segunda-feira, 14 de setembro de 2020

4ºAnos iniciais semana de 14 a 18 de setembro de 2020

   Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020


4ºAno A ( Anos Iniciais )

Professora :Claudia Rudi

São Paulo,14 de setembro de 2020.

segunda-feira.

Professora: Claudia Rudi

Telefone: (11) 99330-3341

Leitura Inicial: O menino Nito.

Escritora: Sonia Rosa

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.

Ler e escrever.

Sequência didática – Mudança de foco narrativo, tempo e lugar.

Etapa 3 – Escrita de um conto, com mudança do foco narrativo – parte 1 e parte2. Páginas, 200, 201, 202 e 203.

Habilidade: (EF35LP07) Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

Artes, (uma aula de cinquenta minutos).

Matemática

Atividade permanente, escrever números por extenso de zero a trinta.

Caderno do aluno EMAI.

Sequência 20

Atividade 20.3

O objetivo da atividade é propor que as crianças observem os preços de cestas básicas em diversas capitais brasileiras e estabeleçam relações entre esses preços.

Atividade 20.4

O objetivo da atividade é propor que as crianças observem a tabela e o gráfico com temperaturas ocorridas na cidade de São Paulo no mês de novembro, no período de uma semana, façam análise dos dados, comparando e registrando as variações de temperatura em seguida, construam um gráfico de linha com as mesmas informações.

Habilidades: (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros contextos, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, se possível, planilhas eletrônicas.

(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise. Páginas, 29,30,31 e 32.

Atividade complementar (PNLD) Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 142 a 144.

Duas aulas de cinquenta minutos.


São Paulo, 15 de setembro de 2020.

Terça feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: Conta pra mim “Cobras”

Escritora: Ricardo Moreira Figueiredo Filho

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.

Projeto didático jornal.

 Caderno do aluno, Ler e escrever.

Atividade 3A

Notícia – Contexto de produção: Marcas no texto e no título – Parte3

Atividade complementar. (PNLD) Livro Buriti mais de português.

Texto Um.

Observe atentamente a primeira página do jornal. “O Globo, na edição de 9 de agosto de 2016. Objetivo e conhecer a organização da primeira página de jornal.

Páginas: 132,133 e 134

Atividade complementar

Texto Dois.

Atividade propõe a leitura da notícia que acompanha a manchete da primeira página do jornal, estudada no texto 1.

Objetivo e ler notícia identificando elementos como manchete, título, linha fina e lide.

 

Duas aulas de cinquenta minutos.

Habilidade: EF04LP14 Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

EF04LP15A Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.

 

Educação Física, (Uma aula de cinquenta minutos).

Matemática

Atividade, escrever números por extenso de Trinta a Sessenta.

Caderno do aluno EMAI.

Sequência 20

Atividade 20.5

Está é a última atividade da unidade 5 e é uma avaliação das aprendizagens das crianças.

Como é uma atividade que vai avaliar o que aprenderam na unidade 5 e importante que o estudante resolva as questões sozinhos.  O link será disponibilizado por Whatsapp. Telefone: (11) 99330-3341.

 

Habilidades: (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros contextos, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, se possível, planilhas eletrônicas.

(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.

 

Unidade 6

Iniciaremos os estudos da unidade 6, A atividade propõe aprofundar nossos cálculos com a multiplicação e divisão e resolver problemas em que aparece estudo de possibilidades, vamos calcular perímetro de figuras planas e frações de diferentes inteiros. Além de retomar algumas atividades anteriores. Bons estudos.

Atividade 21.1

O objetivo da atividade é propor que as crianças reflitam e analisem procedimentos para multiplicar números naturais, fazendo uso de algoritmos que exploram a decomposição de um número e a propriedade distributiva da multiplicação em relação à adição.

Páginas: 33, 34 e 37.

Atividade complementar (PNLD) Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 106 e 107.

Habilidades: (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade.

(EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.

 


São Paulo, 16 de setembro de 2020.

Quarta feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial:  Porque as plantas protegem o solo contra os deslizamentos?

Autoria: Thécia Alfenas Silva Valente Paes e Thamy Evellini Dias Marques.

Universidade Federal de Ouro Preto.

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.

Caderno do Aluno ler e escrever.

 Etapa 3 - Lendo e analisando carta de reclamação publicada.

Nesta etapa os alunos irão analisar diferentes cartas de reclamação publicadas, identificando sua estrutura composicional e argumentos utilizados pelos autores.

Etapa 4 – Nesta etapa os(as) alunos(as) produzirão uma carta de reclamação, considerando os seus elementos constitutivos e sua estrutura composicional sobre algum fato ocorrido. Página,168.

Duas aulas de cinquenta minutos.

 Habilidade: EF04LP15A Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública. EF04LP15B Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

EF15LP05A Planejar o texto que será produzido, com a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto (impresso/digital) e as características do gênero.

 

 

Matemática

Atividade, escrever números por extenso de sessenta a noventa.

Caderno do aluno EMAI.

Atividade 21.2

Está atividade tem por objetivo propor que as crianças reflitam e analisem procedimentos para multiplicar números naturais, fazendo uso de algoritmo que explora a decomposição de um dos números, a propriedade distributiva da multiplicação em relação á adição e do algoritmo “convencional”.

Atividade 21.3

Está atividade tem o objetivo de que, as crianças analisem procedimentos para multiplicar números naturais e observem que o resultado de uma multiplicação, mantém-se mesmo quando há alteração na ordem dos fatores, ou seja, que é válida a propriedade comutativa da multiplicação.

Páginas: 39,40 e 41.

Atividade complementar (PNLD) Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 108 e 109.

 

Habilidades: (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade.

(EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.

 

Geografia

Atividade: Relação campo Cidade.

Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7- atividades Páginas 150 a 152.

Nesta atividade, os estudantes serão incentivados a estudarem especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando os fluxos econômicos.

Objetivo é compreender o papel na indústria na transformação de matérias primas, identificando a produção e circulação de mercadorias na organização dos espaços reconhecendo sua importância.

Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de informações, de ideias e de pessoas.



São Paulo, 17 de setembro de 2020.

Quinta feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: Conta pra mim “João de Barro”

Autoria: Ricardo Moreira Figueiredo Filho 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.

Projeto didático jornal.

 Caderno do aluno, Ler e escrever.

Atividade 3B

As declarações e os efeitos que provocam no leitor.

A atividade propõe ao aluno a leitura e reflexão sobre a notícia apresentada pela professora, observando as declarações das pessoas envolvidas na reportagem.

 

Atividade 3C

O olho da notícia

Atividade temo objetivo que o aluno perceba detalhes em relação ao título e introduz informações novas, que serão aprofundadas no corpo da notícia. Páginas 149 a 152.

 

 

 USP confirma tremor de terra no recôncavo da Bahia e diz que foi de magnitude de 1.6 mR

Situação, segundo moradores, ocorreu no início da noite de quarta-feira (19). Assunto viralizou nas redes sociais. Tremor foi registrado em 2 estações sismográficas da RSBR.

Por G1 BA

 

20/08/2020 19h59, Atualizado há 3 semanas.

--:--/--:--

Moradores de Cachoeira, no recôncavo da BA, relatam tremor de terra

 

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou o tremor de terra ocorrido no recôncavo da Bahia, na quarta-feira (19). Segundo o centro, o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix e teve magnitude de 1.6 mR.

Nas redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, moradores de Cachoeira, cidade vizinha a São Félix, relataram que sentiram o tremor e se mostraram apreensivos com a situação.

De acordo com o Centro de Sismologia, o fenômeno foi registrado aconteceu às 18h51, em São Félix, em 2 estações sismográficas da RSBR e foi localizado com a ajuda de pessoas que sentiram o tremor e mandaram relatos para eles.

O centro esclareceu que tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e podem ocorrer em qualquer lugar. "Normalmente, não trazem nenhum perigo a não ser um pouco de susto a população".

Segundo a Centro de Sismologia da USP, não é possível saber a natureza ou a causa destes pequenos abalos. O instituto disse que, geralmente, são causados por pressões geológicas naturais presentes na costa terrestre.

                          


USP confirma tremor de terra no recôncavo da Bahia e diz que ele teve magnitude de 1.6 mR — Foto: Reprodução / Redes Sociais

A secretária de Educação de Cachoeira, Ana Luiza Marques, conta que não sentiu o tremor, mas de acordo com relatos de conhecidos, as pessoas que estavam no centro da cidade, em uma localidade conhecida como Ladeira da Cadeia, sentiram.

O engenheiro agrônomo Carlos Lobo, de 65 anos, que mora na Ladeira da Cadeia, disse que ouviu um estrondo entre 18h30 e 19h. Vizinhos contaram ainda os móveis chegaram a balançar dentro das casas. Apesar de rápido, as pessoas se assustaram.

              


Segundo Centro de Sismologia da USP, tremor aconteceu em São Félix — Foto: Reprodução/TV Bahia

"Todos ficaram assustados, teve gente que saiu de casa na hora. Foi um estrondo subterrâneo. Eu ouvi, eu senti como se fosse uma explosão. Eu ouvi pela manhã também, por volta das 6h30, só que mais fraco. Quando foi de noite, o barulho foi maior", disse.

Em nota, a prefeitura disse que acionou a Defesa Civil do Estado da Bahia para que fosse realizada uma analise a respeito do ocorrido. O órgão entrou em contato com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e com a Defesa Civil Nacional, e obteve a informação de que não foi detectado nenhum abalo de magnitude alta que possa provocar danos na cidade ou na região.


                  



Entrada da cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano — Foto: Maiana Belo/G1 BA

A Prefeitura de Cachoeira também entrou em contato com a Votorantim Energia, empresa que administra a Barragem Pedra do Cavalo, e foi informada que não houve nenhuma alteração no funcionamento da usina nos últimos dias, assim como a própria empresa já havia informado à imprensa.

Segundo Anderson Nascimento, coordenador do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), único dedicado ao monitoramento no Nordeste e cobre toda região, informou que o tremor relatado pelos moradores de Cachoeira não foi registrado por eles. Anderson acredita que o tremor não foi captado no monitoramento, porque foi de baixa intensidade.

Reportagem retirada do Jornal G1, Bahia.

 

Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

 (EF04LP15A) Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).

Duas aulas de cinquenta minutos.

 

Matemática

Atividade, escrever números por extenso de noventa a cento e vinte.

Caderno do aluno EMAI.

Atividade 21.4

Atividade tem o objetivo de que, as crianças analisem procedimentos para dividir números naturais em que há a exploração, da decomposição do dividendo, a aplicação da propriedade distributiva da divisão em relação á adição e o algoritmo, conhecido como processo americano.

Atividade 21.5

O objetivo da atividade é que as crianças trabalhem com estimativas e cálculo mental, envolvendo operações de multiplicação e de divisão de números naturais. Páginas: 42, 43 e 44.

Atividade complementar (PNLD) Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 112 e 113.

Habilidades: (EF04MA06B) Resolver e elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade. (EF04MA12) Reconhecer, por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando regularidades.

 

História

Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11 percorrendo distâncias

Atividade propõe o reconhecer as vias de transportes atuais, principalmente as rodovias, como elementos básicos para a ocupação agrícola e a integração dessas áreas à economia Nacional.  O objetivo é reconhecer as atividades econômicas e o comércio com o desenvolvimento das vias de transportes ao longo da nossa vida. Páginas 232 a 234.

Habilidade: (EF04HI07) Identificar e descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a dinâmica da vida comercial.

Uma aula de cinquenta minutos.

 

São Paulo, 18 de setembro de 2020.

Sexta feira.

Professora: Claudia Rudi

Leitura Inicial: Bichos ameaçados, “Um engraçadinho raro”

Autoria: Jean Carlos Miranda, Raquel Costa e Rosana Mazzoni.

Laboratório de ecologia de peixes. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Educação Física, (Uma aula de cinquenta minutos).

 

Artes, (uma aula de cinquenta minutos).

 

Português

Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.

Atividade habitual

Leitura de Crônica

Atividade propõe que o aluno compreenda a função social de textos que circulam em campos da vida social, dos quais participa cotidianamente, (na casa, na rua, na comunidade, na escola). E Localizar informações explicitas durante a leitura do gênero textual.

