segunda-feira, 21 de setembro de 2020

1ºsérie do ensino médio semana de 21 a 25 de setembro 2020

 Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                                  Eletivas/ProfºDenis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 7 (21.09 à 25.09)

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 



 

Taxa Selic: O que é, para que serve e como influencia seus investimentos

https://www.infomoney.com.br/guias/taxa-selic

O Banco Central do Brasil nesta pandemia resolveu baixar a SELIC?  Pesquise e reflita sobre essa redução. Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

                                                 Eletivas/ProfªSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º 

Matéria de Eletivas

3º Bimestre.

Atividade do período 22/09 Duração de 90 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que é empreendedorismo público.

Habilidade: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

                                                 Eletivas/Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 21 a 25/09/2020

           DISCIPLINA/TURMA: 7°, 9°, 1°.

 

            ELETIVA: JIU JITSU

CONTEÚDOS:

 

        A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO FÍSICA NO JIU JITSU

 

Aula I: Faça uma pesquisa por escrito sobre o que é preparação física e qual sua importância. 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Aula II: Leia o resumo do artigo abaixo:

 

          A preparação física auxiliando na diminuição das lesões ligamentares no jiu-jitsu

O jiu-jítsu é uma arte marcial milenar e possui várias características semelhantes com o esporte olímpico judô. Ações de “pegada”, “projeção”, “deslocamento”, “estrangulamento” e “chave em articulações” são bastante comuns nesse esporte. Entretanto, poucos estudos têm como foco o jiu-jítsu, principalmente em relação aos aspectos físicos, sendo mais comuns trabalhos envolvendo o judô, por essa razão reuniremos diversos estudos onde às características dos golpes e movimentos se assemelhem com a execução dos movimentos do jiu-jitsu.

    Estudos publicados na literatura médica sobre o perfil do jiu-jítsu como esporte e sobre as características das lesões que seus praticantes sofrem durante treinamento ou competição, não são comuns. Buschbacher e Shay descrevem o jiu-jítsu como arte marcial similar ao Aikidô, na medida em que utiliza manipulações articulares para imobilizar e controlar o oponente, ocasionando lesões por quedas ou entorses articulares. Os autores não estimam a freqüência em que essas lesões ocorrem. Na literatura são encontrados trabalhos que apontam uma alta freqüência de lesões em praticantes de outras artes marciais, inclusive em atletas de judô.

    Birrer demonstrou um risco significativo de ocorrência de lesões em artes marciais, determinando como fatores identificáveis de risco: falha no uso de equipamento protetor, falta de experiência do atleta. Sugeriu ainda que a qualificação, a supervisão e a atitude dos treinadores e árbitros, assim como a presença de um ambiente de treinamento ou competições seguros e regulamentos rígidos em competições são fatores críticos na epidemiologia de lesões nas artes marciais. Vemos também como fatores determinantes para essas lesões a sobrecarga de treinamento que gera cansaço e assim uma aplicação errada das técnicas específicas, a competição interna entre membros da mesma equipe de treinamento que gera disputa dentro do treino e falta de preparo de alguns instrutores e professores que não observam nem limitam a aplicação das técnicas nos treinos.

    Segundo Suzinéa Tezotto Menegue Soares, estudos demonstram pouco interesse dos atletas em um programa de preparação física específico, que vise à prevenção de lesões no esporte, mas que aqueles que participaram obtiveram bons resultados. A preparação específica tem o objetivo de fortalecer os grupos musculares dando maior apoio, suporte e flexibilidade e consequentemente maior proteção para as articulações que sofrem as aplicação das técnicas. Constatou-se a pouca importância dada pelos atletas e treinadores a trabalhos de prevenção no jiu-jítsu e em outros esportes. Assim com a realização de mais pesquisas na área, divulgação dos resultados e apresentação dos mesmos a treinadores e atletas o quadro poderia ser modificado, fazendo com que a prevenção passasse a fazer parte da rotina de treinamentos.

    STANLEI define o esporte como um aperfeiçoamento físico do indivíduo por meio de técnicas e exercícios musculares; o aquecimento antes dos treinos e competições é considerado muito importante para evitar estiramentos, torções ou lesões mais graves, visto que no judô têm-se muitas quedas, rolamentos, pegada, etc., às quais se não bem desenvolvidas podem também levar a uma lesão muscular ou óssea. O jiu-jitsu da mesma forma sobrecarrega o ombro pelas técnicas de projeção e torções que visão direta ou indiretamente a articulação do ombro. Um programa de preparação física preventivo, preparado diante de um estudo anatômico e biomecânico do complexo da cintura escapular e das lesões que a atingem pode auxiliar na prevenção e diminuição de lesões da mesma.

    Ide & Padilha apresentam um tipo de lesão que não está associada a nenhuma técnica especifica, e sim as características do esporte que exigem muito contato corporal, essa lesão é chamada hematoma auricular. Segundo os autores, essa lesão está presente em 40% dos lutadores.

    João Caetano Carpeggiani em estudo realizado aponta, o ombro como região anatômica mais lesada por lesões articulares no jiu-jítsu. Outros autores relatam que o ombro também é a área do corpo mais freqüentemente lesada no judô, o que pode ser justificado pela maior carga de treinamento em posição ortostática com 18 golpes que utilizam o membro superior como alavanca para ocasionar queda do oponente. Este tipo de abordagem de luta não é o mais freqüente no jiu-jítsu, modalidade na qual prevalecem os combates no solo, em posições não ortostáticas, e que exerceriam relativamente menor trauma de forma repetida à cintura escapular do oponente, tanto no inicio, quanto no desfecho do golpe. As situações de raspagens, em que o atleta de jiu-jítsu se encontra por baixo do adversário e através de determinada técnica procura desequilibrar o oponente para assumir a posição sobre o mesmo, empregam muitas vezes a extensão do joelho contra uma carga equivalente ao peso do lutador. Ainda, posições dos lutadores observadas em treinamentos e descritas em manuais práticos de jiu-jítsu, poderiam estar relacionadas à maior freqüência de lesões ocorridas sobre esta articulação, como o trauma direto sobre a face lateral do joelho causado por quedas quando os rolamentos são mal realizados, o trauma repetido da face frontal do joelho contra o solo quando o atleta se encontra sobre o oponente, assim como a hiperflexão da articulação do joelho pelo atleta quando se encontra na chamada guarda do adversário, as manobras de estrangulamento como o triângulo, que utilizam o joelho em flexão e rotação interna contra a força do oponente, e finalmente as chaves de perna sofridas pelo praticante de jiu-jítsu.

       Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e traumático. Os movimentos repetitivos são responsáveis por grande número de lesões atraumáticas (CAVALLO R.J., SPEER K.P). Os traumas diretos ou indiretos ocorrem principalmente nos esportes que priorizam o contato físico, como jiu-jítsu (BURKART S.S., MORGAN C.D., KIBLER W.B).

    A dor é o principal sintoma manifestado pelos atletas. A localização da dor nos atletas deve ser minuciosamente avaliada. Os atletas muitas vezes apresentam clínica de dor anterolateral sugestiva de síndrome do impacto, mas esta pode ser secundária à instabilidade glenoumeral. O ombro doloroso afeta não só o atleta de alto nível como também o atleta amador e recreacional.

    Dentro deste contexto, Guimarães e Guimarães, compreende que a flexibilidade, sem dúvida, é uma das qualidades físicas extremamente importante, reforçado por Ducan, que apresenta entre as que as qualidades físicas inerentes à prática do karatê, a capacidade cardiorrespiratória, força muscular, resistência muscular localizada e a flexibilidade. Da mesma forma, Gracie e Gracie, afirma ainda que, para a prática de artes marciais a flexibilidade, força e velocidade são pré-requisitos absolutamente indispensáveis.

    O mesmo autor afirma que, no jiu-Jitsu, o praticante aprende técnicas baseadas nas leis da física, como alavanca, inércia, centro de gravidade, sendo necessário treinamento nos requisitos força e flexibilidade.

    O jiu-jitsu tem na defesa pessoal sua principal essência, baseada no equilíbrio, momento de força, flexibilidade, alavanca, inércia, centro de gravidade.

  Atualmente, poucos professores formados ou em fase de formação nos cursos de Educação Física estão atuando na área das artes marciais, e é grande a escassez de recursos e bibliografias relevantes nessa área, Tendo em vista o crescimento das artes marciais, e sabendo-se que a flexibilidade é uma aptidão física muito importante para realização de movimentos articulares; apesar de nem sempre ser analisada e desenvolvida de forma específica, levando-se em consideração a modalidade esportiva e tipo de treinamento que desenvolvem. O objetivo deste estudo foi comparar os níveis de flexibilidade entre atletas de karatê e Jiu-Jitsu, com idade de 18 a 30 anos, da cidade de Montes Claros, MG, Minas Gerais, Brasil.

Conclusão

    Durante a prática do Jiu-jitsu ocorre uma exigência muito grande das articulações do ombro e do joelho, o índice de lesões nessas articulações é alarmante e provoca em muitos casos o abandono do esporte pelo atleta pelo longo tempo de recuperação e seqüelas dessas lesões.

    Um trabalho muscular para ganho de força, melhora da estabilidade articular e aumento da flexibilidade das articulações dos atletas previne e diminui a gravidade dessas lesões. Para isso é necessário que os professores de jiu-jitsu ou procurem formação superior em Educação física ou procurem apoio em um profissional para preparação das aulas e desenvolvimento dessas habilidades, focando em um treino específico para essas valências.

 

 

Fontece: https://www.efdeportes.com/efd188/lesoes-ligamentares-no-jiu-jitsu.htm#:~:text=Durante%20a%20pr%C3%A1tica%20do%20Jiu,recupera%C3%A7%C3%A3o%20e%20seq%C3%BCelas%20dessas%20les%C3%B5es.  Acesso em 15/09/2020.

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

                                                  Eletivas

                                                

1ºSérie  A /Manhã

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas             1º A,B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Processo de criação coletivo/colaborativo

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana veremos algumas propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de processos de criação coletiva e/ou colaborativa em teatro copiar no caderno.

Criação coletiva: ​No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio, neste processo de construção de espetáculos teatrais, o texto é escrito a partir das ideias do grupo de montagem da peça.

Processo colaborativo: é um processo de criação e produção que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Não existe hierarquia pré-estabelecida todos são responsáveis por tudo, produzir o roteiro, atuar, confeccionar figurinos etc.

 Asdrúbal Trouxe o Trombone​: Grupo carioca de teatro que estreou em 1974 e abraçou as ideias do Tropicalismo, do Teatro Oficina e da cultura pop, tornando-se uma das maiores referências de desconstrução da dramaturgia, da interpretação despojada e do processo de criação coletiva no teatro brasileiro. São fundadores do grupo o diretor Hamilton Vaz Pereira e os atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães. ​Trate-me leão é um texto que se tornou um marco na dramaturgia brasileira, expressou os temas e os tons da geração que saía da adolescência nos anos 1970, influenciando e definindo uma atitude perante a vida e a representação teatral por meio de processo de criação coletiva do Asdrúbal.

Com base no que você copiou e seus conhecimentos respondam as questões.

1.Como imagina que é um processo de teatro colaborativo? 2.Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais onde costumam acontecer? Conte como foi.

3.O que você entende por produção cultural? O que você entende por intervenção cênica?

4. O que você entende por elementos constituintes da cena teatral?

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 21/09  a 25/09

 

__

 

 

 

Biologia/ProfºIsmael

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 3° Bi –21/09/2020 a 25/09/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°A, 1°B, 1°C e 1°D – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                              



                Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

 

    

Educação Física/ProfºDayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA: 1ºA/ 1ºB/1ºC/1ºD

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

       Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 

ATIVIDADES

 

·       Atividade 1- Atividade 1-  2: Flag Football

           Pesquisar sobre o Flag Football (Pg: 111);

·       Atividade 2- 3: Um Jogo de “Ogros” Praticado por Cavalheiros;

Realizar em casa as ações (Passe, Tackle (touch) Try) Pg: 111;

 

 

 

                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:02/10/2020

 

Filosofia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:FILOSOFIA

TURMA:1ºA

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE CULTURA

 “Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

O trecho do texto acima aborda sobre a mistura étnica na formação da identidade brasileira. No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro:

a) a mistura étnica do Brasil é considerada positiva e vem se adaptando com o tempo.
b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.
c) a mistura étnica do Brasil foi fruto da violência e isso está refletido na cultura brasileira.
d) a mistura étnica do Brasil contribuiu para a criação de uma identidade brasileira negativa que se perpetua na violência.
e) a mistura étnica do Brasil é formada pela pluralidade de etnias e, por isso, é considerada negativa.


Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E-1F NOTURNO

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, pesquisa,

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1) Qual o ano do Surgimento do Radio no Brasil?

2) Cite 3 evoluções do Radio no Brasil?

3) Como esta os radio nos dias atuias?

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.

Fisica/ProfºRomeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana 21/09 a 25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  1°  ( A , B  C e D )

CONTEÚDOS:

          Movimento uniforme : ponto material , corpo extenso e referencial

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

Identificar as grandezas relevantes na descrição de um movimento , como deslocamento espaço percorrido tempo e velocidade

 

 

                    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                        Atividades de estudos ( 7 )

 

                                            Resolva os exercícios

 

1° Uma águia consegue atingir a velocidade de 180 Km/h. Qual a distancia , em quilômetros ,que ela consegue percorrer em 10 minutos com essa velocidade constante?

 

 

2°) Dois móveis A e B percorrem uma trajetória retilínea e seus movimentos são expressos pelas equações : Sa =30+20T e Sb=90-10T, ( s ) medidos em metros e

( t ) em segundos. Determine:

 

A)   Qual a distancia entre eles no instante inicial ?

B)    Qual o instante do encontro ?

C)   Qual a posição do encontro ?

D)   Quanto tempo levará o móvel A para percorrer 90 metros ?

 

 

 

                 

          

 

                                   

            

                         

            

                                        

         OBS: todas as atividades deverão ser encaminhados  para o email jromeugobo@gmail.com

        

         O nome completo , série e N°

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

Quimica/ProfºLucilene

QUÍMICA

                           E. E. SALIM FARAH MALUF

                       SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD                   02 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Balanceamento e interpretação das transformações químicas

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

1)    Levantamento dos conhecimentos prévios

1.a) Como as transformações químicas podem ser representadas?

1.b) Existe relação entre as quantidades de reagentes e produtos?

1.c) Como se pode prever a quantidade de ferro produzido com base nos reagentes?

2) Utilize o simulador Phet: “Construa uma molécula”. Siga os procedimentos indicados abaixo e represente as substâncias no quadro a seguir: Disponível em: https://tinyurl.com/Wnqpflu

-Clique na aba ”Construir Molécula”;

-No kit 1, utilize os átomos disponíveis para formar as moléculas de água. Arraste a molécula até chegar ao quadro correspondente;

-Faça o mesmo procedimento para todas as outras substâncias;

Preencha o quadro no caderno do aluno páginas 34 e 35.

