Atividade da semana de 21 a 25 de setembro 2020
Eletivas/ProfºDenis
Eletiva Inteligência Emocional Professor Denis Maimoni
E. E. Profº Salim Farah Maluf Séries: 6º, 7º anos
Nome:___________________________________________
3º Bimestre- Semana 7 (21.09 à 25.09)
Fique atento se você está inscrito nesta eletiva
Você se sente entediado? Sabe o que é o Tédio?
Hoje
Assistam ao vídeo assistam abaixo alguns vídeos que falam sobre o assunto
A ciência do tédio: https://www.youtube.com/watch?v=H6KIJVIIKE4
Porque o tédio pode ser bom? https://www.youtube.com/watch?v=QkKMgXukAmI
Você acredita que esse assunto pode te ajudar a evoluir? Conte ao professor e envie pó e-mail.
Aulas previstas: 2 aulas
Público: 6º e 7º anos
Habilidades envolvidas: Resiliência; Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.
DENIS MAIMONI
Professor
LESTE 3
E.E. Salim Farah Maluf
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892
R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010
Eletivas/ProfºDayane
ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB
CONTEÚDOS:
· Unidade Temática: Esporte e Lazer
· Jogos, games e tv;
ATIVIDADES
· Atividade 1- Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;
· Atividade 2- Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?
E-mail para devolutiva parceiradavida@hotmail.com
Data de entrega até: 02/10/202
6ºAno A
Arte / Profº ADRIANA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR
Adriana |
AULAS
PREVISTAS
2 aulas 6º A e B |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte
|
|
||||
CONTEÚDOS: Circo Tradicional e Contemporâneo |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR31):Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Circo
tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são
transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes,
durante e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo,
rigoroso e complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve
montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico,
divulgação e desmontagem. Circo
Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo
familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo.
Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central
que é desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica.
Essa exibição combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de
recursos tecnológicos, agregando atores, ginastas, técnicos e equipes
específicas as quais desempenham diferentes tarefas e funções, culminando
numa produção de elevado teor estético. Outra característica importante é que
não há animais. Atividade Com base nos
conceitos de circo apresentado acima, crie um desenho de circo e especifique
se é tradicional ou contemporâneo. |
|
||||
RECURSOS: Caderno para realização da atividade
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 21/09
a 25/09
__ |
|
|
Ciências/Profº MARIO
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º anos AeB semana de 21/09 a 25/09 Email:mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br
Watsap:965522053
prof. Mario
QUESTÕES
1) O que é sinapse?
2) Como a sinapse atua no sistema nervoso?
3) Quais são as substâncias que podem interferir no funcionamento da sinapse?
4) Quais são as substâncias estimulantes?
Educação Física/Profº DONI
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA DE
21/09 Á 25/09/2020 AULA 1 E 2
- TEMA: Práticas Corporais /
Movimento e Saúde EDUCAÇÃO FÍSICA - EF
II -
6º ANOS A / B PROFESSOR :
DONIZETI |
1ª
AULA (50 minutos) Para
descontrair, junto com a família!!!! Vamos
agora brincar de: pedra, papel e tesoura. Você pode brincar com uma ou mais
pessoas. É feita através de rodadas, quem fizer primeiro dez pontos vence a
rodada.
|
2ª
AULA Ler
e responder no Caderno do Aluno Página
54 -
55 Atividade
3 |
ORIENTAÇÕES -
Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador. -
Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros -
Utilize o Caderno do Aluno -
Acompanhar as aulas do CMSP -
Acompanhar o Blog da Escola -
Entregar atividades pontualmente -
As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail, manter
atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO |
Geografia/Profº RICARDO
Semana 21 a 25 de setembro
Professor Ricardo José dos Santos
Email ricardosantosgeo@gmail.com
6 ano A,B
Lê o texto e responder as questões.
Atmosfera e sua importância
Atmosfera, camada gasosa que
envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás
carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta.
Atmosfera terrestre corresponde a
uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da
vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da
gravidade. Com base no critério da dinâmica da temperatura, a atmosfera
terrestre divide-se em camadas.
Características da atmosfera
Composta por gases como oxigênio,
gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes
funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres
vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes
térmicas entre o dia e a noite. Graças à atmosfera, é possível que haja vida no
planeta. É importante ressaltar que essa camada de gás não possui um limite
físico que a identifique, pois, à medida que se eleva altitude, os gases
tornam-se cada vez mais rarefeitos.
Qual é a altura da atmosfera?
Alguns estudiosos do campo da
climatologia limitam a atmosfera terrestre em aproximadamente 100 quilômetros,
considerando que não há um limite superior estabelecido fisicamente. Contudo,
em decorrência da força atuante da gravidade sobre os gases que constituem a
atmosfera terrestre, esta pode alcançar até 10 000 quilômetros, transitando,
então, para o espaço sideral.
Gases que compõem a atmosfera
Os gases que compõem a atmosfera
terrestre não se dissipam com facilidade em decorrência da ação atuante da
gravidade. São eles:
1. Nitrogênio: representa cerca
de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio absorve poucas quantidades de calor
proveniente do Sol. Apesar de ser o gás com maior volume na atmosfera, não
apresenta papel muito importante.
2. Oxigênio: representa cerca de
21% do volume da atmosfera. O oxigênio é o gás que possibilita a vida no
planeta e que forma o gás ozônio na atmosfera.
3. Argônio: representa cerca de
0,93% do volume da atmosfera. O argônio é considerado um gás inerte, pois não
reage com outros gases que estão presentes na atmosfera. Assim, pode ser
encontrado em sua forma pura.
4. Gás carbônico: representa
cerca de 0,039% do volume da atmosfera. O gás carbônico é encontrado na
atmosfera em decorrência do processo de respiração dos seres vivos. Também pode
ser proveniente de processos de combustão.
5. Outros gases: há, na
atmosfera, gases como neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio.
Na atmosfera terrestre, também é
encontrado vapor d'água, que não é um gás. O vapor d'água representa cerca de
4% do volume atmosférico e diminui à medida que há o aumento da altitude. Esse
elemento atmosférico influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas
médias em todo o planeta, pois consegue absorver e emitir calor para atmosfera.
Questões
1 Quais são os gases que compõe a
atmosfera?
2 Quais são as camadas da
atmosfera?
3 Qual é a altura da atmosfera?
4 Qual é a importância da
atmosfera?
História/Profº SUELI
BLOG SEXTOS ANOSA/B SEMANA 21/09/2020 À 25/09/2020
PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A/B
CONTEÚDOS
TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.
PESQUISE:
1- COMO FOI FORMADA A RELIGIÃO NA ROMA ANTIGA?
2- QUAIS ERAM OS DEUSES E SUAS CARACTERÍSTICAS NA ROMA ANTIGA?
COMO REALIZAR AS PESQUISAS:
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR NO GOOGLE.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.
ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.co
Inglês/Profº FRANCIELLE
PLANO DE AULA |
||||
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS TURMA:
6 ° A/B |
||||
CONTEÚDOS: PHYSICAL APPEARANCE |
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI02)
Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os
amigos, a escola e a comunidade. (EF06LI05)
Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras
pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a
gostos, preferências e rotinas. (EF06LI06)
Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola,
compartilhando-a oralmente com o grupo. (EF06LI16)
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o
uso da língua inglesa em sala de aula. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: -Desenvolvimento
das Atividades:
1.
No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS
para auxiliar no entendimento. 2.
Link 1:
https://youtu.be/s0ygShL3Rgs 3.
Link
2: https://youtu.be/UzpcpfvEQwQ 4.
Assista
mais de uma vez, se necessário. 5.
Assista
o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário. 6.
Link 2
: https://www.youtube.com/watch?v=SUt8q0EKbms
1. No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf 2.
Link: https://drive.google.com/file/d/1LzBnfSMLUe9yeG9-3JoO3HF5FxSojlio/view?usp=sharing 3. Realizar os exercícios da página 40. |
||||
RECURSOS: ·
Internet, ·
Dicionário, ·
Tradutor
on-line, ·
Classroom, ·
Blog, ·
Caderno do aluno, ·
Centro de mídias. |
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Responder as questões em seu caderno
ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a
correção e nota!!! Os alunos que estão no Classroom
enviar na plataforma.