 

Tarde de domingo

 

                                                                                                                             Ana Paula Corradini

                        Seis pratos sobre a pia. Cinco vazios, um ainda com lasanha à bolonhesa.

                        Um filho que não gosta de lasanha à bolonhesa. Zero filhos para tirar o resto da mesa. Uma mãe de mãos ásperas, um pai de dedos ágeis.

                        Um controle remoto. Zero sobremesas. Quatro reclamações. Um filho que

não gosta de sobremesa. Dez dedos indicadores, um controle remoto. Cinquenta

programas simultâneos na TV a cabo. Cinco opiniões, dois safanões, um grito

vindo da cozinha. Quatro silêncios e uma bateção de porta.

                        Um filme, quatro sorrisos. Um choro abafado no banheiro. Uma palavra doce

de mãe. Seis pratos lavados, doze talheres guardados, uma caçarola areada.

Duas mãos em repouso. Cinco lugares ocupados.

                        Uma poltrona vaga. Uma birrinha no canto da sala. Um colo. Duas lágrimas já enxutas. Um ressonar, dois ressonares, três... Cinco roncos. Dois olhos bem

abertos. Um bico desse tamanho.

 

                                                       Fonte: http://www.qdivertido.com.br/vercronica.php?codigo=4

Reflexão do texto:

1.       O que acham do texto?

 

2.       O que autora pretende que os leitores percebam?

 

3.       No trecho “Zero filhos para tirar o resto da mesa,” a expressão sublinhada refere-se a.

 

a)       Nenhum filho para ajudar.

b)      Três filhos para ajudar.

c)       Vários filhos para ajudar.

d)      Cinco filhos para ajudar.

 Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.

Duração duas aulas de cinquenta minutos.

 

Atividade de ortografia.

Espera-se que os alunos percebam que é preciso revisar o uso de sinais de pontuação, pois os mesmos foram utilizados de forma inadequada.

 

Ao ler a carta, o que você pode perceber?                       

 

Há algo que precisa ser melhorado?






(EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão em diálogos).

 

Ciências

Livro Ápis – Capítulo 1

A atividade propõe ao aluno uma análise da importância do sol e da lua em diferentes civilizações. Objetivo e reconhecer o intervalo de tempo entre as mudanças de cada uma das fases da lua estando atento ao fato que os ciclos relacionados ao ano dado pela posição do sol no céu e ao mês dado pela fase da lua( lembrando-se que o dia e dado pela sucessão de manhãs, tardes e noites).

Páginas de 30 a 33.

Habilidade: (EF04CI011A) Explicar a relação entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a

Uma aula de cinquenta minutos.

CMSP- Centro de Mídias de São Paulo

Diariamente se segunda-feira a sexta-feira, das 14:00 as 15:30 horas. 

O seu acesso é muito importante para nós.





Professora : Flávia 

Disciplina :Arte

Professora: Flávia Lima

Disciplina: Artes

Ano/Series: 4º A  ano iniciais.

 

Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.  

 

Duração: 2 aulas.

 

Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.

 

No mês de setembro comemoramos a chegada da primavera, com a ajuda dos pais ou responsáveis faça um desenho bem colorido sobre o assunto no caderno de desenho ou caderno normal da sala.



Professor : Donizeti

Disciplina:Educação Física

                                    EE SALIM FARAH MALUF

                                      EDUCAÇÃO FÍSICA

                                   PROFESSOR DONIZETI

                                     TURMA: 4º ANO  A 

                   ATIVIDADES   SEMANA    14/09   Á   18/09/2020

1ª AULA (50 minutos)

Vamos agora brincar de: pedra, papel e tesoura. Você pode brincar com uma ou mais pessoas. É feita através de rodadas, quem fizer primeiro dez pontos vence a rodada.

 



2ª AULA (50 minutos)

Nesse período que não podemos sair muito de casa, vamos fazer exercícios dentro de casa mesmo. Vamos utilizar a corda, use sua imaginação e crie vários exercícios com a corda, para o corpo inteiro.

 



ORIENTAÇÕES

Muito importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para aquelas que tem uma maior dificuldade.

Você vai utilizar uma corda, se não tiver use um cordão de varal.

Assistir as aulas no CMSP.

REGISTRO

 

Você poderá fazer um desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário