segunda-feira, 14 de setembro de 2020

8ºAnos finais semana de 14 a 18 de setembro de 2020

  Atividade da semana de 14 a 18 de setembro 2020


Eletiva / Lucilene

                                  E. E. SALIM FARAH MALUF

                                 SEMANA DE 14/09/A/18/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Eletivas (Alimentação Saudável)

Turma: 8ºD                                                  02 aulas semanais (90minutos)

Tema:

Orientar para resolver

Desenvolvimento:

Analisar a pesquisa realizada

Anotar os tópicos mais graves a respeito da alimentação do entrevistado

Voltar ao entrevistado e fazer as devidas orientações sobre os bons hábitos alimentares

Orientá-los de forma correta

Incentivá-los na prática de exercícios físicos

De dicas práticas e fáceis de se ter bons hábitos alimentares sem gastar muito

Faça um cardápio simples com as principais refeições e as porções adequadas no consumo diário de alimento a ser consumido.

Faça todos esses registros no caderno faça uma foto e me envie via e-mail:

entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar o nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvida é na quarta-feira das09:50 as 10:35 horas da manhã via e-mail.

 

                               FIQUE BEM MAS FIQUE EM CASA.

 

Eletiva/Profª Dayane

                                          DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

ATIVIDADES

 

 

 

·         Atividade 1- Pesquisar sobre a prática dos esportes adaptados em época de Pandemia;

·         Atividade 2- Relatar sobre a pesquisa;

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 24/09/2020

 

Eletiva / Profª Jobiane

E.E. SALIM FARAH MALUF

 

SEMANA DE 14/09/2020 a 18/09/2020

 

ELETIVA ESPORTE E LAZER - 8º ANO A

 

 PROFESSORA: JOBIANE REIS - jobiane.reis@hotmail.com

 

 

TEMA: SETEMBRO AMARELO

(Duração - 2 aulas)

 

ORIENTAÇÃO DA ATIVIDADE: Registrar o texto informativo no caderno.

 

Como o Setembro Amarelo começou?

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília. Entretanto, já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, data na qual é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Esta data foi criada em 2003 pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, por meio da adoção de estratégias pelos governos dos países. Neste dia, realizam-se cerca de 600 atividades em 70 países do mundo para salvar vidas.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Suicídio é o ato de tirar a própria vida intencionalmente. Também fazem parte deste comportamento os pensamentos suicidas, planos e tentativas de morte, assim como os transtornos relacionados ao problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental.

Assim, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública. Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Como identificar alguém que precisa de ajuda e corre risco de suicídio?

Pessoas sob risco de suicídio podem:

  • apresentar comportamento retraído, dificuldades para se relacionar com família e amigos;
  • ter casos de doenças psiquiátricas como: transtornos mentais, transtornos de humor (depressão, bipolaridade), transtornos de comportamento pelo uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas), transtornos de personalidade, esquizofrenia e ansiedade generalizada;
  • apresentar irritabilidade, pessimismo ou apatia;
  • sofrer mudanças nos hábitos alimentares ou de sono.
  • odiar-se, apresentar sentimento de culpa, sentir-se sem valor ou com vergonha por algo;
  • ter um desejo súbito de concluir afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento;
  • apresentar sentimentos de solidão, impotência e desesperança;
  • escrever cartas de despedida;
  • falar repentinamente sobre morte ou suicídio;
  • apresentar um convívio social conturbado;
  • ter doenças físicas crônicas, limitantes e dolorosas, doenças orgânicas incapacitantes como dores, lesões, epilepsia, câncer ou AIDS;
  • apresentar personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável.


Eletiva / Profº. Denis

Eletiva Grana no Bolso                                      Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                             Séries: 8º, 9º EF e 1º, 2º EM

Nome:___________________________________________

 

 

3º Bim- Semana 6 (14.09 à 18.09)

 

Fiquem atentos se está inscrito nesta eletiva

 



 

Acima tem alguns conceitos de liquidez, segurança e rentabilidade definidos, vocês com a aula passada de renda fixa saberia dizer se as rendas fixas, tem alguma dessas  características acima? Justifique sua resposta e envie para o professor por e-mail.

 

Aulas Previstas: 2 Aulas

Público: 8º ao 9º EF e1º ao 2º Ensino Médio

Habilidades envolvidas: Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital; Empreendedorismo; Autoconhecimento; Autogestão.

 

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

8ºAno A 


Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade  –Sondagem

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28):Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para iniciar esta Situação de Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

1.Quaisas diferentes funções teatrais que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram?

2.Como foi vivenciar os processos de produção artística nas aulas anteriores?

3.Quais as diferenças e semelhanças entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo?

4.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e repertórios artísticos?

5.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 14/09 a 18/09

 

__

 

 

 Ciências/Profº Lucilene

                             CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                   E. E. SALIM FARAH MALUF

                             SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                  04 aulas semanais (180 minutos)

Tema: O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior

Utilize o caderno do aluno para resolver algumas questões a seguir:

1)    O que representam essas imagens para você?

2)    Você já participou de algum destes eventos?

3)    Você saberia identificar quem está contaminado com alguma IST nestes ambientes?

4)    Como podemos nos prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis?

5)    O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? E HIV/Aids?

6)    Você já ouviu de alguma IST? Quais?

7)    Que fatores ou comportamentos podem aumentar as chances de jovens contraírem uma IST-HIV/Aids?

8)    Faça uma pesquisa sobre os agentes causadores, sintomas, formas de transmissão, tratamentos e métodos de prevenção dos  seguintes ISTs: SÌFILIS, GONORREIA, HPV, HEPATITE, AIDS, TRICOMONÍASE, CANDIDÍASE e CANCRO-MOLE.

Ao terminar sua atividade encaminhá-la ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas  da manhã via e-mail.

 

Educação Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 14 a 18/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

              YOGA- SAUDAÇÃO

 

Aula I: Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY ) e tente realizar o exercício proposto.

 

Aqui estão alguns pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:

 

Faça os exercícios sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o chão;

Para facilitar os movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar descalço;

Quando fizer os exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma;

O último ponto é o mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios difíceis.

 

 

Responda:

 

          Quais são as principais características da Ioga?

          Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê?

          Qual é a importância da respiração na prática da Ioga?

          É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 53 do Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:

 

          Quais as exigências corporais que você identifica como necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas)

          Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas? (Como você se organizou)

          Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o exercício o que pensou)

          Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou)

          Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas práticas realizadas?

          Você e permanece entusiasmado para aprender?

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos, estabelecer comparações entre a exploração mineral, agricultura, pecuária entre outras e relacionar com os indicadores de desenvolvimento econômico e social.

GEOGRAFIA :  Características produtivas dos países Latino – Americanos ( 2 / 2 ).

Com base na leitura do texto: Características produtivas dos países Latino – Americanos responda as seguintes questões:

1) Quando pensamos no progresso técnico e na revolução do desenvolvimento industrial nos países desenvolvidos perguntamos:

 Por que, esse crescimento de produtividade não ocorre com tanta intensividade nos países em desenvolvimento ou afastados dos grandes centros produtivos ?

 

2) O que é o setor primário citado no texto ?

 

3)  O que é estruturalismo ?

 

4)  De que maneira o comércio exterior e a exportação, podem ajudar no desenvolvimento econômico dos países periféricos, distantes dos grandes centros produtivos ?  Explique.

 

Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“ ASSIM É A VIDA . . .    DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,

O CENÁRIO MUDA . . .     NOVOS VENTOS,   NOVA BRISA,

NOVOS ARES,     NOVOS MARES . . .  ! “

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 14 de setembro a 18 de setembro

 

 

 

TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao fim da escravidão

 

HABILIDADES: ((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

 

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

      Aula 1 e 2 - - Leia os textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 206, 207, 208, 209, 210 e 211.

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário. 









 Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

O processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.

 

a)    Faça uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:

1)    André Rebouças

2)    José do Patrocínio

3)    Luiz Gama

 

b)    A partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas consequências.

c)    Como ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?

 

Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p. 206 – 211.


Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B, C, D

Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês (Continuação da atividade)

 

 

1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.

 

Qual o melhor esporte para a saúde de acordo com sua idade

 

 

Os efeitos benéficos que o esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.

 

Encaixar uma atividade física na rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.

 

Além disso, contribui para preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo, exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.

 

Pode soar óbvio dizer que ter 20 anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os esportes são adequados para todas as faixas etárias.

 

Não saber adequar a atividade física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.

 

 

 2ª aula: Crie 4 questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo com o texto. As respostas podem ser em português.

 

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua Portuguesa/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Opinião e Argumentação

Ø  Assunto abordado:  Gamer é profissão?!

 

Conhecimentos prévios...

 

1.     Você já ouviu falar sobre a profissão gamer?

 

2.     Já pensou em ser um gamer?

 

Leitura do Texto

Gamer: que profissão é essa?

Com a evolução das tecnologias digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers, atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional de games?

Gamers ou pro-players são jogadores profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.

Como toda profissão, essa carreira necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos games e dos adversários.

Geralmente, o gamer profissional faz parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que acompanha e aconselha a equipe.

Além de estudarem e treinarem muito, os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições. Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.

Se você ainda não decidiu que carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.

 

Atividades

1.     Qual é o assunto abordado no texto?

 

2.     O que originou as profissões gamer e youtuber?

 

 

3. Embora o gamer exerça uma profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?

 

4. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?

 

5. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?

 

6. Qual é a opinião da autora sobre a profissão gamer?

 

7. Que argumentos sustentam essa opinião?

 

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:   https://youtu.be/C9hpDIKYdF8

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 14/09 a 18/09 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Geometria: Ângulos, Mediatriz e Bissetriz

   

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA17) Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, São de vídeos  produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Diferença entre ângulos complementares e suplementares, características dos ângulos, Construção de bissetriz e mediatriz:

https://youtu.be/FWFvJwQUlGU     https://youtu.be/WuxWcUug4tw

 

 https://youtu.be/mqqplZaDHnw     https://youtu.be/9K4xgQfGnf8

 

https://youtu.be/18-sH6GVjOE      https://youtu.be/4bdHWgHhqG4

 

 

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se possível assista os vídeos acima, produzidos pelo CMSP.

- Após visualizar os vídeos, responder as seguintes perguntas no caderno:

* O que são ângulos complementares e suplementares?

* O que é um ângulo: reto. Agudo, obtuso, raso, de uma volta e ângulo nulo.

* Construir ângulos e bissetrizes no caderno e apresentar as medidas dos ângulos

- Após visualizar os vídeos e anotar as respostas acima, fazer uma leitura e análise complementar  na página 72 do caderno SP FAZ Escola.

- Responder Os exercícios da página 73, no caderno SP Faz Escola

             

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar até 22/09/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3  A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de conhecimento. Envie para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail do professor.

 

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO?  preencha a ficha I e II da atividade 1 projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 14/09/2020 a 18/09/2020

8º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

8º ano – Caderno do Aluno página 46

Atividade 3 – E a vencedora é...
“A melhor charge é….” Sim, agora a sala deve analisar as charges produzidas e ver a que
melhor abordou o tema. Apenas uma será escolhida como a que tem maior potencial para
informar e mobilizar cidadãos e cidadãs, mas as charges de todos os grupos vão ficar em exibição
na sala, para ninguém esquecer as armadilhas do consumismo.

a proposta para a finalização dessa atividade será a  apresentação  de  sua charge!

onde  ?  no facebook da escola

professora eu não tenho como acessar o facebook !

Todos deverão encaminhar para o  e-mail da professora!

caprichem a charge com mais curtidas será a vencedora

      

                         Não se preocupem não vou postar seus nomes !!!

 

ATENÇÃO O FORMULÁRIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO


                                          Exemplo de uma charge sobre o descarte do lixo hospitalar 



-----------------------------------------------------------------------------

8ºB

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade  –Sondagem

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28):Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para iniciar esta Situação de Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

1.Quaisas diferentes funções teatrais que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram?

2.Como foi vivenciar os processos de produção artística nas aulas anteriores?

3.Quais as diferenças e semelhanças entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo?

4.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e repertórios artísticos?

5.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 14/09 a 18/09

 

__

 

 

 

 

 Ciências/Profº Lucilene

                             CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS

                                   E. E. SALIM FARAH MALUF

                             SEMANA DE 14/09 A 18/09/2020

Professora: Lucilene Pereira dos Santos

Disciplina: Ciências Físicas e Biológicas

Turmas: 8ºA e 8ºB                                  04 aulas semanais (180 minutos)

Tema: O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis

Desenvolvimento:

Revisar a aula anterior

Utilize o caderno do aluno para resolver algumas questões a seguir:

1)    O que representam essas imagens para você?

2)    Você já participou de algum destes eventos?

3)    Você saberia identificar quem está contaminado com alguma IST nestes ambientes?

4)    Como podemos nos prevenir das Infecções Sexualmente Transmissíveis?

5)    O que são Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)? E HIV/Aids?

6)    Você já ouviu de alguma IST? Quais?

7)    Que fatores ou comportamentos podem aumentar as chances de jovens contraírem uma IST-HIV/Aids?

8)    Faça uma pesquisa sobre os agentes causadores, sintomas, formas de transmissão, tratamentos e métodos de prevenção dos  seguintes ISTs: SÌFILIS, GONORREIA, HPV, HEPATITE, AIDS, TRICOMONÍASE, CANDIDÍASE e CANCRO-MOLE.

Ao terminar sua atividade encaminhá-la ao e-mail: entregadeatividades.lucilene2020salim@hotmail.com no assunto você deverá colocar seu nome completo, ano, turma e a semana em que a atividade foi postada no blog.

Plantão de dúvida é na quarta-feira das 08:00 as 08:45 horas  da manhã via e-mail.

Educação Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 14 a 18/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

              YOGA- SAUDAÇÃO

 

Aula I: Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY ) e tente realizar o exercício proposto.

 

Aqui estão alguns pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:

 

Faça os exercícios sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o chão;

Para facilitar os movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar descalço;

Quando fizer os exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma;

O último ponto é o mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios difíceis.

 

 

Responda:

 

          Quais são as principais características da Ioga?

          Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê?

          Qual é a importância da respiração na prática da Ioga?

          É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 53 do Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:

 

          Quais as exigências corporais que você identifica como necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas)

          Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas? (Como você se organizou)

          Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o exercício o que pensou)

          Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou)

          Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas práticas realizadas?

          Você e permanece entusiasmado para aprender?

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/ProfºDjair

EE SALIM FARAH MALUF.    Atividades  da semana de 14 a 18 do 09 de 2020.                                                                                               

Série: 8º Anos : A e B. –  Professor: Djair Santos.  Disciplina: Geografia. 3º Bimestre.

Atividade: Leitura; Pesquisa e compreensão do texto e, resposta as questões relacionadas.

Quantidade de aulas: 4 aulas semanais de 45 minutos.

Habilidades:  Analisar as principais características produtivas dos países latino-americanos, estabelecer comparações entre a exploração mineral, agricultura, pecuária entre outras e relacionar com os indicadores de desenvolvimento econômico e social.

GEOGRAFIA :  Características produtivas dos países Latino – Americanos ( 2 / 2 ).

Com base na leitura do texto: Características produtivas dos países Latino – Americanos responda as seguintes questões:

1) Quando pensamos no progresso técnico e na revolução do desenvolvimento industrial nos países desenvolvidos perguntamos:

 Por que, esse crescimento de produtividade não ocorre com tanta intensividade nos países em desenvolvimento ou afastados dos grandes centros produtivos ?

 

2) O que é o setor primário citado no texto ?

 

3)  O que é estruturalismo ?

 

4)  De que maneira o comércio exterior e a exportação, podem ajudar no desenvolvimento econômico dos países periféricos, distantes dos grandes centros produtivos ?  Explique.

 

Registre no caderno, com tema e data.

Para entregar, não se esqueça de colocar nome, número e série. Se enviar fotos do caderno, coloque o nome acima de cada página assim como o tema da atividade.

 

Envie para: djairsantos@prof.educacao.sp.gov.br

 

Reflexão sobre os nossos tempos:

“ ASSIM É A VIDA . . .    DAQUI A POUCO A PÁGINA VIRA,

O CENÁRIO MUDA . . .     NOVOS VENTOS,   NOVA BRISA,

NOVOS ARES,     NOVOS MARES . . .  ! “

História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 14 de setembro a 18 de setembro

 

 

 

TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao fim da escravidão

 

HABILIDADES: ((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

 

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia os textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 206, 207, 208, 209, 210 e 211.

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário. 









 Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

O processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.

 

a)    Faça uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:

1)    André Rebouças

2)    José do Patrocínio

3)    Luiz Gama

 

b)    A partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas consequências.

c)    Como ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?

 

Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p. 206 – 211.



Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B, C, D

Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês (Continuação da atividade)

 

 

1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.

 

Qual o melhor esporte para a saúde de acordo com sua idade

 

 

Os efeitos benéficos que o esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.

 

Encaixar uma atividade física na rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.

 

Além disso, contribui para preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo, exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.

 

Pode soar óbvio dizer que ter 20 anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os esportes são adequados para todas as faixas etárias.

 

Não saber adequar a atividade física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.

 

 

 2ª aula: Crie 4 questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo com o texto. As respostas podem ser em português.

 

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua Portuguesa/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Opinião e Argumentação

Ø  Assunto abordado:  Gamer é profissão?!

 

Conhecimentos prévios...

 

1.     Você já ouviu falar sobre a profissão gamer?

 

2.     Já pensou em ser um gamer?

 

Leitura do Texto

Gamer: que profissão é essa?

Com a evolução das tecnologias digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers, atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional de games?

Gamers ou pro-players são jogadores profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.

Como toda profissão, essa carreira necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos games e dos adversários.

Geralmente, o gamer profissional faz parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que acompanha e aconselha a equipe.

Além de estudarem e treinarem muito, os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições. Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.

Se você ainda não decidiu que carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.

 

Atividades

1.     Qual é o assunto abordado no texto?

 

2.     O que originou as profissões gamer e youtuber?

 

 

3. Embora o gamer exerça uma profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?

 

4. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?

 

5. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?

 

6. Qual é a opinião da autora sobre a profissão gamer?

 

7. Que argumentos sustentam essa opinião?

 

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:   https://youtu.be/C9hpDIKYdF8

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 14/09 a 18/09 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Geometria: Ângulos, Mediatriz e Bissetriz

   

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA17) Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, São de vídeos  produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Diferença entre ângulos complementares e suplementares, características dos ângulos, Construção de bissetriz e mediatriz:

https://youtu.be/FWFvJwQUlGU     https://youtu.be/WuxWcUug4tw

 

 https://youtu.be/mqqplZaDHnw     https://youtu.be/9K4xgQfGnf8

 

https://youtu.be/18-sH6GVjOE      https://youtu.be/4bdHWgHhqG4

 

 

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se possível assista os vídeos acima, produzidos pelo CMSP.

- Após visualizar os vídeos, responder as seguintes perguntas no caderno:

* O que são ângulos complementares e suplementares?

* O que é um ângulo: reto. Agudo, obtuso, raso, de uma volta e ângulo nulo.

* Construir ângulos e bissetrizes no caderno e apresentar as medidas dos ângulos

- Após visualizar os vídeos e anotar as respostas acima, fazer uma leitura e análise complementar  na página 72 do caderno SP FAZ Escola.

- Responder Os exercícios da página 73, no caderno SP Faz Escola

             

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar até 22/09/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3  A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de conhecimento. Envie para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail do professor.

 

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO?  preencha a ficha I e II da atividade 1 projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 14/09/2020 a 18/09/2020

8º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

8º ano – Caderno do Aluno página 46

Atividade 3 – E a vencedora é...
“A melhor charge é….” Sim, agora a sala deve analisar as charges produzidas e ver a que
melhor abordou o tema. Apenas uma será escolhida como a que tem maior potencial para
informar e mobilizar cidadãos e cidadãs, mas as charges de todos os grupos vão ficar em exibição
na sala, para ninguém esquecer as armadilhas do consumismo.

a proposta para a finalização dessa atividade será a  apresentação  de  sua charge!

onde  ?  no facebook da escola

professora eu não tenho como acessar o facebook !

Todos deverão encaminhar para o  e-mail da professora!

caprichem a charge com mais curtidas será a vencedora

      

                         Não se preocupem não vou postar seus nomes !!!

 

ATENÇÃO O FORMULÁRIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO


                                          Exemplo de uma charge sobre o descarte do lixo hospitalar 


-----------------------------------------------------------------------------

8ºC

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade  –Sondagem

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28):Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para iniciar esta Situação de Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

1.Quaisas diferentes funções teatrais que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram?

2.Como foi vivenciar os processos de produção artística nas aulas anteriores?

3.Quais as diferenças e semelhanças entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo?

4.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e repertórios artísticos?

5.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 14/09 a 18/09

 

__

 

 

 


Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste  3

E.E.Salim Farah Maluf

Ano Letivo : 2020 

 

Plano de aula

1 – Professora: Ana Paula

 

2 – Turma: 8º C e 8º D

 

3 -  Disciplina : Ciências

 

4 -  Conteúdo : Vida e Evolução

 

5 -   Habilidade: Identificar e comparar o modo de ações e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis.

 

6-   Desenvolvimento e estratégias: Após a pesquisa realizada, responder as questões solicitadas pelo Professor.

 

7-   Recursos utilizados: Internet e livro didático.

8  -  Avaliação:  A avaliação será efetivada através das atividades entregues

9-   de aulas previstas: 4 aulas

10 -  período de realização: 08/09//2020 à  11/09/2020

11 -  Professora : Ana Paula

 

12 – Validade : 14/09/2020

Educação Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 14 a 18/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

              YOGA- SAUDAÇÃO

 

Aula I: Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY ) e tente realizar o exercício proposto.

 

Aqui estão alguns pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:

 

Faça os exercícios sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o chão;

Para facilitar os movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar descalço;

Quando fizer os exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma;

O último ponto é o mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios difíceis.

 

 

Responda:

 

          Quais são as principais características da Ioga?

          Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê?

          Qual é a importância da respiração na prática da Ioga?

          É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 53 do Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:

 

          Quais as exigências corporais que você identifica como necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas)

          Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas? (Como você se organizou)

          Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o exercício o que pensou)

          Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou)

          Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas práticas realizadas?

          Você e permanece entusiasmado para aprender?

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE SEMANA 14 a 18/09                   GEOGRAFIA 8C, 8D                  PROF. VANILDO              

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Poderio econômico e ascensão da China

Apesar de se manter como potência hegemônica há décadas, os Estados Unidos vêm perdendo espaço no campo econômico, em virtude da ascensão da China no atual cenário internacional. Há, nesse quesito, uma nova conjuntura, caracterizada pela multipolaridade do sistema geopolítico global. A introdução de reformas políticas e econômicas desde o fim dos anos 1970, com o objetivo de expandir o relacionamento comercial com mercados externos, tem levado a China a registrar índices elevados de crescimento econômico. Atualmente, o país ocupa a segunda posição no ranking dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) mundiais, é o segundo país com maior volume de exportações e o terceiro com maior volume de importações de mercadorias do mundo (dados de 2018). A expansão chinesa tem sido encarada como uma ameaça à liderança dos Estados Unidos como potência econômica mundial, o que tem gerado tensões geopolíticas entre os dois países. A crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008 provocou a diminuição da participação do país na região do Pacífico e permitiu que novos arranjos fossem estabelecidos, aumentando a participação de produtos industriais chineses nas trocas comerciais entre os países asiáticos. A China também vem ampliando sua presença no mercado de outras regiões do mundo, como o continente africano e os países latino-americanos. Há alguns anos, as relações comerciais entre Brasil e China têm se intensificado e, atualmente, o país se tornou o principal parceiro econômico do Brasil.

 

Atividades.

Ler o texto e analise o gráfico para responder as questões.

1.      Qual o país que se tornou o principal parceiro econômico do Brasil?

2.      Qual a posição da China no ranking dos maiores PIBs do Mundo?

3.      Qual a posição do Brasil no ranking dos maiores PIBs, em 2016? e África do Sul).


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 14 de setembro a 18 de setembro

 

 

 

TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao fim da escravidão

 

HABILIDADES: ((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

 

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia os textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 206, 207, 208, 209, 210 e 211.

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário. 









 Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

O processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.

 

a)    Faça uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:

1)    André Rebouças

2)    José do Patrocínio

3)    Luiz Gama

 

b)    A partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas consequências.

c)    Como ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?

 

Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p. 206 – 211.


Inglês/ProfºMonica

Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B, C, D

Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês (Continuação da atividade)

 

 

1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.

 

Qual o melhor esporte para a saúde de acordo com sua idade

 

 

Os efeitos benéficos que o esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.

 

Encaixar uma atividade física na rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.

 

Além disso, contribui para preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo, exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.

 

Pode soar óbvio dizer que ter 20 anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os esportes são adequados para todas as faixas etárias.

 

Não saber adequar a atividade física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.

 

 

 2ª aula: Crie 4 questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo com o texto. As respostas podem ser em português.

 

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

 

Língua Portuguesa/ProfºRene

E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Opinião e Argumentação

Ø  Assunto abordado:  Gamer é profissão?!

 

Conhecimentos prévios...

 

1.     Você já ouviu falar sobre a profissão gamer?

 

2.     Já pensou em ser um gamer?

 

Leitura do Texto

Gamer: que profissão é essa?

Com a evolução das tecnologias digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers, atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional de games?

Gamers ou pro-players são jogadores profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.

Como toda profissão, essa carreira necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos games e dos adversários.

Geralmente, o gamer profissional faz parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que acompanha e aconselha a equipe.

Além de estudarem e treinarem muito, os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições. Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.

Se você ainda não decidiu que carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.

 

Atividades

1.     Qual é o assunto abordado no texto?

 

2.     O que originou as profissões gamer e youtuber?

 

 

3. Embora o gamer exerça uma profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?

 

4. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?

 

5. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?

 

6. Qual é a opinião da autora sobre a profissão gamer?

 

7. Que argumentos sustentam essa opinião?

 

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:   https://youtu.be/C9hpDIKYdF8

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemática/Profº Josivan

 

                                                             

PROFESSOR: Josivan Santana                                                              SÉRIE/ANO:8 A, B, e C

 

DISCIPLINA: Matemática

 

ESTUDOS/ATIVIDADES/TRABALHOS

 

 

 ESTRUTURA DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS:

 

 Este plano de trabalho contém o conteúdo para ser realizado na semana, de 14/09 a 18/09 .

Número de aulas para realização das atividades solicitadas: 6 aulas por turma.

 

1 – TEMA: Geometria: Ângulos, Mediatriz e Bissetriz

   

Competências e habilidades/Objetivos

(EF08MA17) Conhecer e aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.

 

- Descrever os Estudos /Atividades Propostas

 

 

Obs: O link abaixo contém os conteúdos (temas) citados nessas aulas, São de vídeos  produzidos no centro de mídia (CMSP) e Youtube está diretamente voltado aos objetivo desta aula: Diferença entre ângulos complementares e suplementares, características dos ângulos, Construção de bissetriz e mediatriz:

https://youtu.be/FWFvJwQUlGU     https://youtu.be/WuxWcUug4tw

 

 https://youtu.be/mqqplZaDHnw     https://youtu.be/9K4xgQfGnf8

 

https://youtu.be/18-sH6GVjOE      https://youtu.be/4bdHWgHhqG4

 

 

Observação: É imprescindível visualizar os vídeos solicitados e fazer anotações. Pois, estes procedimentos são cruciais para facilitar a aprendizagem e responder os exercícios. Se possível assista os vídeos acima, produzidos pelo CMSP.

- Após visualizar os vídeos, responder as seguintes perguntas no caderno:

* O que são ângulos complementares e suplementares?

* O que é um ângulo: reto. Agudo, obtuso, raso, de uma volta e ângulo nulo.

* Construir ângulos e bissetrizes no caderno e apresentar as medidas dos ângulos

- Após visualizar os vídeos e anotar as respostas acima, fazer uma leitura e análise complementar  na página 72 do caderno SP FAZ Escola.

- Responder Os exercícios da página 73, no caderno SP Faz Escola

             

-Entregar através do e-mail indicado no final, Zap :943623531 ou Google Classroom

 

·         RECURSOS

 

- blog                          - internet

- e-mail                        - Google Classroom     - whatsapp 

 

3 – RESULTADOS DOS ESTUDOS / ATIVIDADES / TRABALHOS DEVEM SER REGISTRADOS   ( x   ) NO CADERNO

                              (     ) OUTROS:_______________________________________________

 

OBS: esses exercícios devem ser entregues através dos recursos indicados acima. Fiquem atentos com os prazos de entrega das atividades.

Entregar até 22/09/20

                      Enviar para o email: josivansantana26@gmail.com

 

Projeto de Vida/Profº Denis

Projeto de Vida                                     Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf 

Séries: 7ºC, 8ºA, 8ºB, 8ºC, 9ºA, 9ºC, 1ºD

Nome:___________________________________________

3º Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)

Fiquem atentos as séries que se destinam essas atividades abaixo

ABAIXO VEJA QUAL SUA SÉRIE E REALIZE O ROTEIRO BASEADO NO CADERNO DO ESTUDANTE:

ü  7º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizem nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 3  A IMPORTÂNCIA DE SE TOMAR UM NORTE proposta no caderno do estudante, vejam o passo à passo sobre quem você é e o que você faz para ir em busca de conhecimento. Envie para o professor por e-mail.

ü  8º Ano: 

Prezados alunos por gentileza realizar a atividade 3 do caderno do estudanterespondam as perguntas e envie para o e-mail do professor.

 

 

ü  9 Ano: 

Prezados alunos por gentileza realize nos seus diários de práticas a situação de aprendizagem 2 COMO ESCOLHO?  preencha a ficha I e II da atividade 1 projeto de vida conforme orienta o caderno do estudante, transcrevam em seus diários de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

ü  1º EM:

Prezados alunos, realizem as questões da Atividade – Tecendo Diálogos (pág.142) caderno do estudante. Façam uma reflexão no diário de práticas e vivências, em seguida envie por e-mail.

 

Público: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano Ensino Médio

 

Habilidades envolvidas:

Iniciativa Social; Curiosidade para aprender; Empatia; Assertividade e Organização.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

Tecnologia e Inovação/ProfºMarcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 14/09/2020 a 18/09/2020

8º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO  3º BIMESTRE

8º ano – Caderno do Aluno página 46

Atividade 3 – E a vencedora é...
“A melhor charge é….” Sim, agora a sala deve analisar as charges produzidas e ver a que
melhor abordou o tema. Apenas uma será escolhida como a que tem maior potencial para
informar e mobilizar cidadãos e cidadãs, mas as charges de todos os grupos vão ficar em exibição
na sala, para ninguém esquecer as armadilhas do consumismo.

a proposta para a finalização dessa atividade será a  apresentação  de  sua charge!

onde  ?  no facebook da escola

professora eu não tenho como acessar o facebook !

Todos deverão encaminhar para o  e-mail da professora!

caprichem a charge com mais curtidas será a vencedora

      

                         Não se preocupem não vou postar seus nomes !!!

 

ATENÇÃO O FORMULÁRIO DA ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO AINDA ESTÁ ABERTO PARA RESOLUÇÃO


                                          Exemplo de uma charge sobre o descarte do lixo hospitalar 


-----------------------------------------------------------------------------

8ºD

Arte/Profº Adriana

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                              8º A, B, C e D

DISCIPLINA/TURMA:

                            Arte

CONTEÚDOS:

Atividade  –Sondagem

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF08AR28):Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista, maquiador/visagista, cenógrafo, iluminador, sonoplasta, produtor, diretor e assessor de imprensa etc.) em processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos, e compreender as características desse processo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Para iniciar esta Situação de Aprendizagem, é importante levantar os conhecimentos prévios que os estudantes têm sobre as diferentes funções teatrais como acontece nos processos de trabalho artístico coletivos e colaborativos e quais tecnologias e recursos digitais eles utilizam para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos.

1.Quaisas diferentes funções teatrais que foram trabalhadas na Situação de aprendizagem vocês lembram?

2.Como foi vivenciar os processos de produção artística nas aulas anteriores?

3.Quais as diferenças e semelhanças entre um trabalho artístico coletivo e um colaborativo?

4.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para acessar, apreciar práticas e repertórios artísticos?

5.Quais tecnologias e recursos digitais vocês costumam utilizar para produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos?

RECURSOS:

Caderno para anotações.

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

DATA 14/09 a 18/09

 

__

 

 

 

 

 Ciências/Profº Ana Paula

Diretoria de Ensino Leste  3

E.E.Salim Farah Maluf

Ano Letivo : 2020 

 

Plano de aula

1 – Professora: Ana Paula

 

2 – Turma: 8º C e 8º D

 

3 -  Disciplina : Ciências

 

4 -  Conteúdo : Vida e Evolução

 

5 -   Habilidade: Identificar e comparar o modo de ações e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos à prevenção da gravidez na adolescência e de infecções sexualmente transmissíveis.

 

6-   Desenvolvimento e estratégias: Após a pesquisa realizada, responder as questões solicitadas pelo Professor.

 

7-   Recursos utilizados: Internet e livro didático.

8  -  Avaliação:  A avaliação será efetivada através das atividades entregues

9-   de aulas previstas: 4 aulas

10 -  período de realização: 08/09//2020 à  11/09/2020

11 -  Professora : Ana Paula

 

12 – Validade : 14/09/2020

Educação Física/Profº Denise

PROFESSORA DENISE

 

AULAS PREVISTAS 02

 

DATA: 14 a 18/09/2020

DISCIPLINA/TURMA: 8° A, 8°B, 8C, 8°D.

 

              EDUCAÇÃO FÍSICA

CONTEÚDOS:

 

              YOGA- SAUDAÇÃO

 

Aula I: Agora é o momento de praticar! Assista ao vídeo através do link (https://www.youtube.com/watch?v=JhIS_kwU3RY ) e tente realizar o exercício proposto.

 

Aqui estão alguns pontos importantes para você lembrar antes de iniciar:

 

Faça os exercícios sobre um tapete, colchonete ou toalha para não ficar em contato direto com o chão;

Para facilitar os movimentos, use roupas leves ao fazer os exercícios, podendo também ficar descalço;

Quando fizer os exercícios de equilíbrio, apoie-se primeiro na perna direita e depois na esquerda, assim você estará fortalecendo as duas pernas, e não apenas uma;

O último ponto é o mais importante: não desista facilmente, mesmo que ache os exercícios difíceis.

 

 

Responda:

 

          Quais são as principais características da Ioga?

          Suas poses/movimentos estão relacionadas a que? Por quê?

          Qual é a importância da respiração na prática da Ioga?

          É fácil realizar as poses da Ioga? Por quê?

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos.

 

Aula II: Página 53 do Caderno do Aluno volume 3. Responda ás questões da atividade 5:

 

          Quais as exigências corporais que você identifica como necessárias para a prática do Ioga?(capacidades físicas)

          Como foi sua autogestão para realizar as atividades propostas? (Como você se organizou)

          Houve respeito e empatia nas práticas realizadas? (Ao realizar o exercício o que pensou)

          Você considera que esteve engajado nas atividades? (Se dedicou)

          Houve tolerância ao estresse, à frustração e autoconfiança nas práticas realizadas?

          Você e permanece entusiasmado para aprender?

 

 

 

Tempo para realização da atividade: 45 minutos

 

Você pode realizar a atividade pelo Google Classroom, ou, enviar a atividade por email para:  atividadesprofessoradenise@gmail.com (pode ser fotos, arquivos ou no corpo do email)

Caso não tenha acesso, faça em seu próprio caderno. Não se esqueça de colocar o seu nome completo, ano/série/turma e a data em que a atividade se refere.

 

Geografia/ProfºVanildo

ATIVIDADE SEMANA 14 a 18/09                   GEOGRAFIA 8C, 8D                  PROF. VANILDO              

EMAIl: vanildoh@professor.educacao.sp.gov.br (manda aqui suas atividades para correção).

Poderio econômico e ascensão da China

Apesar de se manter como potência hegemônica há décadas, os Estados Unidos vêm perdendo espaço no campo econômico, em virtude da ascensão da China no atual cenário internacional. Há, nesse quesito, uma nova conjuntura, caracterizada pela multipolaridade do sistema geopolítico global. A introdução de reformas políticas e econômicas desde o fim dos anos 1970, com o objetivo de expandir o relacionamento comercial com mercados externos, tem levado a China a registrar índices elevados de crescimento econômico. Atualmente, o país ocupa a segunda posição no ranking dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) mundiais, é o segundo país com maior volume de exportações e o terceiro com maior volume de importações de mercadorias do mundo (dados de 2018). A expansão chinesa tem sido encarada como uma ameaça à liderança dos Estados Unidos como potência econômica mundial, o que tem gerado tensões geopolíticas entre os dois países. A crise financeira iniciada nos Estados Unidos em 2008 provocou a diminuição da participação do país na região do Pacífico e permitiu que novos arranjos fossem estabelecidos, aumentando a participação de produtos industriais chineses nas trocas comerciais entre os países asiáticos. A China também vem ampliando sua presença no mercado de outras regiões do mundo, como o continente africano e os países latino-americanos. Há alguns anos, as relações comerciais entre Brasil e China têm se intensificado e, atualmente, o país se tornou o principal parceiro econômico do Brasil.

 

Atividades.

Ler o texto e analise o gráfico para responder as questões.

1.      Qual o país que se tornou o principal parceiro econômico do Brasil?

2.      Qual a posição da China no ranking dos maiores PIBs do Mundo?

3.      Qual a posição do Brasil no ranking dos maiores PIBs, em 2016? e África do Sul).


História/Profº Wilson

E.E. Salim Farah Maluf

Disciplina: História – Ano: 8ºA/8ºB/8ºC/8°D

Professor: Wilson de Oliveira

 

 

ROTEIRO DE ESTUDO/ATIVIDADES

 

Carga horária: 04 aulas

Semana de 14 de setembro a 18 de setembro

 

 

 

TEMAS: Abolicionismo e o processo que levou ao fim da escravidão

 

HABILIDADES: ((EF08HI19B) Identificar as propostas presentes nas Leis Eusébio de Queirós, Ventre Livre, Sexagenário e Áurea, bem como analisar os seus impactos na sociedade brasileira do período imperial.

 

 

 

           FAVOR ENVIAR FOTOS DAS PÁGINAS DO SEU CADERNO COM A ATIVIDADE REALIZADA PARA O E-MAIL:      oliveirawilson@prof.educacao.sp.gov.br

 

         Quando retornar as aulas os cadernos com as atividades deverão ser apresentados ao professor.

 

         Estou disponível no e-mail acima para quaisquer esclarecimentos nos dias e horários que leciono em sua sala.

 

        ASSISTA ÀS AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS SP, FAÇA SEUS REGISTROS E ENVIE ATRAVÉS DO E-MAIL.

 

 

      Aula 1 e 2 - Leia os textos “O movimento abolicionista”, “As leis e a realidade” e “A vida difícil do recém-libertos”, disponíveis no livro História sociedade & cidadania:   8º ano, páginas 206, 207, 208, 209, 210 e 211.

Anote as palavras desconhecidas no caderno e procure o significado no dicionário. 









 Aula 3 e 4 – Responda às questões propostas:

 

O processo que levou ao fim da escravidão teve como protagonista os negros escravizados que desde o aprisionamento na África lutaram pela sua liberdade e foram lutando através dos séculos até deixar de ser escravo. Livres iniciaram a luta para alcançar a cidadania plena. Luta que continua até hoje.

 

a)    Faça uma breve pesquisa sobre 3 protagonistas negros da luta pelo fim escravidão:

1)    André Rebouças

2)    José do Patrocínio

3)    Luiz Gama

 

b)    A partir da leitura feita nas páginas 208, 209 e 210 Faça uma análise, com suas palavras, das sequências de leis que culminaram no fim da escravidão e suas consequências.

c)    Como ficou a vida dos recém-libertos após a Lei Áurea?

 

Fontes:    

BOULOS JUNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 8º: ensino           fundamental: anos finais. São Paulo.: Editora FTD, 2018. Capítulo 12, p. 206 – 211.



Inglês/ProfºMonica



Prof.ª Monica – Inglês - 3º Bimestre

Turmas: 8º A, B, C, D

Atividade semanal: 14/09/20 a 18/09/20

TEMA DA AULA: Os nomes dos esportes em inglês (Continuação da atividade)

 

 

1ª aula: na aula passada nós lemos uma matéria da BBC Brasil sobre os benefícios do esporte para nossa vida. Vamos relembrar o assunto do texto, depois responda às questões na aula seguinte.

 

Qual o melhor esporte para a saúde de acordo com sua idade

 

 

Os efeitos benéficos que o esporte tem sobre nossa saúde são muitos e já comprovados.

 

Encaixar uma atividade física na rotina pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares, alguns tipos de câncer e ajuda a combater diabetes do tipo 2, por exemplo.

 

Além disso, contribui para preservar nossa saúde mental: ao aumentar o nível de endorfinas em nosso corpo, exercícios impactam nosso estado de ânimo e nossa autoestima.

 

Pode soar óbvio dizer que ter 20 anos não é o mesmo que ter 40. Mas também é lógico pensar que nem todos os esportes são adequados para todas as faixas etárias.

 

Não saber adequar a atividade física aos anos que vamos somando ao calendário pode, de fato, acarretar certos riscos ao nosso bem estar físico (e mental, se considerarmos a frustração de perceber esse desgaste físico), dizem especialistas.

 

 

 2ª aula: Crie 4 questões em inglês sobre o texto acima, depois responda as questões de acordo com o texto. As respostas podem ser em português.

 

 

 

Envie a atividade para: monicalopes@professor.educacao.sp.gov.br

Língua Portuguesa/ProfºRene


E.E. SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE 14/09/2020 A 18/09/2020

PROFESSOR RENÊ CÉSAR DE LÍNGUA PORTUGUESA

6ª ATIVIDADE DO 3º BIMESTRE

 8º ANO (A,B,C e D) - ENSINO FUNDAMENTAL – MANHÃ

 

Tema:  Opinião e Argumentação

Ø  Assunto abordado:  Gamer é profissão?!

 

Conhecimentos prévios...

 

1.     Você já ouviu falar sobre a profissão gamer?

 

2.     Já pensou em ser um gamer?

 

Leitura do Texto

Gamer: que profissão é essa?

Com a evolução das tecnologias digitais e da internet, surgem novas profissões, como youtubers e gamers, atividades muito valorizadas atualmente e que atraem, em especial, a atenção das novas gerações. Fazer de um hobby uma fonte de renda pode ser uma ideia bem interessante. O que você acha de entrar para a carreira de atleta profissional de games?

Gamers ou pro-players são jogadores profissionais que participam de competições de games e recebem prêmios em dinheiro. Um gamer fatura um salário de 2 mil a 100 mil reais, arrecadado com premiações, venda de produtos, patrocínios e publicidade.

Como toda profissão, essa carreira necessita de dedicação, treinamentos e estudos que ajudem a desenvolver técnicas e estratégias para o aprimoramento do conhecimento a respeito dos games e dos adversários.

Geralmente, o gamer profissional faz parte de uma equipe que passa de 8 a 12 horas treinando e estudando os jogos em gaming houses, locais organizados especialmente para isso, com computadores potentes, excelente conexão de internet e orientações de um técnico que acompanha e aconselha a equipe.

Além de estudarem e treinarem muito, os gamers precisam cuidar da saúde para terem bom desempenho nas competições. Para isso, as equipes contam com acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e educadores físicos para se manterem física e emocionalmente saudáveis.

Se você ainda não decidiu que carreira seguir e gosta de games, essa é uma sugestão interessante.

 

Atividades

1.     Qual é o assunto abordado no texto?

 

2.     O que originou as profissões gamer e youtuber?

 

 

3. Embora o gamer exerça uma profissão lúdica, de que ele necessita para ter um bom desempenho?

 

4. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre sua intencionalidade?

 

5. Analisando o desenvolvimento do texto, o que podemos dizer sobre a intencionalidade da autora?

 

6. Qual é a opinião da autora sobre a profissão gamer?

 

7. Que argumentos sustentam essa opinião?

 

"As atividades deste conteúdo  são referentes  à vídeoaula do Centro de Mídias:   https://youtu.be/C9hpDIKYdF8

 

 

Contatos para entrega de atividades e “tira dúvidas”.

renecruz@prof.educacao.sp.gov.br

Whatsapp: 11976991682

Matemetica/ProfºMarcela

 

PROFESSORA: MARCELA

MATEMÁTICA: 8 º ANOS D

Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividades proposta para o período de 14/09/2020 / a 18/09/2020

(6 aulas)

terça-feira

quarta-feira

sexta-feira

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

8ºano D

 

 

 

 


   Habilidade que vamos desenvolver nessa situação de Aprendizagem

 

(EF08MA06) Resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo
do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das  operações.

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1

ATIVIDADE 1 – MONÔMIOS E SUAS OPERAÇÕES

O objetivo dessa atividade é  resolver e elaborar situações-problema que envolvam cálculo do valor numérico de expressões algébricas, utilizando as propriedades das operações.  

 

Antes de começarmos com a situação de aprendizagem 1 ,vamos brincar um pouco sim brincar de adivinhação

Vamos lá ...

Pense em um número. Some 5, multiplique por 2, depois subtraia 4, dívida por 2 e subtraia o número que você pensou inicialmente  !!!

                     Assista o vídeo Pense um número . 

                           https://youtu.be/gXvxXDMpuwM?t=21

Agora que você entendeu o truque da adivinhação vamos resolver as atividades proposta no caderno do aluno 3ºbimestre páginas 63 e 64

Lembrando essas   atividades propostas devem ser realizadas na apostila não tendo necessidade de encaminhar. 

Projeto de Vida/Profº Rosiane

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

E.E. SALIM FARAH MALUF

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

               ANOS FINAIS

ATIVIDADES À DISTÂNCIA

1.    PROFESSOR

Rosiane Ap. Dias Quintão

2.    TURMA

 

8° ANO - D

2.DISCIPLINA:

Professor especialista, projeto de vida.

3.CONTEÚDOS:

Um mais um é sempre mais que dois?

3.    HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

Curiosidade para aprender e iniciativa social.

4.    DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

1-    O que o tema 1+1 é sempre + que 2?

2-    Faça um cartaz que represente o tema?

 

OBS: Gostaria de ressaltar que todas as segundas feiras, estarei à disposição de vocês para um plantão de dúvidas, via whatsapp das 9hs às 10hs.

 

5.    RECURSOS UTILIZADOS:

Os alunos iram utilizar o caderno.

6.    AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Registro escrito, a atividade deverá ser entregue por e-mail (nonhode@hotmail.com) ou via whatsapp.

 

7.      Nº DE AULAS PREVISTAS

 

02

8.      PERÍODOD DE REALIZAÇÃO

14/09/2020 a 18/09/2020

9.      PROFESSOR

 

Rosiane

10.  VALIDADO EM:

   14/09/2020

 

Tecnologia e Inovação/Profº Denis

Tecnologias                                                  Professor Denis Maimoni

E.E. Profº Salim Farah Maluf                            Séries: 8ºD e 9ºA

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 6 (14.09 à 18.09)

 

Atenção fique atenta as séries que se destinam essa atividade  

 

QUEM DISSE QUE SER FELIZ É CONSUMIR?

ATIVIDADE 1 – VOCÊ É CONSUMISTA? 8º ano – Caderno do Aluno página 46 / 9º ano – Caderno do Aluno página 45

Realize a atividade proposta acima conforme o caderno do estudante respectivo de sua série, e envie a atividade por e-mail do professor.

 

Aulas previstas: 1 aula

Público: 8ºD e 9ºA do Ensino Fundamental

Habilidades envolvidas:

EF89TEC07: Utilizar as TDIC para promover práticas de consumo consciente.

EF89TEC18: Realizar de forma contínua produções de uma mídia digital específica e a análise crítica de textos digitais em diferentes formatos.

EF89TEC19: Utilizar ferramentas digitais online e offline realizar produções digitais (blog, sites, redes sociais e outros).

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário