Visuais

o   ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf                  Professora Edlenne Cristina

o   Disciplina artes,

o   Ensino médio3ºB

o   E-mail Edlenne190@gmail.com   

o   Watts 11993670617                         

 

                                     ATIVIDADE

 

1)        Leia o texto abaixo e responda as questões:

 

         A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

        Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.

 

Dança Contemporânea

      Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra.   

       A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.



 

 

 

Características

       A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet,

 

 

fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, ideias, conceitos. Solos de improvisação são bastante frequentes.

       A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical. A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento.

                           (https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/danca-contemporanea-sua-historia.html)

 

Questões

 

1)        Quando e como surgiu a dança contemporânea?

2)        Como o bailarino/intérprete da dança contemporânea constrói suas coreografias?

3)        Quais são os temas relacionados nas composições do intérprete de dança contemporânea?

4)        O que a dança moderna modificou e o que ela manteve do Ballet?

5)        Como a dança contemporânea se relaciona com  o Ballet?

6)        Que tipo de pessoa pode praticar a dança contemporânea?

7)        Como é a técnica da dança contemporânea?

8)        Quais são os elementos que a dança contemporânea não delimita?

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 28/09/ a 02/10/2020

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quinta , 1aula, e2aula )

Tema : excreção

Atividade : pesquisar:

Como são eliminados os produtos não utilizados do metabolismo celulAR

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema excretor

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C - noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 28/09/2020 a 02/10/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do pensamento filosófico de Platão a respeito de um dos temas principais: o amor. O título se dá a partir do lema: quem ama deseja o que não tem.    

Tempo para realização: Uma semana.

 





             Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 28/09/2020 a 02/10/2020

 

 

Time line e considerações iniciais da filosofia de Platão: o que é o amor?



  

 

 

 

Tese: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.

 

Time line da tese da aula: segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da Prudência, Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.

 

Trecho do livro O Banquete de Platão: Personagens do diálogo Sócrates e Diotima. Diotima de Mantinea em grego antigo: Διοτίμα) foi uma sacerdotisa e filósofa grega antiga que se pensa ter vivido por volta de 440 a.C. e que é apresentada com um papel importante no Banquete (Symposion) de Platão, nele afirmada como mentora de Sócrates nas questões de Amor (em grego, Eros).

Observação: Os demônios (aqui demônio em grego significava na antiguidade outra forma de atribuir aos deuses o seus nomes, contudo, o termo tinha outra conotação, referindo-se a um gênio que inspirava os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal). Diferente da atual denominação cristã.

 

                                                  Trecho do livro Banquete

 

Diotima: Os demônios são em grande número e muito diferente entre si. Eros é um deles.

Sócrates: É filho de quer pai e de que mãe?

Diotima: Na verdade, e uma história muito longa, mas contarei assim mesmo. Deves saber que no dia em que nasceu Afrodite, os deuses deram uma festa e, entre os convidados, estava Poros, deus da riqueza, filho de Métis, a Prudência. Quando terminaram de jantar, como o banquete havia sido suntuoso, chegou Pênia, a Pobreza, com a intenção de mendigar, e postou-se junto à porta. No entretempo, Poros, a Riqueza, se embebedara de néctar (porque o vinho ainda não existia), adentrou ao jardim de Zeus e, entorpecido pela embriaguez, adormeceu. A essa altura, Pênia, que não tinha qualquer recurso, teve a ideia de ter um filho de Poros, deus da Riqueza, e deitou-se ao seu lado: assim, ficou grávida de Eros.

 

Resumo: Desse modo, Eros nunca é pobre, nunca é rico, sendo, por outro lado, um meio caminho entre a sabedoria e a ignorância. Por quê? Pois como vimos o Amor ou Eros para os antigos tem uma dupla origem, pois tem sua natureza contraditória, sendo filho da Riqueza e da pobreza se encaixa no que Platão disse acima: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá”. Em suma, o Amor nasce da necessidade e do desejo, ou seja, quem ama deseja o que não tem.   

 

Questão reflexiva: Com base na leitura, você concorda que o Amor é este desejo, pois sempre deseja o que não tem? Ou seja, o amor é sempre a falta de algo, pois tem uma dupla natureza sendo filho da Pobreza sempre está necessitando de alguém, e filho da riqueza, pois sempre sobra, ou sempre dá o que já tem em excesso, sendo assim, somos esta mistura de falta de amor e da completude do amor que constantemente dá amor. Você concorda com tal visão? Se sim, descreva o que compreendeu da aula e escreva se acontece isso realmente na vida real.  

Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

 

Aulas passadas vocês fizeram uma pesquisa de como foi a gestão Presidente João Figueiredo.

 

1)    Como Foi a Gestão deste presidente? Justifique!

2)    Quais são os pontos positivos da gestão desse presidente?

3)    Quais são os pontos negativos da gesto desse Presidente?

4)    Qual sua opinião do mandato do presidente João figueredo?Justifique!

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcelo

Atividade de Física 3ºB e 3ºC

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:   Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf, e fazer uma tabela com a  “Nomenclatura dos Hidrocarbonetos” com prefixo, tipos de ligações, sufixo e possíveis nomes dos hidrocarbonetos.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Geografia/ProfºErica

DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)

CONTEÚDO: África e Europa

        

Alunos vamos pensar no processo de independência do Brasil, ele foi pacífico ou não?]

Quais movimentos e revoltas antecederam nossa independência de Portugal?

Pensando nesse passado conseguimos interpretar a charge a seguir verificando as semelhanças entre o processo de colonização e descolonização da América e da África, buscando estabelecer relação entre as semelhanças, diferenças e impactos da herança colonial nos dois continentes.

Faça uma análise desse processo, relacionando a leitura e interpretação da charge abaixo. Após a análise elabore um pequeno texto de 10 linhas explicando sua interpretação, é fundamental que seja com as suas próprias palavras.

OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.

● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.brORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX


História/ProfºSergio

  Atividade de História - 3ªs séries B e C – Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020

 

1) Quem foi Juscelino Kubitschek?

 

2) Qual era o objetivo do “Plano ou Programa de Metas”?

 

3) Qual era a nova capital do Brasil e em que ano foi construída?

 

4) Quem eram os “candangos”?

 

5) O que houve em 1.894?

 

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre
a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos
foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

10 Facts About Education in Brazil
Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active 
measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future
prospects.
Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a 
hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and
partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education.
But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean 
that the government is not working towards reform.
Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de 
Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality 
of education in the country.
While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is
that education is becoming globally accessible through online programs, such as what 
University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives,
let’s take a look at the current status of education in the country.
Source: Unsplash
 

1. Income Inequality and Education
With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country
is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, 
Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with
income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and
those who have not earned their degrees.

2. Degrees Hold High Weight for Salaries
Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher
salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly
contrasted.
For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those
who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why
the income inequality and educational discrepancies is so dramatic.
But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so 
large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the 
public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private
schools in their past.

3. Government Expenditure on Education is Increasing
In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called
for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024.
But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that
occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in
education is lower than most OECD countries.

4. Educational Structure
The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can 
attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not
mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state
funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and 
accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. 
Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future 
education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools 
serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later 
cause income inequality can be seen.

5. School Types
Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private
and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their
children in private or international schools for better quality education. International 
schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign
education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better
prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose
to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can
cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is
reserved for those with deeper pockets.

6. Large Class Sizes
Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes,
which means that there are more students per teacher. Although the average number has 
decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many
people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States
saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal.
While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with
low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the
low supply of educators.

7. Low Teacher Salaries
Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in
comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries
in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28
for secondary school teachers.
In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for
primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women
teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there
is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49.

8. Brazil Under-performs Academically
Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science,
mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school
grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public.
The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the
quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when
comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per 
student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved
to be the most impactful.

9. Education is Undergoing Reform
Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing
educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with 
demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took
notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational
reform.
For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter
organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes.
Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers
are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is 
prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools
up to speed with the current educational and global landscape.
Source: Unsplash
 
10. Beyond the Borders
Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by
physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international
online options for students to earn their education.
For example, American, accredited online universities like University of the People exist for
this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education 
from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an 
internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion.
Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer
Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200
countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be
life-changing.

Wrapping Up
Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making
strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational 
opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news,
it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your
degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 28/09/2020 a 02/10/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

 

 

Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeshKTXPFif-j4XjpqRiR4WoUb0plKT8gOaZWv82R6sIY5aww/viewform?usp=sf_link

 

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)

 

TEMA 3: CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES

Caderno do aluno volume 3 , página  18 e19

 

02/09 - 3ª série EM - Matemática - Taxa de crescimento decrescimento

 

https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83

 

Relacione as funções a seguir com seus respectivos gráficos em seguida  Identifique, em cada caso, se a função é crescente ou decrescente, bem como se o crescimento ocorre a taxas crescentes ou a taxas decrescentes

 

a) f(x) = 3x
b) g(x) = 3-x
c) h(x) = log3 X
d) m(x) = log 1/3 X






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3ºC /Noturno

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              E.M     3º C

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

CONTEÚDOS:

Atividade de releitura com obras da Arte Moderna

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Investigar e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das tecnologias nas linguagens artísticas.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIA:

Continuação da atividade de

 Arte Moderna.

O que é releitura de obra de arte?

releitura de uma obra de arte é a criação de uma nova obra, tendo como referência uma obra anterior para dar a essa nova obra outro sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias experiências. Não se trata absolutamente de uma falsificação ou de uma cópia.

O que é fazer uma releitura de uma imagem?

RELEITURAS: Também conhecida como 'nova pintura', uma releitura possibilita o uso de imagens prévias, tanto de fotografias como outras formas em que as imagens se apresentem, incluindo obras anteriores de outros artistas. ... Os grandes gênios do passado fizeram suas releituras ou novas pinturas baseadas em um original.

Leia e observe os exemplos:

https://blog.ceresart.com/o-que-e-releitura-de-uma-obra-de-arte/

Atividade

Escolha uma obra de Arte Moderna e faça uma releitura.

 

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para registro e realização da atividade e internet.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA 28/09  a 02/10

 

__

 

 

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de 28/09/ a 02/10/2020

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 3 B e 3 C

Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )

3 C ( quinta , 1aula, e2aula )

Tema : excreção

Atividade : pesquisar:

Como são eliminados os produtos não utilizados do metabolismo celulAR

Habilidade : compreender o funcionamento do sistema excretor

Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte

Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº


Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

3°B e 3°C - noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 28/09/2020 a 02/10/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica do pensamento filosófico de Platão a respeito de um dos temas principais: o amor. O título se dá a partir do lema: quem ama deseja o que não tem.    

Tempo para realização: Uma semana.

 

   





          Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 28/09/2020 a 02/10/2020

 

 

Time line e considerações iniciais da filosofia de Platão: o que é o amor?



  

 

 

 

Tese: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.

 

Time line da tese da aula: segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da Prudência, Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.

 

Trecho do livro O Banquete de Platão: Personagens do diálogo Sócrates e Diotima. Diotima de Mantinea em grego antigo: Διοτίμα) foi uma sacerdotisa e filósofa grega antiga que se pensa ter vivido por volta de 440 a.C. e que é apresentada com um papel importante no Banquete (Symposion) de Platão, nele afirmada como mentora de Sócrates nas questões de Amor (em grego, Eros).

Observação: Os demônios (aqui demônio em grego significava na antiguidade outra forma de atribuir aos deuses o seus nomes, contudo, o termo tinha outra conotação, referindo-se a um gênio que inspirava os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal). Diferente da atual denominação cristã.

 

                                                  Trecho do livro Banquete

 

Diotima: Os demônios são em grande número e muito diferente entre si. Eros é um deles.

Sócrates: É filho de quer pai e de que mãe?

Diotima: Na verdade, e uma história muito longa, mas contarei assim mesmo. Deves saber que no dia em que nasceu Afrodite, os deuses deram uma festa e, entre os convidados, estava Poros, deus da riqueza, filho de Métis, a Prudência. Quando terminaram de jantar, como o banquete havia sido suntuoso, chegou Pênia, a Pobreza, com a intenção de mendigar, e postou-se junto à porta. No entretempo, Poros, a Riqueza, se embebedara de néctar (porque o vinho ainda não existia), adentrou ao jardim de Zeus e, entorpecido pela embriaguez, adormeceu. A essa altura, Pênia, que não tinha qualquer recurso, teve a ideia de ter um filho de Poros, deus da Riqueza, e deitou-se ao seu lado: assim, ficou grávida de Eros.

 

Resumo: Desse modo, Eros nunca é pobre, nunca é rico, sendo, por outro lado, um meio caminho entre a sabedoria e a ignorância. Por quê? Pois como vimos o Amor ou Eros para os antigos tem uma dupla origem, pois tem sua natureza contraditória, sendo filho da Riqueza e da pobreza se encaixa no que Platão disse acima: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá”. Em suma, o Amor nasce da necessidade e do desejo, ou seja, quem ama deseja o que não tem.   

 

Questão reflexiva: Com base na leitura, você concorda que o Amor é este desejo, pois sempre deseja o que não tem? Ou seja, o amor é sempre a falta de algo, pois tem uma dupla natureza sendo filho da Pobreza sempre está necessitando de alguém, e filho da riqueza, pois sempre sobra, ou sempre dá o que já tem em excesso, sendo assim, somos esta mistura de falta de amor e da completude do amor que constantemente dá amor. Você concorda com tal visão? Se sim, descreva o que compreendeu da aula e escreva se acontece isso realmente na vida real.  

Sociologia/Profº Joyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

3 °ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO

Habilidades: Ler e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

 

Aulas passadas vocês fizeram uma pesquisa de como foi a gestão Presidente João Figueiredo.

 

1)    Como Foi a Gestão deste presidente? Justifique!

2)    Quais são os pontos positivos da gestão desse presidente?

3)    Quais são os pontos negativos da gesto desse Presidente?

4)    Qual sua opinião do mandato do presidente João figueredo?Justifique!

 

Email: joycedancy@yahoo.com.br

Estarei online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer duvidas.

Fisica/ProfºMarcelo

Atividade de Física 3ºB e 3ºC

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com

Tel : 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

Quimica/ProfºPatricia

E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo:   Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf, e fazer uma tabela com a  “Nomenclatura dos Hidrocarbonetos” com prefixo, tipos de ligações, sufixo e possíveis nomes dos hidrocarbonetos.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email:  prof.quimica.fisica2020@gmail.com

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º ano C do ensino médio durante a semana de 28/09 a 02/10/20

↕. A importância da Divisão de África para as relações do Brasil com o continente africano

 

        →. Não é segredo para ninguém que as relações do Brasil com a África iniciaram de forma dolorosa.

 ↔. A economia brasileira foi intensamente dependente do tráfico de escravos desde o século XVI, mas o Brasil começa a se afastar da África no séc. XIX. Por isso, a criação da Divisão de África foi tão importante para reaproximar o país do continente. Esse tema é importantíssimo para o CACD, então, vamos relembrar mais alguns detalhes do contexto da criação da Divisão de África do Itamaraty! 

↔. Em 1825, no tratado de reconhecimento de Portugal da independência do Brasil, ficou acordada a obrigação do Brasil de se afastar das colônias portuguesas na África. E com a lei Eusébio de Queirós, em 1850, quando o tráfico atlântico de escravos foi definitivamente proibido, o Brasil se afastou ainda mais do continente.

↔.  Só em 1946, durante o governo Dutra, o Itamaraty começou o esforço para retomar as relações com a África ao definir acordos comerciais com a África do Sul. Porém, apenas no governo Jânio Quadros, durante o período da Política Externa Independente (PEI), o Brasil começou a focar no estabelecimento de laços com a África como um todo. Em 1961, a Divisão de África do Itamaraty e o Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos (IBEAA) são criados, além de haver a inauguração de três embaixadas em países africanos: Accra (Gana), Dacar (Senegal) e Lagos (Nigéria). 

↔. Os esforços da diplomacia brasileira na reaproximação com a África foram recompensados com o aumento anual de 19,7% das exportações durante a ditadura militar. É bastante claro o papel da Divisão de África do Itamaraty no resultados desses números. 

 

↕. Relação do Brasil com a África hoje
   →. A parceria do Brasil com a África tem grande potencial para garantir um crescimento econômico sustentável ao país ao longo dos próximos anos e décadas, já que a África é uma das últimas regiões a se urbanizar e industrializar e, consequentemente, é uma das que mais cresce no mundo hoje.

↔.  Entre 2005 e 2015, cerca de 500 empresas brasileiras se instalaram em países africanos. Para facilitar o processo, desde 2007, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece crédito a empresas brasileiras que atuam no continente. Os países com a maior presença de empresas brasileiras são Angola, Gana, Moçambique e África do Sul. O comércio nessa relação é principalmente baseado em comida, animais, máquinas, ferro, combustíveis fósseis e produtos do setor de transportes.  

↔. O Brasil hoje tem de lidar com a crescente presença da China e dos Estados Unidos no continente, gerando maior concorrência para os investimentos e exportações brasileiras. Apesar disso, o potencial da África leva a pensar que parcerias econômicas e comerciais mais estratégicas e inteligentes, focadas em produtos de maior valor agregado, e a formação de parques industriais brasileiros na África podem ser bastante vantajosos para todas as partes. Sendo assim, o papel da Divisão de África não deixa de ser relevante.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do 3º ano C ensino médio noturno: durante a semana de 28/09 a 2/10/20

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1º questão:

Após ler os textos sobre as informações do continente. Responda com suas palavras; porque com tantos recursos minerais (petróleo, pedras preciosas, solos férteis), turismos; público consumidor e outros fatores e ainda assim o os países africanos em sua maioria são pobres e vulneráveis a saúde e educação e sua economia muito pobre?

r.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

 

2º questão:

Para você uma outra África é possível? Sem pobreza, violência, doenças, ou o continente africano é só isto que vemos nos livros didáticos e veículo de comunicação, mídias escritas e faladas? Se sim existe uma outra África que não conhecemos, escreva abaixo sobre o outro lado da África desconhecida e que é pouco vista e mostrada.

Resposta.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................    

História/ProfºSergio

  Atividade de História - 3ªs séries B e C – Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020

 

1) Quem foi Juscelino Kubitschek?

 

2) Qual era o objetivo do “Plano ou Programa de Metas”?

 

3) Qual era a nova capital do Brasil e em que ano foi construída?

 

4) Quem eram os “candangos”?

 

5) O que houve em 1.894?

 

 

Enviar para o e-mail: sergiohistory@bol.com.br

Inglês/ProfºMªAntonia

Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema: Mercado de Trabalho

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre
a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos
foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

10 Facts About Education in Brazil
Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active 
measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future
prospects.
Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a 
hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and
partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education.
But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean 
that the government is not working towards reform.
Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de 
Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality 
of education in the country.
While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is
that education is becoming globally accessible through online programs, such as what 
University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives,
let’s take a look at the current status of education in the country.
Source: Unsplash
 

1. Income Inequality and Education
With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country
is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, 
Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with
income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and
those who have not earned their degrees.

2. Degrees Hold High Weight for Salaries
Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher
salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly
contrasted.
For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those
who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why
the income inequality and educational discrepancies is so dramatic.
But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so 
large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the 
public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private
schools in their past.

3. Government Expenditure on Education is Increasing
In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called
for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024.
But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that
occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in
education is lower than most OECD countries.

4. Educational Structure
The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can 
attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not
mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state
funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and 
accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. 
Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future 
education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools 
serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later 
cause income inequality can be seen.

5. School Types
Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private
and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their
children in private or international schools for better quality education. International 
schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign
education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better
prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose
to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can
cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is
reserved for those with deeper pockets.

6. Large Class Sizes
Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes,
which means that there are more students per teacher. Although the average number has 
decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many
people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States
saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal.
While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with
low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the
low supply of educators.

7. Low Teacher Salaries
Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in
comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries
in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28
for secondary school teachers.
In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for
primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women
teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there
is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49.

8. Brazil Under-performs Academically
Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science,
mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school
grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public.
The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the
quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when
comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per 
student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved
to be the most impactful.

9. Education is Undergoing Reform
Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing
educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with 
demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took
notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational
reform.
For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter
organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes.
Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers
are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is 
prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools
up to speed with the current educational and global landscape.
Source: Unsplash
 
10. Beyond the Borders
Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by
physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international
online options for students to earn their education.
For example, American, accredited online universities like University of the People exist for
this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education 
from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an 
internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion.
Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer
Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200
countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be
life-changing.

Wrapping Up
Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making
strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational 
opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news,
it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your
degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.

Língua Portuguesa/ProfºCintia

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora: Cintia Sena

Turmas: 3º ano B, 3º ano C

 

Avaliação: As atividades a seguir deverão ser realizadas, no período de 28/09/2020 a 02/10/2020. Os alunos deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.

 

 

Link para acesso ao formulário para realização da atividade e envio das respostas:

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeshKTXPFif-j4XjpqRiR4WoUb0plKT8gOaZWv82R6sIY5aww/viewform?usp=sf_link

 

Matemática/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA 3ª SERIES B   E C

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

PLANTÃO DE DÚVIDAS

Terça-feira   19:00h as 20:30h

Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)

 

TEMA 3: CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES

Caderno do aluno volume 3 , página  18 e19

 

02/09 - 3ª série EM - Matemática - Taxa de crescimento decrescimento

 

https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83

 

Relacione as funções a seguir com seus respectivos gráficos em seguida  Identifique, em cada caso, se a função é crescente ou decrescente, bem como se o crescimento ocorre a taxas crescentes ou a taxas decrescentes

 

a) f(x) = 3x
b) g(x) = 3-x
c) h(x) = log3 X
d) m(x) = log 1/3 X






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