segunda-feira, 28 de setembro de 2020

6ºAnos finais semana de 28 de setembro a 02 de outubro de 2020

 Atividade da semana de 28 de setembro  a 02 de outubro 2020

Eletivas / profª Dayane

DISCIPLINA/TURMA:

 

              ELETIVA (ESPORTE E LAZER)/ 6ºB/8ºC/ 9ºB

 

CONTEÚDOS:

           

 

·         Unidade Temática: Esporte e Lazer

·         Jogos, games e tv;

 

OBS: ATIVIDADE ESTENDIDA ATÉ 02/10/2020

 

 

ATIVIDADES

 

 

 

·         Atividade 1- Pesquisar quais foram os times de futebol que teve Covid;

·         Atividade 2- Quais foram as providencias do clube dos jogadores que foram contaminados pelo Covid?

 

E-mail para devolutiva

parceiradavida@hotmail.com

Data de entrega até: 02/10/2020

Eletivas / Denis

Eletiva Inteligência Emocional                        Professor Denis Maimoni

E. E. Profº Salim Farah Maluf                        Séries: 6º, 7º anos

Nome:___________________________________________

 

3º Bimestre- Semana 8 (28.09 à 02.10)

Fique atento se você está inscrito nesta eletiva


Hoje aprenderemos um pouco sobre aprender a escutar. Você sabe o que é ouvir? Abaixo segue 2 vídeos para aprender sobre o assunto:

Por Que Você Não Sabe Ouvir | 4 Razões

https://www.youtube.com/watch?v=dw4mQ2EOgFg

Como aprender a escutar o outro? | Christian Dunker

https://www.youtube.com/watch?v=Zo-jk4kVtE8

Você acredita que esse assunto pode te ajudar a evoluir? Conte ao professor e envie pó e-mail.

 

Aulas previstas: 2 aulas

Público: 6º e 7º anos

Habilidades envolvidas: Resiliência; Motivação; Respeito; Pensamento crítico e criativo; Comunicação; Argumentação; Saber digital.

 

DENIS MAIMONI

Professor

LESTE 3

E.E. Salim Farah Maluf

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

denismaimoni@prof.educacao.sp.gov.br | 11 2521-0892

R. Jardim Tamôio, 100 - Conj. Res. José Bonifácio, São Paulo - SP, 08255-010

 

 

6ºA

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

 

CONTEÚDOS:

Leitura de Imagens Circenses

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A proposta desta atividade é realizar uma leitura mediada das imagens procurando estabelecer relações entre elas e as dimensões da vida. Estudantes observar, atentamente, as pessoas presentes nas imagens, suas ações e características e responder as questões.



1.Quem são estas pessoas nas imagens?

2.O que elas estão fazendo?

3.Onde elas estão?

4.Que lugar é esse?

5.Por que estão fazendo isso?

6.Como você reagiria se encontrasse estas pessoas na rua?

7.Quem são esses personagens?

8.O que podemos dizer sobre eles?

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA  28/09  a 02/10

 

__

 

 

Ciências/Profº MARIO

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS semana de 28/09 a 01/10

TURMAS: 6ºanos A e B

Email: mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

Watsap: 965522053

 

 

1)O que é um nervo isquiático?

 

2) Em que região do corpo humano é encontrado?

 

3) O que pode acontecer se o nervo sofrer um acidente com um objeto cortante?

 

4)Quais são as consequências da lesão no nervo isquiático?

Educação Física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE     28/09       Á     02/10/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Práticas Corporais / Movimento e Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA                                                                                                                           

Pesquisa:

Quais são as provas que fazem parte do Atletismo?

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página

56  -  57  -  58

Atividades   5  e  6

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

 

Geografia/Profº RICARDO

Semana 28 a 02 de outubro

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de Geografia 6 anos A,B

ricardosantosgeo@gmail.com

 

TIPOS DE CLIMA

GEOGRAFIA

 

Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido.

 

 

O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática. Assim, dependendo da região do mundo e dos fatores que a influenciam, a atmosfera terá características totalmente diferentes.

 

Atualmente, existem diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos: radiação, temperatura, pressão atmosférica, umidade etc. Uma das classificações mais utilizadas é a do geográfo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900 e aperfeiçoada por outros geográfos a partir de então. Essa classificação volta-se, principalmente, para a temperatura e a umidade de cada tipo de clima. De acordo com essa classificação, o planeta possui vários tipos e subtipos de clima, a saber:

 

 Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.

 

Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.

 

Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.

 

Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.

 

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

 

Clima Temperado: Presente em áreas de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui as quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possui temperaturas mais amenas, com médias anuais que variam em torno de 8ºC e 15ºC, e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao litoral, mais úmido). Esse tipo de clima é dividido em: 1) Clima temperado oceânico - É um clima mais úmido e que apresenta invernos menos rigorosos em virtude da influência da umidade oceânica. Como a água demora mais tempo para se resfriar, ela mantém a temperatura atmosférica por mais tempo, diminuindo, assim, a amplitude térmica entre o verão e o inverno. 2) Clima temperado continental - como não é influenciado pela umidade oceânica, é mais seco e apresenta invernos mais rigorosos.

 

Subtropical: Presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado. Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com temperaturas negativas no inverno e acima dos 30ºC no verão. As estações do ano, apesar de não serem tão bem definidas como as do clima temperado, já começam a se delinear. As chuvas são bem destribuídas durante o ano e apresentam maior ocorrência durante o verão.

 

Mediterrâneo: Ocorre, principalmente, nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Aprensenta duas estações bem definidas: verão (quente e seco) e inverno (chuvoso e menos quente). As médias de temperatura assemelham-se muito às do clima tropical, mas a quantidade de chuvas é ligeiramente menor no clima mediterrâneo.

 

Frio (subpolar): Presente nas regiões temperadas mais próximas aos polos e apresenta duas estações bem definidas: Verão fresco, com temperaturas em torno de 10º C, e inverno bastante rigoroso, com temperaturas negativas. O índice pluviomético varia entre 100 e 1000 milímetros, sendo comum a precipitação em forma de flocos de neve durante o inverno.

 

Frio de Montanha: Ocorre em regiões com grandes cadeias de montanhas, como os Andes, Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes. Caracteriza-se pelas baixas altitudes, com uma grande variação de temperatura conforme a altitude (quanto maior a altitude, menor a temperatura), e a presença de neves eternas (que nunca derretem).

 

Polar ou Glacial: Ocorre nas zonas polares ou em latitudes muito elevadas, próximas aos polos norte e sul. Apresenta temperaturas baixas durante o ano todo, com médias anuais próximas a -30º C, uma grande variação na duração do dia e da noite e baixa umidade, com um índice pluviométrico de menos de 200 milímetros anuais.

 

Desértico: Presente tanto em regiões temperadas quanto em regiões tropicais (norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia), geralmente em regiões de depressões. Apresenta uma grande amplitude térmica durante o dia (com temperaturas próximas aos 50ºC durante o dia e temperaturas negativas durante a noite), baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e índices pluviométricos inferiores a 250 mm por ano.

 

Semiárido: Localiza-se nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África e na região Nordeste do Brasil, que, embora não esteja próxima a um deserto, também possui esse tipo de clima em virtude da baixa umidade existente na região.  O semiárido caracteriza-se pela presença de altas temperaturas, com médias anuais em torno de 27º C, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e médias pluviométricas que variam em torno de 300 a 800 milímetros por ano.

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

 

Questões

 

1 Quais são os tipos de clima que ocorre no planeta Terra?

2 Quais diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos?

3 Onde ocorre o clima equatorial?

4 Quais são as características do clima tropical?

5 Quais as características do clima temperado?

6 Apresente as características do clima polar, e desértico. 


História/Profº SUELI

BLOG SEXTOS ANOS A/B  SEMANA 28/09/2020 À 02/10/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.

PESQUISE:

1- QUAIS FORAM OS IMPERADORES QUE MAIS MARCARAM O IMPÉRIO ROMANO.

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com


Inglês/Profº FRANCIELEN

PLANO DE AULA

 

PLANO DE AULA

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 6 ° A/B

CONTEÚDOS:PHYSICAL APPEARANCE

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF06LI02) Coletar informações do grupo, perguntando e respondendo sobre a família, os amigos, a escola e a comunidade.

(EF06LI05) Aplicar os conhecimentos da língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas.

(EF06LI06) Planejar apresentação sobre a família, a comunidade e a escola, compartilhando-a oralmente com o grupo.

(EF06LI16) Construir repertório relativo às expressões usadas para o convívio social e o uso da língua inglesa em sala de aula.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

-Desenvolvimento das Atividades:

  • Parte 1:Physical appearance.

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=4T83jH0v9eI

3.    Link 2:https://youtu.be/UzpcpfvEQwQ

4.    Assista mais de uma vez, se necessário.

5.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

6.    Link2 : https://www.youtube.com/watch?v=SUt8q0EKbms

  • Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1LzBnfSMLUe9yeG9-3JoO3HF5FxSojlio/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página 41.

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line,

·         Classroom,

·         Blog,

·         Caderno do aluno,

·         Centro de mídias.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  /WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana

 

 

DATA: 14/09/2020

 

 

Língua Portuguesa/Profº CLAUDIA

6ºA – Professora Claudia.  Disciplina: Língua Portuguesa.

 

claudiaferrareis@professor.educacao.sp.gov.br

 

Tempo para realização: Uma semana.  (De 28 até 02/10)

 

A MAIORIA DOS ALUNOS DESTA SÉRIE/ANO NÃO ESTÁ ENTREGANDO AS ATIVIDADES.

SOLICITO QUE COLOQUEM AS ATIVIDADES EM DIA E ME ENVIEM POR EMAIL.

VERBOS

1)    Leia o texto e depois coloque todos os verbos destacados no infinitivo e separe-os nas colunas abaixo de acordo com a conjugação a que pertencem.

                                              (siga o exemplo)

 

A ROTAÇÃO DA TERRA

O Sol não se ¹movimenta e sim a própria Terra.

 A Terra está sempre girando sobre si mesma como se fosse um pião. E ao girar, faz com que o Sol surja de um lado e ²desapareça de outro. Esse movimento é a rotação.

 O tempo que a Terra gasta para dar um volta sobre si mesma foi chamado de dia. O tempo da rotação então é de vinte e quatro horas (um dia).

sabemos que a Terra não ³possui luz própria, afinal é um planeta. Quem luz e aquece a Terra é o Sol, que é uma estrela.

Quando a face da Terra recebe luz do Sol, é dia. Na outra face escura, onde sombra, é noite.

 

INFINITIVO

1ª conjugação (AR)

2ª conjugação (ER)

3ª conjugação (IR)

¹movimentAR

²desaparecER

³possuIR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Matemática/Profº Marcelo


Atividade de Matemática 6º Ano A

8º semana de 28/09/2020 à 02/10/2020

Prof. Marcelo Andrade da Silva

Email: profmarcelomaua@gmail.com

Tel 94727-4315

O aluno que já entregou todas as cinco atividades deverá assistir as pelo Centro de Mídias no aplicativo de celular, não seu sendo possível acompanhar pelo facebook ou ainda por TV aberta.

 

Projeto de vida/Profº DENIS


Tecnologia e Inovação/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 28/09/2020 a 02/10/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE

6º ano – Caderno do aluno, páginas 54

7ºano  Caderno do Aluno, páginas 52

                                                                     Habilidades
EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer
que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas

 

ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA

Agora vamos fazer o inverso: descubra o número decimal a partir dos números binários
abaixo. Lembre-se de usar os cartões como guia, sempre começando a soma da direita para a esquerda. Veja um exemplo:



Fonte: Imagem criada para o Caderno Tecnologia e Inovação


Como descobrir qual é o número decimal representado na base 2:
Seja o número binário: 1 1 0 0 1, converta-o para número decimal.

Realizem as atividades com calma okk!

Lembrando que ! qualquer número elevado a zero é igual a 1

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e



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6ºB

Arte/Profº Adriana

MODELO DE PLANO DE AULA DO PROFESSOR

 

PROFESSOR

 

Adriana

AULAS PREVISTAS

 

 

2 aulas                        6º A e B

 

DISCIPLINA/TURMA:

Arte

 

 

CONTEÚDOS:

Leitura de Imagens Circenses

 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

 

(EF69AR31):Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

 

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

A proposta desta atividade é realizar uma leitura mediada das imagens procurando estabelecer relações entre elas e as dimensões da vida. Estudantes observar, atentamente, as pessoas presentes nas imagens, suas ações e características e responder as questões.



1.Quem são estas pessoas nas imagens?

2.O que elas estão fazendo?

3.Onde elas estão?

4.Que lugar é esse?

5.Por que estão fazendo isso?

6.Como você reagiria se encontrasse estas pessoas na rua?

7.Quem são esses personagens?

8.O que podemos dizer sobre eles?

 

RECURSOS:

Caderno para realização da atividade

 

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Avaliação contínua, processual e cumulativa, focando sempre o desenvolvimento do aluno, a

atividade e qualquer dúvida que surgir deverá ser encaminhada para o email: adrianasilvar@prof.educacao.sp.gov.br

 

 

 

 

DATA  28/09  a 02/10

 

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Ciências/Profº MARIO

ATIVIDADE DE CIÊNCIAS semana de 28/09 a 01/10

TURMAS: 6ºanos A e B

Email: mariojosearaujo@professor.educacao.sp.gov.br

Watsap: 965522053

 

 

1)O que é um nervo isquiático?

 

2) Em que região do corpo humano é encontrado?

 

3) O que pode acontecer se o nervo sofrer um acidente com um objeto cortante?

 

4)Quais são as consequências da lesão no nervo isquiático?

Educação Física/Profº Donizete

EE SALIM FARAH MALUF

SEMANA DE     28/09       Á     02/10/2020

AULA 1 E 2  -  TEMA: Práticas Corporais / Movimento e Saúde

EDUCAÇÃO FÍSICA  -  EF II   -  6º ANOS A / B

                                    PROFESSOR : DONIZETI

1ª AULA                                                                                                                           

Pesquisa:

Quais são as provas que fazem parte do Atletismo?

2ª AULA

Ler e responder no Caderno do Aluno

Página

56  -  57  -  58

Atividades   5  e  6

ORIENTAÇÕES

- Retirar atividades na escola para quem não tiver acesso a computador.

- Se possível acesse a internet ou pesquisa em livros

- Utilize o Caderno do Aluno

- Acompanhar as aulas do CMSP

- Acompanhar o Blog da Escola

- Entregar atividades pontualmente

- As atividades entregues serão consideradas para nota e frequência

REGISTRO

Quem não tiver acesso a e-mail, manter atividades registradas no caderno, para conferência no retorno as aulas presenciais

DEVOLUÇÃO

doniz6@hotmail.com

 

Geografia/Profº RICARDO

Semana 28 a 02 de outubro

Professor Ricardo José dos Santos

Atividade de Geografia 6 anos A,B

ricardosantosgeo@gmail.com

 

TIPOS DE CLIMA

GEOGRAFIA

 

Os principais tipos de clima do mundo são: Equatorial, Tropical, Temperado, Subtropical, Mediterrâneo, Frio, Frio de Montanha, Polar, Desértico e Semiárido.

 

 

O clima mundial é influenciado por diferentes fatores e elementos climáticos, que contribuem para uma grande diversificação climática. Assim, dependendo da região do mundo e dos fatores que a influenciam, a atmosfera terá características totalmente diferentes.

 

Atualmente, existem diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos: radiação, temperatura, pressão atmosférica, umidade etc. Uma das classificações mais utilizadas é a do geográfo alemão Wladimir Petter Kópen, proposta em 1900 e aperfeiçoada por outros geográfos a partir de então. Essa classificação volta-se, principalmente, para a temperatura e a umidade de cada tipo de clima. De acordo com essa classificação, o planeta possui vários tipos e subtipos de clima, a saber:

 

 Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.

 

Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.

 

Clima Equatorial: Presente nas zonas tropicais (Amazônia, África e Indonésia), próximas à Linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais em torno de 25°C, pequena amplitude térmica (diferença entre a maior temperatura registrada e a menor) e muita umidade, com médias pluviométricas superiores a 2.000 milímetros por ano.

 

Clima Tropical: Ocorre na maior parte das regiões localizadas entre os trópicos de Capricórnio e de Câncer. Apresenta elevadas temperaturas, com médias anuais em torno de 20ºC, e duas estações bem definidas: uma quente e úmida (verão) e outra mais fria e seca (inverno). A quantidade de umidade varia conforme a sua localização. Regiões tropicais próximas ao litoral, que são influenciadas pela maritimidade, são mais úmidas do que as regiões localizadas no interior do continente, que são influenciadas pela continentalidade. Assim, as médias de pluviosidade variam entre 1.000 e 2.000 por ano e dependem da região em que se encontram. Em virtude dessa variação de umidade, o clima tropical pode ser dividido em: Clima tropical úmido ou litorâneo e Clima tropical continental ou clima tropical típico. As áreas mais elevadas do clima tropical apresentam temperaturas mais amenas em razão da variação de altitude, o que configura o clima tropical de altitude.

 

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

 

Clima Temperado: Presente em áreas de médias altitudes, é o único tipo de clima que possui as quatro estações bem definidas: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Possui temperaturas mais amenas, com médias anuais que variam em torno de 8ºC e 15ºC, e umidade que varia de acordo com a sua localização (quanto mais próximo ao litoral, mais úmido). Esse tipo de clima é dividido em: 1) Clima temperado oceânico - É um clima mais úmido e que apresenta invernos menos rigorosos em virtude da influência da umidade oceânica. Como a água demora mais tempo para se resfriar, ela mantém a temperatura atmosférica por mais tempo, diminuindo, assim, a amplitude térmica entre o verão e o inverno. 2) Clima temperado continental - como não é influenciado pela umidade oceânica, é mais seco e apresenta invernos mais rigorosos.

 

Subtropical: Presente em áreas de transição entre o clima tropical e o clima temperado. Apresenta temperaturas mais amenas e grande amplitude térmica anual, com temperaturas negativas no inverno e acima dos 30ºC no verão. As estações do ano, apesar de não serem tão bem definidas como as do clima temperado, já começam a se delinear. As chuvas são bem destribuídas durante o ano e apresentam maior ocorrência durante o verão.

 

Mediterrâneo: Ocorre, principalmente, nas regiões próximas ao Mar Mediterrâneo. Aprensenta duas estações bem definidas: verão (quente e seco) e inverno (chuvoso e menos quente). As médias de temperatura assemelham-se muito às do clima tropical, mas a quantidade de chuvas é ligeiramente menor no clima mediterrâneo.

 

Frio (subpolar): Presente nas regiões temperadas mais próximas aos polos e apresenta duas estações bem definidas: Verão fresco, com temperaturas em torno de 10º C, e inverno bastante rigoroso, com temperaturas negativas. O índice pluviomético varia entre 100 e 1000 milímetros, sendo comum a precipitação em forma de flocos de neve durante o inverno.

 

Frio de Montanha: Ocorre em regiões com grandes cadeias de montanhas, como os Andes, Himalaia, as Montanhas Rochosas e os Alpes. Caracteriza-se pelas baixas altitudes, com uma grande variação de temperatura conforme a altitude (quanto maior a altitude, menor a temperatura), e a presença de neves eternas (que nunca derretem).

 

Polar ou Glacial: Ocorre nas zonas polares ou em latitudes muito elevadas, próximas aos polos norte e sul. Apresenta temperaturas baixas durante o ano todo, com médias anuais próximas a -30º C, uma grande variação na duração do dia e da noite e baixa umidade, com um índice pluviométrico de menos de 200 milímetros anuais.

 

Desértico: Presente tanto em regiões temperadas quanto em regiões tropicais (norte da África, Oriente Médio, oeste dos Estados Unidos, norte do México, litoral do Chile e do Peru, Austrália e noroeste da Índia), geralmente em regiões de depressões. Apresenta uma grande amplitude térmica durante o dia (com temperaturas próximas aos 50ºC durante o dia e temperaturas negativas durante a noite), baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e índices pluviométricos inferiores a 250 mm por ano.

 

Semiárido: Localiza-se nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África e na região Nordeste do Brasil, que, embora não esteja próxima a um deserto, também possui esse tipo de clima em virtude da baixa umidade existente na região.  O semiárido caracteriza-se pela presença de altas temperaturas, com médias anuais em torno de 27º C, baixa umidade, chuvas escassas e irregulares e médias pluviométricas que variam em torno de 300 a 800 milímetros por ano.

Em áreas de clima polar, predominam as baixas temperaturas e a presença de neve durante o ano todo

 

Questões

 

1 Quais são os tipos de clima que ocorre no planeta Terra?

2 Quais diferentes classificações climáticas que definem o clima de acordo com os seus principais elementos?

3 Onde ocorre o clima equatorial?

4 Quais são as características do clima tropical?

5 Quais as características do clima temperado?

6 Apresente as características do clima polar, e desértico. 


História/Profº SUELI

BLOG SEXTOS ANOS A/B  SEMANA 28/09/2020 À 02/10/2020

PROFESSORA SUELI                                      O4 AULAS SEMANAIS

DISCIPLINA HISTÓRIA                                   SÉRIE 6° ANO A/B

CONTEÚDOS

TEMA: ROMA ANTIGA OU IMPÉRIO ROMANO.

PESQUISE:

1- QUAIS FORAM OS IMPERADORES QUE MAIS MARCARAM O IMPÉRIO ROMANO.

COMO REALIZAR AS PESQUISAS:

ASSISTIR VÍDEO AULAS NO CENTRO DE MÍDIAS DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

PESQUISAR NO GOOGLE.

PESQUISAR EM LIVROS DIDÁTICOS.

CONSULTAR O CADERNO DO ALUNO FORNECIDO PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

ANOTAR AS PESQUISAS NO CADERNO.

ENVIAR PARA O EMAIL: suelibernadetedecarvalho@hotmail.com

Inglês/Profº FRANCIELEN

PROFESSORA: FRANCIELEN

 

AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

 

DISCIPLINA/TURMA: INGLÊS

TURMA: 7° ANOS B/C

CONTEÚDOS: Natural disasters

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:

(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica, de suporte e de formato do texto.

(EF07LI17) Explorar o caráter polissêmico de palavras de acordo com o contexto de uso.

(EF07LI20) Empregar, de forma inteligível, o verbo modal  para descrever habilidades (no presente e no passado).

(EF07LI23) Reconhecer a variação linguística como manifestação de formas de pensar e expressar o mundo.

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

 

-Desenvolvimento das Atividades:

 

·         Parte 1:  Natural disasters

1.    No link abaixo, temos o vídeo CENTRO DE MÍDIAS para auxiliar no entendimento.

2.    Link 1: https://www.youtube.com/watch?v=RiKZiDMuqCQ

3.    Assista mais de uma vez, se necessário.

4.    Assista o vídeo 2 para auxiliar no vocabulário.

5.    Link 2 : https://www.youtube.com/watch?v=6p26O_GvX0I

·         Parte 2: Responda o exercício no Caderno do aluno.

1.       No próximo link, temos o caderno do aluno em pdf

2.       Link: https://drive.google.com/file/d/1O5wzjb_UNaxuusd1ou-A5LUXmZleXOjl/view?usp=sharing

3.       Realizar os exercícios da página 46.

RECURSOS:

·         Internet,

·         Dicionário,

·         Tradutor on-line.

·         Blog,

·         Google Classroom.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

Responder as questões em seu caderno ou digitar as perguntas e respostas para serem enviadas em meu e-mail para a correção e nota!!!

Os alunos que estão no Classroom enviar na plataforma.

 

E-MAIL: francielen@prof.educaçao.sp.gov.br  / WhatsApp: 974235744.

Observação: enviar a foto da atividade realizada em seu caderno ou o arquivo da atividade digitada (como Word/pdf/ ou até mesmo, escrever no próprio corpo do e-mail.

 

Colocar no assunto do e-mail” Aluno X (nome inteiro), Numero X, Série X, atividade da semana e data.

 

Exemplo:  Aluna Francielen, número 5, série/Ano/ atividade da semana.

 

 

DATA: 28 /09/2020 a 02/10/2020

 

 

 

Língua Portuguesa/ProfºLILIANE

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: LILIANE SÉRIE: 6º ANO B REALIZAR AS ATIVIDADES SEMANALMENTE NO PERÍODO DE 06 (SEIS AULAS), DURANTE A SEMANA 

 REVISANDO E APRENDENDO

 NESTA SEMANA VOCÊS VÃO SEPARAR ESSAS FOTOS DESDE 05 ANOS DE IDADE E NARRARAM A SUA HISTÓRIA VIVIDA NAQUELE MOMENTO EM QUE A SUA FOTO ESTÁ REPRESENTANDO. FALANDO DO TEMPO, LUGAR, ESPAÇO, ETC...  

OBS: CADA FOTO SER´TRABALHADO AS HABILIDADES E O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA VOCÊS FAZEREM, COMO ESTÁ EXPLICADO ABAIXO. HABILIDADES: LEITURA E ORALIDADE, PRODUÇÃO TEXTUAL, NARRATIVA. (DESENVOLVER SUAS 

HABILIDADES ESTABELECENDO RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE EXPLÍCITAS A PARTIR DO TEXTO DO ALUNO, OU SEJA, EXPRESSAM AÇÕES DAS PERSONAGENS E NARRADOR QUE ACONTECERAM NO PASSADO, CITANDO LUGARES VISITADOS, PAISAGENS, SITUAÇÕES NA QUAL SUA HISTÓRIA SE DEU NAQUELE MOMENTO ATRAVÉS DAS IMAGENS DE FOTOS. 

 DESENVOLVIMENTO

 1) ATIVIDADE: SEPARAR AS FOTOS SUAS E COM FAMILIARES, CADA FOTO QUANDO VOCÊ TINHA E TEM A IDADE DE 05 ATÉ HOJE. PRODUZIR UM TEXTO NO CADERNO, NARRANDO, CRIANDO OS MOMENTOS VIVIDOS NAQUELA IMAGEM ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL. JUNTAMENTE COM SEUS PAIS, RESPONSÁVEIS, INTERAGEM E PERGUNTEM SOBRE OS MOMENTOS VIVIDOS NAQUELE DIA DE CADA FOTO QUE FOI TIRADA E RESPONDA DENTRO DO TEXTO AS SEGUINTES QUESTÕES:

 A) ESSA FOTOGRAFIA ME LEMBRA QUANDO EU...

 B) PORQUE NELA ME CHAMA A ATENÇÃO ESPECIALMENTE.... 

C) O QUE EU ASSOCIO A SENTIMENTOS E EMOÇÕES.... 

D) COMO ME SENTI NAQUELA OCASIÃO....

 E) QUANDO ACONTECEU

 F) ONDE ACONTECEU 

G) QUEM PARTICIPOU 

BOA SORTE GALERINHA


Matemática/Profº ROMEU

DIRETORIA DE ENSINO LESTE 3

ANO LETIVO 2020 – 2º BIMESTRE

 

MODELO DE AULA DO PROFESSOR

PROFESSOR

José Romeu Gobo

AULAS PREVISTAS

 

6 aulas por semana  28/09 a 2/10//2020

DISCIPLINA/TURMA:

             Matematica Turma 6° B

CONTEÚDOS: Ângulos do cotidiano

            

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: ( EF06MA25  )

Reconhecer a abertura do ângulo como grandeza associadas as figuras geométricas

 

 

                      DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS

                                  ATIVIDADE DE estudos (  8  )

.

                

                      Situação de aprendizagem ( 3 ),pagina 65 e 66 da apostila do 2 bimestre 

 

                                                       Ângulos do cotidiano                           

 

 

                           

 

                         

 

        

 

 

                      

 

                                                                                                                                     

   

 

                .

 

                   

             

                

      OBS: todas as atividades deverão ser encaminhadas  para o email jromeugobo@gmail.com

                  O nome completo , série e N°

 

RECURSOS:

Caderno do aluno livro didático, internet

              ( WhatsApp, blog, Centro de Mídias, Youtubeetc.)

 

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO:

( Formativa ,continua e processual ) com atividade individual e em dupla

 

 

 

DATA: ___/__/_

__

 

 

 

 

Projeto de vida/Profº 

Tecnologia e Inovação/Profº Marcela

PROFESSORA: MARCELA

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

Emailmfirmina@professor.educacao.sp.gov.br

Período para realização das atividades 28/09/2020 a 02/10/2020

6º ano: A e B    /    7º ano: A, B e C

CADERNO DO ALUNO 3º BIMESTRE

6º ano – Caderno do aluno, páginas 54

7ºano  Caderno do Aluno, páginas 52

                                                                     Habilidades
EF67TEC20: Identificar a presença da programação em operações do cotidiano e reconhecer
que a aprendizagem de programação faz parte do seu contexto de vida e do processo de resolução de problemas

 

ATIVIDADE 2 – CONTAGEM EM LINGUAGEM BINÁRIA

Agora vamos fazer o inverso: descubra o número decimal a partir dos números binários
abaixo. Lembre-se de usar os cartões como guia, sempre começando a soma da direita para a esquerda. Veja um exemplo:



Fonte: Imagem criada para o Caderno Tecnologia e Inovação


Como descobrir qual é o número decimal representado na base 2:
Seja o número binário: 1 1 0 0 1, converta-o para número decimal.

Realizem as atividades com calma okk!

Lembrando que ! qualquer número elevado a zero é igual a 1

Observação para quem não tiver watts pode e deve entrar em contato com a professora Marcela por e



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