-Faça o procedimento para todas as substâncias

3) Observe os sistemas a seguir no caderno do aluno e com o auxílio da legenda e indique A e B no quadro.

4) Resolva a atividade 3.D do caderno do aluno com o auxílio do simulador “Balanceamento de Equações Químicas”, realize os balanceamentos encontrados na opção “Introdução” do simulador, disponível em: https://tinyurl.com/yx6uel33  siga as instruções que estão no caderno do aluno.

5)Resolva a atividade 3.E do caderno do aluno.

Ao término da atividade encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.   Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 1º ANOS : A , B e C. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Natureza e riscos ambientais; Classificar as diferentes manifestações do modelado do relevo terrestre considerando as forças endógenas e exógenas que atuam no planeta.

GEOGRAFIA :  Agentes modeladores do relevo mudanças na estrutura e forma da terra ( 1 / 2).

Lembra que a Terra tem entre 4,5 e 5 bilhões de anos? Quanto tempo nós vivemos no máximo? Viu? A diferença é muito grande. Para termos toda essa formação atual, os processos modificadores foram muitos. Podemos classificar estes agentes modificadores do relevo em internos e externos.

AGENTES ENDÓGENOS OU INTERNOS: Tectonismos; Vulcanismos; Terremotos;

Estes três formam o time dos agentes formadores do relevo Endógenos ou Internos (alguns autores não utilizam esta expressão por considerarem que eles também destroem o relevo):

Tectonismo – Também chamado de diastrofismo, é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões oriundas da região localizada sobre o magma da Terra.

Aqueles processos de duração longa (sob o ponto de vista do tempo geológico).





Veja na imagem as Placas Tectônicas: Quanto mais amarelo, maior a pressão para ocorrerem abalos.

 

Essa pressão pode ocorrer por um longo prazo (tempo geológico), que chamamos de Epirogênese e quando ocorre em um prazo mais curto, é chamado de Orogênese.

Dentre as paisagens formadas pelo tectonismo, temos as montanhas, as cordilheiras, os vulcões e todas as paisagens que, posteriormente, são novamente modificadas pelos agentes externos de transformação do relevo.





Temos as formações de falhas e dobramentos, como podemos ver a seguir:

 

Abalos Sísmicos – São resultantes, principalmente, do encontro de placas tectônicas de forma brusca, no qual, é analisada a intensidade da força que chega na superfície da Terra (Epicentro) de 0º à 9º na escala Richter.

O local de origem do tremor (Hipocentro) pode estar bem próximo à superfície ou em grandes profundidades.




Quando ocorrem no continente, são chamados de terremotos e quando ocorrem nos oceanos, são chamados de maremotos.

 

 

Vulcanismo – formado pelas erupções vulcânicas, no qual, a lava vem do manto através de falhas dentro da crosta terrestre até chegar à superfície. Dos agentes internos, é o que apresenta modificações mais rápidas, mas nada impede de ser um processo bastante lento.





Estrutura de um vulcão em atividade





O bom dessas regiões mais antigas no entorno dos vulcões, principalmente os inativos, é uma formação de solo bastante fértil.

 

 AGENTES EXÓGENOS OU EXTERNOS

São conhecidos como modeladores do relevo, mas eles também acabam por destruir, como ocorre a discussão em torno dos agentes internos. Estes são facilmente observados. Antes, precisamos ver o que é o Intemperismo.

Intemperismo é o conjunto de fenômenos biológicos, químicos e físicos que degradam as rochas. O Intemperismo químico é comum em áreas intertropicais, contando com temperaturas mais elevadas e umidade, ocorrendo a quebra dos elementos químicos das rochas.

Já o Intemperismo físico, conta com a atuação do vento, mas sem alterações químicas nos elementos, então ocorre uma fragmentação das rochas.    

 




Área com vegetação





Área com vegetação encosta desmatada e ocupada

Erosão Pluvial – é aquela erosão causada pela pluviosidade, ou seja, chuva. Áreas de encostas desmatadas são as principais áreas atingidas, porém, não precisa necessariamente serem desmatadas quando há um período intenso de chuvas em uma determinada região.

Erosão Fluvial – é a erosão causada pelas águas dos rios.

Você consegue perceber pelos seixos dos rios, que são arredondados, graças ao transporte por rolamento.

O grande problema é quando há desmatamento das margens, facilitando o assoreamento, no qual a água do rio perde força e fica mais difícil de chegar até a foz.


Outro processo que pode ocorrer é o desgaste do assoalho dos rios, tornando o leito mais profundo, como no caso do Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Veja a imagem de uma região assoreada:



Grand Canyon – EUA





 Erosão Glacial – desgaste formado em áreas com gelo em um período do ano, pois o ato de congelar e descongelar, agride diretamente a rocha, quando esta água está sobre ela, formando os chamados Fiordes.

Fiordes.





Abrasão Marinha – é causada pelas ondas do mar, o impacto das ondes sobre os costões, sendo suaves ou agressivos, resultam na degradação da rocha matriz, dando origem, principalmente, às praias. Esses impactos, quando são fortes, formam as chamadas falésias, como as de Torres – RS.

Falésias de Torres

Erosão Eólica – muitas vezes o conceito aparece incompleto, induzindo ao erro ou até mesmo, à dúvida.

É uma erosão causada pelo vento, mas com ajuda de partículas de rochas, grãos de areia, que são os responsáveis pelos desgastes das rochas, funcionando como um jato de areia.

Bastante comum em áreas mais secas.





Esse tipo de erosão acaba proporcionando cenários belíssimos. 

Imagem de Erosão    Eólica

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

-  DALAI LAMA

 

História/ProfºAlason

                                  MOMENTO DE APRENDER

 História

 Nome do Professor: Alason Santos Silva

 Disciplina: História

 Turma envolvida: 1ºA

 Atividade e Conteúdo

 Título:

Império Bizantino (parte 3)

Objetivo:

Pesquisar, identificar e analisar os fatos importantes e dos legados que foram construídos entorno da história do Império Bizantino.

 

Explicação do Professor:

Império Bizantino, que também ficou conhecido como Império Romano do Oriente, foi uma das organizações políticas mais importantes e duradouras do mundo antigo e medieval.

Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

 

Como foi a ligação do Império Bizantino com o mundo Árabe?

 

      O que foram as cruzadas?

 

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

 

              prof2012alason@gmail.com

 Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade: 21/09/2020 a 25/09/2020

Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 1º anos A, B, C do Ensino Médio

Atividade semanal para 2 aulas: 21/09/20 a 25/09/20

TEMA DA AULA: Língua Inglesa e Poesia – Leitura e interpretação

 

 

1ª aula: Na aula passada nós lemos e refletimos sobre o poema do escritor Pablo Neruda. Agora vamos falar sobre metáforas. Certamente você já estudou o uso de metáforas nas aulas de português. Vamos relembrar um pouco. Copie no caderno e depois faça a atividade.

 

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Exemplo:

Aquela moça é uma gata = Aquela moça é linda

Ele é um bicho preguiça = Ele é preguiçoso

Estou com uma fome de leão = Eu estou com muita fome

Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.

“Uma metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos interessa.”

 

2ª aula: Atividade Avaliativa

 

a)     Leia novamente o poema de Pablo Neruda.

b)    Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno. Copie o trecho que está em inglês, a tradução está abaixo para facilitar o entendimento.

XVII

 

I do not love you as if you were salt-rose, or topaz,

or the arrow of carnations the fire shoots off.

I love you as certain dark things are to be loved,

in secret, between the shadow and the soul.

 

I love you as the plant that never blooms

but carries in itself the light of hidden flowers;

thanks to your love a certain solid fragrance,

risen from the earth, lives darkly in my body.

 

I love you without knowing how, or when, or from where.

I love you straightforwardly, without complexities or pride;

so I love you because I know no other way

 

than this: where “I” does not exist, nor “you”,

so close that your hand on my chest is my hand,

so close that your eyes close as I fall asleep.

 

Pablo Neruda

 

XVII

 

Eu não te amo como se você fosse rosa salgada, ou topázio,

ou a flecha de cravos que o fogo dispara.

Eu te amo como certas coisas sombrias são para serem amadas,

em segredo, entre a sombra e a alma.

 

Eu te amo como a planta que nunca floresce

mas carrega em si a luz de flores escondidas;

graças ao seu amor uma certa fragrância sólida,

ressuscitou da terra, vive sombriamente em meu corpo.

 

Amo-te sem saber como, nem quando, nem de onde.

Eu te amo francamente, sem complexidades ou orgulho;

então eu te amo porque não conheço outro jeito

 

do que este: onde “eu” não existe, nem “você”,

tão perto que sua mão no meu peito é minha mão,

tão perto que seus olhos fecham enquanto eu adormeço.

 

Pablo Neruda

 

Envie a atividade para eu corrigir: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua Portuguesa/ProfºSilvia

Atividade de Língua Portuguesa - 1ªs séries A, B, C, D - Profª.: Sílvia - semana de 21 a 25/09/2020

 

1) (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

 

 a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

 b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.

 c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

 d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.

 e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

 

2) Leia o texto “Erro de português”, de Oswald de Andrade, para responder à questão.

  Erro de português

Quando o português chegou

 Debaixo duma bruta chuva

 Vestiu o índio

 Que pena! Fosse uma manhã de sol

 O índio tinha despido

 O português.

                                                      Oswald de Andrade

  Podemos observar que há uma crítica do autor em relação aos povos colonizadores, sobretudo uma crítica sobre as intenções dos padres jesuítas, amplamente expressas na literatura produzida durante o Quinhentismo. A crítica de Oswald de Andrade está presente no verso:

a) “Quando o português chegou (...)”;

b) “(...) Vestiu o índio (...)”;

c) “(...) Debaixo de uma bruta chuva (...)”;

d) “(...) O índio tinha despido (...)”;

e) “(...) Que pena! Fosse uma manhã de sol (...)”.

 

3) (UNISA) A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:

 

a) tem grande valor informativo;

b) merca nossa maturação clássica;

c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;

d) está a serviço do poder real;

e) tem fortes doses nacionalistas.

 

4) (CESMAZON) O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.

a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço.”

b) “Assim, quando o batel chegou à foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”

c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.”

d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

e) “Mostrara-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”

 

5) IFSP 2013

  A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.

 (Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)

  O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura

a) de informação.

b) de cordel.

c) naturalista.

d) ambientalista.

e) árcade.

 

 Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida sobre o conteúdo, entrar em contato pelo grupo de whatsapp, no privado ou por e-mail.

Matemática/ProfºErica

Planejamento Semanal 21 a 25.09

TURMAS: 1A, 1B, 1C e 1D

CONTEÚDOS: Contextualização de Funções Exponenciais

Você perceberam que as funções exponenciais parecem um bicho de sete cabeça mas na verdade é simples pois os dados são oferecidos no exercício e a função também, talvez o problema maior esteja em aplicar as propriedades básicas da potenciação e montar o gráfico, portanto a atividade para essa semana é apenas para rever as atividades sobre esse assunto e colocar o caderno do aluno em dia. Abaixo segue as funções que vocês aprenderam em exemplos do nosso cotidiano, chamamos isso de contextualização!

1)Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.

 Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2 sendo t em horas. Complete a tabela abaixo.

2) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2t, sendo t em horas. Usando a tabela abaixo, esboce o gráfico de N em função de t.

3( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

O salário de um funcionário de uma transportadora é R$ 1.750,00. Ele recebe um aumento percentual por tempo em anos de empresa.

Sabendo que a expressão que representa o salário S(t) em relação ao termo t é dada por S(t)=1750∙(1,02)^t, calcule o salário de um funcionário que possui 2 anos de empresa.

4) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

 Para determinar o valor de um veículo que foi comprado por R$ 30.000,00, e que perdeu seu valor em função do tempo de uso, utiliza-se a fórmula V(t) = 30000∙2^(-0,25 t), em que a variável V (valor do veículo) depende de t, que indica o tempo.

5) Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 14.

Certa substância radioativa se decompõe de tal forma que sua massa m se altera a cada quatro horas, conforme a função: m=m0∙2(-0,25 t). O valor inicial da massa, m0 é igual a 60 g, e o tempo é dado em horas.

Após 12 horas, a massa m, será de:

 

A) 60 g  

B) 30 g  

C) 7,5 g

D) 6,0 g  

E) 3,5 g

ATIVIDADE PARA A SEMANA

A tarefa dessa semana é apenas colocar em dia as atividades na apostila (caderno do aluno), as atividades acima estão nas páginas 13 e 14.

Projeto de vida /ProfºDayane

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

                        PROJETO DE VIDA 1ºA/1ºB e 1ºC (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

Unidade Temática: Competências Socioemocionais;

ATIVIDADES

 

 

 

·       Atividade 1- Atividade 1- É preciso traçar o caminho;

       Responder o questionário (pg:137);

·       Atividade 2- Com foco e força de vontade;

Responder o questionário (pg 137 e 138);

 

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º 

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

----------------------------------------------------------------------

1ºSérie  B /Manhã

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas             1º A,B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Processo de criação coletivo/colaborativo

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana veremos algumas propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de processos de criação coletiva e/ou colaborativa em teatro copiar no caderno.

Criação coletiva: ​No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio, neste processo de construção de espetáculos teatrais, o texto é escrito a partir das ideias do grupo de montagem da peça.

Processo colaborativo: é um processo de criação e produção que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Não existe hierarquia pré-estabelecida todos são responsáveis por tudo, produzir o roteiro, atuar, confeccionar figurinos etc.

 Asdrúbal Trouxe o Trombone​: Grupo carioca de teatro que estreou em 1974 e abraçou as ideias do Tropicalismo, do Teatro Oficina e da cultura pop, tornando-se uma das maiores referências de desconstrução da dramaturgia, da interpretação despojada e do processo de criação coletiva no teatro brasileiro. São fundadores do grupo o diretor Hamilton Vaz Pereira e os atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães. ​Trate-me leão é um texto que se tornou um marco na dramaturgia brasileira, expressou os temas e os tons da geração que saía da adolescência nos anos 1970, influenciando e definindo uma atitude perante a vida e a representação teatral por meio de processo de criação coletiva do Asdrúbal.

Com base no que você copiou e seus conhecimentos respondam as questões.

1.Como imagina que é um processo de teatro colaborativo? 2.Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais onde costumam acontecer? Conte como foi.

3.O que você entende por produção cultural? O que você entende por intervenção cênica?

4. O que você entende por elementos constituintes da cena teatral?

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 21/09  a 25/09

 

__

 

 

 

Biologia/ProfºIsmael

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 3° Bi –21/09/2020 a 25/09/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°A, 1°B, 1°C e 1°D – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                 


                              Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

    

Educação Física/ProfºDayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA: 1ºA/ 1ºB/1ºC/1ºD

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

       Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 

ATIVIDADES

 

·       Atividade 1- Atividade 1-  2: Flag Football

           Pesquisar sobre o Flag Football (Pg: 111);

·       Atividade 2- 3: Um Jogo de “Ogros” Praticado por Cavalheiros;

Realizar em casa as ações (Passe, Tackle (touch) Try) Pg: 111;

 

 

 

                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:02/10/2020

 

Filosofia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:FILOSOFIA

TURMA:1ºB

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE CULTURA

 “Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

O trecho do texto acima aborda sobre a mistura étnica na formação da identidade brasileira. No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro:

a) a mistura étnica do Brasil é considerada positiva e vem se adaptando com o tempo.
b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.
c) a mistura étnica do Brasil foi fruto da violência e isso está refletido na cultura brasileira.
d) a mistura étnica do Brasil contribuiu para a criação de uma identidade brasileira negativa que se perpetua na violência.
e) a mistura étnica do Brasil é formada pela pluralidade de etnias e, por isso, é considerada negativa.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E-1F NOTURNO

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, pesquisa,

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1) Qual o ano do Surgimento do Radio no Brasil?

2) Cite 3 evoluções do Radio no Brasil?

3) Como esta os radio nos dias atuias?

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.

Fisica/ProfºRomeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana 21/09 a 25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  1°  ( A , B  C e D )

CONTEÚDOS:

          Movimento uniforme : ponto material , corpo extenso e referencial

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

Identificar as grandezas relevantes na descrição de um movimento , como deslocamento espaço percorrido tempo e velocidade

 

 

                    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                        Atividades de estudos ( 7 )

 

                                            Resolva os exercícios

 

1° Uma águia consegue atingir a velocidade de 180 Km/h. Qual a distancia , em quilômetros ,que ela consegue percorrer em 10 minutos com essa velocidade constante?

 

 

2°) Dois móveis A e B percorrem uma trajetória retilínea e seus movimentos são expressos pelas equações : Sa =30+20T e Sb=90-10T, ( s ) medidos em metros e

( t ) em segundos. Determine:

 

A)   Qual a distancia entre eles no instante inicial ?

B)    Qual o instante do encontro ?

C)   Qual a posição do encontro ?

D)   Quanto tempo levará o móvel A para percorrer 90 metros ?

 

 

 

                 

          

 

                                   

            

                         

            

                                        

         OBS: todas as atividades deverão ser encaminhados  para o email jromeugobo@gmail.com

        

         O nome completo , série e N°

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

Quimica/ProfºLucilene

QUÍMICA

                           E. E. SALIM FARAH MALUF

                       SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD                   02 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Balanceamento e interpretação das transformações químicas

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

1)    Levantamento dos conhecimentos prévios

1.a) Como as transformações químicas podem ser representadas?

1.b) Existe relação entre as quantidades de reagentes e produtos?

1.c) Como se pode prever a quantidade de ferro produzido com base nos reagentes?

2) Utilize o simulador Phet: “Construa uma molécula”. Siga os procedimentos indicados abaixo e represente as substâncias no quadro a seguir: Disponível em: https://tinyurl.com/Wnqpflu

-Clique na aba ”Construir Molécula”;

-No kit 1, utilize os átomos disponíveis para formar as moléculas de água. Arraste a molécula até chegar ao quadro correspondente;

-Faça o mesmo procedimento para todas as outras substâncias;

Preencha o quadro no caderno do aluno páginas 34 e 35.

-Faça o procedimento para todas as substâncias

3) Observe os sistemas a seguir no caderno do aluno e com o auxílio da legenda e indique A e B no quadro.

4) Resolva a atividade 3.D do caderno do aluno com o auxílio do simulador “Balanceamento de Equações Químicas”, realize os balanceamentos encontrados na opção “Introdução” do simulador, disponível em: https://tinyurl.com/yx6uel33  siga as instruções que estão no caderno do aluno.

5)Resolva a atividade 3.E do caderno do aluno.

Ao término da atividade encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.   Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 1º ANOS : A , B e C. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Natureza e riscos ambientais; Classificar as diferentes manifestações do modelado do relevo terrestre considerando as forças endógenas e exógenas que atuam no planeta.

GEOGRAFIA :  Agentes modeladores do relevo mudanças na estrutura e forma da terra ( 1 / 2).

Lembra que a Terra tem entre 4,5 e 5 bilhões de anos? Quanto tempo nós vivemos no máximo? Viu? A diferença é muito grande. Para termos toda essa formação atual, os processos modificadores foram muitos. Podemos classificar estes agentes modificadores do relevo em internos e externos.

AGENTES ENDÓGENOS OU INTERNOS: Tectonismos; Vulcanismos; Terremotos;

Estes três formam o time dos agentes formadores do relevo Endógenos ou Internos (alguns autores não utilizam esta expressão por considerarem que eles também destroem o relevo):

Tectonismo – Também chamado de diastrofismo, é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões oriundas da região localizada sobre o magma da Terra.

Aqueles processos de duração longa (sob o ponto de vista do tempo geológico).





Veja na imagem as Placas Tectônicas: Quanto mais amarelo, maior a pressão para ocorrerem abalos.

 

Essa pressão pode ocorrer por um longo prazo (tempo geológico), que chamamos de Epirogênese e quando ocorre em um prazo mais curto, é chamado de Orogênese.

Dentre as paisagens formadas pelo tectonismo, temos as montanhas, as cordilheiras, os vulcões e todas as paisagens que, posteriormente, são novamente modificadas pelos agentes externos de transformação do relevo.





Temos as formações de falhas e dobramentos, como podemos ver a seguir:

 

Abalos Sísmicos – São resultantes, principalmente, do encontro de placas tectônicas de forma brusca, no qual, é analisada a intensidade da força que chega na superfície da Terra (Epicentro) de 0º à 9º na escala Richter.

O local de origem do tremor (Hipocentro) pode estar bem próximo à superfície ou em grandes profundidades.




Quando ocorrem no continente, são chamados de terremotos e quando ocorrem nos oceanos, são chamados de maremotos.

 

 

Vulcanismo – formado pelas erupções vulcânicas, no qual, a lava vem do manto através de falhas dentro da crosta terrestre até chegar à superfície. Dos agentes internos, é o que apresenta modificações mais rápidas, mas nada impede de ser um processo bastante lento.





Estrutura de um vulcão em atividade





O bom dessas regiões mais antigas no entorno dos vulcões, principalmente os inativos, é uma formação de solo bastante fértil.

 

 AGENTES EXÓGENOS OU EXTERNOS

São conhecidos como modeladores do relevo, mas eles também acabam por destruir, como ocorre a discussão em torno dos agentes internos. Estes são facilmente observados. Antes, precisamos ver o que é o Intemperismo.

Intemperismo é o conjunto de fenômenos biológicos, químicos e físicos que degradam as rochas. O Intemperismo químico é comum em áreas intertropicais, contando com temperaturas mais elevadas e umidade, ocorrendo a quebra dos elementos químicos das rochas.

Já o Intemperismo físico, conta com a atuação do vento, mas sem alterações químicas nos elementos, então ocorre uma fragmentação das rochas.    

 




Área com vegetação





Área com vegetação encosta desmatada e ocupada

Erosão Pluvial – é aquela erosão causada pela pluviosidade, ou seja, chuva. Áreas de encostas desmatadas são as principais áreas atingidas, porém, não precisa necessariamente serem desmatadas quando há um período intenso de chuvas em uma determinada região.

Erosão Fluvial – é a erosão causada pelas águas dos rios.

Você consegue perceber pelos seixos dos rios, que são arredondados, graças ao transporte por rolamento.

O grande problema é quando há desmatamento das margens, facilitando o assoreamento, no qual a água do rio perde força e fica mais difícil de chegar até a foz.


Outro processo que pode ocorrer é o desgaste do assoalho dos rios, tornando o leito mais profundo, como no caso do Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Veja a imagem de uma região assoreada:



Grand Canyon – EUA





 Erosão Glacial – desgaste formado em áreas com gelo em um período do ano, pois o ato de congelar e descongelar, agride diretamente a rocha, quando esta água está sobre ela, formando os chamados Fiordes.

Fiordes.





Abrasão Marinha – é causada pelas ondas do mar, o impacto das ondes sobre os costões, sendo suaves ou agressivos, resultam na degradação da rocha matriz, dando origem, principalmente, às praias. Esses impactos, quando são fortes, formam as chamadas falésias, como as de Torres – RS.

Falésias de Torres

Erosão Eólica – muitas vezes o conceito aparece incompleto, induzindo ao erro ou até mesmo, à dúvida.

É uma erosão causada pelo vento, mas com ajuda de partículas de rochas, grãos de areia, que são os responsáveis pelos desgastes das rochas, funcionando como um jato de areia.

Bastante comum em áreas mais secas.





Esse tipo de erosão acaba proporcionando cenários belíssimos. 

Imagem de Erosão    Eólica

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

 DALAI LAMA

História/ProfºAlason

                                  MOMENTO DE APRENDER

 História

 Nome do Professor: Alason Santos Silva

 Disciplina: História

 Turma envolvida: 1ºB

 Atividade e Conteúdo

 Título:

Império Bizantino (parte 3)

Objetivo:

Pesquisar, identificar e analisar os fatos importantes e dos legados que foram construídos entorno da história do Império Bizantino.

 

Explicação do Professor:

Império Bizantino, que também ficou conhecido como Império Romano do Oriente, foi uma das organizações políticas mais importantes e duradouras do mundo antigo e medieval.

Atividade do Aluno (Tarefa):

Pesquisar na internet ou livros didáticos e responder à questão abaixo:

 

Como foi a ligação do Império Bizantino com o mundo Árabe?

 

      O que foram as cruzadas?

 

Encaminhar respostas das atividades ou para tirar dúvidas no e-mail com o nome completo, série e nome da escola

 

              prof2012alason@gmail.com

 Materiais para Realização da Tarefa:

Aparelhos eletrônicos que tenham conexão com internet, livros didáticos, revistas, apostila do aluno, caderno e caneta.

Quantidade de Aulas: 2

Período da realização da atividade: 21/09/2020 a 25/09/2020

Inglês/ProfºMonica


Língua PortProf.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 1º anos A, B, C do Ensino Médio

Atividade semanal para 2 aulas: 21/09/20 a 25/09/20

TEMA DA AULA: Língua Inglesa e Poesia – Leitura e interpretação

 

 

1ª aula: Na aula passada nós lemos e refletimos sobre o poema do escritor Pablo Neruda. Agora vamos falar sobre metáforas. Certamente você já estudou o uso de metáforas nas aulas de português. Vamos relembrar um pouco. Copie no caderno e depois faça a atividade.

 

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Exemplo:

Aquela moça é uma gata = Aquela moça é linda

Ele é um bicho preguiça = Ele é preguiçoso

Estou com uma fome de leão = Eu estou com muita fome

Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.

“Uma metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos interessa.”

 

2ª aula: Atividade Avaliativa

 

a)     Leia novamente o poema de Pablo Neruda.

b)    Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno. Copie o trecho que está em inglês, a tradução está abaixo para facilitar o entendimento.

XVII

 

I do not love you as if you were salt-rose, or topaz,

or the arrow of carnations the fire shoots off.

I love you as certain dark things are to be loved,

in secret, between the shadow and the soul.

 

I love you as the plant that never blooms

but carries in itself the light of hidden flowers;

thanks to your love a certain solid fragrance,

risen from the earth, lives darkly in my body.

 

I love you without knowing how, or when, or from where.

I love you straightforwardly, without complexities or pride;

so I love you because I know no other way

 

than this: where “I” does not exist, nor “you”,

so close that your hand on my chest is my hand,

so close that your eyes close as I fall asleep.

 

Pablo Neruda

 

XVII

 

Eu não te amo como se você fosse rosa salgada, ou topázio,

ou a flecha de cravos que o fogo dispara.

Eu te amo como certas coisas sombrias são para serem amadas,

em segredo, entre a sombra e a alma.

 

Eu te amo como a planta que nunca floresce

mas carrega em si a luz de flores escondidas;

graças ao seu amor uma certa fragrância sólida,

ressuscitou da terra, vive sombriamente em meu corpo.

 

Amo-te sem saber como, nem quando, nem de onde.

Eu te amo francamente, sem complexidades ou orgulho;

então eu te amo porque não conheço outro jeito

 

do que este: onde “eu” não existe, nem “você”,

tão perto que sua mão no meu peito é minha mão,

tão perto que seus olhos fecham enquanto eu adormeço.

 

Pablo Neruda

 

Envie a atividade para eu corrigir: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

uguesa/ProfºSilvia

Atividade de Língua Portuguesa - 1ªs séries A, B, C, D - Profª.: Sílvia - semana de 21 a 25/09/2020

 

1) (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

 

 a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

 b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.

 c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

 d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.

 e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

 

2) Leia o texto “Erro de português”, de Oswald de Andrade, para responder à questão.

  Erro de português

Quando o português chegou

 Debaixo duma bruta chuva

 Vestiu o índio

 Que pena! Fosse uma manhã de sol

 O índio tinha despido

 O português.

                                                      Oswald de Andrade

  Podemos observar que há uma crítica do autor em relação aos povos colonizadores, sobretudo uma crítica sobre as intenções dos padres jesuítas, amplamente expressas na literatura produzida durante o Quinhentismo. A crítica de Oswald de Andrade está presente no verso:

a) “Quando o português chegou (...)”;

b) “(...) Vestiu o índio (...)”;

c) “(...) Debaixo de uma bruta chuva (...)”;

d) “(...) O índio tinha despido (...)”;

e) “(...) Que pena! Fosse uma manhã de sol (...)”.

 

3) (UNISA) A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:

 

a) tem grande valor informativo;

b) merca nossa maturação clássica;

c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;

d) está a serviço do poder real;

e) tem fortes doses nacionalistas.

 

4) (CESMAZON) O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.

a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço.”

b) “Assim, quando o batel chegou à foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”

c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.”

d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

e) “Mostrara-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”

 

5) IFSP 2013

  A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.

 (Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)

  O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura

a) de informação.

b) de cordel.

c) naturalista.

d) ambientalista.

e) árcade.

 

 Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida sobre o conteúdo, entrar em contato pelo grupo de whatsapp, no privado ou por e-mail.

Matemática/ProfºErica

Planejamento Semanal 21 a 25.09

TURMAS: 1A, 1B, 1C e 1D

CONTEÚDOS: Contextualização de Funções Exponenciais

Você perceberam que as funções exponenciais parecem um bicho de sete cabeça mas na verdade é simples pois os dados são oferecidos no exercício e a função também, talvez o problema maior esteja em aplicar as propriedades básicas da potenciação e montar o gráfico, portanto a atividade para essa semana é apenas para rever as atividades sobre esse assunto e colocar o caderno do aluno em dia. Abaixo segue as funções que vocês aprenderam em exemplos do nosso cotidiano, chamamos isso de contextualização!

1)Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.

 Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2 sendo t em horas. Complete a tabela abaixo.

2) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2t, sendo t em horas. Usando a tabela abaixo, esboce o gráfico de N em função de t.

3( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

O salário de um funcionário de uma transportadora é R$ 1.750,00. Ele recebe um aumento percentual por tempo em anos de empresa.

Sabendo que a expressão que representa o salário S(t) em relação ao termo t é dada por S(t)=1750∙(1,02)^t, calcule o salário de um funcionário que possui 2 anos de empresa.

4) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

 Para determinar o valor de um veículo que foi comprado por R$ 30.000,00, e que perdeu seu valor em função do tempo de uso, utiliza-se a fórmula V(t) = 30000∙2^(-0,25 t), em que a variável V (valor do veículo) depende de t, que indica o tempo.

5) Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 14.

Certa substância radioativa se decompõe de tal forma que sua massa m se altera a cada quatro horas, conforme a função: m=m0∙2(-0,25 t). O valor inicial da massa, m0 é igual a 60 g, e o tempo é dado em horas.

Após 12 horas, a massa m, será de:

 

A) 60 g  

B) 30 g  

C) 7,5 g

D) 6,0 g  

E) 3,5 g

ATIVIDADE PARA A SEMANA

A tarefa dessa semana é apenas colocar em dia as atividades na apostila (caderno do aluno), as atividades acima estão nas páginas 13 e 14.

Projeto de vida /ProfºDayane

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

                        PROJETO DE VIDA 1ºA/1ºB e 1ºC (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

Unidade Temática: Competências Socioemocionais;

ATIVIDADES

 

 

 

·       Atividade 1- Atividade 1- É preciso traçar o caminho;

       Responder o questionário (pg:137);

·       Atividade 2- Com foco e força de vontade;

Responder o questionário (pg 137 e 138);

 

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º 

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

----------------------------------------------------------------------

1ºSérie  C /Manhã

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas             1º A,B e C

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Processo de criação coletivo/colaborativo

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Analisar a materialidade em Arte e utilizar suas possibilidades em processos de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, da música, do teatro ou da dança.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Essa semana veremos algumas propostas por meio de experimentações e estudos dos conceitos de processos de criação coletiva e/ou colaborativa em teatro copiar no caderno.

Criação coletiva: ​No teatro, a criação coletiva surge com os grupos teatrais que, nas décadas de 1960 e 1970, associam todos os elementos da encenação, inclusive o texto, em um mesmo processo de autoria com base na experimentação em sala de ensaio, neste processo de construção de espetáculos teatrais, o texto é escrito a partir das ideias do grupo de montagem da peça.

Processo colaborativo: é um processo de criação e produção que busca a horizontalidade nas relações entre os criadores do espetáculo teatral. Não existe hierarquia pré-estabelecida todos são responsáveis por tudo, produzir o roteiro, atuar, confeccionar figurinos etc.

 Asdrúbal Trouxe o Trombone​: Grupo carioca de teatro que estreou em 1974 e abraçou as ideias do Tropicalismo, do Teatro Oficina e da cultura pop, tornando-se uma das maiores referências de desconstrução da dramaturgia, da interpretação despojada e do processo de criação coletiva no teatro brasileiro. São fundadores do grupo o diretor Hamilton Vaz Pereira e os atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães. ​Trate-me leão é um texto que se tornou um marco na dramaturgia brasileira, expressou os temas e os tons da geração que saía da adolescência nos anos 1970, influenciando e definindo uma atitude perante a vida e a representação teatral por meio de processo de criação coletiva do Asdrúbal.

Com base no que você copiou e seus conhecimentos respondam as questões.

1.Como imagina que é um processo de teatro colaborativo? 2.Você já viu algum espetáculo de teatro fora dos espaços tradicionais onde costumam acontecer? Conte como foi.

3.O que você entende por produção cultural? O que você entende por intervenção cênica?

4. O que você entende por elementos constituintes da cena teatral?

 

 

 

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 21/09  a 25/09

 

__

 

 

 

Biologia/ProfºIsmael

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 3° Bi –21/09/2020 a 25/09/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°A, 1°B, 1°C e 1°D – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                 


                              Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

     

Educação Física/ProfºDayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA: 1ºA/ 1ºB/1ºC/1ºD

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

       Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 

ATIVIDADES

 

·       Atividade 1- Atividade 1-  2: Flag Football

           Pesquisar sobre o Flag Football (Pg: 111);

·       Atividade 2- 3: Um Jogo de “Ogros” Praticado por Cavalheiros;

Realizar em casa as ações (Passe, Tackle (touch) Try) Pg: 111;

 

 

 

                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:02/10/2020

 

Filosofia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:FILOSOFIA

TURMA:1ºC

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE CULTURA

 “Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

O trecho do texto acima aborda sobre a mistura étnica na formação da identidade brasileira. No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro:

a) a mistura étnica do Brasil é considerada positiva e vem se adaptando com o tempo.
b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.
c) a mistura étnica do Brasil foi fruto da violência e isso está refletido na cultura brasileira.
d) a mistura étnica do Brasil contribuiu para a criação de uma identidade brasileira negativa que se perpetua na violência.
e) a mistura étnica do Brasil é formada pela pluralidade de etnias e, por isso, é considerada negativa.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E-1F NOTURNO

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, pesquisa,

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1) Qual o ano do Surgimento do Radio no Brasil?

2) Cite 3 evoluções do Radio no Brasil?

3) Como esta os radio nos dias atuias?

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.

Fisica/ProfºRomeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana 21/09 a 25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  1°  ( A , B  C e D )

CONTEÚDOS:

          Movimento uniforme : ponto material , corpo extenso e referencial

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

Identificar as grandezas relevantes na descrição de um movimento , como deslocamento espaço percorrido tempo e velocidade

 

 

                    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                        Atividades de estudos ( 7 )

 

                                            Resolva os exercícios

 

1° Uma águia consegue atingir a velocidade de 180 Km/h. Qual a distancia , em quilômetros ,que ela consegue percorrer em 10 minutos com essa velocidade constante?

 

 

2°) Dois móveis A e B percorrem uma trajetória retilínea e seus movimentos são expressos pelas equações : Sa =30+20T e Sb=90-10T, ( s ) medidos em metros e

( t ) em segundos. Determine:

 

A)   Qual a distancia entre eles no instante inicial ?

B)    Qual o instante do encontro ?

C)   Qual a posição do encontro ?

D)   Quanto tempo levará o móvel A para percorrer 90 metros ?

 

 

 

                 

          

 

                                   

            

                         

            

                                        

         OBS: todas as atividades deverão ser encaminhados  para o email jromeugobo@gmail.com

        

         O nome completo , série e N°

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

Quimica/ProfºLucilene

QUÍMICA

                           E. E. SALIM FARAH MALUF

                       SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD                   02 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Balanceamento e interpretação das transformações químicas

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

1)    Levantamento dos conhecimentos prévios

1.a) Como as transformações químicas podem ser representadas?

1.b) Existe relação entre as quantidades de reagentes e produtos?

1.c) Como se pode prever a quantidade de ferro produzido com base nos reagentes?

2) Utilize o simulador Phet: “Construa uma molécula”. Siga os procedimentos indicados abaixo e represente as substâncias no quadro a seguir: Disponível em: https://tinyurl.com/Wnqpflu

-Clique na aba ”Construir Molécula”;

-No kit 1, utilize os átomos disponíveis para formar as moléculas de água. Arraste a molécula até chegar ao quadro correspondente;

-Faça o mesmo procedimento para todas as outras substâncias;

Preencha o quadro no caderno do aluno páginas 34 e 35.

-Faça o procedimento para todas as substâncias

3) Observe os sistemas a seguir no caderno do aluno e com o auxílio da legenda e indique A e B no quadro.

4) Resolva a atividade 3.D do caderno do aluno com o auxílio do simulador “Balanceamento de Equações Químicas”, realize os balanceamentos encontrados na opção “Introdução” do simulador, disponível em: https://tinyurl.com/yx6uel33  siga as instruções que estão no caderno do aluno.

5)Resolva a atividade 3.E do caderno do aluno.

Ao término da atividade encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.   Atividades da semana de 21 a 25 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 1º ANOS : A , B e C. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto.

Quantidade de aulas: 2 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades: Natureza e riscos ambientais; Classificar as diferentes manifestações do modelado do relevo terrestre considerando as forças endógenas e exógenas que atuam no planeta.

GEOGRAFIA :  Agentes modeladores do relevo mudanças na estrutura e forma da terra ( 1 / 2).

Lembra que a Terra tem entre 4,5 e 5 bilhões de anos? Quanto tempo nós vivemos no máximo? Viu? A diferença é muito grande. Para termos toda essa formação atual, os processos modificadores foram muitos. Podemos classificar estes agentes modificadores do relevo em internos e externos.

AGENTES ENDÓGENOS OU INTERNOS: Tectonismos; Vulcanismos; Terremotos;

Estes três formam o time dos agentes formadores do relevo Endógenos ou Internos (alguns autores não utilizam esta expressão por considerarem que eles também destroem o relevo):

Tectonismo – Também chamado de diastrofismo, é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões oriundas da região localizada sobre o magma da Terra.

Aqueles processos de duração longa (sob o ponto de vista do tempo geológico).





Veja na imagem as Placas Tectônicas: Quanto mais amarelo, maior a pressão para ocorrerem abalos.

 

Essa pressão pode ocorrer por um longo prazo (tempo geológico), que chamamos de Epirogênese e quando ocorre em um prazo mais curto, é chamado de Orogênese.

Dentre as paisagens formadas pelo tectonismo, temos as montanhas, as cordilheiras, os vulcões e todas as paisagens que, posteriormente, são novamente modificadas pelos agentes externos de transformação do relevo.





Temos as formações de falhas e dobramentos, como podemos ver a seguir:

 

Abalos Sísmicos – São resultantes, principalmente, do encontro de placas tectônicas de forma brusca, no qual, é analisada a intensidade da força que chega na superfície da Terra (Epicentro) de 0º à 9º na escala Richter.

O local de origem do tremor (Hipocentro) pode estar bem próximo à superfície ou em grandes profundidades.




Quando ocorrem no continente, são chamados de terremotos e quando ocorrem nos oceanos, são chamados de maremotos.

 

 

Vulcanismo – formado pelas erupções vulcânicas, no qual, a lava vem do manto através de falhas dentro da crosta terrestre até chegar à superfície. Dos agentes internos, é o que apresenta modificações mais rápidas, mas nada impede de ser um processo bastante lento.





Estrutura de um vulcão em atividade





O bom dessas regiões mais antigas no entorno dos vulcões, principalmente os inativos, é uma formação de solo bastante fértil.

 

 AGENTES EXÓGENOS OU EXTERNOS

São conhecidos como modeladores do relevo, mas eles também acabam por destruir, como ocorre a discussão em torno dos agentes internos. Estes são facilmente observados. Antes, precisamos ver o que é o Intemperismo.

Intemperismo é o conjunto de fenômenos biológicos, químicos e físicos que degradam as rochas. O Intemperismo químico é comum em áreas intertropicais, contando com temperaturas mais elevadas e umidade, ocorrendo a quebra dos elementos químicos das rochas.

Já o Intemperismo físico, conta com a atuação do vento, mas sem alterações químicas nos elementos, então ocorre uma fragmentação das rochas.    

 




Área com vegetação





Área com vegetação encosta desmatada e ocupada

Erosão Pluvial – é aquela erosão causada pela pluviosidade, ou seja, chuva. Áreas de encostas desmatadas são as principais áreas atingidas, porém, não precisa necessariamente serem desmatadas quando há um período intenso de chuvas em uma determinada região.

Erosão Fluvial – é a erosão causada pelas águas dos rios.

Você consegue perceber pelos seixos dos rios, que são arredondados, graças ao transporte por rolamento.

O grande problema é quando há desmatamento das margens, facilitando o assoreamento, no qual a água do rio perde força e fica mais difícil de chegar até a foz.


Outro processo que pode ocorrer é o desgaste do assoalho dos rios, tornando o leito mais profundo, como no caso do Grand Canyon, nos Estados Unidos.

Veja a imagem de uma região assoreada:



Grand Canyon – EUA





 Erosão Glacial – desgaste formado em áreas com gelo em um período do ano, pois o ato de congelar e descongelar, agride diretamente a rocha, quando esta água está sobre ela, formando os chamados Fiordes.

Fiordes.





Abrasão Marinha – é causada pelas ondas do mar, o impacto das ondes sobre os costões, sendo suaves ou agressivos, resultam na degradação da rocha matriz, dando origem, principalmente, às praias. Esses impactos, quando são fortes, formam as chamadas falésias, como as de Torres – RS.

Falésias de Torres

Erosão Eólica – muitas vezes o conceito aparece incompleto, induzindo ao erro ou até mesmo, à dúvida.

É uma erosão causada pelo vento, mas com ajuda de partículas de rochas, grãos de areia, que são os responsáveis pelos desgastes das rochas, funcionando como um jato de areia.

Bastante comum em áreas mais secas.





Esse tipo de erosão acaba proporcionando cenários belíssimos. 

Imagem de Erosão    Eólica

 

 

Esta atividade é, somente de leitura e pesquisa, não é preciso enviar respostas.

 

                                           Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

 “ É MUITO MELHOR PERCEBER UM DEFEITO EM SI MESMO,

DO QUE DEZENAS NO OUTRO,

POIS O SEU DEFEITO VOCÊ PODE MUDAR ”   !

 DALAI LAMA

História/Profº Everton



Professor Everton – História

3º Bimestre

 

1ªC, E, F

 

 

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

 

Imperador Carlos Magno

 

·       Assistir a vídeo aula  disponível no link:

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=a33K4Ut5Cbs

 

·       Faça um breve resumo

 

·       Entregar 30 de setembro

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 1º anos A, B, C do Ensino Médio

Atividade semanal para 2 aulas: 21/09/20 a 25/09/20

TEMA DA AULA: Língua Inglesa e Poesia – Leitura e interpretação

 

 

1ª aula: Na aula passada nós lemos e refletimos sobre o poema do escritor Pablo Neruda. Agora vamos falar sobre metáforas. Certamente você já estudou o uso de metáforas nas aulas de português. Vamos relembrar um pouco. Copie no caderno e depois faça a atividade.

 

O que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Exemplo:

Aquela moça é uma gata = Aquela moça é linda

Ele é um bicho preguiça = Ele é preguiçoso

Estou com uma fome de leão = Eu estou com muita fome

Ninguém há de arrancar-me a luz sagrada = Ninguém há de arrancar-me a vida.

“Uma metáfora diz uma coisa por outra, designando um objeto mediante uma palavra que designa outro objeto, que, por sua vez, teria com o primeiro uma relação de semelhança. Por exemplo: “ele tem uma vontade de ferro” fala de uma vontade tão forte quanto se supõe que seja o ferro. [...]. Descobrir a metáfora adequada facilita se aproximar, por expressão o mais semelhante possível, daquele elemento da realidade que nos interessa.”

 

2ª aula: Atividade Avaliativa

 

a)     Leia novamente o poema de Pablo Neruda.

b)    Você consegue identificar as metáforas nesses trechos? Copie-as em seu caderno. Copie o trecho que está em inglês, a tradução está abaixo para facilitar o entendimento.

XVII

 

I do not love you as if you were salt-rose, or topaz,

or the arrow of carnations the fire shoots off.

I love you as certain dark things are to be loved,

in secret, between the shadow and the soul.

 

I love you as the plant that never blooms

but carries in itself the light of hidden flowers;

thanks to your love a certain solid fragrance,

risen from the earth, lives darkly in my body.

 

I love you without knowing how, or when, or from where.

I love you straightforwardly, without complexities or pride;

so I love you because I know no other way

 

than this: where “I” does not exist, nor “you”,

so close that your hand on my chest is my hand,

so close that your eyes close as I fall asleep.

 

Pablo Neruda

 

XVII

 

Eu não te amo como se você fosse rosa salgada, ou topázio,

ou a flecha de cravos que o fogo dispara.

Eu te amo como certas coisas sombrias são para serem amadas,

em segredo, entre a sombra e a alma.

 

Eu te amo como a planta que nunca floresce

mas carrega em si a luz de flores escondidas;

graças ao seu amor uma certa fragrância sólida,

ressuscitou da terra, vive sombriamente em meu corpo.

 

Amo-te sem saber como, nem quando, nem de onde.

Eu te amo francamente, sem complexidades ou orgulho;

então eu te amo porque não conheço outro jeito

 

do que este: onde “eu” não existe, nem “você”,

tão perto que sua mão no meu peito é minha mão,

tão perto que seus olhos fecham enquanto eu adormeço.

 

Pablo Neruda

 

Envie a atividade para eu corrigir: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua Portuguesa/ProfºSilvia

Atividade de Língua Portuguesa - 1ªs séries A, B, C, D - Profª.: Sílvia - semana de 21 a 25/09/2020

 

1) (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

 

 a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

 b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.

 c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

 d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.

 e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

 

2) Leia o texto “Erro de português”, de Oswald de Andrade, para responder à questão.

  Erro de português

Quando o português chegou

 Debaixo duma bruta chuva

 Vestiu o índio

 Que pena! Fosse uma manhã de sol

 O índio tinha despido

 O português.

                                                      Oswald de Andrade

  Podemos observar que há uma crítica do autor em relação aos povos colonizadores, sobretudo uma crítica sobre as intenções dos padres jesuítas, amplamente expressas na literatura produzida durante o Quinhentismo. A crítica de Oswald de Andrade está presente no verso:

a) “Quando o português chegou (...)”;

b) “(...) Vestiu o índio (...)”;

c) “(...) Debaixo de uma bruta chuva (...)”;

d) “(...) O índio tinha despido (...)”;

e) “(...) Que pena! Fosse uma manhã de sol (...)”.

 

3) (UNISA) A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:

 

a) tem grande valor informativo;

b) merca nossa maturação clássica;

c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;

d) está a serviço do poder real;

e) tem fortes doses nacionalistas.

 

4) (CESMAZON) O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.

a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço.”

b) “Assim, quando o batel chegou à foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”

c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.”

d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

e) “Mostrara-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”

 

5) IFSP 2013

  A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.

 (Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)

  O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura

a) de informação.

b) de cordel.

c) naturalista.

d) ambientalista.

e) árcade.

 

 Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida sobre o conteúdo, entrar em contato pelo grupo de whatsapp, no privado ou por e-mail.

Matemática/ProfºErica

Planejamento Semanal 21 a 25.09

TURMAS: 1A, 1B, 1C e 1D

CONTEÚDOS: Contextualização de Funções Exponenciais

Você perceberam que as funções exponenciais parecem um bicho de sete cabeça mas na verdade é simples pois os dados são oferecidos no exercício e a função também, talvez o problema maior esteja em aplicar as propriedades básicas da potenciação e montar o gráfico, portanto a atividade para essa semana é apenas para rever as atividades sobre esse assunto e colocar o caderno do aluno em dia. Abaixo segue as funções que vocês aprenderam em exemplos do nosso cotidiano, chamamos isso de contextualização!

1)Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.

 Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2 sendo t em horas. Complete a tabela abaixo.

2) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2t, sendo t em horas. Usando a tabela abaixo, esboce o gráfico de N em função de t.

3( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

O salário de um funcionário de uma transportadora é R$ 1.750,00. Ele recebe um aumento percentual por tempo em anos de empresa.

Sabendo que a expressão que representa o salário S(t) em relação ao termo t é dada por S(t)=1750∙(1,02)^t, calcule o salário de um funcionário que possui 2 anos de empresa.

4) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

 Para determinar o valor de um veículo que foi comprado por R$ 30.000,00, e que perdeu seu valor em função do tempo de uso, utiliza-se a fórmula V(t) = 30000∙2^(-0,25 t), em que a variável V (valor do veículo) depende de t, que indica o tempo.

5) Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 14.

Certa substância radioativa se decompõe de tal forma que sua massa m se altera a cada quatro horas, conforme a função: m=m0∙2(-0,25 t). O valor inicial da massa, m0 é igual a 60 g, e o tempo é dado em horas.

Após 12 horas, a massa m, será de:

 

A) 60 g  

B) 30 g  

C) 7,5 g

D) 6,0 g  

E) 3,5 g

ATIVIDADE PARA A SEMANA

A tarefa dessa semana é apenas colocar em dia as atividades na apostila (caderno do aluno), as atividades acima estão nas páginas 13 e 14.

Projeto de vida /ProfºDayane

 

DISCIPLINA/TURMA:

 

                        PROJETO DE VIDA 1ºA/1ºB e 1ºC (Ensino Médio)

 

CONTEÚDOS:

Unidade Temática: Competências Socioemocionais;

ATIVIDADES

 

 

 

·       Atividade 1- Atividade 1- É preciso traçar o caminho;

       Responder o questionário (pg:137);

·       Atividade 2- Com foco e força de vontade;

Responder o questionário (pg 137 e 138);

 

 

                                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º 

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

----------------------------------------------------------------------

1ºSérie  D /Manhã

Arte / ProfºPaulo Sergio

E.E. PROFESSOR SALIM FARAH MALUF

PLANO DE ENSINO SEMANAL – ALUNOS

 

Professor: Paulo Sérgio de Farias.

E-mail institucional: psergiofarias@prof.educacao.sp.gov.br

Disciplina: Artes.

Data: 21/09 à 25/09/2020.

Turmas: 1º D – Ensino Médio – Manhã – 02 aulas semanais.

 

HABILIDADES:

Conhecendo a técnica Pós-Impressionismo, surgida entre 1907 e 1908, elaborada por seus estilos próprios.

 

TEXTO: Pós-Impressionismo.

 

 






EXPLICAÇÃO/ATIVIDADE:

Caros alunos, após a leitura do texto, vocês irão fazer um desenho em seu caderno de arte como este que está no texto, utilizando a mesma técnica e pintura.

 

(OBS: Não se esqueçam de me enviar a foto da atividade em meu Whatsapp (11) 96127-3201).

 

 

Boa atividade!

Biologia/ProfºIsmael

        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

    ANO LETIVO 2020 – 3° Bi –21/09/2020 a 25/09/2020.

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1°A, 1°B, 1°C e 1°D – Professor  Ismael. Disciplina: Biologia           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)

 

                              


       

        Atividade

 Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre os Ciclos Biogeoquímicos.

 

                                       

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A  ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

 

Educação Física/ProfºDayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA: 1ºA/ 1ºB/1ºC/1ºD

CONTEÚDOS:

CADERNO DO ALUNO DISPONIVEL NO BLOG

 

       Unidade Temática: Unidade Temática – Esporte;

 

 

ATIVIDADES

 

·       Atividade 1- Atividade 1-  2: Flag Football

           Pesquisar sobre o Flag Football (Pg: 111);

·       Atividade 2- 3: Um Jogo de “Ogros” Praticado por Cavalheiros;

Realizar em casa as ações (Passe, Tackle (touch) Try) Pg: 111;

 

 

 

                               E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até:02/10/2020

 


Filosofia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:FILOSOFIA

TURMA:1ºA/B/C/D

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE CULTURA

 “Todos nós, brasileiros, somos carne da carne daqueles pretos e índios supliciados. Todos nós brasileiros somos, por igual, a mão possessa que os supliciou. A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram para fazer de nós a gente sentida e sofrida que somos e a gente insensível e brutal, que também somos. Descendentes de escravos e de senhores de escravos seremos sempre servos da malignidade destilada e instalada em nós, tanto pelo sentimento da dor intencionalmente produzida para doer mais, quanto pelo exercício da brutalidade sobre homens, sobre mulheres, sobre crianças convertidas em pasto de nossa fúria. A mais terrível de nossas heranças é esta de levar sempre conosco a cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista.”

(RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.)

O trecho do texto acima aborda sobre a mistura étnica na formação da identidade brasileira. No olhar do antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro:

a) a mistura étnica do Brasil é considerada positiva e vem se adaptando com o tempo.
b) a mistura étnica do Brasil resultou numa ambiguidade entre características positivas e negativas que coexistem.
c) a mistura étnica do Brasil foi fruto da violência e isso está refletido na cultura brasileira.
d) a mistura étnica do Brasil contribuiu para a criação de uma identidade brasileira negativa que se perpetua na violência.
e) a mistura étnica do Brasil é formada pela pluralidade de etnias e, por isso, é considerada negativa.

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E-1F NOTURNO

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, pesquisa,

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1) Qual o ano do Surgimento do Radio no Brasil?

2) Cite 3 evoluções do Radio no Brasil?

3) Como esta os radio nos dias atuias?

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.

Fisica/ProfºRomeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

2 aulas por semana 21/09 a 25/09/2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Física  1°  ( A , B  C e D )

CONTEÚDOS:

          Movimento uniforme : ponto material , corpo extenso e referencial

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS

Identificar as grandezas relevantes na descrição de um movimento , como deslocamento espaço percorrido tempo e velocidade

 

 

                    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

                                        Atividades de estudos ( 7 )

 

                                            Resolva os exercícios

 

1° Uma águia consegue atingir a velocidade de 180 Km/h. Qual a distancia , em quilômetros ,que ela consegue percorrer em 10 minutos com essa velocidade constante?

 

 

2°) Dois móveis A e B percorrem uma trajetória retilínea e seus movimentos são expressos pelas equações : Sa =30+20T e Sb=90-10T, ( s ) medidos em metros e

( t ) em segundos. Determine:

 

A)   Qual a distancia entre eles no instante inicial ?

B)    Qual o instante do encontro ?

C)   Qual a posição do encontro ?

D)   Quanto tempo levará o móvel A para percorrer 90 metros ?

 

 

 

                 

          

 

                                   

            

                         

            

                                        

         OBS: todas as atividades deverão ser encaminhados  para o email jromeugobo@gmail.com

        

         O nome completo , série e N°

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtube, etc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

Quimica/ProfºLucilene

QUÍMICA

                           E. E. SALIM FARAH MALUF

                       SEMANA DE 21/09 A 25/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Química

Turmas: 1ºA, 1ºB, 1ºC e 1ºD                   02 aulas semanais (90 minutos)

Tema: Balanceamento e interpretação das transformações químicas

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior.

1)    Levantamento dos conhecimentos prévios

1.a) Como as transformações químicas podem ser representadas?

1.b) Existe relação entre as quantidades de reagentes e produtos?

1.c) Como se pode prever a quantidade de ferro produzido com base nos reagentes?

2) Utilize o simulador Phet: “Construa uma molécula”. Siga os procedimentos indicados abaixo e represente as substâncias no quadro a seguir: Disponível em: https://tinyurl.com/Wnqpflu

-Clique na aba ”Construir Molécula”;

-No kit 1, utilize os átomos disponíveis para formar as moléculas de água. Arraste a molécula até chegar ao quadro correspondente;

-Faça o mesmo procedimento para todas as outras substâncias;

Preencha o quadro no caderno do aluno páginas 34 e 35.

-Faça o procedimento para todas as substâncias

3) Observe os sistemas a seguir no caderno do aluno e com o auxílio da legenda e indique A e B no quadro.

4) Resolva a atividade 3.D do caderno do aluno com o auxílio do simulador “Balanceamento de Equações Químicas”, realize os balanceamentos encontrados na opção “Introdução” do simulador, disponível em: https://tinyurl.com/yx6uel33  siga as instruções que estão no caderno do aluno.

5)Resolva a atividade 3.E do caderno do aluno.

Ao término da atividade encaminhar ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Geografia/ProfºHosana

ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TURMA:1ºD

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE FONTES DE ENERGIA NO BRASIL

 

1)    Fale um pouco sobre Energia Eólica?

 

2)    O que é Biomassa?

 

3)    O que se entende por Energia Nuclear.

 

História/ProfºHosana


ATIVIDADE DE FILOSOFIA (21 a 25/9)

PROFESSORA: HOSANA          EMAIL: hosanahelen2301@gmail.com

DISCIPLINA:HISTÓRIA

TURMA:1ºD

DURAÇÃO:2 aulas semanais

HABILIDADE EF08H101: Após realizar a leitura do texto, identificar aspectos conceituais, a relação entre eles e o mundo contemporâneo. Desenvolver a compreensão textual e a Interpretação do texto, destacando os aspectos mais relevantes do Tema abordado.

 

ATIVIDADES SOBRE INDEPENDENCIA DO BRASIL

 

Já podeis da Pátria filhos, Ver contente a mãe gentil

Já raiou a liberdade, no horizonte do Brasil.

 

Brava gente, brasileira, longe vá, temor servil,

Ou ficar na Pátria livre

Ou morrer pelo Brasil!!

 

Explique o que você entende ao ler esse trecho do Hino da Independência.

Inglês/Profº

Língua Portuguesa/ProfºSilvia

Atividade de Língua Portuguesa - 1ªs séries A, B, C, D - Profª.: Sílvia - semana de 21 a 25/09/2020

 

1) (UFSM) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:

 

 a) É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.

 b) Inicia com Prosopopeia, de Bento Teixeira.

 c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.

 d) Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica.

 e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

 

2) Leia o texto “Erro de português”, de Oswald de Andrade, para responder à questão.

  Erro de português

Quando o português chegou

 Debaixo duma bruta chuva

 Vestiu o índio

 Que pena! Fosse uma manhã de sol

 O índio tinha despido

 O português.

                                                      Oswald de Andrade

  Podemos observar que há uma crítica do autor em relação aos povos colonizadores, sobretudo uma crítica sobre as intenções dos padres jesuítas, amplamente expressas na literatura produzida durante o Quinhentismo. A crítica de Oswald de Andrade está presente no verso:

a) “Quando o português chegou (...)”;

b) “(...) Vestiu o índio (...)”;

c) “(...) Debaixo de uma bruta chuva (...)”;

d) “(...) O índio tinha despido (...)”;

e) “(...) Que pena! Fosse uma manhã de sol (...)”.

 

3) (UNISA) A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:

 

a) tem grande valor informativo;

b) merca nossa maturação clássica;

c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;

d) está a serviço do poder real;

e) tem fortes doses nacionalistas.

 

4) (CESMAZON) O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação. Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.

a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço.”

b) “Assim, quando o batel chegou à foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”

c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre Douro e Minho, porque, neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-á nela tudo por bem das águas que tem.”

d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”

e) “Mostrara-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”

 

5) IFSP 2013

  A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador.

 (Carta de Pero Vaz de Caminha. www.dominiopublico.com.br. Acesso em: 04.12. 2012.)

  O trecho acima pertence a um dos primeiros escritos considerados como pertencentes à literatura brasileira. Do ponto de vista da evolução histórica, trata-se de literatura

a) de informação.

b) de cordel.

c) naturalista.

d) ambientalista.

e) árcade.

 

 Enviar para o e-mail: silviasline@outlook.com. Qualquer dúvida sobre o conteúdo, entrar em contato pelo grupo de whatsapp, no privado ou por e-mail.

Matemática/ProfºErica

Planejamento Semanal 21 a 25.09

TURMAS: 1A, 1B, 1C e 1D

CONTEÚDOS: Contextualização de Funções Exponenciais

Você perceberam que as funções exponenciais parecem um bicho de sete cabeça mas na verdade é simples pois os dados são oferecidos no exercício e a função também, talvez o problema maior esteja em aplicar as propriedades básicas da potenciação e montar o gráfico, portanto a atividade para essa semana é apenas para rever as atividades sobre esse assunto e colocar o caderno do aluno em dia. Abaixo segue as funções que vocês aprenderam em exemplos do nosso cotidiano, chamamos isso de contextualização!

1)Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.

 Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2 sendo t em horas. Complete a tabela abaixo.

2) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

Uma população N de micróbios cresce exponencialmente de acordo com a expressão N = 50∙2t, sendo t em horas. Usando a tabela abaixo, esboce o gráfico de N em função de t.

3( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

O salário de um funcionário de uma transportadora é R$ 1.750,00. Ele recebe um aumento percentual por tempo em anos de empresa.

Sabendo que a expressão que representa o salário S(t) em relação ao termo t é dada por S(t)=1750∙(1,02)^t, calcule o salário de um funcionário que possui 2 anos de empresa.

4) ( Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 13.)

 Para determinar o valor de um veículo que foi comprado por R$ 30.000,00, e que perdeu seu valor em função do tempo de uso, utiliza-se a fórmula V(t) = 30000∙2^(-0,25 t), em que a variável V (valor do veículo) depende de t, que indica o tempo.

5) Caderno do Aluno, 1º Ano, vol. 3, p. 14.

Certa substância radioativa se decompõe de tal forma que sua massa m se altera a cada quatro horas, conforme a função: m=m0∙2(-0,25 t). O valor inicial da massa, m0 é igual a 60 g, e o tempo é dado em horas.

Após 12 horas, a massa m, será de:

 

A) 60 g  

B) 30 g  

C) 7,5 g

D) 6,0 g  

E) 3,5 g

ATIVIDADE PARA A SEMANA

A tarefa dessa semana é apenas colocar em dia as atividades na apostila (caderno do aluno), as atividades acima estão nas páginas 13 e 14.

Projeto de vida /ProfºDenis

Projeto de Vida                                    Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades acima

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 4 MITOS DO ESTUDO E VILÕES DOS ESTUDANTES proposta no caderno do estudante, vejam o quais são os violões que os atrapalham seus estudos reflita sobre eles e envie sua resposta para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 4 Visualização de vídeo da serie Consciente Coletivo para posterior elaboração de narrativas sobre o consumo e a sustentabilidade. Disponível em:

https://www.akatu.org.br/videos/. Acesso em: 10 fev. 2020. Vocês acreditam que esses assuntos tratados nos vídeos tem relação com as queimadas no Pantanal e com a Amazônia? Justifique e envie sua reflexão para o e-mail do professor.

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 MAPA PARA O FUTURO  preencha o quadro de aprendizagem, conforme tenha entendido e reflita sobre o que mudou em relação ao semestre passado? O que vocês pensam para o seu futuro? Transcreva em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem diários de práticas a situação de aprendizagem 3 DO SONHO À REALIDADE: A ARTE DO PLANEJAMENTO Conforme a atividade “O que poderia ter mudado na história?”, do Caderno do Estudante (página 143). Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Responsabilidade, Organização; Determinação.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação /ProfºSandra

E. E. Salim Farah Maluf

Professora: Sandra Ferraz

Nome: Série: 1º 

Matéria de Tecnologia e Inovação

3º Bimestre

Atividade 24/09 Duração de 45 minutos.

Enviar as atividades para o Whatsapp: (11) 98024-9299

1. O que a tecnologia tem haver com a globalização.

Habilidades: Analisar, Interpretar os recursos expressivos das linguagens, relacionados ao texto, reconhecer os usos nas diferentes formas de comunicação.

----------------------------------------------------------------------

1ºSérie  E /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

 

   AULAS PREVISTAS  2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:    Arte           1ºE, 1ºF

 

CONTEÚDOS:

 

                              Intervenção em espaços não convencionais

2 aulas

 

Assista aos vídeos dos link’s abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=QcgMkIyocaE

 

https://www.youtube.com/watch?v=jfuaDORhiH0

 

Crie uma frase sobre intervenções artísticas em espaços não convencionais.

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de21/09 a 25/09

Disciplina : biologia

Prof : rene

Turmas : 1 E e 1 F


Tema :produção de alimentos

Atividade : pesquisar o significado dos termos :

Agricultura orgânica

Agroecologia

permacultura

Habilidade : compreender o agronegócio na produção de alimentos e bens de consumo

Material: livro didático do ensino médio ou internet

Citar a s fontes

Respostas em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°E 1°F noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica da grande obra da literatura clássica: Macbeht – culpa ganância e traição.  A história se desenrola na Escócia, no século XI. 

Tempo para realização: Uma semana.

 

  




           Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Literatura dos clássicos para tratar do assunto da Ética: Segundo o crítico literário Harold Bloom, Macbeth é o mais tenebroso dos dramas shakespearianos. A peça é uma ótima oportunidade para refletir sobre aspectos sombrios e atemporais do comportamento humano, como ganância, traição e culpa. 

 


No decorrer da trama, Macbeth vai se tornando cada vez mais insensível, sujando cada vez mais suas mãos de sangue. Por outro lado, Lady Macbeth, tomada pela culpa, passa a ter alucinações perturbadoras e se suicida.

 

 

 


 

O desenrolar da história: A história se desenrola na Escócia, no século XI. Os generais Macbeth e Banquo retornam vitoriosos de uma batalha. No caminho para casa, eles se deparam com três bruxas que fazem uma profecia: Macbeth se tornará barão e depois, rei. E os filhos de Banquo serão os próximos soberanos. 

Assim que o primeiro presságio se concretiza e Macbeth é nomeado barão, a vontade de se tornar monarca ganha espaço no coração do general. Mas é Lady Macbeth quem mais demonstra avidez com a possibilidade de virar rainha. Perversa e ardilosa, ela convence o marido de que o assassinato do rei é um passo imprescindível para a realização da profecia. 

Antes do crime, Macbeth pensa em recuar – afinal, ele é parente próximo do rei, um líder bom e justo. Porém, sua esposa consegue persuadi-lo e ele executa o monarca com um golpe de punhal. O peso da coroa, no entanto, traz apenas tormento e insônia ao novo rei. Sofrendo de dores terríveis de consciência, ele é incapaz de usufruir o que almejou. Ao mesmo tempo, teme a perda do poder recém-conquistado. 

Resumo da obra de Macbeht: Esta narrativa clássica mostra Macbeth e Banquo, seu amigo, retornando de uma guerra pelo reinado da Escócia, depois de retumbante vitória. Na estrada eles se deparam com três feiticeiras, que realizam surpreendentes previsões. De acordo com as irmãs, símbolos aqui das três tecelãs do destino humano, o protagonista se tornará Barão de Cawdor e, futuramente, o novo soberano. Quanto a Banquo, será o progenitor de reis.



Logo depois Macbeth é eleito Barão de Cawdor pelo Rei Duncan; surpreso com a precisão das revelações feitas anteriormente, ele escreve uma carta para sua esposa, Lady Macbeth, narrando o acontecido. A gananciosa mulher propõe então ao marido que o Rei seja assassinado para que o governo do reino passe então para as suas mãos.

Macbeth, a princípio hesitante, sucumbe à tentação e convida o soberano para se hospedar em sua residência. À noite, ele vai ao seu quarto e o mata impiedosamente. Imediatamente o trono se torna seu, mas sua consciência não o alivia. A culpa o persegue e ele segue cometendo atos insanos, como acabar com a vida de seu companheiro Banquo, pois acredita que ele o acusa de assassinar o rei Duncan.

O filho de seu amigo, futuro rei, se une ao seu maior adversário, Macduff, de quem ele roubou a família ao assassiná-la, e logo investem contra o tirano, cada vez mais cruel por não suportar os remorsos. Pouco antes, as bruxas lhe haviam revelado que nenhum homem nascido de uma figura feminina seria capaz de matá-lo. 


                                

  A esta altura o rei já está enlouquecendo, e se desequilibra radicalmente ao saber que a esposa, não suportando os fantasmas que perseguiam sua consciência, havia recorrido ao suicídio. Neste momento seus principais rivais são a culpa, o remorso, os fantasmas de suas vítimas.

Shakespeare compõe nesta obra, baseada nas crônicas dos reis Duff e Duncan, publicados nas Holinshed’s Chronicles, em 1587, e nos textos do filósofo Hector Boece, um perfil histórico da Inglaterra e de toda a Grã-Bretanha, tão bem conhecido do autor, repleto de alusões às intrigas e aos jogos gananciosos que levam reis aos tronos e, logo depois, os depõem.

Questão reflexiva: Aproveitando a temática sobre culpa e consciência, que tal caros alunos uma discussão sobre ética? Uma definição do professor e filósofo Mario Sergio Cortella pode ajudar: “Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder três grandes questões na vida: Quero? Posso? Devo? Nem tudo que quero eu posso. Nem tudo que posso eu devo. Nem tudo que devo eu quero. Você só tem paz de espírito quando aquilo que você quer é, ao mesmo tempo, o que você pode e deve”.  

A partir dessa colocação, Macbeth agiu de forma antiética? Como anda a ética atualmente? Quem tem a consciência pesada perde o sono? Quem trai, fere e trapaceia experimenta também o sofrimento por meio da culpa?

 


 

 

 

 

 

Time line da aula anterior e considerações iniciais da filosofia de Platão: Quando o delírio é um dom divino. O amor é loucura?    

 

 

Tese da aula anterior: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.

 

Time line da tese da aula anterior: segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da Prudência, Poros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.

Aula atual: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

Mas será que o que a dupla sentia poderia ser, verdadeiramente, considerado amor? Será que é justamente a não concretização do desejo do casal que dá força a essa narrativa? Será que seus alunos diferem a paixão do amor? 

E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? 

Esses são apenas alguns temas que podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

O texto genial de Shakespeare ainda proporciona discussões sobre o conflito entre pais e filhos, a intolerância e rivalidade entre grupos e a importância do diálogo.

Como se vê, a peça escrita no século 16 continua instigante e atual. Por isso, é um clássico: trata de questões humanas que não envelhecem nem saem de moda.




Resumo da obra: Romeu e Julieta são os protagonistas dessa história de amor. Eles se apaixonam perdidamente.

No entanto, ambas as famílias tem uma longa história de disputas. Romeu, que pretende casar com Rosalina, muda de ideia quando conhece a filha única dos Capuleto. Após o encontro, eles decidem se casar.

Eles se conhecem num baile de máscaras que ocorreu na cidade de Verona (Itália) e logo se apaixonam.

Entretanto, eles desconhecem suas origens, ou seja, nem imaginam que aquele amor pode causar muitos problemas.

Com a esperança das famílias se entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o casamento dos jovens.

Uma das peripécias da obra é o duelo que ocorre entre Teobaldo, primo de Julieta, Mercúcio, amigo de Romeu, e o próprio Romeu. Como resultado dessa briga, Teobaldo e Mercúcio morrem.

Diante disso, o príncipe de Verona decide exilar Romeu da cidade. No entanto, ele aparece durante à noite para se encontrar com sua amada Julieta.

Nesse momento, eles tem uma noite de amor. Julieta que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso.

Desesperada com esse fato, Julieta decide pedir ajuda ao Frei Lourenço. Ele lhe oferece uma bebida que supostamente parecerá que está morta.

Com isso, ele manda uma carta ao Romeu, que ainda está exilado, para revelar seu plano e unir definitivamente o casal.

Todavia, Romeu não recebe a mensagem do Frei e por seu criado Baltasar fica sabendo da "morte" de Julieta. Inconformado, ele compra um veneno em um boticário.

Vai até a cripta da família Capuleto, onde está o corpo de Julieta. Ali, ele encontra com Páris, o futuro pretendente de Julieta. Eles chegam a lutar e Romeu o mata.

Após a morte de Páris, Romeu toma o veneno. Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se mata com o punhal de seu amado.

Por fim, proibidos de viverem essa história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.




Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje?  Esses são apenas alguns temas que podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E-1F NOTURNO

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, pesquisa,

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1) Qual o ano do Surgimento do Radio no Brasil?

2) Cite 3 evoluções do Radio no Brasil?

3) Como esta os radio nos dias atuias?

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de  21 /09/2020 a 25/09/2020

 (2 aulas)

 

Física :1ª Séries E e F

 

ü Universo, Terra e vida Constituintes do Universo

 

TEMA 1 – UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O COMPÕEM

PARA SABER MAIS:

 

Para essa semana vamos enriquecer

explorando um pouco mais sobre o assunto com leituras:
Fonte: Superinteressante. É verdade que as estrelas que vemos já não
existem mais? Disponível em:
https://super.abril.com.br/tecnologia/
imagem-com-anos-luz-de-atraso/
. Acesso em: 07 nov. 2019.
Fonte: Folha de São Paulo. Ver o céu é ver o passado. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1511200905.htm

Acesso em: 07 nov. 2019.

 

Faça anotações das situações que chamaram mais sua atenção ,pois vamos realizar uma atividade em cima de suas anotações   !

Quimica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° E e 1° F  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, Catalisadores.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)





        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.

 

                                           Atividade

 

    Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre catalisadores.

                                               

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo

Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

“E, F do Regular e 1º Termo A e Termo B”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Tipos de Rochas

A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.

Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:

1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.


Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica

1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.


O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva

2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.


O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário

3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.

Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.


O calcário é uma rocha sedimentar *

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 21 a 25/09/20

1º E, F. e 1º Termo A, B.

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

 As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?

a) (  ) Magnéticas.

b) (  ) Metamórficas.

c) (  ) Sedimentares.

d) (  ) Magmáticas.

 

2ª questão:

 

 Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?

a) (  ) Metamórficas.

b) (  )  Intrusivas.

c) (  ) Plutônicas.

d) (  ) Magmáticas.

História/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – História

3º Bimestre

 

1ªC, E, F

 

 

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

 

Imperador Carlos Magno

 

·       Assistir a vídeo aula  disponível no link:

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=a33K4Ut5Cbs

 

·       Faça um breve resumo

 

·       Entregar 30 de setembro

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

Inglês/ProfºMªAntonia

1o. "E" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual
é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

"However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased
by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher 
education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on 
education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%),
Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, 
several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Thiago Gomes Soares


A atividade deve ser entregue no seguinte e mail eletrônico 


Leia o texto a seguir:
JOÃO E MARIA ATUALIZADO 

        Era uma vez, duas crianças: uma se chamava João e a outra Maria. João era um menino calmo, gostava de música, de brincar ao ar livre e preferia um sanduíche natural a uma pizza. Maria era uma menina levada, muito bagunceira que gostava de TV, jogos de videogame, computadores e preferia mil vezes pizza a um alimento saudável.  
        Num belo dia de Sol, resolveram fugir para a floresta em busca de grandes aventuras... Então fugiram. Para não se perderem, jogaram latinhas de refrigerante pelo caminho. Porém, eles não sabiam que, uma vez a cada dois meses, a prefeitura mandava dois funcionários limparem a floresta, e foi justamente naquele dia que ocorreu a limpeza. Na hora de voltar, estavam muito decepcionados, pois não acharam nenhuma aventura e perceberam que as latinhas não estavam mais lá. Ficaram desesperados! Quanto mais andavam, mais perdidos ficavam.
       Depois de andar muito, acharam uma casinha. Maria bateu na porta e logo um moço muito mal encarado abriu e disse para eles entrarem. Maria pediu que ele esperasse só um pouco. A menina cochichou baixinho no ouvido do irmão: 
       - Não gostei nada, nada dele! Você já o viu em algum lugar? João pensou um pouco e então se lembrou de que já tinha visto uma reportagem no Datena sobre um sujeito parecido com aquele. Todos os meios de comunicação diziam que ele se tratava de um pedófilo.
        Maria então notou que havia trazido o antigo celular do pai para o caso de se perderem. Tentou ligar para a polícia, só que ali não havia sinal. Começou a ficar desesperada. Afastou-se rapidamente da casa a procura de sinal. O homem voltou a insistir que eles entrassem. Foi então que o perigoso homem percebeu que as crianças não estavam mais lá. Suspeitou que elas pudessem ter descoberto que ele estava ali pra se esconder.
        Bem longe dali, a menina conseguiu sinal e ligou para a polícia que chegou ao local alguns minutos depois e prendeu o criminoso. 
       Eles voltaram para a casa e foram castigados pelos seus pais. João ficou sem sanduíche por um mês e Maria não pode jogar no seu XBOX ONE pelo mesmo período e nunca se esqueceram do grande perigo que passaram por nada.



1. De acordo com o texto, João e Maria fugiram para a floresta porque:

a)    Precisavam encontrar com os pais.
b)    Estavam a procura de comida.
c)    Buscavam aventura para se divertir.
d)    Procuravam por um criminoso fugitivo.

2. Pode-se afirmar que esse texto é um (a):

a)    Poema
b)    Conto
c)    Notícia
d)    Carta

3. Sobre o texto acima, assinale a única alternativa CORRETA:

a)    Esse texto não é literário, porque não se trata de uma ficção.
b)    Esse texto não é literário, já que não apresenta uma escrita criativa.
c)    Esse texto é literário, pois se trata de uma história ficcional, além de ser um conto.
d)    Esse texto é literário, visto que aborda uma história verdadeira, além de se tratar de uma notícia.

4. Pode-se entender desse texto que:

a)    A história se passa nos dias de hoje.
b)    João e Maria prenderam o criminoso.
c)    A prefeitura dificilmente manda limpar a floresta.
d)    João e Maria são crianças ingênuas.

5. No trecho:

“[...] pois não acharam nenhuma aventura e perceberam que as latinhas não estavam mais .

A palavra destacada refere-se dentro do texto:

a) ao caminho
b) à prefeitura
c) a casinha do homem
d) ao quarto de João e Maria


6. No trecho:

Tentou ligar para a polícia, só que ali não havia sinal.

A expressão em destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido do texto, por:

a)    Então
b)    Mas
c)    Ou
d)    Porque

Matemática/ProfºAparecida

E .E SALIM  FARAH  MALUF

PROF APARECIDA  : MATEMATICA     NOTURNO

ATIVIDADE 1 ANO E ENSINO  MÉDIO

PERÍODO:  21 /09   á  24/09/2020

 

Segue   o exemplo:  3x+1  = 27

                                3x+1 =  33      a base é o número de baixo  que é 3 só que elas tem que estar  iguais, portanto eu tenho 3 de um lado e três do outro então podemos resolver, o expoente acima é  x+1=3  ;   x=3-1 =2, não esqueçam que temos sempre que igualar as bases da exponencial, lá acima era 27 que é referente a 33 =3x3x3=27    então  vamos resolver as exponenciais abaixo:

 

a)     2x+6  = 8       b)  3x-4  = 9    c)  5x+10  = 25  

Entregar no email  profaparecidasalim@gmail.com


----------------------------------------------------------------------

1ºSérie  F /Noturno

Arte / ProfºJorge

ATIVIDADE PROFESSOR   Jorge C. Pessoa

 

   AULAS PREVISTAS  2 aulas de 45 minutos cada.

 

DISCIPLINA/TURMA:    Arte           1ºE, 1ºF

 

CONTEÚDOS:

 

                              Intervenção em espaços não convencionais

2 aulas

 

Assista aos vídeos dos link’s abaixo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=QcgMkIyocaE

 

https://www.youtube.com/watch?v=jfuaDORhiH0

 

Crie uma frase sobre intervenções artísticas em espaços não convencionais.

 

 

 

Obs.: Enviar as atividades pelo e-mail: artepessoasalim2020@outlook.com

 

Para tirar dúvidas usar o mesmo e-mail, assim que possível receberá o retorno.

DATA: 21/09/2020 a 25/09/2020.

Biologia/ProfºRene

Plano de aula semanal:

Período :de21/09 a 25/09

Disciplina : biologia

Prof : Rene

Turmas : 1 E e 1 F


Tema :produção de alimentos

Atividade : pesquisar o significado dos termos :

Agricultura orgânica

Agroecologia

permacultura

Habilidade : compreender o agronegócio na produção de alimentos e bens de consumo

Material: livro didático do ensino médio ou internet

Citar a s fontes

Respostas em renecaesquerdo@outlook.com.br

Educação Física/Profº

Filosofia/ProfºClaudio

E.E. Salim Farah Maluf.

Diretoria de Ensino Leste 3  

1°E 1°F noturno. Ano letivo 2020 3° bimestre: 21/09/2020 a 25/09/2020  – Professor: Cláudio Lemos. Disciplina: Filosofia.

Envio das atividades: E-mail: claudiolemos1984@outlook.com

Atividade: faça a leitura dinâmica da grande obra da literatura clássica: Macbeht – culpa ganância e traição.  A história se desenrola na Escócia, no século XI. 

Tempo para realização: Uma semana.

 

  




           Ano letivo: 2020 – 3° bimestre – 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Literatura dos clássicos para tratar do assunto da Ética: Segundo o crítico literário Harold Bloom, Macbeth é o mais tenebroso dos dramas shakespearianos. A peça é uma ótima oportunidade para refletir sobre aspectos sombrios e atemporais do comportamento humano, como ganância, traição e culpa. 

 


No decorrer da trama, Macbeth vai se tornando cada vez mais insensível, sujando cada vez mais suas mãos de sangue. Por outro lado, Lady Macbeth, tomada pela culpa, passa a ter alucinações perturbadoras e se suicida.

 

 

 


 

O desenrolar da história: A história se desenrola na Escócia, no século XI. Os generais Macbeth e Banquo retornam vitoriosos de uma batalha. No caminho para casa, eles se deparam com três bruxas que fazem uma profecia: Macbeth se tornará barão e depois, rei. E os filhos de Banquo serão os próximos soberanos. 

Assim que o primeiro presságio se concretiza e Macbeth é nomeado barão, a vontade de se tornar monarca ganha espaço no coração do general. Mas é Lady Macbeth quem mais demonstra avidez com a possibilidade de virar rainha. Perversa e ardilosa, ela convence o marido de que o assassinato do rei é um passo imprescindível para a realização da profecia. 

Antes do crime, Macbeth pensa em recuar – afinal, ele é parente próximo do rei, um líder bom e justo. Porém, sua esposa consegue persuadi-lo e ele executa o monarca com um golpe de punhal. O peso da coroa, no entanto, traz apenas tormento e insônia ao novo rei. Sofrendo de dores terríveis de consciência, ele é incapaz de usufruir o que almejou. Ao mesmo tempo, teme a perda do poder recém-conquistado. 

Resumo da obra de Macbeht: Esta narrativa clássica mostra Macbeth e Banquo, seu amigo, retornando de uma guerra pelo reinado da Escócia, depois de retumbante vitória. Na estrada eles se deparam com três feiticeiras, que realizam surpreendentes previsões. De acordo com as irmãs, símbolos aqui das três tecelãs do destino humano, o protagonista se tornará Barão de Cawdor e, futuramente, o novo soberano. Quanto a Banquo, será o progenitor de reis.



Logo depois Macbeth é eleito Barão de Cawdor pelo Rei Duncan; surpreso com a precisão das revelações feitas anteriormente, ele escreve uma carta para sua esposa, Lady Macbeth, narrando o acontecido. A gananciosa mulher propõe então ao marido que o Rei seja assassinado para que o governo do reino passe então para as suas mãos.

Macbeth, a princípio hesitante, sucumbe à tentação e convida o soberano para se hospedar em sua residência. À noite, ele vai ao seu quarto e o mata impiedosamente. Imediatamente o trono se torna seu, mas sua consciência não o alivia. A culpa o persegue e ele segue cometendo atos insanos, como acabar com a vida de seu companheiro Banquo, pois acredita que ele o acusa de assassinar o rei Duncan.

O filho de seu amigo, futuro rei, se une ao seu maior adversário, Macduff, de quem ele roubou a família ao assassiná-la, e logo investem contra o tirano, cada vez mais cruel por não suportar os remorsos. Pouco antes, as bruxas lhe haviam revelado que nenhum homem nascido de uma figura feminina seria capaz de matá-lo. 


                                

  A esta altura o rei já está enlouquecendo, e se desequilibra radicalmente ao saber que a esposa, não suportando os fantasmas que perseguiam sua consciência, havia recorrido ao suicídio. Neste momento seus principais rivais são a culpa, o remorso, os fantasmas de suas vítimas.

Shakespeare compõe nesta obra, baseada nas crônicas dos reis Duff e Duncan, publicados nas Holinshed’s Chronicles, em 1587, e nos textos do filósofo Hector Boece, um perfil histórico da Inglaterra e de toda a Grã-Bretanha, tão bem conhecido do autor, repleto de alusões às intrigas e aos jogos gananciosos que levam reis aos tronos e, logo depois, os depõem.

Questão reflexiva: Aproveitando a temática sobre culpa e consciência, que tal caros alunos uma discussão sobre ética? Uma definição do professor e filósofo Mario Sergio Cortella pode ajudar: “Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder três grandes questões na vida: Quero? Posso? Devo? Nem tudo que quero eu posso. Nem tudo que posso eu devo. Nem tudo que devo eu quero. Você só tem paz de espírito quando aquilo que você quer é, ao mesmo tempo, o que você pode e deve”.  

A partir dessa colocação, Macbeth agiu de forma antiética? Como anda a ética atualmente? Quem tem a consciência pesada perde o sono? Quem trai, fere e trapaceia experimenta também o sofrimento por meio da culpa?

 


 

 

 

 

 

Time line da aula anterior e considerações iniciais da filosofia de Platão: Quando o delírio é um dom divino. O amor é loucura?    

 

 

Tese da aula anterior: O mito do nascimento de Eros é usado por Platão para ilustrar a característica fundamental do amor: a insuficiência. Ama-se quando se deseja algo que não se tem e por isso o amor pode ser considerado filósofo. De fato, assim como amor não tem beleza, mas a deseja, o filósofo deseja a sabedoria sem possuí-la. Portanto, o amor é essencialmente uma necessidade não satisfeita, a percepção da falta de alguma coisa essencial para a própria completude. Resumo: “O amor é filho da pobreza e da riqueza: da pobreza, porque constantemente pede, e da riqueza porque constantemente se dá” – Platão. O Banquete, texto do qual foram extraídas as passagens que iremos analisar.

 

Time line da tese da aula anterior: segundo Platão o “amor é filho da pobreza e da riqueza” -, Platão usa o mito para exemplificar a questão principal: o que é o amor? Deste modo farei uma breve síntese do mito: A fim de comemorar o nascimento de Afrodite, todo o Olimpo festeja e, ao final, quando todos jazem embriagados pelos cantos, surge uma figura magérrima, em trajes andrajosos: é Pênia, que mendiga os restos. Deitado no jardim de Zeus ela vê o filho da PrudênciaPoros, afastado de todos. Pênia, que buscava justamente obter algum recurso, decide então ter com ele um filho e, aproximando-se, o desperta e obtém então o filho desejado: Eros, o deus do Amor. Por haver sido gerado no dia do nascimento da deusa da Beleza, o Amor ser-lhe-á o companheiro e terá características únicas: nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - herança da mãe e do pai dos quais Platão citou acima.

Aula atual: Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

Mas será que o que a dupla sentia poderia ser, verdadeiramente, considerado amor? Será que é justamente a não concretização do desejo do casal que dá força a essa narrativa? Será que seus alunos diferem a paixão do amor? 

E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? 

Esses são apenas alguns temas que podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

O texto genial de Shakespeare ainda proporciona discussões sobre o conflito entre pais e filhos, a intolerância e rivalidade entre grupos e a importância do diálogo.

Como se vê, a peça escrita no século 16 continua instigante e atual. Por isso, é um clássico: trata de questões humanas que não envelhecem nem saem de moda.




Resumo da obra: Romeu e Julieta são os protagonistas dessa história de amor. Eles se apaixonam perdidamente.

No entanto, ambas as famílias tem uma longa história de disputas. Romeu, que pretende casar com Rosalina, muda de ideia quando conhece a filha única dos Capuleto. Após o encontro, eles decidem se casar.

Eles se conhecem num baile de máscaras que ocorreu na cidade de Verona (Itália) e logo se apaixonam.

Entretanto, eles desconhecem suas origens, ou seja, nem imaginam que aquele amor pode causar muitos problemas.

Com a esperança das famílias se entenderem, Frei Lourenço, amigo e confidente de Romeu, realiza secretamente o casamento dos jovens.

Uma das peripécias da obra é o duelo que ocorre entre Teobaldo, primo de Julieta, Mercúcio, amigo de Romeu, e o próprio Romeu. Como resultado dessa briga, Teobaldo e Mercúcio morrem.

Diante disso, o príncipe de Verona decide exilar Romeu da cidade. No entanto, ele aparece durante à noite para se encontrar com sua amada Julieta.

Nesse momento, eles tem uma noite de amor. Julieta que está prometida por Páris, um jovem nobre e parente do príncipe, tenta adiar a data do casamento, porém sem sucesso.

Desesperada com esse fato, Julieta decide pedir ajuda ao Frei Lourenço. Ele lhe oferece uma bebida que supostamente parecerá que está morta.

Com isso, ele manda uma carta ao Romeu, que ainda está exilado, para revelar seu plano e unir definitivamente o casal.

Todavia, Romeu não recebe a mensagem do Frei e por seu criado Baltasar fica sabendo da "morte" de Julieta. Inconformado, ele compra um veneno em um boticário.

Vai até a cripta da família Capuleto, onde está o corpo de Julieta. Ali, ele encontra com Páris, o futuro pretendente de Julieta. Eles chegam a lutar e Romeu o mata.

Após a morte de Páris, Romeu toma o veneno. Quando Julieta desperta e compreende que Romeu tomou o veneno, ela se mata com o punhal de seu amado.

Por fim, proibidos de viverem essa história de amor, eles escolhem a morte. Diante disso, as famílias que antes viviam em discórdias, passam por um momento de paz.




Questão reflexiva: E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje?  Esses são apenas alguns temas que podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

Sociologia/ProfºJoyce

ESCOLA SALIM FARAH MALUF

Professora: Joyce Sociologia

1 ANOS E.M/1A-1B-1C-1D MANHA/ 1E-1F NOTURNO

Habilidades: Desenvolver habilidades de leitura, pesquisa,

Atividade: Perguntas

Tempo para realização: 1 semana (2 aulas)

Instrumento Para verificar a Aprendizagem: Perguntas

1) Qual o ano do Surgimento do Radio no Brasil?

2) Cite 3 evoluções do Radio no Brasil?

3) Como esta os radio nos dias atuias?

E-MAIL: Joycedancy@yahoo.com.br

Para tirar duvidas estarei de terças feiras e quinta feira das 13h as 15h online.

Fisica/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

E-mail: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de  21 /09/2020 a 25/09/2020

 (2 aulas)

 

Física :1ª Séries E e F

 

ü Universo, Terra e vida Constituintes do Universo

 

TEMA 1 – UNIVERSO – ELEMENTOS QUE O COMPÕEM

PARA SABER MAIS:

 

Para essa semana vamos enriquecer

explorando um pouco mais sobre o assunto com leituras:
Fonte: Superinteressante. É verdade que as estrelas que vemos já não
existem mais? Disponível em:
https://super.abril.com.br/tecnologia/
imagem-com-anos-luz-de-atraso/
. Acesso em: 07 nov. 2019.
Fonte: Folha de São Paulo. Ver o céu é ver o passado. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe1511200905.htm

Acesso em: 07 nov. 2019.

 

Faça anotações das situações que chamaram mais sua atenção ,pois vamos realizar uma atividade em cima de suas anotações   !

Quimica/ProfºIsmael

E.E. Salim Farah Maluf.

 

1° E e 1° F  – Professor  Ismael. Disciplina: Química           

E-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Atividade: Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre, Catalisadores.

Tempo para realização: Uma semana. ( Duas aulas de 45 minutos cada)





        DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

 ANO LETIVO 2020 – 3° Bi – 21/09/2020 a 25/09/2020.

 

                                           Atividade

 

    Realize uma pesquisa de 25 linhas sobre catalisadores.

                                               

Entregar as respostas via e-mail: ismaelpereira@prof.educacao.sp.gov.br

Não se esqueça de colocar seu nome completo, número, série e nome da escola.

 

SE ALGUM ALUNO ENCONTRAR DIFICULDADE PARA REALIZAR A ATIVIDADE PODERÁ FAZER EM DUPLA.

Geografia/ProfºEdivaldo


Conteúdo de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com as turmas dos 1º anos: durante a semana de 21 a 25/09/20

“E, F do Regular e 1º Termo A e Termo B”

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

Tipos de Rochas

A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais. Assim, em razão do caráter dinâmico da superfície, através de processos como o tectonismo, o intemperismo, a erosão e muitos outros, existe uma infinidade de tipos de rochas.

Dessa forma, foram elaborados vários tipos de classificação das rochas. A forma mais conhecida concebe-as a partir de sua origem, isto é, a partir do processo que resultou na formação dos seus diferentes tipos.

Nessa divisão, existem três tipos principais: as rochas ígneas ou magmáticas, as rochas metamórficas e as rochas sedimentares.

1) Rochas ígneas ou magmáticas: são aquelas que se originam a partir da solidificação do magma ou da lava vulcânica. Elas costumam apresentar uma maior resistência e subtipos geologicamente recentes e de formações antigas. Elas dividem-se em dois tipos:

1.1) Rochas ígneas extrusivas ou vulcânicas: são aquelas que surgem a partir do resfriamento do magma expelido em forma de lava por vulcões, formando a rocha na superfície e em áreas oceânicas. Como nesse processo a formação da rocha é rápida, ela apresenta características diferentes das rochas intrusivas. Um exemplo é o basalto.


Processo de constituição do basalto a partir da lava vulcânica

1.2) Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas: são aquelas que se formam no interior da Terra, geralmente nas zonas de encontro entre a astenosfera e a litosfera, em um processo constitutivo mais longo. Elas surgem na superfície somente através de afloramentos, que se formam graças ao movimento das placas tectônicas, como ocorre com a constituição das montanhas. Exemplo: gabro.


O gabro é um exemplo de rocha ígnea intrusiva

2) Rochas metamórficas: são as rochas que surgem a partir de outros tipos de rochas previamente existentes (rochas-mãe) sem que essas se decomponham durante o processo, que é chamado de metamorfismo. Quando a rocha original é transportada para outro ponto da litosfera que apresenta temperatura e pressão diferentes do seu local de origem, ela altera as suas propriedades mineralógicas, transformando-se em rochas metamórficas. Exemplo: mármore.


O mármore surge a partir do metamorfismo do calcário

3) Rochas sedimentares: são rochas que se originam a partir do acúmulo de sedimentos, que são partículas de rochas. Uma rocha preexistente sofre com as ações dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, desgastando-se e segmentando-se em inúmeras partículas (meteorização); em seguida, esse material (pó, argila, etc.) é transportado pela água e pelos ventos para outras áreas, onde se acumulam e, a uma certa pressão, unem-se e solidificam-se novamente (diagênese), formando novas rochas.

Esse tipo de constituição rochosa, em certos casos, favorece a preservação de fósseis, que, por esse motivo, só podem ser encontrados em rochas sedimentares. Além disso, nas chamadas bacias sedimentares, é possível a existência de petróleo, recurso mineral muito importante para a sociedade contemporânea. Exemplo: calcário.


O calcário é uma rocha sedimentar *

Atividade de geografia do professor Edivaldo para trabalhar com os alunos do ensino médio noturno: durante a semana de 21 a 25/09/20

1º E, F. e 1º Termo A, B.

. Observação: as atividades devem ser respondidas manuscrito, com data, nome, série, título do conteúdo e as respostas enviadas em fotos para o E-mail ao ladoediliberato@hotmail.com

1ª questão:

 As rochas mais antigas da Terra se encaixam em qual dos seguintes grupos?

a) (  ) Magnéticas.

b) (  ) Metamórficas.

c) (  ) Sedimentares.

d) (  ) Magmáticas.

 

2ª questão:

 

 Em quais tipos de rochas são encontradas reservas de petróleo, gás natural e carvão mineral?

a) (  ) Metamórficas.

b) (  )  Intrusivas.

c) (  ) Plutônicas.

d) (  ) Magmáticas.

História/ProfºEverton

Atividade

Professor Everton – História

3º Bimestre

 

1ªC, E, F

 

 

 

Semana de 21 a 25 de setembro

 

 

Imperador Carlos Magno

 

·       Assistir a vídeo aula  disponível no link:

 

·       Link: https://www.youtube.com/watch?v=a33K4Ut5Cbs

 

·       Faça um breve resumo

 

·       Entregar 30 de setembro

 

·       Não esquecer de colocar o nome, número e série 

 

·       Enviar por e-mail; evertonvono503@gmail.com / utilizar o Word, e letra Arial 12

 

Inglês/ProfºMªAntonia

1o. "F" - Ensino Médio

Professora: Maria Antonia Marcantonio

Disciplina: LEM - Língua Estrangeira Moderna - Inglês

Semana: de 21 à 25 de setembro de 2020.

Bimestre: 3o. Bimestre

Período: Noturno

Tema:Informação no mundo globalizado

Conteúdo: Estratégias de Leitura

Objetivo Aprendizagem:Possibilitar aos alunos maior percepção sobre "Estratégias de Leitura"

no aprendizado da Língua Inglesa.

ATIVIDADE: Pratique a Estratégia de Leitura Skimming, lendo o texto a seguir elaborado por
WENR World Education News + Reviews, sobre Investimentos em Educação e escreva em seu caderno qual
é o percentual que os países investem em educação e se esse investimento colabora para o seu aprendizado.
Em seguida envie para o endereço eletrônico professorainglesmariaantonia@yahoo.com

"However, despite this fiscal crisis, public spending in tertiary institutions actually increased
by 19 percent between 2010 and 2016, before Bolsonaro’s recent cuts cast doubt on future higher 
education spending. Total education expenditures also increased with Brazil spending more on 
education as a percentage of its GDP (about 6 percent) “than countries like Argentina (5.3%),
Colombia (4.7%), Chile (4.8%), Mexico (5.3%), and the US (5.4%). Some 80% of countries, 
several developed countries, spend a lower percentage of their GDP on education.”

Língua Portuguesa/ProfºThiago

Thiago Gomes Soares


A atividade deve ser entregue no seguinte e mail eletrônico 


Leia o texto a seguir:
JOÃO E MARIA ATUALIZADO 

        Era uma vez, duas crianças: uma se chamava João e a outra Maria. João era um menino calmo, gostava de música, de brincar ao ar livre e preferia um sanduíche natural a uma pizza. Maria era uma menina levada, muito bagunceira que gostava de TV, jogos de videogame, computadores e preferia mil vezes pizza a um alimento saudável.  
        Num belo dia de Sol, resolveram fugir para a floresta em busca de grandes aventuras... Então fugiram. Para não se perderem, jogaram latinhas de refrigerante pelo caminho. Porém, eles não sabiam que, uma vez a cada dois meses, a prefeitura mandava dois funcionários limparem a floresta, e foi justamente naquele dia que ocorreu a limpeza. Na hora de voltar, estavam muito decepcionados, pois não acharam nenhuma aventura e perceberam que as latinhas não estavam mais lá. Ficaram desesperados! Quanto mais andavam, mais perdidos ficavam.
       Depois de andar muito, acharam uma casinha. Maria bateu na porta e logo um moço muito mal encarado abriu e disse para eles entrarem. Maria pediu que ele esperasse só um pouco. A menina cochichou baixinho no ouvido do irmão: 
       - Não gostei nada, nada dele! Você já o viu em algum lugar? João pensou um pouco e então se lembrou de que já tinha visto uma reportagem no Datena sobre um sujeito parecido com aquele. Todos os meios de comunicação diziam que ele se tratava de um pedófilo.
        Maria então notou que havia trazido o antigo celular do pai para o caso de se perderem. Tentou ligar para a polícia, só que ali não havia sinal. Começou a ficar desesperada. Afastou-se rapidamente da casa a procura de sinal. O homem voltou a insistir que eles entrassem. Foi então que o perigoso homem percebeu que as crianças não estavam mais lá. Suspeitou que elas pudessem ter descoberto que ele estava ali pra se esconder.
        Bem longe dali, a menina conseguiu sinal e ligou para a polícia que chegou ao local alguns minutos depois e prendeu o criminoso. 
       Eles voltaram para a casa e foram castigados pelos seus pais. João ficou sem sanduíche por um mês e Maria não pode jogar no seu XBOX ONE pelo mesmo período e nunca se esqueceram do grande perigo que passaram por nada.



1. De acordo com o texto, João e Maria fugiram para a floresta porque:

a)    Precisavam encontrar com os pais.
b)    Estavam a procura de comida.
c)    Buscavam aventura para se divertir.
d)    Procuravam por um criminoso fugitivo.

2. Pode-se afirmar que esse texto é um (a):

a)    Poema
b)    Conto
c)    Notícia
d)    Carta

3. Sobre o texto acima, assinale a única alternativa CORRETA:

a)    Esse texto não é literário, porque não se trata de uma ficção.
b)    Esse texto não é literário, já que não apresenta uma escrita criativa.
c)    Esse texto é literário, pois se trata de uma história ficcional, além de ser um conto.
d)    Esse texto é literário, visto que aborda uma história verdadeira, além de se tratar de uma notícia.

4. Pode-se entender desse texto que:

a)    A história se passa nos dias de hoje.
b)    João e Maria prenderam o criminoso.
c)    A prefeitura dificilmente manda limpar a floresta.
d)    João e Maria são crianças ingênuas.

5. No trecho:

“[...] pois não acharam nenhuma aventura e perceberam que as latinhas não estavam mais .

A palavra destacada refere-se dentro do texto:

a) ao caminho
b) à prefeitura
c) a casinha do homem
d) ao quarto de João e Maria


6. No trecho:

Tentou ligar para a polícia, só que ali não havia sinal.

A expressão em destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido do texto, por:

a)    Então
b)    Mas
c)    Ou
d)    Porque

Matemática/ProfºAparecida

E .E SALIM  FARAH  MALUF

PROF APARECIDA  : MATEMATICA     NOTURNO

ATIVIDADE 1 ANO F ENSINO  MÉDIO

PERÍODO:  21 /09   á  24/09/2020

 

Segue   o exemplo:  3x+1  = 27

                                3x+1 =  33      a base é o número de baixo  que é 3 só que elas tem que estar  iguais, portanto eu tenho 3 de um lado e três do outro então podemos resolver, o expoente acima é  x+1=3  ;   x=3-1 =2, não esqueçam que temos sempre que igualar as bases da exponencial, lá acima era 27 que é referente a 33 =3x3x3=27    então  vamos resolver as exponenciais abaixo:

 

a)     2x+6  = 8       b)  3x-4  = 9    c)  5x+10  = 25  

Entregar no email  profaparecidasalim@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário