Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020
Eletiva / Lucilene
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 14/09/A/18/09/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Eletivas (Alimentação Saudável)
Turma: 8ºD 02 aulas semanais (90minutos)
Tema:
Orientar para resolver
Desenvolvimento:
Analisar a pesquisa realizada
Anotar os tópicos mais graves a respeito da alimentação do
entrevistado
Voltar ao entrevistado e fazer as devidas orientações sobre
os bons hábitos alimentares
Orientá-los de forma correta
Incentivá-los na prática de exercícios físicos
De dicas práticas e fáceis de se ter bons hábitos
alimentares sem gastar muito
Faça um cardápio simples com as principais refeições e as
porções adequadas no consumo diário de alimento a ser consumido.
Faça todos esses registros no caderno faça uma foto e me
envie via e-mail:
entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto você deverá colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvida é na quarta-feira das09:50 as 10:35 horas
da manhã via e-mail.
FIQUE BEM MAS
FIQUE EM CASA.
Eletiva/Profª Dayane
DISCIPLINA/TURMA:
ELETIVA
(ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
·
Unidade Temática: Esporte e Lazer
·
Jogos,
games e tv;
ATIVIDADES
·
Atividade 1- Pesquisar sobre a prática dos
esportes adaptados em época de Pandemia;
·
Atividade 2- Relatar sobre a pesquisa;
E-mail
para devolutiva
Data
de entrega até: 24/09/2020
Eletiva / Profª Jobiane
E.E.
SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE
14/09/2020 a 18/09/2020
ELETIVA
ESPORTE E LAZER - 8º ANO A
PROFESSORA: JOBIANE REIS -
jobiane.reis@hotmail.com
TEMA: SETEMBRO AMARELO
(Duração - 2 aulas)
ORIENTAÇÃO DA
ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.
Como o
Setembro Amarelo começou?
A campanha teve início no Brasil, em
2015, pelo Centro
de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM)
e Associação
Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo
Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no
ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também
participaram.
A Associação Internacional para a Prevenção do
Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de
setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
Esta data foi criada em 2003 pela
Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização
Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do
suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos
governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70
países do mundo para salvar vidas.
Objetivos do
Setembro Amarelo
O principal objetivo da campanha Setembro
Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a
população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o
Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos
e discussões que abordem o problema.
Suicídio é o ato de tirar a própria vida
intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas,
planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.
Durante todo o mês de setembro, ações são
realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os
sintomas desse problema e para a saúde mental.
Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde
pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um
problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou
personalidade.
Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco
de suicídio?
Pessoas sob risco de suicídio podem:
- apresentar
comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e
amigos;
- ter casos de
doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor
(depressão, bipolaridade), transtornos de
comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas),
transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade
generalizada;
- apresentar
irritabilidade, pessimismo ou apatia;
- sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
- odiar-se,
apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
- ter um desejo
súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um
testamento;
- apresentar
sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
- escrever cartas de
despedida;
- falar
repentinamente sobre morte ou suicídio;
- apresentar um
convívio social conturbado;
- ter doenças
físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes
como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
- apresentar
personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.
Eletiva / Profº. Denis
Eletiva Grana no Bolso Professor
Denis Maimoni
E.E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM
Nome:___________________________________________
3º Bim- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva
Acima tem alguns conceitos de
liquidez, segurança e rentabilidade definidos, vocês com a aula passada de
renda fixa saberia dizer se as rendas fixas, tem alguma dessas características acima? Justifique sua
resposta e envie para o professor por e-mail.
Aulas Previstas: 2
Aulas
Público: 8º ao
9º EF e1º ao 2º Ensino Médio
Habilidades envolvidas: Pensamento
crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo;
Autoconhecimento; Autogestão.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do
Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 -
Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
8ºAno A
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade –Sondagem |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28):Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista,
maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e
assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e
colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Para iniciar esta Situação de
Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes
têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de
trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos
digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos. 1.Quaisas diferentes funções teatrais
que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram? 2.Como foi vivenciar os processos de
produção artística nas aulas anteriores? 3.Quais as diferenças e semelhanças
entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo? 4.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e
repertórios artísticos? 5.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos? |
||||
RECURSOS: Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 14/09 a
18/09
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (180 minutos)
Tema: O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior
Utilize o caderno do aluno para resolver algumas questões a
seguir:
1) O que
representam essas imagens para você?
2) Você
já participou de algum destes eventos?
3) Você
saberia identificar quem está contaminado com alguma IST nestes ambientes?
4) Como
podemos nos prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis?
5) O que
são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? E HIV/Aids?
6) Você
já ouviu de alguma IST? Quais?
7) Que
fatores ou comportamentos podem aumentar as chances de jovens contraírem uma
IST-HIV/Aids?
8) Faça
uma pesquisa sobre os agentes causadores, sintomas, formas de transmissão, tratamentos
e métodos de prevenção dos seguintes ISTs:
SÌFILIS, GONORREIA, HPV, HEPATITE, AIDS, TRICOMONÍASE, CANDIDÍASE e
CANCRO-MOLE.
Ao terminar sua atividade
encaminhá-la ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto você deverá colocar seu nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvida é na quarta-feira
das 08:00 as 08:45 horas da manhã via
e-mail.
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 14
a 18/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
YOGA-
SAUDAÇÃO |
|
Aula
I:
Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do
link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY
) e tente realizar o exercício proposto.
Aqui estão alguns
pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:
Faça os exercícios
sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o
chão; Para facilitar os
movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar
descalço; Quando fizer os
exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na
esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma; O último ponto é o
mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios
difíceis.
Responda:
•
Quais
são as principais características da Ioga? •
Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê? •
Qual é a importância da respiração na prática da Ioga? •
É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 53 do
Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:
•
Quais as exigências corporais que você identifica como
necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas) •
Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas?
(Como você se organizou) •
Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o
exercício o que pensou) •
Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou) •
Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas
práticas realizadas? •
Você e permanece entusiasmado para aprender?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 14 a 18
do 09 de 2020.
Série: 8º Anos : A e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do
texto e, resposta as questões
relacionadas.
Quantidade
de aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Analisar as principais características produtivas dos países
latino-americanos, estabelecer comparações entre a exploração mineral,
agricultura, pecuária entre outras e relacionar com os indicadores de
desenvolvimento econômico e social.
GEOGRAFIA
: Características produtivas dos países Latino – Americanos
( 2 / 2 ).
Com base na
leitura do texto: Características produtivas dos países Latino – Americanos
responda as seguintes questões:
1) Quando pensamos no
progresso técnico e na revolução do desenvolvimento industrial nos países
desenvolvidos perguntamos:
Por que, esse
crescimento de produtividade não ocorre com tanta intensividade nos países em
desenvolvimento ou afastados dos grandes centros produtivos ?
2) O que é o setor primário
citado no texto ?
3) O que é estruturalismo ?
4) De que maneira o comércio exterior e a
exportação, podem ajudar no desenvolvimento econômico dos países periféricos,
distantes dos grandes centros produtivos ?
Explique.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ASSIM É A VIDA . . . DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,
O CENÁRIO MUDA . . . NOVOS VENTOS, NOVA BRISA,
NOVOS ARES, NOVOS MARES . . . ! “
História/Profº Wilson
E.E. Salim
Farah Maluf
Disciplina:
História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson
de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 14 de setembro a 18 de
setembro
TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao
fim da escravidão
HABILIDADES:
((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas
Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar
os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU
CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser
apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias
e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA
SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 2 - - Leia os
textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil
do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade &
cidadania: 8º ano, páginas 206, 207,
208, 209, 210 e 211.
Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:
O
processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros
escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e
foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a
luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.
a) Faça
uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:
1) André
Rebouças
2) José
do Patrocínio
3) Luiz
Gama
b) A
partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas
palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas
consequências.
c) Como
ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?
Fontes:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História
sociedade & cidadania: 8º: ensino
fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p.
206 – 211.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20
TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes
em inglês (Continuação da
atividade)
1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da
BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o
assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.
Qual o melhor esporte para a
saúde de acordo com sua idade
Os efeitos benéficos que o
esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.
Encaixar uma atividade física na
rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de
câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.
Além disso, contribui para
preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo,
exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.
Pode soar óbvio dizer que ter 20
anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os
esportes são adequados para todas as faixas etárias.
Não saber adequar a atividade
física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos
riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de
perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.
2ª aula: Crie 4
questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo
com o texto. As respostas podem ser em português.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Opinião e Argumentação
Ø Assunto
abordado: Gamer é profissão?!
Conhecimentos prévios...
1. Você
já ouviu falar sobre a profissão gamer?
2.
Já pensou em ser um gamer?
Leitura do Texto
Gamer: que profissão é
essa?
Com a evolução das tecnologias
digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers,
atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção
das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem
interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional
de games?
Gamers ou pro-players são jogadores
profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em
dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com
premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.
Como toda profissão, essa carreira
necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver
técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos
games e dos adversários.
Geralmente, o gamer profissional faz
parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em
gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores
potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que
acompanha e aconselha a equipe.
Além de estudarem e treinarem muito,
os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições.
Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e
educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.
Se você ainda não decidiu que
carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.
Atividades
1. Qual
é o assunto abordado no texto?
2. O
que originou as profissões gamer e youtuber?
3. Embora o gamer exerça uma
profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?
4. Analisando o desenvolvimento do
texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?
5. Analisando o desenvolvimento do texto,
o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?
6. Qual é a opinião da autora sobre a
profissão gamer?
7. Que argumentos sustentam essa
opinião?
"As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/C9hpDIKYdF8”
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 14/09 a 18/09
.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Geometria:
Ângulos, Mediatriz e Bissetriz
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA17)
Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares
geométricos na resolução de problemas.
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
Obs:
O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, São de vídeos produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube
está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Diferença entre ângulos
complementares e suplementares, características dos ângulos, Construção de
bissetriz e mediatriz:
https://youtu.be/FWFvJwQUlGU https://youtu.be/WuxWcUug4tw
https://youtu.be/mqqplZaDHnw https://youtu.be/9K4xgQfGnf8
https://youtu.be/18-sH6GVjOE https://youtu.be/4bdHWgHhqG4
Observação: É imprescindível visualizar os
vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais
para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se possível assista os
vídeos acima, produzidos pelo CMSP.
- Após visualizar os vídeos, responder as
seguintes perguntas no caderno:
* O que são ângulos complementares e
suplementares?
* O que é um ângulo: reto. Agudo, obtuso, raso,
de uma volta e ângulo nulo.
* Construir ângulos e bissetrizes no caderno e
apresentar as medidas dos ângulos
- Após visualizar os vídeos e anotar as
respostas acima, fazer uma leitura e análise complementar na página 72 do caderno SP FAZ Escola.
- Responder Os exercícios da página 73, no
caderno SP Faz Escola
-Entregar através do e-mail indicado no final,
Zap :943623531 ou Google Classroom
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail -
Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues
através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega
das atividades.
Entregar até 22/09/20
Enviar para o email:
josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 A
IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam
o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de
conhecimento. Envie para o professor por e-mail.
ü 8º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do
caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail
do professor.
ü 9 Ano:
Prezados alunos por gentileza realize nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO? preencha a ficha I e II da atividade 1
projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus
diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos, realizem
as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam
uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização
das atividades 14/09/2020 a 18/09/2020
8º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
8º
ano – Caderno do Aluno página 46
Atividade 3 – E a vencedora é...
“A melhor charge é….” Sim, agora a sala deve analisar as charges produzidas e
ver a que
melhor abordou o tema. Apenas uma será escolhida como a que tem maior potencial
para
informar e mobilizar cidadãos e cidadãs, mas as charges de todos os grupos vão
ficar em exibição
na sala, para ninguém esquecer as armadilhas do consumismo.
a proposta para a finalização dessa atividade será a apresentação de sua
charge!
onde ? no facebook da escola
professora eu não tenho como acessar o facebook !
Todos deverão encaminhar para o e-mail da professora!
caprichem a charge com mais curtidas será a vencedora
Não
se preocupem não vou postar seus nomes !!!
ATENÇÃO O FORMULÁRIO DA ATIVIDADE DE
RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO
Exemplo de uma charge sobre o descarte do lixo hospitalar
-----------------------------------------------------------------------------
8ºB
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade –Sondagem |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28):Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista,
maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e
assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e
colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Para iniciar esta Situação de
Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes
têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de
trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos
digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos. 1.Quaisas diferentes funções teatrais
que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram? 2.Como foi vivenciar os processos de
produção artística nas aulas anteriores? 3.Quais as diferenças e semelhanças
entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo? 4.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e
repertórios artísticos? 5.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos? |
||||
RECURSOS: Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 14/09 a
18/09
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Lucilene
CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS
E. E. SALIM
FARAH MALUF
SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020
Professora: Lucilene Pereira dos Santos
Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas
Turmas: 8ºA e 8ºB 04 aulas
semanais (180 minutos)
Tema: O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis
Desenvolvimento:
Revisar a aula anterior
Utilize o caderno do aluno para resolver algumas questões a
seguir:
1) O que
representam essas imagens para você?
2) Você
já participou de algum destes eventos?
3) Você
saberia identificar quem está contaminado com alguma IST nestes ambientes?
4) Como
podemos nos prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis?
5) O que
são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? E HIV/Aids?
6) Você
já ouviu de alguma IST? Quais?
7) Que
fatores ou comportamentos podem aumentar as chances de jovens contraírem uma
IST-HIV/Aids?
8) Faça
uma pesquisa sobre os agentes causadores, sintomas, formas de transmissão, tratamentos
e métodos de prevenção dos seguintes ISTs:
SÌFILIS, GONORREIA, HPV, HEPATITE, AIDS, TRICOMONÍASE, CANDIDÍASE e
CANCRO-MOLE.
Ao terminar sua atividade
encaminhá-la ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no
assunto você deverá colocar seu nome completo, ano, turma e a semana em que a
atividade foi postada no blog.
Plantão de dúvida é na quarta-feira
das 08:00 as 08:45 horas da manhã via
e-mail.
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 14
a 18/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
YOGA-
SAUDAÇÃO |
|
Aula
I:
Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do
link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY
) e tente realizar o exercício proposto.
Aqui estão alguns
pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:
Faça os exercícios
sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o
chão; Para facilitar os
movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar
descalço; Quando fizer os
exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na
esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma; O último ponto é o
mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios
difíceis.
Responda:
•
Quais
são as principais características da Ioga? •
Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê? •
Qual é a importância da respiração na prática da Ioga? •
É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 53 do
Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:
•
Quais as exigências corporais que você identifica como
necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas) •
Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas?
(Como você se organizou) •
Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o
exercício o que pensou) •
Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou) •
Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas
práticas realizadas? •
Você e permanece entusiasmado para aprender?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/ProfºDjair
EE SALIM FARAH MALUF. Atividades da semana de 14 a 18
do 09 de 2020.
Série: 8º Anos : A e B. – Professor: Djair
Santos. Disciplina: Geografia. 3º
Bimestre.
Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do
texto e, resposta as questões
relacionadas.
Quantidade
de aulas: 4 aulas semanais de 45
minutos.
Habilidades: Analisar as principais características produtivas dos países
latino-americanos, estabelecer comparações entre a exploração mineral,
agricultura, pecuária entre outras e relacionar com os indicadores de
desenvolvimento econômico e social.
GEOGRAFIA
: Características produtivas dos países Latino – Americanos
( 2 / 2 ).
Com base na
leitura do texto: Características produtivas dos países Latino – Americanos
responda as seguintes questões:
1) Quando pensamos no
progresso técnico e na revolução do desenvolvimento industrial nos países
desenvolvidos perguntamos:
Por que, esse
crescimento de produtividade não ocorre com tanta intensividade nos países em
desenvolvimento ou afastados dos grandes centros produtivos ?
2) O que é o setor primário
citado no texto ?
3) O que é estruturalismo ?
4) De que maneira o comércio exterior e a
exportação, podem ajudar no desenvolvimento econômico dos países periféricos,
distantes dos grandes centros produtivos ?
Explique.
Registre no caderno, com tema e data.
Para entregar, não se esqueça de
colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima
de cada página assim como o tema da atividade.
Envie
para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br
Reflexão
sobre os nossos tempos:
“ ASSIM É A VIDA . . . DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,
O CENÁRIO MUDA . . . NOVOS VENTOS, NOVA BRISA,
NOVOS ARES, NOVOS MARES . . . ! “
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 14 de setembro a 18 de setembro
TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao fim da escravidão
HABILIDADES: ((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 2 - - Leia os textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania: 8º ano, páginas 206, 207, 208, 209, 210 e 211.
Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:
O processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.
a) Faça uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:
1) André Rebouças
2) José do Patrocínio
3) Luiz Gama
b) A partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas consequências.
c) Como ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?
Fontes:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p. 206 – 211.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20
TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes
em inglês (Continuação da
atividade)
1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da
BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o
assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.
Qual o melhor esporte para a
saúde de acordo com sua idade
Os efeitos benéficos que o
esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.
Encaixar uma atividade física na
rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de
câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.
Além disso, contribui para
preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo,
exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.
Pode soar óbvio dizer que ter 20
anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os
esportes são adequados para todas as faixas etárias.
Não saber adequar a atividade
física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos
riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de
perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.
2ª aula: Crie 4
questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo
com o texto. As respostas podem ser em português.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Opinião e Argumentação
Ø Assunto
abordado: Gamer é profissão?!
Conhecimentos prévios...
1. Você
já ouviu falar sobre a profissão gamer?
2.
Já pensou em ser um gamer?
Leitura do Texto
Gamer: que profissão é
essa?
Com a evolução das tecnologias
digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers,
atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção
das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem
interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional
de games?
Gamers ou pro-players são jogadores
profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em
dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com
premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.
Como toda profissão, essa carreira
necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver
técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos
games e dos adversários.
Geralmente, o gamer profissional faz
parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em
gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores
potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que
acompanha e aconselha a equipe.
Além de estudarem e treinarem muito,
os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições.
Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e
educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.
Se você ainda não decidiu que
carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.
Atividades
1. Qual
é o assunto abordado no texto?
2. O
que originou as profissões gamer e youtuber?
3. Embora o gamer exerça uma
profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?
4. Analisando o desenvolvimento do
texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?
5. Analisando o desenvolvimento do texto,
o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?
6. Qual é a opinião da autora sobre a
profissão gamer?
7. Que argumentos sustentam essa
opinião?
"As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/C9hpDIKYdF8”
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 14/09 a 18/09
.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Geometria:
Ângulos, Mediatriz e Bissetriz
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA17)
Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares
geométricos na resolução de problemas.
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
Obs:
O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, São de vídeos produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube
está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Diferença entre ângulos
complementares e suplementares, características dos ângulos, Construção de
bissetriz e mediatriz:
https://youtu.be/FWFvJwQUlGU https://youtu.be/WuxWcUug4tw
https://youtu.be/mqqplZaDHnw https://youtu.be/9K4xgQfGnf8
https://youtu.be/18-sH6GVjOE https://youtu.be/4bdHWgHhqG4
Observação: É imprescindível visualizar os
vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais
para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se possível assista os
vídeos acima, produzidos pelo CMSP.
- Após visualizar os vídeos, responder as
seguintes perguntas no caderno:
* O que são ângulos complementares e
suplementares?
* O que é um ângulo: reto. Agudo, obtuso, raso,
de uma volta e ângulo nulo.
* Construir ângulos e bissetrizes no caderno e
apresentar as medidas dos ângulos
- Após visualizar os vídeos e anotar as
respostas acima, fazer uma leitura e análise complementar na página 72 do caderno SP FAZ Escola.
- Responder Os exercícios da página 73, no
caderno SP Faz Escola
-Entregar através do e-mail indicado no final,
Zap :943623531 ou Google Classroom
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail -
Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues
através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega
das atividades.
Entregar até 22/09/20
Enviar para o email:
josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 A
IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam
o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de
conhecimento. Envie para o professor por e-mail.
ü 8º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do
caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail
do professor.
ü 9 Ano:
Prezados alunos por gentileza realize nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO? preencha a ficha I e II da atividade 1
projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus
diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos, realizem
as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam
uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização das atividades 14/09/2020 a 18/09/2020
8º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
8º ano – Caderno do Aluno página 46
Atividade 3 – E a vencedora é...
“A melhor charge é….” Sim, agora a sala deve analisar as charges produzidas e ver a que
melhor abordou o tema. Apenas uma será escolhida como a que tem maior potencial para
informar e mobilizar cidadãos e cidadãs, mas as charges de todos os grupos vão ficar em exibição
na sala, para ninguém esquecer as armadilhas do consumismo.
a proposta para a finalização dessa atividade será a apresentação de sua charge!
onde ? no facebook da escola
professora eu não tenho como acessar o facebook !
Todos deverão encaminhar para o e-mail da professora!
caprichem a charge com mais curtidas será a vencedora
Não se preocupem não vou postar seus nomes !!!
ATENÇÃO O FORMULÁRIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO
Exemplo de uma charge sobre o descarte do lixo hospitalar
-----------------------------------------------------------------------------
8ºC
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade –Sondagem |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28):Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista,
maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e
assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e
colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Para iniciar esta Situação de
Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes
têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de
trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos
digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos. 1.Quaisas diferentes funções teatrais
que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram? 2.Como foi vivenciar os processos de
produção artística nas aulas anteriores? 3.Quais as diferenças e semelhanças
entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo? 4.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e
repertórios artísticos? 5.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos? |
||||
RECURSOS: Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 14/09 a
18/09
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino
Leste 3
E.E.Salim Farah Maluf
Ano Letivo : 2020
Plano de aula
1 – Professora: Ana Paula
2 – Turma: 8º C e 8º D
3 - Disciplina
: Ciências
4 - Conteúdo :
Vida e Evolução
5 - Habilidade:
Identificar e comparar o modo de ações e a eficácia dos diversos métodos
contraceptivos à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções
sexualmente transmissíveis.
6- Desenvolvimento
e estratégias: Após a pesquisa realizada, responder as questões
solicitadas pelo Professor.
7- Recursos utilizados:
Internet e livro didático.
8 - Avaliação: A avaliação será efetivada através das
atividades entregues
9- Nº de aulas previstas:
4 aulas
10 - período de realização: 08/09//2020
à 11/09/2020
11 - Professora : Ana Paula
12 – Validade : 14/09/2020
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 14
a 18/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
YOGA-
SAUDAÇÃO |
|
Aula
I:
Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do
link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY
) e tente realizar o exercício proposto.
Aqui estão alguns
pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:
Faça os exercícios
sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o
chão; Para facilitar os
movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar
descalço; Quando fizer os
exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na
esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma; O último ponto é o
mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios
difíceis.
Responda:
•
Quais
são as principais características da Ioga? •
Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê? •
Qual é a importância da respiração na prática da Ioga? •
É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 53 do
Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:
•
Quais as exigências corporais que você identifica como
necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas) •
Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas?
(Como você se organizou) •
Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o
exercício o que pensou) •
Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou) •
Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas
práticas realizadas? •
Você e permanece entusiasmado para aprender?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE SEMANA 14 a 18/09 GEOGRAFIA 8C, 8D PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades
para correção).
Poderio econômico e
ascensão da China
Apesar de se manter como potência hegemônica há décadas, os
Estados Unidos vêm perdendo espaço no campo econômico, em virtude da ascensão
da China no atual cenário internacional. Há, nesse quesito, uma nova
conjuntura, caracterizada pela multipolaridade do sistema geopolítico global. A
introdução de reformas políticas e econômicas desde o fim dos anos 1970, com o
objetivo de expandir o relacionamento comercial com mercados externos, tem
levado a China a registrar índices elevados de crescimento econômico. Atualmente,
o país ocupa a segunda posição no ranking dos maiores PIBs (Produto Interno
Bruto) mundiais, é o segundo país com maior volume de exportações e o terceiro
com maior volume de importações de mercadorias do mundo (dados de 2018). A
expansão chinesa tem sido encarada como uma ameaça à liderança dos Estados
Unidos como potência econômica mundial, o que tem gerado tensões geopolíticas
entre os dois países. A crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008
provocou a diminuição da participação do país na região do Pacífico e permitiu
que novos arranjos fossem estabelecidos, aumentando a participação de produtos
industriais chineses nas trocas comerciais entre os países asiáticos. A China
também vem ampliando sua presença no mercado de outras regiões do mundo, como o
continente africano e os países latino-americanos. Há alguns anos, as relações
comerciais entre Brasil e China têm se intensificado e, atualmente, o país se
tornou o principal parceiro econômico do Brasil.
Atividades.
Ler o texto e analise o gráfico para responder as questões.
1. Qual o país que se tornou o principal parceiro econômico do Brasil?
2. Qual a posição da China no ranking dos maiores PIBs do Mundo?
3. Qual
a posição do Brasil no ranking dos maiores PIBs, em 2016? e África do Sul).
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 14 de setembro a 18 de setembro
TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao fim da escravidão
HABILIDADES: ((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 2 - - Leia os textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania: 8º ano, páginas 206, 207, 208, 209, 210 e 211.
Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:
O processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.
a) Faça uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:
1) André Rebouças
2) José do Patrocínio
3) Luiz Gama
b) A partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas consequências.
c) Como ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?
Fontes:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p. 206 – 211.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20
TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes
em inglês (Continuação da
atividade)
1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da
BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o
assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.
Qual o melhor esporte para a
saúde de acordo com sua idade
Os efeitos benéficos que o
esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.
Encaixar uma atividade física na
rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de
câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.
Além disso, contribui para
preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo,
exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.
Pode soar óbvio dizer que ter 20
anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os
esportes são adequados para todas as faixas etárias.
Não saber adequar a atividade
física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos
riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de
perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.
2ª aula: Crie 4
questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo
com o texto. As respostas podem ser em português.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Opinião e Argumentação
Ø Assunto
abordado: Gamer é profissão?!
Conhecimentos prévios...
1. Você
já ouviu falar sobre a profissão gamer?
2.
Já pensou em ser um gamer?
Leitura do Texto
Gamer: que profissão é
essa?
Com a evolução das tecnologias
digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers,
atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção
das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem
interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional
de games?
Gamers ou pro-players são jogadores
profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em
dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com
premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.
Como toda profissão, essa carreira
necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver
técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos
games e dos adversários.
Geralmente, o gamer profissional faz
parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em
gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores
potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que
acompanha e aconselha a equipe.
Além de estudarem e treinarem muito,
os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições.
Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e
educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.
Se você ainda não decidiu que
carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.
Atividades
1. Qual
é o assunto abordado no texto?
2. O
que originou as profissões gamer e youtuber?
3. Embora o gamer exerça uma
profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?
4. Analisando o desenvolvimento do
texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?
5. Analisando o desenvolvimento do texto,
o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?
6. Qual é a opinião da autora sobre a
profissão gamer?
7. Que argumentos sustentam essa
opinião?
"As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/C9hpDIKYdF8”
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemática/Profº Josivan
PROFESSOR: Josivan Santana SÉRIE/ANO:8
A, B, e C |
DISCIPLINA: Matemática |
ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS
ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:
Este
plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 14/09 a 18/09
.
Número de aulas para realização das atividades
solicitadas: 6 aulas por turma.
1 – TEMA: Geometria:
Ângulos, Mediatriz e Bissetriz
Competências e habilidades/Objetivos
(EF08MA17)
Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares
geométricos na resolução de problemas.
- Descrever
os Estudos /Atividades Propostas
Obs:
O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, São de vídeos produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube
está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Diferença entre ângulos
complementares e suplementares, características dos ângulos, Construção de
bissetriz e mediatriz:
https://youtu.be/FWFvJwQUlGU https://youtu.be/WuxWcUug4tw
https://youtu.be/mqqplZaDHnw https://youtu.be/9K4xgQfGnf8
https://youtu.be/18-sH6GVjOE https://youtu.be/4bdHWgHhqG4
Observação: É imprescindível visualizar os
vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais
para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se possível assista os
vídeos acima, produzidos pelo CMSP.
- Após visualizar os vídeos, responder as
seguintes perguntas no caderno:
* O que são ângulos complementares e
suplementares?
* O que é um ângulo: reto. Agudo, obtuso, raso,
de uma volta e ângulo nulo.
* Construir ângulos e bissetrizes no caderno e
apresentar as medidas dos ângulos
- Após visualizar os vídeos e anotar as
respostas acima, fazer uma leitura e análise complementar na página 72 do caderno SP FAZ Escola.
- Responder Os exercícios da página 73, no
caderno SP Faz Escola
-Entregar através do e-mail indicado no final,
Zap :943623531 ou Google Classroom
·
RECURSOS
- blog - internet
- e-mail -
Google Classroom - whatsapp
3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES /
TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS (
x ) NO CADERNO
( ) OUTROS:_______________________________________________
OBS: esses exercícios devem ser entregues
através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega
das atividades.
Entregar até 22/09/20
Enviar para o email:
josivansantana26@gmail.com
Projeto de Vida/Profº Denis
Projeto de Vida Professor
Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf
Séries:
7ºC,
8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo
ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O
ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:
ü 7º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizem nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3 A
IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam
o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de
conhecimento. Envie para o professor por e-mail.
ü 8º Ano:
Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do
caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail
do professor.
ü 9 Ano:
Prezados alunos por gentileza realize nos
seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO? preencha a ficha I e II da atividade 1
projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus
diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
ü 1º EM:
Prezados alunos, realizem
as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam
uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.
Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º
ano Ensino Médio
Habilidades envolvidas:
Iniciativa
Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização das atividades 14/09/2020 a 18/09/2020
8º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
8º ano – Caderno do Aluno página 46
Atividade 3 – E a vencedora é...
“A melhor charge é….” Sim, agora a sala deve analisar as charges produzidas e ver a que
melhor abordou o tema. Apenas uma será escolhida como a que tem maior potencial para
informar e mobilizar cidadãos e cidadãs, mas as charges de todos os grupos vão ficar em exibição
na sala, para ninguém esquecer as armadilhas do consumismo.
a proposta para a finalização dessa atividade será a apresentação de sua charge!
onde ? no facebook da escola
professora eu não tenho como acessar o facebook !
Todos deverão encaminhar para o e-mail da professora!
caprichem a charge com mais curtidas será a vencedora
Não se preocupem não vou postar seus nomes !!!
ATENÇÃO O FORMULÁRIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO
Exemplo de uma charge sobre o descarte do lixo hospitalar
-----------------------------------------------------------------------------
8ºD
Arte/Profº Adriana
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
||||
PROFESSOR Adriana |
AULAS PREVISTAS
2 aulas 8º A, B, C e D |
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Arte |
||||
CONTEÚDOS: Atividade –Sondagem |
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: (EF08AR28):Investigar
e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista,
maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e
assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e
colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: Para iniciar esta Situação de
Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes
têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de
trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos
digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e
compartilhar práticas e repertórios artísticos. 1.Quaisas diferentes funções teatrais
que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram? 2.Como foi vivenciar os processos de
produção artística nas aulas anteriores? 3.Quais as diferenças e semelhanças
entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo? 4.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e
repertórios artísticos? 5.Quais tecnologias e recursos
digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar
práticas e repertórios artísticos? |
||||
RECURSOS: Caderno para anotações.
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
||||
|
DATA 14/09 a
18/09
__ |
|
|
|
Ciências/Profº Ana Paula
Diretoria de Ensino
Leste 3
E.E.Salim Farah Maluf
Ano Letivo : 2020
Plano de aula
1 – Professora: Ana Paula
2 – Turma: 8º C e 8º D
3 - Disciplina
: Ciências
4 - Conteúdo :
Vida e Evolução
5 - Habilidade:
Identificar e comparar o modo de ações e a eficácia dos diversos métodos
contraceptivos à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções
sexualmente transmissíveis.
6- Desenvolvimento
e estratégias: Após a pesquisa realizada, responder as questões
solicitadas pelo Professor.
7- Recursos utilizados:
Internet e livro didático.
8 - Avaliação: A avaliação será efetivada através das
atividades entregues
9- Nº de aulas previstas:
4 aulas
10 - período de realização: 08/09//2020
à 11/09/2020
11 - Professora : Ana Paula
12 – Validade : 14/09/2020
Educação Física/Profº Denise
PROFESSORA DENISE
|
AULAS PREVISTAS 02
DATA: 14
a 18/09/2020 |
DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.
EDUCAÇÃO
FÍSICA |
|
CONTEÚDOS:
YOGA-
SAUDAÇÃO |
|
Aula
I:
Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do
link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY
) e tente realizar o exercício proposto.
Aqui estão alguns
pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:
Faça os exercícios
sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o
chão; Para facilitar os
movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar
descalço; Quando fizer os
exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na
esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma; O último ponto é o
mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios
difíceis.
Responda:
•
Quais
são as principais características da Ioga? •
Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê? •
Qual é a importância da respiração na prática da Ioga? •
É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê? Tempo para realização da atividade: 45 minutos.
Aula II: Página 53 do
Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:
•
Quais as exigências corporais que você identifica como
necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas) •
Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas?
(Como você se organizou) •
Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o
exercício o que pensou) •
Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou) •
Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas
práticas realizadas? •
Você e permanece entusiasmado para aprender?
Tempo para realização da atividade: 45 minutos |
|
Você pode realizar a
atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para: atividadesprofessoradenise@gmail.com
(pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email) Caso não tenha acesso,
faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo,
ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.
|
Geografia/ProfºVanildo
ATIVIDADE SEMANA 14 a 18/09 GEOGRAFIA 8C, 8D PROF. VANILDO
EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).
Poderio econômico e ascensão da China
Apesar de se manter como potência hegemônica há décadas, os Estados Unidos vêm perdendo espaço no campo econômico, em virtude da ascensão da China no atual cenário internacional. Há, nesse quesito, uma nova conjuntura, caracterizada pela multipolaridade do sistema geopolítico global. A introdução de reformas políticas e econômicas desde o fim dos anos 1970, com o objetivo de expandir o relacionamento comercial com mercados externos, tem levado a China a registrar índices elevados de crescimento econômico. Atualmente, o país ocupa a segunda posição no ranking dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) mundiais, é o segundo país com maior volume de exportações e o terceiro com maior volume de importações de mercadorias do mundo (dados de 2018). A expansão chinesa tem sido encarada como uma ameaça à liderança dos Estados Unidos como potência econômica mundial, o que tem gerado tensões geopolíticas entre os dois países. A crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008 provocou a diminuição da participação do país na região do Pacífico e permitiu que novos arranjos fossem estabelecidos, aumentando a participação de produtos industriais chineses nas trocas comerciais entre os países asiáticos. A China também vem ampliando sua presença no mercado de outras regiões do mundo, como o continente africano e os países latino-americanos. Há alguns anos, as relações comerciais entre Brasil e China têm se intensificado e, atualmente, o país se tornou o principal parceiro econômico do Brasil.
Atividades.
Ler o texto e analise o gráfico para responder as questões.
1. Qual o país que se tornou o principal parceiro econômico do Brasil?
2. Qual a posição da China no ranking dos maiores PIBs do Mundo?
3. Qual a posição do Brasil no ranking dos maiores PIBs, em 2016? e África do Sul).
História/Profº Wilson
E.E. Salim Farah Maluf
Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D
Professor: Wilson de Oliveira
ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES
Carga horária: 04 aulas
Semana de 14 de setembro a 18 de setembro
TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao fim da escravidão
HABILIDADES: ((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.
FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL: oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br
Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.
Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.
ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.
Aula 1 e 2 - - Leia os textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania: 8º ano, páginas 206, 207, 208, 209, 210 e 211.
Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário.
Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:
O processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.
a) Faça uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:
1) André Rebouças
2) José do Patrocínio
3) Luiz Gama
b) A partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas consequências.
c) Como ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?
Fontes:
BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p. 206 – 211.
Inglês/ProfºMonica
Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre
Turmas: 8º
A, B, C, D
Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20
TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes
em inglês (Continuação da
atividade)
1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da
BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o
assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.
Qual o melhor esporte para a
saúde de acordo com sua idade
Os efeitos benéficos que o
esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.
Encaixar uma atividade física na
rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de
câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.
Além disso, contribui para
preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo,
exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.
Pode soar óbvio dizer que ter 20
anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os
esportes são adequados para todas as faixas etárias.
Não saber adequar a atividade
física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos
riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de
perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.
2ª aula: Crie 4
questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo
com o texto. As respostas podem ser em português.
Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br
Língua Portuguesa/ProfºRene
E.E. SALIM FARAH MALUF
SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020
PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA
6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE
8º ANO (A,B,C e D) -
ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ
Tema: Opinião e Argumentação
Ø Assunto
abordado: Gamer é profissão?!
Conhecimentos prévios...
1. Você
já ouviu falar sobre a profissão gamer?
2.
Já pensou em ser um gamer?
Leitura do Texto
Gamer: que profissão é
essa?
Com a evolução das tecnologias
digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers,
atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção
das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem
interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional
de games?
Gamers ou pro-players são jogadores
profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em
dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com
premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.
Como toda profissão, essa carreira
necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver
técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos
games e dos adversários.
Geralmente, o gamer profissional faz
parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em
gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores
potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que
acompanha e aconselha a equipe.
Além de estudarem e treinarem muito,
os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições.
Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e
educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.
Se você ainda não decidiu que
carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.
Atividades
1. Qual
é o assunto abordado no texto?
2. O
que originou as profissões gamer e youtuber?
3. Embora o gamer exerça uma
profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?
4. Analisando o desenvolvimento do
texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?
5. Analisando o desenvolvimento do texto,
o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?
6. Qual é a opinião da autora sobre a
profissão gamer?
7. Que argumentos sustentam essa
opinião?
"As atividades deste
conteúdo são referentes à vídeoaula do Centro de Mídias: https://youtu.be/C9hpDIKYdF8”
Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.
renecruz@prof.educacao.sp.gov.br
Whatsapp: 11976991682
Matemetica/ProfºMarcela
PROFESSORA: MARCELA
MATEMÁTICA: 8 º ANOS
D
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Atividades proposta para o período de 14/09/2020 / a 18/09/2020
(6 aulas)
terça-feira |
quarta-feira |
sexta-feira |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
8ºano D |
Habilidade que vamos desenvolver nessa
situação de Aprendizagem
(EF08MA06) Resolver e
elaborar situações-problema que envolvam cálculo
do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
ATIVIDADE 1 – MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES
O objetivo dessa atividade é resolver e
elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as
propriedades das operações.
Antes de começarmos com a situação de aprendizagem 1 ,vamos
brincar um pouco sim brincar de adivinhação
Vamos lá ...
Pense em um número. Some 5,
multiplique por 2, depois subtraia 4, dívida por 2 e subtraia o número que você
pensou inicialmente !!!
Assista o vídeo Pense um número .
https://youtu.be/gXvxXDMpuwM?t=21
Agora que você entendeu o truque da
adivinhação vamos resolver as atividades proposta no caderno do aluno
3ºbimestre páginas 63 e 64
Lembrando essas atividades propostas devem ser realizadas na
apostila não tendo necessidade de encaminhar.
Projeto de Vida/Profº Rosiane
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
ANOS FINAIS
ATIVIDADES À
DISTÂNCIA |
||||
1. PROFESSOR Rosiane
Ap. Dias Quintão |
2.
TURMA
8° ANO - D |
|||
2.DISCIPLINA: Professor
especialista, projeto de vida. |
||||
3.CONTEÚDOS:
Um mais um é sempre
mais que dois? |
||||
3. HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Curiosidade para
aprender e iniciativa social. |
||||
4. DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: 1-
O que o tema 1+1 é sempre + que 2? 2-
Faça um cartaz que represente o tema?
OBS: Gostaria de
ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um
plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.
|
||||
5. RECURSOS UTILIZADOS: Os
alunos iram utilizar o caderno. |
||||
6. AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Registro
escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou
via whatsapp.
|
||||
7.
Nº DE AULAS
PREVISTAS
02 |
8.
PERÍODOD DE
REALIZAÇÃO 14/09/2020 a 18/09/2020 |
9.
PROFESSOR
Rosiane |
10. VALIDADO EM: 14/09/2020 |
|
Tecnologia e Inovação/Profº Denis
Tecnologias Professor Denis Maimoni
E.E.
Profº Salim Farah Maluf Séries: 8ºD e 9ºA
Nome:___________________________________________
3º
Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)
Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade
QUEM
DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?
ATIVIDADE
1 – VOCÊ É CONSUMISTA? 8º ano – Caderno do Aluno página 46 / 9º ano – Caderno
do Aluno página 45
Realize a atividade proposta acima
conforme o caderno do estudante respectivo de sua série, e envie a atividade
por e-mail do professor.
Aulas previstas: 1 aula
Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental
Habilidades envolvidas:
EF89TEC07:
Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo
consciente.
EF89TEC18:
Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital
específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.
EF89TEC19:
Utilizar ferramentas digitais online e offline realizar
produções digitais (blog,
sites,
redes sociais e outros).
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11
2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo -
SP, 08255-010
Nenhum comentário:
Postar um comentário