E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br / WhatsApp: 974235744. Observação: enviar a foto da atividade
realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/
ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no assunto do e-mail” Aluno X
(nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.
Exemplo: Aluna Francielen, número 5, série/Ano/
atividade da semana |
||||
|
DATA: 14/09/2020 |
|
|
Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA
6ºA – Professora Claudia. Disciplina:
Língua Portuguesa.
|
claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Tempo para realização: Uma semana. (De 21 até 25/Setembro)
|
A MAIORIA DOS
ALUNOS DESTA SÉRIE/ANO NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.
SOLICITO
QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.
O DONO
DA BOLA
Ruth
Rocha
O nosso time estava cheio de amigos. O que nós
não tínhamos era a bola de futebol. Só bola de meia, mas não é a mesma coisa.
Bom mesmo é bola de couro, como a do Caloca.
Mas, toda vez que nós íamos jogar com Caloca,
acontecia a mesma coisa. E era só o juiz marcar qualquer falta do Caloca que
ele gritava logo:
– Assim eu não jogo mais! Dá aqui a minha bola!
– Ah, Caloca, não vá embora, tenha espírito
esportivo, jogo é jogo…
– Espírito esportivo, nada! – berrava Caloca. –
E não me chame de Caloca, meu nome é Carlos Alberto!
E assim, Carlos Alberto acabava com tudo que era
jogo.
A coisa começou a complicar mesmo, quando
resolvemos entrar no campeonato do nosso bairro. Nós precisávamos treinar com
bola de verdade para não estranhar na hora do jogo.
Mas os treinos nunca chegavam ao fim. Carlos Alberto
estava sempre procurando encrenca:
–Se o Beto jogar de centroavante, eu não jogo!
–Se eu não for o capitão do time, vou embora!
–Se o treino for muito cedo, eu não trago a
bola!
E quando não se fazia o que ele queria, já
sabe, levava a bola embora e adeus, treino.
Catapimba, que era o secretário do clube,
resolveu fazer uma reunião:
– Esta reunião é para resolver o caso do Carlos
Alberto. Cada vez que ele se zanga, carrega a bola e acaba com o treino.
Carlos Alberto pulou, vermelhinho de raiva:
–A bola é minha, eu carrego quantas vezes eu
quiser!
– Pois é isso mesmo! – disse o Beto, zangado. –
É por isso que nós não vamos ganhar campeonato nenhum!
– Pois, azar de vocês, eu não jogo mais nessa
droga de time, que nem bola tem.
E Caloca saiu pisando duro, com a bola debaixo
do braço.
Aí, Carlos Alberto resolveu jogar bola sozinho.
Nós passávamos pela casa dele e víamos. Ele batia bola com a parede. Acho que a
parede era o único amigo que ele tinha. Mas eu acho que jogar com a parede não
deve ser muito divertido.
Porque, depois de três dias, o Carlos Alberto
não aguentou mais. Apareceu lá no campinho.
– Se vocês me deixarem jogar, eu empresto a
minha bola.
Carlos Alberto estava outro. Jogava direitinho e
não criava caso com ninguém.
E, quando nós ganhamos o jogo final do
campeonato, todo mundo se abraçou gritando:
–Viva o Estrela-d’Alva Futebol Clube!
–Viva!
–Viva o Catapimba!
–Viva!
–Viva o Carlos Alberto!
–Viva!
Então o Carlos Alberto gritou:
– Ei, pessoal, não me chamem de Carlos Alberto! Podem me chamar
de Caloca!
Compreensão textual
1) Quem é o protagonista, isto é, o personagem principal da
história?
2) Quem narra a história participa dela ou não?
3) Carlos Alberto costumava fazer chantagem e impor condições
para emprestar sua bola de couro. Comprove a afirmação com uma frase retirada
do texto.
4) Qual era a finalidade da reunião que Catapimba, o
secretário do time, resolveu fazer?
5) Qual era o nome do time?
6) Ao final, o time saiu campeão. Se Carlos Alberto tivesse
continuado com o mesmo comportamento de antes, tu achas que o time sairia
vitorioso? Justifique sua resposta.
Matemática/Profº MARCELO
Atividade de
Matemática 6º Ano A
7º semana de 21/09/2020
à 25/09/2020
Prof. Marcelo Andrade
da Silva
Email: profmarcelomaua@gmail.com
Tel 94727-4315
O aluno deverá responder as questões pelo link
https://forms.gle/VavXCN3UbibacxY48
Projeto de vida /Profº CLAUDIA
E.E Salim Farah Maluf 3º bimestre.
|
6ºA e B– Professora
Claudia. Disciplina: Projeto de Vida. claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Atividade: Semana de 21/09
até 25/09. A MAIORIA
DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES. SOLICITO
QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL. |
REFORÇANDO
OS PONTOS FORTES E OS QUE AINDA PRECISAM FORTALECER
Para
começar, você terá a oportunidade de refletir sobre todas as atividades que
realizou até agora e sobre seu papel de estudante na definição de suas metas e
compromissos pessoais.
Responda,
no quadro abaixo, as questões para que você possa entender melhor o seu perfil
de estudante:
|
Quase nunca |
Pouco |
Bastante/ sempre |
Quase sempre |
Empenhei-me em fazer as atividades com capricho? |
|
|
|
|
Realizei todas as tarefas solicitadas nos prazos? |
|
|
|
|
Em
seguida, observe nas suas respostas, o quanto tem se empenhado para conseguir
alcançar as metas e o quanto precisa melhorar. Para isso, responda no seu
Diário de Práticas e Vivências, com poucas palavras, a seguinte pergunta:
O
que eu quero para mim?
Com
a resposta anotada, continue respondendo às questões abaixo. Elas ajudarão você
a refletir melhor e a se autoavaliar, para que veja sentido nas atitudes
necessárias na realização dos seus sonhos.
1.
Quais são as qualidades que você considera necessárias para alcançar seus
sonhos?
2.
Você reconhece em si mesmo(a) algumas dessas qualidades? Quais?
3. O
que você pode fazer para se aproximar de seus sonhos?
4.
Você está agindo, hoje, de acordo com o que é melhor para você? Dê exemplos de
comportamentos ou atitudes que costuma ter no dia a dia para atingir seus
sonhos e reflita sobre eles.
5.
Agora, dê um exemplo de algo que você ainda não faz, mas que sabe que é
importante para seu futuro.
Tecnologia e Inovação /Profº Marcela
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização das atividades 21/09/2020 a 25/09/2020
6º ano: A e B / 7º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
6º ano – Caderno do aluno, páginas 53
7ºano Caderno do Aluno, páginas 51
Habilidades |
APRENDENDO A PROGRAMAR
Qual linguagem o computador usa?
Você já pensou como o computador consegue armazenar e exibir informações? O
computador, na verdade, transforma todas as informações que inserimos nele em apenas dois
números: zero e um. Pode acreditar, o computador se comunica com a gente por meio de uma
linguagem matemática binária. Tudo para ele ou é zero ou um.
Mas você deve estar se perguntando: como números, letras, palavras, imagens e sons
podem ser convertidos em zeros e uns? Bem, para responder a essa pergunta, nós precisamos
aprender sobre os números binários, e nada melhor do que realizarmos uma atividade prática.
Assistam ao vídeo a seguir para saber mais sobre os números binários
CÓDIGO BINÁRIO: APRENDA FÁCIL
https://youtu.be/Y0dTHv65yxU?t=8
ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS
BINÁRIOS
Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail
----------------------------------------------------------------------
6ºAno B
Arte / Profº ADRIANA
DIRETORIA
DE ENSINO LESTE 3
ANO
LETIVO 2020 – 3º BIMESTRE
MODELO DE
PLANO DE AULA DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR
Adriana |
AULAS
PREVISTAS
2 aulas 6º A e B |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA: Arte
|
|
||||
CONTEÚDOS: Circo Tradicional e Contemporâneo |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF69AR31):Relacionar as práticas
artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica, estética e ética. |
|
||||
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: Circo
tradicional: É formado por grupos familiares e todos os saberes são
transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes,
durante e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo,
rigoroso e complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve
montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico,
divulgação e desmontagem. Circo
Contemporâneo: Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo
familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo.
Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central
que é desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica.
Essa exibição combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de
recursos tecnológicos, agregando atores, ginastas, técnicos e equipes
específicas as quais desempenham diferentes tarefas e funções, culminando
numa produção de elevado teor estético. Outra característica importante é que
não há animais. Atividade Com base nos
conceitos de circo apresentado acima, crie um desenho de circo e especifique
se é tradicional ou contemporâneo. |
|
||||
RECURSOS: Caderno para realização da atividade
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Avaliação contínua, processual e
cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a atividade e qualquer dúvida que surgir
deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br
|
|
||||
|
DATA 21/09
a 25/09
__ |
|
|
Ciências/Profº MARIO
ATIVIDADE DE CIÊNCIAS 6º anos AeB semana de 21/09 a 25/09 Email:mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br
Watsap:965522053
prof. Mario
QUESTÕES
1) O que é sinapse?
2) Como a sinapse atua no sistema nervoso?
3) Quais são as substâncias que podem interferir no funcionamento da sinapse?
4) Quais são as substâncias estimulantes?
Educação Física/Profº DONI
EE SALIM FARAH MALUF SEMANA DE 21/09 Á 25/09/2020 AULA 1 E 2 - TEMA: Práticas Corporais / Movimento e Saúde EDUCAÇÃO FÍSICA - EF II - 6º ANOS A / B PROFESSOR : DONIZETI |
1ª AULA (50 minutos) Para descontrair, junto com a família!!!! Vamos agora brincar de: pedra, papel e tesoura. Você pode brincar com uma ou mais pessoas. É feita através de rodadas, quem fizer primeiro dez pontos vence a rodada.
|
2ª AULA Ler e responder no Caderno do Aluno Página 54 - 55 Atividade 3 |
ORIENTAÇÕES - Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador. - Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros - Utilize o Caderno do Aluno - Acompanhar as aulas do CMSP - Acompanhar o Blog da Escola - Entregar atividades pontualmente - As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência |
REGISTRO Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais |
DEVOLUÇÃO |
Geografia/Profº RICARDO
Semana 21 a 25 de setembro
Professor Ricardo José dos Santos
Email ricardosantosgeo@gmail.com
6 ano A,B
Lê o texto e responder as questões.
Atmosfera e sua importância
Atmosfera, camada gasosa que
envolve a Terra, é composta por gases como oxigênio, hidrogênio e gás
carbônico. É dividida em camadas e garante a sobrevivência no planeta.
Atmosfera terrestre corresponde a
uma camada de ar que envolve todo o planeta Terra e auxilia na manutenção da
vida. É composta por gases que não se dissipam, mantendo-se por meio da
gravidade. Com base no critério da dinâmica da temperatura, a atmosfera
terrestre divide-se em camadas.
Características da atmosfera
Composta por gases como oxigênio,
gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes
funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres
vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes
térmicas entre o dia e a noite. Graças à atmosfera, é possível que haja vida no
planeta. É importante ressaltar que essa camada de gás não possui um limite
físico que a identifique, pois, à medida que se eleva altitude, os gases
tornam-se cada vez mais rarefeitos.
Qual é a altura da atmosfera?
Alguns estudiosos do campo da
climatologia limitam a atmosfera terrestre em aproximadamente 100 quilômetros,
considerando que não há um limite superior estabelecido fisicamente. Contudo,
em decorrência da força atuante da gravidade sobre os gases que constituem a
atmosfera terrestre, esta pode alcançar até 10 000 quilômetros, transitando,
então, para o espaço sideral.
Gases que compõem a atmosfera
Os gases que compõem a atmosfera
terrestre não se dissipam com facilidade em decorrência da ação atuante da
gravidade. São eles:
1. Nitrogênio: representa cerca
de 78% do volume da atmosfera. O nitrogênio absorve poucas quantidades de calor
proveniente do Sol. Apesar de ser o gás com maior volume na atmosfera, não
apresenta papel muito importante.
2. Oxigênio: representa cerca de
21% do volume da atmosfera. O oxigênio é o gás que possibilita a vida no
planeta e que forma o gás ozônio na atmosfera.
3. Argônio: representa cerca de
0,93% do volume da atmosfera. O argônio é considerado um gás inerte, pois não
reage com outros gases que estão presentes na atmosfera. Assim, pode ser
encontrado em sua forma pura.
4. Gás carbônico: representa
cerca de 0,039% do volume da atmosfera. O gás carbônico é encontrado na
atmosfera em decorrência do processo de respiração dos seres vivos. Também pode
ser proveniente de processos de combustão.
5. Outros gases: há, na
atmosfera, gases como neônio, metano, hidrogênio, ozônio e hélio.
Na atmosfera terrestre, também é
encontrado vapor d'água, que não é um gás. O vapor d'água representa cerca de
4% do volume atmosférico e diminui à medida que há o aumento da altitude. Esse
elemento atmosférico influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas
médias em todo o planeta, pois consegue absorver e emitir calor para atmosfera.
Questões
1 Quais são os gases que compõe a
atmosfera?
2 Quais são as camadas da
atmosfera?
3 Qual é a altura da atmosfera?
4 Qual é a importância da
atmosfera?
História/Profº SUELI
BLOG SEXTOS ANOSA/B SEMANA 21/09/2020 À 25/09/2020
PROFESSORA SUELI O4 AULAS SEMANAIS
DISCIPLINA HISTÓRIA SÉRIE 6° ANO A/B
CONTEÚDOS
TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.
PESQUISE:
1- COMO FOI FORMADA A RELIGIÃO NA ROMA ANTIGA?
2- QUAIS ERAM OS DEUSES E SUAS CARACTERÍSTICAS NA ROMA ANTIGA?
COMO REALIZAR AS PESQUISAS:
ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
PESQUISAR NO GOOGLE.
PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.
CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.
ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.
ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.co
Inglês/Profº FRANCIELLEN
PLANO DE AULA |
||||
PROFESSORA:
FRANCIELEN
|
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
INGLÊS TURMA:
6 ° A/B |
||||
CONTEÚDOS: PHYSICAL APPEARANCE |
||||
HABILIDADES E
COMPETÊNCIAS GERAIS:
(EF06LI02)
Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os
amigos, a escola e a comunidade. (EF06LI05)
Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras
pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a
gostos, preferências e rotinas. (EF06LI06)
Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola,
compartilhando-a oralmente com o grupo. (EF06LI16)
Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o
uso da língua inglesa em sala de aula. |
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS: -Desenvolvimento
das Atividades:
1.
No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS
para auxiliar no entendimento. 2.
Link 1:
https://youtu.be/s0ygShL3Rgs 3.
Link
2: https://youtu.be/UzpcpfvEQwQ 4.
Assista
mais de uma vez, se necessário. 5.
Assista
o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário. 6.
Link 2
: https://www.youtube.com/watch?v=SUt8q0EKbms
1. No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf 2.
Link: https://drive.google.com/file/d/1LzBnfSMLUe9yeG9-3JoO3HF5FxSojlio/view?usp=sharing 3. Realizar os exercícios da página 40. |
||||
RECURSOS: ·
Internet, ·
Dicionário, ·
Tradutor
on-line, ·
Classroom, ·
Blog, ·
Caderno do aluno, ·
Centro de mídias. |
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: Responder as questões em seu caderno
ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a
correção e nota!!! Os alunos que estão no Classroom
enviar na plataforma.
E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br / WhatsApp: 974235744. Observação: enviar a foto da atividade
realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/
ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.
Colocar no assunto do e-mail” Aluno X
(nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.
Exemplo: Aluna Francielen, número 5, série/Ano/
atividade da semana |
||||
|
DATA: 14/09/2020 |
|
|
Língua Portuguesa/Profº LILIANE
DISCIPLINA: LÍNGUA
PORTUGUESA
PROFESSORA:
LILIANE
SÉRIE:
6º ANO B
REALIZAR
AS ATIVIDADES SEMANA 21 a 2509-2020 REVISÃO E RECUPERAÇÃO DA ATIVIDADE. MÊS DE
SETEMBRO.
PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA
EMAIL
DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES: lilycristy03@gmail.com
OBS: LEITURA DO TEXTO, INTERPRETAÇÃO,
IDENTIFICAR VERBOS, E SUA DESCRIÇÃO NARRATIVA.
EM
PRIMEIRO LUGAR VOCÊS FARÃO A LEITURA DESTE TEXTO E EM SEGUIDA PESQUISAR E
COPIAR EM SEUS CADERNOS PARA EM SEGUIDA COMPREENDEREM QUAIS SÃO OS ASPECTOS E
CARACTERÍSTICAS ESTRUTURAIS DAS NARRATIVAS; IDENTIFICANDO NESSA HISTÓRIA.
PERSONAGEM;
ENREDO
TEMPO
ESPAÇO;
FOCO
NARRATIVO;
Acessar
esse link abaixo, assistir no caso de dúvida novamente.
A BAILARINA E O
MORCEGO
a
bailarina e o morcego
Há
um morcego voando de madrugada pela rua Montenegro.
Sempre
depois de duas horas, nunca depois de quatro.
Escolhe
entre janelas abertas e penetra em quartos de moças, para sugar-lhes o sangue.
Faz isso tão de leve que a vítima
não
acorda, e só de manhã, ao se levantar, sente ardor em pequeno ponto arroxeado
do pescoço.
Há
quem discuta a identidade do animal, e afirme tratar-se
de
vampiro humano, como os há na Transilvânia. Falta consistência à afirmação,
pois homem algum atingiria o sétimo andar subindo pela fachada dos edifícios.
Muitos
moradores já viram o morcego e tentaram matá-lo.
Ele
escapa, e se diria que não teme represálias, pois voltou pela
terceira
vez ao quarto de Hercília Fontamara, bailarina do Teatro Municipal.
Aos
repórteres, Hercília falou que começa a habituar-se ao
fato
de ser visitada por um morcego que lhe retira algumas gotas
de
sangue sem maior dano. Ela observou que, a partir da primeira visita, aumentou
sua flexibilidade muscular nos ensaios, e que
nunca
dançou tão bem como daí por diante. Espera ter um desempenho perfeito na apresentação
de Giselle, se na noite da véspera oferecer um pouco de si mesma ao estimulante
quiróptero.
ATIVIDADES
1) O FOCO NARRATIVO ESTÁ NA PRIMEIRA OU
TERCEIRA PESSOA, RESPONDA:
2)
QUAIS
SÃO OS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA, E VERIFIQUE SE HÁ MARCAS DE TEMPO NA
HISTÓRIA, QUAIS SÃO:
3)EM
QUANTO TEMPO SE PASA ESSA HISTÓRIA, E RESPONDA COM SUA PALAVRAS SE VOCÊ APRENDEU
ALGO COM A HISTÓRIA CONTADA, EXPLIQUE:
HABILIDADES:
LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, DESCRIÇÃO DA NARRATIVA.
(DESENVOLVER
SUAS HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTULIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR
DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSARÃO AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR, CITANDO
PERSONAGENS, LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇOES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE
DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVES DA HISTÓRIA.
BOA
SORTE GALERINHA!
Matemática/ProfºRomeu
MODELO DE AULA
DO PROFESSOR |
|
||||
PROFESSOR José Romeu Gobo |
AULAS PREVISTAS
6 aulas por semana 21/09 a 25/09//2020 |
|
|||
DISCIPLINA/TURMA:
Matematica
Turma 6° B |
|
||||
CONTEÚDOS:
Frações , significados ( parte/todo ,quociente ) equivalência comparação ,
calculo da fração de um número natural. |
|
||||
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: ( EF06MA07 ) Compreender , comparar e ordenar frações associadas as ideias de
partes de Inteiros e resultados de divisão identificando frações
equivalentes.
|
|
||||
DESENVOLVIMENTO
E ESTRATÉGIAS ATIVIDADE DE estudos ( 7 ) . Situação de aprendizagem ( 2 ) Números
racionais as diferenças representações
Fazer os exercícios
( A , B e C )
. OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas
para o email jromeugobo@gmail.com O nome completo , série e N°
|
|
||||
RECURSOS: Caderno do aluno livro didático, internet ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)
|
|
||||
AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO: ( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em
dupla
|
|
||||
|
DATA: ___/__/_ __ |
|
|
Projeto de vida /Profº CLAUDIA
E.E Salim Farah Maluf 3º bimestre.
|
6ºA e B– Professora
Claudia. Disciplina: Projeto de Vida. claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br
|
Atividade: Semana de 21/09
até 25/09. A MAIORIA
DOS ALUNOS DESTA SÉRIE NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES. SOLICITO
QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL. |
REFORÇANDO
OS PONTOS FORTES E OS QUE AINDA PRECISAM FORTALECER
Para
começar, você terá a oportunidade de refletir sobre todas as atividades que
realizou até agora e sobre seu papel de estudante na definição de suas metas e
compromissos pessoais.
Responda,
no quadro abaixo, as questões para que você possa entender melhor o seu perfil
de estudante:
|
Quase nunca |
Pouco |
Bastante/ sempre |
Quase sempre |
Empenhei-me em fazer as atividades com capricho? |
|
|
|
|
Realizei todas as tarefas solicitadas nos prazos? |
|
|
|
|
Em
seguida, observe nas suas respostas, o quanto tem se empenhado para conseguir
alcançar as metas e o quanto precisa melhorar. Para isso, responda no seu
Diário de Práticas e Vivências, com poucas palavras, a seguinte pergunta:
O
que eu quero para mim?
Com
a resposta anotada, continue respondendo às questões abaixo. Elas ajudarão você
a refletir melhor e a se autoavaliar, para que veja sentido nas atitudes
necessárias na realização dos seus sonhos.
1.
Quais são as qualidades que você considera necessárias para alcançar seus
sonhos?
2.
Você reconhece em si mesmo(a) algumas dessas qualidades? Quais?
3. O
que você pode fazer para se aproximar de seus sonhos?
4.
Você está agindo, hoje, de acordo com o que é melhor para você? Dê exemplos de
comportamentos ou atitudes que costuma ter no dia a dia para atingir seus
sonhos e reflita sobre eles.
5.
Agora, dê um exemplo de algo que você ainda não faz, mas que sabe que é
importante para seu futuro.
Tecnologia e Inovação /ProfºMarcela
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:
Email: mfirmina@professor.educacao.sp.gov.br
Período para realização das atividades 21/09/2020 a 25/09/2020
6º ano: A e B / 7º ano: A, B e C
CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE
6º ano – Caderno do aluno, páginas 53
7ºano Caderno do Aluno, páginas 51
Habilidades |
APRENDENDO A PROGRAMAR
Qual linguagem o computador usa?
Você já pensou como o computador consegue armazenar e exibir informações? O
computador, na verdade, transforma todas as informações que inserimos nele em apenas dois
números: zero e um. Pode acreditar, o computador se comunica com a gente por meio de uma
linguagem matemática binária. Tudo para ele ou é zero ou um.
Mas você deve estar se perguntando: como números, letras, palavras, imagens e sons
podem ser convertidos em zeros e uns? Bem, para responder a essa pergunta, nós precisamos
aprender sobre os números binários, e nada melhor do que realizarmos uma atividade prática.
Assistam ao vídeo a seguir para saber mais sobre os números binários
CÓDIGO BINÁRIO: APRENDA FÁCIL
https://youtu.be/Y0dTHv65yxU?t=8
ATIVIDADE 1 – CONVERSÃO: NÚMEROS DECIMAIS EM NÚMEROS
BINÁRIOS
Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário