Atividade da semana de 28 de setembro a 02 de outubro 2020
Eletiva/Profº Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA (ESPORTE E
LAZER)1º/ 2º A/2ºB E 3ºA (Ensino Médio)
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos Eletronicos e de app;
OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ
02/10/2020
ATIVIDADES
·
Atividade 1 – Pesquisar quais foram os times de
futebol que teve Covid;
·
Atividade 2- Quais foram as providencias do
clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?
E-mail para devolutiva
Data de
entrega até: 02/10/2020
Eletiva/Profº Sandra
E. E.
Salim Fara Maluf
Professora:
Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Eletiva
3°
Bimestre
Período
29/09 Duração de 90 minutos
Empreendedorismo/Profissões
Enviar
as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
O que é empreendedorismo individual?
Habilidades:
Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao
texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
3ºA /Manha
Arte/ProfºEdlenne
Artes Visuais
o ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf Professora Edlenne Cristina
o Disciplina artes,
o Ensino médio 3ºA
o E-mail Edlenne190@gmail.com
o Watts 11993670617
ATIVIDADE
1) Leia o texto abaixo e responda as questões:
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.
Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.
Dança Contemporânea
Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra.
A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.
Características
A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet,
fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, ideias, conceitos. Solos de improvisação são bastante frequentes.
A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical. A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento.
(https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/danca-contemporanea-sua-historia.html)
Questões
1) Quando e como surgiu a dança contemporânea?
2) Como o bailarino/intérprete da dança contemporânea constrói suas coreografias?
3) Quais são os temas relacionados nas composições do intérprete de dança contemporânea?
4) O que a dança moderna modificou e o que ela manteve do Ballet?
5) Como a dança contemporânea se relaciona com o Ballet?
6) Que tipo de pessoa pode praticar a dança contemporânea?
7) Como é a técnica da dança contemporânea?
8) Quais são os elementos que a dança contemporânea não delimita?
Biologia/Profº Ismael
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3
ANO LETIVO 2020 – 3°Bi
– 28/09/2020 a 02/10/2020.
E.E. Salim Farah
Maluf.
|
3°A – Professor Ismael. Disciplina: Biologia E-mail:
ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br |
Atividade: Realize uma
conclusão de cinco linhas sobre o tema da aula anterior, as Angiospermas. |
Tempo para realização: Uma semana. ( Duas
aulas de 45 minutos cada ). |
Atividade
Realize uma conclusão de cinco linhas sobre o
tema da aula anterior, as Angiospermas.
Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br
Não se esqueça de colocar seu nome completo,
número, série e nome da escola.
SE ALGUM ALUNO
ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 28/09 a 02/10/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 3°
A MANHÃ.
EDUCAÇÃO FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
A EVOLUÇÃO DOS JOGOS DIGITAIS |
|
Aula I: Assista ao vídeo sobre a
evolução dos Jogos Eletrônicos (1958 – 2020) abaixo e faça um comentário
sobre o vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=oSalCF9CaDU
Tempo para realização da atividade: 45 minutos
Aula
II: Elabore um resumo sobre o tema Jogos eletrônico.
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou,
enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se
esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a
atividade se refere. |
Filosofia/Profº Hosana
ATIVIDADE
DE FILOSOFIA (28/9 a 02/10)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
TURMA:
3ªA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
REALIZAR APENAS A LEITURA
DO TEXTO ABAIXO, PARA REALIZAR ATIVIDADE NA PRÓXIMA SEMANA.
EXCLUSÂO SOCIAL
Exclusão Social designa um
processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos
sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade.
Trata-se de uma condição inerente ao
capitalismo contemporâneo, ou seja, esse problema social foi impulsionado pela
estrutura desse sistema econômico e político.
Assim, as pessoas que possuem essa condição
social sofrem diversos preconceitos. Elas são marginalizadas pela sociedade e
impedidas de exercer livremente seus direitos de cidadãos.
Podemos salientar as condições financeiras,
religião, cultura, sexualidade, escolhas de vida, dentre outros.
Os excluídos sociais, geralmente são minorias
étnicas, culturais e religiosas. Como exemplos, temos os negros, índios,
idosos, pobres, homossexuais, toxicodependentes, desempregados, pessoas
portadoras de deficiência, dentre outros.
Observe que essas pessoas ou grupos sociais
sofrem muitos preconceitos. Isso afeta diretamente aspectos da vida, e, em
muitos casos, gera outro problema chamado de “isolamento social”.
Exclusão Social no Brasil
No Brasil, a exclusão social está longe de ser
um problema resolvido. Com tantas desigualdades e comportamentos intolerantes,
nosso país tem apresentado diversos casos de exclusão. Destacam-se as escolhas
relacionadas com a sexualidade, religião e culturas.
Por outro lado, podemos comemorar alguns
progressos nessa área. Como exemplos, temos o desenvolvimento de projetos
sociais e ainda, a inclusão de disciplinas com temas transversais nas escolas:
pluralidade cultural, orientação sexual e ética.
Sociologia/Profº Hosana
ATIVIDADE
DE SOCIOLOGIA (28/9 a 02/10)
PROFESSORA:
HOSANA EMAIL:
hosanahelen2301@gmail.com
DISCIPLINA:
SOCIOLOGIA
TURMA:
3ªA
DURAÇÃO:
2 aulas semanais
HABILIDADE
EF08H101: Após realizar a
leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o
mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do
texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.
REALIZAR APENAS A LEITURA
DO TEXTO ABAIXO, PARA REALIZAR ATIVIDADE NA PRÓXIMA SEMANA.
Desafios da inclusão escolar
Muitos são os desafios da inclusão escolar.
Dessa forma, algumas ferramentas são criadas para superar o desafio de educar a
todos de forma integral e efetiva e reduzir o número de excluídos e
marginalizados pelos sistemas educativos.
A ideia é possibilitar a convivência de todos
de maneira igualitária, respeitando a diferenças entre os indivíduos.
Com isso, não se deve criar espaços
completamente separados que possam servir como forma de segregação e exclusão
dos portadores de necessidades especiais.
Para a pedagoga Maria Teresa Mantoan, incluir é
dividir o espaço, é conviver.
Estar junto é se aglomerar com pessoas que não
conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro. (Maria Teresa
Mantoan)
Sendo assim, todos os alunos participam de
todas as atividades, recebendo, quando necessária, uma atenção voltada para
suas questões.
Deste modo, a Inclusão Escolar torna-se um
desafio para além da universalidade do acesso. Torna-se uma tarefa de integrar
e criar condições para a permanência de todos dentro do sistema educacional e a
promoção de seu desenvolvimento e aprendizagem.
A
inclusão escolar é um conceito que está relacionado com o acesso e permanência
dos cidadãos nas escolas. O principal objetivo é tornar a educação mais
inclusiva e acessível a todos, respeitando suas diferenças, particularidades e
especificidades.
Nesse caso, deficiências físicas ou motoras,
altas habilidades, déficits cognitivos, autismos e outras condições sociais,
emocionais e psíquicas devem ser levadas em consideração.
Essas condições particulares, que influenciam
na forma como os alunos podem ser educados, são chamadas de "necessidades
educacionais especiais" (NEE).
Fisica/Profº Romeu
ANO
LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE
MODELO
DE AULA DO PROFESSOR |
|
|||||
|
|
|||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
2 aulas por
semana 28/09 a 02/10//2020 |
|
||||
DISCIPLINA/TURMA:
Física Turma 3° A |
|
|||||
CONTEÚDOS:
Interação elétrica e magnética, o conceito de campo
e as leis de Oersted e da indução de Faraday.
|
|
|||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS
Identificar as linhas do campo magnético e
reco-nhecer os polos magnéti-cos de um ímã, por meio de figuras desenhadas,
malhas de ferro ou outras representações; Representar o campo
|
|
|||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Atividade de estudos ( 8 ) Apostila do 2 bimestre páginas 28 Faça os exercícios e a atividade proposta
|
|
|||||
RECURSOS: Caderno
do aluno livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias,
Youtube, etc.)
|
|
|||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: (
Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla
|
|
|||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
|||
Quimica/Profº Lucilene
QUÍMICA
E. E. SALIM FARAH
MALUF
SEMANA DE 28/09 A
02/10/2020
Professora: Lucilene Pereira
dos Santos
Disciplina: Química
Turma: 3ºA 02
aulas semanais (90 minutos)
Tema:
Semana de recuperação de
conteúdo ministrado anteriormente
Desenvolvimento:
Considerando que o final do
bimestre está se aproximando a proposta é que os educandos revisem os conteúdos
anteriores ou que realizem alguma atividade que por ventura não tenha sido
realizadas ainda. Além disso vocês deverão continuar acompanhando as aulas do
CMSP toda segunda-feira das 17:45 as 18:30, com o objetivo de aprofundar os
seus conhecimentos.
Ao terminar as suas atividades
que não tinham sido realizadas anteriormente enviar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.om no assunto você deverá colocar seu nome
completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvidas é na
quarta-feira das 09:00 as 09:50 horas da manhã via e-mail ou WhatsApp.
Geografia/Profº Djair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades
da semana de 28 do 09 a 02 do 10 de 2020.
Série: 3º
Ano : A – Professor: Djair Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Ler, interpretar
e compreender o texto
Quantidade de aulas: 2 aulas
semanais de 45 minutos.
Habilidades: A África no mundo global; Descrever a expansão do
islamismo na África, de modo a identificar a diferenciação espacial de aspectos
culturais e religiosos fundamentais para o entendimento do agrupamento regional
de países do continente.
GEOGRAFIA : O islamismo no continente africano ( 2 / 2
).
QUESTÃO 1
(UFJF-MG) O islamismo, religião fundada por Maomé e
de grande importância na unidade árabe, tem como fundamento:
a) o monoteísmo, influência do cristianismo e do
judaísmo, observado por Maomé entre povos que seguiam essas religiões.
b) o culto dos santos e profetas através de imagens
e ídolos.
c) o politeísmo, isto é, a crença em muitos deuses,
dos quais o principal é Alá.
d) o princípio da aceitação dos desígnios de Alá em
vida e a negação de uma vida pós-morte.
e) a concepção do islamismo vinculado
exclusivamente aos árabes, não podendo ser professado pelos povos inferiores.
QUESTÃO 2
(Vunesp) O islamismo, ideologia difundida a partir
da Alta Idade Média, em que o poder político confunde-se com o poder religioso,
era dotado de certa heterogeneidade, o que pode ser constatado na existência de
seitas rivais como:
a) politeístas e monoteístas
b) sunitas e xiitas
c) cristãos e muezins
d) sunitas e cristãos
e) xiitas e politeístas
QUESTÃO 3
(FGV-SP) A hégira, um dos eventos mais importantes
do islamismo e que marca o início do calendário islâmico, corresponde:
a) à entrada triunfal de Maomé em Meca em 630.
b) ao casamento de Maomé com uma rica viúva, dona
de camelos.
c) à fuga de Maomé e seus seguidores de Meca para
Medina.
d) à revelação de Maomé que lhe foi transmitida
pelo arcanjo Gabriel.
e) ao grande incêndio da Caaba em Meca em 615.
QUESTÃO 4
(Vunesp) As invasões e dominação de vastas regiões
pelos árabes na Península Ibérica provocaram transformações importantes para
portugueses e espanhóis, que os diferenciaram do restante da Europa medieval.
As influências dos árabes, na região, relacionaram-se a:
a) acordos comerciais entre cristãos e mouros, a
fim de favorecer a utilização das rotas de navegação marítima em torno dos
continentes africano e asiático, para obter produtos e especiarias.
b) conflitos entre cristãos e muçulmanos, que
facilitaram a centralização da monarquia da Espanha e Portugal, sem necessitar
do apoio da burguesia para efetivar as grandes navegações oceânicas.
c) difusão das ideias que ocasionaram a criação da
Companhia de Jesus, responsável pela catequese nas terras americanas e
africanas conquistadas através das grandes navegações.
d) acordos entre cristãos e muçulmanos, para
facilitar a disseminação das ideias e ciências romanas, fundamentais, para o
crescimento comercial e das artes náuticas.
e) contribuições para a cultura científica, possibilitando
ampliação de conhecimentos, principalmente na matemática e astronomia, que
permitiram criações de técnicas marítimas para o desenvolvimento das navegações
oceânicas.
QUESTÃO 5
(FUVEST) Os movimentos fundamentalistas, que tudo
querem subordinar à lei islâmica (Sharia), são hoje muito ativos em vários
países da África, do Oriente Médio e da Ásia. Eles tiveram a sua origem
histórica:
a) no desenvolvimento do Islamismo, durante a
Antiguidade, na Península Arábica;
b) na expansão da civilização árabe, durante a
Idade Média, tanto a Ocidente quanto a Oriente;
c) na derrocada do Socialismo, depois do fim da
União Soviética, no início dos anos noventa;
d) no estabelecimento do Império Turco-Otomano, com
base em Istambul, durante a Idade Moderna;
e) na ocupação do mundo árabe pelos
europeus, entre a segunda metade do século XIX e a primeira do século XX.
Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar
respostas.
Registre
no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça
de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome
acima de cada página assim como o tema da atividade.
Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“HOJE VOCÊ ACHA CANSATIVO, PORÉM MAIS TARDE
RECEBERÁ A RECOMPENSA
POR TODO ESSE TEMPO QUE PASSOU
ESTUDANDO” !
História/Profº Silvio
PROFESSOR SILVIO – HISTÓRIA
TURMA: 3A, 3TA, 3TB, 3TC
HABILIDADES
ENVOLVIDAS: Compreender o getulismo, suas implicações para a vida política
brasileira, as disputas de projetos econômicos do período.
SEMANA:
de 28 de setembro a 02 de outubro
Quantidade
de aulas: 02
Assista
ao filme sobre Getúlio Vargas acessando o endereço eletrônico abaixo.
Inglês/ProfºSilvana
LÍNGUA INGLESA |
|
PROFESSORA:
SILVANA
|
E-mail:
silvana.ingles34@yahoo.com Período
de Entrega: 28/09 à 02/10/2020. Nome-
Número-Série e Data da realização da atividade. Realize
a atividade e tire foto. |
DISCIPLINA/TURMA:
3º A
AULAS
PREVISTAS: 02 |
|
CONTEÚDOS:
Atividade da Apostila página 112,113,114. |
|
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS: Ler, compreender, analisar e interpretar: anúncio,
boletins informativos, guia de orientação, piadas, adivinhas e diálogos,
inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos
sociais. |
|
Atividade da
Apostila página 112,113,114 ACTIVITY 5 Infelizmente,
em nossa sociedade, seja nas redes sociais ou na vida real, preconceitos,
estereótipos e discriminação estão presentes. Apesar de serem conceitos
diferentes, eles geram consequências semelhantes.
a)
Pesquisar o significado de preconceito, estereótipos e discriminação e
completar o
visual organize no quadro.
ACTIVITY 6 a)Leia
o depoimento e faça uma lista das causas e efeitos dos estereótipos e como evitar
isso.
|
Língua Portuguesa/Profº Silvia
Conteúdo
de Língua Portuguesa - 3ª série A - Profª.: Sílvia - semana de 28/09 a
02/10/2020
Este
conteúdo é somente para copiar ou imprimir e colar no caderno para leitura. Na
semana seguinte enviarei atividades sobre o tema.
Literatura
Carlos Drummond
de Andrade
Carlos
Drummond de Andrade foi poeta,
contista e cronista brasileiro do período do modernismo.
Considerado um dos maiores escritores do
Brasil, Drummond fez parte da segunda geração modernista. Foi precursor da
chamada "poesia de 30" com a publicação da obra "Alguma
Poesia".
Biografia
Carlos
Drummond de Andrade nasceu dia 31 de outubro de 1902 em Itabira do Mato Dentro,
no interior de Minas Gerais.
Descendente de uma família de fazendeiros tradicionais da região,
Drummond foi o nono filho do casal Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta
Drummond de Andrade.
Desde
pequeno Carlos demonstrou grande interesse pelas palavras e pela literatura. Em
1916, ingressou no Colégio em Belo Horizonte.
Dois
anos mais tarde, foi estudar no internato jesuíta no Colégio Anchieta, no
interior do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, sendo laureado em “Certames
Literários”.
Em 1919,
foi expulso do colégio jesuíta por “insubordinação mental” ao discutir com o
professor de Português. Assim, retorna a Belo Horizonte e a partir e 1921
começa a publicar seus primeiros trabalhos no Diário de Minas.
Formou-se em Farmácia na Escola de Odontologia e Farmácia de Belo
Horizonte, porém não exerceu a profissão.
Em 1925
casou-se com Dolores Dutra de Morais, com quem teve dois filhos, Carlos Flávio
(em 1926, que vive apenas meia hora) e Maria Julieta Drummond de Andrade,
nascida em 1928.
Em 1926,
ministra aulas de Geografia e Português no Ginásio Sul-Americano de Itabira e
trabalha como redator-chefe do Diário de Minas.
Continuou com seus trabalhos literários e em 1930 publica seu primeiro
livro intitulado “Alguma Poesia”.
Um de seus poemas mais conhecidos é “No
meio do caminho”. Ele foi publicado na Revista de Antropofagia de São
Paulo em 1928. Na época, foi considerado um dos maiores escândalos literários
do Brasil:
“No
meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.”
Trabalhou como funcionário público durante grande parte de sua vida e se
aposentou como Chefe de Seção da DPHAN, após 35 anos de serviço público.
Em 1982,
com 80 anos, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Drummond faleceu em dia 17 de agosto de 1987
no Rio de Janeiro. Morreu com 85 anos, poucos dias após a morte de sua filha, a
cronista Maria Julieta Drummond de Andrade, sua grande companheira.
Curiosidades
Estátua de Drummond em
Copacabana, Rio de Janeiro
·
Com notória
importância na cultura brasileira, Drummond é considerado um dos mais
influentes poetas brasileiros do século XX. Algumas homenagens a ele estão nas
cidades de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul com a estátua “Dois
Poetas” e na cidade do Rio de Janeiro, na praia de Copacabana, a estátua
conhecida como “O Pensador”.
·
O documentário “O
poeta de sete faces” (2002) retrata a vida e a obra de Drummond. Ele foi
escrito e dirigido pelo cineasta brasileiro Paulo Thiago.
·
Dentre os anos de
1988 e 1990, a imagem de Drummond esteve representada nas notas de cinquenta
cruzados.
Nota de cinquenta cruzados com
a imagem de Drummond
Principais Obras
Drummond escreveu poesia, prosa, literatura infantil e realizou diversas
traduções:
·
Alguma poesia (1930)
·
Brejo das almas
(1934)
·
Sentimento do
Mundo (1940)
·
Confissões de
Minas (1944)
·
A Rosa do povo
(1945)
·
Poesia até agora
(1948)
·
O Gerente (1945)
·
Claro Enigma (1951) - (Leitura obrigatória para a FUVEST
2020)
·
Contos de
Aprendiz (1951)
·
A Mesa (1951)
·
Passeios na Ilha
(1952)
·
Viola de Bolso
(1952)
·
Fazendeiro do ar
(1954)
·
Viola de Bolso
novamente encordoada (1955)
·
Fala, amendoeira
(1957)
·
Ciclo (1957)
·
Lição de coisas
(1962)
·
Antologia Poética
(1962)
·
Obra Completa
(1964)
·
Cadeira de
Balanço (1966)
·
Mundo Vasto mundo
(1967)
·
Poemas (1971)
·
As Impurezas do
Branco (1973)
·
Amor, Amores
(1975)
·
A Visita (1977)
·
Contos Plausíveis
(1981)
·
Amar se aprende
amando (1985)
Tirar fotos e enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida sobre o tema, entrar em contato
pelo grupo de whatsapp ou no privado.
Matemática/Profº
Projeto de vida/Profº
Tecnologia e Inovação/Profº Sandra
E. E. Salim Farah Maluf
Professora: Sandra Ferraz
Nome:
Série: 3º A
Matéria
de Tecnologia e Inovação
3º
Bimestre
Atividade
do período 02/10 Duração de 45 minutos.
Enviar as atividades para o
Whatsapp: (11) 98024-9299
1.
O que é tecnologia humana?
Habilidades: Analisar,
Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto,
reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.
------------------------------------------------------------------
3ºB /Noturno
Arte/ProfºEdlenne
Artes Visuais
o ESCOLA E.E. Salim Farah Maluf Professora Edlenne Cristina
o Disciplina artes,
o Ensino médio3ºB
o E-mail Edlenne190@gmail.com
o Watts 11993670617
ATIVIDADE
1) Leia o texto abaixo e responda as questões:
A dança contemporânea surgiu na década de 1950, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.
Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet, ao jazz e ao hip hop.
Dança Contemporânea
Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra.
A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias partituras coreográficas a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, contato-improvisação, método Laban, técnica de release, Body Mind Centery (BMC), Alvin Nikolai. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados a questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo.
Características
A dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do ballet clássico, além de tirar as sapatilhas das bailarinas e parar de controlar seu peso. Ela mantém, no entanto, a estrutura do ballet,
fazendo uso de diagonais e da dança conjunta. A dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando às vezes até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, ideias, conceitos. Solos de improvisação são bastante frequentes.
A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica diversos outros fatores além da própria composição musical. A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Esse tipo de dança modificou o espaço, usando não só o palco como local de referência. Sua técnica é tão abrangente que não delimita os utensílios usados. O corpo, pesquisando suas diagonais, não delimita estilos de roupas, músicas, espaço ou movimento.
(https://www.mundodadanca.art.br/2010/03/danca-contemporanea-sua-historia.html)
Questões
1) Quando e como surgiu a dança contemporânea?
2) Como o bailarino/intérprete da dança contemporânea constrói suas coreografias?
3) Quais são os temas relacionados nas composições do intérprete de dança contemporânea?
4) O que a dança moderna modificou e o que ela manteve do Ballet?
5) Como a dança contemporânea se relaciona com o Ballet?
6) Que tipo de pessoa pode praticar a dança contemporânea?
7) Como é a técnica da dança contemporânea?
8) Quais são os elementos que a dança contemporânea não delimita?
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 28/09/ a 02/10/2020
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quinta , 1aula, e2aula )
Tema : excreção
Atividade : pesquisar:
Como são eliminados os produtos não utilizados do metabolismo celulAR
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema excretor
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de
Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C -
noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 28/09/2020
a 02/10/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina:
Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura
dinâmica do pensamento filosófico de Platão a respeito de um dos temas
principais: o amor. O título se dá a partir do lema: quem ama deseja o que
não tem. |
Tempo para
realização: Uma semana. |
Ano
letivo: 2020 – 3° bimestre – 28/09/2020 a 02/10/2020
Time
line e considerações iniciais da filosofia de Platão: o que é o
amor?
Tese: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a
característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja
algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato,
assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem
possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a
percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo:
“O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente
pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do
qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.
Time line da tese da aula: segundo Platão
o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar
a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do
mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo
o Olimpo festeja
e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura
magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no
jardim de Zeus ela
vê o filho da Prudência, Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava
justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e,
aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor.
Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á
o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois
surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do
pai dos quais Platão citou acima.
Trecho
do livro O Banquete de Platão: Personagens do diálogo Sócrates e Diotima. Diotima de
Mantinea em grego antigo: Διοτίμα) foi uma sacerdotisa e filósofa grega
antiga que se
pensa ter vivido por volta de 440 a.C. e que é apresentada com um papel
importante no Banquete (Symposion) de Platão, nele afirmada como mentora de Sócrates nas questões de Amor (em grego, Eros).
Observação:
Os demônios (aqui demônio em grego significava na antiguidade outra forma de atribuir aos
deuses o seus nomes, contudo, o termo tinha
outra conotação, referindo-se a um gênio que
inspirava os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal). Diferente da atual denominação cristã.
Trecho do livro Banquete
Diotima:
Os demônios são em grande número e
muito diferente entre si. Eros é um
deles.
Sócrates:
É filho de quer pai e de que mãe?
Diotima:
Na verdade, e uma história muito longa, mas contarei assim mesmo. Deves saber
que no dia em que nasceu Afrodite, os
deuses deram uma festa e, entre os convidados, estava Poros, deus da riqueza, filho de Métis, a Prudência.
Quando terminaram de jantar, como o banquete havia sido suntuoso, chegou Pênia, a Pobreza, com a intenção de mendigar, e postou-se junto à porta. No
entretempo, Poros, a Riqueza, se
embebedara de néctar (porque o vinho ainda não existia), adentrou ao jardim de Zeus e, entorpecido pela embriaguez,
adormeceu. A essa altura, Pênia, que não tinha qualquer recurso, teve a ideia
de ter um filho de Poros, deus da Riqueza, e deitou-se ao seu lado: assim,
ficou grávida de Eros.
Resumo:
Desse modo, Eros nunca é pobre, nunca
é rico, sendo, por outro lado, um meio caminho entre a sabedoria e a
ignorância. Por quê? Pois como vimos o Amor ou Eros para os antigos tem uma dupla origem, pois tem sua natureza
contraditória, sendo filho da Riqueza e da pobreza se encaixa no que Platão
disse acima: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque
constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá”. Em suma, o Amor
nasce da necessidade e do desejo, ou seja, quem ama deseja o que não tem.
Questão
reflexiva: Com base na leitura, você concorda que o Amor é este desejo,
pois sempre deseja o que não tem? Ou seja, o amor é sempre a falta de algo,
pois tem uma dupla natureza sendo filho da Pobreza sempre está necessitando de
alguém, e filho da riqueza, pois sempre sobra, ou sempre dá o que já tem em
excesso, sendo assim, somos esta mistura de falta de amor e da completude do
amor que constantemente dá amor. Você concorda com tal visão? Se sim, descreva
o que compreendeu da aula e escreva se acontece isso realmente na vida
real.
Sociologia/Profº Joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Aulas passadas vocês
fizeram uma pesquisa de como foi a gestão Presidente João Figueiredo.
1) Como Foi a Gestão deste
presidente? Justifique!
2) Quais são os pontos
positivos da gestão desse presidente?
3) Quais são os pontos negativos
da gesto desse Presidente?
4) Qual sua opinião do
mandato do presidente João figueredo?Justifique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Fisica/ProfºMarcelo
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf, e fazer uma tabela com a “Nomenclatura dos Hidrocarbonetos” com prefixo, tipos de ligações, sufixo e possíveis nomes dos hidrocarbonetos.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºErica
DISCIPLINA/TURMA: GEOGRAFIA (3 ANO B - NOITE)
CONTEÚDO: África e Europa
Alunos vamos pensar no processo de independência do Brasil, ele foi pacífico ou não?]
Quais movimentos e revoltas antecederam nossa independência de Portugal?
Pensando nesse passado conseguimos interpretar a charge a seguir verificando as semelhanças entre o processo de colonização e descolonização da América e da África, buscando estabelecer relação entre as semelhanças, diferenças e impactos da herança colonial nos dois continentes.
Faça uma análise desse processo, relacionando a leitura e interpretação da charge abaixo. Após a análise elabore um pequeno texto de 10 linhas explicando sua interpretação, é fundamental que seja com as suas próprias palavras.
OBS: Essa atividade tem duração de duas aulas, portanto aula 1/2.
● PLANTÃO DE DÚVIDAS VIA EMAIL ÀS QUINTAS-FEIRAS DAS 19 ÀS 20 HORAS ericapalaria@prof.educacao.sp.gov.br. ORIENTAÇÕES PARA O ENVIO DO EMAIL: Nome do aluno+ Turma+ semana XXXXXX
História/ProfºSergio
Atividade de História - 3ªs séries B e C –
Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020
1) Quem foi Juscelino Kubitschek?
2) Qual era o objetivo do “Plano ou Programa de
Metas”?
3) Qual era a nova capital do Brasil e em que ano
foi construída?
4) Quem eram os “candangos”?
5) O que houve em 1.894?
Enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "B" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com 10 Facts About Education in Brazil Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future prospects. Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education. But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean that the government is not working towards reform. Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality of education in the country. While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is that education is becoming globally accessible through online programs, such as what University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives, let’s take a look at the current status of education in the country. Source: Unsplash 1. Income Inequality and Education With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and those who have not earned their degrees. 2. Degrees Hold High Weight for Salaries Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly contrasted. For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why the income inequality and educational discrepancies is so dramatic. But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private schools in their past. 3. Government Expenditure on Education is Increasing In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024. But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in education is lower than most OECD countries. 4. Educational Structure The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later cause income inequality can be seen. 5. School Types Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their children in private or international schools for better quality education. International schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is reserved for those with deeper pockets. 6. Large Class Sizes Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes, which means that there are more students per teacher. Although the average number has decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal. While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the low supply of educators. 7. Low Teacher Salaries Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28 for secondary school teachers. In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49. 8. Brazil Under-performs Academically Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science, mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public. The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved to be the most impactful. 9. Education is Undergoing Reform Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational reform. For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes. Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools up to speed with the current educational and global landscape. Source: Unsplash 10. Beyond the Borders Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international online options for students to earn their education. For example, American, accredited online universities like University of the People exist for this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion. Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200 countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be life-changing. Wrapping Up Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news, it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 28/09/2020 a 02/10/2020. Os alunos
deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual
será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao
formulário para realização da atividade e envio das respostas:
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA 3ª SERIES B E C
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as 20:30h
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)
TEMA 3: CRESCIMENTO E DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES
Caderno do aluno volume 3 , página 18 e19
02/09 - 3ª série EM - Matemática - Taxa de crescimento decrescimento
https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83
Relacione as funções a seguir com seus respectivos gráficos em seguida Identifique, em cada caso, se a função é crescente ou decrescente, bem como se o crescimento ocorre a taxas crescentes ou a taxas decrescentes
a) f(x) = 3x
b) g(x) = 3-x
c) h(x) = log3 X
d) m(x) = log 1/3 X
------------------------------------------------------------------
3ºC /Noturno
Arte/Profº Adriana
MODELO DE PLANO DE
AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas
E.M 3º
C |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte |
|
||||
CONTEÚDOS: Atividade de
releitura com obras da Arte Moderna |
|
||||
HABILIDADES
E COMPETÊNCIAS GERAIS: Investigar
e reconhecer, por meio da experimentação as possibilidades do uso das
tecnologias nas linguagens artísticas. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIA: Continuação da atividade de Arte Moderna. O que é releitura de obra de arte? A releitura de uma obra de arte é a criação de uma
nova obra, tendo como
referência uma obra anterior
para dar a essa nova obra outro
sentido, acrescentando a ela um toque pessoal, de acordo com as próprias
experiências. Não se trata absolutamente de uma falsificação ou de uma cópia. O que é fazer uma releitura de uma imagem? RELEITURAS: Também conhecida como 'nova pintura', uma releitura possibilita o uso
de imagens prévias,
tanto de fotografias como outras formas em que as imagens se apresentem,
incluindo obras anteriores de outros artistas. ... Os grandes gênios do
passado fizeram suas releituras ou
novas pinturas baseadas em um original. https://blog.ceresart.com/o-que-e-releitura-de-uma-obra-de-arte/ Atividade Escolha uma obra de Arte Moderna e faça uma releitura.
|
|
||||
RECURSOS: Caderno
para registro e realização da atividade e internet. |
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação
contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno,
a atividade
e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 28/09 a 02/10
__ |
|
|
Biologia/ProfºRene
Plano de aula semanal:
Período :de 28/09/ a 02/10/2020
Disciplina : biologia
Prof : rene
Turmas : 3 B e 3 C
Aulas : 3 B ( QUARTA ,1 AULA E SEXTA ( 2 aula )
3 C ( quinta , 1aula, e2aula )
Tema : excreção
Atividade : pesquisar:
Como são eliminados os produtos não utilizados do metabolismo celulAR
Habilidade : compreender o funcionamento do sistema excretor
Material : livro didático biologia ens. Médio ou internet . nos dois casos citar a fonte
Responder em renecaesquerdo@outlook.com.br
Educação Física/Profº
Filosofia/ProfºClaudio
E.E. Salim Farah Maluf. Diretoria de Ensino Leste 3 |
3°B e 3°C - noturno. Ano letivo 2020 2° bimestre: 28/09/2020 a 02/10/2020 – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia. Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com |
Atividade: faça a leitura dinâmica do pensamento filosófico de Platão a respeito de um dos temas principais: o amor. O título se dá a partir do lema: quem ama deseja o que não tem. |
Tempo para realização: Uma semana. |
Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 28/09/2020 a 02/10/2020
Time line e considerações iniciais da filosofia de Platão: o que é o amor?
Tese: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.
Time line da tese da aula: segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da Prudência, Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.
Trecho do livro O Banquete de Platão: Personagens do diálogo Sócrates e Diotima. Diotima de Mantinea em grego antigo: Διοτίμα) foi uma sacerdotisa e filósofa grega antiga que se pensa ter vivido por volta de 440 a.C. e que é apresentada com um papel importante no Banquete (Symposion) de Platão, nele afirmada como mentora de Sócrates nas questões de Amor (em grego, Eros).
Observação: Os demônios (aqui demônio em grego significava na antiguidade outra forma de atribuir aos deuses o seus nomes, contudo, o termo tinha outra conotação, referindo-se a um gênio que inspirava os indivíduos tanto para o bem quanto para o mal). Diferente da atual denominação cristã.
Trecho do livro Banquete
Diotima: Os demônios são em grande número e muito diferente entre si. Eros é um deles.
Sócrates: É filho de quer pai e de que mãe?
Diotima: Na verdade, e uma história muito longa, mas contarei assim mesmo. Deves saber que no dia em que nasceu Afrodite, os deuses deram uma festa e, entre os convidados, estava Poros, deus da riqueza, filho de Métis, a Prudência. Quando terminaram de jantar, como o banquete havia sido suntuoso, chegou Pênia, a Pobreza, com a intenção de mendigar, e postou-se junto à porta. No entretempo, Poros, a Riqueza, se embebedara de néctar (porque o vinho ainda não existia), adentrou ao jardim de Zeus e, entorpecido pela embriaguez, adormeceu. A essa altura, Pênia, que não tinha qualquer recurso, teve a ideia de ter um filho de Poros, deus da Riqueza, e deitou-se ao seu lado: assim, ficou grávida de Eros.
Resumo: Desse modo, Eros nunca é pobre, nunca é rico, sendo, por outro lado, um meio caminho entre a sabedoria e a ignorância. Por quê? Pois como vimos o Amor ou Eros para os antigos tem uma dupla origem, pois tem sua natureza contraditória, sendo filho da Riqueza e da pobreza se encaixa no que Platão disse acima: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá”. Em suma, o Amor nasce da necessidade e do desejo, ou seja, quem ama deseja o que não tem.
Questão reflexiva: Com base na leitura, você concorda que o Amor é este desejo, pois sempre deseja o que não tem? Ou seja, o amor é sempre a falta de algo, pois tem uma dupla natureza sendo filho da Pobreza sempre está necessitando de alguém, e filho da riqueza, pois sempre sobra, ou sempre dá o que já tem em excesso, sendo assim, somos esta mistura de falta de amor e da completude do amor que constantemente dá amor. Você concorda com tal visão? Se sim, descreva o que compreendeu da aula e escreva se acontece isso realmente na vida real.
Sociologia/Profº Joyce
ESCOLA
SALIM FARAH MALUF
Professora:
Joyce Sociologia
3
°ANOS E.M– 3B-3C NOTURNO
Habilidades: Ler
e interpretar a lei, compreender o seu real significado, sair do senso comum
Atividade: Perguntas
Tempo
para realização: 1 semana (2 aulas)
Instrumento
Para verificar a Aprendizagem: Perguntas
Aulas passadas vocês
fizeram uma pesquisa de como foi a gestão Presidente João Figueiredo.
1) Como Foi a Gestão deste
presidente? Justifique!
2) Quais são os pontos
positivos da gestão desse presidente?
3) Quais são os pontos negativos
da gesto desse Presidente?
4) Qual sua opinião do
mandato do presidente João figueredo?Justifique!
Email: joycedancy@yahoo.com.br
Estarei
online de terça-feira e quinta-feira das 13h as 15h para esclarecer quaisquer
duvidas.
Fisica/ProfºMarcelo
Atividade de Física 3ºB e 3ºC
8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020
Prof. Marcelo Andrade da Silva Email : profmarcelomaua@gmail.com
Tel : 94727-4315
O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.
Quimica/ProfºPatricia
E.E. Salim Farah Maluf
Prof.ª Patricia
Disciplina: Quimica
Turma: 3º B e C
Conteúdo: Recomendações da IUPAC para a Nomenclatura de Moléculas Orgânicas
Aulas previstas: 2
Desenvolvimento e estratégias: Ler o texto sugerido no site: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc13/v13a05.pdf, e fazer uma tabela com a “Nomenclatura dos Hidrocarbonetos” com prefixo, tipos de ligações, sufixo e possíveis nomes dos hidrocarbonetos.
Avaliação/Sistematização: Registro escrito no caderno
Data de Entrega: 07/10/2020
Enviar para o email: prof.quimica.fisica2020@gmail.com
Geografia/ProfºEdivaldo
Conteúdo de geografia do professor Edivaldo Liberato para trabalhar com alunos do 3º ano C do ensino médio durante a semana de 28/09 a 02/10/20
↕. A importância da Divisão de África para as relações do Brasil com o continente africano
→. Não é segredo para ninguém que as relações do Brasil com a África iniciaram de forma dolorosa.
↔. A economia brasileira foi intensamente dependente do tráfico de escravos desde o século XVI, mas o Brasil começa a se afastar da África no séc. XIX. Por isso, a criação da Divisão de África foi tão importante para reaproximar o país do continente. Esse tema é importantíssimo para o CACD, então, vamos relembrar mais alguns detalhes do contexto da criação da Divisão de África do Itamaraty!
↔. Em 1825, no tratado de reconhecimento de Portugal da independência do Brasil, ficou acordada a obrigação do Brasil de se afastar das colônias portuguesas na África. E com a lei Eusébio de Queirós, em 1850, quando o tráfico atlântico de escravos foi definitivamente proibido, o Brasil se afastou ainda mais do continente.
↔. Só em 1946, durante o governo Dutra, o Itamaraty começou o esforço para retomar as relações com a África ao definir acordos comerciais com a África do Sul. Porém, apenas no governo Jânio Quadros, durante o período da Política Externa Independente (PEI), o Brasil começou a focar no estabelecimento de laços com a África como um todo. Em 1961, a Divisão de África do Itamaraty e o Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos (IBEAA) são criados, além de haver a inauguração de três embaixadas em países africanos: Accra (Gana), Dacar (Senegal) e Lagos (Nigéria).
↔. Os esforços da diplomacia brasileira na reaproximação com a África foram recompensados com o aumento anual de 19,7% das exportações durante a ditadura militar. É bastante claro o papel da Divisão de África do Itamaraty no resultados desses números.
↕. Relação do Brasil com a África hoje
→. A parceria do Brasil com a África tem grande potencial para garantir um crescimento econômico sustentável ao país ao longo dos próximos anos e décadas, já que a África é uma das últimas regiões a se urbanizar e industrializar e, consequentemente, é uma das que mais cresce no mundo hoje.
↔. Entre 2005 e 2015, cerca de 500 empresas brasileiras se instalaram em países africanos. Para facilitar o processo, desde 2007, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece crédito a empresas brasileiras que atuam no continente. Os países com a maior presença de empresas brasileiras são Angola, Gana, Moçambique e África do Sul. O comércio nessa relação é principalmente baseado em comida, animais, máquinas, ferro, combustíveis fósseis e produtos do setor de transportes.
↔. O Brasil hoje tem de lidar com a crescente presença da China e dos Estados Unidos no continente, gerando maior concorrência para os investimentos e exportações brasileiras. Apesar disso, o potencial da África leva a pensar que parcerias econômicas e comerciais mais estratégicas e inteligentes, focadas em produtos de maior valor agregado, e a formação de parques industriais brasileiros na África podem ser bastante vantajosos para todas as partes. Sendo assim, o papel da Divisão de África não deixa de ser relevante.
Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do 3º ano C ensino médio noturno: durante a semana de 28/09 a 2/10/20
. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao lado: ediliberato@hotmail.com
1º questão:
Após ler os textos sobre as informações do continente. Responda com suas palavras; porque com tantos recursos minerais (petróleo, pedras preciosas, solos férteis), turismos; público consumidor e outros fatores e ainda assim o os países africanos em sua maioria são pobres e vulneráveis a saúde e educação e sua economia muito pobre?
r.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2º questão:
Para você uma outra África é possível? Sem pobreza, violência, doenças, ou o continente africano é só isto que vemos nos livros didáticos e veículo de comunicação, mídias escritas e faladas? Se sim existe uma outra África que não conhecemos, escreva abaixo sobre o outro lado da África desconhecida e que é pouco vista e mostrada.
Resposta.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................História/ProfºSergio
Atividade de História - 3ªs séries B e C –
Prof.: Sérgio - semana de 28/09 a 02/10/2020
1) Quem foi Juscelino Kubitschek?
2) Qual era o objetivo do “Plano ou Programa de
Metas”?
3) Qual era a nova capital do Brasil e em que ano
foi construída?
4) Quem eram os “candangos”?
5) O que houve em 1.894?
Enviar para o
e-mail: sergiohistory@bol.com.br
Inglês/ProfºMªAntonia
Série: 3o. Ano "C" - Ensino Médio Professora: Maria Antonia Marcantonio Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês Semana: de 28 de setembro à 02 de outubro de 2020. Bimestre: 3o. Bimestre Período: Noturno Tema: Mercado de Trabalho Conteúdo: Estratégias de Leitura Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura" no aprendizado da Língua Inglesa. ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por UNIVERSITY OF THE PEOPLE,https://www.uopeople.edu/10-facts-about-education-in-brazil/ sobre a Situação da Educação Brasileira. Em seguida escreva em seu caderno quais fatos foram analisados para traçar um perfil da edução no Brasil. Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com 10 Facts About Education in Brazil Education in Brazil has its fair shares of challenges, but the country is taking active measures to turn around the prospects in order to improve the country’s population and future prospects. Education in Brazil has faced its fair share of challenges, but it continues to have a hopeful outlook as the country is taking steps toward improvement. Out of all the OECD and partner countries, Brazil has one of the largest shares of adults who lack secondary education. But that doesn’t mean that its residents aren’t trying to get an education, nor does it mean that the government is not working towards reform. Brazil is ranked #32 in the world for education, but in the form of the Plano Nacional de Edcucacao (PNE), there are 21 measures that the country is taking to increase the quality of education in the country. While these facts may be mind blowing and some are less than optimal, the silver lining is that education is becoming globally accessible through online programs, such as what University of the People offers. But before we jump into beyond-the-border alternatives, let’s take a look at the current status of education in the country. Source: Unsplash 1. Income Inequality and Education With only 69% of 15-19 year olds enrolled in education and 29% of 20-24 year olds, the country is facing a crisis of uneducated adults. Therefore, when compared with partner countries, Brazil’s income equality is one of the highest. Because education is highly correlated with income, the lack of education contributes to larger salary gaps between those who have and those who have not earned their degrees. 2. Degrees Hold High Weight for Salaries Like virtually anywhere in the world, those with undergraduate and graduate degrees earn higher salaries than their counterparts without a degree. But, in Brazil, the difference is starkly contrasted. For example, graduate salaries are 2.5 times higher than those without degrees, and for those who didn’t finish secondary education, the salaries end up being 5 times higher. This is why the income inequality and educational discrepancies is so dramatic. But why is the difference between those who are educated versus those who are uneducated so large? The truth is Brazil’s education system favors the rich. Even those who attend the public universities are more likely to be whiter and richer, and have mostly attended private schools in their past. 3. Government Expenditure on Education is Increasing In 2014, Dilma Rousseff, Brazil’s president, announced a new educational plan. The plan called for the country to invest 10% of the gross domestic product (GDP) towards education by 2024. But the projection is doubtful to occur because of the aftermath of the financial crisis that occured not too long ago. Even with this reform and plan, the investment in education is lower than most OECD countries. 4. Educational Structure The educational system in Brazil starts at a young age. Students up to three years old can attend pre-school and those ages 4-6 can enroll in kindergarten. However, pre-school is not mandatory. With that being said, they are broken up into Maternal, which are usually state funded and accept children ages 2-5, or Jardim, which are more likely to be private and accept older students at ages 3-6. The educational differences start at this young age. Jardims are more likely to focus on academics and provide a foundation for the future education of a child, and they are private. This means the publicly funded pre-schools serve more as daycares, and it’s in these early stages that the discrepancies which later cause income inequality can be seen. 5. School Types Like most other countries, Brazil has different types of school, including public, private and international options. Public schools are free, but most expats prefer to enroll their children in private or international schools for better quality education. International schools are a form of private schools, but they are more reputable because they offer foreign education, like British or American curriculums. Therefore, they are more desirable to better prepare students to enroll in colleges in those countries upon graduation, should they choose to do so. International schools cost BRL 3,000-9,000 per month, whereas private schools can cost less than BRL 1,000 per month. It’s clear to see that the better quality of education is reserved for those with deeper pockets. 6. Large Class Sizes Across all public and private primary education, Brazil has relatively large class sizes, which means that there are more students per teacher. Although the average number has decreased from 25 in 2005 to 22.9 in 2016, the data helps to paint the story of how many people in Brazil lack education. In comparison, the same statistic in the United States saw an average class size of 20.8 in 2016, 15.4 in Costa Rica, and 21.1 in Portugal. While there are definitely countries with bigger class sizes, Brazil also struggles with low teacher salaries which further contributes to the high demand from students, but the low supply of educators. 7. Low Teacher Salaries Regardless of the grade that teachers in Brazil teach, their salaries are relatively low in comparison to other countries. For example, Brazil ranks 20/25 for OECD and partner countries in its salary for pre-primary teacher salaries, 25/28 for primary school educators, and 25/28 for secondary school teachers. In American dollars, the average salary was recorded at $22,0003 for pre-primary, $22,740 for primary school, and $23,252 for lower secondary educators. Interestingly, the amount of women teaching in pre-primary schools is relatively low in comparison to other countries, and there is a high number of secondary teachers younger than age 30 and between the ages 30 and 49. 8. Brazil Under-performs Academically Along with social and regional disparities, Brazil under-performs academically in science, mathematics and reading. In Brazil, students are more likely to repeat a secondary school grade than a grade in primary school. Of the worst 100 schools in the country, 99 are public. The school’s infrastructure and technological infrastructure are directly related to the quality of the education. According to the research, the biggest differentiating factors when comparing the top performing schools versus the lowest were the number of employees per student, multimedia equipment per student, students per class and computers per class proved to be the most impactful. 9. Education is Undergoing Reform Despite the somewhat dismal aforementioned facts, there’s good news. Brazil is undergoing educational reform to tackle these deficiencies. In 2016, the public got involved with demonstrations to signal their concern to the government. Thankfully, the government took notice and has tried to instill some of the familiar American tactics to tackle educational reform. For example, there was talk of merit pay for teachers, as well as using private charter organizations to manage schools. However, it’s still too early to evaluate changes. Additionally, reform is sweeping the countries disproportionately. For example, urban centers are experiencing innovation faster than rural locations. However, the government is prioritizing the introduction of technological infrastructure to assist in bringing the schools up to speed with the current educational and global landscape. Source: Unsplash 10. Beyond the Borders Along with educational reform, there are options for Brazilian students to study abroad by physically relocating. However, if that option is impossible to some, there are international online options for students to earn their education. For example, American, accredited online universities like University of the People exist for this exact reason, namely to grant students an affordable, accessible and quality education from wherever they may be in the world, including Brazil. All they need to do is have an internet connection, and apply with proof of English proficiency and high school completion. Existing as a tuition-free university, UoPeople offers degree-granting programs in Computer Science, Health Science, Business Administration and Education. Students from over 200 countries and territories have enrolled in its programs because they have proven to be life-changing. Wrapping Up Despite the challenges that Brazil faces when it comes to education, the country is making strides to improve. Whether you were born in or moved to Brazil, your educational opportunities should not be limited by the country’s offerings. While it’s not all bad news, it’s still a good idea to look at alternative options like online universities so that your degree can be of top-quality and place you in a position to be successful in your future.
Língua Portuguesa/ProfºCintia
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Cintia Sena
Turmas: 3º ano B, 3º ano C
Avaliação: As atividades a seguir
deverão ser realizadas, no período de 28/09/2020 a 02/10/2020. Os alunos
deverão realizar a atividade por meio de formulário do Google Forms, o qual
será automaticamente enviado para o e-mail cintiacardoso@prof.educacao.sp.gov.br, após ser respondido.
Link para acesso ao
formulário para realização da atividade e envio das respostas:
Matemática/ProfºMarcela
PROFESSORA:
MARCELA
MATEMÁTICA
3ª SERIES B E C
Email:
mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
PLANTÃO DE DÚVIDAS
Terça-feira 19:00h as
20:30h
Atividades proposta para o período de 21/09/2020 / a 25/09/2020 (4aulas)
TEMA 3: CRESCIMENTO E
DECRESCIMENTO DE FUNÇÕES
Caderno do aluno volume 3 ,
página 18 e19
02/09 - 3ª série EM -
Matemática - Taxa de crescimento decrescimento
https://youtu.be/z5dJbFrN1zc?list=PLYyXIuxt8-m3z-vv3jz2cWliVkp1459Pd&t=83
Relacione as funções a seguir com seus respectivos gráficos em
seguida Identifique, em cada caso, se a
função é crescente ou decrescente, bem como se o crescimento ocorre a taxas
crescentes ou a taxas decrescentes
a)
f(x) = 3x
b) g(x) = 3-x
c) h(x) = log3 X
d) m(x) = log 1/3 X
Nenhum comentário:
Postar um comentário