domingo, 20 de setembro de 2020

6ºAnos finais semana de 21 a 25 de setembro de 2020

   Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020

                                               

   Eletivas/ProfºDenis

Eletiva Inteligência Emocional                        Professor Denis Maimoni

E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)

 

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva




Você se sente entediado? Sabe o que é o Tédio?

Hoje

 Assistam ao vídeo assistam abaixo  alguns vídeos que falam sobre o assunto

 

A ciência do tédio:  https://www.youtube.com/watch?v=H6KIJVIIKE4

 

Porque o tédio pode ser bom? https://www.youtube.com/watch?v=QkKMgXukAmI

 

Você acredita que esse assunto pode te ajudar a evoluir? Conte ao professor e envie pó e-mail.

 

 

Aulas previstas: 2 aulas

Público: 6º e 7º anos

Habilidades envolvidas: Resiliência; Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

                                                 Eletivas/ProfºDayane

ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

CONTEÚDOS:

· Unidade Temática: Esporte e Lazer

· Jogos, games e tv;

ATIVIDADES

· Atividade 1- Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;

· Atividade 2- Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?

E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/202

6ºAno A 

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

 

CONTEÚDOS:

Circo Tradicional e Contemporâneo

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Circo tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico, divulgação e desmontagem.

Circo Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo. Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos, agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético. Outra característica importante é que não há animais.

Atividade

Com base nos conceitos de circo apresentado acima, crie um desenho de circo e especifique se é tradicional ou contemporâneo.

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA  21/09  a 25/09

 

__

 

 

Ciências/Profº MARIO

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º anos AeB semana de 21/09 a 25/09 Email:mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

Watsap:965522053

prof. Mario

QUESTÕES

1) O que é sinapse?

2) Como a sinapse atua no sistema nervoso?

3) Quais são as substâncias que podem interferir no funcionamento da sinapse?

4) Quais são as substâncias estimulantes?

Educação Física/Profº DONI

EE SALIM FARAH MALUF

                            SEMANA     DE     21/09       Á     25/09/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Práticas Corporais / Movimento e Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                 PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA (50 minutos)

Para descontrair, junto com a família!!!!

Vamos agora brincar de: pedra, papel e tesoura. Você pode brincar com uma ou mais pessoas. É feita através de rodadas, quem fizer primeiro dez pontos vence a rodada.

 






2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 54  -  55

Atividade 3

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

Geografia/Profº RICARDO

Semana 21 a 25 de setembro

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

6 ano A,B

Lê o texto e responder as questões.

 

Atmosfera e sua importância

 

Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta.

Atmosfera terrestre corresponde a uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da gravidade. Com base no critério da dinâmica da temperatura, a atmosfera terrestre divide-se em camadas.

 

Características da atmosfera

Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. É importante ressaltar que essa camada de gás não possui um limite físico que a identifique, pois, à medida que se eleva altitude, os gases tornam-se cada vez mais rarefeitos.

 

Qual é a altura da atmosfera?

 

Alguns estudiosos do campo da climatologia limitam a atmosfera terrestre em aproximadamente 100 quilômetros, considerando que não há um limite superior estabelecido fisicamente. Contudo, em decorrência da força atuante da gravidade sobre os gases que constituem a atmosfera terrestre, esta pode alcançar até 10 000 quilômetros, transitando, então, para o espaço sideral.

 

Gases que compõem a atmosfera

Os gases que compõem a atmosfera terrestre não se dissipam com facilidade em decorrência da ação atuante da gravidade. São eles:

 

1. Nitrogênio: representa cerca de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio absorve poucas quantidades de calor proveniente do Sol. Apesar de ser o gás com maior volume na atmosfera, não apresenta papel muito importante.

 

 

2. Oxigênio: representa cerca de 21% do volume da atmosfera. O oxigênio é o gás que possibilita a vida no planeta e que forma o gás ozônio na atmosfera.

 

3. Argônio: representa cerca de 0,93% do volume da atmosfera. O argônio é considerado um gás inerte, pois não reage com outros gases que estão presentes na atmosfera. Assim, pode ser encontrado em sua forma pura.

 

4. Gás carbônico: representa cerca de 0,039% do volume da atmosfera. O gás carbônico é encontrado na atmosfera em decorrência do processo de respiração dos seres vivos. Também pode ser proveniente de processos de combustão.

 

5. Outros gases: há, na atmosfera, gases como neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio.

 

Na atmosfera terrestre, também é encontrado vapor d'água, que não é um gás. O vapor d'água representa cerca de 4% do volume atmosférico e diminui à medida que há o aumento da altitude. Esse elemento atmosférico influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas médias em todo o planeta, pois consegue absorver e emitir calor para atmosfera.

 

Questões

 

1 Quais são os gases que compõe a atmosfera?

2 Quais são as camadas da atmosfera?

3 Qual é a altura da atmosfera?

4 Qual é a importância da atmosfera? 

História/Profº SUELI

                                       BLOG SEXTOS ANOSA/B SEMANA 21/09/2020 À 25/09/2020

PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.

PESQUISE:

1- COMO FOI FORMADA A RELIGIÃO NA ROMA ANTIGA?

2- QUAIS ERAM OS DEUSES E SUAS CARACTERÍSTICAS NA ROMA ANTIGA?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.co

Inglês/Profº FRANCIELLE

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

CONTEÚDOS: PHYSICAL APPEARANCE

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

  • Parte 1:  Physical appearance.

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://youtu.be/s0ygShL3Rgs

3.    Link 2: https://youtu.be/UzpcpfvEQwQ

4.    Assista mais de uma vez, se necessário.

5.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

6.    Link 2 : https://www.youtube.com/watch?v=SUt8q0EKbms

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1LzBnfSMLUe9yeG9-3JoO3HF5FxSojlio/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página  40.

RECURSOS:

·        Internet,

·        Dicionário,

·        Tradutor on-line,

·        Classroom,

·        Blog,

·        Caderno do aluno,

·        Centro de mídias.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

 

DATA: 14/09/2020

 

 

Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA

6ºA – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.

 

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Tempo para realização: Uma semana.  (De 21 até 25/Setembro)

 

A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE/ANO NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

 

                                               

 


                                                              

O DONO DA BOLA

Ruth Rocha

 

O nosso time estava cheio de amigos. O que nós não tínhamos era a bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa.
Bom mesmo é bola de couro, como a do Caloca.
Mas, toda vez que nós íamos jogar com Caloca, acontecia a mesma coisa. E era só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que ele gritava logo:

– Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!
– Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito esportivo, jogo é jogo…
– Espírito esportivo, nada! – berrava Caloca. – E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era jogo.

A coisa começou a complicar mesmo, quando resolvemos entrar no campeonato do nosso bairro. Nós precisávamos treinar com bola de verdade para não estranhar na hora do jogo.
Mas os treinos nunca chegavam ao fim. Carlos Alberto estava sempre procurando encrenca:
–Se o Beto jogar de centroavante, eu não jogo!
–Se eu não for o capitão do time, vou embora!
–Se o treino for muito cedo, eu não trago a bola!

E quando não se fazia o que ele queria, já sabe, levava a bola embora e adeus, treino.
Catapimba, que era o secretário do clube, resolveu fazer uma reunião:
– Esta reunião é para resolver o caso do Carlos Alberto. Cada vez que ele se zanga, carrega a bola e acaba com o treino.
Carlos Alberto pulou, vermelhinho de raiva:
–A bola é minha, eu carrego quantas vezes eu quiser!
– Pois é isso mesmo! – disse o Beto, zangado. – É por isso que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!
– Pois, azar de vocês, eu não jogo mais nessa droga de time, que nem bola tem.

E Caloca saiu pisando duro, com a bola debaixo do braço.
Aí, Carlos Alberto resolveu jogar bola sozinho. Nós passávamos pela casa dele e víamos. Ele batia bola com a parede. Acho que a parede era o único amigo que ele tinha. Mas eu acho que jogar com a parede não deve ser muito divertido.
Porque, depois de três dias, o Carlos Alberto não aguentou mais. Apareceu lá no campinho.
– Se vocês me deixarem jogar, eu empresto a minha bola.
Carlos Alberto estava outro. Jogava direitinho e não criava caso com ninguém.
E, quando nós ganhamos o jogo final do campeonato, todo mundo se abraçou gritando:
–Viva o Estrela-d’Alva Futebol Clube!
–Viva!
–Viva o Catapimba!
–Viva!
–Viva o Carlos Alberto!
–Viva!
Então o Carlos Alberto gritou:

– Ei, pessoal, não me chamem de Carlos Alberto! Podem me chamar de Caloca!

Compreensão textual

1) Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da história?

 

2) Quem narra a história participa dela ou não?

 

3) Carlos Alberto costumava fazer chantagem e impor condições para emprestar sua bola de couro. Comprove a afirmação com uma frase retirada do texto.

 

4) Qual era a finalidade da reunião que Catapimba, o secretário do time, resolveu fazer?

 

5) Qual era o nome do time?

 

6) Ao final, o time saiu campeão. Se Carlos Alberto tivesse continuado com o mesmo comportamento de antes, tu achas que o time sairia vitorioso? Justifique sua resposta.

Matemática/Profº MARCELO

Atividade de Matemática 6º Ano A

7º semana de 21/09/2020 à 25/09/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

O aluno deverá responder as questões pelo link

 

https://forms.gle/VavXCN3UbibacxY48

 


Projeto de vida /Profº CLAUDIA

E.E Salim Farah Maluf

3º bimestre.

 

6ºA e B– Professora Claudia.  Disciplina: Projeto de Vida.

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividade: Semana de 21/09 até 25/09.

A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

 










 

REFORÇANDO OS PONTOS FORTES E OS QUE AINDA PRECISAM FORTALECER

 

Para começar, você terá a oportunidade de refletir sobre todas as atividades que realizou até agora e sobre seu papel de estudante na definição de suas metas e compromissos pessoais.

 

Responda, no quadro abaixo, as questões para que você possa entender melhor o seu perfil de estudante:

 

Quase nunca

Pouco

Bastante/ sempre

Quase sempre

Empenhei-me em fazer as atividades com capricho?

 

 

 

 

Realizei todas as tarefas solicitadas nos prazos?

 

 

 

 

Em seguida, observe nas suas respostas, o quanto tem se empenhado para conseguir alcançar as metas e o quanto precisa melhorar. Para isso, responda no seu Diário de Práticas e Vivências, com poucas palavras, a seguinte pergunta:

O que eu quero para mim?

Com a resposta anotada, continue respondendo às questões abaixo. Elas ajudarão você a refletir melhor e a se autoavaliar, para que veja sentido nas atitudes necessárias na realização dos seus sonhos.

 

1. Quais são as qualidades que você considera necessárias para alcançar seus sonhos?

2. Você reconhece em si mesmo(a) algumas dessas qualidades? Quais?

3. O que você pode fazer para se aproximar de seus sonhos?

4. Você está agindo, hoje, de acordo com o que é melhor para você? Dê exemplos de comportamentos ou atitudes que costuma ter no dia a dia para atingir seus sonhos e reflita sobre eles.

5. Agora, dê um exemplo de algo que você ainda não faz, mas que sabe que é importante para seu futuro.

Tecnologia e Inovação /Profº Marcela

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 21/09/2020 a 25/09/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE

6º ano – Caderno do aluno, páginas 53

7ºano  Caderno do Aluno, páginas 51

                                                                     Habilidades
EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer
que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas

 

APRENDENDO A PROGRAMAR

Qual linguagem o computador usa?
Você já pensou como o computador consegue armazenar e exibir informações? O
computador, na verdade, transforma todas as informações que inserimos nele em apenas dois
números: zero e um. Pode acreditar, o computador se comunica com a gente por meio de uma
linguagem matemática binária. Tudo para ele ou é zero ou um.
Mas você deve estar se perguntando: como números, letras, palavras, imagens e sons
podem ser convertidos em zeros e uns? Bem, para responder a essa pergunta, nós precisamos
aprender sobre os números binários, e nada melhor do que realizarmos uma atividade prática.

            Assistam ao vídeo a seguir para saber mais sobre os números binários

                                   

                                     CÓDIGO BINÁRIO: APRENDA FÁCIL

                                        https://youtu.be/Y0dTHv65yxU?t=8

 

ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS
BINÁRIOS

 

 


Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail

----------------------------------------------------------------------

6ºAno B 

Arte / Profº ADRIANA

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE

 

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

 

CONTEÚDOS:

Circo Tradicional e Contemporâneo

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Circo tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico, divulgação e desmontagem.

Circo Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo. Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos, agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético. Outra característica importante é que não há animais.

Atividade

Com base nos conceitos de circo apresentado acima, crie um desenho de circo e especifique se é tradicional ou contemporâneo.

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA  21/09  a 25/09

 

__

 

 

Ciências/Profº MARIO

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º anos AeB semana de 21/09 a 25/09 Email:mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

Watsap:965522053

prof. Mario

QUESTÕES

1) O que é sinapse?

2) Como a sinapse atua no sistema nervoso?

3) Quais são as substâncias que podem interferir no funcionamento da sinapse?

4) Quais são as substâncias estimulantes?

Educação Física/Profº DONI

EE SALIM FARAH MALUF

                            SEMANA     DE     21/09       Á     25/09/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Práticas Corporais / Movimento e Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                 PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA (50 minutos)

Para descontrair, junto com a família!!!!

Vamos agora brincar de: pedra, papel e tesoura. Você pode brincar com uma ou mais pessoas. É feita através de rodadas, quem fizer primeiro dez pontos vence a rodada.

 






2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página 54  -  55

Atividade 3

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

Geografia/Profº RICARDO

Semana 21 a 25 de setembro

Professor Ricardo José dos Santos

Email ricardosantosgeo@gmail.com

6 ano A,B

Lê o texto e responder as questões.

 

Atmosfera e sua importância

 

Atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta.

Atmosfera terrestre corresponde a uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da gravidade. Com base no critério da dinâmica da temperatura, a atmosfera terrestre divide-se em camadas.

 

Características da atmosfera

Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite. Graças à atmosfera, é possível que haja vida no planeta. É importante ressaltar que essa camada de gás não possui um limite físico que a identifique, pois, à medida que se eleva altitude, os gases tornam-se cada vez mais rarefeitos.

 

Qual é a altura da atmosfera?

 

Alguns estudiosos do campo da climatologia limitam a atmosfera terrestre em aproximadamente 100 quilômetros, considerando que não há um limite superior estabelecido fisicamente. Contudo, em decorrência da força atuante da gravidade sobre os gases que constituem a atmosfera terrestre, esta pode alcançar até 10 000 quilômetros, transitando, então, para o espaço sideral.

 

Gases que compõem a atmosfera

Os gases que compõem a atmosfera terrestre não se dissipam com facilidade em decorrência da ação atuante da gravidade. São eles:

 

1. Nitrogênio: representa cerca de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio absorve poucas quantidades de calor proveniente do Sol. Apesar de ser o gás com maior volume na atmosfera, não apresenta papel muito importante.

 

 

2. Oxigênio: representa cerca de 21% do volume da atmosfera. O oxigênio é o gás que possibilita a vida no planeta e que forma o gás ozônio na atmosfera.

 

3. Argônio: representa cerca de 0,93% do volume da atmosfera. O argônio é considerado um gás inerte, pois não reage com outros gases que estão presentes na atmosfera. Assim, pode ser encontrado em sua forma pura.

 

4. Gás carbônico: representa cerca de 0,039% do volume da atmosfera. O gás carbônico é encontrado na atmosfera em decorrência do processo de respiração dos seres vivos. Também pode ser proveniente de processos de combustão.

 

5. Outros gases: há, na atmosfera, gases como neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio.

 

Na atmosfera terrestre, também é encontrado vapor d'água, que não é um gás. O vapor d'água representa cerca de 4% do volume atmosférico e diminui à medida que há o aumento da altitude. Esse elemento atmosférico influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas médias em todo o planeta, pois consegue absorver e emitir calor para atmosfera.

 

Questões

 

1 Quais são os gases que compõe a atmosfera?

2 Quais são as camadas da atmosfera?

3 Qual é a altura da atmosfera?

4 Qual é a importância da atmosfera? 

História/Profº SUELI

BLOG SEXTOS ANOSA/B SEMANA 21/09/2020 À 25/09/2020

PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.

PESQUISE:

1- COMO FOI FORMADA A RELIGIÃO NA ROMA ANTIGA?

2- QUAIS ERAM OS DEUSES E SUAS CARACTERÍSTICAS NA ROMA ANTIGA?

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.co

                                     

Inglês/Profº FRANCIELLEN

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

CONTEÚDOS: PHYSICAL APPEARANCE

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

  • Parte 1:  Physical appearance.

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://youtu.be/s0ygShL3Rgs

3.    Link 2: https://youtu.be/UzpcpfvEQwQ

4.    Assista mais de uma vez, se necessário.

5.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

6.    Link 2 : https://www.youtube.com/watch?v=SUt8q0EKbms

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1LzBnfSMLUe9yeG9-3JoO3HF5FxSojlio/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página  40.

RECURSOS:

·        Internet,

·        Dicionário,

·        Tradutor on-line,

·        Classroom,

·        Blog,

·        Caderno do aluno,

·        Centro de mídias.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

 

DATA: 14/09/2020

 

 

Língua Portuguesa/Profº LILIANE

                          DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: LILIANE

SÉRIE: 6º ANO B

REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANA 21 a 2509-2020 REVISÃO E RECUPERAÇÃO DA ATIVIDADE. MÊS DE SETEMBRO.

 PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA

EMAIL DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: lilycristy03@gmail.com

 

 OBS: LEITURA DO TEXTO, INTERPRETAÇÃO, IDENTIFICAR VERBOS, E SUA DESCRIÇÃO NARRATIVA.

 

EM PRIMEIRO LUGAR VOCÊS FARÃO A LEITURA DESTE TEXTO E EM SEGUIDA PESQUISAR E COPIAR EM SEUS CADERNOS PARA EM SEGUIDA COMPREENDEREM QUAIS SÃO OS ASPECTOS E CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS NARRATIVAS; IDENTIFICANDO NESSA HISTÓRIA.

PERSONAGEM;

ENREDO

TEMPO

ESPAÇO;

FOCO NARRATIVO;

 

Acessar esse link abaixo, assistir no caso de dúvida novamente.

 

https://youtu.be/ezSq79Lx5Hs

 

                           A BAILARINA E O MORCEGO                               

 

a bailarina e o morcego

Há um morcego voando de madrugada pela rua Montenegro.

Sempre depois de duas horas, nunca depois de quatro.

Escolhe entre janelas abertas e penetra em quartos de moças, para sugar-lhes o sangue. Faz isso tão de leve que a vítima

não acorda, e só de manhã, ao se levantar, sente ardor em pequeno ponto arroxeado do pescoço.

Há quem discuta a identidade do animal, e afirme tratar-se

de vampiro humano, como os há na Transilvânia. Falta consistência à afirmação, pois homem algum atingiria o sétimo andar subindo pela fachada dos edifícios.

Muitos moradores já viram o morcego e tentaram matá-lo.

Ele escapa, e se diria que não teme represálias, pois voltou pela

terceira vez ao quarto de Hercília Fontamara, bailarina do Teatro Municipal.

Aos repórteres, Hercília falou que começa a habituar-se ao

fato de ser visitada por um morcego que lhe retira algumas gotas

de sangue sem maior dano. Ela observou que, a partir da primeira visita, aumentou sua flexibilidade muscular nos ensaios, e que

nunca dançou tão bem como daí por diante. Espera ter um desempenho perfeito na apresentação de Giselle, se na noite da véspera oferecer um pouco de si mesma ao estimulante quiróptero.

 

 

                                                ATIVIDADES

 

1)   O FOCO NARRATIVO ESTÁ NA PRIMEIRA OU TERCEIRA PESSOA, RESPONDA:

 

2)   QUAIS SÃO OS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA, E VERIFIQUE SE HÁ MARCAS DE TEMPO NA HISTÓRIA, QUAIS SÃO:

 

 

3)EM QUANTO TEMPO SE PASA ESSA HISTÓRIA, E RESPONDA COM SUA PALAVRAS SE VOCÊ APRENDEU ALGO COM A HISTÓRIA CONTADA, EXPLIQUE:                                  

 

 

HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, DESCRIÇÃO DA NARRATIVA.

(DESENVOLVER SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR, CITANDO PERSONAGENS, LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DA HISTÓRIA.

 

                                          

BOA SORTE GALERINHA!

Matemática/ProfºRomeu

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

6 aulas por semana  21/09 a 25/09//2020

 

DISCIPLINA/TURMA:

             Matematica Turma 6° B

 

CONTEÚDOS: Frações , significados ( parte/todo ,quociente ) equivalência comparação , calculo da fração de um número natural.

            

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: ( EF06MA07 )

Compreender , comparar e ordenar frações associadas as ideias de partes de

Inteiros e resultados de divisão identificando frações equivalentes.

 

 

 

                      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

                                  ATIVIDADE DE estudos (  7  )

.

                   Situação de aprendizagem ( 2 ) Números racionais as diferenças representações  

 

                   Fazer os exercícios ( A , B e C )                               

 

 

                           

 

                         

 

        

 

 

                      

 

                                                                                                                                     

   

 

                .

 

                   

             

                

      OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com

                  O nome completo , série e N°

 

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

Projeto de vida /Profº CLAUDIA

E.E Salim Farah Maluf

3º bimestre.

 

6ºA e B– Professora Claudia.  Disciplina: Projeto de Vida.

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Atividade: Semana de 21/09 até 25/09.

A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

 









 

REFORÇANDO OS PONTOS FORTES E OS QUE AINDA PRECISAM FORTALECER

 

Para começar, você terá a oportunidade de refletir sobre todas as atividades que realizou até agora e sobre seu papel de estudante na definição de suas metas e compromissos pessoais.

 

Responda, no quadro abaixo, as questões para que você possa entender melhor o seu perfil de estudante:

 

Quase nunca

Pouco

Bastante/ sempre

Quase sempre

Empenhei-me em fazer as atividades com capricho?

 

 

 

 

Realizei todas as tarefas solicitadas nos prazos?

 

 

 

 

Em seguida, observe nas suas respostas, o quanto tem se empenhado para conseguir alcançar as metas e o quanto precisa melhorar. Para isso, responda no seu Diário de Práticas e Vivências, com poucas palavras, a seguinte pergunta:

O que eu quero para mim?

Com a resposta anotada, continue respondendo às questões abaixo. Elas ajudarão você a refletir melhor e a se autoavaliar, para que veja sentido nas atitudes necessárias na realização dos seus sonhos.

 

1. Quais são as qualidades que você considera necessárias para alcançar seus sonhos?

2. Você reconhece em si mesmo(a) algumas dessas qualidades? Quais?

3. O que você pode fazer para se aproximar de seus sonhos?

4. Você está agindo, hoje, de acordo com o que é melhor para você? Dê exemplos de comportamentos ou atitudes que costuma ter no dia a dia para atingir seus sonhos e reflita sobre eles.

5. Agora, dê um exemplo de algo que você ainda não faz, mas que sabe que é importante para seu futuro.

Tecnologia e Inovação /ProfºMarcela

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 21/09/2020 a 25/09/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE

6º ano – Caderno do aluno, páginas 53

7ºano  Caderno do Aluno, páginas 51

                                                                     Habilidades
EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer
que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas

 

APRENDENDO A PROGRAMAR

Qual linguagem o computador usa?
Você já pensou como o computador consegue armazenar e exibir informações? O
computador, na verdade, transforma todas as informações que inserimos nele em apenas dois
números: zero e um. Pode acreditar, o computador se comunica com a gente por meio de uma
linguagem matemática binária. Tudo para ele ou é zero ou um.
Mas você deve estar se perguntando: como números, letras, palavras, imagens e sons
podem ser convertidos em zeros e uns? Bem, para responder a essa pergunta, nós precisamos
aprender sobre os números binários, e nada melhor do que realizarmos uma atividade prática.

            Assistam ao vídeo a seguir para saber mais sobre os números binários

                                   

                                     CÓDIGO BINÁRIO: APRENDA FÁCIL

                                        https://youtu.be/Y0dTHv65yxU?t=8

 

ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS
BINÁRIOS

 

 


Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail


Nenhum comentário:

Postar um comentário