Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020
4ºAno A ( Anos Iniciais )
Professora :Claudia Rudi
São Paulo,14
de setembro de 2020.
segunda-feira.
Professora:
Claudia Rudi
Telefone:
(11) 99330-3341
Leitura
Inicial: O menino Nito.
Escritora:
Sonia Rosa
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.
Ler e escrever.
Sequência didática – Mudança de
foco narrativo, tempo e lugar.
Etapa 3 – Escrita de um conto,
com mudança do foco narrativo – parte 1 e parte2. Páginas, 200, 201, 202 e 203.
Habilidade: (EF35LP07) Utilizar
conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas
de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto,
quando for o caso.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Artes, (uma aula de
cinquenta minutos).
Matemática
Atividade
permanente, escrever números por extenso de zero a trinta.
Caderno do aluno EMAI.
Sequência 20
Atividade 20.3
O objetivo da atividade é propor
que as crianças observem os preços de cestas básicas em diversas capitais
brasileiras e estabeleçam relações entre esses preços.
Atividade 20.4
O objetivo da atividade é propor
que as crianças observem a tabela e o gráfico com temperaturas ocorridas na
cidade de São Paulo no mês de novembro, no período de uma semana, façam análise
dos dados, comparando e registrando as variações de temperatura em seguida, construam
um gráfico de linha com as mesmas informações.
Habilidades: (EF04MA24) Registrar as temperaturas máxima e
mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros contextos, e elaborar
gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, se
possível, planilhas eletrônicas.
(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar dados apresentados em
tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com
base em informações das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com
a síntese de sua análise. Páginas, 29,30,31 e 32.
Atividade complementar (PNLD)
Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 142 a 144.
Duas aulas de cinquenta minutos.
São Paulo, 15 de setembro de
2020.
Terça feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura
Inicial: Conta pra mim “Cobras”
Escritora:
Ricardo Moreira Figueiredo Filho
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.
Projeto didático jornal.
Caderno do aluno, Ler e escrever.
Atividade 3A
Notícia – Contexto de produção:
Marcas no texto e no título – Parte3
Atividade
complementar. (PNLD) Livro Buriti mais de português.
Texto Um.
Observe
atentamente a primeira página do jornal. “O Globo, na edição de 9 de agosto de
2016. Objetivo e conhecer a organização da primeira página de jornal.
Páginas:
132,133 e 134
Atividade
complementar
Texto Dois.
Atividade
propõe a leitura da notícia que acompanha a manchete da primeira página do
jornal, estudada no texto 1.
Objetivo e ler
notícia identificando elementos como manchete, título, linha fina e lide.
Duas aulas de
cinquenta minutos.
Habilidade: EF04LP14 Identificar
em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo
da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do
fato/assunto comentado.
EF04LP15A Ler e compreender notícias, cartas de leitor,
comentários, posts, entre outros textos do campo da vida pública.
Educação
Física, (Uma aula de cinquenta minutos).
Matemática
Atividade, escrever
números por extenso de Trinta a Sessenta.
Caderno do aluno EMAI.
Sequência 20
Está
é a última atividade da unidade 5 e é uma avaliação das aprendizagens das
crianças.
Como é uma atividade que vai avaliar o que
aprenderam na unidade 5 e importante que o estudante resolva as questões
sozinhos. O link será disponibilizado
por Whatsapp. Telefone: (11) 99330-3341.
Habilidades: (EF04MA24) Registrar as temperaturas
máxima e mínima diárias, em locais do cotidiano e de outros contextos, e
elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura,
utilizando, se possível, planilhas eletrônicas.
(EF04MA27) Ler, interpretar e analisar
dados apresentados em tabelas simples ou de dupla entrada e em gráficos de
colunas ou pictóricos, com base em informações das diferentes áreas do
conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua análise.
Unidade
6
Iniciaremos
os estudos da unidade 6, A atividade propõe aprofundar nossos cálculos com a
multiplicação e divisão e resolver problemas em que aparece estudo de
possibilidades, vamos calcular perímetro de figuras planas e frações de
diferentes inteiros. Além de retomar algumas atividades anteriores. Bons
estudos.
Atividade
21.1
O
objetivo da atividade é propor que as crianças reflitam e analisem
procedimentos para multiplicar números naturais, fazendo uso de algoritmos que
exploram a decomposição de um número e a propriedade distributiva da
multiplicação em relação à adição.
Páginas:
33, 34 e 37.
Atividade
complementar (PNLD) Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 106 e 107.
Habilidades: (EF04MA06B)
Resolver e elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas
envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória
e proporcionalidade.
(EF04MA12) Reconhecer,
por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as
divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando
regularidades.
São Paulo, 16 de setembro de 2020.
Quarta
feira.
Professora:
Claudia Rudi
Leitura Inicial: Porque as plantas protegem o solo contra os
deslizamentos?
Autoria: Thécia Alfenas Silva
Valente Paes e Thamy Evellini Dias Marques.
Universidade Federal de Ouro
Preto.
Português
Escrever no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da
professora, nome completo do aluno, série, leitura diária, autor, escrever o
alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.
Caderno do Aluno ler e escrever.
Etapa 3 - Lendo e
analisando carta de reclamação publicada.
Nesta etapa os alunos irão analisar diferentes cartas de
reclamação publicadas, identificando sua estrutura composicional e argumentos
utilizados pelos autores.
Etapa 4 – Nesta etapa os(as) alunos(as) produzirão uma carta
de reclamação, considerando os seus elementos constitutivos e sua estrutura
composicional sobre algum fato ocorrido. Página,168.
Duas aulas de cinquenta minutos.
Habilidade:
EF04LP15A Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts,
entre outros textos do campo da vida pública. EF04LP15B Distinguir fatos de
opiniões/ sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública
(notícias, cartas de leitor, comentários, posts...).
EF15LP05A Planejar o texto que será produzido, com
a ajuda do professor, conforme a situação comunicativa (quem escreve, para
quem, para quê, quando e onde escreve), o meio/suporte de circulação do texto
(impresso/digital) e as características do gênero.
Matemática
Atividade,
escrever números por extenso de sessenta a noventa.
Caderno do aluno EMAI.
Atividade 21.2
Está atividade tem por objetivo
propor que as crianças reflitam e analisem procedimentos para multiplicar
números naturais, fazendo uso de algoritmo que explora a decomposição de um dos
números, a propriedade distributiva da multiplicação em relação á adição e do
algoritmo “convencional”.
Atividade 21.3
Está atividade tem o objetivo de
que, as crianças analisem procedimentos para multiplicar números naturais e
observem que o resultado de uma multiplicação, mantém-se mesmo quando há
alteração na ordem dos fatores, ou seja, que é válida a propriedade comutativa
da multiplicação.
Páginas: 39,40 e 41.
Atividade complementar (PNLD)
Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 108 e 109.
Habilidades: (EF04MA06B)
Resolver e elaborar situações problema envolvendo diferentes significados da
multiplicação: combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias
diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas
envolvendo diferentes significados da multiplicação e da divisão: combinatória
e proporcionalidade.
(EF04MA12) Reconhecer,
por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as
divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando
regularidades.
Geografia
Atividade: Relação campo Cidade.
Livro Ápis (PNLD), Capitulo 7- atividades Páginas 150 a 152.
Nesta atividade, os estudantes serão incentivados a
estudarem especificidades e analisar a interdependência do campo e da cidade,
considerando os fluxos econômicos.
Objetivo é compreender o papel na indústria na transformação
de matérias primas, identificando a produção e circulação de mercadorias na
organização dos espaços reconhecendo sua importância.
Habilidade: (EF04GE04) Reconhecer especificidades e analisar a
interdependência do campo e da cidade, considerando fluxos econômicos, de
informações, de ideias e de pessoas.
São Paulo, 17 de setembro de
2020.
Quinta feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura Inicial: Conta pra mim
“João de Barro”
Autoria: Ricardo Moreira
Figueiredo Filho
Português
Escrever no caderno o cabeçalho,
colocando data, nome da professora, nome completo do aluno, série, leitura
diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e bastão e uma parlenda.
Projeto didático jornal.
Caderno do aluno, Ler e escrever.
Atividade 3B
As declarações e os efeitos que provocam no leitor.
A atividade propõe ao aluno a leitura e reflexão
sobre a notícia apresentada pela professora, observando as declarações das
pessoas envolvidas na reportagem.
Atividade 3C
O olho da notícia
Atividade temo objetivo que o aluno perceba detalhes
em relação ao título e introduz informações novas, que serão aprofundadas no
corpo da notícia. Páginas 149 a 152.
USP confirma tremor de terra no recôncavo da
Bahia e diz que foi de magnitude de 1.6 mR
Situação, segundo moradores, ocorreu
no início da noite de quarta-feira (19). Assunto viralizou nas redes sociais. Tremor
foi registrado em 2 estações sismográficas da RSBR.
Por G1 BA
20/08/2020 19h59, Atualizado há
3 semanas.
--:--/--:--
Moradores de Cachoeira, no recôncavo
da BA, relatam tremor de terra
O
Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou o tremor
de terra ocorrido no recôncavo da Bahia, na
quarta-feira (19). Segundo o centro, o fenômeno ocorreu na cidade de São Félix
e teve magnitude de 1.6 mR.
Nas
redes sociais e aplicativos de troca de mensagens, moradores de Cachoeira,
cidade vizinha a São Félix, relataram que sentiram o tremor e se mostraram
apreensivos com a situação.
De
acordo com o Centro de Sismologia, o fenômeno foi registrado aconteceu às
18h51, em São Félix, em 2 estações sismográficas da RSBR e foi localizado com a
ajuda de pessoas que sentiram o tremor e mandaram relatos para eles.
O
centro esclareceu que tremores pequenos são relativamente comuns no Brasil e
podem ocorrer em qualquer lugar. "Normalmente, não trazem nenhum perigo a
não ser um pouco de susto a população".
Segundo
a Centro de Sismologia da USP, não é possível saber a natureza ou a causa
destes pequenos abalos. O instituto disse que, geralmente, são causados por
pressões geológicas naturais presentes na costa terrestre.
USP
confirma tremor de terra no recôncavo da Bahia e diz que ele teve magnitude de
1.6 mR — Foto: Reprodução / Redes Sociais
A secretária de Educação de Cachoeira, Ana Luiza
Marques, conta que não sentiu o tremor, mas de acordo com relatos de
conhecidos, as pessoas que estavam no centro da cidade, em uma localidade
conhecida como Ladeira da Cadeia, sentiram.
O engenheiro agrônomo Carlos Lobo, de 65 anos, que
mora na Ladeira da Cadeia, disse que ouviu um estrondo entre 18h30 e 19h. Vizinhos
contaram ainda os móveis chegaram a balançar dentro das casas. Apesar de
rápido, as pessoas se assustaram.
Segundo Centro de Sismologia da USP,
tremor aconteceu em São Félix — Foto: Reprodução/TV Bahia
"Todos ficaram assustados, teve gente que saiu
de casa na hora. Foi um estrondo subterrâneo. Eu ouvi, eu senti como se fosse
uma explosão. Eu ouvi pela manhã também, por volta das 6h30, só que mais fraco.
Quando foi de noite, o barulho foi maior", disse.
Em nota, a prefeitura disse que acionou a Defesa
Civil do Estado da Bahia para que fosse realizada uma analise a respeito do
ocorrido. O órgão entrou em contato com o Observatório Sismológico da
Universidade de Brasília e com a Defesa Civil Nacional, e obteve a informação
de que não foi detectado nenhum abalo de magnitude alta que possa provocar
danos na cidade ou na região.
Entrada da cidade de Cachoeira, no
recôncavo baiano — Foto: Maiana Belo/G1 BA
A Prefeitura de Cachoeira também entrou em contato
com a Votorantim Energia, empresa que administra a Barragem Pedra do Cavalo, e
foi informada que não houve nenhuma alteração no funcionamento da usina nos
últimos dias, assim como a própria empresa já havia informado à imprensa.
Segundo Anderson Nascimento, coordenador do
Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
(UFRN), único dedicado ao monitoramento no Nordeste e cobre toda região,
informou que o tremor relatado pelos moradores de Cachoeira não foi registrado
por eles. Anderson acredita que o tremor não foi captado no monitoramento,
porque foi de baixa intensidade.
Reportagem retirada do Jornal G1, Bahia.
Habilidade: (EF04LP14) Identificar
em notícias, cartas de leitor, comentários, posts entre outros textos do campo
da vida pública, fatos, participantes, local e momento/ tempo da ocorrência do
fato/assunto comentado.
(EF04LP15A)
Ler e compreender notícias, cartas de leitor, comentários, posts, entre outros
textos do campo da vida pública (EF04LP15B) Distinguir fatos de opiniões/
sugestões na leitura de diferentes textos do campo da vida pública (notícias,
cartas de leitor, comentários, posts...).
Duas aulas de cinquenta minutos.
Matemática
Atividade,
escrever números por extenso de noventa a cento e vinte.
Caderno do aluno EMAI.
Atividade 21.4
Atividade tem o objetivo de que,
as crianças analisem procedimentos para dividir números naturais em que há a
exploração, da decomposição do dividendo, a aplicação da propriedade
distributiva da divisão em relação á adição e o algoritmo, conhecido como
processo americano.
Atividade 21.5
O objetivo da atividade é que as
crianças trabalhem com estimativas e cálculo mental, envolvendo operações de
multiplicação e de divisão de números naturais. Páginas: 42, 43 e 44.
Atividade complementar (PNLD)
Livro Buriti Mais de Matemática, Páginas 112 e 113.
Habilidades:
(EF04MA06B) Resolver e elaborar
situações problema envolvendo diferentes significados da multiplicação:
combinatória e proporcionalidade, utilizando estratégias diversas, como cálculo
por estimativa, cálculo mental e algoritmos. Problemas envolvendo diferentes
significados da multiplicação e da divisão: combinatória e proporcionalidade. (EF04MA12) Reconhecer,
por meio de investigações, que há grupos de números naturais para os quais as
divisões por um determinado número resultam em restos iguais, identificando
regularidades.
História
Livro Ápis (PNLD) - Capítulo 11 percorrendo
distâncias
Atividade propõe o reconhecer as vias de transportes atuais,
principalmente as rodovias, como elementos básicos para a ocupação agrícola e a
integração dessas áreas à economia Nacional. O objetivo é reconhecer as atividades
econômicas e o comércio com o desenvolvimento das vias de transportes ao longo
da nossa vida. Páginas 232 a 234.
Habilidade: (EF04HI07) Identificar e
descrever a importância dos caminhos terrestres, fluviais e marítimos para a
dinâmica da vida comercial.
Uma aula de cinquenta minutos.
São Paulo, 18 de setembro de
2020.
Sexta feira.
Professora: Claudia Rudi
Leitura Inicial: Bichos ameaçados,
“Um engraçadinho raro”
Autoria: Jean Carlos Miranda,
Raquel Costa e Rosana Mazzoni.
Laboratório de ecologia de
peixes. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Educação Física, (Uma
aula de cinquenta minutos).
Artes, (uma aula de
cinquenta minutos).
Escrever
no caderno o cabeçalho, colocando data, nome da professora, nome completo do
aluno, série, leitura diária, autor, escrever o alfabeto em letras cursiva e
bastão e uma parlenda.
Atividade
habitual
Leitura de
Crônica
Atividade
propõe que o aluno compreenda a função social de textos que circulam em campos
da vida social, dos quais participa cotidianamente, (na casa, na rua, na
comunidade, na escola). E Localizar informações explicitas durante a leitura do
gênero textual.
Tarde de domingo
Ana Paula Corradini
Seis pratos sobre a
pia. Cinco vazios, um ainda com lasanha à bolonhesa.
Um filho que não gosta
de lasanha à bolonhesa. Zero filhos para tirar o resto da mesa. Uma mãe
de mãos ásperas, um pai de dedos ágeis.
Um controle remoto.
Zero sobremesas. Quatro reclamações. Um filho que
não gosta de sobremesa. Dez dedos
indicadores, um controle remoto. Cinquenta
programas simultâneos na TV a cabo. Cinco
opiniões, dois safanões, um grito
vindo da cozinha. Quatro silêncios e uma bateção
de porta.
Um filme, quatro
sorrisos. Um choro abafado no banheiro. Uma palavra doce
de mãe. Seis pratos lavados, doze talheres
guardados, uma caçarola areada.
Duas mãos em repouso. Cinco lugares ocupados.
Uma poltrona vaga. Uma
birrinha no canto da sala. Um colo. Duas lágrimas já enxutas. Um ressonar, dois
ressonares, três... Cinco roncos. Dois olhos bem
abertos. Um bico desse tamanho.
Fonte:
http://www.qdivertido.com.br/vercronica.php?codigo=4
Reflexão do texto:
1. O
que acham do texto?
2. O
que autora pretende que os leitores percebam?
3. No
trecho “Zero filhos para tirar o resto da mesa,” a expressão sublinhada
refere-se a.
a) Nenhum
filho para ajudar.
b) Três
filhos para ajudar.
c) Vários
filhos para ajudar.
d) Cinco
filhos para ajudar.
Habilidade: (EF04LP14) Identificar em notícias, cartas de leitor,
comentários, posts entre outros textos do campo da vida pública, fatos, participantes,
local e momento/ tempo da ocorrência do fato/assunto comentado.
Duração duas aulas de
cinquenta minutos.
Atividade de ortografia.
Espera-se que os alunos percebam
que é preciso revisar o uso de sinais de pontuação, pois os mesmos foram utilizados
de forma inadequada.
Ao ler a carta, o que você pode
perceber?
Há algo que precisa ser melhorado?
(EF04LP05A) Compreender os efeitos de sentido decorrentes do uso de diferentes
pontuações (ponto final, de interrogação, de exclamação, dois pontos, travessão
em diálogos).
Ciências
Livro Ápis – Capítulo 1
A atividade propõe ao aluno uma análise da importância do
sol e da lua em diferentes civilizações. Objetivo e reconhecer o intervalo de
tempo entre as mudanças de cada uma das fases da lua estando atento ao fato que
os ciclos relacionados ao ano dado pela posição do sol no céu e ao mês dado
pela fase da lua( lembrando-se que o dia e dado pela sucessão de manhãs, tardes
e noites).
Páginas de 30 a 33.
Habilidade: (EF04CI011A) Explicar a relação
entre os movimentos observáveis do Sistema Sol, Terra e Lua e associá-los a
Uma aula de cinquenta minutos.
CMSP- Centro de Mídias de São
Paulo
Diariamente se segunda-feira a
sexta-feira, das 14:00 as 15:30 horas.
O seu acesso é muito importante
para nós.
Professora : Flávia
Disciplina :Arte
Professora: Flávia Lima
Disciplina: Artes
Ano/Series: 4º A ano iniciais.
Habilidade: (EF015AR23) RECONHECER E EXPERIMENTAR, EM PROJETOS TEMÁTICOS, AS RELAÇÕES PROCESSUAIS ENTRE DIVERSAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS.
Duração: 2 aulas.
Orientação para o Aluno: caderno de artes, lápis preto, lápis de cor e borracha e outros materiais para fazer a atividade escolhida.
No mês de setembro comemoramos a chegada da primavera, com a ajuda dos pais ou responsáveis faça um desenho bem colorido sobre o assunto no caderno de desenho ou caderno normal da sala.
Professor : Donizeti
Disciplina:Educação Física
EE SALIM
FARAH MALUF
EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR
DONIZETI TURMA:
4º ANO A |
ATIVIDADES SEMANA
14/09 Á 18/09/2020 |
1ª AULA (50 minutos) Vamos agora brincar
de: pedra, papel e tesoura. Você pode brincar com uma ou mais pessoas. É
feita através de rodadas, quem fizer primeiro dez pontos vence a rodada.
|
2ª AULA (50 minutos) Nesse período que não podemos sair muito de casa,
vamos fazer exercícios dentro de casa mesmo. Vamos utilizar a corda, use sua
imaginação e crie vários exercícios com a corda, para o corpo inteiro. |
ORIENTAÇÕES Muito
importante a participação da família junto com a criança. Principalmente para
aquelas que tem uma maior dificuldade. Você
vai utilizar uma corda, se não tiver use um cordão de varal. Assistir as aulas no
CMSP. |
REGISTRO
Você poderá fazer um
desenho no seu caderno sobre as brincadeiras e ainda tirar fotos das
atividades e mandar para o WhatsApp da sua professora de sala.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário